lá. E se fala assim, tem oito categoria de de alimentos assim. Por que você fez um três? Porque eu não tenho oito dedos. Quem é melhor? China ou Coreia do Sul? O Vilela tá levando esquerda contra a direita. Isso para mim é 2004. Já foi, Vilela? Agora é xenofobia. Essa é a pauta do momento. Qual a diferença de um chinês para um coreano? Batista Miranda. Ah, o sotaque é só o sotaque. Eles moram no mesmo lugar e falam diferente. Não, não. O sotaque, a maneira de de ser. A maneira de ser. Os olhos também. Os
olhos. Os olhos. Qual? Vamos lá. Qual que é chinês? Qual que é coreano? Ela é chinesa, ele é coreano. Errou. Ele é chinês, ele é coreano e ele tá com a gente há quatro meses já sabendo. É, ele é chinês. Eu sou japonês. É mesmo? Eu não sabia. É também tava aprender com Paulo, né? Senhoras e senhores, hoje temos um coreano. Palmas para ele. Não, tô feliz. Tô feliz. Ele é muito educado. E ele é de verdade porque o nome dele é Jong Shurli. Ele não falou: "Meu nome é Márcio igual o Paulo". Meu nome
é Paulo Rodrigo da Silva Santos Ferreira. Você vê que o chinês, mano, ele engana. No começo o coreano fala: "Não, eu sou o Jong Juli". Você tentou ser alguma outra coisa antes de ser Jong? Porque a galera não conseguia falar Jong aqui no Brasil. É, tentei para porque a quando você tentava pegar as meninas lá, tipo, elas achavam que você era da Croácia. É, tem que falar o nome, tem que falar Rodrigo, Fábio, vai tocando, sabe? O que que você, o que que você já foi aqui no Brasil, Roger? Caramba, tá no vel que você
já foi aqui não, [ __ ] Você já foi José? Não, José não, porque é muito nome um pouquinho. Você tem cara demais. Você tem cara de Alex. Alex. Alex. Por que que você escolheu Paulo? Por que que eu escolhi o Paulo? Eu fui na numa aquela escola de português, só para aprender o básico, né? Aí cheguei lá, a professora fala para assim: "Ó, cara, você precisa ter um nome brasileiro, porque aqui é Brasil. Tal tal. É isso mesmo. Aí colocou acho que Wellington Paul e e o nome é bem com bigode aqui e e
um negócio bem estranho que nem decorei o nome. Falei assim Paulo. Ah, Paulo é mais fácil que decorar. Ela te deu três opções para você tomar adisão pro Paulo. É Wellington, Joson e Paulo. Paulo. Porque os os outros nomes que eu nem consegui entender o que que é isso. Porque primeira primeiro dia que tava aqui no Brasil nem sei o que quem é o que tava. Paulo na cultura brasileira. Não, aquele que mama. É sério? É verdade. É verdade isso não. Aquele que ser mamado. Não, não, não é aquele que mama. Jong, o Jong Chuli.
Esse nome obviamente o Jong, né? O Shuli é sobrenome ou não? É Jong é seu nome ou Shuli que é o nome e o Jong é o sobrenome. Lá Globo Jong Shu é meu nome. Jong Xu. Isso é o nome composto. O Li é da família do Bruili que tem vários. É, ele é meu parente até, mas ah, nada. O, mas me fala aqui o Li, o Li, o Li. Tem muita gente. Por que que confunde? A gente, a gente, a gente, eu sou Li também. Aí, tá vendo? Vocês Vocês podem ser primo assim, tipo,
podem ser contar do Li, eu acho. É porque assim, é uma uma coisa que é muito muito anterior, mas assim, China e Coreia nunca foi assim, foi mesmo país sempre de dever. Ele tem a própria história deles, mesmo que sendo menor que a China. China é o melhor. Não, tô quase a saí, Maurção. Você tem mais. O Paulão, o Paulão tá o Paulo tá uma arrogante. O Paulo há 12 anos atrás tava vendendo um carro horroroso. Essa [ __ ] do BID que veio fez ele ficar arrogante, porque a China há 20 anos atrás era
[ __ ] carro chinês é uma bosta. falar uma coisa. Vou te falar uma coisa aqui aqui ó. Você já viu a história que o Apple queria criar um carro, não sei o quê, no ah, não, eu vou criar um carro, investiu um não sei quantos bilhões lá, Hum. E faliu, quebrou. Ou esse negócio, o pensamento dele e a China, aquele famoso Xiaomi que faz aquele celular que todo mundo odeia, fala que é outro celular horrível. E o cara criou o carro próbio da marca. Tem um carro da Xiaomi. Carro, vários carros. Tem estilo de
porche, demorar, tem estilo de pro sangue Android, entendeu cara? Com 250.000 você consegue adquirir um carro chinês com melhor qualidade. Maluco, mano. Por que que a gente não paga a [ __ ] do do Paulo? Porque ele faz mexanhan secreto. Eu queria, eu queria realmente do nada porque o Rabibes é o melhor que eu gosto. Paulo comprando carro para [ __ ] e a gente é tipo insider. Falando nisso, o nosso mexer não é fake, o nosso é de verdade. Roupa da Insider. E dessa vez a gente vai dar para orientar o que a gente
mais gosta, que é da Coreia do Sul. Eu não sou gostado não. Você não é mais, você não é. A gente já não gosta de você. Ah, meu Deus. Tá aqui, ó, J, só para você saber, é a primeira roupa da Insida que você ganha. É o primeiro, é a primeira roupa, roupa com tecnologia que até um coreano vai falar: "Meu Deus, eu amei a roupa". 18% para você na primeira compra, 12, caso você seja recorrente. Deixa eu falar. Pode deixar, pode deixar ali no chão. Ficar porque é brasileiro, não é chinês. Se fosse chinês
