Já lhe ocorreu a seguinte ideia de que você se considera uma pessoa inteligente, mas você olha pessoas burras, pessoas com menos conhecimento que você, que não tem nem estudo, mas que ganham muito mais dinheiro. Por que que isso acontece? É isso que eu vou tentar explicar no vídeo de hoje.
A relação, né, que inteligência é igual a dinheiro, é igual a fazer dinheiro, isso não existe. Na verdade, talvez quanto mais inteligente nesse sistema que a gente vive, mais miserável você será. Vem comigo que eu vou explicar essa relação.
Meu nome é U, seja bem-vindo à filosofia Infinita. Bem, pessoal, isso aconteceu comigo, cara. E o sempre me considerei inteligente, então, né, não vou ser hipócrita aqui, né, de falsa modéstia, etc.
Eu sempre me considero pessoa inteligente, sempre gostei muito de ler, de estudar, fiz arquitetura, estudei 5 anos e depois de 5 anos de formado, eu dominava todos os softwares de arquitetura, eu sabia outro idioma, eu era novo e nem assim eu consegui emprego, né? Não consegui emprego, era humilhado em toda entrevista de emprego. Chegou e entrevista de emprego que quase pediram para eu pagar para trabalhar.
Essa era a situação. Lembro que eu peguei dois ônibus para chegar nessa entrevista de emprego. Cheguei lá cedo, acordei quase de madrugada e no final das contas o chefe tava basicamente falando o seguinte, né?
Olha, você não vai ter salário fixo, você, né, talvez tenha horário de almoço, a gente não tem hora para sair e se possível traga seu próprio computador, né? Essa foi a proposta de emprego que me deram arquiteto formado, tá? Depois daquele dia eu mudei de vida, porque eu mudei minha cabeça e falei: "Nunca mais eu vou me submeter a isso, mas daqui a pouco eu falo mais sobre isso".
Ou seja, há uma ideia, pessoal de que, né, você, por ser inteligente, vai ganhar dinheiro e na verdade não. E aí a gente vai ter que explicar primeiro o que é inteligência, que eu tô definindo aqui, e também um pouco do capitalismo, né? Porque o capitalismo não é baseado em quem é mais inteligente do que alguém, né?
Bem, primeiro vamos conceituar a inteligência. Quando eu falo inteligência, é importante a gente não tentar cair em certos preconceitos, né? Porque, por exemplo, se eu falo que uma pessoa é um engenheiro eh de produção com doutorado, você vai pensar assim: "Nossa, a pessoa muito inteligente".
Mas se eu falo de um músico que é um instrumentista e toca violão, será que você vai ter a mesma reação? Acho que essa pessoa é inteligente, porque a inteligência para aprender o instrumento e ser o músico, eh, eu não consigo classificar em graus, né? Nossa, ele é mais ou menos inteligente que um matemático.
Então, há um academicismo já, né, nessa visão de que, ah, quem estudou mais é mais inteligente. Então, na minha opinião, há vários tipos de inteligência, né? Inteligência paraa música, inteligência para conversar.
Às vezes a pessoa é muito boa em ouvir, em conversar, em resolver problemas. Então, há vários tipos de inteligência, mas o que eu tô falando aqui é uma inteligência que ela é um misto de cada coisa, mas principalmente uma inteligência acadêmica e racional. Ou seja, a pessoa que tem um raciocínio lógico, né?
A pessoa que sabe pensar, que é inteligente, que, ou seja, a gente no Brasil hoje enfrenta, e saiu uma pesquisa recente que eu quero trazer aqui no canal, de que grande parte da população brasileira, né, ã, é analfabeta funcional. Quer dizer, você dá um texto simples, a pessoa não consegue entender o texto. A gente tá falando de pessoas alfabetizadas, às vezes pessoas que já t nível superior, que não conseguem entender um texto, não tem esse poder de interpretação.
