seja bem-vindo aqui no nosso canal Aliás o canal dele já começou errado mas o tema é da Gente esse quadro chama três continentes né a ideia na verdade ninguém sabe o nome é tá como países mas são três continentes que a gente vai estabelecer em breve quatro amigos tá fora três continentes bombando Pois é e aí depois a gente excluiu o Maurício vai ser dois amigos dois continentes dois continentes depois um amigo é só você sozinho é o solo do po e aí a gente escolheu uma liderança revisada Então hoje eu que sou o líder
o guia o O Ditador desse calma aí calma aí ditador calma aí calma aí ele ouviu a palavra ditador ele já assustou e daí desse desse programa eu vou eu vou lar a conversa sobre riqueza então a gente tá com o Maurício que é brasileiro representante da cultura americana como todo do continente né porque brasileiro também é americano muito important toos americanos devem estar triste olha o representante Maurício vamos chegar vamos chegar na calma aí não calma vamos lá chegar na E aí o o Batista representante da da África né que ele é angolano E
aí representante do continente inteiro cara é isso aí é muita responsabilidade não eu sinto isso eu vejo você como um cara que tá bombando no Brasil fazendo dinheiro para caramba lá fora as pessoas te olham e falam assim tá Dá para pagar dois almoços Como como é que funciona pagar do tipo o que o que que é R é porque assim às vezes você tá assim cara eu não vejo a hora de jun tá R milhão deais e isso na França é nada ou isso na França é muito isso em Angola é tipo você compra
Angola Como como é que é os valores assim bom é a a de Fato né Eu sou eu não sou rico mas eu deu para colocar burro na sombra Você conhece essa expressão burro na sombra é o brasileiro nunca fala que ele é rico brasileiro nunca fala isso ele fala dá para comer carne todo dia é isso aí sabe aí carne sim pican invertida at avisou sobre isso eu vou falar já já mas continua continua mas aí o burguês safado aí ter uma visão é não esse aí é o pior de todos mas aí mas
aí de fato na França eh por conta do câmbio né não dá muita coisa Quer dizer não dá muita coisa não é um salário confortável porque eu faço shows e tal mas mas é menos impressionante e daí de fato é eu sou meio que é eu não sei como me considerar sabe finan Car ó eu tenho uma pergunta boa para resolver isso eh eu me lembro que antigamente a gente tinha o padrão Big Mac que a pessoa falava assim Quanto custa um Big Mac em cada lugar do mundo que você entende ex eu queria eu
queria mudar para um Big Mac para entender o que que é R 1 milhão de reais para cada um aqui entendeu Por exemplo ou R 100.000 ou R 10.000 para você na França viver confortavelmente quanto que uma pessoa tem que ganhar por mês óbvio que tem a questão do Carlinhos que não sei o que o amigo dele mas tem uma média assim é 2000€ por mês 2000€ dá 10 pau R dá R 10.000 eu achava que que eu acho que aqui no Brasil também real você consegue aqui R 5000 galar Você já consegue viver é
se não morou numa capital sim R 5000 você mora em Maringá por exemplo onde eu morei 4 anos R 5.000 que muita gente ganha e sei lá sendo solteiro morando com seus pais e trabalhando sei lá 3.000 não sei cara porque eu penso muito isso me 2000 não 2000 já já tá Tá mas assim só para entender é 2.000€ é um salário de quea tipo assim um médico ganha 2000€ Padre ganha 2000 quem ganha 2000€ 2000€ é o que gan o cara que aqui no Brasil ganha R 5000 é tipo o sei lá o o
contador o chefe de projeto numa empresa o editor de vídeos esse cara ganhou 2000€ é mas também a fachineira também porque na França não tem muita na França a classe média tá aqui a classe Popular tá aqui no Brasil a classe média tá aqui a classe Popular tá aqui tem e o rico tá aqui é tem uma distância muito grande e na França também o rico tá aqui então do rico é o pobre e na França tem pouco Pouca diferença por exemplo eu tenho uma visão a minha visão sobre isso é o seguinte eu acho
que a gente tá numa situação aqui que devia ser o contrário porque assim eu acho que a África é pobre é mas tipo fui cancelado por falar uma coisa básica Não é isso não é isso que eu queria isso que eu quer semana passada para cá e é o melhor país do mundo que a Nigéria agora tá bombando sim mas a África no geral ela é mais pobre não é isso que eu queria falar vocês vendem uma as pessoas infelizmente vendem uma ideia de África ser um continente pobre mas África é um continente muito rico
muito rico sim sim é acho que a galera vende o África miserável a África miserável Ya mas a África é pobre tipo assim se você parar para pensar no não é que as as riquezas certamente são distribuídas inegavelmente isal Então as riquezas são distribuídas só entre as pessoas que já já tem alguma coisa não são distribuídas paraa população não são distribuídas para isso então você lá vê muita diferença absurda diferença do rico e muito pobre pois é por isso isso que eu i falar mais que aqui é mais do que aqui por isso que eu
falar exatamente isso que eu falar a África na minha vião ela é mais pobre a Brasil ele é uma classe média desse mundo e a Europa seria um um rico né Se a gente fosse dividir cada país em pessoas seria a gente éo Classe Média eu sempre falo que o Brasil é um grande aeroporto entre o pobre e o rico tem o novo rico e tem o novo pobre a gente fica aqui no Brasil e a gente é aquele cara que bate um papo com você e bate o papo com você e vocês dois não
