Senhoras e senhores, meu respeitável público, vocês pediram e eu tive que atender porque basicamente eu sou um empregado que precisa fazer tudo que mandam. Então hoje nós teremos aqui eu debatendo contra 10 pessoas que acham que Cristiano Ronaldo é melhor do que o Messi. Porque que elas estão erradas? A gente vai ter três temas no programa de hoje. 15 minutos para cada tema e funciona basicamente. A gente coloca Aqui uma afirmação e quem quiser vir debater comigo e levanta a mão e vem aqui debater. Vamos lá. O primeiro tema é Cristiano Ronaldo não é mais
decisivo do que Lionel Messi. >> Pode liberar o cronômetro. Tudo bem >> aí? >> Beleza. >> Tudo bem. >> Como é que você chama? >> Lucas. Lucas Mendes. Sou dono da maior página do Cristiano Ronaldo. >> Faz o sua propaganda. Faz favor. >> Inclusive, quem quiser seguir aí, Lucas CR7 lendário. >> Página que o Cristiano comentou, factos e tal. Eh, eu imagino que você vai falar sobre gols em finais, né, por ser questão de mais decisivo. De fato, o Messi tem mais gols em finais do que o Cristiano Ronaldo, mas ele também disputou mais finais
ao longo da carreira. Se eu não me engano, foram 50 jogos em finais contra 40 do Cristiano. >> A média maior do Messi. >> OK. Mas assim, o Messi também jogou, as finais que ele jogou foram a maioria, tipo, Supercopa da Espanha, Copa do Rei. E o Cristiano Ronaldo, ele passou por cenários diferentes ao longo da carreira. Passou por Portugal, passou por Inglaterra, eh, Itália, Espanha, agora na Arábia. Seleção, seleção muito mais fraca ao longo do da história toda. Sempre foi mais fraca que que a Argentina. >> Já acha os jogadores dessa geração? >> Hoje
não hoje não, mas assim, a história dele já tem 24 anos, né? E ao longo desses 24 anos, a maior parte do tempo, acho que >> a gente deve concordar que Portugal sempre foi inferior. >> Eu não, eu não acho. >> Você não acha? >> Por nomes de jeito nenhum. >> Tá bom. Eh, 2006 a seleção da Argentina era era muito boa. Portugal também, né? E o Cristiano joga razoavelmente ali. 2010 a seleção de Portugal fraca. >> Não, não era, >> não era fraca. >> Não era fraca. >> Que isso, pô? >> A seleção de
Portugal tinha, tinha bons jogadores. A Argentina tinha bons nomes. >> Seleção de Portugal 2010 era fraca. Assim, >> porque nenhum dos dois faz nada, né? Cai cai entre nozinhos aqui. >> É, não faz nada. Mas assim, Portugal é eliminado pra seleção campeã do mundo, né? que foi a Espanha com um gol que se tivesse VAR teria sido invalidado. Então Portugal, >> mas foi boa Copa do Cristiano, >> pode não ter sido uma boa Copa dele, assim, eu acho que boa copa mesmo ele teve em 2018 que ele faz o hatck contra a Espanha, >> que
é que mais >> fez um gol na sequência contra Marrocos E ele ele perde pro Uruguai, né, nas oitavas. >> Mas assim, >> ele jogou bem contra o Uruguai, >> não fez uma boa partida, assim como o Messi também não fez contra a França, né, que foi eliminado também, né? Não foi em 2018. Ah, sim. É, então aí o o Cristiano, assim, ao longo eu acho que ele é mais decisível porque não deve pesar só finais. Eh, a questão decisão envolve semifinais, quartas de final, Oitavas. Se você pegar Champions League, eh, oitavas de final, o
número deles é bem bastante parecido em questão de gols, >> mas das quartas, por exemplo, ele tem mais que o dobro. >> Na semi tem mais que o dobro de gols, na final tem o dobro. Então eu acho que >> não, mas espera aí, ele tem o dobro em em dobro de finais disputadas >> de gols. É, >> o Messi tem três finais, dois gols, o Cristiano tem seis finais, quatro gols. >> Seis finais >> é >> de Champions. >> É, >> ele joga eh não, não tem seis finais. Ah, não, aquele perde da 2009.
É verdade. Tá certo. >> Pro Messi. >> Pro Messi. Verdade. Certo. Mas o Cristiano, ele sempre foi mais decisivo nessas fases finais de Champions. Acho >> em quartas, em semis. >> E final também >> não. Em final os números são iguais. O Messi nunca perdeu uma final de Champions. >> Não, mas ele tem mais gols. >> Ele tem seis jogos, quatro gols. O Messi, três jogos, dois gols. >> Perfeito. OK. >> A média é igual. >> Ok. Mas assim, eu acho que em todos os cenários o Cristiano acaba sendo mais Decisivo em questão de >>
a gente não vai falar de chances criadas, passes antes do da assistência. Isso a gente não vai contar. >> Pode falar. >> Então o Messi ganha em tudo. >> Não, não. Ele ele ganha em participação de gols. Mas como ele ganha em tudo se o maior assistente da história da Champions é o Cristiano? >> Uma a mais, com 20 jogos a mais. >> Não, uma a mais não. >> Uma a mais. >> Não é o Di Maria. vice-artilheiro ou vice-assistente? >> Não, ele tem, ele tem uma mais do que o Messi e vice >> não.
História da Champions. >> Sim. >> Não é o Messi, o vice o vice-assistente é >> se você pegar a média de assistências. >> Não, não, não tô falando de média. Tô falando na história da Cham, quem tem Mais assistência é o Cristiano. >> Ele tem 20 jogos a mais. 20 jogos para Cristiano, Ronaldo e Messi. É 20 participações em gols, basicamente. >> Depende, depende, porque o Cristiano ele passou a boa parte da carreira dele em Sport, em Manchester. >> Não, não passou boa parte da carreira em >> Juventus. Não, não. Eu tô pegando três times
diferentes. Juventus, Sporting e Manchester. Tu coloca um ano de Sporting, 6 anos ali de Manchester e Acho que 3 anos de Juventus. Aí já dão 10 anos. >> Aí já não são 20 jogos, são 10 anos de diferença que que pesa. Eu acho que a média >> não, não, ele tem 20 jogos a mais do que o Messi em Champions e a média de gols e assistências dele em Champions é menor do que do Messi. >> Eles estavam nesses outros clubes. Ele se ele tivesse nascido no >> Manchester United, cara. Ele pega o Manchester United
do Alex Fergon. Ele não pega o Manchester United de Eric tem Ha que até pega, mas em casa que acho que nem joga Champions. Ele pega também, mas ele tinha 18 anos no Mercer e ele foi, >> acho que já deu para você. >> Foi. Fechou. >> Obrigado, hein, Lucas. >> Nada, imagin. Prazer. >> Prazer. >> Eu adorei a sua camisa. >> É da da última Copa agora que eu adorei a do Mundial de Clubes. >> Tudo bem? Como você chama? Carol. >> Carol. E aí? >> Eh, então, eu queria entrar mais uma discussão que
não entra muito em números eh fat criticalmente ditos. Mas eu acho que a pessoa ser mais decisiva, ela entra em vários pontos. Então assim, o Cristiano Ronaldo, ele tem 150 gols pós 80 minutos de jogo. Eu acho que isso demonstra uma grande tipo, [ __ ] aquele Cara, >> [ __ ] mas desculpa, não quero te, >> não imagina, mas eu acho que isso significa muito. Então assim, você pensar que hoje tem 943 gols, uma conta mais ou menos de padaria daria uns 15% dos gols deles são após 80 minutos de jogo. Eu acho que
isso diz muito sobre decisão de um jogador, entendeu? Poxa, meu time, ou ele está precisando aquele gol, aquele ou aquele gol vai matar o jogo pós 80 minutos, o cara tem 150 Gols. Eu acho que isso tem uma grande relevância nessa discussão. >> Pode ser, mas muitas vezes depois dos 80 você tá ganhando de 2 a 0. >> O Anelka, o Anelka é o craque do terceiro e do quarto gol. Sim, sim. >> Sabe porque muitas vezes você já chega com aquele ali com jogo definido, afinal de 2014 Cristiano faz depois Cristiano faz o gol
na prorrogação daquela, ele faz o gol do 4 a 1. >> Sim, sim. Então esse esse argumento nem Sempre vai valer e eu acho que nesse caso não vale porque você fazer um gol com 5 minutos, o gol do abrir a lata pode ter mais valor. E eu vou até te ajudar que o Cristiano até tem mais gols que abrem latas do que do que o Messi, mas o gol depois do minuto 80 não faz não faz sentido. >> É, eu acho que assim, se a gente for considerar por outros pontos assim, eu acho que