seriauder, né? Que é não, eu queria real saber tipo o que que vocês pensam da da China, porque China é isso, China é o Paulo, é isso daqui. O que que vocês pensam na China? Vocês coreis. Ah. Ó. Ah, o que vem, o que que chega? O que vem na primeira? Tomar cuidado para não ser cancelado, hein? Não, que Então, o que vem na primeira é falsificação. Tá certo. Agora começou. Tá certo. Tá certo. [ __ ] esse programa tá no ar, maluco. Falsificação. Pode falar. É verdade. Mas o coreano tem essa visão lá da
Coreia? Tem, tem. Porque a gente na Coreia, querendo ou não, assim, assim, de amigo, de amigo, é muito pacífico. Coreano, muitos, muitos programas chines assim, eles copiam. Aham. E eles não pagam direito autorais. Ixi, man, é, não precisa pagar. É da China. Oxe, mas vocês copiam, vocês roubam, não copia nada. Ó, todos os produtos deles é vendido lá na China. Tipo, no caso, a imagem, ó. Ah, o pessoa lá do do quê, como que é? Dorama, né? É, Dorama. Passa lá. E hoje a China, graças a Deus, proibiu porque ele fala que passa muita [
__ ] entendeu? Porque o homem tem que ser aquele estilo musculoso que demonstra a boder, não é mostrar aquila que tança assim, entendeu? Per, pera aí, pera aí, pera aí, pera aí, pera aí. Vamos lá. Existe um preconceito do chinês com K-pop? Muito, muito. Muitos assim, muitos homens masculinos não salteia isso. Odeia, odeia. Que isso, meu? E como é que é o K-pop para você? Porque assim, você, pelo que eu entendi, você nasceu na Coreia, seus pais, né, são da Coreia do Sul. E você veio para cá, quanto tempo você tá aqui? Eu tô aqui
uns 25 anos. 25 anos. Então você cresceu basicamente aqui. Ah, mas você volta e meia vai para lá para conversar com a tua turma lá, com a tua família. Uhum. Eh, você viveu a cultura K-pop? Pô, porque é uma coisa mais recente. É, sim. Eu vivi porque assim, eu aliás eu tava contando antes, quando eu cheguei aqui, tudo me chamou de japonês. Ah, olha, sei lá. Eu falei: "Vou japa". Eu virei japa. Depois de um tempo, eu não sei, começou a vir chinês, aí todo mundo chama, ó, Shing. Shingling. Ah, a Cauréia ainda não tem
um apelido, não tinha. Aí depois que veio o BTS, K-pop, Doramas, aí eu falei: "Putz, agora sim. Será que o K-pop só veio para vocês terem apelido? pegava mal o xingling, o outro é o japa e nós aí é o É que a gente é mais premium, sabe? Olha só. Boa, boa. É assim que Maria, mas vem cá, você curte K-pop? É que assim, eu tenho que fingir que tem que curtir porque você é coreano igual ten que falar que eu gosto de pagode. É igual eu também tenho que falar que curto algumas cois. Eu
tava certo que ninguém gosta da fiadagem, né? Pera aí, calma aí, calma aí. Tem uma galera que gosta. Paul. Ó, tem uma informação aqui falando que ele ama K-pop, hein. Quem? O Jong. O Jong. Ele ama K. Estão te desmentindo aqui atrás. Pera, mas a informação é de quem? É da minha mulher. Então, tem que esposa dele. Esposa. É, então e é o que ele falou. Ah, você gosta. Eu também gosto. Lógico. O cara não é malandro, [ __ ] Mulher gosta disso muito. Não tem como negar. A chinês também ama isso. A chinesa gosta.
A chinesa gosta. Você tem ciúme porque a sua, a Lulu gosta dos K-pop. É, ela, ela não gosta. Eu eu posso gravar. Ela não gosta. Ela não gosta. Eu posso gravar com ela. E [ __ ] a gente tirou com Cabanes que tentou pegar sua mulher. Aliás, clima excelente, sem o pão, hein? Não, tô a gostar. Tô a gostar. Não tem problema. Eu vou pro Japão. Hã? É para buscar uma japonesa também, né? Sim. Calma, mas deixa eu tentar falar. Pera aí, deixa eu tentar entender. Ele é da Coreia. Ele é da Coreia. Só que
ela casa com japonesa. Ah, é que são o K-pop hoje? Eu acho que obviamente eu já até fiz um um achismo especial com coreano. A gente falou de K-pop, foi muito legal, mas eu queria entender assim, tem uma coisa do culto a beleza do K-pop. O cara tem que ser magro, é difícil encontrar um como é que funciona? Porque diz que é meio exército o K-pop. Me conta um pouco disso daí pra gente ver, porque ele tá falando que não é é [ __ ] Quero entender. Pô, é assim, você tem que entender. É quem
pega mais mulher? Quem pega mais mulher? Ó os malucos tocou. Tocou. Ah, eu entendi. Entendi o raciocínio. Continua. Joga para ele. É o coreano bonito ou chinês? É o coreano bonito. Bonito. Chedo. Você acha que beleza vai pegar mulher? Mulher não tá nem aí hoje em dia com sua beleza. Que isso? Que isso? Se você vem grana, você adquire o adquiriu. Pera a pera aí, pera aí. Isso daqui tá maravil. Posso falar? A gente vai ser preso. Mas vamos lá. Tá marav. Pera aí, pera aí. Chinês do [ __ ] Presta atenção. É. É. o
coreano, porque assim, a gente é burro, eu e o Batista, a gente não entende a questão da briga, porque tem uma briga entre Coreia do Sul, Japão, China e Coreia do Norte. Tá meio isolado, mas tem uma briga ali. Vocês consideram na Ásia o coreano como o mais bonito dos três? É isso que é falado por aí? É óbvio, porque você vê aqui no Brasil, no Brasil, japonês tem apelido japa, chinês tem apelido Xingling e o coreano, qual o apelido dele? É pau pequeno. Quem que tem? Quem que tem o maior pau? Não, pera aí.
