TikTok foi a fonte que mais nos deu dinheiro no ano. Tu não é amador, tu fatura múltiplo sete e tu conseguiu fazer com que TikTok fosse a tua mídia número um. Então, tipo, tu desbloqueou uma fonte de tráfego e escalou ela absurdamente. Eu quero saber como fazer isso, como que tu fez para desbloquear a o TikTok para ter resultado tão rápido, mano. O empreendedorismo hoje tá no hype, né? Tá estourado. Ah, porque Joãozinho fala que eu tenho que ter uma empresa. Eu tenho que ter uma empresa. Pô, eu não. Eu quero ser policial. Eu quero
ser médico, cara. Então você não tem que ser empreendedor. Às vezes falta um pouco disso de coragem para assumir o que você quer fazer. >> Guilherme Klin, >> ele largou seu emprego na Polícia Civil para entrar no digital. >> Hoje lidera uma operação que roda em cinco fontes de tráfego diferentes e Fatura múltiplos sete dígitos todos os meses. >> Tu já fez uma porrada de coisa, tu já fez drop, tu já fez info, já foi nutra produtor, nutra filiado. Qual oportunidade tu acha que é hoje a mais lucrativa? Eu acho que hoje, caramba, mano, eu
achei que tu ia falar afiliada. Interessante, cara. Tem que fazer o que dá mais dinheiro, não o que dá mais faturamento, porque faturamento por faturamento é mais problema. Tem Operações gigantescas, estão com margens apertadas no mercado de nutra como produtor, mesmo com uma [ __ ] de editor, copywritter e tal, será que é o melhor emprego de energia de todas as pessoas que sentaram aqui, tá? Eu acho que tu tens a empresa mais flexível. Eu acho que o mercado como um todo ele tá instável. Talvez nesses momentos seja mais fácil você ser uma empresa menor,
mais flexível, que tem como função fazer dinheiro, entendeu? E não fazer dinheiro Numa fonte, num nicho específico. Da parte de marketing, eu acho que a a maneira correta de rodar no nosso mercado é como está rodando, cara. Fala, pessoal. Sejam bem-vindos aqui a mais um episódio do podcast Secretos da Escala, que é o podcast TV. Vocês não conhecem aqui, o Veturb é uma hospedagem de vídeo 100% focado em vídeo de vendas. Hoje em dia, os maiores players do Brasil usam VTUB nos seus vídeos de vendas, como por exemplo G4 Educação, o Novo Mercado, a escola
do perpétuo lá do Micha e também fora do Brasil, tá? Como por exemplo a Mind Valley, que é a maior infoprodutora do mundo, eles faturam mais de 1.5 bilhões, tá? de reais por ano. Então, se eles confiam no Veturb, cara, eu acho que tu deveria confiar também e fazer um teste aí do Veturb na tua operação, tá, no teu vídeo de vendas. E é por isso que eu deixei um link onde tu vai ter 15% de desconto durante dois meses aqui nos comentários. É só clicar ali, tá? Criar tua conta no Vetub que já vai
ser aplicado automaticamente esse desconto na tua conta. Isso é um incentivo aí para tu conseguir testar o Veturb, aplicar no teu negócio e aumentar as vendas do teu vídeo de vendas também, assim como os maiores players do mercado brasileiro estão fazendo. Beleza? E além disso, tá, quando tu criar tua conta, eu também vou te dar um treinamento chamado otimizando o seu vídeo de vendas, para que tu Consiga aplicar o teu vídeo de vendas aí e fazer ele vender muito mais do que ele vende hoje com as aulas que a gente tem ali. Mas além de
ajudar a aumentar a tua conversão com o Veturb, a gente também tem o podcast, o Segredo da Escala, onde eu te ajudo a aumentar tua conversão de outras maneiras, trazendo conteúdo aqui de convidados extremamente qualificados para que tu consiga pegar uma, duas, às vezes três dicas aí, se o podcast for bom, aplicar no teu negócio e escalar Ele também. Então, cara, vê o podcast aí, espero que tu goste e valeu. >> E hoje, pessoal, tô aqui com o Gui, o Gui Karklin. É assim que pronuncia, mano. >> É >> Gui Klin? É, o Gui, pessoal,
ele é um resolvedor de problemas profissional. Ele já atuou em todas as áreas da empresa dele, já teve sucesso em todas elas. Ele tem como trabalho principal trazer dinheiro. Então a gente pode Chamar ele de marqueteiro Full Steack, mas não só marqueteiro, mas também um gestor. E hoje ele vai explicar um pouquinho pra gente como é que ele faz isso, como que ele chega a faturar aí múltiplos sete dígitos, às vezes oito dígitos no mês, tá? Com a operação dele. O sócio dele, que é o Márcio, já apareceu aqui no podcast do Vetub e vai
aparecer aí na tela o podcast dele, que é o outro lado da moeda aí, o par complementar aqui do GUI. Mas hoje vamos Conhecer um pouco do Gui. Então, cara, bem-vindo, Gui, valeu por tá o por tu me dar um pouco do teu tempo aí. Tu veio lá de BC e não só isso, mano. Tu veio de BC. Olha só, Anderson, não pegou hotel, tá? Não pegou motorista, né? Já economizou aqui a grana do Veturbo. Então, mano, te agradeço por isso. >> Depois eu passo o Pix para você mandar experentar. >> É boa. Mas, cara,
eh, muito obrigado por Tu aparecer aí. Eu lembro, mano, que eh a gente se conheceu lá em Bunário Camburiu, naquele evento de imóveis lá que a gente tava conversando agora no almoço. Aí depois de um tempo tu começou a fazer VSL, tu tava no YouTube e eu lembro que eu te converti, não foi? Eu te mandei mensagem no Instagram, falei: "Mano, testa tu V turbo não sei o que e tal". Daí joguei a copia elite aí, graças a Deus funcionou e agora tu tá aqui. Eh, e mano, obrigado por tu por tu Comparecer. É, eu
queria assim, ó, que tu, eu sei que hoje tu tem, aliás, quantas pessoas que tu tem na operação mesmo? >> 20 e alguma coisa assim. Acho que depende muito do mês, mas a gente fica nessa média. Depende do mês às vezes, porque sei lá, às vezes a gente precisa de uma função específica para depero. >> Uhum. >> A igual a gente a gente vai chegar nesse assunto, né? Mas quando eu tô tô atuando Como produtor, eu preciso de mais pessoas. >> Sim. Quando não tô não tem necessidade dessas pessoas ali, entendeu? Mas a base de
editor, gestores de tráfego, copywritters, poucos. >> É, os 20 e poucos. >> É, tu tem, tu tem 20 e poucas pessoas. Uma coisa que a gente falou no almoço, olha só que interessante, pessoal, que tu atua em que eu contei, né, no mínimo em quatro fontes de tráfego. >> Sim. >> Tabula, Meta, YouTube e >> TikTok. >> TikTok. Exatamente. Ó, pessoal, esqueci. Eh, mano, essa é uma operação bem eficiente, né, bem interessante. E obviamente, né, tu não começou assim, teve toda uma jornada para para tu chegar aí. Então, mano, antes de isso tudo, tá, antes
da gente falar da operação, tal, que sei lá, eu quero falar, obviamente, né, eu sei que tu Viaja bastante e daí tu tava morando lá em Nova York, né, por agora e cara, por que que tu escolhe viajar tanto e tu não escolhe só, tipo, ficar num lugar de boa? Eu sei que tu é um cara de rotina. Eu quero trazer esse assunto pro pessoal porque eu acho que isso é tão engrandecedor. Eu acho que todo mundo deveria fazer um pouco disso, sabe, que tu fez, que tu tá fazendo hoje, que eu fiz no passado.
Então, qual que é a tua vibe assim, mano? Por que que tu fica Fazendo essa parada e tu só não para num lugar e toca a vida? >> Cara, eu acho que tem um pouco eh primeiro da minha criação, né? Quando quando criança eu morei em 17 cidades. Eu no Brasil eu morei em 17 cidades e morei um pouco com vó, com tio, com mãe, com pai. Então, >> 17, velho, [ __ ] >> É, é muita coisa. Então, meio que sem a minha, sem o meu aval, sem a minha intenção, eu aprendi a me
desprender das Coisas e e teve cidades que eu morei por, por curto período, então, sei lá, você era meu melhor amigo, depois de um tempo mudei para outra cidade, nunca mais eu tive contato com você, entendeu? Então eu acredito que isso foi influenciando para que eu não conseguisse eh criar raízes num lugar ou achasse que essa decisão é muito séria. Até tava te falando assim, eu conheci, tipo assim, de que eu eu passei por mais países, mas que eu considero que eu Conheci 27 países. >> Uhum. >> E até hoje eu não encontrei nenhum que
eu que eu prefira morar mais do que o Brasil, mas eu não decidi que eu vou deixar de procurar, entendeu? ainda eu tenho outras eu acredito que eu tenho outras experiências para ter antes de tomar essa decisão de morar em um lugar. E fora o que você falou, e a minha primeira viagem internacional, o meu primeiro país fora do Brasil foi há três Anos atrás. >> [ __ ] velho. >> Então eu fiz um curto espaço de tempo. Muito >> Não, então tu tá viajando pr [ __ ] >> É >> pr [ __ ]
mano. Tu não para. Porque, pô, tu conheceu 27 países de verdade, fora os que tu foi, mas não conheceu, né? >> É >> em 3 anos, que dá 36 meses. >> É. Então, tipo, é quase um país por mês ali. >> É, mas é que teve que naquele período da Ásia lá que eu te falei, cara, aquele período foi bem moviment. Acho que aquele ano, aquele ano acho que eu eu visitei uns 15 países. >> [ __ ] velho. >> Mas eu tive, >> foi isso? >> Isso ano passado. Foi ano passado. 24. >> 24.
>> É. >> Uhum. >> Então isso e eu sempre tive esse interesse. Tanto é que, cara, quando eu conheci, conheci uma pessoa que sei lá, foi pro Paraguai, eu sentava todo admirado. Não, me conta como que é, cara. Tipo, meu olho brilhava para saber sobre a experiência do cara, entendeu? Eu tinha um, tipo, eu colocava isso numa prateleira muito alto, assim, a pessoa que teve uma experiência internacional. Então, quando eu fiz a minha primeira, foi foi o que eu esperava e mais assim, que aí foi aquela experiência que eu te falei que foi para um
jogo de Champions, vi coisas, teve >> Mas o que que tu esperava assim, o o que que o pessoal que que tá em casa tá perdendo de de não ter essas experiências aí, de não viajar? Cara, eu acho que primeiro você se torna muito mais interessante. Eu tenho sem ego, mas eu tenho muita aquela aquelas coisas da Arábia Saudita que eu te contei hoje no almoço. >> Uhum. >> Algum alguém já te falou aquilo? Então eu sou eu tô numa caixa ali, numa prateleira no João que é do Guilherme, entendeu? >> É verdade. >> E
eu posso falar outras coisas particulares de conhecer, de conhecer que outras que outras pessoas não podem falar, entendeu? Então você se torna Mais interessante, você tem mais repertório para conversar, para falar. Eh, por exemplo, a Ásia, a Ásia é uma, aí eu todo mundo que tem dinheiro e muita gente que tem dinheiro assiste podcast, eu recomendo fica tr 4 meses lá. Não é para visitar, não é para ir pra baile, é, sei lá, qualquer outra lugar luxuoso e e dizer que conheceu a Ásia. Não, passar um tempo lá, cara, vê como o estilo de vida
deles é diferente, como o tempo passa mais devagar. O fator Fuso horário vai influenciar muito na sua na sua imersão no lugar. >> Pô, eu tava eu tava trabalhando quando eu tava no Japão com 12 horas de fuso, entendeu? >> Então, >> mesmo que eu quisesse me distrair com as coisas do Brasil, não tinha, porque o meu feed do meu Instagram, por exemplo, é brasileiro, né? Eu só sigo, a maioria das pessoas que eu sigo é do BR, então. Então eu não tinha postagem, não tinha Stories nem nada, então meu meu celular ele ficava desinteressante.
Então o que que eu tinha que fazer? Tinha que ver o que que era. Então por exemplo, eu pratiquei Moitai na Tailândia, que é onde nasceu é >> tipo, o meu professor nem falava inglês, era tudo no, eu teve um dia que eu tava, é, eu tava errando o movimento do quadril, ele literalmente pegou o meu quadril e fez assim, ó, porque ele não conseguia se expressar, entendeu? E tipo, eu tive diversas eh experiências assim que elas são particulares de est num lugar, entendeu? >> Que também fez eu tipo eh eu ver as coisas de
uma forma diferente, assim, eu eu tenho a sensação >> que o mundo é minha casa, entende? Tipo se você falar assim: "Ah, vamos pro Cazaquistão, eu não vou achar aquilo demais. Eu não, tipo, demais no sentido de vou ficar recioso, vou, eu já tenho mais ou menos o que que eu tenho que Fazer? Tenho que achar um Airb, tenho que comprar uma passagem, vou quando chegar lá vou achar um lugar que tem mercado, vou me verar dessa forma para achar e tals. No meu caso, quando eu fico num país, eu vou achar uma academia, vai
ser dessa e dessa forma. Em pouquíssimos dias, eu já tô bem habituado, entendeu? Ah, eu quero eh aumentar o número de pessoas que eu conheço no determinado lugar. Eu já vou me direcionar para alguma coisa que Faça, vou meio que comprar esses contatos, que é vou fazer uma aula em grupo de alguma coisa, seja uma luta, seja dança, sei lá, qualquer coisa, que aí já vai me dar uma base de pessoas que eu conheço naquele lugar. >> Uhum. >> E aí em sei lá, em uma, duas semanas você já tá um pouco mais confortável, entende?
Então eu tenho essa essa perspectiva assim ali em eu moro em Balneário, né, que a minha casa vai além de balneário, dos limites de balário, entendeu? E eu acho que isso quando essa chave vira para pessoas que eu conversei que já viajaram bastante também >> é uma coisa que não volta atrás, entendeu? Tua mente abre assim, tipo, tudo é mundo tua casa, você vai pr os lugares, você não se apega aos lugares, sabe? >> Uhum. Eu acho que isso te torna uma pessoa mais interessante. Obviamente tem Coisas que eh vão influenciar talvez financeiramente na minha
vida que eu nem consigo mensurar ainda. Coisas que eu de base assim do que eu vi fora que eu não consigo conceber, mas tem coisas que eu sei que eu sou uma pessoa mais interessante por ter circulado nesses lugares, ter tido essas experiências, sabe? poder conversar, poder, >> tipo, agora nos Estados Unidos, eh, eu consigo, de certa forma me conectar com alguém muito fácil, porque, sei lá, Conheci coreanos, como a gente tava conversando, eu falo: "Pô, já >> boas coreanas >> já >> a pessoal guia aqui não tá de brincadeira não tá o negócio aí
tá complicado. >> Já, já, já visitei seu, já comi um um num churrasco coreano, sei lá, Vietnã, tipo, quantas pessoas conhecem que foi pro Vietnã? Eu falo: "Não, já morei três semanas no Vietnante, tive essa Experiência, fui na academia lá, fui no mercado lá, foi assim, assim, assado." >> Uhum. >> A pessoa automaticamente já se conhece, já se conecta comigo se ela for desse país, entendeu? Então, torna tudo mais fácil. Uma coisa que também que, tipo, principalmente eh no círculo social que a gente convive, cada vez mais de dinheiro e tal, ter dinheiro por ter
dinheiro não vai fazer uma pessoa se conectar com você. >> Uhum. Mas hoje, tipo, na bolha ali do do direct response, só por eu ser uma pessoa que viaja e as pessoas sabem que eu viajo, eu consigo me conectar com muitas pessoas que às vezes tem faturamentos maiores do que a minha empresa, entende? Porque ela me acha interessante. >> É, muitas vezes ele quer fazer o que tu faz, mano. >> Exato. Porque ele não não sabe como, já, cara, quando eu tava morando fora, cara, Eu não sei como que você faz isso. Tipo, tem um
custo. >> É que é difícil, velho. Eu acho, porque tem toda a parte da da rotina, sabe? que tu me acaba saindo. É, >> é, eu trabalhava, tipo, eu paguei um preço, entende? Tipo, acordar de madrugada com trabalho assim, tipo, de principalmente que eu me envolvo, tava te falando, me envolvo muito com o trabalho, fico pensando e tal, tal vez era 2 horas da manhã, eu achava que Tinha alguma mensagem para eu responder e tinha. Então, foi custoso, mas com certeza valeu a pena. E e a Ásia, principalmente, eu recomendo para todo mundo ter uma
grana três meses assim, tipo, não vai só visitar, entendeu? >> Sim. Vê, repara, senta, vê como as pessoas lá elas >> reflete, >> é, elas levam a vida de um jeito muito mais simples e muito mais feliz. Assim, a gente tava conversando sobre isso, Entende? >> Mano, eh, eu até te perguntar isso que tu tu falou aqui, tá, que eu acabei de anotar, tu disse: "Vai para lá e vê como o tempo ele passa mais devagar". Aí tu tu usou essa palavra, essa frase, tá ligado? O tempo passa mais devagar. Aí eu entendi disso que
como as coisas são novas, tu acaba prestando muito mais atenção nas coisas. E pô, quem que não, quem que tá aí de casa, pô, até tu, quando tu tá na rotina, o tempo ele Começa a passar mais rápido, porque meio que tu já tá acostumado, as coisas vão meio que no no automático, mas quando tu viaja parece que a tua mente, como é tudo novo, ela fica sempre em estado de alerta assim e tu não sei se não sei se a palavra é estado de alerta, mas tu começa a prestar mais atenção nas coisas. Seria
isso que quando tu diz que o tempo passa mais devagar ou é alguma outra coisa? >> Parcialmente, quando eu falo da Ásia é Porque você vê pessoas muito simples e sem pressa, entende? E eu, eu posso falar por mim, assim, quando eu tô no Brasil, eu trabalho muito mais, eu tô muito mais acelerado. Eh, já teve uma época, não muito tempo atrás, que cada segundo importava. Então eu já, mano, eu já cheguei a mensurar quantos minutos eu passava no dia enchendo garrafinha. Tipo assim, hoje eu acho uma idiotícia, entendeu? Porque eu >> garrafa de água.
É, Mas enfim, tipo assim, que você começa a ficar bitolado nessa performance, nessa velocidade e tal, e você para de apreciar algumas coisas que são do seu dia a dia. Então, eu tenho um momento hoje eh onde eu acordo, meu celular toca e eu deixo o meu celular no outro num parte mais distante do meu do meu quarto, desativo o celular e deixo o celular lá. E aí eu eu tenho um lugar lá na minha casa que é onde eu sento, tomo meu café, leio. Depois que eu leio, eu Fico só com os meus pensamentos.
Eu já tive um momento que eu não estava me ouvindo, eu sempre tava em busca de mais conhecimento. Então, se eu tava fazendo card, eu tava ouvindo podcast. Se eu eh viria para Floripa, tinha um podcast tocando. Ah, eh teve uma época que eu tinha que pegar Uber. Eu tava no Uber lendo, só que eu não tava dando tempo para essas informações eh serem refletidas. Foi nesse tempo, foi num cardio que eu tava fazendo lá em Balneário que eu decidi ir pra África do Sul e morar lá. Tava fazendo cardio e da eu fiquei pensando
assim, cara, aí eu já tava com um carro legal, já morava em Balneário, que é um lugar legal, eh, tava tendo uma vida legal, assim, para dizer o mínimo, né, bem confortável. Uhum. >> Mas eu falei, qual que vai ser a diferença daqui 5 anos nisso? Talvez eu tenha um outro carro, talvez seja um outro apartamento, mas a vida vai ser a Mesma. E aquela e aquela vontade que eu tinha de morar fora, entendeu? Que que vai acontecer com ela? E quais são as consequências de eu fazer isso agora? Vou vender o carro, vou vender
as coisas e depois vai est tudo aqui. E foi literalmente isso. Eu vendi tudo, fui pra África, fiz Europa, Ásia, voltei, comprei, comprei de novo carro e mobilei apartamento, tal. Mobilei, tipo, menos, né? Porque normalmente eu entro apartamento mobiliado e compro algumas Coisas, mas enfim. E aí depois, agora esse ano vendi tudo de novo, saí e voltei e tá tudo aqui, entendeu? Só que eu sou muito diferente. Eu não trocaria essas minhas experiências por mais dinheiro, entendeu? Não trocaria. Eu >> acho que eu estaria muito mais pobre do que o dinheiro que eu deixei de
fazer e estando aqui, entendeu? Dúvida. >> Mas eu só ti, eu só consegui ter esse estalo >> porque eu me dei tempo para me ouvir, Sabe? Eu acho que é óbvio que você tem que ter esse eh input de informações, etc. Só que tem vezes que as suas decisões, os seus pensamentos, eles eles são mais eh inteligentes do que autoridade, sabe? Tipo assim, eu já >> Claro, >> eu já vi muita muitas não só celebridade, muito cara grande e não falo só do nosso mercado, falando coisas que por lógica eu sabia que era burrice, Entendeu?
