Então vamos lá que muita gente falando muita coisa a respeito de todos os temas aqui. Eu queria descer um pouco os degraus da discussão política se vai ganhar a direita ou se vai ganhar a esquerda, porque independente de quem de fato vai ganhar a eleição, a gente sabe que no fim das contas não muda muita coisa. A gente tem um congresso que normalmente é escolhido a car, as pessoas pensam muito no presidente da República e se esquecem do presidente da Câmara, que é quem manda no país quase de igual para igual e é o terceiro na linha de sucessão após o vice-presidente.
Isso não é pensado, mas tem um fator que na verdade pode desencadear talvez a pior crise que a gente já viveu. Vou falar sobre isso aqui e sobre as minhas preocupações. Antes de mais nada, quem é um sardinha raiz vai deixar o like na confiança.
Você não é um sardinha raiz, pô, já começou com história de política, sabe o quê? Não deixa like. Então vai deixar like no vídeo porque você não sabe se vai com minha cara, se você concorda com o meu ponto de vista ou não.
Não sou isento que então aqui, né, falar de esquerda, direita, não significa que eu sou isento. Eu sou um liberal, eu defendo ali mais liberdade econômica. Então, de modo geral, se você s esquerda, você já me odeia, já pode até fechar o vídeo, você não vai poupar o seu tempo de perder tempo me ouvindo, tá?
Ou ou ouve, talvez, quem sabe você concorda, né? Então, que que a gente tem aqui? O que me preocupa é que a gente tá num cenário econômico muito complicado.
A gente vem, né, de um cenário econômico que a inflação está crescendo, a taxa selor alta, o conflito internacional ele tá pegando muito, o dólar bateu R$ 6 lá atrás, os indicadores econômicos todos nos mostram que a gente tem uma bomba e o pavio tá aceso, né? E o pavio tá aceso, ele vem caminhando. Ora, alguém tá lembrando de jogar um pouco de água, né?
Mas tem pólvora, ela diminui a frequência, a velocidade com que o pavio vai acertar a bomba. Mas o que a gente já sabe é que algumas coisas estão condensadas nesse problema. A gente já sabe, por exemplo, do problema do INSS, que se agravou agora ainda com esse com essa descoberta dessa fraude histórica dentro do programa.
Então, a gente já tem o problema se acumulando da dos brasileiros aí estarem muito na informalidade. A gente já tem o problema se acumulando do governo querer estender a faixa de declaração de renda. A gente já tem o problema, né, se cada vez mais chegando mais perto da tal da reforma tributária não ter tanto efeito, porque toda hora tira uma coisa, entra outra, né?
Então, porque toda hora entra alguém que que quer a isenção. A gente já sabe que o Brasil ele não conseguiu desenvolver uma indústria potente nesse momento agora que todos os países estão se voltando para dentro de si, né, diminuindo um pouco essa globalização. Pode ficar mais caro pra gente fazer quase tudo.
A gente já sabe que para quem não conseguiu importar essas máquinas que a indústria dependia, vai ficar mais difícil. Nosso maquinário de industrial já é antigo. A gente sabe que a nossa política econômica, ela tem um tripé macroeconômico que já tá operando com duas pernas tem um tempo.
Então, para qualquer pessoa sensata, não vamos atribuir as responsabilidades aqui, mas para qualquer pessoa sensata, você sabe que o Brasil chegou num problema meio grave, né? ICA em 15 meses, ronda em 5,5, a meta é 3, a Selica 14,75% ao ano. A gente tá falando do taxa de judiz real p pau com a Rússia que tá num conflito, não é possível que esse número esteja normal.
A dívida bruta em alta, 78% do PIB e crescendo, é um sinal que acende o risco para investidores estrangeiros. Ah, Raul, mas tem países que tem duas, três vezes, sim, com a política econômica muito melhor que a nossa. Não um país que tentou 10 moedas na história do desenvolvimento do país, né?
O PIB tem crescido pouco, então assim, ele tava vindo de um crescimento até mais do que o esperado, mas ele tá com uma forte desaceleração em 2025, porque é isso que estavam tentando fazer para conter inflação. Então, para conter inflação diminui o crescimento, um negócio meio sem p em cabeça, um investimento em queda, falta confiança para investir no longo prazo. Nunca se falou tanto de investir em dólar no Brasil, nunca se falou tanto de tirar o seu dinheiro daqui, nunca se falou tanto de offshore, nunca se tivemos tanto medo de novos tributos, nunca se falou tanto nem do valor que o dólar tá, não.
