chegou o nosso convidado no programa de hoje teremos a Mente Brilhante e assombrosa de um dos maiores filósofos das terras topini kins o primeiro filme que eu vi não era o filme Era uma animação era o famoso Tom Jerry Talvez hoje não se pudesse mais fazer esse desenho porque iam falar tinha bullying do rato para com o gato sei lá ISS é chatio tudo a escritor pensador e amado e odiado pela direita e pela esquerda todo mundo controla todo mundo porque todo mundo vê todo mundo ele deixou a toalha de lado para falar tudo no
Pânico o mti cente Professor Luiz Felipe Pondé Pondé aí obrigado hein Pondé presença sempre ilustre do Pondé eu tava vendo você com o William V eu tava vendo você o William V outro dia foi no w w você lá no no ww muito bacana o Pondé tá aqui o Instagram dele @f Pondé e o site Pondé curso online.com tá lá né o curso do do do Pondé tem sempre sempre tá tendo sempre tem um curso a gente tá lançando agora um sobre modernidade ó falando sobre esse momento que estamos vivendo agora é falando desde o
período antes da modernidade que grosso modo antes do século XIX daí o desenvolvimento dela ao longo do 19 Revolução Industrial capitalismo não sei o quê entrando na pós-modernidade aquela ideia de que tudo é relativo tudo é narrativa né E aí depois fazer uma discussão na quarta aula sobre o que é ser anti moderno O que é ser anti moderno criticar Então essa é a quarta aula do curso na realidade é é uma inspiração Não fui eu que inventei o nome é uma inspiração do movimento romântico que lá no século XIX já dizia que a modernidade
ia dar ruim né que ia ser as pessoas iam sentir coisas que os valores iam pro saco que ia ter muita desorientação que você ia ser obrigado a ganhar dinheiro a vida inteira que você não quer poder descansar meio que por aí é uma atitude não um período sempre criticam a modernidade na história é isso que você tá falando é porque a modernidade ela nasceu então associada a ideia de ciência de progresso a ideia de técnica bem-sucedida eficácia tudo isso que hoje dá Burnout perfeito sim né tudo isso que dá bornal E aí já no
século XIX você tem autores que meio que profetizam que a modernidade ia levar a exaustão a desorientação das pessoas a dissolução de famílias e é isso mas a modernidade às vezes é uma coisa positiva e às vezes pode ser negativa vou pegar um exemplo eh que do o trechinho da abertura aqui da apresentação e você falando do Tony Jerry né que hoje Tony Jerry é inclusive ele ele não não é mais aquele desenho de antigamente e aí em nome da modernidade porque hoje tem que ser assim é o to jer moderno é o bonzinho né
correto é o que é chato exatamente então e isso é uma coisa e isso é uma coisa que que se traz na modernidade Então como como que ah você você faz um balanço assim da modernidade o quão positivo é pra gente hoje e o quanto não é olha toda a história da humanidade tem um lado a e o lado B sim o lado B são certos ganhos o lado o lado a são certos ganhos lado B são certos contradições Como se fala em filosofia é tal da dialética momento positivo momento negativo né E é claro
a modernidade trouxe elementos importantes por exemplo a noção de estado de direito a noção de liberdade individual o direito à escolha né ela trouxe avanços científicos longevidade né E isso pelo menos eu acho que é Positivo né agora a modernidade ela engendrou como se diz ela gerou contradições por exemplo escolha individual pessoas eu vou dar um exemplo que é o clichê mas é absolutamente real pessoas decidem não ter filhos porque as mulheres querem trabalhar querem estudar querem ter carreira e filho atrapalha bastante grosso modo Então nada contra a criança eu tenho dois filhos hoje a
gente tem que fazer isso tempo inteiro né tem que se explicares mas o fato é que isso faz com que a natalidade caia caia e tá caindo lá no Brasil deve est 1.6 filhos por mulher alguma coisa assim e aí qual é a consequência disso você tem crianças solitárias em casa você tem famílias atomizadas Você tem problemas de com quem vai pagar a conta da Previdência Você tem uma sociedade cada vez mais envelhecida jovens é que normalmente geram riqueza porque tem muita saúde e trabalha muito e ganha pouco seguro saúde custa barato entendeu então É
É aí que tá a modernidade ela gerou cidades gigantescas gerou poluição gerou estress E aí tem gente que tem saudade muitas vezes aí procurou uma praia deserta um ano depois tá cheia para [ __ ] porque todo mundo gostou e na modernidade é assim você gostou de uma coisa porque repousa daqui um ano não repousa mais porque um monte de gente gostou que nem você invade entende então isso é que a gente chama de dialética da modernidade eh tem um momento positivo daí ela gera contradições algumas a gente resolve outras a gente não consegue resolver