batem tanto papo assim é tipo é tipo você aqui é rico eu aqui no Brasil eu sou um novo rico um novo rico porque eu não nasci rico é ai ai entendeu conquistei riqueza então sou um cara emergente sou emergente a pior raça Cara pior não a pior raça é o é o novo Pobre sabe que o novo pobre o cara que comprou um BMW em 93 e até hoje ele com BMW fica não meu BMW É incrível isso na Europa a gente chama de português calma aí calma portug Na verdade o francês era é
um novo pobre porque o brasileiro começa a ganar dinheiro vocês falam Nossa esses animais estão entrando aqui nossa vocês leem sabe quem é muito novo pobre na França é o a antiga aristocracia a França durante centenas de anos ele ela quem dominava né o a economia eram os os aristocratas isso sumiu durante a Revolução Francesa Eles foram de eles perderam o poder e a riqueza deles só que eles mantiveram os castelos então é uma galera que tem castelos ou seja residências muito luxuosas só queum tem dinheiro para manter então o castelo é é ele não
tem teto o teto não tem manção o cara que lug airbnb aqui você nunca foi no airbnb aqui você entra no airbnb e fala assim faliro em 98 você nãoa entrou você vem fala hack de CD um filtro de barro a piscina tá zoada tinha uma Blockbuster você já sabe não tem uns tem uns que não dá eu pergunto isso porque tipo salário mínimo pra população na na na aqui eu já sei como é que é aqui eu já sei como é que funciona Inclusive eu sinto que por exemplo aqui eu não consegi lá em
Angola Eu não conseguiria viver de internet do jeito que eu vivo aqui porque lá as coisas são muito caras Qual o salário mínimo ele falou 2.000€ você salário mínimo não não salário médio assim para você viver com dignidade digamos assim cara o que que viver com dignidade é fe tamb viver é boa pergunta vai vai abrir esse assistir o jogo do Flamengo toda semana beber cerveja beber cerveja com umas min tira tira feiras uma vez por ano talvez é vai é tipo é o básic é você conseguir ter uma grana que sobra um pouquinho para
você se divertir L meu salário mínimo em Angola é 30 é 30.000 quanz 30.000 quas é quase R 200 mas aí de poder de compra dá dá muito dá pouco não dá porque um saco lá nós compramos mais em em atacados lá nós compramos mais atacados e um saco de de arroz atualmente eu fiquei a saber que tá 30 25.000 quas então não bate com salário mínimo Tás a verix eu Tent é como se o salário mínimo brasileiro foi o que ele é r$ 200 se eu não me engano é E aí um saco de
arroz custasse R 900 é quase isso é isso é pessoal a gente tá aqui com a insider São três continentes agora com a insider insider agora está invadindo não só o Brasil mas como a França e como a Angola também está aqui o cupom de desconto da insider pegue no site da insider esse cupom maravilhoso que te dá 12% de desconto e eu queria que você falasse Batista ipol O que que é insider meu a insider para mim é vida inside é insider vida é sério não é sério é sério eu já uso a insider
faz muito tempo por conta do do Flow também e Inclusive eu vou treinar não pode falar não pode desculpa porque a insider vai sair eu treino eu treino com com as roupas da insiders eu saio com pode falar treino também por causa do negócio do car então eu amo insider não sério mesmo eu amo insider eu amo ó antiodor não desbota e desamassa no corpo entendeu como é que faz entendi e aí um grande sorriso sim insider para você que merece mais Vem Com a Gente me explica isso daí tipo assim um um cara para
ter uma vida legal sim igual um cara de R 10.000 aqui porque eu acho que r$ 1.000 a gente tá falando muito porque a gente tá numa capital Uhum mas vamos botar 5.000 Acho que vamos botar Brasil é 5.000 lá é 2.000€ é Angola seria o quê meu se esse 5.000 é Angola já seria 1 milhão de quanza isso é muit é muito bom não também não é muita coisa atualmente já não é mais então para se viver bem em Angola você tem tem tem que sei lá uns 200.000 quas você consegue viver bem se
você não tiver família seja seis vezes o salário mínimo é se você não e aqui também é mais ou menos isso aqui também é mais ou menos isso seis vezes salário mínimo é seis vezes o salário cara chegou a conclusão que você cinco vezes o salário mínimo botar assim cinco vezes salário mínimo é o suficiente para cada país is na França não não porque o salário mínimo é 15.00 e eu falei 2000 então é é um salário mínimo V3 alguma coisa assim é entendi e lá vamos lá mas vai ter gente que vai comentar aqui
não porque eu já vi um comentário no no vídeo que a gente fez de uma moça que falou que falou assim ah esse francês tá mentindo demais inclusive foi um comentar bem agressivo mas ela falou que se você não tiver 7 8.000 € por mês na na França e na Europa você não vive Mas isso é tipicamente isso é tip a mulher do Napoleão que meou não isso é eu entendo porque o se essa mulher vivia no Brasil com as regalias da classe média ela vai querer viver do mesmo jeito ou seja jogando aqui o
que a gente tá jogando aqui é ó obviamente ele é ele é muito digamos amplo mas a gente sabe é um cara que consegue digamos pagar um aluguel sim num lugar minimamente digamos possível de morar né com sem violência sem assassinato na porta eh conseguir ter um carro ali financiado então aí é o que eu que eu comentei mas geralmente geralmente o o o brasileiro que vai paraa Europa para Estados Unidos se ele era da classe trabalhadora aqui é uma coisa se ele era da classe média aqui é outra coisa porque aí ele quer viver
