O maior hackero maior segredo de pesquisa de público. Eu tô aqui para isso. Eu tinha 5.000 seguidores nessa época no meu Instagram em abril de 2022 e aí eu fiz um produto de R$ 97 que era o MPC, meu primeiro cliente para ajudar o copywriter a conquistar o primeiro cliente dele. E aí no primeiro mês a gente vendeu R$ 40.000. Uhum. No orgânico. Bela Francisquini, ela é copywritter e já gerou mais de 25 Milhões de faturamento na internet. Hoje atua na formação de copywritters e ajuda empresários a criarem uma comunicação que vende. Como que tu
acha que tu ficou boa em COP? Mas existem princípios em COP. E se tu tá quebrando esses princípios, a tua COP, a chance dela desempenhar é muito baixa. Tem algum curso ou livro que tu considera chave que tu falou: "Cara, esse negócio aqui é bom". Dois livros que eu acho imprescindíveis. Os maiores projetos que Eu já escrevi, a oferta era muito sexy, muito sexy mesmo. Teve um projeto que eu fiz que foi um lançamento que a gente investiu 1 milhão e faturou R9.200. [ __ ] Que dica que tu dá para deixar a oferta mais
sexy? Para mim é uma das coisas mais incríveis que um copywritter pode fazer. Se as pessoas entendessem nível de consciência, ia ser muito mais fácil para elas vender. E eu acho que hoje em dia não existe mercado que seja pouco sofisticado. Tu acha que existe Ainda algum mercado que seja Discordo completamente? Me explica aí. Então, deu ruim, pessoal, para mim. [ __ ] a Bela é [ __ ] mesmo, hein? Fala, pessoal. Sejam bem-vindos aqui a mais um episódio do podcast Segredos da Escala, que é o podcast do Vetub. Se tu não conhece o podcast,
toda semana a gente traz pessoas que já escalaram suas ofertas, já escalaram seus negócios para que tu que tá em casa consiga pegar uma, duas, às vezes três dicas, se o podcast For bom, aplicar no teu negócio e escalar ele também. E caso tu ainda não conheça o Veturb, a gente é a maior hospedagem de vídeo de vendas, não só aqui do Brasil, mas do mundo todo também. E o Vet tem apenas um único objetivo, fazer você vender mais. E até mesmo os maiores players do mundo usam também, como por exemplo a Mind Valley, uma
empresa lá da Malásia, confia no Veturb para aumentar a conversão dos seus VSLs. Então assim, se isso tem um VSL, eu recomendo muito que tu pelo menos teste o VTURB e veja o como que ele pode aumentar tua conversão. E para te ajudar nisso, eu vou te dar 14 dias de graça para tu usar o VTURB e também 15% de desconto. É só clicar link aqui da descrição ou então escanear esse QR code que vai aparecer aí na tela, que aí tu já vai poder aproveitar essa condição exclusiva aí para tu hospedar o teu VSL
ou teu vídeo de vendas aqui no Veturm. Beleza? E agora bora pro episódio aí da Bela Francisquini. Valeu. E aí, Bela? Olá, seja bem-vinda. Obrigada por me receber aqui. Tô bem animada. Como é que tá se sentindo além da animação? Além da animação, tem que ter mais alguma coisa, tem que ter mais sentimento. Não, vou te vou te dar essa, então. Tá. A animação para mim é o suficiente, cara. Obrigado por ter eh, enfim, vindo aqui no podcast. Ela já assistiu, pessoal, o podcast da Helena, tá? Que vai aparecer aí na tela também, da Helena
Guid lá. Por quê? Porque ela fez isso, né, pessoal? Porque no mercado digital, não sei se você sabe, mas tem a panela das mulheres, né, que as mulheres elas gostam das mulheres e ajudam as mulheres. Daí ela viu o podcast da Helena, que é mulher também, da Helena provavelmente vai ver isso aqui. Então, um abraço pra Helena aí e também para todas as mulheres também disso aqui, tá? Gosto muito de vocês, mas eu acho muito legal, cara, essa panela da eh das Mulheres. Eh, enfim, eu tenho um monte de pergunta para te fazer, mas a
primeira pergunta que eu sempre faço, né, que eu gostaria de de e de te fazer agora e te também até para te situar, aliás, para te apresentar aqui pra audiência, mas pras poucas pessoas aí, tá? pros homens aí que que não te conhecem aí, eh, explica um pouco aí o que que tu faz, um pouco do que que tu já fez aí, do que que tu tá fazendo agora, para daí a gente começar aí o Nosso super podcast. Legal. Bom, eu entrei no mercado digital em 2020. Antes disso, eu era formada em administração, fiz faculdade,
que é uma coisa mais rara hoje em dia, né? É, e comecei trabalhando como customer success manager numa empresa israelense. Trabalhava como CSM, [ __ ] Bela. Numa empresa israelense chamada Similar Web. Tu conhece? Tu trabalhava na Similar Web? Sim. Nossa, mano. Ô, Thagão, tu não Edita isso aí, tá? Aliás, pode falar na real. Não façam isso no Veturb, tá, pessoal? Senão vocês vão me [ __ ] Pô, mano, eu já criei muito tro gratuito nessa plataforma aí, sabia? Sério? Eu queria, eu queria ver, é, quanto tráfego eu tinha lá, criava com o meu e-mail,
daí voltava pro cartão, só que eu só ia usar uma vez, sabe? Aham. Aí, tipo, daí depois eu eu cancelava ali. É, exatamente. É, nossa, que loucura, cara. Trabalhando no Similar Web. Fiquei de Cara agora. Trabalhando na similar web. É legal porque nem todo mundo conhece a Similar, mas é uma concorrente, né, do SM Rush. E eu trabalhei lá durante 2 anos e meio, logo quando eu saí da faculdade, eu comecei lá como estagiária e daí quando eu me formei, fui efetivada, enfim, e eu cuidava das contas Latã, então a Brasil e uma parte ali
da América Latina também. E eu cuidava lá de Amazon, Facebook, vários bancos, BTG. Então me deu uma Perspectiva bem legal assim dessa parte de inteligência de mercado digital. e também da parte de CS, que era uma coisa super, hoje em dia tá um pouco mais falado isso, mas na época era uma coisa super nova, assim, só tinha mesmo os gringos que faziam isso, mas aqui no Brasil a gente não tinha esse suporte mais ativo mesmo nas contas. Então eu criava relatórios, a gente apresentava várias coisas e eu ficava responsável também por upsell e apresentar novos
Recursos da plataforma. Sim. E pra gente tem esse time aí de CS também. É, na minha empresa hoje eu tenho também porque é uma área que é super estratégica dentro da empresa, né? Sim. Na questão de aliver, de trazer mais dinheiro com a base que a gente tem. E aí, e no final de 2020 eu descobri o mercado digital de infoprodutos bem ali no meio da pandemia e eu me apaixonei. Por quê? Porque pela primeira vez eu assim eu não Conhecia copywriting, eu não sabia o que que era, eu nunca tinha escutado essa palavra. E
aí parece que encaixou tudo que eu mais amava no mundo. Eu gostava muito de ler e era sempre fui muito curiosa. Então a pesquisa, a parte pesquisa sempre foi muito fácil para mim. Desde que eu entrei como copava muito de escrever, eu já fui fanfiqueira. Tu sabe o que que é fanfick? É quando tu escreve uma uma Tipo pega uma coisa famosa assim, uma história tipo uma história do Harry Potter e escreve uma outra com que uma continuação, né? Ou com pessoas famosas. Então, tipo assim, eu escrevia funfick com Justin Bieber. Caramba, cara. Juro, histórias
assim de romance. Ah, é? Aham. E a gente publicava em portais que tinham tanto gringos quanto aqui do Brasil. E aí eu lia muito a Funfic também, eu escrevia Funfic, então eu gostava muito de Escrever e eu sempre fui muito apaixonada por marketing, então meio que uniu assim essas três coisas que eu gostava muito. E eu falei: "Meu Deus, eu acabei de achar uma coisa que eu faria até os meus 90, 100 anos. Uhum. Então eu me conseguia pela primeira vez me imaginar fazendo um trabalho por muito tempo. E aí a minha cabeça explodiu, eu
acabei conseguindo uma vaga dentro de uma agência e aí entrei lá como copywritter. Isso 2020, 2020, dezembro de 2020, saí da similar. Meu chefe falou que eu tava louca e aí entrei nessa agência e fiquei lá durante uns 10, 11 meses. Enfim, aí pegando essa história inteira, daí sem nem saber nada de cop, só sabia que existia nada de que acontece. Eu tinha nessa época um Instagram em que eu compartilhava as minhas leituras. Hum. E aí o cara que era dono dessa agência e era o expert para quem eu ia escrever me seguia. E eu
tinha tipo 2000 seguidores, Só que de alguma forma o meu conteúdo tinha encontrado ele e ele me seguia. Então eu falei, eu entrei na comunidade dele porque eu queria aprender mais com ele e aí eu vi a vaga e daí eu mandei uma mensagem para ele, eu vi uma vaga de COP, daí ele falou: "Se tu passar em todos os testes, eu te contrato". Porque já tinha um uma afinidade, né? E aí eu fui contratada. Aí tu passou nos testes, deu certo? Passei nos testes, deu tudo certo. Uhum. E e aí eu fui Contratada, fui
trabalhar lá na agência e aí esse meu perfil que era de livros virou um perfil de COP, porque eu fiquei apaixonada por COP, então virou o meu mundo inteiro. Comecei a fazer aquele desafio de COP, de transcrever uma COP por dia. Então eu só vivia isso, comecei a compartilhar isso e aí fui fazendo os projetos, aprendi, executava, aprendi, executava e fui escrevendo bastante lançamentos, né? Foi o que eu mais escrevi aí ao longo da minha jornada Como copywritter. Acabei saindo da agência em 2021. Fui trabalhar junto com estrategista. No ali na agência eu escrevia pro
nicho de marketing digital. Aí quando eu fui trabalhar com estrategista, fui escrever para finanças, nicho financeiro. Deu muito match assim comigo. Eu gosto muito de dinheiro. Eu também, eu gosto muito de números, então, e eu sou bastante racional, sabe? Então, deu muito match essa parte que eu que eu trabalhei assim No mercado financeiro. E aí eu fiquei lá durante também mais um ano e pouco. E aí em 2022 eu fiz o meu primeiro lançamento eu como expert, na verdade não foi um lançamento, foi eu tive uma ideia e eu resolvi ver se rolava. E aí
eu tinha 5.000 seguidores nessa época no meu Instagram em abril de 2022. E aí eu fiz um produto de R$ 97, que era o MPC, meu primeiro cliente, para ajudar o copywriter a conquistar o primeiro cliente dele. E aí no primeiro mês a Gente vendeu R$ 40.000. Uhum. No orgânico, sem nada de tráfego e nada. E daí aquilo explodiu minha cabeça. Aí eu falei assim: "Inacreditável. Inacreditável". Aí a galera começou a me pedir cursos com técnica de COP. E eu sempre fui muito relutante com tudo isso. Eu não queria ser professora, não queria ser guru,
não queria ser especialista, mas comecei a me apaixonar, sabe? E eu percebi que eu conseguia criar às vezes Alguns modelos que simplificavam as coisas pra cabeça das pessoas. E aí no em agosto desse mesmo ano de 2022, eu fiz o meu primeiro lançamento de um curso técnico de COP, que eu fiz uma oferta surreal. Qual que era o nome dele? Imersão Copa em ação. Oito semanas comigo de aulas e todo dia. Não, calma. Ah, tá. Semanais. Só que toda semana eu ia passar um desafio de COP pra pessoa e toda semana eu ia revisar a
COP da pessoa. [ __ ] E aí eu abri as inscrições numa segunda-feira de manhã, 6 da manhã, 6, 6:30. E em 17 minutos a gente tinha 100 pessoas inscritas a um ticket de R$ 2.000. Tu fez os caras acordar 6 da manhã? 6 da manhã e eles acordaram. Pois é. Não, a COP foi boa, hein? Parabéns. É porque, cara, uma C oferta irresistível também, né? A COP barra oferta para fazer o acordar 6 da manhã tem que ser boa mesmo, tá? Porque olha, antigamente Isso era mais comum. Hoje em dia eu vejo que as
pessoas pararam de abrir carrinho tão cedo. Hum. Galera tá mais preguiçosa. É sim, verdade. É curioso, né? Mas aí tu lançou esse negócio aí. Aí foi, aí foi R$ 200.000 em 17 minutos. Aí eu experimentei o poder da escala. Uhum. Descobri o segredo da escala. E é, mas assim, eu já ganhava uma grana bem legal como copywriter, sabe? Eu ganhava porcentagem dos lançamentos que a gente fazia. Então eu ganhei comissões de 20, 40, R$ 80.000 assim para escrever lançamentos. Mas aí eu descobri um outro lado meu e aí começou a bela empresária, né? Então era
bela copywritter. Aí o mundo ainda não tava preparado para isso, né? Chegou a empresária para educar as mulheres de cop. Isso aí. Boa. Gente, o João, ele tem uma tara com esse negócio das mulheres que estão se unindo. Eu acho que os homens estão com muito medo do que vai acontecer. Cara, Eu acho legal. Acho mulheres independentes e que tão liderando o mercado. Não, eu acho legal. Eu falei com isso, com a é que eu conheci vocês, né, o grupinho de vocês aí recentemente. Eu conheci a Vica Ferrari. Um abraço aí pra Vica Ferrari e
também pro qual o marido dela é Felipe. É o cara que se veste bem lá e que e que e que levanta aí sei lá 400 kg aí no levantamento terra aí de acordo com ela. E também qual que é a outra lá? É Camila ou Camille de Leon. Camila de Leon. Essa é chique. Esse nome aí é maravilhoso. É Camille de Leon até um nome. Camille francês. É Camille é o nome. Eu falo francês, sabia? Sei. Tu me falou, eu falo também, sabia? Ah, é? Você fala francês? Oi. Um pouco. Ah, não, prefere. Não.
Tu prefere parler português? Oi. D'acord. Ó, pessoal, já met já meor, ó. Já metemos aqui um francês, entendeu? Agora merece um like aqui, né? Agora é exatamente. Depois Desse show que a gente deu aqui. É. Aí, coloca aí, tá, pessoal. Foi tudo iata, na verdade, ninguém fala nada. A gente usa Overlev aqui. Mas enfim. Eh, não, eu eu gosto da da das mulheres, acho vocês legais. Mas aí, beleza, voltando ali, tá? Aí, tu fez 200k em 17 minutos, tu falou: "Não, agora a bela empresária vai chegar e vai destruir tudo agora". Calma, calma. Ainda tinha
um sentimento assim de e agora, né? Aí eu tive que contratar a Primeira pessoa para ser um braço direito meu ali mesmo, para me ajudar nessa parte mais operacional de organizar essas COPs, enfim. Uhum. O momento em que eu decidi hã deixar de ser prestadora de serviço e tocar a minha empresa de infoproduto, sendo expert, enfim, foi no início de 2023. Aí em 2023 veio full a bela empresária. Eu acabei encerrando a parceria com o estrategista que eu tinha e porque eu sabia que se eu tivesse como prestadora De serviço para outras pessoas, eu sempre
ia botar o projeto dos outros acima do meu. Sim. Porque tu tem uma responsabilidade com os outros, a gente precisa entregar. E, cara, fazer lançamento, escrever lançamento não é rápido, não é fácil, não é muito muita peça. Então, eu sabia que se eu tivesse escrevendo o projeto dos outros, eu não ia colocar os mesmos olhares do que eu poderia no meu. E aí ali em 2023 eu Tomei essa decisão de ficar full no meus projetos. E desde então a gente também teve várias modificações, né? Em 2023 a gente criou toda uma esteira de para formação
de copywriters. E aí no ano passado, em 2024, veio a próxima crise do que a gente estava falando sobre marca pessoal, enfim, mas que eu percebi que o conteúdo que eu tenho e o que eu posso ensinar e que eu posso ajudar vai muito além de formar copywriters. Então, a gente vê muitos empresários aí Contratando. O que que eu vi? Eu comecei a ver que o ecossistema ele tava muito quebrado. Em que sentido? Diz o teu ecossistema ou tu diz do mercado? Não, do mercado. Em que sentido? O copywritter vinha até mim e reclamava que
o cliente não sabia passar feedback, o cliente não passava as coisas direito, não tinha organização lá e o cliente falava para mim: "Não existe copywriter bom no mercado". Eu comecei a ficar a refletir sobre isso. Por que que essas pessoas não estão conseguindo conversar? Assim, o empresário aqui do digital, ele não tá achando bons pessoas, boas pessoas e o copywriter, ele não consegue se desenvolver na empresa. E aí eu vi que tinha muito esse gap mesmo desses dois lados, que muitas vezes o empresário não entende COP e não entende processos de COP e não entende
que muitas vezes COP tem que estar na cultura da empresa porque é uma coisa Muito grande dentro do negócio. E aí ele acaba simplesmente descartando copywritters em vez de trazer uma pessoa para educá-la lá dentro. E aí a gente resolveu fazer uma mudança, não uma mudança, mas expandir mais e também ter produto para pro empresário, pro próprio empresário. Olhei, entendi. Que quer criar uma que a gente chama de comunicação que vende. Entendi. Entendi. Então a gente não chama de COP, mas é COP, tá? saquei o nosso mecanismo. Então, pelo que eu entendi, então, tá fazer
um resumo aqui do negócio. Tu fez administração, f trabalhar lá de CSM, customer Success Manager, lá no similar web. Aí depois disso tu veio a pandemia, tu conheceu o mercado digital, tu falou: "Caramba, mano, olha só que loucura, posso fazer isso aqui e tal, etc". Aí tu descobriu esse negócio aí chamado de copywriting, começou a estudar, ficou boa, foi para uma agência, aí ficasse lá um tempão, melhorasse ainda teu e Repertório, saiu de lá, começou a prestar serviço. Aí no começo de 2023, aí tu falou: "Caramba, eu consigo eu mesmo ter a minha marca aqui
e tal, etc." Aí tu lançou esse teu e esse teu curso aí onde tu faturou 200.000 em 17 minutos e aí tu viu que dava certo e começasse a fazer mais e mais disso, começou a crescer, crescer, crescer. E daí hoje tem produtos não só para copywritters, mas também produtos para os empresários, os donos aí das Operações aí que querem eventualmente treinar os seus copywriters e fazer eles ficarem melhores aí para ter mais ROI. Acertei e também eles desenvolverem a aprenderem sobre coisas de COP, né? Porque principalmente quem produz conteúdo na internet, que hoje, vamos
ser sinceros, é praticamente todo mundo, inclusive donos de empresas bilionárias. Uhum. precisa dominar COP. Uhum. Porque precisa, vai precisar fazer uma live, um story, um Então, se o cara não sabe nada De copy, às vezes ele é muito no feeling, né, que funciona até certo ponto. Uhum. Mas é isso, sim. Boa resumida. Tá, entendi. Maravilha. Então, cara, minha primeira pergunta é eh e esse processo, tá, de tu ficar boa em COP, tu falou que tu começou a transcrever as cartas de vendas à mão, né? Eu fiz isso também, tá? E eu não sei até onde
isso é eficiente, até onde isso funciona, até onde isso é bom. Aí eu queria pegar, eu queria que Tu me explicasse assim como que tu acha que tu ficou boa em COP. Perfeito. Eu acho que esse exercício foi muito virada de chave para mim. E por eu acredito que a forma como a gente aprende a se comunicar, a escrever, a falar, ela é de um jeito e cópia de outro. Então, durante toda a nossa ensino fundamental, ensino médio, a gente aprende para no formato de passar no vestibular. Então, uma redação do Enem, ela tem uma
introdução, depois ela tem o argumento Um, argumento dois e conclusão. Só que o sentido de COP é muito, não é uma cronologia, não é um, uma coisa assim como a gente tá realmente acostumado a conversar de uma forma tranquila com as pessoas. Então, o que que me ajudou a transcrever? Parece que foram mecanismos no meu cérebro que foram mudando. Uhum. E eu acho que essa questão de transcrever a mão é muito pela memorização, que às vezes não é consciente. Então, tipo, eu não sei Exatamente, eu posso não saber 100% porque aquilo me parece legal e
bom e e direito, mas como eu já peguei várias copas que funcionaram e na minha cabeça tá salvo dessa forma, nesse formato, isso me ajuda a dizer se tá bom ou não. Uhum. E aí, o que mais eu fiz para ficar bom em COP? Cara, na essência é mercado, é escrever muito. Eh, eu acho que uma coisa que me ajudou muito como copywritter foi não só ter esse lado de escrita e o lado mais humano, mas também Ter um lado muito forte de dados. Então, eu nunca deixava um e-mail sair pro mercado e eu esquecia
desse e-mail. Não, pera aí, deixa eu ir lá ver quantas aberturas, quantos cliques, como que performou, esse assunto foi melhor do que esse, esse aqui. Então eu sempre fazia essas análises depois e eu vejo que poucos copywritters hoje em dia se preocupam com isso, sabe? Vários cops que chegam para mim falam assim: "Ah, eu nem sei quanto que o negócio que eu tô Fatura". [ __ ] mas aí o cara tá sendo muito amador, né? muito amador. Só que essa é a realidade de 99% do mercado, entende? Loucura isso. Então assim, ele tem medo de
perguntar faturamento, ele tem medo de perguntar como a COP dele foi. Uma vez eu conversei com sua fofoca babado. Conta aí. Eu gosto. Eu contar depois eu falar editor, tira. Não, zoeira, não precisa tirar não. Não Vou falar. Deixa aí, Thagão. Tudo que ela falou, uma vez eu conversei, teve um cara que ganhou um concurso da Empíricos. Hum. do COP Camp. Ele ganhou o primeiro lugar. Eu não sei qual que é o nome dele. Jatei não, ele foi um dos que ganhou, mas não, teve vários que ganharam. Cada turma tinha um concurso, então não foi
só ele. Putz, Mateus, se fodeu, mano. Não, ainda bem, porque não, eu vou queimar o cara aqui. Não, então é Ele mesmo. Pode falar. né? Que eu vou queimar, mas assim, eu vou comentar sobre o que aconteceu porque acho que bela, ó, cara, mete fogo nele, mano. Tá de boa. Mete fogo nele. Lá no Rio de Janeiro o pessoal fala que coloca as pessoas no microondas, entendeu? Sabe o que é isso? É, tu coloca um monte de pneu assim no cara e toca fogo quando ele delata alguma coisa. É, mas coloca no microondas aí o
cara aí. Não, mas não era ele. Deixa, para com isso, João. Aí, Daí o cara ganhou a a o concurso e daí eles rodaram a cop dele para um lançamento lá, uma coisa assim. E aí ele veio falar comigo e tal, comentou que ele tinha ganhado, que tinham rodado a cop dele. Eu falei assim: "Caraca, que massa, como é que tá desempenhando?" Daí ele falou: "Não sei, eu tô com medo de perguntar". E isso era tipo o terceiro dia de campanha, sabe? Uhum. Então assim, não pode ser assim. copywriter. É, esse daí é o mínimo,
eu diria. O Mínimo. O mínimo, tipo assim, para começar é o mínimo. É o mínimo do do mínimo. Do mínimo, porque o que que tu tá fazendo lá, né? É, não é, tu tem que no mínimo saber o que dá certo. Até, isso é uma coisa muito importante para copywriters, que é saber o que está funcionando, porque na minha visão, tá, o que que é o o qual que é o objetivo do negócio? O objetivo é fazer vendas. Uhum. E para fazer venda, a gente precisa entregar pro para para pro nosso Possível cliente um determinado
conjunto ali de coisas psicológicas que vão chamar a atenção da pessoa, fazer a pessoa confiar em ti, eh a pessoa identificar ali uma oportunidade depois como fazer isso, depois ela querer comprar essa oportunidade. Então tu precisa entregar essa comunicação para essa psicologia pra pessoa. Aí a maneira de fazer isso é, ou seja, a maneira de comunicar é uma coisa que vai mudando conforme o tempo. A psicologia ela muda Muito pouco assim, porque a gente não consegue evoluir tão rápido assim o ser humano, mas a comunicação muda frequentemente. Antigamente era eh jornal, televisão, rádio, hoje em
dia é internet, aí agora tem um TikTok, daqui a tr anos vai ter uma outra coisa que eu não sei o que que é, tá? Talvez a gente esteja com óculos do Facebook ali, vem vendo ali as coisas ali e essa comunicação não tem como tu deduzir isso daí da tua Cabeça, porque é uma coisa nova, é um padrão de consumo das pessoas. Então, a única forma de tu encontrar isso é tu ver o que que o mercado tá fazendo, o que que o mercado tá eh comprando, consumindo. E daí essa análise aí ela é
essencial. Se tu não souber fazer isso, como é que tu vai saber? Tipo, ah, o melhor anúncio hoje que tem de de TikTok é esse aqui, de tantos segundos aqui e tal. Vai ficar complicado, sabe? Se não perguntar isso, como que tu vai escrever Mais anúncios se tu na primeira leva que tu fez, tu não analisou e viu o que que tinha performado, que que não? Não, cara, isso é muito doido. Mas enfim, voltando ali, eh, o tu primeiro de tudo, fez a parte de transcrever, transcrever. Tu teve um feedback analítico nas tuas cops, né?