sempre nesse sentido quando a gente fala de modernidade uma das discussões Pelo menos eu que não sou da área é o papel da religião no tempo quanto mais a ciência avançou a percepção que eu tenho é que a religião perdeu o espaço mas de uns tempos para cá a gente vê al uma uma volta uma pequena ressaca como que você Analisa essa questão de modernidade com papel da religião na vida das pessoas Olha eu vou eu vou começar a te responder com uma frase que o lac aquele psicanalista francês famoso eu vou fazer uma versão
curta é que é a seguinte ele disse certa feita é super discutido isso pelos psicanalistas ah em 100 anos eu não sei se haverá analistas mas padres com certeza o que que essa frase quer dizer que ele tinha consciência que é mais fácil a psicanálise acabar do que a religião o que que aconteceu com a modernidade a modernidade criou o Estado Laico separou a religião do Estado como a gente sabe que na realidade é fruto das Guerras religiosas europeias dos anos 250 anos cristãos se mataram a rodo e daí surgiu a noção de estado lá
que é melhor não se matar por causa disso Você acredita no que você quiser pronto cont tanto que você pague o cartão Visa É isso aí perfeito IMP não vai para no ceras e os impostos impostos principalmente os impostos né bom mas o que aconteceu na verdade é que a religião ela deixou de fazer parte digamos do estado da sua máquina oficial no ocidente grosso modo principalmente e ela perdeu espaço digamos assim se alguém diz assim não eu matei Fulano porque Deus mandou você não vai chamar o padre para dizer aí Deus mandou mesmo o
cara matar deixa chamar um psiquiatra né então a religião perdeu espaço como ferramenta pública decisórias porém no plano privado ela nunca desapareceu nunca desapareceu o grosso da população continua sendo religiosa por quê Porque a vida é uma merda você sofre você morre não sabe qual é o sentido da vida a gente é desamparado você envelhece você tem frustrações ao longo da vida a vida nada mais é ela é um Calvário de certa forma Calvário e o resultado é o que a religião ela sempre foi o mecanismo de acomodação de significado de fazer com que você
não se sinta só né e portanto a religião nunca desapareceu o resultado hoje eh ela tá reaparecendo principalmente no seu Impacto político e de costumes no caso do Brasil porque você tem aí uma revolução evangélica curso você tem uma preocupação com o que a gente chama pautas de costume conservadora Você tem uma presença grande de grupos religiosos e bancadas e no Parlamento no congresso e o o o que hoje causa um certo susto a muita gente é que a religião ela passou a ser do âmbito privado na modernidade Mas agora ela começa a reaparecer no
âmbito público de outra forma ou seja através de vz através de escolas entende de redes sociais ela começa a moldar a grande parte da população no Brasil e aí a gente diz pô religão não tinha acabado Não nunca acabou é que agora ela tá voltando para espaço público e na modernidade ela tinha saído um tanto do espaço público entendeu ô você acha que a geração aí falando ainda da religião a geração z ela acaba subestimando a religião porque uma coisa é você tudo bem cada um tem a sua crença mas existe uma hoje com a
Internet você tem vários vários eh até o o Rodrigo Silva que vem aqui você tem arqueologia provando vários períodos ali da Bíblia você acha que essa geração z ela vai mais pra Bíblia ou ela vai mais para longe da Bíblia depende do Z que você tá falando né você pegar o z típico que é um fenômeno de consumo eu eu tenho dito assim Tomara que passe a moda da Z para deixar eles em paz é eu acho também que Coitado o z né tudo é culpa do Z [ __ ] o Zezinho lá tudo Anes
era lembra alguns anos atrás cula da Z eu entendo isso agora é o z é o Z para cá é o Z para lá e a gente sabe que quem inventou essa cois de geração tal como a gente fala hoje foi a publicidade americana né para identificar objeto de consumo segmentação Então você daqui a pouco passa a moda da Z por quê Porque o z ele amadurece ele envelhece começa a pagar boleto e todo mundo que paga boleto não tem graça né porque tá tolado nos boletos para de consumir é eu acho que boleto no
singular é melhor que no plural sim entendeu porque é uma entidade metafísica os boleto né Então assim Então z a a o típico Z que a gente fala normalmente é alguém que tá distante de religião tá próximo de discussões sobre gênero recentemente eu vi um relato de uma menina Z que foi arrumar o emprego e ela exigia que metade fosse no online ela queria que a empresa quando fosse presencial aceitasse o cachorro Esso é muito comum hoje em dia um puff né é um puff Um Lugar Para Descansar hoje isso é muito comum né tô
usando até isso como estereótipo agora se você pensar em jovens que estão lá pelo 19 18 que serias Geração Z né e e se você pensar que esses jovens venham talvez de classe média baixa ou de classe social mais vulnerável que tem que começar a trabalhar cedo ele não vai ser um z típico o pobre né não é o pobre tem cara que é correria pega uma baldeação no metrô éu o cara leva 3 horas para chegar no emprego tem que trabalhar no que rolar se o cara virar e dizer não eu quero que traga
