Começando mais um Gêmeos Investing Podcast. Novamente aqui com o meu cohost Mateus. Estamos de volta hoje convidado mega especial que nós já conhecemos, já acompanhamos aí há bastante tempo. Vamos até contar a história que o nosso primeiro carro foi comprado, foi comprado lá nacar. Estamos aqui com Thiago Tecar antes de começar o papo, lembrando nosso patrocinador que é o nosso aplicativo DIN naai. Lá você Consegue cadastrar sua carteira de investimentos, receber recomendações personalizadas. Então se você tem iPhone tem de graça para você baixar na App Store. Se você tem Android também tem de graça para
baixar na Google Play. Só escanear o QR code que tá aparecendo aí e baixar, né, Mateus? Exato. Estamos aqui com Thiago TCAR. Pode chamar de TCAR, né? É Tcar que Thiago tem um monte. Tcar só tem um, né? É isso aí. Obrigado pelo convite aí. Tá, para mim Um prazer tá aqui falar que eu cheguei aqui, meu trabalho foi questionado porque os caras compraram um carro comigo em 2019 e não voltaram mais. Aí por que que não voltaram? Perguntei: "O que que não voltaram mais?" Então eu falei: "Pô, o trabalho tá não tá sendo bem
feito, não. Temos que rever algumas situações, mas eu acho que eu sei o que que é, mano." Hum. Que que é? Meu japonês. É de japonês para vender carro para japonês é difícil, sabia? Ah, é Mais difícil. Não sabia não. Difícil. Nossa, é difícil. Japonês, cara. É, é. Vocês são japonês, não é? Descendência medade. É. Aham. Descendente, cara. japonês. É assim, se você vender uma, é, se pegar confiança em você, é, você vê que eles não pegaram confiança em mim, que eles não voltaram mais, mas se pegar confiança em você, vai, mas para vender o
primeiro, cara, é difícil. Eu acho que eu vendi para pouco japonêses na minha vida assim, carro. Você acredita? Entendi. Não, mas o i30 foi não deu problema nenhum, né? Não quebrou, não aconteceu nadainho, documento, não. O que aconteceu depois que a gente só acabou pegando o carro zero aí praticamente, senão a gente voltava lá para ver. Exato. Mas agora a condição de ter vindo aqui foi essa daí, ir lá comprar um carro comigo. Aí, ó, vamos lá ver os carros que tem, né, Mateus? Não, vamos marcar, vamos fazer uma resenha dessa, né? Tem que ter,
né? Boa, tem que Ter. E a gente queria começar entendendo um pouco mais da tua história aí, que você a gente já viu já que você era lavador de carro, passou até a loja, se tornou, querendo ou não, hoje é a loja mais famosa do Brasil. Contei um pouco pro pessoal que acaba sendo inspiração também para quem tá começando, quem tá querendo crescer. Sim, é assim, para quem não me conhece, eu tenho uma loja de carros hoje. É a loja de carros mais famosa do Brasil, a Tecar. Não é a mais Bonita. Eu acho a
mais bonita, mas posso ser a mais bonita é questionável. A maior também não é. A mais rica longe tem lojas muito mais rica que a minha, mas hoje a minha loja é a loja mais famosa do Brasil. Hoje eu tenho um total de seguidores, praticamente 6 milhões de seguidores. Uhum. Nas redes sociais, entre YouTube, Instagram, TikTok e etc. Eh, e eu comecei, cara, eu comecei numa loja de carros em 19, eu tô com 44 anos, eu comecei em 1996, eu tinha 16 anos, 15 Para 16 anos como lavador de carros numa loja. Não tem como
lavador. Caí de balão numa loja lá. Tipo assim, apareceu uma oportunidade que tem gente que acha, fala assim: "Pô, tem cara era o sonho dele trabalhar com carro?" Não, eu nem sabia o que era carro, era bem pobre. E eu caí numa loja de carros de foi uma oportunidade que apareceu na minha vida ali do emprego. E eu comecei a entrei lá como lavador. A minha mãe era faxineira nessa loja. Então eu era lavador Registrado e minha mãe faxineira nessa mesma loja. A gente trabalhou lá por alguns anos. Eu trabalhei 11 anos. Minha mãe trabalhou,
se eu não me engano, foram seis anos dessa loja, porque depois eu tirei ela da ela da loja, assim, eu melhorei de vida e tirei ela da da faxina, mas eu entrei lá como lavador, depois eu passei para motorista e depois eu passei para vendedor. Então foram 11 anos essa minha essa minha trajetória na loja e e de aprendizado. Então o se em 2025 agora fazem 29 anos que eu acordo de manhã e piso dentro de uma loja de carros que eu vou para uma loja de carros. Fazem 29 anos. Cara, quantos anos vocês tem?
26. 26. Então vocês não eram nemô, tô ficando velho. É sério. Tô falando sério, mano. Tô enxergando mais de perto. Mas fazem 29 anos que eu acordo de manhã e vou para uma loja de carros. Então, qualquer coisa que você me perguntar sobre loja de carros desde eh se hoje se o menino Da o lavador dos carros, ele quiser me enrolar, eu sei que ele tá me enrolando, porque eu já enrolei uma vez alguém, pô, quero quero matar um tempinho aqui que eu quero descansar por algum motivo. Então eu sei como é que é. Ah,
vou lavar um carro aqui, vou vou enrolar para lavar o carro. Então eu se vou saber se o o motorista mudar a rota ali para ir no cartório, mudar a rota para passar em algum lugar, eu vou saber, porque eu já fui motorista, já sei como é que é, [ __ ] Preciso resolver um problema meu ali, já vou aproveitar, já vou, vou mudar a rota. Então, eh, se um vendedor quiser eh me dar uma uma enganadinha ali, eu vou saber, porque eu já fui vendedor, eu já sei como é que funciona as coisas. Então,
qualquer coisa que você falar de loja de carros, eu manjo, eu conheço, porque eu fazem 29 anos que eu faço a mesma coisa. E como é que foi essa transição? Primeiro, você começou a ganhar um dinheiro mais relevante, Acredito eu, quando você passou para vendedor, né? Como foi esse aprendizado nas vendas aí? Que que você teve que melhorar, se capacitar para conseguir vender bastante na época? É, cara, então, na verdade, assim, quando eu quando eu era eh lavador, depois eu passei para motorista, ali, eu pensava em juntar dinheiro, né? Acho que você devem ter escutado
essa história. Só queria juntar dinheiro, juntar, porque eu falei: "Cara, eu preciso ter eh mudar Minha minha realidade". Eu era muito pobre, fui para uma loja de carros importados. Na época era uma loja de carro igual a minha, assim, e eu falei: "Pô, preciso ser alguém na vida. Que que eu tenho que fazer para ser alguém na vida? Eu não tinha capacidade, eu não tinha ninguém que me ensinasse, então eu falei, preciso juntar dinheiro." Então eu coloquei na minha cabeça que eu tinha que juntar grana, qualquer custo, para quando eu ficasse velho eu ter uma
Grana. Era esse meu pensamento, essa era minha expertise. Não era falar assim: "Pô, vou fazer um investimento". Nada, pô. Vou trabalhar. Eu ganhava R$ 180 por mês, fazia bico de garçom. Aos finais de semana, eu ganhava mais R$ 25 por final de semana. Então, pô, pegava meu meu salário no final do mês, juntava eu, minha mãe e minha irmã, tá? A gente tem aqui o aluguel para pagar do a gente morava num cômodo de cozinha. Aluguel, compra do mês, que água, luz, tá, sobrou Quanto aqui? Aí eu sobrava um pouquinho do meu salário, um pouquinho
da minha mãe e um pouquinho da minha irmã. Cada um fazia, ia fazer o que quisesse, com o que sobrou, eu pegava e juntava. E eu comecei a juntar, juntar, juntar. Passei para motorista, continuei com o mesmo padrão de vida, continuando juntando dinheiro. Eu juntava tudo, mesmo ganhando mais, manteve o padrão. Mantive o padrão. Aí quando eu passei para vendedor, eu saí de de um de um salário De R$ 300 para um salário de 5 pau comissionado, comissão, porque eu era muito bom nas vendas. E aí eu continuei com o mesmo padrão de vida que
eu tinha e aí eu comecei a juntar bem mais, pô, porque aí já aí conseguiu acelerar, né? Acelerar. Ah, só que aí nesse período eu entendi que eu, pô, eu posso fazer o o dinheiro trabalhar para mim não, eu não preciso, eu não preciso ter o chegar nos 70 anos para ter grana. Eu tô comprando e vendendo um carro pro meu patrão aqui, Dando um lucro para ele, me dando uma porcentagem do lucro. Eu compro e vendo, dou um lucro pro meu patrão, ele me dá uma porcentagem do lucro. Por que que não fazer isso
para mim? E aí eu coloquei na minha cabeça, cara, eu vou começar a comprar e vender carro, só que para isso é, eu preciso ter dinheiro. E eu estipulei uma meta que é R$ 100.000. Eu falei: "O dia que eu tiver R$ 100.000, R$ 1000, eu vou pedir as contas do meu trabalho, do meu emprego e vou Começar a comprar, vender carro. E demorou de quando eu comecei, de entrei de lavador até quando eu saí, foram 11 anos para chegar nesses R$ 100.000. E era R$ 100.000 em que ano, né? Que uma coisa R$ 100.000
hoje, né? Isso. Eu fiz essa conta esses dias. Põe aí é R$ 100.000 em 2007. Acho que dá uns 300 e poucos. Acho que acho que vai dar por aí mesmo, que a inflação aqui no Brasil é pesada mesmo. Então os os 300 e poucos mil e hoje ainda esses 300 e poucos mil Compra nenhuma BMW direito. Exatamente. Depois ele vai puxar o valor. Mas eu puxei esse dia, deu 300 e poucos mil. Quando eu juntei esses R$ 100.000, eu cheguei ness ali eu tinha que tomar uma decisão. Quanto que deu aí? Dá aqui, ó.
340 348.000. Corrigindo pelo IPCA, pela inflação. 348.000. É porque eu comprei, eu comprei uma Meriva, um PO, um Gol e um Fox. Eu comprei quatro carros com esse dinheiro. Uhum. Então, se você for Olhar, é mais ou menos isso. Quando eu cheguei nos R$ 100.000, eu tive que tomar, aí eu falei: "Cara, cheguei na minha meta, cheguei no aonde eu queria e aí eu tive que tomar uma decisão, ficar num emprego bom, ganhando um salário bom, comprar, podia comprar um carro zero para mim lá, um carro seminovo, carro semizero, modelo novo e continuar com a
minha vida. É o que eu falo". Só que eu ia estar engessado ali. O que eu falo pra galera, eu ia engessar minha Parada ali. Ah, pô, compra uma casa própria. O sonho da casa própria é o sonho do pobre. O rico não, o rico empreende. E a casa própria é consequência do trabalho. Eu eu eu cheguei a ter loja, eu cheguei a ter a TECAR, era Tecar Vic morava de aluguel. Uhum. Porque eu falei, se eu comprar uma casa própria agora aqui, se eu der entrada aqui, uma entrada que eu der para comprar uma
casa, é um carro a menos que eu compro. Uhum. E é uma Parcela que você vai se comprometer, que você não vai poder arriscar tanto, porque senão você perde a casa. Eu ainda acho que até a parcela, cara, eu acho que a parcela é viável, porque você vai quando você todo homem tem que ter uma parcela boa, mano, para pagar para sair de casa e tipo e correr atrás, fazer acontecer para você não ficar na zona de conforto. Eu sou um cara que eu gosto, tem uma parcela, acabou uma parcela, já ficou outro, quero fazer
outro. Porque Essas parcelas me movem a sair para para pagar. Eu tenho que pagar. Então quanto maior for minha parcela, eu tenho que eu tenho que correr atrás para pagar. Então quanto a parcela, não é não vejo tanto problema, porque eu vejo o problema você inessar um dinheiro, uma entrada injeçar um dinheiro que você pode comprar e vender alguma coisa que vai te trazer mais lucro. Exato. Que, por exemplo, ah, você paga aluguel, você paga 0,4% ao mês do preço do imóvel. Você comprar um Carro e vender, você vai fazer 20, 30% em um carro
que você fez, né? Exatamente. Exatamente. Então, tipo assim, eh, eu tinha um apartamento na Vila Maria, valia 500 meu apartamento, eu pegava 2500 de aluguel. Com 500.000 eu compro uma velar, eu coloco 50.000 no bolso. Em quanto tempo? Pode ser que eu coloque em um dia, pode ser que eu coloque em uma semana, pode ser que eu coloque em um mês. Qualquer um dos casos vai compensar. Não tem como. Não tem Como. Não tem como. Então, tipo assim, eu compro uma velara aqui, eu vou comprar, vou vender uma, eu vou pôr 50, eu vou ficar
com com apartamento engessado. Uhum. Então assim, aí eu peguei, eu falei: "Cara, vou começar a comprar e vender carro". E aí eu pedi as contas do meu trabalho e aí eu em casa mesmo, comecei a anunciar os carros em casa e deu até como é que foi com a família? com a tua mãe de falar, não, tô saindo do emprego aqui, vou empreender. Então, na verdade, assim, eu tive uma infância muito pobre, assim, muito difícil. Meu, minha mãe separou do meu pai, eu era recém-nascido, tive o meu padraço, que ele era um cara usuário de
droga. Então, meu, sofri muito. Eu sofri muito na minha vida para chegar até nesse período que eu estava de, é, com meus e 26 para 27 anos que eu saí da loja, foi em 2016 para 2017 que eu saí da, da loja que eu trabalhava com emprego bom e o dinheiro para comprar um 350.000, vamos pôr assim, vai. Minha mãe falou: "Pô, filho, para quê? Pô, nós sofremos tanto na vida. Agora que você criou uma estabilidade, para que que você vai inventar isso de sair e tentar tudo que nós passamos?" Eu falei: "Não, eu tenho
certeza que vai dar certo, isso aqui é pra minha vida, eu vou fazer, vai dar certo." Até porque você já vendia, já sabia como funcionava, né? É, mas só que só que esse tá esse que é o problema. Hoje Analisando, entre você ser um vendedor é uma coisa, entre você ser um empreendedor é um caminho muito longo, cara. muito longo. Eu era um vendedor de carros e eu virei um empreendedor. A dor é muito maior, que vai ter o custo fixo, vai ter a gestão de do pessoal, de tudo, cara. Então assim, quando você é
vendedor, você tem você tem uma meta, vender. Vender. O empreendedor, ele tem que vender, ele tem que comprar, ele tem que administrar, ele tem que administrar Pessoas. Então, a dor é muito muito maior. Uhum. Então, quando eu eu eu não se Porque se eu soubesse disso antes, se alguém tivesse me contado tudo, talvez eu andaria para trás, fala: "Não, não vou". Então é bom a pessoa nem saber disso aí, tipo, se a pessoa souber disso aí, a pessoa não vai fala: "Não, eu vou, tipo, eu sei comprar, sei vender, tenho dinheiro, eu vou eu vou
pedir as contas e vou montar meu negócio." Uhum. Imposto. Aí começa o negócio. É, é Louco. É loucura. É, é empreender no Brasil é para louco. É para louco. Então, quem que empreende no Brasil? O cara que era duro, o cara que era pobre. Pô, a única forma de eu sair da pobreza é empreendendo. Então eu vou vou enfrentar isso aí, cara. Vou enfrentar aqu vou arregaçar as mangas e vou enfrentar. Pode vir um leão por dia que eu vou sair na porrada com o leão e vou vou enfrentar porque eu quero, eu não quero
mais ser pobre. Uhum. E nesse Começo tinha um medo muito grande de tomar algum golpe no meio do caminho, de dar ruim a algum carro que você comprou. Eu falo, a pessoa que tá começando a vida, começando, se a pessoa tomar um golpe, ela quebra. Ela não pode errar. Se a pessoa errar, ela quebra. Hoje eu tenho direito de errar. Eu peguei uma um carro elétrico lá, nós já vamos falar depois de carro elétrico. Não vem tal, vai fazer um ano o carro tá na loja. Beleza, minha vida continua igual. Mas No começo, se eu
errasse, comprasse um carro errado, tomasse um golpe, você quebra. Você tem lá, eu tinha lá 100.000 100.000. Se eu se eu pego, compro um carro de 30 a 40, eu errei o carro, o carro bloqueou judicialmente, acabou já. Meu capital já foi praticamente metade embora. Uhum. Então quando você tá começando a sua vida, você não pode errar. Sim. Não tem aquele caixa mais, ah, que eu errei aqui, acabou, né? Então você, ao mesmo tempo que você tem que Ser um pouco audacioso para você crescer, você tem que ser cauteloso. Olha só que coisa maluca, cara.
