Salve salve família, bem-vindos a mais um Extra Flow. E hoje não tem nem o Jean nem o Batista, mas tem eu e o Guilherme. >> Salve salve família. Ó, agora eu falei direito, hein? >> Vamos falar de Eu sou o aralto da sua desgraça hoje. Vamos falar do teu carro. >> Cara, tu é daqueles cara. Bom, [risadas] quando tu me mandou um áudio, eu fiquei [ __ ] Era um áudio, pelo menos não era daqueles de 10 minutos que quando o Mecânico manda esse fodeu. >> É. É. Então, se você deixar eu faço áudios 20,
30 minutos. Mas o teu eu falei, mano, o cara não vai ouvir primeiro assim, ó, não vai ouvir porque eu eu vou ter sempre que até começo o meu, ele vou tentar ser breve e conseguir, pô, um minuto de aula. >> É mesmo, é mesmo, é mesmo, [risadas] foi mesmo, foi mesmo, foi mesmo. E é bom também tá com uma bomba gigantesca para resolver lá que é a minha lasanha, né? >> Tá andando, tá andando. >> A minha lasanha é uma, para quem não sabe, a minha lasanha é uma SLK2. Bom, essa é uma das
minhas, porque assim, dá para considerar os fusion lasanha também? Dá, vai, >> dá, dá. Passou de 10 anos, já começa a ter aquela camadinha de parmesão por cima, gratinado, entendeu? >> Ah, nada como o tempo para >> melhorar o sabor das coisas. >> Tem [risadas] um, então tem um que tá Chegando, tá? O o meu, o fusion que eu, que eu uso no dia a dia, ele tá chegando há 8 anos agora. >> Já tá, >> já tá ali um, >> né? E os outros já tão já estão na já estão ali na adolescência. >>
Próximos. SLK é a que tá madura agora e é isso que a gente vai falar dela hoje, né? >> Tá madura, mas ela teve seus percalços, né? Ela não chegou na sua maioridade de Forma e limpa. >> Olha, tudo que eu vou falar hoje é não tem nada de demais por uma SLK daquele ano. >> É, >> é só que >> só que >> uma SLK desse ano dá algumas coisas, entende? >> É, mas eu, bom, a gente fez aquele vídeo lá, especialmente o vídeo de quando eu cheguei, o primeiro vídeo dela lá no teu
Canal. >> Hum. >> É. É, e aí eu fui ler os comentários, né? E aí assim, tinha alguns comentários assim, eu me diverti nos comentários. Tinha a galera pegando no meu pé com razão. Ele, mas eu acho que e teve uma que eu fiquei, [ __ ] mané, isso aqui me pegou porque não é não é não é verdade. O cara falando que eu sou um cupim de carro. Aí eu, [ __ ] cara, eu não sou um cupim de carro, acontece uns acidente Aqui ali, pô. Cupim é sacanagem. Porque, [ __ ] veja, ó.
Eu nunca causei um acidente, eu nunca bati o meu carro, >> tá? Tá. >> É, eu o fusion, o fusion 2010, cara, ele tem um acidente que não fui eu que causei. Tipo, eu nem tava no carro. >> Não teve aquele espelhinho do Ford K? >> Esse não conta, não. É esse. Bom, esse não é um [risadas] Esse aí tá três dias de carro, pô. Mas o espelho não tava lá, né? Tipo, não foi Maior, já teve que trocar. dia foi. Então, no mesmo dia foi o car e um cox [risadas] no mesmo dia. É,
>> tá, >> mas não tem problema, faz parte. Se bater carros faz parte. Quem não bateu carro não andou. É que nem eu falo, mano, é que nem pegar uma prancha e entrar no mar, velho. Você pode ser o Kelly Slater, velho. Você vai tomar um caldo, velho, por mais experiente que você vai. Faz parte do risco. >> Aham. >> Você não quer bater o carro, você anda de Uber, eu fico em casa, entendeu? E >> se andar de Uber pode bater também, só não, só que não seu carro, né? É, você terceiriza o problema,
né? É, mas é verdade, mas o >> é que ser cupim é uma é uma tem vários significados para cupim, tá? >> Então, e e mas eu não eu não sou eu não gostava de me imaginar sendo o cara que realmente não cuida, não faz as Preventiva e tal. Ah, eu faço, manéia, um pouquinho atrasado, mas eu faço. >> É. Acho que o único o único ponto assim que a gente pode julgar na tua na tua conduta >> conduta ali em relação a ser a ter a posse daquela, >> tá? Beleza. Eh, talvez o fato
de você ter deixado esse carro parado durante tempo. Esse é o carro que me chama atenção. Eu falei: "Porra, eh, aqui pode ter alguns problemas relacionados a Isso, mas falando de SLK daquele ano, tudo que o teu carro apresentou, com exceção da borboleta, eu já venho em todas as outras SL assim. E não interessa se o carro tava com 2.000 km, 20.000 km ou 200.000 km. A a a o brasileiro ele ele tem uma uma tara >> por quilometragem. Sim, sim. >> Uma tara por quilometragem absurda. E nós mecânicos que trabalham com carros mais antigos,
a Gente não passa de um ponto, de um certo ano, a gente não vê mais a quilometragem. Então assim, ah, tô, a minha SLK tem 2.000 km, velho, já tá é o quê? 2009, o teto vai dar merda, velho. >> Mas é 2000 km eu nem usei. É, mas vai dar merda. Porque é inerente esse problema. Imagina assim que é um uma coisa que foi incubada na fase de projeto, os caras lançaram no mundo e 10 ano depois, 15 anos depois, do jeito que O cara fabricou a peça, o material que ele escolheu, tal, >>
Aham. aquilo vai dar problema, independente se você tá usando o carro ou não. E depende. E eu se eu falei no último vídeo que eu sortei no canal agora que eu sabia que isso vai é é um é uma é uma premissa de muitos dos comentários saíram no teu primeiro vídeo. Não interessa se você durante esses 10, 15 anos você levou o carro todo ano lá na Concessionária para fazer o serviço original, trocou óleo no tempo, o teu teto vai dar problema, irmão, porque todas dão problema, você entendeu? >> Aham. E >> ah, então de
certa forma que bom, né? >> É, cara, quer dizer, vamos ter problema, mas [ __ ] pelo menos foi cause >> e eu falo pras pessoas, não, meu carro é perfeito, meu carro não é meu, leva lá Na oficina, velho. Vamos dar uma levantada nisso aí. Vamos ver mesmo se é perfeito. A gente tem aquela máxima a ausência de evidência não é a evidência da ausência. Ou seja, não é porque o teu carro não aparenta ter nenhum problema que ele não tem problema lá lá. Pô, tem cara que eh vai no médico e descobre, tá
três meses, não tá mais com entre a gente, né? O carro é a mesma coisa, >> tá? Tem problemas que são são escondidos lá dentro que você leva no mecânico, Você fala: "Pô, mas não tinha sintoma, não tinha luz injeção". É, mano, mas >> mas tá ali, pô. não troca mais de marcha hoje, >> [ __ ] >> Nesse lance da bom, olha só, você que tá assistindo aí, quiser quiser falar com a gente, tem um QR code aqui, tem um link na descrição para tu mandar mensagem pelo Live Pix e eu dar uma olhada
aqui e a gente pode ouvi-las, tá bom? Então, se tu quiser me gastar ou se tu quiser Perguntar alguma coisa pro Guilherme, essa tua chance. >> Agora é a hora. Você vai ver vários comentários aí pedindo que carro eu compro, qual problema. >> É, tá, mas então, então, [ __ ] você abriu isso aí agora, ó. É, >> tu falou de um problema que tem na que tu que tu nunca tinha visto na borboleta do >> borboleta é de fato. A borboleta do seu carro tem um uma trinquinha num num Componente eletrônico lá dentro que
ele não é normal e ela já foi desmontada no passado. Então assim, >> como é que tu sabe? >> O parafuso já tava marcado, >> tá, >> né? Então, provavelmente anteriormente, eu posso dizer que talvez se você nem saiba disso, >> né? Porque o carro foi de uma pessoa ano passado e a gente não tem o histórico. >> Provavelmente esse carro podia estar com Falhas intermitentes. Aquele probleminha que você tem. Ah, pô, de vez em quando, só quando eu tô andei uma hora com o carro, tô pisando desse jeito, subindo a ladeira, o carro bum,
entra emergência. Isso é o que a gente chama de erro intermitente, que ele acontece esporadicamente com algumas condições bem específicas, temperatura, perfil de uso, etc. E a a impressão que dá é que esse carro já tava com esse problema. E depois que a gente começou a investigar, a gente falou: "Pô, mas esse parafuso tá marcado, cara. E esse é um parafuso que ninguém tem que mexer. Era os parafusos da capa ali do teu da tua borboleta, que é o é o acelerador hoje, né? O o >> que controla a entrada de ar no motor. E
aí a gente desmontou, a gente falou: "Opa, pera aí, ó. Aqui, pelo jeito, esse carro já deu alguma coisa aqui nessa área no passado e Tá lá. >> [risadas] >> Tá lá ainda. Entendi. O >> teu carro também tinha outras coisas que a gente vai falar aqui durante o o vídeo, né? [risadas] >> Ele tava sofrendo de um AVC também. >> Que que isso quer dizer, cara? Um AVC automotivo. >> Um AVC automotivo. >> Que que é um AVC automotivo? Como é que Isso funciona? >> É, se você parar para pensar, um AVC é quando
a o sangue sai da veia, né? Ele devia andar num canal e ele pula para fora e aí você tem várias consequências em relação a isso. >> Isso aí então não é uma >> as Mercedes é tipo um negócio hereditário, cara, porque assim como a VC também pode ser hereditário. A a as Mercedes, o jeito que os caras Construíram um componente que chama variador do comando, que tá ali no motor, >> ah, vai fazer com que esses componentes durante o tempo, de novo o tempo, não importa se o carro tem 2.000, 20.000, 200.000 1000 km.
Com o tempo, aquele plástico que acompanha aquele componente vai ressecar e aquele componente, ele tá numa linha de de que tem óleo sobre pressão atrás dele e essa pressão fica empurrando esse plástico. Esse plástico Ele resseca e aí começa a minar óleo por dentro do componente. Imagina que esse aqui é o componente. >> Aham. E aí esse componente ele tá ligado através de um fio lá no no no módulo do motor, que nem esse fio aqui deve estar ligado lá no computador. >> Aham. >> Como tem óleo sobre pressão ali dentro, ele ele começa a
caminhar por dentro do fio, ele vai passando por dentro do cabeamento porque a bomba de óleo tá Pressurizando esse óleo >> e aí ele acha esse caminho, começa a passar pelo meio do fio, >> aí ele navega pelo chicote do teu carro. Não acredito. >> E ele vai aparecer lá na placa mãe, que é o módulo do motor. E aí esse óleo ele entra em contato com componentes que não deveriam ter óleo e ele começa a causar mau contato, né? E aí começam a surgir outros problemas. Eu mostrei isso no teu vídeo pelo fio, cara.
>> Pelo fio, por causa que o o variador, né, que é esse componente que tá na fronteira da pressão de óleo da parte externa do carro, ele ressecou e aí começa a minar óleo por dentro. É tipo um AVC assim, sabe? O o sangue sai da veia, entendeu? >> Meu Deus. Esse é um desses aí que acontece pelo tempo. >> Esse acontece, esse é muito clássico de Mercedes. Inclusive a Mercedes sabe disso. E o certo é, se você tem problema no componente, porque ele tá velho, ele tá antigo, vamos falar as palavras reais, >> você
tem que trocar ele, né? Porque não pode minar, ele não foi feito para minar óleo por dentro dele, mas ele é meio caro. E se você fazer o o que a gente chama de um pigback, né, um se eu desconectar ele e eu e eu e eu criar um chicotinho que no meio dele eu passo eu passo tipo um eu ponho uma barreira dentro do do cabeamento para Que se tiver óleo sobre pressão de um lado ele não vai passar. Então vou fazer um cabinho desse tamanho que vai custar alguns centavos para eu fabricar e
que vai resolver esse problema de uma forma que a gente aqui no Brasil chama de gambiarra. >> Aham. >> Então assim, você tem um problema nesse componente, ele é caro para resolver, pô. Mas por alguns centavos eu posso contornar esse problema que continua Ali, só que as consequências desse problema que é o óleo no módulo, que vão causar outros problemas, ela é sanada. Não vai ter mais óleo dentro passando pela veia, entendeu? >> Quem que tava, quem essa solução que a Mercedes implementou? >> Essa é uma Mercedes, é uma solução da Mercedes para esses casos,
chama Oil Stopper. Ele vende assim, uma é uma parte, vem com o símbolo da Mercedes, vem num um plastiquinho assim da Mercedes, >> uma gambiarra oficial. >> Uma gambiarra oficial. Então assim, o pessoal ficar falando que o brasileiro é criativo, que o mecânico brasileiro é um gambiarrista, essa aí vem lá da fábrica da Alemanha, meu irmão, lá de Stuttgart. E é, e vai ser exatamente o que a gente vai fazer aí, né? >> A gente já fez, na verdade, eu fiz os dois porque é o seguinte, eu troquei o Teu variador, eu troquei o o
componente principal. >> Por que que tu fez isso? >> Por que que eu fiz os dois? >> Porque esse variador que eu troquei agora, >> daqui a 8, 10 anos, ele vai vazar de novo, >> tá? Só que quando ele vazar, dependendo se você tá com carro ou não, aquele, eu botei o chicotezinho na linha também, você não vai nem saber que ele vai est Vazando, entendeu? >> Entendi. >> Porque o chicotinho vai parar, esse vazamento que vai acontecer daqui a 8, 10 anos. >> Aí quando ele vaza com o chicotinho, >> eh, ele ainda
precisa ir para algum lugar, né? Ele vai pingar onde? >> Não, é, vai pingar para fora porque ele ele vaza ali no conector. Então, aonde você conecta vai ficar melado de óleo assim. Você vai ver isso daqui a alguns Anos, que foi o que a gente mostrou no teu primeiro vídeo, né? Eu falei: "Olha, lembra tem um vazamento de motor, fui lá e botei o dedo". É nessa, é nesse componente aí que a gente >> entendi. >> que que a gente fabricou. Só que pelo menos você não vai ter os problemas que são muito mais
caros, que é a contaminação do módulo do motor, que é a placa eletrônica de circuito, como se fosse a placa mãe do computador. Tem um Processador lá dentro, tem uma memória, né? tem atuadores, tal, drivers, ele não vai afetar esse componente. Esse componente, Igor, ele custa algumas eh alguns milhares aí. [risadas] >> Entendi, entendi, entendi. Aí daquele daquele componente quando dá merda, a gente considera trocar o carro. >> Olha, eu não sei porque assim, ó, essa esse e e isso é que nem o módulo do motor, cara, ele é que nem um computador que ele
é fabricado naquela época. que Nem um computador antigo. >> Aham. >> Então você pega, lembra daquele antes da Lenovo tinha os IBMs, lembra? Os IBM? Não sei se você lembra do do dos computadores. Assim, se se você tem você tá usando o IBM até hoje >> Aham. E você tem um problema ali em algum componente que eletrônico tá na placa, >> pode ser que você não tenha reposição. Pode ser que daqui a 10 anos esse módulo do teu motor ele não seja mais fabricado. E eu tenho vários casos disso na indústria. Eu eu tenho uma
oficina mecânica, eu recebo carro [ __ ] todo dia, eu trabalho com carros mais antigos, que é uma escolha minha, né? E tem carros que entram ah, sem funcionar o vidro. Ah, não tá funcionando o vidro. Existe um computador, uma placa de circuitos que chama módulo de conforto, cada montadora vai dar o seu nome, que Controla aquele sinal que você aperta o botão e o vidro sobe e e até um ponto e se quebrar tem um alarme junto, tal. >> Esse computador de 20 anos atrás ele não é mais fabricado, entendeu? A a a tecnologia
evoluiu, tal. E se der problema nesse nesse componente, irmão, você pode ficar sem o vidro, entendeu? dependendo do tipo de problema que tiver ali. Então, salvar esses componentes eletrônicos no longo prazo para carros eh eh antigos e clássicos, né, que é um Outro nome para carro velho, eh mais rebuscado. >> Tu gosta dessas nomenclaturas aí? >> Eu adoro, cara. Na verdade, assim, eu eu eu a maior parte dos meus carros são velhos, tá? Eu posso falar por isso que eu >> Qual o carro que tu veio hoje? Eu vi que é uma Mercedes. >> Eu