Pois bem, então inteligência seria isso, essa capacidade racional, capacidade de você estudar, capacidade acadêmica, capacidade de várias coisas. E às vezes você olha umas pessoas que você é assim, você fala: "Meu Deus, como, né, eu sou tão esforçado, tão inteligente, eu não consigo ganhar dinheiro". Pessoal, o capitalismo é o dinheiro ele flui não é para quem tem mais conhecimento, né, mas é para quem entende melhor as regras do jogo.
Quais são as regras do jogo? Saber se vender, se promover. Hoje a gente tá falando de marketing digital, identificar oportunidades, networking.
Tem a parte que eu quero falar também que é sobre a desigualdade social. Ou seja, uma pessoa rica, ela tende a fazer mais dinheiro. Uma pessoa que nasceu de pais ricos, ela vai, é muito difícil que ela fique pobre, né?
Ela já nasce em um outro contexto cultural. Quer dizer, no capitalismo, pessoal, essa ideia de que por você ser inteligente, você vai ganhar dinheiro, ela é completamente equivocada. Na verdade, é o oposto.
Vou dar um exemplo. Existem dois psicólogos. um psicólogo, ele tem mestrado e doutorado na área de psicanálise, muito inteligente, fala francês, espanhol, inglês.
Outro psicólogo só se formou numa faculdade qualquer, não sabe nada de nada, mas ele tem um super perfil no Instagram. Adivinhe quem vai ganhar mais dinheiro no sistema capitalista? A pessoa que tem doutorado em psicologia ou a pessoa que tem um baita perfil no Instagram?
Acertou se você falou quem tem um baita perfil no Instagram, né? Ou seja, o capitalismo é quem se vende melhor. Por isso que você vê pessoas que são burras, né?
Tem menos conhecimento que você ganhando mais dinheiro porque elas sabe se vender melhor. Ou seja, eh, voltando pra minha experiência, aconteceu isso comigo. Eu era muito inteligente, mesmo assim não ganhava dinheiro.
Eh, a única coisa que eu encontrei na época, e aí é uma opinião pessoal minha, foi o concurso público, né? O concurso público para mim é a única instituição no Brasil que lembra meritocracia, né? Apesar de todas as, né, todos os problemas que envolvem, etc.
, ainda é meritocrático. Você tem uma prova igual para todo mundo, quem tirar a melhor nota entra, quem estudar mais passa e acabou. Ninguém pergunta a sua orientação sexual, quem você é, filho, parente, onde você estudou.
É simplesmente tirei a maior nota, a vaga é minha, o emprego é meu. E é por isso que eu fui estudar para concurso público, né? Para quem não sabe, estudei para concurso, fui servidor do Tribunal de Justiça em São Paulo, depois eu acabei saindo, mas foi isso que foi a virada de chave da minha vida, né?
Eu estudar para concurso público e eu abandonar a iniciativa privada nesse aspecto. Então, o que eu quero deixar claro para todo mundo é o seguinte, o sistema ele funciona dessa maneira. O que que significa?
que se você tem contato, se você sabe se vender, se você tem herança, depende do contexto que você nasceu, você vai ter mais sucesso na vida. A inteligência, na verdade, pessoal, talvez ela até atrapalhe, né? O que mais tem são pessoas muito inteligentes que, cara, não ganham R$ 3.
000, né? Por quê? Porque não não diz nada pro capitalismo, não diz nada.
O capitalismo tá preocupado em quem sabe se vender. E por isso a gente tem uma coisa que é o efeito Daning Krueger. Você já ouviram falar do efeito Duning Krueger?
O efeito Daning Krueger é basicamente uma um experimento científico que eh dois pesquisadores identificaram, que é quanto menos uma pessoa sabe, mais eh autoridade ela tem para falar sobre o assunto. E quanto mais a pessoa sabe, menos ela tem confiança. Quer dizer, a pessoa ignorante, ela tem muita autoridade para falar.