No caso, tu vi alguma coisa ali que dava certo, tu puxava ali os possíveis dados ali para tu refazer. E e o que mais? Tu teve alguma fonte assim, sei lá, tipo livros ou eventualmente Cursos que tu fez? Eu fiz tudo e li tudo, né? Ah, é, é, eu sou muito, eu sou muito ávida por conhecimento, assim, a gente até tava conversando sobre isso, né? E tu falou assim: "Ah, eu gosto de primeiro saber o que que eu tenho a dor para depois estudar". Eu não, eu estudo, mas eu já fui assim também, tá? Eu
estudo ela louca. É, mas assim, acho que tem fases e fases também, né? Tem fases que nem a gente falou que a gente vai executar mais, Estudar menos, mas quando eu comecei e quando a gente começa é como se a gente fosse uma caneca vazia. Então assim, eu só preciso encher minha caneca. Eu não vou fazer muito filtro das coisas. Eu não tenho nada, absolutamente nada. Não sei nada. Hoje em dia a gente vai ler um livro de marketing, 99% a gente já sabe, é 1% que talvez vire uma chavinha na nossa cabeça. Então aquela
época eu fiz bastante cursos e eu acho que uma coisa que me ajudou Muito desde o início foi ter pessoas próximas que iam me ajudar naquilo que eu tava fazendo. Então dentro da agência eu tinha uma pessoa acima de mim que revisava as minhas cópias e me dava muito direcionamento. Pr mim, revisão é uma das coisas mais incríveis que um copywritter pode fazer, assim, ter alguém para revisar sua CP e para pontuar exatamente nas técnicas ou fazer um cub review ali para ajudar essa pessoa a ter mais clareza, porque às Vezes a gente fica tão
dentro da nossa COP, tão dentro do nosso projeto, que a gente não enxerga coisas que seriam óbvias para uma pessoa que não tá vivendo. Bela, explica pra audiência aí, tá? O que que é, o que é Cub Review? É, explica para eles aí. Para quem não sabe aí, Cubiew é um tipo de revisão de COP que a gente corta tudo que tá chato, inacreditável ou confuso. Então a gente que assim, como faz? Aí os caras vão ficar sem sem COP nenhuma, daí vai A nossa audiência aí vai ter que jogar tudo fora, tipo assim. E
às vezes é, cara, e aí a gente tem que aprender a lidar com isso, né? Mas assim, o que tá inacreditável, a gente pode buscar uma prova para provar. ali para deixar mais melhor o negócio e aí de resto o chato pode cortar fora e confuso melhora. Mas eu acho que uma coisa que é muito importante de COP é que não é uma correção, porque é difícil a gente corrigir uma COP, o que que vai dar Certo, o que não vai dar certo. É só a gente fazendo um teste no mercado para ver. Mas existem
princípios em COP. E se tu tá quebrando esses princípios, a tua COP, a chance dela desempenhar é muito baixa. Então entender exatamente o que tá ruim na tua COP é muito importante. E o Cub é muito legal porque ele olha pro que é importante, que é putz, se tá chato, o meu cliente não vai continuar lendo. Se tá inacreditável, ele não vai comprar de mim, porque ele não vai Confiar em mim. E volta para aquelas coisas que tu falou do formato. Se tá confuso, as pessoas não compram quando elas estão confusas. Elas só compram quando
elas têm clareza do que elas estão entendendo que elas vão levar. Então é uma revisão super básica, digamos assim, mas ela é chave para vários projetos para melhorar muito a COP. Uhum. Bela, voltando ali, tá, para essa parte de ficar bom, tu falou que tu fez muitos cursos, tu falou que tu leu Livros. Tem algum curso ou livro que tu considera chave que tu falou: "Cara, esse negócio aqui é bom?" O melhor livro que eu li foi o Doton Secrets do Russell. [ __ ] marquera raiz, hein? Então, mas é porque é isso que eu
o dot com Mas não é um livro de cop. Quer dizer, ele é um livro de marketing que é muito de copy. É, beleza, eu vou te dar. Ele é um livro de funis. Ele é um livro de funis. Dois livros que eu acho imprescindíveis, Dot Secret e Great Leads. Great Leads também. Great Leads não tem como, cara. Para mim, níveis de consciência, se as pessoas entendessem níveis de consciência, ia ser muito mais fácil para elas vender. Tu sabes o que que é nível de sofisticação também? Sim. Por que que tu acha que o nível
de consciência, aliás, deixa eu refazer a pergunta. Tu acha que nível de sofisticação é importante? É. Tu acha que é mais importante que o de consciência ou menos? Eu acho que nível De consciência é mais importante do que sofisticação. A gente vai entrar numa briga. Pau. É, eu discordo completamente de ti e tu tá 100% errado. Não, mas eu prefiro, eu acredito que nível de sabe por que o nível de sofisticação ele ele é mais importante? Hum. Porque ele que determina o nível de consciência. Porque, tipo, porque tu acha que a consciência das pessoas num
mercado mais sofisticada é diferente? Não, porque e os os dois é que não existe. E eu já refleti isso sobre isso aí, mas é uma nerdice, tá? Uma nerdice. Não, fala lá. Vamos lá. É, mas eu mas eu gosto de refletir, de pensar nessas coisas. É, mas enfim, pessoal, para quem não sabe o que a gente tá discutindo, tá? Explica aí pra galera o que que é nível de consciência. Ah, vai botar na minha. Tu que trouxe agora. Eu explique, eu explico. Nossa explique, eu explicação. Tod os outros é refresco, né? Não, vamos lá. Nível
de nível de consciência, basicamente, é entender o quanto que o teu lead, o teu cliente sabe sobre o teu, em relação ao teu produto. Então, se ele não sabe absolutamente nada, que nem que ele tem um problema, se ele já sabe que ele tem um problema, se ele já sabe que existem soluções no mercado, se ele já sabe que o teu produto existe se ele já sabe que O teu produto é para ele. Então, basicamente, nível de consciência mensura isso. e sofisticação no mercado é a quantas promessas e ofertas aquele mercado é exposto, aquele cliente
é exposto dentro daquele mercado. Então, mercados ultra sofisticados, finança, saúde, a gente tem muitas promessas, muitas ofertas, muito mecanismo único, muita big idea, muita E eu acho que hoje em dia não existe mercado que seja pouco sofisticado. Tu acha que existe ainda Algum mercado que seja? Ah, eu acho que quando são quando são criados, não é que volta em meia são criados novos mercados assim, é, novos nichos daí, né? É. E ou então novos jeitos completamente diferentes de fazer uma coisa, sabe? É porque, eh, bom, existe dois jeitos de diferenciar a tua mensagem ali. Uma
delas é pelo mecanismo. E aí, tipo, é a mesma promessa que todo mundo tem, só que é um mecanismo diferente. E daí, eh, isso daí o que acontece nesses mercados sofisticados. Só que volta e meia vai aparecer alguém com uma promessa que é realmente única. E aí o diferencial da tua oferta não vai ser mais um mecanismo, vai ser só referente à promessa mesmo, tipo quando nasceu o Uber, sabe? Tipo assim, ah, peguei car num num cara que tá aqui com aplicativo, Tipo, isso é uma promessa muito única. Uhum. E daí nesse caso, tudo que
tu precisa fazer, ele quase que cria um mercado novo. É, o diferencial é pela promessa. Isso é muito doido. Aprendi isso recentemente. É a diferença da USP, né, da proposta tônica de valor ali, a unique sell proposition contra o mecanismo. Muito interessante. Mas tipo assim, ó, o nível de consciência e o nível de sofisticação. Tu concorda comigo que se a pessoa tá Num nível de consciência, não fica tentando construir argumento para eu concordar e aí depois tu tá com a bola do negócio certo? É, exatamente. Eu tô usando. Tu concorda comigo? Quando tu concorda comigo,
eu já fico [ __ ] Tá, então assim, tu não concorda comigo. Vai lá, concordo. Tu concorda comigo que se tu não quiser concordar, não concorda. Não, eu vou ficar bem à vontade. Então, tá beleza. Mas, por exemplo, se a gente tem um nível de consciência, Eh, que a pessoa é inconsciente, tá? Essa pessoa necessariamente ela vai est sofisticada, porque como que ela vai ser uma pessoa que tem um alto nível de sofisticação? Discordo completamente. Me explica aí. Então, vamos supor para um dor de cabeça ou dor no dedo. Hum. Dor. Tu pode tá ter
dor de cabeça crônica e aquilo ser um problema para ti na tua cabeça. Hum. Tipo assim, tu nunca pensou Que isso fosse um problema real, porque tu viveu com a dor de cabeça há tanto tempo que faz parte da tua vida. Hum. Então tu é totalmente inconsciente, tu nem sabe que tu tem um problema, tá? Só que o mercado de Neusaldina e de pirona extremamente sofisticado o mercado. Mas é que assim, ó, tu precisas dizer para qual tipo de pessoa, porque essa pessoa então ela nem faz parte do Mercado, porque ela não tá disposta a
comprar, não. Ela é um potencial cliente porque ela tem o problema, só que ela não tem consciência que ela tem o problema. Sim, ainda sem dúvida. O nível de consciência, exatamente por isso, o nível de consciência tu consegue escolher com quem que tu vai trabalhar, porque nesse exato momento tem todas as fatias de nível de consciência, elas existem até pro teu próprio produto, tá? Total. O teu produto hoje tem pessoas Que estão no nível mais alto de consciência, o quanto tu vai escalar e tentar falar com uma pessoa que talvez ainda não sabe nada, né?
Sim. Tu tu tu pode descer ali o o Mas essa pessoa, ela já viu propagandas, ela já viu de pirona, ela já viu promessas, ela já foi impactada, sem dúvida. Mas eu eu não acredito que essa pessoa ela vai ter a consideração daquela mensagem, porque não é uma coisa interessante para ela. Tu acha que ela Não vai nem, tipo assim, guardar isso? Eu acho que conforme ela vai evoluindo na escala de consciência, ela vai daí ficando mais, o nível de soficação vai evoluindo mais, tá? Entendi. Por isso que uma pessoa pensa nível nível de sofisticação
em relação a ao cliente, não ao mercado. É, antigamente eu defendi a ideia que existem níveis de existe nível de consciência padrão, que existem níveis De consciência separados. Então tu pode escolher com quem trabalhar. Porém sofisticação não tem um nível de sofisticação só que é o do mercado. Uhum. Porém depois de refletir, hoje em dia a minha opinião é: "Não, cara, o nível de consciência e o de sofisticação, eles são super ligados e conforme a pessoa vai progredindo no nível de consciência, ela também tá progredindo no nível de soficação." Então, uma pessoa aqui, Tipo, uma
pessoa que nunca fez, não sabe inglês e ela não sabia que isso era um problema. Daí ela foi ter uma vaga de emprego e pesava de inglês. Aí ela se conscientizou do problema. A primeira ofesta, ela vê um um curso assim, curso gratuito de tipo assim, uma oferta super ridícula de inglês. Se inscreva aqui. Tu acha que ela se inscreve? Eu acho que eu acho que a chance dela, não sei se ela se inscreve, mas é muito maior dela se inscrever nisso do que uma pessoa que já Sabe que foi rejeitado na entrevista, por exemplo,
sabe que tem um problema, já testou um monte de curso de inglês, deu errado, já comprou um monte de coisa. Essa pessoa aqui que que já que já tá num nível de consciência maior, provavelmente ela já teve mais experiência com outros produtos. Sim. E aí consequentemente a certificação é maior também. É. E daí esse cara que tá, esse cara que tá entrando no mercado aí, não. Tipo assim, ó, toda pessoa ela, Ela, esse processo de sofisticação, ela ocorre. Mesmo que a gente considere que ele ocorreu quando a pessoa nasceu, sabe? A pessoa nasceu, tipo, uma
hora ela vai começar a receber mensagem e uma hora ela vai começar a a parar de acreditar nas mensagens. Só que para ela considerar as mensagens, em primeiro lugar, eu acho que ela tem que tá no mercado, sabe? Ela tem que tipo tá tá ativamente procurando as coisas ali. Então assim, ó, eu acho que é por isso Que interessante esse. Eu não sei se se é tipo, ah, se vai ser útil, tipo, provavelmente Mas por que que tu acha que é mais importante sofisticação do que consciência? Se eles estão andando juntos, não teriam igual importância?
Cara, porque eu acho que qualquer nível de consciência que tu fizer, ele pode funcionar. Uhum. Tá. Então, tipo, não é um um uma coisa que, sei lá, eh, não é uma coisa que pode impedir a tua mensagem de funcionar, só Que o nível de sofisticação, se tu errar, fodeu, sabe? Não, eu entendi o olhar que tu tem. É que eu acho que para mim, por que que eu acho o conceito de nível de consciência mais importante? Porque eu acho importante a pessoa saber que ela precisa elevar o nível de consciência das pessoas e não necessariamente,
tipo, ela acertar o nível de consciência, entendeu? Sim, entendi. Então, para mim, o que é para mim nível de consciência é mais Importante de ela dominar o conceito, de ela saber que o cara tem uma jornada dentro da cabeça dele até ele considerar o produto dela, porque a maioria das pessoas que vende hoje não sabe isso. Uhum. E eu sei porque eu tô em vários masterminds, em com pessoas que faturam para caramba e que elas não pensam nas copies delas e nos conteúdos e nos funis com essa lógica de nível de consciência de que primeira
pessoa, cara, esse problema precisa est urgente pra pessoa Para ela ir atrás dele. Essa solução precisa ser uma nova solução e não uma solução melhorada, uma nova solução. Então, mas eu concordo contigo. Acho que se for pensar no que para uma COP dar certo, o que tu vai escolher, talvez olhar pro pra sofisticação que o teu cliente tá, é entender como que tu vai conversar com ele, né? Uhum. Bom, eh, eu acho que se a pessoa ela é cru, eu acredito que o nível de consciência é mais importante Pelo que tu falou. Uhum. Hum. Mas
uma vez que tu entende mais, daí eu acredito que o sofisticação ele acaba sendo mais importante. E como que tu, aquelas, né, fazendo pergunta num podcast que não é meu. Mas pode ficar à vontade. Como que tu, mano, tu é tu é da panela das mulheres, mano? Eu sou eu tô com passe livre, né? Tá, pode fazer o tu quiser aí, entendeu? Eu troquei o lugar da mesa. Não, ela já chegou mais. Depois que eu fiz isso, Agora eu conquistei um outro espaço no mercado das mulheres, mulheres. Já chegou mandando. Ela falou assim, ela chegou
para mim e falou assim: "Ó, João, escuta aqui, tá? Primeiro de tudo, quem manda aqui nessa [ __ ] aqui são as mulheres, tá? Começa por aí, então tu baixa a tua bola, eu vou pegar o teu lugar." E ela sentou ali, ó. Pegou até minha caneca, pessoal. É. E nem botou café. Fala isso, Anders. Tem café lá para nós? Quer café? Não. Ah, tu não tom É a gente tem um Anderson aqui, pessoal. Gente boa, que ele pega um cafezinho pra gente ali, Fala ele, ele é magrinho assim, tá? Mas ele sentava porrar em
todo mundo no colégio. É, mano, é [ __ ] Mas, ô, Bela, eh, voltando ali, cara, então assim, eh, eu ia te fazer uma pergunta. Ah, desculpa, faça. Ã, tu acredita que existe uma forma certa de se comunicar com cada nível de sofisticação? Por exemplo? Ah, esse nível a gente faz promessa, esse nível a Gente faz Big ID, esse nível a gente faz mecanismo único, esse nível a gente faz, a gente tem que trazer um posicionamento de marca. Sim, sem dúvida. Qual que é o teu pensamento na escala lá do um a cinco? Tu tem
Claro, esse desenhado? Claro. Ele começa com uma promessa. Uhum. Aí depois as pessoas começam a prometer mais e mais e mais. Começa a ter uma guerra de promessas, digamos. Uma hora isso aí eh passa a ser inacreditável. Então, por Exemplo, ah, o primeiro cara tá lá lá na romantiga, ele falou assim, pessoal, ele ele ele falou, ele tava lá na na carroça dele e falou: "Putz, o pessoal quer emagrecer lá na Roma antiga". Aí ele colocou, escreveu assim no gido assim: "Emagreça aqui". Esse cara ficou podre de rico porque, tipo, não tinha, sabe? Não tinha
concorrência. É. E daí aí um outro, um outro romano falou: "Caramba, é tipo, dá para eu eu posso fazer a mesma coisa e ganhar dinheiro". Daí ele Prometeu: "Emagreça mais rápido aqui." E daí vai aumentar as promessas. Quando isso daí para de funcionar, essa batalha de de benefícios aí, ela meio que o teu cliente ele já não acredita mais porque os benefícios vão ficando maiores e mais rápidos quando isso acontece. Aí tá no momento de tu parar do o teu diferencial não vai mais ser o teu benefício e vai ser o teu mecanismo. E aí
tu vai introduzir ali o teu mecanismo. Então vai ser uma promessa daí única. tu vai Emagrecer com tal coisa que aí seria, digamos, aí na etapa três, tá, do teu nível de sofisticação. É bem com a forma como eu penso também. É, e daí é basicamente isso. Depois disso vai ter a parte de que a pessoa é em teoria super sofisticada e não acredita mais em nenhum mecanismo. Só que na prática eu nunca vi isso acontecer, tá? Em nenhum tipo de mercado, mesmo, mercados aí que dizem que são ultra sofisticados, sempre funciona introduzir um novo
mecanismo no Mercado. Essa é minha experiência prática que eu encontrei. E eu não gosto dessa parada de brigadia, tá? Eh, é que eu eu acho que mais confunde do que ajuda esse negócio aí. É que é difícil de compreender, né? Uhum. Eu acho que só tem um mercado que funciona muito bem, que é o mercado de finanças, tá? Eu acho que é top. A na grande maioria dos outros mercados, eu acredito que eh essa parada da big que tipo que vai ter geralmente uma bigadinha que tu Vai usar que vai ser eu a mesma coisa
que o teu mecanismo, vai ser uma expressão do teu mecanismo. Sim. Já no mercado financeiro, não, mercado financeiro sempre tem alguma coisa acontecendo. Ah, o Trump foi eleito. É, é, é muito pela questão da sazonalidade ali, né? Exatamente. E por que que esse negócio de brigadia existe? Eu acredito porque a águora ou agora, sei lá, empresa americana aí que é a mesma coisa Que a Empíricos, pessoal, só que lá fora, tal, nos Estados Unidos, os caras são muito grande, tá? empresa de bilhão. Eles precisavam montar um processo de COP [ __ ] Eles precisavam de
um processo de COP fácil, onde o pessoal conseguisse replicar e falar um monte de coisa. E criar mecanismo novo é uma coisa que é difícil, é complicado fazer. Eh, principalmente quando o expert tem um certo método. Se o expert tem o método X, cara, ele vai ter que criar um método diferente para cada mensagem. Como é que ele vai fazer isso? Isso aí, tipo, ber, né? Então, com apenas um método que o expert tem, eles conseguem colocar várias roupinhas diferentes nesse método de acordo com o que tá acontecendo no mundo. Uhum. Então, se o teu
método ele tem um, se o teu expert ele tem um método aí de proteger o teu dinheiro eh usando a, sei lá, eh, empresas offshore, tá, lá nas ilhas Caiman, sei lá, ilha, Não sei o quê. Aí o Trump foi eleito, ele vai falar assim: "Cara, o Trump foi eleito, vai acabar o mundo, tem que proteger teu dinheiro. Melhor, melhor maneira é proteger nas ilhas Caimã. Olha aqui, compre meu curso. Essa é a cópia do cara. Ah, o Trump não foi eleito. Quem foi eleito foi a a Camala, Camala Harris lá, aquela outra lá. Mesma
coisa, cara. Camala foi eleita, o mundo vai acabar. Tem que proteger proteger aqui. O melhor Jeito é é proteger o teu dinheiro. O melhor jeito é mandar dinheiro aqui pras ilhas, não sei o quê. Cara, esse timing do mercado financeiro é muito forte. É muito forte. Exatamente. É, mas tu entende que fica fácil ter uma bigadinha nesse sentido? Infente. É total. agora vai fazer isso aí com saúde, entendeu? É difícil. Eh, eventos grandes em saúde acontecem em eh em tempos muito espaçados. Uhum. Então, por exemplo, agora tá tendo esse negócio do Zen Pique E do
Mjaro no mercado de saúde. Aí tu pode surfar essa onda, tipo, ah, tipo, segredos do Ozen Pic que você não não sabe ou então é tipo, ah, um monjaro natural, sabe? Tá acontecendo, enfim, coisas assim. E daí, eh, é, daí por isso que eu acho que na grande mora das vezes o mecanismo já resolve, entendeu? Mecanismo bom ali. Mas enfim, eh, voltando aqui pra nossa pergunta, tá? Eh, então tu fez, tipo, a pergunta era como que essas pessoas podem ficar bem Em copy? Tu falou que tu leu Dot Secrets e o Great Leads. Tem mais
algum livro que tu recomenda? Tu já leu o Kickstart Copying System do Clayton Make Piece, do Tony Flores? Nunca, nunca li, mano. Não presta atenção, tá? Tu vai chegar em casa hoje. Ó, mulheres, tu vai achar o BDF. Mulheres, prestem atenção, mulheres e homens também, tá? Mas, cara, esse livro aí é o que tu mais gosta, é o que tu recomenda. Ele é, ele é muito bom, cara. Muito. Só que assim, é coisa, tipo assim, ó. 1500 páginas, tá? Então, eu li também, eu não vou falar que eu li, tá? Mas eu dei uma folhada.
