Você tem um problema com o dinheiro ou é o dinheiro que tem um problema com você? Recebemos o Eduardo Feldberg, mais conhecido como Primo Pobre, para uma conversa direta, sem cosmética de influencer sobre dívidas, renda extra e saúde mental. A realidade é dura, mas a verdade é libertadora. 57% dos divórcios do Brasil t o dinheiro como pivô. A ostentação é só um disfarce elegante para pessoas que têm baixa autoestima. E O vitimismo financeiro é o maior obstáculo entre você e a sua liberdade financeira. O primo pobre não chegou aqui vendendo curso sobre como ficar rico
em sete dias. Ele é o cara que arregaçou as mangas, que entendeu a dor dos pobres e ensinou as pessoas a fazerem o que elas podem com o que elas têm, mesmo que isso seja só coragem e uma moto para fazer iFood. Falamos sobre a ligação brutal que existe entre emoções e finanças, sobre o vício Silencioso em apostas e tigrinho que vem destruindo o país, sobre o mito da mentalidade de pobre. sobre os três degraus da liberdade financeira e também o por você continua pobre mesmo depois de ganhar um aumento. >> Gente que tem mentalidade
de rico, use o dinheiro que ganha para produzir e multiplicar o dinheiro. Quem tem mentalidade de pobre usa todo o dinheiro que ganha para consumir coisa. >> Esse episódio vai ser um verdadeiro tapa Necessário na sua cara. Com vocês o episódio número 415 com o Primo Pobre no Sang Groselli podcast. Irmão, como é que você tá, cara? Eduardo, tu acha que pro pobre tá faltando mais educação financeira ou educação emocional? >> Olha as duas coisas, viu, mano? Primeiro prazer tá aqui falando com vocês, né? Muito legal, cara. As duas coisas, né? Porque na verdade é
um um círculo vicioso, né? Quanto pior você tá com seu Emocional, pior usa o seu dinheiro. E quanto pior você tá com a sua grana, pior a sua saúde emocional, né? Porque, cara, tem umas pesquisas, eu dou bastante palestra, né? E eu gosto de pegar essas estatísticas falando sobre como o problema financeiro gera problema em todas as outras áreas da sua vida. Não é simplesmente falar assim: "Cara, você precisa dar um jeito nas suas finanças para ser rico, para comprar tênis". é Que tem tudo a ver com saúde emocional. >> Então, quando você tá com
problema financeiro, sua autoestima vai lá embaixo, você fica mais inseguro, você fica ansioso, você fica irritado, >> alibido até >> tudo, tudo, cara. Em 2022, segundo o IBGE, 57% dos divórcios por problema financeiro. >> Caraca. >> E sabe o que que é interessante? Às vezes o cara chega e fala: "Não, não aguento mais essa mulher, não, não aguento mais esse marido. É chato, é irritante, é estressante, tudo, tudo explode, não tem mais ânimo, não quer fazer nada, não tem lazer, problema é dinheiro e não percebe que esse monte de coisa ruim tem a raiz no
saldo bancário. >> Humum. né, pô? Eu eu nem ter uma vida, um relacionamento agradável, sem poder, pô, sair para fazer um negócio. Trabalha que nem uma mula de domingo a domingo, Não tem tempo pra família, né? Então, tipo, cara, gera insônia. Eu tava vendo em pesquisa de dos Estados Unidos, quem tem problema financeiro tem 20 vezes mais propensão a se, sabe? Então, as pessoas não dão a devida importância paraa educação financeira, >> porque elas não percebem como isso desgraça muitas outras áreas da sua vida, inclusive relacionamento. E até para quem não é, não tem relacionamento,
O aspecto de de mano está em paz, né? Essas vezes eu gravei um programa com a Jéssica Campara, inclusive eu acho que ela é lá do Sul. >> Sim, ela já foi lá duas ou três anos lá. Muito boa. Ela é PhD em finanças comportamentais. Ela fala sobre isso, como treta financeira gera estress na vida da pessoa, né? Então a gente tem aqui que o problema financeiro vai gerar um desequilíbrio emocional >> e ao mesmo tempo, quem não tá com as Emoções em dia tende a fazer besteira. >> Uhum. Quem não vamos, vamos usar um
exemplo. Pessoa melancólica e depressiva, não quer fazer nada, não tem ânimo para nada, tá chato para caramba, vou comprar coisa na Cheim, porque esse é o meu prazer, >> é o que gera lá, né, endorf endorfina, né, o hormônio lá do prazer lá e tal. >> Então, tipo, >> às vezes pedi um monte de coisa, um monte de besteira para comer, a pessoa Ainda fica com a saúde [ __ ] Exato. Então, ela tenta compensar as tristezas dela com coisas que podem ser compradas pelo dinheiro. >> Uhum. E um outro fator é que tem muita
gente que usa o dinheiro para tentar suprir as dores da alma, os complexos, as os bullyings que ofere que que sofreu quando era mais novo. Cara, é muito comum, por exemplo, o Brasil é o país da ostentação. É muito comum ver gente gastando dinheiro de forma idiota para Tentar provar que agora eu não sou mais aquele pobre que eu era. >> E aí continua pobre, só que com relógio rico, >> entende, né? As pessoas só tem a alavanca para conseguir se endividar um pouco mais, né? Assim, ela, tipo, ao invés de, ah, antes eu conseguia
só dever R$ 500, agora eu consigo dever 5.000. >> Outro nível, né? Outro. Exato. É. É. Então, cara, tem muita gente que gasta Dinheiro para tentar ter um prazer. Tem muita gente que gasta dinheiro para tentar compensar o tanto de humilhação que já passou quando era pobre, ou na infância, ou na favela, onde quer que seja, né? Então, tem muita relação do emocional com a parte financeira. Tanto que tem livros que falam sobre isso, né? Sobre o você se conhecer, você entender. Pera aí, por que que eu tô fazendo isso? Qual que é a motivação
de eu tá fazendo isso? >> E essa palavra para mim é muito importante, motivação, porque eu tenho um canal que é para pobre. >> Uhum. >> E o pobre normalmente tem um salário menor. Só que também tem pobre que tem um salário OK, só que gasta mal para caramba. >> Uhum. >> Por causa de querer provar algo, de querer mostrar que é melhor, de querer se sentir superior e tal. E lembrando, Ostentação é coisa de rico também. Pobres e ricos. cometem esse que para mim é um erro. >> Sim, tem a própria Jéssica fala, tem
um monte de o cara ganha tipo R$ 100.000 por mês, se ele não trabalhar um mês, fodeu. Tipo, ele é o médico que tem que ficar fazendo plantão e tá todo endividado. >> Mano, eu já dei palestra para médico porque me chamaram lá falando: "Duda, vem aqui porque a galera tá muito Ferrada". E a cara que ganhava no mínimo 30 pau. >> É bizarro, né? >> É. Aí, aí lá eles, o cara, né? Eu fui num podcast também chamado pode Doutor, só para médico, né? Aí lá eu comentei sobre isso. A verdade é que vocês
médicos que estão tudo ferrado, se vocês vendessem a Mercedes, você quitava todas as suas dívidas, mas você não quer vender sua Mercedes, porque viver de status agoniado por dentro para você é Mais importante do que ser simples, mas tá com a vida ok. Aí lá no no evento, né, o médico falou: "Duda, sabe por que a gente trabalha até 80, 90 anos?" Não é porque a gente ama medicina. Nossa, eu amo curar as pessoas. Elim, não é porque eu não tenho como pagar o custo que eu tenho hoje. >> Cara, é refém. >> Exato. Trabalha
os cravos do do próprio serviço, né? >> É. Então, tudo isso tem a ver com a Parte de educação financeira, de a gente gastar o dinheiro de uma forma mais inteligente. E esse é um grande desafio que eu tenho no meu canal, que é ensinar, né? Eu gosto de falar que a educação financeira é um tripé que inclui inteligência para ganhar dinheiro, inteligência para usar o dinheiro e inteligência para multiplicar. Então você tem que trabalhar para ganhar, você tem que poupar para conseguir investir. O grande problema é que até tem gente que trabalha para caramba.
Só que aí entra as frases de efeito. Eu gosto muito de dividir usar frases de efeito que eu acho que são didáticas, né? Não adianta você trabalhar que nem uma mula se você gasta que nem um jumento, entende? Não adianta, né? Manduda, eu trabalho de só 16 horas por dia. Cara, se você é burro, você não vai mudar de vida. Porque não é uma mula trabalha 16 horas por dia puxando carroça e continua Sendo uma mula, né? Então é a gente ter inteligência para saber como usar esse dinheiro. E isso às vezes soa meio irritante
pra pessoa, você não sabe a minha vida. Cara, o que eu sei é que nas minhas redes sociais eu tenho 8 milhões de seguidores. E esses dias eu fiz uma pesquisa perguntando, galera, o conteúdo que eu tô fazendo aqui tá te ajudando a sair da pobreza? 98% falou que sim. E era pergunta que você deixa lá no story, dá para todo mundo ver o resultado. >> Sim. Então assim, tá mudando, só que tá tendo que haver mudança de de pensamento, mudança de mentalidade, tá tendo que haver sacrifício, tá tendo que aprender a falar não para
isso aqui agora, para eu mudar de vida, depois poder falar sim lá na frente. Então, envolve muito a cabeça. E e eu acho que talvez o o fundo do poço dessa dessa relação disfuncional com o dinheiro talvez seja um fenômeno recente que eh provavelmente tu já tá dando uma atenção Para isso, que são as bets, né? As apostas. >> Isso é uma desgraça. >> Cara, eu, eu eu eu os dados são um pouco assustadores, né? Porque são justamente as pessoas mais pobres, mais dependentes do governo, do assistencialismo, que tão destinando o dinheiro. Tipo, até tu
fica mal por vários aspectos, né? Porque tu tá vendo a riqueza do país, o dinheiro literalmente sendo jogado para fora do país, assim, tipo, derretido. >> E cara, por que que como que tu lida com isso? Assim, já chegou essa dor até ti, tu já tem produzido conteúdo sobre isso? Tu tu >> bastante Isso aí é é coisa que você tem que bater na tecla o tempo todo. Por quê? Porque a galera é bombardeada por isso em todo lugar. Mano, antes de vir aqui, eu tava comendo aqui, tem uma lanchonete numa esquina aqui. Eu tava
comendo, sabe? Esses botec tá sempre passando o craque neto, né? Tá sem o Programa do Neto. >> Eu curto comer esses lugar. O cara pede um feijãozinho. Sim, mano. Eu peguei uma costela ali. Arroz, feijão, costela e salada. >> Você com certeza já assistiu um episódio do Sang Grosell e se imaginou debatendo ou conversando com o convidado. Bom, nós fizemos isso acontecer. O universo cognitivo é a comunidade para quem não quer só consumir o conteúdo, para quem quer interagir, debater, conversar, ter Aulas exclusivas e poder de fato viver o conteúdo. Temos encontros semanais ao vivo
comigo e com convidados sem grosélia, onde você vai ter a oportunidade, além de ter uma aula exclusiva, de poder debater, interagir, fazer perguntas e questionar ali o convidado frente à frente. também terá acesso antecipado aos episódios do Sangrosella, podendo acompanhar as gravações em tempo real e podendo inclusive interagir e mandar perguntas Que serão respondidas ao vivo. Você também terá acesso a eventos na Mansão Semélia, onde você vai poder, além de conhecer convidados do Sangrosélia, também interagir com os outros membros lúcidos da comunidade, vivendo uma experiência exclusiva. Clica aqui embaixo no link da descrição para descobrir
como fazer parte. >> Mano, você liga na TV, é bet o tempo todo. Aí o cara é bet. Aí o jogador que vai tá com a camisa bet, bet bed. Meu Deus, tá parecendo um varal as roupas de time hoje em dia, né? Acho até zoado. >> Aí o cara vai vai bater uma uma [ __ ] >> bre tudo, mano. Tudo. É. É. Mano, esses dias eu peguei um buzão para ir pra Paulista, que é avenida aqui da São Paulo aqui, né? famosa atrás do banco de todos os ônibus do buzão público, da plataforma
lá, bet não sei o que lá que code escaneio. Aí você pensa o trabalhador peão tá trabalhando que nem uma mula para tentar sair da pobreza, Mula, pega o buzão 6 horas da manhã para ir pro trabalho, tentação bet, né? Então tudo é bet, os atores é bet, os apresentadores é bet, jogador de futebol é bet, todos os times do campeonato bet, né? Agora as emissoras de TV vão ter bet também, então o bancos vão ter bet. Cara, não é é você é bombardeado, qualquer coisa você abre o olho é bet, né? Só que isso
é uma grande burrice, né? Eu eu pego pesado porque assim, não, ao que eu falo, a Bet Plataforma tigrinho, essas pestes aí tem três pessoas envolvidas. Primeiro é o dono da plataforma, que é um bilionário gringo. Segundo é o influenciador milionário que tá ganhando milhões para divulgar. E terceiro é o otário que perde dinheiro lá. Você é um dos três, entende? Se você não é o dono nem o influência, você é o otário que tá mandando dinheiro para esses dois. É muito dinheiro, mano, você não tá entendendo. É muito. Eu recebo Proposta absurda, porque o
meu canal é para pobre >> e o público que eles mais querem enganar é o pobre, porque o pobre tá desesperado, né? Você vê que em outros países, >> qual a proposta mais absurda? >> Cara, a mais alta que eu cheguei foi $.000 por mês, que daria tipo 600.000 por mês, que dariam 7 milhões e pouco no ano. >> E eu sou o primo pobre. Imagina quanto Que um jogador não recebe, entende? Tipo, mano, é é ridículo. Aí você pensa, da onde que vem tanta grana, Duda? Do otário que tá jogando, >> dos outros que
perderam. >> Do otário. É. E tá perdendo. E aí ele ganha 50 conos. Ganhei. Só que ele não fala que ele perdeu 2.000. Ninguém fala de derrota. Só falo quando ganha. Eles têm o aplicativo programado diferente, cara. É uma bizarrísimo. >> É, não é? É ridículo. Então, qual que é A treta >> nos outros países? >> É, por que que aqui no Brasil isso pega tanto, principalmente para quem é pobre? Porque nos outros países, como Estados Unidos, também tem bet, também tem a, tem todo lugar, UFC, futebol, né? Não é só no futebol, né? Também
tem. Só que em outros lugares o pessoal já tem uma educação financeira melhor. Então você pega uns Estados Unidos, 50% da população investe, aqui no Brasil 5%. Então no exterior a galera leva a Bet mais na pegada de diversão. Mano, eu vou jogar uma graninha porque eu me divirto. Aqui no Brasil já tenho mais uma conotação de cansei de ser pobre. Vou apostar na bet para ver se eu fico rico e mudo de vida. >> Igual influenciador. >> Exato. É. Então é. E aí é tudo é jogado para isso, né? Não, não é para se
divertir, é para mudar tua vida e vai mudar para pior. >> Eu lembro que um dos dias que eu fiquei mais puto, lembra que eu tava te falando do prédio ali, o Yat House, tal, tem um amigo lá. >> Aí eu cheguei lá um dia, [ __ ] cara, tu fica deslumbrado, né, com a com a com a parada assim, tipo, [ __ ] prédio absurdo. Eu sei a história desse meu amigo, como é que chegou lá e tal, blá blá blá. Aí fomos treinar na academia, cara. >> Chegou lá, fomos treinar na academia, Entrou
a influenciador, a rainha das bet, cara. Hum. >> E daí, cara, tipo assim, tu fica, cara, o prédio mais [ __ ] que tem um monte de gente que ralou ali, que fez um monte de trabalho, a pessoa tá morando lá, cara. Ele falou, ela tem um dos melhor carro lá. Ela andava de McLaren dentro do do >> É, >> irmão. >> É treta, né? >> Daí foi presa, foi solta. Tomara que Continue presa, velho. Tomar no cu. Dá muita revolta, mano. Me revolto de verdade, velho. >> Por isso que esses dias eu fiz um
vídeo, né, soltando os cachorros lá que me perguntaram assim: "Duda, quem você acha que é pior? A pessoa que aposta ou a pessoa que divulga? Sem dúvida, a pessoa que divulga, porque o pobre tá fazendo burrice. Tá, só que ele tá fazendo uma burrice porque às vezes ele tá desempregado, tem três filhos, não Sabe da onde tirar o leite, ele bota na bet como se fosse o último fio de esperança para mudar de vida. >> Uhum. >> Então ele é uma burrice para sobreviver. Agora você pega um vagabundo apresentador da TV Globo, por exemplo, sabe?