o meu cachorro o cara vai dizer vai catar né então eu vejo a geração z como o fenômeno de marketing também é claro que você tem desdobramentos concretos por exemplo você tem mais gente hoje com 20 anos que toma remédio a gente vê isso na faculdade você tem mais gente hoje de 20 anos que toma remédio que tem diagnóstico do que tinha 15 anos atrás tem um verdadeiro mercado de Diagnósticos bus já virou é um mercado porque é muita grana né porque é droga lícita droga muito dinheiro só uma receita compr muito dinheiro então assim
ah Bíblia ou não Bíblia eh os classe média alta que tão aí quando tem crise tira sabático com 20 anos e vai para Barcelona gostoso com uma patan o Brasil é coisa de rico né enquanto que o jovem 18 19 anos continua se ferrando Se não for de classe social mais rica então ele não é Tecnicamente Z nesse sentido Então mas aí por perto da Bíblia muitos deles tá z gourm z então mas é porque a gente também cons a gente consome a bolha a gente fica nessa bolha e acha que isso é geral por
exemplo tava vendo um documentário eu não lembro agora como é que é esse documentário o nome do documentário que ele fala o seguinte tudo que acontece na moda no que tá acontecendo no que a gente discute aqui foi algum rico que falou sempre é o rico que influencia não é o a tendência a tendência de tudo de moda de conversa de geração z de tudo tudo de nomes os ricos adotam certos nomes depois de não sei quantos anos vai pra classe média depois pros outros até nomes is por isso que a gente tem essa porque
quando você fala que é uma bolha a bolha que a internet tá falando agora é papo de rico é aquilo que você falou o cara que que fala que que tá sei lá Geração Z vai para Barcelona em Barcelona Exatamente é isso aí gostoso isso a fica em crise fica em crise porque é de rico é papo de rico então eu acho eu nunca vi esse documentário que você tá falando a vida é o inhoque nao perdeu o in conhece o Aquilo é a vida real é o inque do já comeu o inque do corta
aí o trecho do inque do lá é a vida real [ __ ] absurdo [ __ ] absurdo é mas é a vida real vida da feira é a vida da Chepa a vida da Chepa nossa vida é um eterno inque de nabo mas acho que sempre foi assim né sempre foi difícil sempre foi difícil o que uma das coisas que a modernidade criou e a a burguesia criou a ilusão de que não é uhum entende por quê Porque um grupo social você tem acesso a uma série de consumos de bens e isso que você
falou a a os ricos inventam palavras inventam modas de comportamento por exemplo vou dar um exemplo concreto a tal da segunda-feira mínima certo um negócio que começou lá até onde o seio a a as primeiras empresas que testaram isso foi a Nova Zelândia que é um país que sei lá tem 10 pessoas né que se deu bem para [ __ ] é super organizado sorte deles então assim aí você transporta essa ideia de segunda-feira mínima aqui você transporta a ideia de trabalhar quatro dias por semana aqui que que vai acontecer com o grosso dos brasileiros
quando a empresa der a ele Um dia a mais ele vai arumar outro emprego sim porque não consegue ganhar a vida só com aquilo né isso é típico caso você tem certos hábitos de costume vocês vão lembrar também acho que ano passado 22 aquela história de pedir demissão lembra dessa história jovens pediam demissão e postavam postavam né Eh eu lembro que eu tive numa discussão de de tendência de mercado naquela época e isso foi dado como um exemplo de tendência de comportamento e eu falei olha eu acho que isso é uma tendência de comportamento de
jovem que pode ter pedido missão porque vai ter alguém que segure a onda dele porque se você não não puder não tiver alguém que segure sua onda você não vai pedir demissão você vai sofrer para [ __ ] para continuar conseguindo pagar ela pagar aquela conta a não ser que você tenha pai que pague mãe que pague Você não vai sair por aí pedindo emissão impostando né isso é típica coisa países mais ricos fazem aqui quando desaba no Brasil é moda que a gente copia né Car copia no ambiente que cur que você falou que
é um saco a gente tá vendo agora lá nos Estados Unidos muitos atores agora dizendo que tá demais que tá chato parece que estão começando a a abandonar o barco da cultura w porque viu que isso daí é uma coisa que não é tão lucrativo assim você acha que isso vai chegar aqui vai demorar para chegar ou porque tem comediante aqui que já tá querendo Já tá com saudade de fazer piada politicamente incorreta você acha que isso vai chegar rápido aqui ou não eu espero que chegue mas como o Brasil é pobre eh Então até