Tipo, pô, eu conheço daqui, você tá falando burrice, entendeu? Só que às vezes e o pessoal do mercado, ele não vê a autoridade e a partir do momento que a autoridade é verdade, entendeu? >> Ele aceita. >> Aceita. Exato. Então, quantas coisas você tá fazendo que você não deveria fazer ou quantos sonhos você podia estar realizando e você não se não percebeu, não deu conta ainda que você já podia Ter realizado, entendeu? >> Sem dúvida, mano. >> E o futuro não não é uma garantia, só o presente, >> entende? Então, se, cara, se é o
momento de você fazer algo, faça esse algo agora. Se é o momento de novo, né? Não vamos antecipar etapas, eu sou muito o cara do longo prazo, mas no momento que eu decidi para África, eu já tava com uma condição financeira bem bem tranquila, entendeu? >> Uhum. >> E aí, de novo, eu acho que eu ganhei muito mais. Depois eu ganhei muito, fiz muito mais dinheiro do que eu tinha feito antes, só que eu tava eh intelectualmente muito melhor, entendeu? >> Uhum. >> Esse negócio, cara, de tu escutar os teus pensamentos é uma coisa tão
importante e tão ignorada, né? Eu acho que existe uma um uma grande parte de de pessoas que elas Têm uma desculpa até, cara, com certeza tem alguém ouvindo a gente aqui, tá? Que que é esse tipo de pessoa, o que é normal, tá, pessoal? Acho que a grande maioria das pessoas são que o cara usa o conhecimento como fuga para ele não fazer aquilo que ele sabe que ele tem que fazer, só que ele quer, ele quer empurrará lá lá para dentro dele, sabe? E às vezes pode ser uma decisão eh muito tensa, tipo, mano,
sei lá, terminar com a com a namorada e viajar o mundo, como Tu eh eu não sei da parte da namorada, mas o viajar o mundo, pelo menos sei que tu viajou. >> Uhum. >> Ou sei lá, o cara sair de uma sociedade, fazer alguma coisa assim. Então esse tempo para tu refletir naquilo que tu realmente quer, ele só vem quando tu tem calma mental. E tem duas técnicas, velho, que eh eu uso e já usei muito. E uma delas é usada por bilionários, eh, que é simplesmente caminhar, tá Ligado? O ato de tu caminhar
faz com que o teu cérebro ele comece a a criar mais conexões ali. E tinha um rapaz que era o Benjamin Franklin que ele falava: "Cara, todas as boas ideias do mundo foram criadas com pessoas caminhando". E de fato, mano, quando eu caminho, pelo menos, eu tenho muito, muitas ideias interessantes. O Steve Jobs também, ele só fazia reunião caminhando. Então, essa é uma técnica que eu acho que é bem interessante para passar pras pessoas Para ter essa essa acho que que a palavra talvez seja clareza mental, sabe, do que que a pessoa realmente quer. E
a segunda, mano, é simplesmente tu escrever. Tem um livro chamado Páginas da Manhã, que em inglês é Morning Pages, que é que que é, eu esqueci o nome da da mulher que escreveu, mas é um livro de apoio à criatividade. E aí a ideia do livro é que todo dia de manhã tu vai acordar. Aliás, eu eu li Isso daí e comecei a aplicar quando eu era copywritter para eu ficar mais criativo. Mas a ideia é de manhã cedo tu acorda e a primeira coisa que tu vai fazer vai ser escrever. E tu vai escrever
uma página sobre o que que tu vai escrever, mano, não interessa. Tu só vai escrever. E tu escreve uma página à mão. Não escreve no PC porque o PC é muito rápido. Então tu vai vomitar um monte de coisa ali, mas tu tu escreve realmente a mão ali com Uma caneta, um papel normal. E aí a ideia é que tu vai escrever sobre qualquer coisa que tu quiser. E o interessante é que conforme tu vai escrevendo, tu vai colocando no papel coisas que tu tá pensando, eh, ideias de coisas para fazer. Talvez no primeiro dia
tu pense assim: "Bom, hoje vou começar o Morning Page aqui, tô escrevendo, não sei o que falar, tal". Bom, hoje vai ter uma reunião, putz, que saco, é uma reunião com aquela pessoa Chata lá que que eu não queria fazer uma reunião, mas enfim, tem que fazer. Eh, e no final, etc, etc., é isso. Escreve a página aí, no segundo dia, aquela pessoa chata lá apareceu de novo na na tua página. no terceiro dia, no quarto, de novo, de novo, de novo. Depois de um tempo, aquelas páginas elas vão revelar para ti quais são os
teus maiores problemas, o que que tu tá pensando constantemente no teu dia a dia, o que que realmente tá na tua cabeça. E aí Quando tu faz isso, essa técnica de de de reflexão, eu diria, tu começa a ter mais clareza, velho, porque fica óbvio, tipo, [ __ ] eu tenho que tomar essa atitude aqui. Olha só como essa coisa aqui tá me incomodando vai fazer um mês. E então, ao invés de tu ficar se entupindo de conteúdo pra em teoria ficar mais inteligente, mas as pessoas não ficam porque, cara, tu não consegue decorar essa
real. É tu fazer isso aqui, eu acho muito mais benéfico tu ter essa Reflexão e daí depois que tu encontrar o problema, aí sim tu pode estudar para resolver aquele problema específico ali que tu encontrou, sabe? Essa técnica aí das páginas da manhã, cara, foi uma coisa que mudou a minha vida. Eu achei bem interessante. Eh, eu acho que tu usa essa parada aí do do de caminhar, só que talvez no cárdio, tá? Que daí eu acho que tu não caminha fazer um pouquinho um pouquinho mais rápido, mas eu acho que tu usa isso Paraa
claridade mental, para tu pensar. Eh, mas tem mais coisas, cara, que tu faz nesse quesito de se ouvir. E por que, e tu acha que as pessoas devem fazer isso, mano? Elas devem começar a se ouvir os seus pensamentos? Tu acha que isso é uma coisa que te ajudou nos teus negócios a tomar boas decisões assim para tu conseguir escalar tua empresa ou até mesmo na tua vida pessoal? Sabe? Por que que essa parada de se ouvir assim tu acha que é Importante? Eu acho que quando você tava falando, eu eu acho que eu entrei
num meiotermo assim, porque a gente não pode partir da premissa que a gente sabe tudo. Então, às vezes me ouvir pode ser a pior decisão também, mas eh por isso que eu não acredito que a pessoa ela deve est se retroalimentando de conteúdo toda hora, mas ela tem que ter uma base, entendeu? >> Sem dúvida. Então, antes, por exemplo, eu leio todos os dias, às vezes mais, às Vezes menos, mas eu leio todos os dias, desde antes de entrar no digital. >> Então, e aí, tanto é que às vezes eu tenho livros que eu começo
a ler, eu já meio que peg, já sei a base, vamos dizer assim, até eu eu já acho que o Artur da QFI, ele já postou que ele que tinha um livro lá específico que ele falou que por ele ele só fica relendo aquele livro, >> o Seeking Wisdom. >> É, eu tô lendo esse livro agora. >> Bom, né? >> É bom. E aí? E aí tem livros, o manual do seu do Naval Heavas três vezes e é diferente. Todas vezes eu pego uma coisa diferente. Então, às vezes não é mais conteúdo, tá? Às vezes
é simplesmente você já ter uma base suficiente e aí você eh precisa de resolver um problema. Aí sim você vai atrás do novo. Mas para pessoas que ainda não tm conteúdo, talvez seja o momento dela eh Criar essa base, entendeu? E não, nem sempre no começo você vai saber o que é bom, o que é ruim. É óbvio que tem formas de você eh pedir recomendações, sei lá, se eu se você me recomendar um livro, já vai ter passado pelo incrível. Pô, o João é um cara que eu admiro, que eu conheço e tal, beleza,
vou consumir esse conteúdo, mas às vezes esse conteúdo pode não servir para mim, mas você tem que ter essa base. Então, acho que se tá no teu dia zero, mano, cria Uma base, entendeu? Aí de fato consume conteúdo, etc. Só que vai ter um momento que você tem que eh sair do automático e falar: "Cara, eu não preciso de mais conteúdo. Agora eu preciso processar isso, entender se de talvez eu precise de um conteúdo específico para um problema, não ficar me iludindo, porque essa é uma, tipo, tem coisas, ações, atitudes que elas são negativas, tipo,
ah, eu tô postergando trabalho porque eu tô indo Pro bar com meus amigos bebê, chacara. Agora pode, eu posso estar postergando um trabalho, consumindo conteúdo. No final do dia eu tô, o resultado é o mesmo, >> mas talvez até o bar com teus amigos, pelo menos vocês, você estreitou um pouco mais de lá com coisas que são importantes também, que são amizades, entendeu? >> Uhum. >> Então, às vezes tem essa, ia falar Vagabundagem, mas essa preguiça, sabe, de tipo assim, cara, não, não é isso que eu tenho que fazer, eu não tenho que estudar mais,
eu não tenho que não ten mais nada, entende? Mas eu acredito que você tem que trabal, teu objetivo é é poder confiar no seu pensamento. Eu acho que é isso. E ter a humildade para entender que às vezes você não é tão inteligente assim, entendeu? >> Fala mais sobre isso aí, cara. Confiar no seu pensamento. O que que é isso? >> Tá, a gente tava falando sobre senso crítico antes, né? >> Uhum. >> Eh, e eu com certo orgulho, assim, tem coisas que eu me orgulho de ser, de poder fazer e tal, eu me orgulho
de poder falar de muita coisa. Porque eu consumi conteúdo de muita coisa, não só visando financeiro, mas de ser uma pessoa mais intelectualmente, pô, eu posso falar sobre finanças, eu posso falar, mano, são muita coisa. Então, eu Sei que às vezes, por mais que eu não seja um especialista em finança, eh, eu consigo debater, eu consigo falar: "Não, isso aqui vai acontecer por causa disso, disso, daquilo", entendeu? >> Então, eu tenho, eu confio no meu julgamento, mas não, não é simplesmente porque é meu julgamento, é porque eu sei o que eu fiz para ter esse
julgamento, entendeu? Eu sei o que eu estudei, eu sei o senso crítico que eu tenho, eu recebo feedback de pessoas que eu posso Confiar que se eu tiver errado elas vão me falar que eu tô errado. E por quê? Porque você também não adianta você ir só pelo viés de pessoas falando que você tá certo, mas pessoas que não falariam que você tá errado. >> Sim. >> Então eu sei que a minha opinião ela é válida, mas de novo, não com ego de porque é minha, porque eu trabalhei para ter isso, entendeu? para ter e
essa opinião e esse senso crítico de falar se Uma coisa é positiva ou não, entendeu? >> Entendi. >> Então, pelo trabalho assim, tipo assim, o que que eu fiz para isso valer a pena? Então, preciso ser justo, vamos dizer assim. >> Uhum. >> E para para tu conseguir isso, né? Esse esse senso crítico mais avançado, como tu falou, tu leu muito e hoje em dia, cara, eu acho que que não é todo mundo que tem o hábito de leitura, tá? Até o [ __ ] louco ali, o Gabriel ali, tu não lê, né? Lê [
__ ] nenhuma ele. Eu perguntei para ele se ele se tu se ele lia. Ele falou que não lia nada, que tava começando a ler, viu, mano? Des que lê, cara. Começar a ler, velho. Começasse >> tá lendo do Harry Potter, >> mano. >> Ainda que é Harry Potter, né? Já ler coisa. É, pô. É melhor ler alguma porque daí eventualmente ele vai ler alguma Coisa boa, entendeu? Não, não que Harry Pot seja ruim, tá, pessoal? Aí, sei lá, tipo, eu nunca li, mas a >> Deve ser bom, né? para ter tipo viralizado no mundo
todo. Eh, mas mano, eh, como tu lê bastante e como esse é um hábito extremamente bom, velho, [ __ ] é um [ __ ] hábito, tá ligado? Leitura para para tudo. Eh, quais tu acha assim, cara, antes da gente começar a falar de marketing e tal, >> porque eu acho que você tão, eu eu Gostei tanto, mano, de explorar tua cabeça assim, porque tu é muito diferente, sabe? Tu parece que não é um empresário comum, assim, tu >> parece que é mais, sei lá, mais filósofo, entendeu? Não sei, mano. Alguma coisa, sei lá. >>
Vou vou tomar como elogio. >> É, eu acho, mano. Eu acho legal. >> Qual tu acha, mano, que foram os livros que mais te moldaram se tu fosse elencar assim na na tua cabeça? Livros que, Cara, que as ideias ali tiveram ou um grande impacto na tua vida ou que tu simplesmente gostou, achou interessante. Que que tu me diz? Eu só, eu só quero fazer um disclaimer, é que eu não acho necessário ler para fazer dinheiro, >> só que >> tem formas de você conseguir um objetivo e outras formas de você conseguir o objetivo. Você
pode fazer muito dinheiro e ser um cara desinteressante para conversar. Claro. >> Eu acho que para você ser interessante você precisa ler. >> Não, não necessariamente você vai não vai ser interessante, só que eu acredito que você lendo, você vai ser mais interessante, você vai saber falar tipo mais coisas, você vai ter um vocabulário melhor, você vai saber construir ideias, você vai consumir informação mais devagar e para e a partir do momento que você consome a informação mais devagar, você processa ela mais devagar, você Reflete sobre aquilo, entende? Então eu eu acredito que o que
o livro eh a leitura por si só, ela te torna mais rico, mas não necessariamente ela é necessária para você se tornar rico financeiramente, >> entendeu? E >> quando eu monto o Guilherme ideal, tipo assim, esse é a pessoa que eu quero ser, ele tem isso, entendeu? Ele ele fala sobre a vida, as pessoas eh perguntam, tipo assim, Sabe, tem um uma coisa que não é só a carteirada do faturamento. Eu nunca quis ser essa pessoa, entende? É óbvio que eu que eu sempre quis ter muito dinheiro, só que eu nunca quis ser só isso,
entendeu? Tipo assim, pô, tem gente, cara >> do mercado assim que não dá para conversar, entendeu? Tipo assim que você não consegue, se o Santo não falar de de direct response, você não conversa com o cara porque ele é desinteressante assim Ou até meio babaca, não é? >> Posso falar babaca aquele, >> mano? Fala o que tu quiser, quer xingar os cara aí, quer mandar os cara a merda, fica à vontade, mano. Tá em casa. >> Mas entende, mas quando eu coloco, traço o meu objetivo, meu objetivo é ser dessa forma, entendeu? Ler e etc,
porque trouxe muitos benefícios para para mim. >> Uhum. Aí falando sobre livros, eh, um livro que eu li e reli e eu gosto muito, que é o Essencialismo. >> Essencialismo é muito bom. >> É muito bom. O o dois que é >> como assim? dois tem >> é tem uma tipo uma continuação, mas não é essencialismo, é outro é outro nome, só que não é é tipo, é como se fosse uma, não uma continuação, mas tem um dois, ele não é tão bom, então só o essencialismo é melhor. >> Eh, cara, é um livro bom,
mas eu não acho que vai ser para todo mundo. É Principios. >> Ah, do Ray. >> É, é. >> Nossa, esse livro é muito bom, velho. >> É, mas eu não acho que não é para todo mundo. >> Por quê? Tipo, é um livro um pouco, não sei se é denso, mas ele tem que ter muita, você, por exemplo, você tem que ter o, >> tem que ter uma uma certa frieza, talvez, tu disse. >> Uma frieza, ele tem que ter uma empresa, >> ele tem que ter onde aplicar aquilo lá. Já o essencialismo, eu
acho que você a partir do momento que você lida do mundo de dinheiro, seja como CLT ou ou não, aquilo vai ser útil para você, entendeu? >> Sim. >> Então, o Princípios é muito bom. Nossa, mas o esse livro do Princípios aí, cara, ó, pessoal, obviamente, né, os livros já estão aparecendo aí na tela. O Thagão já deve ter colocado, mas aparece eu. Thagão, coloca mais uma vez aí o Princípios aí, tá? Esse livro aí, cara, eu acho que foi o primeiro livro assim que eu posso dizer, tipo, de de um nível intelectual maior, assim,
mais brabo, que que eu olhei. Eu ol li essa [ __ ] mano, em 2015, velho. Na época não existia o livro, tá ligado? O que existia era um PDF. no site do Ray. E daí eu lembro que eu tava começando no digital e daí eu meio que baixei um curso pirata lá de um Cara lá. Daí eu comecei a ver o cara falou: "Não, CR que esse cara aqui é [ __ ] tal, aqui é o site dele. Aí eu fui lá no site, baixei o negócio ali e p estourou minha cabeça. Hoje já
tem um livro, não sei o quê. Ele já tem vários livros, mas desde aquela época, velho, vai faz 11 anos, aliás, 10 anos, sei lá, e ainda assim é um dos livros mais importantes assim. Eu eu até eu achei tão bom que eu comprei e mandei pro Márcio, falei: >> "É, mano, é muito bom. >> É bom que você tenha lido, hein?" >> É. E o negócio, cara, eu não sei tu, tá? Mas eu vejo que, tipo, tem os livros mais topo de funil, que é, cara, ah, segredos da mente milionária, pai rico, pai pobre,
isso no quesito ganhar dinheiro, né? E só que só que esse livro aí ele ele é mais >> Mas eu acho que esse o topo de funil ele é necessário. Vai, eu li esses livros também todo mundo. >> Tipo, >> por isso que topo de funil, mano. >> Mas se você leu no e foi impactado no início e ler agora, você não consegue terminar de ler, velho, >> porque ele é muito >> muito bobinho. É, >> é muito bobinho. >> [ __ ] tem que investir o teu dinheiro, mano. [ __ ] >> é tipo,
[ __ ] quem diria? Só que eu acho que é uma base necessária, Entendeu? Sim. >> Então, esse momento de no momento de quando eu comecei a ler, que eu te falei, acho que foi 2017, comecei a ler direto, >> eu li esses livros, eu achei demais. Aí hoje já não dá de ler, tipo, sem sem arrogância, mas não dá. >> Já tá bobinho. É, >> é, mas assim, ó, e dois livros, mais dois livros assim, eh, o Sonho Grande, eu já dei esse livro. É, mano, eu acho Ele incrível, incrível assim, principalmente a parte
de >> eh fixo baixo e bonificações agressivas. Isso assim faz total sentido. >> É assim que tu rola tua empresa hoje? É, digamos que sim, quando o mercado não me força a ser, tipo, às vezes o às vezes tem um um que de justiça do que você acha justo para para pagar para alguém, tipo pelo que entrega, pelo que, enfim, e tem o que o mercado tá pagando e às vezes se você quiser ser Competitivo, você mesmo achando injusto, você vai pagar o que o mercado paga, entende? Uhum. >> Então, já tive que fazer isso
algumas vezes e no final, de novo, meu objetivo é dar lucro, então não posso ficar só fazendo o que eu acho que é certo, é errado. Mas assim, >> sim. >> E o último livro, só que tem um pouco mais a ver com jornada e saindo um pouco de empreendedorismo, é o Alquimista do Paulo Coelho. Esse livro é muito bom, assim. >> Caramba, velho. Alquimista >> ou alquimista, >> mano. Agora eu vou te falar uma parada. Eu acho que eu nunca ia acertar esse livro, mano. Eu acho assim, ó, que tipo, é, beleza, é difícil
acertar o livro, mas eu iria falar, sei lá, mano, ah, o livro do naval, sei lá, o Seeking Wisdom, eu ia falar uma coisa assim alquimista, velho. Eu conheço esse Livro, mas eu acho que eu nunca ia falar, mano. Por que que tu acha que esse livro é bom? O que que ele te >> Porque ele fala sobre justamente, tipo, eu acho que eu me conectei muito com ele, eu li esse esse ano assim. >> Eh, primeiro foi sugestão de um de um grande amigo meu, só que ele fala justamente que às vezes quando você
tem que fazer alguma coisa e você por medo, receio, comodidade não faz essa coisa, Meio que isso é como se você não tivesse cumprido cumprindo sua jornada, entende? >> Uhum. E e aí lá na, sem dar spoiler, mas ele eh ele passa por vários percalços. Eh, tem um momento onde ele conseguia se ver muito confortável com uma mulher num lugar específico lá do livro e tal e ele decide fazer o que, vamos dizer assim, que seria o destino dele. E ele faz e no fim ele tem tudo o certo e no fim acaba voltando para
de onde ele começou. Só que eu acho que é um pouco, eu acho que Eu me enxergo um pouco, tipo, saí de BC mais agora, fiz tudo que eu fiz e tal e tô em BC de novo. Só que eu não sou o mesmo que saiu, entendeu? >> Então eu acho que o alquimista ele fala justa, ele te dá esse incentivo de às vezes você fazer mesmo com medo, mesmo com receio, mesmo que às vezes no começo pareça que tá dando errado, às vezes não deu errado, só não terminou ainda, entendeu? Sim. >> Então, esse
livro acho ele muito bom Assim, mas é uma coisa mais eh emocional, espiritual, talvez assim, mais sabedoria, entendeu? Tem que saber absorver, cara, o a lição do livro. E pelo que eu entendi, eu eh esse livro fala de uma das coisas mais importantes do mundo, que é muito mais importante aí, pessoal, do que marketing e tal, que é coragem, né, velho? coragem para tu viver aquilo que tu quer viver. Porque às vezes às vezes a gente não tem coragem, mano. Coragem De fazer as coisas que a gente >> quer fazer. >> Que é não só
é, >> não sei se é qu talvez que precisa fazer porque às vezes tu não quer fazer, >> tipo, terminar o relacionamento, tá ligado? >> Mas aí que tá. Eu acho que assim, ó, se você é que tem que tem que saber a balancear o querer, o querer mimado e tipo assim, ah, eu quero comer doce, aí eu faço, eu Quero. Só que tem coisas que, tipo assim, ah, que nem eu, no meu caso, eu queria viajar o mundo, eu queria fazer as coisas, mas eu ficava usando a desculpa de do trabalho, do não sei
o quê, para não fazer aquilo, mas no final é a minha vida sobre o que eu quis fazer ela dela, entendeu? Então, nesse caso, foi um querer positivo, não foi um querer mimado, vamos falar assim. >> Então, não é só o precisar, porque se for no precisar e você pode usar a Desculpa de, ah, eu preciso ficar aqui porque eu tenho que trabalhar, porque aqui a empresa vai crescer mais, porque aqui então o precisar por precisar eu poderia justificar que esse é o preciso, entende? Então, o livro ele fala muito desse, acho que mais uma
questão de propósito, mas não propósito do outro. Por isso que quando você começou a falar assim, ah, do quer do que você quer fazer, eu acho que esse é o mais importante. >> Uhum. >> Ah, porque Joãozinho fala que eu tenho que ter uma empresa. Eu tenho que ter uma empresa. Pô, eu não, eu eu quero ser eu quero ser concursado. Eu quero, a gente tá falando é que eu trabalhei um tempo da polícia, eu quero ser policial, eu quero ser médico. Cara, então você não tem que ser empreendedor, entendeu? Você quer isso, entende? >>
Então eu acho que às vezes falta um pouco disso, de coragem >> para assumir o que você quer fazer. E às vezes o querer não é o que tá na moda, né? Porque o empreendedorismo hoje tá no hype, né? Tá tá estourado, mas às vezes é contra isso tudo e você quer fazer outra coisa, entendeu? >> É, às vezes o cara quer ficar, não de boa, né? Mas não quer ter o risco. >> Mas aí você tem que ter uma honestidade extrema assim, tipo, que às vezes você pode eh querer continuar com seu emprego lá
normal por medo e justificando que é Aquilo que você quer fazer. Só que ninguém mais vai poder te falar se se você tá falando isso por medo ou se de fato é aquilo. Então você acho que eu parto da premissa assim que eu nunca vou conseguir mentir para mim, entendeu? Porque no fundo eu sempre vou saber o que eu tô fazendo, entende? >> Para timent, mano, >> para ti isso não escapa. Tu tu pode enganar todo mundo, mas tu >> Por isso que é [ __ ] mano. Às vezes faz Uma parada que que não
é tão legal, só que tu e tu nunca vai conseguir arrar. Tá sempre lá, cara. tá sempre lá, velho. >> E aí >> eu tenho umas dessas, mano. Mas eu não vou falar disso assimess [ __ ] aí não, mano. Aí vai vai se [ __ ] Vou levar pro turmaul essas merdas aí. >> Mas eu tenho, mano. Acho que todo mundo tem, né? >> Acho que todo mundo tem. Só que com o tempo você vai tentando >> fazer coisas boas no caminho, entendendo e e entendendo que >> que você não vai fazer de novo.
