C [Música] k [Música] [Música] k [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] C [Música] [Música] C [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Música] H C [Música] [Música] C [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] 2 [Música] [Música] [Música] gente ó antes do podcast começar tem um papo muito importante para falar com você Rio Grande do Sul precisa da sua ajuda primocast em parceria com a v4 aqui tá abrindo esse canal para vocês esse espaço se você não sabia como ajudar o pessoal do Rio Grande do Sul tem um monte de gente falando um monte de link você não
sabe por onde começar aqui você pode ajudar a v4 está fazendo um movimento super legal dando colchão Água mantimentos tudo que a galera precisa Então a gente vai deixar aqui um link na descrição um Car code na tela para você fazer a sua doação beleza é uma chave pix e você pode doar qualquer valor então clica aqui embaixo para você olhar a página oficial do deles ou você pode fazer a doação por esse chave PX que tá aqui na tela Então vamos pro [Música] Episódio está começando o primocast o podcast oficial do primo rico e
no Programa de hoje caí a gente vai falar o seguinte hum a gente vai se questionar aqui cara o que que tá acontecendo com o preço dos carros você percebeu que subir mais n é o halvin dos carros o carro a gente sempre falava assim olha carro não é investimento né a gente não falava isso olha carro é gasto não sei o qu aí o cara vai Compra lá um carro nada a ver E na hora que ele vai vender tá vendendo mais caro do que ele comprou isso aconteceu esse bom dos carros né então
Eu quero entender se isso vai continuar acontecendo se a gente atingiu um teto se o valor dos carros vai diminuir se isso vai normalizar ou se a gente vai ficar pagando R 130.000 em HB20 por resto da nossa vida é porque também é uma coisa que acontece Às vezes o preço do carro não não sobe mas o carro piora exato e a gente diminui potência diminui multimídia aí você tem que pagar 10 p mais para ter um tapete nós vamos conversar ó se se os carros estão Ficando mais vagabundos setico tá voltando se tá ficando
tudo vagabundo como que a gente faz bom negócio com carro como gente avalia um carro para comprar eu quero eu quero ser aquele cara que compra e vende carro fazer aquela graninha brasileiro gosta disso né Então como que a gente pode fazer isso Qual é um bom carro para ter C anos exatamente vamos falar de tudo isso e para conversar com a gente estamos estamos aqui com Sérgio Rib que é Presidente da Motors Brasil e é fundador do grupo shc com mais de 30 anos de experiência na indústria automotiva Sérgio Muito obrigado o o primeiro
o carro no Brasil nós temos que saber que o carro do Brasil é baratíssimo baratíssimo é mesmo nós somos entre os países importantes Talvez o país mais barato do mundo para comprar carro opa pera aí pausa nisso que eu quero apresentar o bores e a gente já vai começar a falar sobre isso Porque eu não concordo com isso mas eu vou mostrar eu eu nós vamos falar a gente tá aqui também com o Boris fieldman que é jornalista Engenheiro com mais de 50 anos de experiência e um dos maiores especialistas automotivos do Brasil e o
cara que tá decretando o fim do combustível aditivado é compre aditivo boa tarde bom dia ou boa noite para todos eu não tenho nada a ver com isso eu eu não produzo nem combustível nem aditivo nem nada mas que combustível Tivado é uma gelada é oh já vamos falar sobre isso então então ó se você gosta de carro já deixa o seu like aqui compartilha com todo mundo que esse programa vai ser demais e já deixa nos comentários aí qual é o seu carro qual o seu carro qual o seu carro Quero saber qual compr
é modelo e ano e se você puder falar quando você pagou só pra gente ver no decorrer do episóde se você fez um bom negócio ou não ISO e a gente vai falar de várias modalidades Então Vamos lá Sérgio vamos vamos começar pelo que você tá falando carro no Brasil é barato então barato carro no Brasil é muito barato e é uma razões pela qual a Ford saiu do Brasil hum Por que uma montadora sai do Brasil se ela ganha dinheiro no país ela não vai embora sim montadora é basicamente uma empresa racional ela vai
embora porque não consegue ganhar dinheiro no Brasil o que acontece no Brasil é que a carga tributária nos carros brasileiros É Talvez a mais alta do mundo nos países que contam Ah entendi então quando você compra um carro você tem embutido um monte de impostos Então vamos falar um pouquinho de Carga Tributária pra gente entender o Brasil é um país que tributa consumo o Brasil não é um país que tributa renda o Brasil tributa consumo para você ter uma ideia primeira coisa o Brasil gasta e e e arrecada 36% do PIB que que é 36%
do PIB é mais do que o governo americano o Governo americano ele gasta e arrecada mais ou menos 35% do PIB Brasil 36 só que nos Estados Unidos quase 6% vai pro militar então se você tira despesa militar que no Brasil é menos de 1% do PIB o os Estados Unidos eles eles gastam 29 30% do PIB para funcionar o Brasil gasta 36 a França gasta 41 mas não vamos comparar serviço público francês com serviço público brasileiro escola assistência médica aposentadoria etc então o Brasil é um país que gasta muito Para vocês terem uma ideia
no começo do plano real a gente gastava 22% do PIB para trabalhar que é o que gasta a Argentina O que gasta o México é o que gasta a China 24 e no governo Fernando Henrique a gente foi de 22 para 28 no Lula 1 e Lula 2 A gente foi de 28 para 33 e com a Dilma fomos de 33 para 36 o temer baixou um pouquinho de 36,5 para 36 bolsonaro não baixou nada e o Lula 3 não tá baixando nada então o Brasil é um país que gasta 36 do Pi para funcionar
na minha opinião gasta muito e gasta mal e gasta de maneira ineficiente Mas é o que a gente gasta para funcionar como no Brasil a gente não tributa renda a gente tributa consumo você tem um monte de imposto em cima de consumo de novo números nos Estados Unidos 16% da renda do governo americano é tributo so consumo no Brasil é 42 então 42% de tudo que o Brasil arrecada vem de imposto sobre consumo e por que que o Imposto sobre consumo É injusto porque ele afeta todo mundo que compra um carro então a pessoa pode
ter uma renda de R 10.000 quando ela compra um carro ela paga um imposto ela pode ter uma renda de R 100.000 se ela comprar o mesmo carro ela paga o mesmo imposto o imposto sobre consumo Ele é super injusto em relação à renda Uhum Então como é que você faz para mudar isso daí estão fazendo agora a reforma tributária na reforma tributária o nosso Iva imposto Sobre valor agregado vai ser algo entre 26 e 27,5 o mais alto do planeta na França é 20 na Espanha é 20 nos Estados Unidos não tem Iva eh
todos os países que tem Iva na Europa vai de 18 a 21 nós vamos ter 26,5 ou 27 Car Por que que nós vamos ter 27 porque a gente a gente a gente cobra imposto sobre o consumo e carro não sei se vocês viram mas carro vai ser considerado um um bem ruim pra saúde porque nós vamos pagar na reforma Tributária Tá previsto todo mundo vai pagar 26,5 27 de Iva menos cigarro e bebida e carro por que que carro vai pagar mais porque carro hoje paga 37 ou 44 se você bota um Iva de
27 o carro baixa de preço 10% o dia seguinte e o mercado explode o que seria muito bom pro Brasil mas aí o que que acontece vai faltar receita pro governo então pro governo não perder dinheiro na reforma tributária Tão falando já tá previsto Que carro vai ter um tributo sobre o mesmo tributo que cigarro e bebida ou seja você vai pagar quando você compra um carro além do Iva de 26 26,5 27 A gente não sabe quanto vai dar mas já sabe que vai ser o mais alto do mundo e além disso quando você
compra um carro você vai ter mais uns 10 de entre aspas eh iva a mais que você vai pagar porque senão o carro vai baixar de preço porque o nosso carro hoje tem 37% de imposto quando é um carro popular ou 44 quando é Um carro com motor maior Então vamos pra gente ver o preço de carro no Brasil primeira coisa e o Boris tá aqui pode comprovar é muito duro você achar um produto que tem fábrica e que é semelhante em todo lugar do mundo por exemplo o nosso polo não é o Polo europeu
o nosso tcross não é o tcross europeu então você não pode pegar Volkswagen e e na China ou no Japão os carros são diferentes GM não tem um carro da GM vendido no Brasil que vende Na Europa e vende nos Estados Unidos não pode pegar GM Fiat os fiats que a gente tem no Brasil são completamente diferente dos Fi que vende na Europa e a Fi não vende nos Estados Unidos e não vende na Ásia Então qual é o carro Mundial que você pode pegar que tem o mesmo nome e fábrica em todo lugar Toyota
o Toyota Corolla xse Se você entra na internet pode entrar ele existe nos Estados Unidos ele existe na Europa ele existe no Brasil tudo com fábrica Quem faz Corolla nos Estados Unidos na na Europa é feito na Inglaterra é o Corolla Hat Mas é a mesma coisa nos Estados Unidos fazem Corolla no Brasil fazem Corolla e no Japão fazem Corolla na China também então vamos olhar um Corolla o preço do nosso Corolla no Brasil é r$ 5.000 esse modelo específico para eu comprar para eu comprar ali na tabela FIP na na preo de lista bom
aí depois você tem desconto ou não mas ele vale r$ 5.000 se você tira 37% de Carga Tributária e você divide por CCO você chega a 22.500 então o nosso carro Vale 22.500 Você sabe qual é o imposto sobre carro nos Estados Unidos não tem zero zero zero não tem imposto nos Estados Unidos esse mesmo Corolla você paga 27.900 no Brasil é r2500 então nos Estados Unidos o Corolla custa bem mais caro que aqui pro consumidor e eh desculpe custa bem mais caro eh Desculpe no Brasil o nosso carro custa bem mais caro mas o
fabricante recebe 22.500 contra 28 nos Estados Unidos tipo o fabricante lá nos Estados Unidos lucra mais com a venda do carro do que o fabricante no Brasil muito mais por isso que a forte foi embora aham um EcoSport que sem imposto vendia aqui por 20.000 vendia por 27 em Miami mesmo carro então alguém chegou lá e falou escuta chega de estar nesse país a gente não consegue ganhar dinheiro a gente só arrecada Imposto o mesmo carro o Toyota xse na França Vale 38.000 tira 20% de Iva 32.000 € 34.000 o nosso 22.500 mesmo na Argentina
é que a Argentina agora é delicado a gente olhar porque teve Max o dólar foi para 900 vale 12.00 no no no dólar Blue Então mas quando a Argentina tinha uma Economia mais estável quando você fatura um carro 100 na Argentina o fabricante fica com 67 quando você fabrica um carro 100 no Brasil o fabricante fica com 55 Porque também tem a margem da rede que é mais ou menos 10% sobre o preo de lista vamos pegar Japão quanto vale o Toyota xse no Japão mesmo carro Corolla ele Vale em ele Vale em 3 milhões
i o problema do Yen é que na pandemia o Yen foi de 120 para 150 Então hoje o Toyota no Japão é mais barato que no Brasil 2 anos atrás não era porque o y tá 150 e tava 120 Então até 2 anos atrás o Toyota no Brasil pra fábrica era vendido mais Barato que o Toyota no Japão pra fábrica agora nós consumidores a gente paga mais caro sim porque no Brasil a gente tributa consumo a gente não tributa renda como é que a gente faz para mudar isso no nosso país porque um dia vai
ter que mudar nós temos que fazer que nem todos os países do o Brasil tem duas tributações malucas a gente tributa trabalho quase ninguém tributa trabalho que é INSS isso daí nos Estados Unidos não tem imposto sobre trabalho tem Imposto sobre a renda e a gente tributa consumo então isso na reforma tributária nós não Resolvemos por que que nós não conseguimos resolver na reforma tributária porque na reforma tributária quem perde grita muito e a maioria anciosa que ganha fica quieto então por exemplo e eu vou aumentar o imposto de renda para quem tem renda acima
de 40.000 todo mundo vai reclamar que ganha acima de R 40.000 a começar dos deputados que votam começar os deputados Que tem renda acima de R 40.000 ele vai ter que deputar contra votar contra o bolso dele exatamente conclusão a tendência numa democracia É muito difícil você tributar renda porque quem decide tributar renda é o congresso que tá numa faixa de renda onde Com certeza ele vai pagar mais imposto então No Brasil se a gente pagasse mais Imposto de Renda o imposto máximo de renda no Brasil no trabalho é 27,5 por. nos Estados Unidos é
37 na Europa é 44 quem Vai votar para pagar mais imposto é quem vota então ele não quer ele não vai fazer isso com ele e aí você tem grupo de pressão terrível que faz pressão para falar Não não pode aumentar Imposto de Renda não pode aumentar Imposto de Renda mas de algum lugar eu tenho que tirar dinheiro então acabo tributando consumo e o Brasil tributa consumo mas o nosso carro no Brasil quando você tira o imposto é mais barato que na Europa é mais barato que nos Estados Unidos é Mais ou menos o preço
do Japão porque eles desvalorizaram a moeda deles mas senão era mais caro então o nosso carro pro fabricante ele é barato ele é caro pro consumidor que compra por causa o o carro hoje ele é uma fonte de arrecadação pro governo é isso que vetor de arrecadação uau Já começamos na porrada aqui começamos é naquele ódio profundo que você sabe que você paga sei lá r$ 50.000 a mais no carro dos sonhos porque O governo embute ali em você eu queria saber assim como como é que é a representação do Brasil numa foto mundo assim