longevidade também ajuda nessa nesse tipo de discussão, você ser Artilheiro em todos os todos os times que você jogou em grandes ligas. E aí, além disso, você se artilheira em seis competições consecutivas de Champions League pelo Real Madrid, ele foi campeão em quatro, mas em seis, ou seja, ele tem no mínimo um gol a menos que outros caras que jogaram mais do que ele e ele foi campeão seis vezes seguido. Eu acho que na Champions League a gente não acho ele >> é o pessoal então assim briga, né, que é UEFA Cristiano League, porque assim
ele é o maior, ele foi o que fez mais gol, ele tem esses quatro. Então eu acho que nessa nesse tipo de discussão a gente consegue abrir esse pote, >> questão da pessoa ser decisiva no maior campeonato do mundo. E aí a gente pode falar, pô, nós estamos discutindo aqui os dois jogando entre Barcelona e jogando e jogando com Real Madrid. Então, os números do Messi em Bastas Madrid são melhores que o Cristiano, Enquanto os dois coexistiram na Espanha, os números do Messi são melhores. Isso só os números objetivos que as pessoas trazem mais, porque
eu acho que é a única coisa que dá para comparar, que é gols e assistências, >> porque o Cristiano, ele não era só um finalizador, ele era um atacante, mas o Messi era também um meio-campista. >> A quantidade de dribles, de chances criadas, de passes decisivos que o Messi dá é quase sempre o dobro do Cristiano Ronaldo. Então, se a gente for pegar os números objetivos, o Messi ganha. E os números que não são tão contados e as sensações que é você dá o passe que o Jordi Alba vai cruzar pro Luiz Soares. Esse número
normalmente não entra, mas é uma criação de uma grande chance. O do Messi é muito maior do que o do Cristiano. >> É que eu só acho que se a gente abrir para essa discussão de tipo assim, ah, ele tem mais gols e assistências, você Entra em Cristiano Ronaldo na parte que ele é decisivo fora de campo. Então quando foi campeão em 2016 ele era decisivo fora de campo. Então a gente, se a gente não for contar só com números, fora de campo, ele foi ajudou Portugal. Quando Portugal foi campeão, ele estava machucado, ele foi
decisivo fora de campo. Você acha que ele foi? >> Ele foi, ele que deu o discurso para todo mundo, ele que deu o discurso pros caras, ajudou. Então, acho que a gente Tem esse tipo de discurção. >> Então, 2016, tá falando da Euro. >> Sim. >> Você já viu a campanha de Portugal nessa Euro? >> Sim. >> Portugal passa com três empates. Eh, acho que acho é eh Portugal passa com três empates da primeira fase. Cristiano não marca nos dois primeiros jogos e depois ele faz dois gols na Hungria para classificar. Aí ele não faz
gol na Croácia, ele não faz gol na Polônia. Aí ele faz um oi país de Gales e Portugal é capaz de ganhar da França no estado de França sem Cristiano. Então assim, ele não é decisivo nessa Euro. Portugal quase campo, né, >> pô. Mas fora de campo, quem quem é que é mais ativo fora de campo? Fernando de Ah, porque já foi. A gente não pode mais discutir, >> não. >> Desculpa. Obrigado, hein. Olha, pr não Sei se vocês estão vendo o cronômetro aqui atrás. 6 minutos. >> Tá bom. >> Adorei a sua camisa também.
Seu nome? >> Pedro. >> Pedro. Vou te chamar de Marcos. Vou te chamar de >> Tá bom. >> Vocês estão muito voces. É só para é só para brincar. Dig. >> Vamos lá. Bom, acho que eu tenho uma opinião que grande parte aqui do pessoal Vai discordar, mas você vai concordar comigo. Para mim o Barcelona pós Guardiola, junto com o Guardiola, pós Guardiola é o melhor time da história do futebol. Acho que você tá junto comigo 2009, 2011, muito por causa do Messi, mas também pelas peças que ele tinha junto com ele. Então assim, a
gente pega um Chave, um Iniesta, um Suares e um Neymar. Para mim o Cristiano Ronaldo nunca teve um jogador desse nível junto com ele >> na entre nós do Real Madrid >> não era amor de óbvio. Não vou falar que Real Madrid é um tava jogando que parece que caba, óbvio que não. Mas assim, eu acho que o Messi tinha companheiros melhores, tá? Se a gente for fazer um top cinco ali de jogadores que jogaram junto com os dois, eu colocaria quatro que jogaram com o Messi, esses quatro que eu falei, e talvez um Tony
Cross, um Sérgio Ramos, enfim. Então eu acho que isso é um lado benéfico pro Cristiano Ronaldo. >> Aí você falou dessa questão do dos dois um contra o outro na Espanha. Se a gente for pegar mata a mata entre os dois, o Cristiano leva vantagem. Isso é um ponto, né, quando a gente tá falando de decisivo, é um ponto relevante, querendo ou não. É uma pequena vantagem, é um 5 a qu, mas é uma vantagem, né? E aí também pegando, enfim, La Liga, Cristiano também tem seus momentos, né? Mas mata a mata, o Cristiano tem
mais do que o Messi entre os dois. >> Eh, começando do início, Chavenestas são melhores que Modric Cross? >> Eu acho que sim, >> tá? Eh, >> e o Busket é melhor que o Casemiro também, >> sim. Mas é porque para mim não tem discussão. Eu eu sou casemirista até a última gota do meu sangue, mas Bosquets para mim é um jogador que muda a posição. >> E quando o Cristiano chega no Real Madrid, o Real Madrid contrata os dois melhores do mundo. Contrata o Cristiano e o Kaká. E o Kaká, >> fora, fora todos
os outros. >> Eh, na Espanha o Cristiano passou 9 anos e ganhou duas ligas. >> Ganhou duas copas do Rei, cara. >> O Atlético de Madrid ganhou uma liga menos e uma Copa do Rei menos do que o Real Madrid. O Messi ganhou seis ligas e cinco copas do Rei enquanto o Cristiano Tava lá. O Barcelona foi um absurdo essa época, entendeu? O Guardiola também tem essa questão da dominância nas ligas. Ele é, né? Guardiola, >> mas assim, o Guardiola sai em 2012, o Guardiola ganha três, depois do Guardiola, o Messi ganha mais três. E
>> o Cristiano já consegue ganhar uma do Guardiola, que para mim isso é assustador. >> É, o Barcelona ganha com Ernesto Valverde >> sem Neymar e ele continua ganhando. >> E aí o Cristiano consegue nessa nesse momento de decisão, para mim falando de decisão, a Champions League vale mais do que uma La Liga. Acho que é normal, assim como uma Copa do Mundo, se a gente for discutir aqui também vale mais. É porque assim e aí tem esses números que já falaram do mata o Cristiano, pô, quarta semifinal é muito mais absurdo que o Messi
falando em gols. >> Final não, >> em final é >> final não, a mesma mé de gols. >> Então, mas se ele chegou em mais finais é mérito dele. Eu acho que também tem essa questão que o Messi incomoda, me incomodava que na Copa ele conseguiu mudar isso e achei legal. Ele era um pouco apá em certos momentos, isso me incomodava. Eu nunca vi o Cristiano conseguir tomar uma virada como pra Roma que o Barcelona tomou. Nunca viu o Cristiano tomar um 4 a 0 como tomou pro Liverpool depois de uma virada cara que não
dá pro Barcelona tomar uma virada da queda. >> Roma da Roma. No dia seguinte tinha sido aquele 3 a 0 do Real Madrid com gol do Cristiano na Itália. No dia seguinte a Juventus tá ganhando de 3 a 0 do Real Madrid no Santiago Bernabeu. >> E se você for olhar a arbitragem naquele jogão de arbitragem, mas arbitragem para todo mundo. Ia acontecer um dia depois, Um dia depois do Barcelona. Não é Roma. Você toma uma virada para Roma para mim é absurdo, entendeu? Aquele aquele time aquele time do Barcelona que tinha perdido o Neymar
que não tinha ganhado o Dembéé, aquele time era só o Messi. Tá, >> tá bom, mas é muito melhor que a Roma ainda. É isso que tipo na o próprio auge do Messi que muitos falam ali 2012, a hora ali do Chelsea, ele perde o pênalti também me incomoda um pouco. >> O Real Madrid é eliminado pro Bayern de Monique do mesmo jeito com >> com o Cristiano perdendo pênalti na na disputa de pênalti, mas o Cristiano fazendo dois gols no tempo regulamentar. Uhum. >> Então também eu acho que essa questão da decisão me pega