Vamos lá. Essa pergunta é importante. V tem. Vocês pesquisam pesquisam lá que tem o lá. O coran tá em cima dos dois. Vamos fazer o seguinte, eu vou pedir pr os dois abaixarem a bermuda. A gente não fazer isso. Lógico. Eu ganho. Quanto mede o seu pênis chinês? O quê? Você tem coragem de saber? Esse negócio é gigantesco, né? Vai pegar pau, hein? Vai pegar. Entendi. Mas vocês fazem piada de pau como a gente faz? Porque aqui no Brasil a gente tem uma mania de falar do pau. Aqui eu não sei a piada de pau,
só que eu sei a piada de cu do da Coreia. Qual que é? E eles falam que é o nice do cu, que eles amam o cu. Como assim? É que tem uma conveniência famosa na Coreia chamado Siu. Ah, é verdade. O nome é Siu. A gente viu já isso aí. Algumas pessoas falam: "Ah, é cool". Entendi. Mas vocês tm piada de pau pequeno na Ásia do tipo assim: "Ah, o japonês tem pau menor do que isso daí é uma coisa meio tribal, todo mundo sacaneia, o africano sacaneia um que sacaneia outro e tal". Tem
uma coisa de tipo vocês brincarem com o tamanho do pau dos outros ou é uma coisa de brasileiro que vocês ouviram pela primeira vez? Lá na lá na China é muito difícil a pessoa brincar com isso lá. brinca mais em questão de xingamento, tipo, eu vou comer sua irmã, vou comer sua mãe, não sei o quê. Tipo, difícil falar: "Ah, nossa, seu pau tá pequeno, não sei o que tá maior". Eu eu acho, tá? Não falo assim em geral, porque assim, a gente são uma uma coisa mais como mais mais buro, né? Todo chinês ele
é ou ou coreano, ele casado com o próprio chinês, casado com o próprio coreano. Então vamos, se a cara belísica sendo mesmas, então não tem como tem essa cultura que nem o Brasil, porque o Brasil é um misto. Tem coreano, tem chinês, tem que eu queria realmente saber tem africano, entendeu? Só a mal se um coreano a casar com chinês, tipo, é é como se tivesse a desertar. Hum. É errado, tipo, é visto como algo errado. Não é não. Hoje não errado não. Mas assim, tipo, tem uma questão, por exemplo, ah, que no Brasil, pô,
a gente, o, o pai ficaria muito feliz um europeu casando com uma mulher, sei lá, eu, mas um boliviano a galera ia falar, [ __ ] É verdade, verdade. Isso que eu queria saber, como é que é China e Coreia nessa coisa de relacionamento assim, nos anos assim 2000, demonstra no nos no assim aqueles filmes lá, negócios lá, que o Coreia é um lugar mais chique, tem os cara rico, bonito, uma coisa assim de que passa na imagem, né? Então não tem essa questão de preconcear a casa com Corea e é não sei o quê,
mas com o Japão tem. Com o Japão tem. Não, não é preconceito, é ódio. É ódio. Tipo, é ódio. Vocês têm ódio de Japão? A gente assim, pessoal mais velho tem, mas na minha geração não. É tipo quando quem tá assim no topo não tem áudio de ninguém. Entendi. Entendi. Mas a a treta a treta de vocês é com Coreia do Norte. A gente é porque é guerra direta, é uma guerra civil que teve. Então você mora na guerra do centro que você falou, você não quer brigar com ninguém. É, eu sou pacífico, tá? Você
é Coreia do Centro. Coreia do centro. Fala aí. Então, tem uma informação aqui. Vamos voltar a falar de pau, né? Por favor. É aqui até água a boca aqui. Eh, a Coreia do Sul, na verdade é a que tem o menor tamanho, é 9,6 cm. Depois é a China com 10,9 cm ereta, hein? Pau duro. Ah, 10. E o Japão tem 11,4. E e é verdade, porque eu já peguei um japonês uma vez. Ah, calma aí. E tinha uns 12 cm que eu senti na garganta assim. Então eu acho que calmaí, calma. Me passei um
pouco. Perdão. Passou porque o chinês chinês é homofóbe. Não, não, não acredito. Não acredito que é 10:1. Não, mas falou o cara que com 5 anos de idade já tinha isso. Batista, o seu é quanto? Só pra gente saber. Ass. Estão perguntando aqui nos comentários. É 35. Quando ele não usa, ele rola para fazer o Sim. Mas acho que isso, esse negócio de pau é muito vocês brasileiros que vão mais para essa pesquisa. Sério mesmo? É porque eu acho que eu concordo com você. A gente é tão missigenado que isso passa. O Brasil ele é
muito diferente, então a gente consegue ver vários tipos de Brasil. África, por exemplo, é muito curioso assim que a gente brinca assim, não tem racismo pro Batista, porque em Angola, em Angola não tem racismo, não tem. E aqui é real isso daí. E por isso lá todo mundo é negão, todo mundo é mesmo tamanho. Fala: "Ah, nossa, o pai pequeno vem pequeno lá, só quando vai o brasileiro. Vamos ajudar Angola, cara. Tipo, é filho lá, tipo, e é sério, pô, lá em Angola não existe bastante coisas que eu quando cheguei aqui passei a a entender
que realmente é todo essa diferença toda, gordofobia, isso tudo lá não existe. Lá se você é gordo é prar comer bem, tá bem e a morena tão magra, tás a ver? Tem essa coisa do coreano chique é magro. Ah, não, porque eu acho que assim, hoje em dia, na verdade, você não consegue saber quem é quem, porque todo mundo faz cirurgia plástica lá. É verdade. Então, eu tava brincando esses dias com a minha no falou: "Mano, eu vi um grupo aí". Falei: "Mano, nem eu sei quem é quem, então como que eu vou saber?" Porque
tu não faz mesma cirurgia. Vocês seriam tipo Alfaville da Ásia? Eh, tipo, a galera mais chique, com dinheiro, o chinês é o trabalhador. Se a gente pudesse se separar, Coria, então é o rico dos lugares. É isso que vocês chineses vêm. Ih, a galera da Coreia é a galera que tá guiando dinheiro para caramba. Assim, na minha visão, não é isso. Porque assim, o que o ponto que ele eh que ele puxou, eu achei muito interessante e assim, lá na Coreia é muito famoso em questão de hospital de de plástico. Nossa, tem muitas chinesas que
pega o voo, vai lá para fa plástico e e fica bonito. É e ninguém aumenta o pau, né? Entendi. A chinesa vai para lá, a japonesa vai para lá. É uma coisa meio meio referência do hoje em dia, skinc, beleza? Assim, hoje a Coreia é referência. E por que que você acha que vocês são tão obsecados por beleza? Ah, eu acho que é porque a gente quer passar a imagem da Coreia. Então, a Coreia gosta de A Coreia, o coreano gosta de se sente no topo. Uhum. Você vê assim uma história legal de coreano, é,
