Como você me orientaria? Primeiro eu ia mostrar o quanto que eu gasto com remédio para ficar saudável. Exatamente. Até que ponto colocar a saúde em risco, né? Porque assim, às vezes a pessoa pega um corte, ah, o que que você já fez? Eu já fiz muita coisa, eu já usei muito hormônio. Hoje sua opinião para para alguém iniciar, para alguém o que eu falaria é que momento? Hoje eu sou cardiopata, eu tenho que Tomar remédio pro resto da minha vida, pro coração. Eu gasto aí de farmácia uns R$ 600 por mês. Então essa é a
primeira coisa que a pessoa tem que saber. Quando você quer isso, tem certeza? Foi assim, eu comecei atendendo o homem, né? O meu primeiro atleta foi o Pacholque. Ah, foi o P. Se a gente era amigo, a gente treinava junto. E aí um dia eu cheguei para ele e perguntei: "Ah, qual que foi a última vez que você fez exame?" Falei: "Ah, nem lembro". Falei, vou na tua casa coletar teu sangue, eu levo lá na universidade e eu mesmo vou analisar. Que isso é muito recorrente, né? Sim. Do atrata nunca fazer nada, não realizar exame.
Aí eu fui na casa dele, coletei o sangue dele, levei pro laboratório. Aí o professor falou: "Deu errado, coleta de novo". Pais top. É, eu preparava a Ângela e a Fran ao mesmo tempo. Como você vivia? Era muito bom. A gente ia pro campeonato e já saía com pódium garantir, saia com Todos os troféus assim, sua casa deve ser uma coleção de lugar. Olá, e começa mais um Ironberg Cash dela, gente. Eu, Vivi Sanchez, Luana Mendes e hoje estaremos aqui entrevistando um dos maiores nomes da farmacologia deste Brasil. Gente, olha esse serzinho aqui, ele é
especializado em saúde metabólica, hormônios anabólicos, gente, fisioculturismo. Professor Gabriel Kaminsk, seja muito bem-vindo. Muito obrigado. Nossa, que prazer ter você aqui com a gente. Ah, é uma honra estar aqui com vocês. Muitas perguntas. Se prepara, por favor. Muitas. Eu já mandei mensagem para ele, para ele ser meu coach na época. Eu sou da época que ele era pai das unicórnias e hoje eu sou a mãe das cavalonas. Então, tô muito muito animada. É uma inspiração para mim e obrigada por aceitar nosso convite. Eu que agradeço e vamos de fala, sabe da História das unicórnias? Ah,
quero saber isso que eu ia te perguntar. Então, já vamos me conte. Um dia a Sierra me mandou mensagem, a Fernanda Sierra. Uhum. Falou: "Partiu ficar cavala". E daí eu: "Ah, cavala não, já vi essa história. Você falou, falei: "Pode ter o shape da cavala, mas tem que ficar feminina. Então, unicórnia. É. Aí pegou e foi e depois logo que a gente começou a falar tinha unicórnio, tinha unicórnio, veio Uma onda de unicórnio, né? Sim, sim, sim. Veio que parecia que mas eram todas incríveis, né? Porque nessa época eu também acho que cheguei a até
falar com você, porque eu até me inspirei na gente treinava, queria ser queria ser quia ser uma unicórnio. É total, porque você remete ao shape, né, de cavalo ali, né, fortona mais com a carburante feminino que de fato suas pacientes, alunas, como que você fala, suas atletas. atletas, mas você também teve muit além de Atleta, musas fitness que tem rotina de atleta, mas que não competiam. Cita aí cinco assim que você acha que são as mais famosas do Brasil, entre a fitness, atleta. Ah, Kelly Ki, Juju Salimene, Roberta Zúiga, Fernanda Sierra, Ângela Borges, Ângela Borges,
Franciele Matos. Uau! Não, todas as mais tops eram. É, eu preparava a Angela e a Fran ao mesmo tempo. Nossa, como você vivia? Era muito bom. Não, a gente ia pro campeonato e já saía com o pódium garantido, já saía com Todos os troféus assim sua casa. Deve ser uma coleção de troféus. Então, já entrando já no no assunto de podcast, como que você fez para ser tão reconhecido nesse meio do bodybuilding como você é formado em farmácia. Aham. Como eh como você fez para ser reconhecido nesse meio e ter atletas tão famosas a esse
ponto? Porque eu acho que você chegou no áudio assim da sua carreira. Que que você acha que foi assim, cara? Foi isso que me fez seu Gabriel Caminski, o maior do Brasil. educação, as suas formações e a sua educação de casa. Não, de casa foi assim, eu comecei atendendo o homem, né? O meu primeiro atleta foi o Pacholock. Ah, foi o P que a gente era amigo, a gente treinava junto. E aí um dia eu cheguei para ele e perguntei: "Ah, qual que foi a última vez que você fez exame?" Dalei: "Ah, nem lembro". Falei:
"Vou na tua casa coletar teu sangue, eu levo lá na universidade e eu mesmo vou Analisar". Que isso é muito recorrente, né? Sim. atrata nunca fazer nada, não realizar ex. Aí eu fui na casa dele, coletei o sangue dele, levei pro laboratório. Aí o professor falou: "Deu errado, coleta de novo". Que ele não acreditou no resultado, né? Aí fui na casa do páo, coletei de novo, repeti, tava pior do que no primeiro dia. Nossa, quando isso? Isso é 2012, eu acho. Nossa, não tem não tem um. Aí falei: "Cara, você vai Morrer". Daí ele: "Ah,
então eu tenho um campeonato de tal que é o brasileiro, que eu já tenho vaga". Então, tipo assim, vou continuar a preparação. Eu falei, tá, vamos fazer o seguinte, vou fazer uns manipulados para você, pra gente melhorar teus exames, tua saúde e você conseguir competir bem. Aí fiz isso, eh, porque eu estudava para mim. Uhum. Então, eu tinha curiosidade para mim. Você já treinava, já gostava desse meio? Sim. Eu competia powerlifting. Ah, Que legal. E aí eu estudava para mim e apliquei o que eu estudava para ele. Aí deu certo. A gente arrumou tudo mesmo,
ele em preparação. Uhum. Ele começou a falar para todo mundo, comecei a ajudar amigos, né? Na época não era uma profissão, eu tava fazendo doutorado, não tinha nada a ver com isso. E aí eu comecei a cuidar do Rodrigo Oliveira, que era um atleta M FIC lá de Curitiba, que é marido da Roberta Zúniga. E aí, só que eu só atendia Homem. E aí um dia eles tinham um restaurante japonês, eu ia lá jantar quase todo dia. Aí um dia a Roberto fala: "Eu queria que você me preparasse pro próximo campeonato". Falei: "Eu nunca preparei
mulher. Por quê? dela. Ah, porque você cumprimenta e sabe o nome de todos os garçons. Caraca, olha só. No restaurante. Então você não tinha nenhum, você não acompanhava nenhuma mulher. Nenhuma. Ela foi a primeira. Foi A primeira. E ela já era musaf super famosa na época. Super famosa. Aí ela foi no canal do YouTube da Kelly gravar. Kelly tava fazendo um quadro. Eu lembro que ela pegava a pessoa e via todas as refeições da pessoa do dia e tal. E daí quando a Roberta foi, ela falou: "Nossa, tua dieta é a mais legal que eu
já vi". Porque tinha saimi e coisa. Lógico, eu encaixei o restaurante na vida dela. E aí a Kelly falou: "Ah, eu queria que o Gabriel me preparasse Também". E aí foi indo e aí eu tava morando no Canadá e nossa, você fez especializações do Canadá, Suécia, algo assim? Fiz. É, na Suécia eu fiz bionanotecnologia e no Canadá eu fiz a pesquisa do meu doutorado, que foi sanduíche, né? Brasil e Canadá. Brasil e Canadá. Aí quando eu voltei do Canadá, eu já tava cuidando da Juju, da Kelly, da Roberta. E aí começou a aparecer um monte
de mulher querendo que eu cuidasse porque viam que as meninas Que eu cuidava não virilizavam. Entendi. Então esse foi o motivo de eu ter tanta mulher querendo que eu cuidasse com shape incrível. E eu sempre falando sobre isso, tipo, ah, a mulher precisa usar muito menos hormônio. Eh, tem coisas que dá para fazer. usar antiandrogênicos para evitar efeito colateral. Então eu sempre defendi essa pauta, até porque quando virou uma profissão, a minha preocupação era: "Quem me paga é o marido geralmente." Uhum. E se eu deixar a mulher irreconhecível, seria não gostar mais dela, ele não
vai gostar. Eu vou perder a cliente total, né? Então eu tinha essa preocupação. Ah, não vou estragar a mulher dos outros, né? Sim, sim, sim. Mas qual que era a sua vontade inicial quando você fez faculdade, doutorado? Não era para essa parte de coach? Ah, olha, vou te falar que a gente tem que tá aberto à vida, né? Porque Deus que escolhe o que você vai fazer. Quando Primeiro que eu fiz três testes vocacionais no ensino médico, eu não sabia o que eu queria fazer e minhas aptidões deram jornalismo e relações públicas, comunicação. Então você
sempre foi de comunicação. Legal, legal. Comunicação. Eu falei, ah, duas coisas. Primeiro, todo mundo que faz comunicação tem isso. Sim. Segundo, eu gosto muito de química, então eu quero estudar química. Aí eu fui falar com o professor do cursinho, falei: "Eu gosto muito de Química, o que que eu faço?" Ele: "Ah, faz farmácia". Porque o curso de química em si tem muito mais matemática e física do que química. E o curso de farmácia tem uma química aplicada, é mais divertido para quem gosta de química. Falei: "Ah, vou fazer farmácia". Então aí durante o curso eu
fui gostando de nanotecnologia, fui estudando, aí fiz eh iniciação científica, depois já emendei mestrado, doutorado, tudo em nanotecnologia. Uhum. E já no doutorado eu comecei a migrar pra minha área. Então assim, no mestrado eu trabalhei com nanopartículas para colocar fatores de crescimento, que são peptídios. Então, mas era epidermal. Então, se se a pessoa quando você corta a pele então as plaquetas soltam esses fator de crescimento para fechar a pele. Só que dura só uma hora o estímulo. E aí eu fiz uma nanopartícula lá que daí ficava liberando por 48 horas. Então, para acelerar o processo
De cicatrização. Então, já indo para peptídio. Aí já no doutorado eu fui fazer um negócio eh muito louco que é emulção água água. Porque emulção é mistura de óleo em água. Sim. E aí eu peguei e falei: "Não, vou fazer uma emulção água a água". Só tinha quatro artigos do mundo sobre isso, que é você pegar duas coisas que são solúveis em água, mas que não se misturam. Sim. E estabilizar essa mistura. Porque na minha ideia eu queria fazer uma maionese Zero caloria. Esse você queria ser empresário, uma nova marca de maionese zero caloria. É,
eu tinha pensado em fazer, só que assim, o meu trabalho foi muito físicoquímico, assim, de determinar quantas moléculas eu preciso para fazer a estabilização, tal. Tipo, é muita matemática, muita conta assim, mas eu já tava direcionando para essa área. Aí eu quase não defendi meu doutorado porque eu já tava preparando um monte de atleta, tal. Entendi. E daí meu pai me Deu uma lição muito importante. Eu falou: "Ób, mesmo que você não siga a carreira acadêmica, se você desistir agora, você vai criar o hábito de desistir e você nunca vai terminar nada na tua vida".