muito e é um dos fatores que faz eu preferir o Cristiano. Eu acho que ele consegue nesses momentos da tensão máxima, ele cresce mais do que o Messi. >> Cara, o Messi tem mais gols em finais Que o Cristiano. O M tem mais assistên em finais. Não, não, não valem mais. É um torneio muito importante que vale muito. Neste torneio, o Cristiano decidiu quase igual que o Messi, um pouco mais do que o Messi. Mais do que o Messi tem um time pior Copa do Mundo. >> Sim, mas daí a gente vai levar o >>
Cristiano. Não, a gente vai levar pro pro principal torneio. >> Perfeito. >> Mas eu acho que não tem condições Iguais. Eu acho que condições iguais. >> Não tem condições iguais. A seleção de Portugal >> a seleção da Argentina é mais forte que a de Portugal. Desculp. Portugal. Sempre foi 22 foi o primeiro ano que dava para debater. E eu acho que ainda assim Argentina muito mais forte. Você tinha bons nomes em Portugal, mas muitos que estavam começando, como era o caso do Nuno Mendes, que agora vai chegar para 26, muito bem. Só que uma Argentina,
Você tinha um Ran Alves, você tinha um Laalutaro que foi banco da dessa seleção, você tinha um Fernandes que também destruiu nessa copa. Ag, cara, a gente tá falando de uma seleção de Rafael Leão, Bruno Fernandes, eh, Bernardo Silva, olha os nomes da Argentina, uma Argentina que chega a 40 jogos invictos para >> claro, porque ela é muito bom, porque ela tem bons jogadores, porque ela tem o mestre gan Fernando Santos, para mim é Horroroso e o Escalone tá se mostrando um dos melhores técnicos do mundo. >> Sim. E com pera aí, pera aí. Cristiano
Ronaldo joga Copa de 2006, 10, 14, 18, 22. Cinco copas. Ele joga oito jogos de mata-mata. Ele nunca participou de um gol no mata-mata da Copa. Car, >> o Messi foi participar a primeira vez em 22 também. >> Não, ele tinha dado assistência pro 2011. O jogo dele contra a Bélgica nas quartas de finais de 2011 absurdo. >> Mas a gente não conta só o mata-mata. O jogo dele contra Portugal, contra a Espanha é absurdo também, >> que é primeira primeiro jogo da primeira fase, >> mas é um jogo absurdo. O Cristian também tem seus
momentos em Copa do Mundo. >> Acho que se não me engano, acho que é 8 a 13 que eles têm gols de diferenç >> o quê? >> 8 a 13. O Cristiano tem oito gols em Copa do Mundo, o Messi tem 13 também. Não é uma diferença assim assustadora. Cristian tem oito gols em Copa do Mundo. Oito gol em Copa do Mundo. Eh, mas é uma diferença absurda assim quando você pega o mata mata que o Messi fez gols em todas as fases. Ele fez gol na Austrália, ele fez gol na Holanda, ele fez gol
na Croácia, ele faz dois gols numa do Copa do Mundo. >> Top três da história de um jogador. >> E se a gente pega Euro, por exemplo, em Euros, o Cristiano Ronaldo, se eu não me Engano, tem três gols em mata-mata. >> Mas é o maior artilheiro da história da Euro. >> Sim. Primeiras fases, né, cara? em primeira parte de tem as decí a semifinal contra país de Gales. >> Mas daí o adversário, o Messi faz gol na Austrália e ninguém reclama. Final de copa. Pera aí. Então beleza. Então a gente faz de G Austrália.
Então beleza. Então vai sobrar Holanda, Croácia e França. >> Tá >> então então aqui acabou. A gente tirou a Austrália de um lado e a gente tirou quem? A París de Galho do outro. Cara, essa essa Euro de 2016 >> Portugal passa com três empates na primeira fase e com Cristiano Ronaldo acabou. Poxa, >> é, acho que a gente tinha cinco, seis. >> Perfeito. >> Valeu, Marcos. O próximo tema é: Não Existe injustiça em Messi ter mais bolas de ouro do que o Cristiano. Oito pro Messi, cinco pro Cristiano Ronaldo. 15 minutos. Bora lá. >>
Você gostou, hein? >> Ah, é legal, divertido. >> Pedro I agora. >> Perfeito. >> Vamos lá, Pedro. Por que que você acha que Cristiano deveria ter mais bolas de ouro que o Messi? >> Eh, eu vou corrigir esse mais. Para mim, Minha opinião era igual, tá? Eu acho que era 6 a. Se para mim 2018 é um completo absurdo Cristiano não ganhar ali pr >> 2018. Sério? >> Não. O W Modric para mim, o Modric para mim, na minha opinião, não é o melhor jogador da Croácia na Copa. >> Para mim também não, >> tá?
Então eu acho que para mim aquela premiação 2018 >> sim >> na Quem ganha na Liga? >> Barcelona. >> Quem ganha a Copa do Rei, >> se não me engano, Barcelona também. >> Pois é. O Messi termina com quantos gols mais? O que Cristiano? >> Não, não é só gol de novo. Eu acho que a Champions conta muito. E aí o Cristiano na Champions de 18 mais uma vez. que ele faz na na semifinal >> semifinal 18 foi com o City >> é contra o Bayer ele não faz gol afinal contra o Liverpool >> ele
também não faz gol sabe quantas vezes ele finaliza uma vez >> ele finaliza uma vez >> não tudo bem mas ele faz >> a final do Cristiano Ronaldo contra o Liverpool é constrangedora >> é constrangedora você sabe por eu parei para ver ontem os melhores momentos é difícil achar o Cristiano. >> O Bale sai do banco para ganhar, o Cos entrega gol e o Sérgio Ramos quebra o salá >> pi o que ele ia fazer o torcedor invade o campo. Fiquei bolado aquela hora. Mas enfim, 2018 credit Cristiano. >> Perí, pera aí. Ele ele faz
uma Copa do Mundo. A Copa do Mundo tem um peso. A Copa do Mundo de 2018, Cristiano, você já tinha falado aqui no no argumento anterior, é um grande jogo contra a Espanha, um gol contra Marrocos e depois ele cai numas oitavas de final para Uruguai, fazendo um jogo de pontilhas, como a gente diz, né? Ele ele passa na Ponta do pé naquele jogo. Ele não ele não vai bem. >> Acho, mas acho que a Champions tem que contar e ela liga mesmo, ele faz para caramba. Não, são muito parcidos naquela temporada e acho que
no Champions vai contar, mas são piores. Então vai contar só a Champions. Ganha o torneio do ano vai ganhar o Dembé muito provavelmente pela Champions. >> Mas não teve Copa do Mundo esse ano >> não. Tudo bem, mas eu acho que é acho Que dão acho que dão um peso a mais. Por exemplo, 2010 eu acho que é do Messi. Se fosse contar tanto Copa do Mundo, o Messi não deveria ganhar em 10. E eu acho que é do Messi merecidamente, apesar de uma Copa muito abaixo dele, né? Mesmo tendo um time interessante. >> Então,
pera aí, se 2010 é do Messi e o Messi tem oito, o Messi passou a ter nove. Não, mas eu não. O Messi tem 10. Eu não acho que E >> não. Não, o Messi tem oito bolas de Ouro. >> Sim. >> Então se você tá falando que 2010 era do Messi. >> Não, 2010 era do Messi, tá tudo certo. Ele ganhou 10. Ah, ele ganhou. Ah, entendi. >> Entendeu? E aí qu as outras que eu tiraria do Messi também é 23 eu tiraria. Acho que a >> Ele ganhou Copa do Mundo. >> Sim, mas
eu não acho que pode pesar Tanto a Copa do Mundo. E também tiraria de 21 que para mim é o maior absurdo. >> A de 2021 para mim não tinha que ganhar. Para mim é o Benzem 2021, tá? Mas >> eu acho que é o Lewandowski. >> Poderia ser. Mas benzem aquele ano, >> cara, 2023, o que ele fez na Copa do Mundo, você acha que não >> eu acho que é é absurdo de novo, mas eu não acho que >> quem deveria ter ganhado 2023 >> 23 é o Halland aquele moleque, [ __ ]
Foi um um assombro. Você pega ali record de gols numa Premier League absurda, 36 gols, você pega a Champ, o a peça que faltava pro City ser campeão da Champions e ele, cara, destrói, não faz gol na semi, não faz gol na final, mas faz gol no Bayern, uma fase de grupos também espetacular. E a Premier League não dá para tirar do grupo >> uma coisa, acho que uma coisa é a Copa do Mundo do Modric 2018. Eles tentam premiar um cara que tinha ganhado, deu Seis. Eles tinham ganhado um cara que tinha, só para