um jogador que era da favela e hoje tá ganhando R$ 10 milhões de reais por mês lá no exterior, por que que ele tá fazendo bet? Entende? Tipo, tipo assim, eu eu não preciso divulgar bet, >> eu não ganho tanto que esses jogadores ganham, mas a minha vida já tá OK, a minha consciência vale mais >> a proposta que tu recebeu p 600.000 por mês seria grana pr caramba. Sim, em um ano eu pegaria duas Ferrari, né? Só que me irrita a o tamanho da ganância dessa galera sem vergonha, que muitas vezes mudou de vida
graças às pessoas, à população. E hoje topa ganhar mais milhões, sendo que já é rica para caramba. Topa ganhar mais milhões para fazer algo que tá visivelmente prejudicando a população. É só você ver qual que é a estatística, é só você ligar no Fantástico no Domingo Espetacular. Toda hora tem gente falando sobre disso, de gente que perdeu tudo, depressão, o caramba. >> Eu conversei, eu converso muito com o psicólogo, cara. É assim, eles falaram, é, as pessoas tão se matando, tipo, muita gente tá se matando. Se matando >> porque é é rápido, cara. O cara
às vezes em três semanas perde o patrimônio que acumulou a vida inteira. Esses dias eu tava vendo uma reportagem de uma menina, acho que era uma menina adolescente ou jovem, não sei, que ela começou a postar em Bet, viciou, ela pegou toda a grana que o vô dela juntou a vida inteira, que foi R$ 180.000, perdeu tudo em um dia. Então, treta, né? Então, acontece. Só que aí você entende, cara, eu acho que assim, a pessoa que aposta para mim, Duda, desculpa ser ofensivo, mas assim, você é burro. Você é burro. Agora a pessoa que
divulga não é questão de burrica, é questão de caráter, entende? Tipo assim, por isso que eu postei uma frase esses dias, né? Não deixe que os valores na sua conta bancária falem mais alto que os valores aqui dentro. É gente que não tem valor. Dane-se, vai ferrar todo mundo. Dane-se. É 5 milhões, 10, 40 milhões. Eu já vi influenciador que o propósito foi de 40 Milhões. Dane-se. Dinheiro na mão. É, é nós. Bora que vamos que vamos. Sim. Então pensa no meu caso. Ô Fermento, a minha vida mudou por causa dos meus seguidores. Cara, antes
de ter meu canal, eu era o típico brasileiro, trenzão todo dia para ir pro trabalho, levando marmita. Os seguidores do meu canal mudaram a minha vida. Hoje eu tenho empresa, eu tenho corporador, eu tenho produtor, eu tenho programa, eu tenho dinheiro, eu sou sócio de empresa. Por quê? Porque os seguidores mudaram minha vida. Você acha que eu vou topar por dinheiro que seja, mano? Podia ser 1 bilhão, não muda em nada para mim. Eu não vou ferrar a vida de quem mudou a minha vida. E é essa a minha raiva que dá desses jogadores. Aí
o cara chega e fala: "Não, mas eu tô divulgando. O cara que decide se vai fazer ou não. Você já foi um pobre desesperado que tá sem dinheiro, que não sabe da onde que vai tirar o leite. >> Então você é um irresponsável. >> Não, e os mecanismos e psicológicos que tem ali dentro do aplicativo para te fazer viciar >> é bizarro, cara. A estratégia, dos caras são neurocientista, tá ligado? >> Quer quer ver uma estratégia que é é é envolve o psicológico? Abra sua conta aqui e ganhe R$ 100 em crédito. Nossa, vou ganhar
R$ 100, ô trouxa. Não é R$ 100 na tua conta, é R$ 100 em crédito para você jogar que você Vai perder e vai voltar para eles, entende? Só que é o tipo de armadilha, de gatilho, que chama atenção de quem é mais ignorante. Não, eu vou abrir conta aqui porque logo de cara eu já saio com 100. Não, você não sai com 100. Os R$ 100 não vai ser transferido via Pix pra tua conta. É R$ 100 para você usar lá dentro e no final das contas aquele dinheiro vai voltar pro dono de qualquer
forma. E você vai virar um viciado, né? E aí o problema, né? O fermentete, o Pessoal, não, mas eu jogo só socialmente. Ninguém que é viciado hoje achou que seria viciado. Ah, vou começar aqui para ser um viciado. Não é uma vez, duas. >> Já chegou a jogar? Nunca, mano, Bet, nunca joguei. >> Cara, eu ia fazer um vídeo no meu canal uma vez, daí eu botei tipo R$ 100 ali e tal e testei. Irmão, eu fechei o bagulho e falei: "Esquece". Tipo, mano, eu não sou uma pessoa tipo burra, né? Sem sem Educação financeira,
tal. Irmão, o bagulho vai na tua mente assim. >> É, sabe? Sabe sabe o meu exemplo? Eu nunca apostei em Bet, nem tigrinha, nem esses bagulho. Mas aí entra a importância do autoconhecimento. >> Hum. Eu sou uma pessoa que tem preparo emocional para isso ou não? Eu já sei que eu não tenho. >> Qual que foi a minha experiência, cara? Quando eu devia ter uns 16, 17 anos, morava em Pirituba, um bairro aqui em São Paulo, tinha uma vendinha na esquina para vender doce, pão, essas coisas. E o cara botou aquela máquina lá que tem
os negocinhos que tem que ficar três igual, sabe? E eu lembro que era 25 centavos que você tinha que botar. >> Eu fui tentar um dia. Aí eu botei 25 centavos, não deu em nada. 25 centavos, não deu em nada. 25 centavo, mano. Eu ganhei, tipo assim, deve ter cado uns R$ 50, >> tá? >> Só que para mim, pô, 16 anos, pé rapado da desgrama, né? É muita moeda que começou a cair de 25, eu perdi todas de novo no mesmo dia. >> Meu Deus. Então eu percebi, mano, nunca chegue perto disso porque você
é meio burro, Duda, com relação a isso. Porque você vai botando, ai não deu, ai não deu, aí vou tentar ganhar de novo. Aí não deu, aí não deu. Aí começa a pensar, mano, já perdi R$ 5, tenho que recuperar esses cinco e cinco e não recupera. Aí Os 50 conto que eu perdi foi que eu ganhei foi embora de novo e eu voltei sem nada. Só que aí tem gente, por exemplo, você pega a plataforma Bet, além do cara jogar lá o dinheiro que ele não tem, né, que é o dinheiro que vai fazer
fal aceito, >> é isso que você consegue se endividar com o negócio. Então assim, é um mal que tá destruindo a nossa população, infelizmente, por falta de educação financeira. Em um, dois anos de bet já Tem mais gente apostando em bet do que gente investindo, sendo que a gente tá há 20, 30 anos, Gustavo Serb anos aí ensinando sobre educação financeira, não vai. Por quê? Desespero para ganhar dinheiro rápido. >> Uhum. >> E esse é um dos chamarizes, né, dos cara. Aqui você é tipo o Megacena da Virada, mano. É uma vez de um dia
para outro você pode acordar milionário. >> Essa é a ideia da Bet. Então o cara vai Tentar para mudar de vida rápido. E outro motivo que faz a Bet ser tão em alta assim, ninguém estuda sobre investimento, moral da história, ninguém entende o que que é tesouro direto, o que que é CDB, que que é juros compostos, o que que é caixinha do do no bank do Inter, enfim, ninguém sabe. Só que a escalação do Corinthians, eu sei. Só que vê se o Palmeiras tem mais chance de ganhar do São Paulo ou não. Eu sei,
eu entendo de futebol. Então, é mais Cômodo para ele ir na bet, é porque lá ele sabe qual jogador é melhor ou pior. Então, ele vai lá e aposta. >> Só que aí ele é é não é investimento, é aposta. Ninguém investe na mega cena, >> né? É jogo de de azar, né? E >> o que que tu vê como saída para isso, >> cara? É a educação financeira e é trazer a responsabilidade. Porque o que que acontece? As pessoas não estudam sobre educação financeira, então elas acham que isso é investimento. Elas acham que O
pobre não tem como mudar de vida, elas acham que não tem como enriquecer. E tem, cara, qualquer pessoa pode ficar milionária, só que você vai ter que ter paciência e disciplina. Paciência e disciplina. Se você investir, vamos botar um valor aqui que não é nem baixinho, nem altíssimo. 500 conto por mês, velho. Vamos botar 500, >> cara. Se você bota ali todo mês quentinho, quentinho e vai aumentando 10% a cada ano, daqui a 20 anos você já Vai est milionário. Mas quem quer esperar 20 anos? >> Sim. >> Só quem não espera só faz cagada.
Daqui a 20 anos vai passar rápido, porque o tempo passa rápido >> e vai est mais pobre do que hoje. >> Aí vem o influenciador falando: "Ol, tá pagando hoje, tá pagando aqui, já fiz R$ 15.000 hoje." >> Assim, e é tudo fake, né? Conta demonstrativa, conta demo, né? Então a Solução, por isso que eu pego tão pesado, eu falo: "Mano, você é burro, caramba? Vai, vai ser anta o jum dos infernos". Sabe porque tem que dar um choque de realidade, não é assim, ei, meu amigo, não é muito prudente, não. Tem que ofender, tem
que ofender o filho de uma anta, os cara lá tá ganhando dinheiro porque você é burro e tá perdendo dinheiro da tua família aí, ô anta, sabe? Aí, tipo, mano, tem que dar um choque. Caramba, mano, será que é Isso? É, né? Então eu sou muito ofensivo com isso, inclusive vários vídeos já viralizaram com relação a esse esse ponto da da Bet e trazer a educação financeira mostrando que sim, investindo pouquinho em pouquinho, você muda de vida. Em um ano você consegue sair da pobreza, um ano fazendo renda extra. Mas mas eu eu assim eu
eu acredito muito no no teu trabalho e nessa na educação financeira e nessa possibilidade, mas eu eu vejo hoje a Bet, cara, como se fosse a legalização do craque. >> É. >> E com pessoas fazendo propaganda, tipo, fume uma pedra, é da hora. >> Sim. É, >> eu não vejo. Eu eu vejo já assim, pelo que eu conversei ali com algumas pessoas, com problema de saúde pública, que se o governo, tipo, não intervir, >> Uhum. Eu acho que a a tua educação não vai conseguir combater isso. >> Sim, não vai ser suficiente, né? Porque eles
são muito maiores do que nós educadores financeiros, né? >> E é muita gente. E e assim, cara, como fica uma pessoa depois que ela viciou ou depois que ela perdeu tudo, cara? O cara perdeu, tinha, o cara tinha 100.000 guardado, perdeu tudo. Cara, esse cara não se recupera psicologicamente não, velho. Rest da vida tá aquela ferida, sabe? Sim, sim. E é fogo, porque até no meio dos políticos tem alguns que ainda São contra, porque a os caras querem legalizar a Bet porque vai entrar muita grana de imposto. >> Sim. >> Só que tem o outro
lado dos políticos que pensam, vai entrar grana de imposto? Vai. Só que o nosso SUS, os hospitais públicos vão ter uma demanda muito grande de gente com ansiedade, com com hiper e é assim, com pressão alta, tentativa de depressão. Então é o que você falou, é questão de saúde pública, Porque isso gera problemas emocionais nitidamente, assim como uma droga, né? É uma droga >> sem contar o dinheiro escoando do país, né? >> Sim, sim. E aí é fogo, porque não só a vida da pessoa, mas o comércio tá sofrendo consequência disso. A galera tá mais
apostando em B do que comprando comida. >> A galera tá mais apostando em B do que comprando roupa. Então o varejo tá Sofrendo com isso, né? Então é é um mal. E a gente vai tentando ali com passos ali de formiga, às vezes tentar alertar o máximo de gente possível. Não caia nessa, isso vai te empobrecer. E aí a pessoa, só que a pessoa tem que, eu, eu falo muito fermento, sobre trazer responsabilidade, sabe? Não gosto desse papo de vitimismo. Ah, o governo nunca me ajudou, Danice, para mim também não. Ah, escola nunca aprendi, eu
também nunca aprendi porcaria nenhuma. Não é Por isso que eu vou ser burro a vida inteira, né? Então, trazer responsabilidade. Você já leu um livro de educação financeira? Não, não tenho tempo. Ai, mas tempo de ver jogo do Flamengo você tem, ô Anta, entende? Não é sobre não poder assistir jogo, é sobre distribuir o seu tempo de uma forma mais inteligente. >> Eu falo muito. Ah, porque mulher também tá crescendo para caramba o número de mulher que tá apostando em bet. Não tem tempo para assistir um vídeo de educação financeira. Não tem tempo de assistir
aqui o Sang Groselas sobre isso. Mas tempo para maratonar dorama você tem. Tempo para assistir Big Brother você tem, entende? Tipo, mano, eu eu meto o pau, cara. É, eu eu às vezes eu acho que eu até exagero um pouco, mas eu me irrito com brasileiro que perde tanto tempo assistindo Big Brother. Cara, você é muito anta, porque você é pobre, todo lascado, não tem Educação financeira e você perde o teu tempo assistindo um programa inútil, torcendo para que um cara que já caga dinheiro fique mais rico ganhando R 15 milhão e meio deais enquanto
você continua pobre. >> Você é o produto ainda impactado pela vida. Você dá mais dinheiro ainda por causa da sua audiência. Agora, o que que você faz para mudar tua situação? financeira. Ah, Duda, não tenho tempo. Tem um livro, o Almanax de Naval Ravican, que o cara fala, né? Dizer que você não tem tempo para algo, normalmente equivale a dizer que você não tem prioridade para aquilo. Você arranja tempo >> para tudo. Você arranja tempo. Se você descobrisse uma forma de ganhar R$ 50 por hora, você ia dormir 4 horas por dia para ficar trabalhando?
Então, a gente tem tempo. >> E aí é um ponto, uma observação. Eu não sou a favor daquela frase que todo mundo Tem as mesmas 24 horas. Eu não gosto dessa frase porque ela dá a entender que todo mundo tem a mesma distribuição de tempo. Um rico tem mais tempo do que um pobre. Um rico que tem empregada doméstica, um rico que tem chofer. Pô, já entrevistei, cara, no meu programa que tem motorista, vários motorista. Ele vai ter muito mais tempo livre do que a mãe que tem um filho inclusivo, tem três filhos, que tem
que dois, duas hor trânsito. Eu não concordo que todo mundo Tem as minhas 24 horas, mas eu concordo com a frase de que muitas vezes quando a gente fala que não tem tempo, é a mesma coisa que fala que eu não, isso não é uma prioridade para mim. Vou dar o meu exemplo. Eu trabalho para caramba, faço coisa para caramba, tenho nove empresas. Meu canal eu faço tudo sozinho. Eu não tenho funcionário, não tenho equipe no meu canal. Sou eu e meu celular. Eu que edito, eu que posso, eu que escrevo, eu que faço tudo.
