Eu era jornalista e a minha mudança para cá foi uma chance para que eu mudasse de [Música] carreira. Por quê? Porque eu já tava ficando cansada da minha rotina de trabalho.
Então eu resolvi procurar o Sebrai para que eu pudesse me capacitar eh para de fato ter um negócio, né? para saber como é que como é que gira tudo isso, como é que funciona um negócio. E lá pelo programa delas a gente teve toda a base financeira, é como se formalizar, eh tudo que envolve um negócio foi a partir do Sebrai que eu aprendi.
Antes do prato, ela começou muito engraçada, porque eu precisava que fosse um produto atrativo, né? Eu precisava que fosse um produto que chamasse realmente de fato as atenção. Então, eh, primeiro primeira barreira que eu encontrei foi o nome da minha marca.
Eu queria que ele fosse atrativo, que ele fosse pequeno e que ele fosse fácil de lembrar e fácil de identificar. E tava lá muito claro na minha na minha na minha vista, no meu olhar, que era antes do prato. Antepasto significa exatamente antes do prato.
E aí que me deu aquele estalo. Até me arrepio de lembrar disso, porque realmente foi um um estalo que me deu e eu falei: "É esse o nome, é esse o nome que eu preciso para que ele seja forte e que as pessoas lembrem desse nome. " Como eu não conhecia ninguém, eu decidi ir para as feiras livres, que aqui é um mercado muito forte.
Então, era a chance de fazer com que as pessoas me vissem e vissem a minha marca e o meu produto. Então, eu comecei com dois produtos sós, que era caponato de beringjela, que era o que eu sabia fazer em casa, e o tomatinho confitado, que eu aprendi na internet. E logo em seguida eu fui pra feira.
Aí eu sempre levava e levo até hoje a degustação. Então, antes de eu colocar um produto na minha mesa, novo produto, eu preciso de teste de corte, eu preciso de teste de sabor. Então, tudo isso é a feira que me dá.
Hoje eu continuo na feira porque eu amo sentir isso com os clientes, eu amo estar perto deles, saber a opinião deles para mim é muito importante e é uma forma de não deixar o a raiz que eu comecei, né? Mas hoje o nosso produto ele é revendido, graças a Deus. Estamos em alguns estabelecimentos comerciais em Vitória e também em Vila Velha.
A gente tá começando. Eh, temos aí nove nove lugares em queem que o nosso produto é revendido, mas tudo com muita segurança, né? antes de antes de colocar nas de dar esse passo paraas lojas, eh, eu tive que novamente estudar, né, tabela nutricional, as regras da Anvisa que recentemente mudaram.
Então, tudo isso eu enxergo como respeito ao meu cliente, entendeu? Eh, o meu cliente ele sabe exatamente o que ele tá levando para casa. E além do mais, eu tô sempre falando nas minhas redes sociais eh que os nossos insumos eles são em sua maioria da agricultura familiar, saber quem produz e quem e onde produz.
Eu quis que a minha marca levantasse essa bandeira da agricultura familiar e é assim até hoje. Então, a partir do momento que eu fui e acrescentando novos sabores, novos antepastos, a minha rotina também foi mudando e foi ficando consequentemente mais pesada. Então hoje eu sou uma pessoa altamente organizada, porque senão eu não consigo fazer a produção, eu não consigo dar conta da produção e como vocês sabem meia é o quê?
Eu só tem eu. Então é muito trabalhoso, muito trabalhoso mesmo. É dar conta de nota fiscal, é da conta.
Então, todo dia, gente, todo dia eu falo que antes do prato me tira da zona de conforto, porque ela ela me me traz desafios que eu nunca enfrentei, que eu nunca vi, que eu nunca soube na minha vida enquanto eu empreendedor, porque eu nunca fui empreendedora, entendeu? Então hoje é saber a contabilidade o mínimo possível, é entender que precisa de uma nota fiscal, por que se precisa de uma nota fiscal. Então tudo isso Sebrai me trouxe.
Para mim é é sensacional. ter um pedacinho da minha família na casa de cada pessoa, porque eh é é de fato a minha herança. É eram esses momentos, eram e são, né, esses momentos que me davam prazer.
Era era aquele momento de estar sentada com a minha mãe, com os meus pais, com os meus amigos ao redor da mesa comendo uma coisinha gostosa. Então, eh, foi exatamente isso que me motivou a transformar esse momento em um negócio. Então, vê uma família, eh, vê vê o meu produto sumindo na loja e eu nem sei quem é essa família, mas ela vai sentir tudo que eu tô passando naquele pote.
Você precisa ter coragem, porque como eu falei, é sair da zona de conforto todo dia, toda hora. Eh, ter coragem de, na primeira dificuldade você não desistir. Não desiste.
Se formaliza porque é muito importante. Eh, a nossa empresa ela começa a ter visibilidade quando você se formaliza. Se for o seu sonho e se tocar o seu coração, vai lá, vai lá que vale a pena.