para esse mercado de carro é a gente é um mercado consumidor relevante a gente é a gente é roow rest of the world completamente irrelevante é se olha a estatística de qualquer montadora eles têm o mercado norte--americano México Canadá Estados Unidos eles têm europeu eles têm o sudeste asiático eles têm a China e depois eles escrevem roow [ __ ] África América do Sul porque o México tá na América do Norte África América do Sul Austrália Nova Zelândia nós estamos nesse grupo RW é porque a gente não troca de carro todo o ano a gente
pô você vê o pess ficar 20 anos com o mesmo carro não É lucrativo PR Construtora eu eu tenho a impressão que o brasileiro ele é tão consumidor de carro eu tava eu esperava mais assim parece que a gente tá sempre falando de carro Escuta aqui o Sabe qual que é o tamanho do mercado brasileiro Quanto quantos carros são vendidos por ano aqui não hum não vai chegar 2,5 milhões me eu tive Aliás ele também a gente nem se encontrou eu tive agora lá em Pequim na China no salão do automóvel eu sou que ele
teve também sabe quantos carros eles vendem lá na China por ano hum aqui é 2,5 né diga Sérgio Rib é lá na China é 25 26 então milhões Que que significa o Brasil nada é o o o mundo vende eh compra mais ou Menos 90 milhões automóveis a gente é dois e pouquinho 2200 2300 etc então a gente nas estatísticas a gente é muito pequeno a gente tá falando carro zero né assim carro zero carro zero o Brasil como um país de renda baixa ele tem uma característica que o carro usado no Brasil ele guarda
valor durante muitos anos coisa que não acontece em nenhum país de renda média alta então por exemplo você pega a gente tem uma renda Média de 0.000 ah a França tem 43 a Alemanha tem 46 a Alemanha Não não é muito mais rica que a França a Inglaterra tem 44 Estados Unidos tem 76 Nossa é e tem uma coisa interessante 10 para 76 a gente é 12 a gente tem a renda per capita 12% da renda Americana no ano 2000 2001 2002 depende do ano a gente era 16% a gente caiu para 12 ou seja
a gente é em média só 12% da renda per capita americana Mas a gente não tá recuperando a gente tá Atrasando em relação a eles ou seja eles estão ficando eles estão a gente tá se eles estão se distanciando da gente a gente melhora Mas eles melhoram mais ou seja com a nossa política econômica dos últimos 20 anos a realidade é que a nossa renda per capita em relação aos países de renda per capita na meot tá piorando então num país de renda per capita de 10.000 que é o Brasil o carro é Patrimônio então
um carro de 10 anos no Brasil ele ainda mantém um um um bom Valor de revenda na Europa um carro de 10 anos vale muito pouco e nos Estados Unidos vale nada né para você ter ideia ah a gente i a esquiar nos Estados Unidos e o nosso professor de esqui um argentino ele comprava no começo da temporada um cheroke de 12 anos por 00 e quando ele ia embora ele largava no meio da rua e tem tem caminhões que passam e pegam os carros largados no meio da rua que era mais barato que ele
alugar um carro e ele falava na Argentina um carro De 12 anos vale uma fortuna aqui não vale nada tanto assim que você larga ele na rua é tem eu sempre fiquei curioso que tem tem sempre aqueles filmes clássicos lá do de Hollywood né né que o jovem ele junta junta junta pega 1000 comprar uma Mercedes antiga você fala assim caraca é E isso se vê nos números então o mercado americano é mercado de 16 milhões de carros novos 42 de usados um para três hum o mercado francês é 1.800 caiu agora um pouquinho mas
era Dois historicamente e o usado é cinco 2,5 porque na Europa você tem que fazer aquelas revisões onde você o governo verifica se teu carro tá bom ou não e um carro de 10 anos você sai de uma revisão dessa ou você vende o carro por 1000€ ou você gasta 5.000 para concertar o carro porque ele tá um incentivo de troca né ele tá emitindo ele tá muito poluído ele tá com freio ruim amortecedor ruim ele é ele é considerado um perigo é um controle técnico que no Brasil não Conseguiram pôr no Brasil o nosso
mercado de novo é dois e o mercado de usado é 10 então 11 então Brasil é 2 para 11 5 ve e meio todo país de renda média semelhante ao Brasil México Tailândia Turquia todos eles oscilam de o mercado de novo é do é cinco vezes mais nos países desenvolvidos é um para dois um para 2 e meio um para três deixa fazer uma pergunta que eu sempre tive essa curiosidade pode ser Total impressão minha no Brasil os carros são Fabricados pode ser até na na América aqui são piores do que que são fabricadas na
Europa nos Estados Unidos no sentido tipo sei lá o material é um pouco mais vagabundo é um pouco menos potente tem a coisa ainda do câmbio manual cara eu deixo o bores responder Depois eu respondo é eu sinto que tipo assim parece que você tá gastando cada vez mais dinheiro num NS carros mais merda Car parece que o t não tapware é só Plástico não não não não deixa te explicar Depende de novo Depende das marcas e depende de um monte de coisa eu vou dar um exemplo para você pegar no geral aí o Brasil
não vamos esquecer o Brasil é um país de renda per capita de 10.000 Estados Unidos é 76 a França é 42 a a Espanha é 32 Coreia do Sul é 32 a Coreia do Sul Era mais pobre que a gente renda per capita 35 anos atrás educação educação educação educação educação hoje eles têm uma renda per capita semelhante A espanhola Itália 37 1000 então Eh num país de renda per cápita de 10.000 a gente precisa de carro rústico por exemplo a Renault quando chegou no Brasil no começo ela vendeu senic Clio ela só perdia dinheiro
quando é que a Renault começou a ganhar dinheiro no Brasil ou depois eu vou contar ela começou a perder menos quando ela lançou a dácia que é um Sandero um Duster e um Logan D É tem que explicar é a subsidiária da Renault no leste europeu Na Romênia Então são carros baratos feitos pro leste europeu aí ela resolveu produzir esses carros aqui no aí barateou e começou a ganhar Dino Então é assim o europeu por exemplo ele tem uma sofisticação que o brasileiro não tem então por exemplo você pega um Peugeot 2008 208 ele faz
0,92g na curva de tal no brasileiro se ele pega um carro que faz 085 tá ótimo vai custar mais barato eu não preciso dessa suspensão Sofisticada tem uma borracha em volta da porta que chama lábio Tecnicamente que no Peugeot 2208 tem três degrauzinho no lábio o Sandeiro tem um ou seja tem um pouco baril de vento Mas tudo bem tem um pouco de baril de Vento mas o carro é mais rústico o Corolla por exemplo é um carro rústico Corolla não é um carro sofisticado tanto é assim que vende no mundo inteiro é um é
um carro que vende no mundo inteiro então o o não é que o Brasil o carro do brasileiro é melhor ou Pior mas é que o brasileiro não tem renda sim para comprar um carro sofisticado e ele não vê a diferença ele não sente a diferença entre um carro com uma suspensão multilink complexa e uma com suspensão com eixo rígido traseiro ali é que eu não sei eu não sei nem se ele ele acho que ele não entende não sa sabe o que aconteceu Ele acabou de explicar porque que aqui no Brasil eles fizeram o
Corolla Cross que eu chamo de Corolla Cross Credo sem a suspensão Multilink que tem multilink é independente dá estabilidade dá conforto tal o Corolla Cross não tem o Corolla Sedan tem a suspensão multilink os japoneses da Toyota acharam tão certos eu faria o mesmo vamos lançar um SUV sem multilink vamos quanto que eles economizam Sérgio de lançar um eixo rígido em vez economiza economiza ó por cas mas Ô mas você acha que é uma coisa que o k tá falando que é uma questão de consciência a gente não tem consciência Sobre isso eu não conheço
o brasileiro não conhece automóvel o Brasil como mexicano gente a gente não tem renda para pagar uma tecnologia muito sof a gente tem ali pô vidro elétrico Estamos comprando já é porque não vou te falar ó às vezes só na frente viu não brinca com os carros hoje em dia não tem nem o [ __ ] que pariu segur mas eu vou te falar há um tempo atrás eu tava com uma tcross 2023 cara eu freava eu escutava o barulho do freio E eu Achava isso bizarro porque porque a tcross é o que um carro
de 150.000 130.000 e é e é diferente eu eu não sei né eles entendem muito mais mas eu que tenho o nivos eu eu tipo assim o o tcross era mais confortável para andar você sentia que tinha uma uma suspensão diferente assim não mas aí eu tô falando do tcross 2023 porque o mesmo tcross 2024 já outra coisa já Na verdade era 2022 2023 é o novo tcross 2024 que eu entrei eu andei parece que piorou em Relação a a do anos aí o o o eu eu acho que na realidade a gente tem que
ter o tipo de carro que o brasileiro pode comprar uhum se você quer um carro mais sofisticado Ele custa mais caro uhum qual é o problema do carro europeu a a Peugeot Citroen sempre perdeu dinheiro no Brasil sempre eu era presidente da Citroen Eu sei disso por quê Porque eu pegava um carro europeu e eu colocava no Brasil sim na nossa rua no nosso no noss mas era um carro sofisticado você pega o Fiat o Fiat é um carro a Fiat é líder de mercado na Itália no Brasil só eh porque a Fiat faz carros
robustos e simples que pro dinheiro que o brasileiro tem para pôr num carro funciona trator o famoso tratorzinho agora não vende tentaram vender páo lá na Europa nunca vendeu cara pode né páo vend Lógico quem nunca teve qu nunca teve er era o carro mais vendido Então o que acontece é que o Brasil é um país de renda O Brasil precisa de carro rústico Para a gente um um e tem mais então primeiro a gente de carro rússo porque a gente não tem renda para comprar carro mais caro depois como você tem uma carga tributária
a mais alta do mundo em país você pode achar sei lá a Noruega para carro térmico para carra gasolina tem mais imposto que o Brasil mas para carro elétrico tem zero mas se você pega assim um conjunto de países normais e você pode pôr a Turquia e o México no meio o Brasil tem uma carga tributária em carro Muito maior que esses países então pro consumidor final o carro é caro aí olha o que a gente faz a gente faz o deficiente físico deficiente físico é o seguinte quando a lei Saiu em 2009 é 30%
era 1% da venda como os deputados adoram fazer generosidades com o bolso dos outros eles começaram a abrir um monte de liberalidade para carro para deficiente onde você paga uma carga tributária Muito menor então por exemplo eu minha mãee tem 92 anos se eu escrevo pro governo falando que eu tenho que levar minha mãe pro hospital uma vez por mês para fazer uma visita que ela tem 92 anos eu posso comprar um carro deficiente teu filho quebra perna jogando futebol você pode comprar um carro deficiente eu tenho eu tenho um problema posso de morelia você
pode comprar um carro aliás para resumir fizeram estatística 25% de quem tem habilitação iia se candidatar a comprar o carro 25% dos motoristas e e hoje 20% das vendas de carro é deficiente físico você sabe o que que o governo podia fazer de novo Maria silenciosa acaba com deficiente físico e você baixa o preço dos carros em 5% você pode baixar a carga porque esses daí não pagam imposto quase E aí todo mundo ia comprar carro mais barato mas é a maioria silenciosa todos nós íos comprar carro 4% mais Barato Mas a gente não reclama
agora o deficiente que não é porque o pai o filho dele quebrou o pé jogando futebol e com isso ele consegue uma carta para comprar carro de deficiente ele vai pagar 20% o carro dele mais caro ele vai fazer um baita de um barulho você tá falando que então assim o deficiente que precisa ter aquele carro adaptado que Às vez o cara dirige com a mão não sei que lá esse cara ele é esse é menos de 1% entendi esse é menos de 1% cara quase Não existe no merc não a gente vende carro para
deficiente gente as pessoas que compram carro para deficiente a gente como a gente não tem problema nenhum você surdo modelo não é que nem eu eu tenho um eu tive trombose na perna com 18 anos e meu médico na época fal assim você quer você tem direito você quer uma carta e eu poderia só que meu eu consigo andar normal eu tipo assim nunca comprei mas eu poderia pegar a carta lá levar lá 30% ex por isso que Dos 25 que o bores falou mais ou menos 20% compram com deficiente É uma vergonha deficiente físico
no Brasil nemhum país do mundo tem isso é que nem meio entrada em teatro é a mesma coisa quem vai no teatro basicamente é gente mais idosa minha faixa etária eu não preciso pagar meia entrada no teatro sabe o que acontece o cara de 30 anos pagar mais caro porque alguém tem que pagar mais caro conclusão tem menos público sim sim a galera tá até se Matriculando às vezes em curso aí gratuito para pegar uma carteirinha para pagar meio meio ingresso é ridículo isso então o o aí tem um fenômeno que aconteceu e aí vocês
TM razão quando vocês falam de preço de carro que é o seguinte em 2014 2015 teve um um CEO que chama Carlos Tavares que hoje é o CEO da estelantes que ele pegou a PSA quase quebrada pejou Citroen na época e ele falou a gente tem que ter pricing Power no nossos carros ou seja eu vou aumentar Os preços o mesmo produto eu aumento o preço Claro que eu não aumento 10% em 1 ano mas eu aumento 2% aumento mais 2 aumento mais do tira equipamento etc e esse ele ele foi ao longo dos anos
ele levantou a PSA graças a isso ele fez da PSA uma empresa que era deficitária ser uma empresa que dá lucro e no Brasil eles caíram de 200.000 carros Peugeot Citroen para 40.000 em 2020 na China eles vendiam 750.000 carros hoje vende 100.000 na Itália citrin tinha 3% 6% de Xero hoje tem três a a peugot tinha 7,5 de Sher na Europa hoje ela tem cinco a Peugeot tinha seis hoje ela tem três em vez de menos que as Coda mas a empresa começou ganhar dinheiro aí ele comprou a Opel fez a mesma coisa na
