Pessoal vocês que gostam de vídeos sobre QI já deixem um like nesse vídeo tá ontem eu estava assistindo o super Xandão ele tava assistindo um vídeo sobre o hindemburg melão e aí hora ou outra falando em hindemburg melão é impossível fugir do assunto QI só que quando o Xandão falou sobre o QI ele cometeu uma série de erros elementares que eu pretendo corrigir e pelo amor de Deus se o Xandão vê isso não é um ataque a ele não é um ataque a pessoa dele eu acho que ele é uma pessoa íntegra eu acho que
ele é uma pessoa honesta Só que eu acho também que ele não passou tanto tempo estudando esse assunto quanto eu então é melhor que uma pessoa que passou mais tempo estudando o assunto fale sobre aquele assunto bem como o Xandão pode assistir meus vídeos e nos pontos em que eu errei sobre quaisquer coisas ele que passou mais tempo lendo sobre essas coisas pode vir e me corrigir eu acho o Xandão um homem muito carismático muito inteligente tá agora é muito importante que a gente converse sobre QI sem militância sem palpites bobos tratando o negócio de
forma séria e científica se a gente não tratar o q o consciente de inteligência das pessoas de forma séria e científica a gente cai no risco de virar aqueles militantes bobos que negam a realidade só porque a realidade não diz o que a gente queria que ela dissesse porque eu aprendo aprendo chão você acha que o k tá relacionado à genética rapaz otal Acho que até acho que até um certo ponto sim mas não é não é como se isso daí fosse uma uma via de regra o que está totalmente relacionado com a genética não
é assim até uma certa parte a maior parte do teu QI vai ser genético sim isso não significa que a cultura não influencie o teu percentual de QI e veja bem isso não significa o seguinte ó dois pais com 130 de QI vão produzir um filho com 130 de QI Pode ser que a criança nasça com 97 Pode ser que a criança nasça com 190 aqui eu tô me baseando no conhecimento de dois sujeitos que humilham a média mundial em termos de q Dr Eneias carneiro e Fabiano de Abreu basicamente quando o espermatozoide entra no
óvulo eu não sei como isso é feito tá porque também permanece um mistério em termos Gerais mas basicamente quando o espermatozoide fecunda o óvulo Existe alguma coisa que acontece em que é mais perfeita algumas vezes do que outras Eu já li algumas dezenas de biografias tá e o que eu encontrei foram pais bem medianos de gênios os pais daquele sujeito nunca demonstraram grandes traços de inteligência nunca fizeram contribuições elevadas mas o filho nasceu portador de uma inteligência totalmente extraordinária agora veja bem eu não estou desprezando ou menosprezando o valor da cultura para mim cada ponto
de QI é importante eu cheguei a fazer um cálculo de maneira muito intuitiva de que dependendo do sujeito de sua genética da plasticidade cerebral do sujeito haveria a possibilidade de ganhar algo entre C e 20 pontos de QI se o sujeito fosse muito privilegiado algo perto da casa de 20 pontos de QI se o sujeito não fosse muito privilegiado em termos de neuroplasticidade etc un 5 10 pontos de QI através de leitura através de xadrez inclusive o meu método lmx leitura meditação em xadrez ele é baseado nos meus anos de estudo sobre como aumentar o
QI tá esse meu cálculo de forma intuitiva de 5 a 20 pontos posteriormente a isso saíram pesquisas científicas que indicaram mais ou menos o que eu já tinha intuído eu vou te dar um exemplo muito simples se tu nasceu com 100 pontos de QI tu pode chegar até 120 Mas tu nunca vai chegar em 140 vou te dar outro exemplo vamos pegar Dois Gêmeos com a mesma genética que nasceram no mesmo tempo um foi para uma casa cheia de livros e o outro foi para uma para um lar cheio de brigas discórdia coisa ruim ã
subnutrição etc pega ali ó deixa eles crescerem chega aos 50 anos e Messa o que dos dois vai dar a uma disparidade de 20 pontos dependendo até mais porque elementos básicos como nutrição estímulos cerebrais são importantes para o desenvolvimento do QI agora nunca jamais cometa o erro de confundir QI com inteligência inclusive Isso aqui vai servir para te nunca reclamar e dizer se eu não vou conseguir atingir 140 deqi então eu não vou mais me esforçar a estudar lei e praticar chadrez thago se tu tem 100 deqi se tu tem 120 deq se tu tem
