A edição, cara, é o melhor caminho para você entrar no mercado digital. Pop também é bom, só que demora mais para ficar bom. Eião, tu aprendeu a editar, aprendeu semana que vem ter contratado. Pronto, entro no mercado, nunca mais é mesma pessoa, sabe? Então recomendo que para qualquer pessoa que queira ganhar dinheiro, queira virar editor, o DR sim é absurdo. É o que mudou minha vida. Gabriel Figueiredo >> de Garçon, a referência no mercado de edição para Direct Response, >> hoje comanda o time de edição de uma operação que escala múltiplos oito dígitos por mês,
além de formar novos talentos para o mercado. >> Como que a gente faz pra gente editar um anúncio? O que o que que é importante? Quais são as etapas? >> Tá perfeito. Primeiro ponto é >> o processo então que tu indica é a gente testar o anúncio mais cru >> cru possível. Cara, lá onde eu onde eu tô agora, a gente testa até mesmo sem hul visual, >> cara. Essa sacada aqui é muito boa, pessoal. Se tu não tá fazendo isso no processo da tua empresa, eu acho que eu recomendo fazer, porque aí faz todo
sentido. >> Tem o hack da nomenclatura que a gente faz ali para fazer tipo um anúncio, durar três meses, o mesmo anúncio vendendo em alta escala. >> Deixa eu fazer uma pergunta aqui, tá? Ou algumas. >> Achou que ia ser um podcast tranquilo de edição, né, filho? Toma. A tronar no anúncio não importa quase nada, mas na VSL em si importa. >> Ah, é, mano. >> Importa muito. Pô, acho que alguém pode pegar o teste aí. Tem uma vez que tá vendendo que foi editado meio que porcamente entre aspas, redita o base no que a
gente tá falando aqui e vê se a Retenção aumenta ou não. >> Exatamente. O que mais que dá pra gente colocar na VSL? Quais outros hacks que a gente pode colocar que aumentam a conversão? Que que tá dando sorrisinho? Tenho um exemplo. >> Acertei, acertei a veia, pessoal. >> Acertei a veia aqui do segredo da escala. Agora >> ó, depois de 2 horas e meia de podcast, acertei a veia. >> É um bom, mas funciona muito, tá ligado? Hoje eu vou ter uma conversa com o Gabriel Figueiredo. O Gabriel, pessoal, ele é um editor de
vídeos que resolveu se especializar em marketing direto. E eu resolvi chamar ele aqui porque todo mundo fala de COP, todo mundo fala de tráfego, mas poucas pessoas falam do terceiro pilar aí do marketing direto, que é a edição de vídeo e principalmente como usar a edição de vídeo para aumentar a conversão seus anúncios doas vezes de vendas. E é exatamente sobre Isso que a gente vai falar hoje. Então, cara, se tu tem interesse em saber, por exemplo, como melhorar esse processo na tua empresa ou então simplesmente em como editar melhor os teus vídeos hoje que
tu já tá editando, dá uma olhadinha nesse podcast aqui até o final, porque eu acho que tu vai gostar bastante dele, beleza? E claro, se você não conhece ainda aqui o podcast, ele se chama Segredos da Escala. E aqui a gente traz pessoas que já escalaram suas ofertas, Já escalaram seus negócios para que tu que tá em casa consiga pegar uma, duas, às vezes três dicas, se o podcast for bom, aplicar no teu negócio e escalar ele também. Esse podcast aqui foi criado pelo Veturb, que é uma empresa que eu ajudei a fundar. O Veturb,
ele é uma hospedagem de vídeos criada para aumentar a conversão do teu vídeo de vendas. E hoje mais de 10.000 empresas usam o VTURB todos os dias para aumentar a conversão dos seus vídeos de vendas. Por isso eu recomendo que tu use também. Então cara, se tu quiser testar, se tu quiser ver se de fato aumenta a conversão, de fato, tu ganha mais dinheiro, tem um link, tá aqui na descrição, com 14 dias de graça para tu testar o VTURB. E também tem um QR code, tá aparecendo aí na tela. É só escanear ou então
clicar no link, criar tua conta e começar a ganhar mais dinheiro com o Veturb. Beleza? Mas agora pessoal, bora pro podcast. Então, com vocês, Gabriel Figueiredo, mano, boas-vindas. >> Valeu, obrigado pelo convite. É uma honra, tá? >> Seja bem-vindo ao nosso podcast, Segredo da Escala, podcast TBTURB. E hoje, cara, eh, a gente tá aí para na missão, né, de fazer esse podcast aqui sem que os editores do Veturb que trabalhar contigo. >> Pera aí, vai ser difícil, mas a gente vai tentar aí. >> Então, ó, mano, se vocês forem trabalhar Com Gabriel, vocês me avisam,
mano. Senão vou ficar puto, >> eu vou contar pro João, tá? Se eu descobrir lá, eu vou contar, vocês me avisam, mano. >> Mas cara, eh, obrigado pelo teu tempo, tá? >> Imagina. >> E e tipo assim, tu até me perguntou, né? A gente tava almoçando o pessoal por agora e aí tu falou assim: "Não, tu me chamou semana eh sei lá, passada, Retrasada, não sei que foi na na semana do jantar da ship offers que tava rolando aqui. >> Só que eu já tava para te amar há muito tempum. tu já tava na lista,
só que meio que nunca teve a a a prioridade de chamar, porque a Nick lá que organiza o podcast, ela meio que escolhia tal quais convidados vão ser, por qual motivo. >> E daí a gente sempre focou muito em tráfego, sempre eh focou muito em COP, mas eu acho que a gente nunca fez um Podcast 100% focado em edição pro mercado de resposta direta. >> Perfeito. >> E e vou até te falar uma coisa, tá? Na época que eu tinha operação, eu fiz um curso do Gary Benga, que é o 100 Seminar, que cara, coloca
alguma coisa aí na tela, Thagão, sei lá, se tu conseguir, eh, em alguma coisa que que envolve esse curso aí, mas lá ele tem um PDF que ele fala aumentando a conversão das cartas de vendas através do design. E eu lembro quando eu vi aquilo ali, eu falei: "Cara, isso aqui funciona muito pro para agora, né, pro século XX que a gente tá aqui, que é com vídeo >> edição." >> Então eu acho muito, mano, que uma vez que o editor de vídeo ele saiba gerar mais valor do que um editor comum, ou seja, aumentar
a conversão do negócio, com certeza ele consegue ganhar muito mais dinheiro. >> O editor ele não faz a venda da V7, só Que ele aumenta a retenção, por exemplo. Então, consequentemente mais pessoas chegando num pit, mais pessoas vão comprar, né? Então, o editor ele potencializa, ele não vai salvar a COP ruim, tipo, ele não vai fazer milagre. Mas ele vai uma cópia boa, ele vai deixar muito melhor a conversão, ali, vai aumentar as vendas, enfim. >> É, sem dúvida. Eu vejo como se fosse um exatamente tu falou, cara. Ele potencializa aquilo que já é bom,
da Mesma maneira como é o cara do tráfego, tá ligado? Que ele potencializa também. Mas cara, eh, tu tá no mercado há quanto tempo? >> Eu comecei no mercado, eu aprendi, eu descobri sobre o mercado em agosto de 2022, só que eu comecei aí meu primeiro cliente ali em fevereiro de 2023. Foi um >> Mas tu começou em 2022, né? É, 2022 eu comecei como um junto com o meu irmão ali em recuperação de vendas. Então ele começou, ele comprou mentoria ali, Descobriu recuperação de vendas com Alex no osso. Então ele seguiu o caminho do
Alex ali. >> Mano, olha só, a gente tem, lembra que eu falei que eu te interromper? Aham. >> Primeira vez aqui. >> Tranquilo. >> É, a gente tem aqui no Veturba, um negócio que a gente faz que é tipo quando aparece um podcast de alguém, manda colocar na tela aí. >> Põe o a cardzinha aqui do Alex nosso. Tem dois podcasts ou um >> cara? Acho tem dois ali. >> Tem dois podcasts que põe. Qual o nome do editor? Ô Thagão, >> Thagão, não sai do do Vet, hein? Põe os cardzin do Alex nosso aí,
que o Alex é bravo, tá? >> É, pessoal, o Alex, ele é fundador do The White Rabbits, que é o melhor clo que eu já vi, pelo menos eu sei que os meus maiores clientes eles usam isso e é bem interessante usar, tá? Então Recomendo que usem aí e vai aparecer o Instagram do Alex aí também, quem quiser chamar ele lá. >> Boa. >> É, mas enfim, cara, continua aí. >> Aí eu esse é 2022 ali, nessa época eu tava na faculdade ainda. >> De quê? >> Arquitetura. Arquitetura, mano. >> Arquitetura. Meu pai é, ele
foi um pouco, meu pai é tipo um entusiasta do pedreiro, sabe? Ele vai fazer uma coisa, ele não vai chamar p, ele vai fazer, mano. Nem que a casa caia, mas tipo, ele vai tá ali. Daí meu irmão se formou em engenharia, mano. Acho que o sangue tá aqui, ó. O cimento vai no meu sangue. O cimento para arquitetura. Paz. Só que nisso é uma história engraçada porque eu adolescente eu trabalhei dos três ao 18 de garçom não tem dinheiro para eu estudar e para entrar na faculdade. Então mano, quando eu entrei Na faculdade agora
eu tô rico, estouri, >> realizei meu sonho, agora tô, pô, guardei um dinheirinho, deu dois meses, bar, festa, torrei tudo, literalmente torrei tudo, mano. Aí veio pandemia, pandemia eu tive que voltar trabalho de garçom, tava de estágio. Nessa época meu irmão começou a entrar no mercado ali com recuperador de vendas. Daí ele me chamou, ele mandou um pint assim para mim assim, ó. Ó, Gabriel, vamos estourar um pint R$ 200 no dia. [ __ ] >> [ __ ] tá grande demais. >> É agora. Por quê? Porque eu calculei, mano, R$ 200 hoje eu ganho
tipo R$ 60 por dia. Se eu fizer R 80 em casa, mano, tô feito. Quando ele mandou esse print, fui lá, pedir demissão, >> tchau. >> Um mês de aviso ali, sai da, sai do emprego. Comecei como recuperador de vendas de 2022 ali. Fiquei um mês trabalhando, chegou um mês lá, parou de dar certo, parou a escala, meio que Morreu, porque a recuperação de vendas depende da escala do produtor, né? No caso oferta do cara parou de escalar, >> parou de escalar, tipo, tava dando fumo, ele parou de rodar, então até ele acertar outra, porque
a a recuperação de vendas ela começa, então tanto botar 10.000 em tráfego e botar recuperação, tipo, não vai ter uma diferença absurda, né? >> Então >> a gente tava recuperando vendas ali, Parou de dar certo. Aí eu ganhei tipo sai uns R$ 5.000, R$ 7.000 em um mês ali. Daí eu falei, [ __ ] desculpa palavrão. Eh, >> mano, pode xingar, >> audiência tá acostumada para sofrer, entendeu? >> Aí, aí eu pensei, cara, tô com R$ 7.000 R$ 1000 aqui. O meu custo de vida é tipo R$ 1.000, R 15.00 que eu moro com os
pais, né? Tipo, não tinha nada. Eu tenho 5 meses para fazer alguma coisa nesse Meio tempo aqui agora. Daí o meu irmão falou sobre edição de vídeos de que f porque tava em grupos, enfim. Aí eu comecei a estudar. Eh, foi de agosto até fevereiro estudando ali, aprendi editar vídeo porque na época não tinha nenhum curso de edição para Jo Sponsor. Então eu aprendi a editar genérico, tipo cursinho aleatório assim da internet. Eu aprendi a mexer no programa basicamente. E em fevereiro meu irmão me indicou uma pessoa que foi o Elias Braslu, acho que O
do Cris Greg lá. Até eu sou, tem várias pessoas que sou grato. >> Ah, o Elias. Éas, tem várias pessoas que sou grato. O Elias, >> o Elias ele sempre fala que eu não lembro o nome dele, mas eu lembro, mano. Ó, agora eu sei. Quer dizer, agora eu sei não, já sabia. >> O Elias é brabo, cara. Ele foi a primeira pessoa que confiou em mim. Ele veio através de indicação e do meu Irmão. Eh, e tem uma história engraçada porque eu não tinha portfólio na época, tipo, não tinha, eu era só tava estudando,
não tinha um cliente para eu fazer. Aí ele como foi indicação forte, ele veio meio que pronto assim, sabe? Pedi um portfólio. Cara, desculpa, não tenho portfólio porque o meu cliente não deixa eu te mandar por conta de contrato e tal. Jogou a cop, >> joguei a cop nele. Já response, cara, é confiável aqui, não posso mostrar, mas Enfim, vamos fazer um teste. Aí eu dei aquela mente dele de louco nele ali, ele confiou. Aí eu comprei baratão porque, mano, eu era noobzão, tipo noob, noob, noob forte, tá? Aí cobrei barato, ele topou. Eu entreguei
muito rápido porque eu não era bom, então vou com >> isso aí em 2023. 2023, fevereiro ali fevereiro, já estamos em 2023. Aí eu >> tava ali, trabalhei um monte, entreguei rápido porque a qualidade eu não tinha tanto. E nesse rápido ele começou a Gostar de mim, porque eu entregava, tipo, ele mandava mensagem num dia, meia-noite eu tava entregando já uns 10 EDS assim, >> [ __ ] >> Só que era bem na época, mano, não tinha avatar, não tinha Iá, não tinha nada, era no cruzão, a gente anda dava na mão, tipo, pegar o
voozinho e tipo escrevia, tá ligado? Porque não tinha nada. Aí ele gostou dessa minha agilidade e começou a me dedicar para outras pessoas. Então, a Partir daí começou a minha história. Uma das pessoas que me indicou foi o Gramy Beef. O Gramy Beif foi uma pessoa que em julho de 2023 ele me contratou antes dele aparecer na internet. Enfim, >> manda eleand manda aparecer o podcast. >> É, manda aparecer o podcast do Gramy Bif também tem um milhão de dias lá. Podcast absurdo. Bif tem um conhecimento fora da aprendi muito com ele. >> O bife
é [ __ ] >> É. E nesse meio tempo, por conta do Grupo que o meu irmão me indicou, tipo, ele sempre me indicava, ah, aqui o editor [ __ ] que meu irmão, meu irmão, meu irmão. Aí as pessoas começavam a salvar meu contato e me chamar em algum momento. Daí o Joaaka foi outra pessoa. Tem um podcast também, põe aí na tela, >> mano. Já entrevistei todo mundo assim, que merda. >> É, então tem várias pessoas que foram pro chate. Meu irmão que me indicou, depois veio o Elias, que foi meu Primeiro cliente
que me indicou, o Bifx. Daí o Bif ele criou uma mentoria, a primeira dele, a Flate Word lá. E a primeira call ele me chamou para dar uma call de edição nessa mentoria dele. Foi a primeira vez que eu apareci como mentor, digamos assim, né? Aí quando eu entrei nessa calva lá o Geoacas e o Gramy Beef. Tipo meu dois clientes, dois me validaram naquele momento. [ __ ] mano, tô fazendo alguma coisa aqui que tá dando certo, porque o Joakle já tava Escalando forte e ele não tinha uma equipe de edição. Naquela época já
tava com os editores ali, enfim. Então tudo começou dessa forma assim, sabe? Uhum. >> Então tive alguns momentos chave foi o Elias. Daí o Guilherme Bif quando ele me chamou por causa de indicação, ele precisava de alguém ágil. Naquela época eu já tava sem tempo. Então ele perguntou: "Ah, tu consegue me entregar rápido?" Daí eu falei: "Cara, consigo, eu tenho equipe aqui. Eu não tinha Equipe nada. Consigo tem equipe, vamos embora. Vem com o pai. Agora vou ter que dar um jeito. Que que eu fiz? Chamei o meu amigo, fui lá em casa, treinei ele
e a gente começou, a gente começou a trabalhar junto pegando do criativo do Guilherme Beef, do Geox. Aí eu vi que eu comecei a tipo a desenvolver uma habilidade de treinar. Pô, é treinável, é fácil ensinar as pessoas. A partir daí eu comecei a montar minha agência de editores. Como é que eu fazer isso? Eu Comecei a pesquisar no Twitter, ah, alguém tem um editor de vídeos aí, alguém é editor, consegue me chamar, enfim, ir lá no LinkedIn achar os editor. Só que, cara, as pessoas, uma coisa é editar vídeo, uma coisa é editar vídeos
pro DR. Tipo, é totalmente diferente. Por mais que o DR seja simples, sabe? >> Uhum. >> Ah, então eu tinha muito problema, tinha muito estresse. Então, o que me salvou Foi quando o Guilherme Bif, ele me chamou para dar uma mentoria na uma aula na mentoria dele lá. E no final dessa aula eu abri um workshop ensinando as pessoas a editarem vídeo pro DR. Com qual cópia, né? Com qual conceito. Cara, você tá aqui para ser afiliado, você tá talvez sem caixa, então você consegue editar seus próprios vídeos para rodar os seus anúncios e também
se você quer levantar um caixa, você consegue testar serv como editor. E inclusive Nesse workshop eu vou dar um desafio para vocês entrarem na minha agência. Então a stre eu abri workshop, eu abri uns três junto com a mentoria do bif ali, era o dia todo junto comigo das 10 da manhã até 5 da tarde editando vídeo do zero, desde montar o áudio, etc. E eu fazer um desafio no final que quem me entregasse os melhores do Zed entraria pra minha equipe. Então tem um editor que desde outubro de MT tá comigo por conta desse
workshop, mano. E o cara tá Treinei a pessoa do zero. Daí eu vi, cara, eu sei ensinar >> porque não é difícil, é mais o conceito >> do que tu editar vídeo, porque editar vídeo é só rastar ali, enfim. Aí eu comecei a escalar, comecei tipo em fevereiro, em outubro já tá fazendo 40.000 no mês, [ __ ] >> Tipo 8 meses. Bizarro. >> Isso tudo em 2023 ainda. >> 2023 eu tô, a gente tá, a primeira mentoria do bif outubro de 2023. >> Em agosto, por ali, setembro, já tava fazendo uns 30, 25.000 no
mês ali, trabalhando muito, tipo, que era praticamente eu sozinho e meu amigo, sabe? >> Uhum. Aí chegou algum momento que tinha tanto cliente que eu não conseguia mais editar vídeo e revisar as coisas dos meus editores, porque tipo, imagina, eu tava com editando VSL aqui prazo apertado, vinha cinco editores, tá pronto o meu aqui, tá pronto o meu aqui, Como é que eu vou revisar enquanto eu tenho que entregar uma VC no prazo? Então eu decidi tipo meio que sair e ficar só tipo revisando, sabe? Aí hoje em dia eu não edito mais tanto vídeo
e só fico só revisando os meus editores, enfim. Aí hoje eu tenho minha agência de edição de vídeos. Eu fiz parte do grupo Six por um tempo ali, saí. Hoje eu tô lei do Lucas lá >> do Lucas. Lucas tem um podcast também aqui. Põe aí na tela, por favor. >> Tem dois, mano. Tem dois. O Lucas ele fez, ele pediu o Bis aqui no no V. >> Tem o >> tem o dele e o Alê. >> Alê e também a mesa redonda, né? >> É ele, o Felipe e o >> do PC. Bom, podcast
bom, tá? >> Eh, aí eu comecei aí hoje eu saí da SI que eu tô em outra operação como head de edição da Iron Group. Tenho meus lançamentos com fórmulam os editores para esse mercado. E Basicamente é isso >> a minha história. >> Mano, eh, deixa eu te fazer uma pergunta sobre isso, tá? Tu falou aqui que eh no começo tu era recuperador de vendas. >> Sim. >> E aí tu acabou meio que perdendo um pouco ali o o aliás, acabou não, tu perdeu o teu emprego porque a oferta parou de escalar e aí deu
ruim. >> Sim, sim. >> Cara, isso acontece também com os Editores de vídeo, né? Ou não, >> cara, não necessariamente, tá? Porque pense o seguinte, um um editor é meio que uma peça fundamental, ele ele não depende necessariamente do produtor escalar. Se o produtor parar de escalar no recuperação de vendas, não vai ter tanto lead caindo lá, correto? >> Uhum. >> Se o cara que contratou o editor parar de vender tanto, ele vai ter que testar mais coisas para voltar a escalar. >> Talvez seja até mais demanda. >> Quem quem é que vai editar esse
vídeo? A única coisa que o editor não vai ter demanda é se o cara quebrar, tipo assim, não tem não consigo te pagar mais. Aí assim, então acertando e não acertando, o editor de vídeo vai estar ali, tipo, editando, sabe? Então, independentemente, óbvio que se acertar é melhor, porque o editor tem um mérito ali, >> eh, mas se não escalar, vai ter que Testar mais coisas. E quem acredita sabe? >> Entendi. Entendi. É, uma coisa que eu tava pensando é que o mercado ele é muito volátil, sabe? >> Sim. >> Aí por causa dessa volatilidade
eu pensei: "Ah, talvez seja uma coisa que afete também os editores de vídeo, sabe?" >> Cara, não afeta por conta disso. E o outro ponto é que toda vez que, "Ah, Vamos supor, o o alguém abre uma mentoria de Dr. Response, sabe? qualquer, todas as pessoas que vão entrar naquela mentoria ali, ou ela vai editar vídeo ou ela vai contratar alguém, sabe? Então, pode até ser que a operação que o editor tá quebre, por exemplo, que é bem difícil acontecer até até fácil dependendo do da gestão, enfim. Mas cara, quantas operações, quantos players não precisam,
então é difícil um editor que saiba, saiba de Ideia assim, não ter pelo menos uma operação querendo contratar ele. É impossível, mano. É impossível. >> Sim. Até porque, pô, é um um cargo bem essencial, né? É, >> as operações podem rodar sem o recuperador de vendas, mas sem editor de vídeo não tem show, >> não tem como, porque o copy ele meio que o copy aperta o botão da esteira, >> aí o segunda parte da esteira é o editor. O copy não vai editar o vídeo, Sabe? >> É, >> não vai editar. O CP é
mal escreve anúncio, atrasa tudo, tá ligado? >> É, exatamente, velho. >> Esse é o ponto. >> Sim, sem dúvida. E cara, eh, uma coisa que que eu achei interessante na tua história, tá? que pelo que pelo que tu falou, parece que é um diferencial, é que as pessoas elas foram te indicando. Então o Elias foi lá, aí te deu uma Chance ali, aí depois o gel, depois o bif. >> Sim. >> E e mano, sinceramente, isso acontece até hoje porque, cara, tu tá aqui no podcast justamente porque as pessoas te indicaram e daí eu queria
entender assim, tu o tu tu tipo, por que que tu acha que isso aconteceu? fez alguma técnica para pr pra galera indicar como é que funciona isso? >> É que tem é que o mercado de response ele não, tipo, não é igual pessoas que contratam editor de whels tá ali no Instagram, é dentista, você consegue encontrar aí clientes no Instagram. No DR não, tipo, tu nem sabe quem é um player, já vi tem um play que tá escalando, tem nem bill, perfil trancado, como é que tu chega nesse cara? Entrando em comunidades, seguindo players que
abrem call, por exemplo. Só que daí eu sempre falo para meus alunos Que ninguém gosta de vendedor, ninguém gosta de tipo, ah, eu vou te chamar no Instagram, João, sou editor de vídeos, tal, tá aqui meu portfólio, tamo junto, tu nem vai me responder. Essa é a verdade, tu vai me ignorar, porque se eu fosse bom de verdade, eu nem estaria nem falando que eu tô com a agenda livre, tá ligado? Esse é o ponto. Então, sempre sei nesse princípio, cara, eu nunca vou me divulgar, >> vou estar nos grupos. Só que tem outro Ponto.
Eu eu comecei por conta do meu irmão me indicando. Uma coisa, eu estar nos grupos e falar: "Sou editor, estou disponível já meu valor ninguém vai chamar atenção, tipo, sabe? Ninguém vai pagar, se me chamar vai querer pagar menos, sabe? >> Uhum. >> Que que eu pensei, mano? Se meu irmão me indicou, como é que eu posso fazer isso para eu não depender do meu irmão e também para meus alunos conseguirem mais Trabalhos? É um hackzinho, tá? Porque a a técnica, a parada é o seguinte, eu tenho, eu sou editor, eu tenho um um uma
habilidade que vai ajudar outras pessoas. Eu só preciso que essas pessoas entendam meu valor, independentemente como, obviamente eu não vou mentir, não vou passar por cima de ninguém, mas eu tenho que que ele veja o meu potencial me contrate. Como é que um cara que tá con no mercado hoje consegue isso? É muito difícil. Então, uso a técnica da Camuflagem, que eu chamo >> a técnica da camuflagem. >> É da camuflagem. >> Ó, pessoal, a técnica da camuflagem. >> O que que seria isso? Que que é isso? >> Você vai entrar no grupo com o
teu contato ou já entra com o teu contato, sabe, um WhatsApp Business, um outro chip e entra põe lá, põe uma fotinha aleatória, vamos, meu nome é Gabriel, eu ponho sá e Deus no comando, meu nome do WhatsApp aleatório que ah, corrend nome, Não põe Deus do comando porque vai perder valor a indicação. Põe, sei lá, é fulaninho ou nem põe nome, foi só um ifen, sabe? E não põe tua foto. >> Quando alguém perguntar se alguém conhece um editor, >> tu se indica. Conhece esse editor aqui, ó. Mano, ele me entregou absurdo, cara. Ele
rapidão, ele entende de mercado. Tá aqui o cara. Olha a diferença. Eu me eu me indicar, tô livre. Conheci esse editor aqui, ó. É a mesma coisa, só que Mudou tipo a indicação, ficou mais forte a COP, tá ligado? Aí os cara vai chamar, pode ser que o cara nem chame no momento, mas de tanto tu fazer isso, tu vai ficar conhecendo no mercado. Pô, esse editor é bom, uma hora vou precisar. Foi isso que aconteceu comigo lá com o Joax. O Joax não me contratou no primeiro momento. Ele esperou ele escalar, um respiro. Aí
ele me chamou, ô cara, s contrato aqui faz um tempão, pá. Por quê? Porque o meu irmão tá sempre me Indicando, sabe? Então eu falo, tomem cuidado com isso, não vai? Tipo, porque a regra é, você tem que vender. Como é que você vende? Se você é um cara que tá começando no mercado hoje, a pessoa precisa te indicar. Como é que alguém vai te indicar se você ninguém te conhece? >> Muito bom, mano. É, >> essa é de eu falar, cara. Faz isso, entras nos grupos, fica de olho, uma hora alguém vai coisar, sabe?