nisso a gente fica pobre porque o que acontece nos Estados Unidos é assim atrasado se você tem um problema no estado ou a a alguém quer te processar Uhum você muda de estado às vezes muda a lei sim e o Estados Unidos tem um mercado gigantesco Então você resolve me ferrar Eu mando Você para aquele lugar e vou trabalhar com ele aqui no Brasil se alguém te processar por algum conteúdo que você produz na mídia ou na imprensa você não vai conseguir arrumar emprego Praticamente em lugar nenhum exato certo você está completamente excluído do merado
é o mercado pequeno tem menos opção muito menos opção agora se essa moda porque o o o cinema americano tá se ferrando muito com essa história de w demais enche o saco né você é quase Eu normalmente quando vejo um filme que tem elementos woke eu tenho a impressão que o cara tá me chamando de burro sim né eu paro na hora paro eu paro demais série tem muito e aí você nem assiste a série inteira você para Prim assim é por isso que hoje eu prefiro ver audiovisual argentino ou escandinavo que normalmente isso é
bem menos é incrível Os argentinos são que nem nós um país pobre miserável corrupto e a gente não consegue fazer cinema igual a eles cara é muito bom é muito bom o cinema deles não tem explicação né bom então eu sei que tem atores americanos que começam a reclamar humoristas que começam a reclamar o cinema americano tá perdendo força Inclusive essa semana saiu um artigo essa semana no final da semana passada sai um artigo no Wall Street Journal nos Estados Unidos que o artigo era uma revisitação das pesquisas que diziam que a cultura WK e
a diversidade nas empresas seguramente geravam mais riqueza esse artigo do Wall Street Journal ele ele Analisa uma série de casos inclusive volta às pesquisas do Instituto Maquin que fez essa essa proposta em 2015 mostrando que políticas w e de diversidade nas empresas não geram mais lucro que se você quiser abrir um departamento diversidade na empresa que você acha certo abra nenhum problema agora dizer que ao abri-lo você vai melhorar o lucro não parece que é verdade não aumenta lucro nenhum então isso já é o o indício sim e até que ponto o capitalismo vai sustentar
a modinha wow que quer roubar uma pauta n quer roubar uma pauta para ganhar dinheiro a uma hora dessas empresas chuta o Bal Se começar a não dar lucro Como no cinema assiste exatamente pois não não Pondé eu queria te perguntar eh porque a gente tem o canal da linha jengi que a gente sempre fala sobre porque da a gente tem um canal e o meu irmão da linha geng que a gente assiste os fil chamado nerdola porque a gente aponta L veste de de fo Mas não é para ir numa festa fantasia é à
tarde para jogar para ir no cinema no lançamento do H vai vestir eles são os nerdolas é a gente é chamado de nerdola são os nerdes de direita cham de n porque o que que acontece pé tem uma turma que fala que o w não existe o w não existe é fruto da cabeça de vocês vocês estão malucos E vocês estão com raiva da representatividade então só o fato de você falar como você falou no seu artigo que eu trouxe aqui que é excelente do Statement Você sabe quando é o Statement fal assim ó Isso
aqui é um Statement woke aí fala não não não você só tá falando isso porque você não gosta de mulher protagonista e essa mesma pessoa que fala que o WK não existe e é tudo um Delírio da cabeça que que você pensa disso Delírio Olha eu acho que essa hipótese eu não tenho dúvida que tem pessoas que TM problema com representação né E essa história de protagonismo feminino mulher nas empresas e tal e eh eu acho que quem tem problema com isso deve inclusive lembrar que tem mulheres num ambiente de trabalho deixa o ambiente de
trabalho mais interessante certo mas assim eh eu não acredito que que alguém que diz que o w não existe tá falando sério primeiro porque tem a origem da expressão né Stay woke tá associada a uma série de pautas da esquerda americana é usado no mundo dos negócios inclusive usado no sentido de se falar em economia woke certo então me parece que a a afirmar que o woke é uma palavra inventada para quem é reacionário é uma fake News de esquerda porque tem gente que tá acostumada a falar de fake News de direita também existe fake
News de esquerda e ela é uma dessas porque ao dizer isso a pessoa tá querendo dizer que qualquer tipo de crítica que possa se fazer a censura w que existe claramente em determinados ambientes Se você não for de planeta tal você não pode trabalhar que que essa pessoa que diz que o w não existe vai me dizer sobre a teoria da interseccionalidade que que ele vai me dizer sobre a teoria do lugar de fala tá aí tem livro escrito sobre isso é uma teoria que diz se você não é determinado grupo você não tem direito
a falar você só tem direito a falar se for determinado grupo e o w tá colado nisso é então mas mas esse negócio de de pertencimento é gente fraca gente fraca você pega o nego fraco o cara fraco Ele quer se sentir pertencido aí ele fica fortinho porque ele é um bosta sozinho ISS entendeu ele é um bosta na vida resolve E aí ele precisa ter um uma turminha mas isso eu tenho eu sempre discuto com ele porque eu acho que isso é dinheiro sim porque a discussão é Branca de Neve você tem a Branca
