Talvez o governo consiga arrecadar mais agora monitorando as transações feitas via pxs né Eu queria até entrar depois tudo que você for transferir e que dê mais de 5. 000 e não é eh você fazer uma transferência de 5. 000 se você faz 10 Piques de R 5$ 500 no mês e um de R 500 e um um um centavo você já tá sendo monitorado fez isso em um mês não fez no resto você tá sendo monitorado para PJ 15.
000 então pode ser que o governo consiga arrecadar mais de pessoas que não pagavam impostos como deveriam é o cara que ele é eh informal ele não querer ter um trabalho formal que ele tá no Bolsa Família ele fica na informalidade mas na verdade quando tá vendo que ele tá ganhando era para est pagando 15% de imposto por exemplo então disso pode vir um buom de arrecadação a ponto de você ter esse déficit de % do PIB sendo Zerado só que isso é no primário porque vamos lembrar que o governo é igual uma empresa na contabilidade você tem a arrecadação Você tem os gastos aí você tem o resultado primário que seria o ebid de uma empresa só que depois vem a parte financeira que é o resultado da dívida dívida alta Crendo juros altos no final a gente tem um déficit nominal gigantesco se a gente zera o primário ainda tem 800 bilhões 900 bilhões de nominal Então essa dinâmica é muito difícil de ser mudada eu sou um cara que estruturalmente eu não sou otimista com o Brasil eu acho que esse ano pode ser um ano melhor do que ano passado espero que isso venha acontecer 2026 pode ser um ano interessante dependendo do que vem acontecer mas acho que no longo prazo cara já já experimentou olhar o PIB do Brasil em dólar não não a gente tá crescendo 35% em real olha em dólar ah não tá crescendo triste cara não tá diminuindo muito tá diminuindo 20% é não mas até mesmo isso que você falou tipo assim Desse exemplo Ah o cara que tá no mercado informal e ganha o bolsa família esse cara ele só vai receber uma multa da da Receita e não vai pagar nada porque se ele já não pagava antes já tem um nome sujo uma multa a mais ou outra é eu acho que as coisas só vão entre aspas piorar porque eu acho que essa parada que eles vão fazero em monitoramento de cartão de crédito e pics tem uma classe ali que realmente deve estar sonegando e fazendo alguma coisa errada que vai sofrer e vai pagar mas a grande massa só vai ter uma dívida a mais só vai uma dí mais vamos ver né porque acabou de concer né Eu tenho dois pontos sobre essa história do pix não era o tema aqui mas muita gente tá mandando mensagem né perguntando e agora a galera tá preocupada tem gente levando multa já já tem gente levando multa não que isso cara tem cara eu eu sigo alguns contadores Tem uma galera que no final do ano passado parece que a receita já tava pegando algumas coisinhas já que a galera tava levando multa mas não é relativo a isso porque isso Começou é não relativ isso já é de outra coisa o cara já tá preocupado que será que vai pegar mais isso o que pode acontecer sobre a história do do Pix de 5. 000 é que vai ter muita gente tendo que se explicar sem ter feito nenhuma cagada sem sgar pegar o exemplo aqui o pedreiro pedreiro na tua casa você combinou com ele ele vai fazer lá uma parede e tal R 15. 00 aí ele te liga um dia ô seu ca tá precisando aqui da de um fio do não sei que não sei que Ah cara vou fazer aí te faço P você compra lá de repente esse cara recebeu no mês de mão de obra 3500 tudo bem que é difícil o cara gar só 35 mas tô dando um exemplo aqui do que ele teria que pagar ele recebeu pelo trabalho 3500 mas sobre aquele trabalho de material que ele pegou coisa que ele comprou no cartão não sei o qu ele movimentou 6500 ele teve um faturamento de 6500 mas o que é dele mesmo são três e aí como é que vai explicar né Aí você vai virar e falar não é muito simples é só esse cara comparecer a Receita Federal com todos os e prov cara ele não tem o comprovante anos ou de ano de movimentação de nota fiscal até porque à vezes ele foi numa vendinha ali comprou e isso é um rulo agora caso isso aconteça que a gente não sabe tá todo mundo também chutando tal mas caso isso aconteça na minha opinião a base de arrecadação do governo vai crescer assim absurdamente Mas você vai inibir negócio Então vale a pena você por um ano arrecadar um pouco mais mas começar a matar Negócios Eu não acho tá eu não acho mas é é questão de posicionamento dinheiro em espécie achoo pode Acer mas é é isso que eu que eu falei car só aceitamos de dinheiro não eu acho que vai começar a ter e por exemplo se você vai numa e em em comunidades lugares mais Humildes pô vai lá nos Eu sou Miguel Paulista que eu ia muito perto da estação lá cara um monte de barraquinha um monte de loja vende roupa movimenta um mercado absurdo Abdo Eu lembro que quando eu era criança minha mãe lá comprar roupa para mim minha mãe comprava roupa do ano para mim lá numas barraquinhas e tudo mais pagava em dinheiro e tudo hoje deve ser um um pix adoidado lá deve ter Car Code em toda a barraquinha e hoje provavelmente daqui um ano PR essa galera sobreviver vai ser tipo assim não não paga no dinheiro que eu te dou um desconto vai acabar o dinheiro físico vai acabar o dinheiro físico não enquanto tem dinheiro físico por exemplo ó nota de R 200 Quantas vocês viram nunca vi Cara eu vi uma eu nunca vi vi uma porque eu tenho algumas que eu peguei logo que eu tô vendendo uma por 250 Mas o que aconteceu é que essa nota que a gente não viu em circulação basicamente eu peguei algumas quando lançou porque eu gosto de ter né e notas assim eu tenho essa essa questão de de colecionar dinheiro principalmente o antigo lá império romano e dos gregos viciado em dinheiro mas eu eu tenho algumas notas dessas mas eu nunca vi uma nota de 200 em circulação agora se você tem esse monitoramento sobre o PX Pode ser que algumas pessoas prefiram movimentar em dinheiro só que a gente já tá muito digital cara principalmente em grandes cidad né então o pessoal já acostumou a fazer o pix porque é extremamente cômodo pessoal me pergunta pô por que que não se usa Bitcoin transação cara o Bitcoin ele demora 10 minutos o tempo de um bloco para você fazer a transação tem custo se você usa só o Bitcoin usa uma segunda camada enquanto o pix é na hora é instantâneo entre aspas gratuito né você não vê o custo tem uma estrutura por trás mas você não tá vendo na hora você não pagou nada para fazer a transação Então você vai utilizar os efeitos disso a gente não sabe até porque não seria uma arrecadação de um ano que o cara cara se ele tá ilegal ele começa a ser cobrado e a multa é pesada aí ele vai ter que se regularizar agora Qual o efeito disso se você pensa bom se o cara estava acostumado a viver com R 5.
000 por mês e agora de repente ele não tem mais 5. 000 para ele porque uma parte disso é pro governo digamos R 1.