Você tem que, você anda numa, num, num fio da navalha ali, que você fala: "Cara, eu tô aqui, ó, eu tenho que avançar um pouquinho para poder crescer". Porque só cresce quem erra. A pessoa que que erra cresce, que ela ela arrisca, ela cresce. Então, eu tô no fio da navalha aqui, eu tenho que arriscar um pouquinho, mas eu não posso arriscar muito, senão eu Quebro, senão eu caio. Tô aqui, eu caio, quebro. Então, o o começo do empreendedor no no Brasil é, cara, é difícil demais. E é o que eu falo pra galera, o
o difícil é ganhar o primeiro milhão. Uhum. para você chegar, ó, eu demorei dos meus zero aos meus, sei lá, eh, 30 e poucos anos para ganhar meu primeiro milhão para depois você chegar nos seus 10 milhões. É assim, ó. Uhum. Então, o difícil é você ganhar, chegar no chegou no primeiro milhão, a pessoa Consegue chegar no primeiro milhão. Às vezes até os 100.000 aí podem ter sido até mais difíceis depende. Muito mais, foi muito mais difícil chegar. Exatamente. Foi muito mais difícil chegar nos 100.000 do que chegar nos no X milhões. Uhum. Então assim,
eh, a pessoa para sair do do zero ao primeiro milhão, apesar que hoje o primeiro 1 milhão já te ficou já um dinheiro, uma casa mais 1 milhão, mas assim ó, pra pessoa sair do menos um e chegar no 1 Milhão, o caminho é muito mais longo e mais difícil do que do 1 milhão pros 10 milhões. Exato. E às vezes a pessoa não pode nem se perder porque hoje em dia 1 milhão vai comprar um apartamento, já acabou dinheiro já. que nem para ter o mesmo poder de compra de 1 milhão hoje 2025 é
equivalente lá a 94. Quando surgiu o plano real, você tem que ter quase 8 milhões. Dependendo do lugar que você for comprar, você não compra nenhum Apartamento de 1 milhão. É, não compra. É, aqui na Faria Lima tem kitnet ali, apartamento de 40 m, que é 1 milhão já. Então, hoje fala assim: "Ô, ô Tecar, se você tivesse 1 milhão hoje, 1 milhão, o que que você faria? Hoje se eu tivesse 1 milhão, eu sei mexer com carro, se eu domino, eu ia trabalhar com carro ticket médio de 100.000, Daí 10 carros, eu ia, eu
ia ter uma faixa de uns sete carros ali que eu eu tenho que ter uma gordura para um Eventual problema ou eventual alguma coisa, um eventual golpe. Eu ia ter ali uns sete carros, eu ia trabalhar com aqueles carros ali mês a mês para poder crescer, fazer meu dinheiro crescer. Eu ia morar de aluguel. Uhum. Não ia ter casa própria. É que imagina, você tem 1 milhão, aí você compra uma casa, aí acabou o dinheiro para girar de carro, né? Aí vai ter aquele, vai ter aquele segala assim: "Não, mas você pode dar entrada, dar
entrada fazer um Consórcio". Não, cara, você tem só, você tem só 1 milhão, cara. Não faz isso. Pega 1 milhão, põe um, deixa uma reserva ali, uma reserva no precisar, porque você tem que ter uma reserva, porque é o seguinte, você comprou um carro meu Uhum. Te vende um carro, deu um problema judicial, eu preciso, eu preciso bancar essa operação. Ó, o problema judicial deu um problema judicial, vai resolver. Eu sou eu sou terceiro de boa fé, mas vai demorar, cara. Tá aqui, ó, seu Dinheiro de volta, eu preciso resolver a, a situação. Meu nome
vale mais. Se eu não tiver essa reserva para segurar isso aí, eu vou perder o meu nome. Porque a partir do momento que eu fizer isso com você, e eu você comprou um carro comigo, deu problema, eu fui lá, banquei você, você vai falar para ele: "Meu, lá o tecum ele deu problema, ele segurou na hora. Agora se eu já falo: "Cara, não tenho dinheiro, você já fala: "Ixi". Você já Vai falar, vai falar para ele, já começou a queimar meu nome? Então você tem que ter um fundo de reserva, uma, uma uma gordurinha ali
para eventuais problemas. Uhum. Que senão abala todos os próximos clientes por conta da credibilidade mesmo. Exatamente. Então eu tenho que ter e os problemas vêm, acontece. Esse é um dos motivos que, pô, tem por que você não vende só a Ferrari Lamborghini? Já falei em vários podcasts. Porque se eu começar a colocar Carro de três, 4, 5 milhões, o meu poder que eu tenho da minha palavra, do meu nome, eu começo a perder. Pando numa Ferrari de 3 milhões, Ferrari de 4 milhões, até onde que eu tenho fôlego para aguentar isso? Agora, se é carro
de 300, 400, eu tenho mais. E além disso também tem que a Tecar hoje é a loja mais famosa do Brasil. Se você deixa de vender esses carros num ticket mais baixo, de 200 até 1 milhão, você deixa também um monte de cliente que gosta da Loja que compraria, que vai te dar lucro e não vai dar mais, né? Exatamente. Eu vou perder um nicho ali que tem um pessoal querendo comprar comigo e vai deixar de comprar. Eu só não baixo mais o ticket porque para não para você ter aquele, pô, pô, quero comprar um
carro na TK para não ficar um negócio fácil. Uhum. Fala, pô, TK, se mais vender carro de 50.000, você vai vender um monte porque vai perder aquele encanto. Aham. E além disso também a margem não vai ser Tão boa quanto um carro mais mais caro, né? Não é? Quanto maior o carro, maior a margem, né? Quanto maior o carro e o imposto? O imposto consome muito. Para vocês terem uma ideia, um carro de R$ 100.000, se eu pagar R$ 100.000 num carro hoje e eu vender esse carro por R 110.000, eu pago e 3.360 de
imposto. Uhum. E sobra 66.640 de de lucro. Meu, 3300 pro governo. Tr. Eu dou 3300 pro governo, fico com 6600. Tipo assim, os car 600 Tem que pagar ainda aluguel, 600 paga funcionário, aluguel, água, luz, manutenção do carro, quebrar, tem tem que dar garantia. Uhum. Então não dá para você vender um carro de R$ 100.000 ganhando R$ 10.000, você entendeu? Não dá. Sim. E nessa primeira loja que, qual que foi essa evolução de começar a comprar os carros e vender para montar a primeira loja? Como que foi isso? É, então aí que o que acontece?
Eu sabia, eu sabia vender, né? Eu sabia vender, eu Tinha dificuldade de comprar, porque eu nunca comprei. Eu sempre a loja, a loja comprava e eu só vendia. Quando eu comecei a ficar na rua ali com eu tinha, ficava em casa, qual que era meu, meu o meu gasto? Meu gasto era telefone. Telefone, né? Internet. Uhum. E eu comprava, eu ia atrás para comprar carro. A minha margem podia ser uma margem bem pequena, porque eu não tinha custo nenhum. E eu fazia o seguinte, eu anunciava, pegava um carro, tirava umas Fotos bonita, jogava na internet.
Na época era o web Motors, Mercado Livre, jogava lá na internet, não tinha uma lix na época e esperava o cliente vim. Então eu chegava no mês lá, eu lembro que o primeiro mês eu ganhei 30.000 no primeiro mês. Isso em 2007, né? 2007. Então, tipo assim, 2008, 2008 eu ganhei 30.000 vendendo o carro. Eu lembro que eu falei que eu ganhava 5.000, uma média de 5.000, eu lembro que o primeiro carro que eu vendi, que eu saí, vendi foi um Par e já ganhei 2.000 assim, ó, no mesmo dia. E esses R.000 hoje já
mais R$ 100.000, né? Era 100.000. E ali é o seguinte, quando eu ganhei esse dinheiro, eu não tinha despesa nenhuma. Minha despesa era o telefone, tudo. Quando eu montei minha primeira lojinha AC, em 2008, eu lembro que minha despesa era R$ 7.000 na loja. 7.000. Então depois jogo com R 7.000 quanto que era em 2008. Mas eu olhei aquilo lá, falei: "Cara, que cagada é que eu fiz? Eu tava Ganhando aqui uma grana em casa, sem despesa. Eu tinha uma despesa só de um telefone. Agora arrumei uma despesa de R$ 7.000 aqui. Hoje equivalente a
uns 25 por aí, que é uns três vezes mais. Deve ser por aí. Eu falei, para que que eu fui arrumar essa despesa? Para que que eu fui fazer isso? Então você pega lá os 30 que eu ganhei menos 7. Aí foi mais ou menos essa conta que eu falei assim para quê? Aí eu só que eu não entendia que a longo prazo um nome tercar ter uma loja Vale muito mais do que você trabalhar ali e em casa comprando e vendendo o carro. Uhum. Exato. Que no curto prazo você pode ter um gasto maior,
mas no longo prazo isso vai se reverter a incredibilidade, as pessoas já conhecerem. Eu tenho uma empresa hoje que ela anda sozinha, não preciso estar lá. Ela anda sozinha, ela eu vou viajar, vou eu vou paraa Europa, fico 15 dias fora e ela me dá lucro e eu se tivesse em casa no informal, como é que ia Fazer? Não ia ter essa descentralização, né? Ia ser tudo você fazendo. Hoje, se Deus me livra, eu fico doente. Minha empresa ela é uma empresa, ela tem 22 funcionários, ela vai andar. Uhum. Ela, ela não precisa exatamente de
mim para tocar, ela anda e eu, eu no, informal ali em casa acabou. Uhum. E como é que foi essa transição de ser o TCAR que vendia, que falou que vendia P carro popular para virar TCAR mais focado em carro importado assim, mais premium? Então, quando quando eu trabalhava de vendedor numa loja de carros lá, el a loja era carro premium. Uhum. Então, eu aprendi vender carros prêmium. Eu eu entrei numa loja de carros prêmios, igual a Tecar hoje. Eu sempre mexi com isso. Quando eu fui trabalhar por conta, meu dinheiro era pouco. Eu tinha
100.000 e 100.000 era uma BMW. Uhum. Então eu fui obrigado a ir pro carro nacional porque era o que meu dinheiro dava para comprar. E eu ali eu meio meio que apri, Mas é mais ou menos assim, ó. Igual você jogar futebol de campo e você para um para um futs vai. Você sabe jogar, você aprendeu, você a base é a mesma. E eu fui jogar e eu fui comecei a vender carro popular. A hora que o meu capital foi crescendo, eu falei: "Pô, preciso, eu sei quanto deixa um carro importado, uma venda no carro
importado e quanto que deixa o carro, uma venda no carro popular. eu vou preciso voltar pro importado. E aí eu fiquei, eu fiz, eu Fui pro banco, eu chamei meu gerente, tinha um gerente lá, o Joilson, gerente do Bradesco, e eu falei: "Cara, eu tenho aqui um capital X, eu preciso de mais um dinheiro para eu poder investir no meu negócio". Ele falou: "O que que você precisa?" Eu falei: "Eu preciso de 1 milhão". Ele falou: "Não tenho, milhão, não dá". Aí ele pediu, contei, mostrei tudo que eu já tinha conta lá muitos anos lá.
Isso aí já era em 2000 e 11, 2012. Uhum. E aí eu mostrei que eu Já tinha um capital legal e ele me eles me deram 300.000 de conta garantida. Manja que a conta garantida? Aham. É uma conta que você tem, você usa, você só, você paga só o que você usa o dia. Uhum. Então eu tinha um limite lá e assim e usei aquele dia lá, eu pago só sobre o dia, mas eu f devolvo, acabou. Então eu comecei, aí eu comecei a migrar pro carro importado, que era o que eu já sabia trabalhar,
eu já manjava e o que dava mais lucro. E eu comecei a sair de Uma de uma lojinha de carros nacionais para uma loja de carros importados. E eu lembro que quando eu comecei a migrar, as pessoas iam lá, porque minha loja era uma loja simples e não como como é que essa loja aqui tem esses carros importados aqui? Tipo, a pessoa ficava desconfiada. Só que eu já tinha uma clientela dessa minha loja que eu trabalhava antes, que deixava consignado lá, deixava carro para vender, porque já tinha o conhecimento, confiava no meu Trabalho. Só que
eu comecei a ficar numa loja simples com carros importados. Foi por isso que eu fui assaltado, até foi antes dos motivos. Ah, é? E roubaram quantos carros lá? É, é. Então isso aí já foi em do foi quando eu mudei de loja. Quando foi 2016 para 17 eu já tava estabilizado, tava com a minha loja, tava bem de vida, eu tava na minha cabeça ali, eu tava resolvido. Uhum. É, entraram três meliantes armados lá no sábado. Pediu a chave de três carros, do Subaro, de uma BMW e 120 e de um Fusca Rline. Uhum. E
pegou o revólver, dá chave. Aí pegou a chave dos três, tiraram, Subaro, colocaram na calçada e levaram a BMW e a e a e o e o Fusca Rline. [ __ ] por isso que o Brasil é complicado mesmo, né? O cara vai lá, rala durante anos e anos, constrói o negócio para vir um vagabundo e roubar e acabar com podendo acabar com tudo, né? Rouar. E aí eu tinha seguro da Porto Seguro. A Porto Seguro me Indenizou, graças a Deus. Eu fiquei 10 anos sem fazer seguro na Porto, cara. Porque assim, quando você dá
prejuízo para uma por uma corretora, para uma corretora, não, por uma seguradora, você é persona não grata para eles. E eu fiquei 10 anos, cara, e eu só consegui fazer seguros na Porto, que depois que eu já tinha uma uma relevância na internet, eu fiz um story, falei: "Gente, marca Porto Seguro lá, fala que eu sou honesto." E aí meu arregaçaram, a Pessoa pessoal marcou e aí a diretoria da porta entrou em contato comigo. Aí, ó, às vezes, às vezes a gente tava precisando fazer um negócio desse também. Aí fica em off, aí depois a
gente fala sobre tem que fazer, cara, porque não é possível. A gente, [ __ ] acontece para você usar. E aí roubaram. Quando roubaram essa minha loja aí em 2016 para 17, eh, eu falei: "Cara, preciso sair daqui, preciso sair porque meu nível de carro aumentou, mas a minha Loja ainda continua igual". A coisa que sabe quando você muda de vida, você fica bem de vida e quer continuar morando onde você morava quando você era duro. Mais ou menos isso. E aí eu, cara, aí eu montei a tecar que vocês conhecem hoje, a primeira. Depois
eu fui fui reformando hoje. Ela é quatro vezes maior o tamanho de quando, mas era no mesmo ponto lá, né? É no mesmo ponto. Mas quando vocês foram lá, hoje se vocês voltarem, ela é quatro vezes o tamanho de quando vocês Foram. Aí, ó, tem que ir lá. Então, tem que ir, né? Outra loja. E eu montei lá e ia tecar lá e porque era um bairro melhor. Ah, foi nessa época você teve que vender o apartamento que você já tinha. Isso. É isso. Quando quando eu quando eu fui montar a loja lá, eu tinha
minha loja simples, né, meu? Uma lojinha simples. Eu falei: "Cara, vou montar uma loja padrão tecar surreal." E eu comecei com car porcelanato, Lu. Vocês viram a loja lá quando vocês foram? Montei uma Loja assim muito surreal, uma loja que não era pro meu bolso. Não era pro meu bolso. Eu tipo assim, eu fui audacioso e eu sempre fui um cara muito controlado, mas ali foi coisa de Deus, cara. Eu fiz uma loja que não era pro meu bolso. Fiz mais do que eu podia. Quando eu finalizei a reforma da loja, a loja ficou linda,
maravilhosa. Pro ano ali 2017, ficou surreal. Só que eu fiquei meio sem capital. Uhum. Eu só tinha os carros consignados. E você, e eu Trabalho o carro consignado hoje, mas você tem que ter capital, cara. Aparece alguém querendo vender, você já vai lá com terão, você tem que ter, cara, tipo assim, eh, o consignado é um complemento do do seu negócio, não pode ser o principal. Uhum. Uma loja que trabalha só consignados, ela não sobrevive, ela tem que ter os dois. E aí eu eu vendi, eu tinha acabado de casar, fazia uns pouquinho de tempo
que eu tinha casado. Liguei pra minha esposa, Falei: "Ó, cara". Falei para ela, eu errei, fiz as contas aqui, vou quebrar, eu preciso vender o apartamento para colocar carro aqui. E ela falou: "Não, tô com você. O que você decidir, a gente vai morar de aluguel?" Vendi meu apartamento, fui morar de aluguel, peguei aquele dinheiro lá, comprei tudo em carro, que é o que eu sei mexer com carros, abasteci minha loja e comecei a ver o TCK que vocês conhecem. Aham. E a internet chegou quando? que antes de Virar a internet a Tecar já vendia,
já era uma loja grande. É, eu costumo dizer, tipo assim, aquela loja que vocês foram lá, que vocês conheceram, a Tecar, eu fiz ela sem sem ser famoso na internet. Eu cheguei ali e igual empreendedor comum que a gente vê aí no no Brasil. Então é que eu falo, eu não sou empreendedor de palco, eu não sou aquele cara que fica e ensinando na internet, mas o cara nunca fez nada. Eu saí do menos um e e construí, construí e Cheguei onde eu cheguei sem internet. Depois a internet deu uma turbinada assim, não vou mentir,
dá uma turbinada bem relevante, mas eu eu eu cheguei até ali, aquela loja que vocês foram, sem internet, anunciando igual um empreendedor comum que acorda cedo, tem que levantar a portinha da loja para trabalhar essa pegada. Uhum. E aí quando foi em 2017 ali para 18, eh, tava com uma loja bonita, uma loja legal e aí eu comecei, começou a Min, a minha loja era próximo do CT do Corinthians, era, não é próximo do Corinthians ali, né? E começarem alguns jogadores do Corinthians ali comprar carro, olhar carro. E eu conheci o Chico Morbeni, que é
um tatuador, e esse cara me ensinou, falou: "Pô, você, eu vi que você tem loja ali, tá, tá?" Começou a me ensinar, porque isso é Instagram me deu me deu uma aula de Instagram. Uhum. E eu falei: "Cara, preciso fazer isso aqui". Comecei A a ativar o Instagram, comecei a ativar vídeo do Instagram fazendo, ó, tô aqui com o jogador tal, comecei ó, tô aqui com o fulano de tal, comecei a mostrar os famosos que estavam indo lá. Cada cada famoso que eu mostrava mais famoso queria ir. Uhum. E aí começou a ficar virar meio
que modinha na TCAR, começou a virar uma moda. Pô, comprar um carro na TCAR é estático, pô. Eu eu tenho um sonho de comprar um carro na Tecar e começou e vários artistas do Brasil Inteiro. E eu comecei a usar esse essa audiência dos artistas. Antigamente o stories era 15 segundos, lembra? 15: "Ô, faz um stories meu aí" e tal. E eu comecei a usar aquela audiência dos artistas para eu crescer na internet. Então, pô, eh, me dá sua audiência aqui que eu vou crescer. E eu tive o meu mérito de eu ser um cara
carismático, um cara bom comunicador, porque senão não vai. Eu posso dar audiência que for, se você não fizer por onde, você vai, você Vai te dou audiência que você vai cair de novo e acabou. Uhum. E aí eu comecei a a ativar a internet, comecei, mas eu não imaginava que isso ia virar um trabalho. Hoje eu tenho duas empresas, eu tenho a Tcar e a Tcar Digital. Eu hoje eu sou influenciador, influencer e sou e sou empresário. Eu ganho dinheiro dos dois lados. Exato. Aqui com a mídia, com com as pessoas seguindo, acompanhando, é uma
porta gigantesca para qualquer para diversos outros Produtos que pode, você pode vender patrocínios. Hoje eu tenho vários patrocínios que eu faço. Eu eu eu tiro alguns dias do do da do mês para gravar. Hoje vamos gravar sobre a Áo, tá? Hoje é da Álo. Dá aqui o o roteiro sobre a Alamo. Eu gravo agora. Vamos gravar sobre a a Ionder incorporadora. Então, daqui eu eu tenho que dividir meu dia, meus horários e com a TCAR digital e a TCAR importes. E eu nunca imaginei que eu eu nunca fiz isso aí achando que eu Ia eu
ia virar uma influência, que isso ia virar um trabalho. Eu fiz por diversão, por fazer. E hoje não, hoje eu ganho dinheiro. Minha TK de tal fatura alguns milhões. Uhum. Por ano, entendeu? E além disso também impulsiona para mais pessoas irem na loja e comprar os carros também, né? Exatamente. Quanto mais, quanto mais famoso eu fico, mais eu ganho dinheiro comcar digital e mais carros eu vou vender e eu vou ganhar mais dinheiro com a tecar em portes. Então, fora outros negócios, né, que eu já vi. É, acho que era franquia de de alimentação, não
lembro agora o que que Sim, tive franquia, tive a franquia, a Tedan tive a franquia general do óleo, fora desses negócios que foram fomentanos, eu eu fiz a eu fiz um um valuation dessas empresas. Então assim, foram abrindo nichos, abrindo portas no qual que eu fui, pô, eu tenho uma oportunidade de ganhar um dinheiro aqui, honestamente, vamos embora, vamos fazer. E fui criando. E hoje, hoje agora eu tô eu tô com páginas de cortes, tô vou lançar um curso para vendedor, para pessoa que quer ser, eu quero ser vendedor de carros, eu vou ensinar essa
pessoa a ser vendedor de carro, porque eu não quero, eu não sou coach, não, tá? Porque essa pessoa quer, ah, quer, eu não sou coach, eu vou fazer o que eu sei, o o que eu sei, o que eu já fiz na minha vida. Então, vou lançar um curso, quero ser, eu quero ser vendedor de Carros. Eu vou lançar um curso. Uhum. Vou, eu vou, vou ensinar a pessoa a ser vendedor de carros. E, e dependendo dessa galera que tiver lá, eu posso até pegar uma dessas pessoas para trabalhar, se eu ver que a pessoa
é diferente para trabalhar comigo. Mas eu vou eu vou fazer isso aí. Já tô falando com a minha equipe, cara. Eu quero ensinar, vou ensinar a galera que eu, pô, eu vendo sapato lá na Cloves, se existe a Cloves ainda. Quero vender carros, vou lançar Um curto curso para ensinar a galera. nada melhor que que aprender com quem realmente fez isso e cresceu com isso, né? Que que você vê de algumas dicas aí pra pessoa que tá querendo vender carro, para ser um bom vendedor que é essencial ali, que não pode faltar? Eu acho, cara,
a maior a maior malandragem do vendedor, cara, do vendedor no geral, tá? É ele falar a verdade, ele O que acontece, meu? O que o vendedor tem que entender é o seguinte, eu tenho esse produto aqui, Meu, ele vai ser vendido de qualquer jeito. Eu não preciso mentir para vender ele. Se você veio aqui, para que que eu vou mentir para você para vender esse produto para te agradar, sendo que ele vai chegar depois e vai comprar eu falando na verdade? Uhum. O que o o a diferença é o tempo que vai demorar isso aí.
