tem um cara chamado Mohammed yunus ele ele foi o primeiro ele foi o cara que fundou o geman Bank que foi o primeiro banco de microcrédito do mundo em banglades banglades uma miséria as pessoas palpas e daí ele ainda tinha algum dinheiro um dia ele foi para uma comunidade Mega carente Mega palp E aí uma mulher pediu para ele ó não pediu para ele $000 pediu para ele Ó Para quê Para comprar máquina de costura para e costurar roupa para vender e conseguir alimentar a família dela Ele pensou Cara essas mulheres precisam de 10 $8
12,50 para conseguir comer para conseguir ter um um meio de produção né para comprar a máquina de costura meio de produção e e daí ele fundou um banco chamado greenman Bank que é um banco de microcrédito foi o primeiro banco do mundo conceito ele que criou ele tem um livro muito conhecido chamado banqueiro dos Pobres é o banco dele é o que tem a menor taxa na de implen não sei se agora né porque agora tem outros micro bancos de microcrédito também só que como é que é o sistema de empréstimo dele obviamente que não
tem garantia né do tipo ah quem vai ser seu avalista não tem isso né seu imóvel não tem isso ele empresta cara e se M não quiser pagar não vai pagar só que para ele para ele garantir né aumentar a segurança do sistema bancário dele ele empresta sempre de três em três pessoas como assim ele pega três mulheres vão lá pedir eh dinheiro e como elas estão na mesma comunidade elas se conhecem Ah ele empresta PR as três e se uma deixar de pagar a as outras duas perdem o crédito nossa boa essa hein cara
isso é genial demais quando ouvi isso eu pirei porque por que que não é de uma em uma porque se uma deixar de pagar talvez a outra não consiga ajudar mas de três já é mais fácil as duas ajudam ela a pagar já é grupo é isso daí o sistema isso daí e daí as outras duas não querem perder o crédito o que que elas fazem elas dão jeito e ajudam a terceira a pagar só que existe uma coisa muito mais forte aqui que é o o esse freio social tipo cara eu tô na minha
comunidade só deixar de pagar vou prejudicar a minha tia e a minha melhor amiga de infância não vou fazer isso eu vou dar um jeito então o Freio social faz com isso funcione e a mulher é muito mais gregária para isso porque o homem chega e fala Putz vou prejudicar o cabeção lá ah cara ah ele dá um jeito né né E você sabe que você tá me lembrando porque até dois meses atrás a gente ainda tava em dúvida né de de nichar e de focar é 100% em mulheres e o fato de eu participar
eu ter ido participar de um só feminino eu voltei de lá decidida de um grupo é o mastermind só feminino da Kenia tá bom sim da Kenia Gama do mulher brilhante e eu fui e lá é só mulher e aí quando eu voltei de lá eu voltei tem que ser só mulher aí eu ainda mandei um áudio pra turma porque várias queriam colocar o marido que o marido é sócio que marido é isso e estava naquela aquele chove não molha né exatamente aí eu peguei mandei um áudio para elas é o seguinte a partir de
agora o ambiente é só feminino mesmo os maridos de vocês que se virem eles que procura em outro lugar porque a gente precisa desse espaço e o que acontece empreender na educação que é o o local onde a mentoria tá dentro a indústria da educação eh empreender em qualquer segmento já é Solitário na educação sendo mulher com filhos que a maioria Nossa é casada com filhos é muito mais Solitário ainda Então eu saí de lá pensando elas precisam de um ambiente que vai ter esse espírito de comunidade que vai ter esse espírito de troca de
compartilhamento e que elas não se sintam julgadas por Eu participo nós participamos juntos inclusive de masterminds quando é misto a gente quase não fala é quase não tem voz você não tem voz e não é porque não sei se você já reparou nisso mas quase não temz você me falou isso e eu comecei a reparar nisso não é isso a e tem poucas também os os hom não deixam a gente falar não é isso mas fica fica meio meio esquisito tanto que a gente criou um grupo de mulheres no outro que a gente tá porque
é super ativo né diga se de passagem pode falar o nome a gente tá no First Class lá isso lá no First Class A gente criou um feminino que é super ativo e por quê Porque fica fica meio desregulado e a gente que isso eu não entendo assim a minha visão masculina não consegue perceber isso comunicação é muito diferente é eu acho que o Rido é na comunicação a comunicação masculina e feminina é muito diferente nós temos dores que às vezes os homens nem conseguem enar às vezes não eu tenho certeza né o homem nem
enxerga dor de produtividade da mulher esquece para vocês a vida é linear como que organiza é como que organiza tudo que a gente tem que fazer no trabalho ser uma profissional High potencial com força no mercado e ainda estudar e ainda ser uma mulher e ainda tá presente com marido a f a tem que estar tem que fil tem queo tem quear da sua casaa casa a sua casa é seu reflexo não tem o que fazer eu acho que a mulher ela ela ela puxa mais a família para ela cuidar sim sim com certeza por