tem um monte de coreano que vivem num apartamento de 4 m², 9 m², e tem uma BMW. É. E tem uma Mercedes. Ostentação, né? É ostentação. Isso. Me fala como é que é um coreano típico. Por exemplo, um brasileiro típico para mim ele é um cara que gosta de usar marca, ele gosta de de uma vaidade, às vezes ele não tem esse dinheiro, ele vive o presente. Isso é um brasileiro, gosta de bebê, gosta de [ __ ] mas ele é conservador, sabe? Assim, que que é um coreano? coreano tem uma tem um uma faixa
assim, tipo, tem os coreanos antigos era mais parecidos com japonês, que era bem conservador, educacional assim, e os coreanos atuais também é tipo de geração de hoje é meio perdido, tipo os cara vive hoje, não existe muito caraqu tipo na China não parou depois da pandemia acabou o É que karaqu tá sendo usado para outras coisas agora. Ah, para pegar a gente. É, é que ele já me falou aqui que o cara é o quê? É um evento. Mas assim, mas é, achei interessante o coreano, ele é um cara que gosta de mostrar, ele gosta
de se sentir, [ __ ] poderoso. E essa coisa do cinema, porque assim, hoje em dia, caso as pessoas não saibam, a Coreia hoje é um centro cinematográfico, assim, né? Tem filmes aí que ganharam Oscar, além do dorama, da música, do K-pop e tal, é o tal do soft power. Por que que a Coreia virou essa potência cultural? O que que você acha que foi? É que primeira coisa é a dedicação. Então, tipo, eh, eles são muito fissurado quando eles eh tão focado em um negócio. Então, tipo, eles sempre querem a perfeição. Então, você vê
eh tanto K-pop, tanto Doramas assim, filmes, eles querem perfeição. Então, tipo, eles são muito fisual da perfeição, por isso que eu acho que sai essa qualidade. Entendi. Tanto que a gente tava falando o negócio do K-pop lá. Eu entrevistei a menina aqui que ela falou que tem muita gente assim que é obsecado por entrar no negócio do K-pop, passa horas treinando, tal e é muita frustração e tem muito jovem com depressão lá por conta disso, né, que não entra no no no padrão que é para ganhar o negócio. Eu já vi reportagem de cantores de
K-pop faz, tipo, não comiam durante dias só para ficar magro e conseguirem aparecer bem na filmagem. Tem muito essa pressão lá. E agora a minha pergunta é, essa pressão quem quem coloca são os empresários ou é a sociedade em si que ah, se você tiver um corpo diferente vai sofrer muito preconceito? Ah, é sociedade. Porque, tipo, se você meu assim, tá na TV, por exemplo, você pode estar um pouquinho inchado, um pouquinho gordo, o pessoal já fala: "Você é gordo?" Tipo, nossa, tá gorda? Tipo, e a mina tá pesando 40, 50 kg e vai falar:
"Tá gorda". Eu, como é que é o corpo do Paulo na Coreia? Como é que é? Renato lá. Mas isso daí que é um corpo, por exemplo, que ele tá meio da da academia. Isso daqui é mal visto na Coreia ou é tipo, nossa, corpo forte? É casapça. Acho que seria um pouco ele analisando o corpo. Tem que ser perfeito. O gosto do do Coreia é a mesma coisa do que praticamente custo da China. Por isso que eu falei assim, porque por conta de dedicação deles que ele passa toda essa informação de [ __ ]
né? Entendeu? Eu não tô falando assim, tipo assim, o cara fala: "Ah, não, desse jeito é o bonito." Então, todo mundo, como fosse uma lavagem cerebral, todo mundo gosta o estilo dele. Hum. Pelo que eu perceb, tipo, o magro lá é cara, é excelente, é bonito, sem ser magro é feio. Pelo que eu percebi, China, vocês gostam pra cara de trabalhar? [ __ ] estudo é trabalho mesmo. Primeiro que vem em primeiro lugar é dinheiro. Já vocês vão atrás de beleza, estudar, essas coisas todas. Sim. É porque assim, não adianta ser feio, né? Tem que
É verdade, vocês têm medo do número quatro? Igual aqui, por exemplo, no Brasil, a gente tem sexta-feira 13, lá é o quatro. Problema? Sim. É quatro. É tipo, historicamente é um número da morte na Coreia. Então, em alguns elevadores, na Coreia, alguns prédios não tem número quatro, então eles pulam. É número três e número cinco. Di quando você tá transando, você fala fica de três. Depende. É porque depende. Ok. É uma pergunta que eu soltei aí só para fica de três mais um aí. Não, essa tá aí. Vocês também tem um número, né? Não, que
nem eu falei para você, o Coreia ele tem questão de costume por puxar o as culturas chinesas como fosse cultura deles, entendeu? Tipo, ainda tem questão de que eles faz ano novo que que é chinês, né, que já é já é declarado que é chinês. Fala, não, ano novo é criado na Coreia. Vocês inventaram o ano novo, né? Não, ano novo é da China. Agora só ano novo chinês. Tem o ano novo chinês, tem o ano novo assim mundial, tá? E tem a festa de lua também. Fala assim: "Não, é a Coreia que fez isso,
entendeu? E essa número quatro lá na China é um número de morte mesmo, entende? Pra gente isso, de boa. Por quê? tem mesmo som de morte, tipo lá morrer é s. Então quatro pra gente é s. Então quase tem o mesmo som. Então puxa. Ah não, não pode ser essa som porque com essa número é número de azar. E no caso quanto é como é que é quatro em coreano? S. E como é que é morte? São. Ah. É. Entendeu? É isso mesmo. Tipo praticamente mesma coisa. Mas tem alguma lenda sobre isso? É acho que
é a palavra, né? Acho que é a palavra. Simplesmente só por isso. Por isso é que não gostam. Eu eu falo isso porque vai, pô, vou ser sincero, já assisti vários filmes japonêses lá, aqueles do dos samar, eles são chineses, cara. Eu sei, eu sei, não, eu sei, eu sei. Japonês, japonês, chinês. Eles são chineses. Japonês, chinês, americano, tudo é a mesma coisa. Mas daí que eu tava a falar, vários filmes bolso, mostra sobre culturas que [ __ ] eu nunca acho que é verdade. Eu já vi um filme que tem um moleque que fica
assalta assim. Eu já te fal, mas não tem filme chinês. Não é do André Suraque. Não, não, não é. Mas não tem filme chinês. Você já viu filme chinês? Não existe filme chinês. E o Jack Chan é o quê? É o Jack Chen é o quê? Jack Chen é o quê? Bade top. Jack. O Bruce Lee é o quê? Bruce tá e o Jet Lee é o quê? Não. Quer que eu conta mais uns seis nomes aí para você? E tem alguma pessoa que é mais famoso que o Jack Chen lá que existe na Coreia?
