E cara, sobre tá fora do Brasil, não sei, velho, porque embora o Brasil tem um monte de problemas, vários problemas, né? E acho que o principal problema do Brasil é o povo brasileiro mesmo, grande parte do povo brasileiro, que por ser negligenciado a ele uma educação razoável, vive, sei lá, balbuciando coisas estranhas e achando bom o que tem, né? A gente é um dos países que mais paga imposto no mundo e não tem um retorno sobre esse investimento por conta de um governo corrupto, pelo menos os últimos aí.
E eu tô dizendo desde a redemocratização, não se salva um, né? Eh, e é isso, cara. A gente tem um parlamento ineficiente que trabalha de terça a quinta, na verdade, terça, quarta, quinta e sexta já não tem mais ninguém lá.
E eu presenciei isso. A gente tem um patrimonialismo onde as pessoas públicas enxergam o público como uma extensão do privado. A gente tem um tribalismo no debate, onde as pessoas passam pano pros dois lados falando que o outro tá mais errado que o seu, em vez de olhar o mérito da questão e perceber que, na verdade, tá tudo muito errado.
Então o debate não avança, né? porque é um debate tribal do nós versus eles. Eh, a gente é um país que perdeu o boom demográfico, então a gente tem muito pouca gente produtiva trabalhando hoje e em breve a gente terá cada vez mais aposentados e isso vai colapsar em algum momento.
É inevitável, ainda mais agora que roubam dos velos aposentado, né? Eh, então, cara, é um problema, a gente não tem infraestrutura, cresceu sem plano diretor do direito, [ __ ] investe muito pouco em tecnologia, embora a gente seja muito esforçado, a gente é improdutivo, porque o cara acorda 4 da manhã para trabalhar e chega 7 no trabalho e depois volta de noite, não tem tempo para nem para um livro. Então, embora seja um cara que invista em jaules muita energia no trabalho, não é produtivo, né?
porque não teve uma educação muito boa. O tempo de aprendizado médio de um novo de uma nova habilidade em termos epidemiológicos é muito muito alto. Então, demora para aprender, fica 4 horas indo e voltando num trânsito, porque as cidades não foram bem planejadas, os investimentos nas empresas em tecnologia e automação são muito baixos, cara.
É tudo complexo, entendeu? O Brasil é um é um negócio complexo, mas por outro lado tem coisas muito boas aqui, né, cara? Tem coisas muito boas aqui, né?
A gente não tem tanto problema de imigração, pelo menos ainda, né? Como outros países têm sofrido, principalmente países da Europa. A gente eh se você ganha bem aqui no Brasil, você consegue viver bem, né?
Se você lê três livros no ano, você já tá lendo mais que a metade da população. Então não é tão difícil você ganhar um dinheiro razoável se você se intelectualizar um pouco, né? Porque a média da galera não estuda e nem teve condições disso ou não tem tempo para isso.
Que mais? E é onde eu moro, né, cara? Eu falo português, minha minha minha vida é aqui, minha família é daqui, eu me sinto em casa aqui.
É difícil, né? Vou para onde? Vou para Estados Unidos.
Estados Unidos não é tudo isso que a galera fala, não, pô. Eu atendia muito paciente dos Estados Unidos. Lá é difícil.
Você mora no sul dos Estados Unidos, você vai sofrer xenofobia, lá você não é um um car, mesmo que se você seja, sei lá, branquelo e tal, você vai sofrer lá. Você é um latino subdesenvolvido e dependendo do lugar os garçons nem te atendem, entendeu? Você vai para Califórnia, que é tudo muito caro e e você vai morar num carro, você vai morar nos lugares muito frios, que é muito difícil se adaptar, principalmente a gente que cresceu um lugar tropical, você vai para Nova York, que é, sei lá, você vai pagar 5.
000 num negócio do tamanho desse meu escritório aqui para eu morar. É difícil, né, cara? Vai para onde lá?
A não ser que você seja uma pessoa muito inteligente, né? O cara que tem uma habilidade diferenciada aí, aí você consegue, mas a grande maioria das pessoas não é assim, né? É difícil, é um é um debate complexo para onde ir, né?
Então, apesar dos pesares, acho que aqui é um bom lugar ainda para construir carreira, para construir eh eh uma família, né? Principalmente se você tiver dinheiro, né? né?
Você pode morar num condomínio fechado, você pode ter uma educação privada, você pode, sei lá, se proteger em termos de patrimônio, sei lá. Apesar dos pesares aqui é muito bom. Então, a gente não tem um cenário próximo assim de pensar em sair do Brasil, não.
Pelo contrário, tem muitas oportunidades aqui, né? Eu digo isso várias vezes. Talvez se eu fosse um, sei lá, um neurocientista, um psicólogo de Palo Alto, né, sei lá, nos nos arredores de Stanford, eu seria só mais um, né?
Tem muita gente boa lá. Aqui tem uma oportunidade, né? É um país que a galera estuda menos, tem menos educação, tem menos instrução.
Então é isso, né?