Outra Forma, que que a galera faz? Entra no grupo e manual galera, tô editando um videozinho aqui. Que que vocês acham? Isso é um um ângulo, né, digamos assim. Ah, verdade. É, tu coloca lá tu prova social do teu trabalho. >> É, mas você tá se provando para alguém. >> Uhum. >> Se tu postar um, tu editar um vídeo muito [ __ ] muito absurdo, manda lá um vídeo. Galera, o que que vocês acham disso aqui? Tô indo certo, eu quero Caramba, mas esse cara aqui, tipo, já é tipo a tua coper tô itando um
videozinho aqui. Bora para mais um. Não, galera, que você dá de VSL assim dá legal. E mandei uma edição pá pá. O cara esse cara é interessante, tu não tá se vendendo >> porque a galera não gosta de vendedor, tá ligado? As pessoas gostam de contratar. Ela tu se vende de maneira indireta. >> Indireta. Exato. A pessoa cria um desejo Sem querer. Tipo, esse cara é bom. Ele não tá falando que tá com a agenda livre. >> Agenda livre, mano. Tu pode estar com a agenda livre ou cheia, só que o cara quer contratar alguém
que sabe do jogo. Se a agenda tá cheia, por quê? Porque esse cara aqui é bom. >> Geralmente os os caras bons vão estar com agenda cheia, né? >> Exato. O cara que é bom não vai ficar tipo, vai poucos horários disponíveis. Não, acabou. Não é isso, sabe? >> É. Vai lá perguntar pro Thiago Filemão lá como é que tá o se ele escreve VSL pro DCK aí, para essa galera. O Diogo Samuel >> não, ele nem posto, não tem nem link na Bill. >> É exatamente. >> El chama no Instagram e já era. Quer
marcar uma call comigo? Só semana que vem. À vezes o cara nem tem, tá com ainda totalmente livre, cara. Só semana Que vem, irmão. Eu vi uma live do Derck falando isso. Ah, só semana que vem, mas ele tá com a agenda livre, pô. Tá jogando FIFA lá e tipo, mas ele criou valor, tá ligado? >> Sem dúvida. Foi assim que eu comecei. >> E cara, olha que interessante, e o fato de tu tá aqui no podcast é a mesma parada por indicação. Só que ponto. >> Eu tô até suspeitando agora que tu ficou sem
indicando. >> Não, essa é a camuflagem é por conta do é os primeiros contatos, né? Os primeiros clientes. Depois naturalmente assim como Elias, o Joax, o Bif vai te indicando, porque é muito raro, não é raro achar um editor bom tecnicamente, mas de compromisso, de perfil assim, é difícil achar. >> Ah, isso é [ __ ] mesmo. >> É difícil. O o editor, o perfil do editor é quinta-feira 18 horas da noite, faltou luz, o cara manda uma foto que o Monitor quebrou, daí tu pesquisa foto no Google, tá lá foto, tá ligado? O editor
tem esse perfil. Então quando acha um editor que trabalha até de noite e entende a a importância daquele criativo ali, o cara não vai querer largar aquele editor, sabe? Então eu nunca fui, nem sou até hoje o melhor editor do mercado. Eu não sei mexer em After Effect, sabe? Aqueles programas cheios de firolinhas. Capcut Premiar já era. Ponto. Mas por qu, mano? Eu entendo do jogo. Eu sou um Cara que se ele me contratar eu vou te entregar sexta-feira porque eu sei que sábado vai escalar. O editor não. Chegou sexta-feira 18 horas. >> Tchau. >>
Bora, barzinho. Acabou. Eu nunca fui assim, sabe? Entendi. Entendi. >> Inclusive quando o Jox tava aqui, põe na tela, por favor. Aí >> ele ele comentou no final do podcast: "Cara, esse cara aqui eu mandar mensap para ele 1 da manhã esperando que ele me Entregasse no outro dia. 3 da manhã, tá aqui, ó. Toma a a correção. Porque eu tava ali, mano, eu sei que esse cara vai mudar minha vida, sabe, >> mano? Se se bobear, esse é o diferencial principal, tá ligado? >> É o perfil, mano. >> Porque assim, ó, as operações de
de direct response, eu acho que elas são tão intensas que o meio que todo mundo tem que ser assim pro negócio conseguir ir pra frente bem, tá ligado? >> Não, não é um business assim para quem tá querendo fazer corpo mole e tal. E eu acho até que é por isso que paga muito mais do que os as outras paradas, porque tu simplesmente tu trabalha muito mais também, >> trabalha muito mais e tem para inclusive acho que um dos maiores erros de operação que não consegue manter o editor é isso de não realmente compensar o
editor, sabe? Então lá na operação que a gente tá, >> o editor ganha tipo 100 por ED validado, >> [ __ ] >> Não é por que isso? Porque pensa: "Ah, dá para ganhar comissão, pô. Não, porque a venda do Ed não é do editor em si, né? Ele ganha porque ele escolheu um avatar bom, fez uma edição boa, enfim". Então você dá uma comissão por ED validado, isso é bom tanto pra operação que é pequena, tanto pra operação que é grande, porque o ed validado, o quanto que tu vai estar de bônus é de
acordo, Tipo, ó, pô, que que é saudável para mim? É um ruas do é uma mar saudável, quanto é que eu posso dar de bônus? Então, uma pressão grande pode dar 100 doll, uma pressão pequena dolló, que seja 10 doll. >> Uhum. >> Então ele agora comissão, pô, imagina comissão pro editor que a margem já tá apertada e vai dar comissão pro não faz sentido, sabe? Sim. >> Então a a gente entende, pô, tem um Fixo, outro erro que eu vejo das operações, enfim, é ter um fixo muito elevado. Então a galera prefere pagar um
fixo alto e não pagar comissão ou bônus. >> Uhum. >> Isso. O que que acontece na minha visão? Chega no final do mês, não escalou, não acertou nada, tá no reembolso cantando pesado. >> Uhum. >> Prejuízo. Ainda tem paga comissão ainda, Ou sabe? >> Uhum. Tem a galera paga um fixo alto para evitar pagar tanta comissão. Só que quando chega no mês que você não escalou, tem que pagar o fixo. O salário, o custo operacional é alto. >> Quando você paga um fixo menor e comissão bônus pro editor, chega no mês que não deu boa,
ó, galera, infelizmente não deu boa, >> não deu bom, é nós. >> O custo tá aqui de boa, mas no mês que Der bom, você vai ganhar mais, por quê? Então fica mais saudável a longo prazo, na minha visão, né? Posso estar errado também, >> cara. Eu eu concordo contigo, tá? E e assim, ó, a gente vai entrar nesse assunto. Eh, só que eu eu não queria entrar agora, não, tá? >> Sim, sim. Até eu passei um pouco. >> Não, relaxa, pô. Tá louco. >> Eh, mas eu anotei aqui as perguntas aí no final do
podcast eu vou te perguntar Um pouco mais sobre isso, >> tá? >> Mas, cara, voltando um pouco ali, tá? Tenho duas perguntas sobre isso que tu falou. >> A primeira pergunta, cara, eh, e eu sei que a gente vai falar provavelmente disso lá no lá depois, tal, quando a gente falar de, pô, montar equipe, etc. >> Uhum. Mas o que que tu acha que é esse perfil do editor que não não pro dono de operação que tá Vendo isso aqui, ele saber quem contratar? E cara, relaxa, tá? Ou então olha aqui embaixo aqui, ó, vai
ter uma descrição aí de de quando que o que que a gente começa a falar sobre essa parada de de contratar, etc. >> Mas pro editor, pro editor, o que que ele o que que ele tem que ter, cara, de dessa parte de tipo de mentalidade, de >> de proatividade, como que tem que ser a vida dele? É, é realmente essa parada aí, mano. O produtor te mandou mensagem 1 da manhã, 3 da manhã, tu tá com o Ed ali. Isso parece uma coisa de muito louca, tá ligado? Sim. >> E daí eu acho até
que por isso que tu tá nessa posição de ser o mentor dessa galera, porque tu tá disposto a fazer esse trabalho duro, que é, pô, acordar cedo, fazer todo esse rolê. Aliás, não nem acordar cedo, né? Não dormir, >> virar noite, velho. Mais comum. >> E cara, explica um pouco assim quem que é o perfil de editor da R que se dá bem, Mano, que ganha grana. Sabe que ele tem o pobre, inteligente e com raiva da vida. É isso. Tipo, o cara tipo >> pobre inteligente, quer ganhar dinheiro. >> Quer ganhar dinheiro. Tem uma
sigla, né? Vida >> PSD. >> PSD. O cara é PSD. Pobre. Que que é o S? >> É o S é smart de inteligente e o D é desire to get rich. Desejo de de ficar rico. >> Perfeito. É isso. Porque >> mas eu achei legal ter o pobre inteligente que da vida. >> É só só traduzir, tá ligado? Aí, mas é isso porque, pô, se para pensar um editor que edita para YouTube, por exemplo, quanto mais ele trabalhar, não vai mudar nada, tá ligado? Tipo, não vai, não tem como crescer de fato. >> Tipo,
até tem, mas não tanto, >> mas não tão rápido, sabe? Aí o cara tá ali, ele é contratado, até, por exemplo, o cara vai ser contratado para uma Operação como júnior, ele não vai ter que esperar 1 ano e meio, 2 anos para virar um senor da vida. Se o cara trabalhar muito, tipo muito, muito, muito, se dedicar, ele tá em seis meses ganhando tipo 7.000 em 100er fixo, sem risco nenhum, bônus e tal. Então o primeiro perfil é não tá com esse perfil de CLT, sabe? De ah eu trabalho das 8 a 18, acabou
minha vida é isso, pá, pá, pá. Eu eu fiquei literalmente quando eu comecei um ano sem sair de casa, tipo Assim, só eu quero mudar minha vida. É isso. Acordei virado do mei às 4, acordava às 7, trabalhando muito, revisando, editando pro Joax ali, pro Bif também, porque eu entendia que quanto mais trabalhasse, mais aquilo mea iria me retornar, não somente monetariamente falando, sabe? Pô, o Joak nos trouxe aqui, tá ligado? O bif me indicou paraa mentoria dele, para dar aula. >> Por quê? Porque eu era um cara que eu Sei que aqueles caras vão
mudar minha vida de alguma maneira de eu entregando um valor ali. Então quando o cara entra uma operação grande que seja, ele tem que entender que ele vai ser pago e ele tem uma acante de crescimento a longo prazo. Então como é e se ele parar para pensar que a média do do editor é horrível, tipo os editor, a maioria dos editores são perfis fracos que chega sexta-feira, vai pra festa, vai paraa bar, é só literalmente ficar em casa Trabalhando, acabou, já é melhor que todo mundo, >> já é melhor que todo mundo. É muito
fácil ter essa barreira. Aí vai lá, chega na no sábado o produtor, galera, deu erro aqui no Opcel, tá com o preço errado. Alguém consegue arrumar aí? Eu, e eu arrumei. Não, não. Demorou meia hora para fazer isso, mas o outro cara tá de ressaca lá. E aí, pera aí, quem que vai ser o, quem que Vai ganhar um bônus? Quem que vai ganhar um aumento? Quem que Então o Joac, por exemplo, ele me contratava, era freelancer, tá? Então ele ele meio que terceirizava a empresa. Ele eu tinha minha eu tenho minha agência de editores,
ele não cuidava nada de edição. Ele só falava comigo: "Ó, tá aqui os Eds, tem que entregar isso até amanhã de boa." Delegava para todo mundo, tá aqui, entrega no prazo, toma. Então ele me pagava um valor maior que Tinha mês, que ele me pagava tipo 14.000, mas não era 14.000 para mim, né? Tipo, eu cobrar 50%, pago comissão pros editores. >> Então era 6.000 separadinho para cada e eu ganhava 6.000 entre aspas, sem trabalhar, revisando, gerenciando ali. Então, quando ele, o perfil do cara é trabalhar igual um cara, tipo, eu vou crescer de vida.
Por quê? Porque a edição, se ele parar para pensar, não é um final, tipo, o cara vai Ser, se ele quiser, ele não é editor para da vida dele, pô, ele vai ter contato com pessoas muito ricas. O cara que trabalha no mercado, ele não vai ter contato com dono do mercado. Tipo, agora >> difícil agora contato na operação, Cauzinha Nera One Daily. Tá aqui o o Luca da Six. falando contigo, toma, toma aqui, faz isso aqui, pô, melhor aqui e tal. Uma palavra do cara mudou tua vida, sabe? >> Aí você pode pegar esse
esse Conhecimento, ou virar COP, ou guardar um dinheiro ou fazer qualquer coisa, investir outro negócio. Então você consegue ter um, você tendo raiva da vida ali que você tem trabalhar bastante, você termina um ano com R$ 100.000 no bolso guardado. >> Raiva da vida. >> Raiva da vida, mano. Tipo, de tipo assim, mano, eu entrei na faculdade, em um mês, eu tô retorando minha grana. Era R$ 20.000, R, mano. >> [ __ ] bicho. >> Eu guardei dos 3 a 18 R$ 20.000, mano. Ganhei R$ 800 por mês como garçom. >> Mas viveu, >> vivi.
Faria de novo. Não faria. Mas foi bom. Ainda bem que eu errei isso no começo da faculdade, porque depois, mano, que merda que eu fiz. Mas fizesse isso com 20, 30 anos, tava ferrado para mim. >> Então, >> que nem o Derick, né? O >> não, o DK tá casado agora. P agora ele tá assim diretor. Diretor >> assim diretor >> agora. Mas o meu sonho era viver um Dick Experience, Dick. >> Já >> um dia ele acabou lá na casa do Ronaldo Gaúcho. Mano, essa história é boa. >> M point, cara. O cara, >>
essa história é muito, >> não tem como. Acho que o bif vi, >> cara. O Derck é muito [ __ ] mano. O Bicho. Nossa. Ô, parabéns, Eric. É [ __ ] >> Dele que é [ __ ] >> mano. >> Mas é isso. >> Eh, pelo que eu entendi, então, a gente pode concluir que, tipo, e essa parada de tu editar vídeo para o o mercado de resposta direta não é necessariamente uma oportunidade para editor. Pode ser, mas é também uma oportunidade para empreendedores que querem começar. Quero começar. Exato. >> Porque daí ele pode
começar no mercado, fazer a grandelha, ele vai aprender uma técnica, um trabalho operacional que poderia ser, sei lá, recuperar vendas, poderia ser cop, poderia ser tráfego, só que outra outra forma de começar. >> Uhum. >> Para tu fazer o teu caixa e caso tu queira, aí tu escolhe ou tu pode evoluir nisso >> e, sei lá, se tornar eventualmente um líder da operação, tal. Aí, cara, aí a Vida é tua, não sei o que que tu quer pra tua vida. >> Ou então o cara faz um caixa e eventualmente monta a coisa dele. >> Por
exemplo, tu tu meio que trabalhou de graça na empíricos, não >> foi? Então hoje o cara entra como editor, ele é pago para ter acesso às coisas, tipo assim, um conhecimento absurdo que tipo, tu entende pela primeira vez como é que um cara faz milhões. >> Uhum. >> Tu entende exatamente o que que é. Pô, tô editando um vídeo que o cara tá ali também fazendo milhões, mano. Olha que loucura. Tipo, é, é, é outra. Dá uma explodida na cabeça. Tu meio que tu fala um pouco da realidade, pô, o cara fez R$ 100.000 por
dia no meu vídeo. Sim. >> Pô, assim, mano, o que que tem nesse vídeo aqui? Daí tu vai atrás, ah, tem cópia, ah, tem os blocos de VSL, sabe? >> Isso, aquilo. >> Aí ele vai entendendo como é que se faz uma venda. Então o cara que vira editor de vídeo DR, ele nunca mais vai entrar um currículo na vida dele, porque além dele aprender a vender o seu serviço, ele aprende a vender na internet. Então ele não vai, tipo, ele vai pensar onde é que eu vou trabalhar, o que que eu vou vender agora?
É um serviço, é um produto, vou virar um afiliado, um low ticket, sei lá. Ele tem esses conhecimentos, ele sabe exatamente, tem Dinheiro na conta porque ele ganhou trabalhando, sabe? >> Uhum. E cara, e o que que tu vê assim dos teus alunos referente a a esse caminho aí? Tu vê que a maioria deles acaba virando editor fixo mesmo e vai eh tipo progredindo na operação como editor entre, sei lá, como júnior, pleno, sior, eventualmente líder da operação como um todo. Uhum. >> Ou tu vê os caras realmente entrando, fazendo caixa e eh criando a
sua Operação depois. O que que tu vê assim na média, se tu fosse dizer? >> Cara, na média, na média a maioria tende ainda mais pro frila. >> Uhum. >> Mas tipo, ele não vão no frila de de cara assim, sabe? É que nas as primeiras aulas você fala, cara, você tem que analisar o teu perfil como pessoa. Você gosta de variável? Você gosta de ganhar um mês bem, outro mês nada, outro mês zero, um pouquinho? Ou tu gosta de ter Uma estabilidade, ter uma família e tal, primeiro analisa vocês, o que que tu gosta,
o que tu acha melhor para ti? Pô, se tu for pro caminho fixo, tu pode ganhar em um ano o sa de ceno de torcendo é R$ 6.500 na média ali, fora da comissão, enfim. >> CLT ou PJ? >> PJ PJ é hoje em dia é mais PJ, né, que a galera contrata. Então é PJ. Então tu vai poder acordar 11 da manhã se tu quiser, porque não é horário que tu Trabalha no PJ, é por entrega. Entregou no prazo, mano, entregou meia-noite, Danis, sabe? Fechou? >> Então, se teu perfil, na pior das hipóteses, você
quer um ser um editor fixo para não ter essa variável, você vai tá ganhando 6500. Que outro trabalho CLT, tu vai ganhar 6500 sem risco nenhum? >> Uhum. Ah, você quer, pô, você quer algo a mais, você quer virar freelancer, você pode entrar de cara como freelancer ou Entra na operação, pega experiência, porque quando você se dessa operação, você não é mais um editor que tá começando, você era o editor da operação tal, já é outro posicionamento, já é outra marca tua. Então você vai p um formulário, vai se vender para alguém, pô, eu trabalho
lá, eu sei como é que é, toma essa diquinha aqui para ti, enfim, você pode virar um freelancer. Então, os meus alunos, eles tendem e a mais para freelancer, a Média, né? A média geral é isso. >> Uhum. Tem alguns poucos alunos que viraram sócio de operação, foi pro TikTok shop, tem uns que só tem uns que só delega, nem edita, >> porque usa minha comunidade como isso. Então eu ensino todos os caminhos que você tem que fazer, porque é o que eu fiz, eu comecei como editor, fui ramificando ali, enfim. >> Entendi. Entendi. >>
Sabe? >> Mano, eu tenho uma outra pergunta aqui antes de a gente que daí eu depois eu quero falar sobre anúncio de fato. >> Uhum. Mas tu falou aqui, né, que, pô, eh, no começo ali, tu tu falou da técnica da camuflagem ali, de tu se indicar, tal. >> Uhum. >> E aí tu falou pras pessoas entrarem nesses grupos. >> Sim. >> E aí, cara, eu, João, tá, eu tô uma Porrada de grupo lá no WhatsApp. Aí eu eu nem lembro quantos grupos que tem lá. O último que eu lembro agora de grupo assim que
eu entrei foi o de Group, sabe? Do Kaian. É, um abraço aí pro pro Caian. É legal, >> é gente boa. E cara, esse [ __ ] aí me levou para fumar charuto, mano. >> Lá lá eu vi, eu vi. Ele ele fou óculos. Sabia, é só que eu não sabia fumar, entendeu? Daí eu me fodi lá, velho. Tipo, tem que >> Tu tragou, eu vi que tu tragou, mano. >> É. Nossa, foi uma paulada aquilo ali, pessoal. Parecia que deram com uma marreta assim na minha cabeça. Foi terrível. Mas e e cara, daí antigamente
tinha aquele turma do bairro, não sei se tu tava lá também. >> Não, >> cara, mas tem vários, vários, vários. E e eu não sei como que essas coisas elas começam. Eu não sei como que eh tipo como que essas coisas são achadas em Primeiro lugar. Aí tipo para mim, eu, João, tá, os caras me chamam >> e e pessoal com toda a humildade do mundo, tá, de verdade. Mas muitos caras eles querem que eu vá lá porque o pessoal fala: "Ó, o João do Veturb tá no grupo, logo o grupo é para ele ser
bom". >> Tu é a super estrutura do grupo ali, >> mano. Mas com toda a humildade do mundo, tá? >> Sim. Não, mas tá é lenda. >> Eu eu acho que que isso acontece um Pouco. Tu >> é lenda não, tu é lenda. >> E daí? Mas eu fico pensando, mano, e os caras que tão que não tem isso, como que esse cara ali faz para achar essas paradas em primeiro lugar? Ou tu recomenda o cara talvez pagar alguma parada, alguma mentoria? >> Eu recomendo. Ele vai vir aqui no podcast Vurb e ver todos os
players, segue todos. Não chama esses caras, não vai fazer spam. Ah, eu sou editor, cara. Os cara não vai te olhar. Segue esses caras, olha quem tá seguindo, quem segue ele vai seguindo a galera do do mercado. Tem um ou outro que vai abrir co friends, tipo, é R$ 97 para tu entrar no grupinho, R$ 100, R$ 150. Tem uns grupos gratuitos, mas geralmente é um público que não tem dinheiro para pagar um editor. Então recomendo que você pague, nem que seja R$ 100 por mês num clase diferença da vida. Tem vários que tem isso.
Até o Filemão tem. >> O Thagão tem, eu acho que tá fechado dele, né? Não sei, >> não sei. Tá, mas acho que ele de vez em quando ele abre, se chamar ele, acho que ele abre, tá? Não tenho certeza. Ah, mas ela é só COP, Gabriel. Como assim? Paz cara, o cop editor. Ah, tu preciso de editor aqui para operação tal. Quem tem para indicar só um grupo de cop que sabe o tem o grupo do P Andrade, ele é um pouco mais caro no high ticket ali, mas se o cara entrar no grupo
do Pedro Andrade que é diretor de tráfego de tráfego local que tá entrando pro DR, o cara sabe tráfego, aprendeu SK cop, só que o cara não quer editar vídeo. Imagina você está num grupo com 800 pessoas precisando de editor de vídeo. >> É, são 800 potenciais clientes ali, >> mano. É só você postar um videozinho que você tá editando. E aí, galera, como é que tu cobra, mano? Tua vida começou, tipo, você investe 2.000, primeira semana você faz cinco se tu quiser, >> entende? É, é isso. Tem os grupos gratuitos que você vai ter
que descobrir os players. Meus alunos, eu passo a lista de players que tem comunidade para você seguir, que eu que eu eu eh recomendo. Mas, mano, tem eu fico de cara que tem galera que faz 2 milhões no meio, 5 milhões no meio, eu nem sei quem é, tipo assim, e a galera tem comunidade, então esses players menores, entre aspas, [ __ ] é loucura falar que o cara faz 2 milhões no mês, é tipo Pequeno, né? É loucura isso. >> Loucura demais, mano. >> Aí esses players menores, entre aspas, eles abrem mentorias de pessoas
que estão começando e essa pessoa não vai querer editar um vídeo, tá ligado? Então tem um grupinho de 30 pessoas, imagina 30 clientes quentes na tua mão, man. Tu fez a tua vida ali, sacou? Então tem o Gabriel Covolan, por exemplo, que trabalha no instituto, ele começou começou como editor, entrou na mentoria Do bif, só gente de afiliado, fez a grana dele e virou COP. Hoje é meio que um lead squad do instituto do do Jack, né, agora? >> Uhum. Então é é nessa pegada, porque se você ir no Instagram se posicionar, que uma parada
que acontece muito é que o editor de V response, tudo que o editor de Wheels de YouTube faz, o editor DR ele tem que fazer ao contrário. Não precisa ficar postando no Instagram, porque se posta um vídeo do que tu Editou no Instagram, o cara que vai te contatar pensar: "Porra, esse cara vai postar meu vídeo, cara. O meu cliente, o meu concorrente pode ir ali com o nome chiclete que tá no anúncio, achar tudo o meu funil." >> Uhum. >> Então o editor de V response, ele não pode ficar divulgando portfólio, não pode ter
o portfólio na bill. Não pode ficar postando antes e depois de uma edição. Acabou. Não é assim que Se faz uma um se vender como editor ali, sabe? Então tem vários alunos meus que nem tem foto, pô. E tá fazendo grana para caramba. Por quê? Porque é o mercado, sabe? Então grupos, vai no VTURB aqui, vê todos os players. um trabalho de formiguinha, vai lá ou você me segue, entra na minha comunidade que eu entrego tudo de mão beijado ali para ti, porque eu indico. Então, como sou uma pessoa que, cara, eu recebo mensagem todo
dia, pessoas pedind indicar seu Editor, eu vou indicar quem é meu aluno, não vou indicar quem é, porque tem meu meu aval ali. Então, tem muita gente, inclusive, olha que loucura que usa eu como subestrutura, põe que é meu aluno na bio. >> Uhum. >> Mas não é meu aluno. Então, para se proteger disso, eu criei um site que é estudiodr./alunos, estudiodr./alunos. que lá tá todos os meus alunos, tipo, Que é meio credenciado por mim. Então tem muita gente que fala que é meu aluno, responde formulário, por exemplo, eu abri formulário da Aongrup lá que
é onde eu trabalho. Aluno Gabriel Fogueiredo, eu falei, vê, cara, eu não conheço esse cara, vou lá mano, tu perdeu, tu achando tua vida porque tu falou que é meu aluno e é a galera esquece que esse mercado é uma bolha gigantesca que, mano, todo mundo se conhece. É verdade. >> Já conheci casos que a gente tá num carro, eu, ele mais uma pessoa, não vou falar quem é. Aí com esse editor aqui e o falou: "Cara, esse cara também é meu editor". Ó, >> no carro descobriram que os dois editor, esse meu editor trabalha
em duas operações. Aí é uma bolha, mano. Se o cara já vi gente, olha que loucura, que postou um story no Gerer, reuniãozinha dailezinha, o cara para o story, dá um Zoomzinho e vê lá quem é esse cara aqui. Vai lá ver, ó o mesmo gerer, mesma pessoa e descobre que tá em três operação e acabou tua vida. Meio que tu fica queimadão no mercado, sabe? >> Então o cara tem que tomar muito cuidado com isso aí. >> Então basicamente é isso. >> Mercado é uma bolha, man. >> Bolha, mano. >> É muito pequeninho. É.
É grande, mas todo mundo se conhece, cara. Os big Players se conhece tudo, tá ligado? >> É, os big players se conhecem, mano. Daí o do do resto assim do mercado de fato tem um volume, mas das pessoas que são >> Sim. >> Eh, que que escalam forte ali é realmente pouca gente. Eu falo até pelo número de clientes Enterprise que o Veturbub tem, que não são muitos, apesar da gente ter tipo milhares e milhares de clientes, >> Enterprise ali, tipo, são algumas poucas Centenas, sabe? É, então, então, por exemplo, o cara respondeu, o cara
respondeu um formulário que trabalhou numa empresa tal, conheço o dono, vou lá perguntar para ele, pô, ei, esse cara que é verdade mesmo, ele é bom mesmo. Ah, esse carava muito, é, >> perdeu. À vez tu usa uma empresa como um tipo meio uma subestrutura, te validando e aí te acaba porque tu conhece o nome do cara. >> Sem dúvida. Isso acontece direto comigo Direto. >> Ô, João, não sei quem que trabalha na live, ele é bom ou é ruim? Fal esse cara aí é assim, esse cara é assado. Oi, deixa eu te fazer uma
pergunta. Eh, cara, eu sei, tá? E é claro que tu que que a que a o o lugar assim mais eh interessante para alguém achar um emprego é virando teu aluno, porque daí tu consegue indicar a pessoa e tu tem um grande network no mercado. >> Show de bola. >> Porém, tu falou, cara, que tu tem uma lista de de de grupos ali que tu >> que tu indica, tal. >> E, mano, a gente tá aqui no segredo da escala, né? Daí eu queria arrancar um segredo de ti >> aí. >> Quais são esses grupos?
>> É, não precisa falar todos, tá? Mas se tu fosse indicar assim um ou dois, o que que tu acha que é um grupo interessante? >> Um que é mais tranquilo de entrar, tem o Do Caiuan, que é o The Group. >> The Group. >> Ele é um pouco carinho, ele cobra meio carinho lá para entrar, mas se conseguir entrar, pô, vale muito a pena o investimento. É, >> colocar o Instagram do Kaiwan aí na ta, tá, pessoal? E coloca uma foto dele aí também, esse safado aí. >> É, daí tem o close friend do
Heer Cratley, não sei se tu conhece? do do Euler. >> Eer, isso >> ele tem um close friends que, tipo, ele tá sempre aberto, tem um close friend >> tempo, tipo, ele não divulga, mas tipo assim, falh, eu quero close friends, aí você entra lá e é um grupinho, sabe? Aí tem tem que ficar seguindo os play, tipo Pedro Andrade, ele não, a turma dele tá fechada, >> mas se ele abrir entra, sabe? Pedro Andrade tem o Covolan de COP, >> então esses players que abre turma Covolan, Pedro Andrade, daí tem o Eor que tem
C Friends e o Kyan, que são os grupos que eu que eu tô ali e sei que tem. Tinha um do som também que é o crewmate. Você tu conhece o som? O >> o som. Aham. Que é oison, né? >> Elison. Isso. Ele tem ele tinha um crewmate, só que ele não abre mais. Então era um grupo muito bom. Tem diversos alunos lá. >> Qual que é o nome do grupo? >> Crewmates. Crewmates. Crewates. Eu não Sabia que eu sou. >> Ele nunca divulgou assim. Ele era mais tipo fechador. >> Mano, por que que
você não divulga essas porras? V conheço todos esses caras aí que tu falou. Eu não sabia que o E tinha tinha grupo. >> Tem um CF ali e tem. >> Mas aí, tipo, o Pedro é mais focado em tráfego, daí o Covolan ali que tu falou cop. O de group, pelo que eu sei, é mais geral, >> tipo, ah, network ali e tal, >> eu ler é mais gente de um produto, encapsulados ali, enfim. Só que todos, tanto diretor, o COP geral não precisa de editor. >> Uhum. >> O COP vai precisar de editor para
indicar para alguém ou até para editar para ele mesmo. E assim, porque o Elias, que foi meu meu primeiro cliente, era COP. >> Uhum. >> E foi ele que me fez, tá ligado? Basicamente assim, >> mano, de cabeça assim, ó, se eu fosse dizer tipo, ah, qual que eu entraria, mano, eu acho que eu entraria acho que no degroup, sabe? É, pelo ser genérico. >> É, mas ele é um pouco mais caro, um ticket maior ali, né, que eu acho que ele cobra um pouco mais. >> Sabe quanto é que é? Não, >> não posso
estar falando besteira aqui, tá? Mas eu sei que é uns acima de dois, Três ali, R$ 3.000. >> É, então é um pouquinho. Só que, pô, ele faz evento imagina o editor ali que tu é editor, mano. O evento se paga 10.000 vezes que dos 3.000 que tu pagou para entrar, sabe? >> Esse é o caminho. >> Ele fez um recentemente em Floripa e E, cara, foi bom, foi bom. Foi, >> fez bou uns panum. Mas ele fez uns patrocínios legais assim de >> eu vi >> eh de umas empresas foras e também >> eu
lembro que veio gente de fora, a Amandinha da Amanda Caiate lá veio também. >> Tem um podcast aí também põe na tela. >> [ __ ] bicho. Tá, tu tá fos podcast, hein? >> P que eu já vi de podcast aqui abar, cara. O maior RCK de editor TR é assistir todos os podcasts, por mais que seja assunto aleatório do Vurb, porque tu aprende muito, tá ligado? Tu aprende Muito. Então tu vai numa da Ah, tá com problema no tráfego. Ô, deixa eu ver qual que é o Hook Rate aí. Deixa eu dar uma olhadinha
aí. Eu imagina no editor dando essa balaca. Que isso >> aí? O dono da operação, [ __ ] Esse editor vai ser entende? É esse >> mano muito bom mano. Ô, deixa eu te fazer uma perguntinha rápida aqui, tá? Antes da gente ir pro pra parte de anúncio, >> tá? >> Mano, sem olhar pro teu relógio aí, só na tua intuição. Tu acha que passou quanto tempo de podcast? >> 1 hora:15. >> Passou 45 minutos? Não, 45, né? Passa rápido, né, mano? >> Passa rápido. Mas isso que a gente tá na parte introdução, cara. É,
mano, >> acho que vai longe isso aqui. >> É, não, vai, vai longo. É longo, >> vai. >> Mas, mano, eh, tá, entendi um pouco aí Essa parte de de como que o editor ele pode furar aí a a a barreira de entrada do mercado, como que ele pode se posicionar, qual que é o tipo de perfil que se dá bem. Eh, e aí, cara, eu queria entender o seguinte, uma vez que ele entra, tá, e sei lá, vamos dizer que ele que consegue o emprego ali e tal, >> Uhum. >> E agora ele quer
se destacar para [ __ ] >> tá? >> E ele começa ali, digamos, sendo editor de anúncio, que eu acho que é o >> júnior ali. >> É, acho que é a evolução natural, né? O cara começa ali como júnior, tal. >> Cara, como que a gente faz pra gente editar um anúncio? O que, o que que é importante? Quais são as etapas? Tá perfeito. Primeiro ponto é, pro cara entrar numa operação, existem dois caminhos, tem existe um caminho só para Ser contratado, porque tem uma diferença do anúncio que vai pro para anúncio mesmo, botar
dinheiro para vai pro Facebook e um anúncio para portfólio. O anúncio de portfólio não deve jamais ser o mesmo que o anúncio de que tá na biblioteca do Facebook. Por quê? Porque lá no Facebook é uma edição que nem às vezes não tem nem avatar, é só tipo fundo preto e legenda. Você vai pôr isso no teu portfólio, mano. Você não é nada, tipo, acabou tua vida, sabe? Não é que Acabou tua vida, mas tipo, ninguém vai, tu não tem um diferencial. >> Uhum. >> Por mais que você vai editar esse tipo de vídeo que
é somente avatar ou só legenda, enfim, o cara precisa saber do que tu é capaz de fazer. Então, o primeiro ponto, o cara quer ser contratado, tem que ter um portfólio bem editado, tipo assim, do jeito que o mercado pro cara pensar, pô, se eu precisar de uma edição um pouco mais Avançada, fazer uma variação de criativo mais completa ali, esse cara sabe fazer, mas ele vai entrar na minha operação como editor para editar anúncio. Como é que você edita um anúncio? Um bom áudio criado de já no mini max, no levels ali. Minimx, >>
minim é tipo um criador de áudio assim, é um mais barato, mais barato e consegue fazer coisas que ove lev não consegue fazer. Ove lev é um pouco mais caro, tá? >> Aí >> um bom áudio, como é que faz um bom áudio? Você vai ter que clicar o áudio e ouvir frase por frase. Fica assim, tipo, meio que um trabalho tipo não sei de inglês. Vai de tanto ouvir, tu vai entender. Por quê? por exemplo, de, por exemplo, lá no no Minimex, por exemplo, tem, vamos supor que é uma produto de nicho de rejuvenecimento.
