ó apoio o knns para substituir o programa Silvio Santos Então vamos começar falando do assunto hoje morreu Silvio Santos quer dizer não sei se foi hoje mas hoje é a notícia bom hoje é aquele dia bom assim aquele dia excelente para você ficar longe de redes sociais que é o que eu fiz eu nem olhei direito eu tenho com certeza tô que o pessoal brigou por causa disso né E aí começaram a desencavar os podre porque assim ó é sempre a mesma merda assim ó morre morre alguém assim uma figura tipo Silvio Santos aí um
pedaço desencavando os podre outro pedaço é o saudosismo entra aí o encantamento do empresário sabe aquela coisa tão brasileira assim Então olha o empreendedor tão né setores do Brasil o empreendedor O Vencedor Olha só o cara que veio do nada e pá pá pá enfim foi um dia de tudo isso e mais um pouco né pessoal foi bem isso exato e eu não eu não acompanhei nada e tô feliz de não ter acompanhado porque cara é muito chato que o script é sempre o mesmo e tal como eu tava comentando com um amigo meu a
internet ela é o lugar onde tudo muda para que fique absolutamente tudo no mesmo lugar então acontece um monte de coisa tchau e termina e fica a mesma coisa mas sobre a figura do Silvio Santos mesmo eu acho que cabe a partir não da biografia dele inclusive tem uma biografia que ele não parece que ele não gostou né aquela que a gente bioz não esse filme que tá vindo agora esse é mais Chapa Branca pelo que me pareceu mas teve aquele teve aquela série né foi da HBO acho que foi né eu tô trocando as
foi da HBO ou foi da Star agora tô na dúvida mas enfim o Silvio Santos ele entra naquele h de figuras que são Marcos culturais né e Marcos culturais são sempre problemáticos quando você traz para um séri da Star isso e não foi de B ele é um Mar Cultural e Maros culturais sempre são complicados quando você coloca eles dentro de uma dicotomia moral sacou Quando você põe ele como como do bem como do mal porque não é nem bem nem mal né aí que tá porque vamos lá a p pessoa Silvio Santos ninguém conhece
tirando as filhas dele e meia dúzia de amigos próximos tá ligado a pessoa Silvio Santos ninguém conhece o pessoal fala ah eu gostava tanto dele não você gostava da imagem dele você gostava do personagem dele você né quem dizer que gostava e quem odeia também mais ou menos a mesma coisa porque assim a gente não tem muito acesso a esse cara tem histórias aí e tal mas o que eu quero dizer é o seguinte Marcos culturais eles dificilmente conseguem ser discutidos a partir de um viés moral porque a cultura a cultura agora no sentido amplo
ela é a moral né cara o quanto de coisa que a gente gosta o quanto de coisa que faz parte da inclusive da sociedade que a gente é sei lá o exemplo máximo a gente fala Português o Português é do bem ou é do mal é a língua do colonizador você vai dizer pô isso isso é ruim né Mas por outro lado é uma língua que produziu romances produziu poesia foi com essa língua que a gente se expressou E se expressa até hoje é com essa língua que a gente discute que a gente se encontra
que a gente conversa que a gente faz amor que a gente faz ódio que que a gente faz merda é é é com essa língua então a cultura ela tem esse lado assim ela no fringer dos ovos mesmo com tudo que você possa criticar a cultura está para além do mal e o Silvio Santos ele é uma figura icônica de algo que a gente não tem mais também que eu acho que também aí que ele acaba sendo um personagem interessante ele não não sei se dá dá para dizer que ele é o último não acho
que tem outros ainda aí né que tão mas ele representa algo que quando eu falo algo que a gente não tem mais o que que isso é são referenciais comuns né cada vez mais nós somos incapazes de termos referenciais comuns a televisão criava isso pro bem pro mal então a televisão a partir da televisão a gente meio que todo mundo sabia da mesma coisa tu podia num domingo à noite não assistir o Topa Tudo Por Dinheiro Mas tu sabia quem era Silvio Santos hoje as atuais celebridades são celebridades tribais cara todas Me diz uma que
não seja vai eu não conheço às vezes tu puxa alguma que tá sei lá Madona Tá mas Madona foi conhecida a na época que era TV que imperava eu tô falando dessas que acenderam na na era da internet já Quais que são figuras assim que todo mundo conhece eu eu não sei se existe mais alguns políticos né é político sim mas assim celebridade assim gente né sei lá ator cantor apresentador sabe eu ten por exemplo pego o Felipe Neto né que é gigantesco no YouTube Eu tenho impressão que muita gente nem aliás ten impressão não