Hum. No big black book da agora. Tem muita coisa boa lá também, mas que nem tu falou, nem tudo é 100% aplicável para todos os mercados. Mas o que que eu acredito realmente assim que a gente até falou um pouco antes de começar, que quando a gente consegue ter uma visão mais holística Do do funil, do negócio, a nossa COP ela vai melhorando também muito. Mas aí tu vira uma super estrela, daí tu já não é mais um copyrighter, entendeu? Aí tu é empresário quase. Não, tu tu é tipo, tu é um meio que um
marqueteiro. Marqueteiro, é tipo um marqueteiro meio mais full stack, eu chamo de full stack, tá? Na programação a gente tem eh a gente tem o front end, né, que é são os aplicativos e o back end, que são sistemas ali que entregam as coisas para Para funcionar. O front end é coisa de programação aí, tá, pessoal? Eh, eu descobri isso por causa do Veturb. E daí mesma coisa com é com tipo, ah, tu vai vender coisa na internet, cara. Se tu sabe cop, maravilha. Uhum. Tu já consegue ganhar uma grana. Mas se tu sabe cop
muito bem, um pouquinho de funil, um pouquinho de tráfego, mano. Pessoal, falti 200 milhas fazendo isso, entendeu? Tipo, não que eu seja ultra [ __ ] tipo, ah, mas cara, é muito Bom, porque daí tu tens um super poder, mano. Tu tu consegue entender o que tá acontecendo num comum todo. Aí tu sabe que, [ __ ] se eu mudar esse começo do criativo aqui, os primeiros segundos do criativo, pode ser que a performance aumente muito mais. Aí tu sabe que, pô, para escalar eu preciso de um LTV alto, aí tu vai lá e cria
um novo opcel que falar nisso, tá pessoal, tem um curso de Opel para quem é cliente do Veturb. Então se tu não é cliente do Vetur Ainda, vai aparecer um Qcode aí na tela, tá? Que tu pode virar cliente também lá pro curso do Opscel, que o nome é Segredos da Opcel, como fazer teu opcel de 40% até 60%. E essa cópia é tudo mentira também, porque lá no curso eu falo para ti, conversão não importa, tá? Que importa muito do tickete médio, mas como eu sei que vocês gostam de conversão, eu coloco isso lá
porque isso pode acontecer também. Então eu pego vocês pelo que você pelo que vocês Querem e entrego o que vocês precisam aí, entendeu? Para vocês pararem de pensar nessa [ __ ] desse aumento de conversão aí que não interessa. Que que é melhor? Um opcel de 100% ou 1%. Depende. Se o opcel de 1% converter e o ticket for 1 milhão. É e o opcel de 100% ticket for R$ 1, é bem melhor de 1%, né? Exatamente. Fazendo contas, né? Sim. Exatamente. Então eu, então eu acho que por isso que eu também indiquei DotC Secrets,
porque eu acho muito limitado Copywritter só olhar pra peça dele, pro porque que nem a gente sempre fala, é um contexto, né? Tem um contexto ali, cara, se a tua COP for boa, mas quando o especialista for gravar o vídeo de vendas, ele é péssimo e o editor também errou tudo e não tem o que fazer, sabe? Uhum. Então, tu ter essa visão, em todos os projetos que eu participei como COP, eu nunca fiquei só em COP. Eu ia lá, sentar, falava com o gestor de tráfego e aí, Como é que tá isso aí? E
se a gente testar esse público? Se a gente testar isso? E se a gente fizer isso? Se a gente fizer aquilo, designer? E se a gente trocar essa cor? E se a gente fizera, é ser obsecado pela conversão, é ser obsecado pela performance, mesmo que isso não esteja só na escolha das palavras. E onde que tu olha esses benchmarks para tu saber que a tua opinião tá sendo uma coisa que de fato pode agregar e não só tipo, ah, minha Opinião é [ __ ] É muito pelo teste, né? Uhum. Então, testar pequeno, testar rápido
e validar o refutar. Então, por exemplo, ah, vamos tentar trocar o design. A gente não vai parar as campanhas que estão rodando e estão performando para testar uma coisa nova. cria uma campanha pequena com um teste pequeno. Esse fim de semana a gente fez um teste só de headlines, então a gente botou R$ 50, um design super tosco, fundo branco e Letra preta e testou só 10 headlines ali só com R$ 50. E aí a gente vai fazendo esses pequenos testes, porque assim tem benchmarkings, a gente tem, sabe uma coisa que eu tô percebendo muito
também do contin é muito legal quando troca o tom, né, da voz também. Ah, antigamente as pessoas eram bem mais abertas em relação aos seus dados e as suas informações. Então, por exemplo, grupo de mastermind sempre foi muito grande no digital e as pessoas abriam Muita coisa. E cara, com o passar dos anos, elas estão abrindo cada vez menos, tá copiando os outros e elas estão certas porque assim, eu acho que a gente tem uma visão muito juvenil no digital de, ah, todo mundo vai ser amigo e aí quem compra de um vai comprar dos
outros, isso, aquilo. Só que no mercado de empresa real, corporativão, negócios, a tua estratégia ou é mata ou é morre, entendeu? Então não adianta, pera aí. Ou o quê? Ou É mata ou é morre. Ou mata ou morre. Ah, tá. Ou mata. Tem gente ou mata ou morre. Sim, sim. É, vocês t que matar mulheres. Vocês não podem morrer, entendeu? Que ódio do João com essa coisa. Por qu, cara? Eu tô apoiando vocês por a causa de vocês, né? E os homens não tem que matar também? Não, eles já já estão se ó, vocês fica
de banho de vocês, eu cansei aí. É, fica com essas ofertas velha aí, faz copia nova. Não, isso aí não tá mais na moda. Sim. Larga VSL, né? Resposta direta, nada disso. Mas é isso aí, é boa. Exatamente. Mas assim, ó, uma ótima dica que eu dou pras pras pessoas, tá? Eh, como eu falei, né, a gente tem que é sempre bom a gente saber o que que tá dando certo no mercado agora, quais são os tipos de de de comunicações que estão funcionando de fato para daí tu pegar sua comunicação e plugar a tua
psicologia. Então, pô, tu quer fazer um VSL e tu sabe que o que as pessoas que mais Vendem curso de cópia com VSL tem um VSL de 30 minutos que é assim acessado tal tal tal com o mecanismo tal. Aí tu tens aqui o teu curso lá do meu primeiro cliente. Aí tu pode pegar essa estrutura que o cara já validou, já tá funcionando. E aí tu plugas as duas, onde tu vê, tu faz aquele, vai naqueles sites para ver as coisas que estão performando agora no Sim. Eu tenho tenho um site, aliás, também, mas
também pode ser no Brasil. Tem uma plataforma de Espionagem paga, tá? Que pensa num nome feio, tá, mulheres? Ô, pensa num negócio feio assim, ó. Nome horrível, cara. Parece site pornô, né, Anderson? Sabe o que que eu vou falar, né? É o Deep Tube, cara. Que merda esse nome. Horrível. É o site porno. É tipo Deeptube. Meu Deus do céu. Como é? Como é que você escrevam? Esse é uma ferramenta de espionagem. é uma ferramenta de espionagem de Facebook e YouTube. E eu gosto porque ela pesquisa pela Transcrição. Tu assina? Assino. E só que só
que eu também uso as grátis que as gratuitas que daí é o Facebook Ads Library. Sim, eu tem o Google Ads Transparency e tem o TikTok Creative Center, Centro Criativo do TikTok. Então vocês podem usar essas aí para entender o que tá rolando. Eu descobri, tá? Hum. Que o jogo de tráfego pago, aliás, jogo de conteúdo, conteúdo é a mesma coisa que o jogo do tráfego pago, só que com menos risco. Porque no tráfego pago tu Faz o conteúdo e tu mete grana para entregar ele e o conteúdo tem que tem que funcionar. Tipo, se
ele não funcionar, tu perde dinheiro, entendeu? Aí o conteúdo não, o conteúdo tu não mete grana, tu cria ali e se não funcionar tá de boa, tu não perdeada, aliás, perde tempo tal de fazer, mas coiso de mensurar também no tráfego, né? Sim, exatamente. E daí eh aqui no conteúdo tem ferramentas também de espionagem para conteúdo. Hum. Aí eu uso Uma ferramenta chamada de rival IQ. E daí eu coloco lá o perfil de vocês. Aí já coloquei o perfil das mulheres famosas, tá? Eu coloquei da da Duda Vieira. Tu botou tudo a gente uma do
lado da outra? Botei para ver, para comparar, para ver qual, qual que é a melhor de todas, né? E daí a Duda tem carrois muito bons, muito, né? É, os carross é uma máquina em conteúdo. Sim. E aliás, sabe quem que é uma bom, ela ela muito boa, mas sabe quem que é o Mais top de conteúdo do lado da minha lista? Hã? Alex, conhece? Nossa, eu sou apaixonada por ele ali, meu irmão, ele e a Leila que é a esposa dele. Eu sou muito apaixonada. Os conteúdos deles ali é surra de conteúdo. É outro
nível, né? muito e tipo assim, ele tem um volume muito alto e uma qualidade muito alta. Então lá no rival IQ aparece quantos conteúdos o cara postou, qual conteúdo deu mais certo, em qual formato, qual não sei o que e tal, tal, tal. E mano, a Gente tava assim, ó, o Veturb tava, tu tem quantos posts no Instagram? Tu sabe? Mais de 1000. É que eu arquivei, né? Ah, é mais de 1000? [ __ ] tás bem? Então, eu tinha mais de 1000. Hoje em dia eu arquivei quase tudo porque a gente fez um rebranding
e tal. Então, ó, no Vetb aqui, tá? Deixa eu ver. Mas a gente tem, mas tu tem uma equipe, né? Claro. Tá louco. Eu faço meus conteúdos. Não, tô louco. Eu não tenho por tudo. A gente tem 138 posts, tá? Hum. No vetor mais cortes, essas coisas. É só reals. E agora tá tendo uns carrosses que a gente tá postando aí falando do Veturbo e tal, mas geralmente é tudo reals aqui do podcast. E daí assim eu acompanho lá o volume de postagens. a gente começou a pegar o warmus como referência ali, postal mount, mas
esse rival I aí é muito interessante porque tu pode ver qual tipo de conteúdo mais tá dando certo, entendeu? E daí tu meio que tem um Panorama assim, consegue ver. Sim, tu já começa com o norte, né? Tu não começa cego, não. Isso aí imprescindível para quem faz cop também. Eu acho que é essencial. Eu acho que tipo, ah, tem uma habilidade aqui que é a habilidade uma das mais importantes que tem, cara. Acho que é essa habilidade de tu conseguir pesquisar. Tem até um podcast no Vet pessoal com o Gabriel Fogaço, vai aparecer aqui
na tela que é Segredo da Espionagem e das mulheres aí ó, se vocês Querem sei lá, espionar alguma coisa aí. Aí tem isso daí. Tu sabe que as mulheres são as melhores stalkers do mundo, né? Ah, é? Uhum. É, eu sou muito stalker. Eu descobria qualquer coisa na internet. Tu tens algum perfil fake? Não, fake eu não tenho. Pior é que eu realmente não tenho. Parece que eu tô mentindo, mas acho que ela tem. Tá, pessoal. Parece que eu tô mentindo, mas eu não tenho. Eu faço tudo pelos meus mesmo. Mas é real. Tipo assim,
eu consigo Encontrar pessoas, eu consigo encontrar situações, eu encontro quase tudo na internet. Isso é uma boa habilidade para ter também. Mas para mim isso tá muito dentro de pesquisa, sabe? Quando eu vou fazer pesquisa de mercado ali, é uma das coisas que eu olho. Olho muito concorrência, olho muito o que que tá funcionando, o que que mais performou. Uhum. É imprescindível. Eh, beleza. Então, Dot Cirqu, tu falou e tu falou que é muito importante ter essa Vertente, pro cara conseguir ser um marketer mais fullstack. Cara, eu também concordo, tá? Acho que é tipo essencial.
Se tem uma pessoa assim, uma pessoa que, [ __ ] o cara sabe cop muito bem, um pouquinho de tráfego, um pouquinho de funil, cara, esse cara ele tende a ser um profissional extremamente valorizado no mercado, tá? Mas muito assim, sabe por muito que a maioria das pessoas que sabem fazer tudo isso tem o próprio negócio. Claro. É, exatamente. Eu e eu Faturava, tá, de R$ 400 a R$ 500.000 R000 por mês na minha casa sozinho, sendo afiliado. Só com esses conhecimentos aqui. Eu sabia muita muito de COP. Então eu pegava oferta de um cara
lá na Hotmart, mercado de afiliação, viam lá, refazia tudo que ele, a cópia dele, só usava o checkout, botava no Facebook, apertava o botão, gastava R$ 1, vendia três, quatro. Tu que fazia o tráfego, claro, fazia tudo, [ __ ] toda. Então, era muito Bom, cara. Eh, tem mais alguma coisa que tu recomenda pra pessoa ficar boa em COP? Tu falou que tu fez curso também. Tem algum curso que tu recomenda? Os meus. Hum, que chique. Ai, qual que é o teu curso para ficar bom em COP? A formação. Formação de copywritters. O nome é
esse aí mesmo. Uhum. Tu não deu um nome chique que nem o MPC. Não tem FC. FDC, só que FDC fica meio, não sei. É, lembra FDP? FDP. Lembra FDC. Ó, Anderson, esse aqui é um curso bom para tu comprar, entendeu? É que o Anderson ele quer entrar no marketing digital, né? Só que ele compra curso de gente errado. Cara, para quem quer entrar no marketing digital real, assim, eu acho que às vezes as pessoas elas se iludem muito com começar, tu tá, tu tinha um baita trabalho e resultado com afiliados, mas eu acho que
às vezes as pessoas se iludem muito com Isso, porque tu tem que ter muitas habilidades para conseguir fazer dar certo, sabe? ser desenrolado. Então, eu acho que a melhor forma de começar é prestando serviço, sem dúvida. E vai prestar serviço na coisa que vai ser mais disruptiva na tua carreira, que é COP. É, foi meu pensamento quando eu comecei, eu falei: "Cara, eu me vejo fazendo isso até os 80 anos, mas se eu não fizer, eu já ganhei minha vida aprendendo isso aqui, aprender a vender Em escala na internet. É, é muito bom. Eu comecei
com esse negócio de copyright porque eu lembro, tu conhece o Gary Helbert, não é? Eu falar dele talvez, mano. Então eu tô muito afastada dos Tá. Não, esse cara é bravo, tá? Ele tem um site que vai aparecer na tela para pessoal, pras mulheres aí, ó. Ó, vê, vê esse negócio aí, tá? The Gary Helbert Letter. Ah, sim. Ele vai falar, ele começa lá. A headline é o site mais valioso da internet e da ele começa, eu Acho que eu já vi, já deve ter visto já. Ele ele é muito famoso e enfim, ele é
um cara, eu vou ter cheio de coisa para estudar hoje de noite. É, daí ele, eu lembro que ele falou assim: "Cara, se tu aprender isso aqui, tu nunca mais vai ter falta de dinheiro, porque tu tu pode pegar um giz, é, se tu pegar um giz e um guardanapo, pode escrever umas coisas e colar, pá!" Que muitas pessoas buscam segurança para pro coach. Muitas pessoas buscam segurança no Dinheiro. Ah, porque quando eu tiver uma conta tal, com tanto lá nessa conta, eu vou me eu vou me sentir seguro. Quando eu tiver tal emprego, eu
vou me sentir seguro. Só que se tu coloca a tua segurança em coisas externas, a qualquer momento isso pode ser tirado de ti. Então o pensamento que eu tive nessa época foi, cara, eu vou começar a colocar minha segurança nas habilidades que eu tô construindo, porque se hoje se eu quiser fechar minha empresa, tu acha Que eu não vou ter ofertas de emprego no mercado? Claro, tipo, se tudo der errado. E se tudo der errado, eu também gosto de novo, entendeu? Tu vira host do podcast, daí eu te chamo aqui para tu pegar meu que
tá querendo terceirizar. Tô, tô. Seria bom. É trampo, cara. É muita gravação. Eu sei, imagino. É muita energia também, né? Sim, mas enfim. Fala aí. Não, vamos falar sobre atador. Não, zoeira. Hum. Mas então eu eu tive essa segurança, sabe? que se eu aprendesse isso e segurança tem que tá em habilidade. Se não tiver em habilidade, mas a gente sabe quando tu não tem dinheiro, tu acha que o dinheiro vai mudar tua vida completamente no sentido de o que tu sente, né? Então, ah, eu sou inseguro, quando eu tiver dinheiro, eu vou ser seguro. Só
que aí tu pensa, ah, quando eu tiver 1 milhão na conta, a maioria Das pessoas pensam, quando eu tiver 1 milhão na conta, eu vou me sentir super seguro. Só que quando tu tem 1 milhão, tu não vive mais com R$ 3.000. Tu vive agora com 30.000 no mês. Então esse 1 milhão já não é o que 1 milhão era para ti quando tu vivia com R$ 3.000. Então as coisas elas vão escalando também os segredos da escala da fatura do cartão de crédito. Então as coisas vão escalando em to na mesma proporção em todos
os lados. Sim. É. E aí quando eu descobri COP, para mim foi isso, foi esse sentimento de tá, tô de boa, sabe? É excelente, excelente. Mas cara, é maravilha. Então, assim, ó, eh, e, e como que tu faz, cara, para para escrever copia? Qual que é o teu processo? Imagina que uma das mulheres aqui que tá vendo aqui, ela fala assim: "Não, beleza, o João viu o podcast lá das mulheres lá do João e da e e da e da da Bela. Não, Isa, da Bela que não pode Chamar de Isa, tá? Quer irritar, ela
chama de Isa, né? E daí? Eh, e daí eu quero contratar caso fosse possível. Sim. Me contratar. Contratar. É exatamente. O que que tu faz aí? Qual que qual que a primeira etapa? Pesquisa. Começa de cara. Cara. E o que que tu pesquisa? Eu gosto de pesquisar três esferas que eu chamo, que é que tu tá rindo do método público. Não, não. É que eu pensei numa coisa de que Tem um desenho, né, que é Dragon Ball Z. Hã, que eles falam de esferas. É, eu pensei, as esferas do dragão, mas é coisa idiota. Por
isso que eu não falei. Se fosse uma piada que valesse a pena ser dita, eu teria externalizado ela. É público. Manda aí. Primeira. Uhum. A segunda é o mercado. Uhum. E a terceira é o produto barra o especialista barra a marca. Então, dependendo se for marca pessoal ou marca corporativa. Então, sempre tem isso, sempre tem produto, Especialista ou marca. Não existe um caso que um cara vai te contratar para tu escrever para uma coisa que nem existe ainda. Ou seja, tu iria ajudar ele a escrever. Não, mas assim, aliás, ajudar ele a criar o produto,
a oferta, desculpa, mesmo que seja uma coisa que não tá sempre sendo definida, tem um escopo do que vai ser. Uhum. Então, às vezes, a pessoa tem hipóteses. Eu acredito muito na pesquisa que todos nós já entramos com hipóteses e a gente vai Ou refutar ou validar essas hipóteses. Então, quando se o cara ainda não tem um produto e não tem uma oferta, a gente provavelmente vai começar com uma hipótese, ele vai saber qual o mercado que ele tá, ele vai ter mais ou menos uma ideia do que ele quer fazer e aí a gente
vai entender o que que deve ser feito na naquele momento. Mas assim, tem que ter alguma coisa, é muito diferente. Ah, eu vou vender suplemento e vou vender curso. Tipo, são coisas Diferentes. Então, sem dúvida, eu gosto de já entender um pouco qual que é a pretensão da pessoa ali no no produto especialista em marca. Sim, eu acredito, tá? A gente já vai entrar em mais detalhes do teu método e mais detalhes mesmo, tá? Tu vai ver muitos detalhes. É, mas assim, cara, eu queria o que que tu acha desse negócio de tu escrever para
um produto que em teoria já tá pronto? Porque assim, o nosso objetivo na nossa mensagem de vendas é convencer A pessoa a comprar o produto. Na grande maioria das vezes, tá? O que tu convence ela é que ela tem que fazer alguma coisa e depois de de convencer que ela tem que fazer alguma coisa, tu convence ela de como fazer aquela coisa ali e depois tu vende teu produto. Sim, geralmente é assim, tá? Geralmente tu fala assim: "Cara, então ser copywritter é muito bom dar muito dinheiro. A melhor maneira de ser copyright primeiro a ideia
depois a oportunidade". É. Aí a Melhor maneira de ser copywritter é com o FDC. Então compra aqui o FDC aqui tá a oferta. Pronto. Então assim, quando chega com produto pronto, essa oportunidade já tá fixa. E se for uma oportunidade ruim que não tem tanta prova embutida, sabe como que o cara vai vender? Se o cara tiver que tiver, ele quer vender ali um curso de ensinar o cara a, sei lá, ganhar dinheiro montando uma barraca de cachorro quente, sabe? [ __ ] será que é, será que tipo, ele Consegue convencer disso? Não, então aí
eu acho que entra numa discussão de que eu acredito que COP tá muito dentro do produto também. Claro, o gar fal isso à pessoas é às vezes as pessoas já, eu fiz uma vez um post falando de produto, né? E uma pessoa comentou: "Por que que ela está falando sobre isso? Ela é copywriter, ela não é gestora de produtos". Eu falei: "Cara, as pessoas, esse é o problema, sabe? Quando tu tá Falando de COP, tu não pode compartamentalizar as coisas, tipo, botar numa caixinha de onde que vei COP e onde que não é mais COP,
porque eu falo muito isso, né? COP é tudo e tudo é COP. Para mim é real isso. CP tá no produto, COP tá no atendimento, COP tá em absolutamente tudo. Então porque é a venda, é o relacionamento. Então eu preciso usar as palavras certas ali para me relacionar e vender. Que que foi? Tu deu uma, tu pegou assim, Daí tu deu uma olhadinha, daí tu Ah, não tenha no bico mesmo. Não, mas tudo bem. Mas essa aqui eu já tomei no bico já. Ai, ai, eu tu dei uma olhadinha assim. Ela tem a canequinha dela,
né? Minha caneca, mulheres. Eu coloco daqui café e daí eu tomo aqui no bico mesmo. É o que tem. É isso aí, né? Vamos lá. Rots. Ruts. É, mas então eu não gosto também quando se o especialista chegasse e falasse: "Ah, essa é a oferta". Ia falar: "Eu não vou Escrever porque não faz sentido." É um risco. Se a oferta é ruim, cara, o coper dificilmente consegue fazer mágica. Essa é verdade. É porque, tipo, é muito difícil tu vender gelo para esquim. Muito difícil, mas é muito fácil tu vender cachorro quente na saída ali do
jogo do Flamengo. Os cara pode ter o pior cachorro quente do mundo. Se a oferta for uma oferta correta, a chance de tu vender é muito mais alta. Porque as pessoas não só eh elas querem comprar Como elas precisam, elas estão com fome, elas têm aquela dor ali e e o ideal, né, ser uma dor urgente para daí sim tu conseguir vender um negócio ali pra pessoa. Então é meio perigoso assim se tu aceita um projeto com essa essa variável já fixa, essa variável da oferta. Por isso que eu te perguntei, sabe? Mas sim, eu
acho que a grande maioria dos copyrighters quando são contratados, acho que eles são contratados para para um projeto onde a Oferta já é fixa, né? É, mas isso é muito verdade, porque os maiores projetos que eu já escrevi, a oferta era muito sexy, muito sexy mesmo. Claro. Teve um projeto que eu fiz que foi um lançamento que a gente investiu 1 milhão e faturou R9.200. [ __ ] E a oferta, o produto era um uma ferramenta que marcava o ponto de entrada e o ponto de saída do trade. Hum. Hum. Então eu fazia uma probabilidade,
claro que não era 100% certo, mas assim dava pela Estatística onde a pessoa tinha que entrar, muito sexy. E aí quando a gente, quando eu fui fazer a pesquisa, eu encontrei uma ideia que funcionou assim bizarramente bem, que foi aquelas ideias que a gente vai plantando na cabeça da audiência, que era os bancos investiam nessa época bilhões em tecnologia para operar. nas casas de trade deles, enfim. E aí a gente meio que colocou assim, imagina que tu é um cara sozinho na tua casa, Não tem nenhuma tecnologia, olha com quem tu tá competindo, com os
bancos que investem bilhões em tecnologia. Então tu precisa de uma ferramenta para te orientar e te ajudar. Então ficou uma coisa tão forte, só que era uma oferta já muito sexy, a gente conseguiu encontrar muita prova para isso. Então assim, foi uma coisa muito explosiva, sabe? Uhum. Eh, bom, que dica que tu dá para as pessoas Deixarem, ó, aliás, será que eu pergunto isso agora? Vou perguntar. Que dica que tu dá para deixar a oferta mais sexy? Acho que a primeira coisa que a gente precisa pensar bastante, principalmente quando a gente olha para mecanismo único,
enfim, é que a nossa oferta, ela não pode ser uma uma oferta, o nosso produto não pode ter uma solução melhorada. Hum. Ele tem que ter uma nova solução. Porque quando a gente traz uma solução Melhorada, a pessoa ao aceitar aquela solução melhorada, ela precisa aceitar que ela fracassou nas outras vezes. Então, por exemplo, se eu te falo assim, ó, João, tu fez a dieta paleolítica e não deu certo para ti, aí eu chego para ti, ó, é a nova dieta paleolítica. E ela é muito boa, porque olha só o que mudou. A tua cabeça,
ela já tá fechada para aquilo, porque já foi um fracasso para ti. Então, a gente não quer Fracassar repetidas vezes. E eu vejo que no mercado as pessoas fazem muito isso. Elas fazem ofertas melhoradas e trazem soluções melhoradas e não novas soluções. Uhum. Então eu acho que o mais forte é a nova solução. Uma coisa assim, não, não é mais a dieta paleolítica, é a dieta do ovo, que é a dieta do ovo que funciona. A pessoa tá muito mais aberta a receber. Uhum. Tá, entendi. Então, tu acredita que novas oportunidades são superiores a Oportunidades
melhoradas. Total. Saquei. Entendi. Cara, eh, é possível. É possível. E eu tenho um contraponto para te fazer. Hã, e pras mulheres aí de casa também, para todo mundo. Até para onde se eu vou fazer, né, vem? Ele é, cara, eu eu gosto muito de que eu não sei se é uma oferta melhorada, daí tu me diz, tá? Tá, mas eu gosto muito de usar as crenças que a pessoa já, aliás, ao meu ver, tá, o objetivo do mecanismo, o objetivo da Copa inteira, né, é fazer A pessoa acreditar que a tua oferta tem muito valor
e que ela precisa te trocar eh esse valor aí contigo agora, tá? No caso, ela vai te dar o do dinheiro e tu vai dar para ela o o a oferta. Então, esse é o objetivo para fazer isso daí. Aí entra a parte do mecanismo. Para que que serve o mecanismo? Paraa pessoa acreditar que essa oferta vai funcionar para ela. Porque se eu só falar assim, ó, tu vai e emagrecer. Aí a pessoa talvez não acredite, mas se eu falar, tu Vai emagrecer com a dieta paleolítica. Aí ela vai pensar assim: "Ah, interessante isso aqui.