Você vai parecer que você tinha 20 anos. Isso em inglês é 20s, né? Uhum. >> 20s. >> Quando o cara põe isso lá no Minimex, fica 20 seconds. E se o cara não presta atenção, matou o anúncio, porque ah, você vai voltar quando você tinha 20 segundos, entende? Então o áudio ele tem que >> criar frase por frase e ficar ouvindo assim, hum, se ficou ruim, volta piera de novo. É um trabalho formiguinha, mas o a maioria do editor não faz isso. Só cria o áudio para um test inteiro, põe Edição, pá, vai, o cara
vai revisar, pô, tá tudo errado, irmão. Girou errado aqui, a tua noção ficou errada. >> Então eu recomendo que a galera tenha um documento da cópia aqui, >> ele vai pegar, ao invés de pegar o texto inteiro, ele vai pegar blocos por blocos. Por quê? Porque ele vai botar um bloco e ouvir. Se o bloco ficou ruim, ele vai gastar os créditos só mais somente desse bloco. Imagine criar um áudio inteiro da copa inteira e aqui no Meio ficou ruim. Pô, ele gastou um crédito, vai ter que voltar tudo, vai ter que fazer uma uma
maracutaia ali. Então gerem blocos pequenos. Entenda qual o a entonação que tá sendo escrita ali. Por exemplo, no Minimex tem lá, tu consegue escolher a a emoção feliz, triste, chorando, pá, bá bá, cansada. No Level Lev não tem isso. Então lá, ah, essa frase aqui é um pouquinho história triste, pô. Tristão lá, põe sed, por exemplo, aí você vai ouvindo, montou o Áudio, pedacinho, pedacinho, aí vai pra parte de criar um avatar. Como é que você cria um avatar? Ou com fui a vel 3, sóora dois, você consegue criar um avatar? Ah, Gabriel, mas o
Sora 2, V trê só cria 10 segundos de avatar, não tem problema, porque você vai dar 10 segundos, correto? Vai voltar os 10 segundos, vai põe um estoquezinho de receitinha aqui no meio, ele ele vai tipo meio que esconder que picotou ali e voltou. Enfim, você vai escolher o Avatar ou se o dono da operação ele quiser, ele tem um uma bagatela para investir, vai lá no Fiver, chama uma pessoa real, contrata ela e fala: "Vou usar todos os vídeos para tal coisa". Você vai lá, paga um valor a mais para usar a imagem dela.
Você fica, consegue usar qualquer tipo de vídeo dela, tá? Vamos supor que o cara fez isso, foi lá no Fiver, contatou a pessoa e ela mandou um vídeo pra Pro cara. Aí o que que vai acontecer? Essa pessoa do Fer, elas elas mandam vídeo meio que editado já. Então tem um ela tá aqui, não, ela tá aqui porque ela cortou, sabe? Ela tá falando um negócio, mas eu quero usar esse anúncio aqui, eu posso usar a imagem dela para outro nicho. Aí ele vai fazer o editor, põe esse avatar aqui e só larga. Tipo, o
áudio tá aqui, os áudios, põe o vídeo inteiro aqui e já era. E põe para fazer o lip no Dream Face que a gente usa. Só que o cara não percebeu que a vida real não é assim que funciona a vida real. Ela vai est fazendo, vamos supor que ela tava falando, clica no botão salvar a mais. Ela tá assim, ó, coçando a mão na quem é que fala, clica no botão salvar a mais coçando o cabelo. Geralmente tipo assim, sabe? Eu tenho um trechinho >> da da pessoa falando assim, então tu vai lá, pega
esse final, põe aqui. É o pré-lip, que a gente chama prélip SNC, Que é meio que o lipe é feito não na hora que sobe, é antes. Então cria o áudio e fica olhando. Pô, agora juntei aqui, vou assistir. Putz, aqui ela cortou, ó. Não faz sentido ela para soltar no meio da frase, ela por vários pontos. não é real. E o Facebook quando ele percebe que é intericial, ele vai banir o anúncio. Então quanto mais real ser com o lip, com a imagem que a pessoa autorizou, você aprova mais anúncios com o Lipsink. Então
tem muita gente que Fala que Lipsink não aprova, mas não é isso. É o áudio que tá ruim e o Lipsink tá porco, tá ligado? >> Entendi. >> Então o cara faz um pré-límpio olhando certinho. Ah, se que picotopo corta, volta, copia lá, juntou ali, tudo pronto, põe pr pro Dream Face. É botãozinho. Queria o liping, ficou perfeitão, pô. É bizarro. como fica bom fazendo isso, sabe? >> Uhum. Pera aí, deixa eu ver se eu Entendi. Então, na prática, a gente vai receber lá o texto do copywriter. >> Uma vez chegou o texto do copywriter,
a gente vai pegar esse texto aqui >> e a gente daí vai gerar um áudio. >> Um áudio. >> Esse áudio ele vai ser gerado ali ou no 11 Labs >> ou no Minx >> ou no Minimx. Aí no Minimx tu falou que a gente consegue melhorar um pouco ali As emoções, tal. Além disso, tu vai pegar daí uma edição de alguém, aliás, um vídeo de alguém e aí tu falou que pode ser pode criar com Iá ou dessa forma que a gente falou ali. >> Então aí ou com Iá do Sora 2, do V
3 ou então a o pessoal do Fiver ali que tu falou. Uhum. >> Aí tu vai pegar esses negócios aí, um deles, tá? E daí uma vez que tu tenha isso, tens o áudio e tu tens o vídeo, tu joga no Dream Face, que daí o Dream Face Ele vai juntar o áudio fazendo o Limp no vídeo. >> Isso. Antes de jogar o no Dream Face, tem que fazer o prelip, né, que é organizado dentro do capcut, que seja os videozinhos certinhos para ver, tipo, não vai tá para ver se tá congruente com a fala,
sabe? Aí tu joga no Dream Face e aí o Make Ed tá pronto. >> Mas aí na prática então o o tamanho do vídeo obviamente tem que ser do mesmo tamanho do áudio, né? Não necessariamente, porque vamos supor que o áudio deu 1 minuto e meio. O vídeo que a pessoa mandou tem um minuto. Não tem problema de você cortar aqui, copiar e colar e duplicar, porque tipo você pode fazer isso, não é um problema, sabe? >> Mas o input lá no Dream Face tem que ser igual. Tem tipo, ah, um minuto de áudio, um
minuto de vídeo, mesmo que aquele vídeo seja cortado várias vezes. >> Isso, isso, isso. É, o input tem que ser Igual 15 segundos de áudio, então 15 segundos de vídeo. Ah, eu tenho variação de hook aqui. É 15 segundos de áudio só ali e o o avatar ali no caso, né? Vez sobe isso, sabe? >> Tá. Não, entendi. Entendi. Show de bola. Aí, só para finalizar, o cara tá com o avatar áudio. >> O que que o cliente tem que fazer agora? Mais nada, no máximo hul visual para testar, porque não adianta nada o editor
editar forte, perder tempo, ela não nem Aprova. Ao inv vez de você testar 10 criativos por dia, você vai testar dois e um nem aprovou por causa da edição. Então, vale mais a pena você deixar um ED mais cruzão, só com avatar e áudio e no máximo hook visual, tipo que para chamar atenção. >> Que que é isso, mano? Hook visual. Porque visual é meio que um vídeo que chama atenção no início. Ah, vamos supor que eu tô aqui falando. Ah, descubra como emagrecer fazer esse tipo de coisa. Aí atrás tu põe, remove o fundo
e põe uma receitinha, sei lá, Coca-Cola no copo, >> alguma coisa que >> chama atenção, relacionada ao nicho, sabe? Uhum. Que >> faça sentido ali. É uma pessoa para sei lá rejucimento, ela tá pegando Coca-Cola, botando aqui no algodão e botando na cara, tipo, não faz nenhum, mas pro nicho faz porque tá botando rosto assim cola. A pessoa para e Assiste para parar meio que pausar o scroll automático da pessoa, sabe? Isso é um hook visual. >> Testou, >> deu bom anúncio, aí manda assim pro editor meio que reditar de uma forma mais complexa, porque
já validou, pô. Agora assim, se dá bom, é mais fácil, não vou perder tempo, enfim. >> Uhum. Esse é o >> o processo então que tu indica é a gente testar o anúncio mais cru >> cru possível. Cara, lá onde eu onde eu tô agora, a gente testa até meso sem hook visual. Então vamos supor que hoje em dia é um body, um corpo, dois hooks. É um hul com hul visual e um hul sem nada, só avatar. Esse é inteiro que é só avatar, ele vai vender. >> Ah, é, mano. >> Porque a Copa
vai vender. Tipo, a Copa, se a Copa é boa, boa, boa, boa, ela vai vender. Pô, vendeu, agora a gente vai meter variação, sabe? Depois eu posso anota. Tem o hack da nomenclatura que a gente faz ali, mas depois a gente volta nesse assunto. >> Hack da nomenclatura. >> É, depois a gente para fazer tipo um anúncio, durar três meses, o mesmo anúncio vendendo em alta escala o mesmo anúncio. >> Sim. >> Mas basicamente é isso, o processo de editar um criativo, >> tá? Não, entendi. Entendi. Eh, cara, Assim, ó, uma coisa que eu achei
interessante que tu falou é que tem essa esse processo aí do prélip que tu falou, cara. Que que inventou essa [ __ ] de Préli, mano? Foi tu que inventou isso aí, >> esse nome Prélipe. Aham. >> Cara, eu eu fico imaginando o as pessoas de outros países vendo isso aqui do podcast tentar. >> Como é que vai dublar? >> É >> aí o cara vai vir aqui no pré livre. [ __ ] é essa, velho? Cara, se tu tá vendo isso aqui, tu é de outro país, mano, desculpa. E provavelmente a minha voz tá
com iak aqui agora, mas estamos junto, mano. >> Desculpa, >> mano. Resolve aí. Eu não sei. Tá. Figure out. Dá teu jeito aí. >> Ah, engraçado, cara. É engraçado, mano. Aí os car aí a gente pensa, pô, vai vir uns russos aqui ver, >> man. A gente tem que sofrer o que a gente sofria antes de pegar a coisa em inglês qu nem saber inglês que traduzir na mão. Gosto se vira aí também. >> Ô, pois é, os russos já ajudaram bastante a gente, tá? E agora >> fórum russo, tudo traduzindo, chatão. >> Agora vai
ser os caras vão falar: "Caralho, tem um youtuber brasileiro, mano. Um canal do YouTube brasileiro lá [ __ ] pr [ __ ] >> Convidado um monte de louco, só fala um Monte de coisa aleatória. >> É, pior que eles já falam isso, tá? E pessoal, eu vou colocar aqui dois prints aí que vão aparecer aí na tela. de de gringos. Teve um até, cara, que eles pegaram, eles baixaram os episódios aqui do podcast do Beturb. >> Caramba, >> usaram ya para traduzir e estão vendendo lá fora, >> vendendo o episódio traduzido. >> É loucura,
né, mano? No Twitter, pô. É, Pô, >> os caras tão pass, passa pro meu time aí criar um ticket disso aí. >> É, mano, se se bobear escala vent para ti mesmo, hein? Ainda dá para ti. Se tu quiser, tu compra, né? É, se ficar bom eu confirmo. Aí o desafio pessoal, quem conseguir fazer esse podcast aqui em inglês, ou pelo menos uma meia horinha aí do podcast em inglês e bem feito, tá bem feito com a minha própria voz. Tem que, ó, tem que pegar eh transcrever o Podcast, limpar o podcast, duplicar minha voz,
duplicar aqui a voz do Gabriel e fazer ficar bom. Se tu conseguir fazer isso, mano, eu te contrato, porque eu tô procurando isso agora, sabe? >> Boa. >> Tanto que eu criei o grupo lá, né, Mark? Mark tá aqui atrás pessoal que é o sócio aqui do Gabriel e para tentar ajudar com isso, porque, mano, eh, eu quero levar o conteúdo pro mundo todo. >> Hum, vai dar bom. >> Mas assim, mano, eu entendi o processo, tá? E qual, qual que é a moral do Prelip que eu achei? A moral é que tu vai fazer
com que o anúncio ele seja congruente com a COP. Perfeito. >> Porque, pô, lá no CTA, como tu falou, quando a mulher fala ali o cara, ah, clica aqui no botão, às vezes a pessoa pode, tipo, falar, apontar, ela não vai est mexendo no cabelo, como tu falou. >> Perfeito. >> Maravilha. Entendi. Show de bol. >> Compr também a galera à vez põha, passa a mão na boca. Se tu deixar isso para subir no Dream Face, vai bugar o Lip, sabe? >> Ele não vai ficar bom. Então, tem que cortar essas partes que ela passa
a mão na boca, desculpa o microfone aqui. Mão na boca, ela olhou pro lado aqui, ó, vai bugar tudo. >> Uhum. Então, ter esse pré-lip é bom para ser congruente e evitar bugs que vai Acontecer porque a pessoa corta o vídeo ali, enfim, picotou. Tem que ajustar isso, sabe? >> Uhum. Uhum. >> Entendi. 100%. Só que assim, tu entende que tu falou que isso é importante, porque isso daí faz com que o anúncio ele fique mais congruente com a COP e aí consequentemente ele não só aumenta a chance de validação. >> Sim. Mas também aumenta
a chance de aprovação na fonte de tráfego. Tá Correto isso? >> Correto isso. >> Tá show de bola. Então, mano, o que eu entendi é que a alavanca que tu tá puxando é a alavanca de deixar o teu anúncio mais congruente. Só que existem outras formas de tu puxar essa mesma alavanca. >> Uhum. >> Então, por exemplo, a escolha do avatar. Pode escolher uma mulher, ela pode ser uma mulher branca, negra, japonesa, >> pode ser um cara. >> Perfeito. Perfeito. >> Entendeu? Pode até o próprio Hul Visual, tu falou que pode ser uma uma receita
ali, alguma coisa. >> É bar alavancas que contribui muito, >> mano. E assim, ó, eu acho que isso é até uma coisa que é mais complexo do que COP, porque COP a gente tem uma formulazinha ali simples, ó, isso aqui e tal, a da atenção, interesse, desação. >> Perfeito. >> Todos os ves meio que acaba sendo a mesma coisa, mas edição, mano, tu pode meter o louco ali, velho, literalmente aqui, né, na caneca dele aqui, pessoal, que ele me deu aqui, ó, tá escrito aqui, ó, mete o louco, entendeu? Então tu pode tu pode realmente
meter o louco ali, botar umas coisas muito doida. É. >> E e o doido é que às vezes a parada mais louca que tu faz é a que mais vende, aquela que tu nunca acha certo. >> É. Então aí tá o ponto. Tipo, o que que Eu ensino para meus alunos, por exemplo, >> é não fazer 100% a meditação de louco. Como que a gente faz isso? Espionando o mercado. Então eu não só ensino o editor editar, mano. Eu vou aqui na biblioteca de anúncios e vou ensinar como é que se acha anúncios validados. Então,
ô, vai lá, pesquisa aqui, ó. Achei. Ô, entendi que o padrão desse nicho aqui é receitinha tal no hook. Perfeito. Vai vir uma leva de anúncio que é quatro ganchos e um corpo. Vai vir quatro Hooks, correto? Cada hook você vai fazer os arriscados e os conservadores. O que que é o arriscado? V, vamos, vamos na médica de tipo três e um, três conservador e um arriscado. O três conservador você não vai fazer igual a biblioteca, você vai pegar como referência. Ah, receitinha com Coca-Cola tá dando certo. Eu pegara receitinha Coca-Cola, só que em outro
contexto, sabe? Botando na carnequinha no Veturbo. É um contexto. Eu não tô arriscando. O Nicho tá me, o mercado tá me mostrando que isso aqui funciona, só que não tem aquela, se acertar não vai dar aquela escala bruta, porque o mercado já tá meio que saturando ali. Só que nesse um aqui eu vou, mano, eu eu exponei o mercado, Coca-Cola é Vaselina e Tumeric. O exemplo aqui, maninho, se eu pegar a Coca-Cola, vaselina, tumiri e botar três juntos aqui. >> Tumelique e a cúrcuma que fal >> cúrcuma. Isso é cúrcuma. Cúrcuma, Vaselina e Coca-Cola. Os
três divididos, um aqui, dois aqui e o avatar na frente falando, eu vi ter algo novo, suficio. Não sei, mas se der certo eu crio uma tendência, tá ligado? Esse é o ponto. Então os cops tem isso até o Antonio Carreiro tem isso. Pô, faço anúncios previsíveis, o hooks previsível e hooks de escala. Edit, a mesma coisa o editor tem que ter essa cabeça, pô. Não vou cagar aqui tudo aqui, porque os caras Fizeram algo aleatório, ou não aprova ou tipo, só cagou anúncio. Cagou anúncio, sabe? Então o cara tem que entender. Vou falar algo
que é conservador, digamos assim, é algo mais arriscado, que se der certo eu levo todos os créditos, sabe? >> Uhum. Uhum. >> Basicamente é isso. Que que tá, qual era a pergunta mesmo? >> Mano, a pergunta era como que a gente faz para escolher esse negócio de avatar? É, daí tu tu explicou que olha, A gente não pode ser tão maluco assim, entendeu? Daí para ir para uma parte tem eh anúncio de sei lá de dor nas costas tranquilo. Eu que o cara vai lá pega um avatar que tem 25 anos, não é congruente com
a copia, tá ligado? Porque um cara de 25 anos falando que você tem que fazer para evitar dor nas costas, tu nem tem dor nas costas, pô. Então pega, esse é o ponto. Tem que pegar aí, vai lá, nicho de emagrecimento, pega uma pessoa com Sobrepeso, não faz sentido, tá ligado? Uhum. >> Então tem tem que ter contextos diferentes. >> É lixo de do cara recuperar e se livrar da calvista e o cara é calvo. >> O cara é calvo. >> Aí é ruim. >> Tipo, isso acontece. Os editores são maluco. Sou maluco. Então geralmente,
né? O que que é o o correto, o ideal, mundo perfeito? É o copy, escrever a Copy e já dá uma recomendação de avatar. Tenta usar isso aqui. Se não der, pega um parecido. Isso a gente faz lá. Então o cop quando ele escreve, ele tá espelando o mercado, vai no TikTok, acha um vídeo orgânico escalado ali, ele dá uma referência, ó, tenta achar parecido com isso aqui. Aí o editor pega parecido, sabe? >> Uhum. >> Aí mais é mais nessa pegada, porque tem que ter congruência com a COP, sabe? >> Sim, sem dúvida. >>
Esse é o ponto. >> Mano, eu tenho uma teoria referente a essa parada da da edição que eu que eu quero até te contar, tá? para ver se tu concorda com ela, se tu não concorda. Mas antes disso, eh, eu sei que a gente tá aqui num podcast, pô, mais meio de funil, barra fono de funil. >> Eh, algumas pessoas estão vendo aqui que são topo, ah, eu sou um editor, quero ganhar grana, mas vai ter muito ano de Operação aqui. Mas para quem é topo, mano? Tu falou várias vezes, ah, teve Hul, não sei
o que e tal, mano. Explica um pouco só da estrutura do anúncio, explica como, o que que chega pro editor, pessoal, só pra galera entender um pouco mais sobre isso que daí eu já vou engatar minha pergunta. Perfeito. O Jork response, uma leva de anúncios que a gente fala assim, é o o copyright é o cara que escreve o roteiro. Ele escreve um documento com 10 anúncios, por Exemplo. Aí vem 10 anúncios. Só que o anúncio ele é composto por duas partes, que é o gancho. Que que é o gancho? É o hook, é a
mesma coisa, nomenclatura igual. São os primeiros e segundos do criativo e o corpo que é o restante do anúncio, correto? Aí tem o o cada corpo de anúncio tem geralmente quatro ou dois hooks, dois ganchos. Por que isso? Porque cada gancho pega um público diferente no mesmo corpo. Então vou dar um exemplo aqui de emagrecimento. Tem a Mulher que quer emagrecer, quer ir pra praia, outra que quer volotar com o namorado que não quis mais ela. Outro quer vestir a calça 38 e a outra que quer comer o que ela quiser. É o mesmo público,
com a mesma dor, só que pessoas diferentes. Então o gancho tem quase essa função de pegar esses públicos diferentes no mesmo corpo para não dar a chance desse corpo não validar. >> Uhum. Então, mas se o cara descreve um gancho e um corpo, ele tá dando um tiro Só e esse dia talvez não acerte. Então, cada gancho tem a função, por isso que vem quatro ganchos. Às vezes a galera não tem essa noção, mas cada gancho serve para pegar um, chamar a atenção de um público diferente no mesmo corpo. Esse corpo aqui validou que a
galera costuma fazer pega, faz variação de ganchos. Para quê? Para pegar novos públicos no mesmo corpo validado. Porque a função do do gancho é chamar atenção, botar num corpo. >> Uhum. >> Ah, qual é a outra hook visual? O que que é o hook visual? O gancho Hook é um literalmente chamar atenção, visualmente falando. Então, como é que chama atenção? Pô, a pessoa, por que que a gente usa, usa muita receitinha, por exemplo? Porque a dona Maria de 57 anos, ela tá no Facebook, ela vê puramente receitinha. Se você lá no TikTok, por exemplo, pesquisar
receitinha para emagrecer, vai achar um vídeo de 10 Milhões de views. Tipo, isso e é literalmente só receitinha. Então a galera do Jack Response meio que masterizou como VD na internet, não vai pegar um, "Ah, compra minha caneca, toma aí". Porque as pessoas não estão na rede social para comprar, elas estão para entretenimento, fofoca, enfim. Então, que que o editor DR tem que entender? Que a galera tá na internet para consumir conteúdo. Então, que por que que a gente coloca receitinha? Porque já É o que ela consume. Só que tem tipo de receitas que dão
mais certo, que chama mais atenção, que faz congruência com a COP ali. Cópia, no caso é roteiro, né? >> Uhum. Então, basicamente isso, hook, gancho aos primeiros segundos, corpo barra bora que é a mesma coisa, é o restante do anúncio, tá? Hook visual é o gancho visual que chama atenção ali. >> Uhum. >> Falei mais algum termo que >> acho que não, mano. >> Acho que não. Acho que é isso. Daí avatar, no caso, é a pessoa falando do anúncio, né? >> É >> que a gente usa muito. Por que que a galera do Jack
Spuls usa muito avatar? Antigamente não tinha I, né? A galera tinha que contratar locutor ou uma atriz real ali e era muito caro, tipo contratar uma VSL tinha tinha que pagar locução o editor e se quisesse colocar alguém falando tinha que contratar o João Campos para falar. >> É, >> gastava só uns R$ 15.000 fora a edição. Hoje em dia o editor tá nesses R$ 15.000, então é tranquilo para ele cobrar R$ 3, 4.000 numa VSL, porque ele faz tudo, ele cria áudio, avatar e edição. >> É verdade. >> Num cara só. Então hoje é
muito mais fácil. Por isso que o editor é mais valorizado hoje em dia, porque só Depende dele pro cara que fala: "Tá mais barato pro cliente >> e é melhor pro editor, porque meio que o a locução meio que morreu, sabe? >> Ele é autossuficiente, né? >> A suficiente. Então a galera hoje em dia valida um criativo, pô, validou. Agora vamos contratar alguém real para falar aqui. >> Que loucura, né, mano? E a cópia que o pessoal eh falava aí no mercado tal, é que ah, os editores vão acabar, tal, mas Parece que quem se
ferrou mesmo é o os locutores, as atrizes, né? Locutores. Porque, mano, o cara que tá escalando, ele não vai se preocupar em mexer na Iazinha. Alguém tem que mexer. Quem é que vai mexer? >> Alguém tem que mexer. O cara que vai operar >> editor. O editor, então o editor de principalmente de Dr. Response, ele nunca vai morrer porque alguém vai ter que apertar o botão e se você sabe Apertar o botão, você é valorizado, sabe? >> Uhum. Uhum. Opa, desculpa te interromper. Eu só queria te dizer, cara, que o Gabriel, ele liberou uma aula
pra comunidade do Veturb, onde ele vai te mostrar na prática, passo a passo, como que ele faz para editar um anúncio para directa, ou seja, como achar bons avatares, como criar hooks visuais infinitos e também vários outros hacks que vão aumentar a Conversão e também a aprovação dos teus anúncios. Então assim, cara, se tu já é cliente do Veturb, tu já tem acesso a essa aula aqui, já tá liberado, é só clicar ali em Academy e depois materiais exclusivos que tu já vai achar. Porém, se tu ainda não é cliente, então cara, tu pode escanear
esse QR code que tá aparecendo aqui na tela ou então tá, clicar no link que tá na descrição para conseguir desbloquear acesso a esse material, a essa aula, e aí conseguir Aplicar esses conteúdos aí na tua operação também. Beleza? Mas agora de volta pro episódio, mano. Entendi. Eh, eu eu quero te falar uma coisa que eu penso, tá? E daí eu quero saber a tua opinião sobre isso. >> Uhum. >> E eu vejo assim, ó, que quando a gente coloca ali uma um anúncio, tá? Eu chamo esse anúncio aí, se a gente for falar de
de tipo copyright e tal. >> Uhum. >> A gente chamaria esse anúncio aí de mensagem de vendas, >> tá? >> E daí por mensagem, o que que é mensagem de vendas? Não é a cópia, não é a edição, não é a locução, é tudo. É tudo aquilo que a pessoa vê. Perfeito. Tudo que tu tá dando de input ali, que a pessoa tá tá recebendo, faz parte da tua mensagem de vendas. >> Aí isso inclui todos esses elementos aqui que a gente tá conversando. >> Perfeito. >> E daí assim, a mensagem de vendas em cada
etapa do funil tem uma certa função. No começo ele é pegar o clique de pessoas qualificadas. >> É o anúncio, ele vende o a visualização do vídeo, né? E >> até porque é vídeo de vendas. Anúncio é anúncio. Só para anunciar o vídeo de vendas. Exatamente. >> Ela clica não para comprar algo, ela clica para descobrir o truquezinho, sei Lá o quê, sabe? >> Exatamente. Exatamente. >> Isso. >> E para fazer esse processo, a gente tem que meio que dizer ali pra pessoa, olha, eh, existe um benefício aqui. Aqui tá a prova que esse benefício
aqui é real. >> E se a gente conseguir botar botar bastante curiosidade ali, melhor ainda. >> Perfeito. >> Porque a curiosidade são meio que que motivos secundários pra pessoa clicar. Perfeito. >> Se a pessoa não clicar pelo benefício, talvez ela clique pelo pelo motivo secundário. >> Como é que esse essa Coca-Cola vai diminuir mentor nas costas? >> Então, tá aí o ó, curiosidade, >> eu desejo. Ah, tem sempre uma frase tipo que tem na invo. Ah, você vai ter tudo que você deseja. Cada público é um é um um vídeo diferente. Pessoa mais velha vai
brincar com o neto, >> pessoa que tá sobrepeso aí na praia feliz. >> Sim, sem dúvida. Então o editor que tem essa frase, ô meu público é tal, vou pôr esse vídeo aqui. Então queria meio que o povo, quero isso, queria emoção, desejo ali. >> Isso é o desejo. Então >> esse negócio do da da do do editor do do que que ele vai colocar ali, eu acho que isso influencia muito na mensagem de vendas. Perfeito. >> E daí eu vejo a edição, mano, como uma forma de tu ou adicionar mais prova ou adicionar mais
curiosidade. Eu não, eu não vejo muito como adicionar promessa, >> mas prova e curiosidade eu acho que é bem padrão assim, >> porque se eu se eu falo assim, tipo, ah, um vídeo, ó, é essa receita aqui pode fazer você emagrecer, essa é a cópia. Aí, cara, se a gente fala isso e é um um avatar olhando pra câmera, não tem tanta prova e tanta curiosidade, perfeito. >> Tem só a prova tipo do avatar. >> Perfeito. >> Aí se é o avatar olhando pra câmera e já tem uma receita ali, >> aí tornou mais real
ainda, tá ligado? Aumentou o nível de prova. >> Pero, perfeito. >> Aí se é um avatar e ele tá fazendo uma receita e mostra ali depois o antes, depois daquela mesma pessoa ali emagrecendo, ainda tem mais prova. Perfeito. >> E se ele falar, ó, essa receita aqui de cúrcuma e aí mostra uma mulher ali com uma cúrcuma fazendo a parada, aumenta ainda mais que foi específico. >> Perfeito. >> E daí eu vejo muito isso, mano, que tipo que a edição ela serve para aumentar a prova e curiosidade da cópia que o cara fez. >> E
quanto mais prova e curiosidade o editor conseguir enfiar ali, >> em teoria, tá? Não sei, aí tu me diz, em Teoria, mais [ __ ] ali vai ser o anúncio, porque ele vai ser mais >> persuasivo, tá ligado? O, eu falo que o editor DR ele é um meio que o Pombo Correio Moderno. >> Que que é isso, mano? >> Pombo Correio. >> Pombo Correio Moderno. >> É porque antigamente pegava a carta, entrava pro pombo, ele mandava a carta do jeito que ela chegou. >> Aham. >> O editor Dr. pega ponto, ele pega o documento
que é a carta, ele tem que transformar essa carta aqui em vídeo do jeito que ela foi escrita, do jeito que ela foi pensada. >> Uhum. >> Então, por exemplo, lembrem de prova, tem vários anúncios. Ah, essa receitinha aqui virou viral na internet. Pô, o cara tá com avatar nível prova fraco, só avatar. receitinha avatar, receitinha, pô, prova, provou legal, mas em si, o Editor foi lá no TikTok pesquisar receitinha de curva, por exemplo, achou um vi viralizado, ele grava a tela e põe no anúncio. Ele deu uma prova muito maior, porque essa receitinha virar
um TikTok, tá provando com likes, compartilhamentos e a receita fica muito mais r, provou mais forte ainda. Então, quanto mais o editor consegue provar, que faça sentido, sofisticar a prova ali, ele é um editor que entende do mercado, sabe? Eh, eu eu acho que essa é A parada, mano, que que assim, ó, se eu se eu fosse hoje um dono de operação e eu fosse contratar algum editor que eu falasse: "Ah, esse cara aqui tem que ser [ __ ] para ser tipo um líder assim que vai eh ser responsável por todas as edições ali
e tal e revisar o trabalho da galera, eu acho que ele teria que ter essa essa noção aí. >> É essa parada aí. Ele ele tem que realmente entender que, mano, a edição ela vai servir para aumentar a prova e Curiosidade e quanto mais desses dois aqui melhor, sabe? >> Então, por outro exemplo em vídeo de vendas, a gente não chegou conta o vídeo de venda, mas não vou aprofundar muito. Eh, antigamente os copyright eles escrevam, ah, o estudo de tal, eles, o copyright pesquisa, ah, tem um estudo legal aqui, escreve, não deu nenhuma instrução
pro pro editor colocar ali. Aí antigamente, pô, eu tenho que provar isso aqui. Como é que fala? Vou lá no Google, achei, pô, top. que eu achei printzinho, provei com estudo que eu pesquisei e achei, por mais que o cop não me pediu e o cara curtiu tanto porque, mano, vou fazer só contigo, porque eu entendi o o que que tem que ser feito, tem que provar. >> Ah, é verdade. É, esse jogo é diferencial, né? >> Tem provar. Então, daí agora hoje em dia só botar o print, não funciona tanto. Por qu muita gente
já fez isso. Como é Que eu, como é que eu provo mais? Aí invés de ter o print, vou lá no no celular, gravo a tela, ó, esse que é estudo real, ó. Toma, ó. Sabe? E põe no vídeo de vendas. Pô, é melhor, muito melhor que um print. Provei mais forte ainda, sabe? >> Uhum. Esse é o ponto, >> mano. Eh, assim, eu acho que tem umas coisas que são muito de de detalhes assim que >> que faz total diferença, cara. >> Faz total diferença, velho. >> Total diferença. >> Eu lembro assim, ó, de
um anúncio meu que ele não era vídeo porque naquela época era imagem. Pô, isso aí eu tô falando de 2017, tá ligado? >> Sim. >> 2017 eu lembro que tava muito em alta aquelas imagens de desenho linear do Wik, >> tá ligado? >> Sim. Só que não era nem wik house ainda. Eu só falei wik para tu entender, porque era uma parada até antes, mas meio que tinha tinha a ver com aquilo ali. O Wick House já foi entregou tua idade, mano. >> É, entreguei, entreguei a idade, mas era a versão menos sofisticada daquilo. E
daí, cara, eu lembro que era um desenho assim que era tipo era duas pernas, só aparecia duas pernas mesmo na na imagem e era em desenho. E aí no meio de uma das pernas tinha um uma coisa pintada ali que era uma coisa pintada rosa, tá Ligado? >> Aham. >> E mano, eu lembro que eu botei aquela [ __ ] no Facebook porque eu vi um cara eh que falou aquilo tal ficou, eu fiz um curso gringo e lá naquele curso o rapaz falou que aquele anúncio, aquela imagem era a imagem vencedora dele. Aí eu
só tirei print da imagem, botei no meu anúncio, vapo e, mano, 17% de CTR no Facebook naquela época, tipo, absurdo. Hoje eu nem sei mais como tá, se isso é Alto, mas ainda deve ser alto para [ __ ] né? >> Sim. Ctrl Link, tá pessoal? Então, eh, resultado absurdo, horroras altíssimo também e tal. E e era uma perna lá com um negócio rosa no meio da perna. E, mano, eu tirei aquele negócio rosa e eu botei um negócio amarelo, não vendeu nada. Botei um negócio vermelho, não vendeu nada. Botei um negócio verde, não vendeu
nada também. E daí até hoje eu não sei por que é isso, tá ligado? Mas Eu eu refleti muito nisso porque eu pensei, mano, como que um detalhe tão idiota, tipo, a cor da parada pode mudar? assim, ó, de tu fazer milhões ou não fazer nada. >> Bizarro. >> E tipo, não é vender pouco, pessoal, é nada. >> Aí, qual que foi a conclusão que eu cheguei? Que eu não sei se é real, tá? Mas, tipo, se eu coloco um negócio amarelo, a mulher ela ia olhar e pensar: "Ah, isso aqui a mulher tá mijada?