Nunca se falou nada disso. Aí desemprego é baixo, mas a informalidade tá alta. Quase 40% dos ocupados trabalham sem direitos formais.
O governo em vez de trabalhar nisso, mudou o dado, né? Ah, vamos considerar informal que é trabalho também. Mudou a pesquisa do PENADI, o Bolsonaro mudou, o Lula manteve.
Então assim, que que acontece? A gente tá com um negócio, parece um pavio com uma bomba gigante debaixo da terra e aparentemente a gente tá indo para ângulo eleitoral. Então o que que acontece?
Aparentemente não estamos, né? Se tudo der certo, porque ainda se der errado aí piora muito. Estamos indo para um ano eleitoral.
A gente tá indo para um ano eleitoral com o governo Lula com dos seus piores índices de aprovação, né? Lula 1, Lula 2, né? Dilma 1, Dilma 2, no auge do problema com a pedalada.
O cara pós impeachma, talvez ainda tinha uma popularidade similar a isso. Tá melhorando, tá melhorando, mas coisa tá feia. E o Lula ele se vê numa enrascada muito complicada, porque o Lula ele tem duas decisões para serem tomadas agora, para não dizer três, talvez três decisões para serem tomadas agora.
E nenhuma dessas decisões me parece que nos ajuda. Então, a primeira decisão do Lula, se aposentar e escolher um sucessor. Posição possível dada da idade do presidente.
Não tô dizendo que ele tá mal da cabeça nem nada, mas assim, a gente sabe que a com a idade dele, com os procedimentos que ele tem passado recentemente, pode não ser fácil governar nessa altura do campeonato. O Lula, querendo ou não, goste dele ou não, ele é um símbolo histórico pro país, mas ele é um senhor, um senhor de idade muito difícil, né? já deve fazer fisioterapia funcional, já tem uma dificuldade de mobilidade, já não consegue mais eh falar com o mesmo ímpeto que lá atrás.
Quem acompanhou os discursos históricos do Lula, queria deixar só um pedaço do Lula falando aqui, tem um um discurso histórico do Lula que ele vira pras pessoas e pede para elas repetirem. Acho que talvez um dos do o talvez o auge do do Lula ali possa e sindicalista ainda, né? Mas o Lula chega conversando com as pessoas e ele pede para que repitam o que ele fala e você vai vendo, né?
até fala amanhã e o povo amanhã e tá você vê aquela loucura e amanhã vai ser maior aquela loucura amanhã vai ser maior lando no braço do povo ali. Ele tem um segundo momento desse quando ele faz aquele discurso de o pai subalterno é que era obrigado a falar inglês quando ele foi almoçar na Folha de São Paulo. Por que que Bill Clinton não tem que falar inglês?
Então esse período ali é o Lula no auge. O Lula agora que a gente tem é o Lula é uma casca daquilo que ele já foi um dia, né? as mesmas ideias, a mesma capacidade de concatenação de ideias, talvez ainda boa, mas já com muito menos discurso, já com muito menos apoio da classe empresarial.
Não vamos nos esquecer que José de Alencara era vice do Lula. É um industrial, né? Não vamos nos esquecer que o Lula fechava com todos os banqueiros, fez um IPO, fez um IPO, um dos maiores ofertas públicas da história, né, puxando a Petrobras, etc.
Então aquele Lula, ele tinha uma capacidade de articulação muito boa, tinha un sindicatos no bolso, né? não tinha protesto durante o o mandato dele e tal e controlava de certa forma, querendo, você pode defender que era com corrupção ou sem corrupção, mas controlava o Congresso. Ele controlava o Congresso, tinha aqui, ó, a galera votava, o Obama virava para ele, fala: "Esse cara é [ __ ] né?
" E era isso. Então era aquele Lula. Então pode aposentar, indicar um sucessor.
Se o Lula se aposentar indicar um sucessor, o PT ele vai ter que trabalhar como transferir votos do Lula para outro candidato. A gente já viu o Lula tentar transferir pro Haddad, a gente viu que não é fácil. Aqui a gente vai precisar de quanto populismo pro Lula desidratado fazer um sucessor?
O Lula hidratado, ele fez a Dilma muito fácil. O Lula desidratado, né, ele não conseguiu fazer o Hadad. Então, será que dá para fazer o Hadad ou ou dá para fazer o Rui Costa que ninguém conhece?