Eu nunca tentei a dieta paleolítica antes, como foi o teu caso. Falou que é uma solução nova. Então, se eu fizer isso aqui, pode ser que dê certo, tá? Essa dieta é paleolítica. Aí, beleza, ela vai lá, tenta ali e tal. Eh, eventualmente pode ser que dê certo, mas esse argumento de algo novo é basicamente para fazer a pessoa acreditar. Aí, beleza. Aí, eh, Num caso, tá, onde a pessoa já tentou a dieta paleolítica, por exemplo, o que que será que que vale mais a pena daí eu pegar e eu falar pra pessoa assim, cara,
na verdade tudo que tu estudou tá errado, tá? A dieta política tá errada. os médicos aí que tu vê na TV falando, Ana Maria Braga que tá falando aí da dieta política, tá errado também. Na real, o que funciona aqui é a dieta do ovo, tá? Olha só esse novo mecanismo aqui. Deixa eu te explicar porquê. E aí Tu vai introduzir uma nova uma nova eh uma nova dieta. Esse é o caso um. E o caso dois que eu gosto é eu falar pra pessoa assim: "Cara, não, a dieta apolítica tava correta, tá? Tava certa.
É exatamente isso. Tu tu tava tu tava quase tá quase quase funcionando. Tudo que tu viu aí tava correto. Tu só errou em um porcentozinho só. Porque na dieta panalítica de verdade não é para tu usar, sei lá, o negócio X, é para tu usar um negócio Y. Só faltou 1% só. E Daí nesse caso, tu vai usar todas as crenças que a pessoa já tem na cabeça dela e tu reforça aquilo ali e tu fala assim: "Não, é isso aqui, só errou daí, nesse detalhezinho". E daí assim, qual deles que funciona melhor? Tu introduzir
uma coisa totalmente nova ou tu usar todas as crenças que a pessoa já tem meio que a favor de ti mesmo, sabe? Aí, eh, eu acho que os dois funcionam e porém eh eu acho que depende da Pessoa, tá? Do que que ela vai est aberto ou não. Mas o que eu posso te dizer, claro que eu não sou dono da verdade, tá? Mas o que eu posso te dizer, cara, é que eu devo ter faturado umas boas 100 milha, tá? Acho que talvez até um pouco mais, talvez. É, usando apenas essa parada aí de
tipo tem 1% errado. E o que eu falava era colágeno, cara, porque o colágeno era uma crença tão grande no mercado de rejuvenecimento, mas tão grande, mas tão Grande, que daí entre eu e falar pra pessoa, não, tá tudo errado, sabe a Maria Braga aí que tá tá na TV falando que tá certo? Não, tá errado. O negócio é ácido hialurônico. Eu falava, não é colágeneno, só que tu tava usando colágeno tipo dois, que é pra articulação. Tem que usar o colágio três, que é pra pele. E daí ficava trocando essas variáveis assim, sabe? Mas
eu não sei, cara. existe um argumento pra gente definir que não, a Gente precisa de uma coisa totalmente nova e já fiz isso muito e já deu muito certo. Mas eu acho que o X da questão em tudo isso é o sentimento que a pessoa fica, que é nessa nesse formato que tu falou do colágeno, ah, não é o colágeno tipo um, é o colágeno tipo dois. Isso é uma coisa nova que traz a esperança para ela que então talvez é isso, sabe? Sim. Então, para mim, é muito mais o sentimento que tu vai provocar,
Porque assim, colágeno tipo dois para colágeno tipo um é uma solução nova ou é uma solução melhorada? O que que tu acha que é? Cara, pode ser uma solução nova. Se na cabeça da pessoa é uma solução nova, entende? Não é uma solução do tipo assim, ah, o colágeno que tu tomou não funcionava porque era da marca X e esse é da marca Y. Não tá construindo todo um racional por trás de porque aquele não era bom e esse agora é. Uhum. Então eu Acho que é muito sobre o sentimento dela perceber aquilo como uma
nova solução. Sim, concordo. Mesmo que tu tenha trazido essa narrativa da crença que tu construiu, que é vou usar o que ela já sabe, o que ela já pensa a meu favor para só mudar um detalhezinho. Mano, poder feminino. Concordo 100%. É isso aí. É isso aí, mano. Gost Gostei desse pensamento, [ __ ] Faz todo sentido. Caso cause um sentimento de esperança, é OK. Total. Senão não, né? Total. Então, Cara, essa é uma grande lição, tá? Se eu fosse tipo, ah, eh, pra sei lá, uma coisa que me ajudou muito na minha carreira, mas
muito, muito, muito, foi esse negócio aí de dar esperança pras pessoas. É, esperança é uma emoção que vende. É assim, muito muito importante. É fundamental. É, antes da gente prosseguir aqui com o episódio da Bela, olha só que que dado interessante. 53, das pessoas que vem o canal frequentemente não se inscrevem. Eu Queria baixar esse número aqui, tá, para no mínimo 50%. Então, se tu tá gostando do episódio, se tu gosta do canal e se tu quer ajudar a gente, então por favor, clica aqui embaixo, se inscreve no canal. Se tu fizer isso, eu te
prometo que eu e todo o time do Veturb, a gente vai se dedicar para fazer o podcast ser sempre melhor. Toda semana a gente vai trazer os convidados que tu tá pedindo aí pra gente trazer. Eu vou fazer as perguntas que tu quer que eu faça para Daí a gente criar o melhor conteúdo possível e você que tá em casa consiga pegar uma, duas, às vezes três dicas se o podcast for bom, aplicar no teu negócio e escalar ele também. Então, se tu tá curtindo o episódio aqui com a Bela, clica aqui embaixo e se
inscreve no canal. Isso aí vai ajudar a gente bastante, beleza? E agora de volta pro podcast. Então assim, nesse teu processo de cópia aí, cara, assumindo que eh o produto já existe, tu acredita que tu Faz então essa essa auditoria de esperança, tu começa a olhar a oferta, tu pensa, cara, isso aqui que vai causar esperança nas pessoas ou não é uma coisa que tá consciente assim? É que muitas pessoas chegam com um produto, mas não chegam com oferta, né? Hum. Elas é porque assim a nossa cabeça é muito setada em oferta, a cabeça das
pessoas é muito setada em produto. Então a pessoa chega assim: "Ah, o meu produto é uma mentoria, eu vou entregar Encontros quinzenais, eu vou pra gente não deveria ser assim que a pessoa pensou em tudo. O que que é a diferença de produto e oferta? Fala aí pr o pessoal que tá em casa, pras mulheres aí que Então agora fala tu. Eu fala: "Mas o podcast é teu, mulher? Como assim? Eu virei um dicionário ambulante agora. Bom, para mim produto é um componente da oferta. A oferta vai ser a soma de produto, garantia, teros. Então,
quando a gente fala em produto, Eu acho que o nosso olhar tá muito mais voltado. Queis delegar para mim, pessoal. Olha só. Falei para ela. Explicar aí. Eu adoro dar trabalho pros outros. Trouxe ela lá de Não fala meu bairro. Ô merda. Editor Corta. Então tá. Ó, coloca Thagão, aquele pi, sabe? Trouxe lá daquele lugar lá que não pode colar. Aí vai parecer que eu vim do Kinda dos infernos. Ai não. Vamos lá. Eu acho que quando a gente fala em produto, a gente Tem um olhar muito mais Quando a gente fala em oferta, a
gente tem um olhar muito mais comercial. Quando a gente fala em produto, eu acho que o olhar é muito mais técnico. Uhum. Então, até se a gente vai pensar em área de produto dentro de uma empresa, geralmente é um sucesso do cliente, um atendimento, enfim. Quando a gente fala em oferta, a gente fala de qual que é o sonho que a gente tá vedando pras pessoas, qual que É a transformação. Ã, é como se a gente tivesse a pessoa no ponto A e ela depois no ponto B e uma ponte. O que é essa ponte,
né? Uhum. É essa oferta que a gente tá construindo para levá-la de um lado pro outro. Então, na minha cabeça, produto é uma coisa muito mais do técnico mesmo. Uhum. O que que vai existir aqui? E a oferta ela faz muito mais parte da do apelo comercial que aquele produto tem. Uhum. Tá. Saquei. E Como e onde que tu começa aqui nesses nessas três esferas aí que tu falou do público, mercado e produto/especialista/ branding. Onde que tu começa? Começa público ou produto, como é que é? Geralmente eu olho pros três, eu sento com o expert
ou com a pessoa para quem eu vou escrever e vou escrevendo o que essa pessoa me fala de básico que ela tem, que já descobriu e percepções dela. E acho que aqui é muito importante lembrar da questão das Hipóteses, porque às vezes o cliente traz pra gente uma coisa, não, porque o meu público acredita muito na dieta paleolítica e aí tu vai investigar mais e tu vê que não é bem assim. Então eu reúno as hipóteses e às vezes até as crenças do meu cliente. E aí olhando nessa dessa forma mais holística, eu entendo por
onde eu vou começar. Geralmente eu começo pelo público, tá? Hum, que chique. Geralmente eu começo pelo público. E o que que tu vê assim? O que que tu pesquisa? Tens algum checklist, alguma coisa? Tenho, tenho checklist com várias perguntas, mas eu acho que dentre as perguntas mais importantes de público, primeiro, o maior hack quer ouvir o maior hack? Quero. Maior segredo de pesquisa de público. Eu tô aqui para isso. Demorou tanto para soltar, né? Eu tô aqui para isso. É, manda aí. Vai. O maior segredo de pesquisa de público é Conversar com uma pessoa que
faz parte do público. Toma. Anotou isso aí, pessoal? E eu sei que é muito tentador hoje em dia chat EPT. Eu uso muito chat EPT. Eu acho que ajuda muito na pesquisa, mas nada. E eu acho que é um sentimento pro copywritter, porque quando ele senta para escrever, ele precisa ter em mente uma pessoa. E aí, se ele não conversou com alguém, vai ser muito difícil tu olhar para várias coisas que o chat EPT Te falou e imaginar uma pessoa ali vivendo aquilo. E às vezes numa conversa tu puxa uma coisinha que a pessoa falou,
sabe? no sentido de, ah, porque aí quando eu fui fazer a dieta paleolídica, eu senti uma dor na no joelho, sei lá, um negócio mega aleatório. E aí tu pode transformar isso em uma copa inteira se tu vê que aquilo é uma coisa que é recorrente nas pessoas. Então, eu acredito que o maior hack é conversar com o público. Uhum. Nada bate isso. Existem perguntas que tu faz que são perguntas específicas ou como é que é? Sim, eu Mas assim, uma das coisas que eu acho que eu sou muito boa, principalmente na conversa um a
um, é olhar o que tá por baixo do que a pessoa me falou. E o que tá por trás do que a pessoa me falou. Me pegou, pessoal. Me ferrei. Ela vai saber todas as intenções aqui do podcast do Betur. Tu sabe que eu sou muito viciada em estudar desenvolvimento pessoal. Então, e às Vezes assim, é pelo jeito da pessoa, olha para baixo, ah, deu ruim, pessoal, para mim. É, é diferente, sabe, tu ter esse contato, porque tu consegue pegar umas nuances assim que talvez ela não fale. Por exemplo, eu gosto muito de entender quais
são as crenças dessa pessoa, só que eu não vou perguntar para ela quais são as crenças dela, porque ela vai florear com absoluta certeza. Então, a gente vai fazendo perguntas indiretas Para meio que entender qual é o rolê. Então, ah, ã, eu tenho uma, ela fala, eu tenho uma dificuldade muito grande comida. Então, ó, isso é uma crença que ela tem que tem dificuldade com comida. Aí eu posso perguntar: "Ah, tu acha que essa dificuldade veio de onde?" "Ah, essa dificuldade veio da minha infância, que a minha mãe era muito rígida e ela sempre me
falava: "Não pode comer muito, vai engordar. Não pode comer muito, vai Engordar". Isso é uma coisa que ela ouvia muito. Então assim, é dessa forma mais humana, sabe, de tirar essas coisas. E eu sei que hoje em dia as pessoas para basicamente não fazem mais isso porque elas vão no site lá do faz um scrapping aí na internet e pega as ofertas que estão bombando lá fora e só transcreve ou muda uma coisa e vende. Tem muita gente faz isso, mas mas não tá armaando não, tá? Já faz um tempinho assim. É, mas assim, eu
acho que esse Lado é o é muito 8020, sabe? E é ness é nesse momento de pesquisa que o copywritter começa a encher a cabeça dele de referências e situações. E é nesse momento que tu precisa estar muito atento ao detalhe, porque é o detalhe que vai fazer a diferença. Tu consegue me dar um exemplo do desse detalhe que tu acha que faz a diferença? Eu já escrevi campanhas que a ideia que a gente usou e a narrativa que a gente Construiu saiu de uma frase que uma pessoa tinha falado em um depoimento. Então ela
a pessoa falou: "Ah, eu fiz com o fulano, eu fiz o maior lançamento da minha vida e a gente tava com muita dificuldade de encaixar a promessa, entender o que que a gente ia falar, porque ele conseguia tirar o cara do cinco pro seis, dígitos do seis pros sete, sete pros oito. Então, o que que eu vou prometer para toda essa galera que vai ressoar com Eles? E aí a gente fez o maior lançamento da sua vida. Hum. Ah, legal. Então isso daí é a Bigidia que veio da boca de um cara que deu um
depoimento. A Bigia daí é só esse, tipo, é esse, é esse tema, essa coisa bonita aí. É porque daí tudo que a gente construir na narrativa e ao longo do lançamento volta para isso, volta pra ideia de que a pessoa vai construir o maior lançamento da vida dela, vai fazer o maior lançamento da tua vida. É. E aí pode ser Seis dígitos, pode ser sete dígitos, pode ser oito dígitos. Ele tinha os caminhos, né? Tá, saquei. Cara, eh, tu falou que tu começa com a pesquisa de público, tá? E e tu não começa, tu começa
pela de mercado. Eu começo pela de mercado. Eu sabia disso. É, mas mas na verdade eu eu junto os dois, né? Eu chamo de eh mercado. É como é que é? É mercado e meu método mesmo. É que faz tempo que eu não faço, entendeu? Eu tava Até refazendo ele agora para ter um curso disso que vai dar de graça pros clientes do Bturb, entendeu? Que legal. É, tá quase pronto, tá pessoal. Isso aqui é trampo, cara, fazer essas coisas aí que vocês fazem. Não tenho saco não, né? Daí por isso que eu não faço,
né? Dá um trabalhinho. Vem aqui no podcast é mais de boa. A gente conta umas besteira aí, entendeu? Brinca com as mulheres também da gente, fala contigo, com o Anderson ali também. Aí é mais Tranquilo. Mas assim, cara, no público, uma coisa que eu queria falar pr pras pessoas é o seguinte, que o o que que eu procuro, né? Eu procuro saber o que que a pessoa quer para eu poder prometer isso para ela, o que que a pessoa não quer para eu poder falar que ela não vai ter aquilo ali. O que que a
pessoa acredita para eu não falar alguma coisa que eventualmente Perca a confiança dela? Por exemplo, se ela acredita no Lula, eu não posso falar do Bolsonaro. Também o que que a pessoa já tentou antes para eu reforçar o motivo que aquilo deu errado, o que vai fazer a pessoa confiar mais em mim. E o mais importante é o que que a pessoa acredita. que que ela acredita que é possível fazer ou acredita que pode dar certo ou acredita que não dá certo para eu poder Posicionar daí a minha oportunidade em algum lugar ali que faça
com que ela acredite, tá? Então é que vai dar o clique, né? Exatamente. Que que vai gerar o sentimento de esperança pra pessoa pensar: "Ah, isso aqui pode funcionar para mim". E quando ela aceita que eu ali, quando ela tá preparada, não, isso aqui pode funcionar para mim, é sua oportunidade, aí sim eu entro na sessão da oferta. Mas basicamente, tá? É isso aí que eu procuro. E cara, eh, eu Eu nunca tive muito esse negócio de ligar pros clientes, tá? Já liguei. Hoje em dia, graças a Deus, como eu era o cliente, né, do
Veturb, eu falo com os meus clientes, geralmente, eu tô no WhatsApp lá de vários masterminds, aí eu participo dos maiores masterminds do Brasil de performance e também fora do Brasil, tá? Então eu sei muito na cabeça do cliente. Então cara, se tu que a gente tiver tur, mano, eu sei exatamente como tu pensa, entendeu? Eu sei que tá Um preguiçoso que tu não quer subir anúncio, eu sei todas as porcarias que vocês fazem, sei tudo. Porque por quê? Porque eu já fiz muito, entendeu? Mas assim, mas para Mercados Gerais, cara, é a a dica assim
que para mim, pô, é muito bom na pesquisa de público, tá? É ler livros sobre audiência. Eh, eu trabalhei muito com regio, né, com os médicos. E aí tem um livro, cara, que que o livro é o seguinte: Face Its, encare, tá? Encare o que as mulheres Realmente sentem quando a aparência delas muda. Mano, esse livro aí, cara, ele conta da da experiência que as mulheres têm ao envelhecer. E é [ __ ] tá? Elas contam ali que é que, ah, não, que eu me sinto invisível, que ninguém mais olha para mim, meu marido perdeu
interesse em mim. Eh, que a primeira vez e e coisas muito emocionais, sabe? Aí eu lembro que tinha uma história lá que a mulher falava assim que ela tava Em casa e ela se maquiou e, aliás, ela tava em casa, desculpa dela saiu de casa e daí ela olhou no espelho e ela viu que ela não tava maquiada. Ela falou assim: "Putz, esqueci a maquiagem, esqueci de colocar maquiagem". Que aconteceu contigo? Esquece de colocar maquiagem, sair de casa? Acho que não, né? Ou acontece. Acho que não. Parece uma coisa meio estranha, né? É tipo, sei
lá, uma pessoa esquecer de colocar, porque a princípio Parece uma coisa muito, né, forte assim pras mulheres. Mas aí, beleza, ela falou isso, ela falou que ela voltou para casa para colocar maquiagem e quando ela chegou para colocar, ela viu que ela já tava maquiada e que, na verdade, a pele dela tava daquele jeito que ela tava com rugas mesmo. E daí ela falou que, cara, que eu senti isso. E daí eu eu lembro claramente assim que eu li que eu achei tão forte, sabe? Achei, eu falei caramba, que ela falou assim, cara. Daí Eu
senti que a melhor época da minha vida tinha passado e que agora eu não conseguia mais esconder as minhas rugas e que eu ia ser obrigado a viver assim. E daí ela falou isso, eu falei: "Caramba, cara, você é muito forte, a melhor época da minha vida tinha passado, né?" É, exatamente. É, tipo, ela ela botou isso e e o livro é tipo, o livro é sobre tu entender que não, que não é assim e tal, daí, enfim, é sobre mulheres eh mais velhas que que falaram Isso para ajudar nesse processo de de tipo, sei
lá, de transição, digamos. Uhum. Mas eu achei achei isso muito doido, muito forte, cara. E eu falei: "Caramba". E daí eu entendi que, [ __ ] a a essas mulheres, elas que escreveram isso, né, elas colocaram um esforço de escrever um livro sobre o negócio. Então, cara, imagina tu entrevistar a pessoa, vai ser bom, mas imagina a pessoa pegar e a percepção de vários, é, e tipo juntar tudo perceb, ainda trazer Casos específicos, né, dando exemplos assim, cara, e e ver e editar e revisar o livro. Então, cara, esse negócio do livro para mim foi
muito bom, assim, ajudou muito. O problema é que é muito, eu acho que é limitado mercado, né? É tipo assim, ah, tu vai num livro de marketing digital, cara, não tem, sabe? Um livro de finanças, mas geralmente saúde tem de emagrecimento, tem reganecimento, eh dores, diabetes, geralmente nicho de Saúde. Tem essa dica dos livros aí, pessoal. Então, isso é muito bom, sabe? Eu gosto dessa dica dos livros. Uhum. Eh, mas isso ainda não substitui ainda tu falar com a pessoa, né? Porque daí tu vai conseguir de fato ter uma visão da pessoa ali. É. E
