pessoal a gente vai assistir um vídeo do Caio copola onde ele ensina como debater melhor Quais são os segredos de um bom debate mas antes da gente ir para esse vídeo eu quero passar algumas dicas particulares minhas em relação a um debate tá a primeira dica é Não entre em um debate que tu não leu pelo menos 10 20 30 livros a respeito do assunto se tu não tem material suficiente introjetado em si próprio para que perder tempo que tu poderia est utilizando para ler não faz nenhum sentido em segundo lugar se vai debater com
alguém entenda Quais são as premissas que este sujeito aceita as premissas são as ideias principais do sujeito por exemplo um marxista vai aceitar que a religião é o ópio do Povo porque os átomos se organizam de maneira aleatória não há nenhuma divindade a nossa consciência é fruto da mais pura aleatoriedade quando tu entende as premissas que o sujeito aceita é mais fácil de te desconstruir o sujeito Tá em terceiro lugar humildade não entre em um debate com o ego lá em cima para satisfazer a tua vaidade ai porque eu vou debater para convencer o outro
do meu ponto de vista que é o ponto de vista correto quando tu faz isso tu não é melhor que um comunista Os Comunistas eles vão para os debates sistematicamente durante 200 300 anos apanham que nem cachorro nem sei se dá isso acho que dá uns 150 anos mais ou menos apanham que nem cachorro nos debates negam que apanharam voltam para casa aí vão de adversário em adversário apanhando até pegar um sujeito bem fraquinho que não sabe nem explicar o que que é capitalismo O que que é socialismo o que que é Marxismo dão uma
surra no sujeito em público aí fazem estátuas dos marxistas que conseguiram dar uma surra o restante todo do tempo eles passam negando a surra que tomaram Então se tu vai para um debate para fazer isso tu não é melhor que um comunista Por exemplo essa galera do terraplanismo vão lá fazem as experiências aí as experiências comprovam que eles estavam errados aí Eles continuam não mas tem que ser assim tá ligado não pessoal humildade vai ir para um debate que o objetivo deste debate seja sair dali mais sábio se tu tu vencer esse debate né demonstrar
de forma lógica que o teu ponto de vista é melhor muito bom mas se o teu interlocutor o teu adversário no debate demonstrar bons pontos Seja humilde em quarto lugar eu quero que vocês aprendam com um livrinho que é do Arthur schopenhauer mas foi o Olá de Carvalho que fez a tradução nesse Alguém já colocou o dedo na garganta e disse ol Terra plana astrologia é verdade alguém reagiu dessa forma a dialética erística São 38 estratagemas que quando um sujeito utiliza mesmo sem ter razão ele vence um debate o título desse livro é como vencer
um bate sem ter razão isso causou muita dor de cabeça no Olavo porque o objetivo do Olavo era explicar o seguinte ó existem pessoas que mesmo sem razão conseguem vencer um debate Porque utilizam certos artifícios retóricos e não a lógica a ciência a razão só que aí as pessoas com essa mesma mania de socar o dedo na guela e dizer oh Ô avo elas falaram o seguinte ol olha só que velho que velho ordinário ele tá ensinando as pessoas a vencer um debate sem ter razão quando era na verdade o oposto ele tava ensinando as
artimanhas retóricas que as pessoas fazem para vencer um debate sem ter razão é muito importante que tu entenda a dialética erística os 38 estratagemas porque se tu não entender o sujeito vem e te dobra com artifícios retóricos e tu não sabe o que fazer eu mesmo para me dar razão muitas das vezes que eu esqueço Qual meu ponto principal eu utilizo um ou outro estratagema entendeu e por fim a qu tem última dica é não fique muito apegado a debates por quê Porque os debates via de regra são um contra um Uma Mente contra uma
outra mente as vezes o sujeito certo se esquece seu argumento principal Às vezes o sujeito errado tem uma articulação verbal melhor e umas respostas mais satisfatórias Talvez uma retórica e uma oratória mais eloquente Talvez ele tenha uma tecitura da voz que seja mais persuasiva e mesmo estando errado ele vai lá e faz um show incrível então não leve tão a sério assim os debates faça o seguinte pegue os grandes gênios da humanidade veja os debates que eles participaram e leia tá tudo bem participar de um debate vai fazer tu exercitar o teu raciocínio etc eu