tenho certeza já conversei co com algumas pessoas sobre Filipe Neto as pessoas não tem menor ideia quem é Felipe Neto Então muda né as coisas mudam então o Silvio Santos ele também tem a morte dele para além da pessoa dele que pode ser imensamente criticável mas a morte dele tem uma questão simbólica e essa questão simbólica que eu acho que mexe com algumas pessoas é a perda de um mundo comum né esse mundo comum toda vez que morre alguma coisa que era da nossa infância ou da Nossa Juventude ou que fiz para da nossa vida
tem um sentimento de não não não não nos enganemos a gente não fica triste pela morte do outro a gente fica triste pela nossa morte porque aquilo que fazia parte do nosso mundo não tá mais fazendo parte é uma indicativo de que o nosso tempo também tá passando Mas eu acho que também tem uma outra questão e especificamente no caso do Silvio Santos que é que é disso né de uma morte de um mundo comum de um referencial comum que eu acho que não é algo consciente da maioria das pessoas mas eu tenho a impressão
que todo mundo sente um pouco isso né E isso também é motivo de angústia tá não se enganem motivo de angústia Porque por mais que a gente viva numa bolha e nessa bolha a gente só escuta o que a gente gosta a gente tem ao mesmo tempo uma perplexidade gigantesca quando a gente espia para fora da bolha e as pessoas simplesmente não entendem mais o que a gente fala no caso da política is é Bem óbvio né as pessoas passam a ter um vocabulário próprio ter uma lógica própria e não tem vai perdendo capacidade de
articulação de ponte sabe o que que eu posso falar que aquele grupo vai entender Às vezes não tem mais o que tu possa falar porque aquele grupo já tem uma lógica de pensamento muito diferente da tua isso é a sociedade dos algoritmos né O Silvio Santos é um dinossauro para Sociedade dos algoritmos né Ele é um ser que veio antes disso e a morte dele é um mais um passo desse mundo que não que tá deixando de existir Claro ainda tem várias figuras aí vivas né mas é uma galera que já tá com 50 60
anos anos né então assim e uma hora toda essa galera vai né Uma hora e aí aquele mundo que a gente conhecia né daquele mundo dos referenciais comuns ele tá desaparecendo E sobre os programas do Silvio Vale comentar eu era criança agora vem momentos papole ató eu era criança e eu gostava bastante de assistir o o Topa Tudo Por Dinheiro hoje Aquilo é tão errado aquilo era tão errado mas tão errado não é difícil listar o quão errado era aquilo nos mais diferentes níveis eu não sei nem por onde começar do quão errado era aquele
programa e era o que eu mais gostava de assistir quando eu era guri era o que eu mais gostava chegava de noite às vezes meus pais queriam ver Fantástico para ver uma notícia ou outra e eu queria ver o Topa Tudo Por Dinheiro eu também gostava do roda roda o eu eu gostava daquela parte né que tinha que adivinhar e formar palavra uma espécie de cruzadinha aliás isso é um troço interessante né o também não foi o s não foi o primeiro mas ele game ficou muito a televisão né cara O Silvio Santos é o
primeiro dos gamers Tosco isso não tem nem nem é mas ele Gam ficou muito a televisão eu acho que em partes uma geração mais nova tem uma certa simpatia por ele por ele porque ele é um cara que sabia lidar com jogo né o tempo intee tava jogando agora dito tudo isso né aqueles encantamentos por Empresário é eu sempre acho isso meio meio bobo sabe por isso que eu tô falando assim falemos do do ícone cultural Agora se a gente for pro pra pessoa barra o empresário barra o o CPF né se a gente sai
do simb BOL que vai pro CPF ou mesmo pro CNPJ ih rapaz daí não aí ele não é uma figura admirável porque ninguém é você sair admirando os outros aí também é mal luquis mas ao mesmo tempo o cara é se que reconhecer a força do ícon cultural porque hoje tava todo mundo querendo dizer que tinha foto com ele que era amigo dele tava todo mundo postando celebridad né tundo postando uma foto do lado do cara eu só sei de uma coisa quem tá nesse processo mesmo é imitador né Uma Geração de imitadores que gostavam