Opel e depois juntou com a Fiat fez as tantes que é agora mas que que ele fez basicamente ele começou a aumentar preço de carro e falar não me interessa Market share eu quero ter uma empresa rentável Problema dele aí os as outras montadoras começaram a fazer a mesma coisa porque elas viram que o cara tava dando resultado e falaram bom meu negócio não é brigar por share porque ter share e perder dinheiro não resolve minha vida Uhum Então eu preciso aumentar os preços a gente teve começo do ano passado Talvez o bores me corrija
ou do ano retrasado o CEO mundial da Renault veio no Brasil e falou eu não vou renovar o Sandeiro eu não vou renovar o Logan a Gente não ganha dinheiro com esses carros ele falou é a renovação renol liação é não vou mais fazer carros baratos vou fazer carros caros aí a gente pergunta não sei se você combinou com os russos quem vai comprar os seus carros mais caros então cada vez vende menos tem que ganhar dinheiro num volume menor mas será que ele consegue isso é esse que é o problema então a Renault tinha
10% de share hoje tem cinco Mas eles dizem que eles ganham Dinheiro com esses cinco Mas eles tinham 10% Você lembra Sandeiro era um dos carros mais vendidos pô uma febre então que aconteceu Eles escolheram não vender carro que não dá margem para eles e Ok vou ficar com 5% de xer tem um fenômeno que é muito engraçado que não sei se ele vai lembrar super bem que o presidente da GM na América do Sul foi demitido em uma semana você lembra ninguém entendeu direito porque que ele foi embora que que era um ele era
América do Sul ele Era venezuelano venezuelano que que aconteceu porque esse negócio que faltou faltou chip tudo isso é balela é que eles colocaram chip nos carros que davam margem a GM a barra CEO mundial da GM ela viu todo mundo viu que o Carlos Tavares estava levantando a PSA depois comprou Opel e agora é estelantes aumentando o preço e que tava funcionando para eles tem um limite até onde você consegue fazer isso você começa a perder muito o x a cel agora tá Perdendo o X em todos os países a jip desmoronou nos Estados
Unidos PSA Peugeot Citroen Fit também tá perdendo ch na Europa Mas você sabendo pilotar você é melhor empresa então o que que aconteceu ah a a barra ligou para ele e falou para de fazer Ônix a gente não ganha dinheiro com Ônix e ele falou eu não posso é o carro que eu mais vendo aqui não você não tá entendendo para de fazer Ônix ele falou eu não posso parar de fazer Ônix tá fora tira um cara aí Não sei se vocês lembram Nossa eles fizeram uma coletiva e falaram vamos fechar a fábrica de gravat
aí por três mês porque não tem chip mentira que não tinha chip só que você não vai falar pro sindicato e pro governo brasileiro que você tá parando de fazer Ônix porque você tem estoque e você precisa aumentar preço você fala que falta chip você para a fábrica três meses você vende o estoque quando a fábrica reabre ela já reabre num patamar menor e se aumenta o Preço e se aumenta o preço devagar também para não ficar muito na cara e os chips põe no carro que vende mais caro S10 equinox Sei lá o qu
né TR tril Blazer tal olha aqui ele mesmo comentou porque a Ford fechou brá a Ford tinha um prejuízo na América do Sul sabe quanto por dia 1 milhão 500.000 não é por ano nem por mês não por dia a Ford perd 00000 então o que que fez que que a f fez fecha tudo aí vamos ser importadores de automóvel ela agora tá ganhando Dinheiro importando automóvel porque não faz mais o k não faz mais o Fiesta que não D Dinha que não dava dinheiro agora traz traz todas as belezas feitas pela Ford em outros
países e ganha dinheiro não o que eu tô entendendo é que o carro popular não dá dinheiro então não hum nós não vamos ter de novo esse negócio de carro popular porque as montadoras não vão querer fazer é faz é que aliás Popular já é uma brincadeira Popular Popular ele falou carro popular Eu fiquei aqui pensando Eu até já tinha esquecido que carro motor de 1 l é carro popular como é do povo que que é carro Quanto é um carro popular Hoje 80.000 nossa achar né esse é não esse é o do comercial se
você achar ele na loja você Popular era na época que minha mãe dava entrada comprar um tinha Celta 2006 aí era Popular Nunca mais a GM vai fazer um o celtinha era monstro né não mas o Celta era full plástico era era carro era prata com plástico Cinza você resolvia você regulava com a mão assim espelo digital lembra a gente falava é com dedo bom a Volkswagen lançou agora um polo robust você viu subiu um pouquinho a suspensão eu fui ver os detalhes do carro a antena que ficava no teto tiraram e puseram uma arruela
no lugar o espelho retrovisor para você se regular com a mão o motorista tudo bem você põe o dedo o digital regula Mas e o do lado do do passageiro como é que você regula Você faz assim você não tem mais o ângulo de visão po Você acredita que puseram a alavanquinha para você regular o espelho direito essa coragem eles nunca tiveram agora Mas com tudo isso as montadoras são empresas que valem muito pouco em bolsa é não is aí eu já já ouvi dizer já que tipo não vale nada né não vale muito pouco
então se você olha a valorização de montadora é o seguinte você tem a a Tesla que vale hoje mais ou menos 550 Bilhões de Dólares e que ela vai ter que crescer muito para justificar esse dinheiro porque na minha opinião é só para baixo era 750 no começo do ano segunda montadora que mais vale é é Toyota Toyota Vale 330 Bilhões de Dólares e ela ganha 20 22 Então ela tem um Price earning rti aqui vocês trabalham com isso de 13 14 que é o mais alto do mercado a não ser exceções o resto eu
vou dar alguns exemplos para vocês mas é cinco seis vezes quatro Vezes montadora não vale nada por que que o mercado paga pouco montador Primeiro vou te dar alguns valuations a Volkswagen Vale 70 B ela ganha 14 cinco vezes Uhum aí um da ikia Vale 70 B de dólar Price earning 5 a gem Vale 50 ela ganhou o ano passado oito vale seis vezes Ford Vale 50 stantes valia 90 caiu para 60 em 3 meses Porque estão percebendo que o negócio dele lá tem um limite de quando você consegue aumentar Preço e tudo ela ganhou
18 18 para 60 dá três vezes 3,5 BMW Vale 75 você tem quatro montadoras que valem um pouco mais você tem a Mercedes que vale 90 mas ganha 18 cinco vezes você tem a Porsche que vale 80 e realmente ela tem um pr B você tem a Ferrari que vale 80 que ela é considerado luxo ela tem um Price lá de 60 uma loucura mas aí é por uma coisa mais valor de marca você só paga grife né que a Rigor É um carro pobre é pobre você já entrou num Ferrari já Ferrari é um
carro pobre é é é é olha para você ver não é carro de pobre não carro de rico mas não é essas coisas o sistema de som de uma Ferrari é horrível horrível é horrível é horrível paga pela grife tá é uau e anda bem Tem um motorzinho motor tem motorzinho Ah bom é outra história Vale pouco por que que montadora Vale pouco primeiro porque não ganha Tanto você ter a ideia uma Renault Vale 15 B caramba só isso a rededor Vale 15 B Ah então uma Renault vale uma rededor a Veg Vale 30 B
duas Renault Então você imagina uma Renault vende num monte de países assim operação gigantesca operação gigantes vai cinho cinho você compra ou seja ganhou 2,5 cinco vezes o lucro Por que que montadora Vale tão pouco porque a montadora eh uma montadora Normal vamos dizer tem 10 produtos esses 10 produtos eles têm que ser completamente renovados num prazo de 6 7 anos que o carro fica velho se você errar a mão em 6 7 anos tua empresa não existe mais porque o que você você pega por exemplo qualquer montadora pega Renault pega Ford o que ela
vende o que ela vende hoje que ela vendia 7 anos atrás quase nada é tudo novo conclusão você tá constantemente correndo um risco Gigantesco de errar a mão no produto que você vai lançar que é o que tá acontecendo agora com o carro elétrico as montadoras algumas acreditaram que carro elétrico ia ser a bola da vez uhum tão percebendo que não vai bem ser a bola da vez E agora como é que eu faço quando eu tenho todo o meu r& feito eu desenvolvi chassi para carro elétrico desenvolvi um monte de coisa para carro elétrico
na carro elétrico não tá vendendo aquilo Que a gente previa e não tá E vai piorar é porque eu lembro que Teve uma época que tava até uma competição de era bied GM e até a Volvo entrou no meio que parecia que quando você vai olhar para ela griff como a gente falou de Ferrari o mais atrativo Ali era um Volvo que também tipo você não acha mais para comprar também é o O que aconteceu é que as montadoras se jogaram no carro elétrico atrasadas em relação à China eh carro elétrico ele é uma solução
Parcial para mobilidade humana ele sempre o Boris sempre falou isso desde 2017 2018 ih mas o bores é contra o carro elétrico eu não sou contra o carro elétrico aliás e bor eu carro elétrico ele vende a linha toda dele de elétric mas mas eu lembro que você já falou bem de carro elétrico principalmente motor e tudo mais para você andar no meio da da cidade é ótimo mas vai fazer uma viagem se você não passar um perrengue eu mudo de nome tá você não vai conseguir chegar Ou voltar sabe porque até ele me desculpa
hein seu sen mas o Senhor anunciou eu só vou vender carro elétrico daqui pra frente sabe o que que nós Já percebemos ele vai vender picap diesel não é seu Sérgio Abib eu vou porque o governo colocou ai tá de importação em cima de carrelé elétrico vai ter 35% de alíquota daqui 2 anos em cima de carro elétrico e carro elétrico no Brasil com 35% de alía de importação a venda não vai crescer é isso isso qu perguntar né Porque antes tinha um super benefício né o consumidor comprar um carro elétrico desde pro Paulista era
tipo desde não ia ter rodízio e tudo mais e parece que o governo deu cresceu um pouco o olho aí na nessa febre do elétrico e tá querendo cortar é esse negócio de carro elétrico é o seguinte Primeiro vamos voltar na origem lá atrás na origem em 2008 tem um chinês que trabalhava na Audi que foi trabalhar no ministério da Comércio e indústria da China esse chinês que tem um nome chinês que eu não lembro que hoje é um homem importante dentro do mid deles lá ele foi falar depois ele não era do partido que
é raro hein ter 50 milhões de pessoas no partido comunista chinês ele foi ele pediu uma audiência com o ministro e ele falou Ministro nós nunca vamos recuperar o atraso que a gente tem em carro térmico que é motor a gasolina e câmbio uhum a gente vai Melhorando mas os os os ocidentais que para ele ocidental inclui o coreano eles também melhoram então a gente tá aqui eles estão aqui a gente melhora mas eles também melhoram a gente diminui a distância mas a gente não recupera o atraso então nós estamos atrasados e nós não vamos
recuperar o atraso só tem um je recuperar o atraso é bolar uma tecnologia nova onde a gente vai est na frente deles porque eles não começaram ainda que é o famoso elétrico Uhum tem três razões porque que chinês decidiu fazer carro elétrico um é poluição carro elétrico não polui Mas isso é o menos importante para eles os dois outros que eu vou explicar para vocês é o seguinte primeiro é importação de petróleo isso é muito grave para eles e segundo é dominar uma tecnologia em cima de um produto carro que é caro e e para
poder exportar porque eu China sou carro elétrico então o carro elétrico lá foi Desenvolvido antes dos países europeus sim e Estados Unidos e tem uma série de razões até culturais e eu vou explicar para vocês por que carro elétrico na China funciona funcionou bem eh então o carro elétrico na China ele foi desenvolvido para recuperar para dominar uma tecnologia que nos carros térmicos Eles não iam dominar uhum não iam você não recupera 30 anos de atraso em 5 anos não dá porque os outros também estão melhorando A A A uma uma maneira fácil de você
medir Progresso tecnológico é potência por litro uma Ferrari dos anos 80 tinha 60 70 cavalos por litro tinha 300 cavalos com motor de 4 l hoje motor de 4 L você tira 800 cavalos você entendeu você tira 200 cavalos por litro o primeiro Uno mil tinha 55 cavalos para motor 1000 hoje você tem um motor 1000 turbo com 130 cavalos isso é tecnologia sim então o que que acontece a China melhorava mas o mundo ocidental também Melhorava ocidental também quer dizer coreano e japonês hein É É tudo menos a China então o que que acontece
eles tinham que mudar de tecnologia para dominar e eles conseguiram Então essa é a primeira razão segunda razão petróleo petróleo é o seguinte o mundo produz cuidado quando você fala de petróleo que tem tudo quanto é estatística O que vale é o que eles chamam de barril equivalente de petróleo português que é petróleo mais gás Natural mais Bio o Brasil faz um monte Brasil é segundo país de bio primeiro Estados Unidos que é álcool biodiesel e esse tipo de esse tipo de combustível então o mundo consome 100 de bio de de de bar de petróleo
100 inclui gás hein 100 eh o mundo gasta 100 produz 100 Ok Estados Unidos produz 20 gasta 20 os Estados Unidos é completamente autosuficiente em petróleo acabou Eles resolveram isso com o Xisto e com os BIOS uhum e com gás então de petróleo Eles fazem un e meio mas entre gás e Bios eles fazem 20 e eles gastam 20 então eles importam 10 exportam 10 por uma questão de Blend depende Que tipo de combustível eu preciso e que que eu consigo fazer no meu país e basicamente o que eles importam ver do Canadá e do
México Oriente Médio lá não é mais problema para eles era antigamente hoje não é mais então eles fazem 20 produzem 20 a a Arábia Saudita e a Rússia eles fazem de 10 a 11 os dois e eles consomem Muito menos eles exportam um monte Então são os três grandes países produtores depois você tem a Canadá e China que fazem mais ou menos cinco cada um Às vezes a China faz um pouco mais às vezes o Canadá faz um pouco mais o Canadá faz cinco gasta dois exporta três a China faz c e e gasta 13