Cara, eu acho caro. Eu acho que o Brasil vai ter que pagar muito caro pro indicar um sucessor. Agora escolha um caro, difícil, complicado.
O ano eleitoral aqui afetaria a economia brasileira muito fortemente. Não adianta você falar: "O luto tá com a caneta na mão". E a caneta na mão virou um espécie de maldição.
Agora pr você reverter essa maldição é gastando. Tem um segundo caminho. O Lula se retrai difícil e apoia um candidato de outro partido.
Mais barato pro país, menos chance do PT levar. Muito menos chance junto com essa uma espécie de coligação. Quem sabe o nome famoso até um Bolos, tá?
Ciro Gomes é um caminho que pro Luto tá tá na mesa do Luto. Tenho certeza que essas opções passam na cabeça dele. No que a gente se encaminha pra terceiríssima opção, né, completamente improvável.
Estão dizendo que o Lula, diante dos cenários da economia, etc. , se afasta, indica um sucessor, não gasta muito, deixa alguém ganhar da direita. Brasil tá com alguns problemas muito graves.
Esses problemas estruturais estouram durante o mandado dessa pessoa. Ele volta, PT volta daqui 4 anos fala: "Tô vendo sem a gente ficou pior chance de uma eleição. Caminho mais barato, né, pro país.
Difícil, né? Porque se o lance se aposenta aqui agora com honras, né? Olha como eu fui um homem respeitado, etc.
e tal. E ainda tem o quarto caminho que acho improvável, sinceramente diante da realidade agora, que seria o Lula disputar a eleição. Ele vai pra eleição, disputa a eleição, vence a eleição, tenta fazer talvez o mandato mais populista da história para se aposentar com tudo de melhor.
Se ele for fazer isso, conselho que eu vou te dá: economiza seu tempo, mete o populismo todo agora e sai grandão. É melhor. A tocha o pé cinco pack JK 50 anos em um.
É melhor que o JK, né? 50 anos em cinco em um. Derrete dinheiro, taca alhe dinheiro na economia e tudo.
Por quê? Porque é melhor a gente viver esse problema agora, né, do que pôr o dedinho. Vamos de uma vez em funda o pé, n funda o pé e vamos partir pro negócio.
Você vai conseguir fazer um sucessor, tudo. A bomba vai estourar na mão dele, você sabe. Mas aí você já vai estar aposentado, tranquilo, deixa isso para lá.
Ele que lide, né, com a realidade também. C deu um mandato. Então é isso.
Agora o que a gente deve ver, independente desse cenário, você percebe que o mais provável é que a gente veja agora explosão de gastos, né? Paraagad o eleitorado, auxílio, obra, perdão de dívida, todo tipo de bondade, né? Que puder.
Agora, o pacote de bondades, lulinha, paz, amor. Congelamento de preço na nos combustíveis. Ah, não.
A Petrab não controla o preço, controla a energia e alimentos para segurar a inflação no grito, igual a Dilma fez, Dilma, Dilma dois, né? Antes dela ganhar. Pressão no Banco Central para baixar o juro na marra, né?
Tentar conversar com Galipolla, etc. , fazer umas reuniões para baixar o juros na marra, criação de imposto emergencial. A gente deve se encaminhar para encaminhar, tem que postar o Zico, não tá dando para passar na câmera, pô.
Vamos criar algum tipo de imposto para cobrir algum tipo de coisa. Considera alguma coisa urgência e e segue com a caneta, né? Ah, diante da crise mundial, tarará, vamos criar o auxílio meu ovo.
Então é isso, né? Meu ovo, minha vida e tá precisando porque tá [ __ ] o predor que que a gente deve viver com isso, cara? fuga de capital estrangeiro, fuga de capital brasileiro, dólar subindo, perda de credibilidade, aumento de juros.
A gente entra em 2026 num cenário difícil. Para corrigir esse cenário difícil, a gente vai ter que aumentar a inflação. Agora, muita gente ficou falando, ah, então, Raul, então o Brasil vai acabar, porque se a gente já tá nesse problema, tarará, vamos lá, né?
Se você olhar quem sou eu, tá? Para te corrigir aqui, em 1989 a inflação ao ano era de 1800%. O dólar explodia, salário evaporava da mão.
Se nos mercado um dia comprar uma bolacha de crencarca, no outro dia era três vezes o valor, não tinha como parcelar nada, porque a moeda brasileira se desvalorizava tão rápido que se uma Casa Bahia ou uma empresa de moto te financiasse uma moto, no outro dia ela ia receber, não ia servir para nada, no outro mês, né? Não tinha como fazer nada. 1990 a gente confiscou a poupança de todos os brasileiros.