mais que a gente tenha que nem eu não posso falar meu marido é maravilhoso me ajuda em tudo tipo assim qualquer coisa que eu precisar ele me ajuda mas tem coisa que não tem como terceirizar não tem não tem não tem não tem não eu entendi isso a questão da comunicação diferente tudo bem as dores são diferentes as adesões Mas por que que eu que eu fiz essa pergunta de eu não consigo entender eu como homem não consigo entender não consigo conceber isso n coisa que falar Ah como seria ser mãe cara não tenho a
mínima ideia agora o ponto é eh na minha cabeça cara todo mundo ali é igual é igual entre asos quer dizer tem homens tem mulheres mas Car Isso não é um isso não é um um fator um critério ou nada que dê dê relevância ao F da pessoa ter mais voz ou não mas será Será que não são as mulheres que se sentem incomodadas hum eu acho que sim não eu acho que sim porque assim da minha visão eu acho que sim e pode ser que eu não seja o o cara padrão Pode ser que
a minha visão seja um pouco diferente dos outros homens beleza eu não consigo falar isso mas na minha visão não existe nenhuma diferença se uma mulher chegar falar quer falar Beleza e funciona e funciona perfeito mas eu acho que tem a ver com com identificação dorade não então acho que não acho que o que eu quero dizer mesmo é identificação eu não vou um outro homem não consegue se identificar comigo eu não consigo identificar a minha dificuldade porque querendo ou não quando vamos pegar no caso do First Class Quando nós vamos para First Class todas
as mulheres que estão ali sem sem excluir nenhuma tomou a decisão de largar família em casa deixar marido em casa nós tomamos uma decisão para poder estar ali tá E existe querendo ou não por conta da nossa cultura da forma como fomos criadas uma cobrança não é da sociedade uma cobrança nossa nossa uhum tá bom sobre essa escolha eu também acred culpa ou não palav culp Sim Ah tem eu não acho que eu não acho que o homem tem culpa Ah tô aqui min fam sensação Nossa então a mulher tem culpa e o homem não
só aí já é diferente culpa o homem não tem culpa zero culpa tipo eu vou sair porque eu vou caçar o sustento ponto Esse é um dever meu eu sou provedor e eu trago o sustento para casa é a minha atividade talvez pela formação das mulheres a formação quer dizer o que que a sociedade fala que ela tem que fazer e durante a mulher escuta isso uma mulher porque a sociedade escuta isso há centenas de anos e ela lá no fundo fale Putz eu tô deixando minha família tá profundo is aqui mas nem é no
fundo viu Fica bem você tá ouvindo lá o Flávio falando Nossa meu filho tem apresentação na escola hoje eu tô aqui tem dever de casa e eu tô aqui o próximo Fort Class vai cruzar com Olimpíadas dele e eu vou deixar de ir no First Class ou na Olimpíadas eu tô eu tô desde o último encontro pens nisso olha isso o homem não tem essa questão imagina nem questiona nem questiona ele nem questiona ai a mulher vai lá tira foto e me manda e tá tudo certo tem exceções mas não é o padrão agora o
que eu acho que dá menos voz também é o fato de ser o grupo menor então se você pega de 130 pessoas tem 30 mulheres e 100 homens é natural você ter menos voz você se sentir é eu eu acho que isso também influencia e também tem uma questão Foi algo que eu senti até o ano passado esse ano eu já me libertei bastante disso que é parece que para sentar na mesa a gente tem que masculinizar a ten sensação é eu eu já eu trabalhei bastante isso aí eu acabo masculinizado um pouco na comunicação
mas antes eu masculinização pensar para ir num evento para ir num simples evento aí chega o ch tá chocado são coisas que cara nós homens não temos a mínima ideia aí você chega lá você chega cansada já você teve que pensar tanto mas essa a questão da comunicação masculina é muito presente em toda mulher que ocupa cargo cargo de liderança você vai se masculinizar no processo exato aí você tem que fazer um resgate quando você chega lá aí você fala tá bom então agora eu já cheguei aqui deixa fazer um resgate do meu feminino dar
uma arrumada nas coisas colocar uns pingos nos is e depois normalizar então quando eu decidi a aceleradora de mentoras foi voltando de um 100% feminino que eu falei cara eu vou criar um espaço Só para elas sabe e não é como eu te falei não é sobre ser feminista não é isso porque eu nem sou mas é sobre um ambiente seguro e feminino que elas possam trocar crescer prisa competir questão do feminista é questão do feminino são duas bandeiras diferentes não tem certo ou errado mas são Bandeiras diferentes feminista e o feminino né sim exato
e ali Elas não TM que competir não tem que Ai nossa sabe elas se sentem iguais porque a maioria é casada tem filho tá na mesma dinâmica sabe então isso faz muita diferença mas eu ainda fico com dó de alguns homens por não poder atendê-los eu até falo pro pessoal falo você eu queria cuidar dessa pessoa aqui mas não vai dar o foco como Steve Jobs falou não é o que você escolhe é tudo aquilo que você des escolhe [Música] ex