do jeito que a classe média brasileira vive aí na Europa não tem como realmente porque você vai querer fasin tempo inteira só que fachineira você vai ter que pagar 2000€ por mês então aí você tem que ganhar sed entendeu outra coisa você vai querer fazer às vezes à ve você vai querer fazer unha toda semana cabelo toda semana depilação uma vez a cada duas semanas isso que lá eles não do dois carros na França é barato então não tem como hã comida é barato comida é barata e serviço é caro aqui no Brasil serviços são
baratos e comida é cara o que para mim é um problema porque às vezes tem a galera que compra 1 Milhão no apartamento mas não quer pagar 5.000 pintor e aí gera essa coisa que como eu te falei a classe média vive assim e e e a classe Popular você consegue ver uma desão muito grande né É quase como a gente quer manter o cara na merda pra gente se sentir com mais status do que esse cara e a gente poder gozar de benefício que esse cara não tem a pergunta que eu acho que você
trouxe Ó o lacrador aqui ó comunista Fala galera semana que vem estamos na GNT com projeto três continentes se você tem mais dinheiro mais benefícios no produto do que no serviço é porque a pessoa sempre vai ganhar menos essa classe que trabalha vai ser pobre e tudo que ela produz vai ser não é aqu coisa não tô falando galera vamos pegar todo o dinheiro e dividir eu tô falando vamos valorizar o trabalho de quem tá produzindo a minha dúvida que eu queria saber quanto é o valor de uma parte apo para comprar é lá quero
comprar um apartamento dois quartos eh maneiro meu Acho que uns 6 milhões de qu 8 milhões de qua se eu não tiver errado se tiver angolanos e assistirem podem comentar aqui mas comprar casa é Angola você tem que ter você tem que ser muito muito muito rico você tem que ser tem que ter escaler acima de 15 milhões Quanto que é 6 milhões de quas milhões em reais são dois bois não deixa me fazer as contas agora ele ele me fez converter em vídeo o angolano o angolano ele não sabe quanto é que é r5000
é 35.000 é milhões R 35.000 r000 é uma casa em Angola é R 35.000 uma casa com uma casa não no condomínio não não pera aí vem isso daí direito é sério que tá falar É sério que tá falar uma casa que não seja num condomínio que não seja no condomínio Angola Amanhã vou comprar sete móveis amanhã em Angola Você tem noção que um videozinho que você tá fazendo besta aí você tá comprando uma casa em Angola não mas tem Tem não tenho noção masch vai n cada vez você fala insider uma casa ISO eu
tô vestindo uma casa não não mas é por isso tem pessoas que falam Ah já tá rico não é por isso as p pensam que R não pode voltar PR Angola V te sequestrar você pensam que já tá rica eu tenho uma visão sobre anga é que dessa vez que eu voltei a Angola eu por isso eu recomendo muito as pessoas viajarem por isso isso é muito bom viajar e conhecer novos países não sei eu não sei por também que você meio num país onde é porque você caiu caiu É porque no meu caso é
o contrário eu falo insider dá pr comprar um café com leite exato cara olha que louco cada vez que você coloca uma roupa da insider faz um patrocínio você ganha uma casa não é muito é muito e ele a galera fala sério que você tá no Brasil para isso o que que cara o que que o p diz Ah tô no Brasil a trabalhar comédia Hum o que que o o francês que o francês diz é eha até mesmo se eu qualquer assunto se eu falar com Frances ele não vai nem se interessar então isso
também eu eu acho que os franceses Ele eles Eu acho que eu acho que tem uma galera que que fala uau ele foi longe ele saiu do seu país isso é é uma decisão corajosa e assim fazer comédia numa numa outra língua eu acho que deve ter alguma admiração e pode ser que deve tem também uma galera que pensa é só ir lá e fazer piada num outro país e fácil eu entendo como é quase como o Afonso Padilha e fazer show na Costa Rica sabe assim ele vai pra Bolívia ele vai pra Bolívia agora
ninguém vai olhar para falar que a gente vai falar legal mas não é que você tá indo para um Canadá pro Canadá sim sim é uma coisa antes antes de perguntar eu acho que nos eu acho isso muito mais muito mais admirável um brasileir fo na costa tipo eu também acho mas o padrão brasileiro é quase como você evoluiu ou você evoluiu então não na França eu acho que não tem isso não tem essa coisa de Ah ele foi pro Brasil ele regrediu até porque tem uma coisa muito fascinante para nós do Brasil uma coisa
de nós país tropical longe muito longe muito diferente gostam coisas longe né para navegar e explorar né A gente paga pau para rico o brasileiro o brasileiro paga muito pau para rico o brasileiro ele paga pau pro canadense brasileiro paga popul americano então o boliviano ele vê como assim não eu Galera tô falando tipo geral assim é uma coisa meio se vai costurar roupa o Brasil perdeu da Bolívia na Copa Que absurdo absurdo agora se a gente perder do Canadá Às vezes a pessoa até fala assim ah às vezes eles estão evoluindo estão jogando melhor