Às vezes a pessoa tá com precisando muito de dinheiro, a pessoa a realidade dela, ela precisa de vender porque ela precisa pagar as contas dela e ela acaba No desespero, acaba mentindo, mentindo para poder vender na naquele imediato. Se a pessoa te conseguir ter essa paciência, conseguir ter esse time de, cara, falar sempre a verdade, por mais que ela for perder a venda, ela vai ela vai ter aquele cliente na mão dela, tipo, é para sempre. Ela vai fora indicação também, né? E vai indicar. Então assim, é esse time, cara, se a pessoa tiver o
time de, cara, não preciso mentir para vender um produto, Eu posso falar a verdade que se o fulano vier no comprar, o ciclano vai comprar, mas eu vou, esse ciclano vai comprar comigo o resto da vida, eu vou ter a clientela e para vida, entendeu? Eu tenho clientes meu, meus hoje que comprou carro comigo quando eu montei minha loja em 2008. Eu tenho pessoas que frequentam minha loja hoje, que era frequentava a loja que eu trabalhava quando eu era lavador. Uhum. Para você verança mesmo, a confiança. Então você fala assim: "Pô, meu, pô, deixa eu
ver o Tcar, meu. Tcar, deixa eu ver, deixa, deixa ir no Google, no, no os comentários no Google lá é o, como é que fala? Quando se a pessoa vai comenta no Google lá, avaliação no Google. Entra na avaliação do Google. Deixa eu olhar lá, deixa eu olhar no reclame aqui. É isso, cara. Olha a avaliação ali. Não tem como você esconder. Você vai olhar a avaliação, você vai ver quem é quem, cara. Uhum. Porque por eu não minto, eu Falo a verdade. Ó, vem no carro, o carro quebra. Vai quebrar. É uma máquina usada,
não tenho culpa. Quebra até o zero quebra. Quanto mais usado, eu não tenho culpa que quebrou. Uhum. Que que é minha função? Tá na garantia, eu arrumar. Não está mais na garantia, pô, posso te ajudar. Vou levar no meu mecânico, vou te ajudar para você pagar mais barato. Mas eu não tenho culpa. Eu não fabrico uma máquina usada. Se eu fabricasse Land Rover, fabricasse BMW, Eu não tava nem aqui hoje. Tava com Elow Musk lá, tava com com outros caras, fabricando Tesla. Fabricando Tesla. Então assim, cara, vai quebrar. Meus clientes vão lá, fala, eu falo:
"Ó, vai quebrar. Se não quebrou, vai quebrar. Eu não preciso mentir. Eu lá assim, a minha, o que eu bato nos meus vendores é o seguinte: não mintam. Eu não preciso mentir para vender carro. Uhum. Fala a verdade. E ainda que para entrar na tua loja já tem uma inspeção inicial para Saber que o que o carro já tá, mas às vezes às vezes às vezes passa, às vezes falha. O ser humano é falho. Eu dependo de pessoas. Eu dependo de pessoas e às vezes falha, acontece. Mas cara, quebrou, vamos arrumar, já era. Não minta,
fala a verdade. Uhum. Então essa é uma das dicas que eu dou para quem quem quem quer vender qualquer coisa, seja honesto, porque se você mentir, se você falar demais e mentir, você fica refém da sua mentira. Uma Coisa, eu vim aqui, ó, eu posso contar minha história 1 milhão de vezes em 1 milhão de podcast. Minha história é verdadeira, é o que aconteceu. Se eu começar a mentir, eu vou ter que começar a pensar o que eu tenho que falar, porque eu tô refém da minha mentira. Uhum. Fala uma coisa aqui, outra, você fala
uma coisa aqui, outra coisa. Eu posso contar minha história 1 milhão de vezes. É, é a real que aconteceu. Então, vendedor que mente, fala demais, fica Refém da sua mentira do que fala. Uhum. E hoje lá na TCAR, tem quantos vendedores aí no total? Hoje eu tenho sete vendedores. Tenho sete vendedores. Tem o total lá de 22 23 colaboradores. 23 total. E eu tenho sete vendedores. Eu faço um ranking lá com eles, faço giraia com os cara lá, mano. E de comissão aí, quanto que custuma ser a comissão média ali do vendedor que tá começando,
não tá vendendo tanto? Mais ou menos o vendedor top ali, como que é isso? A comissão Funciona o seguinte, eh, ali a gente dá dá um um fixo mínimum que é é é é obrigatório por lei. Dá um fixo fica mais como ajuda de custo no final das contas, que onde ele ganha com com a venda, né? Aí ele ganha ali 0.7 de comissão do do de X por carros de comissão de da venda de carros 0.7 0.7 vamos ponder o carro de 500.000 0.7 7, quando ele passa de X vendas, ele ele ganha um
bônus, vai para 1% do valor e mais X por carro. Então assim, cara, eu Tenho um vendedor meu lá que tem média de salário de 30 pau, já tive vendedor meu que ganhou 50, teve um que ganhou 48, mas já tem um vendedor meu que é média de 30. Uhum. Porque que que eu faço? É de acordo com o rendimento. Ó, até aqui você ganha a comissão. Daqui para cá você ganha vai ganhar uma bonificação, eh, premiação e começa é dinheiro. Vendedor é movido em grana. Grana vai pagar. Quando você pagou, você vai ter retorno.
É o que eu falo, é um Bolo, você tem que dividir o bolo. Se você quiser comer, se eu quiser comer o bolo sozinho, não vai, ninguém vai, ninguém vai se mexer, ninguém vai se mover. É, o cara não vai estar motivado para, car. Não vai motivado. Então é o seguinte, cara. Vou motivar, ó. você vai me vender aqui e eu vou te pagar. Eu falei assim, ó, o vendedor que vender mais até o final do do ano, que o vendedor que mais vender até o final do ano, que eu vou eu faço pontuação, né?
Quem vender mais vai ganhar uma viagem paraa Disney, você, sua esposa e seu filho, paraa Disney. Aí é bom. Aí aí motiva qualquer um, né? Motiv aí o cara já acorda motivado mesmo. Motivado. Então, cara, tá aqui o melhor vendedor, você vai ser o melhor, você vai ser você vai ganhar uma viagem pra Disney. É quando eu tinha meu barco, o tem vendedor três meses seguidos, vai passar o final de semana no meu barco lá, marinheiro, tem tudo lá, churrasco, Vai, leva sua família. Então, tipo assim, eu vou sempre motivar o e fora a grana,
né? Porque assim, a viagem é legal, o passeio do barco é legal, mas o o boleto, os boletos chega, não é viagem que paga, o que paga é dinheiro. Então, sempre junto o com o elogio, com a viagem, o que for, grana tá aqui, ó. Você vendeu mais, é grana. Uhum. Eu pago porque os o o a pessoa fica motivada, fica motivada. Lá na na loja eu olho assim, ó, os eu sempre, pô, tenho sete Vendedores. Quem são os que estão ganhando menos? Esses caras estão me incomodando, esses caras tão me estão me dando prejuízo.
Se o outro tá ganhando 50, é que eu ganhei muito mais. Então quero pago 50 com com maior prazer. Agora aquele cara que tá ganhando 8, 10, esse cara aqui para mim não serve não. Ô fulano, vem cá. Se você não melhorar aqui, cara, se eu não te pagar 30 aqui de salário, aqui 20 30, você tá fora. Eu preciso pagar 20, 30. Uhum. Daí para Mais 10. Porque acontece, tem vendedor que ele ele ele 10.000 para ele é um é um valor bom. E ele tá satisfeito. Já acomoda, né? Já acomoda. Isso aqui eu
não tô acomodado. Eu não, eu sou um cara. Se ele tá acomodado, poderia ter outro ali que vai tá conseguindo receber 30, 40. Exatamente. Quanto maior o mais o vendedor ganha, mais eu tô ganhando. Então, se eu deixar ali, eu pego um vendedor acomodado que ele ganhou 10, que é um hoje pr pro cenário do Brasil 10.000. É um é um belo salário, é um belo dinheiro. Só que para mim não, cara. Cada cadeira minha lá tem um custo. Então eu vou olhar lá quem que são os vendedores que estão ganhando menos aqui, ó. Fulano
e beetano. Chamo eles aqui, chama individual. Ô fulano, cara, 10.000 do salário, ó quanto ganhou o primeiro aqui, ó. O cara ganhou quase 50.000, cara. 10.000 não dá. Quero te pagar mais. Se eu não te pagar mais, eu vou ter que vou vou ter que colocar Outro no seu lugar para pagar mais. Uhum. Quero pagar no mínimo 20. Pra gente começar a conversar com te pagar 20. Você não vai promover ele lá pro mercado de trabalho. Não, porque não dá. É, exatamente. Não dá. Então assim, eh, hoje o o vendedor custa e tem tem um
custo ali para mim. Eu tenho as cadeiras lá que cada um tem que me trazer X de lucro. Você não tá me trazendo, cara. Uhum. E é o que eu falo, se eu não fizer isso aí, eu vou pegar aquele cara Acomodado que 10.000 para ele é um belo salário e ele tá tranquilo. Uhum. E acaba travando o desempenho do resto do time também, né? É porque à vezes, às vezes deixa de bater uma meta igual, pô, deixou de bater uma meta porque todo mundo performou e chegou aquele último lá não performou. Pô, se você
tivesse perfumado um pouco, um pouquinho mais, tinha batido a super meta, todo mundo tinha ganhou mais dinheiro. Uhum. Com certeza. E que tipo de carro hoje que Mais sai, que chega na loja, já vende no mesmo dia? Não tem vez ali, o pessoal quer, quer que quer aquele carro. É, hoje eu vou falar três, três modelos que assim é campeão de venda na Tecar. Três modelos. BMW 320. Uhum. Evoque das Novas 2020 para cima e Porsche Macan. Esses três, esses três modelos, ó. BMW 320, EVO 2020 para cima e Porsche Macan. É colocar, tá no
preço de mercado, vende. Uhum. E que tipo de carro que acaba sendo difícil, Que não vende, fica parado muito tempo hoje em dia? Hoje o carro, o pessoal fic, algumas pessoas ficam bravas comigo, mas hoje o carro que não vende, que não tá vendendo, é o principal, os carros elétricos. Os carros elétricos hoje não vende. Ah, você não gosta de carro elétrico? Gente, não tenho nada contra. Eu até gosto, acho os carros é bacana assim, carro legal, mas o comércio do seminovo de carro elétrico, principalmente carro elétrico de luxo, Não vende, não tá vendendo, não
vai. Eu lembro que em 21, 22 a Porte Tayan todo mundo queria, tava acima até do preço de mercado. Hoje em dia eu vejo várias metade da FIP quase, né? Ninguém quer, mano. Ninguém quer mais porte. Tayan. Aí hoje você tá pegando o cara, aquele cara assim, fala assim: "Meu, eu vou pegar, vou pagar muito barato, pô. O carro pagava metade da FIP barato, aí eu fico usando aqui. Aí ele já compra consciente. Agora aquele cara que ia lá Pagava 1.800.000 no TACAN, esse cara aí perdeu um caminão de dinheiro. Uhum. Um caminhão. Hoje chegou
um cliente lá, quero trocar de carro, não sei o que lá. Tá, tá, tá. Tá falando com vendora. A vendora me apresentou. Ah, eu tenho três carros, eu quero trocar por três carros. Aía, tá. Qual carro você tem? Tem uma uma porche taicano, não sei o que lá. Eu já pensei, putz, já travou o negócio, né? Eu não falei nada porque eu não vou me indispor. Deixa o vendedor dar uma Notícia para ele. Mas eu já pensei, já meu, já travou porque ele comprou uma porta, deve ter pago aí 700.000, vai ouvir uns 400, 300.
P aquela 4S lá, as mais top de linha, aí passou de 1 milhão e vai vender por 400, né? Sei. Então, tipo assim, eu falei: "Pô, aí o cara vai ouvir uma uma uma vai ficar bravo com a gente, como se a culpa fosse nossa, vai reclamar com a Porsche". Uhum. E entendeu? A culpa reclamar com o mercado, né? Que as pessoas estão Querendo comprar, né? Reclamado. Então assim, hoje o hoje o carro elétrico é isso aí. Se que só vende o que for muito barato, muito barato. Então, tipo assim, tá com muita vantagem. Uhum.
Para quem for comprar agora o seminovo, vai tá na vantagem que vai comprar para usar muito tempo, né? Como já como já pegou a já pegou essa máfama aí, cara, o cara já vai no carro elétrico já mandando oferta lá embaixo. Uhum. Já você viu a própria BID agora eu vi uma materna quatro Rodas. Eles lançaram o carro até maio. Quem comprou o carro a partir de junho, é, não, até abril. Até abril, quem comprou o carro a partir de maio, R$ 50.000 R$ 1000 de desconto. Então você fala, mano, você comprei um carro em
em abril, paguei 50, agora maio saiu o carro 50, mesmo carro 50.000 a menos, pô, tá de sacanagem comigo. Até o Cariane comentou, comprei pra minha sogra um carro desse aí me ferrei, mano. Imagina se for vender esse usado que já Pagou 50.000 a mais, aí já tá. Então aí você já pensa que você fala: "Pô, mas pera aí, eu comprei um carro aqui, faz um mês, agora saiu o mesmo carro, 50.000, vou lá na concessionária, falo: "Pera aí, me dá esse desconto aí". Entendeu? Mas é isso, carro elétrico. Eu acho que são carros bons,
eu não tenho nada contra mesmo, porque eu vendo, se começar a vender, eu vou vender na minha loja. É mais um, mais uma marca, é mais um, é mais um nicho. E às vezes você tem O cara querendo oferecer por 025 da FIP, aí você vai comprar e vai vender por meio e é isso, né, tipo assim, só que hoje hoje não tá vendendo, então, mas a culpa não é minha, galera. Tem umas pessoal fica bravo bravo. Que que você acha que não teve essa aderência, que o pessoal não tem essa demanda por carro elétrico?