vi com a com a CM63. É >> meu carro do uso do dia a dia. É uma >> Ô, ô, gordão, bota o microfone aqui, Senta aqui do meu lado. É que hoje era para ser um extra flow e o Jean tá ocupado lá. E tu gosta de carro? Vamos falar de carro aqui com o Guilherme, tá bom? >> Bora lá. Eh, uma Mercedes, ela já tem 10 anos. >> É uma Mercedes com o ela estaria no topo de linha da classe C, né, que é a é a 63s, é uma versão da MG. que
é uma Mercedes que tem um motor V8 Biturbo. Hoje ele tá por volta dos seus 600 cavalos e ela tá indo para 100.000 km. >> [ __ ] >> Uma quilometragem. >> Pegou com quanto? >> Eu peguei ela com quase 40, 30 e poucos. Meu. >> Andou um tanto já. >> Eu andei. A maior parte desse carro fui eu que andei. Eu tô com ele há uns se anos mais ou menos, eu acho. >> Casou com ele, né, >> cara? Assim, >> casou com ele da tua parte porque tu quis. Essa é uma boa pergunta,
cara. >> Hã, >> porque assim, eu gosto do carro e classe C, ela tem desde da década de 90. Ela na, no meu carro ele já tá na quinta geração. E essa quinta geração foi a que a gente fala é a última com o V8 biturbo. Hoje Vende a sexta geração. E esse modelo 63 da AMG, que seria o topo de linha, a MG, eu acho que eles fizeram uma cagada, >> hã, >> porque eles tiraram o V8, que carimbou o nome 63, e botaram um quatro em linha com o sistema híbrido. Será que eu
posso falar isso? Como é que eu falo isso? Cara, foi um fracasso de venda, velho. O o cliente entusiasta da 63 quer ligar de manhã o carro. E ele tem que fazer e aí ele atreme, aí você >> cara comprou o carro por causa dessa [ __ ] né? >> Principalmente por causa disso. E quando eles tiram essa essência desse desse componente, é a mesma coisa Rolex fazer um relógio digital, velho. Não, irmão. >> Entendi. >> Entendeu? Você tá esperando a catraquinha que a gente falou em outro Podcast aqui, você cr você tem que ter
isso. Faz parte do produto, né, do carro. E eles tiraram isso. E aí quando eles lançaram, eu tava pensando nessa, pô, eu vou vou esperar essa lançar a próxima. Vai lançar com V8, vai ser um carro mais novo, tal, não sei o quê. E aí eu troco, aí eu passo esse carro. >> Aham. >> Quando eu descobri que a próxima geração ia sair com 4000, eu falei: "Cara, eu nunca mais vou vender meu carro, velho, Porque ele é o mais [ __ ] da galáxia >> aí nesse segmento, nessa configuração." >> E aí eu comecei
a par cara querendo comprar. Ah, sempre se eu se eu botar para vender, ele vende, cara. É, >> meu caso tem umas configurações também diferentes assim, meio meio exclusivas. Tem um kit de carbono, tem o banco da GT que é um banco muito bonito. Ele é um banco sem botou esse carro aí amado que quer dizer que a galera gostaria de ter Para tu andar no dia a dia. Porque tu >> Eu tô usando no dia a dia, irmão. Porque assim, eu tenho carro, eu tenho mais carros do que eu tenho bundas, né? Então assim,
eu tenho que escolher um carro para usar. >> A primeira vez que eu dirigi um carro sem ser num numa numa escola de >> numa autoescola, esse é o Deco. E numa Autoescola foi a primeira vez que eu dirigi um carro sem ser numa autoescola foi um amigo meu três anos depois de de eu ter terminado autoescola completamente voltei para tipo eu sabia zero. >> Não tem prática que nem dançar. >> É. E aí? E aí eu, ele falou assim: "Pô, tem que buscar um Astra a gás lá na oficina lá em Bom Sucesso. Aí
sei lá, eu ia ter que dirigir uns 20 minutos". Aí eu fiquei, [ __ ] mané, mas tanto tempo Pouco que eu não dirijo. Ele, pô, meu irmão, mas eu tenho que trazer dois carros e eu só tenho uma bunda. Aí foi a primeira vez que eu ouvi essa. [risadas] E foi sinistro de trazer o carro porque de levar o carro porque ele tava no gás e era diferente e tinha uma e eu foi a primeira vez que eu >> pisei no carro e aí o gajo veio falhando. >> Aí, pô, cara, ainda bem que
eu fui >> Aham. >> safo para mudar pra gasolina. Aí o carro andar normal, tá ligado? Mas morri para [ __ ] todo sinal morria. >> É, tem duas coisas aí, né? Primeiro o acerto do gás, que é uma gambiarra e muitas vezes ela não tá bem acertada pro carro e outra coisa é o piloto também que no Giv tá acostumado. Então imagina que você entrou assim no no no chefão lá no no modo hard, entendeu? >> Foi meio isso mesmo. Foi meio isso mesmo. Foi a primeira vez que eu dirigi Um carro para valer
assim na pista mesmo. >> É quando a gente aprende mesmo a dirigir desses pontos aí. >> [ __ ] mas eu lembro a primeira vez que eu que que bateram em mim. Eu achei que ia acabar o mundo, mano. Fiquei me sentindo merda. Já aconteceu isso >> até hoje, pô. É, >> até hoje qualquer coisa. Esses dias aqui na frente o camião de lixo levou meu retrovisor embora. Isso, cara. >> É, esses dias o quê? Terça, quarta. >> Sério? >> É >> só que foi só a capinha, né? Aí eu botei a capinha de volta,
não fiquei tão puto mais. E como não fui eu, beleza, mas se eu bato, >> pegou na câmera. >> Ah, deve ter pegado. Mas aí eu só falei: "Ah, tá bom, beleza." Deixou pintadinho de de verde meu meu retrovisor e eu tô numa saga com esse carro. Hoje mesmo já Fui no mecânico duas vezes só. Hoje >> fazer, >> cara, que meu ar condicionado parou semana passada. >> Aham. >> E aí eu >> eu tenho um C4 2013, 1.6 manual. >> Pô, legal. >> Rzinho. Legal. Um carro legal. Eu gosto dele. Sim, sim. Manual. Gostei
do manual, velho. >> Eu vi, você falou, eu tava vindo para Cá. >> Se eu fosse falar um Palace, eu f >> Não, não, não, não. Já sei desse câmbio aí, pesquisei aí pr [ __ ] Vi que esse câmbio era terrível. AL4, famoso, terror do por que ele é por que que ele é terrível, >> cara? Esse a história desse câmbio rapidamente ela é muito curiosa, né? O o grupo que a gente conhece hoje como Estelantes e no passado era o PSA, que era Peugeot Citroen, >> eles tinham que que competir no mercado e
eles não tinham nenhum câmbio automático. Eles falam: "Pô, vamos desenvolver o nosso câmbio automático, vamos desenvolver". E aí eles criaram esse projeto que chama AL4, né? É um câmbio de quatro marchas automático, adaptativo. E digamos que o projeto seguiu aquele conceito francês de bem sofisticado. Era um câmbio que era macio, ele se adaptava ao perfil de uso do usuário. Então você Era um cara que pisava mais no acelerador você subia e eh muitas lombas, tal, o câmbio ele ele vinha se adequando para deixar as trocas mais macias e depois você dava pra sua avó que
andava de boa ali, tal, não sei o quê. Ele ele vinha se adaptando a esses perfis diferentes, >> tá? E ele começou a ter alguns problemas ali internos, né, principalmente na solenoides e depois numa cinta de freio de um dos tambores. Tô tentando ser não Técnico, tá? >> Tá bom, tá bom. >> Eh, eh, e todos os carros que tinham esse câmbio deram problema, entendeu? Então, era a mesma coisa do teto da sua SLK. O problema é que a SLK tem poucos. Agora, quantas pessoas compraram C4 e 307 e outro e eh Zafira, como chama
Xara Picasso, >> que que era esse câmbio, né, eh, de tração dianteira Automático que entrou em todos esses carros franceses. Um um dos motivos dos franceses terem uma má reputação no Brasil é devido a esse câmbio. Porque se você tinha um carro com esse câmbio, você ia ter um problema ou alguns problemas durante o tempo. E na época que ele lançou, >> cara, olha que curioso, foi a mesma época que eu vi, [ __ ] câmbio automático vai ser o futuro do mercado. E eu fui lá e eu eu não não manjava de câmbio automático.
E foi nessa época que eu fui fazer um curso, buscar especialização, principalmente nesse câmbio. Acabei achando que não valia a pena trabalhar. Ah, mas nessa época não tinha mecânico que consertava. Na concessionária você fazia lá atualização, mas se quebrasse a cinta interna, os caras não treinavam os técnicos para abrir o câmbio e bom, na prática, pelo menos, você não você não Encontrava serviço especializado e aí aí ficava caro, aí você não sabia se ia ficar bom. E aí o cara fala: "Man, o que que eu vou fazer com essa merda? >> Deixava os caras na
mão. Câmbio, câmbio matava o carro muitas vezes, né? >> Então por isso que você vê pouco 307 C4 Sara Picasso rodando porque >> quebrou tudo. >> Custo de consertar com garantia, com certeza hoje ele não vale a pena para muitas muitos caras. >> O manual não tem esse problema. >> O manual não tem esse problema. Você vai trocar embreagem lá 90.000, Não sei quantos mil tava >> tá com 40 Não, agora tá com 60. Peguei com 45, tá com 60. >> É, se o dono anterior ou os donos anteriores foram donos que sabem usar o
carro, você provavelmente você vai encontrar, dependendo de como você usa, se usa muito trânsito, 90.000 km você vai ter que trocar a embreagem. É, eu já Tô sentindo ela dar aquela aquele trepidadinha assim >> na saída já tá rolando. >> Tem algumas coisas nesse carro aí que eu tive que prestar atenção assim, >> tu tava falando aí da do de cabeça. >> É, o problema que foi do ar condicionado, beleza, levei lá numa mecânica perto de casa, pedi pro car do chat aí, tu tem um C4 também? Tu tem do Palace? É do Palas que
a gente tava Falando. >> É do Palas. >> Então, manda para mim, fala aí como é que é a tua experiência aí no teu C4 Palas. E aí tu continua aí depois a gente tem aqui uns super chat, uns live pics para ouvir. >> Basicamente eu me liguei que vira e mexe meu ar condicionado parava de funcionar, as luzinhas não acendiam, ventuinha parava, tudo. Aí eu mesmo abri ali, olhei, procurei no manual para saber Qual que era o o fusível dele, >> fusível, >> olhei ali de fato queimado, beleza? Ia lá, trocava o fusível, resolvido.
Só que eu já imaginei que, bom, se acontecer de novo, então é porque a gente tem alguma coisa em curto e tal. Humum. >> A última vez que aconteceu isso semana passada, >> problema agora, >> a última vez que aconteceu isso na semana passada, ele estava, não só eu Percebi que ele tinha derretido inteiro, como a BSI tava começando a derreter ali em volta também. A plaquinha dos circuitos ali. >> É, isso que o motor outro dia tava tava solto, né? >> Foi, foi o a caixa de roda, [ __ ] para barro. Então isso
é um foi foram coisas subsequentes porque eu levei pro cara arrumar e assim ele disse para mim que ele não tirou para barra a parte de baixo. Eu confio, tá tudo certo. Mas eu Arrumei o carro, funcionou o ar, fui pr, fui viajar, passei numa poça de água e simplesmente o meu parabarro e toda aquela parte de plástico embaixo do carro >> caiu, >> caiu e enroscou nas rodas e eu tive que arrancar. >> Você passou numa numa numa numa poça d'água? Foi >> numa poça d'água. aposta, mas assim, não tinha o que eu fazer
ali. Assim, eu Tentei com maior cuidado, só que eu liguei que não tinha um parafuso, não tinha nada, assim, ele tava solto. >> Arrumei, deixei para arrumar hoje de manhã, peguei o carro, dei uma volta com o meu filho, fui ligar o ar de novo, >> não funciona. >> Aí passei ali no cara, o cara trocou o fusível, foi isso. >> Tá, então o fusível está queimando, >> queimando com frequência. >> OK. [risadas] Insuportido. Sabe o que eu falei daquela parte dos módulos que eu acabei de falar aqui no início do do da conversa, que
são computadores antigos, tal? Ele falou da BSI. A BSI é uma caixa de fusível que parece um computador, né? Então é bem esse exemplo. E a BSI, na verdade é um outro ponto também que os franceses foram inovadores quando lançou, porque a BSE é uma central eletrônica. Então assim, não é o não é o fiozinho do Do interruptor do vidro que vai direto na no motorzinho ou no relê que vai acionar, não é? Manda um sinal eletrônico para essa central. Essa central recebe. Ah, o Igor apertou o botão para baixo do do vidro do pass.
Aí ele p ah, vou fechar esse relê e aí vem a mensagem. Então tem essa interpretação digital dos dos comandos. >> Isso não tá envelhecendo bem, entendeu? É um segundo ponto de crônico, de defeito crônico desses franceses também, Que quando lançou era assim, >> GM era o negócio era mais >> raiz, né? E agora não tá envelhecendo bem. É o mesmo exemplo. O teu carro, eu falei no vídeo que eu soltei agora, tá com problema numa BSI traseira lá que a gente tá indo investigação. Acho que na verdade já deve ter concluído o diagnóstico e
provavelmente o diagnóstico vai ser trocar ela. [risadas] Mas ele tá com o mesmo problema. Veja que é uma mer daí relaxa até o cu, né, mané? [risadas] [ __ ] mané. [ __ ] que tristeza, mané. >> Eu tô no momento de desistência também, né, assim, né? Eu falei: "Ah, vou arrumando o que der, conforme for, porque assim, o carro tá bom, tá legal, mas aí o escapamento, eu troquei a a a ponteira do escapamento há um tempo atrás porque tinha furado, troquei. Aí recentemente eu tô andando ali no nada, Falei: "Caralho, que [ __
] é essa?" Aí fui ver, simplesmente a solta do cara foi embora, sabe? >> E aí tá um barulho do [ __ ] metal batendo embaixo ali, ele para [ __ ] E >> e é isso. >> É maneiro quando o gordão arranca com carro, meu irmão. >> É um barulhão é bonito, né? Só ele só não vai, né? Porque numa tonelada tem aquela [ __ ] daquele carro. É pesado para [ __ ] né? >> Mas faz uma barulhão. >> Faz. >> Mas você fez certo de comprar o marmóvel. >> Ah, eu pesquisei muito,
cara. Pesquisei muito porque eu sabia. Quando eu falei C4, todo mundo a ao meu redor falou: "Bomba, vai se [ __ ] vai ser uma merda". >> Mas C4 é o nome de bomba, né? >> Então, exato. Pois é. Maravilha. É [ __ ] referência incrível. Mas aí todo mundo Falou: "Pô, é uma merda. Uma merda". Fui pesquisar e aí vi uns caras falando exatamente sobre esse modelo 1.6 manual, tal. E aí eu andei no carro e gostei do carro, cara. Gostei. Achei ele é ele é baixinho. Minha placa tá até amassada embaixo porque ele
é bem baixinho. >> Mas, pô, faz curva que é uma delícia, né? Hoje, hoje em dia eu ando com sabedoria, mas eu gosto, gostei. Bom que hoje em dia eu sou pai de família, tal, né? Então >> ele é um rapaz comedido. >> É, então eu >> passou a ser, pelo visto, né? [risadas] É, quando a gente passa a ser algo é porque a gente não era. >> É lógico, um jeta uma época que eu não era com medido, nem um pouco, mas eu nunca Pois é, eu sempre fui devagar nesse sentido aí. Um Jetta,
cara. Um J novão, garotão. >> Não é, não, novão. Eu tinha, Eu tinha uns 20, >> que ano que era isso? >> 25. >> Aí, [ __ ] novão com Jetta. Fala aí, Gu. >> Eu tinha um J2, >> 2.5, >> não era? Era um sem o Santana, né, que os caras falam Santanaã Santana. Santana não. >> Tá bom. >> É um bom carro com carro que tá tinha zero carro. Gostava >> não anda >> não. Não anda >> nenhum carro com uns 25 anos. Não, >> o K não >> tinha um carrinho de de
mão. Não, o K veio que eu tinha 28. Não, 28 foi quando nasceu a Carol. Eu fui ter o K com 29,30. É >> bom. 1.0. 1.0 dava caô de três em três meses. Ele dava o mesmo caô, que era um troço que os caras chamavam na época de cavalo, cavalo d'água, que é uma válvula Termostática. >> Que >> cavalete de água. >> Isso é, mas eles chamavam de cavalo d'água. Juro para tu, em duas, em três oficinas diferentes, o cara chamava de cavalo d'água. >> Cavalete da válvula termostática. >> É, era o cavalo d'água.