assim que você sabe assim tipo é um país que está é também tem um tem a babação de ovo estrangeiro isso a gente baba muito saco de quem tem dinheiro o brasileiro ele é o classe média para caramba que fica Ô americano adoro vocês mas ao mesmo tempo Ah legal sim não sim não porque ao mesmo tempo Ah recebe todo mundo essa é diferença recebe todo mundo mas também eu vejo que ao mesmo tempo tem uma coisa do do orgulho de ser brasileiro e de não se render ao ao ex porque tem muita gente na
internet que fica chateado também quando tem um virar atismo puxar satis BOL isso é bolha no final ele tá vendo Friends desculpa ele tudo bem tem você e Maria que assiste iraniano incrível mas o Brasil eu vou analisar pelo genérico pelo que o Brasil consome pelo pelo que a gente consome durante anos de TV acado caramba a gente tem uma adoração pelo americano o europeu mais ou menos a gente nem sabe o que você como brasileiro você talvez entende o o o porquê eu acho que tem a ver com a colonização no sentido de eh
tudo bem a gente poderia pagar pau pro português mas o português ele virou nosso inimigo em alguma algum momento assim tanto que a gente faz piadas com os portugueses e tal e o americano é uma quase como uma colonização ideológica hum é porque o o americano no período da ditadura o americano no período pós-guerra ele veio muito pro Brasil e investiu no Brasil e deu dinheiro pro Brasil então a gente souberam vender o o tanto que é muito louco é muito louco quando a gente a gente vai pros Estados Unidos a gente vê coisas que
a gente tá muito ligado quando a gente vai pra Europa vou fazer show em Portugal não tem quase nada difícil você entender a cultura dos caras porque não entrou pra gente a Inglaterra que eu amo Monte pyon não tá no Brasil eu fui buscar não tem muita coisa da comédia inglesa no Brasil não tem coisa da do artista francês no Brasil devido que a gente acha uma merda é verdade ainda eles não gostam do peugot gente não gosta do peugot e nem do Citroen vocês erraram muito no carro porque a gente tem uma visão que
o carro quebra e o Renault também aí é a gente não o brasileiro não gosta muito carro francês não cara em geral assim J A gente também não gosta muito de carro brasileiro Pois é por isso que não temos por isso que não tem a gente fez quão de não ter para vocês não não não reclamar disso Cara eles est discutir sobre carro eu não tenho carro meu país não faz carro não fabricar carro pode discutir continuem angora Não continua então mas isso eu qu perguntar já que a gente tá nesse assunto O que que
é riqueza para você por exemp o angolano rico como é que ele se veste como é que ele fala o que que ele tem hoje sou sou o roo eu que tenho que fazer a pergunta não não todos somos somos todos programa teu Você que acha fala com o meu advogado depois que que é riqueza para você o angolano que que ele veste o que que ele come você vai copiar o que ele tá falar também é assim que eles se comando a gente copiando o o meu irmão aqui irmão também não segura ongar porque
eu quero ser rico velho Ah tá quer ser rico tá Ah ele me chamou de irmão três vezes hoje de manhã caraba já estão assim porque ele tem dinheiro Eu acho que o o angolano por si em si já já é vaidoso e riqueza para um meu caramba o que que é riqueza me fala assim um angolano rico tirando você que você é um angolano rico na minha visão mas ele qual carro que ele compra qual roupa que ele usa Qual o perfume Qual o apartamento como é que no RIC qual qual carro ele compra
qual qual roupa ele veste hux que que ele Hilux sim nem Hilux hux usa sabonete isso Hilux o carro se diz é é Hilux que se diz Hilux caminhonete Hilux o carro Pare isce que eu tô falando yes oh essa por fala WiFi na França fala Wii aqui fala WiFi que Wii não US is porque é o h i l parece na torre de Babilônia na torre de babel a falar Qual que é o carro top da da da da coisa é Hilux hux você tá levando uma hora para falar Hilux não mas eu Hilux
essa aí Hilux Hilux mim sou eu que sou responsável P você que me corrigiu a Hilux é um carro caro é caro o angolano o angolano Hilux o cara que assim o cara mais rico da Angola ele compra uma huxo é não é o José é mas tem dinheiro compra Hilux ele usa o que de roupa de roupa ah de roupa já varia roupa social ou uma roupa mais básicas assim tá e você consegue se você é Angola você consegue notar quem é pobre quem é rico é mas mas eu também percebo no Brasil consegue
notar como me explica como é que é o pobre e angolano e como é que é o rico angolano hum o modo de de tratar as pessoas eu não sei eu vim de um lado meio que pobre então eu era Tratado de um jeito que pobre então para mim aquele modo de tratar quem tinha dinheiro me tratava daquele jeito então para mim seria o jeito Por exemplo é tipo ou Ah se vestia bem vesti vamos que eu seja pobre e você é rico Fala comigo alguma coisa eu sou rico é para replicar uma situação que
viveria no Angola você já foi para pra França já foste para x meu pai já me levou Tipo isso ah mas tem aqueles ricos tem aqueles ricos que não dependem dos pais tem aqueles ricos que realmente tem muito dinheiro esse já tem empresas tem negócios não sei o quê tem M vestem realmente bem terno visão que muita gente não tem nem que existe esse cara porque é igual por exemplo quando eu vou para fora e eu falo que eu sou do Brasil muita gente acha que é violência 24 horas não é só 16 não é