concordo com tudo isso tá concordo só que se tu sabe que tu não é um gênio e tu sabe que o teu raci é bem mais estreito que o raciocínio de um gênio porque não ir direto na borda do conhecimento humano naqueles debates dos maiores gênios faz sentido o que eu tô falando vai direto na borda do conhecimento humano vai lá aprender com os gênios e vê os contrapontos entre dois gênios Pegue um gênio e outro gênio que debateram e veja Qual foi a síntese o resultado final daquilo tudo agora vamos assistir quais são todos
os Segredos para vencer um debate pessoal um adendo eu não conheço intimamente o copola não tenho contato com o trabalho dele eu realmente não sei se ele é gente boa ou não vocês através dos comentários podem me dizer se ele é gente boa ou não tá as poucas vezes que eu tive conexão com ele e fiquei sabendo dele foram através do mamãe lei dizendo que o King tinha dado uma surra em um debate no cicop Polo aí tinha acabado com a carreira dele só que assim o mamãe falei não tem uma única palavra que eu
acho que vale a pena ser escutada então apenas Esqueci a segunda vez que eu ouvi falar do copola ele tinha ido em um podcast que eu não que eu não lembro o nome se é se é teia Na Teia alguma coisa assim que o Luis Felipe Pondé faz uma conversa com o sujeito aí eu assisti a que é a conversa do Pondé com o copola gostei e a terceira e última vez que eu tive contato entre aspas com o copola foi um amigo meu pessoal dizendo que o pola não valia nem o chão que pisava
piriri pororó mas era muito irracional para eu prestar atenção em termos Gerais eu não nunca tive muito contato com ideias do copola não sei exatamente o que Ele defende entendeu mas vamos prosseguir e ver quais são todos os Segredos para vencer um debate você é muito grande de de você gosta do debate cara porque é não Não porque cara eu gostei da franqueza dele sobre não gostar de debate realmente não é uma coisa muito agradável não tu ter um sujeito na tua frente um interlocutor na tua frente contradizendo cada premissa tua Isso é realmente muito
chato eu não suportaria cara não é Léo é tem que ter tem que ter pique né cara consome muito né consome muita energia você tem que ficar muito Alerta é porque cara não é agradável concorda não é uma coisa que você fala vou me divertir hoje nossa que legal é uma coisa que pô você e eu realmente me importo assim como eu AC sentido eu acredito em cada sílaba que eu falo Ah tá nesse sentido eh eu realmente acho algumas por tua reputação tá em jogo todo dia também né Não também isso mas isso da
reputação do debatedor estar em jogo é só porque a gente vive em um país de segunda categoria se o nosso país fosse minimamente sério todo e qualquer debatedor intelectual com integridade com honestidade com franqueza deveria ser respeitado só que o brasileiro médio ele tem a mania de futebolizando é um time versus o outro ai um está ganhando e o outro está perdendo os caras são tão chulos gostam tanto de latir aqui nesse país que eles acham até o seguinte ó existe lado certo e lado errado da história as pessoas são completamente lunáticas por futebol isso
vai contaminando todas outras áreas a tal ponto que tudo tudo tudo é interpretado de forma futebolística então é um país muito Chulo tá e é por isso que acontece esse negócio de haver algum risco pra reputação do sujeito assim a a a missão mesmo de da busca pela verdade e tal então assim Óbvio eu não sou dono da verdade mas tem algumas coisas que para mim parecem muito naturais e às vezes você se sente e discutindo ah discutindo coisas que que que que deveriam ser ponto Pacífico já no debate público do tipo vícios do regime
venezuelano eh a diferenciação entre o Estado de Israel e uma organização terrorista como ramaz isso também me tira muito a paciência porque as pessoas preferem a ideologia ao invés da Verdade só num Cafundó da América Latina chamado Brasil pra gente ter debate sobre socialismo sobre economia planificada centralizada Terra plana Alô acorda galera isso tudo já foi resolvido vamos ter debate sobre aceleracionismo sobre tecnofeudalismo sei lá pegue positivismo jurídico para debater e não socialismo e não Terra plana essas coisas surgem e elas são contaminadas por ideologia eh então assim não não é não é uma coisa