>> [risadas] >> E aí, vocês no Rio tem nomes estranhos pras coisas. É, é, é, é tipo um Regionalismo muito curioso. >> Aí esse cavalo d'água, ele era basicamente uma peça que lidava com água muito quente e era uma peça de plástico e então ela durava três meses, >> tinha que ficar trocando. >> É assim, >> segundo os caras, né, meu irmão, eu não sou mecânico, tô repetindo para tudo que os cara falam. É que assim, ó, ó. É, >> mas eu já fui enrolado por mecânica um tanto. >> P >> Você tem dois jeitos
de resolver no o o problema na época, né? Você se você trabalhasse com a peça da montadora, geralmente você espera que a montadora tivesse uma exigência e um controle de qualidade melhor nas peças de reposição. >> Aham. >> Só que isso é o ponto que eles ganhavam muito dinheiro. Então, às vezes, para você resolver de forma barata, você ia lá no Autopé, você não comprava a Válvula termostática da Ford, você comprava da marca X, Y, Z, barbante, marba. É a mar barata, né? E e aí, por que que é mar barata? Porque o plástico o
cara usa não é o mesmo do original. Ele é mais barato de fabricar, às vezes de inferior qualidade. Por isso que muitas vezes essas peças que você troca, pô, mas é novo. É, mas às vezes em vez de você gastar aquela peça que custava 1/3 da original, vale a pena você comprar a original, porque você a a De 1/ terç você vai trocar cinco vezes. A original, uma vez. que a percepção, período, a percepção não era essa. >> A percepção era a seguinte, a visão era a seguinte. A montadora ou a Ford tá me metendo
a faca, meu irmão. Como é que pode essa [ __ ] aqui, mas custa 10, três vezes mais, quatro vezes mais que essa daqui os caras estão sendo filha da [ __ ] eles estão metendo a faca, não é? [ __ ] aquela peça ali é melhor. >> É, mas não tem como você avaliar muitas Vezes isso. O preço e o e o aspecto. Você fala: "Mano, será que vai durar?" Põe para ver. Aí depende da oficina. Pô, você tá trocando válvula termostática de Ford K >> de três em três meses. >> De três em
três meses. Aí depende como é que você quer vender o teu serviço, porque pode ser vantagem para você. O cara tá voltando na tua oficina a cada três meses. Você entende? Não, eram oficinas diferentes mesmo. Por isso que Eu tô te falando isso. [risadas] >> Então, ou a oficina fala assim: "Cara, eu quero resolver o teu problema só". Então, ele te passa o orçamento com com a com a original. Aí você vai falar: "O quê?" "Porra, mas isso aqui tá me enchiando a faca". Não, pera aí. Essa daqui é a válvula termostática da Ford. Quanto
durou a tua até agora? Ah, carro tem 5 anos. 5 anos. Beleza, vamos esperar que essa vai durar quatro, mas não 3 meses, Mano. Entendeu? Agora também tem outra coisa, às vezes o carro tinha mais de um problema. >> É possível. É possível. Para começar ele não tinha ar quente, né? >> Já tava eliminado o ar quente >> já. >> Então >> ele não tinha ar quente, mas tipo, ninguém sentia a falta dele que eu morava no Rio. [ __ ] >> Você sabe um problema muito frequente Ali do do da década dos anos 90
e 2000. Todos esses carros eram para est rodando com algum tipo de inibidor de corrosão dentro do sistema da água que roda dentro do do radiador. >> Hã. >> Que a gente chama de aditivo. >> Aham. hoje. Era muito comum ou o cara não botava o aditivo simplesmente porque o aditivo custa dinheiro, né? Aí o cara quer dar uma economizada, ele pega a água da uma Mangueira, liga no tanque, põe no teu radiador lá no reservatório de expansão, liga a torneira e vem aquela água da companhia, como é que vocês chamam lá? Não é a
S >> lá, é Sedai, >> da Sedai, né? que outro dia tava toda marrom lá, não tava uns anos atrás, tiveram algum problema lá de de na cor. >> Anos atrás. >> Ah, cara, essa água que vem da da companha de tratamento, ela ela vem com Muita impureza, muito mineral, quando também não vem com cloro, tudo que são tudo aceleradores de oxidação. >> Aham. Em outras palavras, o cara fazia a primeira manutenção e jogava uma água que ia prejudicar todo o teu motor no médio prazo. Tão falando assim, em um ano, aquela água ia começar
uma corrosão desgraçada dentro do motor e do radiador, ia começar a entupir coisa, ia começar a dar vazamento, porque o negócio ia literalmente derreter. E aí Você começava a ter que trocar a válvula termostática a cada 3 meses, porque o que roda dentro do teu motor que devia ser uma água estável é uma lama, porque o motor tá derretendo por dentro e aí você começa a trocar a válvula termostática com frequência porque ela, sei lá, trava por excesso de fulig. >> [ __ ] alguém se fodeu com esse Ford Car. [risadas] Alguém se fodeu porque
bebeu água da [risadas] man, Ô, tu tá descrevendo o que aconteceu com ele, ô, ele começou a derreter. >> Ele come coisa eu lembro que para levar ele do Rio para Curitiba, chegou na assim, meu irmão, mas duas horas não chegava, porque foi chegar lá o troço, a mangueira que que uma mangueira lá, ela só fez assim, >> partiu, começou a vazar água para [ __ ] E é isso aí. Vem no cara lá, o cara tirou o bagulho lá e aí jogava água para dentro do troço aqui assim que eu Não sei o que
que é, cara. >> Que eu tava, acho que era o radiador >> que aí saí água imunda, meu irmão. Sainda, marrão, parece uma lama. O teu motor derretendo, velho. Aquilo lá é pedaço do teu motor. >> Olha, alguém se fodeu. Um salve para você que pegou o meu fot [risadas] azul. É azul bebê. Por volta de 2017 lá em Curitiba. Queria também queria dar um salve pro cara que comprou meu Ford K 2009 também Que também só bebeu água da pia. [risadas] Espero que esteja tudo certo. Aí era igual o teu, não era? >> Eu
não sei. O meu era um 2009 azul bebê. >> É, o meu era preto. Tu gosta de uns carros de cor duvidosa. >> Eu não tin escolha, meu irmão. Foi no [risadas] Como assim? >> Não, não. Tava pensando no seu no seu fusil. O >> que que tem de duvidos? Vermelho. >> Não, nada, nada. Vermelho. Os cara falou Que é rosa. Pô, >> os cara tão nessa. >> Tudo bem, tá tudo certo. É o teu gosto. >> É vermelho. Isso. >> É aquele que tá parado lá fora. >> Não, aquele é vermelho.Ele vermelho. Vermelho. >>
Aquele é >> é o outro, né, que pintou >> que é vermelho também. >> Uhum. Os cara falou que de noite escurinho Assim, sem luz chega a parecer vermelho. >> Tem cara que é daltônico, né? É, >> tem que ver. Às vezes você descobre com 40 anos. [risadas] >> Ó, tem umas mensagens para nós aqui no Live Fix. Vamos ouvir, vai, que é melhor. Ó, vou dar ali. [risadas] Vinho mandou uma mensagem pelo Pix. Fala, Gui e Igor 3 Kiss. Moro na Europa e tenho dois carros. Peugeot 307 HD com 380.000 km e uma BMW
série 1 ZF8 HP com 200.000. Por no Brasil raramente vemos Carros com essa quilometragem. >> Não, boa pergunta. Para mim é muito esquisito um carro com 400.000 km de rodado. >> Eu comprei o C4 que tinha 45.000 km. Julguei isso uma coisa boa, mas já ouvi vindo aqui que não é tão bom. Olha, o que ele falou é uma verdade. A gente costuma ter a uma quilometragem muito maior. Assim, carro pro Brasília. É o que eu falei agora no início da live, meu, tem 100.000 km, o carro acabou, Vale a metade, né? Perde-se muito valor
por causa de quilometragem. Eu acho que dois dois dois principais duas principais explicações para isso. A primeira é a o clima. A gente tem um um o clima, mas o clima e o asfalto, as condições de de uso do carro, elas são mais severas em países tropicais por causa de temperatura, vai trabalhar mais quente fato. E ã ã o asfalto ele é muito ruim, né? Que a gente chama de estrada e o pavimento em mau estado. Então, toda vez você pega um buraco e você [ __ ] pegou na coluna, você fala assim: "Caralho, amassou
minha roda, meu pneu estourou". Não foi só o pneu e a roda que receberam aquele impacto. Aquele impacto navegou pelo carro inteiro, passou por diversos outros componentes que recebeu aquela pancada para até chegar na tua coluna. Então, essa condição de mau estado, ela ela prejudica a duração do carro. Quando Você vai andar em Portugal, acho que era em Portugal dele, né? Você anda naquelas naquelas rodovias maravilhosas, tal, e e também tem essa questão da distância, né, das cidades, que as coisas são mais longe. Então você anda, você desenvolve quilometragem em estradas maravilhosas, isso não é
prejudicial por carro. Tem a questão também dos combustíveis que são vendidos aqui e e não não vou entrar na questão do álcool, mas assim, você vai encontrar muito Combustível mais barato, que é formulado, que é batizado e aí é uma questão de distribuição. E por fim também a questão do custo de manutenção de muitas coisas. Todas as peças que você vai trazer aqui pro Brasil paga uma carga tributária muito grande que trazem é assim o o aqui no Brasil versus eu tenho várias oficinas parceiras e e revedoras lá de alguns serviços meus lá nos Estados
Unidos. >> Uhum. >> E eu faço muito essa comparação. Lá nos Estados Unidos na Europa, o caro é a hora de serviço e as peças são baratas. As peças nunca são problema. Aqui é o contrário. Aqui a peça é corresponde a metade, 60, 70% do orçamento, né? E às vezes para você consertar o teu Ford K definitivamente para que ele dure, não vire uma bomba que fala: "Bom, eu vou passar esse carro pra frente Porque eu não resolvo mais o problema da bola termostática", né? Você tem que comprar aquela peça mais cara e a peça
mais cara tá fora do torçamento, muitas vezes, porque o nosso poder aquisitivo é baixo. >> Uhum. E por fim, também juntando isso, também tem a questão de habilidade dos caras. Pô, você tem um câmbio L4, que oficina hoje faz um câmbio L4 com garantia e fica bom de fato? Entendeu? A questão do serviço também. Então, eh, E nessa tentativa de você gastar menos abastecendo, gastar menos fazendo manutenção de estrada, gastar menos comprando peças mais baratas, tudo isso vai fazer com que o carro dure menos, pô. >> Entendi. >> Entendeu? É, mas é que a gente
dá para entender porque que lá os carros têm muito mais quilometragem. Bom, se eu fosse fazer uma, se eu fosse fazer uma, se ele me Perguntasse assim, eu ia falar: "Porra, porque lá os caras vai de um país por outro de carro, [ __ ] normal, os caras viajem para [ __ ] em autoestrada fodona, né? >> As estradas, >> esse é um pedaço da coisa, né? >> É isso. É, é uma grande parte. As estradas são melhores, cara. Carro americano, velho. É, é. já entrou de de carro nos Estados Unidos, a maioria dos lugares,
fora Alguns lugares mais remotos, tal, de de pequenos condados, as estradas são maravilhosas, cara. Você não freia, você não faz nada, o carro só vai, velho. Eu fiz lá 5000 km com o Autozan nos Estados Unidos, quando eu comprei ele no Texas. Cara, eu fiz 5000 km. Eu saí do Texas, fui para Geórge, desci, deixei, deixei ele em Miami. Tudo bem, chegou o carro aqui no Brasil, um ano depois eu fui dar uma volta no quarteirão, velho. A suspensão parecia Que tava desmontando. E eu não percebi isso nos Estados Unidos. É o mesmo carro, velho.
Então assim, as nossas condições de uso, elas são muito mais severas pro carro. >> Todas elas, né? Gasolina ou asfalto. >> Gasolina. da gasolina tudo. >> Cupins. >> Não, não, não tá falando de mim. Não tá falando de mim. [risadas] >> Beleza. >> Tudo isso. >> Entendi. Ó, tem mais algumas aqui. Vamos lá. Vamos devagarzinho. A gente não precisa ficar preso isso aqui, tá? Mas é só que ó, >> Chenon mandou uma mensagem pelo Pix. Salve, Igão. Salve, Gui, boa noite. Tem um Lancer GT 2016 CVT. Estou cogitando fazer swap para manual. Ouço opiniões que
fica bom e outras dizendo que não fica como de fábrica. Qual sua opinião? >> [ __ ] Lancer é maneiro para [ __ ] Hein, cara? Não é maneiro. >> O Lancer, o Lancer é maneiro. O Lancer é maneiro. O problema é o GT. O GT ele é um carro que ele é acessível, mas ele o o o jeito que a Mitsubishi montou o carro, motor aspirado em câmbio CVT, quem busca a esportividade, quem busca uma experiência, o câmbio CVT é acho que a pior de todas assim, >> né? E eh pelo comportamento do câmbio,
por isso que ele quer trocar para Manual, inclusive, né? >> E outra, é é caro consertar um CVT se ele tiver problema e ele vai dar problema. tão certo quanto aqui eu. Agora fazer o suap, ele vai mudar para manual. Isso aí que tá o negócio. Bom, >> e eu não tenho eu não tenho capacidade de openar sobre esse esse essa modificação, porque eu nunca fiz ela. Eu não sei o quanto tá custando os componentes. Eu faço swaps para manuais Em alguns carros específicos que, na verdade, o projeto já tá desenvolvido. Então eu compro o
kit, instalo e tá tudo certo. Eu não sei se tem kit préfabricado ou se o cara vai dar uma se for uma aventura, a chance de dar merda é grande. Eu não tenho referência desse modelo para dizer se isso vale a pena ou não. >> Isso daí é maneiro. Ó, tu que perguntou essa parada aí, pergunta lá pro Ricardinho que ele inventou um câmbio Com com >> com videogame lá. De videogame. >> [ __ ] que pariu, eu vi isso. >> Tá ligado? Então pergunta lá para ele lá que essa parte ele que vai entender.
>> Mas cara, você falou que você faz lá e esse essa troca de automático manual em alguns carros específicos. >> Sim. Especialmente os que têm o kit, significa que a fábrica produz esses kits já ou ele é feito eh por terceiro? >> Tem os dois casos. >> É, >> tem casos que saíram manuais, não são mais vendidos, mas estão aí com no ferro velho, um câmbio manual. E aí eu tô com uma 190e lá agora, >> a Mercedes, a primeira classe C lá dos anos 90. Hã, que saiu tanto com câmbio automático de quatro marchas
e o câmbio manual. O cara tem o carro com câmbio automático e ele tá comprando as peças no catado, no ebal, não sei o quê, e tá montando um Kit original para câmbio manual. >> Aham. >> E ali não tem muito segredo. É um carro da década de 90, pouca eletrônica, é simplesmente tirar um, botar o outro. Tem outros carros também que vem com câmbio automatizado e aí existe o mercado dos supercros, principalmente Ferrares, onde esses câmbios na versão automatizada, que a maioria dos casos foram vendidos, eles dão muito problema. E você transferir o carro,
desculpa, você transferir o carro pro manual é um jeito de você gastar pouco dinheiro resolvendo um monte de problema que você tem certeza que você vai ter, porque são casos dos anos 90 e dos anos 2000. Então assim, certeza você vai ter problema na na parte automatizada. Muitas vezes é muito caro os componentes de troca, é vale mais a pena você botar ele pro manual. E como você tem uma Ferrari Velha, você não vai andar na frente de um Jetta TSI estágio 3. Hoje você vai tomar benga, mas não é isso que você tá procurando,
entendeu? Você tá procurando experiência num carro, motor central, traseiro, tal, e esse câmbio muda completamente a experiência do carro. É por isso que ele tá também, provavelmente querendo sair do CVT, porque essa parte do câmbio, ela tem muito a ver com essa conexão da máquina que você tá tocando. O câmbio manual, Ele ele te conecta com o carro, com a experiência, as vibrações, o jeito que você toca o carro. que só o câm manual consegue fazer, né? Consegue dar. A maioria dos casos hoje, se eu pudesse comprar, eu sempre compraria com o manual. Vou gastar
menos e vou curtir mais. >> Até para andar no ano de par de São Paulo, cara, na na >> Sim, nunca tive problema com isso, nunca. >> Entendo isso. Nunca tive problema com >> nós da nossa geração. O >> não mete nessa não, porque eu sou mais o Eu sou mais o automático, [ __ ] Para dar para andar em São Paulo, >> sou mais o automático. Tá maluco, cara. Eu eu eu vou vou além. Eu sou o cara que liga a [ __ ] do do controle lá de dele andar sozinho. Eu sou o
cara que não pisa nem no acelerador, pô, nem no freio. >> É que você tá falando de deslocamento. >> É, tô falando de deslocamento. >> Nós estamos falando sobre dirigir. São é algo diferente. >> Então, é com certeza. Por isso que eu tô falando dentro de São Paulo. Eu tô eu tô indo para uma reunião. Eu não tô indo pra praia, entendeu? >> Mas você pode fazer os dois. Você pode ir para a reunião >> e se divertir no meio do caminho. >> Mas aqui em São Paulo é difícil porque Eu vou ficar parado e
eu posso andar no máximo 50 por hora. >> É, mas quando você for praia >> hã hã >> você vai com o sorriso daqui aqui. >> Ah, sim. Mas aí >> porque você tá dirigindo uma coisa diferenciada. >> Deus é bom o suficiente para comigo para me dar um para cada coisa. Então eu tenho um para cada coisa. >> Justo. Justo. Justo. >> Quer dizer, não tenho, né? Porque o a a o a SL2 não é >> olha que curioso isso hoje de manhã >> eu fui visitar um um amigo pediu para eu pra gente
ir lá na concessionária da Porche >> hã >> e vê ah ele ele tem um 911 GTS 2526 que é um carro com câmbio dupla embreagem, o famoso PDK da Porsche [ __ ] da galáxia e ele tava pensando em trocar por um GT3 Sport Turismo, que é uma versão superior Ele acabou de comprar o carro. >> Acabou de comprar o carro. >> Por que que ele tá nessa? Ele acabou >> porque é uma oportunidade aqui, >> tá? >> Eles tiveram um problema aqui na a concessionária pediu carro sem pedir sinal. O cara na hora
ele foi, ele ele >> tem uma oportunidade ali, >> fala: "Chegou teu carro, ah, não quero mais". >> Entendi. E pr [ __ ] Tá bom. E aí os Caras estavam com aquele carro lá assim do tipo enfiado no >> o toba, né? Falei: "Ah, tem que desovar porque isso é dinheiro parado." Enfim, custa uma grana. É um carro de 1 milhão e pouco. Esse carro, o Sport Turismo, tava na configuração manual. Que que vai acontecer? Tá, a diferença de preço é outra categoria, assim, aqui é um carro no meio do 911, lá é o
é o [ __ ] da galáxia, mas numa versão manual. Daqui a 10 anos, esse carro provavelmente vai manter o valor e esse carro aqui vai desvalorizar. é um dos últimos carros hoje que você consegue comprar com um motor de tecnologia nova, com uma uma carroceria com tela, tal, não sei o quê, mas ainda com com câmbio manual. É um dos últimos carros que você consegue comprar isso. E quem tá comprando 911, muitas vezes quer o tesão da tocada. >> Sim, sim. >> Independente você faz zero assim em 4 segundos ou 3,5, >> é o
tesão da tocada. E esse é um dos últimos carros que conseguem passar esse que estão vendendo de fábrica com câmbio manual. Então, muitas vezes esses carros, não vou dizer que um carro vai virar um ativo, mas ele não é um passível que desvaloriza muito durante o tempo e alguns também até conseguem valorizar, né, para compensar a inflação. >> Tem até uma falando de câmbio, tem uma uma proposta de um câmbio que na época, muitos anos atrás, achei interessante, mas que hoje em dia eu descobri o por que ele não é tão interessante assim. Minha falecida
avó tinha e tem ainda tá parado na casa do meu pai uma A190 a Mercedes com câmbio semiautomático. Sem embreagem. >> Você troca a marcha no câmbio, mas não tem embreagem. E na época eu achei isso interessante. Falei: "Porra, legal, você Ainda tem experiência de trocar a marcha, esticar ali se você quiser e tal e você não tem embreagem". Mas foi justamente isso que, tipo, fodeu e não não deu para arrumar nunca mais, sabe? Ah, é. >> Mas qual que é o lance desses câmbios assim? Porque eu nunca entendi. >> É o câmbio automatizado. Na