Eu é tipo assim, >> tem que se perdoar, né? >> É, eu acho que tem estágios, tem coisas que você perdoa mais rápido, mais fácil, >> tem lições que você tira mais rápido, tem vezes que você tem que errar mais vezes para daí você aprender da primeira vez. Sim, >> mas assim, eu acho que no fundo é tudo Muito sobre o que você quer fazer dessa vida, entende? >> Uhum. >> E aí eu cada vez eu procuro fazer mais o que eu quero fazer. Ainda tem vezes que eu faço coisas que eu não quero e
não sou criança, tenho que fazer, mas no geral, tipo assim, ah, o que que eu quero construir, o que que eu quero fazer, com quem que eu quero estar por perto, entendeu? Qual que é o meu meu círculo? A gente trabalha no mercado que Às vezes a gente tem que lidar com pessoas que não são tão tão legais assim e às vezes você tem que lidar com essas pessoas não tão legais assim. Só que hoje eu também tô numa condição que eu posso estar só com meus amigos também, entendeu? >> Uhum. >> Que é o
meu grande momento assim, tipo, a maioria dos meus amigos, que nem eu tava te falando, é de 10 anos para cima, tipo, eu quero estar com eles e é isso, Entendeu? Não precisa me trazer mais dinheiro, não precisa trazer mais nada, cara. Só quero estar porque a minha vida tem um prazo de avalidade e quanto mais eu é eu poder usar essa vida com as pessoas que eu gosto, fazendo as coisas que eu gosto, é isso que eu quero fazer, entende? Por mais que às vezes eu vou ter que dar um um passinho fora e
fazer coisas que eu não quero, me envolver com pessoas que eu não quero. >> Mas no geral, quanto mais eu tender pro Lado do fazer as coisas que eu quero, eu acho que esse é o é o grande objetivo, entendeu? >> Sim, >> mano, a gente já vai falar de marketing, tá? Fica tranquilo. Já tá vindo, pessoal. É porque eu tô muito curioso. Eu quero fazer só uma uma última pergunta nesse nesse quesito. Eh, cara, essa clareza do que que tu quer fazer, que tu falou e dos seus amigos ali e tal, Tu concorda comigo
que isso é uma coisa que nem toda pessoa tem, né? Eu acho até que a maioria das pessoas não têm exatamente isso, essa clareza. Aí tu, eu queria entender como que tu criou isso em primeiro lugar, se foi a partir das reflexões na nas viagens que tu faz. que tu falou que, pô, tava morando em Nova York, tu ia lá pro Central Park, lá, botava uma toalha, ficava lá refletindo, tal. Eu não sei se tu separa um tempo do teu dia para ajustar o rumo Da tua vida, digamos, ou se, cara, se é uma coisa
que veio naturalmente eh para ti nesses últimos três anos aí de conhecendo aí uma porrada aí dezenas e dezenas de países. Eh, e eu não sei se tu tens alguma dica pras pessoas que estão em casa e pro cara só entender mesmo, mano, qual que é o rumo aqui da minha vida, sabe? O que eu tô fazendo? Claro que todo mundo vai ganhar dinheiro, né? Mas e depois, mano? O que que tu vai fazer? Tá ligado? >> Você vai fazer com esse dinheiro, né? >> É. E aí, cara? Eu acho que assim, primeiro, eh, eu
já tomei muita decisão errada, já fiz muita coisa que depois eu falei assim: "Pô, não, eu eu acho que eu nem queria fazer isso." Eh, tava só no fluxo, sabe? Sabe quando você tá fazendo uma coisa automática e ela parece certa, mas eu acho que a chave para você não entrar nisso, e hoje eu tomo um pouco mais de cuidado nisso, é ter o tempo de isolamento, entende? Mas assim, sem Distrações, eh, sem festas, às vezes até sem os seus amigos por próximo, porque acaba que se você tá perto de mim, eu nunca tenho tempo
para ficar com com os meus pensamentos, entende? Então, por exemplo, esse período ali, eh, dessa última vez eu fiquei 4 meses fora, fiquei três meses nos Estados Unidos, um mês no Canadá. Eu tive muito tempo para pensar, para refletir coisas que eu tava, eu acho que eu tava fazendo errado. Acho não, eu estava fazendo Errado. Refleti e tal, falei quais são as ações e e aí eu eu sou muito analítico, então tipo, eu não consigo só sentir a parada, eu tenho que montar um meio que um plano. Eh, uma às vezes decisões que eu tomava
errado, eu comecei a ver, tá, o que que eu fazia antes que me levavam a ter essa atitude, entendeu? Então, acho que o a principal ferramenta para você entender o que você tem que fazer, o que você quer fazer, como você quer passar Seu tempo, é um tempo de isolamento. E esse tempo de isolamento não envolve celular, porque é distração. Você você tem que ficar meio que tediado e começar a pensar na tua vida, entende? Tipo, vamos supor, pô, eu, como eu me sinto antes de ir para uma festa, como eu me sinto lá, como
eu me sinto depois, tipo, pô, eu realmente tô bem lá, não tô, gosto, tô me envolvendo com pessoas legais ou não, cara, todo dia parece que eu tô Voltando, todo pós festa parece que eu tô voltando pro zero, não tô somando em nada. E é que festa parece uma coisa ruim, mas não é, cara. Se se você usar da maneira certa, aquilo pode ser relaxante, pode ser legal, etc. Mas com muita coisa que você deposita teu tempo, começar a de fato a pensar, cara, será que eu gosto? Às vezes pode ser o teu trabalho, a
empresa que você tem, pô, passo tanto tempo aqui, cara. Deixa, se eu fosse para fazer isso do zero, eu Faria isso ou faria outra coisa, entende? >> Uhum. >> Então, tipo, é, isso é uma uma dica para compras, né? Se eu tivesse que comprar esse item, eu compraria? Não compraria. Então, por que que você tem ele ainda? Entendeu? Mas isso também é para coisa. Se eu, se eu se eu não tivesse custo nenhum de desligar toda essa empresa aqui, se eu não tivesse eh custo nenhum, eu teria essa empresa, eu faria outra Coisa, entende? Então
acho que é refletir, cara. Eu acho que a parada é refletir, mas você precisa de tempo para fazer as coisas. Teus pensamentos não vão vir em 15 minutos, principalmente >> se você dá o peso que ele que ele precisa, sabe? Tipo, igual eu falei nesses 4 meses ali, eu passei pensando em algumas coisas da da vida e tal, mas não foi uma uma resolução de uma de uma vez que eu sentei lá no Central Park, pensei, >> é uma sentada lá e pronto, resolvi lá ele >> uma eh são várias vezes são é muito tempo
pensando, entendeu? >> Aham. >> É tipo e às vezes você pensa, só que você interpreta errado e aí você volta e tal. Então é tirar tempo para pensar mesmo, cara. Tipo, e não e não excluir da balança o fator sua vida é curta, entende? Faça legal com ela, assim, que você julga legal, >> mano. Tu tu tu entende que a parte de de refletir muitas vezes é responder perguntas, né? Tu acabou de falar aí, mano, como é que eu me sinto? Não sei o qu, tal. Tem gente que diz que o segredo tá nas perguntas.
A pergunta correta já é metade da resposta. Tu tem alguma pergunta assim que tu que tu fica ponderando? ela que tu usou para isso. Tem um cara, mano, que é o Team Ferris. >> Conheço, >> conhece? E para quem não conhece aí, Pessoal, ele tem vários livros aí. É, é aquele cara do trabalho 4 horas por semana, mas também tem mais uma porrada de livro. Ele é muito bom e ele tem várias perguntas que ele que ele se faz constantemente. Ele tem até uma lista lá, eu esqueci qual que é. Eu lembro que eu tinha
baixado para para mim fazer também. Mas essas aí que tu falou são interessantes, pô, eu teria essa empresa que eu tenho. Eh, uma outra também, quando chegar no final da minha vida, o Que que as pessoas vão falar no meu velório? O que que eu gostaria que as pessoas fal? >> Essa foi uma pergunta que eu respondi lá em Nova York, eu não gostei da resposta. E aí quando de novo, não é só você chegar numa resposta e não fazer nada a respeito, né? Eu cheguei na resposta que iam falar que eu sou um cara
de performance. >> Uhum. trabalhou para [ __ ] >> Não só muita oferta, >> não só de de não tô falando só de trabalho, mas assim, eh, uma coisa que ainda vinculo, e eu não acho que é errado, tá? Mas tipo assim, ah, você, pô, você é muito disciplinado, falam do treino, falam da da leitura, de tá, porque eu acabo postando ali no Instagram, tipo, quando eu tô lendo e quase todo dia e todo dia, né, mas quase todo dia eu posto. Mas assim, eu falei: "Cara, eu não quero ser esse cara, tipo, não quero
ser só esse cara", entendeu? Eu quero ser o cara da performance, mas o cara legal de tá também, sabe? Sem benefício nenhum assim, sem Eu não não chamei o Guilherme pro churrasco porque ele é [ __ ] e não sei quê. Não, cara, porque a presença dessa pessoa é legal. >> Uhum. >> Entende? E aí eu comecei a falar: "Tá, então será que eu >> eu demonstro pras pessoas que eu me importo o quanto eu demonstro ou o quanto eu deveria demonstrar? Porque às Vezes a gente tem uma uma visão que, pô, a gente, ah,
pô, tô tô me expressando aqui, mas cara, quando eu comecei a pegar, coletar uns feedbacks, vamos dizer assim, eh, as pessoas me viam quase como uma pedra, sem sentimentos, entendeu? Disciplinado, que nunca erra, que não sei o quê. E isso causa uma barreira, um distanciamento, entende? E aí quando você responde essa pergunta que eu nem eu te falei, eu falei que eu me fiz assim, o que que as pessoas vão Falar de mim? Falei: "Cara, eu não quero que seja só performance", entende? Quero que seja isso. Pode sim ser uma coisa, porque é uma coisa
que eu valorizo, que eu admiro. Tem muita gente que eu sigo no Instagram que faz com que eu me conecte, falo: "Cara, eu sei o que o preço que você paga em fazer isso, entendeu? Eu sei. >> Uhum. >> Mas eu não quero que seja só isso, entendeu? >> Uhum. >> Porque para mim isso é um pouco de um pouco de commodity, tipo, treinar é comode. Qual que pode fazer? Agora ser você, ser uma pessoa agradável, ser legal. as pessoas falem assim: "Pô, como eu queria que você estivesse aqui". Isso daí não é comode. Entendeu?
>> É verdade, mano. >> Então, essa é uma pergunta que eu venho que eu me fiz e hoje eu venho trabalhando nisso. Então, eh, antes, até Por conta dessa minha desse meu vício no trabalho, eu não fazia nada durante a semana assim com meus amigos, nada, assim, era só trabalho, cara. Hora de dormir, hora de acordar e tal. Agora não, às vezes falou: "Ô, venho aqui em casa, vou dar uma janta, vou fazer uma janta, vamos assistir um jogo, entendeu? Vamos, vamos fazer outras coisas". justamente porque quando chegar lá no final da vida, eu vou
falar: "Cara, eu aproveitei essa vida, entendeu? Eu não Fiz só dinheiro". De novo, não é desmerecendo, porque eu sei que muit das coisas que eu faço hoje, essa vamos fazer um churrasco na quarta-feira, terça-feira, é porque eu tenho dinheiro para fazer isso. >> É, >> mas >> sabe a tá que situação que eu tô? Ah, já tô uma situação confortável, então vamos usufruir um pouco mais do da vida agora, entendeu? Uhum. >> antes de ficar correndo atrás de um prêmio que eu defin chegada, entendeu? Tipo, é isso, a loucura, entende? >> Sim, >> entendo, mano.
Não só entendo, como concordo também, de fato. É, acho que cada um tem a sua definição ou ou deveria ter, talvez do que que é aproveitar a vida. Eu confesso que eu ainda não sei, mano. Eu acho que talvez eu seja uma dessas pessoas que tá viciada no trabalho. Eu eu não tenho o Longo prazo tão definido 100% no momento. O que eu sei que eu quero fazer o Vetub crescer, mas eu gosto, eu acho, eu acho divertido, sabe? >> Uhum. >> Mas eu definitivamente preciso parar e refletir isso daí. Acho que é bem importante,
cara. Eh, bom, vamos começar a falar de marketing, tal, de uma vez. E pô, tu começou em 2019, né, no digital. Então, já vai fazer 6 anos que tu que tu tá aí. E, mano, e tu já fez uma porrada de coisa, né? Tu já fez drop, tu já fez info, tu fei, tá fazendo e já foi nutra produtor, nutra filiado. Eh, então tu já perseguiu diversas oportunidades aí no mercado digital. >> Sim. >> Qual oportunidade tu acha que é hoje a mais lucrativa? Eu acho que hoje, outubro, depende do estágio, porque eu acho que
eu já vou te dar a resposta, mas acho Que depende do estágio de quem, se o cara tá começando, se não tá começando, se tem gente, se não tem, se tem experiência ou não tem. >> Mas a resposta que talvez faça mais sentido para >> a maior parte é info. >> Uhum. Eu acho que faz mais sentido. >> Caramba, mano. Eu achei que tu ia falar afiliado. Interessante. Quanto que você gasta para testar um criativo e afiliado? Ah, provavelmente. >> Você acha que o cara e quantas operações aí que testam 100 criativos por por dia,
qual que é a taxa de assertividade delas? >> Sim, >> com no e com dinheiro ainda erra mais do que acerta. Só que >> só queada >> eles a matemática faz com que os acertos paguem mais do que os erros. Mas ainda assim operações grandíssimas com muito copywritter experiente, com muito Editor, muito gestor de tráfego, com ativos, com tudo, ainda erram muito mais. E eles podem errar as o rico pode errar mais que o pobre, entendeu? Vamos dizer assim, em termos financeiros. Aí quando você é um iniciante no mercado, será que faz sentido para para
você ir num ambiente onde os ricos e experientes erram muito ou você ir construindo eh patrimônio para depois falar: "Agora eu vou fazer isso?" É, a grande maioria das pessoas, sem dúvida alguma, vão vão vão Ter mais sucesso em info, eu diria. >> Muito, tipo, operações grandes hoje não estão conseguindo. >> É, eu concordo, >> entende? E eu acho que ter um pouco mais de senso crítico, de maturidade, de falar, cara, será que eu deveri para agora? >> Você não começa a jogar na Champions League, entendeu? Você vai começando e indo até que talvez vha
a pena, talvez não. >> Uhum. >> Entendeu? >> Sim. Mas eu acho que info é o é o mais certeiro assim. >> Uhum. >> Teu eu te mostrei o resultado de ontem, né? Então, >> sim. Absurdo. Opa, eu tenho um aviso importante aqui para te dar, cara. Se tu tá buscando hoje uma forma simples, uma forma barata para tu começar no mercado digital, começar a ganhar dinheiro. Então eu acredito que low ticket é de longe a melhor oportunidade para isso. E foi por isso que eu pedi, pessoal para dois especialistas em low ticket, o Paulo
e o Davi, para eles criarem um curso completo, te mostrando passo a passo como que eles fazem para escalar as ofertas low ticket deles. Esse curso, ele é 100% de graça, não tem nenhum tipo de custo e tu vai encontrar ali um passo a passo para tu chegar a faturar até seis dígitos por mês usando esses Produtos low ticket e também uma estratégia de venda super simples chamada de mini VSLs. Esses mini VSL aí são mais ou menos VSL comuns, porém eles são minis, ou seja, são mais curtinhos, vão ali de 3 a 6 minutos,
então é super fácil fazer. E além disso vai ter várias aulas bônus ali, inclusive uma delas feita por mim mesmo. Então eu que fiz a aula de Mini VSL. Espero até aqui que vocês gostem aí. E como eu falei, tá tudo 100% de graça. Não precisa pagar um Único real para assistir aqui esse curso. A ideia é realmente capacitar, fazer tu ganhar dinheiro aí no mercado digital para que aí eventualmente, né, quando tu for precisar hospedar esses mini aí para tu escalar, cara, tuvurbem meu cliente e daí a gente consiga crescer juntos, beleza? Então assim,
cara, assim que tu terminar esse episódio aqui, corre lá para ver o curso de low ticket. Eu tenho certeza que se tu ver isso aqui e tu aplicar, tu vai Começar a ganhar dinheiro, porque os meninos ganham dinheiro com isso. Não é difícil ganhar dinheiro com isso. É barato para começar esse projeto para testar. Talvez tu teste aí o teu projeto, sei lá, com R$ 100, R$ 200. Então tu consegue todo mês dar um tiro ali e eventualmente acertar alguma coisa. Beleza? Então, cara, vamos de volta agora pro episódio e bom podcast. Mas, mano, e
por que que tu fica trocando, velho, que uma hora tu faz Drop, outra hora tu faz info, depois nutra. Por que que tu não só se especializa numa coisa só? E meio que que vai, sabe? Por que que existe essa adaptação? Tu acha que isso é uma coisa necessária no mercado hoje em dia? >> Tá, primeiro eu não volto mais para drop, né? Já faz muito tempo, mas eu mas só pra gente deixar bem naud. >> Mas assim, por que que eu fico no info no Nutra, né? Aí o Nutra tem essas duas vertentes como
afiliado, como produtor, Porque como eu te falei, eu tenho que entregar, tipo, a minha tarefa como CEO é entregar resultado. >> Tu é o CEO da parada? >> Sim. >> O que que o Mass faz por curiosidade? >> Ele é red de Facebook, TikTok. >> Ah, tá beleza. >> Tá. >> E aí, eh, como se eu entregar resultado. Aí o meu, como eu entrego resultado? Diferente de um gestor que vai mexer em Campanha, às vezes eu posso mexer no modelo de negócio e é óbvio que eu vou coletar o máximo de porque basicamente como se
eu meu trabalho é tomar decisões. >> Uhum. >> Porque é como se eu fosse como não, né? Eu sou o líder, então a dire a direção que eu apontar a pessoal vai ir. >> Se eu tomar uma direção, tipo assim, ó, fechei o olho, falar, vamos para cá e da muito errado, é total minha Responsabilidade. Então o que eu faço? Eu primeiro, a gente tem um spy na na empresa, peço pro spy vasculhar o mercado na direção que eu quero. >> Ele só faz espionagem, car. >> Só faz espionagem >> o dia inteiro, mano. >>
Dia inteiro. >> Só que é muita fonte todo dia. É porque é muito fonte de tráfego, né? >> Ah, é verdade. É. >> E muito nicho e muito idioma. Então é Muita coisa. Porque é informação, cara, tipo, de novo, ele tá, ele tá me ajudando a tomar decisão. >> Então, falo que nem aquela aquela informação que eu te dei lá no carro. >> Uhum. recebia a informação >> daquela parada lá. Não pode falar, né? >> Eu não sei que é que eu tipo tento não atacar ninguém, mas eu posso eu posso falar do mercado, né?
>> Pode, pô. >> Tá. Não, deixa quieto, tá? Sabe, mano, >> vamos deixar, >> mano. Quer meter o pau uns moleques aí, Gu? Arregaça. >> Não, não, não. Deixa aí, o pessoal vai, deixa eles irem nessa direção. Enfim. Eh, e aí eu peguei e falei: "Ó, recebi essa informação aqui de tal pessoa, eu quero que você vasculhe". Beleza, ele tá trabalhando nisso para mim. Aí eu vou lá acionar uma das coisas mais importantes que eu tenho, que é o meu networking. Então eu pego, mando mensagem para Várias operações, entendo qual que é o momento, se
eles testaram, se eles não testaram, o que que eles sabem, se eles conhecem alguém que fez, etc. E tá. Pego essas informações. Aí eu pego a informação do do spy deles e falo: "Hum, isso daqui não é bom". E aí de novo, tendo aquele centro crítico, porque várias pessoas não tiveram, tipo, eu que dei o toque e falar assim: "Cara, você tá olhando o modelo de negócio errado". Mas enfim, e aí eu pego e falo assim: "Não, essa essa é a direção que eu tenho que ir, entendeu?" E é e é mais ou menos igual
quando a gente foi abrir TikTok, acho que no ano, o placar do ano, TikTok foi a fonte que mais nos deu dinheiro no ano, assim, que mais venceu o mês, entendeu? Tipo assim, ó, o mês de >> a gente tá em outubro, mês de setembro, TikTok. mês de Então, a que mais venceu meses foi o TikTok. Foi a partir de uma decisão que eu tomei. Fui no evento, conversei com duas pessoas. Ah, o TikTok Tá tendo resultado >> isso. Foi >> é lá o TikTok tava forte mesmo, né? >> É, eu tô até para fazer
uma mesa redonda de TikTok, tá? >> Eventualmente. >> Interessante. >> É, >> quero, quero saber se vamos contar verdades ou não, mas >> vamos ver, vamos ver. >> Enfim. Eh, e aí eu peguei e falei assim, Vamos. Eu falei pro Mar que a gente já tinha testado TikTok, eu acho. Acho que já tinha, não lembro agora. Acho não, acho que quase com certezinha, só que não da forma certa, vamos dizer assim. E aí eu peguei, falei: "Vamos abrir TikTok e vamos fazer isso". Daí ele falou: "Então, beleza, vamos fazer". E aí pegamos, fizemos e graças
a o evento que eu fui lá do Black e a decisão que eu tomei, a gente inseriu essa fonte que tá sendo a mais eh lucrativa e a que tá Pagando melhor. >> Uhum. >> Mas por quê? porque eu tomei uma decisão e aí depois obviamente com todo nosso time a gente fez aquilo funcionar, entendeu? >> Uhum. >> Mas no geral o negócio, o meu, a minha principal função é pensar. E pensar às vezes envolve questionar você, meu líder, entendeu? Às vezes eu falo: "Mano, você Tá pensando errado, não faz sentido, mas eu dou toda
a abertura para eles falarem, me darem contraponto." Eu sempre deixo muito claro, se você tiver, não tem uma hierarquia de pensamento, >> o princípios arrisca lá >> também, mas teve um outro livro que eu li que é que o pensa, a a decisão deve est baseada sempre no no pensamento e não na hierarquia, uma coisa assim. Mas a mensagem é basicamente que não é porque >> é do princípios, não é? Essa parada que é uma guerra de 10. É, pô, acho que >> eu tenho a frase anotada, tem umas frases que eu brabo que eu
anoto ali. Mas assim, >> eh, não importa se eu sou CEO e você é meu head. Se tua, se o teu pensamento for mais claro que o meu, a gente vai fazer o que você tá falando, entendeu? >> Uhum. >> Mas você tem que, tipo, ganhar do meus contrapontos, Porque não é querer ser negativo, mas muitas vezes eu tenho a visão do todo. Então, vou falar, vai dar isso. Aí, se me dá a solução, ah, beleza. E vai dar isso. Ah, tá. Então, tô beleza, vamos fazer. Porque ainda assim tem chance de dar errado. Você
entende até se eu tiver, se eu fazer exatamente o que você tá fazendo aqui, tem chance de dar errado. Aí o meu papel é tentar eh nos preparar o máximo possível para as coisas que dão errado. E no geral eu Faço isso coletando informação, entendeu? Conversando com pessoas, marcando call. Acho que no mercado ainda, eh, ainda bem a gente tem esse esse canal, tanto eu quanto o Márcio de às vezes fazer qual com outras operações, eles passam as coisas, a gente passa as coisas também. Então, a gente é bem eh amigo dos nossos amigos, vamos
falar assim, entendeu? Então, basicamente esse meu papel, cara, tomar decisão, eh, e tentar ser o mais Assertivo possível e e o que tiver dando dinheiro é isso que a gente tem que fazer, entendeu? Tem jeito. Tu vai seguir a grana e organizar tua operação para aquilo que aí pode ser ou info ou lutra. >> É porque, tipo assim, uma e você não pode fazer só o que dá dinheiro, tipo, não que você não pode, mas será que você é capaz de fazer isso? Por exemplo, banco dá dinheiro. Será que eu tenho capacidade de fazer um
banco? >> Executar. >> Exato. Tipo assim, é numa operação que a gente tá falando assim, operações gigantescas estão com margens apertadas no mercado de nutra como produtor, mesmo com uma [ __ ] de editor, copywritter e tal, etc. Tá, eu já não tenho todo esse, não tô falando que é uma exclusividade que não é capaz, não. Não tô falando isso. >> Mas quais são as chances disso acontecer? Será que é o melhor emprego De energia? Entende? Tipo assim, >> não ia atrás do objeto brilhante, entende? Tipo assim, a quantas operações estão fazendo dinheiro com isso?