24 horas de violência eu aqui pensaram que era violência sacou estereótipo que a gente sabe qual o estereótipo que a gente tem de Angola é uma tribo é é o que passar estereótipo não que eu sei que não é eu sei que não é isso mas é uma tribo aí tem o cara ali com nove filhos sabe assim aí passa um é um do filme que vocês vem que também não é o Nordeste Você entendeu o que eu quero dizer eu entendi eu entendo já viu filme Brasil os filme que que o brasileiro faz tipo
Central do Brasil e cidade Deus eu sempre mostra um Brasil que é o Brasil pobre e esse Brasil pobre não é o Brasil você vai paraa Curitiba não é isso Você vai pra Vitória não é isso eles nunca mostram a capital ele sempre mostra o lugar mais desse local e Angola para mim era isso assim obviamente depois eu mas que eu percebi também que nossas ideias dos outros países elas quase sempre são a ideia do cara pobre por exemplo eu vocês também e nós a gente pensa argentino tu não vai pensar no cara tomando num
castelo Pens Ah eu penso argentino cara eu penso direto num cara que tá tomando cerveja num botec ferrado e falando com uma marra muito grande adulando maradon para mim é maradonas a minha visão do Argentina é um cara que se acha sofisticado Mas ele tem um Monza entendeu ele tem um Monza mas ele fala eu leio livros e eu sou PR Car me ofendeu Porque eu tive um Monza vários anos mas o argentino tem ainda ele ainda tem ele acabou de comprar um agora mas eu faz a mesma visão que as pessoas T do Brasil
que é o país onde é futebol Essa é a visão você chega assiste qu futebol Mas você imaginava que o Brasil ia ter prédio para caramba como tem ou você imaginava queo é uma coisa meio eu não pensava eu não imaginava que na Avenida Paulista por exemplo seria do jeito que é onde tem muita gente morador de rua não sei o que minha imagem nunca nunca que louco você achou que era só riqueza eu achei que fosse só riqueza e você Paulista é eu achava que não eu não não tinha essa visão não eu acho
que eu eu tinha uma visão do tipo que que é mesmo eu imaginei que tivesse talvez e eh riqueza a galera que empreende os executivos e tudo e ao mesmo tempo os caras que roubam de bicicleta porque eu eu sei que tem esse contraste seim aí a pergunta que que eu fiz para ele eu queria para você tipo o que que é um francês rico um francês rico é cara um franes rico tem o novo rico e tem o antigo rico mas 90% do dos ricos são são antigos ricos diferente do Brasil que 90% dos
ricos são novo ricos é e são da internet no Brasil você par pensar 88% são do tiktok no Brasil não a maoria dos milionários que que estão a ficar agora é de internet sim o cara do marketing digital não Mas temo agronegócio também é tem o cara que tem uma empresa uma fábrica não tá nem aí no tiktok mas entendi o que você quis dizer só tá errado Ele entendeu Mat errado e daí e daí o o francês o francês rico em geral ele é um francês que justamente é ele é rico de patrimônio 90%
da galera que tem dinheiro na França São pessoas que herdaram isso né Inclusive eu te falei às vezes eles têm um castelo na família porque são é uma riqueza muito antiga e também uma riqueza assim que não que que ser rico na França é ganhar 3000€ por mês né então é é um bom dinheiro dá R 50.000 por mês mas não é 500.000 não tem cara que tirando jogador de futebol do barissa germ tipo assim um médico fod não não não um médico vai tirar 10.000 não ganhando ganhando 10 médico semi vai tirar sete e
a faxineira tira dois sim então você tem uma por ISO por isso que eu te disse é muito difícil a a galera tem uma uma fachineira a tempo integral por isso que a faxineira lá fala assim com a licença você pode sair daqui e o cara é médico mas é assim mesmo e o garçom também o garçom a gente sempre comenta Ah o garçom francês ele é rude ele é rude parcialmente por falta de educação sim tem isso mas também por por outro lado é que porque também ele ele não quer se sentir inferior Submisso
ninguém o francês ele odeia isso cara é uma coisa que eu percebi é essa semana o o pior Pesadelo do francês é se sentir inferior e é o francês odeia isso ele odeia isso então ele ele às vezes mesmo você sendo o pior desse programa Mas eu sou superior a a ao R cuduro superior ao Rafa Cortez não tem um programa assim entendeu Que Que riqueza aqui também vai R 10.000 R 10.000 ess R riqueza pro brasileiro é aparência a riqueza pro brasileiro é você mostrar por isso que a gente parcela a gente parcela as
coisas para mostrar que a gente tem algo que a gente nem tem eu não sei como é que é a coisa da do parcelamento na por isso at M Angola Angola Angola não tem Angola nunca nunca o Brasil ele estimula muito mercado muito comércio muito comércio por isso que assim essa coisa capitalista brasileira vem muito dos Estados Unidos só que Estados Unidos tem as vezes poder de compra a gente não tem então a gente pega eu falo isso em show né você quer ver um cara Class você quer ver um brasileiro brasileiro é o seguinte
é o cara que ele guarda o dinheiro para comprar um iPhone aí ele paga 15 vezes esse iPhone no primeiro mês quebrou o iPhone trincou ele não tem grana para consertar então ele tem fotos maneiras não sabe escrever o cdil porque não consegue E aí ele fica pensando em que momento eu troco Esse iPhone surgiu um dinheiro ele fala troco agora ou espero o novo modelo já faço o pacote ele vai segurando isso ele vai parel o brasileiro eu falo isso no show mas o brasileiro ele é sempre essa coisa do tipo assim Eh eu