muda muito a nossa cabeça como copywritters. Na hora de escrever, a gente fica o tempo inteiro lembrando daquela pessoa. Então a gente consegue ser muito mais específico, consegue usar as técnicas de COP de uma Forma muito melhor por ter essa imagem, né? Uhum. Tu tem outra dica nesse negócio de pesquisa de público que tu faz? Quando não existia chat EPT, eu olhava muito comentário de YouTube. Hum. Tu já olhou também, [ __ ] Então, hoje, cara, eu ficava horas e horas e horas assim pegando comentários. Uhum. Era muito forte também. E acho que o YouTube
é a melhor plataforma porque as pessoas não têm, elas têm um canal, mas elas não têm um canal, entendeu? Não é um lugar Que ela coloca a cara dela e as fotos do filho e etc. É meio que um canal dark ali que ela só vai comentando mesmo no perfil dos outros. Então eles se sentem mais à vontade de comentar lá. Sim, elas contam tudo lá. Tem também tem grupos do Facebook, tá? Que é legal. Tem aquele Reddit, que é o fórum que as pessoas falam falam muito lá até hoje. Sim. É, tem um lá
de emagrecimento lá que é muito poderoso, tá? Weight loss stories. Bem, bem bom. É o o mais importante na Pesquisa, eu acho que o mais importante em em tudo na COP é tu não ser preguiçoso, sabe? Hum. Não seja preguiçoso, porque se tu é preguiçoso, todo mundo é preguiçoso. Mas o que, como que uma pessoa é preguiços? Ah, vou ver um vídeo aqui e ver uns comentários. Ah, eu não tenho tempo para fazer pesquisa, eu vou escrever direto. Isso é preguiça. Se tu não tem tempo, é porque tu não alinhou direito com o teu cliente
o que que tu Precisava para fazer o projeto. Uhum. Não é culpa do cliente. Se o cara te pede uma cópia para amanhã, tu pode dizer: "Não consigo entregar amanhã, posso entregar a semana que vem porque eu preciso fazer uma pesquisa". Uhum. Então, a pessoa precisa saber que o processo de pesquisa ele vai demorar um tempinho, não uma semana precisa, né? Mas sei lá, eu geralmente fico uns três dias bem, se for bem imersa, Porque nossa, então tu pesquisa muito rápido, cara. Ou eu que sou muito devagar, que eu demoro porque eu acho que é
diferente. Eu acho que é diferente porque eu não faço muita oferta de resposta direta. Eu acho que vocês acabam indo até mais a fundo do que eu vou. Será? O que eu vejo assim, por exemplo, para lançamento, eu foco a minha pesquisa muito mais do que encontrar aquele aquela substância Nova com a nova narrativa, etc e tal, a gente foca, eu foco muito em pegar os sentimentos e entender como eu vou trabalhar esses sentimentos ao longo das minhas lives. Uhum. Então, eu preciso entender mais ou menos como que ela vai percorrer esse caminho na elevação
de nível de consciência e para chegar lá no fim com a esperança. Uhum. Então, as minhas pesquisas geralmente não, às vezes eu faço pesquisa de mais tempo, de Uma semana, porque eu acho também que a gente precisa dormir com algumas coisas. É, é verdade, né? Às vezes, literalmente, que nem eu falei que eu tiro as minhas sonecas 20 minutos. Eu gosto muito de fazer pesquisa de manhã, soneca de 20 minutos. Nessa soneca de 20 minutos, parece que meu cérebro começa a organizar todas as peças. E aí eu acordo com muita ideia, ideia de anúncio, ideia
de narrativa, ideia de campanha, ideia De É muito louco porque eu vivo, sabe? É, sim. É, eu também, menos a parte da pesquisa. Para mim é mais a soneca mesmo. Acho que é a soneca. Tu também consegue fazer outras. É bom. É muito bom o hackzinho. Mais um segredo. Sim, sim. Show de bola. Eh, cara, esse negócio aí de dormir, tem um livro que fala sobre isso que é A Technique for producing ideas, que eu esqueci o nome desse cara que fala. Não é James Web nome desse cara. Esqueci, tá? O nome Desse rapaz aí,
mas é uma técnica para produzir ideias e é dormir aí. É tipo, primeiro enche tua tua cabeça de coisa, isso, depois larga, espera, depois deixa ele misturar, aí depois quando tu voltar, tu em teoria tu vai ter diversas ideias novas ali. Eh, tem um conceito que fala que as ideias fazem sexo. Olha que doido. Que tu acha uma ideia, elas combina com outra ali, daí gera uma ideia filha, filha. Tem um livro, ah, é, que fala disso, eu acho. Não sei, não Sei dizer. Enfim, mas não precisa ler, não, é só saber o conceito. É
isso. Exatamente. Que às vezes a galera sai com uma lista de livros anotados de um podcast e daí não lê nada e não executar nada, né? É, é possível. É possível. Mas cara, beleza. Eh, assumindo que tu pesquisou o público, depois tu vai pesquisar o que daí? O mercado ou o produto barra especialista? Depois eu vou, eu acho que o mercado ele tá muito, eu vejo o mercado muito junto Com, porque assim, o produto, o especialista vai me trazer o que ele tem da história dele, etc e tal. Não vai ser tanto uma coisa de
eu pesquisar, vai ser mais de eu organizar as informações que ele me trouxe e entender em que pack a gente tá, se a gente já tem um produto, se a gente já tem uma oferta, se a gente não tem nada. E a gente vai criar com base, porque é o que a gente falou, como muitas pessoas não conhecem COP, muitas pessoas fazem produto, tipo, bota a Língua aqui, vê quant para onde tá o vento e a pessoa cria um produto. Então ela não pensa qual que é o problema, ela não pensa qual que é a
transformação, não pensa nessas coisas, ela só quer criar um produto para vender placa, só que ela nunca estudou sobre o cliente. Então, o produto eu mais organizo no mercado. Aí eu vou investigar concorrência e eu vou olhar também bastante reportagem. Quando eu trabalhava no mercado financeiro, eu Olhava muita reportagem. Hoje, escrevendo para COP, marketing digital, eu quase não vou nessa linha assim. Uhum. Mas aí eu estudava bastante concorrentes para entender quais promessas as pessoas já estavam fazendo e quais os produtos que elas já tinham, quais ofertas elas já tinham colocado no mercado. Uhum. E notícias
que pudessem apoiar ou refutar a tese que eu tava construindo, a narrativa que eu tava construindo para Servir com prova racional também. Eu pego muito também estudo Uhum. de mercado que é feito por empresas maiores. Mas então, nesse processo de pesquisa, tu já tá pensando em qual tese que tu vai usar? Total, a todo momento. Uhum. Desde o primeiro momento que eu sento para começar a pesquisar, isso já tá no fundo da minha cabeça. O que que é esse negócio aí chamado de tese aí que tu Fala? O que que é isso? Ah, eu usei
um termo, mas assim, a ideia é que eu quero vender. Uhum. Então, quando eu eu vou pro público, eu já tô com o meu radar ligado. O copywritter sempre tem que estar com do radar ligado, porque ele acha que vai é um radar que ao mesmo tempo é lógico e ao mesmo tempo é emocional. O que que me tocou, o que que aos meus ouvidos trouxe um sentimento e o que que faz sentido de trabalhar na campanha? E aí com o esse radar ligado, tu vai começar a ter várias ideias. Então desde o primeiro momento
que eu começo a pesquisar, eu já começo a ter várias ideias. Tu também deve ter. Aí eu vou anotando todas elas. Sim. E com o passar do tempo, uma delas vai chamando mais atenção. Aí eu começo a fazer testes. Ó, existem notícias ou estudos que conseguem apoiar essa ideia? Existem estudos que refutam essa ideia? O que Que cada um fala? Como que eu poderia trazer isso dentro de uma narrativa? Uhum. Eu tô pesquisando, mas eu não tô E depois eu vou construir a campanha, mas eu não tô Eu já vou meio que fazendo tudo junto.
Uhum. Já vou pensando enquanto eu pesquiso. Bom, para te responder, tá? Eu eu também junto ideias, mas não ideias referente a a à tese de marketing, tá? Mas ideias referentes a a chamar a atenção da Pessoa. Uhum. Aí, se eu tô trabalhando com alguém que já tem produto, ao meu ver, tá, a tese é meio que fixa, porque a a conclusão da tese já tá lá. Qual que é a conclusão da tese? Comprar o produto e o produto já tá lá. Então, tipo, se o cara tem um produto de colágeno, a minha tese necessariamente, né,
vai ter que falar que colágeno é a melhor coisa do mundo, sabe? Então, eh, se eu já tenho uma pessoa que meio que tem uma oferta ali, daí minha Tese tá meio que que fixa, o que é ruim, né? Porque, [ __ ] aliás, pode ser bom, pode ser ruim. Mas existem mil formas de tu falar que colágeno é a melhor coisa do mundo. É, e para mim isso entra também na tese. Então, como tu vai provar isso? O que que tu vai usar? Qual que é a narrativa ali que tu vai usar? Uhum. Ou
melhor, qual que é a tese que tu vai usar para provar isso? Sim, sem dúvida. é o que a gente já vai procurando e desenvolvendo na pesquisa, Acredito eu. Sem dúvida, eu concordo também. Só que ao mesmo tempo eu também acho que assim que eh tu não tem tanto espaço para mexer com isso, porque se tu tá com, sei lá, uma uma oportunidade ali, um produto que não tem muita prova, cara, tu pode rebolar o que tu quiser, sabe? Sim. É difícil tu provar um negócio. Ao mesmo tempo, você tem uma coisa ali, sei lá,
se tu tem um suplemento de emagrecimento, que é um suplemento, é uma cápsula que Tu toma e a e Harvard falou que funciona e a Universidade de São Paulo falou também. E a Anita tomou isso, tá? Em um mês emagreceu e o Neymar também, tá? E além disso tem mais 100.000 pessoas que tomam todo mês ali recorrente, emagreceram. [ __ ] eu prefiro trabalhar com esse produto independente da maneira que eu vou falar esse argumento, porque o argumento é muito bom, sabe? E daí tem até uma coisa, tá? Que que quem falou isso é o
próprio Gary Helbert, que é Aquele copywritter lá, que eu acho muito legal, que ele falou assim: "Cara, o que tu fala, a ideia que tu fala, ela é muito mais importante do do que o como tu fala aquilo". E daí o exemplo que ele dá é que, por exemplo, imagina que chega alguém aqui, o cara bate na porta e fala assim: "Bela, eh, cara, que Deus me livre, tá? Que Deus me livre. Mas sei lá, aconteceu uma coisa aqui com teu noivo, que Deus me livre. Jamais poderia acontecer uma coisa dessa, né? Até bate Na
madeira aqui tudo. É isso aqui é madeira não, só para bater. É, né? Vai que não é só. Anderson, confirma aí, faz favor. Tem que ver se vai que não é madeira, vai que é outra coisa. A gente tem que achar uma madeira para bater. Mas aí se a pessoa chega aqui, tá, essa pessoa, ela pode bater na porta assim devagarzinho e falar: "Opa, com licença, Bela, olha só, aconteceu uma coisa aqui e tal, tu ia sair daqui." Ela pode bater na porta com o pé e falar e gritar: "Bela, aconteceu tal coisa, tu ia
sair também". Ia ser difícil essa pessoa falar para ti essa ideia, né? Cara, aconteceu uma coisa aqui com o teu noivo e tu não sai daqui. Provavelmente tu iria sair, porque isso é uma coisa muito importante para ti. Agora, se alguém bate aqui e fala assim: "Bela, tá tendo uma promoção de pneu ali embaixo, bora comprar. Tá precisando de um kit de pneu. Aí, tipo, dificilmente a pessoa iria ter uma comunicação que ia te Converter, sabe? Eu acho, a não ser que tu queria muito pneu. Não, eu acho que assim, a, eu entendo o que
tu tá falando e eu acho que é um pensamento que vem muito também do mercado que tu esteve por tanto tempo de produtos físicos, enfim, que são coisas mais difíceis de mudar. Eu acho que o infoproduto, por exemplo, que eu trabalhei muito, os produtos são mais maleáveis na oferta que a gente pode Criar e na tese que a gente pode construir. Uhum. Então, o mesmo produto que eu tenho, sei lá, de COP para empresários, eu posso vendê-lo com várias teses diferentes, mesmo que se no final ele vai entender que ele precisa disso para escalar o
negócio dele, mas eu posso criar várias ideias diferentes para vender isso. Sim, para tu entregar para pessoa. Mas tu diz, quando tu diz tese, tu querendo, tá querendo dizer toda a Copia, então, Tipo, desde o, desde a da primeira linha até o final. big idea, meio que a big idea, meio que o principal que a gente vai colocar na cabeça, a narrativa que a gente vai construir para que ele tenha no final aquela conclusão que a gente quer que ele tenha. Uhum. Para mim é isso, uma tese. Entendi. Tá. Saquei. A forma como eu vou
provar isso, a forma, as ideias que eu vou plantar na cabeça dele para que no final ele chegue no que eu quero, na conclusão que eu quero que Ele chegue. Entendi. Só que é nesse caso aí, se se é tudo, eu faço a mesma coisa. Então eu também penso desde o começo ali o que que tá acontecendo, qual que eu posso usar. É porque porque daí não é tão fixo, sabe? Quando eu digo tese para mim era era apenas a parte de argumento mesmo, final é que vem após a história. Então a gente tem tipo
a lei a história, a tese de marketing e a oferta. Essencialmente são. E aí no produto especialista em marca eu também levanto Depoimentos. Hum. É quando eu peço para ele me mandar tudo que ele tiver de depoimento, de coisas que as pessoas já mandaram. Uhum. Cara, vou te dar uma boa notícia, tá? É, meu iPad acabou a bateria. No começo do podcast, pessoal, eu ganhei essa caneta chique aqui, né, da M Blan. Daí ela falou assim: "Não, faz o analógico tal". Eu falei assim: "Não, vou fazer no iPad". Daí ela falou: "Não, faz o Analógico".
Daí agora vou ter que vou ser obrigado a fazer. Vá, que dó que eu tô de ti. Sim, mas tudo bem. Vou escrevendo aqui. Vai dar certo? Sim, sem dúvida, cara. Eh, depois que tu faz essa pesquisa de eh, aliás, a gente faz a pesquisa de público barra de mercado e aí depois você vai fazer a pesquisa de produto, falou que tu vai levantar depoimentos, né? O que mais que tu pesquisa para tu ter uma boa noção assim de, ah, vou Escrever para esse projeto aqui e tal, para tu realmente ter um 360 ali? Às
vezes na marca ali especialista eu busco entender mais sobre o negócio da pessoa. Uhum. Então, é o único produto, não é, tem outros produtos para ter essa visão holística. Uhum. Mas em essência, essas são as três áreas que eu olho e aí aprofundar o máximo que for possível em cada uma delas até encontrar uma ideia que seja diferente. É que é difícil, o problema de cópia é que é Difícil explicar algumas coisas com os termos que existem, porque as pessoas já estão muito ancoradas no que elas acreditam sobre esses termos. Então, as pessoas já têm
uma crença sobre o que é ideia, as pessoas já têm uma crença sobre o big ID, elas já têm. É difícil pra gente limpar a cabeça para entender na visão de cada um o que a pessoa tá falando, né? É verdade. Mas basicamente é isso, é é buscar esse fio condutor, talvez. O teve até aquele livro lá do John Ford do fio de ouro. Eu acredito muito nesse fio de ouro que vai conectar do início ao fim a COP. E aí eu vou pro briefing, vou pro briefing de campanha, briefing e escrevo um briefing com
tudo que eu tirei de público, mercado especialista, qual que é o mecanismo único que a gente vai usar, qual é a oferta. Então tudo num documento só, porque isso depois a gente faz uma reunião para Alinhar com toda a equipe. Onde que tu tirou essa ideia do briefing aí? Isso é uma prática comum do mercado de lançamentos ou é uma coisa que tu pegou lá do Stephan lá, por exemplo. Eu fui pegando nos projetos que eu participava. Eu vi que era uma coisa que ajudava muito a equipe a ficar alinhada no que ia ser feito.
Porque, por exemplo, quando o gestor de tráfego ele recebe as informações do público, ele sabe com que a gente vai trabalhar, ele consegue Trabalhar melhor nas segmentações que ele faz, no quanto ele vai abrir o público. Então, a gente faz um briefing e a gente não faz briefing só de COP na empresa, a gente faz um briefing de todas as áreas. Então, qual a estratégia que o tráfego vai assumir? Quantos por cento vai ser frio? Quantos por cento vai ser quente? H, de divisão ali de investimento de público. O designer traz o que que ele
pensou em Referência visual para tocar a campanha. Então, a gente faz um alinhamento em equipe mesmo para todo mundo saber. E aqui a gente também já traça as metas e coloca os responsáveis por cada meta, né? Uhum. Entendi. Cara, tu sabia que eu nunca fiz o lançamento, né? Quê? É sério? Eu não sou desse negócio aí de vocês. Ah, eu já ouvi tu falando mal de lançamento várias vezes aqui nesse podcast. Não, pô, eu nada a ver. Eu gosto muit falando que copywritter de Lançamento não é copywriter. Vit concordando. Tu balançou a cabeça. Não, eu
acho que é diferente, mas eu não mas não é tanto que eu falo que se tu se tu viu mesmo, tu sabe que eu falo que são vocês que ganham mais dinheiro, pessoal de lançamento, não é? É, pode ser que sim, pode ser que não. Eu acho que a galera que faz VSL ganha muita grana também. Pode ganhar muita grana, não ganha. Só que assim, eh, no no volume os maior os mais ricos do Mercado é a galera de lançamento. É, é só tu ver e tipo, ah, o Eric Rocha, esse pessoal aí. Sim, mas
eu acho que é que o lançamento dá um boom bizarro, né? É, é que eu acho assim, ó, que tipo que só, só que assim, só que eu acho que é mais inteligente, faz nem um lançamento, por exemplo, de uma funcionalidade da Veturbia e faz um lançamento para anunciar. Ah, se tipo no sentido de lançamento, talvez tenha feito, então, mas eu digo: "Ah, nunca fiz CPL, sabe, essas porras aí, essas coisas aí, escrever esse negócio". Bom, em minha defesa, tá? É, em minha defesa, eu fiz uma vezinha. Hater de lançamento primeiro. Hater de mulheres. Não,
tá louco. Tu não fala isso que elas vão me cancelar, tá? É, todas as mulheres vão ver aí. Ai, ai. Mas assim, ó, eh, eu acredito que eu acho que, e essa é uma discussão que eu já tive algumas vezes aqui, tá, com algumas Pessoas, mas eu acredito que no lançamento tu tens uma vantagem, que qual que é a vantagem? Tu tens a audiência do especialista. Claro, é innegável. E daí eu acho que é mais complicado tu fazer uma mensagem para tráfego frio. E daí é isso que eu falo, sabe? Mas não que que tipo
que ainda não seja 80 20 anos parado. É innegável que vai ter um peso muito grande do de todo o trabalho que o especialista fez e equipe de conteúdo, enfim. Uhum. Nos Últimos tempos. Mas um um lançamento que tem um especialista bom em conteúdo e uma copa é destruidor. É, eu imagino uma cópia e uma oferta boa, sem dúvida, porque a melhor pessoa do mundo, tipo, Neymar, não vai conseguir vender um iPhone por R milhãoais, sabe? Mesmo com toda, tipo, o poder de influência de persuasão que ele tem, porque a oferta ela é zoada. Uhum.