>> Até hoje, porque eu amo. >> Ho, >> que que eu faço? Vi um vídeo interessante. Opa, tem um corte aqui do Srosell de 20 minuto. Assistir mais tarde. Na hora que eu vou lavar a louça, bota o vídeo lá. Caramba, vai cagar. Bota o vídeo, entende? Mano, a gente tem tempo, tá no trânsito, cara. Eu já fiz muita coisa, já li muito livro estando a caminho do meu trabalho. >> A questão é quanto você tá otimizando o Seu tempo para fazer alguma coisa útil que vai reverter em coisa boa para você >> e não
pras outras? >> Porque daí a pessoa, [ __ ] ela vai cagar da ela vai no tigrinho, ela vai cagar, assiste real, >> faz duas cagadas ao mesmo tempo, né? >> Aí aí vai minando ela, né? Sim, sim. Então eu levo muito essa responsa de não se vitimizar. >> Eu também estudei em escola pública a vida inteira. >> Eu também morei num lugar pobre a vida inteira. Eu também nunca tive um Nike quando eu era criança, adolescente. >> Mas cara, >> hoje ninguém bota um revólver na minha cabeça me obrigando a assistir a Fazenda. >>
Sim. A a grande questão é que existe uma loteria em que, pô, tu nasce mais [ __ ] ou menos [ __ ] Existe. E sempre vai. Tu pode nascer no Yemen, tu não treinar aqui, tu vai morrer de fome e é isso. >> Mas a questão é o que que tu pode fazer, que é a única variável que tu consegue interferir. E não é uma coisa que, tipo assim, [ __ ] é um discurso meritocrático de que vai estar diretamente ligado. Não, seu esforço vai te fazer ser o Elon Musk, cara. Não vai, >>
mas com certeza seu esforço vai fazer sua vida ser melhor. >> E esse é um ponto importante que nem o meu canal, ele não é para ensinar você a ser milionário. Ah, porque eu eu dei o Exemplo aqui do milhão, né? Mas assim, eu não gosto dessa tara pelo milhão. Ai, como que eu faço para ser milionário? É, o meu problema é resolver a pobreza. E a pobreza é o quê? Uma vida toda lascada, toda endividada, não tem dinheiro para fazer nada, não tem R$ 1 no banco. Isso é muito mais fácil de resolver do
que alcançar o primeiro milhão. Só que a pessoa às vezes ela fica com esse gatilho do milhão e ela percebe que vai demorar para caramba. Deixa quieto, Deixa eu curtir a vida, porque a vida é uma só, eu posso morrer amanhã, eu mereço. Aí vem todas essas frases de efeito, né? Crença limitante, né? sem perceber que sair da pobreza é muito mais rápido do que você bater 1 milhão. Que que eu quero dizer com sair da pobreza? Quitar suas dívidas para deixar de ser um endividado, juntar R$ 3.000 de reserva de emergência para você não
depender mais de dinheiro dos outros e começar a investir a ponto De ter 5, 10.000. Vou dar um exemplo. No meu canal tem um vídeo que eu postei em janeiro de 2024. Como sair da pobreza em um ano, >> tá? >> Viralizou, acho que tá com 2 milhões de view esse vídeo. Eu vou ensinar justamente isso que eu tô falando, pessoal. Vou te dar umas dicas aqui para te mostrar como dá para você ter uma vida decente. Não é milhão, ninguém tá falando de milhão. É deixar De ser esse pobre, lascado aí que você é.
Aí lá eu falo sobre fazer renda extra. Fundamental, obrigatório. Renda extra é um dos pilares da educação financeira. Ganhar dinheiro é o primeiro a perninha lá. Se você pega hoje, segundo a Sera, a média de dívida do brasileiro hoje, 4.000. Então, o cara tá devendo 4.000, não tem reserva de emergência, não tem dinheiro investido. Como que a gente resolve Isso? Tem várias formas de fazer renda extra. Uma das que pega muito bem aqui em São Paulo, o que eu mais recebo fermento de depoimento é a gente que tá fazendo Uber depois do trabalho e tá
mudando de vida. >> Uhum. Você faz Uber, vamos supor que o cara trabalha das 8 às 5, pega o carro às 18, faz Uber até às 11, >> 5 horinhas. >> É, você vai tirar aí, mano, uns entre 1000 e 100. E essa é a média. E os seguidores me comprovam isso, tá? Vamos botar R00. 1500 x 12 vai dar R$ 18.000 em um ano. 18.000. A média de dívida é quatro. Um ano fazendo isso, quita todas as suas dívidas, não tem mais dívida nenhuma, não deve mais nada para ninguém. Monta uma reserva de emergência,
vamos até diminuir R$ 1.000 por mês de renda extra, 12 pau no ano. Quita suas dívidas de 4.000, monta uma reserva de Emergência de 4.000 e começa a investir tendo 4.000. Mano, mudou o cenário. Por que, Duda, qual foi a mágica? Qual foi a feitiçaria? Qual que foi o segredo milenar que esconderam desde a época do Pitág? Nenhum. Você fez Uber, entende? >> E é qualquer outra coisa que pode ter. No meu canal tem um vídeo que também viralizou, chama 52 ideias de renda extra. Eu compartilho 52 ideia, >> [ __ ] É muito >>
uma hora de vídeo. Foi até pro domingo Espetacular por causa desse vídeo lá na Record. Mano, tem várias ideias e um monte de comentário de gente lá falando: "Duda, eu fiz a dica 12 e tô mudando de vida. Duda, eu fiz a dica 18 e já consegui quitar todas as minhas dívidas em seis meses." É matemática e >> todas com uma barreira de entrada, tipo, >> não é fazer? É, eh, sei lá, você ganhar dinheiro fazendo alguma coisa na internet, é você passear com cachorro. Mano, são muitas dicas que eu dou lá. Tipo, por exemplo,
tem um seguidor do canal que ele me mandou o depoimento. Uma das dicas que eu dei fazer evento de churrasco de fim de semana, >> tá? Se tu organizar, tu assar e tal, >> cara. >> É tipo assim, o cara vai fazer uma festa, mas não quer ter o trabalho. Chama um cara, ele criou um perfil lá no Instagram, eh, churrasqueiro, José, sei lá, n. Já, eu já contratei muita gente Fazendo isso. >> Sim, mano. O cara cobra R$ 300 por sábado. Pensa comigo. O cara trabalha 4 horas no sábado, come churrasco de graça, que
para mim é vai vale mais que um salário. Como eu amo churrasco, né? 300 conos por fim de semana, quatro fim de semana, R$.200 por mês, fazendo churrasco de sábado à tarde. Só que é isso. Vai ter sempre gente que vai falar assim: "Bora, Duda, vou pegar uma dica aí, vou fazer". E vai ter outro que vai Falar: "Não, não é justo não, porque o sistema não porque o governo não, porque o Lula, não, porque o Bolsonaro, não, minha avó. Caramba, mano. Então fica aí cagado, velho. Tem gente tá mudando de vida, você fica aí
reclamando, né? Eu eu tenho até um um ponto que é assim, eu falo muito de renda extra, aí o pessoal fica bravo. Ah, por que que eu tenho que fazer renda extra? Porque você nasceu pobre, caramba. Eu também nasci. Antes de ter meu canal, eu tinha seis fontes De renda além do meu emprego CLT. Nasci pobre, vou fazer o quê, né? Ou eu reclamo ou eu trabalho. Trabalhei e ajudou a ter uma vida de qualidade que eu tinha mesmo antes de ter meu canal. Não era rico, mas não devia nada para ninguém e tinha uma
vida OK. Você não quer fazer renda essa, tá bom. Qual que é a tua estratégia então? >> Cortar gasto. >> Exato. Você tem que ter alguma estratégia. >> Ou tu ganha mais, ou tu gasta menos. >> Tem é das duas uma, né? Então >> é matemática, né? A pessoa às vezes também não quer muito encarar a realidade assim. A pessoa, na verdade, ela quer que o presidente ligue lá e fala: "Fião, eu vi que você é pobre, tá aqui 50.000 de bolo." Não vai rolar. Então, se você não quer fazer renda essa, tá bom, mas
você tem que ter uma estratégia. Quem fala muito isso é o Napoleon Rio no livro Quem Pensa Enriquece. Ele fala duas coisas importante. Você quer mudar de vida, você quer, cara, alcançar a riqueza, você quer ter outro nível. Duas coisas você tem que ter. Primeiro, um desejo. Ele usa exatamente essa palavra, um desejo ardente. Quão agoniado, quão irritado, quão incomodado, quão inconformado você tá com a pobreza. Não, tá tudo bem, então. Então, então vai morrer pobre, porque se tá tudo bem, então tá tudo bem. Então Ele fala, mano, tem que haver uma inconformidade, uma irritação.
Não é possível, velho. Todo mundo viaja, todo mundo tem carro, todo mundo tem casa, todo mundo curte. Estamos aqui sempre lascado, desejo ardente e segundo uma estratégia para eu sair dessa desgraça. E a estratégia tem a ver com quê? Tá, tá ruim, meu emprego é ruim, não tô vendo solução, tô reclamando há 10 anos e nada muda. Qual que é a estratégia? Vou dar o exemplo de algumas. Fazer renda extra é A primeira. Ô, bora trabalhar. Ai, Duda, mas eu vou ter que trabalhar depois do trabalho, cara. Se você fez faculdade, por 4 anos você
teve que trabalhar e fazer faculdade à noite? >> Hum. >> Que custa você fazer por um ano esse esforço para mudar de vida? Renda extra. Não, não quero. Tá bom. Então vamos pensar em outra estratégia. Fazer um curso para mudar de área. Esse emprego podre que eu tenho aqui paga R$ 1.600. Não dá mais. Tá. Tá fazendo o quê? Já tá estudando para ir para outra área, para ir pra área de TI, pra área de estética? Sei lá. Esses dias eu gravei com a Natália Beauty lá no meu programa. Ela era uma mulher que tava
toda endividada, lascada, tinha uma filha desempregada. Ela falou: "Mano, sabe o que eu vou fazer?" E ela conta a história lá. Ela já tinha trabalhado como recepcionista nessas estética aí, bagulho de de sobrancelha, cílio de Mulher. Falou: "Mano, vou fazer um curso para aprender a fazer sobrancelha muito bem". Começou a fazer, começou a ganhar uma graninha e não tinha custo nenhum. É, é barato. É, é o quê? A pinça é um negócio ou outro. O equipamento não precisa ter um lugar. Ela ia na casa da cliente, eu vou até aí. Começou a ganhar. Começou a
ganhar. Abriu uma lojinha, abriu outra. Hoje, mano, a Natália Beauty R$ 12.500 ela cobra para fazer sobrancelha das famosas. Era uma Mulher que até pouco tempo tava desempregada, lascada, ferrada. Qual foi a estratégia dela? Vou pensar em algo novo para sair dessa que eu tô. >> Sim, >> né? Outra estratégia, vou estudar para concurso. Eu não acho que o concurso é perfeito, mas o concurso é melhor que 90% do CLTs no Brasil. Você trabalhar 6 horas para ganhar 8.000, 12.000, man. >> Mas eu ainda dessas possibilidades eu Ainda acho não tão, eu não faria, por
exemplo, porque depende do teu resultado ali, né? >> Então, tipo, pô, tu vai fazer churrasco, mano, só precisa aprender a fazer churrasco, pega uns canal e aprende fazer churrasco. Até sobrancelha deve ter uns cursos, tipo, >> não tem curso de quatro dias. você já começa a fazer, é, é muito mais fácil. Então, é só um exemplo, quer ver outro exemplo de estratégia? Ah, Duda, esse país é uma desgraça. Ah, Duda, que é injusto, mano. Você tá 40 anos reclamando. Vai embora daqui, caramba. >> É outro, >> né? Vai para Portugal, para Irlanda, sei lá, para
onde você quiser, mano. Tá enchendo o saco aqui, velho, né? Pô, se eu odiasse o Brasil, eu já teria me mandado faz tempo. Ah, mas não de certo, ué, você não tá ferrado aqui. Vai ser ferrado na Irlanda, então. >> Mas tu acha que os outros países têm mais possibilidades? Eu não é a opinião que eu a opção que eu mais gostaria, só que o ponto é entender que assim tem que ter algo. Qual que é a tua estratégia? Tudo que a gente fala não dá. >> Tá. Então qual que é a tua? >> Reclamar
até morrer. Eu já vi gente que foi pro exterior e deu muito certo. Já vi gente que foi pro exterior, não deu certo e voltou. Mas >> mas tu sabe qual a sensação que eu Tenho, cara? Que o a pessoa eh não é que o exterior propicia tu ganhar muito mais dinheiro, tal. Aí, claro, pô, se tu ganha $000 por mês, se tu ganha R$ 1.000, tu vive melhor com $.000 ali do que tu vive com R$ 1.000, né? Se tu fizer a conta de Isso nem convertendo o dinheiro, né? Só falando em qualidade de
vida ali, acho que essa conta é óbvia. Mas eu tenho a sensação que a pessoa sai daqui e ela se sujeita a fazer coisas que aqui ela não faria. O cara fala Tipo: "Porra, eu vou pra Austrália, vai fazer o quê? Vou lavar prato e fazerit". Exatamente. É, >> fazer extra. E aí funciona, pô. >> Acho que a pessoa tem vergonha às vezes, cara. >> Tem. E e esse é um problema. Tem uma outra frase que eu uso no canal. Renda extra não é coisa de pobre. Renda extra é coisa de gente inteligente. Qualquer pessoa
que é inteligente vai querer ter mais uma mais de uma fonte de renda. Eu, Por exemplo, hoje eu conheço um monte de cara ricão para caramba, >> mas não tem nenhum que eu conheço que não tenha pelo menos cinco fontes de renda. O cara tem empresa, o cara tem estúdio, o cara tem o podcast que dá dinheiro, o cara dá palestra que dá dinheiro, o cara faz a mentoria que dá dinheiro, o cara tem curso que dá, mano, é um leque de opções. >> Produto físico, >> produto físico, camiseta personalizada, Boneca ele vende. >> Agora
o pobre. Ah, não. Eu acho muito humilhante. Caramba. Não tem humilhante. é ser vagabundo. Para mim a humilhação é ser vagabundo. >> Tu já teve algum algum trabalho que tu fez que tu sentiu vergonha de alguma forma assim que tu tinha? >> Cara, ó, antes de ter meu canal, que que eu fazia? Eu era CLT, horário comercial, eu tinha uma banda de músicos para casamento, então eu tocava Principalmente sábado e domingo, né? 100% era sábado e domingo, então já perdia meu fim de semana, mas conseguia uma graninha ali. >> Eu aprendi a fazer site naquela
plataforma Wix no YouTube. Aprendi a fazer site. Que que eu fazia? Opa, tudo bom? Eu vi aí na lanchonete, coma bem que vocês não têm site. Vocês não querem que eu faça por R$ 300? Opa, eu vi aí que a joalheria de vocês, eu vi aí que a igreja não tem, eu vi aí que a escola Não tem. Cara, tem uma vez que eu ganhava R$ 400 e fazia um site em uma madrugada. R$ 400 eu ganhava 3.000. Fiz bastante site, >> então eu fazia site, eu aprendi pelo YouTube a editar vídeo. Então eu editava
vídeo de podcast, de gente que queria gravar clipe, né? Eu aprendi, eu tinha o meu canal de música, que é o primeiro canal que eu comecei no YouTube, né, que eu ensinava como tocar violão, bateria, teoria musical. Me dava ali, esse canal Nunca me deu tipo R$ 300 assim. dava mais ou menos, não mudou minha vida, mas era 10% do meu salário CLT. Então eu fazia isso, eu dava aula particular, então dava aula particular de música também indo na casa da pessoa. Qual que é o teu custo? Nenhum, cara. É ir e falar. Exato. Eu