década de 90, a Ferrari lançou, a foi uma das primeiras montadoras a lançar um carro de rua com esse câmbio que originalmente No projeto ele é igual, idêntico ao câmbio manual, mas em vez de o cara botar um pedal de embreagem e uns cabos que vai ligar o trambulador lá no câmbio, ele botou um robô para fazer o trabalho da tua mão e um outro robô para fazer o trabalho do teu pé. E aí ele botou duas borboletas ali no volante, na verdade, eh, enfim, borboleta até veio depois e e vendeu isso como se fosse
o o câmbio F1. Então, é um câmbio de Fórmula 1, porque também a Fórmula 1 naquela Época tava entrando nos câmbios automatizados, né? >> Aham. >> Não sei se você lembra, o Sena ainda chegou a trocar na mão aqui. Você via >> Aham. >> a mãozinha dele lá, tremenda. E foi nessa época da década de 90. Então essa tecnologia veio e falou: "Pô, é do tipo, eu continuo fabricando câmbio manual, mas em vez de botar os cabos, tal, eu ponho um robozinho aí, o robozinho troca De baixo por mim". Isso naquela época parecia uma [
__ ] ideia maravilhosa, sensacional. E faz sentido para um carro esportivo. Aí vem quem fez isso aí na Ferrari foi a Magnete Marelli, que é uma empresa uma fosse uma boscha da Itália, >> né? [risadas] Eles criaram essa tecnologia nesses super carros e aí alguém teve a brilhante ideia de trazer esse esse projeto Já agora nos anos 2000 para os carros populares aqui no Brasil que nasce, na verdade o teve o da Mercedes também, né? Mas eu vou eu vou fazer uma ponte aqui pro Dual Logics. >> Uhum. Eu tive um Line 2009 1.9. >>
Uhum. >> Ele é estranho. Ele não é 2.0, é 1.9. É deslocamento de diesel lá na Europa. Os deslocamentos com o final ímpar. >> Dei sorte para [ __ ] Nunca tive problema no câmbio dele. >> Mas ele é um câmbio estranho, não era? Assim a saída dele você não sentia saída. >> Ele era super estranho. Super estranho. >> Porque ele é um câmbio, mano. É como se você tivesse >> da primeira para segunda era estranho. Às vezes esticava a segunda demais. Ele era estranho. Mas aí eu, mas aí o meu pelo menos eu conseguia
controlar isso no pé, entendeu? Então >> você criou uma intimidade com a máquina. >> É tipo, pisei, tô tô tô tiro, saindo do lugar. Saindo do lugar o carro, ele, pô, primeira esticou estranho ali. Eu já sabia que se eu solto ali, piso de novo, ele troca, tá ligado? A segunda para terceira, mesma coisa. É, a segunda era engraçado porque ele trocava quando eu tirava o pé, tá >> ligado? Vem de segunda, tira o pé, ele aí ele troca, aí eu piso de novo, tá ligado? Uhum. >> Você imagina que ali tem um robô Tentando
entender se você tá pisando bastante, pouco, se o carro tá numa numa rampa ou não. >> É como você, sei lá, sabe sabe quando você fez a aula de autoescola, não sei se era obrigatório na tua época que o cara tinha um pedal de embreagem lá do outro lado. >> Não, eu acho que sim. Eu acho que sim. Acho que ele tinha. >> É a mesma coisa. E ele tá tentando entender o que que você quer fazer com o Acelerador e onde é que o carro tá. É o robô que tenta fazer. Só que o
robô é meio lento, meio burro, meio desconectado. E aí você tem que entender como é que o robô funciona para fazer o carro andar pra frente sem dar tranco para ser um negócio meio confortável. E >> muitas pessoas não tinham essa capacidade neural de criar essa intimidade, >> né, de de com a máquina, né? Ahã. E aí, mano, no caso dele era outro câmbio, era um câmbio que ele só não precisava pisar no na embreagem, >> mas acho que a proposta é a mesma, >> não é a mesma coisa. É a mesma coisa. A Mercedes
fez a sua versão dela proprietária, né? Que é o mesmo mesmo princípio, é um câmbio manual de trocas automatizadas. Então você tem ainda ali o você seleciona a marcha ali, mas não tem o pedal de embreagem. >> Eu seleciono a marcha, mas aquilo ali não tá trocando nada. Isso eu tava dizendo pro robô com a marcha que eu quero. É o robô que troca marcha. >> Você engata a marcha e o robô solta embreagem. >> Tá bom. >> Ah, eu achei que era eletrônico. Robô, você tem um robô. Eu não sei na Mercedes se é
assim, tá? Hã, se eu não me engano, na Mercedes não era eletrônica, era cabo no trambulador. Posso estar errado, tá? Ã, mas quem quem indicava para soltar a embreagem ou não era o robô, conforme você pisa no pedal do acelerador, >> né? >> E é um mecanismo meio estranho, né? Sempre todo o câmbio automatizado, ele é estranho. Ele é estranho. [risadas] Acho que um dos ú >> tem algum carro hoje saindo de com câmbio automatizado ainda? >> Dos populares, eu acho que mais nenhum Mais aqui no Brasil. Acho que o último que saiu foi a
Lamborghini Aventador. E olha que curioso, né? A Lamborghini Aventador, ela é o terceiro carro com câmbio automatizado. A primeira foi a Galardo, se eu não estou enganado. E quando eles lançaram esse câmbio, uma das características de você dirigir uma Lamborghini era que na troca de marcha vinha uma porrada, Porque a mesma coisa que assim o robô assim, tá entendendo que você tava acelerando tudo, quero 500 cavalos. Ah, aí tem que trocar de marcha e tem que ser rápido. Que que o robô fazia? Pisava na embreagem, eu soltava a embreagem, ele não saía. >> Aham. >>
Que que acontecia? Tava um soco. Você sentiu o soco. Aí você tava pilotando uma galarda. Você via, é, pá, pá. [ __ ] o carro vai quebrar, velho. Não Era assim mesmo. E eles aproveitaram essa essa essa característica da da do câmbio automatizado e fala: "Não, Lamborghini tem que dar porrada na troca". Parte da experiência e é uma experiência legal, porque [ __ ] é sensorialmente falando é dá mais intensidade pras trocas. Troca, [ __ ] velho. Trocou a marcha agora vai p ah [risadas] você você vai, entendeu? E aí, beleza? Aí os outros carros
que vieram com os câmbios automatizados, eles até enfatizavam essa parte. Até que nasce a Lamborghini Urus. >> Aham. >> Lamborghini Urus não é uma Lamborghini, ela [risadas] ela é feita na plataforma da do grupo Volkswagen, da onde sai a Q7, sai a Q8, sai a Porsche Cay. É o mesmo carro, é o mesmo motor, o mesmo câmbio. E esse câmbio é um, não é um câmbio Automatizado, ele é um câmbio automático. É o 8 HP ZF. [ __ ] câmbio, maravilhoso. E câmbios automáticos, cara, eles são maciis, eles são são eles são confortáveis, eles não
são câmbios esportivos. >> Aham. Esse câmbio ele sai na KN, ele sai na Q8, sai na Tuareg, que acho que não veio pro Brasil e sai na Ur. Pessoal da Lamborghini na programação do câmbio 8 H, na no no módulo, no mapa do câmbio da Urus, >> fez o câmbio da Tranco no Corsa, no modo Corsa, né? O carro você seleciona, você sai do módulo estrada, o carro tá normal, é igual uma Cain, é igual uma Q8. Você põe no modo corsa o câmbio da porrada, velho. Tipo, ele ele não tem um engate leve. Tipo,
a Lamborghini trouxe esse defeito para um câmbio que nunca fez isso, nunca foi projetado para isso. A gente não sabe quanto vai durar também, >> mas >> pode dar merda, né? Daqui a pouco >> você vê que essa esse defeito que deu um um uma alma pras Lamborghinias, os caras não vamos fazer o câmbio da tranco porque isso é legal. >> A Urus é a única Lamborghini que não é Lamborghini. Cara, a história da Lamborghini, ela é bem curiosa, mas resumindo a conversa, a Lamborghini hoje é um carro alemão. Ele tem uma plataforma Do grupo
Audi, né? Depois que eles compraram no final da década de 90, todas as Lamborghinies que são vendidas hoje são de plataformas de carros do grupo Audi. Lógico, a Ventador tem a sua própria plataforma, a Reveluto tem a sua própria plataforma, mas a eletrônica, os componentes, ele segue uma uma lógica alemã de fabricação, né? Então, ah, a urus hoje até a fábrica, né? Até a a até o >> eu te fale assim até o cheiro da fáb, Não sei se você teve a eu tive a oportunidade de ir lá paraa Ferrari, fui fui paraa Paganha no
Vale de Super Carros lá na Itália, no norte da Itália. Cara, você entra na na Lamborghini o a atmosfera, a organização das coisas é muito diferente, cara. A linha de produção, as as os carrinhos, o o Na Ferrari os caras pintam o carro e deixa ele no sol assim do tipo, é um negócio muito mais artesanal. E a Lamborghini ela tá muito mais moderna nesse sentido. >> Muito curioso isso. >> É, vai ter gente que vai gostar, mas vai ter gente que vai achar uma merda, né? Mas em que como é que é, como é
que a marca, a empresa tem que se posicionar no fim das contas? Porque respeitar o fã antigo, que essas marcas são Lamborghini, Ferrari, por aí vai. Eh, são às vezes algumas, vou chamar de plataforma, vai parecer que eu entendo, mas eh o Mustang, por exemplo, tu espera algo desses carros, né? Então aí sai um Mustang elétrico que é um carro legal que eu fiquei com ele um tempo, me diverti. Foi maneiro. >> Foi maneiro. >> É >> que mas ele é outro carro no fim das contas. >> Completamente diferente. Outro carro, outra plataforma. É só
é só o nome. >> Mas e mas tá bom. É que que não, só para a gente não desviar. Eh, como é que a montadora eh ou a marca ela tem que ela Ela tem que se deveria, na tua opinião, se portar respeitando os cara que que é fã há muito tempo ou abraçando coisa nova mesmo, fazer uma [ __ ] de um carro elétrico, tá ligado? >> Nem sei lá, tem tem uns tem um porche elétrico também, não tem? 100% elétrico que super estranho, né? >> Tem sim o TAN. >> Mas aí o que
que tu faz? Tu deixa para lá? Olha, cara, isso isso é muito eh a gente tá acha que numa fase de Normalização agora, tá? Ah, e talvez o exemplo que você botou da Porche, ele é um excelente exemplo para explicar isso. A Porsche há uns anos atrás, um pouquinho antes da pandemia, sei lá, acho que 2018, se eu não tô enganado, ela fez um IPO, ela foi e lançou as suas ações na bolsa para captar dinheiro. >> Uhum. >> Eles captaram por volta de 60 70 bilhões. >> Nossa, >> né? Dá para comprar uma bale,
um salgado. >> E e assim, de repente tinha muito dinheiro no caixa da empresa e eles falaram: "Olha, a gente é uma [ __ ] montadora. Eu eu venho desde a década de 60 montando 911, né? Aí tive um período atribulado ali no meio do década de 90, quase falii, lancei um carro que chamava o Boxter, [ __ ] consegui vender mais do que eu vendi a 911 porque ele era mais barato. Chega nos anos 2000, [ __ ] não tá fechando a conta, lanço a CN, estoro de vender. Aí eu, de repente eu tenho
caixa e aí eu tenho liberdade para fazer o 911 mais diferente, botar um motor maior, tal, de baixa produção, não tô preocupado muito com dinheiro. Aí vem com a KN, vem com a de repente eles lançam a Macan puf e aí o poste mais vendido do mundo e carrega o caixa do carro. Aí a Macan vem fazendo assim, de repente eles fazem o IPO. E aqui eles Tinham uma decisão para lançar um novo carro que podia deitar a tendência que nem a CEN ditou a tendência dos SUVs no início do século ali dos anos 2000,
né? Poxa, porche Cen era SUV. O purista do do Porsche antigo olhava para Cain e falava: "Man, isso era um Porsche, isso é um Volkswagen, irmão, né? Só que, cara, graças a CN, os caras tiveram caixa e com caixa você consegue ousar, >> né? Você consegue pensar o diferente. E é o diferente que às vezes cria aquele Aquele tesão da marca, aquele carro com motor aspirado de competição de de que os caras conseguem botar num motor de rua e [ __ ] não dá dinheiro. >> Aham. >> Mas esse carro aqui é o é o
que eu consigo fazer, dependendo se tá dando dinheiro ou não. Essa essa esses saltos deram caixa para eles ousarem. Aí tem do dos anos 70 do do de 70 B ali do ali no período da pandemia. E aí os caras fala: "Ó, eu vou agora produzir o Primeiro poste elétrico". E eles não chegaram, que nem eles chegaram lá na na CEN e falaram: "Ô, Volkswagen, vamos pegar tua plataforma aqui, eu vou fazer um porte em cima da Tuareg". Não, eles vão fazer um carro do zero. E eu nunca produzi um carro elétrico em massa. O
último que eu produzi foi bem quando eu era no início. E eles produziram uma carruceria nova que precisa de uma linha de produção, precisa um monte de cálculo Para você construir aquele negócio, para aquele negócio dar certo a estrutura, o esqueleto do carro. >> Aí eles, eu não tenho bateria, eu vou ter que criar uma bateria. Aí eles pegaram toda essa grana, fizeram bateria, carroceria, motores elétricos e criaram aquela plataforma elétrica. que dá origem ao TAN, dá origem a alguns modelos da Audi e alguns outros carros também. Compartilha alguns componentes de suspensão, panameira, se eu
não tô Enganado. E eles vendem e eles falam assim: "O futuro é elétrico, tá aqui o primeiro poste elétrico". E de fato, entre os carros elétricos que estavam sendo lançados ali naquela época, o Tayan era um [ __ ] da galáxia, DNA Porsche, mas não Power 30 100% elétrico. E eles falaram: "Pô, tá aqui a nossa nova >> e assim eles deram meio que um allin, porque além dos 70B eles pegavam que eles tinham lá uns 30 B de caixa e Jogaram tudo nesse projeto. Eles deram um allin assim, ó. É isso aqui que vai
vender para [ __ ] E para eles pagarem isso, teria que vender Tik para [ __ ] Teria que vender milhões no primeiro ano, 1 milhão e pouco no terceiro, quarto, dois, três, quatro. Eles estavam contando com essa escala. O que que aconteceu nesse ano? O saiu agora o CEO da Porche, ele ele saiu e Antes dele sair e isso tá lá no site deles, tá? Não sei o que tô falando. Na relação com investidores, que a porte agora tem capital aberto, ela deve prestar contas dos investidores para falar se a companhia tá indo bem
ou ou ruim. Em 2025, a margem deles, assim, o que sobrava de dinheiro da operação inteira de todos os casos, da KN, da Macan, da 911 e do Tikan, ela despencou, se eu não me engano, de 70 a 80%. A tua receita Despenca. Sabe quando você teve aquele episódio aqui que a tua receita despencou quase 100%, isso aconteceu com a aposta esse ano, cara. >> E aí eles falaram: "Se eu não tomar uma atitude, eu vou faliir. Eu não duro mais 3, 4 anos. Isso foi uma mensagem que o senhor deixou agora antes de sair.
Esqueci o nome do cara. Entra lá no poste.com, tem lá vai procura relações com investidores, tem as notícias. O que que aconteceu? Tem várias explicações que você vai ver lá no no slide dos caras. a questão da guerra tarifária, >> a questão da competição do mercado, a questão do aumento do do da inflação. >> A verdade é que o Ta não vendeu o quanto eles estavam esperando e eles meio que jogaram tudo ali. Aí eles estavam falando de Macan 100% elétrica também lançaram e já e vai falar não, em 2035 eu não tenho mais carro
combustão. Cara, Não tava vendendo, velho. O cliente Porsche, ele quer o carro a combustão, velho. O cliente Porsche é o cliente do 911, agora é o cliente da KN e tal, não sei o que, ele tá buscando isso. Isso é a característica do cliente poste. Não que o Tik não seja um [ __ ] elétrico. E é, e eu falei isso no vídeo do Tikan, se eu comprasse um elétrico, eu ia comprar um TAN, né? Se eu seu, se eu e ele faz sentido para muita gente, tá? Eu não sou Hater de elétrico. >> Uhum.
>> Faz sentido para muita gente para deslocamento geral. Mas não vendeu o que eles esperavam, velho. E o montador depende de vender carro, velho. Então, talvez o produto tenha nascido. Aí tem várias explicações, né? Várias, né? Bola de cristal, assim, >> não. Talvez o produto tenha sido lançado muito tempo antes, né? né? Talvez o Mercado de elétricos, de clientes que querem um poste elétrico, não tenha sido tudo isso. E aí agora os caras precisam se adequar, porte não vai fechar. Mas você tem uma queda de receita brutal que te exige >> algumas mudanças, >> mud
exige mudar e eles não estão apostando mais nessa nesse elétrico no longo prazo, né? Ou talvez esse prazo foi estendido e eles ainda vão depender da venda de combustão, porque é isso que Paga as contas. Então, no tudo isso que tu falou no fim das contas é, meu irmão, faz o que tem que fazer pra tua base, >> entende o teu cliente e o teu produto, >> que vale pra combustão e pra questão do carro manual também, né? Carro manual, >> tipo, você vê o Civic Type R, é isso o nome que a gente viu
lá na na no salão do automóvel. >> Pra aquilo é, você vê um câmbiozinho manual num carro novo 2025, 26, é, pô, é Um carro para entusiasta que saiu aí também recentemente que tava acho que 600 conos o carro, >> o câmbio manual que ele é mais simples, ele é mais caro do que o carro com câmbio automático, que é o mais >> eh volumoso, né? Ele ele é mais exige mais dinheiro para você fazer uma uma transmissão, tal. o projeto você vai amortizar na quantidade de carro que você vende, né? Mas às vezes o
câmbio manual tem um mercado desse tamanho e Ele custa isso para fazer. Então você perde dinheiro aqui, ganha os automáticos, etc. Mas para quem é entusiasta de carro, velho, o câmbio manual, ele ele é uma experiência que até agora não tem melhor. Se você gosta de dirigir um carro assim desportivo com belo motor, vários cilindros lá na frente, um rouco bacana e às vezes assim e muita dessas Montadoras também, né, eh, estavam nessa guerra de números. Então você vê assim, eh, as montadoras preocupadas muito, a última Ferrari fazia 2.9 segundos e dizeram assim: "Puta, a
próxima Ferrari 10 anos depois tem que fazer 2.8 segundos, 2.7 segundos. Não, que vai substituir essa ele. A a indústria tava nessa evolução de números e hoje eu acho que chegou num ponto que o número já não é mais importante. Todos os carros, a Ferrari De entrada, você dá uma pisada, não dá medo, velho. Você não vai pisar até o final. O negócio tem um um uma potência muito descomunal para as primeiras marchas, né? E as montadoras ainda estão brigando nessa nessa nesse jogo de super trunfo no mercado. E chegou um ponto que pro carro
fazer aqueles números, cara, precisa de tanta eletrônica embarcada que o carro meio que dirige sozinho e aí você perde essa Conexão que você tava procurando, que você tinha lá no câmbio manual, cara. Então assim, é o que a gente fala da F80, né? A a última Ferrari, a [ __ ] da galáxia, né? Pra Ferrari, maior marca automotiva do mundo, a referência do maior desempenho de ser o carro que voa, levanta voo, anda ao contrário no túnel por causa da aerodinâmica, >> bicho. Ninguém ninguém comprou a F80. Vamos falar a verdade, o flagship, o a
Ferrari mais [ __ ] da galáxia hoje, não Animou ninguém, velho. E é um carro de números absurdos, velho. É um número absurdo, mas ninguém tá assim com o mesmo tesão que a gente tinha na anterior, que era La Ferrari, o motor V12, aspirado, entende? >> Bravo para [ __ ] >> Então, acho que é um pouco disso, né? Entenda o seu produto e o seu mercado. E agora a Ferrari tá vindo atrasada, né? Tão lançando agora a Ferrari elétrica. >> Que que tu acha que vai acontecer? Cara, se for a mesma coisa, >> mas
e se quando eu pisar ela fizer um barulhinho? Mas aí [ __ ] O cliente da Porche não é o cliente da Ferrari. O preço dos carros é diferente. A tiragem dos carros é diferente. A a tratativa na nas concessionárias é diferente, né? Você vai entrar nos Estados Unidos, você vai querer comprar uma Ferrari, Você tem que começar com as de base, irmão. Quem é você, né? É, tem isso. Vou dizer que não tem. Lógico que tem. >> Os caras não te vende a Ferrari mais [ __ ] É isso. >> Beleza. Tem lista, pô.
>> Tem isso aí também, né? >> Tem lista. Você quer comprar uma do cilindre, que é embaixo da F80, vamos dizer, é o é o o suprassumo deles, você Vai ter que ter comprado uma SF90, uma 296, uma Roma. Você não vai sair aqui. Aqui no Brasil você sai, tá? Tá, aqui no Brasil é outra realidade, mas nos Estados Unidos é isso. Você é cliente da marca? É. Quantos carros você já comprou? Ah, eu tenho uma Roma. Nos últimos cinco anos eu comprei isso aqui. Porque aqui é onde a marca ganha dinheiro muitas vezes, né?