vou comprar TV da Samsung 90 polegadas mas a conta do Netflix é a do primo não mas eu sinto eu sinto que ele não é ele tá sempre numa aparência não eu vou falar S isso isso isso envolve Mais também o lado da vaidade porque eu eu vejo que eu conheci muitos angolanos que são assim que preferem 1 vezes ter um iPhone 15 do que ter comida em casa mas faz muito sentido isso que você fala sabe por o cara que fala que tira um mon de selfie no espelho que posta no Instagram não é
o cara que não é o Rodrigo Hilbert entendeu não é o Rodrigo Hilbert é o cara que tá em dú tá querendo mostrar que ele pode ser bonito é Então faz sentido o cara que tem menos mostrar que tem mais se você for pensar você já Vocês já ouviram falar sobre autoestima mas o brasileiro não tem autoestima ele compra o autoestima dele é também tem aquele negócio do querer mostrar que a minha vida tá boa mas se calhar não tá é isso você isso é muito brasileiro a gente é um país que quer na minha
visão chamar a atenção dele do tipo assim ó a gente é também hein tá ligado Então a gente tá querendo comprar então por exemplo quando teve Copa vou falar um negócio que é muito veio na minha cabeça quando teve Copa é óbvio que a gente vai fazer os melhores estádios que a gente quer mostrar para todo mundo que a gente é o estádio pro brasileiro o estádio pro país Brasil é tipo relógio pra vizinhança comprou vos comprou compraram compraram o Brasil é um país com dinheiro só que ele usa mal o Brasil o Brasil é
é o Brasil o Brasil é o classe média velho ele compra um estádio não sei o qu mas esconde os mendigos ali porque tá chegando gente tipo eu vejo muito isso e foi algo que realmente que me questionar muito é que você consegue ver aqui pessoas de classe média ah baixa at terem carros sim mas ele não teve grana para comprar esse carro então como é que eu não consigo entender isso ele parcela para ter esse carro porque ele precisa ter esse carro porque tudo bem ele tem a necessidade de chegar nos lugares mas ele
também tem uma necessidade dele de mostrar para ele que ele falou mas será que vale a pena ainda mais num país cheia de imposto que nem o Brasil Pois é aí já tem um carro você disse é ah vale a pena que é porque tem um carro é liberdade é é que tem muito imposto também tem muito impo eu não tenho carro por exemplo mas Geralmente quem não tem carro é que poderia ter carro sacou e e e bebe Ch de hibisco na Vila Madalena francê exatamente o francês é o contrário o francês eu tenho
certeza que né você já até falou disso é brega você mostrar que você tem muita coisa é não é brega ter carro na França não não mas é brega você ter uma Lamborghini que abre a porta assim o francês por ele já ter uma série de coisas ele até se sente mal em ter mais porque ele fala assim na minha visão é cois assim eu não preciso ter isso eu não preciso mostrar nada porque todo mundo meio que tem o básico né Será naab vocês tem vocês fazem questão de comprar um relógio muito de 10
pau vocês olham pro cara fal assim por exemplo quando um cara compra um relógio muito a gente chegou à conclusão que que ele tá querendo mostrar pras pessoas que ele é algo que ele não não não é lá se você já tem a parada você não precisa ter o relógio porque senão você tá mostrando pras pessoas que você não tem seria isso tem isso mas também tem um Outro fator que é que as pessoas a gente também Romantizar e dizer que o francês não não quer se mostrar porque de certa forma a gente quer também
sabe isso é verdade só que por outras maneiras o francês ele ele ele vai ser julgado se ele mostrar o que ele tem entendeu os bens mas ele vai ele não vai ser julgado se ele mostrar que ele sabe então não é Sobreira é sobre É mas não deixa de ser chato também porque o francês ele vai às vezes é sobre aonde você estudou e que que você leu Sabe tem uma hierarquização que é meio chato também o tempo todo esquerda brasileira tem muito isso que é aquela coisa de fazer uma live e tá mostrando
a biblioteca no fundo para mostrar tipo né não falou isso por causa do jornalis Elite cultural seja de direita ou de esquerda eu concordo quer mostrar Olha o que eu li Olha o meu conhecimento isso daí é uma coisa de Elite só que a elite brasileira é muito pequena todo o resto o cara quer mostrar o Gucci mas inclusive É engraçado porque essa Elite ela é muito europeizada europeizada essa galera que você comenta eles não passam férias em Orlando eles passam são férias na França na França na Itália você entende eles lê livro Sueco e
eles acham Eles não sabem lê eles ele ao contrário inclusive e e é muito louco que esses caras julgam o cara que vai para Orlando Eu também julgo não tipo ah não tem não tem o que julgar ele foi porque tem dinheiro eu sei não eu falei brincando eu vou te explicar para vocês o que que é riqueza no Brasil qual o nome daquela coisa que tem e Gu Nike tudo no mesmo [Risadas] lugar falar lugar que tem todas as marcas no mesmo lugar é um brasileiro no altb NOB não mas é sério é sério
e vocês brasileiros gostam muito de Mas isso é bom também me é bom de você tá Ah eu vou rir PR sempre velho é muito bom chama-se brasileiro noback um cara que tá com todas as marcas tá com todas as marcas Nike é Nike éb pedindo do filé eo Estados Unidos isso é devido aos Estados Unidos a moda americana já já começou a vir aqui é por isso is agora em cada episódios Episódio foi uma ideia minha Inclusive eu que inventei inclusive o conceito do desse programa Tudo meu a gente vai ter uma apresentação de