160 deqi e passar 5 anos estudando engenharia tu vai melhorar a tua inteligência em construir prédios claro que o sujeito com 160 deq vai progredir mais rápido mas a progressão do cara de 100 e de 120 também vai acontecer e o cara de send QI também vai aprender a construir prédios então não confunda QI com inteligência e saiba que o QI é basicamente uma velocidade de processamento maior uma criatividade uma percepção mais coerente com a realidade Mas isso não significa que por exemplo um aqi vai ser íntegro intelectualmente ou até mesmo que vai querer ter
contribuições científicas ciência contemporânea inflencia a percepção e prática da religião Como diz que a ciência não resume Deus sendo que a ciência que é o Deus não tem nada a ver uma coisa com outra Deus é quem criou a ciência já começa daí já A ciência é verdadeira uma coisa é Ciência outra coisa é psud Ciência eu ia discordar que Deus criou a ciência mas aí eu lembrei que ele criou todas as coisas e todos os seres humanos e se ele criou todos os seres humanos e todas as coisas provavelmente ele também é o cara
que inventou o método científico a questão do que está ligado à Genética é eu acho que até um certo ponto sim tem a ver com genética só que isso não é uma via de regra não é fator determinante por exemplo se o seu pai tinha um q de 160 não significa que você vai ter um q alto Isso é verdade se o teu pai tem 160 Talvez tu nça com 97 até menos um exemplo disso é o Albert Einstein ele teve um filho com problemas mentais sacou você vai nascer com K al isso daí na
verdade a inteligência a capacidade de raciocínio também depende dos estímulos que você recebe na sua vida você consegue desenvolver aprender a ser inteligente dependendo da maneira como você é estimulado né E esse número do QI também ah o cara tem 160 de QI não significa que o cara ele vai estar de acordo com as verdades que ele consiga interpretar a verdade como ela é também pode cometer erros senão uma pessoa que fosse detentora de um q alto ela sempre estaria certa sobre tudo isso não existe ninguém tá certo sobre tudo todo mundo comete erro é
que oqi essa velocidade de processamento e dados e informações é absolutamente neutro entendeu Tipo tu pode usar o teu autok para o mal para o bem para o erro para o acerto é absolutamente neutro vamos supor que um sujeito de 180 deq foi criado em uma casa de comunistas e a única coisa que se falava naquela casa era quanto o comunismo é Belo e deu certo na União Soviética deu certo em Cuba deu certo na Coreia do Norte esse sujeito se ele não entrar em contato com outros tipos de correntes políticas e ficar viciado em
ler sobre comunismo É capaz dele conseguir defender razoavelmente com argumentos coerentes e lógicos o comunismo porque ele tá usando a sua velocidade de processamento de dados para isso entendeu inclusive qualquer coisa basicamente no universo pode ser defendido de maneira lógica e aceitável através de argumentos matematicamente a gente consegue sei lá comprovar que é impossível rebater uma bola com um taco de beisebol só que na vida real a gente consegue perceber que é possível Mas dependendo da forma como tu fundamenta os teus argumentos tu pode dizer que é absolutamente impossível e comprovar por A mais B
que é impossível que um taco rebata uma bola de beisebol né sabedoria diferente de uma inteligência que você tem para resolver determinados problemas você ser bom em matemática ter inteligência para res equação é diferente de uma pessoa que tem inteligência para conjugar verbo e saber eh escrever corretamente ter uma oratória boa existem diferentes tipos de habilidades mas essas coisas estão correlacionadas tá tipo assim uma alta capacidade verbal essa alta capacidade verbal ela não vem sozinha entendeu não é como se um sujeito com um baixo q pudesse ter o melhor vocabulário com o melhor raciocínio com
uma melhor concatenação de informações tá correlacionado sacou pegue a maioria dos presidentes por exemplo A grande maioria tem algo em torno de 130 140 de QI por isso que eles debatem medianamente bem não tô falando do Brasil eu não sei qual é a média do QI dos presidentes brasileiros mas eu sei qual é o QI de um presidente o de Israel nanaho tem 180 de QI a gente tem aqui no Brasil um cara chamado Fabiano de Abril o QI dele é tipo tão tão alto que é impossível de ser medido com testes de QI só
para vocês terem uma noção eles era todos os testes entendeu então bateu lá 180 Também Veja a articulação verbal do Fabiano de Abreu não é uma articulação verbal pobre pequena reduzida é uma articulação verbal rica com concatenação de raciocínios de forma muito elaborada mesmo quando ele tá falando de uma coisa simples ele consegue que torna aquilo complexo a somatória de todas as suas habilidades é que vão definir o quão Inteligente você é on só que pô mas se a gente tá falando da inteligência do sujeito é como eu já disse a gente não pode confundir