Ah, [ __ ] Se eu coloco um negócio vermelho, talvez ela pense: "Ah, menstruação >> se eu coloco um negócio verde, ela pensa: "Ah, nada a ver isso aqui. Que que que é isso aqui?" Ela não consegue pensar. Mas um negócio rosa, velho, >> conecta >> que daí a pessoa ela ela ela pensa assim: "Cara, será que é menstruação? Será que tá falando que o músculo tá Zoado? O o que que é aí? Eu acho que é essa mini curiosidade, >> ela ela serve para puxar a pessoa. E, mano, não teve nada de cop, >>
só imagem. >> Só imagem, velho. Só a cor da imagem, tá ligado? >> E daí eu achei isso muito doido, muito, muito doido. E daí, mano, eu tenho certeza, tá, que deve existir umas coisas assim em edição hoje, entendeu? que um mínimo detalhezinho que tu faz Uma uma um [ __ ] bush assim na na conversão, >> principalmente. Acho que o 8020 é o hook visual, no caso, se o cara pode botar um hook visual ali e cagar tudo, morreu, meio que perdeu a venda, sabe? Então o que que é cagar um hul visual? >>
Ao invés de você botar receitinha, é botar estoque genérico, estoque de site, tipo envato story blocks, que é onde aquele videozinho, sabe, padrão assim de comercial, >> mano. A pessoa já viu isso 300.000 vezes, não dá nenhum gatilho de curiosidade nela. Acho que é um videozinho de institucional, vai me vender algo pulm >> cagou, sabe? Então >> isso é perfeito, cara. À vezes tu coloca um avatar que tá vendendo 10x, troca de, faz uma variação de avatar, que a gente faz muito isso, e vende 50. Por quê? Talvez o público, talvez, tipo, tem gente que
conecta com cowboy, tem gente Que conecta com uma pessoa mais morena, loira, >> é tipo o cara cowboy, mais um cara, o cara do Texas falando o negócio, sei lá, um exemplo aleatório aqui, >> entende? >> Sim, mano. Eh, provavelmente, tá? E assim, ó, o que que tu vê que mais altera? Aliás, o que que tu já viu alterar de fato quando o assunto é edição e hook visual? Por exemplo, tipo, ah, esse anúncio aqui, ele tava com ru Dois, >> tá? >> Ou sei lá, R um. Aí depois de de editar, sei lá, foi
para três ou quatro ou cinco. Tu já viu alguma coisa assim absurda, mano? Sim, porque tanto que a gente começa fazendo nossos testes ali, principalmente com na pressão que eu tô sem nenhum hook visual, aí ele vai começar a vender, vendeu 10, 15, pá, legal. Vamos começar a fazer variação. A gente já pode entrar no hack, a gente tá Falando sobre anúncio, né? Aí entra a parada do do hack de nomenclatura. Que que seria isso? >> Eu vou dar exemplos aqui. Eu tenho um documento que eu queria um documento que cada letra do alfabeto é
um tipo de variação. Então, A é hook visual, B é avatar, C é clickbait. Clibate, para quem não sabe, é tipo colocar um vídeo que chama atenção no início sem fazer sentido nenhum. Basicamente d >> tipo aqueles do Riter lá, >> é tipo, ah, o negócio pega aqui fogo aqui e vem o anúncio >> da bola de beasbol lá. >> É tipo isso, é tipo um clickbait ol. >> Fala com aí, Thagão. Joga a bola de beasebol na cara dos do moleque. O cara levaram susto do nada. Aí dê bater controle de edição, tipo, aqui
quer bater controle, pô, um anúncio tá cru. Bater controle é só botar mais estoques ali, animação, enfim. Tá, sabe? Enfim, tem. Vamos, vamos, vamos nesses Quatro aqui. A, hook visual, B, Avatar, C, Clickbait. E onde é que tô outro? D, B control. Bater controle. O ED CRW vendeu, galera. Vamos domingão, segunda-feira, a gente faz de alinhamento. Ó, o ED 3 deu boa. Vamos fazer uma sequência de variações. Vamos meter cinco hook visual, cinco avatar, cinco clickbait para ver que que reage. Fizemos as variações, no outro final semana, testou lá na segunda-feira que vem e fala:
"Ó, variação de hook visual Deu boa, o A2." Então, cada hook visual é A1, A2, A3, A4, A5. O A2 deu boa, pô. Legal. Esse A2 de boa. E se a gente pegar esse Hook visual com um novo avatar? Então fica A2 B1, B2 B3 B4 B5. Ah, o A2 B2 deu boa. Pô, e se a gente vai ter controle de edição nesse B2 A2? Então usa o hook visual, o avatar e melhora a edição do ED. Então ele vai se meio que ele vai tipo durando semanas e semanas e semanas somente fazendo variação. Então
tem casos que a gente Tem um que tá assim a ED 42 B2 A1 C1 D2. Aí o D2 que explodiu de tanto que a gente tá ligado? Então o exemplo, >> sabe? As variação elas vão se pilhando e fica um uma hack nomenclatura que vai tipo, ô, vou ver qual o ED que deu boa. Ah, o A2, C1, D2, B3. Tipo, quem olha aí fica maluco, mas não tá faz sentido. É o hook visual tal, o avatar tal. Então essa fatinha fica tudo organizado. >> Uhum. >> Então por exemplo, ah, vamos fazer cinco Hook
visuais de variação. O editor que põe cinco hook visu de receitinha, ele tá meio que nichando, porque o a receitinha criando não é um ângulo, ângulo de receita. Às vezes ele fez cinco rooks lá de receitinha usando a mesma receita, a bacon soda. Se um errar, ele errou todos, basicamente, tá ligado? Então que que da mesma forma que o hook de edição de hook tem que ter um um risco, o risco e conservador, a variação de hook visual tem que ter o Arriscado e o conservador. Vou meter duas de bacon solda, receitinha e outros três
eu vou meter um um outros dois vou meter algo emocional. Que que é algo emocional? Ah, emaguecimento. Põe a mulher no espelho chorando com receitinha embaixo. É outro rook visual. >> Uhum. >> Aí vamos lá. Na outra semana ó, o emocional deu boa. Legal, hein? Então agora, na próxima semana vamos focar só em eh emocional e receitinha, porque a Gente já validou lá atrás, >> entende? Então a gente vai se empilhando. Então o avatar, o ED em si, sem edição, ele vende até um certo ponto, porque ele não tem rompendo, ele não rompe, né, que
a gente chama. Só que as variações ela vai rompendo e quanto mais você vai empenando variação, você meio que fica eh eh meio que protegido a variação, tipo se vai parar de vender ou não. Aí vamos supor que a gente meteu as variações de edição e tem A variação de COP, que é o quê? É hook, hook novo, hook novo de cop. Aí se o cop acerta um hook novo de cop, mano, você ganhou mais três meses, porque um hook novo de cop é tipo um edo, um público novo, pega todas as variações que deu
boa, põe nesse aqui. >> Uhum. >> Ele vai mais uns três meses, entende? Por conta disso. Então o a variação, por isso que a gente faz principalmente os eds primeiros sem nada, porque a Variação pode sim cargar tudo, entende? Mas se a gente faz cru e a r tá boa, ela vai vender, nem que seja com o hook rate, tá 40%. Hul rate podre, mas ela vai vender 2 3 5. >> Que que é hook rate, mano? >> Hook rate é a tática de retenção nos 3 segundos, né? Então isso é algo bizarro, porque o
editor de Wheels, por exemplo, ele não tem métricas se deu bom ou não. O cliente contata o Wheels é like, curtida, não é dinheiro. Agora o DR tem Métricas de tudo. Então se o editor coloca um hook visual bom, a tá hook rate retenção vai para 80%, 70%, entende? Uhum. Então mesmo com rookate ruim vai vender. É melhor você ter um rookate bom e não vender um rookate ruim e vender. >> Que que tu acha? >> Acho que é vender. >> Sem dúvida. >> Sem dúvida. Então por isso que além de cagar o ED pode
nem aprovar se o editor Pesou a mão, botou um ED com muita pele, por exemplo, que não não apaga no Facebook, sabe? >> Aí a gente faz cru, pô, vendeu os 10, tá na pré-escala. Vamosentar as variaçãozinha. Cinco avatar, cinco hook visual e cinco tal. O avatar dois deu boa. Agora vou meter hook visual nesse aqui para ver na outra semana. Ah, o hook visual deu boa. Agora que a variação hook visual deu boa, significa que que esse avatar que a gente fez tá Validado. Vou meter mais 10 hook visual nesse, mas vamos parar de
testar avatar. Põe mais três aí para ver. Opa, na outra semana deu o B3, deu boa. Ô, validamos esse avatar aqui. Top. Mais variação de avatar, mais variação de hook visual. E vai indo, vai indo, vai indo, porque uma pessoa pode ver um senhor falando, pular, pode ver uma mulher falando e ver. É o mesmo anúncio. E o cara já viu aquele vídeo, só que ele >> é por isso que a var de avatar funciona, Porque ela que esse cara tá falando >> opa, mulher legal, vê. >> Não aleatório aqui ô esse cara aqui com
a bandeirinha dos Estados Unidos, pô, legal. Queria um avatar com na ali, com bandeira Estados Unidos, patriota. Ô, esse aqui é dos meus. Vou ver. >> Uhum. >> Aí vai indo, sabe? >> Sim, sim. Então, a variação é o que mantém o anúncio vendendo por meses, >> mas é o que pode uma uma edição hook Visual pode cargar tudo. >> Então é melhor minimizar o risco >> de o ser aprovado e vender, por mais que seja pouco, aí sim você começar a fazer variação, sabe? Mano, eu achei muito interessante isso, tu fazer o mais cru
possível, porque daí tu vai colocar toda a responsa na COP e, cara, obviamente tu não vai querer ficar gastando e hora ali do editor com COP e zoada, né? >> Exato. Daí o editor consegue entregar 20 anúncios, dois são bons. Se ele fosse Editar bem, ele ia entregar cinco. Até tu chegar num dois bom, pode demorar do dias. >> É, sem dúvida. >> E aí, >> cara, essa sacada aqui é muito boa, pessoal. Se tu não tá fazendo isso no processo da tua empresa, aí eu acho que eu recomendo fazer, porque aí faz todo sentido.
Gostei. Muito bom. que hoje, por exemplo, vai vir quatro hooks. A gente percebeu que até testar sem hook Visual é um pouco meio arriscado, porque às vezes é um ed bom e mas tipo assim, por causa que não tem hook visual, a galera pulou. Então, pô, tá com quatro hooks ali, põe um ou dois hook visual só para ver, mas os outros dois deixa para ver se a cópia vai aprovar. À vez faz uma edição, a CP nem aprova. Se o lipsing tá bom, o áudio tá bom, se não aprovou, é a COP. >> Então
tu tem uma variável ali, pô, sei onde que tá errado. CPI, ajusta aí. >> Uhum. Você já edita com uma edição, pô, será que é COP ou a edição? >> Uhum. Uhum. >> Sabe. >> Sim, entendi. Eh, mano, deixa eu fazer uma pergunta aqui, tá? Ou algumas. >> Achou que ia ser um podcast tranquilo de edição, né, filho? Toma, >> toma. Cara, deixa eu fazer uma pergunta aqui de follow-up, tá? Que eu fiquei interessado. >> Uhum. Uma vez que a gente pegou ali, daí A gente testou os anúncios, conforme tu falou ali no processo de
jogar apenas o o avatar ali e tal e validou, tá? Aí, cara, a gente pode fazer uma porrada de variação. >> Perfeito, >> né? E e na real é assim, ó, que o editor ele meio que vai, ele pode escolher muito da cabeça dele, mas provavelmente tem coisas ali que já são muito importantes. Aí tu falou aqui, uma delas, tá? é o Hul visual. Outra delas, Pelo que eu entendi, é o Avatar. Outra coisa que eu entendi é a edição do corpo do anúncio, tá? E aí eu queria saber assim, mano, o que que são
essas coisas, tá, que a gente vale a pena variar e qual ordem que tu acha que o pessoal deveria variar em termos de ordem de importância? Eu acho que a parada mais importante deve ser o hook visual, tá ligado? Mas ao mesmo tempo o avatar, eu acho que ele também faz parte do hook visual, né? Porque é a primeira Parada que aparece ali também. >> Aham. >> Aí como que tu vê isso daí, mano? >> É que tudo começa pelo princípio que se um ed validou é que cada ed incrivelmente uma variação funciona e outro
não. Então quando um validou entre ela tá na pré-escala ali, você vai fazer as variações, você vai fazer todas as variações possíveis para ver qual variação vai dar melhor nesse ed. Então você faz cinco hook visual, cinco avatar E cinco bater controle. Três bater controle. >> Bater controle é a edição, >> a edição mais completa ali no meio ali e tal, >> tá? O bater controle por que que é menos? Porque o editor vai despender mais tempo porque ele vai ter que editar, botar hook ali, receitinha, estoque, animação de texto, demora mais. >> Uhum. >>
Então é cinco hook visual, cinco avatar E bater controle. Fez isso nessa semana, você vai testar. Geralmente a galera testa no final de semana, sexta, sábado, domingo, na próxima segunda você vê, pô, o que que deu boa nesse ed foi o hook visual? Foi hook visual, legal. Então, nessa semana a gente vai usar como prioridade hook visual. Então, a invés de cinco, põe 10, porque a gente já validou o avatar, a cópia tá validada, acertamos hook visual, então a gente pode macetar aqui porque a gente acertar É maior. >> Uhum. Só que mesmo assim pode
ser que você erra todos os hooks visuais que pode acontecer, só que você não pode parar de testar as outras variações que são hook de cop também, que é importante, avatar e bater bater controle, por exemplo. >> Uhum. Se o bater controle na primeira semana não deu certo, eu recomendo não não fazer outro, porque se não deu Certo, tipo, é muito difícil o editor dá uma sacada genial, porque agora tá nem chegando nem no corpo. Aí se, por exemplo, o tão 10 hooks vai na próxima semana, três avatares, porque a gente diminuiu, porque semana passada
não deu tão boa, três e bater controle, deixa quieto. >> Uhum. >> Pô, nessa semana aqui deu dois hook visuais muito bons e um avatar. Na outra semana, o que você pode fazer? Pega esses hook visuais que deram bons. Aí nesses hook visuais você bate controle na edição, porque aí você vai tá usando meio que você vai dar disparo de dopamina, como a Manda falou, tem o podcast dela aí, a Manda Caiate. >> [ __ ] mano. Tá senior aqui no podcast TV, ó, já tá mandando aparecer na tela. >> Põe na Thiagão. Thagão, >>
Thagão. É. >> Ô Thagão, põe na manda aí que é o disparo e dopamina. Na edição também tem Isso, pô. No meio do ED, emagrecimento, pô. Põe a mulher comendo do chocolate food porn que a gente chama. Pô, deu uma dopamina nela ali absurda de chocolate derretendo hambúrguer, por exemplo. >> Isso é o bater controle que vai dar meio que o disparo de dopaminas ali no meio do anúncio. >> Uhum. Aí imagina você bater controle, vai aumentar a retenção até o final do ED no hook visual validado. Então o hook visual validado, ele vai fazer
o papel Dele chamar atenção do jeito certo, a pessoa vai pro corpo, aí nesse corpo aqui já tem uma edição mais avançada, estoquezinho, enfim, aí funciona. Então o cara vai sempre testando, anúncio tá começando a vender bem todas as variações possíveis, variação de avatar deu boa. Então na próxima semana 10 avatares, cinco rook visuais e bater controle, por exemplo. Ah, esse avatar deu bom e hook visual, pô. E se pegar o avatar anterior e botar o hog visual Aqui que deu. Bom, isso até algo importante porque o editor que tem acesso ao editor de tráfego
é meio que um hackzão absurdo, porque pode ter um anúncio que não deu bom, que não rompeu, não foi pra escala, mas tá com hook rate, que no caso é rateção de 3 segundos de 70%, 80%. E o a operação tem um anúncio com 60% de hook rate que tá validando. E se o editor vai lá na planilha lá do gestor, pô, esse hook rate aqui não vendeu. E se eu pegar isso Aqui na variação que eu fazer rook dessa semana, esse rookage que deu 80% e botar aqui, pô, vamos ver que vai dar. Teoricamente
pode dar bom, pode dar ruim, >> sem dúvida. Enfim, mas teoricamente você tá usando um hook visual que chama atenção, que é o papel dele, no algo em algo validado. Então vai aumentar a retenção e automaticamente vai chegar lá no final e vai ter o papel, o a função da venda, né, em si, >> entende? >> Entendi. >> Então é isso, não tem a prioridade, vai testando, deu bom, faz mais, mas não deixa de testar outras coisas. >> Entendi. De acordo com os resultados da semana, tu vai priorizar os testes da próxima semana. Perfeito. Aí
nunca deixa de testar hooks novos de COP, não deixa somente edição, porque uma hora vai testar todas as variações de edição e não vai vender. Já saturou a COP, tá Ligado? >> Então a a o hook de cop de cop mesmo de copy arter vai escrever ali, >> renasce o anúncio. Tem um de que a gente trabalha lá que tá no Hul 35. Daí o o Hul 27 ele escalou. Daí você entra na partinha do Hook 27, tá? D3 BB B A. Só as variações definidas daquele Hook 27. Só que o primeiro anúncio que deu
bom foi o Hul 2, só que a gente foi testando Hook 2 até não dá mais. Não para de testar Hook visual, Hul de Cópia, hook de copi lá no Hulk 27 explodiu. Aí sempre tem os clonadores, né? O mercado tem muito clonador. Clonador tá clonando a variação lá do mês passado. Já tô em outra aqui já tá >> pode pegar aí já é o resto aqui. Nem tá dando mais. Já saturou. Tô com o hook 27, entendeu? Com variações >> a 17. >> Uhum. Valei o tanto de Hook visual que eu validei no meio
do anúncio. É por isso que um anúncio só ele perdura por Muito tempo, mano. Porque a gente vai >> meio que botando oxigênio nele ali, sabe? >> Uhum. >> Tá. Deixa eu te fazer algumas perguntas. O fodo é que [ __ ] mano, tu é [ __ ] né? Tu fala uma parada, daí ele já abre três perguntas aqui para eu fazer. Daí numa resposta já mais três. Parece tipo aquela hidra, tá ligado? Corta cabeça, nasce duas. >> Se tu me quiser que eu pare, eu paro, Pô. É o segredo da escala, velho. >> Não,
fala aí, pô. Fala aí. Eh, mano, primeiro estudo, tá? Tá, vamos. >> Tu falou sobre o hook rate ali e tal e aí tu falou: "Ah, o hook rate pode tá de 60%, mas esse aqui tá 70". >> Uhum. >> Cara, pr pra galera entender assim, o que que é bom, o que que é ruim, isso é uma coisa que tá variando por nicho, como funciona essa parada? >> É que na média do mercado, pelo que o Meu entendimento de informação mesmo de mercado mesmo, um hook hook rate bom é 60%. Acima disso é um
hook rate muito bom. 80%, etc. Mas tem que tomar um pouco de cuidado. Por quê? Porque se colocar um hook rate que sabe bate 90%. Teoricamente ele é bom, mas se o editor só cagou tudo e botou o negócio mais chamativo possível e só pegou os os curiosos, vai cagar toda a métrica do anúncio, sabe? Então tem que ter um Rookate bom, mas com base no que dá certo. >> Congruente, >> congruente. Tá, não pegar uma mulher que ela caiu da escada p a pessoa vai olhar tipo top o rook 100%, mas aí >> top
é mas aí nãoada não só veio o público desqualificado, entendeu? >> Uhum. >> Então é mais nessa pegada. O que que 60% bom, acima disso top congruência abaixo disso dá para melhorar 40%. >> Isso isso em todos os nichos. >> Todos os nichos. Então acho que é uma média assim, sabe? Entendi. >> Porque o único nicho que tem é mais de saúde masculina, né? Que tipo o CT lá em cima por conta do nicho assim muito curioso, né? >> Então ali às vezes fica um pouco >> um pouco meio que sujo, entre aspas métricas, né?
