Mas ô Léo, uma assim, uma dúvida que eu tenho, por exemplo, o a gente aqui tá, o que a gente tá querendo dizer e o que você principalmente tá querendo dizer é o seguinte, que nós temos aí, né, que ser liberais, que o capitalismo favorece a economia, etc. Mas o José Cobori teve aqui com a gente, aliás, muito inteligente, eh, e ele falou o seguinte, que ele é a favor do estado, coordenar, ele até citou a China como exemplo. Ele tá ganhando dinheiro do estado, não?
Então é, é, aí é assim, nós aqui, quem tá ganhando, por exemplo, salário de 50. 000 aí do estado é a favor do estado, né? E aí não, e aí eu queria saber sua opinião porque assim, que que você acha sobre essa fala, não só José Cobora, entre outros que falam isso, a gente tá falando nele porque ele veio aqui falar disso, sim.
Eh, e falar que é favorável o o o Estado ter domínio, né? Ou ele acha que o estado se bem trabalhado, pode deixar o país a indústria mais forte. É isso que ele falou.
O que que acontece, por exemplo, vamos falar da BID, certo? Ele cita que a indústria de carros elétricos na China é muito forte, até porque o governo ajuda muito, subsidia muito também dentro ali do país e protege e de certa forma as indústrias locais, né? Então por isso que você tem uma indústria hoje na China muito forte.
Ele disse que o estado se tiver fazendo o a função certa e e e você se você tiver mais estado dentro de um país, que isso pode ser benéfico pra indústria. E por isso que a nossa indústria aqui no Brasil é tão fraca. Adorei esse esse esse essa questão da da China ser forte e tal, não sei o quê, porque a gente consegue enganar as pessoas inclusive com dados reais, com fatos, né?
Chama Sofisma isso aí, né? Eu lembro também de um vídeo que eu vi um cara falando como a China sempre foi rica. Falei: "Cara, esse cara nunca viu, o cara nunca chegou perto de um livro que falasse sobre a China, né?
" E aí o cara para provar que a China sempre foi rica, ele fala assim: "A China, por exemplo, em em 1830, o PIB da China era 20 vezes o dos Estados Unidos. Vocês acham que isso é eu falar que o PIB da China é 20 vezes o dos Estados Unidos? Você acha que isso é um dado que aponta a riqueza da China para vocês?
20 vezes o PIB. É, sim, né? Parece que sim.
Parece que sim, pô. 20 vezes o PIB da dos Estados Unidos é um país riquíssimo dos. Então vamos lá, só que vou falar de novo o que eu falei e foi o que ele falou.
Em 1830, o PIB da China era 20 vezes o PIB dos Estados Unidos. 1830 não fazia 50 anos que o Estados Unidos tinha se libertado da Inglaterra. O país não tinha 50 anos de idade.
Não tinha 50 anos de idade. Em 1830, a população da China era de mais ou menos 400. 000 pessoas.
A dos Estados de 400 milhões de pessoas. Dos Estados Unidos 10 milhões. A população da China era 40 vezes o dos Estados Unidos e mesmo assim o PIB era só 20 vezes maior do que um país que acabou de nascer.
Agora eu pergunto de novo, esses dados indicam riqueza ou pobreza da China? Pobreza. Tá vendo quando você você entende o contexto todo, né?
Faz total diferença. Então, entre aspas, pelo que eu entendi que você tá querendo dizer, é que o estado, mesmo com aquela com a questão do estado tá ajudando as empresas no sentido de tá eh, vamos dizer assim, eh, eu não tô protegendo, etc. , não significa que o que aquele país tá indo bem.
Vamos lá. Isso vamos lá. Não, não necessariamente.
Mas, por exemplo, a China tá, desculpa minha pergunta se eu não consegui me estabelecer. A China, por exemplo, tá mais pr tá cheio de chega, aliás, chega eh navios aqui cheio de BID aqui, né? Eh, a China tá mais próximo do Japão ou do Brasil?
Do Japão, sem dúvida. Por que que as vendas lá de carros elétricos, não só BID, de carros elétricos, é 2,5% das vendas de carros novos dos nossos na China, na no Japão. No Japão, a a venda de carros elétricos é 2,5% das vendas de carros novos.
Diferente da Noruega que chega a 94% das vendas de carros novos na China, no Japão é 2,5%. Por quê? Os japoneses viram alguma coisa desse carro elétrico aí que a gente não tá vendo.