Eh, que é o volume aqui. E é para você comprar o PK da Galáxia. E tem uma coisa Também, né? No meu ponto de vista hoje, a Ferrari ela não é só um carro, ela é muito mais que o carro. A marca ela é muito além. muito maior do que o automóvel. Ele é um símbolo de status. Ela ela ela abre portas. Quer gosto de você ou não, né? Você ter uma Ferrari é um ícone, né? E a marca tá muito preocupada com essa questão do ícone e tal. Então, muita gente compra a Ferrari e
não é entusiasta de carro. Então, talvez a Ferrari elétrica possa vender mais ou ou possa ser mais lucrativa do que a Tican, porque primeiro custa, sei lá, cinco, seis vezes mais, né? E eles podem falar assim: "Não, mas é o seguinte, Ferrari elétrica só vai ter 5.000 unidades". >> Aham. Você põe o preço que você quer, cara. Virou exclusiv. >> Aí você é um cara é exclusivo, você tá na você tá em sintonia com essa questão do elétrico. Isso é um discurso que faz Sentido para você. Tanto faz. Se você vai carregar a bateria no
final do dia ou não, isso não é um problema para você. Você tem o carro, entendeu? >> Vai botar ali um couro de vaca holandesa no banco, [risadas] sem nenhum buraquinho de picada de mosquito, né? É, tem isso, tem isso. Fabricação de couro. É, os cara pega a vaca lá, passou no arame, ah, nesse ponto aqui, a gente não vai passar por aqui. >> Então, talvez a Ferrari elétrica pode Ser um carro que dê certo para isso, né? Não deu certo no caso da Tau pelo menos a aposta que eles fizeram não foi >> bem
sucedida, tá? Isso são números, tá na internet, não sei o que tô falando. Eh, tá aí. Olha essa mensagem aqui para tu. Então, >> Bran Marcati mandou uma mensagem pelo Pix. Gui, sou seu maior fã. É um privilégio falar com VC. Cara, até que ponto vale a pena levar o carro na Concessionária para realizar revisões ou vale realmente a pena levar apenas pela garantia? >> Boa pergunta. >> Boa pergunta. >> Tem umas perguntas que eu fico pensando assim, pô, será que isso de uma saia justa pro Gu, man? Não, >> será que ele vai se
[ __ ] se >> pode mandar todas? Tem problema não. >> Não, essa, essa tá tranquila, velho, >> cara. Ah, depende muito assim, carro Pode ser uma estrada, pode ser uma uma dod cilindre, entendeu? Que custa alguns milhões, tal. >> Eh, depende muito do teu bolso. Se eu se eu se eu e do que você quer fazer com esse carro, né? Mas na maioria das vezes, se o carro tá no período de garantia, eu levaria para fazer a periódica para eu manter a garantia. Agora, se eu comprei um carro para preparar e eu vou fazer
um chip nele, eu Vou reprogramar, vou trocar o escapamento, botar uma turbina maior, etc., eu sei que eu vou perder a garantia na maioria dos casos. Então, é uma decisão que você tem que fazer antes de comprar um carro para preparar. né? Agora, fora esse esse cenário, se o carro tá no período de garantia, faz todo sentido. E muitas vezes você compra o carro já com as com as revisões pagas, né? Que é uma Estratégia da montadora para te manter lá dentro. Meu, você comprou o carro, você já você já pagou a revisão, você não
vai ter que pagar para trocar o óleo. >> Aham. >> Né? Não que vai fazer diferença. Se você tem um carro de 200 conto, você vai gastar R$ 800 por ano para trocar o óleo ou não. A, é caro, vai. Dep. Mas tu gastou 200 conto no carro. Gast 200. Qual que é a pegada? >> Tem os amigos que gastam 200. A montadora vive de vender carro. A fábrica ela monta carro e cospe carro todo dia, né? Ela não tem assim o o o serviço de pós-venda. Lembra que o nome é pós-venda? É após a
venda do carro. Não é a tua atividade principal consertar e trocar óleo carro. Você faz isso para você dar o suporte do produto. Porque outras montadoras também vendem Carros com 1 2 3 5 8 anos de garantia e é um mercado. Então você avalia, pô, vou comprar um carro com 3 anos de garantia. Esse é o período que você troca carro geralmente faz sentido. Ou não faz sentido, pô. Dois para mim tá bom. Eu nem uso o carro. é um mercado, mas o pós-venda é a atividade após a venda, que é a principal que é
a compra do carro. E o que a gente encontra é na manutenção de longo prazo, quando o carro vai Ficando mais velhinho, o custo de manutenção e o jeito, o tipo de solução que você encontra numa concessionária, ela muitas vezes ela ela e a a a concessionária tá instruída às vezes em valores ou jeito de solução, que é muito caro, que aí vale a pena você, em vez de você consertar esse carro, você compra o próximo, entende? >> Uhum. E isso reflete nesse pós-venda. Agora, quando você tem uma oficina, a tua atividade principal não é
vender carro, é consertar carro. Então isso te dá liberdades, né, para você ter uma mão de obra mais barata, você fazer soluções que a concessionária não é permitida pela montadora. Porque tem essa também, a concessionária não pode fazer o que ela quer. Ela tem que seguir o manual e ela é remunerada muitas vezes no período de garantia por aquele manual. Então, você Teve um problema numa bomba do teu câmbio, é 3 horas para trocar. O custo da bomba é esse. Esse é o procedimento você tem que seguir. Se a concessionária não seguir esse procedimento, eles
não são nem pagos. Se o cara tentar fal aqui é só uma praçadeirinha, tal, eles não podem fazer isso. Então você vê que o o o serviço de concessionária tá montada para servir primeiro a montadora. >> Aham. >> Que deve uma garantia pro cliente final. Esse que é o mecanismo, os princípios de que vão regir todo o negócio. >> Entendi. >> Que é o pós-venda. >> Então, resumindo a minha conversa e a minha divagação aqui, se você tem um carro que tá em garantia, leva ele para fazer as revisões periódicas lá na na na concessionária.
Acabou o período de garantia ou faz o básico, faz a troca de óleo, que é obrigatório, Que você tem que ir lá marcar, carimbar o manual, etc. Saiu a pastilha de freio, você não é obrigado a trocar lá se você seguir o manual, botar componentes bons, tal, mas você pode fazer isso em outro lugar. O serviço de alinhamento, que é uma coisa que você tem que fazer com frequência, às vezes o alinhamento da concessionária é um alinhamento basicão, né? Às vezes, muitas vezes, o técnico tá lá nem é especializado em alinhamentos, É uma coisa que
ele é obrigado a fazer, >> né? Aham. >> E às vezes você encontra esses tipos de serviços com mais especialização em em locais especializados. O cara faz 10 alinamentos por dia, trabalha com diferentes carros, configura carros de maneiras diferentes. Então é muito variável, né? >> Entendi. >> Ah, mas a minha minha orientação é essa. Tá na garantia, leva para trocar o óleo Lá. Todo o restante tem um mecânico de confiança que pode te ajudar. O trato às vezes é muito diferente, as liberdades são outras e o valor geralmente é menor também. É isso que geralmente
acaba levando. Eu lembro que eu nunca levava carro para fazer nada em oficina em concessionária, porque eu sabia que o L os caras iam meter a faca, tá ligado? >> Eu nunca comprei carro zero, sempre usado e normalmente ou já não tinha Garantia ou eu falava: "Não, tá bom, >> cara. Eu também eu sou eu sou o cara que vai sempre, ele vai sempre, eu vou sempre falar pro cara, pô, tem certeza tu quer comprar um carro zero? Tem certeza? Bem legal o carro, eu sempre comprei carro. Eu comprei carro zero. Comprei carro zero uma
vez paraa minha esposa e aí ela teve mais dois carros zero. Mas eu usado é um grande negócio no país por causa do custo das coisas. Pô, o Quid tá 80 conto hoje, velho. Na boa. Vai vai tirar 80 conerrar num Quid, velho. Entendeu? >> É por isso que eu comprei o C4. Eu paguei, não paguei nem 40 pau no carro. >> Isso. Mas é isso, pô. O carro é maior, tem mais porta-malas, né? >> Cheio de negocinho bonitinho. Acabamento do que tem no Cí. carro. >> Então, o o o prade mais parafuso na roda,
né? >> Tem tem são quatro, graças a Deus. É, [risadas] >> pra realidade do Brasil, cara, o usado é é a opção pra maioria das da das pessoas e a minha. O o último carro novo que eu comprei foi uma TR4 em 2010. Tem até hoje o carro da minha mãe. O último carro novo que eu comprei naquela época ainda. Eh, acho que pagou, paguei 50, 1000, 60.000 km. Manual. Manual. Nem existe mais carro de 50.000 zer zero nem [ __ ] >> Eu comprei, eu comprei um comprei um kicks vermelho com teto preto mengão.
Aí depois ela trocou por um azul e agora ela tá, ela usa um Chevrolet Bolt elétrico. >> Elétrico. É, o elétrico faz sentido, mas outros B bolts estão vendendo? >> Não sei. Eu só vejo o Dio do Jean. Não, não, já vi alguns. Nossa, >> tem lá em São Caetano, tem alguns. Eu acho que é porque os caras dão pro, para quem trabalha, >> concentrado também lá, né? >> Para quem trabalha lá, [risadas] >> faz sentido. >> Mas tô falando sério assim, já vi alguns. Fábio >> e aí >> quando chegou o Smart, né, no
país que a Mercedes trouxe, acho que por obrigação, e, mano, o carro dos dos funcionários lá, né? É, >> usa essa [ __ ] aí. >> É, [risadas] >> sabe uma coisa curiosa? que eu por acaso estava hoje, passei hoje na frente da Vanguard, eu morei a minha vida inteira no Brooklin. >> Não desceu, mano. >> Hã? >> Não desceu lá, pô. >> Não. Então, eu morei a minha vida inteira no Brooklyn e estudei no colégio em frente, inclusive que eu matculei, é, matriculei meu filho hoje lá, tava lá Comprando as coisas e tal. >>
E uma coisa que eu me lembrei agora que é curiosa, em umas determinada época que eu estudei, eu estudei que é pro lado que dá pra Avangard. E aí uma da das coisas legais que a gente fazia era ver quando tinha uns carros muito [ __ ] parado lá na frente, a galera fala: "Pô, vai lá olhar". Você tá bastante tempo lá, né? Eu tenho uns 15 anos lá. >> É, pois é. Então, eu eu vi isso. Eh, e aí inclusive a gente muitas aulas eram Interrompidas por barulho de carro, o que para mim era
uma maravilha, né? Eu achava incrível. >> Mas eu passei hoje lá na frente, é curioso porque eu vire e me acho que já vi o Gui muitas vezes, mas não conhecia, né? Vim conhecer aqui. >> Cara, bom, fica o convite primeiro para você visitar lá. Eu te apresento. Você falou um negócio que é curioso, quando eu instalei o dinamômetro lá, né? Eu instalei o dinamômetro. que serve um Dinamômetro >> para você aferir a potência do motor, >> tá? >> Então, quando você tá vendendo um serviço de aumento de potência no motor, você precisa ter uma
régua para comparar. Ferramenta que você vai usar é um dinamômetro, vai mudar, vai medir o trabalho ali do motor. >> E é basicamente uma câmara que tu coloca o carro lá dentro e ela é, >> tem vários tipos de dinamômetro, mas o Mais comum que você vê hoje em em oficinas de preparação é o dinamômetro de rolo, né? Então é um é um rolo, você sabe a massa, você sabe o diâmetro. Ah, e você mede o quanto que o carro demora para acelerar aquilo ali. Ali você consegue tirar o torque, você multiplica esse pelo tempo
lá, que é o trabalho vezes rotação vezes pelo tempo, >> você tem a potência. Ah, então é um rolo. É um rolo que você mede o quanto quão rápido ele acelera. Quanto mais potente o carro, mais rápido o rolo vai acelerar, certo? E aí tu tem essa informação daí, >> você tem essa informação, você faz um cálculo, você chega no torque na potência do carro. >> Mas ele tava, tu instalou um dinamômetro lá, fazia barul. >> Instal, eu instalei. Então aí aí vinha assim, eh, Camaro Big Block com motor de 8 L com escape direto.
Vinha vinha o ACF com R8 com escape direto, né, que eram Carros com modificações aí para para competição, etc. E lendo a carga no dinamômetro, né, cara? Era isso. >> Qual que era o meu problema? Era isso que vocês ouviam. Logo de manhã, delícia. Os projetos que eu fazia eram para carros de volume, de uso do dia a dia, não essas naves espaciais, né? Só que é assim, pô, você tá lá com o equipamento parado, não tem carro todo Dia, você começa a alugar, aí vem uma galera muito estranha, velho. Você é fã deles com
os projetos muito louco. E e e [ __ ] cruzando a esquina, tem um colégio ali na frente, né? E aí, beleza, puxa um, eu fal nossa senhora, que [ __ ] barulho. Eu falei: "Mano, não vamos chamar esse cara". Aí vem os outros caras, não tem. Chega uma hora que assim, você vai passar carro com escape direto lá, né? E aí no início eu tive problemas, eu nem fazia escapamento na época, na verdade nunca fiz escapamento. Quem faz é a Secret lá, mas na época a Secret nem existia quando eu montei o o o
dinam. E aí eu comecei, cara, não vou passar no horário mais eh diário, né? Não vou vou vou passar o carro de noite. É, comecei só a passar carro de noite, mas ainda assim me incomodava, né? Porque tinham carros muito muito altos. Assim, a gente fazia o ranking lá da do pessoal da AOP, Vi uns carros que, mano, conhece o cara, tinha que amarrar, tal. Aí eu, [ __ ] mano, eu tenho que fazer alguma coisa. E aí eu tive que fechar a sala. >> Então eu botei vidros blindados. Hoje você tiver um carro original,
ele pode ter ali 700 cavalos. Ele tá acelerandoonde você tá aqui, ó. Você tá aqui, ó, no telefone, tem um vidro. O carro tá produzindo 700 cavalos, motor tá em plena carga com escape original. Você fala no telefone aqui, ó, sem problema. Hoje ele ele é todo hermeticamente fechado, né? E tem vidro duplo, blindado, tal. Então isso me permite passar os caras. Só que quando eu fechei a sala, eu comecei a ter problemas de fluxo, tá? Eu descobri que o volume de ar expelido por um carro que tem 700 cavalos é algo em torno de
130.000 cfms, tá? É ar para [ __ ] [risadas] Então eu eu acabei botando lá em cima eu tenho um exaustor com uma P de 1,5 m mais ou menos assim. Imagina uma turbina desse tamanho que gerar oo contrário, que ela suga o ar copada ela tem um motor ali de uns sete cavalos elétricos e aquela coisa tem uma vazão de 130.000 cfm, né? Então eu consigo, a sala é muito louca, porque você tá atrás do carro tem uma temperatura e na frente do carro é a temperatura Ambiente, assim, devido ao fluxo >> Aham. >>
que a gente conseguiu criar ali naquele túnel de vento, né? Hoje eu passo qualquer carro. >> Como é que faz pro som sair pelo exaustor lá em cima? Ah, a própria a própria o som ele vai bater nos vidros e o próprio d ele não tá assim, ele não ele não tá amplificando o som, ele tá abafando como abafa um abafador de carro. >> Entendi, >> né? >> Entendi. >> Por causa do ângulo, o o negócio tem que fazer um monte de curva lá. Não, não sai lá em cima. Eh, você não escuta, >> não
é reto, né? Uma parada. É, é tipo uma lamela, né? Um um >> [ __ ] maneiro. >> É, é. Isso foi tudo investimentos, né? Aí >> porque o cara não queria ouvir barulho. >> Não, porque eu tava incomodando os vizinhos. Fato, com toda a razão, cara. Mas assim, isso viram investimentos e eu não tinha dinheiro na época assim. Primeiro, tipo, custou uma grana eu fechar aquela [ __ ] com vidro, né? Depois eu fechei com vidro, descobri que eu tinha que tirar o gás lá de dentro de alguma forma. Aí isso começou a me
pedir também de passar os carros. Aí no início eu botei uns, mano, acho que uns quatro ventilador até Eu desistir e falar: "Mano, vou comprar o Eu comprei um bagulho, velho, que é pr você cozinhar tijolo, velho. >> [ __ ] >> a máquina que tá lá em cima, ela ela serve para cozinhar tijolo. Você imagina uma fábrica de tijolo, a máquina tem que injetar um ar quente num [ __ ] galpão gigante. Essa [ __ ] que eu tenho, só que ela gira ao contrário. Em vez de inetar, ela suga, >> entendeu? É, foi
assim, eu eu desisti e Falar, mano, compra o PK da galáxia aí, [ __ ] Mentira. >> Hoje no início eu tinha botava os caninhos perto do esc. Nem preciso fazer isso hoje assim, deixa resolvido, >> deixa fora hoje. Fluxo pagar. Gastei uma grana ali. Eu ali eu gastei uma grana que tinha, cara. >> Colocar, se for colocar em C63. >> Ah, >> dá uns três. >> Dá uns três. C3. >> Nossa. Zero três grandão grandão grande. Não, >> zero. É, acho que para valores de época é isso aí mesmo. >> É isso aí mesmo.
>> Ó, vamos ouvir aqui >> tem alguns carros lá, velho. >> Vamos ouvir a mensagem do Walter e fecha as mensagens aí, Vitão, senão fodeu. >> Tentar falar mais rápido, >> não. Não, por mim relaxa. O problema é você tem que ir embora. >> Não, eu tô, eu ligo pr os cara. Que horas são? >> 10 para 8. >> É de boa. Dei play no lugar errado. Vou dar play no lugar certo agora. [risadas] Bora aí, mais uma hora aí. Tranquilo. >> Eu tenho um Audi A6 2.0 2016 que estourou uma das mangueiras de ventilação,
uma que cruza bem em cima do cabeçote no meio. Eu comprei a legítima da Audi e eu queria só saber se eu preciso sangrar todo o líquido de Arrefecimento e fazer a troca ou se não precisa. Não teve aumento de temperatura e vazou 1,5 L do reservatório mais ou menos. Queria também saber se tem marcas que eu possa comprar todas as mangueiras, já trocar tudo ou se a legítima que vai prestar. Eu ouvi falar da Continental, mas não achei encanto nenhum para comprar, nem para importação. >> Primeiro, esse Audi A6 2.0 2016. Maneiro, >> cara.