>> Quantas de fato estão fazendo e quantas estão falando que estão fazendo ouviu tipo aquilo que a gente tá falando, entendeu? >> Sim. >> Que >> por questões ali de poucas informações Já vi que a parada não não é não tá sendo sustentável, pelo menos agora, né? >> Sim, sim. Então, ter esse senso crítico e para tomar uma decisão mais assertiva e não ter ego também, sabe? >> Tipo, é, acho que uma coisa que >> eh eu deixo bem claro que a gente não pode ter ego de ah, produto, vamos ser afiliado, então tá, vamos
ser afiliado, não tem problema, vamos fazer info como se info fosse um segundo escalão, cara. Não é, pô. >> Pois é, mano. Hoje tá tendo bem isso, né? Esse preconceito aí, >> cara. Tipo assim, se quiser colocar o DRE do lado para ver, porque no final do dia o que mais importante é o é o lucro, não o faturamento. >> Faturamento, o pessoal do Nutra vai ganhar, mas lucro a margem do info tende a ser muito maior, maior. >> Pode faturar ali, sei lá, mano, três vezes menos que tu ainda vai lucrar a mesma coisa,
senão mais, né? Porque Assim, eh, e de novo, pode ser que daqui um mês tô sendo produtor, não tenho, não tenho apego, não. Então, é isso que eu tô falando. >> Só que você tem que fazer o que dá mais dinheiro, não que dá mais faturamento, porque faturamento por faturamento é mais problema, entendeu? >> Uhum. >> Se você tá tendo mais problema, possivelmente você vai ter mais reembolso, back, se tu é produtor, tu Tem mais imposto para pagar, tu tem mais dinheiro sendo movimentado, tem mais isso não, de novo, não é um problema, desde que
lhe pague bem. >> Uhum. Mas se você tá num momento que você não tá conseguindo acertar as coisas e tal, cara, faz o fácil, faz o dinheiro, traz o dinheiro pra companhia primeiro e depois se você quiser explorar outra coisa, fácil, entende? >> Sim. >> Só que é zero ego assim, mano. >> Uhum. >> Mano, eu eu quero falar contigo sobre info, porque tu falou que parece a coisa mais eh interessante, a melhor oportunidade, pelo menos agora, tá? Só que teve três coisas aqui que tu falou na tua resposta aí que eu queria que a
gente desse uma expandida. Lembra que eu te falei que isso ia acontecer lá no começo do podcast? Então, mano, primeiro de tudo, tu falou que uma das coisas mais valiosas que tu Tem hoje é o teu networking. E, pô, eh, tu tá há 6 anos no mercado, então, sem dúvida alguma, tu já era para tu ter criado um networking e tu criou ele de fato. Eh, eu sei que tu fez o podcast lá da Cart Panda. Eu sei que tu, bom, tu tá fazendo isso aqui agora, então aqui tu vai ser um pouco mais conhecido.
O Márcio já fez um podcast aqui no Veturb e como ele é teu sócio, meio que o networking dele acaba sendo um pouco teu Também. Não 100%, mas >> pouco não, mas é bem basicamente tipo assim, a gente tem um problema, >> os dois vão correr atrás de resolver, entendeu? >> Sim. É, o network ali é tirando se lá, talvez, é, não, vamos dizer que é a mesma coisa, tá? O network dele é o teu, pelo menos lá com o meu sócio, eu sei que é assim 100%. >> Uhum. E e cara, isso daí é
extremamente Valioso, essa parada do networking. Eu eu, João, eu tô no mercado, mano, aparecendo eh vai dar 7 anos. Eu acho que eu comecei em 2018 aparecer no Instagram, fazer umas lives, umas besteiras aqui no podcast do Só, só esse podcast aqui, tá? Já tem dois anos, >> [ __ ] >> É, mano, tempo, né? >> Parabéns. >> Pois é, mano. A gente bateu 370.000 Views no mês passado. >> É coisa, hein, cara? É, né? Tudo orgânico, pô. Loucura, né? E não gastou R 1 de de distribuição, [ __ ] nenhuma. Só vocês aí compartilhando.
Então, cara, quer ajudar a gente, quer que a gente consiga trazer pessoas que tu quer entrevistar? O podcast tem que ser o quê? Mais atrativo, tem que ter mais views. E aí, como é que tu faz isso? Copia esse link aqui do podcast e joga num grupo de WhatsApp. Sabe esses grupos De network aí que tu faz parte? O pessoal fica só mandando meme lá, falando um monte de besteira o dia inteiro? Então, mano, joga lá e fala: "Pessoal, olha esse podcast aqui. Olha a primeira parte aqui, ó. Vamos viajar essas boca mole". Fala pr
pra galera lá, >> cara. Só para eu só vim porque deu 370 me ouvir os mês passado, senão eu não tinha. Então se vocês trazer quiserem trazer pessoas maiores, com mais história para contar, compartilhem. >> Toma, pessoal. É, exatamente. Senão vai dar ruim. >> É, >> mas, mano, como que tu acha que as pessoas podem criar e manter esse negócio do do networking aí? Eu não sei se tu tens alguma coisa para algum processo para isso. Tem gente que eu que eu me recordo que o cara tinha meio que o lembrete para tipo uma vez
por mês ele mandar mensagem para várias operações aí só para tipo ver o que que tá Acontecendo, como se fosse um processo padrão da empresa mesmo, sabe? >> Tu recomenda alguma coisa para essa para essa parada do do networking? >> Cara, eh, primeiro eu acredito que você para você tem que entender que é um são estágios, entende? Tipo, eu comecei lá em 2019, mas meu primeiro evento digital foi em 21. Eu demorei muito tempo e eu só fui porque antes de eu e Mar sermos sócios, ambos tinham empresas de drop, mas basicamente, tipo assim, a
gente Tinha zero filtro sobre o que que cada um fazia, como fazia, etc. Então, a gente compartilhava muita informação. Ele começou a ir para evento e aí como era algo benéfico, trouxe para mim. E aí eu comecei a ir também e tipo eu consigo olhar para trás e ver o quanto impactou, porque por conta de um evento eu peguei, comecei no YouTube e ponta do YouTube é que tipo a gente fez muito dinheiro, muito dinheiro. Mas foi, >> é, eu lembro que teve uma época aí que Tu era referência de YouTube no Brasil, cara. Pelo
menos o pessoal falava youtuber era tu, sabe? E e sendo que até eu rodava YouTube, mano, tava maior que eu. Olha que loucura, eu acho. Tá, não sei. >> É, eu era bom, mano. >> Acho que 2020 aí que a gente rodava YouTube ou 2021 que a gente era forte. >> Quando o acho que o Lucas ainda trabalhava com você, a gente trocava uma ideia, entendeu? >> É, é, é, é o Lucas que é por conta dessa época. E, e aí também visando se posicionar e trazer mais network, foi por isso que eu comecei a
postar, entendeu? Porque, cara, não adianta ser você ser bom, as pessoas precisam saber que você é bom. É, >> entende? Então, eh, criar essa autoridade, eh, ser conhecido e etc., ter essa, essa carterirada ali, vamos dizer, ela é importante. Ela é muito importante Porque abriu muitas portas. A partir do momento que eu comecei a ir paraa network, comecei a me posicionar no Instagram também, não necessariamente para eh vender alguma coisa, mas para as pessoas saberem, ó, esse é o Guilherme, ele faz isso, faz desse jeito, etc. Cara, começou trazer muita oportunidade, entendeu? De conhecer pessoas
também. É, é convite para almoço, é evento, é coisa. Então, só tem benefícios de você aparecer, mas tudo isso começa com você Indo para um evento e às vezes e e não é desmotivando, mas vai sem expectativa, entendeu? Vai pro evento, às vezes, pô, teve umas palestrinha lá, foi chato, etc., mas tá tudo bem, pô. Tô, eu tô exposto ao acaso. Tô, ao caso, não, estou exposto à sorte, entende? É, tá deixando a sorte ali trabalhar. >> É porque em caso não vai não vai chegar informação aqui, >> não vai tocar uma coreira na tua
porta falando, ó, vamos d >> não vai não vai ter coreano. >> Dificilmente vai muito muito difícil. Mas aí um próximo evento, cara, será que depois de três eventos você não vai ter conhecido ninguém? E sabe o que é o legal do nosso mercado? que da mesma forma que eu posso estar muito maior daqui do anos, a pessoa que você conheceu que tinha acabado de começar no digital, ela também pode. >> Só que às vezes >> às vezes você fez uma uma criou um laço, Seguiu no Instagram ali e você tem abertura com essa pessoa
e daqui depois de 2 anos esse network vai ser pago. É, >> então tem coisa, tem eventos que eu frequentei que eu ainda nem sei as dimensões disso, nem sei o quanto isso vai me beneficiar ou não, entendi. Mas é, só se expõe, cara. só se expõe, seja interessante, eh, conversa com as pessoas sem ser aquele cara, tipo, uma coisa que é muito difícil eu, você, cara, assim, não vou falar que não faço, Mas eu procuro não fazer ficar falando de de negócio, entendeu? No evento, porque todo mundo tá fazendo isso, cara. Tipo, fala da
vida, velho, fala de viagem, fala de treino, fala pergunta da vida do cara, etc., entende? E aí você vai criando uma relação, vai vai criando algo, entende? Uhum. >> Então eu acredito que primeiro vá para eventos e talvez até antes disso começa a expor ali o que você tá fazendo, cara. Você vai criar vai chegar pessoas Interessantes e aí quando você tiver um resultado é é o principal momento para você postar, porque querendo ou não, por mais que possa suar errado, as pessoas julgam você pelo seu resultado, te dão mais atenção, dependendo do resultado que
você tenha. Então, se você é bom, mostra eles. Tipo, não adianta ser o Cristiano Ronaldo na sua casa, entendeu? Você tem que ir pra Champions League, mano. Entendeu? >> Eu eu definitivamente tenho começar a Postar um resultados no FIFA, mano, para vocês ver a realidade, pessoal. Entendeu? Que vocês são ruim e eu sou bom. >> Você poderia, sei lá, conhecer o Cristiano Ronaldo. >> É, dá um pau no Wend Leir aí. Mas, mano, eh, pelo que eu entendi, então, número um, cara, vai para evento, se expõe a sorte e número dois, se posicione no Instagram.
>> Sim. Pelo que eu entendi, foi isso. >> E sobre os eventos, tá? Tu recomenda qualquer tipo de evento, só vai ou tu acha que existem eventos específicos assim que são mais interessantes? Por exemplo, um evento que eu gostei muito foi o Black do Bif. >> Cara, aquele evento, eu acho que foi o evento, o um dos eventos mais legais que eu fui de de marketing digital nos últimos tempos aí, cara. Porque, pô, o Bif reuniu a galera toda lá. E, pessoal, tem o podcast do Bif aí no VTube, tá? Vai aparecer aí na tela
para quem quiser conhecer mais lá. um dos maiores gênios do nosso mercado aí. E e pô, eu gostei muito do evento, tava tava a galera toda lá, uma resenha ali ferrada, conversamos um monte, tal, bem divertido. E só que tem outros eventos assim que, sei lá, tipo, às vezes eu acho que é que é perda de tempo, mano, que eu fico agoniado. Sabe um que eu achei que foi ruim? >> Eu sei >> qual. >> O Affiliate Summit Nova York. >> É Nova York, [ __ ] Esse, exatamente, mano. Esse aí foi todo um rolê.
Patrocinamos o evento lá, gastamos porque eh tu foi lá de graça, entendeu? Mas tipo, alguém pagou para tá aquela [ __ ] ali do do sei lá, Rof Top lá que a gente tava lá. >> Uhum. >> Então, sei lá, tipo, pô, foi só desgraça assim, entendeu? Nada. >> E pelo tanto de negrone que eu tomei, colaborei pra conta ficar mais cara também. >> É. Então, e aí daí sei lá, mano, hoje em dia, mas se bem que hoje em dia eu já tenho um network muito bom e também tenho acesso muito bom, porque se
eu não conheço a pessoa, eu conheço alguém que conhece e daí aquela pessoa pode me conectar. É, isso é muito importante também, mano. >> É, mas tu tu tem alguma diferenciação Assim de eventos? Outro fala: "Não, mano, evento ruim faz parte mesmo, tem mesmo". Eu acho que hoje talvez eu tenha, mas eu acho que o que a gente fala aqui, ela ela tem que tem que ter muito senso crítico de novo para entender qual que é o meu momento. Pô, será que é o momento de eu de eu querer só ir nos eventos, por exemplo,
o evento do Black. Concordo que, pô, foi muito legal de novo, por conta de conhecer pessoas ali Planteando TikTok, etc. deu muito certo. Só que é um evento de um ticket maior com pessoas que já tem uma experiência de mercado maior. Será que o cara que tá começando agora, ele ia conseguir conversar lá? Será que ele ia ter a malícia para conseguir pegar alguma coisa? Ou é muita informação a ponto de você ficar quê? >> É, provavelmente não, né? >> Não tô falando que ele não deveria ir, mas se ele ficar só procurando por esse
Evento, ele tá errado. Ele tem que começar com a base, entendeu? A base não é ruim, a gente te ensina fundamento, pô. >> Entende? Então, acho que depende muito do seu estágio e do que você tá procurando. Por exemplo, uma coisa que eu vou começar a frequentar aqui no no Brasil é eventos de outras coisas. E eu sei >> tipo que assim, mano? imobiliário, investimento, >> pode ser tipo qualquer coisa, eu, tipo, eu vou simplesmente me expor a informações. >> Isso é muito poderoso, mano. >> É só que você entende que eu vou eh eu
corro o risco e provavelmente vai acontecer de ouvir e coisas muito ruins. Tu vai nuns caras lá que que no equivalente do digital seria, mano, como que tu vai no evento desse boca mole aí? O tipo, o cara fala que vende, mas não vende, né? Ou seria tipo isso, só que na Outra indústria. >> Exatamente. Exatamente. Vai acontecer, >> mas faz parte, entende? Até que eu sei lá lá vão falar: "Ah, não, mas tem esse outro evento aqui que é muito bom aí é ou não, eu conheço outra pessoa, enfim, se expor a sorte de
novo." Então eu acho que é muito de momento, entende? Uhum. >> Então, hoje, no geral, eu costumo ir nos eventos, principalmente, sei lá, ah, o evento em São Paulo, cara, é o hotel, passagem, sei lá, qualquer coisinha e tá Pago. Isso, esse, esse dinheiro me custa, tipo, não faz não, não é significante, mas e conhecer uma pessoa específica lá, principalmente, por exemplo, eh vou num evento desse digital lá em São Paulo, eu vou, com certeza vou conhecer de algum dono de plataforma que tá lá, entende? às vezes faz um convite para um almoço que é
depois e aí lá naquele almoço tem gente importante, entendeu? Então, mas é uma sucessão de acontecimentos que não tem nem como eu Prever, entende? >> Mas tem como eu eu decidi ir para São Paulo, pro evento, >> porque não me custa e tipo, não me custa muita coisa só ir, velho, só ir. >> Então, >> é claro que a pessoa quando ela tem menos dinheiro, ela tem que fazer escolhas mais bem pensadas e etc. Mas para quem e a maioria assim que já passou ali de um estágio, cara, só se expõe assim, até porque é
muito Diferente às vezes, sei lá, com alguém que eu ia que eu não vou responder no Instagram, mas sem sem ser arrogante nem nada, mas que eu não vá conversar, às vezes pessoalmente começa a conversar com a pessoa, começa a desenrolar e e se conecta, entende? É, >> até às vezes não é porque por ser arrogante, mano. É só, pô, não tenho tempo, >> não tem o tempo. E também é ter muita mensagem meio teresseira demais assim, Às vezes você não consegue ser genuíno o suficiente, entende? Tem coisa que só o >> pessoal ali para
para de fato funcionar, sabe? >> Sim. Eu acredito, Gui, que, cara, eu só tô aqui por causa de um evento topo de funil que eu fui. Eu não sei se tu conhece o Gabriel Gof. >> Não, >> não conhece >> não. >> Quem conhece o Gabriel Gof aí, pessoal, coloca nos comentários aí. Gof, esse bicho aí, mano, ele é uma lenda. Ele era um dos caras, ele era o cara mais fora do mercado. Tu já viu Avatar, além da Jeng, aquele cara lá que, tipo, >> Sim, sim. >> Tá ligado? Tu sabe que tipo ele
era o avatar, daí ele sumiu por 100 anos, né? Virou um monge, tá ligado? Isso daí não. O golf é tipo isso, ele era o cara mais [ __ ] do mercado. >> Fou congelado. >> É, só que o negócio dele foi que ele tomou aasca. Aí é pô, o bicho tomouasca e aí tchau, esquece, acabou, não quer mais saber do tal. E hoje em dia, tipo, ele sumiu, saiu, sumiu completamente. Mas eu fui no evento dele 2015 e eu tava, tipo, eu já tava no digital, era copywriter, freelancer ali, vendia uma coisa outra. Mas
não sabia muito bem, tipo, de todo o mercado. E aí lá eu conheci um cara, o Nome dele é Udon. Olha só, Utudson, que legal, mano. Olha só como tu me influenciou. Abraço aí para ti. Caso tu, sei lá, eh, vejo isso aqui, ele falou que ele tinha um um software de gestão de pizzarias, então as pizzarias iam lá, tal, conseguia gerir o pedido ali. Hoje o Food deve ter quebrado ele, provavelmente, mas ele tava lá com a gestão de pizzaria dele e daí ele falou: "Não, eu vendo como afiliado, é, vendo um produto aqui,
o Frases da Conquista Do Muniz lá". E aí eu eu falei: "Tá, mas me mostra aí o que que é". Aí ele puxou o celular, velho, e mostrou um vídeo com fundo branco e letra preta falando um monte de porcaria. E daí eu lembro que eu li, que eu vi aquilo, eu falei: "Mano, mas deixa de ser mentiroso. Quem que vai ver esse vídeo aí de gigante com essas letras aí e ainda por cima comprar?" Dale: "Não, olha aqui, ó." Ele mostrou a Hotmart ou uma notícia, sei lá, e tava vendo ainda. Aí eu falei:
"Caralho, isso é possível, mano". Aí pau, estourou minha cabeça. Aí eu voltei para casa e comecei a estudar sobre mercado de afiliados. Isso daí por causa de uma dica super simples que o cara me deu e totalmente aleatório. Assim, fui no evento topo de funil, sentei aqui, o cara sentou aqui do meu lado e aí beleza, que que tu faz? Ah, faço tal coisa. Ah, legal. E o que mais? Ah, vendo com afiliado. Ah, me mostra. Tá aqui, ó. Eu, caramba, isso é Possível. >> Você você era iniciante nessa época ou não? >> Para [
__ ] Eu tava saindo do meu, eu tava na faculdade ainda, tinha acabado de voltar de um intercâmbio que eu fiz na França por um ano, porém eu ainda era estudante da UFSK em engenharia mecânica. E foi naquele momento, na França, na verdade, eu já tinha decidido que eu ia ser copywriter, eu ia trabalhar com o Mercado digital, mas eu tava muito no mercado de lançamento por causa lá do Erico Rocha, tal. Aí quando eu cheguei no Brasil e eu vi aquele vídeo gigante, eh, eu falei: "Não, vou fazer isso aí porque meio que não
não tinha nenhum rosto ali, era só um vídeo simples." Eu falei: "Ah, se eu não tenho que aparecer, então fechou, vou fazer". E daí foi daí que eu comecei a ser afiliado, tal, desbloqueou todo um e um monte de coisa. E obviamente o Veturb, Né? Porque o Vetor só existe por causa dos resultados que eu tive na na NLF, que foi minha empresa de marketing direto. >> Mas sabe que consigo traçar um comportamento que às vezes eh vale a reflexão, no caso, porque você foi lá porque você era iniciante e era o evento de iniciante.