Mas você chegou a um ponto de pensar em desistir? Pensei porque meu orientador abandonou minha orientação. Quando eu fui pro Canadá, o professor do Canadá mandou eu fazer um monte de coisa lá. Sim. E o meu orientador daqui queria Que eu fizesse o que ele tava me passando. Uhum. Nossa, quanta E aí o professor lá falou: "Cara, você veio até aqui, você vai fazer o que é a minha expertise, você faz o que é a expertise do teu professor do Brasil lá no Brasil. Não tem porque você vir para cá e fazer isso, uma briga
de interesse ali." Exato. Aí quando eu voltei, o cara falou: "Ah, não quero mais ser teu orientador". Falei: "É, também não quero mais defender, então não vou fazer". Entendi. Aí arranjei um outro orientador que falou: "Não entendo nada do que você fez. Eu só vou assinar". E deu certo. E a banca é você contra os professores. Falei: "Não, beleza, pode mas é muito legal ver na sua história como a o seu conhecimento e a e o meio que você tava inserido foi moldando ali a sua vida". Porque você não pensava, você pensava em criar uma
maionese e aí você se tornou um dos maiores coaches aí de Atletas tanto homem quanto mulher no Brasil. Isso é muito interessante. Eu queria te perguntar uma coisa. Você é uma das principais pessoas que fala e tem propriedade para falar, fala com bastante ciência e as pessoas acreditam muito em você. Isso é muito legal. eh sobre hormônios e assuntos polêmicos, né? Porque muitas vezes são é considerado tabu paraa grande população. Sim. Eu queria saber se em algum momento você pensou em desistir e parar de falar Dessas polêmicas, já que a gente tá falando sobre desistir,
você ai vou vou me policiar sobre isso aqui porque eu acho que isso não não afeta o grande público, eu não vou ganhar dinheiro, alguma coisa do tipo, que havia muito preconceito nessa época, né? Total, né? Ainda acho que tem, né? Um pouco, ainda tem, mas eu acho que já expandiu muito. Eu tirei notificação do Instagram do meu celular. Então eu vou lá, posto e eu não quero Saber o que as pessoas estão se matando lá nos comentários, porque eh a rede social ela é muito traiçoeira. Às vezes você tem lá 60 pessoas te elogiando,
tem um que fala mal e você fica dando atenção para isso. Você você não é difícil demais. É, você não responde às 59 pessoas que te elogiaram. Você vai responder o hater. Tem alguma situação que você pode citar pra gente que te incomodou assim grandemente assim? Você ficou muito mal, você ficou Chateado? Ah, tem um monte de coisas pequenas assim, mas nada que putz, ai me abalou, sabe? O que acontece muito é como eu sou farmacêutico, no começo quando eu falava alguma coisa, muito médico queria dizer: "Ah, você não pode falar disso". Ah, então mas
o desafiava, né? Só que o profissional do fármaco é o farmacêutico, né? Exatamente. Então, nessa área, eh, a gente tem uma a química farmacêutica, eh, estrutura, relação estrutura, atividade de Moléculas. Então, é um conhecimento mais específico, químico, sim, que acaba não sendo ensinada, porque o curso de medicina não tem nada a ver com produzir medicamento, mas é uma afronta o cara dizer que o quem faz fármaco não pode falar de fármaco. É uma coisa assim, tem uma briga de interesses diárias, né? Porque você era coach de muitas atletas. Mas eu lembro que elas botavam tipo
na bio coach camincão e aí vem ali a galera do que tem o cref, né, educador físico, Vem a galera da nutrição, vem a galera do médico e você de fato o trabalho seu, com os atletas, você passava exatamente o quê? Você passava o protocolo hormonal, eh, o protocolo da dieta e treino não ficava com você. Era mais ou menos isso. Então era sempre assim, a Eu já preparo junto com a Silvia, eu já preparei junto com a Alessandra Pinheiro, eu já preparei junto com o Pacholok, eu sempre pegava alguém para fazer parte do treino,
porque o que, ó, Eu sempre fiz o que eu gosto na minha vida. Então eu estudo as coisas que eu acho interessante. Treino, eu só estudava treino de powerlift, porque você gostava, que é que você fazia. Exato. Aí não tem nada a ver com ativar o gluteio, as fibras, tal. Exato. Se se dependesse de mim, minhas atletas iam fazer levantamento terra e 5 minutos. Não existe mini band, não existeção, nada. Então assim, por isso eu sempre procurei alguém para fazer essa parte Que não me interessava, você achava mais chato, mas você era coach e as
pessoas te enchiam o saco. Ai, você é coach, você não tem formação para isso. É exato. Muito. Aí eu falava, pô, fiz mestrado, doutorado, fiquei 12 anos na universidade, mas eu não sei nada mesmo. E você não sabe nada. E deve ter muita gente no Instagram, esses famosos tiktokers ou galera que não tem nem shape, que faz arremadinha curvada, que vem falar com você, que vem debater com Você, você perde muito tempo dando. Olha, eu tava num fórum, ó, isso da época dos fóruns, e eu tava falando sobre peptídios, até porque eu estudei, meu mestrado
foi com peptídios e daí um cara comentou: "Ah, cala a boca, você é leigo". Nossa senhora. Aí eu li aquilo, eu falei: "Tá, se eu sou leigo, eu que trabalho e pesquiso com isso, eu não vou ficar mais aqui, porque daí me veio aquele verso da Bíblia, não de pérola aos porcos". Sim. Falei: "Cara, eu tô Perdendo o meu tempo aqui. Eu tô tentando ensinar um negócio de graça, ninguém tá me pagando e o cara ainda vai dizer que eu tô errado e é uma pessoa que não entende nada do que eu tô falando." Então,
eu não gastei muita energia com esse tipo de situação, sabe? Eu ia vendo assim, ah, eh, isso aqui não vai me agregar em nada, tô fora. Para você assim, onde que tá o limite daquela de melhorar a performance colocando a saúde em risco? Então, como eu posso te explicar isso? Eu percebo muitas pessoas te perguntando, vejo muito nos seus cortes, no seu, nas suas redes, eh, ah, o que eu posso tomar? Como eu posso iniciar? Eh, quantos anos eu começo? Qual é a quantidade? Na sua opinião, se você tem hoje uma pessoa que te procura,
não sei se você ainda se tá preparando, não, mas assim, uma pessoa que que procure a sua orientação, tá? Pode até ser alguém da sua família, um amigo, alguém próximo, Falou: "Olha, eu quero iniciar nesse mundo dos anabólicos". O como você me orientaria? Primeiro eu ia mostrar o quanto que eu gasto com remédio para ficar saudável. Exatamente. Até que ponto colocar a saúde em risco, né? Porque assim, às vezes a pessoa pega um corte, ah, o que que você já fez? Eu já fiz muita coisa, eu já usei muito hormônio. Hoje a sua opinião para
para alguém iniciar, para alguém o que eu falaria é, ó, de momento Hoje eu sou cardiopata, eu tenho que tomar remédio pro resto da minha vida, pro coração. Eu gasto aí de farmácia uns R$ 600 por mês. Então essa é a primeira coisa que a pessoa tem que saber. Então você quer isso, tem certeza? Outra coisa, eu sou o maior desincentivador a usar o hormônio. Queria te perguntar qual é a sua opinião, porque atletas novos que a gente vê já fazendo uso, eu acho assim, pessoas Normais, né? Então não tem nada a ver com competir.