Eu acho que é um carro muito grande pro motor que ele tem. >> É uma barcona, né? >> É uma barcona. >> O A5 já é grande. O A6 é maior que o A5. >> É a mesma coisa do Microso Sport com motor 1.6. Carro muito grande com motor de entrada. Não que ele não seja bom. Se você remapear, ele vai para 45, 50 kg fur de torque, até compensa. Eh, olha, cara, esses itens de de mangueiras, né? Eh, eu eu Ainda que custe o dobro, a mangueira da Audi, vai na mangueira da Audi, irmão,
tá? Eu não tenho referência de peça de mercado assim, se eu entrasse com esse carro hoje, ia sair um orçamento com lá na Vanguard, ia sair um orçamento com a peça original. quer fazer, faz se não quiser. E se o cara não quiser? E >> qual que é, é, qual que é o problema do Não, aí eu não faço, >> tá boa. >> Tá. E hoje assim, se eu te passo um Orçamento, eu te proponho prestar aquele serviço naqueles termos e aquela peça que a gente vai instalar. A minha proposta de serviço lá, Igor, é
resolver da primeira vez e é padrão original ou melhor, certo? Então, a peça que eu vou botar no carro ou vai seguir o padrão original, às vezes o fabricante original, não necessariamente a peça na embalagem da Audi. Então, a Audi não tem fábrica de pastilha de freio, ela terceiriza para uma TRW, ela terceiriza Para uma Texter >> e aí você encontra a a mesma pastilha na caixinha da Texter. Beleza, vamos botar essa aqui, né? mais barata que a que a original, mas para certos itens do tipo esses tipos de mangueira, geralmente a genuína, que é
a peça original na caixa da montadora, ela é a melhor opção, ainda mais sendo o A6, né, que é um carro de baixa produção. Ah, era assim que eu resolveria esse Carro se tivesse lá dentro. Como é que o cara pode fazer e essa isso que você acabou de falar? Isso eu suponho que vem com experiência e com a vontade de não ter dor de cabeça, com um cara puto, não sei o que, que é legal. >> Aí você aí tem a peça genuína, tem a >> genuína original e paralela. >> E a paralela, né?
>> Eh, no caso da mangueira, >> você tá falando que você iria na genuína. Isso não quer dizer que não Exista a original e a paralela. deve existir >> devido A6. Eu acho que não. Aqui no Brasil provavelmente não. >> E é por isso que tu vai na genuína. Sim. >> Tá. >> Se não, se tu tivesse uma opção de uma original, tu ia. >> Eu tenho dentro do meu sistema hoje, quando a gente manda as cotações para distribuidores, tal. Por exemplo, eu eu mando um vou trocar o amortecedor do teu Carro, eu eu disparo
a cotação lá. Aí eu tenho um distribuidor que traz o amortecedor alemão Billstein, que é para quem fabrica para áudio. Se toca for um audio. O meu sistema permite nesse caso, aceitar a BTIN como uma opção. Aí o cara me manda, ó, eu tenho Billstein e eu tenho esse >> eh Shenzen aqui. >> Uhum. >> O meu sistema não aceita o Shenzen. Então tem algumas marcas que são permitidas lá dentro. Lógico que assim, a quantidade de peça que tem no mercado é um negócio tão descomunal que o sistema faz seleções assim para itens de troca
eh corriqueira, né, de de grande volume. >> Mas às vezes você vai cotar às vezes um carro mais antigo que nem a genuína tem mais. E aí você tem que entender o que tem no mercado e fazer uma avaliação. Vale a pena fazer? Muitas vezes não Vale, cara. Não tenho peça para instalar no teu carro. Ó, tem, ó, eu eu fechei o motor da Land Rover. Esses essas Olha que curioso, né? A Land Rover ela ela ela ela fala que se o motor se eles se se o motor queimou a junta e você tem que
fazer um serviço de junta, você tem uma uma retífica que você pode fazer e aí você tem que botar uma junta sobre medida naquele motor. Beleza, né? Junta sobre medida. Vou botar uma junta 020. Vai lá na Land Rover. Ô Land Rover, me vê uma junta 020 para esse motor. Ah, não tenho, pô. Como é que o teu manual fala que que que o seu usinário eu tenho que botar essa junta e você não me oferece essa junta? Aí você vai pro mercado, aí você descobre que um cara na Inglaterra fabrica junta sobre medida. É
o John Adams. Bicho, eu nunca comprei uma junta do John Adams. Qualquer coisa que eu vou falar assim, por eu não ter experiência de aplicar uma peça desse cara, aí eu não sei se isso vai dar bom ou não, entende? Só que o serviço me exige usar essa junta. Aí eu tenho que conversar com o cliente, olha, só tem essa no mundo para esse motor que você tem aí. Eh, e aí >> vamos não vamos >> vamos conversar, entendeu? Eh, então tem essa avaliação assim de de primeiros fornecedores, tal, de de outras peças. Cada caso
é um é um é uma avaliação, cara. >> Entendi. >> Tá, mas eu te falei, padrão é original para cima. Desse jeito eu consigo dar garantia, sei que vai ficar bom, porque é o padrão que o manual exige, cara. Entendeu? Eu não quero ter retorno, eu quero resolver o teu problema só. Certo? E eu busco sempre o melhor preço também quando ele existe. Precisar trocar o teu módulo S. Isso é uma peça proprietária da Mercedes. Ninguém uma outra pessoa fabrica. É o preço da Mercedes, irmão. Hum. Entendeu? Não tem o que fazer ali. Ou é
um reparo. Aí eu posso fazer um reparo. Cada casa é um caso. >> Vai lá no no ferro velho. >> Eu fico pensando na B 200 no ferro velho. >> Sabe qual que é o problema? Se aí que tá o negócio, o módulo 100 ele dá pau por tempo. O módulo da SLK que tá lá tem a mesma idade do teu. >> A chance de você instalar hoje e amanhã dar problema é grande, velho. >> Por isso que peça usada não dá para dar garantia. Mas às vezes é só o que tem. Aí você troca
e [ __ ] mano, teu carro tem 15 anos, tem 20 anos. >> Eu enfrento isso com meus carros. Eu tenho algumas BMW da década de 90 que a Montadora não fornece mais algumas peças específicas. Tem que dar um jeito. >> Tem que dar um jeito. Que que tu ia falar aí? >> Eu não sei mais. Ah, não. Eu ia falar que que eu, pô, se eu pudesse, tudo que eu falei com todos os carros que eu já tive era de tentar ir nessa, nesse lance de peças genuínas e originais, porque eu gosto disso. Acho
que você manter o carro de um jeito bonitinho, me parece Pelo menos que essa é a melhor opção para que você faça o carro durar mais, né? >> Mas assim, no dia a dia, o comum mesmo é assim. Qual é que tem aí? >> Tá duro, meu irmão. >> [ __ ] borracha. Ah, tá. Eu tô na estrada, eu tô ouvindo aqui no C4 um barulhinho de vento. >> Sei. >> Fui olhar minha borrachinha ali de vedação. Tem um rasgo. É legal. Pô, Quanto é que é original, pô? Quatro conto as quatro borrachas, né? Que
você não compra separado. Quanto é que >> R$ 4.000 as qu R$ 1000 cada borracha? >> Quanto é que é a paralela? Ah, R$ 1.500. Nem troquei. Deixei assim, [ __ ] Falei: "Não, vou esperar". Então, às vezes vale mais a pena você nem trocar, cara. >> É >> você tentar fazer um reparo ali, uma borracha, você paga R$00 numa borracha. >> Pois é. >> Com 4.000 é [ __ ] também. E às vezes o reparo da borracha, [ __ ] [risadas] >> o reparo da borracha às vezes é mais negócio, cara, entendeu? Então, cada
caso tem uma avaliação, certo? É isso. Então, não, no A6 vai pra genuína, vai ser feliz. >> Quid é coisa de suave. Vamos ouvir. >> Quid é coisa de suave. Mandou uma mensagem pelo Pix. Esse incremento de tecnologia não foi acompanhado pela Maioria dos mecânicos brasileiros? Como fica a manutenção de carros com ECUS, BCI e injeções diretas? É, cara, é o que muito do que eu mostro no meu canal, cara. Eh, antigamente você tinha um problema de quando começou a injeção eletrônica, a injeção eletrônica é um componente ou um sistema que injeta combustível para dentro
do motor. Combustível sai do bico injetor. No início todo mundo trabalhava só com carburado. Aí lá lá lança a injeção Eletrônica lá na década de 90 a mais ou menos aqui no Brasil pelo menos. E aí todo mundo mexa com o carburado, falava: "Mano, não compra essa porra". Eh, ainda mais nas primeiras, né? o o Gol, se eu não me engano, o Monza que eu soltei no canal, primeiro injetado. Primeiro o cara não sabia consertar e depois ele tinha que ter um investimento. Passa-se 20 anos, toda oficina hoje minimamente equipada vai ter uma maquininha, custa
uns três conto Hoje para você testar os bicos e limpar o bico. Toda oficina hoje não dá para trabalhar hoje com carro sem ter essa maquininha. três conto e e faz parte do do do dia a dia da oficina. Pô, tá elindo tá falhando, pôra, os bicos estão injetando tudo, a mesma coisa. Você que tiver um bico que injeta menos ou mais, vai falhar. Então você tem quatro bicos, todos os bicos têm que entregar a mesma quantidade de combustível. O que Acontece? Suja em top, aí um injeta menos, aquele cindo começa a falhado. Aí você
chega cabar os quatro. Pô, qual dos qual desses três? É um up agora. Qual desses três tá falhando? Ah, esse aqui. Como é que você descobre? Você põe uma máquina, tem umas buretinhas, você liga uma bomba, eles injetam, preench um copo e aí você vê que o bico do meio tá preenchendo menos que o copo. Esse bico tá injetando menos. Vamos limpar, vamos trocar. Beleza. Isso é para carros de injeção indireta que começaram na década de 90 e hoje uma maquininha dessa custa uns três pilas, né? vai cobrar R$ 300 aí para fazer um serviço
de limpeza e teste tal em X serviços aí sem serviços você paga a máquina ainda tem lucro, né? E você dá uma solução pro cara que é o motor parou de falhar, >> né? Entra a injeção direta. é uma tecnologia que é a pergunta que Ele mandou ali por volta dos anos 2010 paraa frente. A máquina de teste de injeção direta hoje de entrada ela deve tá saindo uma máquina boa que te dá laudos. >> Uma máquina boa. >> É uma máquina boa. >> Aí cara, >> tu gosta? >> Tô com duas máquinas lá em
casa. [risadas] que é uma máquina minha. Não, vamos lá. Eh, beleza. >> Custa R$ 200.000. >> Quê? >> R$ 200.000 falando ó, a mudança de tecnologia dos carros >> é um salto. Você acha que eu vou vender esse serviço a R$ 300? >> Não dá. >> Não dá, velho. Entende? Então, se eu vou fazer 1000 bicos no ano, eu tenho que ver custo da máquina. as parcelas, depreciação em 5 anos, essa máquina tem que se pagar. Isso vai aumentar o custo da mão de obra. Então, uma oficina hoje para você montar, para você dar uma
precisão num diagnóstico bacana, tem outras formas de você testar bico, tá? Ah, mas a mais precisa é com uma máquina dessas. Você pode trabalhar por inversão. Aham. Tá trabalhando no Segundo cilindro, né? Agora eu mudei o bico. Qual se ele vai falhar o terceiro agora? E assim são jeitos de trabalhar, mas para você ter precisão mesmo. É isso. Eu fiz esse investimento, tá lá a máquina. Eu já fiz alguns vídeos dela explicando toda essa evolução e fala: "Cara, isso aqui não precisa, velho. Eu tô fazendo por obrigação, mas isso aqui já não tá fazendo mais
sentido, velho. Pra montadora que cospe carro todo dia, Tem lá milhares de carros saindo, o fato de você não conseguir consertar o teu carro é bom. E quem que define qual que é o bico que entra no carro? a montadora quando ela faz o projeto. Então, nesse ponto, paraa indústria automotiva, a lâmpada queimar mais cedo e ela ser muito cara para substituir é bom. E se custa muito caro você eh para consertar porque você precisa de equipamento, precisa de investimento, chega um ponto que você fala assim: "Pô, Aqui não vale mais a pena, vou passar
o carro, vou comprar o carro mais novo". Então, sim, essa essa evolução, eu tenho um vídeo no canal, chama cinco novas tecnologias que estão destruindo o seu bolso. É exatamente a resposta para essa pergunta que ele faz. É um vídeo de uma meia hora e eu cito evoluções não só na injeção direta, mas no sistema de tratamento de gases, no sistema de gestão de bateria. Uma bateria que você trocava Por vai uma bateria normal que não é AGM, você vai gastar hoje uns R$ 600, uma GM você vai gastar R$ 2600. Tem bateria da Porsche
que custa R$ 40.000 >> uma bateria, velho. E bateria é item de desgaste no longo prazo. >> O acumulador ele perde eficiência com o tempo, né? A bateria de lítium hoje não é uma bateria mais física, ela tem um módulo lá dentro, porque ela tem um BSM para cuidar da da bateria, Né? Beleza. >> 40 cono. >> 40 conto. Ela é um computador, velho. A bateria, >> [ __ ] >> tem. É, é. >> Que merda. >> Eu tenho esse vídeo também no canal, se você quiser ver lá >> essa [ __ ] desse carro.
>> Então assim, e e adivinha? Elas dão Problema. [risadas] Elas estão dando problema. E aí o cara chega na conta, né? A a bom, vamos lá. A a concessionária, ela é obrigada a trocar a bateria. E aí, quanto custa a bateria nova? Olha aí também faz. É. E aí? Bateria todo mundo vai trocar na vida. Beleza. >> Teu carro tem 5 anos. Não, não, não Tenha grandes expectativas se a tua bateria ainda é original, velho. Você vai trocar agora, se ela custa 40 conto, irmão. E outra, não é só, não é só o técnico, assim,
essa bateria, por exemplo, ela fica embaixo de um banco, assim, não é qualquer mão de obra. Você não vai na casa de bateria para trocar isso. Daí você tira a bateria, você liga, carro sem de um mão de luz, tem que entrar com o scanner, apagar as avarias, tem módulo que não funciona, Módulo, né? Nossa, chato para [ __ ] >> Então você precisa ter equipamento. Esses equipamentos são caros. Na verdade, a montadora aqui no Brasil não dá nem suporte para isso, né? Você tem que importar esses equipamentos dos mercados onde as montadoras são obrigadas
a vender esse equipamento, são os scanners. Então é caro consertar carro hoje. Não dá para comparar com 10, >> 15 anos atrás. >> Consertar um Chevete. Era outra parada. >> É outra parada. E o técnico hoje de eletrônica, ele vai sofrer com Chevete, porque o Chevete ele é de uma natureza diferente, um outro tipo de técnico também. E eu enfrento isso, tá? Não são todos os Eu, eu trabalho com carros carburados. Eu tô tô com 10 técnicos hoje na Avangard. Acho que dois são capazes de eu passar Um serviço de um carro carburado e ele
conseguir regular, diagnosticar, etc. Então você vê que não é que assim tá tá ficando mais complexo, não. A a o carbador também tem a sua a sua característica, a sua manha, o seu tipo de conhecimento que você tem que desenvolver durante um tempo. Agora tá sendo um novo e esse novo ele vem junto de um investimento de equipamento, de eletrônica, de curso, de complexidade. Eh, >> entendi. >> Muito mais difícil. Você vai tirar um bico injetor de um Astra, cara, é 2 minutos você tira a flauta. Você vai tirar um bico injetor do da de
uma mercedes? Não, de um eu pego peg um up TSI, velho. Não é 2 minutos, irmão. Vai passar algumas horinhas aí. horinhas não, você vai pagar um uma meia horinha ali, você vai gastar para tirar o coletor, tudo. Então, a complexidade Também para acessar os componentes, ela tá muito pior, né? Ela adiciona tempo ao serviço. Teu carro não vai fazer um bate volta, ah, deixa de manhã, tá dizendo que a coisa ela tá ficando aparentemente eh mais difícil, mais trabalhosa e mais cara de forma intencional. >> Intencional é uma palavra difícil, cara. Mas a complexidade
ela é benéfica pra montadora que tá cuspindo o carro novo hoje, >> tá bom? Então a gente consegue inferir Aqui, tirando do nosso curso sem informação, sem dado nem nada, que se é difícil e caro é bom para [ __ ] para montador >> e pra oficina também, tá? proficina também, >> porque não é qualquer um, a régua de dificuldade é maior. Você vai ter que se esforçar, você vai ter que >> investir tempo da tua vida para entender como aquela merda funciona para você começar assim: "Pô, beleza, Agora vou apertar esse botão ou não,
esse", entendeu? >> E aí, como você é o cara que aprendeu aquela [ __ ] e você for bom e dedicado e o [ __ ] começa a aparecer. >> Aham. ter mercado. >> Falta técnico. Hoje >> passei por um por um problema de de dificuldade de conseguir resolver alguma coisa, que era eu quando comprei o carro ele só tinha o rádio e CD, né? E eu falei: "Porra, pelo menos um Bluetooth, Alguma coisa, vou ter que pôr para ouvir um som". >> Uhum. >> E aí começou a saga. E nessa saga, a primeira coisa
que eu descobri era: "Tá, como é que eu, como que eu vou botar um Bluetooth aqui?" Descobri o conector do rádio, falei: "Legal, só plugar." Pluguei, nada acontece, não muda pro auxiliar, não tem auxiliar. O rádio tinha Bluetooth, >> não tinha não. Eu comprei um Adaptadorzinho e coloquei. Tive que desencapar um fiozinho ali e tal para fazer a conexão dele. Mas o ponto é >> você fez uma gambiarra. >> É porque não, eu procurei e não tinha o que fazer. Não sei que >> eu tenho uma solução para você. Eu vou falar no final, >>
tá? Eu >> eu sei uma solução também de R$ 10, pô. >> [ __ ] da galáxia. >> R$ 10? Não, tudo bem. Eu não gastei Quase nada, mas assim, o ponto é, >> eu descobri que eu tinha que mudar pra entrada auxiliar do rádio. A entrada auxiliar vem bloqueada de fábrica. para eu achar um lugar que tinha um scanner, não sei, alguma coisa que eu poderia, o cara poderia mexer no meu carro pelo computador para eu achar esse cara que tinha o específico, eu liguei na Citroen, ninguém tem. >> Ah, não faz, não tem,
não tem. foi achar aqui perto da do do estúdio um cara que Ele chegou e aí ele fez isso, ele desbloqueou e falou: "Agora você põe o Bluetooth aí, eu não vou mexer na tua afiação porque tua afiação é novinha, tá bonitinha de fábrica, tal, eu não vou mexer." Aí eu mexi e agora eu pensando nisso, espero que não seja isso que esteja causando curto. Mas o problema no meu no meu ar condicionado, >> cara, >> eu investigaria isso daí, cara. >> [ __ ] que pariu. >> Quando a gente recebe esses paus elétricos lá
na oficina, cara, a gente geralmente pergunta, cara, tem acessório? você mexer nesse carro, me conta um pouco da história, tal. Aí o cara às vezes acha que não vê conexão, pô, mexer no rádio, pro ar condicionado, tal, mas cara, dá uma vez chegar nisso aí, porque às vezes você tá queimando, porque assim, o sistema ele é ele é dimensionado, a alimentação, a energia Que vai passar no cabo, o tamanho do cabo, o o componente que manda energia, ele é dimensionado. >> Uhum. >> O cara não gastar o fio errado, porque ele vai gastar dinheiro a
mais se ele botar o fio mais grosso. >> Ex. Você pega assim em paralelo ao que tá alimentando o ar condicionado, você puxa uma alimentaçãozinha para alimentar um modulozinho bosta de Bluetooth que vai consumir alguns milampes ali, Ligado? Às vezes esses milampes já é o suficiente para >> sobrecarregar o driver. >> [ __ ] tem como tu comprar uma [ __ ] de um trocinho que tu liga no isqueiro, [ __ ] Nunca viu? >> Exato. >> Então, mas aqui via rádio, não, cara. Eu gosto de qualidade de som, né, mano? Pelo amor de Deus.