Talvez se você não fosse iniciante você não ia lá e talvez você não ia ter feito tudo isso, entende? Então acho que é uma pergunta às vezes a Gente se fazer que é mais que tem mais tempo de mercado, falar: "Cara, será que eu deverei ir nesse evento de iniciente de novo? A gente vai se expor a ao acaso. Você não sabe, às vezes vai ter um cara tão grande quanto ou outro iniciante que vai te ajudar. Então, >> mano, você tá me convencendo aí em mais eventos. Eu vou começar a ver eventos aqui em
Floripa e vou começar aí neles. >> Cara, eu acho que a gente nunca perde de sair de casa. >> Uhum. >> Tipo, >> gostei dessa lição >> em vários sentidos, tá? >> Uhum. Cara, uma outra coisa que tu falou é que lá no evento do bif tu conseguiu fazer um networking ali com a galera e aí tu aprendeu que, pô, o pessoal tá tendo resultado no TikTok, então vale a pena eu começar a investir nisso aqui. Aí tu descobriu essa informação, aprendeu a rodar TikTok, Não só aprendeu como escalou na mídia, tá ligado? Então teve
resultado e não só teve resultado, mas como teve um [ __ ] resultado porque tu não é amador, tu fatura múltiplo sete e tu conseguiu fazer com que o TikTok fosse a tua mídia número um. Então, tipo, tu desbloqueou uma fonte de tráfego e escalou ela absurdamente. Eh, cara, tu recomenda para as pessoas de casa que elas desbloqueem as fontes de tráfego da mesma forma como tu fez, Porque hoje tu trabalha com quatro fontes, pelo menos que tu me falou, >> cinco, >> cinco fontes, trabalha com cinco fontes de tráfego. Então, [ __ ] é
uma [ __ ] diversificação aí de fonte de tráfego de risco. exige, eu acho, né, mais equipe para tu poder gerenciar tudo. >> Uhum. >> Eh, não sei se tem um especialista em cada, mas enfim, eh, existe uma complexidade maior, obviamente, do que Uma operação só. Então, eu queria saber, em primeiro lugar, cara, tu recomenda que as pessoas façam isso? Sim, não, por quê? E aí depois, independente se for não, tá? Eu quero saber como fazer isso, como que tu fez para desbloquear a o TikTok e para ter resultado tão rápido, mano? Tá, eu recomendo
para quem tem mais menos a perder, entende? Tipo, quando decidimos começar com TikTok, eu tinha pelo menos outras três fontes anunciando, entende? Então, e tendo em vista que se aquilo desse errado, >> não é algo, principalmente pelo caixa que a empresa tem, não é algo que seria oneroso demais, entende? E fora que eh tem o fator caixa, tem o fator estou trabalhando em outras em outras coisas ali em paralelo e também tem quem eu coloquei na fonte, eu coloquei entre aspas, tipo, é o Márcio, entendeu? Pô, já escalou muito Facebook, muito Facebook. Então a fonte
de tráfego, por Mais que tenham nuances de uma para outra, cara, tráfego é tráfego, entende? >> Uhum. Então, claro que tem uma curva de aprendizado, só que você colocar um gestor, sei lá, de Facebook para rodar Google, a curva de aprendizado dele vai ser muito mais rápida do que o cara que simplesmente vai começar no Google, entende? Então, quando eu eu levo isso em consideração, não é uma coisa completamente nova. E como eu te falei, eu acho que a gente rodou TikTok, só que Há muito tempo atrás, então não foi uma decisão arriscada, entende? E
fora que eu também tinha essas essa esse acesso, esse networking de poder tirar dúvidas, tipo, ó, essa pessoa que tá escalando, normalmente eu tento conectar quem vai resolver o problema para eu não ficar intermediando informação. Então, só Márcio, essas pessoas aqui e tal, só a gente só se apresenta aí ou se fosse o caso, às vezes ele já conhece também e ele resolve o negócio e depois a gente Só vai analisando e, enfim, vai debatendo sobre aquele teste. Então, acho que depende muito do estágio, entende? Porque, por exemplo, o iniciante, eu não sei se eu
recomendo o cara desbravar algo, entende? Porque o risco dele é muito grande, tanto porque ele não tem experiência, ele não tem repertório de solucionar problemas. >> Uhum. Como ele não o ele tem pouca munição, que é dinheiro, dinheiro é Munição, entende? Então, cara, se eu tenho um caixa infinito, cara, eu só ficar usando esse isso daqui e ajustando, uma hora eu vou acertar. Agora, se eu tenho menos munição, cara, talvez isso custe muito. Daí eu acho que a orientação seria, vai onde tem mais informação, >> com onde tem mais informação, com quem você pode, você
tem mais eh pessoas para falar sobre aquilo, entende? >> Uhum. Então eu iria mais ou menos nessa Linha. >> Entendi. Vai onde tem mais formação, tá? Faz todo sentido, porque, né, tu vai precisar de formação para conseguir resolver >> e você ainda não tem eh capacidade analítica para para como posso falar, para obter as próprias informações. Então, tipo, quando eu decidi começar no YouTube, sei lá quando foi, mas alguns anos atrás, eu já tinha investido muito dinheiro em Facebook, eu investido, Entendeu? eu como gestor. Então, quando eu fui lá pro YouTube, por mais que eu
eu tirei algumas dúvidas com algumas pessoas eh relevantes, tipo Lu, um abraço pro Lu. Eh, ele >> ah, o Lu, cara, grande abraço aí. ele me tirou algumas dúvidas, daí eu eh teve outras pessoas que eu via lá e conversava e tal, teve acho que eu superei algumas pessoas ali porque eu tinha essa esse essa experiência com o Facebook. Então muita coisa que era meio Que ensinado no pro YouTube, por mais que tivesse poucas pessoas ensinando o YouTube, eu meio que questionei aquilo e fiz diferente, entende? Então, enquanto as pessoas tinham poucas campanhas, teve momentos
que eu tava com 200 campanhas ativas, porque eu entendia que aquilo fazia sentido, entende? Quanto as pessoas, normalmente eu rodava em uma conta, eu passei a rodar em quatro contas simultânea, entende? E mas eu é como se o que eu tô querendo falar aqui, Eu tinha histórico para propor uma solução pras coisas, entende? >> Mas se você não tem informação e não tem histórico, como que você vai resolver esse problema? Entende? >> Uhum. Se é uma coisa que você tá desbravando, você já tem que partir da premissa que vai ter problema, entende? >> Sim, sem
dúvida. >> Então tá. E se o problema, já que o problema vai acontecer, será que eu vou conseguir resolver? Tem alguém para eu Conversar que vai me ajudar a resolver? Não. Então, talvez seja é melhor eu ir para um lugar que talvez pague menos, porque normalmente o novo paga mais, só que porque eu tenho uma uma chance de assertividade um pouco maior e aí eu vou criando um caixa, entende?Um, >> eu acho que é tudo muito estágio, entende? >> Uhum. Entendi. Então, no caso, eh, no começo, pelo que eu entendi, tá? Se eu tiver errado,
tu me corrige aqui. Eu Entendi que no começo tu não recomenda a pessoa desbravar, porque ela não tem tanta munição assim. >> Sim. >> Então, a chance de dar errado é mais alta, o que não vale a pena fazer. Por outro lado, uma vez que tu já tenha mais estrutura e tu quer desbravar, a forma de desbravar é escolher qual que é a coisa mais fácil de tu desbravar. E a coisa mais fácil é aquela que tu mais tem informação, Porque daí tu vai conseguir resolver os problemas eh de maneira mais rápida, com mais sucesso
e consequentemente vai ter mais sucesso nesse ato aí de desbravar. Então, pô, eu quero uma nova fonte de tráfego e, curiosamente, o meu melhor amigo de infância é o top um global do Tabula. [ __ ] vale a pena. >> É, com certeza vale a pena. >> Vale a pena tu ir pro Tabula, tá ligado, para tentar desbravar essa fonte de tráfego aí. Eh, mas então a forma como Tu, mano, tu desbravou muita fonte de tráfego, né, velho? Tu roda muita fonte. Foi, foi sempre, >> mas é que desbravar talvez seja demais, né? Tipo, porque
não, tipo, anunciei. É que desbravar eu acho que é a coisa dos primeiros, né? >> Tipo, >> não, mas hoje, mas tipo, mas para tu aprender, tu foi o primeiro de alguma vez, tá ligado? >> Ah, tá. É, pode ser. >> Claro, pô. Tu não, tipo, não chegasse, pá, fez a fez a parada ali do claro que tem a experiência, como tu falou lá, do Facebook e tal, >> eh, que ajuda para [ __ ] só que vai ter pequenas particularidades, às vezes umas umas maiores do que as outras. Por exemplo, eu acho o YouTube
uma mídia diferente, bem diferente, mano. Eu acho do Facebook. Eh, e como como a gente tava falando, tem fonte de tráfego que o jogo é contingência, tem fonte de Tráfego que o jogo já é mais a parte de conversão. E daí a pessoa tem que saber e fazer essa tem que saber o que que é cada fonte tráfego, como resolver problem, >> qual batalha ela pode ganhar, >> qual batalha ela pode ganhar, exatamente. E aí, nesse caso, então, a recomendação é sempre encontrar alguém que sabe e fazer aquela pessoa ali te ensinar, por causa que
e pelo pelo que eu entendi, né, tu passou algumas Informações ali pro Márcio, tipo, ó, essas pessoas aqui são as pessoas do TikTok. E, cara, tu não pagou essas pessoas, né? Não foi uma mentoria, foi só na na moral ali os caras te ajudando. Sim. >> As pessoas estão dispostas então a compartilhar o que elas estão fazendo, né? >> Sim, sim. Principalmente quando você tem uma boa relação com elas. Eh, se eu não tiver enganado, uma dessas Operações é de um amigo nosso ali, então trocou ideia de boa. >> A galerinha de Blumenau ali, né?
>> Não, não. E ali de de Bário mesmo. >> O Lucas Risen, não sei se tu conhece ele. >> O Lucas >> é >> é que fez o podcast da Cartepand. Não, >> eu acho que ele deve ter feito. >> É que eu não lembro o sobrenome dele. Ah, não, esse é do YouTube. >> Parece o Mr. Beast. É Mr. Beast. É o Mr. Bean. Não, não, não, não. O [ __ ] o bicho, o bicho. Mas enfim, eu ten, eu tenho quase certeza que ele que ele nos ajudou ali no >> a dar informações
assim, etc. Não necessariamente de compra, de tráfego, mas às vezes não, eu tô quase não, ele ajudou sim. É que como essa foi uma coisa que eu trouxe pro Márcio e aí ele implementou, eu fiquei um pouco mais Distante, só sabendo se tava dando errado, certo? você precisava que eu coordenasse alguma coisa com o time de COP e, enfim, dando mais suporte no back do que necessariamente. Mas eu tenho com a certeza que o pessoal ali ajudou a gente. Sim. >> Entendi. >> Tá, mas >> tu já chegou a comprar mentoria para alguma outra fonte
de tráfego? Tu acha que isso é um caminho que é viável? Ou Ou cara, é melhor tu pegar a grana da mentoria e gastar com tráfego mesmo que tu vai aprender mais do que na própria mentoria? >> Cara, eu acho que eu já fiz isso. A minha experiência não foi muito positiva, mas eu nem quero entrar nessa nessa seara. Eu acho que assim, eh, primeiro em relação a compras de de mentoria, eu acho que você nunca nunca nunca nunca pode, eh, não vou fazer algo, não vou fazer mais Isso porque a experiência foi negativa, entende?
Tipo, ah, tive uma experiência com uma mentoria negativa, agora nunca mais vou comprar mentoria. Não, cara, deixa ser bobo, entendeu? Às vezes foi aquela situação específica, às vezes nem foi nem foi culpa do mentor, às vezes foi culpa sua ou qualquer outra coisa do gênero, entende? Porque é um dinheiro que é uma economia burra, entende? Porque basicamente quando você compra mentorias, você tá acelerando as coisas. Se obviamente se o teu mentor tiver entregando o que ele promete. Então no geral, principalmente para quem tem dinheiro, que pode se dar o luxo de errar mais. E o
errar mais às vezes é errar escolhas de mentor, errar escolhas de várias coisas, tá? Eh, eu recomendo. Às vezes é uma informação, cara, tipo, é uma coisinha que às vezes a toda a linha de raciocínio do cara tá meio errada, mas é uma informaçãozinha que o cara te passa, aquilo te traz benefícios, Entende? >> Então, cara, eu totalmente eu recomendo essa compra de mentorias se isso caber no seu no seu orçamento, entende? >> Uhum. Mas tipo, YouTube fo a gente não é que a gente a gente não comprou mentoria, mas a gente eh comprou antirem.
Eu acho que você tava no anem, né? >> Sim. >> E aí lá eu ouvi sobre YouTube e aí isso fez com que eu pegasse e mandasse Mensagem para quem eu ver que tava rodando, entendeu? >> E aí eu já, como eu tava, eu tava aplicando >> no YouTube assim, né? explicando que eu testando ali, às vezes tinha um problema, eu mandava mensagem para alguém que eu sabia que tava rodando. Aí o cara fala: "Ah, não, resolvi dessa forma de ah beleza". Aí tá, tinha outro problema, mandava uma mensagem paraa outra pessoa também que eu
tenho uma Uma um pensamento assim que eu não gosto de sobrecarregar o network, entendeu? Então, às vezes, eu pego uma informação com você, eu não quero pegar uma segunda informação com você, justamente para não, enquanto eu não te entregar algo, sabe? >> Uhum. Agora ah, ah, não é um parceiro, é um amigo mesmo. Aí beleza, o cara sabe que o que ele precisar eu vou >> sim, >> vou ser solícito, entende? Até por isso que, tipo, já muita gente do, eu acho que é você ter essa maturidade que uma hora você vai precisar de alguém
no mercado, faz com que, cara, quando a pessoa precisar de você, cara, de fato, seja útil, entende? Não importa se você tá escalando muito ou não. >> Entende? Então, cara, muitas vezes e teve gente que ajudou e tava com alguma dificuldade, falou: "Cara, vamos abrir uma cola aqui, a gente ajuda, te coloco Em contato com o meu gestor, te coloca tá aí chega no gestor, ó, pode, pode entregar tudo, pode falar tudo sem, porque é um ciclo, entende?" >> Sim. >> Então, >> e conforme tu ajuda a pessoa, a tendência é a pessoa te ajudar
também e tirar esse >> també, mas acho que também uma questão de de gratidão, entendeu? Tipo, pô, a pessoa te ajuda e aí você não meio que Não devolve assim, se cas >> é. Aham. Sim, sem dúvida. Uhum. >> Sei lá, >> cara. Eh, eu eu não me recordo hoje de alguma mentoria que eu fiz que foi muito [ __ ] assim, mas sem dúvida alguma é uma alavanca bem poderosa, uma vez que tu saiba e o que que tu quer aprender, porque curto o caminho para [ __ ] sabe? >> Saber fazer as perguntas
também. >> É, saber fazer. Exatamente. Mas eu de de Cabeça eu não me lembro. Mas enfim. É. E cara, outra coisa que tu falou é que tu tens hoje um spy, uma pessoa na tua operação >> que ela só fica fazendo espionagem em várias fontes de tráfego e daí ela traz para ti semanalmente o que que tá, aliás, não sei se é semanalmente, mas traz para ti o que que tá funcionando e escalando, correto? >> Sim. >> Cara, tu como o CEO da empresa, eh, tu Acha que essa função aí ela é muito importante na
tua empresa? Tu acha que eh ela as empresas elas precisam disso? Tipo, é uma [ __ ] alavancagem, tem isso daí. Eu não sei se tu contrata aqueles swipefile que são pagos, que o pessoal já faz essa curadoria para ti, >> sei. Acho que o Saraiva tem um, né, uma coisa assim. >> Acho que é American Swipe, é dele, né? >> Coisa assim, é, eu acho que é >> a gente é, a gente contrata o American Swipe, que eu acho que é do Sarai, sim, mas a gente contrata. É que eu acredito que assim, uma
coisa a informação tá ali, outra coisa é a informação que você está procurando está ali, entende? >> Então, eh, por exemplo, o um swipe, ele é uma parcela da informação, mas uma coisa que eu sempre gosto de de cobrar o porque na minha visão o spy ele faz parte do setor de COP, entendeu? Que ele que ajuda os cops tomarem decisões. >> Sim. Mas assim, eu gosto que, por exemplo, em native eles façam spy nativo e não só eh dependa da ferramenta de spy, porque o spy nativo é o mais genuíno possível, entende? É o
que tá, é o que de fato tá estão comprando tráfego. >> Sim. >> Entende? Então, e aí respondendo sobre a sua pergunta da importância ali na operação, cara, eh, é um cargo novo dentro da empresa. Eu acredito que tem Uns 3, 4 meses. Quando eu fiz a contratação, eh, falei: "Cara, eu acho que isso pode ser bem útil ainda. A gente tá alinhando muito o processo." Eh, você falou sobre relatório semanal, implementei tem duas semanas e sobre oportunidades da semana e principalmente >> para testar, para ver a temperatura de determinados mercados, idiomas, etc, fontes de
tráfego. Então, tipo, no, ah, a gente tá vendo que tá tendo muito criativo escalado no YouTube. Ah, então Parece que é um bom momento do YouTube, cara. Eu não encontro nada escalado no YouTube. Então, tá todo mundo se ferrando com contingência. Isso, essa é uma informação, mas ainda a gente não conseguiu amarrar muito bem, não tem, eu acho que é tempo, entendeu? Eu quando eu contratei esse colaborador, que que ele é muito bom, por sinal, eh, eu peguei e falei: "Ó, é uma vaga nova, a gente vai alinhando as coisas, vai vendo o que faz
sentido, daqui a pouco vocês po você Pode estar entregando o relatório e a gente vê que as informações lá nem tudo a gente precisava e remover alguma coisa, depois a gente pode acrescentar". Então ele é muito útil pra equipe, muito útil, principalmente nessa questão de de fontes de tráfego. Por exemplo, agora a gente vai empregar uma uma estratégia nova no tabula. Eu eu preciso saber qual é o nicho que tá sendo se o nicho que eu que eu tô pensando tá sendo explorado lá na fonte de tráfego. Aí eu Passei hoje antes de vir pro
podcast, falei: "Cara, preciso que você preciso saber o se isso daqui tá tá funcionando". Entendeu? E aí ele vai lá e aí eu tomo uma decisão melhor. Às vezes eu, sei lá, com meia informação dele, eu falo com alguém e fecho o quebra-cabeça e a gente vai naquela área. Então eu acho que tem tudo para dar certo e principalmente tendo em vista o investimento que é, eu acho que não tem perca, entendeu? para [ __ ] Velho. Eu acho que essa que essa função aí desse rapaz aí é extremamente importante, esse esse esquema de tu
ter o pulso do mercado, como se tu tivesse o dedinho aqui, ó, para para tu entender o que que tá acontecendo. E não só isso, mano, mas tu entender também em tempo real, porque >> sim, >> as pessoas estão, como tu falou, escalando e aí tu tá, tu vai ver o que que tá acontecendo na prática. Pô, olha Só, esse cara aqui e no YouTube aqui ninguém tá rodando, então tá dando ruim. Aqui já tá todo mundo rodando, então lá agora tá dando melhor. Tu não sabe muito bem quem que é às vezes ou o
quanto que eles estão fazendo, mas tu sabe qual que é a direção que tem que ir, sabe? E eu acho que isso é muito muito interessante. Eu acho que essa é uma das funções mais importantes, tá? Eu diria. E antigamente quando eu tinha a minha empresa, mano, eu que fazia isso aí, tá? Eu que fazia o spy para eu ter esse pulso de mercado eh extremamente forte para eu saber o que que tá acontecendo. Porque no fim é isso, mano. No fim tu tem que saber o que que tá acontecendo. Tu tem que saber, tipo,
pô, essa fonte de tráfego aqui, o YouTube, que é uma fonte de tráfego ultra problemática, curiosamente agora ela tá e aprovando anúncio e o pessoal tá escalando. Cara, tem que dar al então, porque o tráfego lá é muito premium, tráfego muito bom. >> Sim. >> Então, tu saber isso, e não só saber isso, mas saber isso rápido, eu acho que isso é muito importante, sabe? Eu acho que esse é um dos melhores investimentos que as pessoas poderiam fazer. >> É, eu acho que ainda como uma função nova, pouquíssimas operações tem, eh, ainda vai um tempo,
porque tem coisas, tipo, por exemplo, a gente tá, já tem um tempo que ele tá trabalhando pra gente fazer um spy nativo, então ter perfis Específicos que recebem anúncios dos Estados Unidos no Facebook, Spy Nativo no Google, entendeu? E aí tem esse tempo para saber qual que é o proxy ideal, o IP, qual o tipo de perfil que a gente tem que comprar. Aí a questão dos relatórios, qual é a frequência que esses relatórios têm que vir, com quais informações, qual é a análise que você tem que me fazer dos dados, por que que isso
é uma boa informação? Porque me trazer um montante de informação, cara, Não, entendeu? Você tem que me trazer e justificar. Mas quando você tem você tem esse embasamento de tipo assim, qual é a finalidade dessa função e tem uma pessoa disposta a entender, tipo, ó, a gente vai fazer coisas erradas, é uma função nova, mas vamos aliando, vai dar certo, entende? Então, tipo, talvez ainda não tenha sido meu Deus, um diferencial, mas eu acredito que possa vir assim, porque a partir do momento só de a pessoa eh Trazer informação que não te faça ir na
direção errada, ela já te devolveu dinheiro e tempo, entendeu? >> Uhum. >> Que é muita coisa. >> Bastante, mano. Sem dúvida. E cara, além desse negócio do Spy, tá, eh, que tu tem, como que tu organizou a tua operação em como um todo assim, quais são os setores, como é que funciona, >> tá? A gente tem setor de COP, aí o Tráfego é por fonte, né? tipo Native, eh, Google, Facebook, TikTok, eh, tem o audiovisual e, vamos dizer assim, administrativo. Lá no gerer a gente coloca administrativo, tá? >> Uhum. >> São, seriam esses setores. Mas
o que eu acho que é um, talvez um diferencial é que tem e modelos de negócio em cada fonte de tráfego, entendeu? >> Como assim? Então, por exemplo, neste momento Google e Native, a gente só roda Nutra, TikTok, Facebook, info. Hum. >> Entendeu? E e eu não sei se as se as outras operações fazem dessa dessa maneira, entende? >> Por que que tu que tu faz isso? >> Porque assim, eh, eu não lembra que a minha função é fazer a empresa da lucro. >> Uhum. E pra empresa dar lucro, eu preciso de um montante de
dinheiro. Uma forma de eu fazer esse montante, primeiro ele sai do zero para um, um é lucro e depois ele cada dá cada vez mais Lucro, é, eu também entender o que pode não dar tanto prejuízo, vamos dizer assim. E até te falei no almoço, o Facebook, nutra, no Facebook, a gente nunca conseguiu acertar, cara. Mesmo com experiência, mesmo com gestor muito brabo, mesmo com informação, já fizemos call com muita gente do mercado, muita operação e por algum motivo a gente não conseguiu acertar a mão, entendeu? E aí eu e o Márcio falou: "Pô, cara,
vamos parar com Nutra no Facebook, vamos fazer O que a gente que a gente faz e dar dinheiro aqui, porque aí já é menos de, por exemplo, eh, fevereiro, acho que fevereiro deu 100K negativo de Facebook, car, >> só que as outras fontes tancaram, né? Só que se não tivesse dado esse 100k negativo, teria dado mais 100K positivo. >> Uhum. >> Entendeu? >> Sim. Seria melhor, né? >> E é, então você entende que, tipo, não é Só uma fonte lucrar, é as outras fontes não comer margem dessa dessa fonte ali, entendeu? E aí, como a
gente, tipo assim, para que esse ego, para que ficar insistindo nisso? É óbvio que talvez a gente volte a rodar Facebook, mas tem que ter um pouco mais de embasamento pra gente tomar essa decisão novamente, entendeu? Uhum. >> Então aí Facebook ficou info, TikTok por conta de uma disponibilidade de ativo, a gente optou por rodar info, porque a Gente já tinha o funil certo, tava fazendo dinheiro com aquilo ali. E aí por disponibilidade de ativo, a gente decidiu info. Native, eu eu acredito muito que só funciona nutra, no caso. E Google também por disponibilidade de
ativo e por eh valor que você ganha quando você acerta. Também coloquei nutra. >> Uhum. Até porque o prejuízo do Google, ele não é o prejuízo do Facebook, porque o o Facebook você, como eu tava te Falando, né, que tem fonte de conversão e fonte de contingência. A fonte de conversão, você vai testar muita coisa, mas todo teste que você erre prejuízo, então você vai conseguir ter, cara, Facebook, você vai conseguir rodar tuas coisas, só que conforme elas não vão validando, você vai acumulando prejuízo, >> vai tomando ali. >> Já o Google, como é uma
fonte de Contingência, não é uma questão de você acertar ou não, é de você conseguir rodar o que tá certo, vamos dizer assim. Basicamente o teu prejuízo ele é muito controlado, entendeu? é o aquecimentinho da conta, é a equipe, é o proxy, os domínios, são umas coisas muito controladas, só que quando paga, paga muito bem. Então rodar nutra, para mim no no Google é muito tranquilo, entendeu? >> Uhum. >> Porque o prejuízo primeiro é controlado. Então naquele princípio lá de não comer margem, tá tá tá controlado, mas quando ele acerta ele vem muito forte, entende?