realmente agradável mas eu percebo né porque viajo o país palestrando tal que isso tem ressonância e quando você tem a contraposição de ideias eu acho que fica mais fácil das pessoas entenderem determinados argumentos Com certeza a contraposição de ideias é uma das melhores formas da pessoa aprender até porque se uma pessoa tiver observando de forma neutra dois sujeitos se digladiando no campo das ideias Se algum ali fosse um mentiroso e ocultasse algumas coisas para não entrar em contradição o adversário poderia trazer essas coisas à tona agora o que que a gente vê na internet sujeitos
mentindo a rodo mentindo de cara limpa ocultando certas implicações lógicas do que eles falam só para pegar bem para eles eles são posudo né com certeza a gente faz debate aqui eu percebo que é muito mais fácil quando tem fizemos até inclusive sobre Israel e Palestina fizemos sobre liberalismo e comunismo e tal quando tem uma pessoa fala uma coisa outra pessoa fala outra coisa essa responde aquela do que um programa só sobre isso e depois um programa só sobre aquilo é muito mais fácil S sim porque as pessoas realmente querem tá me fala tá a
outra pessoa fala ah entendi porque senão fica só uma pessoa falando se ninguém para contrapor né por por algum motivo Apesar de eu não gostar do formato e de dele não fazer bem pra saúde dos envolvidos com certeza é que você é muito calmo né me parece pelo menos ah profissionalmente pelo menos sim né eu é realmente você tem que ter um e Tem Que Ser calmo para esse tipo de formato for pode levar pro emocional a forma é tão importante quanto o conteúdo e se você se destempera o seu argumento perde muita força Olha
que frase bela a forma é tão importante quanto o conteúdo e se você se demp era o seu argumento perde muita força a gente observa sistematicamente sujeitos surtados virando meme o cogs vira meme toda hora o adriles vira meme toda hora porque ao invés de debater quer dizer na verdade algumas ou outras vezes eles estão certos só que como eles ficam latindo ao invés de argumentar de forma racional que que acontece todo mundo olha um lunático Veja por exemplo a vez que o cogus e o Nando Moura foram no inteligência ambas ficaram gritando tu olha
e pensa nossa que coisa incivilizada que que bobagem isso nem nem quero perder meu tempo com isso mas é um treinamento já aconteceu já D já aconteceu ah mesmo na Jovem Pan assim às vezes o debate ficava mais acalorado né então Principalmente quando existe falta de respeito ou quando torcem seu argumento quando querem colocar palavras na sua boca quando mentem a seu respeito isso causa indignação e qual que é a qual que é a a a saída quando você tá ouvindo alguma coisa que você sabe que é mentira ou ao seu respeito ou em relação
aos fatos olha aqui porque é assim é uma mentira você sabe que é uma mentira e se você falar isso é uma mentira só não não não faz não tem nenhum efeito eu acho isso uma das maiores sacanagens que tem porque é verdade se um sujeito tá mentindo a teu respeito e tu diz isso é mentira tu só parece um bobo então assim na lógica Pode ser que seja mentira mas se tu falar que é mentira Tu perde no argumento e Isso é bizarro e isso é muito chato mas aqui fica uma dica para todo
mundo se alguém mentir a respeito de vocês não digam isso é mentira argumentem acalmem baixem a raiva e argumentem ao invés de dizer isso é mentira é argumento mentir dá muito menos trabalho do que desconstruir a mentira ex para mentir eu posso levar 30 segundos menos assim o Lula Lula e o PT acabaram com a fome no Brasil eu levo um minuto para desconstruir essa mentira você entendeu É então quando você tem um tempo limitado é o que você falou aí eu sempre lembro do do do conselho do Murilo Gan que é o Murilo gan
cara que saudade então que é recorrer a tecnologia ancestral da respiração a coisa mais importante num debate numa discussão política é a respiração a respiração faz o sujeito retomar ao controle do seu cérebro via de regra os teus pensamentos tem uma velocidade cerca de quatro vezes mai do que as tuas frases enquanto eu tô falando as minhas frases o meu cérebro já deu umas quatro voltas isso que eu nem tô nervoso se eu tivesse nervoso os meus pensamentos estariam desenfreados aí cada frase minha eu teria evocado oito pensamentos vamos supor nessa nessa ideia hipotética em