Problema do de que ele é músico. >> Não é assim, eu não tenho condição. Eu Testei um bagulho desse, parecia que eu tava era pior que o rádio. >> Então, [ __ ] mas eu queria [ __ ] do som. >> O C4 ele ainda tem aquele rádio padrão jean, né? Aquele padrão quadradinho assim. É melhor trocar a unidade, pô. >> É, então, eu pensei em fazer isso. >> Tem tanto rádio. É, >> eu pensei em fazer isso. E aí, >> R, R$ 300 com Bluetooth. Aí, >> eu pensei, >> eu devo ter uns jogado
lá na oficina, inclusive. >> Mas eu não vi nenhum que ficasse, pô, que acompanhasse ali a a estética, >> cara. Só bota uma [ __ ] do multimídia ali que você f >> Não, tá funcionando, cara. [ __ ] >> Sabe sabe, sabe o que eu acho curioso? >> A primeira coisa que salt [ __ ] do >> Ele tá preocupado com issa pro rádio de R$ 300 porque não vai combinar com o painel, mas é normal você puxar um gato Do chicote. Isso, [risadas] isso, isso é uma solução aceitável, >> não é, né? >>
Do ponto de vista técnico, cara. Assim, [risadas] do tipo, >> errou, >> mano. Os valores estão errados. Ai [ __ ] >> as prioridades estão as eh, >> mas é que eu tinha visto umas coisas, por exemplo, isso, tipo, o computador de bordo é em cima, o rádio é embaixo. Ele É a mesma coisa, mas um é mais para cima, um é mais para baixo. E aí os caras falou: "Pô, aí você vai perder o computador de bordo". Porque o o C4 ele não, eu não tenho nada no painel aqui na frente, eu tenho um
conta giro >> eletrônico >> e o resto é tipo EOS, mas de um jeito bonito, né, que funciona, que é o o velocímetro ali em cima. E aí eu tenho algumas questões da do rádio que eu consigo mexer ali em razão. >> É, então esse esse foi o problema porque eu falei assim, pô, mas aí eu vou perder funções do carro. Como por exemplo, eu eu fiquei um tempão até conseguir chegar numa num quilômetro por litro que eu falei: "OK, agora estou dirigindo o carro de uma maneira tranquila". Porque gastava para [ __ ] carro
pesado, 1.6. Então eu pensei, pô, vou perder isso, eu não vou ter essa esse visual ali de poder mexer em algumas coisas do carro, sabe? Olha, você injetar um sinal na Saída do som para alimentar as a o amplificador ou as caixas de somra no mercado com loja especializada de som. Os caras fazem isso. Jet sinal, ligam um módulo Bluetooth para você conectar a via celular. Você só não vai puxar a alimentação, você puxa uma alimentação independente lá, pega os cabinhos lá da bateria, vem com dois cabinhos por dentro do painel, tal, e alimenta esse
módulo separado. Não puxa do do circuito Original do carro >> que, mano, é problema, velho. Você sabe que esse é, se você entrar no AliExpress hoje nessas nessas mercado é chinês, tal, não sei o quê, provavelmente você vai achar uma central até baratinha assim, tem central de 300, 400 pau, dependendo do carro, com tela, Bluetooth, que você tira uma e põe a outra. Você acha isso. >> Hum. >> Mas essas também às vezes dão problema, Tá? É >> essas essas quando comunica com a linha de dados do carro, com a linha Clex Ray, a gente
resolve alguns problemas dos caras que instalam essas coisas dependendo do carro. Depende muito do carro. Carro mais antigo, que é um pouco menos complexo, talvez ele mantém as funções do computador de bordo, mas te dá a função do Bluetooth. Vale fazer essa pesquisa. Eu sofri muito com esse negócio e acho que por isso que eu Fiquei meio, né, recioso com o Jetta, porque o, apesar da moldura ser tudo original, parecer bonitinho ali, o, a tela em si não era original, >> porque acho que no no o Jetta que eu tinha no meu ano, a tela
era menorzinha e no meu tinha uma tela grande, a televisão, aquelas porras toda. >> Mas bicho, era eu ligar o carro, tinha dia que eu tinha que esperar 20 minutos pro Bluetooth dar sinal e eu conseguir conectar as coisas que não, >> esse é o problema dessas centrais >> trava tudo, [ __ ] >> dessas centrais paralelas, cara. Mano, vende o carro, velho. [risadas] Fala isso não, que eu não terminei de pagar ainda. >> A prioridade ao som vende o carro, velho. [risadas] >> Não terminei de pagar ainda, [ __ ] >> É [ __
] [ __ ] >> É [ __ ] >> Edson Carrieri mandou uma mensagem pelo Pix. Grandes amigos, Gui já preparou um Opalão. Tem o Opala Turbo Fusion Mercedes antiga V8. Aqui a lasanha faz parte do dia a dia. Forte abraço. Edson Carrieri de Ribeirão Preto. >> Meu abraço e as minhas meus respeitos aí pela pela pelos carros. Não, não, não preparo ah não preparo Opalas, não tenho conhecimento específico dos motores e não tenho uma operação que esteja especializada nesses Carros. Eu faço manutenção de Opalas, principalmente de algumas coleções, tal, mas é o que eu
te falei, é padrão original e não é modificação, não é preparação. Tem cara muito competente no mercado, tem fórmulas muito consolidadas paraa preparação, seja o teu botou turbo ainda, então assim, eh, é outro, é carro, mas não tem nada a ver com o serviço que eu presto lá hoje. Em alguns casos eu faço conversão para para injeção, né? Mas eh é muito específico. Eu não sou especialista nesse ponto. >> Tem um cara aqui que tá perguntando onde é que compra o o Oil Stopper, que a C200 dele tá com vazamento no mesmo sensor. >> É
na Mercedes original. Custa nada, mas custa R$ 6, R$ 9. >> É, >> é um chicotinho, velho. É um fiozinho e uns plastiquinhos. Tá bom. Pelo menos eles estão metendo a faca, né? R$ 100. >> É, mas assim, ó, você tá vazando o óleo já, abre o teu módulo e seca lá, velho, Porque no longo prazo isso aí >> pode perder o módulo. Pode perder o módulo. >> E põe o stopper lá, po. >> Ó, tem mais, família. Olha só, vocês mandaram aqui algumas mensagens, mas a verdade é que o Gui ele tem mais o
que fazer. Então, eu vou, >> Bora lá, bora lá, bora lá. >> Eu vou dar play aqui na do Jansen Rabelo enquanto eu vou ali no banheiro e aí quando eu voltar a gente vê o que a Gente vai fazer. Bom, vamos lá. Jansen Rabelo mandou uma mensagem pelo Pix. Tive um Peugeot 206 com A4. O câmbio trocava de primeira para segundo patinando a roda. Bizarro. Hoje tenho um 208 Stele 2023 motor Firefly. Melhor carro custo benefício. Sou fã de vocês. >> Ô, eh, o 208 tá envelhecendo melhor que o 206. É isso eu posso
te dizer. Menos problemas crônicos não significa que o carro não tenha problemas crônicos, né? Depende da Eu não entendi qual que é a versão que ele tem lá, mas o 208 você tem as versões eh THP, qual >> style 2028 Style. Aí já é o o não é, não vou comparar um carro de 20 anos com um carro novo, né? >> Sim. >> Mas ah ah eu acho que a Peugeot pagou os pecados no 206 E o 218 é um produto muito mais bem resolvido, tá? No seu longo prazo, cara. Eh, depois de passado o
mesmo período pro 206, até o momento 208 tá é uma melhor opção mesmo. Tá HPzinho manual ali, ó. >> É, então, >> hum, ali, ali. Dos dos carros de entrada. E ele é bonito, né, cara? É um carro bonito. >> Car bonito. É, acertaram nesse carro aí, né? É, >> é, também achei. >> Eu, e eu você vai ter os problemas do do THP que são conhecidos, podem ser um pouco caros, bomba de alta, os injetores, tal, mas você quer um carrinho que puxa legal, que tem uma pegada mais viseral, é o preço a se
pagar, eu acho. ainda até hoje compartilha a plataforma, esses carros franceses assim ou é >> depois passou pro pro Da Fiat, né? Aquele aquele motor que tá na Fiat ainda é do grupo Estelantes, né? >> Esse Firefly que ele falou, não é? >> É, >> esse era é era da Fiat esse motor, não era? Via dos Palhos, né? É, eu lembro disso. >> Eu lembro disso. >> Vamos lá, então. Olha, a gente tá falando de cadeira. >> [ __ ] mandou uma mensagem pelo Pix. Salve tropa, queria saber a opinião do Gui sobre o cadet
94. Acho o carro muito maneiro, mas não sei se ele vai ser uma bomba. >> Vai ser uma bomba. Vai ser uma bomba. Carro tem 32 [risadas] anos. >> Já foi a bomba. >> Já explodiu. >> Já vi arrumou. >> Tá maluco. 30. Tá maluco. >> Ó, um GM gsi e tal, né? Acho que o o [ __ ] da Galáxia era aquele Cabriolet, né? carro ia pra Itália para fazer o teto, depois voltava aqui pro Brasil. O cadete, cara, o Jess é o ia para Bertone, cara, fazer o teto. Lembra do cadete conversível? >>
Cara, eu acho que eu nunca vi. >> Era picudo, mano. O carro também era uma sanfona, né? >> Era, >> pegava lombada, ele [risadas] >> [ __ ] >> porque os caras cortavam o carro no meio, né? Mas era Bertone, pô. podia falar que era um dos únicos carros assim importados da época que teve passagem na Itália no grande, enfim. H, cara, você tá falando de um carro de 30 anos, você vai achar esse carro hoje na mão de um colecionador que investiu bastante dinheiro pro carro ter passado esses 30 anos e tá em condições
de uso funcionando? Eu acho que é a ideia de Você fugir da bomba, esse carro vai ter um preço, velho. Não vai pagar FIP nesse carro, entendeu? Esse carro atravessando esse período de 30 anos, ele ele teve sofreu corrosão, ele sofreu ressecamento de borracha, ele devia ter passado por todas as trocas de óleo do ponto certo. Vai saber que combustível esse carro foi abastecido durante esses 30 anos, pode ter prejudicado o carro com o tempo. Os carros que cruzaram essa essa jornada estão vivos hoje e envolveram bastante Investimento. Ou você vai achar os carros, os
cadetão GSI com coisa para fazer, é garimpar. Mas eu não vejo se não vai ser um carro barato, velho. Você quiser confiabilidade, não vai ser. Cadê JCI? Não vai ser barato. >> 94 1994 pessoas aqui nesta sala não estavam vivas. >> Não sei que ano >> eu nasci em 95. [risadas] >> Eu eu já não tava. >> Eu já não sei. Tô velho, mano. >> Para tu ver, moleque. >> Tô velho, mano. >> O primeiro carro que eu di, >> eu sou o mais velho da sala. >> É mesmo? >> Eu sou de 85. Tem
cara mesmo, >> [ __ ] [risadas] >> Teu cu é meu, filha da [ __ ] >> Brincando, cara. Pera aí, pô. Brincadeira. Meu pai tinha um PO 98 e eu Lembro de parar num posto uma vez, carro bonitinho, inteirinho, tinha ar condicionado, direção, direção hidráulica, palhozinho 98. Parei no posto de gasolina, vira e mexe acontecia isso. Os frentistas vinha na hora e falou: "Ô, quer vender?" Não, toda hora, cara. Os cara queria comprar o carro toda hora. Aí no dia que quis vender, ninguém queria mais. Ó que loucura. >> Os carros eles fazem assim,
né? >> É. Fazem assim, vai ver um gol hoje. É um gol, um >> padrão original, 150 pau aí 100 con. >> Nossa, >> reformado aquilo que eu te falei, por exemplo, um DNI >> padrão original, né? >> Ah, tem aqui um do sobre um Passato. >> Adiador de Fusca 79 mandou uma mensagem pelo Pix. Fusca. >> Salve, Gui e Igor Belis. Gui, estou apaixonado pelo Passat CC 2013. Tenho Uma certa ciência de um custo de manter este carro. Pode me falar mais sobre? É uma boa. >> É uma boa. É [ __ ] Que
uma boa depende de uma porrada de coisa, né? Se for teu sonho, tu vai falar que é uma merda carro. Não vai, né, >> cara? Não. Eu eu inclusive eu cito esse carro em alguns vídeos assim de ah carros com ronco bacana. Tem ele, eu cito o Passat, eh Volkswagen para comprar até 150 pau, eu acho que eu cito Ele também. Eh, o passar de CC, ele é ele é uma uma um carro único pelo motor, pelo design da carroceria, pelo segmento, apesar de tração dianteira, ele tem um espaço interno de série três, tal, né?