Nessa situação eu digo, estimula o teu texto natural, tenta arrumar teu corpo para você naturalmente produzir lá 1000, 100 de testosterona, como eu tenho várias pessoas que eu já atendi, que naturalmente chegaram nisso. Sua opinião é deixar até bater na trave, isso o máximo possível. E aí quando o testículo tiver falhando, é a hora de começar a usar o hormônio. Essa é opinião. Pra mulher também. Pra mulher. Agora atleta, daí é outra história. Então, se o cara é atleta, quer competir, quer viver disso e ele vai ter uma renda dessa forma, é isso que eu
enxergo, mesmo ele sendo muito novo, porque nós vemos muitos atletas aqui eh de 20 anos, 23 anos, 24 anos, são pessoas novas, fazendo o uso assim, sem acompanhamento muitas vezes, né? Horrível. Então assim, o que eu colocaria de condições, quer usar hormônio, então tem Que ter pelo menos 5 anos de treino. Boa criar usando comida, né? Porque assim, tem um monte de gente que fala: "Ah, eu treino há 10 anos". Fala: "Não, não parece porque vai pra academia, não chega no limite, não faz dieta". Então assim, não pesa, não tem, não pesa a comida. Eu
acho assim, a primeira coisa, você quer dizer que você treina de verdade, você tem que pesar tua comida. Quem não pesa comida não tá seriamente envolvido Nisso. Então, e outra, né, sempre que eu preparava alguma atleta para isso, eu adorava quando era biquíni, eu chamava lá pra minha casa, passava um fim de semana em Curitiba que eu falava que era um estágio de unicórnio e aí ia lá e eu ia levar ela treinar com o Pacholoque e nessa época o Pacho tinha 150 kg. É, a gente fala que é o paio do Velho Testamento, sem
cabelo, com uma barba gigante, regatinha de fio com as Veias explodindo. Aí eu falava: "Pacho, faz ela entender que ela nunca treinou na vida dela." Ah, e aí ele puxava um treino de vomitar e tal, passar mal, porque muita gente nunca chegou nessa situação no treino. E porque não tem uma uma a pessoa ela não consegue se alimentar e trazer os nutrientes necessários para ela ter energia para melhor performance. Então não pesa sim, muitas pessoas são leigas ainda nisso. Quero ganhar massa, mas olha, eu não Tenho tempo, eu não quero pesar. E para entender que
o combustível é alimentação, é o treino, não é anabólico. Primeiro, o principal base é alimentação. Eu sempre falo, olha, eu usei mais hormônio do que meus atletas e eu nunca tive um shape de atleta porque eu nunca fiz dieta e porque o meu treino era de força, sincerão. Então o pessoal acha, ah, GH, eu tenho em casa um quadro de vidro com todos os bujão que eu já tomei DH na minha vida. Tem um apartamento ali que eu gastei em Já. Eu não gastei tudo porque eu ganhava alguns. Mas assim, não é milagroso. Sim, sim.
Porque eu já tomei de tudo em grandes doses. E deixa eu te perguntar, você se arrepende de ter usado essa quantidade? Eu não me arrependo da mesma forma que o Schazneger não se arrepende, porque o Schazneger a gente só conhece ele por causa disso, por causa do shape dele. Daí ele virou ator, daí ele virou governador. Então assim, eu entendo que Fez parte da minha trajetória e para eu aprender e para eu conhecer e saber o que não fazer, ter esses erros. Uhum. Até porque na época a gente só tinha acesso a droga muito ruim,
underground subdosado. Então assim, você achava que tava usando 1 g, usava 200 mg porque era subdosado. Então tudo isso fez eu ser quem eu sou hoje e eu ter condições de ajudar as pessoas a não cometer os mesmos erros. Aprendizado. É isso. Mas você tava falando num ponto muito Interessante, eu queria voltar. você falou sobre estimular a testosterona natural, assim como a Vivi, que a gente estava conversando antes do podcast. Eu queria que você falasse pra gente quatro pontos que a gente pode falar, mencionar, tanto para homens quanto para mulheres que ajudam a estimular testosterona
de forma natural. Primeiro é sono, é o mais importante, porque é durante o sono que você produz o hormônio. Se você não chega num estágio Profundo de sono, tua produção hormonal fica prejudicada, tá? Segundo é não fumar e não beber. Pendrive zero, galera. Pendrive não fo pen drive é pior, pior ainda do que cigarro, canabis. Sabe por tem a questão lá do filme de óleo que tá tendo umas pneumonias diferentes que não se conhecia até então, mas o pior é a conveniência dele. O cigarro é inconveniente, então você tem que se ausentar para fumar. Pend
drive você Fuma em qualquer lugar. É, você tá sentado trabalhando, você vai ter que levantar, ir lá fora, fumar e voltar. O pen drive não, você vai lá e fuma vol açúcar. Exato. Então vamos lá. Sono, não fumar, não beber. Eh, resistência insulínica. Resistência insulina. Então, se alimentar corretamente, evitar açúcar, alimentou tá processado, esse tipo de coisa, porque a resistência insulínica e aí eu vou falar um negócio Importantíssimo. Hoje a gente tem uma pandemia de micropênis. Micropênis. Micropênis. Pandemia de micropênis. Depois da Covid-19 vem aí a pandemia de micropelis. Escreva. Tô, tô, tô. Vou investigar.
Você tá investigando, Vivi? Essa pandemia tá difícil. Essa pandemia faz um tempo que ela tá acontecendo, né? Mentira brica. Eita. Descreva, pai. Mas sabe por quê? Porque você tem uma fase curta da vida para desenvolver os órgãos sexuais, que É ali na adolescência. é o início da puberdade. Quando a criança tem obesidade, resistência insulínica, ela prejudica a produção de testosterona dela e ela perde o timing para crescer o pênis. E muitas vezes os pais vão, até que momento cresce, perdão, o pênis? Até uns 18, no máximo. Então assim, eh, às vezes os pais demoram para
procurar ajuda, já tá com 16 anos. E aí o tratamento é justamente aplicar durateston, deposteron, é fazer o uso de Hormônio androgênico para estimular o crescimento. E muitas vezes já é já é tarde, não vai dar tempo de desenvolver bem. Então a criança vai carregar pro resto da vida a consequência do pai deixar ela comer chitos e porcaria e doce tomar refri. Caraca, essa eu não sabia. Então a galera que tá aí acima dos 20 anos, acima dos 18 anos, tomando hormônio, achando que o pên vai aumentar, não aumenta o pênis. Já era, já era.
É que assim, ele só vai, ele só vai crescer o quanto estava projetado para crescer geneticamente. Isso também tem relação à questão do do açúcar, ele trazer essa produção de estrogenia e isso tem relação a essa tem, porque quanto mais tecido adiposo, mais eu aromatizo. É, então eu prejudico. E tem a questão que o estrogênio ele faz um feedback negativo mais forte que o androgênio no cérebro. Sim. Então ele inibe mais o eixo. Tanto Que assim o efeito do clomifeno que é para estimular testosterona, é inibir o feedback negativo estrogênico no cérebro, certo? Por exemplo,
a testosterona nós já sabemos que ela traz ela em equilíbrio, né? Já sabemos que ela traz diversos benefícios, né? Energia, disposição, rendimento, taxa metabólica ativa para ganha de massa, queima de gordura, humor, libido sexual. Mas em que momento entra a ação de irritabilidade dela que muitos Apresentam, que é a dúvida de muitas pessoas. Então quando fala de testosterona, muitos falam: "Ai, mas fica nervoso, explosivo, pera aí. Ela em doses adequadas, nós trabalhamos na área da saúde, sabemos, mas em que momento fala pro pessoal que a testosterona ela avança trazendo ações de efeitos colaterais como uma
irritabilidade. É, o que a testosterona faz a nível de sistema nervoso central é modular os neurotransmissores e os receptores. Então, eu acabo tendo às vezes uma descarga de noradrenalina maior do que eu teria. Então, o que que a gente vê muito em dose de TRT? que seria manteneros nível de 700 nanog por dclil não tem alteração de humor nenhuma e doses um pouco suprafisiológicas que quando eu entrei na faculdade normal até 1000, né? Agora que é 700 ou 600. Então vem decaindo a quantidade de testosterona que os homens Produzem, mas a gente vê aqui ali
1000, 100 até 1500, você não tem esse tipo de comportamento, certo? Agora, testoster 2000, 3.000, 4.000 é muito prejudicial, até porque a testosterona ela funciona ao contrário das anfetaminas. Então, vamos lá. Anfetamina ou qualquer estimulante adrenico causa dessensibilização. Então, primeira vez que você toma o café, você não dorme. Depois você tá tomando cinco cafés por dia, 10. Então eu dessensibilizo, ele perde efeito. A testosterona e o receptor androgênico é o contrário. Quanto mais eu uso, mais receptor androgênico eu tenho. Porque uma das proteínas que a testosterona manda fazer é o próprio receptor androgênico. Então vou
aumentando a densidade de receptor androgênico, inclusive no cérebro. E aí quando eu tenho mais receptores androgênicos do cérebro e eu, por exemplo, tiro a testosterona, paro de usar, eu sinto muito mais falta e aí a depressão é muito pior. E existe essa TPM masculina que muitos falam, isso é um desequilíbrio hormonal por erros de anabólicos. Eh, ou existe aquele homem que ele tem a já na um sistema de eh genética por por ser mais estrogênico, porque tem um pai mais estrogênico, um avô mais estrogênico, ou normalmente Essa TPM, que é aquela irritabilidade, a função inversa
às vezes que a testosterona causa por essa interrupção imediata, tem algo eh existe essa TPM masculina, você diz da retirada ou durante o uso quando o homem ele tem uma ele faz de de testosterona por o o longo prazo, né, sem acompanhamento muitas vezes. E chega um momento que esse homem faz até exames ali, aquela texto tá em 2000, mas o cara não tem efeito nenhum da testosterona, Ele tem irritabilidade, ele tem gorduras localizadas, você percebe que é uma gordura ali estrogênica, eh, glândulas mamárias, gineicomastia e e ele tem essas oscilações de humor. Eu sei
porque eu recebo muitos pacientes assim também e muitos têm dúvidas sobre isso, muitos homens. Sim, mas tem muito a ver com o nível de aromatização, sim. E isso é genético. Então, lógico, a a o percentual de gordura influencia, mas mais do que isso é a genética. Quanta Enzima aromatase esse homem produz, que isso conta muito, né? A genética do cara, um homem que é muito estrogênico, né? E que ele é magrinho, mas ele tem aqui as gordurinhas, né? Tem. E e se você pegar eh a gente mede as eras do fisiculturismo pelas drogas disponíveis, tá?