que eu tô nervoso nesse cenário hipotético que eu tô nervoso E então eu não me concentraria para contra-argumentar de maneira lógica agora veja bem existe uma conexão entre o teu pulmão e o teu coração e uma conexão entre o teu coração e o teu cérebro quando tu baixa a frequência respiratória e respira de forma mais devagar o teu coração tende a bater mais devagar e quando o teu coração bate mais devagar o teu cérebro começa a funcionar com mais clareza ele vai diminuindo também o ritmo de pensamentos quanto mais rápido o teu coração bate mais
o teu cérebro acelera então quando tu começa a respirar de forma Calma tu retoma o foco tu tem acesso mais rápido e mais concentrado as informações que tu precisa no momento para o debate Então faz sentido que a respiração te ajude no debate não dá para responder só respirando não mas ela a pessoa fala você é ela é o ela é Ela é o pressuposto por quê primeiro porque você ganha tempo assim mentalmente porque quando você tá numa num debate dentro de você a sua a fisiologia é como se fosse de um combate ou seja
sua adrenalina tá disparada sim Seu Coração tá acelerado você tomou um golpe é você tá numa no que ele cham é você tá num estado que se chama de flight or Fight que é vazar que é correr ou lutar ou lutar esse estado de luta ou fuga é um estado ancestral bom o sujeito que tiver nesse estado de luta ou fuga pessoal mesmo um Boxeador profissional é capaz de um sujeito que tá nesse estado rasgar o lutador profissional como se fosse uma boneca de pano Eu não tô exagerando existe uma força primata como se fosse
de um de um gorila dentro da gente nesse estado o sangue quando tu chega nesse estado ele vai pro pra tua massa muscular tu precisa do poder máximo ali para lutar ou Correr tanto é que se tu correr nesse estado tu corre muito mais rápido se tu lutar nesse estado tu tem muito mais força Deus o livre se vocês verem um sujeito nesse estado e saírem na mão com o sujeito ele tem toda a vantagem assim biológica naqueles segundos em que está nesse estado bom como o sangue vai para regiões do corpo que merecem mais
atenção para te fazer sobreviver o neocórtex vai ficar com menos sangue tu vai est tão nervoso quando tu chegar nesse estado nesse estado de lutar ou Correr lutar ou fugir luta ou fuga que tu não vai conseguir ser racional tu não vai conseguir pensar direito e não vai conseguir pensar direito mesmo teu cérebro não vai est com uma grande disponibilidade de sangue então tu vai ficar super irracional tu vai fazer escolhas muito erradas se tu ficar nervoso demais e entrar nesse estado de luta ou fuga é exatamente a mesma coisa até porque dá você a
nossa cabeça ela ela ela absorve um potencial prejuízo reputacional com o mesmo Impacto de um golpe físico Concordo sim porque a gente veio de uma realidade tribal na qual o que o outro pensava sobre você era a diferença entre a vida e a morte isso é muito interessante existem Fontes que dizem que o nosso cérebro interpreta a rejeição exatamente como uma dor física quando um homem recebe um fora de uma mulher ele sabe do que eu tô falando dói quase que fisicamente Agora imagina um debatedor que além da rejeição ele tá pensando que vai perder
grana que vai perder o emprego que a família não vai mais gostar dele que o país vai odiar ele que todo mundo viu essa humilhação em rede nacional deve ser mais intimidador ainda imagina quanto autocontrole esse sujeito deve possuir para conseguir argumentar de forma racional e não ceder PR pro Pânico da rejeição pública Então quando você tá lá na arena pública sabendo que tem milhares de pessoas vendo e te julgando e tal quando você se sente acuado isso causa uma reação física é normal bons debatedores minimizam isso como aí Cada um deve ter a sua