então a China importa 8 milhões de Barris por dia é o maior importador de petróleo do mundo de longe então aí você tem cinco produtores sexto produtor depois de China e Canadá É o Iraque e sétimo é o Brasil o Brasil tá com 4 400 o Brasil exporta mais de 1 milhão de barril por dia a gente por exemplo Nossa produção de petróleo passou de 3 para 3400 esse ano em relação ao ano passado nós somos o segundo país que mais acrescentou produção de petróleo no mundo a gente devia ser orgulhoso disso da aí mas
o governo não fala disso não sei porqu mas a gente tem que ser orgulhoso a gente exporta um monte de Petróleo a gente é um a gente exporta mais petróleo que o Equador que tá na opep então o o o Brasil é o sétimo produtor hoje de petróleo só atrás e nós vamos passar o Iraque nós vamos passar para sexto ah atrás do Canadá e você não esqueceu da Venezuela aí não a Venezuela faz menos de 1 Milhão eh eles eles eles têm mais reserva que a Arábia Saudita po é a maior reserva do mundo
né É mas Venezuela é mas é o governo lá é eles estão é os desgoverno então o que que Acontece eles importam oito segundo maior importador de petróleo só para vocês saberem é a Índia a Índia importa 7300 e produz 700 quando o petróleo sobe 5% o PIB da Índia cai um por causa do petróleo eles são super dependentes de petróleo mas a Índia não tem problema geopolítico por aí que nem a China tem todo o petróleo da China quando você olha o mapa ele passa pelo Estreito de Singapura todo vem do Oriente Médio o
estet de Singapura tem 50 Km entre Singapura e o continente tem um porta-vinho americano de cada lado se você não quer passar pelo esteto Singapura você tem que passar por baixo você passa por trás das filipinas e você volta você olha no mapa você entende direitinho olha no mapa vocês vão entender na volta você passa perto de iguan que é a maior Base Naval americana tem sete porta-aviões naquela região Isso quer dizer o seguinte um telefone Uma Du Baida acabou suplemento de petróleo da China então a China precisa diminuir a importação de petróleo dela ela
tá aumentando a produção mas é devagar uma das razões pela qual Tem Todas aquelas brigas lá naquele mar da China porque lá tem petróleo e a China tá de olho naquele petróleo uma das razões mas a China importa 8 milhões de Barris a China hoje tem 280 milhões de carros na Frota a gente tem eh com moto a gente tem 50 e pouco mas eles tem 280 Milhões esses o chinês tem outra estatística interessante o chinês roda 11.000 Km por ano com o carro dele o brasileiro anda 13.000 o europeu anda 15.000 e o americano
22.000 ou seja o chinês roda pouco porque Na China tem trem para tudo quanto é lugar e o chinês ele viaja de trem quando ele viaja ele não viaja de carro eles têm estradas maravilhosas mas basicamente o chinês viaja de trem então o o se toda a frota chinesa fosse de Carro elétrico eles economizariam 5 milhões de Barris por dia Opa eu ia importar 3,5 em vez de Oito três em vez de oito então pros chinês parar de importar petróleo é assim é vital paraa segurança nacional deles eles têm que parar de importar petróleo então
a energia elétrica vem do carvão é muito suja a energia elétrica lá mas eles estão instalando um monte de eólica o problema deles não é energia elétrica o ano passado olha essa estatística a China instalou mais energia eólica que todo o resto do mundo somado dese que existe energia eólica Caraca eu vou repetir a China o ano passado colocou em turbina eólica em um ano mais do que todo o resto do mundo somado desde que existe energia eólica Então não é que ela colocou mais que o resto do mundo ela colocou mais que a capacidade
instalada do resto do mundo mundo então eles estão fazendo uma revolução para limpar a a o Grid energético deles só Que eles têm que parar de importar petróleo porque eles não podem continuar importando petróleo então por exemplo já não tem mais ônibus Diesel na China tudo elétrico eles economizaram 700.000 Barris por dia só com os ônibus eh a China tem hoje 25 milhões de carros elétricos eles já estão economizando 500.000 Barris por dia com esses 25.000 25000 milhões de carros elétricos eles precisam por carro elétrico lá porque eles não podem continuar importar Petróleo porque petróleo
eles estão de um risco político gigantesco no caso de de ter um uma guerra ou sei lá o qu eles vão ficar sem petróleo então tipo assim basicamente o carro elétrico só funciona de fato porque o governo quer então como é que você incentiva usar carro elétrico na China então Na China tem vários incentivos primeiro zona azul nas grandes cidades chinesas se teu carro não for elétrico você não pode Parar em zona azul proibido você leva multa só pode parar em zona azul se carro elétrico e é fácil de ver porque a placa do carro
elétrico é verde a dos outros carros é azul é a primeira coisa segunda coisa tem um monte de estacionamento em Shanghai beijim xzen chonim changan onde tá escrito assim só aceitamos carro elétrico se tocar a gasolina você não entra no estacionamento não deixa estacionar não é tipo assim é é um incentivo é tipo Assim Car é Ou você tem o carro elétrico ou você não vai conseguir parar o seu carro você vai ter que tipo tem outro também que não custa nada que é o seguinte para diminuir poluição e trânsito nas grandes cidades chinesas e
eles você só pode emplacar 10.000 carros em Xangai em beijim shenzen chonin changan são as maiores cidades chinesas você só pode estacionar comprar 10.000 carro gasolina o mercado né O Brasil é 20 São Paulo é 20.000 para você ter uma Ideia São Paulo é 20.000 carros lá é 10.000 Nessas cidades e essas cidades são super ricas então elas emplacaram 40 50.000 carros por mês não pode então como é que você faz para proibir o cara de emplacar um carro um carro a gasolina você faz um leilão pela internet e uma placa de um carro a
gasolina custa aí 100.000 rembi 15.000 então se você quer comprar um cara a gasolina um camry a gasolina na em Shanghai ou beijim ou ou shenzen você pagar 15.000 de taxa no Leilão lá senão você não consegue por isso que quando você tá em beijim ou em Shangai você não vê Corolla e você vê camry você não vê Honda Civic e você vê Honda Core porque já que o cara vai pagar 15.000 de multa entre aspas para ter um carro térmico bom então já compra um carro mais caro você não vai comprar um carro de
25.000 já compra um carro de 50 então brasileiro que vai para lá fala nossa chinês é rico Só tem BMW e Mercedes aqui não é que Quando você paga 15.000 para ter uma placa você não vai comprar um carro de 15.000 você já compra um carro de 50.000 sim ou você anda de ônibus ou Uber ou de metrô ou de bicicleta você entendeu ou de motocicleta elétrica todas são elétric eu não vi nenhuma lá com fazendo barulho tudo elé motocicleta tudo e qual a grande vantagem da moto elétrica em relação ao carro todo mundo mora
em apartamento como é que vai carregar um carro elétrico não tem jeito mas se você Tem uma motinha você levanta o banco a bateria fica debaixo do banco uma cordinha você puxa a bateria leva pro apartamento e carrega de noite carrega o celular você carrega o celular e a bateria em casa então o que que acontece com o carro elétrico os europeus que depois vou falar dos Estados Unidos eles querem diminuir Primeiro eles a Europa como região importa 13 milhões de Barris ou seja muito mais que a China mas os Países não a China importa
a França importa dois Alemanha importa três a Espanha importa um Então os países não têm esse problema gigantesco que um só país importa oito mas a Europa importa 13 então claro que a Europa quer limpar o CO2 etc etc Claro mas eles também querem diminuir a conta de petróleo que eles pagam uhum óbvio que tem razões econômicas também então eles estão incentivando o uso de carro elétrico a Europa então eles pagam a Europa até o o Ano passado todos os países europeus dava entre 5 e 7.000 € para você comprar um carro elétrico quando você
olha o market share de carro elétrico na Europa ó como é interessante a Europa do Norte países pequenos planos e muito ricos então a Noruega é um caso à parte mas por exemplo a Suécia tem 65.000 de renda per capita Dinamarca tem 63 Estados Unidos 76 mas a Alemanha 46 Holanda é 60 Bélgica 55 esses países pequenos e planos che de carro elétrico 25% o ano passado vamos esquecer a Noruega que a Noruega é 50 é é 80 mas a Noruega é um casa parte eles têm petróleo eles TM tudo lá os outros países eles
T mais ou menos 25% de ch de carro elétrico mas por exemplo a Holanda o primeiro ministro vai trabalhar de bicicleta não tem nada a ver com a nossa realidade uhum à Não é verdade não tem como não não eh o primeiro ministro da Noruega duas vezes por semana ele sai ele sai do Emprego do emprego ele ele deixa o o gabinete dele às 4 da tarde vai buscar os netos e ele vai de ônibus claro que sem segurança você imagina esses países são coisas assim nem na França você faz isso então esses países têm
25% de ch de carro elétrico aí depois você pega os três grandes países europeus Inglaterra França Alemanha che de carro elétrico 17% o ano passado 17% renda per capita de 40 a 45 Itália 4% renda per capita 36.000 Espanha 5% renda per capita $3.000 ou seja Polônia renda per capita 8.000 3% de carro elétrico ou seja países europeus de renda mais baixa mesmo com subsídio não compram muito carro elétrico por quê Porque o carro elétrico Por enquanto é um carro ele é um produto mais caro são carros de 30 40 50.000€ sim e o carro
elétrico barato ele tem 200 Km de autonomia o o o Dacia Spring que é o Renault quid elétrico ele vale 000 2.000€ lá a ajuda é 4.000 porque a ajuda é 7.000 ou 25% do Preço do carro e aquela versão tem 230 Km de autonomia é um pouco arriscada não na estrada 160 se você para com 20% de autonomia porque você quer ter guardar uma reserva você anda uma hora para para carregar anda uma hora para para carregar anda uma hora para para carregar e tem mais 24% dos carregadores na Europa estão quebrados estatística tá
na internet você fala os carregadores dos pontos de é os carregadores nos postos carregador Público quebrado na Europa 76% funcionam público essa estatística então um em quatro que você vai parar não funciona o carregador e no outro que você vai parar tem fila e o aí com que velocidade você vai até o próximo você já não vai a 120 né você vai 80 os ônibos passando você os camiões te xingando na outo Estrada você na parte na fista da direita e quando você chega lá como antes tava quebrado tem fila nesse daí ou seja bom
desculpa e tem uma grande Hipocrisia grande hipocrisia do carro elétrico na Europa por quê você não polui a cidade mas quando você coloca tomada na parede que tipo de energia elétrica vem gerada por carvão ou diesel Qual que é o você que é o rei dos números Qual que é o percentual de carvão e e Diesel Você á Então você tá poluindo em outro lugar aí aí funciona assim na França ela é muito verde na França você tem 80 g de CO2 por kWh gerado na alimenta tem 500 napoleon é 800 eh nos Estados Unidos
tem lugares que o Brasil é 100 O Brasil nossa nossa nossa energia é super limpa porque vem basicamente hidroelétrica eólica é eólica hid elétrica né É tá tá começando a comentar isso quea falar Tá começando a incentivar bastante fotovoltaica então o que que acontece ah conforme foi aumentando a venda de carro elétrico na Europa eh o subsídio começou a custar uma fortuna Então como é que o países fazem Para resolver isso daí a Alemanha que tem uma preocupação Germânica com déficit mas assim cortaram o subsídio P acabou a partir de Primeiro de Janeiro desse ano
não tem mais subsídio que que aconteceu com a venda de carro elétrico na Europa despencou desmoronou tá em 12% de participação eraa 18 o ano passado França França eles fizeram uma conta maravilhosa Eles fizeram a conta assim isso é típico de de Latino eles Fizeram tô gastando muito com carro elétrico primeiro em vez de sete vai cair para cinco mas se você é de um ambiente familiar de renda mais baixa você consegue o set ainda ou como é que eu faço para financiar o set eles pegaram o mix de venda o ano passado e começaram
a pôr multa em cima de emissão de CO2 é peso e emissão de CO2 e todos os carros de mais de 2 toneladas tem um monte e todos os carros com mais de 190 g de CO2 por km rodado Dá mais ou menos 7 8 km por L todo carro que tiver gastando mais que isso paga 60.000 € de penalidade para comprar e eles falam com isso eu vou financiar o meu déficit pros carros elétricos é esse ano tá assim esse ano nossa mãe do céu tá que que aconteceu não se vende mais um carro
com 60.000 de CO2 de de multa porque o cara que vai comprar um carro que pesa 2 Tonel de 100 e que paga 60.000 de multa não compra é por exemplo o Porsche não caiel o outro Taan não o de baixo o macan na Europa pararam de vender pararam de vender na França o Porsche taikan porque ele pagava 60.000 € de penalidade então só a multa 60 x 6 dá R 350.000 o carro o carro de 70 vai para 130 Nossa conclusão ninguém mais tá comprando fizeram a mesma coisa com picap picap na França agora
60.000 € o mercado era 15.000 picap o burocrata francês fez a conta 15.000 x 60.000 [ __ ] com isso eu consigo financiar um Monte de carro elétrico Aham só que parou de vender picap deixa eu fazer uma pergunta no Brasil porque a a gente a gente tava com aquela pergunta lá dos preços do carro porque parece que parece que no Brasil tem essa coisa de nada nada volta né tipo assim se a caneta agora é vendida por três é de três para frente nunca mais vai voltar Vai para baixo Brasil tem chance de melhorar