de Neve de 35 que é o passarinho A Branca de Neve Olá meu príncipe o cara ele precisa faturar e não tem coisa nova você você tirando cara que gosta eu por exemplo também gosto de cinema argentino cinema de fora o que que não é Hollywood se você sair dessa linha tem um monte de filme legal para assistir Se você ficar nessa é super herói é Superman 4 é não sei o qu eu acho uma merda ele gosta nerdola goo E aí o que acontece o cara da Disney Fala pô precisamos fazer alguma coisa vamos
pegar bran de Neve agora e meter ela feinha tem uma feinha Branca de Neve com espin tem mesmo uma Sete Anões vai ter anão poce anão ó lá el lá ó que [ __ ] canhãozinho canhãozinho aí o que acontece eu acho que é grana que grana mas os caras só prej eles tentam vender discurso essa relção grana vum lugar V canto é primeiro eu acho que tem uns malucos que são obsecado e fazem coisa mesmo que não queira ganhar dinheiro mas eles impõem né Depois eu acho que tem uma coisa que você vai contratando
gente mais jovem que é normalmente quem tem ideias meio esquisitas assim e essas pessoas vão tomando decisões né Depois ser uma coisa de nicho mas eu tenho a impressão que uma hora o capitalismo vai se encher o saco disso porque isso não dá dinheiro agora é evidente que gente que não gosta desses filmes Eu sei que você gosta eu também não gosto eu prefiro muito mais filmografia Argentina Francesa A dinamarquesa sueca você tem coisa para assistir não precisa ficar preso nesse lixo agora quando você vai no cinema né você pegar a maior parte do cinema
tem tem é tem tem shoppings que sei lá os 10 cinemas estão passando dois filmes lixo do meu ponto de vista repete acho que os superherois inclusive estão cansados é eles não aguentam 28 29 eu eu lembro do tempo que aqui no Brasil fizeram uma Branca de Neve que era na realidade uma porno chanchos os Anes ficav observando uma [ __ ] Branca de Neve a versão original essa agora Fátima é era Fátima eu não lembrava histórias que a nossa Babá Não cont só se fosse uma babá especial tem babá que com gostoso Mas você
acha que está estão discutindo Aí pertencimento ó Esse é o filme aí da branca pertencimento é o povo do An belong Esse é o filme da Branca de Neve sem an noso esse é o nosso é lindo ah ela mesma Branca de Neve maravilhosa Ô Pondé quando fala de pertencimento e quando você vai aprofundar também falam de doutrinação as Universidades Americanas O que se deve esse jovens que estão às vezes defendendo ou a relação de gênero ou a relação do ramas levanta uma bandeira em Columbia pegasse ele e cortava ele em pedaços não duraria muito
tempo que que você acha que isso é uma doutrinação é pertencimento por que que o jovem vai para esse lugar Olha eu acho que inclusive no Brasil você tem um fenômeno de muitos jovens que vem de famílias ricas que são muito entediados Hum Tem uma questão que é eu não quero ser só a o que o meu pai e minha mãe fizeram não quero trabalhar só pro meu pai e a mãe quero fazer fazer algo de significativo aliás Isso é uma questão psicológica bastante presente em filhos de famílias muito Ricas o que é a sensação
de que se o pai é um [ __ ] do milionário que que ele pode fazer que presta na vida já que o pai é um [ __ ] de milionário quero mudar o mundo é então ele vai né e eu conheço gente nesse sentido né de alunos assim só que os Estados Unidos a IV League lá que é Universidade de rico lá eles tem muito esse fenômeno né então o moleque ele vai se associar a todo tipo de de pauta que em tese é contra os pais né ele ele quer se sentir relevante Então
como ele é basicamente ignorante da realidade Então ele pode até ser um lgbtqia e curtir o ramas queers for ramas isas Destroy queirs né jogaria pela janela Ciran faz é pintura lá na naqueles naqueles Guinchos lá então esse fenômeno dos mais ricos unidades Americanas ele tem esse e e é digamos assim essa fonte de jovens entediados e e tem uma coisa assim o jovem se você der a chance a ele de discutir e de salvar o mundo e não tiver que arrumar o quarto dele ele vai adorar né é mais fácil [ __ ] é
muito mais difícil arrumar o quarto primeiro porque ele desarruma toda hora Sim né e primeiro porque ele tá na sua cara é alguma coisa você tem que fazer salvar o mundo é uma coisa que você faz no seu celular numa festinha que você fuma um depois transa é uma coisa que você faz uma sala de aula e os professores a minha classe no caso é muito responsável por isso porque ele entra numa nessas disciplinas de humanas principalmente os caras eles dizem Porque que o mundo é mau como salvar normalmente ele vai salvar os teóricos que