Eu acho que os japoneses são um pouquinho mais inteligentes que a gente. Sem dúvida. Lá a média de Q é 105, não é 83.
Sem dúvidas, né? Então, lógico, você tem uma uma forçação de barra, né? Para você vender isso aí.
Eu não sou. O pessoal fala direto isso. Ah, o Léo é anarcocapitalista.
Não sou. Ah, o Léo é libertário. Não sou.
Léo. Que que você falou? Outra aí também.
Bom, vocêidão, um monte de adjetivo. Eu falo assim: "Eu sou o Leonardo Calquio, eu não me coloco em caixinhas. " Ah, eu o estado no Brasil ele é absurdamente grande.
Ele tá em áreas que não deveria est. O estado aqui paga paraa índio fazer dança da chuva para não chover em dia de evento esportivo. Ah, que loucura.
É, paga para um instituto que chama Instituto Cobra Coral lá em Guarulhos. Só descobrir porque tá lá em Guarulhes. Eu acho que não paga mais hoje, mas pagou durante muitos anos o governo do PSDB, tá?
Então nós temos um governo extremamente inchado que a gente precisa diminuir. Ah, você quer o estado ou você quer a iniciativa privada? Eu quero a eficiência.
Se o Estado for mais eficiente do que a iniciativa privada, deixa o estado. Se a iniciativa privada for mais eficiente, deixa a iniciativa privada. O que que vocês conhecem do estado no Brasil que é mais eficiente que a iniciativa privada?
Cara, nada. te falar bem sinceramente, então quando quando Mas você acha que lá na China essa questão funciona? Acho que não tem opção.
Só que a China ela abriu o mercado, tá? Aí cada um, eu não sou de geopolítica e cada um vai falar de uma história pela história que eu acompanhei e eu entendo dessa maneira, né? Quando Hong Kong voltou pra China, Hong Kong ficou na mão dos ingleses, como eles ficaram com Hong Kong por 100 anos, quando de ficaram 100 anos, sentiram ali o poder do capitalismo.
E olha que é a Inglaterra, que a Inglaterra é absurdamente estatal. E eu falo, a gente percebe muito isso no Harry Potter. Harry Potter é a cultura inglesa.
Se você assistir Harry Potter é tudo assim, é um ministério disso, o ministério daquilo, tudo tem uma regulação, né? Tudo. A gente percebe muito isso no Harry Potter, né?
É o jeito deles viverem e tal. Só que mesmo assim eles sentiram o gosto do capitalismo. Quando voltou pra China, a China pegou de volta, os caras olharam para aquilo, falou: "Meu, isso aqui é uma mina do jogar isso a gente não pode jogar um socialismo aqui.
Isso aqui é uma mina de ouro. " Exato. Que que eles começaram a fazer?
Replicar Hong Kong em outras cidades. E aí surgiu, e os chineses chamam assim, tá? Você pode assistir documentário, chineses, eles chamam assim, que são cidades socialistas com características chinesas.
O que que é o socialismo com características chinesas? É um capitalismo sem liberdade, sabe? Você tem, você tem liberdade ali, entre aspas, para aprender, para negociar.
A gente do mundo todo vai para essas cidades, mas o povo da China não pode ir para essas cidades a não ser que ele trabalhe nessas cidades. Então, você tem todo esse problema ainda de uma certa escravidão que você tem na China, mas o governo sentiu. Então é a coisa é uma coisa incrível que tá dando certo, né?
É um capitalismo escravocata que a gente tem na China, né? Uma coisa pergunta que a China ela tem muitos traços de país capitalista e por isso que ela cresceu, porque senão ela não Olha, Cuba, Cuba não, Cuba é socialista, cara. Cuba tá um lixo, mas se a gente pegar a China, cara, ela tem muito de um capitalismo ali.
A as cidades capitalistas mesmo. Aliás, você vê os chineses viajando pelo mundo inteiro. Você vê a China, meu, a China, os chinês viajando, cara.
Então, mas é que tá, a China tem uns prédios, a tecnologia lá dizem que é top, a gente sabe, mas eu tava vendo, eu não conhecia muito a China, mas eu fiquei vendo uns vídeos que ele, meu namorado já foi pra China, o negócio é absurdo, é muito bonito, assim, é tudo muito lou. Quem tem ido pra China falou: "Cara, a China não é o que vocês imaginam, é um país evoluído para caramba". Eu só e e inclusive eles estão, a gente ainda tem o estigma de produtos que vêm da China serem produtos de baixa qualidade.