terminar, eles tinha, eles tinham pegado um cara que tinha ganhado a Champions e a Copa do Mundo, acharam uma interseção croata e colocaram ele. Eu quero ver alguém aqui, porque eu sei que vocês também gostam do Messi, aqui não tem rate de Cristiano, nem de Messi, que vai lembrar de uma atuação individual em uma Copa do Mundo como a do Messi em 2022. >> Pois é. Então vamos ver o próximo. >> Eu acho que pode levar só isso e conto. >> Valeu, Pedro. >> Muito obrigado, Marcelo. >> E aí, tudo bem? >> Gabriel, >> fala
Gabriel. Então você falou de 10, né? >> De 10 é o Iniesta, né? Que é para ganhar. >> Ou o Snyider. >> Ou o Snyider. >> Sim. >> Questão de Copa do Mundo, né? Que você falou de 22. >> Uhum. >> 22. Não, pô. É a Copa do Mundo que o Messi ganhou. >> Uhum. >> Com aquela mão de pênalti. >> Pera aí. Mas os pênaltis se a Vamos falar de pênalti Cristiano Ronaldo por aqui. >> Não, mas a gente fala >> foi pênalti. Foi. Foi pênalti contra Olando. >> Foi pênalti controlando. Foi pênalti contra
a Croácia. Foi pênalti contra a Croácia. Foi pênalti contra a França. É pênalti contra a França. O Conê, o Conte derrubou de Maria. É pênalti. É pênalti. Abs. >> É pênalti. >> Então, pera aí. Então, a a Copa do Mundo do Messi não vale, porque aquele pênalti ali você acha que não foi a as atuações. Você lembra de algum jogador que tenha Jogado uma Copa do Mundo como o Messi jogou em 2022? >> A de 10. O Iniesta, >> você acha que foi igual? >> O Niesta é um absurdo. >> O Iniesta não joga alguns
jogos machucados. A Espanha começa perdendo a Suíça, depois Inesta se machuca. Ele vende um ano de lesão no Barcelona. A semifinal é o Chave que joga demais uma barbaridade aquele jogo, faz o Cruzamento pro Puyol. O Davi Vilia é o grande nome da Espanha até a final na naquela Copa do Mundo. Acho que acho que já foi. [Música] >> Lucas >> virou boné, hein? Ah, mas é tipo Falcão. Virou o boné >> agora. >> Ninguém segura. >> Pô, cara, eu tiraria várias bolas de ouro do Messi, para ser sincero. Começando pela direita. Colocaria onde? Lá
ele lá ele sai se >> essa pergunta vem para mim é uma resposta mais fácil. >> Eh, a de a de 2010 eu digo que foi ou do Niest ou do Sneider assim, >> eu tô com você, tá? Eu acho que não tem como fugir disso. Eh, 2018 já falaram aqui, né, que é um absurdo. Acho que um dos maiores roubos assim da história da bola de ouro foi ter dado pro Modric, não pro Cristiano. Você defendeu alguns Argumentos aqui. Eu particularmente não concordo. Você não lembrou do Mundial de Clubes que quem decidiu foi o
Cristiano com gol de falta contra o Grêmio. >> C entre nós, Mundial de Clubes não conta para nada. >> Quem fez os gols do Real Madrid no último Mundial de Clubes? Nesse último agora >> é que foi não, esse agora de que foi geral, generalizado, mudou a competição. Não, >> não, não, o de final do ano. >> Não me lembro. Eu não acompanho tanto. Não, não, mas é porque eu não acompanho mais tanto o Real Madrid depois que o Cristiano sair, para ser sincero. Mas assim, eh, voltando, o Cristiano nesse ano da Champions que foi
campeão, pô, ele fez atuação lá que você citou, né, que teve o pênalti no final, que ele faz o gol, que decide contra a Juventus. No jogo de ida. Ele faz gol de bicicleta, que também era para ter sido o prêmio Puscas, mas também não vamos entrar nesse mérito. Ele acabou com aquele ano. >> Pô, o Andleira já tirou um golaço do Messi, inclusive o prêmio Puscas é outra coisa. Não, pera aí. Essa semifinal e essa final, o Real Madrid ganha com Cristiano jogando muito mal os dois jogos contra o Bayern e muito mal a
final contra o Liverpool. Aquele Real Madrid >> chegaria lá sem ele ou não? chegaria porque aquele Real Madrid era tão bom, >> tira todos os gols dele contra Juventus ou ele não >> bom aí aí outro jogador poderia ter feito, eu não sei o que que estaria ali, mas assim, o Real Madrid é capaz, >> ser decisivo é você também levar até certa situação, né? >> O Real Madrid é capaz de ganhar do Ber e daquele Liverpool do Clop com Cristiano Mau de tão bom que era aquele Real Madrid. >> Sim, como o Real Madrid
já ganhou do Bayern com Cristiano fazendo cinco gols. >> Sim, mas assim, isso é o ano que ele ganha inclusive bola de ouro, né? Eh, em 2018 o time era tão bom, tão competitivo na Champions, porque termina o campeonato espanhol 17 pontos atrás do Barcelona com 3 a 0 do Barcelona em cima do Real Madrid no Santiago Bernabeu, que o Messi pinta a cara dos jogadores do Real Madrid, dá uma assistência sem chuteira, né, aquela assistência pro Aestre Vidal, se não tô, se eu não tô Enganado. >> E antes já tinha jogado uma barbaridade caminhando,
né? Um jogo que o Barcelona ganha de 3 a 0, ele anda 6 km e ele decide o jogo andando andando. >> Mas aí você tá falando de campeonato espanhol, que mais pesa é a Champions no final das contas e o Cristiano foi campeão artilheiro, decidindo com gol de bicicleta e o [ __ ] E no e na Copa do Mundo, desculpa aí pela palavra, e na Copa do Mundo ele fez o hatake contra a Espanha. É, >> mas é só uma das favoritas e e joga muito. >> Não, a Espanha, aquele a Espanha era
horrível aquele ano tinha mudado de técnico, mas independente dele ter eh sido o melhor ou não da copa, tipo assim, quem tirou o prêmio dele foi um cara que não foi melhor que ele no ano, então por isso que ele merecia. >> E se não fosse o Cristiano, seria quem o melhor do mundo aquele ano? >> Se não fosse o Cristiano, não teria como ser outro naquele ano não teria como. >> Não, o segundo lugar, quem que você acha que mereceu o segundo lugar, >> cara? naquele ano, ô, para ser sincero, eh, quem foi o
finalista da Champions em 2018 foi o Liverpool, né? >> O Salá teve uma boa temporada, mas se machucou no final, tal. A França foi campeã, mas o, eu vou acelerar aqui só para voltar a usar mais alta bola de Ouro. Não, é porque estão levantando. Eu vou, eu vou comprar, eu vou comprar. Então, vamos lá. Deixa deixa eu falar 2021, porque esse aí eu já falei que o Cristiano merecia. 2021 tiraria também do Messi para dar a bola de ouro pro Lewandowski. 2019, acho que era para ter sido do Van Dije. Então, tipo assim, e
a >> 2019, cara, o Messi o Messi carregou >> o que? O Messi carregou o Barcelona aquele ano. O que ele faz? Contra o Lyon nas oitavas de final, contra o Manchester United nas quartas de final, contra o Liverpool no jogo de ida e no jogo de volta é um 4 a 0. Mas se você pega o jogo do Messi, ele coloca Jordi Alba, Coutinho, Soares, três vezes >> o Liverpool ganha. E o grande jogador daquele time era o Salá, era o Mané e era o que foi uma temporada que, se eu não me engano
ele nem tomou drible, tipo assim, a função do zagueiro é essa. >> Ele foi muito bem, mas assim, ele não jogou mais do que o Messe. Não, você Pode falar que você prefere estilo de jogo do assim, o Van Dik é zagueiro, ele não toma drible, ele é campeão, ele fez uma temporada absurda, foi finalista da Liga das Nações, meu, ele fez uma temporada absurda e ele perde pro Messi na pontuação da bola de ouro por causa de dois pontos que você, assim, a gente conhece como funciona isso, votos automáticos acontecem demais, tanto pro Cristiano
também como pro Messi. Você acredita mesmo que esses dois votos aí Não foram tipo super manipulados pro Messi tirando vantag? Não, não, não. Se eu acreditar nisso, então posso acreditar que alguém também Não, não. Manipular voto não. Você tá doido que alguém mudou a cédula. >> Não, não. De não, não. Questão que eu tô falando de votos automáticos, tipo assim, ó, vou votar no Messi, tipo, não interessa se o outro foi melhor ou não. Já vote. >> Mas alguém pode ter votado no Vandak Também porque era o hype, porque um tanto de coisa, cada um.