o preço dos carros ou que nem você di a carga tributária não mas tem outra coisa Né Sérgio os carros vieram subindo de preço no mundo inteiro pelas exigências de emissões e exigências de segurança não se esqueça que você comprava um carro no Brasil você não tinha que pagar ABS não tinha que pagar airbag não tinha que pagar o ES S quer dizer você hoje tem que ter tudo isso isso custa isso custa isso é verdade porque Pô eu eu andava com meu pai em 2000 um Opala sei lá 70 e pouco era um cinto
único que passava de lado Não tinha dominal você virava um hambúrguer do carro você batia o carro né você virava mano mas você sabe essa imagem que a gente tem que preço no primeiro lembra o seguinte o carro no Brasil é um vetor de imposto sim 40% do você compra um carro de 200.000 tem 80 pau de imposto é o único país do mundo que é assim na Europa é 20% nos Estados Unidos é zero zero pesquisa na Internet digita eh imposto sobre carro novo nos Estados Unidos zero imposto sobre carro novo no Japão zero
imposto sobre carro novo na na Europa 20% de Iva aqui é 40 então primeira coisa segunda coisa essa é a noção que a gente tem que no no Brasil os preços sobem e não descem é o seguinte a gente tem um pouco mais de inflação que os outros países então os outros países T dois três a gente tem cin seis se o preço deixa de subir durante 2 meses do anos ele já Caiu e como o Boris falou carro na Europa em euro o o preço no Cacau que o cara paga subiu 22% em 4
anos de novo tá na imprensa então também aumentou lá também aumentou lá porque todas as montadoras seguiram a regra do Carlos Tavares que é Market não é tão importante eu preciso ter um Business rentável nos Estados Unidos há 10 anos atrás 10 anos tinham 10 carros que custavam menos que 000 esse ano tem três estos Unidos nos Estados Unidos Todos subiram de preço também por por causa dos equipamentos obrigatoriedades e tudo mais mas o próprio hábito também do de consumo acaba acaba acrescentando porque eu vejo aqui no Brasil Sei lá posso estar enviesado mas pessoal
hoje quer um carro com multimídia quer um carro automático quer um carro automático automático depois de dezenas de anos que vendia muito menos que manual em 2022 pela primeira vez o carro automático vendeu mais do que o manual passou de 50% das vendas é que tem uma galera que vai ratear aqui aqui mas pelo menos na minha bo e tipo na galera mais jovem assim pô a galera de 25 a 35 eles não querem mais comprar um carro manual simplesmente não quer mulh sabe nos Estados Unidos quanto que vende carro manual menos que 5% menos
que 5% manual SOS esportivos uma gala gosta beleza se for Um esportivo Beleza agora o cara tá dirigindo um Mob manual assim né Principalmente o cara mora em São Paulo cara é tipo trânsito e tudo mais pô você vai ficar tocando cada 30 segundos e tem outra coisa também que faz que o nosso mercado não cresce é que o o o hoje o jovem 20 25 anos não é mais o sonho dele ter um carro não é mesmo eu tirei a carta com 18 anos e duas semanas eu tirei a minha no dia que eu
fiz 18 anos hoje você tem que você tem a pessoas que T 2022 não tem carta cara não tem carta meu time eu convenci três pessoas de 27 um de 27 um tem 32 e um se lá atirar carta F assim cara é um absurdo você não ter carta em geral é quando ele casa e tem filho aí ele compra o carro amor de Deus carta pelo menos não precisa comprar um carro gente mas pelo menos tira carta gente é important dirigir aprende a dirigir é importante vai precisar um dia então mudou muito o hábito
mudou muito o hábito de consumo Mudou muito você acha você acha que no Brasil e tem uma chance do carro elétrico pegar porque a gente falou muito da Europa não o que acontece no Brasil é o seguinte o Brasil tem um monte de coisas que mostra que carro elétrico no Brasil não funciona primeira coisa dimensão do país o Brasil é um país Continental nos países continentais hoje que são ricos renda média alta e que são continentais carro elétrico não vende Então vamos lá Canadá carro Elétrico ano passado 7% o Canadá é um país super verde
super verde ajuda governamental 10 canadense 000 americano eh Quando você compra um Tesla lá você tem 35.000 do governo de presente lembra que carro lá não tem imposto ou seja o carro o Tesla lá vai de 300.000 nem isso 200.000 45.000 governo se dá sete para você comprar então Canadá país Continental carro elétrico vende pouco Estados Unidos Estados Unidos é Interessante Estados Unidos o ano passado vendeu 1 mil. mil carros elétricos aí o pessoal festeja D 7% do mercado americ pegou pegou no mercado né P Mas aonde pegou uma ofa Ah que que aconteceu nos
Estados Unidos P California a Califórnia se fosse um país seria o quinto PIB do mundo tem 42 milhões de habitantes um PIB maior que a França e um mercado de 2 milhões de de carros lão é o mercado do Brasil só que a Califórnia é pequenininha e é menor Que o estado de São Paulo a Califórnia tem 300.000 km qu lá quando você compra um carro elétrico você tem 7.500 do governo americano 7500 do governo estadual e 1000 a 3000 do governo Municipal Caraca então quando você compra um Tesla de 45000 você paga 28 [
__ ] pô meteu 28 num T não vale a pena cara 28 no t 140 pau você chega lá e fala assim cadê meu presente gente eu vim pegar meu presente aqui Tesla para todo mundo aí vendeu 22% Do mercado lá foi carro elétrico 22 não foi 100% 22 que é 500.000 carros então 500.000 carros do 1.1 foi lá depois você tem eh Texas e Flórida que são mercados grandes que venderam cada um eh 150.000 carros elétricos se você tira esses três estados a venda média de carro elétric dos Estados Unidos é 3% três três
e se você olha o mapa dos Estados Unidos e você olha o mapa de quem votou em biden quem volta em biden eventualmente compra carro elétrico Cher acima de 6 7% quem Vota em trump é menos de 2% todo centro dos Estados Unidos ninguém compra carro elétrico lá o cara compra um Ford do maior que tiver que faz mais Turbo na frente do carro e fala cara esse é meu carro é exatamente isso yeah E vocês viram o que aconteceu com a RS no mês passado a maior locadora de automóveis do mundo a RS mandou
vend D 20.000 carros elétricos da frota dela RS 20.000 perdendo ela teve um prejuízo de 245 milhões Desculpem os números o Rei do número tá aqui 245 milhões eou Perdeu o emprego e perdeu por quê Porque ninguém que alugava carro para viajar e Quem aluga Car porque tá viajando pro trânsito Urbano alug outra coisa outra coisa eles devolviam o carro sem carga Então você tinha que carregar uma noite inteira antes de poder alugar um dia inteiro antes de poder alugar foi uma cataste a experiência deles então o que que acontece nos Estados Unidos média 7,5
se Você tira Califórnia Texas e e Flórida média de carro elé dos Estados Unidos 3,5 por. e Austrália 40 milhões de habitantes renda per capita de 65.000 o único país agrícola que tem renda per capita alta Austrália quatro % de carro elétrico ano passado ou seja país Continental é difícil carro elétrico Brasil Brasil exporta petróleo nós não temos dinheiro para pagar o bolsa da família vai ter subsídio para comprar carro elétrico não vai e não tem Que ter nós temos solução aqui que é qu álcool que é o etanol que você sempre elogia essa é
a nossa solução o híbrido será que é uma opção então o o híbrido é o seguinte o bores acho que ele não gosta do HBD menos menos ruim que o elétri Você tem dois tipos de carro híbrido Você tem o híbrido plugin com uma tomada tá E você tem o híbrido leve que é o da Toyota que ele meio que ele se autoc carrega Ele se autoc carrega então o Híbrido leve ele é um carro combustão com uma bateria o híbrido pera aí da toota não é o híbrido leve esse é o mild Hybrid da
Toyota não é mild Hybrid ele é o híbrido que traciona o carro o híbrido leve não traciona então você tem o seguinte o híbrido sem tomada vamos supor tanto faz se traciona não mas o híbrido sem tomada porque você tem razão o híbrido sem tomada ele acrescenta R 10.000 no preço do carro e 50 kg esse carro ele é Energeticamente mais eficiente porque cada vez você tira o pé do acelerador você carrega a bateria pequena é uma bateria pequenininha e quando você tá no trânsito no Pari anda você eventualmente não liga o motor a gasolina
você só dá uma andadinha com o elétrico quando você tá no paranda paranda paranda então que é o padrão a 6 horas da tarde em São Paulo pronto então esse carro em vez de você fazer vamos supor 10 km por L na cidade você faz 12 13 14 mas esse carro Você não consegue funcionar com ele só elétrico porque o motor elétrico tem uma potência pequena às vezes ele não traciona e é um motorzinho aí de 15 20 cavalos ele é só uma ajudazinha Esse é uma solução boa pra gente aí você tem o híbrido
plugin que é que é o phev plugin Hybrid Electric vehicle que ele divide o motor a metade é combustão metade é bateria Esse é o seguinte você tem dois tipos de motor desse de motor de carro desse Você tem o de Luxo BMW Volvo Audi Mercedes R Rover etc carro de 500.000 700.000 1 Milhão onde você tem um motor a gasolina de 300 cavalos um motor elétrico de 100 150 200 300 uma Bia que permite uma autonomia de 100 Km esse carro ele funciona ele é super econômico na cidade e dá para viajar mas esse
é carro de 500 pau vamos falar agora do carro chinês híbrido esse da great Wall da Badia já que também tem nós vamos lançar daqui a pouco que qual É o problema desse carro Esse carro é o seguinte ele pesa 300 a 400 kg a mais que um carro normal porque você tem toda a parafernália do motor térmico da para fernal do motor elétrico e uma eletrônica super sofisticada que regula os dois você nem percebe quando não começa a funcionar funciona super bem pro usuário é é a sensação é deliciosa uhum esse carro funciona assim
ele tem ele pesa 400 kg a mais e ele custa 50 pau a mais quem tava pagando 50 pau a Mais no Brasil é alíquota de importação porque o plugin pagava zero e o carro térmico pagava 35 Então você comprava uma BMW importada phev pelo mesmo preço que você comprava uma uma BMW gasolina porque a gasolina se pagava 35 Deão importação e no você pagava Zero 4 era 4% então pro brasileiro claro que valia a pena você comprar o phv porque ele faz 30 km por L na cidade ele tem 300 350 cavalos é uma
delícia qual é o problema desse carro Agora acabou porque a lqua de importação tá aumentando e vai aumentar qual é o problema desse carro esse que vale 250.000 primeiro ele custa 50.000 a mais que o carro gasolina puro porque alguém tem que pagar esse custo a mais segundo ele pesa 400 kg a mais terceiro e esse é o problema quando o jornalista testa esse carro ele testa em São Paulo maravilhoso pega um pedacinho da Castelo Branco volta [ __ ] o carro é sensacional qual é o problema desse carro quando Você anda mais de 100
Km a bateria acaba E aí você tem um carro de 2 toneladas com 150 cavalos relação peso potência do unum mil hum da década de 90 Porque unum mil hoje anda mais se tivesse você tem um carro de 2 toneladas com 150 cavalos em subida os camiões os ônibus passam você então por exemplo você vai daqui para Campo de Jordão na na trabalhador Nossa você tem carro de 300 cavalos você vai pisando Tá uma maravilha chegou em Taubaté subiu a Serra você vai subir a 60 por hora 70 eu tava do lado do meu filho
eu falei você não vai pisar nós temos uma subida aqui falou tô com P um fundo e a gente tava 90 por hora na trabalhadora numa subida o carro não anda porque acabou a bateria Então esse carro el ah mas esse carro ele não se ele não se meio que autoc carrega como é que ele vai se autoc carregar você tá na estrada exigindo potência o tempo todo a potência do motor ela não tá usada para Carregar ela tá usada para movimentar o carro sim s e a bateria acabou a bateria acabou aí o o
eu tenho amigos meus que tem concessionária de de carro o cliente fala escuta mas eu viajei Depois de andar 150 km esse carro não anda mais nada Ah mas é assim né característica do produto pô mas o test drive o Car um foguete ah mas aqui tinha bateria então o o o plugin Hybrid Electric vacon ele é uma solução Urbana excelente dá para viajar mas a não ser Que você compre um carro de 500 ou 600 quando acabou a bateria e você tá indo pro Rio você vai fazer 120 km feliz e 280 com os
ônibus passando você em todas as subidas porque teu carro é um carro de duas toneladas com motor de 150 cavalos Ô bores tô te achando muito entendeu eu te achando muito quietinho aí eu gostaria de ouvir um pouco mais a sua Fúria que eu tô achando você muito tranquila mas é só me instigar O que que você já viu o bores Não veio com Kid Tech aí não tá estacionado lá embaixo não ah não O que que você já viu assim de carro elétrico que você achou o melhor Eu não andei em todos né É
mas o que que você andou assim que que você testou falou assim cara eu acho que esse E se a gente puder falar até faixa assim até 300 o sgo abi falou qualquer carro elétrico acima de 500.000 É ótimo É ótimo porque tem potência tem autonomia tem alcance quer dizer tem tudo agora o pessoal compra o Carro de 200.000 sim aí com 200.000 você cai nisso que ele falou qualquer carro elétrico até 200.000 você vai andar bem na cidade mas não vai não vai andar na estada vai passar perrengue eu aluguei na Espanha ano passado
uma BMW híbrida né E liguei pro hotel aí tem carregador tem cheguei lá para cima de Barcelona ali na um hotel lá tinha três três tomadas uma quebrada e as outras duas ocupadas o tempo todo eu andei na BMW híbrida botando gasolina o tempo todo Andei com gasolina pronto fazer o quê então e a BBW tem 300 cavalos a gasolina Não é híbrido não ele anda bem anda bem agora esses Toyota de R 200.000 você a h que acaba você não não tem como andar mais porque perde a perde a potência então é mas não