Isso vai mudar, tá? Ainda tem muito. Mais ou menos.
Ainda tem muito. Já penduraram aí as bolsas, né? Então, mas aí que tá.
Uma coisa é que a gente não tem essa noção. Por exemplo, quando você pensa em Japão, você pensa em alta qualidade. Sim.
Lembra do De volta para o Futuro? De volta para o Futuro é um filme que sai em 1985, onde eles voltam para 1955, 30 anos antes. E aí ele volta, o Martin McFly, ele leva uma cama, uma câmera, né, de uma filmadora japonesa e ele volta e acho que bate a câmera, não sei o que.
Eles tentam ligar na TV e não consegue. E aí o Emty Brown, o Doc, né, o doutor, ele olha a câmera e fala assim, 1955 eles estão, ele olha a câmera e fala e vê que é japonês. Ele fala, mas lógico que não presta, é japonesa.
E quem assiste o filme, não conhece a história não entende. Até o Mart MF fala: "Meu, mas as melhores coisas vem do Japão. Mas 1955 não, pós-guerra, o Japão era uma China.
Neste sentido, o que vinha do Japão era ruim. Que que os japoneses fizeram? Até hoje a gente vê isso em filme, até em jogo de videogame, tinha um jogo que tinha isso, era o Toy Jane Y, se eu não me engano, você via um monte de japonesinho, todo mundo com a câmera.
A gente não tem esse estigma do Japão, sempre tá com a câmera tirando foto de tudo. Eles é, eles gostam de tirar foto de tudo mesmo. Mas sabe de onde veio esse estigma?
Quando eles começaram na década de 1950, o Japão mandar japonês para tudo quanto é país, paraa Europa, paraos Estados Unidos, eles iam visitar empresas, principalmente os americanos orgulhosos. Olha o que nós construímos. Eles abriam as empresas e mostravam tudo.
Os japoneses começaram a tirar foto de tudo e copiar as empresas americanas no Japão, copiar a tecnologia e melhoraram a tecnologia. Inclusive os sistemas de qualidade que a gente tem hoje na indústria, os melhores carros hoje em termos de qualidade são os carros japoneses, né? E os sistemas de qualidade 5S, Kizen tal, tudo é sistema japonês, a ver pelos nomes.
Sim, né? Então eles fizeram isso, eles copiaram do mundo todo, levaram a tecnologia pro Japão, a China tá no mesmo caminho. Só que o motor do país, China com 15 bilhão e meio de habitantes, são as cidades capitalistas e só resiste até hoje como um país opressor, ainda que oprime o seu povo, porque é um país oriental.
Eu eu gosto, é ruim falar oriental ou asiático, porque a Península Arábica também é asiática, mas no sentido de por que que é muito fácil você por que que o o governo Meid lá quando a gente teve o como é que eles chamam? O regime, não é regime que eles chamam, esqueci o nome, quando entrou o o o sistema Meid lá, eles conseguiram mudar o Japão muito rapidamente. O Japão ele era feudal até o século XIX, praticamente.
O Japão os caras não tinha arma de fogo, não tinha tecnologia, não tinha nada, né? Aí quando chegou esse tema media, eles transformaram o Japão. Mas por quê?
Porque quando você passa uma ordem pro povo japonês, ele segue. Sim. Entendeu?
Então o chinês também assim é muito mais fácil controlar o chinês e o o japonês, por exemplo, é uma cultura muito diferente da nossa. Se fosse o povo americano, na China, o regime já tinha caído. Mas você acha que a China pode ser uma ameaça pr pr pra parte ocidental?
Mas uma ameaça em que sentido? não o sentido de, vamos dizer assim, de ganhar dinheiro, né, de ser uma potência econômica, mas no sentido de passar essa cultura, de repente passar uma parte da cultura e começar a dominar também a parte ocidental. Eu acho que é uma briga, né?
É um, é um é porque assim, a China sempre há muito tempo contamina o mundo, inclusive patrocinando partidos e tal pelo mundo. Só que o capitalismo também tá contaminando a China. Então, com essa liberdade, com os telefones por satélite, as pessoas tendo liberdade na internet que eles não têm lá até hoje, por exemplo, então isso é um vírus também ali na China.