Então o pessoal ali na época do Arnold não tinha tamoxifena, nastrozol, ou seja, não tinha como combater aromatização. E aí então o que que eles falavam? Ah, você pega de anabol e toma. Se você tiver ficar com gineco, mas te aromatizar, você não nasceu para ser atleta. E o cara que não tinha genética para aromatizar, ele evoluía, ia pra frente. Caramba, que interessante. Então é genética, é sorteio. Tem gente que vai tomar e não vai ter nada e o outro vai tomar e vai ter glândula mamária desenvolvida, vai mexer com o psicológico, vai reter líquido
para caramba. E aí quando eu aromatizo muito, Eu tenho uma hipertensão arterial, aí eu tenho mais produção de sangue, esse cara ele se ferra muito mais com colateral. e uso prolongado, na sua opinião hoje, um homem dos seus 40 anos, 45, onde ele já começa a apresentar uma queda na produção, mas ele é ativo, você orienta ele, você orientaria ele, olha, bateu na trava, o negócio tá feio, tá baixo, ele segurou até onde ele podia, faz 4 meses, 5, se meses, tem toda uma avaliação, a Gente sabe, bioquímica para ver se ele tá tá indo
bem, não tá tendo nenhum tipo de efeito colateral, nenhum tipo de de alterações, mas você é a favor dessa pessoa, o resto da vida ela fazer essa reposição, certeza que é afeta automista a saúde mental, né? E o envelhecimento, isso que as pessoas ainda têm um preconceito, né, de medo da testosterona gerar câncer. E aí, não, isso já caiu, né? Isso é uma mas existe ainda. Existe e existe por pacientes meus. urologista Que acha isso. Exatamente. Médico, você vê de convênios mesmo, até porque o tratamento do câncer de próstata é castração química. Então você vai
fazer a castração química desse homem e tratar o câncer dele. Mas a gente já tem trabalhos publicados mostrando que mesmo o homem eh durante o tratamento castrado quimicamente, se eu administro testosterona exógena, eu melhor o quadro dele, eu não pioro. Tá vendo, gente? Testosterona câncer. Até porque se fosse a testosterona que causasse o câncer de próstata, ele aconteceria quando essa pessoa produz níveis mais altos e não quando tá decaindo a produção. Pra mulher também, que as mulheres têm muito medo, né? É. E aí entra num tabu gigantesco, porque a maioria, né, dos endócrinos e dos
ginecologistas vão dizer que mulher não pode repor testosterona, é só estradiol. É, de gineecologista é muito comum, né, eh, Orientar apenas a a reposição de estradiol. É, e e a mulher ela fica e o que tá escrito, né, pela Sociedade Brasileira de Indocrinologia é que a reposição testosterona para mulher é só em caso de ã desejo sexual hipoativo. Só mais nada, que é uma coisa que acontece com todas as mulheres, todas na menopausa. Só que se a gente for ver a fisiologicamente, todo estrogênio da Mulher um dia foi testosterona, porque o corpo primeiro vai fazer
a testosterona e depois vai aromatizar em estrogênio. Então, quando ela tá na menopausa, a falta de estrogênio que ela apresenta é primeiro uma falta de testosterona, porque eu parei de fazer a testosterona e por isso parou de aromatizar. E aí eu só vou repor uma coisa. Então, lógico que avalia cada caso, mas eh eu não acho que a gente tem que ter são ferramentas, sim, né? Da Mesma forma que uma vez eu atendi uma um atleta que tinha depressão, não saía da cama e aí eu falei: "Ó, você precisava fazer tratamento, tomar remédio e tal".
E consegui convencer ela a fazer um tratamento. E aí ela, nossa, minha vida mudou. Mas qual foi o tratamento? Ela fez a recão, com texto? Não, não. Ela fez uso de antidepressivo. Antidepressivo. Aí o marido dela veio perguntar assim: "E quando que ela vai parar Isso? O remédio?" Uhum. Daí eu falei: "Quando que você vai tirar o óculos?" Nossa. Daí ele: "Como assim?" Eu falei: "Cara, ela precisa desse remédio para viver e você precisa de óculos para enxergar. Agora, se você quer que ela tire o remédio, tira o teu óculos." Porque a medicação ela entra
no momento que a pessoa está em descontrole por si só. É, ela tá desequilibrada. Mas você, por exemplo, você é de acordo com uma mulher, por Exemplo, menopausada, que ela já começa a sentir os sintomas de cansaço, indisposição, uma oscilação de tristeza, irritabilidade e muitas acabam associando isso com uma depressão e às vezes é uma queda hormonal. Sim. Mas assim, ó, a no caso da atleta, ela já usava hormônio, então não era falta de hormônio, por isso entrou antidepressivo. Então teria que ficar pelo resto da vida tomando. Sim. E o corpo, por exemplo, a quem
tá assistindo De casa, tá tem muito isso. Ai, porque o corpo acostuma, o corpo acostuma, você não existe isso. Pode sempre manter a mesma dose ou ela teria que aumentar dose. Não, não precisa. Desde que acerte a dose. Uhum. Então no começo é tentativa e erro. Depois que acertou fica. corpo não não entra em homeostase por não. Justamente tava falando do o receptor androgênico não funciona assim. O adrenérgico funciona aí tem que subir dose, por exemplo. Subindo. Entendi. Agora o receptor androgênico, os receptores hormonais não funcionam dessa forma. Não tem essa esse risco de perder
sensibilidade. Você fal vocês estavam falando sobre a melhora da saúde mental e o e como a texto afeta a saúde mental. Eu queria saber eh, por exemplo, muitos homens tomam alguns hormônios, né? Acho que é trembolona e ficam mais agressivos, certo? O que que você tem a dizer sobre isso? Isso acontece nas mulheres também ou de fato aí é um mito? Acontece muito. Hum. A tremolona assim do eu é o que eu infiro, né? pelo que eu já estudei, mas não tem um artigo mostrando isso. Ela é um agonista de progesterona com 1% de atividade,
ou seja, ela é quase um antagonista porque ela liga no receptor e exerce muito pouco efeito, só que ela tampa esse receptor e não deixa ninguém se ligar lá. Ela mimetiza uma menopausa, que na menopausa é uma falta de progesterona que causa a insônia, o Suor noturno, o calorão, a irritabilidade, perda de memória, perda de capacidade aeróbia. Tudo isso é igual à menopausa. Então a trembolona ela mimetiza a menopausa. E no caso, por exemplo, quando é retirada a trembolona, muitos casos, né, tem aquele efeito depressivo na pessoa, porque quando ela está com a trembolona, ela
tem um empoderamento, ela tem, é porque ela é muito adrenérgica, mas ela também tem esse Poder assim, você tira aos poucos, como que é feito esse processo? Não, o melhor é tirar de uma vez, só que mas não tem jeito, sempre vai promover esse efeito, sempre. Só que o ideal seria trocar por outro androgênico, tá? Então eu troco uma trembolona por um masteron, primobolã, algo que tenha menos efeito colateral, mas eu não fico zerado de hormônio androgênico, porque aí dá esse bac. Na sua opinião, uma opini um um um Hormônio e menos agressivo para uma
mulher, primobolá e masterol. Eu ouvi você falando que você não gosta da ox, sendo que muitas mulheres, o primeiro hormônio que tomam é ox. É, eu não gosto porque cai muito cabelo. Uhum. E eu acho pouco potente. Então eu prefiro hemogeninho, por exemplo. Por quê? Porque é muito mais potente. Eu vou fazer um comparativo com dose de homem. Aham. Então, um homem lá de anabol, 30 mg por dia. Para eu ter o mesmo efeito Dos 30 do dia anabol, que não é uma opção pra mulher, então já fica claro, dianabol ele é derivado de testosterono,
é muito androgênico, certo? Mas para eu ter o mesmo efeito, eu usaria 50 de hemogenin. Para eu ter o mesmo efeito 50 de hemogenin, eu vou usar 150 de oxandrolona. Nossa. Então uma mulher ao invés de usar 15 de oxandrolona, se ela usar cinco de homem, ela tem mesmo resultado com menos colateral. Então eu prefiro o Hemogeninho. Homemin. Então respondendi, quais foram? Desculpa. Bolã, masteron e para ganho, para off, hemogenia. Mas tem toda a questão de individualidade, né? Total. Tem mulheres que vão responder melhor a um hormônio outro. Eu, por exemplo, tem uma mulher que
ama oxandrolona, eu não respondi assim, a primobolã para mim, ela não repercutiu muito um resultado assim, apesar de que sou bem seca já, né? Mas a masterona foi melhor. É, tem isso. A gente tem tem individualidade, né? Tem, porque os os nossos receptores eles podem sofrer uma mutaçãozinha. Hum. E ser ligeiramente diferentes tridimensionalmente no espaço falando, então encaixar melhor um hormônio do que outro. Isso acontece muito. O que é mais evidente é com GH. Com GH. E a gente fala isso de chama de polimorfismo, né? Que as pessoas têm diferentes formas do mesmo o mesmo
receptor. GH. Você pega e fala com Alguém: "Ah, sizing, ah, para mim eu fico seco, mas vai falar com o outro, sizing, eu fico inchado, retido". Aí, ah, mas e o genotropim? Ah, daí eu fico seco. Aí eu falo: "Não, mas daí eu fico retido". Então assim, é o mesmo hormônio. Diferentes laboratórios, eles são ligeiramente, a sequência de aminoácido é idêntica, mas espacialmente eles são ligeiramente diferentes pela tecnologia que cada laboratório produz. E em cada pessoa vai dar um resultado Diferente. E aí vai ter a pessoa que ama um GH e a outra odeia aquele