técnica a minha peculiar é a seguinte me ajuda a ter plena convicção do que eu falo certo acreditar no que falo eu acredito no que eu falo então assim eu eu eu tenho um Norte moral né eu tenho uma rede de apoio de pessoas que me amam que acreditam em mim eu sei que tem milhares de pessoas orando por mim torcendo por mim eu sei eu sei o que eu represento as ideias que eu represento então eu eu sei que eu não estou sozinho mesmo quando eu me sinto solitário isso ajuda também E aí tem
algumas técnicas né de você eh tentar mitigar por exemplo os efeitos físicos dessa emoção negativa a respiração é uma delas quando você você fica tenso você treme Eu já vi em debate aqui você sente na pessoa né Né Léo Você já viu em debate aqui quando a pessoa você sente fisicamente quando a pessoa tá desestabilizada cara E aí você fala [ __ ] a outra pessoa conseguiu te ela e aí a partir desse momento a pessoa começa na argumentação dela se perder se perder sim porque às vezes você tem muito conhecimento Você tem uma didá
uma pessoa especialist intelectualmente superior a outra se perde Quando eu for presidente do Brasil eu vou fazer um programa que vai ser o programa público de debates e ao contrário do que está estabelecido de ser um debatedor versus Zoom eu vou criar a seguinte regra vão ser algo em torno de 6 a 12 debatedores Claro em números iguais mas de cada lado defendendo a sua tese por quê Porque em um debate pode acontecer do sujeito ser mais inteligente saber defender seu argumento mas simplesmente esquecer esses dias Aliás foi ontem Eu fiz um vídeo sobre QI
E eu esqueci o meu principal argumento Então imagina que tu sabe mas aí acontece de errar agora se a gente tiver seis 12 sujeitos de cada lado para um debate alguém vai se lembrar do argumento Correto Não é possível entendeu se a gente tem seis marxistas e seis capitalistas se um Fala um negócio sobre um autor o outro alguém de algum lado vai ter que lembrar entendeu por isso que eu não gosto tanto quer dizer não é que eu não goste eu acho que não é tão eficiente um debate do ponto de vista de descobrir
a verdade não é tão eficiente colocar um versus um porque alguém ali pode se atrapalhar e pronto já ferra todo o resto da conclusão do debate entendeu perde mesmo porque você desestabiliza bom a gente viu agora no debate que né que virou virou meme o debate em São Paulo você pegou uma pessoa que era especialista em comunicação emocional que era o candidato Pablo Marçal desestabilizou todos os outros candidatos todos o o bolos é um bom debatedor veja a honestidade intelectual do Caio copola ele falou claramente o bolus é um bom debatedor as pessoas aqui no
Brasil Elas têm uma de reduzir seus adversários a meros bobinhos a galera da direita fica dizendo o bolos é um idiota que se tu fosse minimamente inteligente minimamente Prudente Tu calaria tua boca e trataria o bolus como um adversário formidável Olha a multidão de pessoas que aquele homem arrasta Olha a multidão de pessoas que ele persuade Olha aonde ele já chegou com 40 e poucos anos vocês estão brincando com a minha cara de tratar ele como se fosse uma criança Eu já li muito da literatura da guerra e do Poder não tem um único grande
guerreiro um único grande líder que ao olhar alguém de proeminência que era adversário zomba e diz ah é um pobre coitado Nunca se deve fazer isso isso é subestimar as pessoas Olha onde o bolos já chegou com pouca idade vocês não podem serem desonestos tratem o sujeito de acordo com o que ele tá conquistando que é muita coisa é um político mais proeminente do que 99% dos políticos é uma das figuras mais comentadas do nosso país e as pessoas Ah aquele bobo lá de bobo o cara não tem nada velho vocês estão Brin tá aí
o Caio copola dizendo o bolos é um bom debatedor bom enfrentem o bolos ele tem capacidade argumentativa de arrastar a cara de vocês na lama Ah mas por que que ele tá apanhando do Maral em primeiro lugar tu não é o Marsal em segundo o Marsal leu muito também mas que o bolos não é bobo não é eu digo isso com tranquilidade porque eu sei que eu tô de razão eu nem passo frio eu tô coberto de razão ele tava totalmente perdido eu achei o o o da Atena perdido cara também que é um cara
que é comunicador ele não consegi controlar o tempo dele é mas tava fora da zona de conforto dele Às vezes você tem um programa de Du TR horas que você tem que render o que você tem que render o bloco e que você é o é o é o senhor daquela situação quando você muda o formato Nossa vou te falar e para mim no no no podcast anterior né que eu participei como co-host eu tava eu tava apreensivo por quê é um formato novo ah sim sim nesse sentido é eu fui dar uma entrevista até