é não é uma questão de só uma questão de tempo de tecnologia para que isso seja olha tecnologia se você avançar muito na tecnologia tudo isso que o Sérgio disse aqui cai por terra por que que cai por terra porque o Problema é o alcance a autonomia uhum se você desenvolver e devem estar desenvolvendo uma bateria que te dê um alcance uma autonomia de 1000 km para cima tá resolvido o problema tá resolvido o problema do carro elétrico quando tiver essa bateria e e agora essa bateria vai custar quanto em grana e quanto que vai
demorar para chegar essa bateria porque o problema todo Escuta gente carro elétrico não é novidade não antes do carro a combustão tinha carro Elétrico no fim do século X 1890 os carros eram elétricos mas aí veio um tal de gasolina motor a combustão e qual que era o problema do carro elétrico a bateria o carro andava 10 km 15 km tinha que recarregar Ah o mundo da o o mundo da tecnologia o problema é um pouco a bateria né Por exemplo o celular há 5 anos atrás você tinha carregar cada 3 horas hoje Você fica
o dia inteiro é o que acontece com bateria e ele tem toda a razão é o dia Que a gente tiver uma bateria leve que tem uma densidade energética boa resolve o problema a um custo competitivo qual é o problema com o carro celular os caras desenvolvem uma bateria e a bateria tem um problema depois de 5 anos ela estraga tem uma saúde da bateria né para carro para celular não tem problema 5 anos teu celular você já trocou carro Dura 20 30 anos como é que vai tá essa bateria com tecnologia nova daqui 20
30 anos ou seja vai ter tecnologia Pode ser que sim vai Demorar e não vai demorar 4 5 anos porque a gente não sabe o que vai acontecer com a bateria daqui 20 anos o uma vez perguntaram o presidente da GM por que que eles conseguiam fazer computador tão barato e o carro era tão caro ele falou é simples dá para você ver você anda de carro quando pisca pisca não funcionar você fala desliga o carro e liga de novo dá um reboot no sistema ah a gente faz isso com celular ou fazia Ant Você
lembra que você tirava A bateria do Motorola antigamente quando dava um problema você tirava a bateria colocava de novo Faz isso no carro você entendeu então carro é um bem complicado porque ele dura muito tempo e pode pegar fogo é muita variável né cara é desde é uma coisa é um patrimônio de um celular você joga fora o celular é mas agora o automóvel você não joga fora você não joga o o automóvel vai só perdendo valor perdendo valor aliás eu até queria abrir um parêntese aqui Qual o carro que vocês Acham que já que
aqui nós estamos fal falando né no primo Casting Qual o qual é o o bem o o ativo que mais valoriza no mundo vocês sab você sabe Sérgio bib Qual o ativo que mais valoriza no mundo vinhos raros vinho raro agora em segundo lugar eu sei mas eu vou falar para deixar você em segundo lugar qual que que mais valoriza no mundo o que ele tem carro antigo carro antigo ah carro antigo pelo amor de Deus carro antigo é o bem é o Ativo que qualquer carro antigo naturalmente um carro Nobre n mas escuta o
Fusca não viram uma bagunça combi tempo atrás a galera importando combi pra Europa quant vocês acham que estão vendendo um Fusca eu esse aqueles primeiros aqui do Brasil década de 50 já passou de R 200.000 Charger macimo de R 300.000 S RT eu quanto que você tem de de carro tem assim Uma não uma me de 10 ou 12 mas a quanto que soma isso em valor Ali Ah isso é isso é cotação internacional Você não sabe quanto que vão pagar aqui no é que você pode pedir 10.000 e ninguém pagar pode pedir 50 e
aparece um um idiota que paga idiota que vai ganhar um dinheirão em cima de você tá É acho que essa parte do sentimental a Kombi comprava Kombi aqui levava PR Alemanha estão exportando combi pra Alemanha e sabe quanto vale a Kombi e ele chama 23 Window aquela que tem as janelinha de vidro em cima 23 janelinhas Tá você sabe quanto é que tá valendo aquilo 50.000 D multiplica por c r00 e tantos mil re uma combi Você já andou numa combi eu não pago r000 assust Ó tipo assim eu já andei assustador é assustador porque
você olha para baixo você vê o chão porque a combi o motor não é na frente é atrás então tipo assim é é um filetinho de de metal e você tá na frente do chão tinha aquele negócio que a com pegava fogo não tinha um negócio desse porque pinga a gasolina em Cima do distribuidor ela Projetada Projetada para pegar fogo entendi ah mas era era uma outra época pô era uma época que meu pai andava com 2 l de gasolina no porta-mala de um Opala porque era era álcool e o carro no frio não funcionava
era na garrafa Pete era na gfa agora eu queria saber de vocês assim a gente falou um pouco da qualidade dos carros que a gente teve uma percepção de que eh o plástico voltou pra modo né é que o Plástico tá tá forte voltando plástico mas o que que o que que tem de legal hoje no mercado aí que vocês falam pô são bons Car né a gente a gente criticou um pouco aí o Toyota Cross Mas que que que tá legal assim você fal assal importado um pouco dos dois vamos falar de tudo pra
galera que vai comprar o Car naal melhor o melhor carro eu não seu importado é a Jaque eu diria o seguinte o o não existe mais carro ruim hoje aham todos os Carros são bons tem carro que é um pouco melhor que outro um pouco pior que outro mas todos os carros são bons eh os carros elétricos chineses tecnologicamente eles estão na frente porque eles começaram antes uhum o o o mundo ocidental precisa recuperar isso daí então em termos de eficiência energética e e custo os os chineses estão na frente em elétrico por outro lado
eh Quando você compra um carro de um certo preço a grif é importante e Grif é mais importante para alguns país o que para outros uhum de novo vou jogar algumas estatísticas para vocês mas por exemplo pega o a gente acha eu não porque eu conheço bem a China eu já fui mais de 60 vezes na China mas a gente acha que o chinês o chinês ele é um consumidor extremamente consciente do que vale uma marca tem cidades médias da China que tem cinco lojas São Paulo é chinês é super vou dar um exemplo Lexus
Lexus é o seguinte Lexus é um produto sensacional nível de Mercedes BMW alos é difícil vem São Paulo Lexus também então você chegar lá então Lexus é um baita produto é a marca de luxo da Toyota tá é um produto sensacional Lexus na China na China vende 700.000 Audi por ano 750 Mercedes 800.000 BMW Lexus vende 200.000 ou seja chinês não compra Lexus menos de 1 ter3 dos outros americano americano vende 300.000 ales 300.000 BMW 300.000 Mercedes 300.000 Lexus ah americano compra ou seja o americano se o produto é um carro e ele é bom
ele compra Ah não tem grif faz mal é bom hum vende mais Lexus do que Audi ou e ou Mercedes nos Estados Unidos pouquinho mais é 280 para 300 uma americana não olha muita marca do carro se ele é bom para carro ele olha o produto agora vamos na Europa a Europa vende 700.000 audis mesma coisa que a China Europa inteira 750.000 Mercedes mesma coisa que a China 800.000 Mercedes mesma coisa que 800.000 BMW sabe quanto o Lexus vende na Europa cinquentinha 50.000 com 16 na Inglaterra Isso quer dizer o seguinte europeu não compra Lexus
Ah o carro é sensacional é mas por esse preço eu compro um BMW ou um ai ou um merc F pensas agora vamos no Brasil Brasil vende 12.000 BMW 7.000 Mercedes 6.000 Audi sabe quanto o Lexus 700 o brasileiro não compra é bom é bom para [ __ ] o carro é tão bom quanto os Outros só que o brasileiro que tem R 400$ 500.000 para comprar um carro compra um carro alemão e acabou é o que a gente olha na estatística Então as marcas chinesas que vão chegar no Brasil que vão chegar que acham
que vão vender carro a r 400$ 500.000 para público Brasil brasileiro não vão não vão porque o brasileiro que compra um carro de 4 não compra Lexus que é um carro comprovadamente tão bom quanto os outros pega teste é sensacional Lexus um som Sensacional uma suavidade silêncio é um Toyota com a qualidade que a Toyota com a Toyota tem uma qualidade insuperável bota luxo em cima vira Lexus quer dizer o carro não tem do que se falar em termos de qualidade brasileiro não compra europeu não compra a Inglaterra um pouquinho mais porque Inglaterra já o
cara já mais racion tamb pera aí Inglaterra né Pera aí faz uns automóveis que C PR nós hein para você foi importador Jaguar né olha aqui você Foi Jaguar bom Mini Cooper Eu não gosto também mas alemão BMW agora pega tem uma empresa famosa nos Estados Unidos que chama JD Power ela faz pesquisas de satisfação do cliente de qualidade de qualidade defeito que você teve com o carro que que você achou na hora de comprar o carro faz uma pesquisa que que você achou um ano depois que você tá andando com o carro outra pesquisa
agora mais Interessante que que você achou do carro 3 anos depois que você comprou o carro e tá rodando com ele 3 anos depois quem tá em último lugar todo o ano diga tem Sete Marcas pesquisadas a r Rover a Land Rover é última Land Rover é a pior Ah mas é o elefante branco maior elefante branco marca e olha a quantidade de gente porque ele é o empresário eu sou o jornalista que recebo as reclamações aí o cara Mega mas escuta o meu Range Rover velar e sei lá o que explodiu a Turbina explodiu
T eu falei eu sei mas você só tá me ligando agora porque você não me ligou antes de comprar aí eu i Mas sabe qual é o 26º Lex e Tesla Tesla tem um monte de probleminha um monte de nada grave mas eles tem um monte de probleminha eh viva voz que não funciona um monte de problem Ah mas é esse probleminha pega né porque tipo assim às vezes você pô sei lá é Coisa boba o meu meu c o meu celular às vezes não conecta no meu carro eu já tipo quero jogar no Rio
já o o multimídia da Volkswagen tem uma vida própria l ia falar disso eu ia falar disso aliás aliás então mas é isso Que é isso que tira um pouco a Jade Paul a última pesquisa Lune Rover é sempre Imbatível pior marca que tem lá sabe quem é que desceu pros cinco últimos lugares Audi e Volkswagen por causa do multimo por causa da eletrônica é não porque cara você às vezes estacionam estacionam um estacionamento que não tem superfície Sol amigo aquele aquele painel esquenta esquece você não cons usar por uma hora aqu Pain não você
sabe o que você tem que fazer no Volkswagen eu ten ní você tem que desligar o carro às vezes o seu celular não conecta não conecta no Spotify no lá a tem quear o car dá dica para conectar no nivos virt Jeta desliga PR porta você tem que desligar você tem que desligar o negócio põe no ponto no P abre a porta fecha aí liga tudo de novo aí o carro volta aí ele vai você podia Fazer um um manual de instruções para como lidar com e eu já fiz isso duas vezes no semáforo então
se você já viu alguém abrindo a porta no semáforo é porque o cara tava tentando conectar multimídia Mas e aí mas e aí Mas e aí o que que tem bom no Brasil aí a gente fo a gente deu uma volta aqui o que que tá o que que tem legal que você fala assim pô esse carrinho é bom não tem uma grande não existe não existe uma grande não não existe uma Grande diferença de qualidade sabe por quê os fornecedores em primeiro lugar são os mesmos se você tem um bom projeto de manufatura você
vai ter toda a parte elétrica vem da Bosch to toda a parte de transmissão vem da eton toda e na China também são os mais hoje quem fornece pra China são os mesmos fornecedores que fornece pra Europa a qualidade tá ficando o que que tá sobressaindo hoje é inclusive o pós-venda o pós-venda tá definindo porque você compra um carro dá Um problema e não tem quem resolva aquilo você compra de novo difícil mesmo pode ser ótimo mas de um defeito você não tem quem corrija aquilo você não vai comprar outro vai o pós-venda tá cada
vez influenciando mais a venda num carro porque a qualidade é aquele negócio de aqu distribuidor que queimava patinado não tem mais carburador que entupia não tem mais é tudo eletrônico é tudo elétrico então virou meio que um clubismo um cara que gosta de uma marca Ele vai ficar na marca até a marca meio o Brasil é super Infiel em em marcas o nas estatísticas mundiais o público mais Infiel é o chinês eles mudam de marca de carro super facilmente eh fidelidade tá muito mais ligado a dificuldade da mudança do que a satisfação em si eu
dou te dou um exemplo Ah se você tem um celular da Apple você não muda pro celular da Huawei não porque o celular da Huawei é bom ou não você não tá afim de aprender A usar o sistema porque você vai perder Du horas do seu temp explicar o celular que eu tenho Qual que você tem Huawei 2356 não quero queroo não mas o da Huawei é muito bom mas Samsung por exemplo eh minha filha usa Samsung Eu dei um app para ela de presente ela vendeu ela falou eu adoro o sistema da Samsung eu
não quero um Apple ela ela tem relógio da Samsung e ela tem o o celular da Samsung então problema do carro é que você não precisa um manual De instrução para trocar de marca então você muda de uma marca para outra muito fácil porque ele era um carro esteticamente muito mais bonito por fora se olhava brasileiro com bonito muitas vezes eu eu fico me questionando eu já sou há mais de 50 anos jornalistas especializado nessa área de automóvel e tal e aí eu acho que eu tô perdendo meu tempo porque eu eu disseco o carro
faço uma análise completa tal Parará e valor de revenda reposição e Consumo OK aí chega o casal na revenda olha no chega no showroom a mulher fala assim que gracinha aquele carro e compra tanto fácil eu falei que é bom se falei que é ruim revenda consumo manutenção que gracinha compra o carro porque ele é bonit vocês acham que isso foi o foi que causou por exemplo a febre do Jeep Renegade porque ele é um carro bonito era o jip fal cara aliás do motor ruim ou com motor bom não não não existe FEB do