mesmo GH. E tem toda a questão de treino, performance, alimentação, tem a má administração também, né? A Primobulã, eu sei que ela tem algumas eh tem a Primo que ela tem a meia vida maior, menor, não tá acetado. Qual é o que que seria melhor para uma mulher assim? ela terá algo, ela ela, ela monitorar para ela um, um ciclo menos agressivo, que menos Virilize ela. Por exemplo, a meia vida é um negócio muito importante do ponto de vista de colateral. Por quê? Porque eu pergunto isso até te cortando, desculpa, porque eu vejo irregularmente as
pessoas fazendo o uso sem acompanhamento. Oxondrona, eu vou tomar só quando eu treinar. Então assim, é uma é uma é umas questões assim muito sérias. Aham. Sabe? Então as pessoas ainda são muito leigas nessa Área e muitos têm vergonha de perguntar, realmente. Sim, com certeza. E também tem muita porcaria na internet. Exatamente. Acho que é um excesso de informação que traz muita divergência. É, o excesso é tão perigoso quanto a falta, né? Exatamente. Eu acho que hoje o excesso é pior, né? É, mas com relação à meia vida, por exemplo, vamos falar de nandrolona. Então
eu vou ter a deca e eu vou ter o que é decanoato de nandrolona e eu tenho O fenil propionato de nandrolona. Os dois sãoandrolona, o efeito da nandrolona é o mesmo, mas o decanoato eu tenho 15 dias de meia vida e feri o proporcionato 2,5. Quando eu tô administrando a droga, eu acabo empilhando o hormônio que tem maior meia vida, então ele vai atingindo níveis mais altos na circulação sanguínea, porque ele demora para sair. Então, antes que ele vá embora, eu já Administrei de novo. Já administrei de novo. Então, o total de hormônio que
eu tenho na circulação fica mais alto, com a minha vida mais longa. Qual que é o problema? Digamos que, como a gente falou, cada um tem uma individualidade e vai se dar bem ou mal com o hormônio. Digamos que você descobre que na androlona te faz mal. Se você tá com o fenopropionato, que é 2 dias e meia, 3 dias e meia vida, e você para de tomar, em c dias, foi duas meias vidas, Já caiu para 1/4 da dose. Sim. A década para cair 1/4 dose vai levar do meses. Ou seja, eu vou continuar
estimulando o colateral por mais dois, três, 4, 5 meses até ela cair a concentração. Então, por isso eu gosto pra mulher meias vidas curtas. Então, os orais todos têm meia vida curta. Uhum. E se for injetável, que seja uma meia vida curta, porque se der algum problema, não é só parar de tomar, tá? Você parou de tomar, mas vai ficar circulando meses no Teu sangue aqui no hormônio. É um dos problemas as mulheres botam muito implante hormonal e acho que o problema do implante é isso. Você bota, não tem como tirar. Implante, eu não gosto
porque você perde o controle. O famoso chip da beleza. É, então é, existe o chip da beleza, vamos lá. Existe o implante pra reposição. São dois implantes, são diferentes os métodos, né? o chip é a gestrin e e implante eu posso Ter de qualquer coisa na verdade chipe da beleza que o povo enfiava, os médicos enfiavam tudo que era anabólico ali. Acho que é isso que acaba dando ruim na conheço chipe da beleza. Eu tipo fazer, eu faço de implante, já é o quinto que eu faço. Eu não não tive efeitos colaterais, eu tenho gestrinona,
na hostosterona. Então eu eu acho que o chip nunca vai ser a primeira escolha, certo? Porque a pessoa primeiro ela tem que saber se se Ela se dá bem com aquele hormônio. Então gestrinona, você se deu bem, tem um monte de gente que se dá mal com queda de cabelo, tensão, queda, né? Já vi mulher fazer transplante capilar por causa do que ela é muito utilizada para para tratamento de endometriose, denomiose, né? E ela é anticoncepcional também? Não, ela não é contraceptiva e as pessoas acham que 96% de eficortaram gestrinona chip da beleza de gestrinona
para falar que era contraceptiva. É Igual o homem tomar testosterona e dizer que é contraceptivo. Aqui a gestinona, ela tem um papel de não é 100%, entendeu? As mulheres que não tm endometriose, né, elas utilizam a gessinona para poder baixar o SHBG e também o livre estrogênio também, porque se a mulher tem lipema, se tem muita retenção, tem problema estrogênico de excesso também ajuda. Mas vamos pegar a gestrinora como Exemplo. Eu orientaria, testa primeiro o oral. Você acha que funciona? Funciona. Destrin oral funciona. Então, testa primeiro oral se deu bem. Uhum. tá com preguiça de
tomar todo dia, pode pôr o implante. Mas nunca usei o hormônio na minha vida. A minha primeira opção, ser o implante, eu acho muito arriscado. É porque importante você tem como tirar aquilo, você tem como dosar aquilo, né? É, se é oral, você para de tomar. É. Agora, se é o implante, ainda mais se for o bioabsorvível, não dá para tirar. É. E aí fala assim: "Ah, tô caindo no cabelo, tá? Daqui se meses a gente conversa". Eu coloquei quando eu bati agora os 39 anos, que aí eu coloquei, eu já tinha testado gel de
testosterona, que para mim não repercutiu muito bem, né? E aí, porque isso tem a ver, por já ter utilizado, né, hormônios injetáveis, acaba que o gel ele não tem uma Efetividade, porque ele é bom o gel. Qual a sua opinião sobre o gel? Não, ele é bom. Demora para acertar a dose. Ah, é. É para homem e mulher também. Ah, para homem você tem margem para errar, né? É. Mulher não. Então, mulher, via de regras, vai começar numa dose super baixa e vai subindo aos poucos. Só que tá, a cada quanto tempo que você vai
subir? Cada dois, três meses, que é quando você voltar na consulta. É, então posso levar um ano e meio para acertar Tua dose. Nossa, né? Mas ele dá menos efeito colateral, o gel do que injetável, com certeza. Aham. para mulheres. É porque o injetos injetável para mulher é besteira, porque é muito fácil errar a dose e aí ter todos os efeitos colaterais da testosterona. E eu queria que você desse, se você pudesse dar uma dica pras mulheres que virilizaram e se é possível reverter esse quadro e como que a gente faz isso? É possível tomar
anticoncepcional. Hum. Por quê? Só que para aumentar nível estrogênico e começar a acumular a gordura aonde a mulher deveria, né? Mas, por exemplo, eu, vamos supor, galera que tá em casa, uma mulher tomou, queria melhorar o corpo, não é atleta. Tomei, fiquei cheia de espinha, meu cabelo caiu, fiquei com barba, bingulinho cresceu. Que que eu faço, Gabriel? Então, vamos um de cada vez, tá? Tô toda ferrada, galera. Clitoris cresceu. Aham. Já era. Cirurgia. Vixe. Ana Elisa Cadrick. É uma cirurgia plástica que treina aqui. Ela sabe, achei que você ia falar que era uma mulher que
um bingulinho cresceu. Ela tem uma [ __ ] Meliscia, ela tem uma [ __ ] ela treina aquiando. Não, porque ela era minha atleta, o negócio dela ficou desse tamanho. Não, pelo amor de Deus, não. Ela opera. Então, hoje em dia a técnica cirúrgica, ela não corre o risco de perder Sensibilidade, porque você só puxa para dentro. Interessante. Então, é super tranquilo de fazer. Então esse colateral é isso, queda de cabelo, né? Primeiro eu vou ter que parar de usar o hormônio para parar de estimular cair. Nossa. Vou usar antiandrogênicos. Então, exemplo de antiandrogênico bem
forte, cprerona, só que é antianabólico também. Sim. Então não adianta tomar durante o ciclo para não cair cabelo, porque você não vai Ganhar músculo também. Então é só para colateral grave. Acne, mesma coisa. esse proterona. Agora, eh, antiandrogênicos que não prejudicam o efeito anabólico ou prejudicam pouco, mas não são antianabólicos. Espironolactona, sal, palmeto, verbasnol, actriave, são opções que se não for muito grave o efeito colateral, você pode associar e usar os dois juntos, o hormônio e esses antiandrogênicos. Mas a voz de João não Tem como volar a voz. Só que daí a voz ela não
é de uma hora para outra. A voz primeiro vem uma hoke down, depois da hoke down eu começo a ter falha. Então tá falando, de repente, uh, faz um mentira. Então igual adolescente. Aham. Enquanto ela tá falhando, se eu parar e entrar com a ciproserona, a voz volta. Entendi. Se eu insistir, ela engrossa. Mas aqueles estágios Não, eu tô falando assim, só se tiver nesse estágio rouquidão falhando, dá para voltar. Se já engrossou a a corda vocal daí não tem o que fazer. Nossa. Aí tem cirurgia, mas não é efetiva. Tem muitos casos de mulher
que já operou duas, três vezes e não afinou a voz. Eh, e aí acaba fazendo fono. E tem pessoas que são mais sensíveis também, mesmo que seja uma dose pequena, né? Tem gente que tem efeito colateral com gel. Eu tive uma atleta que teve a o único colateral Da vida dela foi engrossar a voz e assim ela uma Barbie. Uhum. Olha só. Não caía cabelo, não dava espinha, nada. Foi a voz. E ela assim, no primeiro ano que ela competiu a voz é muito individual, né? Chega a princesa com a [ __ ] lá. É,
né? Não tem jeito. Não tem como fugir, né? De efeito colateral, né? Não, mas o clitores até quando ele primeiro incha e depois ele hipertrofia, vira umburgão, né? Enquanto ele tá inchado, dá para fazer um manipular um creme, coloca Progesterona, com dutasterida, com olha só, se proterona e ele desincha. Nossa, mas eu acho que é um assunto muito complicado, porque até as mulheres devem ficar sem jeito de falar isso com coach ou com quem tá acompanhando elas. Não sei como é no seu caso. No meu caso, eu já tava, já aconteceu de eu estar numa