Pô, eu acho que o Bitz hoje em dia tá famoso. Sim. Quem? Bits quem isso? BTS. A grupo BTS. BTS. BTS. E que [ __ ] é essa daqui que vocês faz isso daqui? Vocês criaram isso daqui? Na verdade não vai falar que o chinês que criou é da China porque eles grudavam a a o dedo fazendo tênis da Night. Aí ficou assim. Não é verdade que é da China? Não precisa copiar. É bem da China. Se você quiser entrar mais no detalhe de Coreia, que é um excelente tema, tem um achismo específico sobre isso.
Eu quero saber de China e Coreia do Sul. Primeira coisa, a gente falou do pau. O pau, a gente viu pelo chat GP Toca que o pau chinês ainda ganha por 0.3, né? Porque a cabeça fica maior ali. Mas eu quero saber assim, salário, qual que é o lugar que tem melhores salários, China ou Coreia do Sul? Eu acho que é a Coreia do Sul, porque a China tá muito concentrado em alguns algumas cidades. Eu acho que aí tirando o centro da China assim, o resto é pobre. Coreia, você vai na Coreia, meu, dificilmente você
acha morador de rua. Ele é tipo Playboy para vocês da Sabe por quê? Porque se o país é o tamanho da da nossa cidade e além disso que lá é dominado pro capitalismo. São quantos lá? O Samsung ele domina o país. A a entendeu? E lá na China é o Samsung, que é a cópia do É o próprio governo, né? Que nem o governo brasileiro. Quem tem o melhor governo, a China ou a Coreia do Sul? Eu acho que é a Coreia do Sul. Coreia do Sul, porque o coreano é feliz, ninguém passa fome, todo
mundo tá bem, todo mundo pelo menos tem um Samsung, iPhone. Tem um ponto. Ele é, tem um ponto. Todo mundo tem tênis. É, é. Lá na China a gente não precisa ser as prefescura, todo mundo tem prédio. Prédio, prédio. Não, todo mundo tem prédio. É uma frase, é uma fras muito forte. Todo mundo temá um bilhão de prédios lá. Tem muito prédio, mas todo mundo tem, todo mundo é dono de um prédio. Hoje se você é uma pessoa que vive no interior, o governo tá dinheiro para construir a sua casa velha e deixar você morar
uma casa nova de dois andares no prédio. Mas você não tem um celular hoje. Nosso celular ainda virou um celular mais top que ainda dobra em três, que é o nosso Huawei famoso. Huawei ninguém mais usa, meu. Ninguém mais usa. É porque na Angola não tem Huawei. Que que é isso, velho? Você vai pro lugar que aí você vai pro pessoal que tem coisa, conversa com com o teu parceiro aí. Não fala de Angola, filho. Não fala de Angola. É porque você tá falando que tá zoando que não tem. Vocês tm Shen? Vocês têm essa
hipó aí de Shen? Você sabe da história da Shen, né? Sei. Sh. É triste. É triste a história da Shen. Ken Shen Ken Shen. Hum. Não vamos conversar. Vai continua aí. Hawu. É ess brincadeiras aí. Não, mas esse aí você dobra duas vezes e já quebra. É meu. Nem falo nada meu. E se o seu celular não quebra? Explode o sansuk mais que explode ainda que matou o cara aí depois. Não, mas aí o cara fez errado. Fez nada. O cara tava no avião lá. Nossa, vem de boa. E tem uns cara que colocou no
poço e pum, perdeu. Vou deixar claro. Calma. E foi um caso, não é que explode. Não, não, não é um caso. Várias casos. Pode pesquisar na internet. Culinária. Qual culinária é melhor? A chinesa ou a coreana? Deixa ele falar primeiro. Deixa ele falar, meu. Assim. É coreano. Porque assim, você já comeu comida coreana? Já. E chinesa já. Qual que você acha melhor? Então agora você tá soltando um negócio, você me fodeu. Porque eu fiz essa pergunta? Tipo, eu sou apresentador e você tá me [ __ ] Mas assim, eu de verdade gosto das duas. É
que o cachorro Não, não, brincadeira. É assim, eu gosto das duas comidas. Vai ter morcego também. É, vocês também falam isso, pô. Para aqui. Ah, você sabe das coisas, filho. Esse é o pior dia daá. Lá não tem nada. Lá só tem a celga pimentada. Ah, que que é isso? Eles vi vivem comendo a celga pimentada. Só e que que é um negócio é bom, tipo, não tem gosto de cachorro. É bom. É porque tá deitando a pobreza, não tem nem carne para comer. Só tem a celga para comer. Pera aí. Vamos lá. Calma, calma,
calma. Clima. É legal que eles brigam rindo. Eu odeio você. Isso é oriental. Vamos lá. Eu vou jogar o que eu comi. Eu eu acho que a culinária coreana ela tá meio escondida aqui, ó. Vou falar na região aqui Bom Retiro. Aí você vai lá, você vai comer. Eu eu comi uma coisa que eu nunca imaginei, porque a galera come muito lamen e acha que o lamen ele é coreano. Só o chinês ele é mais cultural no Brasil porque a gente cresceu com Shining Box, o Lig League, né, da tua turma lá que que você
ganha mechão. Então tem o Yoba, tal. É que sobra, não é chinês, é japonês. É japonês, tá? Mas tem no lig não é copiou, né? Ah, copiou. Não, e é eles fizeram de uma versão. Mas, por exemplo, me fala qual é a principal comida da China. Depois você vai falar a principal comida da Coreia do Sul. A gente vai tentar eu e o Batista. É principal. Ó, eu vou te falar uma coisa que lá na China não tem principal porque lá na China tem muita cultura. Então lá existe fala assim, tem oito categoria de de
alimentos assim. Por que que você fez um três? Porque eu não tenho oito dedos assim, ó. Oito. É sim. É oito categorias de qui. Isso aqui foi maravilhoso. Oito categorias. Por que que você não fez? Porque eu não tenho oito dedos. [ __ ] eu tenho. Ele descobriu que ele tem oito dedos. Nossa, apareceu cada um dos assim dos categorias. Ele tem o próprio assim carro chefe, entendeu? Aí tipo, não sei como dizer, mas assim, tem uma que é muito famosa que chama pato do pequim. Pato de pequim. Pato de pequim. É, é assim, ó.