Então, o ideal é ter tudo, sabe? Eu acho que que o que, aliás, acho que não, os Maiores lançadores do Brasil, sem dúvida alguma, eles têm tudo, tá? Sem dúvida alguma. E e para tu ser um copywriter, tipo, ah, eu sou um copywriter, onde que eu vou ganhar mais dinheiro? Assim, cara, se tu for um copywriter que tu é muito bom, eu acho que tu ganha mais dinheiro com marketing resposta direta, mas tu tem que se garantir, cara. Tem que ser tipo [ __ ] porque tu não vai ter mais trazer performance, muita performance. Aquele
guri lá que eu te falei, o Diogo, ele ganha múltiplos se diá de comissão todo mês. Ele tem tipo 20 anos ou 21, sei lá. Só faz merda, tá? Se o jogo tiver vendo aí, cara, tu se endireita aí que é só não vai investir esse dinheiro, guarda. Não vai ficar fazendo loucura, não. O negócio da loucura, né? E a loucura, tipo, é só a loucuragem. É esse. É. Ai, é, ele até falou para mim assim, lá em Dubai a gente vai viver. Ele falou: "Meu Deus, vai levar Larissa". Falei: "Vixe, não, eu vou sozinho,
mas eu não vou sair com ele." Eh, tô louco. O Diogo, tá louco. Eu tenho 30. O Diogo tem tipo 20 ou 19. Eu não aguento o pique dele, sabe? É, não. Tá louco? Mas enfim. Eh, cara, tu falou que tu faz o briefing aí e tal e a gente tava falando sobre isso, né? Sobre lançamento e sobre performance, sobre marketing de resposta direta. E eu não sei se tu lembra, mas muito tempo atrás, Cara, tu me mandou um documento, um vídeo, alguma coisa, tá? Do Stephan George aí no copyright. Pessoal, você não conhece o
Stephan? Tá, o primeiro podcast aqui do Veturb foi com o Stephan, vai aparecer aí na tela, se quiser ver. Então, enfim, se for quiser aprender aí um copyrighter muito bom, é um copyrighter de resposta direta, então acho que ele não é muito bom em lançamento. O negócio dele é mais fazer e performance ali e tal, mas eu lembro Que tu mandou para mim essa, tu lembra o que que era o nome que tu mandou? Tu não lembra? Não tem menor ideia para tu ver, né? Me marcou o negócio, para tanto faz, [ __ ] Mas
para mim me marcou que tu me mandou uma aula dele, tá? Que eu não sei onde é que tu achou aquele negócio que era sobre Big. Eu sou stocker, eu não falei. É, era sobre Big Dia. Hum. E tu falou assim, ó, não, o Stepan aqui falando de Bigia. Eu eu fiquei tipo, [ __ ] como que tu conseguiu isso? E Eu não tá ligado? Eu fiquei, eu fiquei com isso na minha cabeça. Eu falei: "Como que tu descobriu isso?" Daí eu falei: "Caralho, a Bela é [ __ ] mesmo, hein? [ __ ] não,
tudo que ela fez, [ __ ] Mas ela conseguiu uma aulinha do Stepan. Não, é que cara, que eu já tinha procurado, entendeu? Eu já tinha tentado vasculhar e eu fiquei de cara com isso. Então assim, eh, por que que tu que tu, aliás, tu lembra disso? Não, tu não lembra? Eu não lembro muito bem, Mas eu acho que que eu lembro essa a dessa aula. Eu não lembrava que eu tinha te mandado. É, tu me mandou, tá, falando: "Ah, o Stepan sou big". Daí eu fiquei tipo assim, eu pensei assim: "Caralho, os cara de
lançamento estão bravos". Eu não sabia que tu conhecia o Stephan e além disso eu não sabia que tu sa que tu tinha algo que eu não tinha, entendeu? Então tipo, não só tu sabia da parada como estava. Cara de lançamento tão brabo. É engraçado. É, tu tava tu Tava tipo, sabe? Deu, deu, eu, e eu minha, minha pergunta é, tu chegou a, a desbravar esse mundo assim de performance, de de v, marketing de resposta direta. É, o que que tu tu viu alguma coisa disso aí ou qual que a tua experiência com esse skema? Nossa,
ótima pergunta. Eu não tenho experiência com marketing de resposta direta. Eu nunca escrevi, eu já escrevi VSL, mas assim pouquíssimo escalada, sabe? Nunca escalei uma oferta, enfim, absurdamente. Sempre foi uma coisa que me chamou muito atenção, que me deu muita vontade de fazer. Então, às vezes eu tenho vontade de assim criar uma coisa nada a ver comigo e com a minha com a minha pessoa, né, sem ser eu especialista e rodar na internet só para ver se rola. Rola, tá, vai rolar. Dá grana, dá grana. Então, só que aí o que que eu acredito muito
que eu acho que a gente entra na conversa de hypes do mercado, hypes também que a Gente vive muito no mercado de COP e às vezes a gente vive também uma meio que uma guerra de ah, o quem é melhor, o que que é melhor. Eu acho que o mercado de COP tem muito ego e é uma coisa que eu não gosto. Eu acho muito. Tu não acha? É que eu tô tão por fora desse mercado, sabe? Eu só conheço tu e a Helena e o e o Beto. O Beto. Tem Mas tu recebeu várias
pessoas que são copywritters aqui no Vetub. Não, claro, mas não que tipo que é professor de Copia, entendeu? Professor de cópia, eu acho que é tu e não, mas mas tem várias pessoas hoje em dia lançando curso de VSL. Sim, sim. O Thaagão, o Thiago Filemon, claro, ele tem curso, o Derick também, só que na época que o Dick vi que ele não tinha curso, mas assim, eu eu acho que eles tem mais operações, mas nem nem quem tem curso, só eu digo em todos os copywritters, eu sinto assim, eu sei que o mercado de
resposta direta é um mercado mais Masculino, que tem mais homens, não tem tantas mulheres assim. Tem a Sara lá do grupo Fênix, abraço aí pra Sara. Sarinha aí, de abraço. Altos quentes do Beturb. Muito boa. Mas ela tá dentro de uma empresa. Ela é a dona da [ __ ] toda lá. Ela é dona da empresa, então é maravilhosa essa da escalada. Eduarda Medina também, grande abraço. Aí tem a Roberta, Roberta Busete lá do Danilo. Tem algumas aí, tá? perdida aí, mas acabam não fazendo muitas vezes Conteúdo, ouvindo pra frente das câmeras para falar sobre
isso, até compartilhando seus Instagrams. É, a Eduarda tem, tá, tem o podcast dela aí, mas o resto também vou profilezando, é escondido. Então, e aí eu acredito que quando eu pensava em fazer essa esse essas ofertas, a gente também tem que pesar muito o custo de oportunidade das coisas, né? Uhum. Então, será que faz sentido naquele momento que eu tava que, putz, as coisas estavam se encaminhando Tão bem na minha empresa e eu vi que eu conseguia fazer um negócio legal ali, ganhar caixa, ganhar robustez para mais paraa frente testar ofertas e testar tráfego lá,
tráfego frio. Eu, por exemplo, esse ano é uma coisa que eu quero fazer, ah, é, eu quero vender para tráfego frio. Acho que é importante porque empresa para aquisição de clientes e tudo é importante. E aí tu vai me ajudar a pagar as contas e virar cliente, essas coisas virar cliente. Vou Virar cliente da Veturb. Eu já sou cliente da Veturb, né? Porque a gente rodou uma. Ah, legal, top. A gente rodou uma VSL ano passado que a gente acabou não escalando, que nem eu te falei. Uhum. Que eu vejo que também tem é muita
coisa da oferta, né? muita coisa do produto, tu tem que ver quanto que tu consegue escalar, qual que é o tamanho do mercado, tem que fazer essas ponderações também. Tem todo um negócio aí. É. Uhum. Então, eu quero fazer, mas Ainda não chegou o momento e eu não sei se eu vou ser a copywritter disso. Então, se alguém quiser me mandar uma VSL e ser contratado lá pela empresa, tô super aberta. Boa, boa. É, enfim. Mas cara, é meio diferente assim mesmo esse essas duas dois formatos de vendas. Mas se eu fosse tu, bom, eu
não sei, tá, teria que ver mais assim a a o teu a tua empresa como um todo, momento, mas eu sou muito de cara só fazer mais daquilo Que já está funcionando. É, isso é muito importante, sabe? Mas também o modelo de lançamento, ele é muito desgastante. É, deve ser fal Ele é muito desgastante para mim, pra equipe, para todo mundo. Então não dá para ter só isso, cara. Minha opinião, aliás, é, minha opinião, eu acho admirável, tá? Esse negócio do lançamento aí que é muito trampo, [ __ ] Tem que fazer um monte de
conteúdo, depois fazer live, fazer tudo um rolê e Daí antigamente eu acho que deveria dar tanto dinheiro, tanto dinheiro que daí é, mas acho que ainda deve ainda deve ter gente ganhando muito dinheiro com isso aí, tá? Compensa muito, muito. É, mas sei lá, cara, eu por isso que eu nunca fiz assim. Eu achei muito doido o negócio, mas é, mas a gente tem que sem pensar, né? Quão sustentável é fazer isso? O lançamento ele deveria, ele não nasceu para ser a principal campanha de vendas das empresas. Eu acredito isso. Ele nasceu para ser bons
de venda entre períodos que a gente tá vendendo todos os dias. É, então tanto que o nome é esse, né? lançamento. Exatamente. Lançar uma coisa ali pro mercado, tal, que enfim gerar um burro burinho. Mas mas existe uma insegurança também, sabe? Que eu acho que que vem de mim assim de rodar esse tipo de funil, porque como eu não tenho familiaridade, sim, a gente vai ter que passar por um período de aprendizagem. Eu eu quis Estar com a equipe mais robusta e mais sólida para dar esse passo para implementar um novo funil, porque não adianta
eu meter os pés pelas mãos só porque é trangende, que é o que eu vejo muitos copywritters fazer. Eu acho que talvez tu não tenha tanta, não tenho relacionamento com cop, não tem. Eu acho que eu não conheço ninguém não. Eu só conheço o Thagão e mas é porque como eu formo a galera, eu vejo muito e eles são muito louco, eles Caem muito nos hypes, sabe? Então a pessoa tá lá trabalhando num lançamento gigante, aprendendo para caramba, só que começam a falar de VSL, VSL, ela acha que ela tem que ir pra VSL. E
às vezes, cara, continua naquilo que tu tá fazendo, se é o que tu quer fazer, e fique bom naquilo, porque muita gente vai precisar de copywriter para lançamento ainda. É, eu não diria nem às vezes, tá? Eu diria sempre. Eu acho que é um câncer esse negócio do da síndrome Do objeto brilhante. É, que é o que a gente faz pros outros, mas a gente cai também, né? É complicado, cara. A gente, quanto mais a gente vai, é, exatamente, é, quanto mais a gente vai crescendo ali, mais a gente tem essas oportunidades sendo apresentadas pra
gente. Exato. E a gente precisa conseguir dizer não sabe, se eu te chamar para ser sócio do Verdeb agora, tu aceita? Eu não, não tem como. Tem certeza? Vamos conversar depois. Então, Mas tal, talvez o correto seria dizer. Então, tu vai me chamar para um afiliado? Não, pô. Chamei ele para tu ser CEO do Veturb, mano. Girl power. Tá. Tem uma coisa que o Alex Orm fala que eu gosto muito. Eu tive uma uma fase muito viciada nele, né? Eu assistia todos os podcasts que ele ia e depois eu fiquei viciada na esposa dele e
ele falava que a gente tem que cuidar muito com as mulheres do vestido vermelho. Essa analogia não vai servir para nós Mulheres, mas pensa assim no teu Justin Bieber, no teu Brad Pitt, dependendo da tua idade, vai variar o teu Justin Bieber. Eu sou muito belieber. Eu era muito belieber, juro. Mas enfim, eu Cara, eu vou te falar uma coisa, eu não gostava dele, mas agora eu gosto. Eu escuto Mas hoje em dia eu não tô nem aí para ele, sinceramente. Mas antigamente eu era bem apaixonada. What do you mean? Essa daí é velha já.
É legal. É, essa eu gosto. Mas ele fala que a gente precisa cuidar muito com as mulheres de vestido de vestido vermelho numa sala, porque parecem, existem muitas oportunidades que parecem muito maravilhosas e parecem incríveis, só que a gente não pode esquecer que tudo dá trabalho. Então, o relacionamento com uma mulher de vestido de vermelho, de vestido vermelho, é o mesmo relacionamento que tu vai ter que investir para outras pessoas que tu tá te relacionando. Então, é trampa, é trampa. É, a gente só olha os benefícios, mas a gente não entende qual que é o
custo do negócio. Exato. E quer saber um segredo, cara? Eh, com toda a sinceridade, tá? Eu acho que tu não deve ser boa em VSL, assim como o cara que faz VSL não sabe [ __ ] nenhuma de lançamento. Vai botar para escrever um lançamento. Meu Deus do céu, mano. Foi onde começa. Vai dar merda, cara. Mas mas com certeza que vai dar merda. Sabe por quê? É, eu eu vou Conseguir fazer assim como tu vai conseguir fazer um VSL também. Só que é porque tu tem que saber o que está funcionando agora, what's working
now. Isso aqui para mim é muito essencial em termos de criar uma mensagem de vendas. E a verdade é que os copywritters fazem aquilo que eles fazem. Tem um copywriter que faz lançamento, adivinha, ele vai ser bom em fazer lançamento. Um copywriter de resposta direta, ele vai ser bom em funir de resposta direta. Um Copywriter de webinário vai ser bom em webinário. E não tem nenhum problema disso. O cara tem suas vantagens, suas desvantagens. Eu acho que o mais inteligente deles, tá, é o copywritter de lançamento. Sabe por quê? Humum. Porque eu acho que vocês
conseguem usar a autoridade do especialista, então vocês conseguem acertar muito mais copissão. Eu acho que na média, tá, na média o copyright de lançamento ele deve ganhar Mais dinheiro copyright de resposta direta na média. Mas em valor absoluto aí eu acho que tal, eu não sei se se tem tipo cop de lançamento são outliers, né? Os mas aí são os outliers do da resposta direta. Outliers. É, em termos de outliers, os outliers do DR, acho que eles são maiores que de lançamento, não sei, tá? Eu acho, mas na média que sim, para pessoa comum, eu
acho que o cara de lançamento ele vai ganhar mais grana, sabe? Uhum. Porque tipo, em teoria vai Ter mais oportunidades ali para ele conseguir fazer o negócio, acertar, tal. Sim. Mas se o cara é um outlier em DR, [ __ ] dele ganha muito dinheiro. Uhum. Tá louco, cara. O DK cobra 50.000, cobrava, né? 50.000 para fazer um VSL mais 10% faturamento. Tem uma coisa que me afasta muito também do resposta direta, que é a muitos produtos são lixo, a grande maioria. Então assim, eu eu nunca gostei de trabalhar com uma coisa, Eu não, eu
acho que eu tô num momento que eu não preciso mais, sabe? Uhum. Não preciso mais fazer isso. Eu já escrevi para um projeto ou outro que eu não acreditava que talvez, na verdade não foi assim. Eu entrei super animada e aí quando eu vi o que tava rolando, eu terminei o que eu tinha que fazer e sair. Então eu nunca consegui ficar muito tempo nessas coisas, sabe? E aí, para mim isso é um grande não de marketing de resposta Direta, que eu acredito que não é 100%, mas é uma grande parte. É, sem dúvida. E
eu gosto muito da parte de desenvolver marca, desenvolver ali TV, de ter uma base de clientes que a gente vende mais coisa para eles, de Então, eu gosto dessa coisa do negócio que a gente estava falando. Sim. E para mim é mais difícil fazer isso na na resposta direta, principalmente se o teu produto é uma merda, né? É, é possível. Se o produto é uma merda, independente de Onde for, não vai dar certo, né? Porque a única coisa que vai encantar a pessoa no póscpra é o produto. Uhum. E daí, cara, é muito interessante assim,
na minha jornada eu comecei eh eu era afiliado, não sabia nada do produto, só fazia pelo dinheiro mesmo, né? CR real. Aí depois e eu queria uma cápsula lá de colágeno e a princípio eu não me preocupava com produto, mas bizarramente as pessoas gostavam, mesmo eu não dando input, sabe? Porque eu percebi que é um Nicho que as pessoas gostam naturalmente é o placebo. É, sei lá, cara, se se é isso daí, na verdade era um prémix de, aliás, deve ter isso aí também, tá? Mas era um pré-mix de pele, cabelo e unha. Hum. E
daí eu acho que as pessoas vinham a unha crescendo e falava: "Caralho, funciona", tá ligado? Tipo, a unha fica dura, sabe? Eh, eu não sei, tá? Não sei, não tenho nem ideia. Aí depois disso eu fiz a de Aena. Aí foi [ __ ] que aí vem o frasco Da China, vem o produto era aqui do Brasil também. Aí tipo era top, tá? A gente fez com com bastante cuidado ali, só que mesmo assim ainda não era o suficiente para competir com uma Natura da vida. Uhum. Que não tem como, cara, a escala é muito
grande. Eles conseguem fazer um produto muito bom, pagando R$ 70, tá? E o meu produto, sei lá, custava 200 e era tipo 1/3 da qualidade do deles, tal. O deles é muito muito bom. E fica a dica aí para vocês, tá? Vocês Ficam comprando essas [ __ ] aí, tipo, ah, desses influencers aí, cara, essas marcas aí geralmente é tudo o é não é tão bom quanto poderia ser, sabe? Achei que tu ia falar. Fica a dica aí, galera. Eu tenho um cupom aqui embaixo da Natura. Se vocês quiserem comprar na Natura, já olha aqui
na descrição. É, não, mas eles são, mas é que cara, é economia de escala, eles conseguem. Esse mercado tá bizarro, né? no mercado de wellness as pessoas tão é muito, é Surreal. É, mas tipo o qual que é o meu ponto, tá? Eh, na de Ana a gente criou marca, a gente teve, se eu não me engano, era 4.000 assinantes, pessoas que pagavam para receber o produto em casa. Eh, e a gente usou corrente também, a gente vendia os dois, vendia direto e também tinha uma opção, você quer comprar um só ou quer assinar com
desconto receber todo mês? Aí muita gente botava que queria assinar, selecionava ali e tal. Aí para mim, Tipo, até que era melhor, sabe? Mas a gente tava de olho numa empresa que era uma empresa americana chamada de Golden Hiple. Eu conheço, eu tava ontem olhando essas coisas do cara. Ah, que tem um baita copywritter lá, né? Não lembra. É o Craig Clemens. Isso. Ele ele é bom. Ele escreveu uma cópia do parasita americano. O American Parasite. Já lou essa cópia? Não, essa cópia é doido. Eu tava ontem catando o copy dele, daí eu cheguei no
Golden Hipo, eu ainda não Tinha terminado meu stocker, senão eu poderia ter encontrado essa. Cara, eu vou te contratar para estalquear as pessoas, então já que tá tão boa assim, se nada der certo, eu vou fazer um software de stocker, vai ser detetive particular e eu vou ficar eu lá para todo dia passando as coisas. Mas enfim, eles têm uma empresa de marketing de resposta direta que cria marca, sabe? Uhum. Uma maneira que eu penso é que assim, cara, marketing de resposta Direta é meio que só um marketing, né, que tu usa. Sim. Aí, tipo,
todo o resto é o G4 lá, ele é meu cliente no VTub também, só que ele tem isso. Aham. Tem tipo time de venda, tem a [ __ ] toda lá, tem vários tipos de canais, tal, todo negócio, mas enfim, é meio meio e traciona bem mesmo sem fazer o G4. É. Ah, cara, sim, eles são bons ali. Eu não sei se é o canal principal deles, mas eles são bons. O Ícaro também é meu cliente, ele tá começando agora com essa Parada. Mas, mas assim, o pessoal que é é que eu tenho uns clientes
que, cara, que que é tipo, eu tenho um cliente russo, sabe, que que sei lá, paga tipo R$ 100.000 de vetor por mês. Uhum. Esses aí são muito doido. É tipo assim, é, não é mais cópia, é mais programação, sabe, do que cópia. Assim, eles fazem um monte de coisa ali. É, é, é mais meio que a skill é ser tipo, é tecnologia com copyright e tráfego, mas o, o copy não, não, a copia não é a parte principal, Digamos, porque eles pegam muitas cópias de outras pessoas, tal, mas enfim, cara, eh, é, sei lá,
eu não sei se é uma coisa que vale às vezes a pena as pessoas quererem desenvolver, é porque, tipo, cara, se tu faz lançamento e e dá certo para ti, por que que não faz mais isso? para mim de oportunidade de eu sentar para escrever uma VSL hoje, sentar para aprender, isso é muito maior do que eu contratar uma pessoa para fazer, né? É que eu vou ter o meu olhar, eu vou saber Mensurar algumas coisas ali, mas mas tipo, talvez vest nem funcione pro teu tipo de público, sabe? Teu tipo de funil. É possível
que não, cara. Essa é a verdade. Pode ser que o teu teu rolê seja lançamento e high ticket. Pode ser. É, não que não vá funcionar, tá? Eu acho que funciona. Só que assim, o teu público ele é pequeno. Sim. Então tu teria que convencer pessoas diferentes lá. Não, eu teria que abrir um pouco mais o funil e é e criar uma nova Oferta. É, teria que ser uma oferta de ganhar dinheiro. Isso. Onde o mecanismo é ser copywriter. Ah, seria interessante. Aí tu pode educar as pessoas do mercado como todo. Ou ganhar dinheiro aplicando
COP, por exemplo, em conteúdos, em pode ser. É, em outras coisas. Pode ser também. Pode ser. Opa, eu só queria falar que se tu tem um vídeo de vendas e tu quer fazer ele vender muito mais do que ele já vende hoje, assim como grandes infoprodutores Do Brasil, como o Micha Menzes, Leandro Ladeira, o Ricardo de Carvalho, até mesmo o Thales Gomes lá do novo mercado. Então tu precisa se inscrever no Veturb e hospedar o teu vídeo de vendas lá no Veturb. Todas essas pessoas que eu falei já estão fazendo isso porque elas perceberam que
o Veturb de fato aumenta as vendas e dá ROY, ou seja, sem o Veturb eles iam fazer menos dinheiro do que com o Veturb. E para te ajudar nisso, eu vou te dar duas coisas, tá? A Primeira é 14 dias de graça para tu usar o Veturb como tu quiser. É só clicar aqui no link da descrição ou então escanear esse QR code aí que vai aparecer na tela. E também assim que tu fizer isso, tu vai poder solicitar lá no chat do Veturb análise do teu vídeo de vendas por um especialista do Veturb. Então
ele vai pegar, vai entrar no me call contigo e vai te dizer exatamente quais são as funções do Veturb que tu precisa ativar para que durante esses 14 Dias tu já comece a ganhar mais dinheiro e já comece a aumentar a tua conversão. E aí no final desses 14 dias, caso tu decida virar cliente, tudo que eles têm que fazer é pegar R$ 97 desse dinheiro a mais aí que o Veturb te deu e usar isso daí para pagar o próprio Veturb. Ou seja, tu não perde dinheiro algum, porque o próprio dinheiro que tu vai
ganhar no teste grátis aqui com a ferramenta, tu já vai usar para pagar a mensalidade do Veturb. Então tu não tem Risco nenhum, tu só tem a ganhar. Por isso que eu recomendo muito, tá? Que tu clique no link da descrição e vire cliente do Veturb ainda hoje. Beleza? Agora de volta pro podcast da Bela. Eh, e cara, depois do briefing, o que que tu faz daí? Qual que é o próximo próxima etapa aí no teu processo de escrita de COP? Depois do briefing aí no briefing já, só para terminar, é público mercado especialista, oferta
mecanismo único. Eu Já destrincho os CPLs, mais ou menos os bullets ali do que que eu vou falar em cada um, porque daí a gente já monta os nomes das aulas para também já começar o a parte do design e fazer as aulas no YouTube e tudo mais. Lançamento, né? É um rolê mesmo. É um processo gigante. Imagina. E aí no final eu começo a esboçar promessas paraa página e pro evento. E por fim ângulos de anúncios. Ah, ângulos de anúncio Também. Ângulos de anúncio também. Tudo isso vai no briefing. Sim. Porque daí quando eu
sento para conversar com a equipe, eu faço a equipe também me trazer ideias de ângulos de anúncios que a gente pode testar e tudo mais. E é muito legal porque sempre tem coisas para para adicionar ali de ideias pra gente fazer. Uhum. Depois disso é escrever as peças. Aí é pegar o que tem ali, fazer página de captura, anúncios, página de Obrigado, e-mail, mensagem, setup do grupo, tudo isso. Esse esses anúncios que tu faz, por um acaso, tu dá uma olhada, aliás, tu chega a definir também o formato que esses anúncios vão ser apresentados, por
exemplo, se vai ser caixinha de pergunta, se vai ser, sei lá, um formato de res editado. A gente faz geralmente 10, começa o lançamento com 10 vídeos, 10 estáticos e 10 carrosséis. Hum. Então, a Gente já tem uma base de que a gente vai precisar fazer isso. E aí vai muito de teste. Claro que a gente tem hã histórico, então sempre olho os lançamentos passados, o que que performou melhor, a gente vai reproduzir nesse próximo lançamento e aí depois a gente vai criando em cima disso, mas eu não deixo muito engessado. Essa ideia vai virar
um reals. Essa ideia vai virar vai meio que orgânico assim, porque como eu tenho, eu Achei muito legal, tu falou antes do o conteúdo e o tráfego pago. O tráfego pago é uma versão conteúdo impulsionado. Enfim, como eu já tenho uma base forte de conteúdo, porque eu faço meu conteúdo a desde 2018, eu produzo conteúdo porque antes eu tinha o Instagram literário, depois passei, enfim, eu já tenho essa base também, essa cancha. Uhum. Então o quê? Cancha é qual brat mesmo, hein, pessoal? Cancha. Os gaúchos. Cadê os gaúchos aí? Ouvi falar nisso aí. Essa Expertise.
Hum. Esse é [ __ ] Cancha é expertise, pô. Agora foi de muito muito frugal para muito. Caramba, não sabia disso. Tu sabia disso, Anderson? Cancha? Sabia? Ah, para. Mentira, viu? Ó, só tu que não sabia. Comenta aí quem já sabia que cancha é. Comenta aí. Sabe que é cancha? Coloca aí nos comentários aí para eu me sentir mais burro ainda. Mas cara, entendi. Saquei. Eh, de fato, né? Como tu já produz conteúdo, se tu Olhar lá o que tá funcionando bem no conteúdo, a tendência é aquilo ali funcionar bem no tráfego pago também, né?