Então, isso é um cenário de 1990. A gente acordou, tava todo mundo sem dinheiro na mão. Em 2015, a gente teve uma recessão de 3,8%, com a inflação de 10,7% e rombo nas contas públicas.
Feio. Em 2020 a gente teve pandemia, queda do PIB de 3,9% e auxílio emergencial sem nenhum laço de onde tirar. Todos esses cenários, todos desde o overnight, desde o confisco da poupança, todos esses cenários geraram novas fortunas.
não tem nenuma dessas situações que não gerou pelo menos aí um aumento de 30% no número de milionários no Brasil. E esse momento que a gente tá vivendo agora, independente do que aconteceu, não quero saber se o pavio vai continuar queimando lento ou se ele vai arrebentar uma bomba. Eu tenho certeza absoluta que se você souber o que você tá fazendo nesse momento histórico que a gente tá agora, você tem grandes chances de embolsar muito dinheiro.
Tem gente que duvida. Eu fiz o vídeo lá 8 meses atrás, falando: "Porra, Bradesco tarará". Se você vê desde aquele dia Brades tá com 30% de alta.
É previsão, é assertividade, sabe o que? Nossa, eu conversei com um CCI que cobra coral quea faz chover no Rio de Janeiro. Não é a simples obviedade de quando todo mundo tá com medo, as pessoas começam a tirar dinheiro daquilo que faz sentido tirar dinheiro e daquilo que também não faz sentido tirar dinheiro.
Nesse cenário de histeria, como tá agora, as pessoas normais, o o investidor de rua, ele não sabe mais separar o que que é a veg e o que que é o medo que ele tem do Brasil. Ele não sabe mais separar o que que é o Banco Itaú Bradesco do medo que ele tem do Brasil. Ele não sabe separar o que que é, sabe, a mala metal leve do medo que ele tem do Brasil.
Então, para ele é tudo Brasil. Aquilo tudo tá em verde e amarelo e tá ficando vermelho na cabeça dele. É uma alucinação, um delírio de que o Brasil virou um país comunista.
O primeiro país comunista que tem todo o Congresso empresário controlado pelo lobby, né? A gente virou de repente o país contra a propriedade privada, que não faz sentido nenhum, né? Até porque se essas pessoas estão defendendo o que elas estão defendendo, é porque a propriedade privada dela deve est aumentando.
Então o que a gente tem aqui é um cenário de muito medo, de um receio, de um não perdão a partir da eleição, porque ganhou um candidato que uma parte da população não queria que ganhasse. Tudo isso é verdade, né? É problemático.
O Lula sempre foi problemático. Ele tem os históricos dele, etc. Agora, quebrar o Brasil é um trabalho muito difícil.
É muito difícil porque é um trabalho que não se faz em 2 anos, não se faz em 4 anos, não se faz em 20, não se faz em 30. É, a gente tem uma economia pujante, a gente tem uma das maiores economias do mundo inteiro, vez outra a gente figura mais alto, vez outra a gente figura mais baixo, a produção está crescendo, mas tem como você ganhar dinheiro. Lá nos anos 80, por exemplo, durante o cenário de emprego inflação, o rendimento anual podia passar dos 2000%, dando 200% de ganho ainda, contra híperinflação.
Você acha que alguém que tinha dinheiro, que sabia mexer com marcação a mercado, tava preocupado com o Brasil naquele momento? Óbvio que não, gente. Lamentavelmente, quem se ferra nesses momentos aqui é a população, de modo geral, que não entendeu a quantidade de cri e crav oferecendo 10,80% livre de PCA para não agir em cima do insumo, cobrindo a inflação, tá gigantesca.
Tá todo mundo emitindo dívida. Tem empresas brasileiras emitindo dívida dolarizada. Você acha que os maiores bilionários do mundo vão emitir dívida dolarizada se o Brasil tivesse perto de derreter?
Cuidado, vê como é que tá caixa dos principais bancos do país. Eles converteram o dinheiro todo para dólar? Não, ainda não.
Eles estavam vindo uma conversão, começou a diminuir. Por quê? Eles sabem de alguma coisa que você não sabe.
Tem uma oportunidade talvez maior do Tarcísio ganhar? Pode existir. Eu não sei exatamente com o que que eles estão contando, mas quando a gente observa o mercado brasileiro emitindo dívida dolarizada, e eu tô falando do lado dos investidores institucionais, eu controlo bilhões de reais.
