William Santos Oliveira Boa noite link o segredo de uma análise bem-sucedida da realidade está em ser verossímel utilizar pensadores compromete autoria como é que é cara o segredo de uma análise bem sucedida da realidade cara primeiro que verosimilhança e e realidade não são a mesma coisa cabe lembrar o conceito de verossimilhança muito lembrado ali pelo uso do Aristóteles foi uma alternativa que o Aristóteles encontrou para não cair no dualismo Platônico de de de de verdade e mentira por isso que depois de leus e filósofo já contemporâneo vai usar o conceito de potência do falso ou
seja tudo aquilo que uma vez sendo uma mentirinha carrega uma força imensa para tocar a sociedade os mitos são assim as religiões são assim a cultura é assim os seus valores de liberdade de igualdade de justiça São é tudo isso é uma mentirada potente mentirada por quê Porque nada disso corresponde com a realidade são coisas que a gente acredita defende e luta mas são mitos ainda são mitifica da vida então a verossimilhança ela de certa maneira ela é um eu não diria que ela é antagônica mas ela não corresponde à realidade certo fel Dia dos
Pais Lincon que obra mais te te ferrou a cabeça depois que você virou pai reviu o túmulo dos Vagalumes para gravar podcast me cagou legal ah muita coisa depois você vira pai você você não consegue mais ver cara assim como outras eu deixa eu comentar um negócio em relação não a paternidade mas assim ó a gente tava falando de ateísmo essas coisas eu conforme eu virei ateu teve uma coisa muito ruim aliás coisa ruim em cateu tá vamos falar de coisas ruins em cateu porque assim só para comentar isso assim dá um contexto eu não
acordei num certo dia com revolta diante da igreja que que é uma é até um Clichê que que crente tem sobre ateu que o ateu é revoltadinho e não sei o quê ateus muitas vezes tem história assim de assédio religioso então sim muitos ateus TM motivos para serem revoltados eu sofri muito assédio religioso na minha escola mas eu fui me tornando ateu aos poucos assim sabe não teve uma data do tipo ah hoje eu me declaro ateu não de repente quando eu vi eu não acreditava em [ __ ] nenhuma e na verdade desde guri
eu já tinha dificuldade de acreditar sempre tive dificuldade Mas eu tive processos onde eu buscava alguma coisa até porque havia essa pressão social para você ter uma religião e eu preciso defender aqui meus pais nunca me pressionaram a isso mas eu me sentia pressionado assim num nível mais a nível mais social e bom chegou um momento que eu disse Cara eu acho que eu sou esse negócio a que chamam de ateu e conforme isso foi ficando cada vez mais natural e e de boa para mim chegou uma hora que tem uma coisa que é muito
chata que assim filme de fantasma não me dá mais medo e eu queria eu gostava tanto de sentir medo de filme de fantasma essa parte eu queria desativar V assim quando vem um filme de fantasma Eu queria tanto desativar o ateísmo em mim assim eu não consigo mais ter medo sério para mim é muito chato esses invoca versos embora esses aí eu acho que S um filme ruim mesmo acho mal dirigido mal pensado os sustos são vagabundos mas mesmo assim vai pegar uns filmes mais cabeça com fantasma com ahi eu não me assusta não não
me impressiona Eu acho chato Sabe eu queria tanto me sentir impressionado com isso e eu não consigo mais Sibéria eu sempre esqueço põe teu nome Sibéria aqui eu esqueço teu nome ô [ __ ] participa das Liv aqui e eu acabo esquecendo falando do do Exorcista O Exorcista o primeiro filme eu acho um filme do [ __ ] mas eu não tenho medo nenhum assim eu não acho que meu Deus é o diabo eu não acredito que existe o diabo entendeu então sei lá eu não sinto medo mais tanto que hoje em dia por exemplo
filme de terror que me pega são filmes que são histórias que tem algum grau de abstração e que na verdade são sobre a condição humana levado ao limite aí às vezes me pega mas essas histórias de fantasma de demônio eu só acho divertido assim às vezes eu até me divirto mas não me dá medo tô tentando lembrar de um filme de de terror que me deixa muito com medo me deixa assustado os que me dão medo no fundo é coisa muito pé no chão né É coisa com lembro do meu pai quando eu era guri
meu pai também não era muito impressionável com essas coisas quer dizer depende não depende meu pai às vezes era bem cagão mas eu lembro que uma vez o meu pai num num momento de Coragem eu tava com medo de fantasma e não sei o que o pai falou assim então tenho que ter medo dos Mortos tem que ter medo é dos vivos e essa frase me pegou é ter medo dos vivos os vivos dão medo os mortos não dão medo cara deixa eu contar um susto que eu que eu me orgulho é horrível ter feito
isso é horrível mas eu me orgulho tanto e seria tão hipócrita dizer que eu não me orgulho até tô fechando os olhos que eu tô ficando nervoso deixa eu contextualizar Eu estava num lugar onde tem eu tava no no no box basicamente é isso e lá também tava uma fisioterapeuta e ela já tinha contado para nós que ela teve educação evangélica e tal então ela se impressiona muito né Foi muito assustada com diabo essas coisas hoje ela não é mais ligada a isso mas ela ela diz que até hoje tem muito medo assim né e