É carne de porco, não. Ele, ele sim. Pato de pequim. É uma carne de porco. Vai tomar. Ah, meu, nunca, eu nunca vi alguém a comer pato. Não. É um porco da Colômbia. Nem sabia que dava para comer pato, meu. Não é crime comer pato, essas coisas. O que seria crime? Hã? Quem come pato? Eles comem morcego. Pato é crime. Ah, é verdade. Tem um ponto. Mas não se passa de comer o o ração, né? Não, não. Ração não. Não, ração não. Ô, lá tem sério. Culinária africana é uma das melhores que tem. Sei, eu
sei. Você tem que você tem que botar. Não, calma aí. Meu Deus. Não, é sério. Olha, sabias que a maioria das culinárias que tem aqui no Brasil vieram de lá? Você percebe a feijoada? Hã, muita coisa aqui. Cara, aqui eu não quero entrar nesse assunto porque vai ficar pesado. Não vai ficar pesado quá, mas voltando, voltando. Tá, pato de pequinho, qual é a principal comida da Coreca que você fala: "Maurício, você chegou aqui, você tem que experimentar isso daqui que você vai gostar". Eu acho que é o bib. É um arroz que você mistura com
vários ingredientes que geralmente são vegetais e você coloca um pouquinho de pimenta e molho gengilim e você mistura. Isso é muito bom, bib. Mas vem cá, uma coisa que o que o Paulo falou é, vocês não tem muita carne lá, né? A gente não tem muita terra assim, tá? Mas a China, a China tem muita terra, tem tudo, né? Então por isso que tem carne para caramba. Agora, quem bebe mais, chinês ou coreano? China é muito louco. Ele além de beber e fuma pr caramba. É mesmo? Cigarro. Cigarro. Tipo meu tio, ele vive vive bebendo,
bebendo. Ele tem uma barriga gigantesca aqui que na Coreia ser expulso por causa da barriga. É verdade. Eu queria perguntar sobre isso porque eu vi nas redes sociais que o filho do Jak Shan tá tá em treta com ele porque ele é o maior propagandista de maconha lá. Tipo, não é maconha, é craque. Craque. Craque não é não. Ele ele não ele não fuma só. Evoluiu já no craque ele? Não. Calma aí. Calma aí. Não, mas eu quero saber como é que é a bebida. Bebida. Calma. Você fodeu aqui o TDH daí. Vocês bebem então
bastante, seu tio fuma e bebe bastante. Coreano bebe muito mais do que um chinês, você acha? Be. Porque o coreano bebe todo dia. Todo dia, tipo, é o básico, você tem que beber. Tem que beber. Tipo, é assim, é que tem que trabalhar. Então, coreano sai, já sai bem, sai 8 da sai 6, 8 da noite, aí vai beber com chefe, fica até 2as, 4 da manhã, aí o próximo dia tem que ir lá trabalhar. Essa é a rotina do coreano. E bebe o quê? A gente bebe um negócio chamado s, que é tipo eh
já bebê. É muito bom. Bebida destilada. É tipo uma cachaça de vocês e vocês vão bebendo no karaquando. Bebe, bebe, bebe. Chinês bebe o quê? Chinês assim, mais que Pep tem assim, se fosse lá no interior ele, a gente tem um próprio negócio que ele falou também, tipo, é, tem feito com arrozum e também que é feito com alguns trigos, entendeu? Meu vô gosta muito de aquele bebida que feito com batata doce, tipo, faz o patata doce. Mas você bebe muito, o chinês bebe muito, muito. Igual ele tá falando. Como que funciona lá na China?
O pessoal trabalha, trabalha até acho que 6, 7 horas, que nem ele faz, aí chama todo mundo, ah, vamos lá, vamos lá beber sei o quê, não sei o que em tal lugar. Juntou todo mundo, vai lá começar beber. E aí a gente vira a carrava, tipo, vira o acopo, encheu aí. Nossa, saúde para nós aí. Isso aí. Quer dizer que o olho puxado de vocês é só bebida. Vocês não, vocês estão sempre muito doida. É isso. Na verdade, não é? É sim. Quem é mais amigável, chinês ou coreano? Ixe, tocou no ponto aí, velho.
