[Música] Será que essa adaptação para esse modelo de visualização em tempo real para algumas equipes é complicado e é tem um certo uma curva grande de aprendizado ou a galera vai vai pegar rápido isso não tem uma curva de aprendizado só que esse aprendizado é mais de cima para baixo do que de baixo para cima acho que o time se adapta até bem com isso o time espera isso o time gosta disso ele sente parte do tdo quando ele quando ele tem isso o problema é o dono o problema é o dono querer Abrir porque
assim o que a gente tem no na maior parte do mercado Isso não é o t que tá falando a gente tem 46% do mercado de software hoje segundo a ABS faturando até R 360.000 ano 46% do mercado ou seja quase metade do mercado R 360.000 por ano a gente tá falando de R 30.000 por mês R 30.000 por mês são software houses Muito pequenas aonde eh o o o grande objetivo alcançado foi a realização de do sonho de vida do do do si ele até tem um time pequeno mas esse valor custeia a vida
que ele sempre sonhou ter isso paga o que ele sempre sonhou ter Então hoje Possivelmente se é o cara mais bem-sucedido da família dele hoje Possivelmente ele já ele os filhos estudam numa escola que ele desejou estudar os filhos fazem faculdade ele já tem a casinha dele bacana que ele quis ele tem um carro legal na garagem e tal então Possivelmente quando você tá nesse cenário muita coisa se mistura na tomada de decisão entre vida pessoal e Vida Empresarial E aí é aquela máxima né quem vigia o vigia né não tem ninguém que vigia o
vigia E aí o cara acaba fazendo merda de misturar contas de tomar de decisão errada e tudo mais e aí Abrir alguma as informações da empresa vai mostrar essa fragilidade da gestão dele que não é uma gestão profissional ainda é uma gestão amadora então às vezes para não expor uma fragilidade ele prefere não abrir n uma situação e isso não tô falando só da questão financeira às vezes é em tudo no próprio processo de gestão da empresa números indicadores de performance e tal o negócio não tá performando o negócio não tá indo bem então vou
mostrar pro time que não tá indo bem Entendeu Aí ele prefere não fazer isso contrapartida tem um efeito colateral disso então isso passa muito mais de uma questão de maturidade do dono sobre o negócio do cara abrir mão um pouquinho do da vaidade do orgulho de entender que tem que se comprometer de entender que é um negócio que tem que separar o pessoal e o profissional e tudo mais para poder realmente construir algo grande do que necessariamente do time o time tá ali querendo informação só que cara você vai chegar lá amanhã vai botar faturamento
vai botar não cara não é isso mas você precisa começar a criar esse grau de comprometimento de entender cara que ó isso aqui pode não tá bom mas se não tá bom vamos todo mundo virar essa chave para que algo fique bom vamos compartilhar com o time vamos ver o que que o time pensa vamos ver da onde vem as ideias aí você começa a ver as pessoas engajadas na causa porque elas estão trabalhando mais do que necessariamente para cumprir uma lista de tarefas legal só que tem que ter um desprendimento emocional muito grande para
conseguir fazer isso Mita das vezes por causa da incompetência eh de gestão a gente acaba não profissionalizando algumas áreas por esse medo e aí isso acontece muito com os indicadores então fal cara vai começar cara não precisa começar abrindo número abrindo nada disso cara mas cara um percentual sobre uma determinada performance ou um determinado indicador então pô taxa de crescimento da empresa como é que tá taxa de chne você vai não precisa mostrar os números mas mostra o percentual pro teu time se a galera tá trabalhando ali time desenvolvimento Sprint cara como é que tá
Sprint como é que tá entrega Como é que tão os Story points né qual é produtividade eficiência do teu time e tal de cada colaborador tal pega Mostra aí pro cara ter consciência sobre o trabalho dele se tá bom se tá mal entendeu então quanto mais indicadores a gente dá eu aprendi uma coisa minha jornal fal assim não existe alta performance sem competição S não existe alta performance sem Competição eu falei cara isso faz muito sentido e às vezes e essa competição não necessariamente é uma competição ruim não necessariamente algo que eu vou passar por
cima de fulano não às vezes é uma competição s com o meu próprio número com meu próprio indicador sabe eu preciso saber qual é a minha meta e preciso saber qual foi o meu máximo para mim conseguir competir comigo mesmo para superar esse máximo entendeu só que se eu não tenho isso se eu não tenho esse número o trabalho é só trabalho e trabalho pro trabalho cansa trabalho pro trabalho enfada né a gente gosta de estar batendo meta a gente gosta de estar batendo recorde né a cada 4ro anos o pessoal vai para olimpíada para
bater os recordes entendeu então as pessoas são movidas por isso então é interessante a gente ter números e est sempre buscando melass a nossa performance cara legal E aí me vem na cabeça né a gente tá falando aqui PR pros mestres de software house né os cara tem o software e e muitos deles fazem isso pras empresas isso né E aí vamos lá eh desenvolver um um um dashboard próprio ou conseguir algum pegar algum do mercado para usar o acho que Qual é a melhor opção de repente porque a gente sabe que essa galera sempre
fala isso né não sou desenvolvedor vou pegar aqui e vou fazer o meu próprio bi E aí que qual é a sua opinião sobre isso vamos lá a tanta a resposta teórica quanto a prática aham a a a a resposta teórica né Eh precisa ser simples você começar pelo simples então eh nunca comece pelo micro sempre pelo macro eu sempre falo isso então assim não tenta controlar tudo não tenta faz fazer tudo legal porque você Possivelmente vai se cansar e não vai conseguir acompanhar porque você não tem o costume você não tem o hábito ninguém
que vai correr uma maratona começa correndo 42 km legal cara começa correndo 5 km depois vai para 10 e por aí vai legal então não adianta você tentar controlar e gerenciar tudo que você não vai conseguir legal e essa mesma máxima vem cara não adianta você sem saber o que você quer sem saber como usar o que você quer você já tentar desenvolver uma ferramenta você não tem experiência sobre aquilo ainda legal então o jeito mais simples de todos Cara pega uma ferramenta que já existe no mercado existem n ferramentas para isso que você pode
integrar com a sua com a sua solução isso e e e te dar ali alguns números ou você pode começar Do jeito mais simples de todos Cara você abre uma planilha do Excel legal delega pro teu time cada aba da planilha delega Quem é responsável pelo que o que que tem que atualizar lá ótimo toda semana o time vai atualizar ou todo dia depende Endo do do do nível desse indicador o time vai lá e vai atualizar vamos botar aqui galera de marketing né da sua empresa trabalha com prospecção ativa passiva e tudo mais cara
todo dia no final do expediente os últimos 5 minutos o cara tem que ir lá abrir a ferramenta ver quantos Lides entraram e lá na planilha da que botal dia tal 10 liad dia tal 20 lids dia tal 15 lids ele vai lançando dia a dia essa planilha do Excel depois que o pessoal tiver criando o hábito ali você integra ela com Locker Studio lá do Google e você monta o teu relatório acabou é uma planilha do Excel e o Locker Studio que é uma das Ferramentas mais bacanas para você montar dashboard é tudo gratuito
e você já pega seu locre estudo e bota na tevezinha na tua sala eu sempre brincar assim cara troca a gestão eh de rotina né A gestão do do Trabalho em si pela gestão estratégica que é o que isso você tem uma TV na sua sala que tá com as câmeras do escritório ligada desliga esse esse aparelho de câmera e bota um dashboard de gestão no te negócio em invés de você ficar monitorando o que o cara tá fazendo monitora o futuro da tua empresa monitora ali o que que você pode mexer para melhorar e
a empresa crescer [Música]