e por mais que eu diga que é um tripé que se você tirar qualquer um vai dar ruim o principal é o ganhar [Música] dinheiro tem uma coisa que eu falo até fiz um post esses dias lá no canal né poupança é o investimento que menos rende Mas quem investe na poupança é mil vezes mais inteligente do que quem não faz nada né porque assim eu queria saber sobre CDB sobre ações sobre fundo imobiliário desde meus 16 anos não sabia mas pelo menos na poupança eu investia e eu consegui juntar r$ 1. 000 até o meu casamento foi assim que o meu casamento foi quitado sem dívida nenhuma consegui dar entrada no meu ap consegui fazer um monte de coisa o meu carro tal né então a única coisa que eu conheci era a poupança e eu falo pro pessoal estude para você ser melhor do que isso mas se você tá botando um dinheirinho lá você já tá muito à frente de quem não faz nada né Aí eu comecei estudar e hoje Eu manjo mais mas eu ainda não me considero um especialista em investimento o meu canal é mais para falar de mudança de mentalidade e dica prática no dia a dia pra pessoa sair da pobreza pode falar que você fala mais de finanças pessoais do que de investimento isso organização financeira reserva de emergência só que tudo acaba meio que entrando um pouco em investimento ali De qualquer forma né É imagino que pelo menos os mais básicos um CDB um tesouro Celi que você vai abordar até porque você falou isso do cara da poupança né Ele tá um passo de começar a investir B bem melhor basta no mesmo banco você da poupança e para um CDB de diári ex é e às vezes é tão fácil só que eu falo né A internet é incrível né Bruno tipo YouTube para mim foi uma das melhores invenções da nossa geração assim porque com ela a gente sabe muito mais pô tem o seu canal tem o meu tem o do Thiago tem tanta coisa que H uns anos atrás aí a gente ficaria só na no que o gerente fala e naqueles anúncios que tinha no banco né título de capitalização 50 motos quatro geladeiras né e achando que era um bom negócio né E aí você deixou bem claro Ó faço conteúdo pra pessoa pobre O que que você classifica como uma pessoa pobre só para gente estar na mesma página tá boa ó eu considero pobre a pessoa que ela tá toda endividada não tem nenhum dinheiro investido em lugar nenhum e trabalha o mês inteiro só para pagar boleto é isso então tem gente que ganha 3. 000 que vai est nesse trio tem gente que ganha 10.
000 que vai tá e tem médico que tá nisso isso é verdade pessoa que sobe muito o nível né esses dias eu participei de um evento só de médicos né e é incrível mano tipo assim o cara ganha 40 pau só que ele consegue comprometer o custo de vida dele para 45 então ele tá todo endividado não tem dinheiro investido e trabalha o mês inteiro e muito né só para pagar boleto Então é isso que eu tento resolver pra pessoa né pros seguidores e aí pensando que educação financeira é saber ganhar e isso pro pobre é muito importante porque ele ganha muito menos do que um rico né financeiramente falando né é saber usar e saber multiplicar e é esse multiplicar que a galera não sabe assim como eu também não sabia então eu comecei ensinando sobre as coisas mais simples fui falando sobre poupança falando sobre caixinha falando sobre renda fixa que é o que eu mais gosto de falar ainda né aí eu já falo hoje também sobre criptomoeda falo sobre fundo imobiliário e eu vou falando qual que é a ideia lá no meu canal Bruno eu ensino aquilo conforme eu vou aprendendo então por exemplo Duda você tem aula sobre ações Ainda não por quê Porque eu já sei como funciona mais ou menos eu já fiz curso tal já tô tirando o c agora tenho CPA 10 né tô fazendo só que eu ainda não dediquei tempo para eu investir e uma coisa que eu falo muito é cara você só aprende Quando você bota a mão na massa né tipo tem gente que já assistiu 89 podcast já viu três cursos e mas enquanto você não bota o dinheiro ali você vai ficar inseguro e com medo falando não eu tenho pé atrás né então por exemplo renda fixa não tenho problema em falar cripto já tô falando também faz um tempo fundo imobiliário também quando eu começar a ter mais tempo para eu mexer em ações eu vou me sentir mais à vontade para ensinar então por exemplo esse tipo de coisa futuros derivativos nada e nem tô com presso para falar a verdade também né Posso estar errado mas não não é o meu foco hoje então eu eu falo sobre muita coisa mas o carro chefe no meu canal é a renda a renda fixa mesmo né que é o que eu mais gosto de falar cara por isso que eu gosto desse tripezinho e por mais que eu diga que é um tripé que se você tirar qualquer um vai dar ruim o principal é eu ganhar dinheiro então tem muita gente que quando a gente fala de investimento o tempo todo né e o que eu mais recebo é como é que o pobre vai investir se não consegue nem pagar as contas direito cara faça mais faça mais não tem milagre eu falo Deus faz milagre o que eu faço é ou ganhar mais ou gastar menos se eu já tô numa vida miserenta ali que não tem mais de onde tirar já tô vivendo ali quase que na miséria a minha opção não é continuar tirando mais para poder investir é fazer uma renda extra quer ver uma coisa que eu falo muito no canal tem canal sei lá que chega e fala assim ah você aí tá passando dificuldade toma um banho mais curto você fica 10 minutos no banho toma um banho de 2 minutos eu falo caramba vai tascar velho Deixa eu tomar meu banho Ô vida miserável do caramba só que em vez de eu ficar enquanto vai mudar né cara de Finanças por exemplo vou dar um exemplo qualquer Aqui começa a fazer Uber à noite cara aqui em São Paulo em capitais você tira no mínimo r$ 1. 000 líquido trabalhando como Uber das 6 até às 11 ou meia-noite sei lá cara com R 1. 000 você toma o banho que você quiser criatura vai tomar esse banho aí decente compra P gente se você quiser sabe então eu falo muito que que principalmente pro pobre é muito mais inteligente você aumentar sua renda do que você só ficar pensando em minimizar o custo né aí vamos pegar o meu exemplo eu trabalhava como CLT tirava ali um salário vai líquido de uns 3.