com o q do sujeito o q é uma coisa a inteligência é outra a inteligência é completamente método lmx leitura meditação e xadrez é para que a gente consiga desenvolver o nosso q ao máximo mas eu não tô prometendo que tu vai se tornar mais inteligente em engenharia eu tô dizendo que tu vai ser mais capaz após aumentar o teu q a progredir dentro da engenharia tu aumenta o teu q escolhe a área que tu quer ser inteligente e faça o que quiser da vida é difícil hoje em dia né falar sobre isso principalmente num
país como Brasil que você não tem estímulo para nada então realmente só desistir um cara aqui que nem o hindenburg melão com um k de 200 irmão isso daí Tipo isso daí é é muito fora da curva esses dias eu perguntei qual era a probabilidade de um cara com 220 deq desistir no planeta Terra pro chat GPT a estimativa do chat GPT foi que não era para existir ninguém se há 8 bilhões de pessoas no planeta terra não não era para existir ninguém com QI de 220 só para vocês terem a noção da Raridade desse
QI se a gente pegar o meu QI 132 a estimativa no Brasil que tem 220 milhões de pessoas é que 4 milhões 700.000 tenham mais ou menos o meu QI ou seja tu dá um chute em uma Skina encontra alguém com 130 de QI quer dizer também não sei se esse é exatamente o meu QI porque quando eu fiz o teste eu tinha 18 anos e eu nem tinha começado na minha vida intelectual direito ainda pode ser que seja mais pode ser que eu até regredi não sei mas agora um negócio como hindenburg melão 220
deq isso é absurdo entendeu um negócio como netan 180 deq um negócio como Fabiano de abrel é absurdo é uns caras assim ó privilegiado são uns Car que eu olho e digo meu Deus que incrível já vou antecipar aqui Alguém vai chegar e vai perguntar thago como faço para fazer um teste k Vá a um psicólogo que se seja de tua confiança que seja um psicólogo né confiável Ao menos para a população Regional e peça um teste psicométrico de QI ponto final mas o teste da internet não é confiável faça o simples faça o Óbvio
Vá a um psicólogo e peça um teste psicométrico de q Pô eu fiz esse vídeo inteiro agora eu assisti eu percebi que eu esqueci 99,9 dos meus argumentos é plenamente aceit que a genética seja o fator mais importante pra altura Só que também aceitamos que por exemplo a nutrição ou seja a cultura nutritiva do sujeito impacte diretamente na altura do sujeito só que aí as pessoas negam que a inteligência seria um fator genético mas aceitam que força altura e sei lá várias características da biologia da pessoa são via DNA mas magicamente a inteligência não é
outro argumento que eu esqueci é o seguinte ó se fosse possível via cultura modelar um q para CMA de 150 180 200 pontos que sejam a gente já teria uma grande parte da população com esse tanto de QI por quê Porque os doutores phds iriam criar seus filhos para serem gênios os bilionários iriam pagar as melhores escolas para que todo mundo se tornasse gênio os políticos iriam criar programas de implementação para aumentar o QI da sociedade não todos políticos eu tô falando de países sérios com bons políticos tá agora eu afirmo categoricamente é impossível entendeu
isso é impossível porque se fosse possível via cultura modelar o QI para atingir 180 pontos não iria existir uma curva matemática nos testes de QI tanto para menos quanto para mais ao longo do tempo as pessoas mais inteligentes com maior auto QI iam procriar iam criar uma cultura muito bacana o q médio EA aumentar assim ó de forma e a gente teria vários hindenburg melões com 220 de queim entendeu a não ser que todos os pais do planetas sejam incompetentes e não queiram dar o melhor para seus filhos fora a possibilidade óbvia do sujeito se
guiar para construção do seu próprio autoq via mudança cultural de hábitos e etc agora já foi comprovado cientificamente o seguinte ó pode dar a melhor cultura que for para criança treinar no xadrez treinar na leitura ã nutrição básica da melhor possível com frutas com as melhores vitaminas sono adequado tudo para o organismo biologicamente estar saudável vai ter um teto de QI entendeu pessoal quem gostou desse vídeo quer aprender mais sobre estratégias clica no primeiro link da descrição para saber mais a respeito do Renascer dos estrategistas