É, eu acho que é o seguinte, o carro elétrico, a pessoa, normalmente a pessoa quando compra carro, o que vai vender carro elétrico é carro mais Barato. A pessoa que tem 400.000, ela tem um carro, normalmente ela tem um carro só. Uhum. 400.000. Ela não tem dois carros, ela tem um carro de 400. Normalmente assim ó, ela tem um carro de 400 e tem um, pode ser que tem um carro de 100 que é para buscar o filho na escola, mas normalmente 100. O carro de 400 é o carro da família normalmente, tá? Vamos colocar
ali. Carro de 300, 400 é o carro da família. Então, pô, o carro para viajar, para você fazer tudo. Como É que você vai ter um carro elétrico que você não pode viajar? Exato. É, tinha um cara que a gente tinha visto que tinha comprado uma TAN, ele ia ir pra praia aqui do lado e aí ele viu que ele não conseguia, que ele não conseguiu uma vez ficou parado na estrada, ele teve que vender o carro. Então, então é isso. Então, assim, por que que não tá vendendo o carro elétrico? O que que pode
vender? Que o pessoal comprou na empolgação e aí quando o pessoal foi Usar na prática, o pessoal viu que não é tão prático. Uhum. Pera aí, mas tá, eu vou quero ir pra metaic aí. Aí, onde que carrega? Na quando saiu, a pessoa não sabia, comprou na na emoção. Quando a pessoa começou a usar, falou: "Meu, é, não é tão prático isso aí. Ah, mas eu vou economizar na no combustível". Cara, a pessoa que tem grana, o tempo dela é dinheiro. Ela ter que ficar parada uma hora para carregar, achar o, você vai pro combustível,
você carrega ali. Se Você falar, se você falar para uma pessoa aqui, ó, seja qualquer pessoa, qualquer, qualquer empresário, fala, ó, você tá aqui parado na estrada, você parou 5 minutos, você dá, você dá aqui R$ 1.000, vamos colocar R$ 1000 para encher o tanque. R$ 1.000 tá liberado aqui, pode ir embora. Ou não, você vai ficar aqui esperando aqui 1 hora 2 horas, ou vai ter que achar algum lugar para carregar, mas é para poder carregar seu carro. O cara paga. É. O cara tá Indo pra Anger andar de barco dele, tá indo pr
falar o quê? Dá os 1000 aí, t os 1000 eu vou embora. E uma coisa a autonomia que tá lá no manual, outra coisa o cara pisando, o cara realmente indo além ali. Não é a mesma coisa de peg, eu peguei um Tesla na loja, eu vi um vídeo na internet, um cara aqui num cemitério com Tesla e aparecia os os o no porque o Tesla quando você tá com o Tesla passou uma pessoa, passa no visorzinho ali a pessoa. Então ele foi No cemitério e passava o como se tivesse os os fantasmas lá. Aí
eu falei: "Ah, vou fazer esse teste". Falei: "Peguei um tes lá na loja. Eu tenho, tô, eu tô no Tatuapé pra Vila Formosa. É um bairro do lado ali." Falei, "Vou no cemitério da Vila Formosa". E o carro tinha uma autonomia X lá. Eu falei: "Pô, dá para ir é perto." Fui, cheguei lá, fiz o teste, não, mentira, não aparece nada, que eu filmei pra galera, né? Não aparece fantasma nenhum. Falei, vou lá, Né? Fiz tudo. A hora que eu fui voltar, a hora que eu fui voltar com o carro, peguei um trânsitozinho, já começou
aqui a autonomia, eu já tive que desligar o ar condicionado do carro e abrir os vidros, porque para poder chegar já comecei a ficar tenso. Uhum. Aí eu falei: "Pô, mas cara, pô, se parar esse carro aqui na rua, o pessoal vai ficar filmando, ó tecara, acabou a gasolina, vai nem ver que é mexer o saco, ninguém vai entender que é um Carro elétrico que acabou autonomia, vou começar a mexer o saco." E eu já comecei a ficar tenso, que eu não ia chegar no meu destino. Aí eu comecei já devagarzinho, desligo o ar condicionado.
Então meu, que carro que é isse aí que você vai compra e você tipo não tem você não você não, você não tem conforto. Você fala: "Cara, não posso parar igual fui pra Itália agora, tava com carro lá, quero abastecer". Onde tem posto ali, parei, abasteci na hora, fui embora. Isso é carro elétrico. É, ainda mais aqui no Brasil que não tem a estrutura que tem nos Estados Unidos. Tô falando no Brasil, tipo assim, para eu não tenho. É o que eu falo, pessoal. Ah, porque os Estados Unidos, gente, vai morar nos Estados Unidos, mano.
Ah, porque lá o carro tá anunciando o carro aqui. Lá nos Estados Unidos o carro é muito mais barato, vai morar lá. Aqui é outro, aqui é outra, outra parada, mano. É aqui você vai importar um trazer. É o, Já é o, o dobro, né? Um para você, um pro estado. Já, né? Não tem. O imposto é caro. Então, meu, vai morar lá. Se, pô, se a gente não tem culpa. Ô TK tá anunciando esse DOD aí. Aqui nos Estados Unidos, esse carro custa X, mano. Mora lá, vai morar nos Estados Unidos. Aqui não tenho.
Você quer que eu faça o quê? A culpa não é minha, não. É o mercado aqui é os impostos. Não tenho culpa. Então lá nos Estados Unidos você vê bastante Tesla. Aqui cara, aqui não tem, Não tem como, entendeu? Mas eu não tenho nada contra carro elétrico. Eu eu acho até acho que são carros bons, mas não é prático. Não é não é prático ter carro elétrico. Você vende carro, no final das contas você vai vir você vai ter de carro de estoque, aquilo que vende mais rápido. Claro, claro. Você me oferecer um carro. Ah,
eu tenho um carro aqui, eu tenho BMW 320. Eu sei que BMW 320 vou colocar na loja e vou vender. Então eu posso fazer um negócio melhor. Ah, eu Tenho aqui uma série, uma série 5, BMW, série 5, série 7. Pô, isso aí não vende, cara. Isso aí eu vou pôr na loja e vai ficar aqui um uma [ __ ] de tempo para vender. Então, então eu tô com uma com uma IPACE lá. O carro tá vai fazer em julho. Nós estamos em que mês que a gente tá? A gente tá em maio. Maio.
Maio, junho, julho. Daqui dois meses faz um ano o carro tá na loja. Daqui dois meses. Uhum. Quando que eu vou pegar outra IP na vida? Nunca, né? E quem Quiser comprar IPA agora vai barganhar lá, hein? Não, eu tô com cliente agora que ele ele tem ele tá tá negociação. Eu fiz aquele plano lá que você paga 12 meses de carências, é, 12 meses de carências, começa a pagar a parcela só daqui daqui um ano, né? O banco meu abriu essa para carro acima de 2022. Então, você quer comprar um carro na tecar, se
tiver um nome legal, tudo é esse, essa análise é feita pelo banco. Você dá 30% de entrada e a primeira Parcela você só paga daqui um ano. Entendi. Beleza. Aí o cliente foi lá na IPACE, ó, vou dar 30% de entrado, quero pagar daqui um ano. Aí o banco pegou a ficha desse cliente, passou, falou: "Ó, a gente a gente eh passa, autoriza o financiamento dele, mas para pagamento imediato, senão daqui um ano." Aí ele falou: "Não, assim eu não quero. Ah, eu só quero se for de um ano". Aí eu liguei pro pro G
do B, falei: "Pelo amor de Deus, mano, cara". Eu quero preciso Sair fora desse baú aí, meu. Tô com esse carro já fazer um ano. Agora que chegou um cliente para comprar, você tá falando que não, que não pode, que se liga pro gerente aí, geral, dá um jeito aí, me ajuda aí. E e até então eu vim para cá, não tive resposta ainda. Então agora eu vou ter que esperar quanto tempo para chegar outro cliente para comprar? E esse carro? E esses dias chegou um cliente, comprou, ela viu meus vídeos, ela devolveu, tipo assim,
não, não quero Não. Já viu aí, já vi que você mete o pau na internet. Falei, ah, falei a verdade, man. E esse carro é o que mais ficou parado lá tecar ou teve outro que bateu recorde também? Mas eu peguei uma Discover 4, meu. Nossa, mas sabe qual é a Discover 4? Aquela, aquela quadradona assim, ó. Land rover. Nunca mais eu pego também. Peguei uma, ela ficou um tempão na loja, ficou uma [ __ ] de tempo. Aí quando eu vendia, o cara tava indo pra Goiana na estrada, quebrou. Ixe. Aí Não, ele comprou,
ele comprou. Comprou. Belezar legal. Falei: "Nossa, me livrei, cara. Saí ninguém, não tinha nem ligação errada nesse carro. Ninguém ligava nem para falar: "Ô, me enganei". Nada, vendi o carro pro cliente. O cliente felizão pegou o carro, tava indo pra Goiana. São Paulo, saindo de São Paulo, o carro quebrou. Quebrou, acontece, quebra fazer o qu? Falei, ó, v mandar o guincho pegar. Ele falou assim, meu, eu não quero mais o carro. Falei: "Beleza, tá, Tá só razão, faz parte". Peguei o carro de volta, ficou mais uns três meses para vender, mano. Aí eu vendi esse
carro que tinha um cliente que tinha uma velar, tava precisando de grana. falou: "Meu, tô precisando de grana, eu faço um troca com troco." Eu falei: "Só faço se for na Discover". Aí aceitou lá, ele aceitou, tipo assim, ou seja, eu não vendi, eu fiz um rolo, mano. Aí eu falei, não pego mais, não quero mais saber de Discover 4. Aí a Velar já foi mais rápido, Velar, Ó. Velar vende tudo, eh, Evoke vende tudo, Defender vende tudo. É a New Discover mais ou menos que aquela grandona mais ou menos vende. Agora Range Rover da
antiga e Discover 4. Não pega, não pega mais. Não pega, não pega. E eu tinha visto já corte teu falando que porche é carro de dura. Explica aí melhor como que funciona isso, que que a gente já teve porche, gosta bastante, né, mano? Não, gente, o meu carro que eu vi com o carro aqui hoje é uma Porsche, Tá? Eu eu tenho Porsche. O que eu quero dizer é o seguinte, já falei em vários g algumas pessoas ficam bravas também. Gente, quem quem ficar bravo comigo? Eu não posso fazer nada, cara. Você tá bravo comigo.
É minha opinião e pronto. É o que eu tô vendo, é o que eu tô acompanhando na na no dia a dia. A Porsche é o último estágio do cara que tem tá ganhando dinheiro ali dali pra Porsche para cima é Ferrari. Lamborghini Maquilar Pocha é o último estágio. É Outro bolso, é outro bolso. Outra outra para comprar tem que ter coragem, não é? É outra parada. E todo cara que começou a ganhar um dinheiro emergente, começou a ganhar um dinheiro, ele quer chegar na Porche. O rico de de berço, ele vai na Mercedes, ele
vai na Volvo. Eu nunca vi um cara duro ganho dinheiro, fala: "Meu sonho é ficar rico comprar uma Volvo". Você já viu alguém falar? Ouv também. Cara falou: "Nossa, meu sonho dia que eu Ganhar o dinheiro. Se eu ganhar na mega cena, eu vou comprar uma Volvo". Não existe, mano. Não existe. O cara que compra é às vezes é o que vai dar pro filho, que sabe que o carro é seguro. Não tem mais. Cara, car compra é um cara que já tem carro, já é rico de berço. Esse cara já, ele compra, viaja para
fora, vê bastante Volvo lá na na em Londres, na Europa. O cara compra Volvo. O emergente não vai comprar a Volvo, não é uma marca ostentação. Ele quer mostrar Aquele, né? Porque nó porque nós emergente, eu eu me incluo porque eu sou emergente também. A gente não compra carro para nós, a gente compra carro para mostrar pros outros. A verdade é essa. Uhum. O o emergente não compra poste porque ele acha um um belo carro. Ele compra poste porque vai dar vai dar sinônimo de de vitória. Sinônimo de cara [ __ ] cara que venceu.
Qual que qual que vai dar mais sinônimo de cara que venceu? Ele comprar a BMW ou uma Porsche? A Porsche. A Porsche. Então o emergente, o cara que ganhou um dinheiro, o dinheiro para ele é novidade. Eu comecei a ganhar dinheiro para mim. Eu no começo eu me empolguei, eu falei: "Nossa, cara, comecei a ganhar dinheiro". Era novidade ter dinheiro. Minha filha normal ter dinheiro para ela. Ela já viaja de de classe executiva. Ela já viaja deitado no avião para ela. Normal. Para para mim quando eu comecei a ganhar dinheiro era uma Novidade. Era um
orgulho, cara. Orgulho, cara, teu grana, tá? Você quer mostrar que você tem dinheiro. Uhum. Falei alguma mentira aqui? Não. Aí você quer mostrar. Então o cara começou a ganhar um dinheiro, ele quer comprar a Porsche. Ele quer comprar Porsche. Só que acontece antigamente, vou fal dar eu de exemplo, quando você para eu chegar até a Porsche, existia um caminho longo, então você vai evoluindo, você é um cara que Você vai andando em outros ambientes, aí você fala: "Cara, pô, eu vou começar a usar uma roupa diferente". Você começa a evoluir, quando você chega na porta,
você dê uma leve evoluída. Uhum. Hoje em dia com a internet o negócio, tipo assim, eh, tá muito rápido. Então você pega aquele moleque novo de 20 anos que eu já fui, que usa Juliet Lacost Gut, e ele já tem acesso a Porsche e ele começa a dar cavalinho de pau, começa a zoar e põe fogo no carro e faz um monte de Coisa. Só que ele tem 20 anos, para ele é normal isso aí. você pega o pessoal mais velho, fica, acha um absurdo. Então ele, o pessoal começou a associar essas marcas e Porsche,
Lacost Gut, com essa galera que tá usando esse carro, que é essa galera que tá causando aí. E porque ele não teve tempo hábil para para ter para para evoluir ali, pô, eu vou ser um cara centrado. Eu comecei, eu consegui ter minha minha poste e depois dos 30 eu já era um cara mais centrado, não era Tão zoeiro, não era não era. Agora o moleque de 20 anos já tive 20 anos. Você acha que você é dono do mundo? Você acha que você vai dominar o mundo? Eu comprei uma porche com 20 anos, cara.