Exato. Uhum. Cara, eh, na verdade, eu queria justamente falar sobre isso contigo, tá? Sobre esse tópico aí de conteúdo, porque eu achei muito interessante, tá? Como que tu tu faz o teu próprio conteúdo, né? tu mesmo e tu conseguiu crescer e e do nada ter relevância assim meio que sozinha, postando coisas ali no Instagram, tal, e Tu falou lá que quando tu fez o teu primeiro lançamento, tu tinha 5.000 seguidores, né? Sim. E agora tu tem 115.000, então tu ganhou 110.000 seguidores. E eu tô lá no Instagram também, tá? Só que eu não eu não
acho que eu não publico muito conteúdo não, tá? Volto meu fazer alguma coisa lá, mas eu tenho acho que 60.000 1000 seguidores por enquanto. No VTube. A gente a gente tá produzindo lá. A gente tá com quase 53.000, se eu não me engano. Então, Daqui a pouco o Vetube vai me passar, se Deus quiser, que daí eu quero que o Vetube seja, né, muito maior que eu. Mas e o o que que tu como que tu fez, cara, para crescer? Qual que é o segredo assim para tu crescer, para tu sera autoridade, as pessoas ficarem
engajando contigo e eventualmente tu vender alguma coisa para elas? A primeira coisa que eu penso sobre esse assunto de ser autoridade e tudo mais é que mais importante do que seguidor e Ser conhecido por muitas pessoas é que tu precisa ser conhecido pelas pessoas certas. Então, acima de eu ter 115.000 1000 seguidores. Eu tenho amizades hoje que são muito próximas de algumas das maiores pessoas do mercado. E não posso falar qual é o hack e o segredo exatamente, mas eu acho que existe um segredo muito forte para isso. Tá pronto para ouvir? Ih, meu Deus.
Vai. Tô. Tenha muito resultado. Toma. Pau, pau, pau. Mas é verdade. Tu não concorda? Sem sombra de dúvidas. Tenha resultado que o network vem. Cara, tubarão quer andar com tubarão. Pensa na Anita. Quantos fits a Anita fez nos últimos anos com pessoas que eram pequenas e explodiram da noite pro dia. Ela foi lá e falou: "Vamos fazer uma música junto". Anita é um tubarão do mercado. Então, por que que ela pega uma pessoa pequena que explodiu agora para fazer fit? Porque ela quer tá associada com todas as novas hits que tão rolando no mercado. E
aí a questão é se torne um hit, porque todo mundo vai querer se associar a ti. Uhum. Então essa minha trajetória, esse crescimento de conteúdo e de Claro, foi importante postar, a gente precisa postar coisas no feed para crescer. stories não vai te fazer crescer, tem que ter constância, tem que entender o que funciona, tem que tudo isso. Mas eu acredito que acima de ser Conhecida por várias pessoas e pensar que, ah, uma rede de 115.000 seguidores é bastante, não, beleza, é bastante, não tô desmerecendo isso, mas o mais importante é ser conhecido pelas pessoas
certas. E aí a minha rede de networking hoje é muito forte, porque eu fiz as conexões certas e porque essas pessoas quiseram se conectar comigo, porque eu era uma novidade no mercado, era um prodígio do mercado. Uhum. Então, quando a gente tem muito resultado, é Inevitável que os tubarões queiram se aliar à gente. É a mesma coisa que que eu fazia muito, um hackzinho, que talvez seja um pouco mais tangível. Sempre que eu entrava numa mentoria, eu entrava para ser a melhor pessoa da mentoria. Eu entrava para ser o aluno destaque. Eu não entrava para
ah, ah, deixa eu ver se esse método desse mentor funciona. Nunca entrei com esse mindset. Nunca entrei com o mindset de provar que o mentor tava errado. Tem gente que faz Isso, né? que entra nas mentorias já para dizer que não vai dar resultado de novo. Eu sempre entrei, eu vou ser a melhor aluna da classe, eu vou pegar esse método que a pessoa tá me ensinando, eu vou me matar para executar, para levar resultado para ela e prova social. Então eu comecei a virar prova social de todos os meus mentores, só que eu tinha
escolhido os maiores mentores do mercado. E aí através dessas provas eu fui criando amizades. Uhum. Então o resultado é a principal coisa. E aí, uma coisa que talvez seja secundária e talvez seja ruim falar isso, mas eu acredito muito que nem tudo é para todo mundo. Ó, lá vem. Vai, vamos lá. Ai, ai, vai, vamos, vamos. Começou. Nem tudo é para todo mundo. Tu concorda ou tu discorda? Se eu concordo ou se eu discordo, eu concordo. Se tu colocar desse jeito aí, dificilmente um anão vai jogar na NBA. Exatamente. É assim como dificilmente o Anderson
vai ganhar de mim no FIFA, né, Anderson? As pessoas já viram o rosto do Anderson? Já viram, Anderson? Graças a Deus, tá? Graças a Deus. O pessoal ainda não viu o rosto do Anderson. O maior segredo do segredo da escala é o rosto do Anderson. É, é tão bonito o rosto quanto o nome, né, Anderson? É verdade. Não tô brincando, pessoal. O Anderson é gente boa. O Anderson. Posso botar uma foto tu aqui na tela, Anderson? Não faz audiência não. Então não vai aparecer não. Ele só não quer pó, senão botava aí para vocês ver
como é que ele é. Mas ele ele é arrumadinho, né? Eu não creio não. Gente boa. Eu falei até que ele tinha estilo no começo do podcast. Ai sério? Tá, mas enfim, não é para todo mundo. Nem tudo é para todo mundo. Então assim, se tu não gosta de produzir conteúdo, se Tu não gosta de te expor, se tu não quer de jeito nenhum, eu não iria por esse caminho. Cara, encontra o caminho que faz sentido para ti. Sabe que eu que nem eu falei, tu não precisa ser conhecido por todo mundo para ficar rico,
tu não precisa ser conhecido por todo mundo para fazer dinheiro. E às vezes as pessoas elas se confundem no que elas realmente querem. Então, às vezes elas olham para um especialista e falam: "Tem gente que traz essa narrativa também no Mercado, né? Ah, só ganha dinheiro quem é especialista, só ganha dinheiro no marketing digital quem é especialista, não ganha dinheiro quem constrói um negócio." É, não é tipo assim, para de confundir as coisas, sabe? Aí a única forma de eu ganhar dinheiro é me tornando especialista. Aí o cara não gosta de conteúdo, não gosta de
falar na frente das câmeras, tem pavor de fazer stories, tem pavor de mostrar o dia. Ah, e vai seguir uma carreira. É, que nem eu odiar sangue e decidir ser médica. Sim, não tem pé nem cabeça. É, que bom que eu não sou especialista, pessoal, porque eu não gosto dessas coisas, não, tá? Que bom que Mas é por isso que tu não seguiu nesse caminho. É verdade. É, hoje tu é um porta-voz da marca Veturb, mas tu sabe que não vai ser para sempre. Não sei, eu gosto de fazer isso aqui. Eu me diverti nesse
podcast lá no almoço, Né? Eu acho legal. Aí pode ser que pode ser que eu gosto, tu vai escolher alguns convidados aí vai pegar mal, né? É, não, d ruim é não. Mas eu, mas eu acho legal o podcast, eu gosto, mas tipo ter a obrigação de fazer, sabe? É diferente. Aí é aqui eu faço porque, poxa, eu aprendo, entendeu? E daí eu gostei de conversar contigo, eu gosto de ver o Anderson aqui falar umas besteiras, mas ficar todo dia nessa função, tá louco, cara. Então, e a nossa vida é essa, é o dia inteiro,
todo dia, stories e conteúdo, isso, aquilo. Então, se tu realmente não for apaixonado por aquilo, vai desgastar e vai desgastar rápido. E aí, esse é o problema. As pessoas começam e param, começam e param, começam e param. Então, ó, legal, super explosão de 2023 para cá, que foi quando eu comecei a vender, realmente, assumi minha empresa e comecei a vender os produtos até agora. Mas isso não significa que foi só por Esse trabalho que a gente fez em dois anos. Sim, tem muito mais coisa por trás. Sim, sem dúvida. Sem dúvida. Mas assim, mas assim,
Bela, caso, tá, vamos assumir que não, beleza, pô, a pessoa ela gosta tal e ela quer fazer um negócio, ela quer crescer as redes sociais dela. Eh, o o que que tu diz que assim que é o o 8020 assim, os processos que a pessoa tem que fazer para ela crescer. Provavelmente tu deve ter, né, um Calendário de conteúdo, tu deve ter formatos de post, outros não tm, não sei. Ah, eu tô bem errada, tá? Ah, é, eu sim. É um gargalo para mim até hoje. Certo. Mas como é que tu dá certo então? Nem
eu sei. Zoeira. Não é porque eu sei que eu sou boa no que eu faço, entendeu? Eu eu sei o que fazer, só que não é o ideal fazer o que eu faço, até porque agora a eu fiz agora, né, uma, eu sou louca por Mentoria e consultoria e tudo e eu acredito real que mentoria e consultoria tem que ser um custo fixo da empresa. A gente sempre tem que ter um valor ali que se a gente precisar de alguma coisa, a gente vai poder encaixar nisso. E eu fiz uma mentoria de conteúdo e é
muito louco porque gente com quem pode falar? Sim, com a Amanda Roser. Amanda Roser é, ela é maravilhosa. Ela é mulher do Roser lá. Não, não tem nada a ver com ele. Ela foi da XP e da Empíicos. Olha. Uhum. E Ela e ela é especialista em conteúdo. Ela é especialista em construção de marca, mas muito voltado para conteúdo. Então ela que tocava as redes sociais lá da Empíricos, enfim, fazia toda essa parte de marketing. Uhum. E aí ela me perguntou, ela me perguntou, eu falei para ela, tá muito difícil para mim fazer linha editorial
e ficar com os posts planejados, porque eu sempre fui uma produtora de conteúdo de acordei, tô sentindo que eu preciso falar sobre isso E falo. Então, a minha produção de conteúdo sempre foi muito embasada nisso, sabe? Eu faço roteiro, eu sei fazer roteiro viral, tudo isso. Ah, é? B Sim. Bem legal. Top. Nossa. É do podcast aqui cara. Eu fiz um agora que já tá com mais de 16.000 curtidas e chegando em 1 milhão de views já. [ __ ] Orgânico. Orgânico. 100% orgânico. Ah, não. Daí é vou ter que fazer essa mentoria também com
essa Mulher aí, ó. Nick, ó. Fica ligado aí pra gente fazer essa mentoria aí também, tá? Pr gente conseguir criar. É. Nossa, que interessante. Vou até anotar isso aqui, cara. é mentoria de conteúdo. E aí eu consigo fazer, só que o que ela me falou foi o seguinte: tu tem que entender o que que tu quer ser agora, se tu quer ser continuar sendo bela especialista ou se tu quer ser uma empresa, porque se eu sou uma empresa, eu não posso deixar o conteúdo todo na Minha mão. Então agora eu tô tentando organizar, eu tô
num momento de empresa bem de Mas até carrossel assim, tu tu tu faz também, cara? faço tudo. Eu faço design, eu faço edição, [ __ ] Ah, então mas eu tô muito errada. Muito errada. É, não sei. Assim, depende, né? Eu não, eu não diria que tu tá errada. Por que que tu tá errada? Sabe que quem quem que é o jogador do certo e do errado? Em teoria, em teoria. Existe certo e Errado. É de, eu acho que existe moralmente. Eu acho que eu tô errada. Eu acho que eu tô errada porque eu não
sou a melhor pessoa em fazer essas duas coisas, mas tá dando certo, eu sou boa, eu sou boa em fazer COP, eu não sou boa em design e eu não sou boa em edição. E isso toma muito do meu tempo. É, daí não é, não tem, não dá, né? Tem que parar e refletir sobre o que vou fazer a partir desse ponto. É, eu não, eu não boto fé nisso aí não, tá? De tu fazer o design, Se eu tivesse que fazer a edição aqui do podcast, né, Anderson? Não existiria podcast, não. Ia sair um
episódio por ano? Não, nem ia sair não, jamais. Tá louco. Essas mãos aqui não vão tocar em editor de anúncio. Não sei fazer essas porras aí. Não quero aprender. Não, editor de vídeo. Sei fazer, é, não quero saber disso aí não, entendeu? Quem faz aí o Thagão e valeu Thagão. Valeu, Nicole, Sabrina, Davi, [ __ ] toda aí. É que que faz aí os conteúdos aí. Mas Cara, comigo o máximo que eu venho aqui é falar a besteira para vocês escutarem em casa, entendeu? E depois eles tem que ficar ainda cortando. Vamos cortar. Eu vou
falar, ó, vou no banheiro e vou, como a gente acabou de ir, tá, pessoal? Então, isso aqui é tudo manipulado, entendeu? Nada disso aqui é verdade. É tudo mentira. Isso aqui é o início do podcast, inclusive a gente falou tudo isso no início do podcast. É, exatamente. Entendeu? Isso aqui o Thagão Pegou e colou num outro negócio e daí fez esse negócio aí diferente. Pô, as mulheres vão me achar idiota, né? Qual será que vai ser o feedback das mulheres? Esse acho que esse é o episódio que tu tá mais consciente de ti. Tô de
julgamento, de olhando para baixo e ela vai ver o que eu tô pensando. Sim. É, exatamente. Exatamente. Tá vendo o nosso poder? Mulheres, nós somos manipulativas. Mulher, as mulheres do digital são fogo. Tem, tem muito essa essa conversa, né, de o que que é manipulação, que que é persuasão. É tudo manipulação. Eu eu sou uma cobra, uma víbora. Eu manipulo mesmo. Eh, quero nem saber. Mas, cara, é assim, ó. Beleza, independente, tá? Eu sei que, beleza, tem tu tem os teus desafios operacionais que, [ __ ] tu tá fazendo a edição que eu concordo contigo,
tá? Acho que isso daí acho que que sem querer ser arrogante, mas acho que tás viajando Assim, eu já deveria tipo delegar isso para ontem. É sim, des arrogante. No final a gente vai fazer aquele wrap up que tu vai me falar o que que eu tenho que fazer da minha empresa, na minha vida. É, não, mas eu não sei tanto. Tá, eu posso, eu bom, a primeira coisa é isso daí, tá? A primeira coisa até o Anderson ali, né, Anderson? Ah, não, o Anderson não faz mais, mas tinha o Ah, não, era o Lucas
que fazia. Não, não era o Lucas não. Ah, depois a gente pega o Ah, não. Anderson me indicou alguém que que fazia. Era o o Caio, só que ele não trabalha mais comigo, que ele atrasou os negócios lá, tal. Não, tá, a gente precisava de outros editores. Mas eu tenho seis editores, tá? Quê é, mano, para fazer operação rodar. Tu já viu a introdução desse podcast aqui? Não. Vê lá depois a da Helena lá para tu ver como é que é. Tu tu não falou que tu viu o podcast do Diary of Seo? Sim. Hum.
É, é igual, cara. O da F. É, a nossa Introdução é igual. Ah, eu vi. Eu acho que vocês botam uns cortezinhos no início com mais importante. É, olha só, cara. Se tu soubesse como que ia ficar a tua introdução, tá, nesse podcast aqui, ia ficar chocada. Tu ia falar assim: "Caralho, mano, tu ia ter vindo antes até no podcast, né? Só para pra gente fazer uma introdução dessa tua, tá? Mas enfim, vai ser histórica, vai, tu vai gostar. Mas assim, assumindo, tá assumindo que a gente já tem de fato e Uma pessoa que, pô,
ela quer fazer o conteúdo, ela não se importa de às vezes fazer como tu tá fazendo. Tu tu acredita que tem algum algum, sei lá, alguma coisa que ela deveria fazer mais, focar mais? Acho, acho. Eu gosto muito de pensar alinhar o conteúdo com as campanhas. Como assim? O que significa? Então, o que que significa isso? quer perguntar o que que significa isso. O que que significa isso? Significa que Se eu vou fazer um lançamento daqui a um, dois meses e já tá na minha no meu calendário fazer isso, nos próximas duas, três, quatro semanas
eu vou fazer muito conteúdo de atração. Que que é conteúdo de atração? Conteúdo um pouco mais topo de funil, conteúdo que vai apresentar uma oportunidade paraas pessoas, conteúdo que eu sei que vai viralizar, conteúdo para trazer mais pessoas pro meu perfil, para conscientizar mais pessoas sobre quem eu Sou. Uhum. Tá. Chegando mais perto do lançamento, eu preciso começar a elevar o nível de consciência dessas pessoas. mesma coisa que a gente faz numa COP, mas pensando em posts. Então, eu preciso começar a falar mais do problema, se é nesse nível que eu tô trabalhando. Eu preciso
começar a falar sobre soluções, eu preciso começar a criar mais conteúdo de conexão que não é tão topo, mas que vai fazer esse papel de conduzir a Pessoa mais para fundo do funil. E chegando perto do lançamento ou ali na semana do lançamento e na seguinte, muita prova. prova de eh depoimento depoimento, blá blá bl lá. Então a gente organiza a linha editorial muito com base nas campanhas, porque daí o conteúdo orgânico ele apoia as campanhas. Entendi. Então, se eu tenho aí, por exemplo, se e se eu rodo perpétuo, ah, eu vou fazer um conteúdo
orgânico de Venda, talvez uma vez a cada duas semanas para não ficar amassante, porque o rolê do conteúdo é tu pegar aquele gatilho da reciprocidade ali, de entregar pra pessoa em vez de só ficar pedindo, pedindo, pedindo. Uhum. E aí a pessoa vai ter que aperfeiçoar suas técnicas de COP, ela vai ter que aprender a fazer headlines, porque faz muita diferença. Ela vai ter que aprender a conduzir a pessoa no raciocínio dela. Então tudo isso, todas As técnicas que a gente já conhece vão entrar nos conteúdos, mas eu acredito que em em termos de estratégia,
esse é o mais importante. Tá começando agora, foca em conteúdo de atração. Uhum. que é conteúdo para tentar viralizar mesmo. Sim. E o Instagram ele tá, eu não sei se tu viu, mas mudou muita coisa esse início de ano e eles estão meio desesperados assim. Opa, desculpa aí. E treino. É, pessoal, é que em teoria era para eu est metendo o shape agora, então A conversa é tão interessante que eu estou aqui metendo shape intelectual aqui. Isso aí. Ah, desculpa. Mudou o Instagram. E várias coisas mudaram no Instagram e eles estão fazendo testes muito semelhantes
ao que o TikTok tem hoje. Eu tô viciada em TikTok, inclusive. Eu nunca pensei que eu fosse falar isso porque eu não consumia. Hoje em dia eu passo mais tempo no TikTok do que no Instagram. Meu Deus, nem vou baixar Ainda então esse negócio, juro. E é muito louco. Eu tô tentando, eu consegui já viralizar dois vídeos lá no TikTok. Então eu tô tentando entender ainda qual que é o que viralizar assim para ti, cara? pegar 500.000 views, 1 milhão, 2 milhões de views. Eu tô no TikTok com 50.000 seguidores e 400.000 likes, [ __
] Que tipo, no Instagram seria uma coisa absurda, mas no TikTok não é. Ô, para mim o viralizar e ter tipo 20.000 views. Aí deu bom no não, mas aí Não é viralizar, ter dado bom. Ah, não. Eu acho que no Instagram a partir de 80, 100.000 já, dependendo do tamanho da tua audiência, pra tua audiência se tu pega 80, 100.000 é viralizar. É, Nick, estamos fraco, viu? Ó, bora aqui, ó, meter o louco nesse conteúdo aí. A gente precisa, a gente posta muito, a gente tem 1000 posts. Vocês estão precisando de um uns convidados
mais polêmicos. É verdade. É, tem que trazer Os cara muito doido aí, falar umas coisas muito maluca, tem que trazer os cara da terra plana, entendeu? Esse é o maior mais difícil, né? O alinhar marca, conção de marca com performance, porque tem coisas que tu não pode falar para não estragar a marca. Sim, sim, sem dúvida, sem dúvida. Mas então seria isso que eu faria. Eu focaria muito em atração e aí agora o Instagram tá pegando algumas coisas, porque assim, ó, no TikTok não interessa quantos Seguidores tu tem. Cada vídeo vai ser julgado na sua
performance única. Então, tu pode ter um vídeo que ontem viralizou e bateu, sei lá, 500.000 views e hoje tu postar um vídeo, ele pegar 100 views. Uhum. Porque o algoritmo do TikTok, primeiro ele prioriza a página para você, né, for, que é baseado no que tu consome e não os teus seguidores, não quem tu segue. Então, as pessoas navegam muito mais na página do For you do que quem Ela segue. E ele faz, pega uma amostragem de pessoas, vê se aquele vídeo é relevante, se for, ele estoura, se não for, por exemplo, para viralizar no
Instagram, eu já sei se eu vou viralizar nos primeiros 30 minutos. Ah, é. No TikTok eu só sei depois de dois dias. Ah, é? Aham. Ah, o crescimento é mais devagar, tá? E se eu te mostrar um Instagram do Vet, sabe me dizer se alguma coisa vai dar bom ou Eu consigo ter uma ideia, consigo ter uma ideia de Do que precisa melhorar. Eu tava indo lá em views ali, né? Eu sou bom em conteúdo. É, então não, sem dúvida que tu é, entendeu? Olha, tu faz tudo, tu faz tudo, entendeu? Faz até no, faz
a [ __ ] toda. Eu sou eu sou pior do que como que era aquele cara que tinha 13 empregos. Eu tô com 20 empregos hoje. E o que que tu achou desse conteúdo aqui? Ai, tá que vergonha. Tá, dá uma olhada aí, ó. Ver se tem Conteúdo aí, ver o que que tu acha dele. Fala a verdade, tá? É uma prova do YouTube. Então esse conteúdo aqui, ele é um conteúdo super fundo. É, ele não é um conteúdo topo, não. Ele pode ser topo. Pode se tu clicar em não seguidores, se não deixar ele
com cara de prova social. Ah, é? Entendeu? Mas é mas tu acha que assim é ruim? Não. Mas por que que ele não teria que ter cara? Em teoria para ter cara mesmo? Depende. Então não é que é um Conteúdo ruim, tu tem que saber qual que é o objetivo do conteúdo. Eu quero que as pessoas assinem um veturb, daí se elas lerem isso aí, um depoimento de um cara. Perfeito. Então esse é um conteúdo que tu vai usar para elas tocarem no link. Então tu vai olhar para esse aqui do perfil, se elas entraram
no perfil e se elas tocaram no link. Uma pessoa tocou no link. Ah, é? Mas que link que é o link da Bill? Deixa eu ver qual foi a mandar teste, tá? Então vamos ver os Comentários. Cinco comentários. Não. Ah, então não performou da forma que tu gostaria. Performou, [ __ ] Não sei. Acho que não. É difícil fazer esse conteúdo, tá, cara? Porque, tipo, tem que fazer o cliente testar, tem que fazer ele fazer o teste AB, trazer o resultado. É todo um rolê. Eu sei, eu imagino. Mas esse conteúdo ele pode viralizar, só
que tu precisa trazer uma nova linguagem para ele. Hum. Porque assim tá com muita cara de venda. Foi assim que o Veturb aumentou a conversão do Lucas em 53 com apenas um gif. Cara, primeiro, o que que é 53,08%? O que que isso representa? É uma pergunta. É, você não sabe quanto que deu? Enfim, mas assim, deve ser um, não sei quanto é que ele fatura, mas daria para para transformar em dinheiro. Sim. Então tem que pensar que a galera que tá na rede social, sabe, tipo, não tá como assim? Sei lá, 53,08%. A galera,
ela não tá consciente disso, não. Ela não tá não dá bola para isso, pensando tanto nisso, talvez. E aí pensar, porque assim, ó, qual que é a questão, tá? Hum. Eu sei que, putz, esse é um conteúdo super segmentado para quem é teu cliente. Sim. Só que se tu não viralizar e conversar numa linguagem mais simples que pessoas que não são clientes engajem também, tu não vai chegar na pessoa que tu quer. Uhum. Então esse é o jogo da rede social que é mais um pouco mais difícil que o anúncio. Tu precisa fazer uma coisa
ampla ou suficiente para não pegar só uma parcela de pequena de pessoas para fazer isso girar mais na rede social, mas segmentado o suficiente para não atrair gente idiota. Uhum. Então isso é o desafio, entende? Mas tem vários testes que daria para fazer, readaptando esse conteúdo, daria para fazer resumato mais orgânico que tem funcionado muito. Ah, é? Aham. Tá. E daí depois do podcast me manda. Pode ser. Mando. Tá. Obrigado. Deus te abençoe. Ainda bota Deus no meio, né? É, boto mesmo. É, mas assim, cara, esse conteúdo aqui que tu que tu falou, tá? É,
é que assim, antes eu fazia conteúdo, que é os os res de podcast, tá? Coloca aí na tela aí, pessoal, Thagão, pro pessoal entender até que tu que faz nessas [ __ ] desses rios aí. Coloca aí, ó. Eh, então aparece uns reals, tá? Depois aparece Meme. Esse meme aqui tu ia gostar, ó. Como assim? A gente faz meme, ó. Olha esse meme do copywriter, viu? Meus amigos pensam que eu faço. É, coloca aí, Thagão, na tela aí. Vai passando aí. Eu não achei muito legal, tá? Mas o pessoal compartilhou para [ __ ] Não,
mas a galera se identificou. É, o pessoal compartilhou, o pessoal gostou. Foi um conteúdo outlier na no perfil de vocês. Ah, é sim, viu? Mas é que esse aqui assim, ó, vem um cara aqui nesse Podcast, tá? Que é o Léo Tabari, não sei se conhece ele, tá? O do C1, C2, C3, essa [ __ ] aí. É, tá. Vai aparecer aqui, pessoal, o podcast do Léta, Léo Tabari, aliás, mulherada, né, que vai, provavelmente, aliás, todo mundo aí, tá? Não só as mulheres, todo mundo. E daí ele falou desse negócio dos Cí, C1, C, não
sei o quê. Aí eu fiz o podcast com ele, falei: "Ah, legal, vou aplicar". Daí eu comprei o curso dele, olha que legal, tá? Eu eu chamo o convidado para Cá do Veturb, dou tudo pago pro cara, hotel, [ __ ] toda, e ainda compro o curso do cara, entendeu? Tipo, o cara ganha din, né, Anderson? Cara, é muito R positivo aí no VURB, o cara ganha audiência, a [ __ ] toda e ainda vende o curso para mim, mano. Tá louco. Daí eu comprei o curso dele, a gente tava aplicando, ele fala para fazer
meme, daí a gente for fazer. E aí vocês também Olha, hã, é que assim, ó, o que que tu tem que entender do Conteúdo? Conte-me. O conteúdo, ele tem que ter um objetivo dentro da tua, do teu calendário. Então assim, qual é o objetivo do meme? Qual era o objetivo que tu acha que vocês tinham ali? Esse objetivo é mais alcance mesmo. Alcance, ganhar seguidor. É, vocês ganharam cinco seguidores. Ah, é? Sim. Não, então fodeu. É isso mesmo. Como é que tu sabe disso? Porque tá ali nas métricas. Ah, é, Eu não sei ver isso.