não tenho que comprar equipamento e aparelhagem, né? Eu ia e fazia. Outra coisa, eu tocava em casamento e quem já casou sabe que normalmente o Bifet enfia a faca. Qualquer coisa que você quer eles enfia a faca. Ah, eu quero um microfone pro pro preletor, R$ 450. Ah, eu queria eu vou levar uma banda, eu queria uma caixa de som, tal, R500. Aí toda vez que eu ia no casamento, eu vi o pessoal reclamando, mano, os cara mete a faca. Que que eu fiz? Vou comprar duas caixas de som, um kit com quatro microfones. Vou
começar a alugar para otimizar minha renda. Eu alugava por R$ 800 as duas caixas de som com o tripé, microfone sem fio pro preletor, os microfone pra banda, cabo e tudo mais, R$ 800. Em quatro casamentos, eu já recuperei todo o dinheiro que eu gastei. A partir dali, eu ganhei R$ 800 a mais em cada casamento. Então, é uma questão de inteligência você pensar como que eu posso otimizar minha renda. Hum. >> Quer ver um exemplo? Eu tava esses dias numa lanchonete, sei se no Sul, né, que vocês são do Sul, é Comum, mas aqui
é muito comum. Você vai numa lanchonete e tem aqueles tipo um pedaço de papel que se coloca embaixo do prato. >> Uhum. >> E aqui no papel tem o nome do boteco e tem farmácia da do José >> mecânico pedreiro. É. É. Dentista sorriso alegre. Mano, o cara tava falando, os caras me paga R$ 300, R$ 400 cada marca para est nesse papel, mano. O cara é inteligente e ele e a própria Pessoa imprime, >> [ __ ] Não sabia disso. >> É, aí ele botou lá. Então assim, como que eu posso otimizar? O que
que dá para eu fazer para ganhar mais dinheiro? Eu mesmo, cara, hoje o meu salário só o que eu ganho do YouTube é é 20 vezes mais do que eu ganhava antes por mês. Eu poderia falar: "Não, tá tudo bem, já tem uma vida boa. Por que que eu vou parar isso? se eu posso ganhar dinheiro com outras coisas, por que que eu vou parar por Aqui se eu posso começar a dar palestra? Por que parar por aqui se eu posso fazer um link de afiliado e toda vez que eu divulgar algum livro, a pessoa
comprar pelo meu link e eu ganho a comissão, entende? Então, por que parar >> se eu posso ter mais fontes de renda? E aí é o problema muitas vezes da pessoa, ela acha que ela vai mudar de vida só com o trabalho fixo CLT dela. >> Hum. >> E às vezes não é um trabalho bom que Paga bem ficar desse primeiro pilar que tu falou. Exato. De ganhar. Como é que eu otimizo para ganhar dinheiro? Porque para você investir, você tem que ganhar, né? Eu falo muito de investimento, é obrigatório, é importante. Mas o investimento
não serve para te dar dinheiro. Investimento serve para multiplicar o dinheiro que você ganha trabalhando, ainda mais pro pobre. Pro rico. Às vezes o rico já tem lá 50 milhões, mano. O cara ganha 500.000 1000 Por mês só de renda passiva. Agora, pro pobre, o trabalho dá muito mais dinheiro que o investimento. Eu vou vamos pensar num exemplo aqui. Eu botei R$ 1.000 hoje num CDB legal, seguro, tranquilo, conservador, que paga 10% ao ano. Tá ótimo, parabéns. Você é muito inteligente, tá? É isso mesmo. Só que esses R$ 1000 daqui a um ano vão se
transformar em R00. Pô, R$ 100 eu faço em um dia fazendo um bico de pedreiro na obra, enchendo uma Laja eu ganho 150 conos. Agora pegar, sei lá, água para vender que >> Sim. Sim. Então qualquer negócio vai te dar mais dinheiro porque é mais rápido. Vamos pegar um exemplo. Hoje os investimentos estão pagando 10% ao ano. >> Hum. >> Faz de conta que você pega uma, compra uma garrafinha de água por R$ 1 e vai num show vender por dois. 100% de rentabilidade em cada água. 10 vezes mais do que o investimento. Então, é
Muito mais inteligente você trabalhar e aumentar suas fontes de renda para ter cada vez mais dinheiro para você investir e ver o seu patrimônio se multiplicar. Então eu fiz aquele vídeo, né, como sair da pobreza em um ano. Tem um monte de depo e e o legal, né, ô Fermenta, é que quando você tem um canal no YouTube, os comentários são públicos. Ah, Duda, não acredito. Vai ler lá, caramba, tá lá no vídeo, né? Tem um monte de comentário, Duda, eu comecei em Janeiro querendo mudar de vida até dezembro. Em maio eu já quitei todas
as minhas dívidas e já tô com minha reserva, entende? Só que é o sacrifício. E é mais fácil apostar na bet do que vender bolo de final de semana. Tem uma seguidora que ela tá fazendo o quê? Inclusive, tá no depoimento dela lá. E eu postei um story também mostrando. Uma das rendas extras que eu dei vender doce no seu trabalho. Não tô falando de sair na rua. Ah, se eu tinha perguntado Se teve alguma coisa vergonhosa, né, cara? Eu eu sempre tive essa cabeça, vergonha de ser vagabundo. Se eu fosse um vagabundo que fica
coçando a bunda, eu teria vergonha de mim mesmo. Agora trabalhar, cara, se é correto, é legal, mano, vai que você merece aplausos, né? Então, nunca tive vergonha de fazer nada. Já teve uma coisa ou outra que foi assim um pouco constrangedora, mas é que aí eu já sou mais cara de pau. Então, por exemplo, tem um vídeo no canal que Eu mostrei eu fazendo renda extraendo paçoca na rua, >> tá? >> Então, o que que eu fiz? Comprei uma caixa com 100 paçocas por R$ 18. Comprei uma cartolina na papelaria amarela. Aí coloquei um cordão
aqui e escrevi aqui, né? É Viagra R$ 30. paçoca R$ 1, né? Que falam que é afrodisíaco, né? Para chamar atenção. >> Sim. Ficou engraçado. >> Ficou engraçado, ficou legal. E aí do Outro lado coloque coloquei um papelão também e às vezes eu virava: "Me ajude a construir a minha casa paçoca R$ 1." Saí vendendo e tá no vídeo tudo que eu tô falando, a nota fiscal da paçoca, o meu lucro e tal, filmei tudo. Ficou bem legal esse vídeo, inclusive. Mano, paguei R$ 18 sem paçocas. Em 1 hora15 eu ganhei R30, se eu não
me engano. 1 hora R$ 130. Sempre tem gente que dá mais. >> O brasileiro é uma galera gente boa, mano. Ainda mais que o brasileiro admira quem tá trabalhando, sabe? E teve muita gente que chegou e falou: "Mano, tá aqui R$ 5 aí, tal passço não, não precisa não, só para te ajudar mesmo." E a gente é pobre porque eu tava na porta da estação de trem da Lapa. Você vê como tem gente que é pobre e é generosa e às vezes tem rica é muquirana, mas também acontece o contrário, >> né? Tem rico que
tem a cabeça da hora e Vem pobre, que é mala para caramba e é meio idiota, né? Então, cara, em 1 hora e 15, 1 hora20, eu fiz um lucro de 130 conto. Se eu fizer isso >> 4 horas, >> é 4 horas, ou então que seja uma hora e pouco, só que duas vezes por por de sábado e domingo dá 200 e pouco por fim de semana, R$ 1.000 por mês, uma hora por sábado. Não tô falando para trabalhar 12 horas no sábado, só que quem quer fazer isso, entende? Então eu Tento ser exemplo
pra galera, mostrando como ganhar dinheiro, como fazer as coisas, né? Aí essa seguidora lá do canal, uma dica que eu dei foi: se você tá no teu trabalho e você, por exemplo, faz faculdade, vai ser difícil você fazer renda extra. Compra aqueles potes de doce de leite, pé de moleque, aqueles negócios maria mole, sei lá de quê, leva pro seu trabalho e vende pros funcionários. Aí ela fez o quê? Toda semana ela compra um pote daquele, bota Lá na mesa dela e deixa lá um aviso. Eh, R$ 2 o doce. Ah, deixa aqui o valor
ou anote o nome, depois eu cobro. Cara, ela tá tirando R$ 150 por semana, 600 pau por mês. Qual que é o trabalho dela? Zero. Ela só tem que ir comprar de vez em quando do lado da casa dela um pote novo quando acaba, entende? Então é a inteligência, >> cara. Como que eu posso ter inteligência para ganhar mais dinheiro? Sim, às vezes é tão simples que parece até mentira, Né, cara? Sim, sim. Só que é exato. Só que é que postura da pessoa, né? Tipo, é a pessoa olhar um vídeo teu que são 52
ideias, né? Ideias. É. >> E ela achar uma desculpa para não fazer nenhuma das 52. >> Aí aquela história do >> do tinha dois monges meditando, né? E aí tinha um um cachorro ali chorando que tava com dor, que tava alguma coisa. Aí o discípulo vira pro mestre e pergunta: "Pô, mestre, mas tu não vai ajudar o Cachorro ali tá com dor e tal?" Daí ele fala: "Quando doer o suficiente, ele mesmo vai tirar o que tá machucando ele." >> Ah, tá, tá. É, é bem isso. >> Então, às vezes é exatamente essa parada. >>
E tem um outro ponto também que eu gosto de falar bastante, que é a questão da mentalidade. Qual que é a diferença entre a pessoa que tem mentalidade rica e mentalidade Pobre? E eu não tô falando de gente rica e gente pobre, eu tô falando de mentalidade. Tem gente que é rica que tem mentalidade pobre. E tem gente que é pobre, mas tem mentalidade rica e vai mudar de vida já, né? Inclusive eu gravei com mochileiro Rick lá no meu programa, bem legal. O cara mora ainda na comunidade e tal. Aí a gente tava conversando,
ele falou: "Ah, Duda, eu espero ficar rico". Eu falei: "Não, mano, você vai ficar rico?" É que não Não é será vai por quê? Porque a tua cabeça já é de rico. Você já entendeu a jogada. E aí uma coisa que eu falo, né, gente? que tem mentalidade de rico, use o dinheiro que ganha para produzir e multiplicar o dinheiro. Quem tem mentalidade de pobre usa todo o dinheiro que ganha para consumir coisa. >> Hum. Usa o fre, >> só compra coisa e o dinheiro vai sempre pra mão do rico, entende? Tanto que olha que
louco essa pesquisa que eu vi esses Dias, mano. Eu tava vendo da Patrícia Lages lá na Record. Ela falou, fizeram uma pesquisa, não sei se foi na Suíça, sei lá onde é que foi. Eu achei animal isso, porque tem tudo a ver com isso. Você tem que ser inteligente, não só rico. Ela falou que nesta pesquisa que fizeram, se não me engano, se pegassem todo o dinheiro do mundo, todo o dinheiro que existe nas empresas, no Elon Musk, eu, você, todo o dinheiro Que tá rodando, eu acho que ia dar tipo assim 10, qu trilhões
de de reais. Se dividisse esse valor igualmente para cada um dos 8 bilhões de pessoas que existem, cada ser humano no planeta Terra ia ficar com mais ou menos R$ 320.000. >> [ __ ] velho. Bastante, >> tá? R$ 320.000. Só que aí a pesquisa fala, em menos de 5 anos, quem era rico vai voltar a ser rico e quem era pobre vai voltar a ser pobre. >> Tu tu acredita nisso? >> Então, por quê? Por causa dessa questão da mentalidade. Aham. >> Quem é rico não usaria os 320.000 para comprar coisa. >> Usaria os
320.000 talvez para montar uma empresa, talvez para fazer um negócio, talvez para vender um produto, vender um serviço. Enquanto a pessoa que tem mentalidade pobre, ela aos poucos ia usando esses 320.000 para comprar coisa de quem tá fazendo >> e da ia botar no bolso do cara, >> que é o problema que é que é isso, né? É por isso que eu falo, não é questão de ser pobre ou rico, é de ter uma mentalidade mais inteligente, né? Tanto que tem o pessoal que fala, né? Dê R$ 10.000 para uma pessoa inteligente e ele vai
transformar em R.000. Dá 10.000 para uma pessoa que não é inteligente, ela volta com iPhone, né? Então tem um pouco a ver com isso, sabe? Não dá para generalizar. E eu sei que tem várias Situações. Tem gente que realmente tá desempregado, tá? Passou por um perrinho, perdeu tudo na pandemia. Só que tem esse ponto, principalmente no Brasil, da cultura da do da do consumismo, de você ficar comprando coisa o tempo todo e assim o teu dinheiro sempre vai pra mão do rico. Eu sei que tem dinheiro que a gente gasta para comprar o leite, a
farinha, o arroz. Só que tem muita gente que ganhou dinheiro, nossa, juntei aqui 5.000, Gasta tudo para comprar um relógio e volta sempre a estaca zero. Então, por mais você curta a vida, é obrigatório você sempre pegar uma parte do dinheiro e separar para você, para que você tenha 5.000, 10.000, 20.000, 50, 100.000 e um dia você tem um patrimônio, né? O grande problema é a pessoa que só gasta tudo para mandar pra mão dos outros. Então não dá para ter certeza se todo rico realmente voltaria a ser rico e todo pobre voltaria a ser
pobre. Mas o que eu sei é que quem tem essa mentalidade de só consumir, de fato, os 320.000 dela vai pra mão do outro. Enquanto a pessoa mais inteligente pensou: "Como é que eu posso montar um negócio com esse 320.000? Será que eu posso montar uma franquia que nem, por exemplo, cara, tinha a gente, pô, faz tempo isso, mas eu lembro da época do show do milhão. Uma vez teve uma mulher que ganhou lá, acho que 400.000 1 do show do milhão comprou uma BMW, entende? É, é isso, né? É tipo, não tem notão, não
tem noção nenhuma. Ela usou todo o prêmio dela para comprar um carro que é um bem que deprecia absurdamente. >> Na hora que ela comprou, já não vale 400.000. >> Na hora que ela comprou, ela já não vale 400.000, já não tem dinheiro para botar gasolina, né? Então assim, é essa esse tipo de mentalidade. Tanto que tem outra frase no meu canal que eu falo bastante. O inteligente quando ganha dinheiro Continua inteligente. O burro quando ganha dinheiro continua burro. Então o teu problema não é não vai ser resolvido com dinheiro, vai resolvido, ser resolvido com
conhecimento. Porque se você ganhar dinheiro, mas continuar meio burro, você vai fazer burrice. Esses dias o Ronaldo fenômeno falou num podcast aí, né, que acho que 80% dos jogadores ricos que param de jogar depois de 5 anos já tá pobre de novo. Como? Por quê? Porque Burro faz burrice. Tanto que tem o livro Segredos da Mente Milionária, o T. Harve Ecker, que é o autor, ele fala: "O nosso enriquecimento sobe na mesma proporção que o nosso conhecimento, só que quem quer estudar?" >> Tu acha que é é uma afirmação preconceituosa? Dizer tipo que o pobre
é burro? >> Cara, por isso que eu gosto sempre de fazer esse ponto. Tem rico que é burro, Por exemplo, jogador de futebol não é pobre, não é burro. E por outro lado tem gente pobre para caramba. Cara, olha essa história. Olha que louca. Essa essa eu acho que foi um uma das convidadas mais top que já foi no meu programa. E ó, que eu já chamei praticamente todo mundo que é top. Cleusa Maria. >> Hum. >> Foi lá no meu programa Pobre Show, que é um programa de entrevista que eu tenho toda segunda noite.