>> Uhum. >> Principalmente CTR, mas o Hook Rate ali Ele é fed digno, tipo 60% bom, acima muito bom. >> Tá show. Eh, mano, e assim, ó, quem que decide quais são as otimizações que vão ser feitas na próxima semana? Isso é uma coisa que vem do editor dele pensar, tipo, ah, vai ser tantos avatares, tantos hooks visuais, ou isso vem tipo do cópia do gestor de tráfego >> lá quem implementou isso fui eu. Então, no caso, final de semana vem a segunda-feira a gente faz a cult Semanal, vê como é que foi o final
de semana. O gestor head lá falava, é de 33, deu bom, 22, tal, pô, vamos fazer as variações aqui, tal, hook visual, então, tal, tal e tal. Só que aí tá um ponto, quantas variações você vai fazer, tem que levar em conta o quanto de caixa você tem para testar, porque cada variação você vai gastar meio CPA, um CPA ali de orçamento. Então, se fizer 50, você pode falir >> se tu não tiver caixa, porque cada Variação é um ED novo. >> Sim. Então tem que ter tem que ter algo, cada operação tem que ter
um nível de número de variações, dependendo de quanto caixa tem para testar. Uhum. >> Porque, mano, tu vai testar só no final de semana 50 variações de anúncio. >> 50 vezes, ah, nos Estados Unidos 100 dólar, 50 x 100. >> É, >> é, já é uma pauladinha pro cara que tá começando, sabe? Então, ah, começa com Duas variações, uma você, o teu orçamento que vai depender. A gente começa com 5, na próxima faz 10 5, >> depois vai aumentando, faz 20 agora hook visual, porque tá dando bom para caramba. tá ali. >> Uhum. >> Aí
depende do caixa, né? >> Mas o o volume tá sem dúvida alguma. Entendi. Tipo, ah, depende do caixa, tal. Mas mas eu digo assim, ó, a decisão de tipo, ah, a gente vai mudar o hook Visual ou mudar o avatar ou mudar a coisa X, isso vem de quem na nas operações? Geralmente >> isso vem ou do COP ou do R de edição, que no caso sou eu. >> Só que lá a gente entendeu que todas as variações funcionam, só que em anúncios diferente vai funcionar variação diferente. Então por isso que a gente sempre que
valida um ED, a gente faz o padrão 5 para ver qual vai responder melhor. >> Qual var? Ah, qual variação? Aquele anúncio responde. [ __ ] isso é top, mano. Ó, pessoal, isso é legal. Isso é legal. >> Aí, então não é que quem vai não é padrão. Faz aqui para ver qual que vai responder que >> aí tipo respondeu uma uma vez respondeu, daí vai ser aquilo ali mais porque aqui >> mais só que não deixando de testar os outros porque uma hora pode ser que morra ali e se tu acertar um avatar Novo,
é como se tu acertou um ED novo, entende? >> Porque vai ter que fazer variação hook visual, B control. Então o avatar novo é um ED novo que tu acertou, tá ligado? Qual a cópia validada, >> mano? O que que é o negócio ali do tu falou battel control? B controle é tipo bater controle de c, por exemplo. O que que o copy arter faz? >> Quem experimentou isso aí, mano? >> Eu. >> Por que que você não fala em português? >> É porque é mais legal. B control chama. Acho que acho que é mais
de tanto eu ouvi isso. Berry contou de cop. Eu meio que falo isso, sabe? >> Mas não necessariamente. É só melhorar a edição, só editar mais. >> Entendi. Entendi. E tá. Saquei. Então, pô, a gente vai fazer lá. Testamos o anúncio cru. Depois testou o anúncio cru, validou. Que que a gente sabe? Cópia é boa. >> Cópia é boa. O avatar validou também. Top. >> Validou aquilo ali. Maravilha. Fazemos a variação ali. 5 C 5 C avatar, cinco hook visual e cinco >> B control. >> O que daí seria o corpo do anúncio. >> É
o anúncio inteiro. >> Anúncio inteiro. >> Foi musiquinha, etc. >> Musiquinha. Pá, negocinho. Fechou? >> Vamos colher os dados. Pegamos ali os Dados. Aí aquele anúncio específico, ele vai responder a um estímulo ali específico para ele, >> que vai ser ali um dos três, provavelmente. >> Claro que provavelmente vai ter um espectro ali, pode ser que alguns funcionem e tal, mas vai ter um ali que é o mais [ __ ] de todos. >> Sim. >> Aquele que é o mais [ __ ] pelo que eu tô entendendo, vai ser o que tu vai manter
Como controle. E aí tu não vai variar aquele negócio, vai variar o resto. Então, tipo, ah, a o anúncio mais [ __ ] foi o que teve esse hook visual aqui com esse avatar aqui, com tal coisa. Só que beleza, como esse hook visual aqui ele é mais [ __ ] aí o que eu vou variar vai ser o resto aqui. >> Não necessariamente, porque vamos supor que eu fiz um anúncio, o A2 que a gente chama que é A1, hook visual 2, deu bom. A gente consegue fazer empilhamento de Variação. Pô, esse A2 deu
bom, top, pô. Eu sei que aquele avatar que a gente testou em outro nicho deu bom, combina um pouco, sei lá, emagrecimento, rejucimento, mulheres, o público é praticamente o mesmo, entre aspas ali, correto? Pô, eu sei que aqu lá deu bom. Então, e de 27, por exemplo, hook 2 A1. Eu eu tô quero fazer uma variação de avatar nesse hook visual. Então, fica E27 H2 A1 B1. Então, quando escalar isso aqui, o gestor vai olhar, pô, eu sei que Isso aqui foi hook visual tal, avatar tal, entende? Então, a gente vai meio que empilhando. Então,
não necessariamente a gente não vai variar isso aqui. A gente sofistica fazendo novas variações no base aquilo ali, ficar a1, B1, B2, B3, entendeu? Por isso que quando a gente acerta um hul novo de COP, a gente vai meio que cara, a gente fez mais um mês >> estamos rico, entende? >> Vai ter mais toda a as testes de edição Ali, >> de variação de copião, pá, pá, pá, pá. Então, não que a gente abandona, só que tipo, ah, o hook visual deu bom e o hook visual ele é aguinha botou na caneca do Vetub.
Pô, agora a gente vai meter 10 hooks visuais. Seis parecido com esse em outro contexto, na rua com canequinha, só que quatro arriscados. Pega a canequinha, divide a tela, põe avatar, explosão se quiser. Uhum. >> Porque a gente tá criando novo atendência, bater controle. Se validar, top. Agora na próxima semana essa explosão que deu é o bater controle. Então vai seis com a explosão e quatro variando, inventando coisa nova ali, entende? Então esse papel de qual variação usar e o que arrumar é o meu, no caso, é meu papel que eu reviso os anúncios lá.
>> Pô, outros editores, você praticamente o mesmo, é mesmo ângulo de receitinha. Troca aí, põe outra coisa que eu achei aqui, ó, toma aqui o exemplo. Aí ele faz isso, sabe? Então é sempre de um conceito, >> deu certo, faz mais, mas nunca deixa de fazer mais coisas diferentes, porque uma hora esse que tá dando bom vai parar. Tem que tá sempre oxigenando de uma forma diferente que uma hora vai dar bom, entende? Uhum. >> É isso. >> Eh, e e hoje assim, ó, qual a proporção Que tu indica, cara, pros donos de operação referente
a as a replicar o que tá funcionando e fazer coisa nova? Eu sei que tu falou ali três para um, então, tipo, pelo que eu entendi, tá, seria 75% ali coisas validadas, 25% coisas novas. >> Perfeito. É, é a mesma coisa de é é sempre a mesma matemática. Como o JP é meio que um cash flow, é dinheiro por dinheiro ali, tipo, não vai criar, você nunca pode só testar coisas novas e ser Os novos, as coisas novas como teu teu foco. É sempre coisas que já dão certo, mudando e sempre testando algo novo. Então,
pô, 50, novamente entra naquele assunto do caixa, vamos testar 50 variações. Quanto de caixa eu consigo testar novos anúncios? Cinco anúncios por semana com dois hooks cada já dá 10. Consigo, consigo. Vamos dar toma. Entende? Então, hoje, por exemplo, a gente faz tipo 25 anúncios novos com dois cada para cada oferta, fora as Variações. Então, é muita coisa o gestor testar sexta, sábado e domingo. Segunda-feira repete o ciclo. >> Entende? Como é que a gente fala? Segunda-feira tem a c de alinhamento de como foi o final de semana e organizar o sprint semanal. Na quinta-feira
a gente faz outal para ver o que foi produzido. Então a quinta-feira das 5 horas da tarde, ó, a gente produziu isso aqui, isso aqui, isso aqui. Aí o gestor com a equipe dele pensa: "Ah, OK, então no dia Tá outro tanto, tanto, tanto". E o ciclo você repete, sabe? Sem dele, sem nada. Mas é assim que a gente se organiza lá. >> Uhum. >> Entende? >> Entendi, mano. Eh, eu tenho mais uma pergunta, tá, sobre isso que tu tá falando muito sobre Hul Visual. >> Uhum. E aí, pô, hook visual, eu entendo que é
realmente uma coisa que a pessoa vê >> aí, pô, tu citou a receita ali e tal. >> E daí, cara, eu não, eu não sei se tu faz isso, tá? Mas eu vou perguntar de qualquer maneira, porque eu já vi pessoas fazendo isso, >> tá? Tu já testou o Hulk eh sonoro ou auditivo? Teve um cara aí, um cliente meu, por exemplo, que um gringo, né, que que ele falava assim: "Cara, esse anúncio aqui ele não vendia". Daí eu coloquei um som de peido, mano, tipo aquele >> bem no começo do anúncio e daí pá,
daí Agora começou a vender. >> É que o hook visual tá muito, a gente fala muito hook visual, mas é comparado ao visual, só que lá o hook visual ele engloba essas coisas, tipo animação de texto, efeitinho sonoro. Então o hook visual já é mais completão, sabe? Não somente só receitinha. A gente tá indo muito pra receitinha, mas o editor tem como ele >> quer criar coisa novas naquela 60 40 30. Nesse 30% aqui ele põe o que ele quiser. Se ele quer arriscar, arrisca aí, entende? Então efeitinho sonoro, etc. Porque daí vai hook visual,
hook sonoro, pô, é hook visual e faz tudo ali, sabe? Então a gente faz muito disso também. >> Explosão, animação de texto, animação de texto pipocando na tela com uma explosãozinha funciona, sabe? Então já engloba tudo, tanto visual, tanto sonoro, musiquinha. Então, ah, o Hul, sei lá, é um nicho de prosperidade. Qual musiquinha que tá dando, que tá viral no No TikTok de prosperidade, mas de set põe no hook visual, pô. Quer ou não? Isso é um efeito sonoro, entende? Uma musiquinha só no hook. >> Uhum. >> O corpo inteiro sem nada. Só hook visual,
só para chamar atenção, sabe? >> Aí conecta mais, enfim. Então, o Hook visual engloba essas coisas. Entendi, entendi. Eh, e assim, ó, eu queria que a gente tentasse passar pra audiência assim uma uma visão assim do que que Realmente é o 8020, sabe? E >> tá, >> e daí assim, ó, eu não se eu não sei nem se isso existe, tipo, >> mas eu vou mas eu vou perguntar, cara. Se tu pudesse, se tu tivesse, tá, que editar só uma coisa, uma única variação só, o que que seria exatamente para tu fazer a performance do
anúncio explodir? Seria, >> seria o hook visual, >> mas o que exatamente seria tipo a a imagem ali, o quê? A soma de tudo. >> Primeiro seria o hook visual, mas em qual sentido? Eu iria lá na biblioteca de anúncios e vou espionar o mercado. Ô, nesse nicho aqui que eu tô rodando, que vale dois sedu aqui, é mais receitinha. Legal. O que que eu vou fazer? Vou pegar cinco hook visual, tá? Cinco, três eu vou fazer com base no mercado e dois eu vou sofisticar. >> Uhum. >> Só que o sofisticar, voltando ao assunto,
ele não é inventar tudo do zero, que você vai só torrar grana. Você acertar é pifia, sabe? Pô, achei dois desse nicho. Um é receitinha e o outro é uma bola caindo aleatório aqui. E se eu pegar a receitinha diferente e outra bola caindo e juntar no mesmo anúncio? >> Hum. >> A o arriscado não ficou tão arriscado assim. >> Uhum. >> Ele já ficou tipo assim, eu tô usando coisas validadas. Formatinho React que a galera já consumeou na internet, tipo o fundo atrás, a pessoa aqui na frente, receitinha aqui atrás, aqui. Pronto. Eu não
estou criando algo 100% novo, sabe? Uhum. >> Então eu faria isso. Então, ah, eu tenho um anúncio que escalou lá tempos atrás. Funciona eu trocar um avatar? Funciona. Funciona porque vai ser novo. Funciona pegar um hook visual. Funciona. >> Funciona se eu quiser. Pô, não sei escrever cópia. Lá na biblioteca achei escalado, troquei o avatar e mudei r visual. Funciona? Funciona. >> Uhum. Se tu trocar avatar de um L validado, óbvio, o cara te comer no leilão ali, enfim, é outro assunto, mas você consegue pegar o que tá na biblioteca e se você quiser testar
para ver, para ter a experiência de como funciona o tráfego ali, você pega um que tá na biblioteca, troca o avatar, hook Visual, que é um edu. >> Uhum. >> Sem trocar nada, a cópia tá validada se você quiser, né? Não é >> Uhum. >> Não é íntgo, né? >> Uhum. >> É isso, >> mano. Deixa eu te fazer uma pergunta, tá? Deixa eu pensar como é que eu vou perguntar isso aqui. Eu >> tô botando o homem para pensar, velho. >> É que eu sou curioso, mano. >> Tá, [ __ ] esqueci a pergunta,
mano. O visual, pô, a pergunta era boa, velho. >> Sofisticado. Juntei ali. >> Ah, lemba, vou juntar. Eh, ó, por isso que eu tive que pensar, porque a pergunta, pelo menos na minha cabeça, talvez seja um pouco complexa aí. Tá, >> mas cara, eu quero entender se tu pensa assim, entendeu? >> Tá. >> Daí o o o qual que seria um framework assim pra gente conseguir encontrar essas variações em primeiro lugar, >> tá? >> Aí, pô, a gente olha o que que tá funcionando no mercado e daí a gente tenta replicar aquilo ali que tá
funcionando no mercado, >> tá? >> Então, ah, essa receita aqui tá funcionando, beleza? a gente pode fazer outras receitas com talvez ingredientes similares em outros locais, de outras maneiras, >> que a gente vai ter daí novos hooks visuais. Show de bola. >> Perfeito. >> Aí, cara, no meu background de de copywriting, o por que que essa que eu entendo que essa receita funciona em primeiro lugar? Porque a gente tá prometendo pra pessoa um benefício que a pessoa vai, sei lá, no caso do nicho de emagrecimento, ela vai emagrecer. E daí o a maneira de atingir
o benefício é uma coisa que é fácil, porque, pô, é uma receita. >> Sim. >> É uma coisa que é barata porque a pessoa pode fazer em casa. É uma coisa que é natural, então não tem não tem efeitos colaterais, que é uma receita que ela tá fazendo. >> Perfeito. >> E e finalmente é uma coisa que é atingível, é tangível pra pessoa, porque é uma receita que ela podia poderia fazer em casa, tipo, ah, o truque da banana, pô, ela tem banana em casa, sabe? E aí quando tu junta essas quatro paradas e e
tem até um livro que fala sobre isso, tá? Que é o a o ofertas de 100 milhões de dólares do Alex Mos vai aparecer aí na tela, pessoal. E olha como é bom fazer coisas, produtos bons, Né? a gente recomenda por aí, mas lá ele fala: "Cara, tua oferta ela tem que ser rápido, fácil, etc. Tem tem os critérios ali." Mas, mano, é isso daí, tipo, tu colocar essa receita, isso aí vai chamar muito mais atenção do que o teu hul visual ele ser uma mulher fazendo uma cirurgia agressiva, tá ligado? Porque, pô, vai ser
caro, vai ter que abrir a barriga da mulher, não sei o quê e tal. Então, a a psicologia por trás dessa da receita é isso, cara. É fácil, é Rápido, é natural, eu consigo fazer na minha casa. E daí se a gente junta esses elementos aqui, a gente consegue pegar esses elementos aqui e ao invés da gente olhar para mercado e tentar pegar alguma parada do mercado, a gente pode olhar para esses elementos e aí tentar encontrar alguma outra coisa que se enquadra nesses princípios aqui, tá ligado? Absurdo. >> Por exemplo, mano, é uma coisa
que eu vi recentemente, nicho de rejuvenescimento, O truque da colher, mano, é fácil, tá ligado? Que pô, tu vai passar uma colher na cara, não tem efeito colateral, a pessoa consegue fazer em casa. >> Perfeito. >> Tipo, eu tenho uma colher em casa. >> Eh, se a gente usar esse pensamento de procurar os princípios, mano, a gente consegue ter várias outras ideias que o mercado talvez nem não pense, sabe? Perfeito. >> Porque ele não tá olhando pros Princípios, ele tá olhando pro que tá rolando, >> perfeito. >> Que tá que tem os princípios ali englobado,
>> mas eu acho que a gente não tá indo por esse caminho. Aí minha pergunta é, dado isso que eu falei, mano, tu tu acha que tipo tu tu pensa assim nessa parada dos princípios? Tu acha que o que eu falei e se eu tiver viajando, tu me avisa, tá? >> Mas tu acha que o que eu falei talvez Seja tipo um nível a mais assim em termos de de psicologia? Eu acho, mano, se eu fosse dono de operação >> e chega um editor para mim e falar essa parada, >> não, absurdo, >> eu ia
falar: "Meu irmão, tu é [ __ ] velho". >> Mas daí que tá, entra naqueles 70, 30, esse 30% é o que tu falou aí. Daí o cara vai inventar uma roda. >> Uhum. >> Se o cara tá começando, o que eu falei antes foi pro cara que tá começando, tipo, o cara que não tem experiência, pouco dinheiro, talvez para ele usar os princípios que ele nem sabe que existe, geralmente, mas tá ass >> Uhum. >> Ele vai gastar grana, porque ele para ele acertar, pô, não é tão simples assim, mas pô, faz sentido pegar
os princípios. Eu vou lá no Pinterest que a gente usa muito. Pinterest é tipo um, tu Já conhece Pinterest, né? >> Olha, fiz dois podcast. >> Tu pes pesquisa cúrcuma lá, aparece do Facebook, do YouTube, do TikTok num num único lugar só. Aí você consegue pegar várias receitinhas, colher, vai aparecer um monte de coisa lá também, emagrecimento, vai aparecer tudo lá. Se o cara quiser seguir os princípios, 70% do mercado, 30% com base nos princípios, vai lá no Pinterest e tenta criar algo novo. Pode até mesmo gravar em casa se Ele quiser, né? >> Uhum.
faz sentido. Aí o cara vai sofisticar se ele acertar ou não. Aí questão de pensamento, eh, decisão e até dinheiro para testar, né? Então, as grandes operações, elas são grandes operações porque elas sempre estão criando algo novos >> com base nos princípios. >> Hum. >> Entende? Porque elas têm elas têm o 70 30 delas também, só que eles têm caixa Para testar. Então o cara que tá começando >> complica, >> complica, sem conhecimento, sem experiência e se encaixa. >> Aí ele tá, >> ele tem que ir no, ele tem que fazer o feijãozinho com arroz.
Agora grande operação, ela tem que criar a roda mesmo, sabe? Porque daí ela cria outra tendência, ela surfa de novo, sabe? >> Entendi. >> Mas, pô, faz total sentido. >> Saquei, mano. >> Ô, a visão de cópia é absurda, porque tu consegue tirar o princípio do cara passando uma colher na cara, tipo, que é rápido, fácil, tá em casa. Pensando nisso, eu posso sei lá, pegar uma canequinha aqui, botar água e tomar. É, segue o mesmo princípio, né? Tem lagua, tem caneca em casa. >> Isso é loucura. >> Eu acho assim, mano, que se se
o eu eu Não sei, tá, mano? Pô, tu sabe muito mais que eu, tu lidera a tua comunidade aí dos editores, tal, mas eu eu já fui dono de operação, tá? >> Já tive todas essas paradas aí que tu tá ligado aí de ah esteira, não sei o que e tal, já fiz por muito tempo. >> E daí eu gostaria, cara, que os meus editores tivessem esse raciocínio assim, porque daí eles iam conseguir não só editar, tá ligado? Mas, mas tipo, >> tomar decisões, >> tomar decisão, mano. E às vezes assim, às vezes simplificar, tipo,
[ __ ] ah, vou fazer uma [ __ ] animação aqui no no >> no body aqui do do anúncio para bater o controle aqui e tal, mas, mano, mas será que tá >> ajudando nos princípios ou só tá editando porque tu acha legal editar, tá ligado? >> Perfeito, absurdo. >> E daí eu acho que isso é muito importante, mano. Eu acho que esse é o Nível hard assim. E eu acho que esse é o editor que merece ganhar bem para [ __ ] mano. >> Ele entende o que ele não tá fazendo porque ele
não é ele ele é muito mais um marqueteiro. Ele ele é um copywritter visual. Perfeito. >> Tá ligado? Ele não é um editor de vídeo, ele é um copywriter que trabalha com imagem. Então, enquanto tem copywriter que escreve esse, esse é um outro copywritero, >> é que com imagem que que é mais complexo ainda que o copyrighter que escreve, porque escrever tipo, ah, tem a formulazinha ali e tal, já a edição, o cara pode inventar o que for da cabeça dele, mano. >> Perfeito. É isso. >> E uma vez que tu inventa uma parada e
ela funciona, tu surfa. E quem surfa, mano, é o cara que ganha mais dinheiro. E não só isso, tá? como ganha mais dinheiro, como ele também dita a Tendência de todo o mercado e todo mundo vai copiar o cara. >> Então se bobear esse bicho aí, ele é o mais [ __ ] do mercado como um todo, porque ele que define a tendência em primeiro lugar, sabe? >> Perfeito. E é a longo prazo também, porque ele o o princípio está com ele, >> ele nunca vai, o mercado pode mudar, o BSL não funciona mais, >>
mas os princípios não mudam. Agora a BSL é só no anúncio, mano. É a mesma coisa. >> Fechou? >> Entende? É isso. O cara tá fica perene no mercado. É os que cara que estão no mercado há mais tempo, eles têm esses princípios enraizados. Então a B lá do Thiago Femão que tem o podcast aí, Thagão, põe aí. Tem dois, né? >> Uhum. >> Tem de anúncios. >> Tem. >> Eu já assisti os dois. O Thagão é brabo. >> Thagão é braba. >> O cara tá no mercado porque ele sabe os princípios. Pode ser que
acabe VSL. O cara vai tá lá >> porque ele entende dos princípios, sabe? Sim, >> só que é muito difícil o editor ter essa visão >> [ __ ] >> e ter alguém que ensina isso. [ __ ] >> não tem nem copywriter que tem isso direito, mano. >> Verdade. >> Eu acho que isso é coisa assim, ó, de cop sior. >> Os caras só replica a formulzinha ali e já era. >> É, tem que pegar assim, ó, um copy pleno mais ali e botar o cara para editar vídeo. >> Ó, pega a dica aí,
pessoal. >> Ou editor de vídeo, est um pouquinho de copia. >> O copywritter, o editor de vídeos que entende copy ou vice-versa, tipo o Gabriel Covolá do instituto lá, ele era editor, virou cop. Tanto que ele ele escreve copy bem e sabe instruir um editor, como fazer do jeito que a cabeça dele pensou. Como sexta-feira à noite o edit tá dando bom, tem que fazer variação. Aí o cara tem que esperar o editor acordar no outro dia para fazer variação. Então o cópia que entende de edição, nem mesmo que seja o básico, o bicho tá
que pau porque o bicho vai ganhar comissão a rodo, entende? Porque Ele não vai depender do editor para fazer uma variaçãozinha de hook visual que é 2 minutos para fazer. >> Sim. >> É loucura isso aí do princípio. Gostei. >> É, mano, é interessante, tá? E e deixa eu te fazer uma outra pergunta daí, tá? E cara, daí eu acho que depois eu não vou ter mais o que perguntar aqui em termos de de anúncio, anúncio, tá? >> Mas tipo assim, ó, vamos dizer que o cara Ele ele não manja dessas paradas que a gente
tá falando, dos princípios, tal, porque, cara, a real é que é difícil, tá, pessoal? Isso isso é avançado, tá? Não é coisa >> eh e se tu quer estudar mais sobre isso, vê o Gabriel falou aqui, o podcast do do Thagão, tal, que é o podcast número dois do Veturb. Eh, a gente fala lá sobre os princípios de uma VSL, que o anúncio também é uma VSL, só que menorzinha para vender a visualização da da próxima Etapa, mas tá tudo lá, tá? Então, acho que pode te ajudar. Mas uma vez que o que a pessoa
não tem esses princípios, ela ela não manja, o cara ainda vai ter que eh fazer ali o que o dono da operação pediu ou o gestor de tráfego, o COP, enfim, a pessoa que decidiu ali qual que vai ser o sprint da semana. E daí ele vai falar assim: "Cara, vamos testar cinco avatares aqui, por exemplo, ou vamos testar cinco hooks visuais. Vamos dizer que ah, o que tá Funcionando da receita". Eh, que dica que tu dá, mano, pro cara ele conseguir, tipo, definir qual tipo de receita em primeiro lugar eh que que tu vai
fazer ou não existe isso? E cara, o cara só joga ali mesmo que ele acha e deu. >> Não, existe um como minimizar riscos, que é você indo lá no TikTok e ver as receitas que estão viralizadas. >> Hum. >> Porque daí você viu uma receitinha que Tá viralizada, significa que ela cumpriu seu papel de chamar atenção e o vídeo viralizou. Porque o TikTok, o algoritmo é como fosse um Facebook da vida. >> Ele tá testando para ti. É, >> testou para mim. Pô, fui lá no TikTok, achei essa receitinha aqui viralizada, muito comentário, mano.
Faz sentido. Pluguei, tá? Como é que você acha essas receitas? Enfim, primeiro, tem alguma tem uma extensão do TikTok, é sorte TikTok, alguma coisa assim que tu Consegue filtrar pro views. >> Coloca aí, Thagão, >> sorte from, alguma coisa assim, tá? Thagão, põe aí que o cara já virou don no podcast, >> manda, pô. Mandar, tá de boa. >> Aí, isso é uma opção de você no TikTok e pesquisar assim. Outra opção é o que eu faço muito e faço para meus editores fazer, a gente tem um grupo no Instagram só de hooks visuais, mas
eu não vou lá no meu Instagram na aba explorar porque Não vai aparecer nada. Então para cada nicho a gente tem um perfil, então tem o lá o Thagão do Spy, velhão, 60 anos, patriota, pá. Que que essa que que esse cara segue? Bolsonaro, pá, pá, pá. Eu simulo, ã um perfil real. Aí o meu explorar só vai aparecer o top dos tops, entende? E emagrecimento cria uma senhorinha, dona Vilma do Spy. Segue Ana Maria Braga, segue receitinha porque >> dona Vilma do Spy. >> Sabe um exemplo que aí criou uma fotinha Lá que não
existe, põe no teu perfil, segue os top, curte, comenta, compartilha, tu vai no teu reals, mano, só aparece a receitinha viralizada, porque quando você vai só o ouro, quando você pesquisa no Instagram, no TikTok, receitinha cúrcuma >> não vai aparecer. Por quê? Porque geralmente o quem postou o vídeo não botou isso na legenda, nem no título, em nada. >> Também que o teu próprio Instagram já é Feito para outra parada, né? >> Pr outra parada. O algoritmo não vai te entregar nem que tu pesquise >> do jeito certo. Então quando você tem um perfil adaptado
para isso com e que o algoritmo vai te entender que qual que o que tu consome, cara, vai aparecer só o ouro. Aí você achou um perfilzinho de receitinha, clicou ali, vai ter os três fixados, só os rpadão. Pega esse rapadão e põe no hook visual. Toma. Você já tirou um uma variável que é se tá Validado seu visual, será? Tá validado, >> viralizou orgânico é o mais difícil. >> É verdade, sem dúvida. >> Tá ligado? >> Então assim, ó, se tu não entende os princípios a ponto de tu criar um negócio, até porque acho
que nem precisa, né, mano? Se se já tá lá validado, velho. >> Cara, porque tá validado, por algum motivo. Se o cara quer se aprofundar, ele baixa o vídeo e por que deu certo. Pode ser. >> Aí agora, se ele entendeu o princípio que deu certo, ele pode até pegar vídeos que não estão viralizados, mas que seguem a mesma estrutura do vídeo do Hook Visual e testar, >> vê se vai, >> vê se vai. Não somente o viralizado, sabe? Mas porque ele entendeu porque deu certo. >> Ocorre de tu combinar esses viralizados. Já aconteceu isso?