Bom, então é muito fácil a gente ficar cego pro que realmente é importante no conteúdo. Ah, tá escrito aqui follows. É verdade. É, pessoal. Então, ô Nick, olha só, cara, o nosso conteúdo outline, ele teu cinco seguidores pra gente, entendeu? É, tá fraco o negócio, pô. E foi compartilhado, tá? Foi compartilhado o negócio. Então, mas é que daí esse que é o rolê, entendeu? É legal fazer meme, É só que o meme ele tem que tá dentro de um objetivo e ele tem que criar alguma ligação com a tua marca para que eles continuem te
consumindo. Porque se o copywritter, tá, ele viu lá, daí talvez ele tenha entrado no perfil do Veturbo, talvez ele nem tenha entrado, porque ele só viu o meme e deu. Ele não interagiu suficiente para vocês converterem ele para seguidor. Uhum. Então isso que tem que ser pensado, Sabe? Qual que é o objetivo desse post? Qual que é a métrica que a gente vai escolher para ver se esse post deu certo ou não? Putz, a gente vai fazer cinco posts na semana para ganhar seguidor. Então, cara, essa semana vai fazer, vai testar formatos. Se não der
certo, semana que vem, vamos trocar. E aí, qual é o grande pulo do gato do conteúdo? Qual que é? Não sei. Obviamente, como tu acabou de ver, a gente ainda não sabe direito. O que que tu faria no Na COP se tu fizesse uma COP que não desse certo? Depende, depende do que aconteceu ali com ela. Mas se tu tivesse completamente no escuro, como assim? Se eu não soubesse nada de nada, não soubesse nada do Se não tivesse ideia o que que não deu certo, que que tu faria? Mas como é que eu vou saber
que não deu certo? Então se não não, tipo assim, tu sabe que não deu certo, mas as métricas estão tão zoadas que tu não sabe por Onde começar. Que que tu faria para escrever uma próxima? Ah, tá no teu processo já. Isso. Eu sei. É, tu vai falar que é para olhar, olhar o controle que tá funcionando, né? Exato. É, eu tô ligado. É, tem os os moleques, né, que eles criam o Instagram lá que é que não tem que eles seguí seguem todas as pessoas do marketing digital e tal e fica olhando a página
explorar ali para ver qual conteúdo tá sendo entregue e daí eles meio que Copiam. Cara, mas mas é que não é isso, é a modelagem mesmo, sabe? É tu entender. Então, primeiro conteúdos gringos. Eu gosto de olhar conteúdo lá de fora, o que que tá performando lá. Tem, com certeza tem conteúdos que o Alex Ormose faz que vocês poderiam reproduzir. A gente roubou dele a as citações lá. Roubamos mesmo. Quero nem saber. Agora a gente tem a gente tem as citações. Roubou dele as citações. Então, mas é que daí na Estratégia dele, as citações, ele
é muito autoridade para fazer citação, entendeu? É, sabe que vocês são muito autoridade para fazer citação. Mas lógico, mas é brabo, cara. Confia na gente. Você são brabo, mas assim, confia em nós. Por exemplo, o Joel J, ele faz muita citação. Hum. Só que assim, ele é o Joel J. É um peso diferente, cara. Mas nós é o Veturb, mano. Confia. Nós é o Veturb, rapaz. Segura Nós. Não tô brincando. Mas é, eu eu eu não sei, tá? É assim, ó. A minha ideia era que, cara, a gente vai fazer conteúdo e a gente vai
daí crescer. Só que o conteúdo ele é um investimento em marca pra gente ser conhecido. Não é a principal maneira de a gente adquirir clientes. Isso foi a minha ideia. Sim. Mas sabe o que que o teu editor de podcast tinha que fazer? O teu editor de res de podcast. Fala para ele aí. Ele tá tá vendo isso aqui. Thaagão, desculpa Por te dar trabalho, tá? poder feminino. Ele tem que ficar viciado em assistir corte de podcast que viralizou e começar a quebrar o que que aconteceu ali. Então, olha esse esse corte. Tem uma mulher
agora no TikTok que ela tá tão bombada, mas tão bombada, e ela só posta corte de podcast. Ela chama Mel Robbins. Ah, Mel Robbins. Conhece? Ela não é atriz. Ah, não, não. Ela é não. Ela tem que for produto lá de desenvolvimento pessoal, né? pessoal, ela tá bombadaça e As pessoas só falam sobre ela. Então, eu preciso estudar como que ela faz corte de podcast, o que que ela prioriza colocar no início, o que que ela vai colocando no meio, sabe? Uhum. Sim, sem dúvida. É, cara, sei lá, é, é complicado. A gente no, no
nosso conteúdo, a gente tem o podcast que a gente produz, daí o podcast a gente alimenta o YouTube com podcast esse aqui, né? Aí disso a gente cria um monte de resol Da gente joga nas redes sociais e até então era isso que a gente fazia e e carrosséis do Veturb volta e meia quando lança uma função nova do Veturb, põe lá um real fone da função e daí agora a gente tá com essa parada dos depoimentos dos clientes, entendeu? O cliente ele usa o Veturb, faz teste AB e cara, a gente tem depoimentos muito
bons, tá? Depoiment surreal, tipo de dobrar a conversão. Vocês têm um destaque só de depoimentos? Não, ali a gente começou Com essa parada. Isso é legal ter, tá? Porque as pessoas olham muito, é deixar nos destaqu um destaque só resultados. Uhum. E aí vocês vão começar a criar vários destaques. Resultado, resultado, resultado. Quando a pessoa entrar vai ter tipo assim, resultado, resultado, porque no final o que o cara quer é resultado. Uhum. Ah, é verdade. É destaque resultados. Hein? Boa. Já vou falar para Nicole aqui. Só os rockzinhos do conteúdo. Destaques de Nome resultado. Então
eu acredito que qual que é a dificuldade? Lembra aquilo que tu falou? Que que tu falou? Era what what works? Hum. What's working now? Que tá falando? What's working now? Cara, para conteúdo todo dia o negócio muda. É muito dinâmico. Por isso que eu digo que o copywritter que faz conteúdo não é o mesmo que escreve campanha. Claro que não. Definitivamente não é. A cabeça é diferente, o gosto é diferente, a forma De escrever é diferente, porque o cara que faz campanha, ele vaiir num assunto, ele vai ficar assim remoendo um assunto. O cara que
faz conteúdo, ele tem que ser rápido, ele tem que ser dinâmico, ele tem que ser ligado nas trends, ele tem que ser ligado no que tá rolando. Então não tem como mesmo copywriter desempenhar muito bem em conteúdo e em campanha. São praticamente dois cérebros diferentes. Que interessante isso, né, cara? Isso é verdade. Isso é muito Interessante e é 100% verdade. Show de bola. Por isso que na formação de copywritters a gente faz, a gente tem a fase um, a fase dois. A fase um é mais parte técnica deles saírem escrevendo e-mails e peças menores. Fase
dois, peças maiores, VSLs. Até tem uma aula tua lá de VSL. Tem, tem uma aula minha, viu pessoal? Vocês acham que a gente é pouca coisa? Estamos lá no FDC. Toma. E aí a gente fez especializações, Especialização em conteúdo ou especialização em campanha. E o que que eles mais me perguntam? Posso fazer as duas? Não tem foco, entendeu? Uhum. Aí é difícil de ajudar. Cara, tu fez uma especialização? Fizemos. Caramba, cara, que chique. A gente fez. Parabéns. Show de bola. É muito legal porque daí a pessoa ela se encaminha mais para uma linha que ela
vai seguir, porque é difícil pra caramba tu fazer conteúdo e Campanha. Eh, dois rolês assim muito diferentes. É, tem tem coisas similares, mas acho que 8020 é diferente, como tu falou, né? Tem que ser muito rápido para pegar as possíveis trends que estão funcionando para poder usar. Eu sou o cara da campanha. E tem que gostar de consumir conteúdo também. Tu consome conteúdo, tu consome podcast, né, que é o que tu faz. Eu não consumo esse conteúdo topo de funil aí. Aliás, mentira. Mentira, néon? Consumo sim. Ah, tu vê uns res lá dos caras fazendo
a barba daquele visagista lá do antes e depois. Duas horinhas de Rels ao acordar e duas horinhas de Rels antes de dormir, né, Anderson? Acordou duas horinhas de RS ali para se atualizar. E o pior é que ele tava lançando a cabeça que sim, esse que é o pior. É. E a gente vai dormir mais duas horinhas de whel só para ver o que tá, para dar umas risadinha, mandar pros amigos ali os negocinhos. Vai Mudar, juro. Cara, mas nem [ __ ] que eu vou baixar o TikTok. Não gosto de TikTok. A China vai
destruir o mundo, pessoal. Ah, entendi. Entendi. A China tá pegando os de vocês aí, ó. Vão acabar com a mente de vocês. Não tô brincando. Ai, ai. Quer dizer, é verdade. O melhor é os Estados Unidos banindo TikTok. A galera tipo, eu não tô nem aí se a China pegar meus dados. É, eles não querem nem saber, cara. O povo tá pouco se [ __ ] Mas eu eu eu é que cara, nossa, ô Anderson, se esse podcast aqui não fosse de marketing, mano, aí a gente ia ganhar dinheiro, porque eu ia falar tanta merda
aqui, cara. Eu ia falar a teoria da conspiração que eu acredito, cara. Nossa, daí o negócio ia quebrar. A terra é plena, tá, pessoal? Não, brincadeira, brincadeira, brincadeira. Vai, essa daí é a mais hardcore, eu acho. Essa é doida. Essa é doida. Mas cara, eh, acho que o homem foi pra lua. Claro, Tem gente. Tu acha que não? Tu viu aquele filme Como vender a lua? Não. É um filme bem recente agora que saiu no Apple TV que ele fala que não, que ninguém foi pra lua. Não, eles contam a história de como foi feito
o marketing da época que o homem foi pra lua. Hum. É bem legal. Tem umas coisas que são ficção, né? Uhum. Mas é bem legal assim. Como vender a lua? Eu acho que é esse o nome, se não for depois. Mas é com Scarlet o Hansing e o Tenin Teto. Hum. Só gente bonita, então. Só gente bonita, sim. Top. Que claramente não é não representa quem realmente aconteceu na época, que é uma história, é baseado numa história real, mas não é tudo real, né? Sim. Não, maravilha. Mas cara, eh, não, show de bola, Bela. E
daí é assim, ó. Eh, tu dirias que, como tu falou, né? Tu faz toda essa parte de de tu fazer o conteúdo ali e tal, tu editar, etc. Eh, se fosse pra pessoa focar em um tipo De conteúdo, tu acha que que existe isso? Tipo assim, ah, esse tipo de conteúdo aqui se fosse para tu fazer é um formato? Não, eu acho que ela tem que ter uma variedade, tem que usar todos os conteúdos. Teve uma época que o Reels estava desempenhando melhor no Instagram, hoje o carrossel já voltou com tudo. Ah, que merda, mano.
Porque eu vi um, eu fiz um carrossel e falei: "Caralho, esse carrossel tá brabo, a gente pegou 15.000 views." Não, ele Mandou bem. Só que eu falei: "Pô, esse carrocel tá melhor que reals". Então a gente já fez um carrossel muito bom, mas agora tu acabou de me falar que na real, tipo, [ __ ] o carrossel ele ele entrega ainda, né? Sim. É, eu achei que ele tava meio zoado. Não, todos os formatos se entregam bem. Eu eu sei que às vezes a gente sofre também um pouco com essa coisa de algoritmo e tal,
mas cara, leve uma coisa como lei. Se o post flopou, não foi por causa do algoritmo, Foi por algum erro que aconteceu ali de cop, de assunto de interesse pro pra persona, de forma que foi exibido o post. Mas assim, eu aceito fazer posts que flopam. Por quê? Porque tem posts que são importantes de de estar na linha editorial. Esse post da conversão, por exemplo, do depoimento, é um post importante. Toma. É um post muito importante. Só que alguma coisa falhou que as pessoas não clicaram no link ou não mandaram teste ali. É que todo
Mundo, é que o Veturb já tem todos os clientes do Brasil, entendeu? Aí, tipo, por a gente não tem mais para onde crescer, não tem o que fazer. Não tô brincando, pessoal. Pessoal, ó, a gente 99% é brincadeira. É, é assim, gente, vocês vão lá no Instagram do Veturb, escreve teste lá, entendeu? Só para eu depois mandar pra Bela aí, para ela não ficar falando que o nosso conteúdo é zoado. É, coloca lá. Vamos, vamos provar que ela tá errada. Mas eu falo para ti Assim, a real que é muito mais difícil produzir conteúdo para
um perfil de empresa do que para um perfil de pessoas. Tanto é que se tu vai ver, bom, hoje o perfil do G4 já é gigantesco, né? o organicamente assim G4 mesmo. Mas até onde eu sei, na época que aconteceu o cancelamento lá do Thales, praticamente 60% dos leads que eles recebiam mensalmente vinha do perfil dele. Hum. Era uma porcentagem muito grande que vinha do perfil dele, porque Lá no perfil dele ele consegue se posicionar mais, ele consegue levantar a bandeira, que isso é forte de lançamento e é forte de conteúdo. Ele tem um inimigo
em comum muito forte, ele traz isso o tempo inteiro à tona. Hum. Por exemplo, ele tá usando agora muitas coisas que estão acontecendo no mundo para vender as coisas do G4. Então ele falou: "O Brasil tá uma merda, vai piorar muito. Quem consegue sobreviver em épocas de crise é quem sabe fazer Gestão, vem pro G4. Ele usa muito bem time. Sim, interessante isso, cara. Eu fiquei pensando, será que eu deveria postar mais conteúdo, então eu e o João para vender o Vetorb? É possível, pessoal, mas falta uma coisa que é só se tu começar a
falar das teorias da conspiração. Não, daí não, daí eu tô [ __ ] Aí o cancelamento do do Tales vai ser pouco, entendeu? comparado ao meu, os caras vão me destruir. Mas cara, Queria te agradecer então por essa grande aula de conteúdo aí, de cop, de tudo, tudo que a gente falou, podcast bem extenso e tu nem acreditou, né, que era 3 horas, não acreditasse, né? Eu falei para ti, entendeu? Eu não nem sabia se eu ti podia marcar coisa depois, eu deixei em aberto. Pensei assim, vai deixar lá até 7 da noite, é, a
princípio estamos pode estar liberada daqui a pouco, entendeu? Mas eu queria te agradecer, tá, pelo teu tempo, por tu Ter vindo aqui, pelas risadas também. Tá uma pessoa bem legal, pelo público aí das mulheres. Então, força mulheres, tamo junto. Eh, sei lá, tipo, boa sorte para vocês também. Usem VTURB se vocês gostarem, né? Se não gostarem, tudo bem daí, não usem. Eh, e cara, ah, é muito importante. Se tu quer nos agradecer aqui, agradecer eu ou agradecer a Bela, tá? Ou sei lá, só fazer uma boa ação aí, eh, compartilha isso aqui, cara. pega isso
aqui, manda para alguém aí que que Tu acredita que pode se beneficiar desse podcast aqui, manda lá que daí vai ser interessante e a pessoal vai conhecer o Veturb, vai conhecer o podcast, a gente vai crescer, a gente vai conseguir trazer pessoas que eh são maiores aqui pro podcast e aí todo mundo ganha, entendeu? Tu ganha conteúdo também, a gente ganha e dá uma coisa boa. Eh, e Bela, eu queria, cara, te dar eh a última palavra do podcast para tu poder falar qualquer coisa aí para pras Mulheres aí, os homens aí que estão vendo
a gente também. E aí tu tens, tu tens livre, pode falar o que tu quiser, pode xingar eles, pode mandar os eles fazerem alguma coisa, pode falar, sei lá, elogiar alguma lição. Tem gente que fala de Deus, tem, né, Anderson? Cada um fala alguma coisa. Então fala alguma coisa aí que tu acha legal, se é que tu quer falar, né? Se não quiser, só encerra o podcast. Que ela vai falar julgamente. Agora deu, Deu, deu branco? Não, branco não. Mas tô pensando que que pode ser mais útil pras pessoas. Vou deixar então a minha visão
final de COP. Boa. Gostei. Vamos voltar pro assunto, né, do podcast. Ah, eu vejo que muitas vezes as pessoas tentam setorizar demais as coisas e encaixar cada área no seu lugar. e tá tudo bem fazer isso, mas para mim COP é uma coisa Que todas as áreas da empresa precisariam conhecer, não na profundidade que um copywritter conhece, mas pelo menos dominar os fundamentos e as técnicas de COP, porque COP tá em absolutamente tudo. Então, a gente não pode pensar em COP como uma coisa só da área de marketing. A gente precisa pensar em COP em
produto. A gente precisa pensar em COP, em RH, a gente precisa pensar em COP em absolutamente tudo. A gente sabe que é um trabalho de Vender pro nosso cliente, é um trabalho de vender pro nosso funcionário, é um trabalho de vender para todo mundo que faz parte da nossa empresa e do nosso ecossistema. E por isso eu acho que COP é uma coisa que tem que tá na cultura da empresa, que tem que tá na raiz assim, e ela só vai est na raiz se o dono souber e se envolver também com isso. Então, meu
recado final é: cópia tudo, tudo é cop e traga copy pra tua vida, porque com certeza vai ser transformada Completamente. Boa, maravilha. E pessoal, quem quiser aprender COP, tá? Apesar de ser o recado final, na realmente tem mais um recado que eu esqueci. Mas quem quiser aprender copy, a Bela tem o FDC, que é formação de copyright copywritters. E daí caso você queira ir se inscrever, isso tá aberto, não tá fechado, tem a lista de espera, como é que é? Fechado. É, então não tem choro, não tem. Vocês vão ter que ir lá no perfil
lá se inscrever na Lista de espera. Acompanhe o perfil que muitas coisas legais vindo. Bo. Qual que é o teu Instagram mesmo? Bela Francisquini. Pessoal, Bela Franciskin vai aparecer aqui na tela, tá? O Instagram da Bela. Então, o que que tu vai fazer? Vai digitar aí no no teu Instagram aí, ó. Bela Francisquini. É difícil a parte de Francisquini lá, tá? Tem um S, um CH, eu acho, umas coisas assim. Ah, vai digitar Bela Fran e vai aparecer. É, exatamente. Tu digita Bela Fran e vai dar tudo certo, entendeu? Eu confio na tua capacidade aí.
Então, cara, faz isso daí, digita lá, segue a Bela e aí tu manda um DM e fala assim: "Cara, eu vim do podcast do Veturb e tal, gostei muito lá, o pessoal é engraçado e enfim, aprendi a coisa X, a coisa Y, a coisa Z, só para ela ver que o podcast serve para alguma coisa, né, pessoal? Não é só para vir aqui e falar besteira, mas também é bom ali para para ajudar a crescer ali o perfil dela Também. Então, cara, faz isso daí, tá? Segue lá, Bela, lá no Instagram e se tu gostou
do podcast, compartilha com alguém. E, cara, é isso aí. Então, um grande abraço e valeu. Obrigada. Cara, muito obrigado aí por ter assistido aqui mais um episódio do Segredo da Escala. Se tu gostou do episódio, não se esquece, tá, de curtir aqui esse episódio, de se inscrever no canal do Veturb para tu receber aí mais episódios aí na tua caixa de entrada. Isso é muito importante pra gente. E se tu fizer isso, eu te garanto, tá, que eu vou trazer os melhores convidados aqui para passar conteúdo para ti, beleza? E se você tá procurando aí
mais episódios aí para assistir, cara, eu vou deixar dois episódios aqui, tá? Em algum lugar aqui da tela aqui do segredo da escala para tu ver. Então, clica ali, vê eles, tá? Assiste também, vale a pena. Grande abraço e até mais.