Cleusa Maria, pensa numa pessoa pobre, mano. Pobre, tipo, pobre nível hard. Pega nós tudo que era pobre e de tira metade. >> Tá pobre, mano. É. Essa palavra aí é com F, mano. Pobre, morava na roça, não tinha dinheiro, o pai morreu, tinha nove irmãos e elas acho que com 14 anos era mais velha, se não me engano, ela teve que começar a cuidar de todos os irmãos mais novos, porque a mãe saía para Trabalhar, para tentar sustentar. E ela começou a trabalhar como empregada doméstica, >> tá? >> Trabalhava. >> São nove, irmãos. É, é,
é. E ela virava, faria, fazia tro de diarista, faxineira e tinha que tentar cuidar e deixava enquanto tava na escola, sei lá como que era a logística dela. Trabalhava empregada, dinheirinho ali ralado, ralado, ralado. E ela falando no Programa, Duda, eu era pobre, mas minha cabeça não não lembra que eu falei do desejo ard indignação, eu não vou morrer pobre. Ela falou: "Eu vou mudar de vida porque eu não vou viver nessa pobreza aqui para sempre, não. Por isso que eu falo, cabeça diferente vai produzir resultado." Começou a trabalhar, trabalhar, trabalhar. Aí até que algum
momento alguém chegou para ele e falou: "Cleus, você não quer fazer uma uma renda extra, vender bolo alguma coisa?" Bora, bora, pode dar uma graninha? Pode, então vamos. Começou a vender bolo, aprendeu a fazer bolo. Vou começar eu mesmo fazer o bolo. Fazia bolo, ia nas casas, trampava, vendia, tal, vendia, vendia, vendia. Conseguiu montar uma lojinha de bolo. >> Jesus, cara. Mas eu imagino, eu fico pensando na dificuldade por serem nove, alimentar no pessoas. >> Por isso que eu falei, pega todos nós e tira tudo. Era a situação dela, muito Mais difícil. começou a vender,
vender, vender, montou uma lojinha, conseguiu focar só na loja, vendia, vendia, vendia, vendia, começou a ganhar uma graninha. Pessoal começou a chegar e para lá ela falar: "Ô, Cleusa, você não vai comprar um carro não? Você vai comprar uma bolsa? Tem que andar melhor, você tem que andar." Não, minha prioridade não é essa. Minha prioridade é sair da pobreza. Eu não quero ser uma pessoa pobre que tem coisa que rico tem. Eu quero ser rica. E a galera começou a falar: "Nossa, que muquirana. Por que que você não faz isso? Por que que você não
compra isso? Não presta uma marca melhor, uma blusa mais cara. Não. Vendeu, vendeu, vendeu, abriu outra loja. Vendeu, vendeu, vendeu, abriu outra loja. A Cleusa Maria é dona da Sodier, que é a maior confeitaria do Brasil, tem 400 e poucas franquias no mundo todo, inclusive na Flórida, Miami, no ano passado, eles faturaram acho que R$ 800 milhões de reais. >> Meu Deus. >> Entende? Então assim, não é que o pobre é burro e nem que o rico é inteligente. É questão de que se você começar a abrir a tua mente para coisas melhor, por isso
que eu falo de educação financeira, qualquer um vai ter a oportunidade, só que você tem que ter uma cabeça diferente como a Cleusa Maria tinha, >> e manter a cabeça diferente >> e manter e não se deixar levar por bet, Não se deixar levar por marca, por ostentação, por bolsa cara. A Cleuser falou lá no programa, Duda, eu já tinha como comprar essas coisas, mas eu queria mudar minha vida. Eu não queria ser um pobre com bolsa cara. >> Sim. >> E é isso que é o mal do o brasileiro se acostuma com a ideia
de ser um pobre com Apple Watch. >> É porque a maioria da das pessoas aí, eu acho, se tu for fazer conta, tipo, a Família que tem um carro, cara, se tu fizer conta, eles não deveriam ter um carro. >> Aham. >> Tipo, só que a pessoa não tá pronta para encarar essa realidade, se dng grrade, né, de não ter um carro. Sim. >> E é difícil, cara. Eu eu eu entendo porque sempre é difícil. Tipo assim, >> é, >> eh, eu passei por um certo nível de ascensão econômica e o desejo de ter Algo
do próximo nível que eu já poderia ter se eu forçar um pouquinho a barra, ele sempre existe. Assim como >> tu deve passar muito por isso. Tipo, >> existe a possibilidade, pô, tu poderia ter um carro ultra esportivo, tu já poderia ir hoje lá e comprar, >> mas >> não é sobre isso, não é prioridade, não é hora certa, é respeitar a hora certa, >> sim. Talvez tu até queira ter, só que tu entende que, tipo assim, tu vai estar Jogando um jogo que não é ainda o o time. >> É, eu gosto muito de
falar que na vida a gente tem que ter dois momentos. Tem que ter a hora de acumular e a hora de usufruir, >> tá? >> E aí tem dois erros que as pessoas podem cometer aqui. Primeiro, >> você com certeza já assistiu um episódio do Sangrosell e se imaginou debatendo ou conversando com o convidado. Bom, nós Fizemos isso acontecer. O universo cognitivo é a comunidade para quem não quer só consumir o conteúdo, para quem quer interagir, debater, conversar, ter aulas exclusivas e poder de fato viver o conteúdo. Temos encontros semanais ao vivo comigo e com
convidados Sem Grosella, onde você vai ter a oportunidade, além de ter uma aula exclusiva, de poder debater, interagir, fazer perguntas e questionar ali o convidado frente à frente. também terá Acesso antecipado aos episódios do Sang Grosella, podendo acompanhar as gravações em tempo real e podendo inclusive interagir e mandar perguntas que serão respondidas ao vivo. Você também terá acesso a eventos na Mansão Semélia, onde você vai poder, além de conhecer convidados do Srosélia, também interagir com os outros membros lúcidos da comunidade, vivendo uma experiência exclusiva. Clica aqui embaixo no link da descrição para descobrir como fazer
Parte, >> que é o que mais se acontece, querer usufruir antes de acumular. Ou seja, eu já quero ter um celular caro, sendo que eu ainda tô endividado, não tenho reserva de emergência, não tenho dinheiro no banco. Você não tá respeitando que você tem que passar 1 2 3 anos acumulando para você curtir a vida com passo a saúde emocional que a gente começou falando aqui. >> Hum. Às vezes você tá na balada lá em Floripa lá, uhu, só que por dentro você tá agoniado, mano. Não tenho dinheiro para pagar essa vodica aqui, né? Então,
respeita a hora, acumula patrimônio. Quanto? Você que sabe. 10.000, 20.000, 30.000, não sei. Cada um vai ter uma realidade para depois você começar a usufruir, não parcelando no cartão porque eu tô todo ferrado, mas usufruir porque eu tenho dinheiro e tenho uma vida financeira em ordem. E o segundo Erro é o da pessoa que só acumula e nunca vem pra parte defruir. >> Sim. O bar >> é tipo, é gente que, mano, o cara tem muito, mano, já dá, né? Já deu. Aí entra gente gananciosa, entra gente que, tipo, aí sim eu faço sentido aquele
tipo de frase que caixão não tem gaveta, sabe? Tipo assim, mano, você já ralou, velho. >> Mas pode ser o pobre falando que cachorro não tem gaveta, né? Tem, tem. É, então, por exemplo, tem Muita gente que, mano, o cara já é multimilionário e continua trabalhando 6 horas por dia sem tempo pra família. Faz sentido, mano? Você já você já acumulou, bora viajar, bora curtir. Então, são dois erros. Um é não ter o período de acumular e já querer usufruir. E o segundo é nunca ir para o pro outro nível. Mas isso também não significa
que a pessoa nessa jornada ela não vai melhorar um pouco, tipo >> vai subindo, >> pô, que não pode se vestir um pouco melhor, que não pode, pô, talvez, ah, não, talvez agora seja a hora de eu ter um carro. Qual carro? A Ferrari, não. >> Aham. >> Calma, né? O >> Audi não, a BMW não. Então tem que ter esse esse balance. >> E é prazeroso, né? Eu falo assim, quer ver um outro erro que tem a ver com isso que você tá falando? O brasileiro ele aumenta o nível de vida dele Conforme o
salário aumenta. E isso é um problema. Por quê? Se o cara ganha 3.000, ele gasta três, continua zerado. Salário sobe para quatro, o cara começa a usar leite condensado Nestlê, Nutella grande. Eu mereço. Subiu. Isso é um erro. Por quê? Porque você sempre vai gastar tudo que você ganha. Que que eu gosto de pensar? Que o seu nível de vida suba à medida em que os seus investimentos sobem, não o Teu salário. Tipo assim, você quer gastar 500 pau por mês, investe 500. Você quer começar a gastar 1000 por mês, >> começa a investir 1000.
Por quê? Porque assim você vai est subindo o teu nível de vida proporcionalmente ao tanto que você tá subindo teu patrimônio. >> Tipo, tu quer ter um carro, opa, não é quando tu ganhar 20.000 por mês que tu pode ter um carro, é quando tu talvez >> juntou R$ 200.000, talvez seja um carro. A renda passiva daqui não pode pagar a Parcela do carro, por exemplo. E eu gosto dessa estratégia porque se você aumenta seu ritmo de vida conforme o teu salário, você vai sempre gastar tudo e vai continuar no zero. E se ficar desempregado,
você tá ferrado. Agora, se você aumenta o seu nível de vida na mesma proporção que seu investimento, você vai estar sempre vivendo cada vez melhor e sempre vai ter um patrimônio cada vez maior para evitar que você passe fome lá na frente, para evitar que Você dependa da mixaria do INSS, que hoje de cada três aposentados no Brasil, dois ganham um salário mínimo, que não dá para porcaria nenhuma, né? Então tenta assim: "Ah, eu queria tanto subir de vida, então aumenta os seus investimentos também. Tenta usar essa prop, não que é uma regra exata, é,
mas a ideia é essa, né? Porque assim você vai melhorando aqui e melhorando também teu estilo de vida, a segurança financeira da tua família, senão a Inflação corrói tudo. >> Tem tem acho que tem um vídeo teu também que é bem viral que fala sobre o a a magia dos R$ 5.000. Que que exatamente quer dizer isso? >> Esse vídeo tinha muito canal. Por isso que eu falo que o meu canal é para pobre. O meu discurso é sempre uma realidade, mas ô mano, é pé no chão, velho. Também não é assim. Ah, como alcançar
200.000 em um mês. Não, isso aí não existe pro pobre. Então tinha muito Canal que falava assim: "A mágica dos 100.000, a tua vida muda quando você junta 100.000". Só que o cara fala: "Isso como se fosse pouco." Caramba, velho, 100.000. Brasileiro ganha dois pau. Vai demorar 30 anos para juntar 100.000. Então eu baixei a régua e eu pensei em alguns pontos, né? Então eu fiz um vídeo assim, por que que a tua vida muda quando você junta R$ 5.000? 5.000 tá OK, né? Não é um Nossa, mas também Vai exigir um esforço, mas também
não um impossível. Por quê? Inclusive, por que que eu fiz esse vídeo? Vocês v, eu tava num evento lá no Rio de Janeiro autografando meu livro. Aí tem a tem a fila lá, o pessoal ia vindo, eu autografava. Aí chegou uma senhora para autografar e ela falou: "Duda, Duda, olha isso, Duda." Ela me mostrou o celular dela. R$ 5.000, Duda. Nunca tive tanto dinheiro na minha vida, mano. O Zói dela brilhava e eu fiquei maior emocionado, que senão, se não me engano, ela era uma empregada doméstica. Ela tinha juntado uns 5 pau e 800 já.
Aí eu fiz o vídeo pensando assim, quando você junta R$ 5.000, primeira coisa que vai acontecer, você vai perceber como é prazeroso ter dinheiro na conta. Saúde emocional, Duda. Ah, pela primeira vez na vida, eu posso ficar em paz, eu posso trabalhar em paz, Eu posso viver em paz, eu não tô ferrada com 5.000. Segunda coisa, quando você junta 5.000 para quem é mais pobre, você teve que se esforçar. Não é de uma hora para outra, é grana, é dozentinho todo mês ali, é 13º, tal. Você sabe que você teve que se esforçar para juntar
esses cinco pau. Moral da história, você não vai gastar com qualquer idiotice porque você viu o esforço que você fez para juntar essa Grana. Que nem hoje. Por que que a galera gasta tanto com cartão de crédito? Porque você nem vê o dinheiro sair. Eh, passa aí, você não vê. Antigamente, quando a gente ainda usava dinheiro na carteira, eu lembro que quando eu tinha uma nota de 50, eu não queria gastar nem ferrando, >> porque depois que ela quebrou, >> já era, já vai embora, some, né, 50. Então eu lembro que quando eu tinha 50
eu não gastava, ficava dois meses na Carteira aqui, né? Dinheiro no banco é a mesma coisa. Pera aí, 5.000. Mano, eu ralei, eu me esforcei. Eu não vou gastar tudo de uma hora para outra, sendo que eu demorei um ano para juntar isso. Eu não vou comprar um relógio de cinco pau e voltar para estaca zero. Tua cabeça muda. Terceira coisa, quando você junta 5.000, falando em em rentabilidades hoje, né, no meio do ano, vai pingar mais ou menos uns R$ 50 por mês na tua conta. Caramba, mano. Não é que funciona esse negócio de
investimento e renda passiva? Olha, eu botei 5000 e tá 550. >> Já paga uma almocinha, >> já dá para fazer alguma coisa. Você começa a perceber que dinheiro gera dinheiro. É o que eu tava conversando aqui, o Gabriel antes de começar, mano, quanto mais rico isso é, mais benefício você tem nessa vida. É um negócio que é fogo. É, é até injusto. Eu tava falando, né? Primeira vez que eu comprei um, que Eu tinha um cartão internacional, eu fui na sala VIP do aeroporto. Cara, eu fiquei indignado. Eu falei: "Mano, não é possível, velho. O
rico que é milionário come de graça aqui e o pobre tem que pagar 30 conos uma coxinha fria lá fora, né? Por quê? Quanto mais dinheiro você tem, mais benefício você tem na vida. >> Sim. Fácil. >> Então você começa a perceber que olha, 5.000 já tá me pingando dinheiro. Opa, tem algum lugar que às vezes quando você Tem 6.000 você já pode ter um cartão com sala VIP no aeroporto. Caramba, comecei a desfrutar de um bagulho que eu nunca tive, né? E o último ponto é que qu você percebe que quanto mais dinheiro você
tem, mais fácil é dobrar aquele dinheiro. Por exemplo, do zero até os R$ 5.000 é muito mais difícil e trabalhoso e demorado do que do 5 aos 10. >> Uhum. >> Por quê? Porque dinheiro gera dinheiro. Tanto que assim, você tem 100.000, 1000 chegar nos 200 é muito mais fácil do que dos 10 chegar nos 20 por causa dos juros compostos. Então são várias coisas que mudam imprevistos também, né, cara? Tipo, se cara, tu não tem dinheiro guardado, deu imprevisto aqui, ah, queimou uma parada que tu tem que trocar, >> é, >> cara, tu se
fodeu, tu vai parcelar e meu Deus do céu, meu Deus, cara, se tu tem Dinheiro na mão, deu merda, tu, opa, vou ter que solucionar, eu resolvo. >> Quanto que é tanto à vista? tu tu já economiza dinheiro só nessa negociação e sempre tem um descontinho à vista, cara. >> Sim. E essa é uma outra característica da pessoa que tem mentalidade inteligente, da pessoa que tem mentalidade não inteligente. A pessoa que tem mentalidade inteligente gera dinheiro. A pessoa que tem mentalidade ignorante depende de Dinheiro dos outros. Que que eu quero dizer com isso? Vamos lá.