>> Qual maneira? Tipo, ó, tem lá o viralizado número um é uma receita de cúrcuma na cozinha. Aí o outro é uma receita de cúrcuma na praia com avatará. O outro é uma receita >> Uhum. >> Sei lá, de cúrcuma e sei lá, em casa. >> Uhum. >> né? Na sala da casa. Aí tu pega o avatar de um, não sei o que do outro, não sei o que do outro, junta e vapo. >> Perfeito. Aí vai, é aquela rack Nomenclatura, A1, B1, D1, por exemplo. Aí você vai combando as variações, >> que é isso
que a gente faz. Então, uma coisa que a gente faz muito, a galera faz muito só receitinha no hook visual, pô. Mas se tu pegar a receitinha, dividir a tela e embaixo uma pessoa feliz na praia. A pessoa, por mais que ela esteja num ônibus sem fone, mano, é >> sem fone, ela vai olhar mára pra receitinha, aperta o volume, escuta, >> mano. Mas e é e exatamente, eu não diria nem variação do que do que já foi testado, mas uma vez que tu tá pesquisando ali na própria no próprio explorar, tu conseguiria talvez dividir
a tela e botar duas receitinhas, por exemplo. >> Perfeito. >> Tá ligado? >> Sim. Daí vai ter, mas talvez se fosse receitas muito distintas aí vai dar o efeito contrário, entende? Mas for eh Receitas ou embaixo uma pessoa comendo a receita, tipo tomando, enfim, e em cima a receita. Então a pessoa vai olhar inconscientemente, vai pensar ou pessoa magra tomando receitinha, alguém falando, é um conteúdo, pô, escuta. Uhum. >> Então quando o editor pensa o que que a pessoa que tá assistindo vai pensar, >> ele começa a tomar decisões melhores, ao invés de fazer coisas
que ele acha que vai dar bom, sabe? Hum. Que >> que a pessoa, fiz o hook aqui, que que a pessoa vai pensar? Receitinha. OK, isso é uma coisa, >> ela vai pensar várias coisas, receita para emagrecer, dor nas costas, sei lá, mas receitinha e alguém na praia facilitou o pensamento da pessoa. Vai pegar o público certo, pô, praia, emagrecimento, tá vestidando no verãozinho, receitinha, preciso pô noem nem que ser no ônibus, escuta aqui, entende? Porque é isso, ã, o jogo do Editor é entender o que que a pessoa vai pensar e facilitar o pensamento
certo dela. Isso depois a gente aprofundo, porque o editor tem esse papel de pegar a pessoa na mão e ó, esse aqui tem que pensar, toma. Tá aqui, sabe? É isso. >> Será que a gente poderia dizer então que da mesma forma que o copywritter ele precisa est ali no spy todo dia para ver quais ângulos estão funcionando, etc? O editor de vídeo precisa estar ali no spy para ver os looks visuais ali, tá? Se Manter na na fronteira ali do mercado. >> Perfeito. Exatamente. Então, tanto que eu ensino a o editor espionar. Como é
que funciona meu processo de aula? Eu pego, eu vou lá do zero, eu espiono junto, ó, tá escalado. Legal. Baixei, edito, entendo como é que o que que tá dando certo, explico e edito com base do zero avançado. Então, o editor que sabe espionar, ele é um rei, sabe? Porque imagina, imagina um editor que tá numa operação, por exemplo, e tem um slack, Que é onde troca ideia, né, galera? Se essa biblioteca aqui escalada, que vocês acham? [ __ ] o editor não é mais um editor Juninho, é um editor que tá querendo que a
empresa cresça, >> tá agregando, é, >> gente, marque de mercado. >> Uhum. >> P aí tá dúvida. >> O editor de não faria isso, sabe? Uhum. Uhum. Mano, muito interessante, velho. Muito interessante. E é como se o editor ele fosse esse par complementar do copywriter, uma vez que ele se dedique, né? >> Eu acho que é que é muito do que tu falou do perfil, velho. Se se o editor não tiver o perfil de um copywritter ali de de de pensar nessas paradas, ele ele tende a talvez não ter tanto sucesso, sabe? >> Fica só
na mesmice. >> É, ele vai nascer o júnior ali. É, >> mais uma vez que ele que ele tem a Malícia do mercado ali e tal. Aí de fato ele consegue agregar muito mais. >> Então, por exemplo, o que que eu fazia muito com o GOACAS? Eu tava no TikTok, achava um vídeo viralizado, entrevista na rua. Ô, se a gente testar esse formatinho aqui? Como assim? Como é, como é que tu sabe disso? Eu sei que no organ tá dando certo e tá em roda da Brasília até hoje. >> Tá aqui o formatinho, pô. Tentar
entrevista na rua, testou e deu bom, Deu, me deu bônus porque ele quis, tá ligado? Tem o bônus, deu bom o formatinho. >> O editor que traz ideias pra operação com base nos princípios de validação, formato, sabe? Ele é um editor que vira sem plane assim, sabe? >> Uhum. Uhum. >> Entendi, mano. E eu queria só frisar pro pessoal que essa dica que tu deu de tu criar um Instagram ali propício para para do nicho, isso é uma coisa muito Legal. >> É absurda. >> Tem muita gente que faz isso para pegar anúncios direto de
dos competidores, tal, para pro cara conseguir quebrar clocker, tal, >> porque daí ele já entra direto pelo pelo pelo link ali do real ali. Sim. Porém, isso serve também pro cara só aprender hooks visuais, né? E daí uma vez que tu tem um perfil ali de do teu avatar, do nicho tal, tu vai começar a receber uma Porrada de conteúdo e daí todo aquele conteúdo ali que tá que que tu tá eh recebendo, tu pode eventualmente testar ele. >> Dá para ir mais a fundo ainda, se ele quiser, tipo, olhar os comentários, ver as as
velinhas comentando, pô, ó, aí cópio, esse comentário aqui de um monte de like, ó. >> Hum. >> Tenta fazer um hook disso aqui. >> Uhum. Que editor faz isso? >> Nenhum editor faz isso, sabe? Então ele já tá aprofundando várias camadas ali, ele vira um red porque ele é o [ __ ] sabe? Ele é o cara [ __ ] de perfil que vai atrás por ativo. >> Entendi, mano. Eh, cara, que loucura. E aí, pessoal? Antes da gente prosseguir aqui com o episódio, eu queria agradecer a todo mundo que assiste aqui o nosso canal
e se inscreveu no nosso canal, porque a gente conseguiu reduzir o número de 65% Para 38% das pessoas que vem os vídeos aqui no canal, mas não se inscrevem. A nossa meta agora é chegar em 30%. Então, cara, se tu tá gostando aqui do podcast Segredo da Escala, tu quer que a gente continue trazendo convidados cada vez mais bravos para entregar um conteúdo de graça aí para ti, cara, confere se tu já é inscrito. Se tu não é inscrito, clica nesse botão aí para se inscrever. Isso é rápido, isso é de graça, isso aqui ajuda
Demais o canal, porque a gente consegue crescer, tem mais relevância e aí obviamente o conteúdo aqui sempre vai melhorando, beleza? Então, cara, se tu não é inscrito, se inscreve e agora de volta pro episódio. Mas me conta aí o uma vez que que tipo, ah, o editor aprendeu a fazer ali os anúncios, tal, vamos dizer que agora o cara quer editar a VSL, tá >> aí, [ __ ] agora já já são outros 500, outros 500 >> agora é uma porrada de de minutos ali que vão ser editados, tal. >> Perfeito. >> Acho que talvez
até o próprio estilo de edição talvez mude um pouco. >> Perfeito. >> Aí, como que tu faz assim para fazer VSLs bons? >> Vamos lá. Primeiro que se o editor ele consegue fazer um anúncio bem editadinho com animação, ele consegue editar uma VCL. >> Uhum. >> Computador ruim vai travar, vai se estressar, mas consegue. O ideal é ter um computador um pouco melhor porque são vídeos mais longos, né? Enfim, se o cara sabe editar, sabe a parte técnica em si da edição, ele tá pronto para editar uma VSL. Porém, ele precisa entender os blocos da
edição. Então, tem a lead, tem a história, tem o mecanismo, tem a oferta, tem um fechamento ali, enfim. E o PPIT e o FEAC. Eu tirar dúvidas. Então, toda oferta tem a lead, que é os super minutos, que é meio que o teaser, né, o trailer da VSL, que é onde vende a visualização do vídeo. Tem história onde a pessoa conecta do expert, o mecanismo, como que a pessoa descobriu, como que ela fez, enfim, como é que funciona. Eh, tem o a o se for nutra, tem a acusação do produto, né, como é que foi
feito, como é que ela descobriu, como é que ela produziu, enfim. Fechamento, FEC, oferta, PPIT, FEC. Se ele entende Esses blocos, ele tende a tomar decisões melhores. Em qual sentido? Toda VC ela tem uma gráfico de retenção, tá? Os o o a retenção que mais importa de fato é a retenção da leed. >> Uhum. >> Porque se uma lead bate 50% de retenção, teoricamente se o corpo for bom vai reter até o pit. Ah, tanto que é comum as pessoas ter a reteção da lead. Acabou a lead fica um pouco mais retinho. Ela vai abaixando
bem lentamente, né? chegar Lá no pitpull despenca, acabou. Oitor sabendo disso, ele toma decisões. O meu foco 100% vai ser na lead. Eu vou dar minha vida aqui. Então é quatro leads. O lead é como se fosse o gancho do criativo, né? Aqui eu vou dar a minha vida. Em qual sentido? Ahã. Vou botar animação, vou botar efeito sonoro, vou fazer algo mais do parético ali. É, vai ter a Lídia, ela sempre tem umas frases, né? Nesse vídeo você vai aprender tal coisa, isso, isso, isso. Nesse vídeo Você vai aprender a como se livrar disso,
disso, disso. Até o final você vai ter isso, isso, isso. Não somente entender de blocos, mas entender como a psicologia de edição. Se tem um eh eh como é que fala? Acúo de benefício. Ah, nesse vídeo você vai aprender isso, isso, isso. Ao invés do editor colocar um benefício, depois outro benefício, depois outro benefício, por que que ele não coloca benefício 1 2 3 4? Visualmente falando, fica tipo, vou Aprender bastante coisa aqui. >> Uhum. >> Top. Meio que uma um empilhamento de benefício. Ah, nesse vídeo, se você tem isso, isso, isso aqui, coloca tudo
na tela para não esquecer, a pessoa ver, opa, eu tenho tudo isso aí, legal, vai indo. >> Então, o foco é aqui. >> Chegou na história, voltando, tá? Depois da história, na lead, cada lead que o copyart escreve, Geralmente tem ângulos diferentes. Um é científico, um é fofoca, outro é é entrevista, enfim, tem vários ângulos ali, né? >> Para cada lead, ela tem que ter uma trilha específica que combinem com o ângulo. A qual trilha eu vou usar, Gabriel? Depende do ângulo. >> Como assim trilha? Tu dis >> trilha sonora. >> Hum. >> Então, a
trilha sonora no anúncio não Importa quase nada, mas na VSL em si importa. >> Ah, é, mano. >> Importa muito, pô. Porque, tipo, imagina que é uma lead emocional. E põe a música pá pá. >> Ah, sim. >> Não é isso que tu tem que >> caga o sentido da cópia. >> O a edição a cópia não estão dando mais juntos. Estão separados. >> O editor tem que ter um tem que estender A cópia. Ela tem que deixar mais visto, pegar a pessoa na mão e levar até o final do jeito que a cop foi
escrita, o pombo correio moderno lá. Ah, é uma lead de descoberta científica. Ah, de estudos recentes. Que música com isso aqui? Um funk. Não combina funk. Óbvio que não. Põe um épico aqui, põe um negocinho mais tipo corporativo ali para tipo combinar com o negócio. A a tr é muito importante no início, tá? >> Uhum. >> Foi no meio, acabou a lead dopamina 100% de foco do editor, foi pra história. A história, qual é o objetivo da história? É a pessoa confiar no avatar ou na pessoa que tá falando. Então, a lead vende o vídeo
inteiro, a história vende a pessoa. Como é que o editor tem que se preocupar nisso aqui? A história sempre tem três pontos iniciais. Eh, se apresentando, fundo do poço e vira volta. Basicamente é isso, correto? >> Uhum. >> Se apresentando, você vai deixar uma musiquinha tipo, ah, de boa. E aí, corporativo ali, um épicozinho bem suave, cara. Mas nunca foi assim, sem nunca foi assim. Tempos atrás eu sofri com sobrepeso. Aqui já muda a trilha. Foi entre tipo fundo, bem triste, então porque a pessoa vai acompanhando. Mas teve um dia que eu falei com o
amigo João, ele me mostrou um um hackzinho que tá lá na Índia, já Começou virar VSL, já já chegou na descoberta. Trilha empolgante. Aí a pessoa vai acompanhando com a trilha ali, sabe? A edição aqui, como já passou a parte mais crucial, pô, 70% de foco do editor, tipo, não precisa, tipo, caralhar ali porque a lei já fez esse papel. pessoa passou da lead, ela vai ter outros outras partes. Ah, na história vai falar: "Eu tenho meu filho e tal que sofreu de tal coisa". Como é que tu prova isso? Tu vai lá num só
no Vel 3, no chat GPT, cria uma imagenzinha ilustrativa, não sei se é real, desenho, pô, desenho aqui e você vai compondo, porque é isso que importa, a trilha e provando as coisas. Eh, fundo posto, revira volta no mecanismo. É, acho que é um momento crucial que a pessoa decide comprar ou não a VCL, comprar o produto, porque é ali que ela vai entender se faz sentido ou não. Então a cópia ela nunca vai perguntar, fez sentido, porque o essa pergunta ela vai se responder Sozinha. Opa, isso faz sentido. Então aqui no mecanismo tanto da
solução do problema e do funcional ali, a pessoa precisa prestar atenção o máximo possível. Então você não vai botar dopamina pá pá porque aquela tem que prestar atenção e entender. Então até a tria sonora nessa parte aqui tu dá uma diminuída, põe mais baixinho para que a pessoa preste atenção, sabe? E ela vai concluir que faz sentido. Depois que chegar na posição do na coão do produto, Aí tu volta um foco de edição de fato, trê sonora, efeito sonoro, animação. Por quê? Porque aqui a pessoa já na coção do produto, ela já percebeu tem que
comprar alguma coisa, tá? A chance dela sair aqui é muito grande. Tanto que tem uma quedinha na retenção quando Ah, é prazer, eu aprendo pra vocês o caneca do Veturbal. >> P caiu. Caiu, mas segurou aqui. Essas pessoas aqui são as mais importantes depois da lead, porque ela que vai Descobrir se vai comprar ou não. Aí, por exemplo, nessa parte aqui, música épica, empolgante e sempre tem ancoragem. Ah, pô, falei com o meu amigo lá, ele falou que é muito caro produzir com o chá da Índia. É 500 para comprar. Você vai colocar, tem muito
editor que faz isso que eu não sei como é que eles fazem isso, tá? 500 que é caro e põe em cor verde, por exemplo. Não faz sentido se é algo caro verde >> na psicologia das cores verde é bom e tu Tá botando verde que é 500 que é ruim. Dó põe em vermelho. Daí vai falar: "Mas cara, eu conversei com ele, a gente produziu em escala, não sei o que, não sei o que, não sei o quê". Então hoje o produto vai ser ó por pote. Só que até ela revelar o preço demora,
ã, leva uns minutinhos. Às vezes a pessoa ela esquece qual era o preço anterior. Então, ao invés de você só revelar o preço de 79 na tela verde, tu Põe o 500 em cima vermelho ou do lado, setinha 79. Tu fez a ancoragem visual na pessoa. Aí o que faz isso, ele tá entendendo como é que se vende através de um vídeo, entende? >> Uhum. >> Aí na hora do pit, depois que revela o preço, vem o botão de compra. Ali não tem como botar uma musiquinha triste, porque ela tá num ápice emoção de compra
e põe uma música triste para acabar com o pit, pessoa vai embora, acabou, não Vai comprar. >> Então o cara tem que entender dos blocos, o que que cada bloco tem como objetivo e tomar decisão a partir disso. Uhum. >> Passou o pit. A retenção despenca, só fica os indecisos, o sem dinheiro ou até aquelas pessoas que deixavam o celular aberto, tá rodando lá VSL lá. >> Uhum. >> Aqui tu não precisa dar 100% da tua Vida, porque é de 100 pessoas, dois, pô, não vai cagar 100%, mas cara, 20% teu esforço, trilhazinha, uma estockzinho
e já era, entende? Então quando é assim que a gente consegue entregar uma VCL em c dias, seis dias, por exemplo, >> porque o editor vai dar foco somente na lead, >> no produto ali e na história mais ou menos. assim no final ele meio que larga de mão, entre aspas, sabe? >> Uhum. Uhum. >> Basicamente é isso. Depois a gente vai aprofundando em detalhes. >> Uhum. >> Tá, mano. Eu tenho três perguntas aqui, tá? De acordo com o que tu falou. >> Aham. >> Cara, a primeira pergunta é sobre a trilha sonora, que tu
falou que isso é bem importante, tal. >> CL >> e eu concordo, porém eu não tenho muita informação Sobre isso. Daí eu concordo só porque faz sentido na minha cabeça. >> Uhum. que de fato, né, [ __ ] a gente tem que gerir o estado emocional da pessoa. Se a gente >> coloca uma música triste na hora do pit, a gente vai tende a estragar ali a emoção da pessoa de comprar e a conversão tende a cair. >> Só que a minha pergunta é o seguinte, cara. Tu tem dados do quanto que a Trilha ela
consegue aumentar ou prejudicar a conversão? Eu não sei se tu já viu um teste AB disso, alguma coisa. >> Cara, eu não tenho um teste AB, mas se para pensar quais filmes tu gosta de assistir filme? >> Sim. Tu vai no cinema, tipo, essa sonora não combinou com esse momento aqui. Meio que acaba com o momento, sabe? Não tenho dado específico, mas cara, é meio que não é artístico, >> mas é >> é artístico, pô. >> A parte de cinema assim, sabe? De algo tipo o trailer, faz todo sentido, sabe? >> Não tenho dados teste
AB, mas cara, eu já vi VSL vendendo muito bem, escalada com a edição porca, tria sonora, a mesma igual funciona, não vai estragar, mas eu tenho certeza, tá? Não, não vou falar, ten certeza porque eu não tenho dados, mas eu chuto muito alto que se tivesse uma trilha boa, uma edição [ __ ] mineria mais, entende? Porque a retenção ela ia Aumentar, tu ia pegar a pessoa no do início ao fim, segurar na mão dela e até o final, do jeito que ela tem que pensar. Então a conversão tende a aumentar por causa disso, tá?
Não é uma certeza, mas é uma suposição que eu tenho quase certeza. >> Uhum. É, eu assim, cara, dificilmente vai prejudicar tu colocar a trilha sonora correta, tá ligado? Na verdade, acho que dificilmente não, acho que é impossível prejudicar. >> Impossível, vai melhorar porque fica fica congruente com a parada. >> Sim, até o o dado que eu tenho até para passar pro pessoal de casa é que quando eu tava fazendo as minhas primeiras edições, eu não, né, minha equipe, no caso era até o Thagão, tá? >> Thiagão, ele era teu editor daquela época? daquela época,
mano. Thago. Exatamente. >> Aí se ele me abandonar para virar um gestor DR. Gestor não, gestor Dr. Ô Thagão, jogo cara, eu vou te dedurar. >> Mas eu lembro assim, cara, que que a gente começou fazendo VSL eh, em PowerPoint. >> Sim. >> Então, pô, fundo ali branco, tal, eh, letra preta. E a gente daí foi um dos primeiros assim do Brasil, era gente e a Dornatur, se eu não me engano, a fazer VSLs com pessoas aparecendo mesmo. Mano, a conversão ela dobrou, não foi 100%, tá? Foi tipo 94, alguma coisa assim, mas Foi um
resultado absurdo, tá ligado? Só de colocar um rosto no VSL. >> Só que, mano, a gente tá falando aí 2019, >> entendeu? Ou 2020. Então, faz muito tempo. Hoje em dia, pessoal, as coisas estão >> num nível assim que é muito maior, né? Tô tô toda com com esse negócio da super produção, tal, de fazer VSL absurdamente bem produzidos, mas naquela época foi meio que revolucionário assim. E uma Coisa que eu lembro que eu sentia falta era justamente esse negócio da da edição do da trilha sonora, no caso. E daí assim, eu também não tenho
dado de teste AB, mas cara, se alguém tiver esse dado, coloca aqui nos comentários, tá? Eu gosto muito de ver dados para entender o impacto da parada, >> porque tipo assim, ah, se a gente vê que o negócio aumenta 10%, eu vou fazer, porque, pô, 10% é coisa para [ __ ] Pode ser a tua margem de lucro ali, Sabe? >> Mas e se aumentar o dobro, tá ligado? Será que pode acontecer isso? Acho que alguém pode pegar o teste aí, tem uma VC que tá vendendo que foi editado meio que porcamente entre aspas. Redita
>> com base no que a gente tá falando aqui e vê se a retenção aumenta ou não. >> Exatamente. >> E aí faz sentido. Tanto que tem gente que pega uma VC que tá validada, redita e escala. >> Uhum. >> O que que mudou? >> Edição. >> Edição. Exatamente. >> Então a edição que sim importa porque ela pega uma edição que uma ver tá vendendo pouco, tá >> parada ali só reedita, troca o avatar, reedita melhor, p explode. >> Uhum. mudou a cópia, mudou edição. >> E, mano, eh, uma outra pergunta que eu tenho, tá?
É o seguinte: tu tá ligado Que o Veturb, a gente tem aquela função da barra de progresso fake lá, tá ligado? >> Uhum. >> Quem criou isso aí, cara, foi o meu sócio, o André >> gênio. >> Só que então, só que existe uma genialidade por isso, a, por trás disso, que poucas pessoas sabem, tá? que é o seguinte, a primeira vez que a gente viu essa barra foi eh num num VSL gringo que Algum editor de vídeo ele teve a sacada de colocar aquela barra ali. >> Sim. >> E daí a gente viu aquilo
ali, a gente pensou: "Ah, que interessante, cara, vamos colocar isso no Veturb". E daí a gente colocou lá no Veturb, só que a gente precisava de um jeito de de não ser copiável pelos editores. Daí hoje em dia, tá? Essa barra, se tu quiser copiar ela, tu não tu tu consegue copiar a barra, mas tu não consegue copiar de Verdade, porque o que que é importante nela, né? É importante acelerar rápido para pegar a atenção do cara e depois desacelerar devagar para o cara não se ligar que é que é uma barra fake, porque se
ele se liga a tendência ele sair. >> E daí essa velocidade de acelerar e de desacelerar a gente muda. Então quanto mais tráfego tu manda pro teu vídeo, a gente testa várias ali >> até ter relevância estatística, tá ligado? Entendi. >> Qu, mano, a diferença assim de retenção chega tipo 4, 6, 7% às vezes. Eh, no set que a gente fez, trocando parâmetro ali de aceleração e desaceleração. Isso tu não consegue fazer com na edição porque tu vai só vai fazer uma velocidade. Então, tu meio que tu vai chutar, mas mesmo assim, independente disso, tá?
Hoje a gente tem essa parada. Então, ó, vocês que editam aí, não, se quiser editar pode editar, mas testa a barra do Veturb normal, vocês vão ver que que vai Ter uma diferença. >> É. E se e se ele fizer? Ah, ele pode ativar e não ativar no VTURB. Ou é? Ah, entendi. É, tipo, pô, não faz sentido o editor fizer, mas dá para fazer, né? >> Se o cara quiser fazer, mas não vai ficar 100%, tá lig? Meio que vai chutar uma velocidade alatório, >> pode carregar tudo, pode ir. >> É, mas assim, mano,
eh, mas depende disso, o, o princípio, a ideia eu achei interessante do editor botar aquela Parada ali em primeiro lugar. E daí eu fiquei pensando, será que não existe mais disso, velho? Mais coisas que daria para fazer? Tem um pessoal aí esses dias que eh que eu lembro que eles colocaram lá no player de vídeo lá um que que tá dando sorrisinho. >> É que eu tenho um exemplo. >> Acertei, acertei a veia, pessoal. >> Acertei a veia aqui do dos segredos da escala. Agora >> tem um exemplo. Vai, vai fala depois eu Falo. >>
Ó, pessoal, segredo da escala, pessoal, ó. Depois de 2 horas e meia de podcast, acertei a veia. >> É, é um ring bobo, mas funciona muito, tá ligado? Fala aí, >> ó. Isso aí eu garanto que vai est lá no corte inicial da Nicole, o hackezinho bobo que funciona muito. Esse é absurdo o truque. >> Mas mano, assim, ó, o um exemplo que eu vi recentemente, tá? O pessoal botou lá Ao vivo no VSL. Ah, >> tá ligado? >> Quando eu testei, porque eu poderia colocar essa função no VTube. Eu testei isso daí mais a
barra fictícia da merda, >> porque tipo, ou é ao vivo ou tem barra de progresso. >> Permou. >> Aí, por isso que eu não coloquei. Até hoje não tem. E eu não, eu só coloco o que o que eu acho que o que eu acho não, que eu Valido internamente por testes, eu não coloco parada aleatória, sabe? >> Uhum. >> Mas eu fiquei pensando, mano, o que mais, tá, o que mais que dá pra gente colocar na VSL? Quais outros hacks que a gente pode colocar que aumentam a conversão tanto quanto a barra de progresso
do Bturb? >> Perfeito. >> Que que tens a dizer sobre isso? Esses hacks de retenção é principalmente na Lead, que é onde envolve a venda do vídeo. Então, por exemplo, nicho, eu sempre editava muito ali que nos próximos 3 minutos eu vou te revelar isso, isso, isso. Fala 3 minutos é uma coisa, mas tipo 3 minutos põe o cronômetro aqui em cima, ele começa os 3 segundos. Os 3 minutos é no caso, ele vai ficar 10 segundos aparecendo, vai do 3 até o 2,50. Só que ele levou 5 segundos para dos 3 aos 250 porque
eu acelerei o cronômetro. >> Então na cabeça da pessoa vai ser mais rápido 3 minutos. Eu vou ficar aqui porque vai ser rapidinho. Olha o cronômetro, tá ligado? Então a mais a barra mais isso aí, por exemplo, já vai ter um a pessoa rapidinho, só quero ver como é que é. Daí ficou mais 3 minutos a V fez o papel dela, aumentou a retenção. >> Nossa, é uma boa, mano. Gostei. >> É isso que eu faço muito. >> Sempre recomendo, cara. põha e Cronômetro e aumenta a velocidade porque vai aumentar, a pessoa vai achar que
é mais rápido. Vai lá assistir 50 minutos pobres pessoas, mas fazer o quê? Faz parte da venda, né? >> Eh, outro outro negocinho que a gente faz muito na lead, ah, eu vou te mostrar o a receitinha com três reingredentes caseiros e o terceiro eu vou te ver lá no final. Aí a editor põe uma receitinha que mostra todos os ingredientes. Já acabou a a curiosidade. >> É, daí é [ __ ] >> Põe um birdinho, um terceiro aqui, ó. Entende? Põe essa assim, ó. Esse aqui é o terceiro. >> Isso daí é a psicologia
avançada, mano. Melhorar a curiosidade da lei. Avançada tem que descobrir quem coisa, [ __ ] Mas a gente tem que assistir, tá ligado? Porque eu botei aqui o blur, fiz uma seta, é esse aqui, ó, que você vai descobrir daqui a pouco, >> entendeu? Então dá para ver várias Coisas nesse sentido, sacou? >> Uhum. Uhum. >> Aí são alguns que eu sei de cabeça aqui que eu consigo te falar. >> Tu tu já chegou a Bom, esse do ao vivo tu nunca testou, né? Não, nunca testei. Porque dependendo do formato não faz sentido tanto ao
vivo assim. Depende do, né? Se for uma entrevista, pô, legal, ao vivo faz sentido. É, >> dependendo ali, fácil. Agora, tipo, um vídeo que a pessoa tá gravando na rua ali, >> é um avatar de a tá na rua ao vivo, >> mano. E sobre os É, tu falou que a Lídia é a parte mais importante >> Uhum. Só que hoje em dia a gente fala muito sobre a lead e também sobre a micro lead. >> Perfeito. >> Que seria tipo a lead que vem de a lead inicial, tá ligado? >> Uhum. >> E aí,
eh, eu não sei assim, ó, o tu existe algum tipo de diferenciação entre microlead e lead pros editores? Existe algum foco a mais na microlad? >> Ah, é a microlead, eu vou dar exemplo de onde eu tô lá, né? a gente faz somente depois que validou alguma lead, né? Porque não faz sentido a gente fazer uma microlad numa lead que chega nela, pô, a retenção despenca. Então, a microlad é Meio que o teaser do teaser, >> vamos supor um exemplo aqui, uma microlad de jornal, criou uma avatar de jornal ali, ah, vou falar para vocês
o que aconteceu, tal coisa aqui. E agora vem a entrevistada fulando de tal, que é o avatar da VSL. Isso é um microlad, meio que um teaser do teaser. >> Uhum. >> Olá, meu nome é tal coisa. Hoje te mostrar isso aqui, isso aqui. Vai pra Lídia. Sim, usando a analogia que o sentido que a microlisa que a pessoa vê na Vcl é um foco do editor, entende? Porque a pessoa o maior queda de retenção é nos primeiros segundos. Ela clica, p sai, tu como dono v sabe que ali ela despenca. >> A microl que
segura, >> pô, ela faz um trabalho absurdo porque vai aumentar a retenção e enfim, sabe? Uhum. >> Então não faz sentido você fazer microlads E testar antes de validar lead, porque tu vai fazer uma microlad, tu nem sabe qual é a lead que vai que vai validar. E talvez essa microlad aqui faz sentido somente pra lead um e a lead três que validou. E aí o que que faz da tua vida? >> Não faz sentido, sabe? Então a microid sim é muito importante, não muda nada num parâmetro de edição. >> É algo mais que tipo
de gerar mais curiosidade do que de fato vender alguma coisa, né? Então vende ali curiosidade Edição da própria minégica. tipo uma lead, só que tipo um minutinho. Então é rapidinho, sabe? >> Uhum. Uhum. >> Não muda nada no sentido de edição ali. >> Entendi. E cara, e o quanto que tu recomenda que o VSL ele seja editado assim em primeiro lugar? Porque, pô, a gente pode fazer umas animações muito loucas, >> tá ligado? Dá para fazer umas paradas muito maluca lá >> que talvez, sei lá, o editor vai ficar 3 horas para entregar 2 minutos,
entendeu? É, >> assim como também a gente consegue fazer coisas mais simples ali. Até quando que tu acha que vale sofisticar a VSL pra gente, tipo, sugar o máximo de conversão da VSL, apesar de e ao mesmo tempo não sacrificar tanto assim o tempo ali do editor com besteira que na prática, tipo, >> talvez ajude, mas talvez nem ajude na Prática. >> O, eu uso o parâmetro de pelo menos deitar 10 minutos por dia de uma Bérie. >> Uhum. Se você ver se ele tem 50 minutos, eu vou levar teoricamente 5 dias, se nada acontecer.