Cara, a gente não pode questionar. A gente não pode questionar porque que alguém tá votando em alguém. 2013 Cristiano Ronaldo >> 2013, Cristiano Ronaldo ganha bola de ouro. Você acha que foi justo? >> Então, >> o que que o que o Cristiano Ronaldo ganhou 2013? >> Naquele ano ele realmente não teve não teve títulos. A única, assim, a coisa Mais relevante que ele fez foi a a repescagem da pra Copa do Mundo, né, que ele coloca Portugal na Copa do Mundo >> contra a Sué. Você sabe você sabe qual que foi o caminho de Portugal
para aquela para aquela repescagem? >> Portugal fica em segundo lugar num grupo que tem Rússia e Israel. >> OK. >> Eh, Portugal tropeça quatro jogos. Perde da Rússia. Calma. Perde da Rússia. Eu vou, eh, já acabou, mas vou terminar. Perde da Rússia, empata duas vezes com Israel e empata contra a Irlanda do Norte. Cristiano Ronaldo não faz nenhum gol nesses jogos. Fica um ponto atrás da Rússia. Se o Cristiano Ronaldo tivesse feito um golzinho em um desses quatro jogos, não precisava do jogo contra Suécia. Ele foi, fez quatro cont >> e o jogo e o
jogo contra a Suécia só conta porque eles ampliam a votação da bola de ouro para uns meses a mais, porque esse jogo não era para entrar, Não era para ter entrado. >> Não, nunca tinham ampliado, já acabou, mas não aconteceu esse ano porque não tinham entregado cédulas a tempo. >> Faltam 4 minutos. Opa, bom dia. >> Fala aí. Seu nome? >> Fernando. Fernando. Vamos lá. >> Vamos lá. Você comentou sobre a bola de ouro 2010. Você concordou com o parceiro aqui, que seria ou Iniesta ou Inider, certo? >> Então, uma menos pro Messi fazendo a
conta. 2021 você também falou que seria do Benzem. >> Uma menos pro Messi. Certo. Na conta já tá 6 a C. Certo. Agora vamos para 2018. >> Então, pera aí, pera aí. Antes vamos para 2013 que a gente tava nesse papo. Você acha que 2013 Cristiano, merece? Cara, merece, porque eu acho que teve a questão do jogo, talvez, sei lá, a segunda maior atuação da carreira do Cristiano Ronaldo foi nesse ano, foi Contra a Suécia, talvez perca contra o Atlético de Madrid, mas a discussão disso e foi um absurdo. E >> não, mas pera aí,
pera aí, pera aí, pera aí. Ele não ganha nenhum título na Espanha, ele não ganha Champions, ele precisa ir para uma repescagem porque ele não conseguiu num grupo muito fácil classificar Portugal antes e esse jogo não era para entrar na conta e entra. Você acha que isso é merecido? Ele tem mais de 60 gols. Mais de 60 gols essa Temporada. Ele é pior que o essa temporada. >> Mais de 60 gols. Mas quem ganharia 2013 para você? >> Para mim é o Riberry. >> O Riberry. >> Por quê? >> Porque ele ganhou todos os títulos
com Bayern de Munique e ganha Champions. >> Mas você acha que ele foi o melhor do do Bayern na temporada? O artilheiro da temporada do Bayern foi o Miller. O Artilheiro na Bundesliga foi o Mandzuk Kit. >> Sim. >> E na na Champions League o Robin foi melhor que ele. >> Tá bom. para mim tem que ganhar o Riberry pela capacidade decisiva que ele tinha, porque o jogo passava completamente pela esquerda naquele time. Depois que chega o Guardiola, o jogo começa a passar mais pelos meiocampistas, mas o jogo passa muito Por ele. E se não
é o Miller, tinha que ser o Messi. O, a temporada 2012, 13 é a maior temporada de um artilheiro da história. É aquele ano que Messi 2012 faz 91 gols e a temporada 12, 13 ele faz 70 gols naquela temporada. Então você vai falando 60 do Cristiano, o Messi fez mais gols do que o Cristiano naquele ano. Então se a gente for pegar o que o Messi fez na liga local, ele termina na frente do Cristiano. Muitos pontos. É o Barcelona do do Título Vila eh do título Vila Nova, já não era do Guardiola. Ele
ganha a Copa do Rei. Na verdade, o Atlético de Madrid ganha a Copa do Rei. E você sabe o que aconteceu na final da Copa do Rei? O Cristiano Ronaldo foi expulso >> na prorrogação. Ele não ganha. Acabou. >> Tem 2 minutos 20. A gente pode cantar um pedacinho de faroeste caboco. >> Não tinha medo. Tal não pode cantar muito porque senão YouTube tão egoísta, confesso. >> Você veio motivado. Eu vi que você tomou sete cafés ali embaixo. >> Foi energético. Mas enfim. Eh, eu acho que você corrigiu, você cometeu um erro falando de 2013
porque a bola de ouro era anual ainda, né? Então você não fala da temporada 1213, você fala do ano de 2013. >> E aí tem perí >> 2013 era a bola de ouro era votada por ano. Era por temp. >> A votação acaba em setembro, então tem Que ser da temporada. Não era, não era em dezembro. A bola de era em dezembro. Tanto que estend em dezembro. Ela é estendida. Não, >> não, não, mas a votação é até dezembro. Tanto que estende o jogo da Suécia, que é nessa época do ano. >> O jogo é
em novembro. >> Então votação que ter sido até >> de janeiro até novembro, >> né? Considera o ano todo. >> Não, não era novembro, cara. A votação Considero todo a bola de ouro. E aí, então o que que você quer trazer depois deí? Eu quero trazer que pegando 2013, o Messi tava fazendo uma temporada absurda, talvez até quebraria o recorde 2012, só que ele machuca e perde dois meses ali querendo ou não, que influencia. Ele classifica o Barcelona quando parecia mal machucado inclusive, né? >> Absurdo. Absurdo. Mas também na Champions ele vai abaixo, né? Toma
Aquele pau do Bayern. >> É que ele não joga, né? Não joga o jogo de ele joga. >> É. E no segundo ele não joga lesionado. Ele joga lesionado, mas ele joga a lesionado, né? Então, mas daí se você for comparar os números, você falar que a média é melhor, só começa, acho que tem 40 gols nesse ano. O Cristiano tem quase 70 >> no ano de 2013. >> Sim, no ano de 2013. Então eu acho que Tem que levar esse encontro, não só a média, porque se for média o cara que vai fazer. >>
O que que o Cristiano ganhou em 2013? Não ganhou nada, mas até lá o Messi em 2012 ganhou só a Copa do Rei e foi lá e bola de ouro pelos números individuais. >> Uhum. Cara, ele fez 90 gols, nem o Pelé conseguiu fazer isso. >> Então, por isso que ele ganhou. Tá tudo certo. Eu não vou discutir a bola de 2012, não sou louco. E aí também acho Que de 2013 não tem que discutir pelos números absurdos. O Riber >> cara, mas pera aí, você tá falando um jogador sem título, cara. O que que
o Cristiano mereceu em 2013 dá para qualquer jogador do Bayern pro Messi? Por causa de uma Copa do Rei, >> não é por causa de 90 gols. >> Então, e do Cristiano é de 70 gols também. É assustador. >> Não, não, não, pera aí. Tem uma Copa do Rei e tem 90 gols. 70 gols. Cristiano. >> Não tinha ninguém que que foi melhor que ele. Quem foi melhor que ele? O Riberry. >> Foi >> um time totalmente coletivo. Bai. >> Não, per, pera aí. O Messi foi melhor que o Cristiano, cara. O Messi ganhou campeonato
espanhol. O Messi ganhou um campeonato espanhol. O Cristiano Ronaldo perde. Tinha uma faixa no Santiago Bernabu. Precisamos de rival na cidade. E aí o Atlético de Madrid ganha no Santiago Bernabéu. Um Jogo que Cristiano Ronaldo é expulso. >> 70 gols contra 40 >> final da Copa do Rei. >> É. Cristiano Ronaldo não merece estar na mesma discussão de Messi e de Pelé. E aí eu deixa a pergunta para vocês, por que que ele estaria? >> Tudo bem? >> Tudo bem. >> Seu nome? >> Natália. >> Natália, eu vou te contar um segredo. Eu fiz um