uma notícia ligada a cada país que vai ser trazido pela Marcela então n Nem nós sabemos da notícia que ela vai trazer e também um meme né ah muito boa essa notícia Angola tem 320 multimilionários é porque a Marcela ela faz de propósito de pegar coisas que vão sempre na conta Mas é porque tá escrito aqui ó quer que o angolano ele vive Teoricamente melhor do que o europeu porque se a média de vida do europeu ali é 2000€ a renda per capita do angolano é 3500 3305 € Olha aqui que angolano eu como angolan
não tenho que falar isso eu como a a base pobre da da população angolar não tenho que falar isso não pera a pera pera aíí você entendeu o que aconteceu aqui eles pegaram Qual a população de Angola é 32 milhões 32 milhões de pessoas tem 320 que se juntaro o dinheiro deles e dividir pela população can angolano gha 2500 por mês chama desigualdade cara S isso chama-se narrativa porque você joga isso fala assim olha só cada angolando G praticamente 200500 por causa do Mauro por isso que a que ganha 1 bilhão por mês toda viv
os bilionários que Inclusive inclusive a média não faz sentido tem que pegar a mediana né que é o lugar se cortar em dois a população porque a média obviamente se tiver tipo um que tirar 1000 outro que tirar 1 milhão a média é 500.000 mas é claramente um país que vive uma pobreza não não e e teve uma empresária Ah que que pá era era uma das maiores lá do país não sei o quê e ela tinha já era rica nasceu rica nasceu inverso de ouro ela foi falar para uma população pobre que ficou rica
a vender ovo tipo e ela vendeu essa ideia pra população tipo ah eu consegui isso tudo porque vendia ov meus empreend eram ovo agora devinha quem essa rica a ex filha do presidente de Angola ela falou que ficou rica por vender ovo do Brasil tem gente que fica rico salvando helicópteros não fica na paz Car é a pabla Marçal a paa Mar e ela fica lá por que que vocês não vendem ovo não atualmente ela já não tá mais no país mas que cara quando tem uma uma grande desigualdade sempre vem esses papos sempre vem
ess esses discursos de que é meritocracia e tudo mais sempre vem quando a gente bota maior riqueza na França é exatamente isso que aparece a maior riqueza é o luvre devido a quantidade de artes que tem lá dentro o espaço e o tamanho do Turismo Então tá muito ligado Analisa voltar pro país de origem a França está atrás de Angola Exatamente exatamente o que o povo falou tem um quadro que os caras cada vez que V um cara protestar e tacar tomate os francês extremo exatamente E é exatamente o que o povo falou sobre tá
muito ligado à arte muito mais que necessariamente aparecer e agora chuta o que que é no Brasil mai rque a igreja evangélica olha como é que a galera gosta a galera que anda com ouro Mostra aí desa aí deixa eu ver o que tá escrito igrejas evangélicas apresentaram crescimento Verde no Brasil nas últimas décadas a igreja evangélica Lá tem muito dinheiro tem lá em Angola tem PR caramba né é predominante e na França Não na França não existe uma religião evangélic nem eu conheci vindo pro Brasil na verdade mas existe alguma religião que tem muito
dinheiro lá na França que os caras não o que tá crescendo muito é a igreja assim a igreja desculpa a o culto muçulmano né mas é fator populacional mas não é francês não é uma coisa tipo é o Imigrante que está indo para lá porque o francê e o filho dele que ele é francês não mas o francês ele é o quê católico o francês é católico aí teve tem alguns protestantes né da das reformas mas assim deve ser 2% da população A grande maioria A Grande maoria M católica diferente na verdade a igreja é
onde tem todo o dinheiro chegar a conclusão Porque hoje a França é o que é por causa da igreja do passado será de alguma maneira vocês se colonizavam por quê Ah por conta da das das Missões né É então mas hoje em dia tem muitos católicos não praticantes eu acho que deve ser 90 sei lá 80% dos francesc o que eu mais conheço na França é ah minha minha mãe é católica mas a gente vai na igreja no natal mas eu acho que acho que é isso o francês ele é pouco religioso de forma geral
pouco religioso ele é pouco religioso ele não é necessariamente pouco espiritual mas ele é pouco religioso Então o que dá mais dinheiro na França é o turismo atualmente sei lá marcas de LX inclusive o cara mais rico da França ó é o Bernard arnault e hoje em dia é o mais rico do mundo ele ultrapassou o Elon musk O Bernard arnault é conhecia ele não é o Car ele é dona da LV MH que é dona do que é um uma holding Luis vitton Luis vuon é o LV Luis Vuitton mas também tem um ch
eu acho que dom perinon ele tem Dior ele tem esse é o cara mais rico do mundo Arnold quem é e de onde vem o futuro do homem que desbancou el romance como o homem mais rico do mundo muito bom esse papo e a gente fala que o homem mais rico do mundo é um francês é ele é dono dessas marcas que eu que eu te comentei que eu ele é muito famoso lá Ah sim Claro sim mas ele anda na França para cara ele é famoso não ele não é querido não é querido querido