balada em Balneária e a mulher chegar com foto querer me mostrar o que ele toca. Mentira, me ajuda, meu Deus, me ajuda. Você acha que tá muito Grande? Eu tava com a minha namorada. Nossa. Hã? Você teve que analisar a perereca. E daí a E daí a Frank respondeu: "Não, tá normal. Tem análise do shape, tem análise da peririquita para saber se tá hipertrofiado." Meu Deus, cara. Essa foi ótima. Eu achei bem interessante, né? Que eu acabei pesquisando um pouco sobre você e achei muito muito engraçado assim, né? Eh, você compartilha de uma Mesma opinião
que a minha, que isso eu aplico com os meus pacientes em consultório, que é eh quanto menos medicações e mais ações terapêuticas naturais, seria o ideal. Então, por exemplo, a dopamina, né, que a gente fala, até tô com um livrinho aqui, ó, deção dopamina. Ah, é, esse livro é bem bom, incrível, né? Aham. E e eu vejo muito esses casos de mulheres com a estima baixa, cansada, indisposta, sem vontade de de treinar. E, e, e o que que Você tem assim? explica um pouco pro pessoal a sua opinião sobre essa questão de eh dessas ações
doparminérgicas, né? Existem tem a possibilidade de aumentarmos a dopamina sem eh eh hormônios, sem medicações, de uma forma natural, né? E trazer a importância desse hormônio na nossa vida, né? É, eu eu acho assim, hoje em dia o maior problema de todo mundo é a desregulação do ciclo circadiano. Muito bom. O que é o ciclo circdiano? É O que diz para você a hora de acordar e a hora de dormir. Então, de manhã, ao acordar eu tenho que ter um pico de cortisol, certo? Que é o hormão do stress. Logo quando acorda, isso é ele
que vai me motivar a sair da cama, trocar de roupa e trabalhar. Aham. E à noite ele tem que tá baixo para eu dormir. Então o estado de alerta é lá embaixo. Então ele tem que ser alto e cair ao longo do dia. O que que acontece? As pessoas hoje são Niveladas, é reto. Então, de manhã ela tá indisposta e à noite tá com insônia, porque o cortisol ficar reto o dia inteiro. Então, primeira coisa que é crucial é a higiene do sono. A gente só produz melatonina na ausência de luz, que é o hormônio
do sono. Uhum. Então, eu já dou melatonina para todo mundo. Eu começo com dose baixa, 1 mg. Lembrando que nó tomar 10 mg, que a galera traz Estados Unidos 10, 15, 20. Tem que fazer higiene antes. Não Tem que fazer higiene. Tem que dar uma chance também para anatonina funcionar, né? Tomar assim uma hora antes de deitar. É. E diminuir a luz pro teu corpo entender. Tem alguns até neurologistas que hoje em dia falam que se você tiver a oportunidade de ver o pô do sol e olhar diretamente pro sol. Nossa, que isso. Isso manda
um sinal pra retina de que tá na hora de começar a desacelerar para você dormir. Da mesma forma, se você puder pegar luz natural De manhã para avisar pro corpo que é dia, então, olhar pro sol, tomar sol, começar o dia se expondo a luz, você avisa: "Ó, essa é a hora de acordar e aqui é a hora de dormir. Até porque a gente trabalha muitas vezes com uso artificial o dia inteiro e a mesmo nível de luminosidade que você usa em casa à noite. Como é que teu corpo vai saber o que que é
dia, o que que é noite? Então você acaba ficando desregulado com relação treina a noite 11 hor da noite na academia com a luz apaga a luz. Aonberg apaga estimulante. Aonbergonberg à noite porque não vai atrapalhar o seu sono. A sua melatonina vai bombar. Ficar só luz vermelha. O estimulante. O estimulante. Eu sou a favor e eu brigo lá em casa, eu brigo café só depois das 9 da manhã. Ah, é? Eu sei que porque se eu acordar e meter o café, eu tô inibindo a minha produção de cortisol, de noradrenalina, de Catecolaminas, porque eu
já tô estimulando meu corpo. Então eu tenho que deixar meu corpo estimular sozinho primeiro e aí depois eu uso o café. Então são pequenos ajustes assim, um cárdio pela manhã, ele é maravilhoso para começar o dia, porque Gabriel, como fazer um cárdio sem cafeína? É possível? Claro que é. Chama de disciplina que na minha cara. E olha que legal essa pergunta que você fez. Olha que interessante. Muita gente não tem Energia de manhã e quando a gente vai avaliar os exames, esse cortisol está suprimido. Por que que ele tá suprimido? E essa pessoa fica cansada
de manhã? Porque não dorme direito. Não dorme direito, usa estimulante para caramba. É isso. E aí chega uma hora que não funciona. Então a pessoa fala: "Nossa, eu tomo cinco café por dia e não bate". Nossa, claro, claro. Tá. E tem um lance também do café após às 4 horas da tarde também cortar, né? estimulante. Então, o Último café que você tem que tomar é o depois do almoço ali. Então, então você tá falando que a gente tem que tomar uma janelinha ali entre 9 a mais ou menos 1 hora da tarde ali para tomar
o café. É, então tudo café prejudica os hormônios, mas Camins que explicou a gente tem hora certa, quantidade certa, né? É. E outras atividades como brincar com o cachorro, né? Ouvir música que você gosta. Gente, eu fico impressionado como tem gente que não escuta Música. Música é uma das coisas que mais ajuda você a alterar teu estado, modula demais o ambiente. E você modula seu cortisol, você libera a dopamina. É, é a pessoa buscar a ação dopaminérgica dela. Então eu gosto de andar cavalo quando eu consigo, porque para mim é um Nossa, é uma delícia.
Não, e o cavalo ainda tem o campo magnético dele que ele tem a calma, né? Existe até heik, né? Em cavalos assim, abraçar o cachorro. Eu falei para você para abraçar. Aí amanhã Eu vou est ali na na na porta da berg abraçando uma árvore. As pessoas vão falar que isso virou maconheira maluca hipou modulando aqui para de no meu cortisol. Namorar também. Namorar pimbada. Ele falou que a galera tá com micropênis. É uma tá. A ten umas perguntas para falar sobre pimbada. Não, calo para fazer meu cárdio de manhã. Acorda e vai na raça,
bebe água sem café. Eu tô encucada com isso, tá? Vamos Lá. Primeira coisa, você falou muito bem, bebe água de manhã, tá? A maior parte da nossa lesira é desidratação. Então acordo já toma meio l acordo já t me lro de água. E vou te dizer mais, agora lá nos Estados Unidos tá uma onda de acordar, tomar uma cápsula de sal e tomar meio lro de águaal para se hidratar. Legal. E você acha isso interessante? Muito. Água morna, água gelada, água natural. Aqui descer. Muito Bem. Mas por que, explica só rapidinho pra galera por que
o sal ele ajuda nisso? O sal segura a água dentro do corpo. Então os beduínos para atravessar o deserto, eles comem sal para daí tomar água e atravessar o deserto, né? Para segurar a água e não suar essa água, certo? Então o sal vai te ajudar a segurar a água. Pode ser sal, mas pode ser, lógico, um isotônico, né? Um peitor da vida para repor os minerais. prejudicaria o shape Causando retenção. Zero. Não, boa. Tá, vamos falar sobre sal e retenção. Isso. Perfeito. O problema do sal é a resistência insulínica, tá? A pessoa que tem
resistência insulínica, tem sobrepeso, é obeso, o sal vai reter líquido. A pessoa que não tá nesse quadro não retém. Não retém não. Interessante. Então a galera que fala: "Ai, eu tô tomando diurético, tomando chá de bisco e já é um shape ali bom". Para ajudar a dar retenção ou fala que tem diminuir sal. Isso é mentira. Então não é é até prejudicial. Pessoa até treina pior porque falta sal. Tem câimra. E como que eu vejo que eu tô desidratada ou faltando sal na minha boca? Então primeira coisa é esse cansaço extremo, né? Dor de cabeça
é um baita sinal enxaqueca que você tá desidratado. Mas a desidratação é você ficar lerdo. Quando você tá desidratado, você Fica lerdo. Eu tô sentindo muita, eu tô fazendo muitos esforços agora. Eu tô híbrida, eu tô sentindo muito a minha boca seca e a minha nutricionista mandou tomar muito isotônico e muito aminoácido. E eu eu achei que eu não ia tomar. Eu sempre corto salividade na outra e eu corto muito sal e não bebo água, enfim, é uma coisa louca. É. Isso tem que tomar muito cuidado. Essas essa eu tenho assim, lembra da época do
Body System? Os cara Davam 8 horas de aula pulando na câ elástica por dia. Fala, cara, como é que esses caras aguentavam isso, né? Qualquer esporte que sua muito, você precisa se rehidratar e precisa inclusive se hidratar durante o esporte, né, para evitar ficar desidratado. Então isso é crucial. Entendi. Interessante. Então vamos lá. Você vai acordar, você vai tomar água com sal, aí você vai fazer teu cárdio. Quanto de sal? Conta pra galera. 1 g de Sal, um sachezinho de sal. E muita gente hoje em dia tá utilizando sal e entra treino também. Eu tô
vendo muita galera lá de fora, né? Sim. Justamente porque você sua e perde. Entendi. E por que sódio, né? Porque o sódio ele regula os outros minerais. Uhum. Então, se eu tenho abundância de sódio, eu seguro cálcio, magnésio, potássio. Ele segura minerais, evita câbra também. E só que eu sempre tive medo de uma sal porque eu falei: "Não, não vou tomar sal que vou Ficar retida". Era esse era o meu medo. Tem duas perguntas interessantes que eu tenho certeza que vai estar aqui nos comentários. Qual a sua opinião sobre o impacto do anticoncepcional contraceptivo hormonal?