ele concorda certo então é é muito fácil falar isso tudo tem um um autor americano né ah Thomas howell né economista né que é mais que economista né o verdadeiro filósofo da política filósofo político que ele fala assim a a a o problema de muitas aulas de ciências humanas eh não é dizer que os caras são vagabundo ou que eles vão na aula não é essa questão O problema é que na numa aula de ciências humanas você pode defender qualquer teoria que nada vai acontecer a aula acaba certo quem botar Aquilo em prática não vai
dar certo a maioria não põe em prática agora se você chegar numa aula que você tá ensinando o cara pilotar avião e se você ensinar qualquer merda para ele ele vai derrubar o avião sim mas aí é o burro com iniciativa que é o que a gente fala aqui a pior coisa o mais perigoso o mais perigoso pro mundo e os professores são culpados que tem muito burro com iniciativa tomando decisões por exemplo a semântica esse negócio do terrorismo é a semântica e jornalista também viu turma do 24 aqui ó porque é o seguinte o
cara pegou o terrorista cara pegou não eu vou vou exemplificar eu vou exemplificar para você vou dar um exemplo aqui Claro para vocês lá que teve 8 de janeiro das Velhas que entraram no Congresso sei uhum aquilo pra maioria foi terrorismo sim não é sim não foi mas sai classificação não é de ter eu sei Eu sei eu sei terrorismo foi o que o ramaz fez 7 de dia 7 de outubro Aquilo é terrorismo o que o Bin Laden fez lá na Su Aquilo é terrorismo só o que acontece Eles colocaram essas duas a palavra
é a mesma o burro com iniciativa ele fala é o pior burro do mundo né que é o pior então ele publica isso e o aluno já não sabe mais o que é a Extrema direita ele diga o milei com Mussolini com o Adolf Hitler eu sei Aí fica a mesma coisa aí como é que você vai pegar o milei como é que você vai comparar um com o outro só que o burro com iniciativa tem muito e aqui ó tem milhares é então é a faculdade eles são em toda parte né Essa coisa do
do terroris essa coisa do terrorismo especificamente porque eu já tive dis em situações que eu tive que fazer esse tipo de pontuação no ar né como eu vou fazer aqui agora é assim o problema é que para você ter uma o terrorismo ele por princípio significa um determinado grupo político de vocação militar ou que seja que não tem condição de enfrentar o exército daquele inimigo de forma sistemática e de forma oficial digamos então o objetivo do terrorista é destruir o cotidiano da população exatamente expe o ônibus escolar ele explode um prédio que trabalha ele sequestra
um avião e joga na parede ele entra no kibut chacina estupra mata não sei o que população civil isso O país inteiro fica com medo daquela daquilo que pode a qualquer moment a qualquer momento vai acontecer com você exatamente aquilo que aconteceu em Brasília quer dizer os cara mesmo que eu diga que os Car entraram quebraram tudo digo não aconteceu entraram quebraram tudo xingaram não sei o quê vandalizaram vandalizar eh eu posso acusar eles o que quiser de terrorismo é semanticamente errado sim né mas aqui no Brasil ah existe uma mania que é a gente
importa determinados termos de lugares que aconteceram por exemplo a Argentina teve terrorismo quando explodiram a tinha tentado foi em 9 94 tinha atentado então assim ah se você colocar se um grupo armado colocasse uma bomba dentro de um órgão do Governo principalmente com gente trabalhando lá dentro certo qualquer grupo S armasse uma bomba um carro bomba e colocasse dentro de um órgão do governo e explodisse com gente dentro aí é terrorismo Sim certo agora a o fato de você vandalizar invadir mesmo que eu tenha um discurso golpista mesmo que eu tenha um discurso golpista em
que eu pretendo derrubar a ordem institucional e tal isso não é terrorismo terrorismo é outra coisa e eu posso inclusive considerar isso péssimo mas terrorismo é outro conceito mas aqui no Brasil Às vezes você usa uma palavra e aí o jornalista repete e acabou e acabou e e fica usando essa palavra como é que um jovem americano ele fala morte a América como é que você explica ISS lugar ele porque ele porque ele não tá vivendo o terrorismo ele não tá vivendo isso a vida dele é muito boae só que aqui só que aqui Vale
qualquer coisa aí você vira você pega isso aqui é antissemita para caramba é você não viu aqui na Paulista manifestação musiquinha pro Dedê aí que ele tá muito bravo vai lá Dedê o papo tá muito bom Ó entra lá Pondé curso online.com tem BR ou não não não sei às vezes em BR ou não mas entra no Instagram LF Pondé Aqui tá o o Instagram do Pondé o papo sempre é bom vai lá reginaldinho ô Pondé Pondé Você sabe que eu gosto de você porque sempre você vem aqui a gente sempre quando bate um papo
a gente pode refletir né a gente pode é o é é gostoso a gente conversar assim e poder pensar poder ter uma uma outra visão das coisas eu acho importante acho que tá faltando isso hoje em dia né uma bater um papo né é bater um papo trocar ideia né escutar vi qual o pensamento do outro cara não tem muito isso né agora é tem Tem essa tá meio é é num ambiente meio todo mundo que que não pensa igual a mim herge né botar na fogueira e tem uma outra coisa que é o seguinte