tanto de anotação para esse eu nem anotei. Eu quero só ouvir. Eu tô completamente aberto porque para mim não, eu não sei o que que a gente tá falando aqui, mas eu quero te escutar. Não, eu queria começar esse debate com uma pergunta para você de por você acha que o Cristiano não sentaria na mesma mesa de Messi e Pelé. >> Eu acho que o Messi marcou essa geração. Eu acho que ele jogou, eu acho que todos os jogadores da geração atual jogam melhores do que das outras gerações. É muito mais difícil jogar hoje do
que jogar antes. É o que eu acho. Eh, evolução do esporte. No basquete a mesma coisa. No tênis, outro dia eu peguei para ver uma final do tênis dos anos 80, 90. A a bola passa 1 metro acima da rede, hoje ela passa. Então acho que o Pelé é maior. O futebol é o que é o futebol hoje, porque o Pelé Rodou o mundo mostrando pras pessoas, ohó, futebol é isso. Então o futebol se tornou não só popular, mas bonito, plástico e alegre por causa do Pelé. Mas eu acho que jogar bem como hoje é
diferente pela capacidade física, técnica e tal. Então por isso acho que o Messi jogou melhor do que o Pelé e o Pelé maior do que o Messi. >> É por isso que eu acho. >> Tá? Então vamos lá. Cristiano Ronaldo, ele tem um legado imensurável além das Quatro linhas. Isso é chovendo no meu olhado. Muitas pessoas se inspiram nele como ser humano e isso é indiscutível. Dentro do esporte ele tem inúmeros recordes, inúmeras exibições. Em 2020, durante a pandemia, você vai cobrir o último encontro deles na Europa, que é Juve e Barça no Campinu. Você
inclusive chora ao vivo porque você fala: "Tá acabando, a gente acompanhou esses caras durante 15 anos, sempre um puxando o outro e vice-versa. E você fala que Aquilo tá acabando, que você não vai ter mais oportunidade de ver aquilo. E a gente sabe que um sempre foi sinônimo do outro. Eles falam durante um Ballondor, não me recordo o ano, >> que eles sempre puxaram um ao outro para evoluir essa competitividade, essa rivalidade. Então, por que que o Cristiano não pode estar no mesmo patar do Messi, sendo que ele detém records, ele detém legado, ele dividiu
o palco com o Messi, pontuado por você durante 10 anos? Ninguém viu a cor da bola de ouro além do eles dois. Então assim, acho que essa questão é bem capiciosa e opinativa, como todo esse debate, cada um tem sua opinião, mas eu acho sim que ele senta na mesma mesa, apesar de não ter uma Copa do Mundo e aí a gente entraria num mérito de seleções, de desempenho, enfim, mas ele senta assim porque ele traz o futebol, ele traz uma um país pro mapa do futebol que Portugal é irrelevante. >> É, nunca não. Isso,
isso acho que eu nunca foi periférico, não, porque é um país importante, sempre tem bons jogadores. país que antes do Cristiano Ronaldo tinha disputado só três copas, Marcelo, entendeu? Então assim, dá para discutir a Copa mais fácil, >> não, tudo bem, mas tinha três copas só participada, Cristiano coloca Portugal em cinco. Ponto. >> E aí assim, por que que ele não sentaria na mesa desses dois caras, sendo que ele Tem um legado, sendo que o desempenho dele é uma coisa sobrenatural, é o maior artilheiro do futebol, o maior artilheiro da Champions, seis edições seguidas de
Champions League futebol, não é? >> 943 gols oficiais. Acho que tem gente ainda com mais de 1000 oficiais e tal, mas enfim. Tá bom. Mas al Sim e assim, artilharia da Eurocopa, artilharia da Nations, artilharia de mundial de clubes, ele, a história dele fala por si Só, né? Não preciso apontar todos os recordes que ele detém. Então, por que que ele não sentaria? Ele é tão digno quanto os outros dois? Porque da mesma forma que o Messi revoluciona o esporte, sem o Cristiano, talvez. >> Uhum. Não, isso eu não tenho nenhuma dúvida. O que eu
acho é o seguinte, eu acho o Messi melhor que o Cristiano. Então eu eu acho que mesa de Pelé não sentam muita gente. Não senta muita gente. Acho que pode sentar mais um. >> Tudo bem, >> porque aqui é o maior e para mim o melhor e para mim melhor por conta da evolução do jogo. Vai existe o eterno debate que se o Pelé jogasse hoje o que que ele faria? Então eu acho que nessa mesa não cabe mais ninguém porque se a gente for pegar >> o Cif revolucionou o jogo. Sim. a forma de
pensar, a eh se a gente for entrar, você me diz que é jornalista, mas trabalha com publicidade, né? >> Assessoria de imprensa. >> Assessoria de imprensa. Isso. O o CF revolucionou o jogo do ponto de vista de marketing, né? O jogar com as duas listras, não com as três, porque é o patrocinador pessoal dele e tal. Depois ele continua revolucionando o jogo como técnico, as ideias de jogo dele e tal. O CF foi um revolucionário, os números dele nem comparam com do Cristiano, tá? Mas a gente teve ao longo da história do futebol gente que
revolucionou o Esporte, o CF revolucionou, Maradona revolucionou o Garrincha. E se a gente for pegar vários outros jogadores participaram de muitas coisas no futebol capazes. Caramba, teve um uma levantada grande de vermelhos aqui. Muita gente foi muito importante, assim como Cristiano. Cristiano é importantíssimo. Acho que o Messi não seria o que é sem o sem o Cristiano. Cristiano para mim pode ter um outro debate aqui no outro dia, quem é o melhor Ronaldo por longevidade, Por tudo isso. Isso faz muito parte. Mas eu acho que na mesa do Pelé só pode estar um. E pr
e para mim, por todo o resto que a gente trouxe aqui no programa hoje, para mim não tem discussão. >> Então você acha que o Cristiano não já foi todo mundo? >> Já foi todo mundo. >> Ah, perdão. Valeu, Beco. >> Foi um prazer aqui. >> Essa aqui acho que não tinha como eu não vir de novo aqui, né? >> É Lucas, né? >> Lucas. Isso. >> Já tive mais do que minha mãe esse ano. >> Ó, eu queria falar só assim, os recordes todo mundo já meio que sabe, né? Mas para você, qual que
é o maior clube da história do do futebol? O maior clube é Real Madrid. >> E quem é o maior artilheiro da história do Real Madrid? >> Cristiano. >> Qual que é a maior competição de clubes do mundo? Ah, >> o Campeonato Mineiro de 97. É a Champions League. Maior arrele maior assistente, o Cristiano. >> O maior o o goleador da história do futebol, você falou que não, mas é o Cristiano. Isso a FIFA reconheceu, tem posto do Pelé, não adianta ir contra isso. É o Cristiano, jogador com mais gols, tipo, eh, é o maior
artilheiro da História da Eurocopa e é assistente. Maior artilheiro agora também da história das eliminatórias da Copa do Mundo, das eliminatórias da Euro. Único jogador com mais de 100 gols por quatro clubes diferentes e seleção, maior artilha da história de todas as seleções. Se eu vou ficar falando os records aqui, vai acabar os 15 minutos, não tem como. >> Então, tipo assim, é impossível você falar que um cara desse pelo menos não Pode estar na mesa. Para mim, ele é o melhor da história, mas assim, você falar que não pode, para mim é um absurdo.