000 Pô meu financiamento era r00 não tinha váha alimentação você bota aí mais uns R 800. 000 no mercado só aí já foi 22 aí você bota água luz gasolina não sei o caramb já foi três pau como é que eu vou investir eu pensava nisso só que eu pensei na solução vou fazer vou ter uma banda de músico para casamento eu vou começar a dar aula eu vou começar a fazer site é tudo coisa que eu aprendi sabe vou editar clipe como você aprendeu a editar clipe vendo vídeo no YouTube como que você quer ver Vou dar outro exemplo eu tinha uma banda de casamento e eu tocava de sábado aí eu reparei mano que caramba Quando você vai casar o pessoal do bifet mete a faca por qualquer coisa você vai querer o microfone vô R 500 falei caramba Veli né você vai querer caixa de som para soltar a música vô r00 pra noivo é mais caro né É sempre o terno do noivo é mil vezes mais caro do que se você pegar o mesmo terno para ir PR uma festa né uma treta to dia em Red social porque maquiagem pra noiva por algum motivo é mais caro do que para quem não é noiva é uma noiva pediu maquiagem não falou que era noiva e depois a maquiadora veio lá casando naquele dia só que não tem por ser mais caro mas pessoal mais caro mancada hein Se não avisou que ia casar né mano não precisa então aí eu vi lá que tudo era caro eu pensei cara como é que eu posso ganhar mais dinheiro em cima disso aí eu pensei vou comprar uma caixa de som um par de caixa de som da JBL que era muito bom R 3. 000 eu paguei comecei a oferecer pros noivos falei ó se você quiser em vez de alugar lá no bufê você contata comigo aqui o Coba 700 pau o kit de caixa mais microfone que barato também tipo assim cinco casamentos já peguei o dia de volta comecei a lucrar então só essa renda cara com o meu salário eu já tinha ali uma autonomia financeira já conseguia pagar minhas contas tudo que eu fazia de renda essa eu investia e assim que eu consegui sair da pobreza mesmo antes de ter meu canal né então começa por aí não adianta você se vitimizar né esses dias eu entrevistei lá no meu programa A Cleusa Maria que é dona da sod ela falou Duda eu era uma boia fria Só que eu nunca quis me vitimizar e falar mas como é que eu vou fazer não tenho oportunidade falou Caramba vou começar a fazer alguma coisa começou a vender bo abrir uma duas TRS 10 hoje tem 400 franqui e fatura milhões por ano não inventou desculpa agora a pessoa vai falar ah mas não é justo eu ter que trabalhar sim e e né e melh do erdeiro né mas não dá para todo mundo você tem alguma tia né na Dinamarca que tá pre a morrer não então vai ter que trabalhar então vai ter que fazer mais coisa para que tenha essa grana para você investir e começar a mudar de vida né não tem não tem jeito porque o trabalhar ainda é a melhor coisa né eu eu Falo muito né que investimento serve para multiplicar o dinheiro que você ganha trabalhando então não adianta você investir só e não querer fazer uma renda extra pensando no pessoal que tem um salário pequeno Pô você vai investir 50 conto por mês tá bom É legal só que não melhor você fazer uma renda essa investir 500 por mês você vai ficar rico muito mais rápido e outra coisa que eu falo é para que querer investir porque ainda tem essas crenças limitante no Brasil né de eu não quero ser rico para mim Pagando os boleto tá bom né né é o dinheiro traz maldição que não sei o que lá traz nada é muito bom e o o que eu acho mais legal no investimento é você entender que nós não fomos feitos para trabalhar dos 18 até os 65 anos e se aposentar lá na frente quando a gente investe se a gente faz uma rendinha a mais e Bota uma grana cara uma pessoa aí com 20 25 anos se começar a investir hoje com 50 anos se ela quiser ela já vai ter uma grana que vai gerar uma renda passiva maior que a aposentadoria de todo brasileiro né pens pensando que a maioria ganha um salário mínimo e que a média aí vai de quem não ganha salário mínimo é uns TRS qu pau se o cara conseguir juntar juntar juntar por 20 anos eu não tô falando de 10.