Surreal. O cara geralmente que não tinha grana comprava o gol e tunava o gol. Agora o cara que não tem grana compra por volta. Você matou o cara comprava um gol e tonava o gol. A pessoal da minha época com 20 anos era isso aí. Aí você viu o pessoal de gol zoando, pá, acelerando Que não tira racha. Hoje em dia os caras chega na porta por causa da internet. A internet fez isso. Acelerou. Acelerou. Só que é o que eu falo, não adianta a galera mais ela igual eu, querer julgar essa molecada. Eu já
tive 20 anos, cara. Tipo assim, é outra cabeça. Não adianta você deixa, deixa eles viver a fase deles. O cara ganhou uma grana, ele quer fal com o carro e faz quiser também. Problema é dele. O problema é dele. Então quando eu falo assim que a Porche É o é o carro do pobre, é é isso que eu quero dizer. A galera que é rico mesmo, o rico de berço, não quer mais Porche. Fala, cara, não quero mais porche, pô. Não quero me associar a essas marcas porque já virou marca de cara zoeiro, cara tipo
que vai fazer as paradas e muitas vezes ele não quer nem mostrar que ele tem dinheiro, então ele quer pegar um carro mais discreto também. Exatamente. É que o o o rico de berça, ele compra Porsche pelo design alemão, Pelo pelo que o carro pelo que o carro entrega. O emergente ele compra Porsche pelo status que vai dar para ele. Essa é a parada. Uhum. Mas eu vou te falar que o meu carro, o último ali dos sonhos, não é nem Lamborghini, nem Ferrari. É a Porche 911. É turbo. É turbo turbo S. Turbo que
falta. Ah, coragem eu acho, hein? Vou te falar que falta coragem ainda queora. Não é o Acho que não é o momento ainda. Acho que não é o momento ali não. Mas Assim, para porche carro fenômeno, tipo assim, belo carro. Tipo assim, eu eu gosto demais. Inclusive eu tenho uma Porche hoje, a Porche é uma das marcas que eu mais vendo, mas por isso que eu falo que a que a Porche tá se tornando isso. Hoje você não vê, tipo, a galera usando Oley. Uhum. Você só vê o pessoal usando Oley, o pessoal mais o
emergente ali, o rico mesmo. Você não vai num num num rolê de rico aqui no Brasil, tá? Porque mundialmente a Oakle é top. Se Você for bisa, for nos lugares assim, o pessoal usa Oley, pessoal. Você não vai novo lá de Trancoso lá no sul, você não vai ver o pessoal usando Oley, não vai ver. Você vai ver o pessoal aqui, aqui mudou de mão. A GTI é a mesma coisa. A GTI, o pessoal começou a usar Gut, colocar aqueles conjuntinhos da Gut lá. O cara com grana não quer mais. O cara é o rico
de berço. É. Aí o rico vai lá e troca para outra. Aí acho na verdade na verdade o o rico de berço, ele nem usa a Ele usa roupa básica assim de marca, mas você não consegue nem achar nem achar a marca. O o o emergente o o jacaré vem vem o vem o rabo nas costas. O Nike é desse tamanho. Eu quando era moleque eu se eu tivesse uma roupa da Nike quanto maior o símbolo da Nike para mim era melhor. É que aí o pessoal vê, eu queria que mostrasse. Tipo assim, hoje eu
não quero que mostra nada. Hoje pr você ter uma ideia, minha roupa vem meu nome aqui, ó. É caro. Ó, eu faço submitido. Aí você vê quando quando é exclusivo mesmo, entendeu? Tipo assim, eu não quero, eu vou agora o o moleque novo, o Jacar tem que começar aqui e terminar desse aqui, desse lado aqui, ó. Cara, vai na Gut, ele quer a camisa que tem o G estampado até o final. Se você vender uma camisa da Guti para ele branca, sem GTI, nada, ele não compra, ele não quer. Ele quer o GT com com
com o emblema bem grande das cores da Gucci. Aham. Exato. É. E eu vejo que a Porche aconteceu Bastante disso, ainda mais por conta do pessoal da internet mesmo. Foi comprando aí, foi mostrando aí. Não é, na minha visão, até não é a mesma coisa que antes, né, Mateus, que era mais exclusivo. É, acho que hoje em dia realmente, mas também aquilo, né, aí o cara que tem muita grana, ele quer algo mais exclusivo. Hoje em dia o cara que é emergente, o funqueiro já compra Lamborghini também, já compra tudo. Já tem, hoje em dia
não tem mais nada Exclusivo assim, não tem. Se você for analisar, eh, ah, quero exclusividade, não tem, cara. Não tem. Então, hoje o pessoal tá indo para algo mais discreto, tipo assim, ó, meu, hoje o exclusivo vai ser discreto. Uhum. Certo. Tipo assim, o cara que tem, você pode ver, você não vê, o cara com grana mesmo, o cara é discreto. E a Cybertruck que você pegou lá já vendeu? Como é que como é que foi isso? Não, aquele carro era do do pô, como é que é o nome dele? O sa Da Cybertruck lá,
o dos seguros. Seguros. Domínio dos seguros. O Reinaldo Zanon era do Reinaldo Zanon, do irmão do Reinaldo Zanon. Levou lá na loja lá. Mas é o que eu falo, cara. A a ali é um carro muito específico. É um carro bem específico mesmo. Alguém ali já é um carro também já que a galera quer chamar atenção, porque onde você vai chama atenção. O carro ficou anunciado um tempo lá, mas ele ele até levou embora. Não vendeu, cara. Não vendeu não, cara. Carro elétrico lá na minha loja ela é difícil, cara. Que a gente já viu
nos Estados Unidos. É realmente um carro que parece um Lego mesmo, né? Não parece nem um carro de verdade assim. Você já você já já viu pessoalmente assim perto? Já viu? Já. Ele é enorme, enorme. É um carro totalmente diferente. Assim, ele chama atenção por ser muito diferente. E assim, pô, eu fiz um vídeo com ele lá na loja lá no YouTube, já bateu bastante visualização. As páginas do bairro todas Postaram, página de bairro, sabe? Tatuapé. Bairro nosso, tem o Cybertruck aqui no Tatuapé. Então é um negócio assim que dá uma mídia animal. Uhum. E
uma coisa que faz vender carro elétrico fora do Brasil, por exemplo, nos Estados Unidos, para comprar Tesla era praticamente taxa zero, né? Aí enquanto você ia comprar outro carro lá, no financiamento é no financiamento meu. E o Tesla no fora do Brasil é o Uber, cara. Exato. É, você pega Uber, você já Vocês já foram, né? Você pega Uber, cara, você, você pega, você vai ser você viagem, você sai para fora do Brasil, saiu para fora, você chama o Uber, chega um Tesla, cara. É, o cara quer trabalhar, ele vai lá, ele financia praticamente sem
pagar juros nenhum, vai lá e começa a rodar de Uber econômico, né? Então essa que é a parada aqui, por exemplo, o Tesa, eles querem transformar o Tesla num carro de luxo. Uhum. E não é um carro de luxo e acaba se tornando de Lux carro normal. Então aí, então, tipo, aqui, ah, aqui é carro de luxo, lá fora é Uber. Uhum. E acaba se tornando por conta do imposto, né, que você vai trazer um um zero dos Estados Unidos pro Brasil, você vai pagar um para você e outro pro estado, né? Aí, então fica
fica caro, não dá. O carro que era 40, 50.000 vira mais de meio milhão. Não tem como. Então, não dá. É, você vai pagar 600.000 num Tesla, você anda de Porsche. Exato. É, você já pega, você vai andar De Porsche ou de Tesla. você já pega uma Macã, consegue pegar até uma K mais antiguinha ali hoje. Então, então, tipo, é exatamente isso. Então, não, por isso que não vende aí, por isso que eu falo, pode ser que, pode ser que esses B mais barato de cento e poucos miljam vendendo. Não sei, pode ser que sim,
porque é carro barato. Os carros mais caros, aquela aquela faixa de 300, 400, 500, é um, a pessoa normalmente tem um carro na garagem Uhum. E ela não vai Optar por um carro elétrico. Não vai, não vai. Ela fala: "Meu, eu tenho um carro aqui, eu vou vou ter uma Porsche Cain carro de 500.000, pode cair no usada para viajar, fazer o que quiser. Eu não posso ter um um carro 100% elétrico, eu não posso viajar, fazer tudo com a minha família. Às vezes vai ser o terceiro carro da família e quantas famílias vão ter
três carros no Brasil, né, que já tem um patamar elevado. Examente. Isso falando pra Realidade, né? Hoje tem muitas famílias que que optam por nem ter carro, falou que nem ter carro, só anda de Uber, táxi, que é a nova geração. Aí, mas eh como é que você vai ter um carro só? Tenho só um carro, eu vou comprar um elétrico. Aí você tem que ter o segundo carro e o segundo carro, por isso que pode ser que vende os carros mais baratos, tá? Carro de cent e poucos pa elétrico para minha esposa buscar minha
filha na escola para ir no mercado. Pode Ser, pode ser. Aí já pode ser que mude o nicho. Mas carro de meio milhão não vai vender elétrico. É, aqui no Brasil é muito difícil mesmo. O que pode fazer vender mais também é aquela aquele aquela bateria e carregador da BID, né, que carrega em 15 minutos. Aí pode ajudar isso aí. Então é, então já melhorou, né? Já já. Só que é aquele tal negócio, aí você compra um carro hoje, hoje é 15 minutos, aí você compra um carro amanhã que já é 13 minutos para Para
E aí, e o de 15 minutos ninguém quer mais. Émém. É, aí você faz o quê? Pelo menos aí você você compra uma Porche 911, você sabe que você compra 911, depois do ano que vem vai sair outra, você vai perder um pouco normal, ou você vai comprar uma 718, ou você vai comprar uma BMW 320, é aquilo ali. A Msort, não não não foge daquilo. Agora você vai comprar um carro elétrico, daqui um mês, os caras vem com uma promoção lá, porque sai um que carrega Mais rápido. Você fala: "Cara, faz desconto na loja
lá 50.000, virou celular, é iPhone, isso aí sai o 15, o 16". Entendeu? É mais ou menos isso. E os híbridos vende bem ali, que nem tem tem panameira híbrida? Vende híbrido é híbrido é fenômeno, cara. Fenômeno. Assim, e eu já até questionei, pô, eu acho que o ideal seria o híbrido, mas falaram que o híbrido é ruim quando ele fica velho a manutenção, porque é o motor, combustão, motor elétrico. Então, E a manutenção do híbrido velho eh fica meio inviável. Entendi. Aham. Porque isso, segundo eu já tirei informações, pô, por que que não ten
o híbrido? Por que que o híbrido é o ideal? Você pega um carro, eu já viajei, fui paraa Grécia, eu peguei um Fiat 500 híbrido. E é o seguinte, como é que funcionava? Eu tava dirigindo ele, ele ele elétrico, aí acabava a bateria dele, ele ia pro combustão. Uhum. E ele ele começava a carregar. A panera é assim. Uhum. Você coloca ela no elétrico, ela vai. Aí a bateria acabando a bateria do elétrico, ela cai pro combustão e o combustão carrega o elétrico. Entendi. Aí dura dura. Mas você com tanque você faz várias, muito mais
com tanque do que um carro 100% combustão. Mas aí quando ficar mais antigo, agora entendi, né, que são dois motores para ter manutenção, né? Isso aí eu questionei, falei: "Meu, por que que o pessoal não não por que não tem tudo não é lei? Vamos fazer lei tudo híbrido aí porque falaram porque quando fica velho, quando cai na mão do duro, do pobre lá, aí c ferrou porque é mais manutenção, são dois motores e aí o cara vai pegar o só a combustão para não ter esse problema, né? E aí só o combustão é que
tá todo mundo acostumado, entendeu? Então é a o negócio é esse, a parada é essa, porque o Mas o híbrido hoje vende tudo, cara. Colocou, vende, é normal. O híbrido é igual carro combustão para vender. Uhum. Pessoal compra de boa, tranquilo. Em relação ao imposto aí, que a gente já viu vídeos teus aí pagando imposto, R$ 400, R$ 500.000 de imposto, quanto você costuma pagar aí na em média ali no ano inteiro de imposto aí pro pro estado, cara. É, é assim, ó. Você se você comprar um carro de R$ 100.000 R$ 100.000 Você vendeu
o carro por 110.000, você vai pagar eh você vai ganhar 6600 e uns quebrado e vai pagar 3300 e uns quebrado pro pro governo. Então, pô, de 10 você ganha só seis e pouco, o resto é imposto. E eu assim, eu pago uma média, teve um mês que eu paguei meio quase meio milhão de imposto, 400 e poucos milosto. É, depende de quanto que eu vendo, mas eu devo pagar ali, vamos colocar uma média de 350.000 por mês de imposto. 350.000 1000 x 10, 35 milhões vezes 12. Então assim, eu o que eu pago de
imposto, eu pago aí eh 4 milhões de de imposto aí e 4 milhões e poucos por ano assim, mais ou menos de Imposto de vendas de carro. Então é só de venda de carro. Não tô falando funcionário, quando eu registro funcionário, eu pago imposto, eu tenho outros impostos de venda de carros. Eu eu eu pago uma média de disso aí de de uns 4 milhões por por ano aí de imposto, cara. É pesado, é coisa, hein? Então assim, vendi um carro para você, pô, você comprou o carro, eh, deu X de lucro, eu pago uma
ali pelo menos um uma uma bela fatia pro Governo de imposto. Uhum. E o problema de e o problema de imposto é o seguinte, no na no ramo de carros, você tem uma uma loja de pneus, vou chutar aqui uma loja de pneu, sei lá, outro comércio, aí você não paga imposto, você cai num crime de sonegação de imposto, de impostos, né? É um crime o ramo de carro. Quando você não paga o imposto, você cai nesse mesmo crime, mas já é um pé para lavagem de dinheiro. Entendi. Porque passou o carro ali no meio.
Um Bem aí pode tipo assim, é o é o é o é o vai puxar um fiozinho para vamos vamos ver se é para vamos enquadrar você em lavagem de dinheiro. Você entendeu a diferença? Você tem um outro comércio hoje em dia, pô, muita gente só nega imposto no Brasil, tipo assim, muita gente não aguenta pagar imposto. Só que o ramo de carros, você só negar imposto, é o começo para uma lavagem de dinheiro. Uhum. Então você tem que Porque você pode estar lavando dinheiro de terceiros Junto, né? Às vezes você não tá nem, você
não tá nem lavando dinheiro, você só tá só comprando e vendendo e sonando imposto, mas você pegou uma pessoa que tá lavando dinheiro com você e você não sabe, você tá lá acompanhando você já caiu no crime. Exato. Sonegação e lavar dinheiro. Então até quando vem investigação, vem assim, eh, investigação de sonegação e lavagem de dinheiro. Uhum. Então assim, o o carro hoje ele é perigoso por causa disso. Você sai de manhã para vender um produto lícito, igual qualquer outro, igual o cara que vende roupa. Uhum. Só que você pode não voltar para casa, você
pode ir preso por um crime de lavagem de dinheiro. Uhum. E é aquilo, né? O estado já não te dá nenhuma proteção para nada, igual você comentou que veio o cara lá, roubou dois carros lá da tua loja e além disso pode enquadrar como como crime, né? Então é tipo assim, você eu eu pago lá meio milhão de imposto por mês, só Que é o seguinte, eu não tenho nada em troca disso aí. Eu eu tenho que pagar uma segurança armada na minha loja, eu tenho que pagar um plano de saúde pra minha família, eu
tenho que pagar um colégio pra minha filha. Uhum. Eh, então esse imposto que eu paguei foi para onde? E quando vai consumir ainda vai pagar muito imposto ainda. E ainda quando vai consumir paga imposto. Então, tipo assim, tá bom, beleza, eu tenho que pagar os impostos. Então, eu ganhei um Carro aqui de 10.000 e 3300 vai pro governo. Tota 3300 aqui pro governo. Sobrou 6600 e pouco. Beleza. Então, tô tirando do meu lucro. Eu fiz o trabalho. Eu comprei, eu vendi, fiz o trabalho, vendi para vocês. Tô dando uma, então o governo é meu sócio.
O governo é meu sócio. Então, tô dando uma porcentagem pro governo. E eu tô ganhando o quê? Em troca disso? tá ganhando nada não. Eu tô ganhando o seguinte, ou você paga, ou você paga, ou Você vai, nós vamos investigar você, você vai ser, pode cair numa lavagem dinheiro, num numa sua negação de imposto, você vai preso. Uhum. Então é mais ou menos e você tipo é é coagido a pagar, tipo, você tem que pagar, cara. É mais ou menos isso. Então aí mas esse esse é o esse é o game. O game é esse.
Não tá contente, fecha a loja, vai fazer outra coisa. É a verdade é essa. Esse é qual que é a regra do jogo? A regra do jogo é essa. Ou você faz, tá, você não Pode ir num campo de futebol. e querer mudar a regra do jogo. Dá, você fica, às vezes você fica revoltado, fica revoltado, dá revoltaudo, mas essa é a regra do jogo. Ah, não quero, vou embora, vou embora para outro país ou vou trabalhar CLT para alguém ou não vou. É isso, infelizmente. E se não for diretamente, por exemplo, ah, vou pagar
CLT pro patrão te contratar, ele basicamente paga o dobro do que ele te paga já. Você tá pagando imposto também, Né? Não tem para onde fugir, cara. você compra, você contrata um funcionário, você contrata um funcionário, você paga eh 75%, então se o que você paga para ele, você paga mais 75% de imposto. Uhum. dele. E o funcionário, eles abatem 30 e poucos por% do funcionário, ou seja, eles ficam com 100%. Exato. O valor que eu pago, eles o governo fica com 100%. E a parte do FGTS ainda que você tem que depositar para um
funcionário tá tá rendendo menos que a Inflação. Então é praticamente um roubo ao funcionário que o dinheiro já é dele, tá rendendo isso é isso. Então tipo assim, só que essa é a regra do jogo. Vai fazer o quê? Exato. É, vai ter que jogar dessa forma porque se não jogar vai ser preso. Vem atrás. Se fizesse tudo isso aí e voltasse de algum benefício, pô, lindo, mas não volta. Isso aí independente de qual governo tá, tá? Não tô falando de governo X, Y, Z. Exato. Desde que eu conheço, desde que Eu conheço, que eu
me conheço, que eu existo, já é assim, independente de quem passou, quem tá, quem não tá, porque pessoal começa a falar, não, porque é fulano, porque é belrano, meu. É, sempre foi isso aí. Exato. É o sistema que é assim, é o estado que busca cada vez ser maior e aí cada, quanto maior o estado é, mais ineficiente ele é e mais a população fica fica dessa forma. Ah, e tecar, qual que é o qual que que você qual que é o conselho que você dá? Que Que eu penso, cara? Eu não eu não eu
não quero saber de política. Que é o conselho que dá? você vai ter que trabalhar um pouco mais do que você vai trabalhar para poder suprir isso aí. Então o que que eu faço, cara? Eu vou ter que dar um gás a mais do que eu já daria, do que eu já dou. Então se eu se eu vou chegar até 10 de gás, eu vou ter que chegar até 15 de gás para poder suprir e essa essa parte. Você vai ter que dar um pouco a mais. Uhum. E é o Seguinte, outra estratégia que eu
faço, todo carro que vende lá, o meu vendedor tem uma planilha eh de imposto. Então, ah, meu celular tá ali. Então, tipo, você vai comprar um carro lá, o vendedor joga lá, ó, ó, o carro, tô pagando o carro X, vendendo por Y, já vem todo o valor do imposto e quanto que sobra sem o valor do lucro sem o imposto. Eu já eu já peço pro meu gerente me passar quanto que deu de lucro esse carro já sem o imposto. Não quero saber porque senão dá Dó. Você fala: "Caramba, meu, ganhei aqui 30.000, paguei
X pro governo, pô, você fica com dó." Entendi. Você já considera que nem é mais seu para não. Aí, aí, aí você começa quando a ocasião faz o ladrão, você fala: "Meu, pô, pô, mas vou pagar tudo isso. Eu não quero nem saber quanto que é quanto que é minha parte. Uhum. A sua parte é X. Essa aqui é a parte nossa, o resto é do governo. Beleza, paga o Não quero nem ver pagar o boleto. Paga aí, vida que Segue. Uhum. E por conta do imposto fica mais caro o carro pro cidadão comprar, né?