Muito muito forte. >> Tá, pera aí. E no Google, então hoje tu roda Nutra. >> Nutra. >> Ah. Ah, tá. E daí? Info é Facebook, TikTok. >> Isso. >> Ah, tá, entendi. Interessante, mano. Então, tu acredita que o Google ele é uma rede de contingência? Já o Facebook é uma rede de conversão. >> Sim. >> Então, o que que é uma rede de contingência? Pelo que eu entendi, o tráfego tem muita qualidade e o que tu colocar ali tende a vender mais fácil, só que cai muito. Então tu tem que estar sempre ali brigando ali
com a plataforma. E o desafio principal é tu Conseguir rodar. Por outro lado, no Facebook não, tu vai rodar, só que nem tudo vai validar. Na verdade, a mai a grande maioria não vai validar. E aí o que tu precisa fazer é pegar e sair testando um monte de coisa. É isso aí. >> Sim, entendi. >> E você entende que por que é uma briga de conversão, né? porque todo mundo vai conseguir anunciar, >> então sua conversão tem que ser maior Mesmo. >> Hum. É verdade. É fato. É, faz sentido. Mas tu ainda testa no
Google, né? Ainda ainda, apesar de ser conversão, aliás, apesar de ser uma uma fonte de contingência, ainda tem um pouco de teste de criativo ali, fal? >> Não, com certeza tem. Só que ele é muito mais assertivo porque eu entendo eh com base em spy conversas e a natureza do Google mais ou menos onde é o limite é que meus concorrentes vão conseguir ir Em edição, em COP, em tipo assim, as regras do do Google, elas são mais e marcadas assim, então meus concorrentes não vão conseguir muito além daquilo para rodar. >> Então a nossa
vai ficar meio pau a pau ali, entende? Então, na às vezes, sei lá, eh, quando a gente escalar, não é que o nosso funil, nosso criativo, nosso VCL é melhor do que os outros, é que talvez o meu ativo no dia foi melhor do que os outros, as contingências dos Outros caíram, não estavam tão bem e a gente deu a sorte de est posicionando um funil naquele dia, entendeu? >> Uhum. >> Então, tem sim teste de criativo, etc., mas eu acho que é um pouco mais assertivo justamente porque tem menos disponibilidade de gente anunciando na
fonte, sabe? >> Uhum. Tá. E mano, e tu falou, né, que em cada fonte meio que tem o seu modelo de negócio ali. Então, pô, Facebook e TikTok tu roda info, Native e Google, tu roda Nutra, tá? Tu falou que tinha cinco fontes de tráfego, mano. Aqui tu falou quatro. Qual que qual que é a quinta? >> Agora a gente começou com Out Brain. >> Ah, então é tabula e Out Brain. >> É, mas Outbrain começou agora, então não tenho nem >> tem mais uma porrada de fonte de Nate, tá? Testei alguns, mas também >>
é, tem o Rev, tem gente lá o MD ID, >> o MD a gente testou, cara, >> deu ruim, >> desgraça. É, eles são uma rede mais sujinha, né? Acho que a mais prum delas >> menor e tal, enfim. >> Uhum. Mas, mano, eh, entendi, tá, essa parte aqui do do da das fontes de tráfego diferente. Mas então o teu time de COP, a princípio, né, ele vai ter então duas esteiras. Vai ter uma esteira de criação de produto de de ativos para Nutra. >> Uhum. >> E uma para info. >> Sim. >> Correto. >>
Sim. >> Tem quantas pessoas ali no time de COP? >> Três COPs. >> Três Cops. E daí vocês ficam como é que funciona ali? Tem tem meta de produção de VSL semanal? >> Não, porque de tipo assim eh eu vejo principalmente se você parar para pensar Em todos os podcasts que você gravou aqui, muita gente fala de Facebook, certo? Tipo, a grande maioria vem aqui para falar de Facebook. >> Só que o Facebook ele demanda uma quantidade de produção muito diferente das outras, porque a briga de conversão. >> Hum. Então você tem que eh, cara,
eu acho que no podcast de Google, o Denis ou Lucas falaram que VSLs que deram prejuízos ou Até empataram no Facebook, eles escalaram no Google. >> É, escalam no Google. Aham. Falaram sim, eu lembro disso. >> Então, se uma se as ofertas são mais fáceis de escalar nessa nessas fontes, você não precisa ficar trocando oferta toda hora. Você não precisa ficar fazendo oferta toda hora, fazendo criativo toda hora. Os meus criativos de Google, cara, eles são muito simples. Na verdade, o o meu time de Google, ele não Comporta a capacidade que a gente tem de
criar, fazer criativo, entende? Porque ele não vai conseguir testar tempo, vai ficar só lá nas esteiras de criativo, só vai ficar um monte de criativo lá para para teste e não vai acontecer. >> Uhum. >> Então essa questão de produção, ela depende muito de qual fonte que é que é, vamos dizer assim, a que mais exige da sua empresa, entende? Então essa também é uma decisão estratégica. Às vezes se Você posiciona sua empresa mais num Google, num TikTok da vida, você vai precisar de menos editores e de menos copywriter, porque as fontes não demandam isso,
entende? Que interessante, mano. >> E tem e também tem uma outra coisa que às vezes, principalmente por conta do Facebook de novo, porque eu acho que isso é importante as pessoas entenderem, como o Facebook é briga de conversão, tua oferta vai saturar lá muito mais Rápida. Tipo, tem uma oferta que a gente tá rodando no TikTok que a gente começou testando no Facebook. Eu tava em Nova York, acho que foi primeiro mês, meu primeiro mês Nova York. Tá escalando aquele resultado que eu te mostrei ontem, foi com o mesmo VSL. Então, tipo, tem uns 4
ou 5 meses, >> car. >> Por quê? Porque a fonte permite isso, porque é uma, tipo, na fonte é uma novidade, entende? Eu poderia fazer isso Em uma em um Google da vida. Tem ofertas que a gente roda por mais, tipo, por um, dois meses no Google, porque lá briga diferente, entende? Uhum. >> Então, essa questão de volume de produção depende muito da fonte de tráfego. Então, tipo, eu tenho cinco editores na empresa, tem muitas vezes que eles estão ociosos, entende? Porque também não adianta produzir, produzir, produzir e não tem onde colocar aquilo dali, Entende?
Então o que eu eu preciso é que quando eles produzirem tenham um primor, tenham uma assertividade, quando vim demanda, que seja entregue o mais rápido possível. Tipo, a tarefa do de todos ali, né, mas do audiovisual especificamente, não é ficar ocupado, cara, é entregar as demandas com qualidade o mais rápido possível. Se vocês fazerem todos os criativos hoje e o resto da semana ficarem parado, tanto faz, entendeu? A função de vocês é Entregar o que que foi pedir para ser entregado o mais rápido possível, só isso. >> Entende? Então, nessa questão de quantidade, vai depender
muito de onde a sua a sua empresa tá mais posicionada. E como eu te falei, como a gente não acertava nutra ali no Facebook, começou a reduzir essa demanda de muitos criativos que é que o Facebook exige, né? >> Entendi. Entendi. >> É interessante, cara. Tem muita gente que não aceita eh ineficiência na empresa e daí ele quer que todo mundo opere em capacidade alta ali. Só que nem sempre isso é produtivo, né, para pra empresa de fato. Tu meio que otimiza ali a produção do funcionário, mas não é não é não vai gerar resultado.
Mas será que é, eu acho que não é uma produtividade, tipo assim, mas eu tive um, eu trabalhei numa oficina mecânica, assim, eu tinha um, >> é, mano, >> é, se odiava aquele cara, mas eh ele não conseguia ver ninguém parado, eu era auxiliar de estoque assim, tipo, trabalhava tudo sujo assim, tipo, eu odiava aquele trabalho, mas ele, tipo, sei lá, se ele visse você, não, você fez tudo, tipo, absolutamente tudo, você, você não podia sentar. Essa era que o que que quando você chegou assim, ó, o tal pessoa não pode te ver escorado, que
senão ver ele vai brigar Com você. Por quê? Porque ele tinha uma mentalidade que o colaborador dele não não é não importa se ele fez as coisas todas certa, etc., ele tem que estar em movimento, ele tem que tá fazendo. Mas, tipo, isso é um pensamento tão pobre, entendeu? É >> tipo, cara, no fim eu, se você vai fazer essa coisa em 10 horas, em uma ou em uma, eu ia falar que pouco importa, mas na verdade eu prefiro que você faça em uma, porque se você é editor, se você me Entrega isso em uma
hora, já tá com o meu time de tráfego, a gente já tá comprando tráfego, daqui a pouco a gente já tá analisando os dados. >> Sim. >> Então, se você vai ficar sem fazer nada o resto do dia, tanto faz para mim, entendeu? >> Uhum. Verdade. E, mano, eh, o, o, o teu time de Copa, então ele como funciona? Tipo, eles produzem muito mais criativo do que VSL, pelo que eu entendi. >> Sim, muito mais muito mais criativo. >> E daí eles são bem focados então em Facebook e TikTok, que são as redes de conversão
que >> é menos menos depende que eu nem falei, depende do momento, né, do Facebook ali, etc. >> Tipo, cara, Facebook é às vezes é meio caótico, mas enfim. >> Uhum. Eh, é mais Facebook, TikTok, até porque, como te falei, o Google ele tem menos velocidade pra gente conseguir Testar criativo, principalmente que você tem que dias ali, três dias, quando você consegue rodar bem, mas no geral é mais problema de conseguir rodar do que de fato tá testando um criativo. Então eles estão mais eh >> dando suporte para o para essas outras duas fontes. Mais
uma coisa que a gente que eu fiz no Google e agora acho que ontem na verdade me trouxeram a sugestão e eu resolvi implementar também, é que acho que uns dois meses atrás eu montei Um, tipo, a gente toda segunda a gente tem uma weekly de resultado da fonte. Então, tipo, segunda eu tenho a weekly do Google e terça de TikTok, Facebook. Aí segunda tem native também. E aí, eh, em determinada segunda, a gente fez a analisou o resultado da semana, etc e tal, definiu os o que tinha que ser feito de criativo, etc. Chegou
sexta-feira e os criativos não tinham chegado lá. Cara, eu fiquei [ __ ] falei: "Cara, tem cinco editor aqui, Como que não chegou?" Por quê? Porque foi passando prioridades na frente, ah, a fonte tal lá precisa, etc. E foi passando e aquilo lá foi sendo sucateado, entendeu? E aí eu entendi que nem sempre os caras têm esse senso crítico de priorização, entendeu? Aí o que eu montei, montei um mini squad onde teria um cop responsável e um editor responsável e o gestor e o head de Google. Ou seja, ele a prioridade deles era atender o
Google. A partir do Momento que eles atenderam o Google, eles podem atender outras coisas, mas a prioridade é aqui. Aí o que que isso fez? fez com que o COP responsável de de Google ele passasse a acertar mais, não só a nível de eh vendas, mas o que aprovava lá, porque ele não tava mais, ah, eu faço criativo pro Google, aí duas horas depois eu tô fazendo criativo de TikTok, daqui a pouco eu tô fazendo criativo de Facebook, tô fazendo de um nicho agora, depois tô fazendo de outro, Não tá fazendo aquilo. E também o
editor responsável, ele, pô, ele alavancou para caramba assim, tipo assim, ele tava bem júnior, bem júnior mesmo. e depois melhorou para caramba, porque também deu esse senso de responsabilidade, tipo, esse BO é de vocês, entendeu? E aí as coisas começaram, tipo, então precisava de criativo, era quase que no mesmo dia, entende? Então isso ajudou a acelerar bastante. E determinadas situações eu vejo que dar essa fragmentada dentro da Empresa é importante, sabe? Porque à medida que você vai crescendo, vai criando muita burocracia, muita coisa que ela é necessária. A burocracia nem sempre é desnecessária, a maioria
das vezes ela é necessária pra organização, etc. Só que também vai criando muita, muito fluxo de, ah, tem que passar informação para fulano, para fulano, cara. É aqui, ó, fragmenta um pouquinho mais, que aí tem um pouco mais de velocidade e as coisas e tem também esse Esse conhecimento acumulado, entendeu? >> Uhum. Então aí também dá uma certa assertividade e aí a gente para um funil específico que a gente quer acertar agora no Facebook, ontem alocamos uma editora e um copywritter para ficar fazendo somente para esse funil ali, pra gente dar uma celeridade também nessa
nesse aspecto. E eu acho que o copywriter, principalmente ele vai ele vai melhorar bastante depois disso. É, >> é, provavelmente. Interessante, cara, Que tu citou o fato da especialização acontecer aí nesse squad. Então, quanto mais o squad trabalha junto ali, especificamente, melhor ele fica por por trabalhar junto ali, sabe? Isso só uma coisa que tu aprendeu aonde ou tu só tipo para ti é óbvio isso daí? >> Cara, óbvio não é, mas assim, ao mesmo tempo que óbvio não é meio óbvio, né? Quanto mais você faz uma coisa, você tende a ficar melhor sobre isso.
Só que uma coisa que eu até dei, tipo, que nem Falei, a ideia de fazer isso lá no Google foi minha, deu muito certo. Aí a sugestão de aplicar isso nesse funil específico foi do meu copif. E aí uma orientação que eu dei para ele e é que assim, quando você lida com muita gente, você começa a a pegar algumas coisas que às vezes não são tão óbvio assim. tem as questões da função. Eu posso replicar um, eu posso replicar um squad com as mesmas funções. Então, vou pegar um editor, um Copy e um gestor
de tráfego. Mas por mais que sejam as mesmas funções, não são as mesmas pessoas. Então, talvez nesse squad aqui eu precise de alguém eh revisando o que tá sendo feito, sendo que no outro talvez não. Eu eu fiz associação esses tempos, deu até falei pro Mar, ele falou: "Cara, isso faz sentido". que eu falo assim, cara, é como se eu fosse um jogador, um treinador de futebol todo, mas é real, tipo assim, ó, todo treinador de Futebol, ele tem um goleiro, tem laterais, atacantes, etc. Mas nem todos os times t o mesmo atacante. Nem todo
nem todo time tem o Neymar. Então você, qual é a tua função como gestor? Não é ficar batendo no que deveria ser, você tem que ajustar o que é. Então, tipo, que nem o Antielot quando ganhou a última Champions League, ele jogou com um zagueiro improvisado. Por quê? porque ele tinha que entregar o resultado de ganhar aquele negócio, independente se Ele tinha um zagueiro de origem ou não, entende? Então, eu acho que às vezes as pessoas, principalmente quem é menos madura de gestão, não entende que não é contratar um editor, contratar um copywritter. Você tem
que entender se aquele editor, daquele copywriter, ele vai suprir a necessidade que você que você tem. E se ele não suprir, o que que ele precisa para fazer aquilo? Porque às vezes ele não tem experiência, ele não tem o comportamento necessário. Então Não é só trocar um por outro e tá tudo certo, entendeu? Ou ah, vou replicar esse esse essa esse squad que o Guilherme falou no podcast. Cara, você tem as pessoas necessárias ou talvez você precise criar marcos para daí essas pessoas chegarem nesse resultado e poderem eh operar sozinhas, entende? >> Sim, sim. É,
sem dúvida, mano. A a qualidade de quem tá operando importa para [ __ ] e certas pessoas vão vão se dar bem em Certas ocasiões. E no teu caso daí essa habilidade específica que tu mapeou que tu precisa, é uma coisa que tu já pega lá na contratação ou é uma coisa que tu vai treinar na pessoa uma vez que ela entra na tua empresa? Como que tu que tu garante aí que, tipo, ah, eu tenho o jogador certo aqui? Eh, acho que depende assim, eh, tem função, tem funções que obviamente, ah, preciso de um
copy plan, eu sei mais ou menos o que esperar dele, Mas assim, eu gosto de estar atento ao que eu tenho ali na no meu plantel, falando de falando de futebol, que que eu tenho? Pô, tem uma função, >> plantel >> é que normalmente elenco, plantel, el plantel e elenco, >> elenco. Pô, tu é muito boleiro, mano. Joga bola? >> Já joguei, mas agora não jogo mais. Sou muito grande, né? Elenco, eu sei, plantel, nunca tinha escutado, >> tá? Enfim, então lá no teu elenco, pô, será que eu preciso contratar alguém de fora ou ter
alguém para realizar aquela função? Entendeu? >> Então, tipo assim, eu acho que >> é um é um erro que talvez empresas grandes às vezes pode eh ter de sempre querer contratar alguém, sabe? Ah, tipo, ah, precisa alguém fazer essa função. Ah, vamos contratar alguém. Cara, às Vezes você tem alguém que uma pessoa que possa fazer essa função na sua empresa e não é questão só de economia, de dinheiro, é de complexidade, porque toda pessoa é uma complexidade por si só. Então, toda vez que você coloca eh uma nova pessoa numa equação ali, já é um
monte de coisa que pode acontecer, é uma comunicação que pode fluir errado, etc., entende? Então, às vezes eu penso, ah, preciso eh nesse momento, a operação precisa que alguém faça essa função, tá? Deixa eu ver quem aqui pode realizar. Ah, ninguém aqui pode realizar. Será que eu consigo ensinar alguém no tempo que eu preciso? Não, preciso de muita coisa de histórico. Ah, então vou buscar, vou buscar fora ou não, cara. Ó, preciso que você faça isso, você consegue fazer isso. Só que daí não é só parte técnica, é comportamental também, sabe? >> Uhum. que eu
acho que às vezes, princialmente quem é menos mais novo nesse nessa parte de gestão e não Entende que o comportamental muda muito. Assim, às vezes o cara consegue realizar a função, mas ele não consegue tomar as decisões, ele não consegue, ele só consegue ser reativo e não ativo. Então ele só consegue eh realizar aquilo que você falar que ele tem para realizar, mas ele não consegue ser desenrolado o suficiente para falar aqui tá errado, aqui tá certo, vamos ser organizado dessa maneira, daquela maneira, entendeu? Então, respondendo a sua Pergunta depende, depende da função que eu
preciso, para quando eu preciso, como eu preciso, o que que eu tenho lá no meu elenco. >> Sim, entendeu? Cara, eu eu quero falar um pouco mais sobre o setor de cópia aqui, tá? E enfim, eu quero explorar um pouco mais ali como que funciona, tipo, ah, se tem meta, eh, comissionamento, características que tu acha boa, tá? em copyright. Eu quero falar de tudo isso. Só que antes, mano, uma coisa que me Chamou atenção e aí de novo a gente vai abrir uma tangente, é que eu tô achando, tá? Eu tô percebendo aqui nessa conversa
contigo que não só tu, acho que até por causa das viagens, cara, pelo fato de tu ser muito tipo, ah, tu vai, tu volta, não sei o quê, tu tu resolve as coisas, eu acho que isso meio que acaba transbordando um pouco pra tua empresa. E eu acho que tu, de todas as pessoas que sentaram aqui, tá, eu acho que tu Tens a empresa mais flexível, então onde tá dando o problema, tu aloca as pessoas para lá. E uma vez que para de dar problema, tu tira e coloca em outro lugar. Então é meio que
todo mundo faz um monte de coisa, meio que parece que não tem uma rotina 100%, sabe? É meio que tipo, ó, essa fonte aqui, ela tá dando muito bom. Vamos focar para caramba nisso aqui. Essa aqui já já deu ruim, agora vai para essa aqui. Até pelo fato de de tu ter Dois tipos de ofertas diferentes, os Nutras e os infos, eu percebo que outras empresas que sentam aqui, elas são muito mais engessadas, sabe? E por exemplo, o Felipe é o o Felipe da banana aí, né, pessoal? O Felipe Ferreira que vai aparecer aí na
tela aí. Engraçado esse apelido, né? Mas eu adoro chamar ele disso. O dono do master aí, pessoal. Vai vai aparecer aí na tela os dois podcasts que eu gravei com o Felipe. Mas ele, pelo menos a última vez que eu conversei Com ele, ele me falou que ele só fazia nutra e só fazia emagrecimento. Então, olha só, mano, que tipo que especialização, tá ligado? É um nicho e um tipo de oferta. Por um lado, eh, isso aí vai ser melhor para ti para acertar mais, a princípio, eu acredito. Só que, por outro lado, uma vez
que isso der ruim, né, ele não vai ter a contência de todo o resto. Aí tu tu acha que faz sentido isso que eu falei, mano? Isso foi que que tipo que tu é uma operação Realmente mais flexível? >> Eu eu acho que sim, mas eu não acho que não é ruim bom, porque assim, ó, eh quando a tipo assim, o objetivo das duas da minha empresa e a do Felipe, é dar dinheiro, certo? Só que às vezes ele tem ativos eh não só eh de Facebook, mas de experiência, de copywritter, de qualquer coisa que
façam com que ele tenha uma segurança maior em ficar fazendo a mesma coisa vários tempos, que ele saiba, de cada 10 ofertas de emagrecimento que eu Soltar, vou validar cinco e tá tudo certo. Então vamos fazer isso. E como eu te falei, por como a, tipo assim, ó, tudo que eu te falei ali de Facebook, né, é que de certa forma que mais garante estabilidade, porque a briga de conversão. Então, se eu não tenho tanta conversão quanto a outra empresa, eu tenho que arrumar outras formas de atingir o mesmo objetivo de novo, que é dar
lucro, entende? Então, não acho que é tem o certo ou errado. Com certeza tem Benefícios em você ser uma empresa mais engessada, que é você todo mundo vai ficar mais especialista, todo mundo, o gestor vai saber quais são as métricas do nicho, o editor já sabe que pôr, que não pôr para reprovar o não criativo, qual enfim, vai ter vários benefícios, mas também se talvez se você tiver que acontecer alguma coisa, acabou o Facebook, você vai ter um pouco mais de dificuldade, mas de novo, não acho que é certo ou errado, eu só tenho que
olhar Pra minha empresa com as peças que eu tenho, com as coisas que eu tenho. e fazer aquilo funcionar. E aí quando eu olho pra minha empresa, eu eu vejo que é assim que a gente tem que operar nesse momento, entendeu? >> Uhum. >> Tipo, é, eu ten que fazer isso daqui funcionar e eu vejo que a gente consegue fazer funcionar dessa maneira, entende? >> Entendi, entendi. >> Opa, desculpa interromper o teu episódio Aqui rapidinho. Eu só queria te pedir, tá, se tu quiser me ajudar aqui no podcast, que é para tu pegar e se
inscrever aqui no canal, isso é 100% de graça, tá? Obviamente não paga nada para fazer isso. Eu tô te pedindo isso porque eu vi que 57,8% de vocês aí que estão em casa assistem o podcast, mas infelizmente não se inscrevem no canal. E aí, cara, se tu não se inscreve, o canal não cresce, o YouTube não entrega isso aqui para mais Pessoas e a gente não consegue atrair mais convidados aqui pro podcast para criar um conteúdo legal para ti. Então, cara, se tu quer me ajudar, por favor, clica aqui embaixo, tá, em se inscrever e
vamos tentar diminuir esse valor aí, vamos tentar chegar nos 50%, colocar essa meta pra gente poder crescer o canal aqui do Veturb e trazer mais conteúdo para ti, para que tu possa ganhar ainda mais dinheiro, beleza? Então, de volta pro episódio, eh, e essa Estrutura que tu tens hoje, tu acredita que ela vai escalar e tu pretende trabalhar sempre assim, de maneira mais flexível, digamos, ou tu tá fazendo, ou tu pretende fazer ou acha que é necessário talvez injeçar um pouco mais para talvez tu atingir novos níveis e de faturamento. Se bem que tu já
é bem constante, né? Eu acho que a única coisa que tu teria que aumentar seria o faturamento, né? Acho que a constância tu já dominou, eu acho, Né? >> Pelo menos, pô, tu roda VSLS há muito tempo, entendeu? >> Uhum. >> O que que tu vê assim em termos de essaura, essa estrutura flexível ela escalar? Porque no começo da operação, [ __ ] para [ __ ] Eu acho que é assim, é é a única maneira de fazer. Só que tu também não é pequeno, né, mano? Já tem 20 e poucas pessoas. Então, tem empresas
que tem 20 e poucas pessoas e Os caras são bem tipo, ah, certinho, bonitinho, sabe? tipo engessado. Aí o que que tu vê assim no futuro? Tu tá fazendo movimento para mudar alguma coisa ou tu só tá executando isso aí mesmo? Acabou? >> Cara, eu acho que o o mercado como um todo ele tá instável, assim, eh é óbvio que eu tem uma coisas que eu não vou falar aqui não, aqui posso falar em off para você, mas eu eh quando o mercado tá instável, é como assim informações de Que não precisa falar, tá? Mas
informações de de pessoas que não estão faturando. Isso daí >> é tipo isso, >> tá? E aí que, pô, de empresas grandes, etc, etc. Eh, >> tô ligado, tô ligado. >> E aí você tem que pensar, tipo assim, tá beleza, eu quero, eu Qual que é o cenário ideal? Cenário ideal você faz a mesma coisa sempre, com certa previsibilidade. Eu venho aqui no Veturb, gravo um podcast, ganho milhões de reais aqui com o meu canal, com com a minha filt, etc. Esse é o cenário ideal. Mas no cenário que não é o ideal, que tá
instável, eu tenho que entregar resultado. Então, por mais que às vezes a gente faça uns um planejamento, vem a fonte de tráfego e ferra com tudo. >> Vapo. É, >> entende? Tipo, por exemplo, a gente tava escalando muito forte como produtor em fevereiro, início de março, eh, na Verdade, de janeiro até o início de março, até dia 10 de março, fui pra pro affiliate em Dubai e tal, pegamos várias informações e tal, compartilhei umas informações lá de coisas que a gente testou que deu muito bom, pai, tava lindo, cara. O Google vem e fez uma
limpa assim, uma limpa. Então todo aquele planejamento ele é tipo ruil, ruil. Eu não, eu não posso, não. Vamos seguir o planejamento, cara. Não, ten que me Adaptar. Qual a primeira função? Minha primeira função, entregar lucro, tá? Então, ó, pessoal do Google, vocês vão fazer isso enquanto aqui e eu vou trabalhar aqui nas outras fontes com as outras pessoas e a gente vai trazer lucro para essa empresa, entendeu? E eu acho que março foi mês do, acho que o Google ainda foi o melhor mês que a gente conseguiu rodar. Quer dizer, março foi a melhor,
o Google foi a Melhor fonte de março porque ela, ela rodou 10 dias, mas aí em abril eu acho que já foi native, já foi tabula. >> Uhum. >> Mas eu comecei a rodar rodar tabula em abril. >> Uhum. >> Entendeu? Então, tipo, eu não podia seguir o planejamento pautado em Google, eu tinha que fazer outra coisa. Então, nesse momento que o mercado tá mais estável, que eh você sabe que o mercado Tá mais estável conforme, você recebe mensagem aí, como que tá as coisas? E recentemente eu recebi várias mensagens, >> é um sinal que
aquelas coisas que você achava que eram empresas grandes que você achava que era intocáveis, não é bem assim. E aí de novo, talvez nesses momentos seja mais fácil você ser uma empresa menor, mais flexível, que que tem como função fazer dinheiro, entendeu? E não fazer dinheiro numa fonte, num nicho específico. >> E aí talvez pro futuro, conforme a gente vai conseguindo, a gente vai pensando em algo mais estável ou mais sólido. Só que tem uma, eu não sei o quanto o nosso mercado permite ser estável ou sólido, entende? Eu acho que é muito difícil no
modelo de de assim mais agressivo de compra de conversão ser tão estável assim, porque você tá numa constante briga com fontes de tráfego, com gatway, com várias Outras coisas. Então você não tem uma paz para fazer aquilo ser constante por muito tempo, por mais que eu entenda que você não precisa ser constante. Às vezes é um mês de pais fazendo, comprando tráfego para um funil é o suficiente para você poder falar assim: "Vou fechar a empresa e agora não trabalho mais". Entendeu? >> Eu eu conheço gente que foi um mês, mano. >> Então é isso
que eu tô te falando, Entendeu? Então, acho que essa essa busca pela estabilidade no direct response, eu não não tô atrás disso. >> Uhum. >> Porque eu acho que é um não é isso que eu busco aqui. Aqui eu busco dinheiro, entende? >> E aí o dinheiro ele tá atrelado com >> tá nessa guerra com as fontes de tráfego e outras coisas e muita muita coisa acontecendo, entendeu? A natureza do negócio por si só ela é instável, mano. O negócio ele é assim. >> Exato. >> Eu acho que essas empresas que elas têm uma porrada
aí de funcionários, centena de funcionários, muitas vezes é porque eles são produtores e aí tem que ter toda essa estrutura aí para executar a parte de produtor. Então, pô, a parte financeira, administrativa, logística, tal, call center, char, >> a [ __ ] toda aí. >> Mas a parte de marketing, tá? Eu acho Que a a maneira correta de rodar no nosso mercado é como tu tá rodando, cara. Porque a fonte de incerteza eh maior do negócio todo é a fonte de tráfego, porque tu não sabe o que que os caras vão fazer. Pode ser que
do dia paraa noite uma fonte surte e passe a régua em geral, como já aconteceu inúmeras vezes. Eu lembro que em 2018, em março de 2018, lá no Facebook, Facebook destruiu o mercado naquele naquele mês. O que salvou a gente foi Que a gente começou, o meu meu software, né, o André como pelo fato dele ser um gênio, uma das pessoas mais inteligentes que eu conheço, ele desbloqueou lá o Tabula sozinho, tá? só foi aprendendo lá, conversando, acho que baixou uns cursos na internet, sei lá. E daí a gente, daí foi aquela época lá que
eu falei que a gente virou top anunciante do de Native no Brasil no Outbrain, no caso, Tabula, né, era bom também, mas Outb era o principal. E então, por causa Disso, dessa grande certeza da fonte de tráfego, eu acho que o correto é a gente realmente ser flexível. E e cara, e se eu fosse dizer assim, uma um, eu acho que ser flexível é a forma de ser constante, porque daí tu consegue ter várias várias fontes de tráfego ali e tal, tu escala elas todas ou às vezes quando uma deixa de escalar, a outra escala.