tá? Na hipertrofia, no emagrecimento, no rendimento diário da mulher. Pra hipertrofia zero, dá para ganhar músculo tomando anticoncepcional, não tem problema. Para secar já é mais Complicado, porque o hormônio estrogênico ele estimula a dipogênese, então ele estimula o desenvolvimento de pré-adipsito em adipósito. E eu faço novas células de gordura. Tanto que quem tem excesso estrogênico vai ter lipedema, vai ter eh celulite, aquele tipo de acúmulo culote, perna, né? Então, para crescer ele não atrapalha. Tanto que na União Soviética eh eles engravidavam a mulher perto das Olimpíadas, daí Abortava para ela est no pico hormonal estrogênico.
Não atrapalha na hipertrofia. Isso não. Libido sexual e anticoncepcional. Aí caga, né? Aí aí caga. Dá ruim, né? Por qu? Qual que é o problema? Eu vou tomar um hormônio estrogênico. A gente já falou que o hormônio estrogênico inibe mais o eixo que até a testosterona. Então eu vou diminuir a minha produção de testosterona anticoncepcional. O que que teu corpo Faz para tentar se proteger do excesso estrogênico? Faz SHBG para sequestrar o estrogênio. Só que o SHBG é globulina ligadora de hormônios. sexuais sexuais não diferencia testosterona deadiol, então ele vai sequentrar tua testosterona. Então você
já inimbiu tua testosterona, ela tá baixa e aí você sequestra ela com SHBG, então você fica com a test o pouco de testosterona que você tem não tá livre para agir. Sim. Tá bloqueada, né? Tá bloqueada, tá inutilizável. Isso também interfere até no humor, né? No humor, né? disposição e tudo isso. Agora vamos colocar, tem mulher que obrigatoriamente precisa tomar, tem algumas patologias que ela tem que tomar anticoncepcional, tá bom? Então, nesses casos, o que que eu posso fazer para melhorar libido? Eu posso usar um hormônio suicida. Quem que é esse suicida? Hormônio suicida, proviron,
a Mesterolona, por não é anabólico, mas tem a maior afinidade de todas pela SHBG. Mas ela usa diário uma mulher que tem, por exemplo, dimmônio, que fica ali 5 anos. Sim. Usa diário, ela usa direto proviron junto. Usa junto porque o proviron vai se ligar na SHBG e vai deixar texto ficar livre. Uau! Então eu consigo melhorar a libido sem aumentar o nível androgênico dessa mulher. Porque se ela tá usando anticoncepcional por uma patologia, é Porque ela tem uma sensibilidade androgênia. Eu não posso dar o hormônio testosterona para ela, eu tô tando, eu tenho que
dar para ela estrogênico. Então, pelo menos sem aumentar o nível de androgênio, eu aumento a fração livre e aí eu consigo melhorar a libido. No caso, essas mulheres que precisam usar o anticoncepcional são mulheres com ovário policístico, endometriose, adendomiose. Não tem outra saída sem ser anticoncepcional. Uma gestrinona não é Que aquele caso, né? Não sabe é não. Se for ovário policístico, ela é sensível a androgênio e aí a gestrenona é um androgênio. Sim. E aí eu vou piorar os colaterais dela. Então nesse caso específico, por isso. Então por isso mulheres com contraceptíveis hormonais não entendem
porque cai o libido, não consegue tiutar. Pode ser um sinal, né? Pode ser. E no tratamento de lipedema, que muitas mulheres perguntam, existe algum hormônio que vai ajudar a tratar o Melipedema? Tem algum hormônio que você falaria: "Olha, aquele vai colaborar pra gente diminuir essas inflamações". Qualquer androgênio vai ajudar. É, é engraçado que os médicos, é porque como se limitam muito a indicar, né? Ah, tem medo, né? Tem medo de colateral. Mas assim, eu sempre comento que eu peguei uma ex-obesa e pus no palco. Caraca. Uau. E ela tinha um super lipedema. Quem É ela?
Você tem a pra gente depois por aqui? Tá Ciao. Tá Correia. Ela perdeu uns 80 kg. Foi um negócio sensacional assim. E aí ela eh tinha um super lipedema, né, de exobesa. Nossa. Uhum. E aí a gente fez a preparação dela com masteron e a perna ficou lisa, tirou todo o lipedema dela. E aí eu na época eu fiz um post falando que masteron era o melhor hormônio para lipedema, até porque ele foi criado para tratar câncer de mama como Antioestrogênico. Ah, daí os caras me deton me crucificaram, né? Mas seria só para atleta ou
a pessoa que não é atleta? Não, só para atleta porque é um hormônio endurgênico, né? Para performance. as pessoas com lipdem, a maioria não tem uma atividade com gasto energético, a pessoa não tem um lipema melhora demais. Eu tinha uma aluna que tinha lipedema, a gente fez até um projeto com ela na Dragon e ela Emagreceu, a perna dela melhorou tanto o aspecto, ela sentia dor para andar. Então assim, só de você ter uma atividade, um estilo de vida saudável, melhora muito. É, não, se você melhorar, eh, dicas simples, né, para ele treinar panturrilha. Olha,
por quê? Porque a panturrilha é o segundo coração. O que que significa? O coração bombeia, o sangue vai, por gravidade ele se acumula na perna. Quem bombeia de Volta o líquido, a retenção hídrica em membros inferiores é a pantorrilha. Quando você faz esse movimento do pé, a panturrilha contrai e bombeia a água para cima de volta. Olha, gente, por isso que a mulher que usa salto fica retida. Caraca. E geralmente vai desenvolver aí uma varizes, porque ela fica retida, porque ela não faz essa movimentação da panturrilha, ela anda com o pé na mesma posição. Então,
treinar a panturrilha ajuda para caramba pedema. Melhorar a circulação também ajuda. Então, castanha da Índia, uva urse são ótimos para isso, né? Cavalinha, evitar alimentos ultraprocessados, tratar a resistência insulínica, né? Então eu tenho que evitar o alimento ultraprocessado, açúcar, bebida alcoólica, muito. A bebida alcoólica, todo mundo que bebe sabe que no dia seguinte fica retido, né? Exatamente. É Automático, retido e desidratado. Olha que que negócio doido, né? Sim. É isso, é uma de graça. Eu queria uma pergunta que é um tema muito polêmico hoje na atualidade e eu queria muito saber a sua opinião sobre
os famosos emagrecedores em pique monjaro, porque eu acho muito interessante e eu queria saber com você por que a galera que tem shape não costuma utilizar isso e a gente vê mais da galera acima do peso, a galera obesa usando esse tipo de coisa porque é quem Quer comprar resultado. Vixe, é o caminho mais curto, mais rápido. Então, as pessoas não querem emagrecer, querem ser emagrecidas, né? Então, eu quero tomar um remédio para não sentir fome ao invés de aprender a comer. Então, a galera que treina eh vai aprendendo a importância da dieta paraa recuperação
do treino. Sim. Que que eu preciso comer para treinar mais forte? Como que eu me alimento para ter resultado na academia? Então, a pessoa Vai aprendendo a comer pelo resultado estético que ela deseja. Já a pessoa que não treina, ela não tá a fim de, pô, para quem nunca fez musculação, é chato para [ __ ] monótono, né? Três e fora que você se sente um burro, né? Pô, eu lembro quando eu comecei a treinar, eu ficava com a fichinha andando, eu ia perguntar pro professor o que que é flexão, qual que é o supino
mesmo? O cara, [ __ ] faz 10 semanas que você me pergunta isso aí, Vai lá, negócio monótono, você se sente um idiota, um etê, né? E é horrível começar, as pessoas ficam constrangidas também, né? Academia. Ficou a minha mãe e minha mãe começou a quebrar osso, ficar meio fraquinha, aí já comecei a dar deca pra Velia. Ah, pra minha também é bom, né? E matriculei ela numa academia de bodybuilder lá em Curitiba. Ah, tá treinando quantos anos tem sua mãe? 67. E aí ela começou a treinar e tal, mas Daí ela tinha umas vergonhas
assim, ai eu não tenho roupa para ir, ai o meu tênis. Aí eu ia lá comprar tênis. Toma. Ela tava treinando na overall. Ela tava treinando na academia do Vittor Lima. Ah, legal. Shadow que é mais perto da minha casa. E aí, aí tudo que ela ia reclamar eu resolvia, sabe? Ah, eu queria umas queria treinar com camisetão. Aí ela comprava umas oversize e toma. Não vai ter desculpa para você não ir pra academia. Aí ela pegou o Gosto, mas demorou. Foi alguns meses. Aí virou a amiga dos professores. Aí ela começava a dar para
eles e e fez uma amizade. Então o começo é muito difícil. Então, se a pessoa já é, já tem um sobrepeso, ela sente vergonha de ir na academia. Uhum. Porque a roupa tá marcando e aí chega lá, tem um monte de gente sarada, então a pessoa se sente mal. Então, às vezes a pessoa até fala: "Ah, eu tenho que ir numa outra academia para poder vir nessa depois que eu tiver No shape". É, eu vejo muita gente se preparando para começar a fazer a academia. É, mas tem toda a questão também do do excesso de