não o Frances não gosta muito de de empresários é é riro da população né que que trabalham especulação é porque ele não é um cara que assim não é não vou fazer um juizo de valor sobre ele mas ele não é um cara que fez dinheiro vendendo sei lá é é exatamente ele vende Tipo marca de luxo que certamente boa parte produz e em país Ah sabe não é uma fortuna assim hiper admirável não é uma for tipo El ele ganhou din al entend ele tá ele faz uma bolsa que a família do do do
Batista tá produz ele já foi acusado de várias coisas ele já foi acusado de de de e roubar ideia essas coisas ele tem uns processos e por isso que ele não é super querido mas mas ao mesmo tempo é um cara que soube construir faz não motiva a população pobre porque é algo que é são são joias de valores para pessoas agora olha que Curioso o cara mais rico de Angola é um branco é esse cara Jaime Freitas Jaime Freitas é Jaime Freitas eu não sei quem quem que é ele é o cara o cara
que você devia saber quem é não espera aí o que que ele faz ele é do grupo coal tá presente na Angola desde o período colonial trabalho desenvolvido com marcas como Mercedes Mitsubish Hyundai comprova qualidade seriedade experiência da empresa é Hyundai é uma das marcas de carros mais famosas também de Angola não é angolana mas é eu sei que não é o Hyundai se de Angola seria meio estranho né assim como o tiktok também acho que não é não não não também não é essa aí também não é mas é conhecida mas é conhecida é
conhecida vamos ele mas ele ele é empresário acho que elee é empresário ele é empresário cara mais rico ele é o cara mais rico branco é escrut desculp el é português ele é angolano fiquei puto o mais rico do Brasil também não é indígena né cara verdade bom ponto Imagina você descobre que é tá mostra sabe quem o cara mais rico sabe quem é o cara mais rico do Brasil é o leman não é é é o leman é o Jorge Paulo Jorge Paul Paulo leman que pega táxi né e anda de táxi a gente
aqui andando de Mercedes é mas posso falar tá no mesmo lugar da Angola porque o cara mais rico do Brasil não tem o sobrenome Santos é o leman né ele tem estudou na escola Americana É e tem a carinha de canadense do também não tem a cara de brasileiro tem cara realmente canadense ele teria que ser um Jorge né para ser para ser brasileiro é Jorge Paulo lema é é Jorge da Silva ele tinha que ser um Jorge da Silva n é o homem mais rico do Brasil e e mas olha que louco isso assim
por exemplo você falou que o Bernardo Arnoldo ele não era um cara tipo tão querido hum a gente teve aqui o aike Batista ele veio o qu não não mas sabe que é o Ike Batista o Ike Batista durante um tempo ele foi o oitavo homem mais rico do mundo brasileiro mais rico e o brasileiro a gente olhava e falava do a gente não sabe da onde vem o dinheiro mas a galera falava assim do do é Brasil a gente comemora essa essa se tiver o cara mais corrupto do Brasil nos top cinco do mundo
vai ter uma galera com a camisa do cara aqui no Brasil a gente gosta dessa coisa que não sei como sabe que é muito assim o indiano tem uma relação ao os bilionários muito assim de de de de admirar de o indiano é muito assim muito assim o brasileiro não não vejo tanto assim mas se se você fala você sabe mais é que aqui gostam aqui valorizam aqui gostam de mais ou menos o Neymar é um cara que virou desvalorizado eu acho que tem uma coisa então mas não é pelo fato dele ser rico é
o fato dele ser conhecido Eu acho que o brasileiro não gosta minha visão tá tudo aqui é um achismo tal o brasileiro ele não admira muito alguém que represente ele de uma forma que ele não considera correta digo assim ah o Neymar Ah ele trai a mulher odeio ele ou então rebola não represent que eu sou mas mas é igual o do do Bernard R que é o cara mais rico da França que não é tão querido pelo fato que a gente também tem muita gente que acha que ele não se enriqueceu da maneira correta
então mas não é sobre enriquecimento é sobre comportamento Claro mas é isso mas você entende a diferença é tipo assim Quem tá lá bombando o brasileiro ele ele ele ele dá uma ele dá uma espinhada o brasileiro Ele não gosta muito do cara que tá em evidência o João o Jorge Paulo lema os brasileiros não conhece aí fala tem um brasileiro na lista dos top 10 ricos do mundo o cara fala ei beleza quem tem conhecimento sobre que o cara faz vai até falar não sei se eu gosto mas o Bernardo Arnold todo mundo conhece
na França brasileiro cara 1% do Brasil conhece o lema não Fala aí Marcela não é muita gente não o cara anda de táxi o cara sai de casa anda de táxi ele mora no Leblon não sei se a gente pode falar isso ele pega o táxi mora na Rua Constantino Borges de Medeiros 648 ele pega o táxi e ele vai pra empresa de táxi não é um cara famoso não uma celebridade Então tá na hora de encerrar né hoje eu vou aproveitar do meu poder que eu tô sendo o o chefe é isso aí eu
gosto Gostei do Poder uma hora de chefe a gente combinou assim não todo mundo aqui vai ser por de boa tal aí o cara um segundo aqui El ele já se deu liberdade eu que sou souo maioritário desse projeto que ten 80% E aí você entende a grandiosidade do francês que é basicamente ele achar que ele é o dono do mundo do mundo mesmo quando el não tem mesmo quando não tem nada e é isso aí deixar os comentários vai ter corte na internet né E vamos pro próximo episódio é toda quinta né Toda quint
Toda quintafeira às 11 horas da manhã a gente está aqui no achismos países achismos três continentes discutindo temas da sociedade vamos embora valeu tchau tchau