É realmente uma contingência de fonte de tráfego. E hoje, cara, eh tem empresas assim que, tipo, tem 35 Pessoas, 40, sabe? E os caras faturam aí 20 milhões por mês, 15 milhões, às vezes R milhões deais por mês. Eu tenho afiliados russos que rodam no Veturb, né? Daí eles pegam, basicamente eles hospedam o VSL no Veturb e e são afiliados. Aí volta e meia eles estão, eu conecto eles com algum brasileiro, alguma coisa. E aí eles eh, cara, a operação deles é bem chuta, mas é basicamente isso que tu falou da da flexibilidade Alta. E
como eles não têm toda a parte de logística lá, todo o resto, eles eles conseguem manter essa flexibilidade, sabe? Então eu acho que a maneira correta de operar seria essa maneira aí. Só que é uma maneira que é meio difícil de escalar. Tu não conseguiria talvez ter 100 pessoas que operam de forma flexível, sabe? Seria difícil tu conseguir alocar esses recursos. Mas, pô, umas 20, 15 pessoas ali, sabe? Bem >> cada um na sua área ali, focadinhas ali. Eu acho que a gente consegue organizar tudo. Eu acho que a gente consegue faturar muita grana. fazendo
isso daí, só que seria no modelo daí de afiliado para ter isso, porque se a gente adicionar todo o resto, né, que o produtor vai ter, daí, mano, daí sei lá, vai para 60, 70 pessoas, talvez, se tu, se tu quiser fazer tudo, né, recuperação, calcent [ __ ] toda ali que tem que fazer >> e com margens cada vez mais apertado, Você não é querer, né? Você tem que fazer isso. >> É. E, então, exatamente, >> porque aí você entra naquela conta, tipo assim, será que compensa eu ser produtor para para no final ser
esse o pagamento ou seu afiliado? E tem até uma resposta que eu dei esses eh esses dias para alguém que me perguntou. Falei: "Cara, você não pode olhar só pelo dinheiro que você acha que não tá ganhando, também tem o tempo, porque como produtor você Vai alocar teu tempo em muito problema e muita também falta de paz de espírito que vai vir charge e reembolso muito alto aí >> e e tem muito problema envolvido, entende? Então, talvez faça, às vezes faça mais sentido você eh ter um pouco menos de ego, trabalha como afiliado, faz o
dinheiro ali, que você sabe exatamente quanto você lucrou no dia, não tem desconto de nada, só depois o imposto que você vai pagar. Mas isso já É uma coisa que você já consegue eh projetar, você sabe, é, já põe na conta, >> põ na conta. Uhum. >> Então, eu acho que é um modelo mais tranquilo, não? Eu vejo que esse essa questão que você falou ali de ah empresas menores serem mais flexíveis, eu acho que isso é a natureza de todo tipo de empresa. Vai ter vai ter um modelo de gestão para empresas com 25,
30 pessoas, vai ter outro modelo com 50, outro modelo com 100, outro modelo com 1000 pessoas. Uhum. >> Você sempre vai ter que evoluir como empresário, como gestor, à medida que a tua empresa crescer, porque de novo a complexidade aumenta. Cada uma pessoa a mais é mais um canal de comunicação, é mais uma pessoa infeliz ou feliz no trabalho, é mais uma pessoa sem entender alguma coisa ou às vezes pedindo informação pra outra pessoa que trabalha, que aloca o trabalho dela também, o tempo do trabalho dela também. >> Uhum. né? Então acho que eu tenho
muito, eu tomo muito cuidado com essa questão de, tipo assim, não é só de ter dinheiro para contratar, porque isso a gente tem, mas cara, faz sentido alocar essas pessoas aqui ou às vezes menos é mais fazer menos funis ou menos fonte de tráfego? É, será que é faz mais sentido nesse momento? Entendeu? >> Então eu acho que é é ter esse esse senso crítico. É um problema que eu tenho que que atacar agora ou não? >> Uhum. >> Sabe? Mas não é questão de não é questão de preguiça ou ou falta de inteligência para
fazer a parada. É mais de momento mesmo, de entender se se faz sentido naquele momento, se não faz sentido, sabe? >> Uhum. Sim. >> Basicamente isso, mano. Então, eh, no time de copywriting, eh, eles são comissionados hoje? >> Sim. >> É. E como é que funciona essa parte de de comissão? Tá? Eh, o COPTIF ele recebe sobre um resultado da operação, porque ele tem impacto em toda a operação. >> Uhum. Então, eh, não só a nível de aprovar ou reprovar ideias de copywriter, eh, pleno ali, como também trazer informações, validar das coisas mais mastigadas para
mim, vamos dizer assim, para eu tomar decisões em cima Disso. Então, ele recebe sobre a operação como um todo. >> E já os copywritter, copywritter que não é o copif, ele recebe sobre o funil dele. >> Hum. Só que aí eu tenho o copywriter, no caso, eu acho que aí depois a gente pode entrar nisso, mas ele recebe sobre a lucratividade do funil, começando sobre a lucratividade acima de um retorno mínimo, entende? Porque assim, às vezes, vamos supor, funil lucrou R$ 1.000, Cara, eu tenho um [ __ ] custo de folha, de monte de coisa.
Então o funil ele tem que dar um lucro mínimo e ele e o copywritter ele tem que ser responsável pelo reembolso charge back, principalmente falando de infoproduto, tá? >> Ah, é >> porque senão ele vai, ele pode agressivar até o talo. Aí eu tenho lá 50, 60% de reembolso. >> Tem, então é é um artifício para ele Entender que é responsabilidade também dele, o reinbow charge back, entendeu? Tipo, eu não acho que é algo bem justo, na verdade, porque daí eu ajudo ele a dosar a mão na hora de descrever a promessa, entendeu? Porque não
adianta a gente faturar 100 milhões e reembolsar 99 milhões, entendeu? >> Sem dúvida. Óbvio que tô indo nos extremos, mas então aí o o copywriter ele é Ele é comissionado com base nesse nessa porcentagem do lucro líquido a partir de um lucro mínimo mínimo. E já o gestor de tráfego, por exemplo, ele é comissionado com base num roas mínimo e num faturamento mínimo, que daí eu já consigo ter uma previsibilidade de quanto eu vou lucrar. Tipo, ah, eu sei que se eu faturar 1 milhão com r de dois, quanto que disso vai sobrar a depender
do modelo de negócio. Aí eu tenho, eu fiz eh comissões a não, Comissões, é comissões e ruas mínimo e faturamento mínimo a depender do modelo de negócio, entendeu? Como a gente faz, como eu te falei que às vezes a gente tá rodando nutra, às vezes a gente tá rodando info, eu pego e falo assim, ó, não, para info, o teu faturamento mínimo é esse e o teu ras mínimo é esse para para nutra isso que daí fica mais justo também, sabe? >> Uhum. >> E também a gente eh tem uma uma questão Que para gestor,
eu coloco, como posso te explicar? Eh, como ele vai ele vai conseguindo desbloquear mais comissão, entendeu? Então, de sei lá, até 500.000 1000 você recebe essa porcentagem de 500 a 750 você recebe essa e tal. >> A comissão escalonada ali >> é progressiva, >> progressiva. >> Uma uma comissão progressiva, obviamente respeitando o Ross. Ele tem que sempre Respeitar o Ross porque senão ele também vai querer escalar demais e vai comer margem demais, entendeu? >> É, vai ferrar ali o roso ali. >> É, então a gente, eu faço dessa, dessa maneira. É óbvio que às vezes
a gente tem abre exceções, principalmente tipo em fevereiro, meu R de Google e tava no último dia de fevereiro, acho que foi dia 28, né? Último dia, ele eu tava lá em Dubai, ele me ligou, falou: "Gui, a Gente tá com acho que o Rose mínimo era dois na época como produtor e ele falou: "Tá em dois, posso escalar e se der ruim eu fico com a comissão". Falei: "Não, pode escalar". Aí ele escalou aquele, tipo, ele não queria perder, mas ele falou: "Cara, a gente pode". E eu falei: "Não, eu sabia que que daria
para fazer ali que se, sei lá, com a spa 1.9 não ia ser o fim do mundo, entendeu? >> Uhum. >> Então a gente tem essa essa esse jogo de Cintura, vamos dizer assim, sabe? >> Uhum. Entendi. Eu acho que é importante ter, mano, principalmente pela própria natureza do da flexibilidade da operação como um todo. Eh, cara, tu eu não sei se tu consegue passar, mano, mas a minha meu trabalho aqui é perguntar, tá ligado? Aí se tu não quiser falar, tu não fala, mas eu vou perguntar. >> Sim, sim. Mas tu consegue passar pro
pessoal de casa eh números específicos disso, tipo, ah, ele vai ganhar 1% Da margem de contribuição, uma vez que a margem é superior a, sei lá, tipo R$ 10.000, sabe? >> Eu posso pegar o meu SAR que da Cons? >> Claro, pô. Fica à vontade. >> Deixa eu ver. Eh, meu o meu RAS mínimo como infoprodutor é 1.7. >> Uhum. >> Tá. Mas isso até tem que rever nesse caso, porque dependendo da da fonte do getway que você utiliza, você tem mais reembolso, mais charge back, >> determin determinados getways tem taxa de charge back, então,
tipo, além de você ter que reembolsar o valor do cliente ainda, você paga por ter reembolsado, >> [ __ ] >> que é uma facadinha. E aí isso obviamente tem que ser calculado no Roas, tá? Porque de novo, né, é também responsabilidade ali do do copywriter, eh, o Ras, o reembolso charge back, na Minha concepção. >> Uhum. >> Aí a gente passa a comissionar a partir de do no infopruto de 300.000 faturado, a gente já passa a comissionar. E aí, ah, acima desse faturamento e acima desse desse RAS criativos é 1%. E no VSL e
funil como um todo, que eu comissiono não só o o front, mas também os upséis, 2%, podendo chegar a 3% e voltando ali nos anúncios de 1% a 2%. Então se o copywritter normalmente a gente joga assim, ele cuida de um funil só, ele pode conseguir até 5%. >> [ __ ] >> É, >> no caso ele ele faz >> do lucro daí, né? >> Ah, tá. Isso, essas porcentagens daqui são do lucro. >> Isso, essas porcentagens daí são do lucro. Uhum. >> Porque de novo, porque eu acredito que é Mais justo >> ah, >>
com a operação também, entendeu? >> Uhum. >> Mas no caso, então, um copywritter só que ele cuida de um produto, ele vai fazer anúncio e VSL, ele faz a [ __ ] toda. Ou tu >> dependendo da situação, sim. Tipo, >> é, tá, deixa eu. É, tá, depende da dependendo da situação, sim, eu prefiro que seja dessa maneira, até porque como A gente não testa tanta tanta VCL, tanto criativo assim, tem uma rotatividade menor por, principalmente por conta de fontes de tráfego ali, eu prefiro deixar esse cara muito bom no funil dele do que coloc
alocar ele para outro lugar, mas é uma situação >> é de momento, entende? Depende do momento, depende da fonte de tráfego, etc. Mas no geral, tipo esse funil ali que eu te falei que a gente tá rodando já tem, cara, já tem uns 4 meses, [ __ ] Bastante tempo. 4 meses. >> Esse dia info aí >> é >> é o mesmo copywritter, entendeu? Mesmo copywritter que faz todas as demandas, tanto Facebook quanto TikTok. >> E às vezes às vezes ele consegue reutilizar o trabalho dele nas duas fontes, cara. Mas todas as demandas e todos
os ativos, ele faz VSL e criativo também. >> É porque ele fez a VSL, certo? Aí já >> faz saquei. >> E aí ele fez os criativos. Aí a VSL validou. A gente tá rodando. Ele já continua a retroalimentando aquele funil, aquele aquele funil. >> Só que lembra que eu te falei que ele não tem que ficar fazendo criativo toda hora pro pro funil porque tem menos demanda que um Facebook da vida. >> Ele consegue trabalhar em um outro VSL em paralelo, entende? E às vezes, eh, não adianta, é que nem a gente tava Falando
sobre, eh, frequência, né, de entregas, metas e etc. Cara, também não adianta o cara às vezes, eh, fazer vários VSLs, várias cópias, se o meu meu audiovisual não consegue suportar, se eu não tenho ativo suficiente de tráfego para suportar aquelas demandas do cara, entendeu? Uhum. >> Então tem que ter às vezes um pouco mais de consciência para entender que às vezes o mais correto a fazer é não ter uma meta. É simplesmente, cara, faz isso O mais rápido possível e ah, beleza, tá tudo certo aqui, cara. Já vai trabalhando em outro VSL, porque tem muito
essa essa questão de da fonte de tráfego, entende? Por exemplo, eh, alguma, acho que duas semanas atrás a gente teve um problema que era, como que é o nome da? É um problema no Facebook que volta o perfil pro dono. É. >> Ah, esqueci qual que é essa, mas tô ligado. >> Enfim, >> sei. >> E cara, a gente perdeu várias contas e aí esse mesmo copywritter que fez esse funil, fez esse dali. E, cara, passou, tipo, a gente passou duas semanas tendo o mesmo problema, não conseguindo testar o funil do cara, entendeu? >> Uhum.
Então, faria sentido eu falar para ele trabalhar num outro VSL, sendo que eu não tô conseguindo nem testar esse por problemas que é externos a ele, né? O problema de fonte de tráfego que a gente tem que tem que sanar. E esse essa coisa do problema na fonte de tráfego é o normal, não é tipo, ah, esporádico, ah, deu uma vez problema, cara. Às vezes pode ser Facebook, às vezes pode ser o Google, mas o problema ele vai est acontecendo. Na verdade, a natureza do nosso negócio é estar lidando com esse problema, entendeu? Então a
gente lida muito dessa maneira, tipo assim, qual o o que que a empresa tá pedindo, Entendeu? tá pedindo novos VSLs, novos criativos, às vezes alocar um VSL em outro lugar, às vezes não é fazer um novo VSL, tipo esse VSL ele ele tava ele deu rosto no Facebook, mas muito apertado, assim, tipo o gestor da época, ele tinha que fazer uma engenharia tremenda assim, ser aquele maluco de planilha assim no bom sentido, para fazer aquilo ser lucrativo, entendeu? No Facebook, >> já no TikTok, cara, não, entendeu? Então, às vezes é só você realocar um funil
para outro lugar. Você não precisa de um funil novo, às vezes só precisa jogar ele em outro lugar. Da mesma forma que o pessoal do YouTube aquela vez falou: "Cara, às vezes não funciona no Facebook, vou jogar por YouTube". >> E aí você revive, revive, no caso, aquela, aquele funil, né? >> Uhum. Uhum. >> E cara, quando tu diz que tu vai analisar a demanda da empresa e Direcionar o que fazer, >> agora eu bati. Relaxa, mano. Mano, pode quebrar isso aí que a gente paga, pô. Tá tranquilo. Não, >> o problema é atrapalhar o
podcast, >> não tá de boa. Eh, a gente vai analisar o que tá acontecendo, quais são os resultados que a gente tá tendo e a gente vai tomar uma decisão para, né, obviamente, tentar potencializar esses resultados. >> Sim. >> Quando tu fala assim para um copywriter, não, cara, já vai trabalhando aqui num num VSL. Tu geralmente faz um VSL para uma oferta que já existe, ou tu ou um novo VSL significa ser uma nova oferta também? >> O que seria esse novo oferta? Tipo novo completamente. >> Novo info, por exemplo. Novo info produto de sei
lá, tá outro nome, outro produto. >> Tá tipo assim, eu vou eu vou te falar o que a gente faz que da acho que responde sua pergunta. Por exemplo, esse esse funil específico, basicamente a gente viu que tava sendo escalado no nicho, pegou um mecanismo que é diferente, mas a ideia era igual, só que o nosso mecanismo tinha mais novidade, vamos dizer assim, entende? Mas aí eu nem sei, eu nem sei o quanto eu posso falar que aquilo é diferente, mas é como é o mecanismo, a partir o a partir Do momento que o mecanismo
é diferente, parece que tudo é diferente. >> Uhum. Mas vamos dizer assim, dar cópia no todo. É óbvio que a gente às vezes muda as palavras, mas não no sentido de por ser ético ou não, mas por para fazer com que fique mais fluida a nossa COP. É muito semelhante que o que tava sendo escalado. Só que o nosso mecanismo é diferente, entendeu? >> Uhum. >> Então é um uma nova COP, talvez, mas ao Mesmo tempo eu tenho dúvidas do quão novo isso é, entendeu? Mas ainda, mas ainda é o mesmo produto que tu tá
vendendo antes, né? >> Sim, sim, sim, sim. >> Entendi. Então, tu sempre faz VSL, aliás, não sempre, né? Mas qual que é a proporção assim, mano, de tipo de de VSLs que tu faz na tua operação para produtos que tu já tem versus VSLs que tu faz para novos produtos? Isso focando mais no infopruto, sabe? Assumindo que a Gente tá trabalhando nisso daí. Cara, eu acho que depende do estágio assim, porque, por exemplo, se eu tenho uma coisa que tá funcionando, eu vou primeiro tentar replicar essa coisa que tá funcionando. Então, esse funil que a
gente falou, pô, gente, demorou para conseguir testar ele porque tava com muito problema e etc. Cara, foi basicamente uma releitura do que a gente tinha acabado de acertar para ver se a gente pegava uma parcela diferente, de Um jeito diferente. >> Uhum. >> Só que agora se eu não tenho nada que deu certo, talvez seja melhor eu fazer algo novo, entendeu? >> Uhum. É melhor, é melhor fazer, repetir o que tá dando certo, mas se tu não tem nada que esteja dando certo, talvez seja melhor você atacar outra coisa, né? >> É verdade. É. E
cara, esse processo de definição do que fazer em primeiro lugar, se a gente vai eh replicar aqui o Sucesso, fazer uma coisa nova, isso aí tu define naquelas e reuniões semanais que tu faz por fonte de tráfego, né, >> cara? Na verdade não, assim, eu acho que tem decisões que elas são de responsabilidade minha, tem outras que são que eu coleto um pouco de feedback do pessoal, mas essas eh weeklys de fonte de tráfego, elas são mais pra gente rever eh ver o que foi comprado na última semana e ver o que deu certo, que
deu errado, etc. Qual é o Planejamento para as próximas? Mas, mas funis que estão ativos ou até eu, sei lá, pô, a gente, esse nicho aqui no Google não tá dando, não estamos conseguindo conseguindo segurar conta, etc, etc, etc. Tá? Então, cara, vejam quais são os outros nichos que estão funcionando, conversem com outras pessoas. Você entende que não é a resposta nem sempre é fazer um funil novo, é tipo, vamos se embasar um pouco mais para ver o que que a gente vai Fazer a respeito. Coleta as informação e amanhã a gente volta a conversar.