Então, aí aí você fala assim: "Ah, mas do Tecara, mas eu vi o carro da Tecara é mais caro, eu vi lá. Lógico, eu pago imposto, eu dou eu dou respaldo, eu dou garantia. Não tem como meu carro ser ser igual de uma de um de uma loja que sonega ou até mesmo de comprar no boca a boca. Não tem como. Você tá pagando pela confiança e pela credibilidade junto. É, pô, eu vou comprar um carro. É um é o Meu patrimônio. Você vai comprar seu carro. É seu patrimônio. Meu, meu patrimônio que eu juntei
aqui, trabalhei para para me adquir. Tenho um sonho ter uma 911. Eu vou comprar onde você vai pensar comprar um lugar onde vai te dar um respaldo. Uhum. Cara, eu tô com uma porche na loja lá. tá, tá no estacionamento, eu tô perdendo ela pra justiça. Comprei, vendi, entrou um bloqueio judicial, eu tô perdendo. Só que o que eu fiz? Eu tinha vendido pro Meu cliente, eu fui lá, paguei, meu cliente tá na minha garagem. Quando eu perdi na primeira instância, o carro tava na minha garagem do meu prédio, eu posso andar com ela. Posso
andar. É uma 718, Miami M Blue. Quando eu perdi na primeira instância, eu fiquei com tanta raiva que falei: "Meu, põe esse carro no estacionamento, eu não quero olhar para esse carro, meu. Tô perdendo o carro todo dia. Vou ficar olhando para esse carro. Guarda lá". Dá, dá até raiva. Recorri, recorri, mas eu já, já perdi porque é um carro de meio milhão que eu já não posso vender. Uhum. Fora o custo com advogado total. Não, fora advogado. Aí eu não, po, aí eu posso andar carro, mas eu não quero andar porque eu vou ficar
lembrando do carro. Lembrando que eu perdi. Então deixa lá. Então você vai comprar um bem. Ah, vou comprar na TC. Mas, pô, mas na Tar tá tá mais caro. Não, não é mais caro. Nosso trabalho aqui é profissional. Uhum. Exato. Tá Mais caro porque o Brasil é dessa forma. Tem como mesmo. Exatamente. Então é isso, cara. E a gente viu também que você já chamou o Celso Russomano para ir na tua loja, porque normalmente ele vai lá nas lojas, né, vai lá nos estabelecimentos para ver o que tá errado. No teu caso, você mesmo chamou
ele para ver o que que poderia est de errado, né? Na verdade, foi o seguinte, eu de sábado, eu sempre que eu tô em casa lá, tem passo um programa dele lá e Normalmente é loja de carros. Aí eu fico assistindo, eu vejo uns absurdos lá, cara, tipo assim, os cara faz uns umas doideiras. Aí me deu, falei: "Pô, vou primeiro, eu quero entrevistar o Celsomano, quero entrevistar ele para, eu quero falar ao lado do do logista para falar como defendendo o logista". Aí eu liguei pra assessoria dele, eu consegui marcar e aí eu fui
lá e depois eu falei: "Pô, agora eu queria que você fosse na minha loja, você vai lá, você Fiscaliza tudo, me orienta e a gente grava". Uhum. E aí, se tiver alguma coisa errada, só não me muta, você só me orienta, né? E ele foi, ele foi lá. E aí a única coisa que ele viu que tava errado é a questão do eu não ponho o preço nos no nos carros no que tem que você tem que toda a mercadoria, toda loja, toda loja de qualquer produto, qualquer produto que vem, que é venda tem a
vitrine. Você tem, a minha loja tem a vitrine, você Tem que colocar o preço no produto. É ler isso aí. Tem jeito, tem que sinalizar ali quanto que custa, né? Isso. E cara, pô, vou ficar escrevendo no vidro, tipo assim, é, aí vai. É, aí eu pensei que fazer igual as concessionárias, colocar aquele a cononária tem um tipo um negócio do lado do carro, um tótem ali. Aí eu falei, aí que eu fiz, eu coloquei um tótem digital e lá a pessoa vê o preço de todos os carros. Tá ali. Ah, eu cheguei a ver
que Tem até os carros que não estão na na loja. Isso, isso, isso, isso. Então, a pessoa consegue ver todos os carros que eh do preço lá, mas foi uma coisa que ele viu que que ele me orientou, falou: "Cara, isso aqui tá errado? Uhum. Só que tá tá errado, tipo assim, que você tá fazendo errado, mas eu levei na minha loja lá e eu, tipo assim, para mim, pô, isso foi uma vitória, porque nunca ninguém fez isso, cara. Nunca ninguém teve essa coragem. E eu falei: "Cara, Quero que você vai lá, quero que você
me orienta." Eu tinha visto também em relação a pagamento no dinheiro, né? Que o dono da loja é obrigado a aceitar, né? Então, cara, eu até então eu, o pessoal ia pagar em dinheiro, eu não aceitava. Eu tinha medo. Não, não quero porque já eu não quero me envolver com problema, dinheiro. E aí ele me ele ele falou que é obrigatório quando a pessoa vai comprar em espécie. Eh, se você não aceitar o dinheiro espécie, é crime do Código consumidor. Aí ele falou o número do artigo lá, etc e tal. Mas aí eu, para mim,
beleza, agora eu tenho um respaldo para pegar pegar um dinheiro, entendeu? Mas é, eu não aceitava que eu achava, eu não quero pegar dinheiro, o carro 500.000, como é que você vai dar 500.000 em dinheiro? Que até perigoso. Aí depois você vai lá depositar no banco e se alguém pega lá no caminho, né? Então, se você for ver, isso aí é contra o o comerciante, porque o cara vai lá, te dá 500.000, aí você vai ter que depositar esse dinheiro e aí você é assaltado. É que no meu caso eu tenho segurança armado, tudo, mas
mesmo assim, tipo, é um risco, entendeu? Exato. E pro logista que vai vender carro tá começando agora e aí ele é obrigado a aceitar. Ele não tem segurança, não tem nada. Eu oriento, eu oriento ele a marcar dentro do banco. Dentro do banco. E se o cliente não quiser, eu oriento ele a a a correr o risco de ter um crime do código Consumidor. É melhor ter um um código do consumidor lá e eh fiscalizando ele do que ele perder o dinheiro. Aí quando chegar o código consumidor, ela fala: "Então tá bom, vamos pegar o
dinheiro, vamos comigo no banco". Exato. É porque se engana o cara que fala: "Não, que eu vou comprar aqui no dinheiro porque foi um dinheiro ilícito ou alguma coisa errada ali que você emitira ele aí vamos ver que ele comprou o carro no dinheiro também." Exatamente. É tipo assim, se a Pessoa teve um dinheiro, tá com dinheiro listo vier comprar o carro comigo, vou emitir uma nota, ele tá dando um tiro no pé dele. Exato. Exato. A Receita Federal já vai saber que ele comprou, que foi em dinheiro espécie e acabou já. Não tem como.
É até obrig até obrigatório reportar pra receita a partir de certo valor. Acima de R$ 30.000 você é obrigatório comunicar o COAF. É isso. É se porque o que acontece quando você pega o dinheiro, quando você vai Depositar no banco, o banco comunica. Então a pessoa pega o dinheiro lá, depositou o banco, eu, vamos supor, você me comprou um carro, aí você me deu R$ 50.000 em dinheiro. Quando você, aí você me deu esse dinheiro, aí eu falar: "Ah, não vou comunicar o COAF." Quando eu chegar no banco, o banco vai comunicar o COAF que
eu TCAR depositei 50.000 dinheiro. Uhum. Então, pr pro pro pra receita, eu sou a pessoa responsável por esse dinheiro. Então, o que que que qual Que é a minha obrigação? Comunicar. Uhum. Ó, os gêmeos vieram aqui, compraram um carro e me deram R$ 50.000 em dinheiro. Exato. Aí aí a a própria receita já vai saber. Por quê? Por quê? Que como é que funciona a lei? Quando você vende um carro em espécie, você pode cair em dois crimes, administrativo e criminal. Peguei R$ 50.000 em espécie. Eu provei que não é criminal, não é lavagem de
dinheiro. Provei, mas o Administrativo e eu teria que ter comunicado. Se eu não comuniquei, eu tomo uma multa, é uma lei de 1998 contra a lavagem de dinheiro. Eu tomo uma multa de x% do valor do dinheiro, porque eu não, só porque eu não comuniquei, uma multa administrativa. Então você pegar um dinheiro espécie e não comunicar acima de R$ 30.000, R você não comunicou que você pegou, você se a se você cair numa malha fina ou cair numa investigação, você eh paga uma multa por Ter não ter comunicado. É lei. É tanta regrinha que o
cara que vai começar a vender alguma coisa hoje não não tá nem como. Você você falou agora um negócio que é o que eu é o que eu falo assim, eu eu bato nessa tecla. Quando eu comecei a vender carros, quando eu comecei minha vida, comecei a ganhar dinheiro, como todo mundo quando começa do do menos um, a pessoa não sabe de nada disso. Uhum. A pessoa só quer, ela só quer pagar as contas que ela quer pagar o aluguel, ela Quer pôr arroz, feijão em casa, ela só quer sobreviver. Uhum. Então você começa a
comprar e vender carro, você não sabe disso aí que ninguém te ensina, cara. Eu não tive pai, minha mãe era faxineira, ninguém me ensinou isso aí. Eu só simplesmente eu vivi, cara, que pô, tô vendendo um carro aqui. Se o que você fez para ganhar seu dinheiro não é problema meu. Eu não tenho nada a ver com a sua vida. Eu vi meu, meu produto é lícito aqui. Ninguém te explica. E aí Que acontece? E minha filha hoje, minha filha tem 5 anos. Quando ela ficar mais velha, que ela for fazer alguma coisa da vida,
eu vou falar: "Que que você que você quer fazer o que, filha?" "Ah, eu quero eu quero montar um escritório de conta, eu quero montar escritório de eu quero montar um consultório odontológico, dando exemplo." "Tá bom, vem cá". Ó, você tem que ter uma contadora. Contador, eu vou explicar para ela como funciona a vida, porque eu Aprendi, eu tive, eu aprendi com a vida, mas nunca ninguém chega na gente, nós que a gente que era pobre, ninguém ensina isso aí. Então, devia ter uma lei, devia ter uma lei que falar assim, ó, vou montar uma
loja de carro. Você abia o CNPJ, você tem que fazer tipo um um curso ali, tipo assim, ou o contador tem que te fazer, ó, esse essa aqui são as regras para você vender aqui. Isso aqui são as regras, você ter o CNPJ de carros, isso aqui, essas são as regras. Se você não fizer isso, isso, isso, você vai cair numa lavagem de dinheiro, assim, você tem, porque ninguém fala, cara. Ninguém fala isso aí. Exato. E tantas pessoas que devem ter começado de uma maneira honesta ali querendo crescer e aí caiu em alguma coisa que
nem sabia que era ruim e quebrou, né? ass nuncaou nada de ninguém. Só que ela não sabia ela. E sabe que no Brasil você não pode falar que ah, eu não sabia que isso era crime, você não pode cometer um Crime e falar que não sabia, não existe isso aí. Então assim, a pessoa tava lá, quantas pessoas estavam lá bem intencionada, honesta, começou a trabalhar comprando e vendendo o carro e caiu num crime e não sabia. Exato. E que poderia crescer, contratar mais gente, gerar economia, pagar imposto e caiu lá no começo por conta disso,
porque não tem orientação. Não tem orientação. Por isso sempre quando eu eu vou em podcast, eu sempre falo: "Cara, ó, chega na sua Na sua contabilidade, liga pra sua contabilidade, fala: "Evcast do do Tecar e ele falou sobre lavagem de dinheiro, vender, receber espécie. O contador tem obrigação de passar isso pro pro logista". Uhum. pra pessoa que compra e vende, liga pro seu contador, liga pro seu jur, entra em contato com o advogado, eh, da sua confiança e fala: "Cara, eu vi, me explica isso tudo e me fala e eh porque você pode cair num
crime sem querer, cara". Exato. Uhum. E Nesse tempo todo, você já chegou a cair em algum golpe na na Tecar? Ah, não. Eu eu caí num golpe já lá no comecinho que eu comprei uma doblô, já contei. Foi uma mulher lá, uma duas mulheres com casal de velhinho vender uma doblô. Eu comprei e o carro era era produto de de estelionato. Mas qual que foi o meu erro? Na hora de pagar o carro, a pessoa foi lá com o carro, manual, chave cópia, o documento, ela elas eles falsificaram o documento do Carro, recibo, tinha tudo.
Que que eles fizeram? Eles foram na feira do Abi, pegaram um senhor de idade lá que tava vendendo esse carro. Vamos supor, o valor do carro era 25, o senhor de idade queria, o senhor de idade queria 35. Uhum. E eles falaram: "A gente fica por 35 carro". Porque assim, o estelionatário, ele pega você pelo pela ganância, pela vantagem. Pela ganância. Então, ó, eu fico aqui por 35. Eles deram um cheque para essa para esse Senhor no domingo. Deram um cheque. Esse senhor entregou o carro manual, chave copo e falou assim, ó: "Vou segurar o
recibo de compra e venda. A hora que compensar o cheque, eu preencho o recibo. Falou pro pessoal da quadrilha. Eu não sabia que era uma quadrilha. Uhum. Esse pessoal pegou na segunda-feira de manhã, foi na minha loja com o carro manual, chave cópia, tudo e um recibo de compra e venda falsificada. Até então não sabia. Uhum. E falou: "Ah, você compra, compra. Quanto você paga?" Aí eu falei: "Ah, pago, sei lá, 20, 22". Ah, fizeram um charme lá. Tá, tá, tá bom, tá. Vamos, vamos fechar negócio. Ó, tá aqui manual, chave, cópia, documento do carro
de andar. O carro tá aqui, tá, tá, tá. Vamos no cartório. Vamos no cartório. Fui no cartório. Eles abriram firma, falsificaram RG, falsificaram tudo. Abriram firma no cartório na Vila Formosa. Abriram firma No cartório, preencheram meu nome, tudo. Isso tudo na segunda-feira. E aí o que acontece? Eh, na hora de pagar, ó, você consegue colocar na conta da minha prima. Aí foi ali, ali eu me ferrei. Aí que pega, né? Porque assim, hoje não. O carro é do José, só paga na conta do José. O carro do Antônio só paga na conta do Antônio. Pô,
consegue colocar na conta da minha prima porque é minha porque eu tô com aí me comentou uma história lá X lá e eu Falei: "Ó, tudo bem, eu coloco, mas eu vou fazer uma procuração, vocês autorizando a colocar que qual que era meu medo?" Depois eu coloco, aí eles falam que não era que não recebeu o carro, nada, que eu coloquei em outra conta. Então vamos fazer uma procuração e vocês autorizando que eu coloque em outra conta. E aí a gente voltou no cartório, eles assinaram essa procuração, me deram a procuração e eu fiz o
o TED, n época era TED para essa Outra conta. Isso na segunda, quando foi na terça-feira, o cheque voltou do senhor de idade como como cheque roubado. Cheque roubado, alguma coisa tinha um cheque. Uhum. E na terça-feira apareceu para mim que o carro tinha uma queixa de estelionato, porque ele foi lá quando foi o cara cheque roubado, ele fez um bolinho de ocorrência de estelionato. Aí que eu fiz quando apareceu na terça-feira para mim, na quarta-feira eu peguei o Endereço tava do carro lá, eu fui até o endereço já ninguém me atendia no telefone, foi
até o endereço lá na Vila Nova Conceição, chegou lá numa casa, eu bati lá, saiu um senhor de idade, aí eu falei: "Ó, comprei a dor, nossa, doblou é minha, o cara já transtornado, tipo assim, doblou minha, que me aí fomos tudo pra delegacia". Uhum. E aí na chegou lá o delegado falou: "Ó, e como você tem uma loja de carros, eu vou deixar ele como fiel depositário do Carro. E aí vocês vão brigar, aí vocês vão, vocês brigam na justiça. Aí eu falei pro senhor, vamos fazer o seguinte, vamos dividir o prejuízo. Vamos, ó,
nós nós caímos num golpe. Uhum. Daí forma que ele caiu, você caiu também, né? Também. Só que aí ele falou, ele falou: "Não, não vou dividir, não vou dividir, não quis dividir o prejuízo." Aí eu peguei um advogado, entrei na esfera cívil. Dois anos depois eu ganhei. Porque a Juiz entendeu que ele caiu no golpe quando ele liberou o carro com cheque. Uhum. Entendi. E aí ele perdeu o carro, cara. Ele perdeu o carro total. Uhum. É por isso tem que tomar cuidado para quem vai comprar e vender no de pessoa física para pessoa física
tem que ter todo cuidado aí para não e outra, sempre paga o carro na nome no nome de quem tá vai comprar um carro carro tá no nome do Pedro paga na conta do Pedro CPF e tal. Exato. É nunca paga nome de outra Pessoa, cara. Nunca. Já até aconteceu comigo eu segui essa dica aí quando eu fui quando eu fui vender que ele falou assim: "Ah, eu vou eu quero que transfera pro meu nome, mas quem vai depositar é outra pessoa". Aí eu falei: "Não, se eu vou transferir pro teu nome, vai ser do
o depósito da tua conta". Falei: "Ah, então não, então vai ser do meu pai". Falei: "Então vou transferir pro nome do teu pai, não vou transferir pro teu". É, ainda pai e filho pode, tá? Ó, pai, filho, mãe e filho, pode. Entendi. Primeiro grau ali, pode. Então tá aqui. Me dá o documento. Ele deu documento lá, ó. Meu, ó, meu pai é o José Antônio Loureiro. Você tá colocando na conta do José. É o pai mesmo. Pode que é primeiro grau ali. Entendi. Entendi. Poderia. Vai, mas ah, mas é minha namorada. A gente é casada,
mas não é casada no papel. Já não pode. Entendi. Marido, esposa também. Pode ser com cidão de casamento, pode. É, é Marido, é casal dá cedidão de casamento. Ah, mas a gente só mora junto, aí não pode. Entendi. Entendeu? Então, tipo ass vai comprar um carro lá, vai colocar o carro nome da minha esposa e o carro tá vindo da minha conta, mandação de casamento. Mandou, tranquilo, pode ser feito. Aham. Certo. Em relação a uma coisa que eu sempre tive dúvida, você tem algum projeto de expansão da TCAR, de ter loja em mais outros estados
aí? Porque querendo ou não é uma loja, é a Mais famosa do Brasil, né? E aí com certeza se tivesse uma TCAR em Balneário Camburiu, o pessoal ia comprar. É que você vê aí futuro. Ah, cara, assim, que na verdade assim, a a Tecar hoje o pessoal compra, o pessoal quer ter contato comigo, o pessoal quer me ver, o pessoal quer ter essa eh quer trocar uma palavra, nem que se for uma palavrinha comigo ali, pô, é cara, normalmente as pessoas quando compram lá 90% é isso. Se eu começar a abrir em Muitos lugares, eu
vou perder isso aí. Como é que eu vou estar em balneário? Aí o pessoal, tipo, de balneário não vai ter essa eh não vai ter esse contato comigo. E eu e isso é muito forte. E hoje eu já vendo carro pro Brasil inteiro. Hoje eu vendo carro pro Brasil inteiro. Vendo o carro do pro Acre, do Acre Porto Alegre. Então assim, que que eu qual que é o que que eu a minha expansão hoje? Eu tô aumentando, pegando mais espaços igual peguei um um galpão De 100 m agora já tô enchendo para ter mais carros,
mais vendedores, eu vender mais quantidades de carros. Uhum. E mas com a mesma experiência. Então sempre a entrega do carro vai ser feito na ali onde vocês foram, na Tecara ali. E eu provavelmente vou estar no dia. Entendi. Uhum.Ó. Só que eu consigo manter esse contato. Ah, mas igual vin o carro, um rapaz do A que ele não podia vir. Aí eu mandei o carro para ele. Mas eu faço um vídeo tudo, mas 90% quer ir lá na loja Para me conhecer, trocar uma palavra. Normalmente quem compra carro comigo é uma pessoa que veio de