de mostrar o seu talento o Silvio Santos e agora estão desempregado né é a a morte do imitador também né É isso aí altas informação aqui eu não sei imito o Silvio Não pior que eu não sei imitar Oii não se nunca consegui imitar o Silvio Santos que todo mundo fala que é fácil eu já não consigo figuras que todo mundo conheceu eu poderia citar o Celso Portioli até ali antes de setembro de 2001 depois não sei dizer sim por causa das piadinhas e tal mas cara até o cels portol Eu acho que já é
alguém que que eu que eu não sei cara que eu não sei acho já eu acho que alguns que ainda estão por aí né tipo aí não aí vou fazer uma pergunta horrível vai o Faustão tá vivo eu não sei Faustão tá vivo tá né tá eu acho que tá que ele fez uns transplante né e tal mas tem o Roberto Carlos tem o Maurício de Souza tem que mais aí são figuras muito Chico Buarque Ah que mais é se para a pensar da geração que do do humor essa já tá já foi né cara
Chico Anizio Jô Soares os comediantes que vieram depois já são comediantes de nicho eu tenho certeza que uma galera não sabe quem é Fábio porcha Tem uma galera que não sabe quem é o Marcelo adet isso é tem alguns que até que vocês falam aqui eu já nem sei quem é o pessoal do planeta ainda também é tá pessoal do cete planeta ainda mas cabe lembrar né O que era mais popular era o Bussunda o Danilo Gentile É mas o Danilo Gentil Eu acho que já é menos tá porque também não é uma coisa do
do que aconteceu de uma hora para outra né Então essa essa perda dos referent comum foi um processo gradual ainda que rápido eu creio acredito né Porque pô em uma duas décadas mudou muito rápido isso eu acho que o o Danilo Gentile é uma figura intermediária assim né Eu acho que o Danilo Gentile é muito conhecido por causa do do do den noite ali e tal mas eu acho que em alguns grupos ele não chega não chegou mais né Diferentemente sei lá do Silvio Santos Boa noite Senor link o Silvio Santos também era uma meta
narrativa personificada sua morte é também um dos indícios do fim das meta narrativas é tu tá aqui tu tá aqui dando uma do bodar né ah não do bodar não do lotar né lotar que falava de meta narrativa é que assim ó tem um tem um detalhe interessante de que o Silvio Santos ele foi um cara que sacou algo que hoje Qualquer um no YouTube Faz que é de que cara se você vai se tornar uma pessoa pública antes de tudo Produza um bom personagem entendeu Até Porque dependendo do bom personagem que você souber construir
você vai conseguir se blindar né O Silvio Santos ele fez questão de construir um personagem que que pode ver uma série de pressões ele sempre saiu de fininho cara porque ele se colocava como cara com as piadinhas escroto eles colocava como um tiozinho meio irreverente tá entendendo a a irreverência é uma arma também é uma arma tanto que a gente vê às vezes até uns humoristas meio escroto se esquivando porque é só uma piadinha tá entendendo então a a reverência ela é um ela é uma boa blindagem e o Silvio Santos sobre muito bem usar
isso né só que no dia a dia ele era um empresário cara e como empresário fazia acontecia né uma vez eu vi uma entrevista com ele um dos vários momentos onde ele tinha desmontado o personagem assim e ele comentando assim que uma coisa que ele aprendeu que no começo quando ele criou o SBT ele queria peitar Globo assim ele ele começou a se encantar com a ideia né de não vamos peitar Globo depois ele percebeu que era impossível E aí ele disse assim aí que a minha política aqui né né minha política SBT era não
enfrente a Globo né E se aproveite dela mas não enfrente claro que por exemplo no domingo eles tinha uma guerra ali forte nos anos evento Domingo Legal e Faustão o s fala entrevista a ideia nunca foi superar Globo porque a gente sabia que não tinha como superar a gente queria claro sempre queria vencer mas por exemplo novela das oit que que a gente fazia a gente jogava a programação nas pontas porque a gente sabia que novela das 8it a gente perdia audiência então assim tudo era jogado vocês lembram eu pô o SBT tin uma coisa
que estou para pensar quase que soa como vergonhoso assim não é uma coisa que você tem orgulho de dizer que é o seguinte o SBT muitas vezes te falava que o programa ia começar depois de um PR programa que tava na Globo vocês lembram que isso aparecia direto na programação do SBT tal coisa Começa depois da novela das 8it da Globo SBT não tinha podor nenhum cara de pegar emendar no do e isso era esperto Teve um caso eu tô puxando de memória então eu posso estar Contando um pouco errado mas teve um caso muito