Eu não coloco uma burocracia não. Segunda-feira que vem a gente volta a conversar. Não, 7 dias não dá para esperar. Então depende muito. Mas tem decisões >> que eu tomo e às vezes eu, sei lá, o copief quero falar e quero resolver com o meu coptif que com quem eu tenho eu tenho muita confiança nele, principalmente que se ele achar que eu tô tô falando algumas nele, ele vai me Falar, entendeu? Eu gosto desse tipo de gente. >> Uhum. >> Então ele me ajuda a pensar. Aí eu chamo o Márcio quando eu acho que o
que o Márcio vai faz sentido participar daquilo dali e tal. E a gente conversa e fala: "Não, vamos fazer isso". Entende? Então, depende muito da situação. Mas, por exemplo, eu tava lembrando agora que você estava perguntando, essa decisão desse funil foi também de uma informação Que eu peguei lá no Black, lá no evento do Black, entendeu? Aí eu falei, pô, então duas coisas que deram certo nesse ano, eu peguei de lá, entendeu? >> A importância aí, pessoal, de em evento, >> é >> sair da caverna aí, colocar a cara tapa e fazer um network aí
com a galera. lembrei agora que você, tipo, o TikTok eu sabia que foi lá, mas esse daí que eu falei, não, foi lá que eu recebi essa informação, >> viu, mano? Aí vem tudo bem fil da roia, cara. É muito interessante, mano. Eu tô achando bem legal, cara, que o o como existe essa flexibilidade na tua operação, eu acho que a maneira correta de operar, eh, principalmente se tu for afiliado. Eu acho que essa daí é, [ __ ] é uma maneira bem bem bem top, bem interessante. é que o afiliado ali, eu acho que
o principal conhecimento que o afiliado tem é da fonte de tráfego, o do Nicho, como ele só tem que fazer, no geral, ele só tem que fazer VSL, VSL não, né, criativo e tal, é uma coisa que não tem tanta especialidade, entendeu? Tipo, >> pô, você era copywriter ou é, não sei, tipo, se você deixa de ser, mas enfim. >> Acho que acho que deixa um pouco, >> tá? Mas cara, você tem um conhecimento, é óbvio que você tinha mais especialização em um nicho que era rejuvescimento. >> Rejucimento era o meu carro chefe lá. >>
É, mas se eu te passasse para eh escrever algo para ed, você não ia fazer algo bizarramente ruim, entendeu? Então quando quando você é afiliado e você só escreve anúncios, uma base do que não é ruim, pelo menos você vai ter, entendeu? Então eu acho que daí o que mais diferencia é o cara é o cara ser bom de fonte de tráfego. Tipo, eu eu conheço caras que são muito ruins de anúncio, mas que fizeram muita grana escalando Tabula, outros escalando Google. Então não é questão das vezes ele ser melhor a nível de conversão que
o Joãozinho que estava escrevendo criativos para anúncio, mas ele soube posicionar aquele funil na fonte tráfego que ele dominava, entendeu? >> Então >> tu acha então que o gestor de tráfego ele é mais importante que o copyrighter >> p jamais. equipe, jamais vou falar todos vocês são importantes. >> Mas no off aqui, pessoal, não vou nem falar o que ele disse, tá? >> Eu eu não não acho que ele é mais importante, mas eu acho que depende do modelo de de negócio, um vai ser mais importante que o outro, >> entendeu? Sim, >> quando você
cria ofertas, cria, tem que fazer criar muita coisa, o coporter é mais importante, mas quando você abdica dessa dessa criação, o gestor de tráfego na fonte de tráfego correta é um Diferencial, entendeu? Na minha experiência, cara, o gestor de tráfego, ele escala, ele é a diferença entre se tu vai escalar ou não. Independente, tu pode ter a oferta mais [ __ ] do mundo, velho, se tu não tiver o gestor de tráfego, não, mentira. E a oferta mais [ __ ] do mundo, ela tanca com gestor de tráfego ruim, eu acho. >> Só que ele
não vai escalar tanto. Eu acho que >> não escala tanto. É porque uma hora uma Hora o Ros aperta, velho. >> E daí na hora que o Ross apertar, é ali que o gestor de tráfego ele vai e conseguir se diferenciar. Porque investir, sei lá, R$ 10 por dia ali, R$ 10 não, mas sei lá, R$ 100 por dia, qualquer um investe, entendeu? E se a oferta for muito boa, tu vai ter Ry, mas para escalar extrair mais lucro disso aí é é a diferença do gestor de tráfego, a base acho que >> qualquer um
faz, entendeu? É, e o gestor De tráfego, ele também eh, como como muitas ofertas não são tão boas assim, elas não não tem uma conversão tão alta, o gestor de tráfego ganha ainda mais importância porque ele consegue achar esse rose, né, no meio do da loucura ali. Então ele consegue fazer uma VCL que ela é ruim ainda. >> Mas eu acho isso mais difícil, cara, porque >> tem mais, >> só que é >> o ideal é ter uma oferta [ __ ] vai facilitar o trabalho de todo mundo. É, mas assim, será que eu como
operação devo ficar tentando fazer essa coisa muito específica que é brigando pelas ruas ali na fonte tráfego ou seria que seria mais fácil a nível de oferta, entende? >> Uhum. Talvez essa essa qualificação ela seja um diferencial para um ou outro gestor de tráfego, mas eu também como como empresa, eu sempre ou sempre acho Que é forte, mas assim, é melhor eu ter eh um mercado de pessoas do que pessoas específicas para eu contratar. Então é melhor eu ter eu poder contratar gestores que nem são tão bons fora da média assim, mas eles trazerem resultado,
do que eu tenho que ficar em busca dos outliers que fazem as coisas muito, que foi o caso daquela oferta que eu te falei que no Facebook era que o gestor era muito bom, muito metódico, então ele conseguiu tirar ruas daquilo Lá, mas eu não acho que esse é o ideal, entendeu? Não é um resultado que eu comemoro. Eu eu dou parabéns pro gestor, cara, muito bom. Você fez um trabalho muito bom e dá para ver isso, mas não é para você trabalhar desse jeito, entendeu? Não é para você ter que fazer tudo isso, porque
a tendência é que isso dê errada. >> Entendi. >> A tendência é que essa coisa acima da média, sabe? >> Uhum. >> No geral não funciona, entende? E às vezes é simplesmente alocar numa outra fonte de tráfego e aí você faz muito menos malabarismo e com mais resultado. >> Uhum. Mano, eu tenho uma última pergunta aqui para te fazer, eh, que é sobre o momento do mercado agora e hoje tá, tu tá rodando info. Eu tô vendo algumas outras pessoas rodando Info também. E até pouco tempo atrás, pouco tempo atrás não, mas tipo uns anos
atrás aí galera rodava muito info, os os tals do PLR, alguns rodavam Nutra, aí veio Nutra nos Estados Unidos, pessoal foi para lá. Aí cara, muita gente ganhou muito dinheiro, mas eu acho que ainda mais pessoas se frustraram lá ou se ferraram lá. E tem alguns casos assim, gente, que eu conheço que o cara eh não controlou bem o charge ali e tal, que a princípio, Pessoal, na minha cabeça era para ser uma coisa simples, só que não é porque tu meio que não eh não entende o quanto que vai vir a a o poder
daquilo e aquilo realmente pode [ __ ] o teu negócio, né? >> Você pode quebrar, >> então pode quebrar. E aí, eh, eu tô vendo agora também o pessoal falar de Nutra na Europa. Daí veio o Paulo Guluzian aí que tem o podcast dele, pessoal, vai aparecer aí na tela que ele tá, eh, falando disso e e daí da daí Meio que parece que o mercado ele não tá muito polarizado como era antes, sabe? Tipo, ah, nutra na gringa, info, parece que que o pessoal parece que tem um vácuo ali, tá todo mundo fazendo um
pouquinho de cada. Cara, o que que tu tá vendo assim referente ao teu networking? É. a essa decisão aí de tu rodar info em primeiro lugar, provavelmente deve ter dado ruim o Nutra em algum momento, porque, né, tu empresa flexível, então, Mano, ó, deu ruim aqui, vamos pra info aqui. Só que tu ainda tem info também, aliás, tu ainda tem nutra também. Então, o que que tu tá vendo hoje, tá? O que o que que tu acha que aconteceu pós esse Nutra Estados Unidos e o que que tu acha que vai acontecer daqui paraa frente,
assim, de acordo com as operações que tu conversa? Tá, eu acredito que primeiro eh o Nutra nos Estados Unidos, ele paga melhor do que qualquer mercado, mas tem menos vencedores, entendeu? >> Uhum. >> Tipo, no jogo do empreendedorismo, você não precisa ser o melhor, você não precisa ser a empresa que você que mais, você não precisa nem ser a milionésima empresa que faz mais dinheiro no Brasil, que ainda assim você vai fazer muito dinheiro. Então você não precisa estar no top três, entende? Só que o jogo dos Estados Unidos, esse top, ele é mais curto,
entendeu? Se você conhece sim várias pessoas que fizeram Muito dinheiro nesse, várias pessoas, não, você conhece pessoas que fizeram muito dinheiro nesse mercado, mas não são tão tantas pessoas assim. Já no mercado de info, eu conheço muita gente que fez dinheiro >> para [ __ ] >> porque é o mercado mais fácil de acertar e não é como se ele pagasse mal, ele ele paga bem, só que ele não paga tanto quanto uma escala de nutra nos Estados Unidos. >> É difícil, mano. >> É, entende? Só que quais são os também dos testes, do de
muita coisa ali que envolve. Por isso que eu acho que é é controlar às vezes a ambição, é é colocar na balança o que que eu tenho que qual o que que eu vou ter que desembolsar para testar tal coisa. Será que não é o momento de cara fazer uma boa grana com info? Dá, tipo assim, eu fiquei bem tranquilo financeiramente com info, entendeu? E aí a gente fez uma boa Grana com Nutra também, mas eu resolvi muita coisa com o Info. Então, será que a pessoa que tá começando ou que não tá naquele ou
fez algum dinheiro vale a pena arriscar esse esse dinheiro agora, entendeu? Acho que é o o Waren Buff que fala, né? Primeira regra, não perca dinheiro. Segunda regra, nunca quebra a primeira regra. >> Então, >> às vezes, eh, assumir alguns riscos, é, o risco da ruína é um pouco de burrice, Entendeu? para [ __ ] >> Eu acho que nesse momento do mercado, até as grandes operações que estavam sendo bem pagas, não estão sendo eh bem pagas, bem longe disso. Eh, tem informações assim já de pensando em explorar outras coisas, outros mercados. E aí quando
você pensa que as grandes operações que tem mais caixa, mais recurso, mais gente, mais tudo, eh, estão buscando explorar outras coisas, será que o pequena operação ou a pessoa De um que é só ela, será que ela deveria ir para uma briga que até os grandes não estão querendo ir? Eu acho que é uma pergunta que fica no ar, entendeu? >> E aí eu vejo que o mercado de info ele é muito mais >> ele é muito mais barato também seus erros você consegue aprender muito melhor, entendeu? Sim, >> você sabe que uma coisa errada,
com muito menos, você desembolsa muito menos dinheiro. Cara, para você testar um Criativo no Facebook com Nutra, é quase R$ 1.000, pô. Tipo, é muit é muita coisa, entende? >> É paulada, velho. É, é um jogo diferente. >> É um jogo muito caro e que não tô não tô desmerecendo o jogo, entendeu? Até por isso que eu tô jogando ainda, mas >> uma vez que tu acerta el é maravilhoso, é perfeito. >> Até por isso que eu ainda rodo nutra, mas em fontes de tráfego específicas. E Eu porque eu sei o prêmio, sabe? Eu sei
o prêmio que vem com o Nutra, mas eu não acho que que tenha que ser uma resposta para tudo, entendeu? Só a roda do Nutra. Eu acho que você tem que às vezes alocar, os recursos de uma forma diferente, entende? E aí eh respondendo essa pergunta, eu acho que o info ele >> ele sempre tá aí, tipo, aí porque info é de informação, as pessoas sempre vão estar atrás de informação. Aí como você Vai vender essa informação? Por quanto você vai vender essa informação? você vai definir, só que ele ele te dá é mais maleável,
entende? Porque você não tem coisa de produto e etc. Então fica mais fácil para você fazer acertar com aquilo ou pelo menos conter seus prejuízos. Voltando, não perca dinheiro, entende? Então eu acho que é mais efetivo e outras opções que estão saindo aí no mercado de novos mares azuis, assim, pelo que eu soube, não é tão azul Assim, entendeu? Uhum. >> Então eu prefiro eh focar, não acho que nem é focar, né? Porque a gente faz as coisas, só que a gente tem gente para conseguir tocar os os dois braços ali e garantir uma boa
grana do que pegar e me aventurar numa coisa que eh tem pessoas que não estão julgando quem tá comunicando a mensagem, entendeu? Uhum. >> Se eu sou se eu sou um vendedor de pratos e eu falo que ter pratos é a melhor coisa do mundo, a minha mensagem É suspeita. >> Sem dúvida. >> Eu acho que às vezes a pessoa, as pessoas elas julgam um pouco o comunicador, entendeu? >> Ah, direto. >> E não tô falando que que 100% das vezes isso é errado, mas tipo, >> é tipo, até se você falar assim, ah, eh,
e você fala e só que aí você dá uma garantia, né? Você fala assim: "O VTRB é a melhor plataforma hospedagem de vida De vídeo do mundo. Pô, mas é óbvio, ele é o dono do Veturb e eu faz o teste, faz o teste AB, eu garanto não sei o que todos os dias grátis, pô. Aí sim, entendeu? >> Uhum. >> Aí ainda tem um pouco de suspeita, mas ainda você tá dando uma prova um pouco. >> Só que é e esse fato de quem tá comunicando a mensagem, às vezes acho que as pessoas esquecem
um pouco, entendeu? É, às vezes não só quem tá Comunicando, mas qual o incentivo por trás, sabe? Isso é muito poderoso, velho. Eh, se a gente quer encher essa mesa aqui de de formiga, é só botar açúcar, velho. Elas vão aparecer. Por quê? Porque tem um incentivo. Então o comunicador, se ele tiver um incentivo por trás, se ele tá vendendo prato e ele eh, aliás, se ele fala que ter pratos é bom e ele vende pratos, ele tem um grande incentivo para falar aquilo, sabe? Na mesma maneira Como eu tenho um grande incentivo para falar:
"Mano, usem VSL, não usem, sei lá, vetorial", tá ligado? >> Exatamente. >> Porque quanto mais gente usar, mais giro eu ganho e as pessoas no fim das contas elas querem isso. A natureza do ser humano, ela é bem >> e não e não tá errado, entendeu? Acho que tipo, a pessoa não tá errado, você não tá errado. >> O errado sou eu, quando eu não levo isso Em consideração, >> tá? Então >> pode ser, mano. Mas se a pessoa tiver mentindo, sabe? Se ela falar: "Não, isso aqui é muito top". Mas não é, mas só
é top para ela. >> Mas eu é, mas aí que tá, eu acredito que assim, ó, você sempre vai assumar assumir riscos, mas você tem que assumir risco de uma forma um pouco mais consciente, entendeu? Tipo, ah, o João falou que só funciona vender na internet Com vídeos, tá? Beleza. O João falou, ele pode estar mentindo, etc. Deixa eu tentar fazer uma pesquisa aqui e ver se só funciona. Ah, não, conheço outros modelos, mas descobri que com vídeos é o que eu ganho mais dinheiro. Hum. Tá informação nova. E aí talvez aí mesmo com todos
esses poréns, eu vou lá e tomo a decisão de fazer vídeos ou não fazer vídeos. Só que tem um pouco mais de senso crítico de pegar e avaliar o que quem tá comunicando, qual o interesse, Qual o incentivo, como você falou, entendeu? Eu eu acho que eu sempre me posiciono de uma maneira assim, ó, cara, é isso que eu estou fazendo agora. Daqui um mês eu posso estar fazendo nutra, 100% nutra e tal. E mas no final você não vai conseguir falar que eu tô sendo hipócrita, que eu menti. Cara, desde o primeiro momento eu
falei assim: "Minha tarefa é trazer lucro pra companhia. Se eu tô fazendo ultra, provavelmente é porque isso é o que tá trazendo lucro Paraa companhia, entendeu? Então, tô não tenho eh apego à fonte de tráfego, a modelo de negócio, nem nada, mas nesse momento, em outubro, eu acho que a melhor forma de de fazer as coisas, principalmente se você não ter um tamanho menor, é como, entende? >> Boa, boa, mano. Muito bom. Eh, eu não vou falar aqui, tá? Eh, de, ah, como criar o VSL e tráfego. Pessoal, quer saber como criar VSL? Tem o
podcast aí do Thiago Filemon, Tem o mesa redonda lá do Derek, do Diogo, do Samuel, tem o o podcast recentemente aí que a gente fez com o Thiago Ross, tem uma porrada de conteúdo aqui de tráfego. Então, mano, pelo amor de Deus, sabe? É, eu já já perdi a >> das meninas dos criativos tem que mencionar isso. >> Você é bravo, né? Gostasse esse é tem, quer aprender a fazer criativo? Tem aí, ó, das duas Brunas e da Luía que vai aparecer aí na tela também. Tem também o Da Amandinha, tem também o do Anthony.
Mano, tem muito conteúdo aqui do Veturb, que legal, né? E o conteúdo denso, velho. >> Cara, direto. Às vezes eu quando eu ouço um podcast, tipo, esse das meninas ali de criativos, eu coloquei como tesque pro time de Cop estudar e depois refletir e refletir, não, fazer uma reunião entre eles, quais processos das meninas ali poderiam ser implementados na empresa. >> Então é muito rico o conteúdo, entende? >> Então assim, eu não eu não falei disso porque, cara, eu acho que a gente já tem tanto disso, sabe? Mas uma coisa que eu eu tirei de
lição aqui no podcast, pessoal, eu até anotei, cara, porque esse aí também é o meu trabalho, tá ligado? Que é, cara, o trabalho do CEO é entregar lucro. Essa é a função, tá ligado? E daí eu até botei em verde aqui, mano, para tu ver que como não é mentira, ó, tá aqui, tá ligado? >> Porque eu achei muito interessante e às vezes a gente se a gente esquece disso, né? a gente perde um pouco o foco ali no no dia a dia ali, eh, na correria do trabalho. Então, é sempre bom a gente se
lembrar. Então, eh, o que que tu achou do podcast? Gostou, >> cara? Gostei para caramba. Conversa fluiu bastante. Foram quase 3 horas ali, pô. Passou assim. Foi foi muito bom, cara. >> É, eu acho que cortado aqui tá em quanto tempo aí, ô Gabriel? >> É, eu acho que cortado foi umas 2:40, tá ligado? que tu nem foi no banheiro, mano. Pessoal, o o Guilhermou aqui, ele não tomou um gole de água. Ou se tomou um gole, foi muito, tá? Tomou meia água ali e não saiu da cadeira. Não, micher, ele foi no beiro uma
vez, tá? Eh, sendo que outros convidados aqui, mano, é, sai, vai e volta, sabe? É uma loucura. Mas eu queria te agradecer, tá, pelo teu Tempo. E, mano, eh, qual que é o teu Instagram mesmo? >> É Gui Karklin. Aí, só pondo aí na >> boa. >> É porque, >> ó, vai aparecer aí na tela, pessoal. Gui Karkl. E, mano, eu sei que tu não tem mentoria, tu não tem infoproduto. Se o pessoal te chamar lá no teu Instagram pedindo, tem chance de tu fazer alguma coisa ou é nula? >> Cara, nula nunca é assim,
mas eh o meu Objetivo é de é mais pra frente é me posicionar, mas não no mercado de direct, sabe? Uhum. >> É uma coisa que a gente tava conversando no carro, assim, eu tenho outras pretensões fora desse mercado, assim, e eu acredito que essas outras pretensões elas podem ser facilitadas com a audiência. Tanto é que grandes, dúvida, >> grande, tipo assim, o Adib, >> o cara é multimilionário E ele ele investe em ter audiência e etc. Então, eh, eu vou buscar parecer mais no Instagram mais por eu acreditar que a audiência é uma moeda
que pode me ajudar no futuro para meus próximos negócios, sabe? >> Uhum. >> Mas não visando mentoria ou >> tá >> alguma coisa nesse nesse sentido. Mas e se alguém quiser eh trabalhar contigo na tua empresa? >> Aí aí sim. Aí aí divulga. a gente tá sempre divulgando vagalin no meu no meu perfil, até porque eu acredito que muito dessa identificação que as pessoas têm é com você. É, no começo eu que fazia o filtro de vagas, então às vezes eu lia lá, pô, tem uma pergunta lá, por que que você quer trabalhar conosco? Ah,
porque eu acompanho o Gui há tanto tempo, porque eu acompanho o Márcio há tanto tempo. Então, não necessariamente ele quer aquela função daquele jeito, mas Ele tem uma confiança na na nossa imagem, na nossa consistência de muito tempo. E aí eu acredito que é o melhor canal, sabe? >> Tem essa impessoalidade que é diferente de um Instagram de empresa, sabe? Tipo assim, não, eu quero trabalhar com essas pessoas. E quando me deu uma oportunidade, como foi aqui, de falar no podcast, expressar minhas ideias e etc, eu consigo ter um pouco mais de conexão para que
essas boas pessoas nos achem Também, sabe? >> Porque eu eu acredito muito que >> eh essa relação é um match, sabe? Igual um relacionamento amoroso. Não só eu escolho o colaborador, como ele também tem que nos escolher. Por isso que a gente eh >> tenta ser atrativo, sabe? Fala: "Cara, eu penso da vida dessa forma, eu penso como empresa dessa forma, daquela forma". Então, quem quiser sempre, a gente tá divulgando vaga lá no meu Instagram, meu sócio também e é basicamente isso. >> Boa, >> boa, Gu. Então, pessoal, vai aparecer aqui na tela mais uma
vez, tá, o Instagram do Gui, então, caso tu queira e eventualmente trabalhar aí com ele na sua operação, aí tu pode esperar ele publicar uma vaga. Cara, vou até fazer uma coisa aqui, tá? Se tu for muito bravo, manda um direct lá e fala que tu é [ __ ] talvez seja uma coisa Interessante para ti. >> Pode ser. É, e mano, eh, muito obrigado pelo teu tempo, tá? No final do podcast eu deixo o convidado falar alguma coisa pra audiência do Veturb. Então, alguns falam de Deus, alguns falam de motivação, tu pode falar do
que tu quiser. >> Uhum. >> Então, cara, olha pra câmera aí e manda uma mensagem aí pro pr pra audiência do Veturb aí, fala, sei lá, alguma coisa Que tu acha interessante assim, que eles devem saber. >> Se quiser, né? Se não quiser, se quiser mandar os cara, >> falou isso aí, não é? né? É para aquela câmera. É, >> tá. >> Eh, tem uma frase que quando eu tava lá no meu quarto no Mato Grosso, eh, eu ouvi o Corrado Adolfo falando que é: "O dinheiro tá na sua capacidade de pensar". >> Uhum. >>
E refletindo sobre aquilo, eu falei: "Como eu consigo aumentar minha capacidade de pensar? como eu consigo pensar melhor, ter um senso crítico maior, avaliar melhor as decisões. Então, independente do estágio que você esteja ou que você esteja iniciando ou até mesmo que se você tiver muito avançado, você sempre consegue aumentar essa sua capacidade de pensamento, de processar informação, de julgar os Cenários, etc. Então essa é minha sugestão. Busque aumentar sua capacidade de pensamento. Busque e isso vem com livros, vem com conversas, vem com viagens, vem com muita coisa, porque se você não fazer mais dinheiro
com isso, ainda assim você vai ser mais interessante, vai ser mais rico de uma forma ou de outra, que eu acho que esse é o grande objetivo da vida como um todo, você ser [ __ ] Então é isso. >> Top, mano. Gostei, velho. >> Bom, né? Top, mano. E esse aqui, pessoal, foi mais um episódio do podcast Segredos da Escala. Se tu gostou do podcast, compartilha isso aqui num grupo de WhatsApp, de networking, vai ajudar bastante, que a gente vai crescer, vamos conseguir trazer ainda mais pessoas aqui pro podcast para gerar conteúdo para ti
100% de graça. Mas é isso aí, um grande abraço e valeu, cara. Muito obrigado aí por ter assistido aqui mais um episódio do Segredo da Escala. Se tu gostou do Episódio, não se esquece, tá, de curtir aqui esse episódio, de se inscrever no canal do Veturb, para tu receber aí mais episódios aí na tua caixa de entrada. Isso aí é muito importante pra gente. E se tu fizer isso, eu te garanto, tá, que eu vou trazer os melhores convidados aqui para passar conteúdo para ti, beleza? E se você tá procurando aí mais episódios aí para
assistir, cara, eu vou deixar dois episódios aqui, tá? Em algum lugar aqui da tela aqui do segredo da Escala para tu ver. Então, clica ali, vê eles, tá? Assiste também, vale a pena. Grande abraço e até mais.