eu vou dizer que o nome dela aqui é vai sei lá Suzana vou inventar o nome e aí eu vi que ela a gente estava conversando de boa já era noite e eu falei assim Ah tu não tem porque ter medo Susana cara que susto horroroso que eu dei nessa guria ela tava assim ela tá conversando comigo ela tava assim que horrível e eu me orgulho não não me orgulho não vergonha fazer isso é uma vergonha fazer isso mas meu Deus cara Coitada bicho Coitada deve ter deve ter trocado calcinha na hora assim não deve
ter aguentado Mas sério eu fiz bem isso assim né Foi bem is Ah não eu eu continuei a conversando não sei o que não sei o que Susana e ela nunca tinha visto eu fazer essa voz aqui né que aliás essa voz eu desenvolvi por causa de colega crente que me encheu o saco eu tava no ensino médio eu tinha uns colega crente chato chato chato chato e né aquela coisa de adolescente tua voz tá engrossando tá finando engrossa E aí tu vai testando e fazendo coisas com a voz de repente descobri que eu conseguia
falar assim é Pronto né eles enchi o saco eu só olhava às vezes dia de prova eles lato suado fazendo a prova olhava pro meu lado e tava assim punição provocação a estética seria o estudo da aparência e como ela nos afeta não não isso não teria mais um aspecto pessoal do que social também não pergunto porque vejo a análise estética associada a tentativa de formação de uma uma cultura nacional Não mas é tem um trocadilho tá um trocadilho que só é possível no no no no português mas o Hegel no alemão tentou fazer isso
eu não vou lembrar agora as palavras de alemão que o heg usou mas eu usava isso com os meus alunos de ver se consigo um papelzinho aqui que eu já escrevo e tu já entende o que eu quero falar ó esse é o trocadilha eu vou escrever aqui meu pau no teu cu não não é isso Ó a estética o ida com o parecer entendeu o pessoal pensa em aparência Sim essa é a aparência que a estética trabalha o parecer aquilo que aparece mas aparece porque é entendeu as coisas só existem porque elas se fazem
ver de certa maneira não é que elas só existem Mas elas existem né a o reconhecimento da existência se dá porque assim elas parecem então a estética cuida desse parecer ela tá falando desse de do do ser das coisas mas um ser que se manifesta sensivelmente Então esse dualismo entre ser e e aparência isso já é superado lá no Hegel Hegel já dos 200 anos tava já jogando esse esse argumento fora e por isso que não é uma questão pessoal aliás antes do Hegel Kant também a já tinha jogado fora a ideia de que isso
é uma questão individual não é uma questão individual é uma questão social sóciocultural né ou mesmo biológica né Tem Limites também na nossa percepção das coisas etc né tá boa noite senhor link o senhor acha que o aumento de obras que passam pano normalizam incesto no menim é decorrente de racismo e xenofobia crescente no primeiro mundo e no Japão ih rapaz que mistura Por que que o normalizar Ah tá tá dizendo que essas obras mainstream japonesas e enfim europeias Americanas normalizam o incesto Não cara não o incesto é que depende você vai fazer muitas leituras
mas a verdade é que sei lá pelo menos assim eu acho que nesse aspecto os psicanalistas estão certos né Eu acho que basta ver basta tu entrar em qualquer site pornô a quantidade de [ __ ] de incesto né geralmente são os mais assistidos Eu acho que o incesto ele lida com interdição e interdição desperta desejo né ah o desejo para ele poder acontecer ele precisa de interdição né o desejo sem interdição não tem transgressão né por isso que bilionário é uma coisa perigosa É sério já não sei de falar aqui imagina uma pessoa que
pode tudo o que que para ela não poderia ela para encontrar o seu desejo ela tá sempre ela sempre tem que buscar coisas cada vez mais proibidas né isso aí já tá no sad o s já falava isso cara se não proíbe não tem barato então assim eu acho que o incesto ele entra muito nisso ele é um espaço simbólico de prazer no errado agora eu não acho que a imensa maiia das pessoas de fato se sentiriam bem numa relação pelo contrário aquilo seria muito desagradável mas enquanto fantasia ali você processa alguma coisa é por
isso que nessa hora eu sou aristotélico acho que o aristótele tava certo quando pensava a catarres a catarres nada mais é do que isso de você processar alguma coisa que na sua vida concreta você não teria espaço e não é só no espaço porque é proibido você não iria querer tá entendendo aliás 99% das Fantasias não Só fantasias eróticas fantasias história de ação sa 99% das fantasias que a gente curte a gente odiaria viver Ah eu sou fã do Batman você quer mesmo ficar com uma roupa atocha no rabo vestido de morcego em cima de
uma gárgola esperando o bandido aparecer sem ficar olhando para celular 3 horas na chuva vai aparecer um bandido você ia curtir você não ia curtir você não ia curtir seu Batman tá ligado a pessoa falando eu ia se gostar seu Batman não ia não não ia não esse vídeo é um corte da Live do Caos que acontece no canal do quadrin na sarjeta todo domingo à noite por volta das 9:30 geralmente então curta e compartilhe este vídeo e se inscreva lá no con sargeta assim como aqui no corte da sargeta pessoa vagabunda