>> Uhum. >> Então eu sempre falo que vou 50 minutos eu levo 7 dias para ter margem de erro. Vai que acontece alguma coisa, o PC trava, enfim, tem que ter essa margem de erro. Mas 10 minutos por dia é viável. Por quê? No primeiro dia, como você vai editar as leads, você vai editar cinco. Então, a a média abaixou, só que lá no final você vai editar um monte, porque não é tanta tanta edição, nem não é necessário, sabe? Uhum. >> Então, na média fica 10 minutos por dia, entende? Então, se o cara leva
mais tempo do que isso, 10 dias, 15 dias, não é viável. Por quê? Vamos supor que o cara fez uma VSL com o truque, o nome chiclete, que a galera chama aí, truque Da gelatina, que tá muito em hype hoje emagrecimento, tá hypadaço hoje. Aí o cara modela, usa esse truque chiclete aí, o nome chiclete, e o editor leva 15 dias para editar. Daqui 15 dias já saturou. >> Uhum. perdeu o timing. Então o editor e se você é editor tá assistindo essa essa VSL aqui, essa VSL, esse podcast >> não usa muita firulinha. Eu
eu, por exemplo, não uso After Effects, por exemplo, não faz sentido por vários Motivos. Primeiro demora muito. E segundo, uma pessoa de 55 anos, se ela assistiu um vídeo do Daniel, Daniel Penin, por exemplo, ela não consome esse tipo de conteúdo. É muit é muita formação para ela, ela vai sair, entende? Uhum. >> Então tem que ter o bom senso, não vai ficar algo tão simples, mas eu vou usar animação de texto, tudo com o plugin ali para cima rápido e tem que estar sempre no prinípio 10 minutos por dia. >> Falou plugin? >> Plugin,
tipo, >> qual plugin? >> Eu uso muito premiere composer, tá? Mr. Horse. Isso é no premiere, >> tá? No CapCud é já é embutido ali, então tem várias animações, então não tem nem se preocupar. >> Se você edita no primeiro primeiro compos Mr. Horse, que é a mesma coisa, é absurdo, tá? É >> quais desses dois softwares aí tu Recomenda? Se fosse escolher só um >> pra VSL, eu editaria no >> o corpo da VSL, eu editaria no Premiere porque é mais rápido. Workflow, quando o editor entende premiar é mais rápido. >> Uhum. >> A
lead como é algo mais do paraminico, o Premier, por exemplo, ele não tem legenda animada, então fica uma legenda mais pacata, mais chata. >> Uhum. >> Então a lead, se tu quiser, edita no Premiere animação e tal, mas coloca legenda no Capcut, porque é uma legenda mais doica, letrinha, corzinha bonitinha. Uhum. Tá ligado? Mas o corpo, meu workflow é mais no, no primeiro ali, sabe? >> Uhum. Uhum. >> Bell prefiro no primeir, >> mas é isso. Então, plugin e não não evita muita roda, tá? Se você tá demorando, o hack do editor é ele entender
quanto Tempo ele leva para editar um minuto, porque ele sabe se ele leva uma hora para editar 1 minuto e faz as contas matemáticas de quanto ele edita por dia, ele sabe quantas, quantos dias ele vai entregar o VSL. Então acho que eu vejo muita muita operação errando nesse sentido, que o editor fica desgastado, meio que tipo não aguenta mais trabalhar. Por quê? Pega uma V de 1 hora e meia, o prazo é o mesmo, 7 dias. Não faz sentido. O editor vai morrer, Ele vai trabalhar igual um condenado e vai ficar infeliz e vai
sair, >> sabe? Então você entendendo o que cada editor entrega por dia, o editor entender esse esse parâmetro, esse essa métrica, você adapta para ele ficar tipo trampar de boa e entregar um bom resultado, sabe? >> Uhum. Uhum. Porque não faz sentido isso, >> mano. Uma coisa que eu que eu pensei assim, sabe, que daí eu eu queria pegar a tua opinião sobre o que que tu acha Disso. Eh, eu lembro que, como eu tava falando, né, pô, eu testei lá o VSL que era em PowerPoint, aí eu botei um rosto, a conversão quase dobrou,
praticamente dobrou. Aí, bum, deu esse, deu essa explosão aí de conversão, maravilha, tal. Aí, cara, daí o pessoal depois de um tempo aí, tá, eu saí, eu saí do de rodar oferta, fiz o VTURB aqui, etc. E aí as pessoas começaram a fazer VC de super produção. Então, a primeira pessoa que eu lembro que começou a falar sobre Isso foi o Welton, se eu não me engano, Welton Cipriano, >> que tem dois podcasts dele aqui, tá pessoal? No Vetur, vai aparecer aí na tela os dois. >> E ele teve uma conversão absurda com info aqui
no Brasil. ele rodava info, ele fez uma grana eh ferrada assim. E aí eu fiquei pensando, cara, que interessante. Então, quanto mais a gente investe nessa parte da edição aqui pra gente aumentar o nível de prova e Curiosidade da VSL, >> mas a VCL converte, fechou? Show de bola. E só que, só que eu sou muito curioso para saber qual que é o limite disso, sabe? Uma vez que a gente pega, por exemplo, uma VSL validada e a gente eh transforma ali aquela cópia validada lá, como tu falou, tipo, ah, solta só o o avatar
ali, sei lá, e a gente pega essa copa validada e a gente edita ela e aumenta a conversão. E se a gente pegasse, mano, uma VSL [ __ ] aqui que tá Escalando, que cara, a gente sabe que pode valer milhões ou dezenas de milhões ou às vezes centenas de milhões, tá ligado? >> Sei lá, lipos da vida, Pink Sal, essas porras aí. E mano, e se eu gasto ali R$ 100.000 na parada e faço tipo Hollywood mesmo, entendeu? Será que isso não seria uma coisa que, beleza, talvez demore, sei lá, um mês para fazer
a parada, >> sim, >> entendeu? >> Mas será que isso não iria levar a VSL para um próximo nível? >> Cara, são muitas variáveis, bastante variáveis. Primeiro, eu acho que é um pouco inviável tu fazer subprodução logo de cara. >> Não, de cara não seria, seria validado, mano. >> É validado. >> Validou, >> mas daí tem o time da oferta. É, então >> aí se ele faz uma subrão, demora um mês Até editar, >> é, >> talvez já o o nome chiclete curioso ali já morreu. >> Eu queria muito alguém para fazer isso aí, velho.
Eu lembro que na época que o Thiagão lá trabalhava comigo lá lá na Nell, a gente tinha uma expert lá que de renda extra lá faturava 2 miles de real Brasil. E pô, eu lembro que a VSL Valeor era uma VL bem simpleszinha. Eu falei: "Mano, Vamos gastar aqui uns 50.000, vamos alugar, botar essa mulher no cinema. Coloca 50 cabeça ali. O >> quem fazia isso muito é o Joacas, ele faz, ele testava um micro MVP, a mulher, o expert gravando com o celular, validou. Aí ele vai produção pau. >> Uhum. >> Inclusive Mark tu
gravou uma deles, enfim, duas, três, eu acho. Mas ele gravou somente as validadas. >> Uhum. >> Explodiu. >> Uhum. >> Mas ele primeiro ele fez com um MVPzinho ali, vendeu, escalou, deu bom, dá ali ã sobreprodução, sabe? Então faz sentido dependendo do nicho e se for rápido. Então o Mark grava tudo em um dia, eu edito em seis. >> Uhum. >> Mas pô, como é que funcionar mar? Vai lá no balneário, gravar a pessoa na rua, Restaurante takes dela para provar, tipo, ah, eu tava muito triste, gravar ela chorando, pô. Tá provando, tá querendo mais
coisas sobre produção. >> Aí escalou, >> mas eu acho que aí funciona, mano. É comprovado que aumenta desde que não perca o time da oferta, >> entende? >> Porque funcionou isso no Jox alium. E cara, eh, como que é o processo assim de soltar a VSL em primeiro lugar? Tu vai, existe alguma coisa como no criativo que tu solta apenas o criativo ali com avatar aparecendo e depois se der certo tu edita ou tu já solta a vest editada mesmo e dá? O ideal é já soltar da lência assim total, porque às vezes, tipo, ah,
validou até o editor editar vai demorar. >> Uhum. >> Daí vai perder meio que um timezinho ali que, pô, vamos supor que tu tá escalando Sem sem tanta edição e o cara já te ripa, já te clonou e aí >> é >> até tu editar e soltar de novo, ok, pode ser que dê bom, pode ser que dê errado, enfim. Uhum. >> Então o processo é ser o maisitado possível seguindo aquele parâmetro de retenção. Foco aqui, menos aqui, mais aqui, menos aqui. >> Aí você consegue entregar uma velocidade boa. Tipo 15 dias é inviável. Tem
Pressão que demora 15 dias, mano. Tá inviável, mano. Porque você tem dois editores, é quatro ofertas por mês. Você tem um só é duas. >> Uhum. >> Pô, é pouco, sabe? >> Sem dúvida. >> O ideal é pelo menos uma semana, uma VCL pronta de cada editor. >> Uhum. >> Você tem quatro editor, quatro. Quatro. Quatro. Pô, é absurdo. >> Aí você consegue >> testar bastante, né? Show, mano. Eh, eu queria encerrar aqui o assunto de VSL e eu queria começar um outro assunto que eu anotei aqui pra gente falar também, que eu sou curioso,
que é sobre eh equipes de edição, tá? Perfeito. >> E daí assim, a gente falou aqui muito sobre a parte técnica, tal, de pô, eh, de como a gente deve editar, o que que é importante, o que que não é. Mas tem a parte também da gente organizar tudo Isso e manter a equipe saudável, manter a equipe rodando. >> Perfeito. >> E, cara, eu percebo que essa é uma das maiores dores do dos donos de operação. Pelo menos a galera que chega aqui no no Veturb aqui, a gente conversa aí, parece que tem muita rotatividade,
sabe? E a gente falou um pouco lá no lá no começo um pouco sobre isso, sobre ah, o perfil do editor, tal. Eh, mas eu queria entender, cara, como Que tu acha que a gente deve que que as operações devem criar, >> tá, >> e escalar um time de edição para ser um time de alta performance? >> Tá, vou falar de o cara que tá começando ou o cara já tem um caixa ali ou os dois. >> Pode ser. Imagina que um cara tá indo numa jornada se ele começou, >> é, vamos supend dinheirinho ali,
já tava, só que o time de edição não é tão Estruturado. >> É, ele começou a contratar os primeiros editores, digamos, >> tá? Primeiro ponto é, tem que ter dois tipos de editores na tua operação. >> Hum. O primeiro é o editor de anúncios e o editor de VéLe. Se tu tá um pouco mais avançado, eh, um pouco mais tipo com caixa, enfim, três tipos de editores, editor de anúncio, editor de lead, microlad e um diverse. Se tu tiver mais avançado ainda, tu cria uma nova, um Novo ramo, que são que a gente chama ali
aprendiz na cic do IA Creators. >> Uhum. >> O que que seria isso? é a pessoa responsável por criar os lips e os áudios da VSL para que o editor não precise se preocupar, gastar dois dias do tempo dele criando os áudios. Então se o editor de VCL termina uma VL, ele já começa outra porque já tá pronto por conta desse júnior aqui, entende? É onde o editor júior que cria áudio. Enfim, >> tá começando agora editor de anúncios e de VSL. Esse DSL vai editar leads, microleads e VSL, anúncios, anúncios e variações. >> Por
que que não pode ser um cara só? Porque primeiro, enquanto um editor tá, se tem um editor na tua equipe, você vai demorar uns 15, 20 dias para soltar um funil depois da edição, porque agora vai ter que editar VSL e depois começar os anúncios. Se tu tem dois tipos de editores, um vai editar VSL, outros Anúncios e já solta tudo junto para tu já testar em uma semana tudo, entende? Por isso que é importante ter dois, um de anúncio de VCL. Outro ponto, o de anúncio não precisa ser necessariamente um editor muito [ __
] avançadão, o computador voando, não, porque é só lip e áudio basicamente, né? >> Então o editor juniors fica mais no anúncio, o editor pleno VSL que tem um computador melhor na VSL, entende? >> Uhum. Porque os dois ficarão a cada na Sua função no que é melhor. Então se o Júnior tem um computador ruim, esquece, ele não vai de VL em s dias. >> Uhum. >> Porque não vai trancar tudo >> assim você começa o seu time. >> Beleza? >> Depois se você quiser avançar nessas ramificações, cada editor fazendo tipo de coisa. Por que
isso? Porque isso os editores ficam meio que avançados no no que eles estão fazendo. >> Então hoje um editor, eu vejo que a galera tem muita rotatividade porque eles não entendem que nível é o editor que ele tá contratando. Não sabe se é júnior, se é pleno, se é snior. >> Uhum. Ah, eu quero contratar um um pleno aí. Tá lá um um eu contrato o júnior. O Júnior não vai dar conta, vai entregar um nível ruim e o cara vai demitir. Ao contrário, também contrata um pleno para júnior, o cara vai pedir demissão porque
tá fazendo Mais coisas do que ele acha que merece ser pago, entende? Então o júnior varia entre 2 a R$ 3.000 de salário. >> Hum. >> O pleno de 3,5 até 5.000, tá? O senior 5500, 6,5, se o cara quiser pagar mais 7.000 ali, tá? Como é que a gente, como é que é isso? PJ, né? >> PJ, PJ. Então, isso é algo muito importante. O editor, uma coisa que eu vejo que muitas operações elas esquendam A cabeça é de prender o cara, tipo assim, mano, tu é exclusivo aqui, meu já era. Por que que
o editor vai pedir para sair? Primeiro porque ele tá com um salário fixo ali e ele quer fazer mais coisas, tipo, se o cara quer ganhar mais, enfim. Só que o ponto é, não é o cara ficar fixo, é ele entregar o que tem que ser entregue. Se ele entrega no prazo certo, independente do que ele tá fazendo na vida, mano, é isso, é um PJ, não é um CLT. >> Uhum. >> O CLT, tu fica, ó, esse é teu, fica aqui comigo e já era. >> Então a galera tende muito a rotacionar porque fere,
né, princípio, né? Fere isso porque o editor tá ganhando 2.000, editando VSL, anúncio, fazendo a [ __ ] toda e vê outro editor ganhando cinco, fazendo o que menos que ele, entende? Então você tendo os editores nas caixinhas deles, melhor, como é que funciona lá na minha operação? Como é Que você contrata bons editores? Primeiro, pagando do que ele merece, se ele é um senior pleno. Como é que você se é um pleno senior? O Júnior geralmente é caro que tem um nível técnico mais baixo e edita mais anúncios. BC dele é meio que ruim
assim, sabe? O pleno já é um cara que sabe editar VSL, entende? Então o Júnior não edita VCL porque o Júnior já é um cara que tá começando no mercado, tipo, tá aprendendo, sabe? Aí o Plan, ele edita VL e o Senor ele é o cara que edita somente VCL e as tipo o Senor pode ser que o cara que só edita a lead e a oferta de uma VCL, porque é o cara que já, mano, é só as partes importantes. Aí o pleno edita só as partes menos importantes. O cara tá começando um junor
e um pleno já é perfeito, tá? Porque um vai est para ver série que já sabe editar e um anúncio. >> Basicamente isso lá na operação. Como é que você retém um editor? Um, bonificação, se tu tem eh caixa para isso, e outro que não precisa nem de bonificação, é um plano de carreira, tá? Porque o editor ele sai de uma operação para outra porque ele não vê perspectivo de crescimento. >> Ele não entende que ele vai crescer, não sabe quando ele vai crescer. Então lá, por exemplo, a gente usa a cada seis meses uma,
eu faço uma análise se ele merece subir de cargo ou não, porque ele sabe que daqui se meses, se ele fizer Tudo certinho, ele vai subir de cargo. Não seramente ele vai de júnior para plenor, ele pode ser de júnior para senior se ele for muito [ __ ] entende? Vai sair de dois para 6 e5. Absurdo, entende? Como você evita fazer escolhas, escolhas erradas de editor? portfólio, obviamente a entrevista, você vai fazer uma entrevista, você não vai contratar sem entrevistar de fato, meio que formuláriozinho ali E a cada você meio que faz um período
de teste de um ou dois meses com ele, tá? Na hora de você contratar esse editor, você fala: "Cara, você vai ter um período de três meses aqui de teste ou dois". Nesses dois ou três meses, se você suprir a expectativa, você aumenta de cargo. Se você não suprir, você fica onde você tá hoje. Pra gente ver se você, pô, é até ruim pro editor, você é muito bom, enfim, de tá já é um sênor e tá como um pleno. Então, cara, se três Meses, você me entrega um resultado [ __ ] você já vai
já vira sênor. Então, tu retor ele três meses, entende? E aí depois disso, seis meses, se meses, seis meses. >> Aí bonificação é toda operação tem um uma bonificação diferente. Tem operação que é trimestral, de acordo com meta, rose ideal. Tem operação que é com base no ED validado ou VSL validado, até comissão de pô, o editor do PC ganhou R$ 200.000. Absurdo. Mas por quê? Porque Escalou cent e poucos milhões no mês, tá ligado? É matematicamente, né? Matematicamente. Esse editor fez a vida, tipo, comprou umas 4, 6, né, para estourar o, né? Não, ele
fez a vida, pô. 200.000 no mês só editando vídeos. >> 200 conto, é >> 200 cono. >> É, >> mas por quê? Porque o cara tinha mais botou tinha lá, enfim, o tur PC consegue pagar isso. O cara que não consegue é Prefiro mais bonificação ali, enfim, porque é mais justo, né? >> Qual que é o modelo de de comissão/ra bonificação que tu acha mais interessante assim pra grande maioria das operações do mercado? >> Eu acho que bonificação por performance ou por produção de validado, porque o que vai dizer que é validado ou não é
você, entende? Não é, ah, vendeu 30, validou. Não, 30, mas Atrelado é ruo ideal. Então você faturou 200.000, pô, $ pro teu editor não é nada, entende? >> Então se fez 30 vendas no Rose Delbo, validou, pô, dá 100 D, mano. Merece. Vai ser só um Lip SN. O cara vai trampar de noite, de madrugada, porque ele, quanto mais ele trabalhar, mais chance dele acertar. >> Uhum. Aí você retém ele. Então a galera paga um fixo maior, manda tramp para ele e o cara só fica tipo assim, pô, 5.000, Vou ter que procurar outra coisa
para fazer, pega outro frila, enfim, quando tem bonificação, ele só se preocupa contigo, entende? Porque agora eu vou entregar o melhor para ganhar bonificação, sabe? Então mais nessa pegada aí tem que ter uma bonificação e um plano de carreira bem definido para você reter ele ao longo prazo, sabe? >> Uhum. Uhum. Aí, outro ponto que eu vejo que falta essa, a galera não consegue montar time de Edição porque contrata pessoas de fora. Dá para contar pessoas de fora e dá bom? >> Como assim de fora? >> Ah, o LinkedIn, editor de YouTube, editor de Wheels.
>> Uhum. >> Aí o cara tem que treinar essa pessoa, só que o cara não sabe de edição, não sabe de copia, uma vez só sabe de copia, por exemplo. Como é que tu vai treinar um editor se tu nem sabe como edita pro DR? Tá ligado? O Geoagas, por exemplo, Ele treina os editores, porque quando ele me contratou, ele me entregou uma VC, ó. Eu que editei essa aqui, mano. Pau, pau, pau. Como é que fez isso? Editei no Canva. O Joas no Canva e ele muito melhor que eu, >> [ __ ] >>
Absurdo. O cara é absurdo, mano. >> Segura o gel, pessoal. >> Jor é absurdo, mano. Eu f cara, não, relaxa, relaxa que eu sei fazer isso. Sei nada. Só tentei imitar ele ali, mas Foi difícil. >> Então o Jorge consegue treinar porque ele sabe o que tem que fazer, entende? Então falta, se você quer treinar pessoas de equipe, contratar de fora, contratar alguém que sabe, um cênnero, um rédio ali, vai pagar mais caro, mas o cara fica meio que responsável pelo setor, tá? >> Uhum. >> Tem que ter um sócio ou pelo menos um ré
ali para treinar o setor se for mais Pessoas. >> Uhum. >> Porque senão tu fica a Deus dará, não sabe como melhorar, enfim. >> Uhum. Uhum. E mano, eh, tu falou ou performance ou bonificação ali na na nas comissões e aí tu falou $ por anúncio validado e quando tu diz performance, tu diz realmente porcentagem do resultado. >> Não, performance eu digo mais de quanto Que ele entregou no mês, >> tipo performance de trabalho, sabe? >> Ah, tá. >> Pô, entregou, ele entregou tudo no prazo, pô. Performou bem, mano. Top. Não, de fato resultado assim,
sabe? Uhum. >> Porque daí, tipo, se for pro performance de resultado, pode ser que a operação pegue um mês ruim ou não muito bom. E como é que tu vai pagar ele se for pro resultado e tá com fixo baixo, ele vai Ficar infeliz? >> Uhum. >> Então o jogo do editor é isso, tem que deixar ele feliz e saber que ele quando ele mais ele trabalhar, mais ele vai ganhar. É >> uma cultura do trabalho mesmo, sabe? Aquele perfil bom, perfil top. >> Não adianta nada você botar bônus no perfil de o cara que
é ruim. >> Uhum. >> Tá ligado? Uma coisa que como é que você Evita de contratar editor ruim? Como as perguntas chaves no formulário, quanto tempo você leva para editar uma série de 50 minutos? Dois dias. Esse cara não sabe, >> não sabe o que ele tá falando. >> Não sabe o que tá falando. Eh, quantos e >> ou até consegue, mas vai ser uma merda. >> Mas é uma merda. >> Powerpele. >> Se ele sabe que 10 minutos, se 10 minutos eu levo 10 minutos por dia, [ __ ] impossível ele entregar em dois
dias. >> Então essas perguntinhas chave, tu vai matando ele, tá ligado? >> Agora ele já vai saber a resposta, pessoal, porque ele já vai ver o podcast aqui. Fodeu. >> Aí é [ __ ] Aí é [ __ ] >> A não ser que 10 minutos era tudo uma mentira aqui, entendeu? É, não se sabe, mano. Não se sabe. Sabe, é o Black. >> É o Black, é o Black. Mas é isso, sabe? Daí o portfólio ali, tem que ver se o portfólio tá congruente com o Drac Response, sabe? Se a edição tá boa ali,
enfim. >> Uhum. >> E meio que fazer um Tem muita gente que faz teste prático, tipo assim, ah, edita isso aqui para eu ver. Só que o editor que já é do mercado tem um pouco de pé atrás nisso aí, porque o cara vai fazer um teste para mim aqui, vai rodar e nem Vai me contratar. Então eu prefiro que faça um teste mensal mesmo, pô. Põe o cara para trabalhar ali, pô, para gastar 2.000 no máximo. >> Uhum. >> E se tu acertar, [ __ ] tá ligado? Quando eu tô um cara [ __
] por 3.000, 4.000, absurdo. >> É, o negócio se paga, >> se paga, se paga. >> Uhum. >> Cara, essa esse nível aí que tu falou de 10 minutos de edição por VSL, por dia, eh, isso não vale para anúncio, né? Eu acho que anúncio a pessoa a pessoa produz mais. >> É, porque como é uma edição mais simples, aí é outro tipo de métrica, né? É. >> O que que é uma métrica interessante para anúncio? Aí tu tem que, tipo, tudo é como é que funciona um anúncio do Facebook, como é que você percebe
que Ele funciona bem? Você põe dinheiro, depois tu analisa métricas. Vou botar 20 pro o editor aqui editar. Pô, entregou na quarta, vou botar 40 na semana agora para ver. Entregou na quinta, pô, tá indo bem. Vou botar 60, pô. Entregou legal. 60 em uma semana. Então editou 12 por dia cru. Então é que cada editor tem um tempo de produção diferente, tá ligado? >> É você tem o melhor editor que entrega 70 anúncios por semana. Esse aqui é o Controle. Se os outros estão ruins, tem que fazer alguma coisa para que eles chegam nesse
controle aqui. >> Então tem que metrificar quantos anos o melhor tá entregando para que os menores que não são tão avançados assim cheguem nele. >> Aí, ah, usa esse cara aqui para treinar eles. Qual é o teu workflow? Faz uma causinha para nós aí. >> Então, tu usa o teu editor controle para treinar os outros. >> Editor controle. >> É, tá ligado? que tudo é tudo é isso, tudo é controle, pô. Quem é o controle da Vel, sabe? Aham. >> É isso. >> Mas se se tu tivesse que, tipo, fosse obrigado assim a falar uns
números assim, o que que tu acha que é o cara mais rápido que tu já viu de anúncio >> e e o mais lento, sabe? >> Ó, eu eu diria >> C vai é 10 minutos, né? A gente já sabe. >> Naquela pegada de só avatar áudio uns 20, 15 a 20 por dia, das 8 da manhã até às 18 da noite, trabalhandinho, tipo um cara focadinho assim, uns 15 a 20. >> Uhum. xes 2 x 4. Então cada rook é um edo, né? Então 1 x 2 dá 40s por dia. >> Só cru, né?
Cruzão. Se for com base uma edição mais avançada, aí eu usaria o mesmo princípio de VSL, 10 minutos por dia. >> Entendi. Entendi. Aí depende do tamanho Dos anúncios ali, né? >> Depende do tamanho dos anúncios. Se for 10 minutos por dia e cada anúncio tem três, você vai ditar três. >> Uhum. >> Mais quatro hooks, no caso. Então ficar 12. Entendi. Só que aí, mano, eh, e assim, ó, como que são os sistemas de gestão de desse setor? Por exemplo, lá no time de COP lá, a galera, aliás, time de tráfego, por exemplo, geralmente
tem uma planilha Que o cara coloca lá os anúncios, reportar lá as paradas. Tem alguma coisa assim que é central na num time de edição assim para que ajuda a gerir a gerir tudo, talvez alguma planilha, algum sistema, alguma coisa que porque que o pessoal vive lá? >> A gente usa muito o click para organizar. >> Então eu vou dar exemplo da da operação que eu tô ali. Segunda-feira a gente faz a alinhamento, a gente faz o sprint Semanal. A gestora de projetos que a gente tem uma ali, ela coloca no clickup na aba de
editores. Ah, tem 40 anúncios. Se eu tenho quatro anúncios, quatro editores para 40 anúncios, 10 para cada. >> Uhum. >> Aí põe um editorzinho assim, ó. Editor 1 2 3 4. Tem que entregar até quinta-feira. Se eu sei que cada editor entrega 15 por dia, pô, eles vão matar em dois dias, mas daí tem variações também. Então daí vai dividindo, sabe? Então click tu consegue ver ali, sabe >> que que a gente usa lá? Clickup e geter. >> Gerzinha, tipo aquele rabu, sabe? Click. Gerer para ver se a galera tirar alguma dúvida. Enfim, a galera
vai botar pra revisão, entregou. Como é que a gente revisa os anúncios ou uma VSL que é mais avançado? A gente tem uma ferramenta que a gente usa o frame. Io frame. Que é basicamente você sobe um vídeo lá, uma VL, por exemplo, você consegue assistir a VL, dei pausa, Comentei. O comentário fica tipo na minutagem certinho, tipo assim, ó, no 2 minutos, tal, aqui errou a legenda. Pô, consegue pegar um desenho e marcar assim, ó. Aqui tu errou aqui, põe tal coisa aqui e fica certinho, né? O editor consegue ver quais comentários, em quais
momentos certinho. >> Tem muita, tem muita operação que entrega uma revisão pro editor no doc, man. Isso é a pior coisa possível. Um Documento com a 023, tipo Mas que que exatamente como qual parte tá aparecendo em 023? É esse aqui ou esse aqui? Agora no frame não tem erro. >> Frame é a parte de revisão que você tem que mais ter >> na sua operação para você revisar VSL, anúncio, enfim. Tá? >> Uhum. >> Basicamente é isso aí. Vamos supor que revisão a VSL não aprovou. Mandei para modificar a edição. Deu, põe lá no
Clickup, modificar a edição. Aí na aba do Clickup tem meio que um comentáriozinho, ó. Tá aqui a revisão, faz aí. Aí o editor vai lá, edita. Então, meio que o clicap ele notifica quando o editor quando foi pra revisão, quando ele aprovou, quando, enfim, daí o o editor já vem a notificação. Ah, tem que lá arrumar. Então, clicap é meio que é o nosso controle de produção dos editores. >> Uhum. >> Aí tem várias ferramentas, tem o trelo, tem essas coisas assim, né? Mas eu acho que o o click mais avançado, mais completo ali e
funciona bem. Tu usa cricap? Não, >> mano. Eu uso o Notion. >> Notion, >> mas eu eu não sei. Eu tô pensando em trocar pro Clickup, para ser sincero. >> É, Clicap é mais feio assim, mas tipo, >> é, >> funciona bem, cara. Funciona bem. Tem Diversas maneiras de configurar ali, tipo, tem que manjar, sabe? >> Sim, sim, sem dúvida. >> É. E cara, teve uma coisa que tu falou que eu achei interessante, que tu disse, ó, eh, coloca o teu gestornior aí, teu gestor, não, teu editor sior para tu para treinar os outros. Como
que funciona essa parte de de treinamentos assim do do editor de vídeo? Bem de teu peixe aí também, >> tá? Para mim sempre funcionou através das revisões. >> Hum. >> Porque uma coisa é tu ensinar, ele vai ver, vai treinar, mas ele vai continuar errando, tá ligado? Ele vai errar. Aí vamos supor que ele tá errando muito lip. Revisei 10 eds. Todos os 10 tem um errinho de lip ali picotou, deu um bug. Aí ao invés de eu só treinar esse cara aqui, ó, vou chamar de canto, galera. Reunião todos os editores. Vamos na Salinha
ali do Guerra. Ó, galera, o Lip S tem que fazer isso aqui, isso aqui, isso aqui. Então, com base você dá pro cara editar. Com base no que ele te entrega, você faz um treinamento específico do que ele tá errando, sabe? Porque nó, pô, imagina, vou contratar 10 editores, vou lá, perco uma uma semana treinando, só que a galera já sabe disso, só perdi tempo, tá ligado? Então você colhendo meio que a métrica do editor, que ele erra, do que ele acerta, Você treina com base nisso. Ah, treinei uma vez, duas vezes, e ele continua
errando, pô, editor é ruim, cara. Tchau. Porque, [ __ ] treinei duas vezes, irmão. >> É, ele tá >> tá de sacanagem. É, tá de sacanagem, cara. >> [ __ ] >> entendi, mano. >> Isso acontece também. É normal. Tipo, tem gente que não consegue, mano. >> Sem dúvida. Tu pega na mão, tem que fazer isso aqui. Erra, esse cara não tem uma connição interessante, porque, mano, como é que eu te treinei, >> eu te botei e tu tá errando, irmão. Car, eu tô errando alguma coisa aqui. Tu vai difícil, isso acontece, tá ligado? >>
Acontece, mano. >> Pô, >> não, eu sei bem como é. >> Dá baf. Desculpa, gente. É normal. Perdão. Eu sei bem como é. Sei bem como É. Eh, cara, uma vez que a gente tem esse essas revisões, eh, que que a gente faz, a tendência é, né, se a pessoa tiver uma cognição boa, ela aprender >> rápido >> e é rápido. E tu tu acha que tem alguma cadência assim que as operações deveriam adotar referente aos treinamentos? Por exemplo, um treinamento por semana, por mês. >> Perfeito. >> Aí eu não sei se isso existe, sabe?