Então, vamos supor que eu vou falar de física quântica. Quanto menos eu sei de física quântica, mais eu tenho a convicção que eu sei tudo de física quântica. Se eu pego um cara que tem doutorado e física quântica, é o oposto.
Ele acha que sabe pouco, ele acha que tem muito para aprender ainda. Ou seja, você tem esse efeito na sociedade. E é o que eu tô falando, as pessoas menos instruídas hoje numa geração de marketing digital, é o que eu falei, quem que quem ganha mais dinheiro hoje?
um dentista que ele é buco maxilo, ou seja, cara, fez uma pós-graduação em cirurgia bucal, né, eh, muito experiente, etc. Ou uma pessoa que acabou de formar, já tem dinheiro, conseguiu montar um consultório, tem um social mídia, faz rios engraçadinho, faz dancinha no TikTok, quem vai ganhar mais dinheiro, cara? Com certeza a pessoa que faz dancinha no TikTok, né?
Então a gente vive essa era da propaganda, da publicização, do espetáculo, da performance digital para dar uma solução para vocês, né, que a galera reclama que o go você problematiza, mas é porque nem tudo tem solução simples, pessoal. Você tem que sair dessa roda de rato também, senão você não vai ir para lugar nenhum. Porque as pessoas elas querem isso, ela quer assistir um vídeo de 10 minutos de um problema complexo e sair daqui com a resposta.
Isso diz muito sobre a autoajuda no Brasil, essa desgraça que é o é o é é os livros mais vendidos do Brasil que não te ensinam a pensar. Ele fala assim: "Olha, tem 10 hábitos aqui, segue eles". Uma pessoa que nunca te viu, não sabe nem onde é o Brasil se apontar o mapa mund.
Aí o idiota tá em Chique Chique, Bahia, tá seguindo os hábitos das pessoas altamente eficazes de um americano de Boston. Não seja essa pessoa, né? Pense por si só.
Então o meu o meu grande ponto aqui é que você tem a reflexão. Claro que o vira e mexe eu vou dar minha própria opinião aqui, mas a parada é você desenvolver as o seu raciocínio. Não é esperar alguém falar: "Olha, faça isso".
Não, não é faça isso. A a filosofia, o pensamento crítico e não é assim. O que que eu fiz?
Eu olhei esse cenário, falei: "Cara, eu eu me considero inteligente e eu ficava mandando currículo, pedindo favor para amigo e a única coisa que eu encontrei na época foi abrir uma empresa, né, e ser dono do meu próprio negócio, depender de ninguém, ou só para concurso. " Eu não tinha dinheiro, não tinha segurança, tinha nada para abrir uma empresa na época. Que que eu fiz?
Fui usar para concurso. Então, hoje eu eu continuo achando que o concurso é talvez uma das melhores opções para você que se considera inteligente. Na média tem salários melhores que a iniciativa privada.
Então, por exemplo, se a gente pegar um técnico de tribunal hoje, eh, que é a carreira inicial, você ganha R$ 8. 000, né, nível federal. Se a gente pegar um analista, uma pessoa que já tem nível superior, na casa dos 12, 13.
000, Quem ganha isso no Brasil com nível superior? Não ganha nem cara, não ganha nem 3. 000, que era a minha situação, formada em arquitetura e eu acho que eu ia ganhar uns R$ 1.
000 na época. Quer dizer, foi a solução que eu encontrei. É isso.
Eu tenho que estudar, ficar aqui estudando, tr anos estudando, vou estudar, vou conseguir, vou mudar de vida. Foi a opção que eu achei. Então, a não há uma solução, né, pessoal, de eh mudança de paradigma, porque o sistema é esse na prática.
vai ganhar mais dinheiro, quem sabe se vender melhor. Ou seja, em teoria, não interessa o seu conhecimento, interessa a capacidade que você tem de se vender. Ou seja, quanto mais burro você for, talvez seja mais fácil.