Eu tô devendo 4.000. Pessoa inteligente, qual renda extra eu posso fazer para juntar R$ 4.000 em 6 meses? Pá, pá, pá, pá. Tá aqui, quitei. Pessoa que tem mentalidade ignorante. Qual cartão, qual empréstimo, qual agiota, qual limite, qual cheque especial eu posso usar para pagar isso aqui? A pessoa que tem mentalidade ignorante, ela sempre depende de dinheiro dos outros para resolver bucha. Sim, ela não quer resolver, ela quer protelar ali. >> Sim, vai arrastando que uma ou amanhã Deus pertence, né? Então, por exemplo, reserva de emergência. O que que é reserva de emergência? É um
dinheirinho que você tem guardado paraa emergência, como esse exemplo que você deu. Puxa, estourou a geladeira, queimou o chuveiro, furou o pneu. O cara que não tem reserva de emergência, vou usar mais um cartão de crédito do outro banco, Usar o limite e me enrolar. Mas eu resolvo. A pessoa que tem reserva de emergência, eu tenho daqui, pá, paguei, tá resolvido. Entende? Isso é uma questão de mentalidade. Tudo tem a ver com cabeça, na verdade. Só que você vê, esse é o tipo de coisa fermento, que eu nunca fui apresentado, nunca ninguém me ensinou isso
na vida. >> Tu aprendeu apanhando. >> Fui aprender depois que eu criei um canal, agora tenho que estudar para Aprender, porque eu sou músico. O que que eu vou ensinar aqui? Comecei a estudar. Que tu traz no teu livro? >> Faço. Falo bastante coisa no no livro. falo sobre reserva de emergência, sobre investimento, sobre dívida, sobre cartão de crédito, sobre casa própria, sobre um monte de coisa. Então, o o vamos lá, vou vou fazer um passo a passo que eu acho muito interessante também. Independência financeira, todo mundo sonha alcançar independência financeira. Ah, do sonho Do
brasileiro tem independência financeira, tá? Isso demora. Qual que é o passo a passo? São três degraus para você chegar na independência financeira. O primeiro degrau que você tem que querer alcançar é a da é o é o da autonomia financeira. >> Isso quer dizer >> autonomia financeira. Com o dinheiro do meu trabalho, com o dinheiro da minha renda extra, com o rendimento do que eu faço de trampo para Ganhar, eu consigo pagar todas as minhas contas e boletos. Ou seja, eu pago todas as minhas contas sem depender de empréstimo, de cartão, de limite, de consignado,
de dinheiro dos outros nenhum, do meu tio, da minha filha, da minha mãe, nada. Com o que eu gero de trabalho e ganho, eu pago todas as minhas contas. Parabéns. Você já tá num nível que a maioria dos brasileiros não tá. >> Meu Deus, é louco pensar isso, né? >> Sim. Só isso você já tá num nível que primeiro degrauzinho, >> tá? Segundo degrau, liberdade financeira com o dinheiro do meu trabalho, da minha renda extra, dos meu corre, dos meu vendo, do meu Uber, sei lá do quê. Pago todas as minhas contas, pago todos os
meus boletos e já tô conseguindo realizar meus sonhos. Vou viajar sem me endividar, vou trocar de carro sem me lascar? Vou comprar uma roupa nova e um tênis que eu Sempre sonhei sem me endividar? com o dinheiro que você gera, não com o dinheiro que você pega emprestado no cartão em 12 vezes. Isso aí é dinheiro dos outros. Cartão de crédito é dinheiro dos outros, tá? Inclusive tem gente que gosta de gourmetizar. Nossa, é chique, eu tenho cinco cartão, tá? Parabéns, você tem cinco empréstimo disponível. Qualquer pobre tem isso, né? Então, com o que eu
gero, eu pago tudo e consigo realizar meus sonhos aos poucos. Liberdade financeira. Chegou no segundo degrau. Qual que é o último? Eu investi, investi a vida toda, R$ 100, 200, 500, 1000. Com o passar do tempo, eu juntei R.000, 200, 300, 600.000. Eu já tenho tanto dinheiro investido que a grana que pinga para mim todo mês já é suficiente para eu pagar minhas contas, meus boletos, realizar meus sonhos sem ter que trabalhar mais. Só que entende que esse é o sonho. Esse É o sonho. Nossa, não vejo a hora de poder parar de trabalhar e
ter minha independência financeira só para curtir. Se você não tem reserva de emergência, você nunca vai alcançar isso. >> Você tá olhando para um lugar que ela nem tem o primeiro degrau. >> Não, ela tá olhando, mas ela ainda tem mente de dependente. Eu não tenho reserva de emergência porque se der ruim eu peço pro meu tio. Eu não tenho reserva de emergência porque se estourar A resistência do choveiro eu parcelo no cartão. Então ela tem uma mente de de dependente. Agora quando você começa a ter uma mente de independente é a mentalidade de quem
gera dinheiro para não depender dos outros. E você nunca vai alcançar o terceiro estágio da independência se hoje você não começar a pensar, pera aí, cancela essa porcariada de cartão empréstimo aí. Caramba, chega. Caramba, até quando? Vou trabalhar, vou trabalhar, que nem uma mula, vou fazer, Vou gerar meu dinheiro. Ah, isso a tua cabeça mudou. Por isso que eu falo, você pode ser pobre, mas se você tem essa cabeça, é questão de tempo você ficar rico, >> porque você já tem uma cabeça melhor. Então essa é a ideia dos 5.000 lá, né? Quando você investe
e quando você junta 5.000, tua cabeça já muda em vários aspectos de forma que você consegue alcançar os seus sonhos com muito mais facilidade, né? >> Uhum. O difícil é >> o difícil. Eu eu acho que até mesmo a nível empresarial, cara, eu sinto que essa é uma foi uma das lições que eu aprendi, que é focar no próximo passo. >> Uhum. >> Porque às vezes tu tá focando num passo que pode ser que nem exista. Isso acontece com empresa, né? Então, tipo, [ __ ] sei lá, >> eh, ah, vou lançar um novo produto
aqui do do Sem Groselli e aí eu começo a Pensar, cara, no design dele, como é que a pessoa vai receber, não sei o que, não sei o que, não sei o quê. Mas eu nem testei se esse produto é é viável, entendeu? Cara, eu já fiz muito isso. Já desenvolvi tipo identidade visual, site completo de uma linha de produto que a gente nem testou as funções, a gente desistiu. Eu gastei tipo com designer, com site, com um monte de [ __ ] Então acho que um dos grandes segredos da vida é, cara, qual é
o próximo passo e como Eu faço para ir mais rápido em direção a ele e funcionar a partir da daí >> fundamental você estabelecer metas, né? E eu falo, né? O ninguém alcança metas e sonhos se não estabelece metas e tem sonhos. E às vezes a a maioria das pessoas talvez você chega e fala: "Mano, qual que é o teu sonho?" Parar de trabalhar. Sabe tem isso, mano. Vamos, vamos focar em metas. Vamos focar em meta. Quer ver? Vou dar um exemplo de algumas metas para Quem é mais pobre. Meta um que tá as dívidas.
Acabou. Qual que é a tua meta, cara? até dezembro eu quero quitar todas as minhas dívidas e parar de dever dinheiro. Tá aí uma meta maravilhosa. Você vai tá num nível de raro no Brasil. Já tenho. Queí, Duda. Próxima meta. Não tá devendo a nada. Vamos fazer uma meta. R$ 5.000 de reserva de emergência. Com 5.000 eu falo, né? A maioria dos perrengues você resolve. É, não sei que tem um Peugeot que fundiu o motor, né? Aí senta e chora, né? Mas, mano, tipo, a maioria dos problemas com cinco pau você, com 3.000, na verdade,
você resolve. Mas vamos focar numa meta. R$ 5.000 de reserva de emergência. Duda, 6 meses. Consegui. Você é fera, mano. Você é o cara. Próxima meta, Duda. Juntar R$ 10.000 investido. Vai, vai indo aos poucos, sabe? Nada, nada de mirabolante. A gente tem que tomar cuidado que a nossa meta não pode ser muito fácil, mas também não pode ser Muito difícil. E aí é uma boa dica também para economizar, ô Fermento, porque assim, quer ver uma frase que eu falo? Se você não tem nenhum sonho, nenhuma meta para alcançar, qualquer porcaria na vitrine de um
shopping vai levar teu dinheiro, porque você não quer chegar, >> você não tem comparação, >> não tem nada. Eu >> não quero nada. Então vai mais uma blusa. Não tenho nada. Então vai o 10o Par de tênis. Não tenho nada. >> Quando você Isso é um efeito até psicológico. Por exemplo, tem gente que é impulsiva, né? Faz de conta que a pessoa vai no shopping e ela vê uma calça da hora que ela gosta por R$ 200. Vou comprar. Eu quero. É bonito, é da hora, eu tenho dinheiro, vou comprar. Faz quanto que chega o
dono da loja e fala assim: "Ô Pereira, cara, na boa, se quiser, você pode comprar a calça, mas se você ver amanhã vai est num feirão Promocional e vai ter duas pelo pelo preço de uma. Você aí, opa, algo melhor apareceu e eu vou poder levar duas calças pelo vou esperar." Então, tem esse efeito. Quando você tem algo mais incrível, você deixa de gastar com aquilo que não é tão incrível. Tu não consegue sacrificar o, tu não consegue fazer o sacrifício e não gastar se tu não tiver algo como comparação. >> Para te incentivar. >>
Então, por exemplo, faz de conta que você bota na tua cabeça, eu quero pela primeira vez na vida, fazer uma viagem com a minha família para Maceió de avião. Você precisa de, sei lá, 5.000. Você vai lá no restaurante, aí você vai ver a no shopping, você vai ver a blusa de 500 pau, mais uma blusa ou viajar pela primeira vez de avião para proporcionar uma experiência pros meus filhos que nunca Tiveram esse negócio. Vou viajar ou então quitar minhas dívidas ou então fazer um intercâmbio no exterior. Estabeleça a meta. A maior parte das pessoas
que gasta, gasta, gasta é porque ela não tem algo incrível para conquistar. Então ela não tem ânimo e aí ela gasta com o que for, porque qualquer coisa serve, né? Pois vale, né? >> Tu acredita na na parada do propósito? Assim, eu acho que existe uma uma romantização muito grande em ah, nossa, Trabalhe com o que você gosta, você não vai trabalhar mais um dia. >> Cara, tem alguns pontos, né? Primeiro, eu ouço muito essa frase, né? Trabalhe com aquilo que você gosta. Primeira frase que eu vou falar, não adianta você fazer aquilo que você
gosta se você é ruim no que você faz, né? Isso é, mano, cara, vou falar inclusive, essa é mais uma estratégia daquelas que a gente tava falando, né? Tipo exterior, concurso, renda extra, tal. Quer ver uma Estratégia muito boa? Se torne o maior especialista naquilo que você faz. A chance de dar ruim é muito pequena, porque se você é bom, cara, você pode ser um pedreiro, você vai est feito. Você pode ser um eletricista, vai, você pode fazer sobrancelha, você vai est feito. >> Tem que ser algo útil pra sociedade também, algo remuner sociedade que
remunera, que resolve o problema de alguém e que, mano, você é bom, né? O Pessoal, engraçado, antigamente eu não zoava pedreiro, né? Hoje em dia, mano, pedreiro ganha cananda para caramba, mano. Pintor que tem o pintor passa um orçamento R$ 1000 para pintar e o cara pinta em um dia. R$ 1000 f >> e olha lá, pegar uma casa aí é 15 pau, 20 pau, é bizarro. Incômoda, né? 1000, né? É. Então, se você é bom, claro que sempre pode dar ruim alguma coisa, mas a chance de você se dar bem é muito grande. Então,
eu acho que é Importante não só você trabalhar com o que você gosta, mas você ser muito bom no que você faz, porque aí tem uma chance maior, né? Agora, eu acho difícil também a gente focar, tipo, ah, faz o que você gosta, cara. A tecnologia vai tirar trampo de muita gente que faz o que gosta, né? Então eu acho que você tem que se se preparar pro que está por vir. Acho que a gente tá numa fase, né, mano? Tava até pensando esses dias, né, que sei lá, quando foi 1700, 1800, sei Lá, teve
a revolução industrial, né, que mudou o mundo. >> Era 500 pessoas fazer um bagulho. Aí começaram a criar uma máquina que faz por um sozinho que 100 pessoa fazia. A gente tá bem numa, eu acho que tipo no ano 2400 vão chamar os nossos anos de a revolução da inteligência artificial. tá mudando o mundo para caramba, né? Então, >> a maioria das empresas já não tá mais crescendo contratando, já tá crescendo e Botando solução pro IA. Não é nem que tá seifando empregos, mas tipo, não tá >> nem precisa, né? É exatamente porque tá sendo
criado de novo já não depende de ninguém, né? É, é. Eu tava vendo até um artigo esses dias, eu não lembro se tinha a ver com o Bill Gates, mas era alguém falando assim que a tendência, porque tem uma tendência da IA tirar empregos de todo mundo, mas eles falam que talvez tenha uma tendência de acontecer o quê? Um passo no meio aqui. A jornada de trabalho começar a ser de três dias por semana, porque aí o ser humano trabalha três dias, ganha menos, porque é proporcional, né? E os outros dias vai ser tecnologia. Sabe,
tipo assim, para não ferrar tudo de vez, então em vez de já substituir tudo por máquina, começar a ter uma redução da jornada de trabalho para ir aos poucos ingressando. >> Mas por que que teria esse passo intermediário para um >> Então talvez por pressão, né? Que eu já vi também umas umas como que chama? Teoria, né? Não sei se é teoria da conspiração isso, mas tipo assim, uma vez eu li em algum lugar que eu não lembro o que era, isso aqui não é informação super confiável, tá? Mas em algum lugar eu vi alguma
coisa falando que vai chegar uma hora que as empresas de tecnologia vão estar ganhando tanto dinheiro que elas vão ter que pagar uma Bolsa paraa população mundial pelo trabalho que tiraram deles. Sim, eu já ouvi falar. >> Então você já ouviu? Eu não sei se é verdade, mas é realmente alguma coisa vai ter que ser feita, >> cara. É que quando tu se tu aprofunda assim no estudo de A, né, e tu entende o que vai acontecer em 5 anos, cara, >> hum, >> a maioria dos empregos acabou. Vai acabar tipo o trampo manual, fazer
Sobrancelha, pedreiro, pintor. >> Às vezes o que é rejeitado antes vai ser o da vez, né? >> Exato. Enquanto a tecnologia não chega, porque tipo assim, entregador, cara, vai chegar a hora que vai ter um dronezinho e vai trazer tua comida. Isso aí tem outros países já, coisas assim. >> Eu vi, meu. Treta, né? >> É, é treta, velho. Então, tipo assim, eh, vai acontecer, >> não. E até, por exemplo, né? Acho que Para tudo, cara, é incrível como para tudo. Parece que uma máquina consegue resolver. Porque antes eu pensava assim, nossa, hein, se deu
bem quem trabalha com TI, mano. A gente a inteligência artificar tá fazendo o que o cara do TI faz. >> Sim. Se deu bem o programador. >> É o programador. Aí o cara com um código no estado GPT, ele faz programação. >> Sim. >> Aí eu tava pensando esses dias, não, Então quem vai estudar bom é psicólogo. Pô, tô tava vendo em alguns lugares aí que já tem terapia psicológica com avatar. Você paga lá sei lá quantos, R$ 50 por mês, 100, e você conversa com um avatar que tem a inteligência de milhões de pic.