bater um papo que ao mesmo tempo que eu acho que é o tipo de conversa que a gente tem aqui e ao mesmo tempo que é um papo cabeça não é o papo metido assim com pompa é não tem pompa e circunstância né você fala da risada você usa uma linguagem do senso comum certo e é possível você levar um papo dito cabeça numa linguagem de senso comum e as pessoas entenderem Uhum é possível fazer isso né agora e eh é claro que isso não é uma coisa que é completamente fácil de se fazer né
fazer esse trânsito entre o que é um conteúdo que a gente chamaria um conteúdo e sofisticado conceitualmente o que é que é um con um conteúdo sofisticado conceitualmente é por exemplo que a gente tava discutindo aqui de terrorismo sim é um conceito esse negócio entendeu tem borda ele tem situações concretas que você identifica e a gente levou um papo aqui que era um papo que não era uma linguagem que a gente usaria num doutorado aham se é técnico dentro de uma banca analisada por pessoas especialistas ali mas dá para entender a diferença entre você explodir
uma bomba dentro do ônibus e matar crianças indo pra escola e você fazer vandalismo ou mesmo que você ache tentar fazer um golpe de estado daquele jeito que não ia dar em coisa nenhuma né e a polarização pode ser positiva porque a gente vê o mundo inteiro polarizado mas é justamente o que você tá falando aqui eu vou escutar os lados né ideológicos ou não pode ser positiva uma polarização Olha se você pegar assim pesquisa que existe já eu conheço desde 2016 talvez tenha tido antes mas a minha primeira fonte é de 2016 você em
pesquisas de comportamento de eleitores ah que mostram que assim a as pessoas quando discutem política para valer sempre tem uma tendência a querer convencer o outro do que eu penso tá então é assim a ideia de Que Eu Discuto política para produzir consciência crítica é a mesma coisa que acrit tá em Papai Noel né sim sim nunca sempre quando você entra numa discussão política é porque você quer mostrar pro outro cara que ele tá errado ou convencê-lo a votar e não sei quem ou simplesmente dizer que meu você nesse almoço de domingo aqui só fala
merda isso e tem sempre tem uma plateia sempre tem plateia sempre tem uma plateia porque você falar eu sou gostosão e você pode ser no grupo do WhatsApp ou tem que ter gente não tem graça Então você observa por exemplo na Rússia do século X antes da Revolução Russa de 1917 você tinha uma polarização importante na imprensa como a gente fala hoje de polarização você tinham aqueles que eram pró Europa pró criação de uma rú Liberal ou uma Rússia socialista e tinham aqueles que eram pró monarquia que achavam que a Rússia temha que ser diferente
da Europa o que existe hoje então é que primeiro Ficou claro que ninguém quer discutir política para chegar a lugar nenhum É tá bom só para ter razão e o que piorou é porque isso agora tomou conta da sociedade como um todo a maior parte das pessoas nem sabiam que era isso porque não tinha rede social inclus Não tinha rede social quem Lia jornal pelo amor de Deus ô P outro dia o cara o cara entrou na na no meu Instagram e foi lá e Comentou assim nossa que engraçado um pobre de direita Por que
que tá tão ligado essa questão de bons comentar Por que que tá tão ligado cham pobre chamou chamou de pobre e falou que engraçado um pobre de direita Por que que tá tão ligada essa questão de eh o cara que é pobre ele não pode ser de direita sendo que a esquerda diz que protg eu até vi um vídeo seu falando disso que o a esquerda sempre diz defender o pobre mas nunca tirou o pobre da pobreza Por que que tem essa ligação na cabeça de algumas pessoas e só para complementar rapidinho a pergunta do
Morgado eh o holid ve aqui e e também falam do negro Nossa um negro de direita tem a mesma coisa coisa então a primeiro a a esquerda não gosta muito de lidar com o povo porque não gosto nem de pegar ônibus Isso é verdade não não tem essa história Agora vamos lá primeiro que a coisa assim a gente tem ao longo do século XIX todos os movimentos sindicalistas da França na Inglaterra na rú depois a Alemanha dos quais o Marx fez parte que ali você tinha um vínculo entre a esquerda e representação sindical dos Operários
dos proletários como se falava na época a verdade companheiro companheiros companheiros é de lá para cá a coisa tá muito mais complicada eu diria que essa pessoa que disse isso para você na realidade ela não tem repertório né ela não tem repertório porque assim hoje em dia se você pega pegar por exemplo eleições na França ou antes que disparou todo esse Pânico na França para o congresso europeu o que existe na na hoje na Europa é uma tendência de que os mais pobres estão votando muito mais na direita ou na extrema direita Como Queira do