>> Não, se a gente tiver cinco na mesa, para mim ele tá, tá? >> Não, cinco não existe. >> Então, para mim é uma é uma mesa muito restrita. Enquanto o Cristiano Ronaldo teve no Real Madrid, eh, quem fez mais gol, ele ou o Messi? >> Enquanto ele esteve no Real Madrid, >> o Messi. >> Mas ele tem mais gols do que jogos. Mas assim, se pegar >> não, não. O Messi no, se for pegar o período de quando ele chegou no 910 até ele sair em 2018, o Messi tem mais gols do que ele.
>> Tem mais gols do que ele nesse período. >> Essa resposta não sei te dizer, mas assim, o Cristiano tem a média de gols nesse período do Cristiano é maior. >> Não, participações em gols não é não. Eu Te falo agora. >> Pode puxar. Então, o Cristiano tem 450 gols em 438 jogos e 120 assistências. Puxa aí o período do Messi aí na carreira inteira. O Cristiano é a carreira inteira do Messi e a carreira inteira do Cristiano no Real Madrid. Pode puxar. Ah, mata euro. >> Não, geral, tipo, >> é, tava no período que
os dois tiveram lá em 2009, >> tava no período do Messi no Barcelona. >> Não, não, de de 2009 10, que é quando o Cristiano chega a 171, o Messi tem mais gols e assistências do Cristiano. >> Mas que pega esse período do Cristiano do do Messi e assim anula o período dele no Sporting, Maner, Juventus, tipo assim, Cristiano, >> não, pera aí, então, pera, pera, pera aí, per calma. Na carreira, o Messi também tem média e assistência maior do que o Cristiano. Se a gente for contar Todo o resto do período, o Messi ganha
do Cristiano. Se a gente for pegar o período no Real Madrid, o Messi ganha do Cristiano. Se a gente for pegar mata-mata de euro, o Cristiano tem três gols. Se a gente for pegar mata-mata de Copa do Mundo, o Cristiano não tem gol. Esse cara não pode estar na mesma mesa do Pelé. >> Ó, o Messi, o o Messi jogou no Barcelona, no PSG, no Inter Miami. O, você acha que fora do Barcelona ele foi Melhor do que o Cristiano fora do Real Madrid? Não posso responder. E o pior que eu queria, tá? Me falaram
no ponto, não pode responder tudo bom, >> pô. Achei que você não vinha, tava lá embaixo conversando e tal. >> Tem, tem bastante Bruno. Bruno, >> então, cara, não me faz sentido. Não faz sentido para mim. Eh, o cara que é detentor de tudo que o futebol tem de Recorde, ou ele ou Messi. Existe uma era pré-messi, pré7 e uma era pós. O futebol mudou, maior artiller da Champions League mudou, maior artiller do Real Madrid mudou, do Barcelona mudou, tudo. Tudo é um ou outro. Por que que só um tem lugar nessa mesa e o
outro não? >> Porque para mim essa mesa tem dois lugares. É, e você >> Mas é subjetivo, Marcelo. >> Então assim, pera, pera aí. A mesa para você tem quantos lugares? >> Pode ser. São só Não existe ninguém que compara com o Cristiano. Cristiano faz parte disso. Não existe um terceiro, um quarto jogador que faz frente com o Cristiano. >> Ah, tá. Então, pr a diferença do Messi, do Cristiano, é isso aqui. Você pode preferir o Messi, eu posso preferir o Cristiano e tá tudo bem. Ou pode preferir o Pelé. A briga é entre os
três. O quarto tá muito abaixo, >> muito abaixo. Existe, não existe um Quarto jogador que frequenta essa mesa, que troca ideia com o Cristiano. Você quer deixar ele de fora. Ele em comparação com qualquer coisa que já existiu, ele é um amasso. >> Uhum. Então ele faz parte sim dessa discussão. >> Não, não. Eh, quem me conhece aqui sabe que eu não gosto de tops. Eu porque eu esqueço os jogadores, eu esqueço. Então, um top cinco certamente ele tá. Por quê? Porque é isso aí. Ele ajuda a mudar o Jogo. A média de gols, a
quantidade absoluta de gols, a longevidade. Para mim, o que o que o Cristiano entra muito é longevidade. >> Para mim, ele pode ser o melhor Ronaldo por longevidade. Ele não é mais mágico do que o Ronaldinho. E ele não é melhor do que o Ronaldo Fenômeno. >> Ele não é, para mim, ele não é melhor que o Ronaldo para mim, talvez o Messi não fosse, tá? Se o Ronaldo Fenômeno não tivesse machucado, tal, seria uma outra, Seria uma coisa que a gente não sabe que ele é. >> Sim. >> Eh, então, por longe de evidade,
ele pode entrar ali. Mas se for uma mesa de dois, e para mim é uma mesa de dois, aí a gente vai entrar no critério de quantos podem entrar. questão de materialização do seu talento. Os outros podem ser melhor ou pior, não importa. Não materializaram como o Cristiano materializou. Por 18 anos a gente teve o Cristiano Ronaldo se reinventando na posição, pegando seleção do ano da FIFA como meio-campista, como ponta esquerda, como >> centroavante, meiampista, >> como meiocampista. Pode pegar de 2007 do Cristiano Ronaldo. Ele foi, ele era considerado isso, ele chegou no Manchester United
como como na 442 com meia direita. Então ele ele foi o melhor do mundo em diferentes cenários, em diferentes momentos. Onde ele passou, Ele melhorou o nível do time, nenhum time teve que jogar para ele. Ele sempre evoluiu o time. Pode não ter ganho não tinha que jogar para ele. >> Quando que teve? >> Caramba, >> ele se adaptou em qualquer estilo de jogo. >> Não, pera aí. O o >> precisava jogar balão na área, ele resolvia. Bola na frente, espirrada, ele resolvia. Drible resolvia. Que jogar Para ele. >> Sim. Porque o sistema de jogo
era feito para potencializar o Cristiano, assim como todos os esquemas de jogo são feitos para potencializar. Então, mas is jogar para ele. Pera aí. Esse argumento para mim não cola. >> Eh, quantos entram na mesa? Três para você. Para mim três são só os três e com fome. >> E se fossem dois? >> Por quê? >> O Messi e o Cristiano definiram a geração. Não é um, não foi o Messi que definiu. Você não pode deixar a geração do Messi e achar que o Messi é o dono da geração. >> Não, não, tudo bem. Mas
assim, se tem que ser dois, >> não tem como, Marcelo. Eles são praticamente a mesma coisa. Eles são a mesma entidade no futebol. >> Mas só tem dois lugares. Um tá o Pelé e no outro >> para mim, Cristiano, >> tá? >> É o que botou Portugal no mapa, é o que botou meu time no coração no mapa ler da história do meu do meu time. Condição. >> Sim. É Portugal no mapa. Portugal com Cristiano Ronaldo ganha euro. Essa euro que a gente já falou aqui que ele faz um gol em mata. Título assim, quando
você é da Argentina, sua obrigação é ganhar um título. A sua obrigação é tá lá na Frente. Você tá cercado de uma tradição, uma história. Quando você tá em Portugal, a maor participação sua numa Copa do Mundo é muito relevante. Você tá nivelado com o Japão, mas a maior participação é é Portugal do Figo. Não, não >> é 2006. Portugal participa de três Copas do Mundo antes, mesmo comé que a super geração do Benfica não conseguiu levar para mais que uma Copa do Mundo. A super geração do jogar na Copa antes, né? >> Não importa
o que que é mais difícil, o que importa é que quantas vezes? Cinco edições, cinco copas, cinco Eurocopas, cinco Eurocopas, assim, cinco Eurocopas, ele tem três gols em mata-mata de Eurocopa, car. >> É um artilheiro máximo, ninguém fez mais que ele, >> cara. A primeira fase de Eurocopa, que tem de Irlanda do Norte. >> Mas aí você me vê com o argumento de que gol fácil quando o Messi, do gol Decisivo do Messi, é final de Copa do Rei, Supercopa. >> Não, pera aí. O Messi tem gols em todas as fases da Copa do Mundo.