Isso talvez mude o povo culturalmente, como já mudou Tóquio no Japão. Tóquio ele é diferente das outras cidades mais provincianas do Japão, onde o japonês ainda é mais tradicional. Tóquio é super americanizada muito, cara.
Eu tive lá a região ali de Shibuia. Meu Deus, cara. É a a galera jovem ali você vê parece uns americanos andando.
Americanizado, completamente americano, sabe? Tênis, roupa, Nike. Sim.
Então você tem os dois lados. Você tem essa cultura que por parte do governo eles querem que que reine no mundo todo. É sempre foi sempre o sonho do comunismo, né?
Você ser internacional. O mundo tem que ser tem que ser comunista. Então é um sonho do partida, mas como eles estão usando como propulsor o capitalismo, o capitalismo deixa de ser um vírus também, porque ele contamina as pessoas e as pessoas gostam, né?
Quem não gosta de ter uma casa boa, um carro bom, poder viajar, ter liberdade, você entendeu? Então são duas guerras que estão sendo travadas. É a China querendo o o partido querendo se impor ao mundo, mas o capitalismo como um vírus lá, né?
Só que você tem outras outras guerras no mundo. Você tem o islamismo crescendo absurdamente. Você tem uma imposição cultural muito grande.
É a Rússia que também entra no jogo. Rússia já não sei mais até quando ela entra assim no jogo, não. E a Rússia ainda tem um problema com a população.
A população Rússia ela é o cara ele tem orgulho, ele gosta de ser russo. Então ele ele ainda tem esse esse controle mental sobre a população. Se não fosse isso, o Russo eu acho ele muito parecido com o brasileiro.
O russo, ele gosta de baderna, ele gosta de bebê. Eu nunca fui pra Rússia, mas eu quero ir porque falaram que lá é o povo é muito legal, povo animado, cara. Aliás, em Cuba quando eu fui tinha muito russo lá.
Parece que o governo russo até dá um cartão de viagem pros russos, negócio assim para que os russos vão fazer turismo em Cuba para ajudar de certa forma, né? Porque eles são países aliados, né? Cara, eu vi muito russo lá e eles assim participavam de tudo que é brincadeira na piscina e o caramba, ninguém fala mais isso hoje, mas eh Cuba chegou a financiar partido político aqui no Brasil que eu não vou falar qual porque tá aí, talvez esteja aí no poder, né?
Mas Léo, mas e mas e essa questão? Vamos voltar pro assunto impostos. Não, só queria falar um negocinho da China.
Eh, porque assim, o Cobori teve aqui, ô Léo, e você falou uma palavra liberdade. Eu lembrei que o Cobori falou que o chinês ele não tá preocupado com com questão de liberdade e eu queria que você porque a vida dele melhorou muito, então ele ele ainda vê a vida dele em relação à vida que ele tinha anteriormente. Mas aí que tá, a gente se acomoda fácil com as melhorias.
Então, a partir do momento que aquilo virar o padrão, é o normal, ele não tiver mais uma visão do passado, aí ele vai lutar por outras coisas. Por isso que eu falei, é uma guerra, é o partido que ele quer impor a sua cultura no mundo, obviamente. Você viu o que fizeram com o Jack Tian, não sei se você viram as declarações do Jack Tian.
Eu gostava muito do Jack Tian, só que o Jack Tian, isso que eu acho maravilhoso, porque o a os esquerdistas adoram o comunismo chinês, né? Só que os esquerdistas pegaram para eles a pauta eh LGBT, gays, lésbica, trans tal. Isso não é muito aceito lá na China, não.
Tanto que diz que eh uma das revoltas do Jack Chain é por talvez por causa desse desse convívio em Los Angeles. Os dois filhos dele, agora não lembro se é o o homem ou se é a mulher, mas um tá envolvido com drogas e outro se tornou homossexual. e ele acredita que na China isso não teria acontecido.
Então ele ele inclusive deu uma declaração falando que o povo realmente não tem que ter liberdade, que o governo tem que controlar as pessoas para que esse tipo de coisa não aconteça. Então o pessoal de esquerda que gosta de uma mainha, né, que gosta de uma de 87 gêneros, se a China tomar conta, acabou essa brincadeira, entendeu? Porque eles não, eles não não gostam muito disso, não.
É muito, eles são bem tradicionais, né? Bem aí que tá como a Rússia também. Então, esse esses países socialistas, comunistas, eles são super conservadores.