Mano, é absurdo isso, né? >> Não, tu pode subir os livros, né? Tu pode subir, tipo, ah, sobe toda a teoria da terapia cognitivo comportamental e daí tu passa o passo a passo para ir a de como que ela faz. Cara, eu tenho um Chat deptigurado como terapeuta, eu faço terapia, >> mas eu tô fazendo agora, eu já recebi, fiz três anos de terapia e agora já tô numa alta terapêutica. Tá. >> E aí eu tenho um eu tenho um conselheiro ali quando eu tô com alguma questão, eu uso muito Iá, cara. Tipo, eu faço
quase todo dia, eu faço um diário ali, sabe? Tipo, mando um áudio, conto o que que tá rolando. >> É mesmo. Caramba, >> cara. Porque quanto mais dados, mais ela consegue te ajudar. >> É, vai aprimorando, né? >> E cara, até mesmo médico, até mesmo, cara, tudo. Sim. Hoje em dia opera, né? >> Cirurgia. >> Mas, mas tipo assim, o que que vai sobrar dos médicos ainda? Vai ser os caras que faz o trabalho manual. Se for ver já é um trabalho pô dentista. Pô, dentista é um trabalho manual. velho, >> é, é, >> entendeu?
É o cara que tá fazendo ali a parada, mas agora a nível de tomada de decisão, a IA vai ser superior, ela já é em muitos aspectos e vai ser e >> fodeu. >> Começa a entrar o, como que é aquela série lá do Black Mirror, né, mano? É, é, é atual já os bagulhos que eles falam lá, né? Eu tenho medo daquela série, velho. É, e há uns 4 anos você pensava: "Nossa, isso aí é bagulho de 2050, 2000", mano, já tá rolando os episódios Lá. É uma curva assim, né, cara? É, é muito
rápido. Tanto que eu acho, cara, tava comentando algum podcast que eu fui esses dias, mano, eu acho que se hoje me congelassem e me descongelassem em 2030, eu não saberia mais como viver quando eu fosse congelar lá na frente, porque é tão rápido a mudança, né? Eu uma vez eu vi uma comparativo >> que fala que de Abraão até Abraham Lincoln houve menos evolução do que de Abraham Lincoln até a gente. >> [ __ ] velho. >> Treta, né? E aí tem também umas comparações que falam, tipo assim, >> o cara andava cavalo e anda
de carro. >> É, é tipo treta, né? Bizarro. >> É, é, é alguma coisa assim, do ano um até o ano 2000 teve menos evolução do que do ano 2000 até 2010. Ou seja, em 10 anos, em uma década do ano 2000, teve mais evolução do que nos 2000 anos anteriores. Aí em 2011, teve mais Evolução do que de 2001 até 2010. Aí, tipo assim, tá sendo uma progressão, acho que é geométrica, sei lá como é que fala, né? É, é, é, é muito rápido, não é tipo o dobro, é muito mais rápido. >> Eu
não sei que fim que vai dar, mas esse trazendo para nosso ponto aqui, é pensar, cara, eu acho que >> o que que você gosta? >> Acho preciso, >> eu acho que é preciso ter uma certa pressa, né, cara? Eu tô com essa Sensação assim e as pessoas ao meu redor também tão e tipo assim, cara, vamos gastar menos agora, segurar patrimônio, >> tentar juntar um dinheirinho agora, porque cara a gente não sabe o que que acontece daqui a pouco, velho. >> Sim, sim. Pensa no meu caso como youtuber. Eu tenho meu canal no YouTube,
tá bombando. Uhu. Cara, eu não sei se daqui a dois anos alguém vai perder tempo ainda assistindo vídeo de YouTube, >> né? Sim. >> Então, já diversifiquei com tô montando incorporadora, produtora, sociedade, as caramba, tudo tem a tendência de de de mudar, >> né, daqui para frente. Então, é importante investir, >> é importante a gente começar a juntar patrimônio. Eu não sei, cara, se no futuro vai realmente as grandes big techs, né, empresas de tecnologia enorme, vão pagar uma bolsa para o tanto De gente desempregada por causa da tecnologia. Mas o que eu sei é
que se eu não começar a investir, se eu não fizer nada, Fro, se eu tava vendo uma, eu fiz um vídeo também sobre um artigo da Veja, o presidente atual do TCU, que é o Tribunal de Contas da União, que é o órgão do governo, responsável por fiscalizar todo o dinheiro público, o presidente, isso aqui não é discurso de esquerda e nem de direita. O presidente Atual falou: "Se nada for feito daqui a 5 anos, a gente não vai mais conseguir pagar as aposentadorias". Sim. E daí a galera ainda aproveitou para roubar ele. É. E
aí tem o rombo miserável. Bilhões, né? Caramba. É palçada, né, mano? É inacreditável o Brasil, né, mano? Eu vou falar, eu amo o Brasil, mas eu fico indignado com os bagulho ridículo que acontece aqui, né? Força para amar o Brasil, né, cara? >> Tem, tem, tem. Eu gosto acho que do Povo, mas, mano, é muita coisa idiota. >> O Brasil é aquele filho tipo assim, que só apronta, só faz merda, por amor, a gente ama. Mas eu te amo, né? É, mano. Então, assim, não é nem questão de será que eu vou conseguir me aposentar?
É questão de quem já tá aposentado vai continuar ganhando, talvez não. E >> e quem já ganha o Bolsa Família, tipo, até quando haverá dinheiro nos cofres públicos? Porque na verdade assim, não é até quando haverá, já não há, porque o Brasil já é um país que tá numa dívida gigante. >> Então, tipo assim, >> o dinheiro que as pessoas recebem já não é um dinheiro que existe. >> Uhum. É, >> tipo, não, não é tipo, se fosse uma conta que fecha, já estaria, já seria louco, né? pensar tipo, pô, a gente paga imposto, esse
imposto vai pro SUS, esse imposto vai pro Bolso Família, esse imposto vai pra educação, esse imposto Vai para rede pública. [ __ ] >> cara, o dinheiro que a gente paga e todo mundo paga imposto e acho que ninguém paga, tipo assim, [ __ ] pô, meu dinheiro tá sendo bem gasto e tal, cara. O que a gente paga, que já é absurdo, não dá, não dá conta de nada, velho. >> Tipo assim, a dívida só cresce, >> só piora. Então, tipo assim, você com certeza já assistiu um episódio do Srosell e se imaginou debatendo
ou conversando com o convidado. Bom, nós Fizemos isso acontecer. O universo cognitivo é a comunidade para quem não quer só consumir o conteúdo, para quem quer interagir, debater, conversar, ter aulas exclusivas e poder de fato viver o conteúdo. Temos encontros semanais ao vivo comigo e com convidados Sem Roselia, onde você vai ter a oportunidade, além de ter uma aula exclusiva, de poder debater, interagir, fazer perguntas e questionar ali o convidado frente à frente. também terá Acesso antecipado aos episódios do Sang Groselliia, podendo acompanhar as gravações em tempo real e podendo inclusive interagir e mandar perguntas
que serão respondidas ao vivo. Você também terá acesso a eventos na Mansão Semélia, onde você vai poder, além de conhecer convidados do Sang Grosella, também interagir com os outros membros lúcidos da comunidade, vivendo uma experiência exclusiva. Clica aqui embaixo no link da descrição para Descobrir como fazer parte. >> É óbvio que vai dar merda. >> Foi, tá, tá, foi feito para dar errado, né? Para dar ruim, né? E e um bagulho que eu tava pensando também, né? A gente já paga imposto para caramba do salário, imposto do do olerite ali. Só que a gente tem
tanto esse imposto que é absurdo, quanto o imposto que tá embutido em tudo que a gente compra, né? Eu tava não, eu tava vendo que um carro da conta deve sair >> não. Um carro que custa 100.000, se tirasse os impostos custaria 48. >> Sim. Então a gente paga 20%, 27% de imposto e ainda paga caro para caramba porque tem imposto embutido. >> Então assim, é uma marca mal feita. Tu pensa, tu ganha teu salário, vamos supor que tu é CLT, né? Uhum. >> Tu ganha teu salário, o teu chefe já pagou o dobro do
teu salário praticamente pro de imposto. E aí, desse teu salário, tu ainda paga imposto. >> E aí tu vai comprar um carro, tu pagou o imposto, tu vai comprar comida, tu pagou o imposto, tu vai botar gasolina no carro, tu pagou o imposto de novo. Cara, o que é o teu dinheiro no final? É tipo quanto? É 20%. Aí tu investe, >> aí quando tu investe, tu tem lucro, né? Tu paga imposto. >> Imposto. Mano, é absurdo, né? Aí tu morre, aí fica a herança, aí tu paga imposto da herança >> e se não pagar
não consegue acessar a Herança, né, >> cara? Daí tu compra uma casa, paga imposto, aí tu vende a casa, tu paga imposto. >> E o que mais irrita, né, é justamente o tanto de imposto que a gente paga versus a qualidade de vida que a gente deveria ter, mas não tem. >> Sim, >> né? Uma coisa é assim, eu pagar 30% de imposto, mas escola pública ser boa, não é? O cara tem que pagar 2.000 pro filho Estudar numa escola boa. >> Eu pagar imposto, o a saúde ser boa, não é? Eu tenho que pagar
dois pau por mês de plano de saúde, o imposto é alto, eu vou viajar, eu tenho que pagar 200 conos de pedágio, porque as estradas é privada, porque o governo não tem capacidade de ter estrada decente, de fazer ferrovia, né? >> Eu tenho que comprar uma cerca elétrica, porque o cara pode entrar na minha casa alarme. >> Tu ganha um pouquinho mais, tem que brindar o carro. >> Quer ver um exemplo? É que um exemplo que eu dei esses dias aqui, eu fiquei irritado, né? Eu falei, mano, o pobre aqui, pensando aqui em São Paulo,
pobre paga imposto para caramba. Qual o lazer que o pobre aqui de São Paulo tem? Ir pro Guarujá, praia aqui de carro. Chega lá, segurança zero, assalto, arrastão, todo canto. Mano, eu pago imposto e eu não posso descer praia com medo de ser Roubado, entende? Então isso que é o mais irritante, né? Se fosse 30, 40% de imposto, mano, poderia ser 50% de imposto. Se a gente não tivesse que gastar com plano de saúde e escola, já compensaria. >> Na verdade, eu acho que se a gente fizer a conta do quanto que já é imposto,
acho que já deve bear isso aí, né? >> Sim. É, contando tudo que a gente tava falando, né? É. E tem esse ponto também, o do dono da empresa que paga imposto, Né? >> É, é tipo, cara, e é Floripa é bem diferente, né? fic fazendo muita propaganda que tá fora do trânsito, cara. Mas aqui em São Paulo, [ __ ] as pessoas que eu troco ideia, os amigos assim, mano, é tipo, >> cara, não é seguro andar de Uber, velho. Tipo assim, não é porque, ah, o Uber não, meu amigo, vem alguém ali na
janela e leva tudo. E aí teve um amigo meu, ele Ele falou outro dia que ele falou com um conhecido dele ali, um colega de trabalho, cara, ele tinha acabado de receber o salário, blá blá blá, o cara encostou no Uber, tava tipo pegando Uber de dia, velho, tipo de dia >> levou o celular, celular bloqueado, cara. O cara conseguiu desbloquear o celular, o cara conseguiu mudar o o negócio do banco lá, o o token ali, conseguiu mudar, conseguiu tirar toda a grana da conta do cara, Conseguiu tipo passar o cartão cara. Às vezes eu
quero mudar a [ __ ] do token do cartão de saber eu não consigo. >> O cara um ladrão para te ajudar, né? Tem nada força aqui, né? >> Então, cara, é tipo assim, é >> aqui em São Paulo, eu não sei como lá em Floripa, mas aqui em São Paulo, olha o cúmulo do absurdo para mim, eu acho que é isso. Você tem que ter dois celulares, um para deixar em casa e outro para sair na rua. >> Não, a gente foi jantar, qual sentido disso? >> A gente foi jantar sexta com com os
amigos. Daí chegou um amigo com dois celular aí, que [ __ ] é essa, velho? Ele não, esse é o para, esse é para ter o banco, as parad, esse aqui é o para ser assaltado. >> Eu faço isso, tipo assim, eu tenho um celular em casa que tem as contas do banco e o meu celular da rua que tem só minha conta no bank aqui, tipo assim, é Isso. E tá virando uma uma coisa normal. Aqui em São Paulo a galera não sai mais com celular, tem gente que até sai, né? Mas aí entra
mais um ponto. Vale a pena você ter um celular de R$ 15.000 e andar de trem. Aí você tá v mexer, ela rouba. Cara, eu não lembro agora. estatísticas, mas é altíssimo tanto de gente que já teve o celular roubado. Cara, eu não tenho coragem. Meu celular custa 3.000. Para mim tá ótimo. É um S22. Eu tenho condição, mas eu não tenho Coragem de comprar um celular de 12.000 para sair na rua, para andar por aí. Ah, já era. 12 pau. >> Quanto tempo um pobre demora? Aí o cara vai lá, parcela em 36 vezes,
no segundo mês rouba. O cara fica três anos pagando o celular que não tá mais com ele, >> né? Então assim, são coisas que não faz sentido, mas essa questão da segurança é é triste, né? >> É o pior, né? Porque tu tu pode estar se esforçando, pode tá fazendo tudo que a Gente falou aqui, que tu trouxe, que tu ensina, aí chega um filha da [ __ ] e toma tudo, né? >> Tipo, porque se o cara tomou teu celular, ele consegue tirar toda a grana do teu mano. >> Ah, os cara manja. É
porque é isso, né? Hoje em dia os os golpistas, os assaltantes, como que é chama? É, engenharia social, se eu não me engano, não é mais é ruelinha [ __ ] Ah, é gente que manja. gente que manja para Caramba do bagulho, né? Então os caras sabem como fazer tudo no celular, né? Então é é triste, né? Mas aí é é um dos problemas do Brasil, né? Mas apesar de tudo, >> a gente ama, né? >> Apesar de tudo. >> Aham. >> Irmão, se tu pudesse indicar um único livro pra pessoa ler, para quem tá
querendo sair da pobreza, >> tá? Eu não vou falar do meu, senão fica Muito batidão, né? >> Não, mas pode falar do teu também. Tipo, o >> Então, deixa eu falar três, vai. >> Tá. Ó, o meu, o que, por que que eu indico o meu, cara? Olha o título do livro, deixa de ser pobre. Então é para quem, né? Porque já vi gente falando: "Nossa, seu livro só fala coisa de pobre". Caramba, ó, o nome do livro, você acha que é o quê, né? É um livro para quem cansou de ser pobre. E por
que Que ele é diferente? >> Os os segredos para você sair da Pindaíba. >> Éado, >> a gente tá lançando ele em Portugal agora e tiveram que mudar o título porque lá não existe a palavra pindaíba, né? Ah, não lembro como que é, tipo assim, da lasqueira financeira, um negócio assim, né? É. Então, qual que é a diferença do meu? É essa linguagem que eu tô falando. Eu falei pros editores, Falei: "Cara, não muda. Eu escrevi tudo em Word, né?" E falei: "Não muda, eu quero que seja do jeito que eu falo mesmo, né?" E
como ele é um livro para pobre, aqui vai ter dicas sobre como economizar na conta de energia, vai falar sobre renda extra, como viajar mais gastando menos. Então tem todo um contexto que é pro pessoal mais de baixa renda, né? Então deixa de ser pobre. Tá na faixa de R$ 21 aí na internet. Aí outro livro que eu gosto muito. Ah, Duda, eu não gosto de livro de investimento, eu gosto de livro de história. O homem mais rico da Babilônia. >> Ele é um livro que é um livro de história lá da antiga Babilônia. várias
historinhas, só que cada história você pega algum princípio financeiro por meio de uma história e não de a bolsa de valores. Não, não tem nada disso. O hom da Babilônia é muito bom. E [ __ ] que tem vários, mas eu vou, >> eu li o Almanque do Naval, eu achei assim, tem >> esse é muito louco. E o da hora do Almanc de Naval Rav que ele é de graça em PDF, o próprio autor, >> porque assim, o livro não é feito pelo Naval Ravican, foi um cara que entrevistou ele e o naval falou
assim: "Cara, eu topo fazer esse livro desde que a pessoa possa baixar de graça." Então, se você for aí no Google, digita o Almanak de Naval, aí já vai aparecer o Sobrenome dele, que é Ravican PDF, já vai aparecer o site. Não é pirataria, é de graça mesmo para você baixar e poder ler na tua casa. Esse livro é muito bom, mas eu acho que eu colocaria talvez o quem pensa enriquece do Napoleão Rio, que ele fala muito sobre mentalidade. Esse negócio de você tem que ter um desejo ardente, você tem que ter uma estratégia,
você tem que definir a coisa, você tem que ser disciplinado, Constante, ter foco. Então não é tanto um livro de ganhar dinheiro, é um livro de mudar sua cabeça, porque se você muda sua cabeça, você vai ganhar mais dinheiro. É inevitável. Então eu acho que esses três eu colocaria, mas tem muitos, mano. Tem Segredente Milionário, é muito bom, pai rico, pai pobre. A psicologia financeira é um livro que ele tem uma frase muito boa. É um cara super rico lá dos Estados Unidos e ele tem uma frase que ele fala assim: "Ah, inclusive A psicologia
financeira fala sobre como o dinheiro e o a nossa mentalidade, a psicologia, né? Isso é >> relação. É o que a gente começou falando um pouco dentro da relação das emoções. >> Isso, isso. Exatamente. Ele tem uma frase que eu acho bem legal. que é assim, a verdadeira fortuna é aquilo que ninguém tá vendo e é justamente o oposto aqui do Brasil. A verdadeira fortuna é aquilo que eu mostro pros outros, a etiqueta da minha roupa, a o meu boné da New Era, o meu tênis Airmax de 1500. Ele fala: "Cara, tudo isso aí qualquer
pobre endividado pode ter e qualquer pessoa pode parecer rico mesmo sem ser rico." Agora, a verdadeira fortuna é aquilo que ninguém tá vendo. É a paz, é a liberdade, é o dinheiro na conta, é a viagem que você não fica postando no Instagram para mostrar nada para ninguém, é a qualidade de vida para você e para tua esposa comendo um restaurante da hora. Então eu acho legal essa frase Porque ela vai contra esse conceito do brasileiro de querer mostrar as conquistas dele. Tanto que o pessoal fala: "Mano, o Instagram é uma farsa. Você só posta
as coisas lá, mas na verdade você tá todo ferrado. Você posta eu e minha mulher apaixonada e dá uma semana, tá divorciado." Então é um negócio para mostrar. E ele fala: "Cara, não se importe em mostrar, se importe em ser, ter e e e curtir para você e paraa tua família". Então, esses livros eu Acho muito bons e eu sou muito fã de livro porque eu acho que ele é um método muito confiável e ele é um método muito barato de obter conhecimento. >> Uhum. Esse livro aí por R$ 20 é sacanagem, né? >> Sim.