Passat sempre foi uma coisa meio descolada ali nos nos sedans premiums. Eh, eu acho que com o longo prazo passar de CC pode ser Um carro que vai manter valor, vai definir uma época, assim como o Gol GTI foi, assim como o Santana GLS, sei lá, né? Agora você vai gastar dinheiro sim com manutenção. É um motor VR6. Ah, ele dá vários problemas. Eu tive motor que eu tive que abrir motor para trocar variador de comando. Isso é bem caro. Pode ficar eh metade do valor do carro, dependendo dali do não sei como é que
estão custando as peças disso aí hoje. >> E você vai precisar de um de um mecânico especializado. Eu sou um deles. Se você quiser visitar lá, se você tiver o carro, is é um prazer te ajudar. Eu faço alguns CCs lá, hã, para fazer as manutenções corriqueiras, porque você vai ter problema, tratando de um carro 2013, já é um carro de mais de 10 anos. É aquilo que eu falei, né? A gente tem um negócio que chama entropia, né? Que vai comendo tudo do carro >> e do resto e do universo também. [risadas] >> É
exato. >> Por que que o carro não, né? O carro tá faz parte dessa equação. E o segredo é você comprar um carro com boas condições. Esquece se alguém te falar que o carro tá perfeito, nenhum carro de 2003 tá perfeito. Você compra ele, faz uma inspeção visual de de pré-compra, né, que o pessoal fala hoje muito no mercado. Para você ter uma Ideia do que para peneirar antes da fase de negociação, para saber o quanto que pode gastar naquela hora. Você negociar isso no curso de de compra do carro. E aí você vai ter
uma manutenção de um carro de 10 anos, cara, que vai acontecer se você usar. E se você não usar também, ele vai quebrar do mesmo jeito, entendeu? Por outros motivos. >> Mas vai quebrar, >> mas vai quebrar. Então é, eu acho que é um carro que pode ser um ícone mais pra Frente. Quem tiver daqui a 10 anos vai cobrar o preço da manutenção, porque eles vão ficar mais raros e é um carro já raro. E o ronco é muito legal. Olha aqui essa mensagem do Chico Chicote de filha da [ __ ] [risadas] >>
Chico Chicote mandou uma mensagem pelo Pix. Gui, comprei meu primeiro carro, um Nissan Centra. É um carrão e chama atenção, mas não me alegra de verdade. Não tem alma. Com 100.000 eu consigo algo manual e com sensação de morte. [risadas] >> Pô, consegue. >> Sensação de morte. >> É, [ __ ] Ele quer achar que vai morrer. É isso que ele quer. >> Sensação de morte específica. Tem tanta coisa que dá sensação de morte [risadas] mais barato aí. H, cara, 100 conto, velho. É que assim, nunca é só 100 conto, né? É o 100 conto
mais o Esse é o custo de aquisição, >> tem o custo de manutenção. Aí você tem que escolher um que na equação faça sentido, né? [ __ ] velho. Eu eu pegaria um carro manual, velho. Sabe? Um carro que pingou agora aqui e pode ser interessante. Nossa, talvez totalmente inesperado, mas um Volvo C30 manual com motor 2.5 cilindros, turbo >> manual >> e beleza. É um hat, não sei se você precisa de porta-mala aí, tal, não sei o Quê. >> O cara acabou de falar que comprou um Nissan Centra. >> É, >> acha que ele
vai ter para comprar esse daí, [ __ ] >> Não, o Volvo é 60 pila, [ __ ] >> É mesmo? Não, C30 hoje é 60 conos. >> Que ano? Quer ver? >> Ah, 2000 13. É, um pouquinho mais. 2010. Pensei que fosse ser bem mais caro. É, >> mas depois tu vai mamar para tua SLK, Irmão. >> É, mas depois tu vai mamar para >> Ah, não é 60 é queisição. >> Aham. >> Aí você tem que tem C 30. Eu faço eu faço um lá. Não sei porque que caiu a [ __ ]
do C30 agora assim, mas assim, >> mas você para já dirigiu? Ele é um carro gostoso. >> É, velho, tem uns cinco em linha lá cara, >> puto ronco desse motor. E é manual, pô. Você vai tá conectado, >> põe uma turbina grande lá, você vai ver. É sensação de morrer mesmo. [risadas] Ou experiência. >> Sabia essa [ __ ] desse carro aí, mano. >> É bacana, velho. E ele é de frentão, né? Tem aquele vidro, as cotilha traseira. Ah, é aquele do V esquisito. Calma aí, calma aí. Não sei qual é, não. Deixa eu
ver aqui. Calma aí, calmaí. >> Ele é um Ford Focus, velho. >> Como é que é o nome desse daí? >> C30. É um Volvo. >> C30 Volvo. >> Sabe um outro carro que você pode comprar também na mesma categoria? >> Ah, esse vidro esquisitão atrás aí. >> É, velho. Um você pode comprar também um Suzuki Swift. >> [ __ ] Que aí >> outra coisa também. >> Suzuki Swift. >> Eu soltei vídeo no canal recentemente desse carro, inclusive >> 70. Eu tô pensando assim de carros assim, quando ele falou sensação de morrer, eu acredito
que seja assim, porque [ __ ] o centra convenhamos, né, velho? Ele é um carro para você se deslocar, né? Você, aquele pai de família, 50, 60 anos, tem dois filhos para carregar, final de semana tem que encher o porta-mala de de tralha, né? Você quer lá, pô, tem um custo de Deslocamento baixo, confiável, não quer chamar atenção, tem a questão da segurança, >> um carro bonito para caramba. entra nesses quesitos, ele é uma das melhores compras. Agora, quando ele põe assim, quero morrer, sensação de morrer, >> no final da frase, aí a gente tá
falando de campo manual, a gente tá falando de motor turbo, >> tá falando de de dinâmica, né? Bom, tá aí. >> Tu esse LK não tá próximo desse valor não? >> A minha acho que eu comprei é por volta de 100. >> É, então já não dá para dar uma sensação de morrer. Dá, não dá. Ah, >> acho que não, mané. >> Não é que ainda não é muita proposta ali. >> Eu eu acho que o o câmbio manual, independente de quantas potências tem o Carro, tá? >> Tá. Câmbio marual, um motor com os seus
40, 50 kg força ali, ó. É a é o é a porta de entrada pra sensação de morrer. >> Tá bom, tá entendido. [risadas] Ai, eh, bom, volto só mais duas e tô outro já tá atrasado. 8:30. Vamos lá. >> Bora, bora, bora, bora. >> Vamos lá. >> Adriano 210 mandou uma mensagem pelo Pix. Gu, descarbonização de câmara de combustão usando jato de casca de nós. Faz sentido. Tenho um Virtus 200 e pretendo fazer um remap. >> Por >> tá bom. >> É, é o seguinte, carro de injeção direta, ele sofre de um problema de
carbonização, tá? Então, conforme você vai usando o motor, o vapor de óleo lá dentro do cárter, ele vai condensando nas paredes ali da parte da admissão por onde entra o ar do motor, esse esse carbono vai acumulando, Vai ficar que nem caca de nariz assim, ó. Vai vai interrompendo o fluxo de ar pra entrada do motor. Então, todo carro que tem só injeção direta tá sujeito a essa carbonização. E aí você tem que enfiar o dedo lá, né, daquela cutucada que é a descarbonização que ele falou. Só que ele falou uma coisa assim, descarbonização de
câmara de combustão. Não é na câmara de combustão que você tem o problema, porque ali já tá passando combustível, é no duto de Admissão. Sim, faça o jato de casca de nós. >> Casca de nós. Cara, isso é curioso, cara. Ah, o primeiro carro que veio com injeção direta pro Brasil foi o motor N54 da BMW. Esses carros saíram, é, a garantia da BMW era 3 anos naquela época. foi o primeiro motor que chegou no Brasil, 2009. Então ali, por volta de 2011, eu comecei a receber esses motores e aí eu lendo o Manual de
manutenção desses carros, tinha lá 60.000 km descarbonização, walnote h blasting, né, da descarbonização dos duos de admissão. Cara, isso era 2000 e 11, 12, 13 ali. E aí eu falei: "Mas que [ __ ] é essa, velho?" É, é walnote blasting, né? Wut é noss plasting é jateamento. E aí eu descobri que lá fora a montadora BMW falava que, ó, esses motores que eu lancei no mercado daqui a 3 anos, daqui a 60.000 km, vão carbonizar e eles têm Que ser limpos com esse processo. Aí eu fal, onde que eu acho casca de nós e
outro, quanto que custa a máquina de jateamento com casca de nós? Eu posso dizer com uma certa confiança que eu fui o primeiro cara no Brasil que montou uma máquina dessas para fazer esse jateamento. Eu comprei a nós no Brasil, isso naquela época. E isso foi um dos serviços assim que eu ficava pensando, mas como é que eu não Sei essa [ __ ] Porque ninguém sabe que tem que fazer isso, entendeu? Eu fazer ali dos meus dos meus clientes. >> Depois que eu fui abrir o canal da Vanguard lá em 2017, 18, tal, não
sei o quê, eu soltei porque esse era um dos serviços que eu fazia, que eu que eu sabia que, mano, se tem um outro maluco fazendo essa [ __ ] aqui no Brasil hoje, o cara o cara assim também tá quieto, né? E aí eu soltei o vídeo, eu falei que tinha Que fazer, eu provei porque tava no plano de manutenção e e eu mostrei que eu fazia o jateamento com casca de noosa. Eu não mostrei a máquina que eu montei, que eu uso ela até hoje. A é uma máquina, tá? Mais de 10 anos
lá comigo. >> Tu que fez? >> Eu que fiz a máquina. É, eu que fiz a máquina. >> E eu soltei car. E essa [ __ ] dessa casca de nós, tu ruma essa [ __ ] onde? >> Rio Grande do Sul. >> É uma bagulho feito especificamente para isso. >> É casca de nós. Ela é moída. Existem várias granulações. >> Aham. >> Você tem que acertar a granulação. Então, tem umas muito grossas e tem umas muito eh finas. Tem umas que parece uma areinha e tem umas que parecem uns uns pedaços de isopor assim,
tal. >> Tá. A questão do jateamento da casca de no Assim, é porque ela é mole e ela por ser orgânica, ela absorve o óleo e ela não e você consegue jatear ela. Então você põe ela sobre pressão dentro do duto de admissão, tipo quase que dentro do motor ali, antes do cilindro e ele você não precisa ficar esfregando com aquela aquela caca lá. Ela, mano, ela é treta para tirar, né? >> Vai essa [ __ ] arranca tudo >> essa [ __ ] Você vai lá, liga o jateamento, fica Esperar a máquina fazer o
trabalho. A casca de ela entra lá dentro, jateia e ela não afeta o motor, né? Porque ela é mais mole do que os componentes que estão ali. Por isso que a montadora indica esse tipo de serviço lá na Europa. E aí eu montei esse negócio, lancei esse vídeo, esse vídeo tá até hoje no canal. E aí uns 3, 4 anos depois começaram a aparecer as as fábricas de de ferramenta que trazem coisas assim. começaram a trazer essas máquinas, né? E Hoje é conhecido no mercado inteiro que carro de injeção direta tá sujeito a essa carbonização.
Isso faz parte do plano de manutenção do carro, a necessidade, quanto tempo você vai fazer, qual quilometragem vai variar muito do perfil de uso, mas a gente já usa essa regra aí de 60.000 km para inspecionar e tem que fazer. Beleza? Uma vez feita, você vai ganhar um consumo de combustível melhor, né? Os Jetas e 2.0 TSI, os primeiros que saiam, eles faziam seis por litro na cidade, você fazia descarbonização, ia para 7 por LRO, >> [ __ ] >> Entendeu? E até hoje eu tenho essa máquina, até hoje eu tenho a casca de nós
lá. E é um serviço que hoje toda oficina faz, né? Porque é uma fonte de manutenção, uma fonte de receita, é serviço, né? E tem e tem vira e mexe, né? Porque >> tem que fazer, velho. Senão você, pô, Você é de 1 qu pruleto na cidade, pô. Depend, entendeu? >> [ __ ] Entendi. Bom, e agora a última. Então, ó, >> Leonardo Garcia mandou uma mensagem pelo Pix. E ai, seu fã de OP. Para alguém com recursos limitados, o Sandeiro RS é uma boa opção de carro divertido. >> Foca na segunda parte. >> É,
eu não entendi nada no início. >> E aí, seu fã de Opet? Não sei que >> Opeth, [ __ ] Opeth, [ __ ] >> Não sei o que que é isso. >> É uma banda da Suécia. >> Ah, [ __ ] Você não conhece. >> [ __ ] tu não conhece, [ __ ] >> Michael Unkefold. Eles eram bons até o Ghost Reveries ali até no meado de 2006, não é? Eh, def. >> É um de black metal assim, mas com com acústicos, com com umas umas viradas acústicas assim maravilhosas. Tem músicas de 9
minutos. É tipo um dream Theater misturado com >> Tu gosta de Dream theter? >> Gosto. Odeio Dreamer. >> Mas você é chato, né? Desculpa. É coisa da nossa época assim, molecada. >> Perdão, perdão. Não, mas eu gosto, eu gosto de música. É, tem essa parte técnica, mas tem uma parte melódica muito boa. E aí ele joga o Gutural, né, em cima. >> É bem louco, velho. É isso aí. Qual que é a segunda parte? [risadas] >> Eu também gosto de paradas que ninguém nunca ouviu falar também. >> Eu vou te mandar. Eu eu [ __
] e eu Você tem uma vitrola aqui? >> Não tem uma Titrola. >> Eu vou te mandar um eu vou te mandar o Black Water Park. >> [ __ ] Calma. Não é para hoje. A gente >> a gente tem uma vitrola. Dis tá lá na oficina. >> Alguém me deu uma vitrola. >> Vamos com BV. Me deu uma vita, >> põe no Spotify que funciona também. >> Tá bom. [risadas] >> Vou te mandar duas m para vocês. Depois você me fala se você gosta dessas coisas aí. >> Qual que é a segunda parte da
pergunta? >> É para alguém com recursos limitados. Sir RS é uma boa opção de carro divertido. >> Sim. Sim. É uma boa opção. Tem um mercado de Peças paralelas. Ah, muito bom de upgrades desse carro. Existe toda uma comunidade do Sander RS. Eu já andei em mais de um Sander RS. Acho que tem vídeo no canal eh do Avangard Spirit terceira edição, que eu ando no Sander RS do Barat Juliano. Um abraço pro Barata. Eh, cara, ele encheu os pneus na traseira com 50 kg, eh, 50 PSi, tava todo modificado o carro, tal. Pois o
carro Divertido, velho. É um carro de tração dianteira, motor aspirado, confiável, uma relação peso e potência interessante. Dá para se divertir? Dá. Só que, cara, mano, caiu C30 de novo na minha cabeça. Eu não sei por, porque eu acho que é o mesmo valor. Só que lá é um cinco em linha turbo. >> Desculpa, aqui. >> Pode bater, pode bater. >> Isso aí. Ele quer sander RS. Deve ser Zero, né? >> Será? >> Não tem mais, né? >> Não tem. >> Saiu de linha. É, acho que saiu de linha des >> Então pega a [
__ ] do C30, cara. >> [ __ ] faz um projetão lá turbo de fábrica. É, dá, dá para se divertir ali, cara. Pô, o Manzini usava um C30 para fazer treinamento. O cara que dava treinamento. Você quer, você quer Aprender a pilotar? Vai lá, Interlagos. Era os carros que o cara usava, velho. Interlagos. Mas põe, põe na mão do cara que, tipo, eu não sei se você é culpinha ou não dirigindo, mas se você for se inscrever num curso de pilotagem, tem que ter um carro. Esse era o carro que o cara tinha, velho.
Tração dianteira. Beleza. Não, não sei se tem ainda, mas fica dica aí, [ __ ] >> Bom, >> sei por que tá vendo essa [ __ ] de carro na >> Ah, porque deve ser um bom carro, né? >> Sim, com certeza. >> Daqui a um mês vai ser outro carro. >> Ah, bom, mas é que você deve também o carro que você tá olhando agora, né? Bom, ó, >> tem muita opção no mercado, >> ó. Deixa eu falar para vocês aqui uma parada, ó, dos dos parceiros de hoje aqui. Começando pela KTO, cara. Catu
é o Seguinte, eh, você não é um jeito de você ganhar dinheiro, não é um investimento, mas é um jeito de você se divertir. Se você eh quiser adicionar uma camada de emoção ao teu evento esportivo, aí a Kate é a melhor maneira de você fazer, especialmente por causa das promoções e das ferramentas que tem lá. Por exemplo, ó, se você acertar na mosca a tua aposta, vamos dizer que tu apostou que o Mengão vai dar de 2 a 0 em qualquer otário. Aí escolhe qualquer um Aí. Eh, [risadas] eh, se tu acertar na mosca,
tu ganha mais, tu ganha o valor da que você da tua aposta lá, certinho, e R$ 10 para tu fazer uma aposta nova, cara. E se eu fosse você, ah, olha aqui, ó. Você, você pode só você fazer o teu palpite lá e criar uma aposta com uma OD mínima de 1.8, tá bom? E torcer para dar certinho no que você tá, no que você apostou lá para ganhar essa promoção. É apenas uma vez por cadastro, tá? E essa é só uma Das coisas que tem lá na plataforma. Tem várias outras ferramentas e promoções para
vocês. Lembrando que não é um jeito de ganhar dinheiro. Você não vai ficar rico com isso. O dinheiro para você usar na na Kateó lá é o mesmo dinheiro que você ia usar no cinema e você não foi. Sabe aquela aquela viagem que tu ia fazer com a namorada e ela te deu bolo? É, não é o dinheiro do aluguel e nem no supermercado, tá bom? Porque esse dinheiro aqui você vai gastar, você não Tá investindo. Lembrando, só para maiores de 18 anos e jogue com responsabilidade, tá bom? Bom, outro parceiro aqui, outra mensagem é
da do Felipe Mid, né, que tu tá ligado que tá maior calor, né, meu irmão? >> Hoje se bem que hoje choveu, né? Hoje foi esquisito. Isso tô de casaco. >> É [risadas] mesmo, >> é mesmo. Hoje foi esquisito. Hoje o dia tá estranho, >> mas tava um calor do [ __ ] >> Tava um calor do [ __ ] >> Pode ser que volte a ficar um calor do [ __ ] Nós estamos no verão, né? >> Sim. É isso. >> Que que isso quer? Qual que é a bebida do verão dela? [risadas] >>
Não é hidromel não, né? >> Bebida do verão é um hidromelzinho. Porque dá para tu fazer um drink, cara. Você aí, ó, experimenta pegar o frutas vermelhas, coloca ali uns 100 ml de Frutas vermelhas, bota um gelo e joga um uma soda em cima, um Sprite, sei lá, tu vai ver que é perfeito para tomar na beira da piscina, na praia, com teus amigos, sei lá. E, ó, tá rolando aí, tem até 30% de desconto no hidromel nos presentes no kit lá no site. E se você cupom flow, flow 10, você ainda ganha mais de
10% de desconto. Então, entra lá em filipemmitid.com.br. br. O QR code tá aqui, o link tá aí na descrição. Não perde essa oportunidade, não. Demorou. Bom, hoje nós vamos terminar diferente, que geralmente termina do jeito meio filha da [ __ ] no seco. Mas Gui, como é que os caras te encontram na internet? Só procurar Avant Guard. >> É, agora eu mudei, né? Agora eu botei GU Avantard. Vi, G Avant Guard, vai achar lá na na no YouTube. É G Avant Guard. E tem o Instagram da oficina, Avanguard Perform, Avant Guard Performance. E tem o
meu guia Avante. >> Ah, tá. Ó, para comprar e para beber Bebida alcoólica você ser maior de 18 anos. Obrigado, Débora. Muito obrigado. >> Boa. Muito >> obrigado, Ana. Obrigado, Ana. >> Boa. >> Nem era tu, pô. Tu tu é a Débora. >> Verdade. >> Tem um ponto. [risadas] Tem um ponto. >> Tá bom. Pronto. Pronto. Mas fala aí que tá bom. >> Não, essas aí. Essas aí. A guia Vanguard. Guantard. É >> você, ó, vou te dar uma dica aí, ó. Tu que tu gosta de carro? Gosto de ouvir um cara falando de carro,
assim, um cara que a sensação é que ele tá fazendo aquela [ __ ] enquanto tá tocando um violino e uma música. Clássico charo, um monóculo >> usando um monóculo fal. >> Isso monóculo, uma uma lareira, [risadas] tá ligado? >> É um canal de mecânica erudita. >> Isso. Um canal de mecânica erudita. >> Não, não é assim, mas eu não tô é assim, vai lá que tu vai entender, tá ligado? Tu tu vai descobrir. É que assim, o Gui é [ __ ] porque assim, ele vai tá falando de um bagulho aqui assim, daqui a
pouco ele ele dá uma divagada que é maneira, só que assim vira todo um assunto porque tem uma curiosidade específica daquele ano. >> Mas aí precisa explicar um pouquinho Antes. Isso aí aí vira aí vira um bagulho que tu fica, [ __ ] um violino caía bem, mané. Porque [risadas] ele porque a as por que que eu tô falando do lance lance? Porque as referências, as metáforas, tudo isso é classo. Tem mecânica, tem Shakespeare, tem bar, tem >> reflexões profundas, >> reflexões profundas, tem tudo lá no canal. >> Tem uns babaca trocando ideia com ele
Também, eu incluso, né? Então vá lá assistir. >> Tem vídeo andando de Ferrari antigo, tem tem uns vídeos bom, >> tem uns vídeos mais comerciais também, né? E tem uns vídeos, acho que tem dois vídeos lá da minha Mercedes, que é o título dessa live aqui, não é? Porque, se eu não me engano é todos os problemas da Merc, >> cara, a gente não falou nem nem metade dele, né? Eu falei acho que dois. >> Ainda bem. Ainda [risadas] bem. Falei mesmo. >> Mas você fala bastante lá no teu canal, no vídeo, no último que
você fez, você fala bastante coisa. >> Eu falo e nem abordei tudo. >> Olha aí. >> Então tem coisa, né? >> Não, mas [ __ ] porque tu lembra o áudio que ele me mandou? >> Eu lembro. >> Não, isso aqui é cortesia. [ __ ] Então. [risadas] >> [ __ ] pá inteiro, mas eu falei, até o momento é cortesia. [risadas] >> Obrigado pela moral aí. >> Eu honrado aqui pelo convite. >> Obrigado aí você também. Vocês que assistiram, muito obrigado pela moral também. Entra aí no no Discord que tá aqui no na descrição
para você sugerir novos convidados e novos novos temas. Segue o Gui, cara. Entra lá no canal dele, tá tudo aqui no no comentário Fixado, tá bom? Entra lá, dá uma olhada lá no tem. Se tuudo gosta de carro, não tem como tu não curtir. E compartilha esse vídeo aqui, muito importante também. Tem uma porrada de informação aqui que eu tenho certeza que tu queria que teu primo soubesse. Então manda lá no grupo da família, você queria que teu pastor soubesse. Manda lá no grupo da igreja e e por aí vai, tá bom? Então futebol, o
que você quiser, combina bastante. Futebol, bota o grupo do bar Também que aí já fica tudo a mesma coisa, né? Mais ou menos. Um beijo para vocês. [risadas] Até a próxima. Ciao.