Eu vou esperar o chinês falar primeiro. A China é, ele é educado, só que a educação dele é de outro outro jeito, tá? Tipo assim, a gente não é que nem o brasileiro, chega aqui abraçando mundo, beijando qualquer um, tipo, a gente baixa a cabeça, ai tudo bem, beleza, é isso mesmo. E é isso, tá? E o coreano, como é que é a visão sua de um coreano? Não seja o nível do Japão, mas assim, eles são mais mais demonstrado, né? Tipo, eles baixa a cabeça assim, não seja 90º, mas acho que uns 25º assim,
que 90 você cai também. Isso não, mas o Japão baixa 90º. Ah, mesmo assim quer mamar um que isso era tipo, tipo, ele é muito mais educado que é do que o o Paulo mais estudar brasileiro. E chinês é mais estressado mesmo. Chinês é muito mais estressado do que outra. Você concorda com essa com essa visão que o como é que é a visão de um chinês para você coreano em matéria de gentileza assim? Hum. Eu acho que assim, coreano e chinês é um pouquinho parecido nesse ponto, só que a diferença é que quando vai
no coreano, quando você tenta fazer alguma coisa lá na Coreia, o coreano só te ignora. Hã. E quando você tenta fazer alguma coisa na China, o chinês grita com você. Ah, entendi. Entendi. Chinês é mais chula. É tipo, se fosse aqui no Brasil, sim. Tá, isso, isso eu concordo com ele, só que lá na China não, que nem eu falei na nas últimas episódios, quem que veio para cá, maioria são aquelas pessoas de interior que é que nem eu, tipo na pobreza, na miséria, que não tem condições de estudar, aí buscou oportunidade por fora, então
a gente não tem uma questão de, ah, não, a gente tem que ir assim, assim, você por ter mais gente lá, tem mais gente mal educada que acaba viajando pelo mundo e cria uma imagem errada do que a gente examente, mas hoje em dia é muito educado. Mas com relação à escola, como é que é a vossa relação a com relação a os vossos pais obrigam a estudar? O governo ajuda muito nisso, tem muita escola pública particular, como é que é lá lá? Tem muita escola pública, só que nossa escola pública não é zero. Tipo
assim, a gente não paga nada, a gente paga matéria, a gente paga não sei o quê. Eh, só que assim, é muito barato, R$ 100 por mês. Coreia é caro para estudar? Não é mesmo a educação, que a Coreia também não tem conceito de escola particular e público. É tipo escola do governo que todo o governo decide no raio da escola quem vai para aquela escola. Então é tipo meio aleatório e naquela escola, tipo, é assim, mesma coisa, você paga tipo R 100, R$ 200, que é obrigatório. Só que isso para uma uma público mais
assim mais baixo, né? Eu tem uns caras que é muito rico lá. Não, lá é muito muito absurdo. Lá tem um no Coreia tem um um espaço chamado Canã, né? Canã, né? Lá só vive o cara bilionário. Você não tem noção. É muito luxo, entendeu? Estilo de vida lá é outro nível. A Coreia do Sul tem mais luxo que a China. É, eu não sei porque eu não conheço o pessoal muito rico, né? Mas eu acho que ele tão dá dinheiro, não é possível. Eu acho que sim, porque meu chinês rico é muito rico, tipo,
é aquele nível que você nem imagina, mas nada. Coreano rico, aqueles don Samsung, LG, não, porque o o Coreia, qual é o problema da Coreia? Ó, assim que não é que eu tenho uma uma estudadinha, vai. Qual qual é o problema do Coreia? Porque Coreia hoje que tá se tornando tipo assim um capitalismo isso, porque quem que tá muito rico lá, ele vai permanecer ser muito rico. Uhum. Entendeu? Tipo, quem que saiu da escola, ele não tem como assim empreender, porque se ele empreende, ele perde. Porque os caras lá tá muito maturecido, tipo, ninguém vai
conseguir avançar do Samsung. E o Samsung tem todas as coisas. Ele tem produção de não sei o quê, produção de não sei o quê. Esse é dele, aquele é dele, esse é dele. Esse ele é dele. Tipo, ele fala mais alto do que o próprio governo. Mas é que lá não tem, pelo menos não passa fome, sabe? Tipo, todo mundo. Ok. Hoje em dia ninguém passa fome. Eu queria saber qual que é qual que é o sonho chinês e qual que é o sonho coreano? Boa. Existe isso. Qual que é o sonho? É tipo o
American Dream. A gente sabe o sonho brasileiro. Sonho brasileiro. Que que é? Que que é um [ __ ] caramba. Que que um coreano busca assim? Muitos coreanos vai para outros países, tendo desse sonho. Quem mora na Coreia acha que, tipo, ah, outros países é melhor para morar, mas quando vai, geralmente os coreanos voltam, porque sabe que, tipo, a Coreia é um dos melhores lugares para viver, tanto segurança. Mas qual que é o grande objetivo de um coreano lá? Tipo, é casar, ter filhos, ter um carro e um cachorro ou não? Qual que é? Eu
acho que é ser rico, viver bem e tipo fazer isso com dinheiro assim. Tá? É, é, é, é. É, é, é, é a coisa. E o chinês, qual que chinês? A gente vai sair fora para empreender e ganha dinheiro e consome uma mansão gigantesca na na minha terra. Comprar o carro chique e fala que, ó, eu venci, a faveira venceu. Hum. Vocês gostam de jogar na cara, entendeu? Mas aí é ruim pro Brasil porque aí chinês vem, ganha dinheiro e leva tudo pro pra China. É o que tá acontecendo. Aí tem muita briga, porque como
vocês são muitos, né? É verdade. Como vocês são muitos, sabe o que tá acontecendo aqui? Tá acontecendo uma treta pesada que é muita gente da China vem, compra os prédios, né? Igual você falou que vocês são em prédio, o cara compra prédio e daqui a pouco todo brasileiro tá pagando aluguel para um chinês. É. E aí quem determina o valor da habitação é um cara que nem mora aqui. Então tá tendo muita polêmica em cima disso. Eles são espertos. Meu, você tem que entender uma coisa. O chinês acabou de chegar. Sim. Ainda antes disso era
quem que tava dominando? O japonês veio 100 anos antes da gente, entendeu? Ele não é só pré, é assim, tem muitas terras. O japonês comprou muita terra no Brasil. Sim. E além disso tem os árabes também. Nossa, você não tem noção. Os árabes que é ridículo de rico. Muito rico. Muito rico. Árabe brasileiro. Árabe brasileiro. Os cara tá é um fenômeno. Que que é o tal do quinti? Hã? Quinti. Quinti. Que que é quint? Quint é comida, não é? É comida. É quinti. É uma celga que os coreanos fazem. É uma celga que eles colocam
pimenta e deixam conservado para comer. Não, conservando quanto, quanto tempo assim? Não tem, dependendo de quanto tempo você deixa em conserva, ele ficar tipo melhor e mais saudável para o pessoal consumir. É verdade que vocês são viciados em aplicativo? Vocês têm muita construção de tecnologia? Tem porque tipo a Coreia em si, quando você vai pra Coreia você vai hoje, daqui a 4 anos vai, meu, a Coreia mudou quase tudo. Tipo, vive e mexe muda. Tipo, o Coreia sempre tá em evolução. Então, meu, eu fui em primeira vez, foi em 2019, depois quando eu vol foi
ano passado de volta, depois de 4 anos, meu, mudou muita coisa. Então, como é que é para você ter vindo pro Brasil? Porque é difícil você ver muito coreano aqui, tá vindo bastante, mas você é da primeira geração de pessoas que veio aqui pro Brasil, né? Como que é para você culturalmente? Assim, tudo bem, te chamam de japa, tal, mas quais as coisas que você olhou e falou: "Cara, o Brasil é meio diferente nisso daqui. Eu gosto disso e não gosto disso". Antes de vir pro Brasil, antes de vir pro Brasil, é que a gente,
eu não sabia que ia vir pro Brasil. Aí meus pais falavam: "Vamos pro, a gente vai pros Estados Unidosã, aí você passa aqui no Brasil, fala: "Não, a gente vai ficar um, dois meses." A gente ficou um, dois meses, aí do nada eu tô aqui anos. O coreano ele ele engana o filho. Entendi. Mas aí o que que você achou do Brasil? Que que você gosta do Brasil? Que que você não gosta do Brasil? Pessoas, amo vocês. Ah, todo mundo fala isso, né? Que gosta das pessoas e mal sabe que a gente se odeia. É
verdade isso. Cultura, pessoas, né? Tipo, é mais amigável aqui, tipo, você aprende muitas coisas. Comida, eu acho bom. Feijoada, tipo, é uma das minhas comidas preferidas. Caramba. Feijoada. E o que que você não gosta? Política, algumas comidas. Não gosto. Qual que você não gosta? Me fala uma comida que você não gosta. Não fala, fala. Vamos cancelar ele. Eu até hoje falaram para mim não e para Minas Gerais. Vou, vou sair no soco com alguém. Até hoje estavam. Não vem para Minas, seu safado. Não gosta de pão de queijo, não vem aqui. Ah, é que você
sendo africano se gostar de qualquer coisa. Essa aqui é porque eu sou africano, que eu vou acabar o prato de comer. Não vou, [ __ ] Se eu tô cheio, não vou acabar. Não é assim mesmo. Seu, uma das coisas que eu não gosto é o rabo. Rabo. Pera aí, pera aí. O quê? Ah, falá, fal. Vai falar o quê? Eu achei meio homofóbico isso. Mas não tem um prato que tem rabo de Tem pessoas também. É, tem, tem, tem. Mas rabo não é uma coisa tão brasileira no sentido que a gente come todo mundo.