baixo, a pessoa venceu e a pessoa quer contar um pouco da história dela para mim. Pô, meu, minha história é parecida com a sua. Então, assim, isso aí é é muito válido e se eu começar a abrir em vários lugares, eu vou perder um pouco isso. Entendi. E eu sou um cara muito assim, eu gosto de ver tudo que eu que que tá sendo feito. Eu centralizo tudo na loja e é onde eu Consigo ter aquele domínio. Tá de olho sempre. Tá de olho. Porque é o que eu falo, o carro não é igual você
ter um McDonald's que você o mesmo hambúrguer, que você come aqui, você come Estados Unidos, é o mesmo sabor. Não, carro é muito específico. Então se se passa do controle, eu perco o controle ali, vai vender um carro em meu nome, porque é meu nome que tá no negócio, um carro que não é meu padrão. Aham. Não é exato. Não dá para você criar processo porque você Vai ter que é compra e venda, né? E aí você vai ter que ter esse filing todo aí. Então hoje que o meu meu desafio que eu que eu
tenho isso aí, eu ter mais carros de estoque. Então eu comecei ali quando vocês foram na loja, eu trabalhei com eu trabalhava ali com uma média de 25 carros de estoque. Hoje eu trabalho com 100 carros de estoque. E minha meta é chegar até o final do ano 150 carros de estoque. Uhum. Então assim, quanto mais carros de estoque eu tiver, mais Carros eu vendo. E a e as vendas mensais aí que eu vejo toda hora é mais de um por dia. Como é que é? É assim, a minha meta ali mínima é um por
dia, tá? Tipo, eu tenho que vender um carro por dia. Uhum. Às vezes passa um pouco mais, às vezes paga, eh, às vezes dá um pouquinho menos. E é o que eu falo, a questão não é número de carros. Ah, mas tem uma loja de carro lá que de carros que vende 100 carros num mês. Eu eu eu vendo o carro com qualidade. Se for para mim vender o Carro com sem qualidade, qualidade que eu falo financeiramente, ou eu vendo um carro para ganhar dinheiro ou eu não vendo. Cada carro que eu vendo é uma
responsabilidade minha, é um filho meu na rua, então eu vendo para ganhar dinheiro. Então eu tenho um lucro mínimo. Se o carro não der esse lucro mínimo, eu não vendo. Entendi. Isso. Espera vir outro cliente comprar. Porque eh, então assim, ah, mas o o a outra loja ela vende 100 carros, você vende 30, mas o meu lucro é com qualidade. Uhum. Qual que é o ideal do cenário? Você vender menos com maior lucro. Vocêa mais pela margem do que pelo giro. Você, Exatamente. Você pega, por exemplo, a Ferrari, a Via Itália, a Via Itália, aquela
a loja da Ferrari na Avenida Brasil, agora que a venida Europa, os caras vende cinco Ferraris por mês. Só que meu é outros números, tá entendendo? Então, então, então eles têm cinco filhos por mês, cinco Responsabilidades por mês com lucro exorbitante. E é menos risco que você toma, porque cada carro que tá na rua é um risco de acontecer alguma coisa, dar problema. Você imagina você vender 150 carros. Você vai vender 150 carros, aí você vai ganhar, vamos pôr aí 5, 7, 10.000 em cada carros. É 150 carros seu na rua. Então, às vezes é
melhor você vender 30 carros com qualidade. A minha meta é chegar em 50 carros com qualidade. Uhum. Eu não vendo carro por Vender. Exato. Que o no final das contas o que vai fazer a empresa crescer é o lucro no bolso mesmo, não é o faturamento. Tem que fica nessa ai que eu faturei tanto. É o lucro líquido, não é o faturamento bruto. Aí o cara gosta de falar do faturamento, mas você vai ver a margem do do de um monte que a gente vê por aí é minúscula, né? E que que adianta? Exato. É
tipo assim, esses dias vendi um carro lá, ó, pô, tava vendendo uma corvete aí tava sobrando 40.000. Eu falei: "Cara, não existe isso". Um carro de R. R$40.000 não faz sentido. Uhum. É R 1 milhãoa. É um carro. Se eh se der um problema, é R$ 1 R 1 milhãoais que eu tenho que bancar. Sim, é 1 milhão. Porque não é só quebrar. Ah, mas o carro é praticamente zero. Eu tenho que se entro bloqueio judicial, eu tenho que pôr R 1 milhão deais na conta do meu cliente e tirar ele do problema. Uhum. E
ficar com o carro lá até resolver parado, né? Resolver. Então não é questão não é essa. Então eu não trabalho com quantidade, eu trabalho com qualidade. Uhum. Com certeza. Faz total sentido. Exato. Até contar a história quando a gente foi no TK lá, comprou o carro, né, Renan? Conta aí. Aham que a gente foi lá tá ganhando dinheiro, fazendo conteúdo, na época já tava no Free Fire já, né? É de game. Vocês pararam com Free Fire? Paramos. Agora é só educação financeira, investimento, já não, a gente não tá Mais tão afim. Mas enfim, aí o
nosso sonho sempre foi ter o audio TT. Aí eu vi que tinha Tara ali, a gente acompanhava no Instagram já, não, vamos lá. E eu lembro que a gente chegou lá, hoje em dia já tem 26 anos, mas ainda tem cara de jovem. Na época tinha 19, 19 19, mas tinha cara de 15. Aí chegou falou: "Ah, não, que eu quero ver o Audi TT". Aí o vendedor foi lá, tratou bem, falou: "Não, pode entrar no carro". Aí, aí eu entrei e falou: "Você quer ligar?" E eu nunca nem tinha ligado. Aí eu botei um
pé no acelerador e um no freio. Não, você dirigir se vai se matar. Eu falei: "Porra, não, realmente é verdade, né?" Falei: "Ah, pisei, liguei." Só que aí na época, basicamente, a gente ia deixar o quê? Quase metade do dinheiro que a gente tinha, né? Ren é, acho que o carro era uns 220, a gente tinha meio milhão na conta ali, ganhando uns cento e poucos miles. Engar tudo. E aí aquilo é quando você tem uma família que já tem Uma condição bacana, você vai lá, você pode gastar tudo, qualquer coisa a família ajuda. No
nosso caso a gente não tinha essa possibilidade, então a gente segurou e comprou 1, i30, 2030, 2015 lá. que aí era menos de 10% ali do que a gente tinha. E aí depois de um tempo que a gente foi comprando outros carros, né, Mateus? Exato. É, mas f lá e foi bacana ali. O primeiro carro que a gente comprou foi na TCAR ali. Legal. Legal, pô. Obrigado. E pô, vocês tem que voltar Lá agora, né? Aí, ó, vamos lá pr para conhecer aí. Dá um lucrinho, né? Dá um lucrinho, né? Mesmo mesmo que não for
para comprar, vai lá só pra gente bater um papo, conhecer a estrutura nova agora, eh, trocar umas ideias, tipo, é importante isso aí, cara. Acho que é legal. Boa. A gente vai lá. Sim. Em relação ao barco também, que eu vi que você comprou o barco aí, falou que só dá dor de cabeça, vendeu, que eu vou te falar que no futuro, mas não para agora, Ali, eu pensava em ter um barco e o Mateus dividir um barco aí, é para passar o final de semana. E aí, qual que é a experiência do barco? É
um conselho de um cara mais velho, não faça isso, cara. Não faça, não. Sai fora. É assim, cara, o barco é quando eu comprei o barco, eu comprei um barco menor. Comprei um barco 38 pés. Quanto que é um barco assim de 38 pés do dia? Tipo, esse aí eu paguei, se eu não me engano, foi 1 milhão. Foi 1 milhão. Comprei um barco Menor, ele era 2005. E aí o só quebrava, só quebrava, só quebrava. E aí eu falo, aí o pessoal falou: "Não, porque barco não tem anos." O pessoal fala que barco não
tem ano. É o estado do barco. Uhum. E o barco só quebrava, só quebrava. E aí eu não conseguia andar e eu só gastava. Aí eu falei: "Meu, é porque um barco mais velho, um barco antigo, na minha cabeça, um barco menor, se eu pegar um barco mais novo, eu vou, eu vou, vai, vai ser melhor, mais novo, porque vai Mais, vai quebrar menos". E aí eu eu aí eu tive um feriado num carnaval, eu mandei fazer revisão nesse meu barco, Marino, eu tava tava levando, tava saindo do da do IAT Clube de Santos, se
eu não me engano, levando pro Guarujá. O barco meio que afundou assim, entroga no gerador e eu não consegui usar. Gastei uma nota, eu gastei uns 200.000 no barco assim para arrumar gerador, tudo. Eu não andei. Aquele pagou 20% a mais ali só para uma manutenção. Aquele aquele Feriado ali, aquele feriado, eu eu fui pra praia e fi, meus amigos foram pra gente usar o barco e não consegui usar e gastei uma nota. Aí ficou lá seis meses arrumando o barco, arrumei, deixei bonitinho tudo, vendi. Aí eu falei: "Cara, vou comprar um barco maior e
mais novo". Aí comprei um barco, eh, uns 60 pés, um barco 2016, um barco aí de quase 5 milhões, quatro pau e pouco. E aí eu falei: "Pronto, agora agora resolvi o Meu problema. É, agora eu entendi, o barco tem que ser novo, maior, etc e tal". Cara, só quebra, só quebra. E aí o e o barco maior aí já me gerou outro custo, porque o barco que eu tinha menor de 38 pés, eu podia ter um marinheiro freelance, ele ia de vez em quando lá e eu pagava um dinheiro para ele, cada vez que
ele fosse lá. Eh, a marinha, o a marinha, a marina onde eu guardava era mais barato, o barco ficava na água mesmo. Eh, e quando eu ia sair, eu Pagava e freelance pro pro Maringa, só quando usava, não precisava de ajudante porque ele era um 38 pés. Se eu quisesse ter um ajudante era opcional. Quando eu peguei um barco maior, o marinheiro já não podia ser um freelance, tinha que ser um marinheiro fixo, funcionário fixo. E aí tem que ser um CLT, eu pagava 4 pau e meio de de salário para ele. Uhum. fixo. Aí
e tem é obrigatório ter um ajudante, que é um barco muito grande para manobrar, tu tem que ter um Ajudante. Então quando cada vez que fosse sair tinha que pagar um ajudante, que aí o ajudante era frila, mas tinha que pagar, mano. Tem que pagar. Tipo assim, meu, vai sair, eu vou sair sexta, sábado e domingo, tá? Então tem que pagar quanto que é o freelance? Ah, trzentão, tá? 369 mais 1000. Quase 1000. Aí vamos abastecer o barco. 15 pau. Isso aí eu já vi no story já. Se você se abastecendo lá 15 conto. Aí
eu chamei vocês para vir no meu barco. Eu vou aí Eu vou falar: "Vamos dividir a carne, o churrasco?" Não, não existe aí. Pô, vamos não, nós vamos passar sexta, sábado, domingo no barco, pô. Vamos comprar carne, bebida, fazer as compras. Aí você vai fazer o quê? Você não vai chegar com as compras. Você vai chegar lá no lá na lá na em Angra, por exemplo, tem o mercado lá, você encosta o barco. Tem gente que chega de helicóptero para fazer compra. Eu achei que eu tava abafando quando eu cheguei de Helicóptero para fazer, quando
eu cheguei de barco para fazer compra, o pessoal chegando de helicóptero com com a sacolinha de mercado subiu no helicóptero, mano. E eu falei que o negócio aqui é louco, o mundo náutico não é para duro, não é para emergente, não é para novo rico. O mundo náutico é para cara rico com força. Não tem. É, é rico com força. E aí você vai fazer a compra, aí você gasta, pô, cerveja, tá? Cerveja vodica, bebida, carne. Uhum. E Aí o lado aí, pô, eu eu eu cheguei, pô, o ar condicionado, eu ligava o ar o
ar condicionado da suí, começou a vir um cheiro de óleo diesel. Falei com com o com Marino, falou: "Meu tenho que ver isso aqui, tá com cheiro ah, vou mandar ver, pô, pr para ver o negócio lá. Foi uma paulada, não lembro agora quanto foi." Aí eu lembro que quando eu vendi o barco, eu vendi o barco, eu já não aguentava mais. Tipo assim, a gente saía, era assim ó, você sai, você sai Com os amigos, aí você toma uma, você fica felizão, vem na vida, tô rico, pô, barco, não sei o que lá. Aí
começa a piscar alguma luz, apitar alguma luz no barco, filho. Já fica até mais sobre já. Já cortou só brisa. Você fala: "Meu, todo mundo continua feliz. O único cara que já cortou aquele a a felicidade é você que você fala: "Meu, ferrou". Você tem outro que bebe um a mais, quebra alguma coisinha do barco lá, você já se revolta. quebrar uma mesa no barco já é Caríssimo. É caríssimo. E aí, cara, eu lembro que quando eu vendi o barco, eu vendi o barco pro menino do Rio de Janeiro, eu falei para ele assim, ó,
cara, eu vou dar o último, o último passeio com a minha família, vou andar. Pô, por Deus do céu, cara. Eu peguei, eu, minha filha e minha esposa. Peguei o barco, a gente foi, saiu, tava navegando assim, o último passeio, ele ia pegar o barco no na segunda-feira. Isso era no sábado. O bar começou pi a pitar, Apitar, apitar, apitar. Parou de funcionar um motor, aí já cham aí liga pro mecânico. Aí só fic funcionando. Aí o mecânico já veio passar aparelho. Eu falei: "Meu, vendi o barco, não posso perder a venda e passou o
aparelho, não sei o que lá." Tá, tá, tá. Não, não sei, não deu para ver o que que é. Vai vir amanhã. E aí, bom, segunda-feira liguei pro cara, falei: "Não vou conseguir entregar o barco segunda-feira vai ter que esperar." mais uma semana e aí vou Vou arrumar o barco. Quebrou, vou arrumar. Bom, era uma um módulo do motor do IPS. Módulo do IPS. Gastei R$ 47.000 no módulo, cara. R$ 47.000. O preço do HB20, cara. Aí assim, foi um uma mano, foi uma dor no coração, sabe? Um negócio assim, fala, cara, R$ 47.000 uma
peça, cara. Aí eu fiquei pensando, não sei se foi bom ou foi ruim, porque se eu vendo e o o comprador sai com o barco e quebra no caminho, ele devolve. Mas ele quer devolver, não quer mais o bar, né? Devolve. Então eu achei, eu achei que foi, foi Deus me ajudou. É, você conseguiu negociar bem. Às vezes foi até melhor do que se ele devolver, se tivesse que 5 mil, 50.000 ali, 1%. Tipo assim, cara, é tipo assim, meu, Deus me ajudou. Eu vendi até por menos o bar, eu perdi dinheiro. Deus até me
ajudou, falou: "Ainda bem que quebrou na minha mão aqui porque, mas na hora eu falei: "Cara, como assim 47.000? Eu fiquei inconformado." Aí eu postei esses Stories, marquei, coloquei a nota fiscal da Volvo. O pessoal da Volvo ficou bravo comigo. Eu falei: "Eu paguei a nota, eu paguei, a peça é minha, eu posso postar o que eu quiser." Qual o problema? não deve vender muito Volvo, né? Então, então tá mais tranquilo ainda. Não, tipo assim, ficaram bravo ali, o pessoal entrou em contato, eu falei com o meu marinheiro, falei: "Não tô nem aí, eu paguei
a peça, não é minha, eu não paguei, não comprei de desmancha, eu Comprei da Volvo, postei e aí, tipo, eu falei: "Cara, nunca mais eu quero o barco na minha vida, cara". E para liquidar o barco demorou? Foi tranquilo? Então é o barco, cara, quando eu falei que ia vender o barco, eu demorei um tempo assim para vender e aí apareceu essa pessoa para comprar e ele mandou uma oferta, depois mandou menos. eh, enfiou a IP que eu e eu tava fazendo uma conta, eu gastava ali 35 por mês. Eu falei: "Cara, eu já perdi
o o o tesão de Ter o barco ali, já tô fazendo conta. Quando eu comprei, eu não fazia conta. Você tá na empolgação, já que eu tô fazendo conta, já não tá legal. Então, todo mês eu pagar aquele dinheiro lá, já não tá me fazendo bem. E às vezes não usa nem todo mês ainda, né? Não usa, você não usa, não usa, não usa, não usa, não usa. Você no qu, você usa no o ano inteiro, você usa 15 vezes no ano. Uhum. É isso, cara. Você vai usar 15 vezes no ano e vai Pagar
35 pau por mês, depende do tamanho do seu barco. 30, 20, depende do tamanho do barco. Então é para bilionário só ter barco. Quanto maior o E assim, o meu barco, meu barco na no mundo náutica é é bosta. Você costava uns barcos sem pés, um negócio absurdo que você fala: "Meu Deus, 5 qu 5 milhões tá começando a duro. Chões no no mundo náutico é duro. É duro. Você eu lembro que uma vez chegou o Luciano Hul chegou com o barco dele lá, tava com o barco dele lá em Angra, eu tava com o
meu barco. Tá, tá louco. Meu barco de olho da risada, ficou ficou pequeno do lado. Nossa, você é louco. O barco do cara é outro nível, é outra parada. Tipo assim, ele tem o barco de apoio dele, todo, todo barco muito grande tem que ter um barco de apoio. O barco de apoio dele é tamanho do meu. Entendi. O barco de apoio é o barca, tem que buscar uma coisa lá, tem que buscar alguma coisa. Aí onde os funcionários do do barco vão fazer as Coisas, tem que trazer a tripulação, levar. É o barco de
apoio. Esses cara aí, o barco de apoio deles é tamanho do nosso. Então assim, meus olha o nosso barco, é duro, é liso. É liso. E o ainda esses barcos que são maiores, você não consegue nem alugar ainda muitas vezes, né? Não, porque o cara que tem um barco muito grande, o cara não aluga, o cara é rico, não quer nem saber, ele não quer abater o preço, né? O cara não quer que ninguém entre no barco dele, porque o Barco é igual uma casa que eu põ aqui, como é que vão entrar no meu
barco? Não existe, não faz sentido. O cara não quer, entendeu? Aí vai ser o cara que é bilionário mesmo, que não tá nem aí para fazer com assim, ó. Aquele barco, tem um barco ali, ó. Cara, barco do dono da tal, da marca tal, ah, marca tal, tipo só marca famosa. E aí você lá o Tcard assim, meu, sai fora, vem de sai dessa rua escura aí, meu. Vem desse barco aí, vai, volta pro seu mundo, meu. Sai fora. Não é, o pessoal fica bravo comigo. Mas, cara, é duas alegrias o barco, uma quando você
compra a alegria e quando você vende. É isso. Agora eu tenho barco de graça para andar. A galera outra, cara, vem daqui. Aí você faz, eu alugo, você faz uma propaganda, aí eu falo: "Manda o modelo do barco aí. Tem que ver se é um barco legal, né? Tem tem que ver se tá no mesmo patamar, não tem que ser pelo mesmo igual eu tinha, né? Os cara mandam uns pangar ela fala: "Não quero Isso aí não vamos fazer propaganda para andar nissso aí não". Melhor que ter o barco, então é ser amigo do cara
que tem, né? Melhor é o amigo meus meus amigos quando eu vendi quase choraram ficaram triste. Caiu o que se divertia, não arcava com nenhuma coisa nada. Não pagava nem a carne. Eu lembro quando eu fui uma vez eu passei um reveon no barco, fiz o reveillon lá em no Rio de Janeiro, Marina da Glória, dentro do barco. Convidei a galera. Eu fiz a ceia De de do reveillon lá, tipo assim, comida, bebida, que na ver ceia de Natal, mas foi no reveillon, a virada do ano, bebida. Então, todo mundo tava no meu barco lá,
comeu, bebeu, todo mundo ali. Eu não vou, vou pedir dinheiro pros outros. Fala, dá dinheiro? Não, eu fiz, cara, não faz sentido. Eu, pelo menos, eu que era duro, tá na tá no meu DNA, tipo assim, emergente. Eu não quero voltar a ser pobre, não faço. Você faz, você sempre faz conta, né? Tanto é que Eu falei pra minha esposa, nós vamos vender o barco, nós vamos usar esse dinheiro que eu gastava no barco, nós vamos nós vamos viajar, fazer viagens internacionais. O ano passado acho que eu viajei seis ou sete vezes para fora, Itália,
França, que nem as 5 milhas só de Selicí render aí por mês para para você 50 mais 35. É essa conta que eu fiz. Uhum. Foi essa conta que eu fiz. Exato. 85.000 por mês para viajar, para realmente não se preocupar com preço de Nada e curtir também, né? Tanto é que, tipo assim, eu vendi por bem menos, mas eu falei: "Cara, eu preciso estancar, eu preciso estancar esse esse eh eh essa essa torneira estancar e recuperar, tipo assim, recuperar o porque o primeiro barco que eu comprei, eu ganhei dinheiro. O que que eu fiz?