É o que eu falo, a gente enfrenta um problema hoje que é o seguinte, com acesso a ao nível superior, educação, etc. e rede social, não faz mais sentido você se especializar em nada. Veja, porque eu vou usar o exemplo do psicólogo.
Formei em psiquiatria, né? Em psicologia. Psiquiatria não, psicologia.
Eu e mais uma pessoa. Eu e essa e a e a e a Laura. Vamos pôr aqui a Laura.
Eu e a Laura, cara, eu segui um caminho, né, de, cara, vou fazer pós-graduação, vou fazer estágio, vou correr atrás, vou, cara, vou me especializar, vou fazer vários cursos. A Laura falou: "Cara, eu vou bombar minha rede social, vou fazer TikTok, dancinha, vou pegar os melhores rios. " Eu sei produzir conteúdo, sou uma pessoa bonita, vou contratar um social mídia, eu tenho dinheiro aqui, meus pais me ajudaram, tal, tem uma graninha, já tem uma sala de aluguel aqui para na para atender.
Cara, a Laura vai fazer muito sucesso, eu não vou fazer nada em vão. Então, no sentido cru da da da análise, no capitalismo atual que a gente vive, ganha dinheiro, quem sabe se vender. Não interessa sua especialização, não interessa onde você formou, não interessa o seu grau de conhecimento, interessa o seguinte: você sabe se vender, você conhece as pessoas certas, você sabe usar rede social, marketing digital, e isso é muito triste.
Então, eh, eu não quis me submeter a isso e fui estudar para concurso público. Só que o concurso público não é para todo mundo também, nem todo mundo tem esse perfil. Então a dica geral seria, cara, não dá para mudar esse sistema assim de imediato, não muda agora e o sistema vai valorizar os inteligentes, quem estudou, quem não.
O sistema valoriza quem sabe se vender melhor. Não é o mais inteligente, né? É quem joga o jogo, irmão.
E aí você vai ter que correr atrás disso, né? Infelizmente eu falo com dor no coração, porque é o que eu eu sempre dou uma história de um tatuador amigo meu, né, que faz minhas tatuagens e ele não tinha habilidade nenhuma com rede social e tal, não sei que, não sei quê, ficava ali batendo cabeça, batendo cabeça. Eu não podia chegar para ele, apesar de achar isso uma desgraça e falar assim: "É cara, isso aí é uma desgraça.
Deleta sua rede social". Eu tive que falar para ele o seguinte: "Irmão, você vai ter que aprender porque senão você não vai ter o que comer. Você vai ter que aprender fazer um rios, editar, porque essa é a demanda que essa sociedade exige e a gente é meros peões.
Claro que a gente pode votar, discutir um futuro em que a gente não precisa se submeter a isso, mas hoje para você comer amanhã você vai ter que fazer isso. " E é o que ele tá fazendo. se reposicionou digitalmente e tal.
Ou seja, não interessa ele ser o melhor tatuador, interessa ele ser visto, ser lembrado, tá produzindo. Que que você acha dessa lógica? Quero saber a sua opinião.
Eu, como eu falei, eu não, eu acho horrível, mas infelizmente é isso. Eu acho que é importante alertar, porque às vezes você vai vai seguir o que eu tava seguindo. Não, eu vou estudar, eu vou fazer isso, aquilo, aquilo.
Cara, o que mais tem hoje, galera? Perguntem aí. Eu sei que aqui no nos comentários tem muita gente pessoas que tado e doutorado e não tem renda.
Pessoas que fizeram mestrado, doutorado, bolsa sanduíche, 2 anos fora do país nas melhores faculdades do mundo, volta pro Brasil, não tem emprego, ou seja, não serve de nada. Para que que você quer um conhecimento desse num sistema que não valoriza o conhecimento, valoriza quem vende. E aí a gente pode discutir, problematizar isso, mas no final das contas você tem que comer.
E aí, que que tu vai fazer? Eu quero saber sua opinião aqui nos comentários. Daqui a pouco a gente volta com mais conteúdo.