O Messi jogou três finais de Champions, tem dois gols e aquele não marca, é aquele contra a Juventus que ele participa de dois gols, ele cria dois gols pro Barcelona naquela final, o primeiro e o segundo. Só o terceiro que é um contra-ataque que Neymar não chegou mais competente, ele não conseguiu levar o time dele lá. >> O Messi tem melhor média de gols do que o Cristiano. Em em todos os torneios que eles disputaram juntos, participação dele ganha. E eu tô falando, a gente tá falando aqui só de números objetivos. A gente tá >>
excluindo foi efeito tático dele da marcação que ele chegou no Manchester United. Tira esses três, qu anos iniciais. Olha a dois efeito tático. A gente vai pegar chances criadas, passes decisivos. Futebol não é só isso, Marcelo. Futebol é muito mais do que isso. É uma bola espirrada. Você mencionou o jogo do Bayern de Munique, quando o Cristiano Ronaldo corre pro primeiro pau e o Benzemá aparece para para fazer o gol no segundo. Não, ele não aparece nas estatísticas, mas o gol foi dele. Três jogadores vão em cima dele porque ele se mata no primeiro pau.
>> Porque ele faz um desmarque. >> Não, desmarque. Olha o posicionamento dele. Você acha que ele fez 900 gol à Toa? Desmarque isso é um talento. Se fosse o mestre fazia também. Ele não fez 900 gols à toa. A questão é que se a gente for pegar tudo que o Cristiano Ronaldo tem de bom, que é definição, gols e assistências, >> senor. Não é só isso que o Cristiano Ronaldo B. >> Tudo que tudo que o Cristiano Ronaldo tem, bom, o Cristiano Ronaldo é um grande >> Não, não, ele não é um grande playmaker. >>
O quê? Sexto maior artilheiro da história do sexto maior assistente da história do futebol é o maior assistente da história da Champions. Quem é que é o maior assistente? Ele é o sexto e o primeiro. >> Sim, tudo bem. O Messi função dele dele de criar jogada. >> Grande chance, se a gente for pegar grandes chances criadas que grande chances que precisa materializar. Se tivesse materializado uma chance contra O Liverpool, classificava uma materialização contra Roma, contra J. Por que que ele não acertou o pênalti contra o Chelsea, por exemplo, quando o Super Barcelona o Cristiano
também perdeu um pênalti nessa mesma Champions. Você tá trazendo coisas diferentes de jogos diferentes, >> materialização do do talento que importa. >> O Messi fez eh o que o Messi fez de criar jogadas pros seus companheiros, o Cristiano Ronaldo não fez. Isso é um playmaker, ele cria jogadas pros seus companheiros. Pode ser o maior playmaker da história, mas o Cristiano Ronaldo não fica muito atrás, >> não? Fica muito atrás. Fica muito atrás. Você quer você quer que eu leia para você de quanto que ele fica atrás e participações? São 700 passes chave na carreira, cara.
7. >> Quantos gols foram? Que que adianta Fazer isso? >> Já deu. >> Valeu. >> Valeu, hein? Obrigado. >> Valeu. >> Um minuto você tem para me convencer. >> Bom, perfeito. Eh, eu acho um completo absurdo a gente não colocar o CR7 na mesa dos dois. Por quê? Porque, como dissemos aqui, o maior recordista da história do Sport. Se tem gols oficiais, não tem ninguém na história do esporte e Futebol que tem mais gols oficiais, Cristiano Ronaldo. Não tem ninguém na história das seleções, de futebol de seleções, que tem mais gol que ele por seleções.
É o maior recordista. Você citou longevidade, eu acho que isso é uma questão também de legado. Você falou que o Cy revolucionou o futebol. Você acha que um cara que fez em 2008 que fez e nesse ano com 40 anos fez um gol na final? >> Ele, o Cristiano Ronaldo em 2008, >> ele tinha 40 anos. Não, em 2008 fez o que fez, agora com 40 anos ele faz o gol do título, né, de empate contra a seleção top um do ranking. Ou seja, ele é um cara que vem decidindo o que você falou, o
que que ele fez desse ano, >> perdão. Eh, 2008 ele decidiu Champions, fez gol em final, certo? Isso novo decisão, >> hoje com 40 anos ele mais uma vez faz gol em final, empata o time contra a seleção top 1 do ranking na Nations League contra a Espanha, certo? Ou seja, se revolucionar o futebol, o CR fez, o Cristiano também faz, porque não é qualquer cara que com 40 anos faz o que ele faz, entendeu? Isso também é uma revolução no esporte. >> Acabou. Eu mas eu quero falar rapidinho. Eu quero defender o Cristiano. Eu
acho que o Cristiano revoluciona o esporte. E aqui você entrou para mim no que era o principal ponto para mim. Eh, ele revoluciona a longevidade do futebol, Porque eu acho que sem o Cristiano o Messi não teria sido Messi por 15 anos, por exemplo. E eu acho que ele puxa a corda para que um fosse e o outro fosse. Aí que a gente vai entrar os gols, a assistência, as chances criadas e tal, e que aí cada um vai preferir um ou outro. >> Uhum. >> Eh, eu não sei se os próximos jogadores, essa geração
que tá vindo, eu não sei se Halland, Mbappé, Lamini, vão conseguir seguir a toada desses dois. Isso para Mim é uma revolução. A grande revolução para mim do Cristiano não é que ele tenha um tanquinho aos 40 anos, é que ele consiga jogar, ser útil e correr e tal e fazer isso por 20 anos e mais de 20 anos. Isso é uma, isso é uma [ __ ] revolução. Isso é uma co Isso é uma coisa, mas não é nem para argumentar, tá? Só só, só concluindo. Para mim, ele sim revoluciona, ele é absurdo. Ele
puxou o Messi, eu acho que a próxima geração, não sei se vai puxar. O Neymar Não conseguiu. >> O Neymar tinha talento. Eu acho que de talento talvez mais que o Cristiano, mas talento aí entra assim. Drible, ginga, habilidade, talento também é cabeçada também, é chute forte de longe, chute de pé ruim, tudo isso, isso também é talento. Isso não é só trabalho, isso também é talento. Não, mas você não, você não pode nem falar. >> Desculpa, eu até queria, eu até queria continuar, mas é que acabou. Eu só Queria elogiar o Cristiano. Eu queria
terminar esse programa elogiando o Cristiano, porque sim, ele revoluciona. É um absurdo que o cara tenha 943 gols no momento que a gente tá gravando esse vídeo na carreira. É um absurdo a média de gols que ele tem. É um absurdo o espírito competitivo dele. Ele perde pro pelo Alnaser e ele fica irado. Era para ele tá jogando ali de qualquer jeito. Ele continua competindo sem parar. Ele puxa companheiros com ele. Acho que ele Teve papel importante muitas vezes na carreira de puxar companheiros. Então ele é incrível, ele é um absurdo, ele é tão bom,
tão bom que comparam ele com o Messi. Então assim, Cristiano Ronaldo revoluciona o futebol e ele é um craque. Ele é um craque. Eu sou um privilegiado de ter podido acompanhar alguma coisa do Cristiano. Infelizmente eu não pode mais falar, a gente tem que encerrar o debate, mas obrigado a todos vocês, tá? Porque foi um prazer. >> Perfeito. >> Podem aplaudir, tá? Todos vocês foram muito bem. meu povo. Eh, muito obrigado, tá? Para os 10 que participaram por aqui, para vocês que acompanharam. Não foi nada fácil, porque não é nada fácil. Eu acho que dos
que o que a gente fez aqui na TNT, esse era o mais difícil, porque tinham muitos argumentos pró Cristiano Ronaldo, muitos. E foram trazidos muitos bons argumentos aqui, porque ele é um Craque, porque ele é um absurdo. E eu acho realmente muito difícil que o Cristiano perdesse de qualquer outro. Se a gente fosse falar aqui de Romário, de Ronaldo, de qualquer outro jogador da história do futebol, seria muito difícil que o Cristiano perdesse, porque é muito difícil você argumentar contra uma carreira dessa. Eh, eu tentei, tentei aqui por 45 minutos e não foi nada fácil.
Quero saber o que que vocês acharam aí nos comentários. Fiquem Ligados que daqui a pouco vem uma próxima dessa para vocês. Obrigado para todo mundo, tá gente? Palma para você. [Aplausos]