peso. Quem parte para esse tipo de medicamento, a pessoa tá sobre peso e consequentemente ela tá mais letárgica também, né? Então ela fica cansada também para fazer as atividades, né? E aí aí vem, eu sempre falei mal de todos com esses medicamentos. Então você contra os pra obesidade, beleza, mas para quem para Quem precisa perder 10, 15 kg, não faz sentido. Mas o Monjaro, ele mudou minha cabeça. Eh, porque ele não dá enjoo. É. Então o que que eu via? A pessoa que ia pro Ozenique, digamos que era uma pessoa que já tava treinando. Ela
parava de treinar porque não comia, ficava fraca, tinha, não conseguia ir pra academia e aí você perde mais massa magra do que gordura. Até porque se eu não tô com fome, que é o que a canetinha vai fazer, Vai tirar. Ah, tem uma novidade aí para vocês. A partir de hoje a Anvisa mandou reter receita de canetinha, não vai vender livre mais de todas. É. Ah, é. a partir de hoje, mas porque tava assim desacerbado, né? Tava desacerbado. As pessoas estão tomando gente sem acompanhamento nenhum. É muito sério, né? E daí pandemia da cabeça de
Ozinque, né? É. Nossa, todo mundo com cabeção, gente. Acompanhamento. Mas eu, que que é, qual Que é o problema ali, né, dessas canetinhas? Se eu estou satisfeito sempre, não tenho fome, que que eu menos quero comer? Proteína. Então, a pessoa que tá saciada, ela não vai querer comer ovo, frango, carne. Sim, ela quer comer pudim, pão. Sim, são as coisas que descem fácil. E aí essas pessoas vão perder muito mais massa magna do que gordura e não vão aprender a comer e quando tirar a canetinha vão reganhar o peso perdido. Chega um Momento que elas
já perdem, né, que que ele começa a ficar num num processo de platô, né, por conta começa a diminuir, né, a taxa metabólica. É, a pessoa começa a forçar a comida e consegue com metabolismo, né? Mas por que que você prefere? Ele mudou. Porque ele não dá enjoo. Entendi. Tem alguns casos que sim, a pessoa é mais sensível, mas a maioria das pessoas que eu conheci que fez uso do munjaro, não teve enjo. E como que Ele age na na própria pessoa no reino do ele também é eh atrasa o esvaziamento gástrico, ele é modelador
de LP1 e de Jeep. É uma prote um receptor a mais, mas eh menos colateral. Entendi. Então hoje eu vejo que é uma alternativa mais viável assim. Você se sente cheio, mas não fica enjoado como se você. Eu tenho diversos pacientes que não perderam nada com o jaro de massa magra, só gordura. Caramba. Um rendimento não. E aí você Vai ajustando a dieta da pessoa, se ela tem essa consciência que a pessoa que tá em você, ela já faz dieta, né? Já. E aí é diferente diferente do que tomar sozinho do que fazer por conta.
Exatamente. Mas ele também cria um um ambiente de constipação, né? Porque acaba por conta desse esvaziamento, né? Isso é ruim, né? Agora vai vir momento fica, né, conchupado. Fica. É, mas tem o retrato TID agora que vai ser o próximo que é Que isso que é famosão que estão falando que é bem melhor 40% de perda peso. É uma bariátrica. E já tá vendendo em alguns lugares do mundo ainda não tá em pesquisa. Mas eles o Monjar não tá disponível só com prescrição médica, né? É. Não. E não chegou aqui. Dá para manipular. É. Tepatia.
Dá para manipular. Mas ele não chegou na farmácia comum ainda, mas chega esse ano ainda. Legal, bacana. Interessante. Que aula foi uma aula. Fiz algumas Anotações. Foi uma aula aí gratuita para você. Então se você gostou desse podcast, comenta aí a sua opinião. O que mais te chamou atenção. Siga camincão @camenscão nas redes sociais. Você tem YouTube? Não, não, mas a galera. Mas você tá no YouTube de todo mundo. Esse que é interessante, você não tem, mas você tá direto. Mais alguma pergunta? Ah, vamos perguntar para ele, né? Deixar pra gente aqui uma uma frase,
né, inspiradora para Quem está iniciando nesse processo de mudança da sua vida, mudando o estilo de vida, não só falando de hormônio, mas assim, o que para você é primordial você levar de mensagem para essas pessoas que estão buscando, né? Porque muitas pessoas estão aqui, pessoas novas, né, criando esse ambiente, né, estando aqui, iniciando como muitas pessoas que têm vergonha de estar aqui. Mas o que que você passa para essas pessoas hoje que você já iniciou um dia na sua vida, Olha, começa desta forma, não desista. Tem alguma mensagem que você queria desejar? Eu diria
primeiro não ter pressa e buscar o difícil. Porque assim, quantas pessoas você já atendeu que chega lá e fala: "Ah, não, acho que é muita comida que eu fiz uma dieta da uva e perdi 10 kg em uma semana. E Sim, e aí sempre que eu escutava esse pau falava assim: "Por que que você não tenta fazer diferente?" Porque assim, você engordou De novo, né? Então, tenta o difícil agora, um passo de cada vez. O que que é o difícil? comer saudável, se exercitar, eh ir até o teu limite no treino, não querer treinar fofo,
não vir para bater papo na academia. Então, busque o difícil, porque assim, eh, eu estudei numa universidade pública, eu não sou de família rica. Hoje eu vivo muito melhor do que eu sonhava que eu viveria um dia, porque meu sonho era ser professor Universitário. E tudo isso porque eu sempre busquei o difícil. Sim. Então, ah, vou estudar até eu entender. Eu vou me dedicar nisso para ser o melhor que eu puder. E quem busca o difícil vai ter resultado. Demora mais, só que o tempo passa de qualquer forma. E quando o tempo passa, você pode
olhar para trás e ter dois sentimentos. Arrependimento de não ter começado antes ou de ter feito errado, ou orgulho de ter tomado o caminho Difícil. Então eu sou desse time que eu quero olhar para trás e não sentir arrependimento de, ah, eu não tentei assim, não, eu fiz tudo que dava para eu fazer e você nunca desistiu. Isso que é interessante pela história toda que você passou pra gente, né? Teve dificuldades, teve pedras no caminho, não teve pressa, pensou em desistir, mas não desistiu. É isso. E foi isso que te fortaleceu. Muito linda A tua
história. Obrigada por compartilhar com a gente. Ficamos muito felizes aqui. Tenho certeza que ajudou diversas pessoas ali. Eu que agradeço o convite. Muito obrigado. E agora temos um presente da farmácia Unique e da Clínica Vivi Sanchez. Opa, uma coquiteleira para você. Ah, muito obrigado. Temos também procedimentos estéticos, corporais, faciais, depois a gente entra em contato. Escolher é do P Blinders. Essa Foto aqui. Olha isso. Olha isso. Essa fotona, né? Essa foto é você mesmo. É. E a inteligência inteligência artificial. Que legal. E um produtinho aqui da da Unifarma, que é o nosso patrocinador aqui, trouxe
para você um TPC aí, ó. Para eu parar de usar bomba, não é? indireto, vou indireto aí para você aí, ó. Terapia natural, tá? Que é um processo, ele tem um, ele controla a nossa saúde vascular, cardiovascular, detoxicação, funções Hepáticas. Presentinho da Mickefarma para você também. Certo. Muito obrigado. E pro pessoal aqui, nossos nosso público do Ironberg Cast delas. Estamos agora com um um recadinho importante para você que acompanhou até o final esse podcast. Deixar aqui um recadinho. Olha, assisti até o final, compartilhei, marquei. Vocês compartilha aqui, né, esse nosso corte aqui, o corte que
vocês quiserem. Compartilha no seu Instagram, marca Eronberg, que será sorteado um um um um Uma pessoinha aqui embaixo para ganhar uma camiseta oversize da Ironberg. Toperson, hein? Então, quem comentar aqui, corre, corre, corre. Marca Aironberg, compartilha, manda pros amigos que você vai ganhar a camisa da Aonberg e vocês podem. Obrigada pelos mimos, Aonberg. Então você ficou até o final, você vai ser recompensado pelo seu esforço. Isso vai acontecer em todos os podcasts também. Então acompanha até o final, comente que você gostaria de Ver nesse sofá conversando com a gente e deixa aqui a sua opinião,
o seu like e se inscreve no canal porque não custa nada. Essa aula aqui, ó, foi de pós-graduação com esse doutor e valeria muito. Clique, compartilha, curta, comente, gente. E até a próxima semana. Um beijo, beijo, beijo. [Música]