motorb não existe Ninguém comprou se você sabe como é que surgiu o jip Renegade é ninguém sabe aqui acho que nem o Sérgio hein O negócio dele é número né Eu nunca vi tanto número na minha vida o Renegade vocês conhecem o tinque chento uma gracinha na Europa eles tem o tinque chento l que é estendido é maiorzinho aí pessoal da fi falou vamos fazer um mais Altinho que viram um suzinho um Cross né É aí fizeram o projeto e tal e esse seu 500x mais ele mais Altinho aí foram pro Cara que era o
bam Bambam da Fiat na época marchioni um gênio gênio gênio o Sérgio marchioni levaram o projeto 500x para ele Ele olhou perguntou falou tava lá os engenheiros o pessoal de Marketing e tal falou perfeito tá aprovado vamos fabricar mas com uma pequena diferença a p olhou assustado que que o senhor não gostou não eu gostei de tudo mas nós vamos trocar a marca em vez de Fiat nós vamos pôr Jeep e Aim surgiu o Renegade era para ser um Fiat 500x virou Renegade Virou febre Se você falasse que era Fiat 500x aqui nossa mas Jeep
Renegade vende a picap da Fiat era para ser Peugeot era para ser Peugeot é essa picap aí que havia titano a titano não era para ser não ela é Peugeot na Argentina e lá chama l trk a mesma picap Peugeot lant Trek na Argentina chamar chama Fiat titano aqui no mudaram o logotipo é então mas é isso a gente falou porque o brasileiro o o jip Renegade eu acredito né pela minha leiguice aqui eu vi que Foi uma coisa que deve ter trazido um um assim um um share Of Mind assim pro PR Jeep gigantesco
Todo mundo começou a consumir mais Jeep começou a pensar mais é a a jip a jip é uma história de sucesso impressionante no Brasil foi super bem administrado o lançamento pelo antigo que ele se aposentou agora o como era o nome dele o Beline Bel o Beline porque assim a marca do nada chegou a 7% de Xé é muito rapidamente foi super bem trabalhado realmente eles trabalharam Muito bem a Fiat sempre foi muito bom em marketing no BR e mais né a fábrica de Goiana onde faz jip tem uma qualidade eu fui visitar é impressionante
aquel Mas por que depois o carro acabou virando um pouco de um meme assim o Renegade o carro não era bom o carro não é bom eles tiveram a meu ver pelo que eu percebi uns probleminhas de qualidade Durante algum tempo negócio do do do radiador de óleo que deixava passar Água pra caixa pro câmbio automático e tal aparentemente esses problemas sumiram mas mas durante algum tempo ele tiver um problema de qualidade é mas de qualquer jeito em vale quanto peso ele não valia o que ele era vendido entendi vale quanto peso assim em produto
ele era ele ele foi um produto muito bem lançado muito bem pensado pro Brasil se encaixava naquilo que o brasileiro podia pagar mas não é um grande produto não tá na lista dos bons produtos automóveis de Automóveis que a gente tem no Brasil até mesmo na época lá eu eu sempre falei cara o o jip eu não sei o que a jip faz mas o carro parece grande por fora mas por dentro é pequeno eu que sou um cara alto mas ele é pequeno eu ele é um F de mas ele é um tin até
mesmo até mesmo compes eu acho ele pequeno por dentro pelo tamanho do carro que o carro é um carro meu que robusto esse é o super Ching é aí você você você entra você fala assim cara meu Apertado não o melhor para mim é touro né porque a toro é um comp entend a touro é um compas é um compas é a atório é produzida em Goiana onde se faz o gip Olha a porta a a a o touros quando você olha quer saber de onde vem o carro olha a porta a porta do compas
é a porta do touros exatamente a mesma eles pegaram a plataforma do compas colocaram lá uma picap chamaram de fi e outra coisa Ram a Rampage a Rampage é touro também é a Rampage é um touro você levantaram a Suspensão mudaram um pouquinho colocaram o r l fou ótimo inclusive 60 pau e vamos embora É fantástico a Run tage Eu gosto demais eu eu detesto picap mas essa r page Valeu porque foi muito bem executado o projeto Mas é uma touro R 60.000 mais caro é que nem o d Rei sabe como a gente chamava
Del Rei Não Corsel de otário não mas tinha um apelido muito Neo Corsário Corsário coro a gente chamava que a gente é velho mas o de rei a gente Chamava de Corsário Corsel de otário porque o de rei Era um Corcel só que tinha uma carroceria mais bonitinha um pouco mais botãozinho primeiro automóvel do Brasil com vidros elétricos com controle aqui na porta e vendia por uma nota nossa mãe do céu então o Rampage é um é um Fiat touro com a porta do compas que eles conseguem vender 60 pau mais caro porque chama Rana
tem muito disso né cara que é que a é igual tipo hoje a Volkswagen a parte da frente de todos os Volkswagen é iguais todas Tipo desde o é mas is Family fez também tem outras coisas aí mas não se esqueça que no ano passado a Volkswagen ganhou vocês sabem o me o eu dou todo fim de ano um prêmio porque tem carro do ano tem não sei o qu eu dou prêmio chama Pinóquio de ouro a maior mentira do ano aí no ano passado Quem é que ganhou Pinóquio de ouro com louvor e distinção
a Volkswagen por qu ela lançou a nova Saveiro que de Nova entre aspas não Tinha nada capô só o capô a Saveiro é a mesma de antigamente cobraram um p mais e resolveram chamar de nova Saveiro como vão fazer esse ano com a Maro o Sérgio sabe que a Ford e a Volkswagen tem uma parceria no mundo inteiro para compartilhar pics compartilhar quer dizer a Ford faz as melhores pics do mundo a Volkswagen pega o projeto da Ford e leva pras pics dela Volkswagen lá na África do Sul que que fez a Volkswagen comprou o
projeto da Ranger e Fez a Maro de acordo com a nova arranja aqui no Brasil mas é caro tiveram que pagar muito aqui no Brasil devia ter escorpião no bolso aí do ele não Enfiou a mão no bolso para pagar a Ford e resolveu fazer o quê esse ano vão lançar a nova Amaro que é a velha com um bistu um facelift uma cirurgia plástica vai vender depois reclama que não vende vende pouco agora tem arranger que é uma picap fantástica tem a Hilux da Toyota que é uma uma picap fantástica também aí Vai querer
concorrer com a velha Maro aí até a Hunter é capaz de ser melhor né que que acontece com mercado de luxo no Brasil eh mercado de luxo no Brasil tem uma característica que é o seguinte na China 10% do mercado do automóvel chinês é mercado que eles chamam de luxo 2 milhões 2 milhões me 2 milhões são as três marcas alemãs vende de lá 150.000 Cadilac mais do que nos Estados Unidos vende 200.000 Lexus e acabou o mercado De luxo lá é esse mais ou menos as marcas chinesas vendem muito pouco nessa faixa de preço
nos Estados Unidos o mercado Premium é 10% do mercado na Europa o mercado Premium é 10% do mercado na Alemanha é 15 Mas não é por causa de renda perc é que o alemão ele bota dinheiro no carro o francês ele pode ter uma cadeira na casa na sala dele de 15.000€ mas ele anda de reninho porque para ele carro não é importante tanto assim que francês lava carro 10 Vezes por ano em média e Alemão 50 vezes você vai em Paris não tomar nem banho vai vai lavar carro [ __ ] mas você vai
em Paris os carros são todos imundos lá isso é fato eu conto essa estatística para francês porque eu vendo caminhão elétrico na França e o pessoal me Fala Bô eu lavo o meu uma vez por ano eu nessa estatística tô piorando el meu Deus do céu cara para baixo uma vez por mês eu já fico maluco velho cara mas uma vez por ano você não a pintura não volta A pintura não volta você tá louco bom aí eh no Brasil o mercado de luxo é 1,8 do mercado brasileiro que é eh 11.000 BMW 7.000 Mercedes
6.000 Audi 7000 Volvo o Brasil é um dos únicos países que Volvo vende a mesma coisa que Mercedes e a o outro é Suécia e o outro é Inglaterra uau é Volvo vende bem ela é super bem a Volvo aqui é super bem manejada já tá abaixo disso que você falou é a Mercedes caiu muito automóveis porque Mercedes quer ganhar dinheiro no Brasil Ela dobrou o preço dos carros um BMW no Brasil tem um preço comparado no Mercedes que vale a pena comprar esses você soma todas essas marcas bota Porche Land Rover e você chega
aí em 36000 carros que é 1,6 1 7 1,2 no mercado brasileiro e cada vez que você vai numa reunião com esses caras eles falam o mercado de luxo no Brasil vai aumentar vai aumentar e eu me lembro eu era concessionário Land Rover uma vez tinha um alemão lá que tocava Land Rover Você deve ter conhecido e a gente lançou eh o Discovery Sport e ele comparou com o SW4 que vende que é um sucesso pelo preço que ele é vendido aí acabou fui falar com o cara falei escuta aquele negócio D SW4 você pôs
para enganar com concessionário ou você realmente acredita nisso não não acredito fala olha o cara que compra o SW4 é o contrário do consumidor da Land Rover primeiro o seu carro quebra segundo o cara que compra o SW4 Ele quer um bom produto e discreção ele nunca vai comprar um um Discovery e de fato aquele carro nunca decolou bom onde é que tá o mercado de luxo brasileiro porque é 10% em todos os países o Brasil é um país de renda mais baixo mas mesmo assim sabe onde ele tá picap o Brasil tem tem 60.000
picapes no Brasil vendidas acima de R 300.000 todo ano Ford Ranger dois modelos 300 tem um modelo da Toyota Hilux que vende mais que todos os 20 modelos daar somados Então o mercado de luxo no Brasil não é um mercado tradicional 1,8 não mercado de luxo no Brasil é picar para acima de R 300.000 eles sim são 60.000 carros eles sim são 3% do mercado brasileiro somando tudo dá CCO Ah bom mas o mercado de luxo no Brasil é picap ou seja vamos esquecer São Paulo BH já vende bem picap mas São Paulo não vende
picap Rio de Janeiro não vende picap não cabe não cabe Onde tá o dinheiro é você não entra no shopping não entra essas picapes Grandes no Shopping Guatemi tem que dar marcharé para descer lá ele não consegue descer direto então onde é que tá o mercado onde é que tá o dinheiro no Brasil no Agro e o cara que tá no AG Campo Grande Goiânia interior de Minas esse cara não compra um BMW Mercedes esse cara uma picap de R 350.000 o cara quer passear ir pra fazenda com mesmo carro Esse é o mercado de
luxo brasileiro Esse é o mercado de luxo brasileiro o mercado brasileiro é um Mercado bem específico ó eu ten eu tenho uma uma série de carros aqui eu quero saber qual que o bores compraria que eu vou fal eu vou falar são várias categorias não me aperta sem me abraçar cal calma calma calma calma lá primeira categoria temos um Honda Civic temos um Toyota Corolla da versão mais top mas a gente tá falando de qual ano aí não é tudo tudo zero zero carro zero r000 isso R 250 R 200.000 é Toyota Corolla a versão
top híbrida ou um Volkswagen Jetta Jetta tá bom segunda linha ali ó ch quer saber o por não pode ser por Ah porque eu eu gosto do desempenho o preço é razoável é compatível a qualidade é ess não os dois japoneses também são Mas tem uma coisa chamada tesão ao volante os carros japoneses não não me dão nenhum pesão ao volante você sabe o que eu costumo falar eu costumo falar que quem compra Toyota não gosta de carro porque o Toyota é um Excelente produto tem 10% de a maior montadora Mas você nunca vai ouvir
um cara que gosta de carro ou um cara falar eu adoro meu toota Corolla ninguém gosta de um to Corola quando você pergunta por que você compra um toota Corolla o cara pensa um pouco porque não quebra não me dá problema e sei lá o qu e eu falo sabe o qu eu prefiro ter uma mulher cuja maior qualidade não seja não me dá problema do gasta dinheiro eu quero uma mulher que Me dá prazer que eu gosto de estar com ela e aí você tem um muito mais técnico do que eu que fala o
jet é um carro que me dá tesão quando eu vou dirigir e ninguém tem tem um Jornalista aí da área também o kug sabe o que que ele falava fala assim eu tenho no Corolla um Toyota Corolla me dá tanto prazer de manejar quant um forno de microonda quem gosta de carro vai responder uma marca japonesa mas tem um monte de gente que compra carro e que Não não se importa de carro eles querem do lugar a por lugar B Sem problema tudo B tanto assim que é o carro mais vendido do mundo é Toyota
Corolla sim segunda categoria Chevrolet Ônix Hyundai HB20 Nossa o polinho da Volkswagen ou uma Tracker Turbo olha Tracker por favor suve você nem me fala em suve Porque eu detesto não é na mesma categoria isso eu ten não quero saber de SUV SUV é uma invenção das fábricas para enganar trouxa min Min é um carr Altinho que eles cobram mais 30.000 e oferece menos do que o original é igual Corolla Sedan é muito melhor que o Corolla Cross bom então Tracker fora repete por favor Polo HB20 Ônix HB20 HB20 por H20 porque é um carro
que eu acho simpático bonitinho confortável tem espaço anda bem Tem uma boa assistência técnica Você não acha is aquela seta que é embaixo assim você nem sabe se o cara tá dando seta ou não é um Problema mas tudo bem ali embaixo TR me comprar você tá p qual que eu compraria é isso aqui não sei se pupar faz muito sentido mas ó uma Honda CRV um Toyota é rv4 R4 ou um bioid cuu Nossa só tem SUV aí mas eu iria no no Honda no Honda a nova a nova tecnologia híbrida Você já viu
é bacana é uma tecnologia da engenharia japonesa nota 10 os japoneses não foram na onda de carro elétrico aham carro elétrico no Japão o ano passado foi 1,2 do mercado Então eles não foram e agora Então o ano passado todo mundo falava o japonês vão perder o Bond e tal agora tem um monte de gente falando até que eles não foram tão estão estúpidos de esperar para para ver o que que eles iam realmente investir sim o outro é um Jeep Renegade Turbo um Hyundai Creta comfort line ou um nivos comfort [Risadas] line se agora