para Brasil paralelo eh foi a primeira é uma entrevista legal é a primeira entrevista em qu ou 5 anos que eu dei assim eu dei entrevista em 2019 acho pro Rafinha Bastos pra Antonia Fontinelli pra Leda nagli pro Pondé ã algumas boas entrevistas e eu parei Principalmente quando eu fui pra TV né que aí muda o tipo de contrato tal e E aí eu fui dar entrevista eu falei nossa eu tô apreensivo para dar uma entrevista que é só falar mas são formatos diferentes são formatos Diferentes né e coisa você tem outro cara que é
um oponente você tá preocupado em as ideias e aqui você você não sabe o que eu vou perguntar você não sabe para onde vai o papo é Vilela o Marsal entrou num dos blocos com um boné o que que o que que é a roupa a roupa é um signo ela é um símbolo você não se veste para você muito bom que o copola tenha tocado nesse ponto porque eu sempre me esqueço de falar sobre ele por os políticos são proibidos estritamente proibidos de andar por aí sem terno Por que que para entrar no plenário
Por que para tá lá debatendo eles têm que usar ternos do durante o século XX foram feitas várias descobertas psicológicas e uma dessas descobertas é que a vestimenta a indumentária impacta diretamente na credibilidade atribuída basicamente um terno é equivalente vamos dizer assim a juuba do leão se tu ver um sujeito de terno tu vai atribuir muito mas assim ó infinitamente muito mais credibilidade para ele do que para um sujeito de camiseta de time de futebol Então por que que políticos não podem simplesmente parlamentar parlar com qualquer roupa porque rapidamente as pessoas perceberiam que políticos são
só pessoas comuns Então essa é uma das partes da engenharia social para que políticos tenham tanto prestígio eles são obrigados né a usarem terno e gravata para não perderem a credibilidade para que o nome político não seja manchado você se veste pro outro por isso que todo mundo fica desfilando logo para que que você usa um logo se você sabe onde você comprou a marca é a gente tem que refletir sobre o nosso comportamento né Aqui não tem julgamento nenhum é só pra gente entender isso aqui é um signo sabe ó Isso aqui é é
da daqui para fora né Por que que ele pôs o boné por é um símbolo universal de desrespeito para ser mais desrespeitoso do que um boné só se fosse um boné com óculos escuro aí tu chegou no auge do auge do desrespeito Universal que é o seguinte Olha eu tô usando uma roupa um uma indumentária informal um para um negócio que todo mundo aqui tá fingindo que leva a sério então ele falou porque qual que é qual que é a mensagem subliminar isso aqui é um t eu não vou bater palma para palhaço dançar e
eu vou tratar vocês com o respeito que vocês merecem vocês você é do sistema você é comunista você é não sei o que então Ó eu não levo isso a sério tanto que eu tô com um boné aqui de m você entendeu é uma linguagem não verbal poderosíssima aí o cara que tá preocupado com a agenda política dele de comunicação dele fica refendo aquela situação ele fica completamente estremecido fala cara que cara louco que que ele tá com né aqui ele não tá nem aí que que ele vai falar para mim nossa que que ele
pode falar todo mundo conhece seu próprio telhado de vidro sua própria vulnerabilidade ele desestabilizou todo todo o ambiente só muito boa essa última colocação do copola me lembrou até aquela vez que o bolsonaro chegou e disse eu sonego tudo que eu posso sonegar o que que pode ser sonegado nada então ele não S Nea nada ou mesmo o Pablo Marçal eu vou te dar o respeito que tu merece como tu não merece respeito nenhum eu vou te chamar de Comunista de do sistema não sei o que boa colocação do copola o copola é um sujeito
calmo embora eu não conheça muito do trabalho dele gostei de analisar esse vídeo tá quem tiver vontade de aprender sobre estratégias clica no primeiro link da descrição para conhecer o Renascer dos estrategistas É sério Vai lá se tu já me acompanha H algum tempo deixa nos comentários thgo conta comigo yeah [Música] [Música]