Quando você vê esse caminho acontecendo, a gente sabe que o mercado não tá tão ruim quanto estão dizendo. Então, toma muito cuidado, porque quem desdenha necessariamente quer comprar. Então você vê uma pessoa falando muito: "Nossa, essa empresa tá igual fizeram com o Bradesco", "ah, tá ruim, tá ruim, tá ruim.
" Bradesco acabou, Bradesca acabou. Presta atenção. Normalmente eles te dão indício, claro, daquilo que eles estão pondo na carteira.
Nenhum investidor institucional vai pegar e falar assim: "Caramba, gente, amanhã eu tô comprando Veg para comprar vag. " Por quê? Porque você compra hoje, ele aumenta de preço, ele tem que ter gente vendendo.
Então ele fala exato, oposto, tá? Tudo aquilo que estão dizendo que vai acabar, tudo aquilo que estão dizendo que é a catástrofe significa momento de entrada. Se você quiser aprender a aproveitar esse momento da melhor forma possível, abre aí agora avp.
com. br ou clica no link aqui embaixo, entra no botão faça acionar de perfil. A gente tem não só a maior escola de investimentos do Brasil, como também somos proprietários da top um consultoria de investimentos ligada ao banco BTG Pactual.
Top um no ranking do BTG. Que que é o BTG Pactual? Para você que não sabe, maior banco de investimentos da América Latina.
Pode pesquisar. Ninguém nunca chegou nesse patamar que os caras têm. Então, a gente tá aqui todos os dias trocando ideia.
A gente conversa, a gente tem acesso à informação, a gente sabe para onde tá caminhando. E a gente fez as primeiras movimentações de tudo, muito antes da Índia se beneficiar, muito antes do México se beneficiar. Todas essas conversas a gente tá levando aqui com vocês.
Eu tô trazendo aquilo que ficava portas fechadas, só para investidores que t bilhões e bilhões e bilhões. Eu tô trazendo aqui para vocês. E lá na UVP eu posso falar muito mais do que eu posso falar aqui no aberto.
Então entra na UVP, para mim vai ser um prazer te ensinar a investir no Brasil e no mundo inteiro. Não perde essa oportunidade, entra agora. Turma de maio é é uma turma excepcional sempre, né?
A turma que tem mais feriado, a galera é é pouca feita a entrar nessas turmas e por isso acaba compensando mais para você, porque você tem mais atenção, a comunidade tá mais vazia, então acaba compensando para vocês. Vou pesquisar se vocês deixaram alguma pergunta aqui para eu poder responder. Espero que vocês tenham gostado dessa parte do vídeo.
Agora a gente entra no segundo bloco. Precisa falar do compromisso? Precisa falar do compromisso.
Todo mundo sabe que a VP devolve o dinheiro. Será que sabe? Mas é 100%.
Sabe 100% do dinheiro se você Mas é que é de 7 dias, né? Você não aprende a investir, não. 7 dias é o que o governo manda.
Depois de concluir todas as aulas. Você assiste todas as aulas, não ficou satisfeito, devolve 100% de dinheiro. É isso.
E aqui tem uma pergunta muito boa. Olha que legal. O Nuno Neves falou: "Ué, liberais não defende o livre mercado?
" É porque eu critiquei a CELIC. Ele acha que a CELIC 14,75% ao ano é livre mercado. Muito bom.
Vou até comentar para ele. Você acredita que a Celique a 14,75%? Muito bom, cara.
Na sua família todo mundo é burro assim ou é só você mesmo? Queria saber você puder comentar para mim. Ariel Costa pergunta: se a gente for morrendo e não deixar a chave para ninguém, chega uma hora que pode ter vários bitcoins parados e nunca serem acessados.
Afeta alguma coisa na rede, seu valor, etc. Sim, aumenta o valor, né? Quanto mais gente quer comprar e menos gente tá vendendo porque não tem acesso, melhora.
Pergunta: quando o computador quântico for desenvolvido, os bancos vão utilizá-lo para melhorar a criptografia dos seus sistemas e torná-lo seguro novamente em um nível acima? Já o Bitcoin? Não, ninguém pode encriptar o código do Bitcoin melhorando ele?
Pode sim, ué, se todos os nós da rede concordarem, a gente pode melhorar e encriptá-lo novamente. Tem nada a ver isso não, meu lindo. Beleza?