O quando o time tá redondo, tipo, não tá errando tanto de edição assim e tal, você não precisa treinar treinar tecnicamente falando, sabe? Mas você faz de uma call por semana para ver, tipo, espionar o mercado juntos. Ó, esse aqui tá dando certo. Pô, galera, a gente testou esses aqui semana passada, não deu muito bom. Vamos tentar fazer algo mais nessa pegada aqui, sabe? Então, se O o time tá não tá errando mais nada, é só melhorar. Como é que a gente melhora, pô? Faz uma cula ali semanal, espião no mercado junto, benchmark, vê os
formatos novos, hooks, vai dando bom, o que deu certo dentro da operação para replicar, passar para, porque vamos supor, tem um editor que escreveu, editou o edital, usou o avatar bom, só que os outros editores não sabem que esse avatar foi bom. Pô, galera, ó, esse aqui deu bom, vamos usar esse aqui também, tenta usar Esse aqui em outro nicho que faz sentido. >> Uhum. Mas se se o time tá treinando ainda, tá avançando, tá num naquele nível de ainda ficar bom, aí toda semaninha tu traz um tema novo. Ah, hook visual. Ah, vamos assiste
esse podcast do Gabriel, por exemplo. Aqui é uma aula, o cara vai sair outra pessoa se editor de vídeo aqui, tá ligado? >> Uhum. >> Ó, vocês estão rando isso aqui, vamos Editar junto. Mas quem que vai, quem é que vai ensinar se não tem nenhum cara [ __ ] ali? >> Uhum. >> À vez pode contatar, sei lá, chama um editor senor de outra operação ou treina com a minha galera te pago, sei se lá 1000zinho, 2000, treina a galera. É, é uma opção. Se tu não tem um senor ali, uns head, por exemplo.
>> Uhum. Então dessa mane tem que treinar, senão o cara vai ficar preso ou se não Precisar nem se esquentar e contratar meus alunos, pô, porque daí já vem treinadinho. >> É verdade. >> Só contrato aqui, ó, manda e o cara faz tudo, tá ligado? Porque porque já veio lá da minha formação, sabe? Então eu recomendo muito contratar meus alunos, >> tanto que tem operação que só contrata meus alunos. Tem uns formulários assim, ó, pré-requisito de preferência aluno Gabriel Figueiredo, porque o cara sabe Que se contratar meu aluno, tipo, só manda, demanda. >> Uhum. >>
Tá ligado? >> Uhum. >> Na maioria das vezes, né? Sim, entendi, mano. Eh, é esse, essa parte de compartilhar as informações, acho que é bem importante. Aí >> importante porque o time fica no mesmo nível, ele vai crescendo junto, não um só >> alavancando, sabe? Aí quem vai se destacar é o cara que tem um perfil bom. >> Uhum. >> Porque tecnicamente tá todo mundo bem ali, mas quem que entrega mais rápido? Quem que entrega no prazo sempre? Põ fulano tal. Às vezes quem sobe de carga ou vira um senior, não é nem um cara
mais bom, não existe. Melhor tecnicamente é o cara que entrega mais, tá ligado? >> Sim. >> Faz mais pro time, espiona, traz traz ideias. >> Talvez é nem tão bom assim tecnicamente falando, sabe? >> Uhum. Uhum. >> Cara, o que mais tem é editor que é muito bom tecnicamente falando e edita muito, só que [ __ ] some, >> não tem perfil. >> Não tem perfil, mano. Tá demais. Tio, pode falar até melhor que eu, porque tá ali sempre com mais editor, tem 20 Poucos editores na equipe. >> Tem uns caras que vai lá, ô,
cadê a demanda? Mano, já já vou entregar. Vai, vai no Instagram do cara, festona, pá. >> Uhum. >> E aí? >> É, aí complica, né? O Dr. não é para preguiçoso, mano. >> Não é, >> não é para preguiçoso. >> Eh, cara, eu tenho uma última pergunta só referente ao que tu falou, >> tá? >> Que tu disse que uma ótima maneira de reter os editores, além, obviamente, né, pô, pagar bem, pagar o valor deles, >> sim. Aí dar comissão ali ou por performance ou por eh no caso por por resultado ou por produção. Tu
também disse que uma uma outra alavanca que a gente pode puxar para reter os editores é esse esquema aqui do plano de carreira. >> Perfeito. >> Para ele saber para onde é que ele tá indo, tal. >> Tá. >> Como que tu acha que os donos de operação devem estruturar esse plano de carreira pros editores? Tá, eu acho que o plano de carreira ideal ele é junior pleno senior e o red mais à frente. Aí é a escolha do produtor, tipo ramificar o júnior. Júnior 1, júnior 2, júnior 3, se ele quiser. Pleno um, pleno
2, pleno Três, senor 1, 2, 3. Eu gosto que tenha mais ramificações, porque se eu vou subir de carro se meses, se caso ele for bom, ele vai demorar 1 ano, dois, trê, no máximo dois anos ali para ficar um [ __ ] se ele for muito bom. Se for menos, ele vai demorar um ano e meio. Às vezes, tipo, não é, às vezes ele vai se frustrar mais rápido porque não vai subir de cargo, sabe? >> Uhum. >> Então, com mais amificações, o cara sobe De cargo mais fácil e ele vai progredindo aos poucos.
Como é que eu sei que é um editor júnior, por exemplo, qual é o júnior? Júnior 1, Júnior 2, júnior 3. O Júnior 1 é um cara que não sabe nada. Ele vai ser pago para aprender e tu vai se incomodar. R$ 2.000. Não é isso? é o cara que, tipo assim, vai só ficando variação de hook visual para começar, que é só o basicão ali, por exemplo, ou só criar avatar, é júnior um. >> Júnior 2, pô, já sabe editar o anúncio inteiro, já tá desenrolando bem. Júnior 3, pô, edita anúncio bem e já
é um cara que tá manjando mais assim de mercado, de edição, já tem um nível até que melhor. Para ir para pleno, eu gosto de usar métrica de o editar VSL ou leads, pelo menos, porque tem mais responsabilidade de um plano ali, sabe? Óbvio, tem editor que é pleno cena que só edita anúncio. Tem, tá? Não é uma regra, mas uma regra não é uma regra, um Princípio, uma merda que eu uso. Se o cara edita uma VCL já é um plenozinho ali, sabe? Porque, pô, ele tá editando uma VCL de 50 minutos, mano. >>
Não é, o Júnior não sabia fazer isso, sabe? >> Sem dúvida. >> Pode até fazer, mas vai ficar ruim. Se o cara sabe editar bem VCL, é um pleno pleno um, ele edita bem VCL, só que não é tão bom tecnicamente falando, só que ele já edita. O dois, pô, ele é um cara Que já edita muito bem VSL, só que o que que vira um editor de pleno para senior? O Senor é o cara líder, um cara que consegue internar as pessoas, é uma boa pessoa na gestão de outros editores, já é referência do
time, tá? Então, uma meta que eu também uso para subir de cargo é quando se tem um editor que é júnior, ele já se porta como pleno, mano. Ele meio que tá se ele tá trabalhando mais, entregando mais. Então, mano, é balelo. Você vai subir de Cara porque você já é um cara pleno. Você tá virando, tomando, tornando a iniciativa de virar um líder. Você já é um pleno não, irmão. Estamos junto. Bravo, vou subir teu caro, tu merece. Entende? Então, o hackzinho é esse. O pleno três, ele já é quase um sior. O que
que falta para ele? Ele é muito bom tecnicamente falando, só que ele não é líder, não sabe elitar com pessoas, é um cara mais tímido. Ele nunca virar um sênor, porque o sêno ele tem que ser um Cara que treina pessoas, >> que forma pessoas, que é uma referência. Tô com um problema que tal, ô, o Gabriel tá off, vou chamar quem? O senor. E se o cara for ruim de falar, ele não vira um senor, sabe? >> Porque virar um head. É o cara que nem, talvez nem edite, só fica revisando. O cara que
não erra nada, tipo, é dificilmente o cara vai errar, é um head, porque ele revisa os outros. Se ele revisa os outros é porque ele é Muito bom, sabe? Então é pegado. O senor ele edita ainda, só que ele não revisa, só que ele é um cara que já treina as pessoas, sabe? Só que ele não revisa. >> Uhum. >> Na minha visão é isso, tá? Tem operações que funciona de forma diferente, não tem regra assim, né? >> Na minha visão é isso, funciona muito bem, >> tá? Então, basicamente é isso. Dois a 3000 júnior,
3000 júnior 3 pleno 3,5 até 5.000 ali. Sior 6.000, 7.000, 6500. >> Pô, editar vídeo, ganhar 7.000 no mês é absurdo. >> É absurdo. >> Mas é isso, >> cara. Eh, eu tenho uma última pergunta, tá? >> Tá. que que é sobre o que tu falou aqui, pô, tem muitas pessoas que já contratam gente da tua formação direto, tal. Eh, pros donos de operação que eles querem eventualmente contratar alguém Que já tem uma noção de tipo, ah, eu sou um editor de marketing direto ou até mesmo para eventuais editores júniors assim. >> Uhum. >> Qual
Qual que é o benefício ali da tua formação pro cara aprender, pro cara conseguir contratar? Fala um pouco mais assim porque eu acho que >> tá, >> tem tanta formação de COP, sabe, e de tráfego no mercado, mas de edição, tipo, Me bem que não não tem muito, né? >> Não tem, não tem, não tem. E é engraçado porque o nome editor DR a gente que criou, né? Então a gente registrou a marca, ninguém mais pode falar sobre, tá ligado? Então é a única formação que tem. E por que que funciona tão bem? Porque eu
meio eu meio que acoplei tudo que eu sei, não somente no nível técnico. Então a gente desse show aqui sem nem brotar a mão no programa, só que a gente falou de edição 3 horas. Lá são Mais aulas teóricas, óbvio que tem aula prática também, só que eu ensino a editar tanto básico, tanto avançado, mas principalmente o porquê de cada coisa. Então, o cara que ele tá na minha formação, ele não é só um editor que sabe apertar botão, ele sabe espionar, ele sabe de mercado, ele entende de copy, ele sabe o que que é
um gancho, o que colocar, onde achar vídeo, quais são as métricas importantes pro editor, o que que é um CPA, que que é um hook Rate, o que que é um road rate, por exemplo. Ele sabe tudo isso porque ele sabe pensar e tomar decisão o que que é o malídio, a retenção, como editar cada bloco de VL, técnicas de uma VL de oito dígito. Tem uma aula minha que é tipo, é segredos de uma V de oito dígito. Eu não abro um programa de edição, eu só destrincho todos os blocos na cabeça do editor.
O que que o editor tem que se preocupar em cada bloco? Tipo, destinhando, ó, você tem que fazer isso Aqui, isso aqui. Como é que faz isso? Vai lá no Google, no chat GPT, enfim. Então, o cara que contrata meus alunos, ele tem a certeza se o aluno aplicou, que ele não vai se preocupar em ter que ensinar alguma coisa. Então, além do cara contratar o meu aluno, ele não vai precisar treinar, ele vai economizar tempo, porque ele só tá aí, ó, toma, entende? Então por isso que é tão bom, porque lá tem aula de
perfil, as pessoas como ser contratado e o que que a Operação espera de você. Como é que responde o formulário para ser bem contratado? Pô, o formulário é tipo uma entrevista de emprego por texto. Tu não pode falar o que tu quer. Então um erro que acontece muito, me conta a tua experiência de edição de vídeos. Trabalhei na televisão 15 anos, gostava muito de editar desde quando criança, tal, tal, tal, um texto tão grandão. É lá na última frase, eh, aí eu entrei na formação do Gabriel Figueiredo há um Mês. Bom, o cara que tá
te fez essa pergunta é um formulário de Drck Respons. O teu foco tem que ser só o Drack Response, cara. Eu sei editar isso, aprend isso aqui, tal, tal, tal, tal. Ah, sou editor há 20 anos e entrar em formação do Gabriel agora. Então assim, disso, disso, disso, disso, disso, disso, disso, já cria um perfil, tipo, o cara é contratado, às vezes o cara é muito bom tecnamente, só que não sabe se vender, Sabe? >> Ah, com certeza. >> Mas não somente se vender e ser uma pessoa, como ser contratado, ser um perfil ideal, sabe?
>> Princípios. Ah, o que que o cliente espera de você no Instagram? Não, tu tem que ser uma pessoa não sai de casa, pô. Primeiro ano, eu só minha vida em um ano. Você tem que trabalhar e como condenado, irmão. É essa é a realidade. Tu quer dar um beijo pra tua família. Então eu vou bem no emocional porque a galera pensa: "Ah, só editar vídeos." Mano, não é só editar vídeos. Você vai editar um vídeo que que põe põe boca, põe boca. Ol o cara aqui depois de 3 horas do podcast põe alimento em
muitas bocas, muitas famílias. >> Aham. >> Porque um vídeo que você vai editar ou vai botar dinheiro no bolso do teu cliente e alimentar todos os funcionários ou vai dar ruim. Então tu Tem uma respagade muito grande, não é só editar vídeo, tu pode falar um cara se tu cagar, tá ligado? Então é muita responsabilidade. Então eu trago esse essa seriedade do mercado que não é só editar vídeo, você tá editando vídeo que vai botar muita grana no bolso, tá ligado? >> É muito dinheiro, >> é é responsabilidade, pô. Não é qualquer videozinho dezinho que
vai ser sua curtida. >> Sim. Então eu ensinei espionar edição de VCL, na prática, aulas teóricas, aulas de perfil, aula de vendas, de como ser um vendedor, porque quando o cara entra na operação, ele não para de ser um vendedor, ele tem que vender o avanço dele. Como é que se vende, pô? Não, não guarda para ti outras ideias. Joga lá, pô. Espionou o mercado, joga. Olha, ó. Acho isso aqui escalado, top. O que vocês acham? Aí você vai progredindo. Então, inclusive, tem até o o site aí, é Studiodr./alunos, que você vai ter vários alunos
meus lá com portfólio, Instagram, você vai ter um meio que certificado por mim ali, sabe? Obviamente analisa o portfólio, tem muita gente que, infelizmente, a galera tem muito, o brasileiro é [ __ ] né? >> É brasileiro, >> o brasileiro, uma pessoa na, o mundo inteiro é [ __ ] que tem vários alunos que pega portf pessoa e põe no deles, tá Ligado? [ __ ] >> mano. É isso. A galera, a galera leva o met louco muito a sério. Não, met louco não é isso. Met louco é você ter coragem de fazer aquilo que
você não tem medo, que pode mudar tua vida. Mete louco, mano. Se der errado, tu volta para cá. Aí a galera pega portfólio de outro no portfólio e acha que vai, mano, o mercado é uma bolha. Pode até ser com ser contratado, mas como é vai tu vai aguentar? E aí? >> É, >> então a galera mete muito louco que eu não ensino isso, tá? A meteção de louco que a galera faz, não, eu não ensino isso. Eu ensino a pessoa ser séria, compromissada. Foi o que eu fiz. Louco, >> a galera mete louco muito,
mano. Então, óbvio, toma cuidado ali, vai ter vários alunos ali, vê o portfólio, vê se tem marca d'água do aluno mesmo, que agora, galera, não manda. Olha que loucura. Eu falo paraos meus alunos não mandar vídeo Que editou no grupo normal, manda em visualização única, porque tem lá, tem 700 pessoas, vai ter um que vai baixar, botar um portfólio. Toma cuidado, pô. Eu sei que meus alunos não, a maioria não vai fazer, mas tem um que vai fazer e ele vai acabar com tudo, tá ligado? Então eu prezo muito por manter a minha a minha
comunidade com o nome Azelar, digamos assim, para eu não vai ter o refeito reverso. Gabriel fi tudo meteção de louco, tudo mentiroso, só fica Enrolando tudo safado, tá ligado? Isso é ruim para mim e para todo mundo. Acabou com o com o mercado, sabe? É, então é isso, meus alunos tem um credencial ali, mas mesmo assim toma cuidado, faz um teste de um mês, dois meses. E tem vários alunos que que você vê no portfólio, vê que o cara é bom, tem anúncio, VSL organizadinho, VSL 1, 2, 3, 4. Uma coisa que eu falo muito
pra galera, galera, não precisa botar VSL de 50 minutos no teu portfólio. Quem vai te Contratar não vai nem olhar nem 10. Põe só o highlight, só o top, pô. O cara vai de cara, top, legal, o cara sabe de tá bem. Vamos testar. É assim que tu é contratado, sabe? Uhum. >> Então você vai ter um bom spalar, tem o Instagram, você olhar o Instagram da pessoa, ver se é uma pessoa séria ou não. Eu ensino isso também. Então além de ser uma parte técnica, perfil e vendas e a pessoa se crescer, porque se
o cara se tornar um sênor na operação, o Editor vai ganhar e a preço não vai ganhar. Porque se o cara virou sênor porque ele é um cara que entregou resultado. >> Sem dúvida. >> Então esse ensino também. >> Sem dúvida. >> Beleza, >> cara. Show de bola. Eh, mas assim, ó, tu falou pro pessoal aí como é que eles podem contratar alguém usando de operação. Tu falou um pouco o que que tá No curso, mas para entrar no curso, mano, como é que funciona? >> Cara, hoje a gente fez uma abertura eh na última,
no dia 11, eu acho, de novembro, tá fechado, mas se você quiser entrar, eu consigo, quem tá, quem acertar o final, pode me chamar lá no Instagram, Gabriel Figueiredo, Gabriel FG Red Do. >> Põe na tela aí, Thagão. >> E você pode me chamar, vim lá no PV Tub e eu abro. o link para você tá fechado Agora, mas se você vê desse podcast, eu abro essa sessão para você, porque tanto você que tem, ó, ó que loucura disso aqui, ah, não quero colocar meu editor na formação, não tem problema. Por quê? Porque tem aula
de vendas, aula de captação de clientes, então isso é ruim pro cara que é dono de expressão, é innegável, >> porque o editor vai querer sair, vai querer captar cliente, enfim, >> eu tenho uma formação, >> mano, nem sempre, mano, depende do, acho que do perfil, >> depende do editor, né? Mas se o cara, o cara quer resguardar, né? Mas no fim das contas, tipo, não tem tanto benefício assim pro empresário ter isso lá, tá ligado? Sem dúvida. >> É, sem dúvida. Então, eu tenho uma formação que é só as aulas práticas. >> Hum. >>
Sem aula de venda, de captação de cliente. Pô, se tu quer teu editor, não Tem head, eu tenho minha formação que é só as aulas práticas para o cara ser treinado, entende? >> Então, tu pode treinar o teu editor com a minha formação, porque eu tenho uma formação específica para isso. Isso é legal. >> Sem as aulas de venda, sabe? Porque é bom para ele. >> Uhum. >> É isso. >> Isso é legal, mano. Isso é legal. Muito Bom. >> É porque era uma objeção que eu tinha. Mas vou vou botar lá, o cara vai
entrar no grupo, vai ver a galera ganhando grana, ele vai sair da minha operação. É, acontece muito. >> É, mas é, mas é, mano, mas depois que me daí >> é então, mas depois que o Artur PC chegou aqui e falou que paga 200 conto >> e ninguém diverteu para sair, eu falei: "Ah, graças a Deus, os caras estão Fechados comigo." >> Vamos ver agora. Tem a segunda cópia aqui, ó. Vamos ver se os cara vão >> Não, mas acho que trabalhar com o João, acho que contigo ser um tem um dinheiro invisível até falar,
cara, tem você pode ganhar 3 4.000, mas cara, tem um dinheiro invisível que ganar bem. Isso é lemplo aqui. >> Aham. tem um dinheiro invisível de trabalhar com você, pô, conhecimento, networking, contício, é, sem dúvida. >> Então, tem um dinheiro invisível que a galera não enxerga. >> É, >> então é isso. >> Mas, mano, que que tu achou do podcast? >> Mano, absurdo. Achei que seria um pouco mais curto, mas a gente conseguiu destrinchar. Acho que o Ivon Campos é um dos maiores entrevistadores. P, tu vai destrinchando, acho que poucas pessoas conseguem ter esse nível
de de conversa, de profundidade de perguntas. Então, Isso retira o melhor do entrevistado, né? Então, obviamente, tem uns entrevistados que >> responde curto e não expande, mas se o cara quer realmente entregar, ele vai mais a fundo por conta das perguntas. Então, achei muito [ __ ] é uma honra, pô. Desde que eu vim aqui o Joac aqui já era meio que um, eu imaginava estar aqui um dia, então agradeço. Eu sempre visualizo o que eu vou viver e tá aqui é uma visação de anos atrás, sabe? Pô, um Dia eu vou estar lá porque
eu sei lá, vou ser a referência disso aí, sabe? >> Então eu agradeço o convite, é uma honra até. >> Tá aqui, mano. Eu fiquei cara, tô que loucura, eu tô aqui, sabe? faz aí. É, é para mostrar que a edição de vídeo não é mais só um, um operador ali, tipo, ele consegue realmente mudar de vida e dá a vida que tu deseja pra tua família, para você comprar tuas coisas, enfim. Porque 15, 20.000 no mês, pô, tu pode ganhar Isso de comissão numa operação, >> tá ligado? Se tu quiser. >> Então, não existe
isso em nenhum outro lugar. Mudei minha vida em um ano. Para ter noção, eu tenho aluno que entrou em outubro do ano passado no meio da UTI, tipo com o filho passando mal assim, quase morrendo. Entrou lá, ficou assistindo as aulas no celular, saiu da UTI, o cara tá fazendo tipo 50.000 no mês, mano, em um ano. >> [ __ ] >> e o cara ganhava tipo R$ 2.000, tá ligado? Mas o bicho trabalhou, tipo, ele criou uma agência ali e é legal que a galera da minha formação usa os meus próprios alunos como time,
sabe? todo mundo se ajuda. >> Então, >> para mostrar que a edição de DR, edição edição de response, não é somente uma ediçãozinha para todo mundo, que o cara quer começar no mercado digital, o cara que é editor quer ganhar mais, todo Mundo, porque eu sempre falo, qual é a chance de dar melhor um cara que é garçom e abre uma lanchonete e um cara que tu abre uma lanchonete? [ __ ] Obviamente que o cara que é garçon, trabalhou no mercado, entende como é que funciona, ele vai ter mais se dá bom. Entendeu? >>
Então se você vira um editor, aprende com todo mundo, ganha dinheiro, quer abrir uma operação, tu consegue porque já sabe como é que funciona a esteira, Etc. >> Tem mais chance. >> A edição, cara, é melhor caminho para você entrar no mercado digital. COP também é bom, só que demora mais para ficar bom. Edição, tu aprendeu a editar, aprendeu semana que vem ter contratado, ponto, entrou no mercado, nunca mais a mesma pessoa, sabe? Então recomendo que para qualquer pessoa que queira ganhar dinheiro, queira virar editor, o Dr. assim é absurdo. É o que Mudou minha
vida. Boa. Então, pessoal, eh, queria agradecer vocês, tá? Esse foi mais um episódio do podcast Segred. Qual que é o teu Instagram de novo? >> Gabriel FG R E D O. Gabriel Figo. >> Vai aparecer aí o Gabriel Figuedo, tá? Vai aparecer Figredo. >> Figo é F G R E D O. >> Pô, Del quer ferrar a gente, né, pessoal? Enfim, vai aparecer na Gabriel Figueiredo. É, põe aí o Thagão. É, >> pronto. Coloca aí, Thagão. Eh, e cara, eu queria te agradecer de novo, tá? por tu ter a a à disposição aí, pô, de
compartilhar aqui o conteúdo. >> Tem gostado também. Tu curtiu o conteúdo? >> Curti, pô. Surpreendeu, >> eu gosto sim, eu gosto de conteúdo que eu não sei. >> Uhum. >> Daí esse aqui é um dos que eu menos sei, mano. Posso te garantir que é uma das Paradas que eu menos sabia. >> Legal. Legal. >> E e assim, antes de eu encerrar o podcast 100%, eu eu sempre falo, né, pro convidado falar alguma coisa e deixar alguma mensagem. Alguns falam de motivação, >> alguns falam, sei lá, de alguma outra coisa. Então, mano, o tempo aí
é teu, fala alguma coisa aí que tu acha que seja legal pra audiência do Veturb e bora. >> Cara, acho que o principal principal coisa que vai fazer uma pessoa mudar de vida é acreditar que ela vai mudar de vida. Só que só acreditar não vai dar certo, sabe? Então, existe modelos de negócio, mercados para dar, ah, eu quero dar certo edição de whels, pode dar bom, pode dar bom, só que vai demorar mais. Eu quero entrar na faculdade. Pode dar bom, pode dar bom, vai demorar mais. Então eu eu cara entrei nesse mercado totalmente
Quebradão, aprendi a editar vídeo e tô aqui, tá? Em 2 tr anos, no máximo em um ano já tinha mudado minha vida de um jeito que eu nunca imaginei. Porém, se o cara tem raiva da vida, tem ódio ali de viver, cara, o que mais machucava era acordar, passou um mês, paguei o cartão, sobrou nada. Falei: "Caralho, lá vai eu trabalhar de novo, eu ia trabalhar de bike, mano, tipo, pegando chuva, sol, meio-dia". É absurdo, mano. E a edição Tu consegue sair disso, tá ligado? Então, às vezes, ah, tu não precisa ganhar 100.000, 200.000, óbvio,
se ganhar é top, mas se tu ganhar 10, 15, 20, cara, já te dá outro ânimo na tua vida, já dá outra visão, tu consegue ver outras coisas, oportunidades, enfim. Então, aproveita para trabalhar em um lugar que tu sabe que tu vai mudar de vida. Pode ser que edição, não sei o que a galera quer fazer no resto da vida. Ah, o meu sonho é ser filmmaker, por Exemplo. Uma coisa do ser filmmaker sem dinheiro e uma coisa do ser filmmaker com dinheiro. Então, tu pode usar a edição da R como um um uma alavanca
para tu realizar o teu sonho, porque com dinheiro fica muito mais fácil, tá ligado? Mas tu com R$ 100.000 no bolso, tu compra a melhor câmera, o melhor equipamento, tu consegue contatos em eventos. Então, a edição DR, por mais que você não goste de editar vídeos, você pode realizar teus sonhos por conta Disso, por conta de ter dinheiro, tá? Então, não existe nada. O DR é muita gente já disso aqui, é uma é uma matrix quebra da matrix total, porque tu é bizarro tu ter contato com gente multimilionária, o teu WhatsApp não vai ser mais
o mesmo, não vai ter mais o amiguinho de bar, >> vai ser só gente [ __ ] rica e isso vale muito, muita grana, mano, muita grana mesmo, só ter contato. Hoje meu WhatsApp, mano, quando eu comecei no Mercado era a moscarada, tipo, não tinha nada lá. Hoje, cara, abre meu WhatsApp, mano, os contato maior [ __ ] gente muito rica ali me ajudando, conhecida, amigo. É impossível não crescer, o ambiente muda tudo, tá? Então, usa a raiva da tua vida aí, usa o teu objetivo, o teu a situação atual agora para como catalisador para
você mudar de vida e trabalhar, tá? Porque esse é não existe nada que devolva o trabalho ali, nada que vá contra o trabalho, né? O trabalho Devolve muito. E é isso. >> Boa, mano. Esse aqui, pessoal, foi mais um episódio do podcast Segredos da Escala. Um grande abraço e valeu. >> Valeu, >> cara. Muito obrigado aí por ter assistido aqui mais um episódio do Segredo da Escala. Se tu gostou do episódio, não se esquece, tá, de curtir aqui esse episódio, de se inscrever no canal do Veturb para tu receber aí mais episódios aí na tua
caixa de entrada. Isso aí é muito importante pra gente. E se tu fizer isso, eu te garanto, tá, que eu vou trazer os melhores convidados aqui para passar conteúdo para ti, beleza? E se você tá procurando aí mais episódios aí para assistir, cara, eu vou deixar dois episódios aqui, tá? Em algum lugar aqui da tela aqui do segredo da escala para tu ver. Então, clica ali, vê eles, tá? Assiste também, vale a pena. Grande abraço e até mais.