É rabada. Rabada, rabada. Eu sei, mas a gente não, eu sei que você Cloves come, mas não é uma coisa que todo brasileiro gosta. É uma coisa muito exótico, não é? Se você falar assim, brigadeiro, por exemplo, todo brasileiro gosta de brigadeiro. Eu não como brigadeiro. Você não gosta? Corta, corta. Melhor. Por que que você não gosta de brigadeiro? Muito doce, né? Muito doce. Todo mundo fala isso. Muito doce. Tá. Beijinho também não gosta. Você não gosta de beijinho e nem de rabo. Como é que você transa? Ele tá ele, a sua esposa tá bem
triste aqui atrás, porque sem beijinho, sem rabo é a capinha eu acho um pouquinho doce também, então tá. É, eu acho bem bem salgada a caipirinha aqui. Bom macio, ma é bem bem forte, filho. Então não é salgado, é forte. Não, quando eu falo salgado é porque forte. Eu não ninguém fala salgado para forte. É, então ninguém fala. Você tá malhando em tá salgado. Você tá, você tá gostoso. Você tá salgado. Você criou um termo que não existe. Não, não, não existe esse termo. Existe. Tem 1000 africanos aí a falarem que existe realmente. Não tem
1000 africanos vendo esse vídeo. Não tem. Uma pergunta. Como é que é a relação com o coreano do norte? Vixe, acho que tem. Tô brincando. Eh, não, assim, eu não tô falando com King Joon um, eu tô falando com os civis que moram lá. Eles têm uma coisa aí de curiosidade com o que vocês têm na Coreia do Sul? Eles mandam mensagem? Eles assistem K-pop ou eles odeiam vocês? Como é que é essa relação? Assim, de verdade assim, a gente não sabe. Tem que perguntar pros chineses que eles têm mais contato. É nada. É nada.
Excelente. Excelente. O que que você achou dos Estados Unidos? Estados Unidos? Hum. Ah, bom. Tipo, meu, tu não quer morar lá, é tudo o contrário. E você, o que que você acha dos americanos? Meu Deus, é pior coisa. Pior coisa. Pior coisa. American você acha do coreano. Você fica meio puto do coreano gostar mais dos Estados Unidos do que da China. Sabe por oteia? Hã? Porque eles usam assim, que eu não gosto de falar, mas tem que falar. É, ele usam o a terra deles para planejar. Ah, invasão invasão. Eles são cúmplices. Então, então eles
é o o próprio Coreia é parceiro dos Estados Unidos e o Coreia do Norte é nosso parceiro. Entendi. Entendeu? Porque assim, a gente tá assim, tá entrando num equilíbrio para não acontecer isso, entendeu? Entendi. Então vocês se sentem meio traídos pelos coreanos. Trair? Acho que não, porque a gente sempre brincou dos anos assim de de de assim muitos anos, sempre deve umas briguinha assim de pate a pouca, essas coisas assim, tipo assim, a gente só vai sentir atrair em questão de Coreia do Norte, né? Porque é um Sim, sim, sim. Se tiver, se o Coreia
do Sul começar a botar a base americana demais para atacar China, aí você vai ficar muito puto com eles. Não, a gente vai evitar isso acontecer, tá? Não vai acontecer. Tá bom. Vocês são muito alienado à política. Você disse que você não gosta, vocês são muito, né? Vocês gostam muito de que nem brasileiro aqui. Eu acho que é a mesma coisa, tipo, eles falam muito de política lá também. É, principalmente. Acho que a gente não gosta de política. A gente fala porque a gente não entende. Fala pro Winderson, Nicolás Ferreira lá. Eu sei, mas o
cara começou a entender agora. Meu Deus do céu. Ninguém. O Winderson há 12 anos atrás não sabia que que era direita. Não, mas aqui aqui é eu falo isso porque aqui é um é um extremo de pessoas que real um ou outro é porque a gente não entende. Eu acho que a política ela apareceu do nada na vida do brasileiro e as pessoas não sabem lidar com com traditórios e tal, diferente de um país milenar como é a China, sei lá. Eu esse episódio aqui foi mais pra gente conhecer o Jong Jong, tá certo? falar
o nome J Lee e a gente vai fazer um próximo episódio que vale muito a pena, que a gente vai assistir a TV coreana nessa configuração, graças a Deus, sem poucabans. Então, assista. Semana que vem estaremos nós aqui reunidos mais uma vez para falar de Coreia do Sul. Toda terça-feira tem o FAC, que é onde a gente responde perguntas de vocês, vossas dúvidas, tá bom? Obrigado. Deixar like e na descrição do vídeo tá aqui o a rede social do Jong para você mandar mensagens positivas de amor. Afinal eles têm amor. E se você quiser dinheiro,
você manda pro Paulo.