Eu paguei barato, vendi ganhei dinheiro. Então eu falei: "Ó, o segundo eu vou ganhar dinheiro também". A minha jogada era essa. Falei: "Eu compro, uso". Só que o Segundo o segundo tinha que ter comprado mais barato ainda pr o segundo tipo assim quando eu vi eu falei: "Mas se eu não vender aqui vai o negócio vai ficar a quando você perdeu?" Eu eu não parei nem para fazer conta falei: "Cara, já foi, me diverti, vida que segue, vamos embora". Meu negócio é carro, eu tenho que ganhar dinheiro no carro, não posso perder dinheiro no carro.
O resto é divertimento. É exato. Quando quando eu compro o carro, eu não trabalho com Isso. Então, tem vez que eu ganhei, tem vez que eu perdi, eu nem faço a conta. Você não pode fazer, você tem que usar. Então, tipo assim, eu não posso no meu negócio, loja na tecar, comprar, vender carro e perder dinheiro. Acontece às vezes, às vezes acontece, mas é exceção, não é a regra. A regra é eu ganhar. Agora eu comprei um barco, igual você contrata arquiteta, você contratou arquiteta, filho, para ela gastar seu dinheiro, uma paulada, ela quer pôr
Tudo. O dinheiro, é o dinheiro, o dinheiro não é não é dela, é seu. Ela vem só com ideias e sorbitantes. Vê se no dela ela vai fazer, não vai, porque é o dinheiro dos outros. Gastar dinheiro dos outros é fácil. É. Aí vai lá, faz o melhor projeto possível mesmo. E é, mas gente, mas tem que ter arquiteto, he? Não vai. A pior coisa que tem a pessoa, ah, comprei uma casa, comprei uma casa aqui de alguns milhões e a minha esposa, ela manja de arquitetura, ela manja de Decoração. Não faça isso. Você tá
colocando uma pessoa que não é profissional para decorar, para fazer um negócio e vai ficar feio. Então, contratem arquiteto. Exato. E a arquiteta vai chegar e vai ver o gosto do casal, o que quer e vai fazer da melhor forma. Sim. Ah, outra coisa interessante também, quem é quem era duro igual eu, tem um monte de coisa que a gente nem sabe que existe, não sabe. Então o arquiteto chega, ele te sabia Que existe isso, você vai pegar dicas com o arquiteto, coisas que você não sabe que existe, é que o rico já nasceu com
aquilo em casa e o duro não sabe que tem. Então o arquiteto, ele vai te mostrar, sabia que existe isso aqui? Ah, é como é assim. Então você vai aprender com o arquiteto. Então contratem arquiteto porque o o seu imóvel é um é é um patrimônio seu. Quando você faz com o arquiteto, você valoriza o seu imóvel. Uhum. Quando você faz da sua da sua do Seu jeito, cara, eu fui na casa de um amigo meu agora, esse dia, ele mora no apartamento pequeno, ele viu um sofá lá, ele comprou, parece um uma doblô na
casa dele, um dinossauro. Falei mano, sua casa nem cabe fá, mano. Pô, mas eu vi na internet, ficou achei tão bonito. Falei: "Então, mas não, não ornou. O negócio não tá ornando aí não. Sua sala é pequena, você tem que colocar um sofá mais clássico, menorzinho. Eu não sou arquiteto, mas o ideal é você contratar Uma arquiteta ou um arquiteto para te orientar, cara, porque é seu patrimônio, é seu apartamento, seu patrimônio. Você fazer um negócio desse aqui, não, não, não, não, não deu certo. E se tiver caro vai pando. Não, que pro meu orçamento
não dá. É, é, é quando você procura arquiteto, você fala assim, ó, eu me vê, faz dois, eu quero dois, eh, projeto, um gastando e um economizando. O economizando dele já vai ser melhor do que o seu. Sei lá, Vou nas Casas Bahia, compra, pô, esse armário aqui vai ficar bom na minha cozinha, cara. Não vai não, não vai ficar legal. Uhum. Exato. O arquiteto vai ver e no final das contas, quando é tua casa, tem que ser obviamente algo que tá bacana do teu gosto e você não vai ganhar dinheiro com a tua casa,
você vai morar, você vai viver. Não, mas é, mas só que é o imóvel, cara, o imóvel valoriza. Então você comprou o imóvel agora, ah, paguei 1 milhão no imóvel. Aí Eu gastei 500.000 para mobiliar com arquiteto, tudo. Gastei R 500.000 milhão você vai morar lá alguns anos, ele vai valorizar quando você resolver vender, ele já tá valendo 4 milhões, 3 milhões. Ela já valorizou muito. Então, tipo assim, o imóvel você não perde, cara. Não vai perder. Você pode fazer, pode investir, pode colocar, fazer os negócios legal que quando você vender, você for morar alguns
anos, ele vai ter valorizado. Uhum. Ainda mais a inflação Aqui do Brasil, né? Só do da inflação subindo já tem que subir o imóvel. Então os cara fala, pô, falei bem dos arquitetos aí, eu tô, pô, o pessoal do da do arquiteto aí, é, pega esse meu corte, reposta aí, porque eu tô falando o pessoal contratar vocês aí, ó. Tá conseguindo mais cliente aí para arquiteturando a bolha aqui, ó. Aí tá conseguindo o pessoal que é emergente, tá crescendo, quer fazer a casa do seu jeito, já vai contratar o arquiteto, né, Mateus? Já vai. E
qual que foi o carro mais caro que você já vendeu lá na Tecar? Mais caro foi a minha Ferrari, que eu vendi por 3 milhões a a a minha 458 Spider. Uma vez entrou uma ventador lá 4 milhões, mas acabou não indo, não vendeu, mas o mais cara foi essa. Uhum. E aí dá para revelar o Ah, que aí era a tua, né? Então não, não. A Ferrari eu falei, eu paguei 1.800 e pouco nessa Ferrari. Na verdade, eu vendi ela por 2700. Eu paguei 1.800 e pouco antes da Pandemia. Usei ela 2 anos, vendi
ela por quase 2.H700 e pouco. 2.hõ700. E foi engraçado, cara, quando eu fui nessa, quando eu fui nessa loja, eu levei esse esse meu carro numa loja. Eu vendi numa loja, ó que negócio louco. Eu levei esse carro numa loja para vender, eh, e eu peguei dois carros na troca, fiz um negócio lá, uma loja no interior. E quando eu cheguei nessa loja, eu lembrei agora que eu vi o Rolex, eu lembrei, tinha um um um cliente lá comprando, Negociando com eles e dando relógio, pagando parte de pagamento em Rolex, cara. Eu olhei e falei
que loucura né meu tipo, que doideira. Tipo assim, eu você pegaria, você falar que eu vou te comprar seu carro, tome o Rolex. Ah, dependendo não, você ia levar para um especialista, olhar, tipo assim, e eu e eu aí ele pegava aqui o Rolex assim, ele olhava, pegava assim, aí ele olhava, tal. Eu não sei ver, cara, vou ser bem sincero, eu pegava, olhava, tal, não, Isso aqui tá três Rolex lá e tava dando uniforme pagamento num outro carro lá. E eu falei, falei que loucura isso aí, né? Tipo, você vê como o relógio, né?
Tipo assim, a pessoa compra o relógio, é um patrimônio, né? Uhum. Comprou. É um patrimônio, tipo assim, que é outro coisa que você investe também. Ah, e ainda querendo ou não, é um patrimônio que acaba sendo cotado em dólar. Então, se o dólar estoura, aí o que acontece, o que aconteceu na pandemia foi que o Preço dos Rolexpl. Explodiu, cara. Hoje você vai, você vai numa loja da Rolex para comprar, é difícil. Aham. Vários não, nem tem. Só vai, você fala: "Quero comprar". Fala, tá, não tem. Você fala assim: "Mas como não tem?" Eu não
tenho. Exato. Só vai ter aqueles mais basiquinhos que você vai ter que comprar primeiro para fazer um relacionamento e conseguir comprar outro depois que nem deitou, não vai ter, deite de hoje, não vai ter. Aí, tipo assim, eu olhei aquele Negócio, falei: "Cara, um mundo paralelo, você viu? Você compra um Rolex". Como é que você chega de Rolex no o mundo inteiro que você chega de Rolex? Você chegou numa migração dos Estados Unidos para entrar, você tá de Rolex. Pior que é verdade que ano passado tava indo indo na imigração e começaram a perguntar, perguntaram
mais para você, né? Que você não tava com o relógio. Não tava. É que perguntaram um monte pro Renan para mim. Só deu uma Olhadinha assim. Você você tá de Rolex, cara. Você chegou no mundo, você é respeitado, cara. Uhum. É, e acaba sendo mais conhecido. Então tem outros outras marcas que são até mais caras, mas não é todo mundo que conhece. Sim, exatamente. É o Rolex. É tipo assim, cara, é o é o Não inventa, cara. O Rolex é o básico ali que você vai chegar em qualquer lugar, a pessoa vai olhar, você vai
num num restaurante fino em outro país, na França, um restaurante legal, que a Pessoa chega lá pra sua esposa, madame, pega o o o palitó, tira, pô. Você vai nos restaurantes lá, você só falta pendurar o chapéu. Tem lugar para pendurar o chapéu. A pessoa chegou de Rolex, é outro respeito, cara. É outro respeito. E acaba sendo um investimento, né, que a pessoa compra. Eu falei: "Pô, o cara tava pagando." Eu não recebo Rolex de pag de pagamento porque eu nem sei como é que funciona isso aí na na a questão tributária. Tributária. Eu não
Sei. Eu teria se um dia alguém fosse com Rolex para vender, eu falar: "Cara, vende o Rolex e me compra o carro, porque eu vou ter que estudar. Não sei nem se isso é pode ou não pode, enfim. Uhum. Eh, mas se você for ver, é um bem, né, cara, um dinheiro. É, é que a mulherada compra a bolsa, fala que a bolsa valoriza também, né? Tipo, você compra uma bolsa da da Chanel, Chanel, Hermes acaba valorizando, né? Isso. E mas agora o o Rolex, cara, o Rolex é é é Uma forma de você investir,
né? Até mesmo se ah, num cenário caótico deu ruim aqui no país, você sai com o Rolex, você já tem ali um dinheiro que, mas será que vamos supor, tem um Rolex aqui, eu consigo sair vendendo nos Estados Unidos. Consegue, é mundial, né? a numeração chegando, consegue, o pessoal compra lá. Ah, se for realmente ali, mesmo que não tenam certificados, eles abrem o relógio, aí eles vem o maquinário, você é original mesmo e aí Você consegue vender. Ou seja, é um comércio mundial, né? Uhum. É, então é investimento, cara. Isso aí. E isso aí me
chamou atenção quando eu fui vender minha Ferrari lá, o cara dois, três Rolex, lá falei: "Cara, eu falei, preciso entrar nesse mundo aí". Aham. A única questão que aqui é Brasil, infelizmente, né? Então, a gente já teve colega nosso que tem a máfia do Rolex aqui em São Paulo, né? Aí ele tava saindo do aeroporto, aí tem olheiro Sempre que viu que ele tava de Rolex, ele foi pegar o carro, não lembro se era Uber, se ele tinha contratado motorista, aí já veio o motoboy, logo ele saindo do aeroporto, já chegou pedindo Rolex, sabendo que
ele tinha. Caramba, você vê, meu. Então eu já vi também caso de colega de amigo nosso ali que tá no restaurante, tava saindo e ainda o cara tem o carro blindado, né? Só que na hora de pegar o carro do Valet, aí chegou o bandido lá, pediu só nem pede celular Nem nada, pediu só o relógio e foi embora também, né? Então, até no Brasil aqui para algo que a pessoa vai lá, batalha, compra, é complicado mesmo. Tem que estar sempre esperto, tomar cuidado, né? Infelizmente. O cara já bate de longe, já vê que já
tá vendo, né? Sabe, já vê. É, tem muito olheiro que, por exemplo, trabalha no restaurante ou tá lá dentro do aeroporto, já vê, já conhece e aí é já fala, né? Ó, saindo a de blusa da da Loren marrom tá com Rolex. Exato. É doideira. Aí tem que tomar cuidado, tanto que, por exemplo, aeroporto, quando eu tô voltando de viagem, eu já tiro antes de sair do avião para para não ter esses problemas aí que, infelizmente é difícil mesmo. O Brasil que doideira. O brasileiro tem que ter um manual inteiro só para sobreviver ao Brasil,
né? Porque aqui é tudo tudo com mais complicado, né? Mas eu conheço pessoas que tem e tem Rolex e Lolex e uso o Lolex quando vai sair na Rua, tipo, anda de Lolex. Entendi. Entendi. E tipo assim, vai num evento fechado, coloca o Rolex. Uhum. Tipo assim, coloca o pô, vou chegar num evento que fechado, acesso, vai com o Rolex e no e no dia a dia usa Rolex, tipo assim, para, cara, comprou falsificado ali para É, tipo, para ter usar, ele tem o original e e o e o e o falsificado igual. Entendi. Uhum.
Ah, mas qual coisa? Mas aí você compra o negócio para ficar usando outro, né? Aí Você perde um pouco a graça, né? Faz sentido. Mas é doideira, cara. Doideira. Ou você põe o falsificado e coloca o original no bolso e troca, mano. Que doideira, cara. Que loucura. Infelizmente aqui no Brasil é isso mesmo, né? Tudo mais complicado. E para finalizar o podcast, como é o Tcar aí, vendedor de carros, a gente pegou várias faixas de preço diferente. Qual carro você compraria? Pro teu uso mesmo, não para para vender. Pro meu uso. Vamos lá. Então, a
carro até R$ 50.000 aí, começando baratinho. Jetta. Jetta até R$ 100.000. Até 100.000. Até 100.000. Ah, andar, ia andar de 320 aí, mais antiguinha. Aham. Até R$ 300.000. 320 das nova até 500.000 agora Macan ou Cayen Tecar só pegou o carro bom de de de negócio mesmo, né? Que vende, que gira rápido, bom na compra e bom na venda depois, né? Até 1 milhão agora. 1 milhão 911 vai ter até mais por menos mais 911 eu ia 911 até 2 Milhões 2 milhões eu ia eu ia barganhar para pegar uma maquilar aí difícil mas encontrava
aí ó acima de 5 milhões agora para finalizar acima de 5 milhões acima a puro sangue né acima de cinco, mas puro sangue. Hoje é do momento assim para já zerar aí o game. Zerar o game. Sangue. Bo. É isso aí, foi um prazer aí. Baita, baita bate-papo aí. Realmente gostamos para caramba e o pessoal com certeza gostou também. Tava aqui mais umas horas, né? Tipo assim, d vai embora O negócio vai mesmo, né? Sempre sempre a gente mais assunto aí. E tuas redes sociais aí para quem mora numa caverna, não te conhece ainda, passar
a acompanhar que aí ó, muitos aí que nos acompanham estão empreendendo, estão investindo, querem comprar aí teu primeiro carro na TCAR. Vamos falar que vieram daqui também, hein, Mateus. Boa, boa, boa, boa, boa. Vai lá, Tcar, Tcar R, Tcar ou Thiago TCAR, Thiago sem H. Thiago TCAR. Segue lá. Boa. Aí, ó, já Segue os dois aí que tem conteúdo nos dois. E é isso aí, né, Mateus? É isso aí. Valeu demais aí, Tcar, pelo teu tempo, por esse bate-papo aí. E vamos, quero conhecer lá a loja reformada aí diferente aí. Vou vou cobrar de vocês
isso. Boa. E é isso. Obrigado, viu, gente? Obrigado todos aí. Valeu, pessoal e até o próximo podcast. Esquece.