emblemático que foi a exibição de Rambo na TV Demorou muito para se liberar os direitos do Rambo aí o SBT conseguiu Rambo 1 e a Globo conseguiu Rambo 2 o SBT levou anos e anos para conseguir direção do Rambo e a Globo conseguiu mais rápido então assim o que aconteceu quando quando foi passar na televisão brasileira pela primeira vez Rambo já tinha o um e o dois só que o dois estava com a Globo e o um tava com o SBT e aí eu não sei como é que isso aconteceu agora eu não sei como
é que chegou nisso mas acabou ficando O Rambo 1 e o Rambo 2 no mesmo dia na mesma noite passando sério ia passar essa história é maravilhosa eu posso estar perdendo algum detalhe aqui acabou acontecendo de que na mesma noite ia passar o Rambo um e o Rambo 2 um dois na Globo um no SBT e a aí o cvio Santos que não é bobo pegou e avisou trocou resolveu trocar não peitou a Globo E aproveitou isso como propaganda para ele ele falou assim você vai ver na quinta-feira Você vai assistir quinta-feira O Rambo dois
na Globo se você quiser saber como tudo começou na sexta veja Rambo no SBT cara muito bom isso bicho Isso é muito bom de novo posso estar Contando um pouco errada a história mas cara é genial isso genial e aliás eu ainda quero fazer uma live aqui sobre o Rambo tá porque o Rambo 2 eu acho uma merda agora o hambo 1 é daqueles filmes que as continuações fizeram a gente ter uma imagem errada porque o Rambo 1 é um filme muito bom cara sério hambo um é um filme excelente e crítico para um diabo
tá é um filme muito crítico do militarismo americano do Ah cara tem um monte de coisa ali tem um monte de coisa ali né o pessoal que pegou o hambo como ícone de machão não lembra que o hambo um termina com ele ajoelhado chorando de uma maneira até um tanto ridícula um choro miado eh perante o general querendo do General uma figura paterna é um final ridículo no sentido bom mesmo assim sabe sabe aquele herói de guerra ele é um cara em sofrimento ele é um cara patético e o Rambo 1 mostra isso muito bem
aí depois do dois em diante ele virou propaganda do governo Riga né aíí virou aquilo lá mas o o um não é o mesmo filme do dois o pessoal quandoa pensa em hambo muitas vezes tem o dois na cabeça que é o hambo a missão mas o o John hambo personagem o first Blood ali do do um é um é bem diferente sim o hamb Alguém falou que o hamb um é antiguerra é n o hamb um é lacração isso é lacração não é sério é um um de um filme com outros exemplos de filmes
que às vezes a galera tem uma ideia errada mas é com base nas continuações Ah tem outros exemplos mas eu acho que o hambo é o mais forte assim as pessoas lembram dos filme do Ram você só tiroteio porrada e bomba e não é pelo menos não um inclusive uma coisa que é interessante você sabe mas o campo de estudos da do stress pós-traumático começou a partir dos veteranos do Vietnã se eu não me engano a história do filme do no filme do hambo ele é um veterano do tinan né então todo esse papo sobre
stress pós-traumático começa a surgir ali nos anos 70 80 então o filme do Rambo vai muito nessa época ele sai no momento certo é um filme sobre algo que tava acontecendo naquela época rock é tá aí engraçado tudo que o Stalone fez o Stalone ele é uma máquina de gar dinheiro não se pode tirar esse talento dele mas ele também o que ele mais fez na vida foi continuações que serviram para apequenar a o filme original né então rock é a mesma coisa tem razão é que eu acho que o Rambo ainda é mais decadente
O Rambo 2 eu acho muito ruim e muito contraditório com um Quanto que um é um filme antiguerra O dois é um filme pró guerra já o rock não rock se Manteve mais ou menos no espírito mais ou menos só que são filmes que assim a ladeira né cara a ladeira baixo dois é muito inferior ao um o três é muito inferior ao dois o quatro é muito inferior ao três ou C horroroso aí depois quando ele voltou lá coroa Tá mas também é um filme meio né o o rock 6 né o o rock
é só Balboa né o sexto Matrix também é Matrix acho que também é um caso Matrix também deu uma diminuída das continuações eh São suadas Esse vídeo é um corte da Live do Caos que acontece no canal do quadrinhos na sargeta todo domingo à noite por volta das 9:30 geralmente então curta e compartilhe este vídeo e se inscreva lá no co sargeta assim como aqui no cortes da sargeta pessoa vagabunda