que votar na esquerda né Isso é um fato Se você pegar por exemplo a discussão sobre refugiados Ilegais ou Imigrantes Ilegais Ah e você for paraos Estados Unidos Por exemplo onde também a população mais pobre tá cada vez mais vinculada e quando eu digo pobre eu digo classe média baixa baixa Trabalhador de fábrica gente que tem pequenos negócios né veja se você pegar por exemplo o debate do Imigrante legal o Imigrante legal normalmente ele vai trabalhar ganhando menos certo sim porque então el uma coisa que um sujeito c não Aita então que que é um
jovem de esquerda novaiorquino ou de Los Angeles e que ele tem um restaurante descolado daqueles que que tem chefe não sei o qu esse cara adora O imigrante legal porque o Imigrante legal vai trabalhar para ele por uma grana menor Sim certo então ele sai com o papo de que ele é a favor do Imigrante legal sem entrar em conta nenhum tipo de problema que isso exista agora ou sujeito mais pobre que disputa o emprego com o Imigrante legal que não aceita ganhar a o mesmo salário péssimo que o Imigrante legal aceita então ele vai
ser contra os imigrantes Leais você tem inclusive brasileiros nos Estados Unidos que aceitam cuidar de cachorros ou qualquer outro tipo de trabalho e que ele vai cobrar ou ela três quatro vezes menos do que um americano legal para fazer a mesma coisa entendeu então achar é porque aqui no Brasil o sub trbalho né é o sub trbalho mal remunerado e legal então Aqui no Brasil tem a ideia de que todo mundo que for mais à direita ou de direita vai ser gente que joga na bolsa é claro que tem Faria laimar liberal de direita é
claro que tem mas mas faz o l embaixo da mesa ah muitos foizer fo necessário F é então e ele nunca vai ganhar eleição sim o medo de que aumente o número de pessoas mais pobres a maior parte da população que comece a votar contra o PT ou qualquer esquerda é porque essa população ganha eleição sim então não pode ser mas por exemplo mas por exemplo vamos pegar o francês o francês que vai votar hoje em dia o jovem ele já não acredita mais nos partidos da França porque sempre foi sempre a esquerda teve mais
sempre é liberal mais a esquerda lá que o Dinho fala lá que é o socialdemocrata socialdemocrata ele não acredita mais naquela conversa então ele vai para lepen que fala ó a culpa disso aqui é do Imigrante que tá vindo eu vou aqueles do anos a mais da aposentadoria da aposentadoria vou devolver para você e eu vou resolver o teu problema ele vai nessa conversinha que também não vai acontecer inclusive esse caso da aposentadoria tanto o a frente Popular à esquerda que melan é um grande cara quanto a lepen prometem a mesma cois mes coisa a
mesma coisa porque a situação tá ruim é então o problema é que ah se elevou Olha cara eu eu eu fui fiquei dois anos na França nos anos 90 pro doutorado e eu assisti uma greve em novembro de 95 é a França inteira derrubou o primeiro ministro da época que se não me engano era Alan jup era essa a intenção já na é 95 cara né Isso é um tema que vem agora não tem jeito você tem uma população envelhecida né então você precisa trabalhar dois anos a mais e isso é para fechar as contas
inclusive da Previdência isso só quando a le pen promete isso e ao mesmo tempo ela fala mal do Imigrante que é diferente do melan nesse caso do Imigrante o que quando a a lepen promete isso ela tá prometendo alguma coisa que a conta não fecha Porque se ela volta a aposentadoria para 62 Volta a piorar a situação da Previdência e das contas públicas desse território e quando ela fala que o migrante é ocupado é evidente que o migrante não é ocupado por todo o problema econômico que existe na Europa agora ele o cara que tá
morando no bairro onde tem muito que tem problema policial ele tá com medo e ele vê aquilo lá n ele vê ele tá com medo você pode xingar ele de reacionário xingar ele que não presta falar falar isso e aquilo tudo mas ele tá vendo aquilo e aí ele universaliza essa ideia então ele acha que todo mundo que tá associado ou ess semelhante a emigrante também não presta e aí ele cai no preconceito a esquerda nesse caso ela também corre do pau porque o problema ah do vínculo entre estado de bem-estar social e imigrantes e
refugiados na Europa é um é um problema real sim bom quem sabe o que fazer com isso e quero ver se eles não vão resolver se não resolver isso o mundo também vai paraa a verdade é que você resolve algumas coisas mas nunca resolve tudo né então o mundo tá sempre à beira da Vala É isso aí pond que aula hein só não pode esp passo em direção à vala exatamente Caprichou hoje ó muito legal muito bacana o psc.br Entra lá põe o Instagram aqui paraim o Instagram do LF Pondé é o insta do nosso
professor aqui o Pondé que sempre dá uma colher de chá aqui pro Pânico obrigado viu Pondé Eu que agradeço convite sempre bom ver aqui bom trabalho para vocês vamos fazer o Break reginaldinho Então manda bala vem PR cá