Não. E ele tem duas cores, mano. Tem amarelo, página colorida do lado de dentro, sabe? Tem acabamento da hora. Pô, tem um livro do Napoleão Rio, chama Mais esperto que o Diabo. Muito bom. Tava R$ 9 esses dias, >> entende? que um livro, lembra aquela frase que eu falei? O inteligente quando ganha dinheiro continua inteligente, o burro quando ganha continua burro. R$ 1.000 na mão de alguém não vai mudar a vida dele. Mas um livro pode mudar, mano. Um livro pode. >> 20 conto. >> Eu tenho o meu programa Pobre Show, mano. Incrível. Como a
maioria das pessoas que sentam lá no sofá, eu chego e pergunto: "E aí, fulano, que Que aconteceu que mudou tua chave?" Ah, Duda, em 1998 eu li um livro. Tá, tá, tá. Aí chega outro dia, outra gravação. E aí, fulana, que que aconteceu que você começou a ficar rica? Duda, em 2004 eu li um livro. Mano, é incrível tanto de gente que vira a chave quando lê um livro. Só que a gente tem um preconceito com o livro, porque a gente normalmente é forçado a ler livro que a gente não quer na escola e a
gente acha que a gente odeia, quando na Verdade a gente odeia ler coisa chata. >> Sim. Tem gente que não gosta de ler, eu sei, mas tem muita gente que não se encontrou. Compra um livro que muda a tua vida, você vai ver. Caramba, mano, por quanto tempo que eu devia ter lido e não sabia que era bom assim. >> Tem até um >> um uma vez eu tava num um congresso, um bagulho assim de imersão com neuro neuro sei lá do que neuropsicanalista, sei lá que é neuro alguma coisa, cara que Analisa cérebro. Aí
ele falou que ele teve um paciente que o cara odiava ler, odiava. Aí falou: "Mas por que que você odeia ler?" "Não sei, odeio. Começa a ler, já fico de saco cheio. Ah, não quero. Isso aqui não é para mim". Daí o cara falou: "O que que você gosta de fazer?" Eu gosto de ver jogo do Corinthians. Gosto, eu sou viciado em esporte. Para mim isso é o meu prazer, tá? Ah, então vamos fazer o seguinte, eu vou comprar um Livro para você e você fala se você gostou ou não. Aí ele comprou o livro,
acho que do centenário do Corinthians, mano. O cara leu o livro inteiro em dois dias. Aí o cara começou a falar sobre isso. Quando a gente começa a ler algo que a gente ama, são outros 500. Eu odiava ler. Por quê? Porque meu forçar a ler Macuna. Pô, mas tô cagando para Macuna. Entende? Eu respeito quem gosta. Meu vô era fã desses livros. Eu cago para isso. >> Mas eu tinha que ler essa droga, ensaio sobre a cegueira, o guarani. Pô, velho, tô cagando pro índio lá. Tudo bem, pode falar que eu sou sem cultura,
mas eu não gosto. Vou fazer o quê? >> Sim. Não é o que mover a tua vida, a tua vontade e inclusive hoje quando eu comecei a gostar de ler, eu tô começando a gostar de livro de literatura. Por quê? Porque eu perdi aquele ranço que foi criado dentro de mim de achar que livro é um um saco. >> Sim. Daí a linguagem é o inferno. Daí tu entende [ __ ] Ah. O letra tem goito if, mano. Para que palavra do caramba, né, mano? Tipo, mano, telefone com pH, tá ligado? Os bagulho nada a
ver, né, pô. Livro velho do caramba, né? Aí eu comecei a ler coisa da hora e foi justamente o que esse neuro falou. Quando você começa a ler algo que é relevante na tua vida, você percebe que você gosta de ler, coisa que te interessa. Então eu super recomendo a Galera. Quando eu não tinha meu canal, que que eu fazia? Eu comprava um livro. Ah, comprei o meu livro. Beleza. Li, vou num cebo, troco por outro. Li outro, vou, eu gasto um livro, eu compro um livro e quando eu vou terminando, eu vou trocando por
outros no CEO. Mano, você lê 20 livro com preço de um, >> então é uma estratégia para quem é mais pobre. >> Ah, Duda, mas eu realmente odeio. Nossa, eu tenho dificuldade de ler. Tem um monte de aplicativo hoje, resumo de livro no meu canal. >> Audio, livro. >> Audiolivro. Cara, na verdade, se tu botar no YouTube ali, >> tem tudo, >> tem quase qualquer livro, velho. Se tu, se tu pesquisar um pouquinho, tu acha qualquer livro? Não, só no meu canal tem um monte de livro que eu resumi. Eu faço um vídeo de 20
minutos. As principais ideias do livro Mar da Babilônia, a Psicologia financeira, o mito do empreendedor, quem pensa em riqu, tá tudo lá. >> A pessoa vai falar que não gosta de ver vídeo, [ __ ] >> É, aí é dureza, né? Aí se enterra, então não quer fazer nada, caramba. [ __ ] aí não tem condição, irmão. >> É, então eu acho muito legal ler livro porque ele muda muito a nossa mente. E outra coisa que eu costumo dizer, né? Quanto mais livro eu leio, Mais eu percebo quão burro eu sou ainda. Porque quando a
gente lê, caramba, mano, nunca pensei nisso, velho. Bagulho louco essa ideia aqui. Esse dia eu tava lendo um livro do Flávio Augusto, né? Falei: "Caramba, nunca pensei nisso. Que louco, eu vou riscando." Quando você não lê nada, você não tá expondo o teu cérebro a novidades. >> E consequentemente você acha que você sabe tudo, quando na verdade você é o Cara mais ignorante de todos. >> E mesmo cérebro, mesma vida, mesmos resultados, né? >> É, tem aquele negócio da plasticidade do cérebro, sei lá, né? Que quanto mais você aprende, mais ele se espanta. Tem uns
bagulhos assim, né? Uhum. >> E é bem isso, mano. Quanto mais você aprende, mano, mais você quer aprender. Porque você começa a pensar, mano, quer ver? Vou dar um exemplo também. Esses dia eu tava indo para um casamento com a Minha esposa lá em Sorocaba. Aí no carro tava conversando com ela. Eu falei: "Amor, você acredita que o fulano, que é um cara que a gente conhece, um parente lá, você acredita que ele tá fazendo um financiamento?" Aí se enforcou, fez um consórcio para tentar ser sorteado para quitar, não deu. Fez outro consórcio. Hoje o
bicho tá totalmente enforcado, não sabe. Nossa, Duda, minha esposa. Nossa, que burrice, não acredito que ele fez. Fez. Aí minha esposa e minha amiga, minha amiga fez, comprou, compra, compra, bolsa, brinco, parcelou. Aí de repente aconteceu um perrengue, ela começou a pagar o mínimo do cartão de crédito, mínimo, mínimo. Hoje tá devendo R 22.000. Nossa, sério, mano, que sem noção, velho. Aí eu continuei dirigindo, eu comecei a pensar, eu falei pra minha esposa: "Amor, você já reparou que a gente só consegue hoje perceber que eles estão sendo Burros? Porque a gente tá estudando sobre educação
financeira? Se fosse há 4 anos, eu não ia identificar essa burrice que o meu amigo tá fazendo, que o meu primo tá fazendo. Ela não ia identificar a burrice que é amiga. Por quê? Porque eu estou eu tô trazendo conhecimento para mim a ponto de eu filtrar o que eu faço de errado e o que os outros fazem de errado. Se eu não trago esse conteúdo, eu vou estar tão burro quanto as pessoas que estão fazendo essas Burrices. Então, tipo, eu vivia isso, né? Eu eu vivia de beber e pegar mulher e usar droga e
festa. Era vida universitária, cara. O Senhor Osé salvou minha vida. Porque eu comecei a sentar com muita gente [ __ ] eu comecei a entender, opa, pô, eu preciso dormir, preciso comer, nossa, eu me sinto diferente, >> cuidar do meu coração, né? É >> tipo, umas coisas óbvio, tipo, [ __ ] preciso cuidar da minha vida financeira, Pô, preciso, sabe, >> tipo, coisas que parecem óbvias hoje em dia, mas que em algum momento a chave tem que virar. E eu concordo contigo simplesmente, cara, a chave só vira com conhecimento. A vida só muda com conhecimento.
>> É. E é um conhecimento de graça, por exemplo, ó. Que louco, né? Porque a pessoa pode pensar: "Ah, quem me deram fosse que nem o fermento, poder sentar na mesa com esses cara". Mano, tudo que Você aprendeu, a pessoa pode aprender de graça da casa dela. >> Sim. E tem quatro episódios aí. >> Graças. É. Então assim, a tua vida mudou por causa do conhecimento. A tua vida tá mudando ou você tá preferindo ver Big Brother? Entende? Tudo essa mudança que aconteceu na vida dele, que tá acontecendo na mim através de livro, eu faço
vídeo no canal para você também poder mudar de vida. Sim. >> Só que aí entra a questão de prioridade. Normalmente falar que a gente não tem tempo equivale a dizer que isso não é uma prioridade para mim, né? Então tudo eu eu eu vejo isso muito também. Eu tenho o meu programa de entrevista, mano. Eu sento toda semana com algum especialista que vai trazer um conteúdo animal que eu nunca fui apresentado. >> Sim. E as pessoas estão tendo oportunidade de ver isso de graça, velho. É, prontinho. Dá menos trabalho que a gente, que a gente
não tem que Pegar trem, vir para cá, montar microfone. Você teve que montar o estúdio. O cara do sofá dele dá o play e recebe tudo isso aqui de graça, né? >> Sim, mas às vezes ele prefere tá vendo quem que o MC alguma coisa e tá comendo. >> É. Aham. Exato. É >> escolhas, né, irmão? Acho que é é sobre isso, irmão. Para quem quiser te acompanhar lá, como é que é o teu canal, como é que é teu Instagram, >> tá? Ó, no YouTube só botar primo pobre. Que já me acha, é o
canal que tá com 35 milhões e meio lá no Instagram eu já tô com esse nome aqui que é @duardofeldberg que tá com quase 3 milhões. Eu falo isso porque tem muito perfil fake. Eduardo ponfeld primo_line pobre tudo falso. O único perfil meu é @eduardofeldberg >> pr galera d uns golpes >> vi todo dia, o tempo todo e com inteligência artificial. Vocês já tinham cupom da vez, mano. Eu não sei quanto eles ganharam, mas muito, muito dinheiro Eles ganharam com golpe, né? Então só confie em vídeo que está no meu perfil oficial. Tem um monte
de vídeo rodando por aí que não sou eu, a inteligência artificial com a minha voz e tudo. Então só confio no meu perfil e eu nunca sigo ninguém de volta. Nossa, Duda, eu te segui, você me seguiu. Não é Golpista que seguiu. Não sigo ninguém de volta, né? Aí eu tenho o meu programa de entrevista que é o Pobre Show, que tem entrevista toda segunda-feira à noite e Que mais aí é isso, aí eu tenho meus negócios aí, tal, mas enfim, isso é o mais importante. E o meu livro é só você botar deixa de
ser pob no Google que você já acha, tá por R$ 21 aí na Amazon, no Mercado Livre, né? Tem nas livrarias também de tudo quanto é canto aí. >> A gente vai deixar o link aqui também da >> Ah, tá bom, tá bom. Esse aqui eu trouxe para você aí, mano. Valeu pelo convite aí de estar com vocês. Ainda bem que vocês vieram para cá, né? Não sabia Quando que eu ia pra Floripa, né? >> Facilitou. Não, mas tu tá convidado para ir lá quando for tirar as férias. >> Vai ser um prazer imenso, viu?
Tocar lá piano lá com você lá. >> [ __ ] poder andar na rua com celularzinho na mão. >> Ai, que sonho, >> irmão. Obrigado, cara. É uma honra te receber aqui. Tamos junto. Valeu. >> Obrigado por acompanhar mais esse episódio do Sang Grosellia podcast. Verifica se você já tá inscrito no nosso canal e também clica em um desses dois vídeos aqui para você acompanhar outro episódio que eu tenho certeza que você vai gostar. [Música] pa [Música]