realmente me apertou sem me abraçar Não faltou acho que faltou o Nissan kicks aí é o Nissan kicks eu acho que é uma boa repete jip Renegade Turbo fora Creta comfort line nivos comfort line Creta e nivos empate pronto bom bom vai pegar os dois agora isso aqui vai ser bom ó tá torturando bi a de golfinho dolf é o gwm hora 03 ou Jack ou Jack qual que corresponde a is não tem não tem não tem tirou o Jack tirou o Jack a gente não tem E então é só entre esses dois o Nosso
carro custa 120 gwm é hora 03 ou dolfin vou explicar Tecnicamente porque que eu não vou com porque que eu não vou pelo biid porque a suspensão dele é igual de um Galaxy você anda num carrinho desse tamanha assim ó o resto até que é legal principalmente se tivesse pneu para trocar porque não tem a medida no Brasil então eu vou no gwm que Tecnicamente é o gwm pronto o hora é isso é isso conseguiu pron perfeito deixa eu fazer uma pergunta para vocês Assim e deu para entender ali no começo você ó concordou comigo
eu não sei de nada o h tem o h tem muito mais é muito mais potente é não tem 180 CAV a gente falou um pouco no começo ali sobre o Mercado secundário aqui no no Brasil aqui é o negócio é grande a gente falou de de do para 11 do para 11 11 milhões de carros usados E aí cara como como é que faz pra galera ganhar dinheiro com carro usado aí Vocês conseguem passar dicas boas pro cara Peneirar bons modelos fazer bons negócios brasileiro ama fazer dinheiro até que ano Vale a pena comprar
eu vou te explicar que isso isso eu eu conheço bem porque é meu dia a dia se você tá comprando um carro usado primeira coisa não escolha a cor nem final de placa porque o que acontece o seguinte às vezes Você quer um carro preto o carro vermelho tá bem melhor que o carro preto pelo mesmo preço e você não vai comprar porque você quer um preto outra coisa Não escolha por final de placa então assim eu quero andar de carro sexta-feira e o bom carro usado que você que que tá em boa tá com
boas condições e tudo tem final no ou zero aí você não compra se você mora em São Paulo então se você quer comprar um carro usado primeiro minha opinião Pegue uma faixa de preço não um modelo específico Olha a manutenção e não fique preso numa cor ou num final de placa se você tá em São Paulo segunda coisa ganhar dinheiro com Carro usado é muito complicado porque ah todo vendedor de carro que trabalha em concessionária e tem uma mais uma estatística interessante é o seguinte a anfia tem 95.000 colaboradores a f o sim de peças
tem 300 dos quais 150 trabalham pras montadoras e 150 trabalham para mercado de reposição a fena Brave que é associação de concessionários tem 350.000 isso quer dizer o seguinte você gera Mais Emprego distribuindo e consertando o carro do Que fabricando uhum Issa é a primeira coisa que é interessante segunda coisa eh tem 7.000 concessionárias no Brasil tem 7.000 gerentes de carros novos 7000 gerentes carro usado e uma penca de vendedor você tem mais ou menos 10 vendedores por concessionária Então você tem 70.000 vendedores o Son Desse pessoal é abrir o negócio deles e trabalhar com
carro usado quase ninguém consegue carro usado é uma é um Business extremamente complicado porque cada Carro ele tem a sua razão de ser ele tem o seu custo para você pôr ele bonito ele tem seu preço de compra ele tem seu preço de venda não é negócio para amador e eu eu tinha 4500 funcionários hoje não mais mas eu tinha 4500 funcionários um monte abriram loja de usados e eu diria que 80 90% voltou a procurar trabalho para trabalhar em concessionária não é um ramo fácil se tá debaixo do seu controle e você tem lá
uma loja onde você compra 10 carros e vende 10 você consegue ganhar sua vida se você começa a crescer e depender de outras pessoas é é um business extremamente complicado o carro usado Então se você for comprar para você eu te digo assim eu quero gastar 100.000 abre a cabeça procura um carro bom para você uhum não olha a cor não olha a marca e não olha final de placa ano tem tem um limite ali porque tem uma galera que fala assim ah cara eu não vou comprar sei lá o Jeta 2 21 porque eu
posso comprar uma BMW 2016 aí você tem esse cara é tudo 100000 eu acho que vou BMW é ótimo aí você vai comprar o nius por 100.000 E aí uma BMW por 50 mas na hora que quebra o para-brisa do nios é R 300 a hora que quebra o para-brisa da BW é 10.000 5000 ess carro importado de baixo volume sim é ex exatamente o que ele falou você compra uma Mercedes usada Reza para não ter uma batida porque o farol custa 15 Pau o espelho retrovisor custa uma televisão é é você vai ter que
você vai ser um périto em em desmanche porque você vai tentar procurar uma peça e desmanche posso dar uma dica tem um portal aí de Um Jornalista conhecido chama aut papo por acaso é meu entra para você ver as dicas todas que a gente dá Exatamente isso daíza não é porque acontece muito isso eu vejo muito Tipo na nossa faixa idade assim 30 anos o cara vai comprar um carro já tá Começando a trabalhar bem mas o cara quer ter o carro importado só que o cara só tem tipo 90 7.000 ele faz isso ele
faz essa conta fal assim não eu não vou pegar o virtus não vou pegar um virtus de de R 110.000 eu posso pegar aqui um BMW de 10 anos atrás por 90.000 nunca te falaram Qual que é a melhor marca absoluta de automóvel que você pode comprar 0 km é a melhor marca não vai cair nesse engodo de comprar carro Importado uns 5 6 7 anos primeiro que você não sabe o histórico do carro ele já bateu ele já despencou de um viaduto sabe você não sabe você vai comprar um carro que já deu PT
alguém arrematou no leilão da seguradora consertou mal e porcamente fica bonitinho brilhando você vai acha o carro barato mas é barato que sai carro você vai se arrepender na segunda semana que o carro cai aos Pedaços muito perigoso de qualquer jeito o carro Importado de marca Premium a manutenção é caríssima então rea para você até pode comprar mas se tiver um problema você vai largar o carro porque sabe por que as pessoas esquecem esse carro novo custa 500.000 o usado custa 100.000 mas o para brisa o preço corresponde ao preço do zero então vocêentende Sima
é 20 pau é 20.000 é se o nvos custa 100.000 parisa custa nada comprar um carro desse é extremamente Reza para não bater porque Se bater e não é só bater pega um buraco estraga a suspensão você vai ver então qual é o limite de ano que se procur a gente em 2024 a gente tem que ver quilometragem eu quero saber mais dicas ass pro cara olhar e fala assim tô fazendo um bom negócio não usado depende Olha aqui eu tenho um Voyage 85 que é da família desde 0 km um voyagem 85 é um
dos meus carros que eu rodo muito com ele ele tá com 250.000 km auau 250.000 km Mas é por ele tem a manutenção eu Tomo todo o cuidado Capricho carinho você pode pegar um carro com 50.000 de um lambão um cara que é um porcalhão não trocou não trocou o óleo anda em estrada de terra cai nos buracos eu prefiro o de 250 do que o de 50 kilometragem não quer dizer nada eu se você não quer surpresa ruim não compra carro acima de 60 70.000 eu vejo por exemplo a gente acima de 80.000 a
gente vende tudo no al avalar porque eu como concessionário tenho que dar garantia eu não vou dar garantia num Carro de 80.000 km porque tem que trocar um câmbio tem que trocar um motor pelo amor de Deus então você quer comprar um carro usado não compra carro acima de 60 70.000 porque você começa a correr riscos você entendeu e depois tem alguns carros que a gente sabe que dá problema por exemplo EcoSport com câo automático tem dois tipos de EcoSport com câmbio automático aquele que quebrou e aquele que vai quebrar Aliás o câmbio automático do
é o Mesmo do Fiesta é é o mesmo sabe como é que chama Power shift agora a Rigor ele cham ele de power shit É verdade é você entendeu então câmbio automático o carro acima de R 80.000 acima de 80.000 com câmbio automático Opa outro hein aqueles dua Logic uh chama Emotion na Volkswagen chama eas tronic na GM e a Fiat chama Dual lógica o eas tronic o pessoal chama lá da GM chama de eas tranco porque é aquele Automatizado sabe como é não é um câmbio manual que tem computadorzinho que que acha que vai
gerenciar as coisas dá um monte de tranco dá um monte de tranco e quebra e Mex passaram Rapid câmbio mecânico menos de 80.000 km o Boo tem uma história ele comprou um marh que ano que você comprou o Marche Nissan mar 2013 2013 bateu e quanto que era o para pagar a tabela de seguro 5000 cincão Tem que olhar essas Coisas também né porque às vezes você compra um carro achando que vai ser manutenção barata você faz um seguro aí sei lá com uma fatalidade você bate a porta e fala assim Ah cara vou pagar
aqui o a franquia do seguro problema o problema de seguro de carro usado antigo é o que ele falou a porta de um polo novo e de um polo de 6 anos é o mesmo preço é só que o carro um vale 1220 o outro Vale 40 só que a porta é o mesmo Preço então o seguro do carro usado velhinho é muito caro em relação ao preço do carro você entendeu Nem vale a pena fazer seguro sim o problema é que a quando tem acidente vai com SA caro não tem jeito vocês passaram rapidamente
por uma questão aí que é o carro de leilão ah é verdade vale a pena meter nenhum problema se o carro de leilão for por inadimplência o cara deixou de pagar ou então furto roubo o cara foi eu tenho um carro que eu comprei que foi roubado de Um um cara aqui um sujeito aqui de São Paulo depois apareceu para vender eu comprei o carro é perfeito o carro foi roubado e foi depois a companhia seguradora indenizou o cara para vender eu comprei agora eu também comprei um carro que tinha 9.000 km com 5 anos
de uso ou melhor não era de uso porque o carro ficou parado quro ou 5 anos depois que ele foi leiloado mas que leilão foi esse enchente enxurrada enchente o carro tava comprei O carro porque tava lindo tinha vistoria da companhia Sao dentro ele é perito hein eu vistoria abriu a abriu o porta-luva tinha peixe lá dentro é nadando ainda e ó respirando Pois é mas e aí como é que faz carro de leilão tem muito tipo airbag estourado essas coisas vale a pena é que às vezes a gente vê un não vê uns vídeos
Às vezes o cara olha se um Pátio cheio de jipe com pza e fala assim olha só um trinquinho aqui no para-brisa eles eles falam que não é não É é carro avariado tipo o carro tava indo pra concessionária aí sei lá é carro de leilão é cultural nos Estados Unidos todo mundo compra carro de leilão é normal é corriqueiro né Europa ninguém compra carro de leilão o Brasil eu acho que no Brasil tem muito carro ruim em leilão porque o que acontece é seguinte a con que que acontece com a con a concessionária quando
ela compra um carro ela precisa pôr o carro em ordem fazer Revisão vender e ter lucro Uhum Então basicamente uma concessionária ela pega um carro que vende na FIP ela compra por 82% da Fip Então você larga lá 18% quando você vende numa concessionária o cara que compra ele ele tem a garantia da concessionária porque você pode reclamar você tem se meses que é lei e o o Quando você compra um carro de leilão você não tem garantia nenhuma então mesmo um expert e o Boris é um Expert comprou um carro inundado então carro de
leilão no Brasil é como filip falou tem seus riscos é que é fogo né cara que é que tipo assim provavelmente Se fosse no mundo normal o cara fala assim ó teve enchente Tá mas assim se quiser comprar compra mas não cara faz de tudo PR você não descobrir que o negócio tá e Mas você poderia descobrir o problema é que existe uma máfia das seguradoras que elas sabem entre elas que o carro deu que se chama PT não é Partido de nada não é perda total então quando dá perda total você não fica sabendo
porque as seguradoras informam entre si quando você vai segurar o carro elas se negam a segurar porque elas sabem que esse carro deu PT Que tal essa Man tem lgpd na na linha de carro Você tem mais alguma dúvida aí não beleza carro de leilão não dá é dá dá depende tem tem tem alguma porque tem tem dica aí para você olhar bem isso aí é Na sorte Já comprou Já Carro de leilan online porque eu já vi muita gente falar de carro de leilão online é eu já comprei mais carro antigo e lá nos
Estados Unidos antigo eu sei que eu vou ter que investir uma nota preta eu não compraria falar um carro antigo Eu tenho um amigo que ele tem ele tá nessa empreitada o Procópio ele tá comprando carro mas carro antigo mesmo é tipo cara é sei lá tipo de de 20 30 ele compra o carro basicamente enferrujado de do ano De20 é tipo ele pega carro carro acabado mesmo tem tem um carro que ele comprou extremamente enferrujado ele faz tudo do zero e revende é um mercado que pode dar dinheiro revitalização revitalização você tá falando do
carro velho ou do carro antigo carro antigo acima de 30 anos de fábrica não não entendi se fou de 1920 não ele ele é de um de 20 a 30 anos atrás tá liado placa preta por placa preta plac preta placa preta é esses carros se eu sei que vai ter que Gastar uma nota preta negócio bem pequeno não é significativo é bem pequeno ninguém gostou não é is é mais é mais que tipo assim pô Às vezes a tem um tem muita gente que tem esse sonho pô eu tinha uns amigos na faculdade que
o pai tinha esses Hobby que virou sonho e ele hoje ele se aposentou e só faz isso ele pega um dois carros e fica fica fazendo isso porque pode ganhar dinheiro com isso po acho que esses Rob merda que só homem tem essas ideia aí as ideias de Girico né que os cara tem né coisa de é exatamente fal assim pai vamos aí não não tem que lavar meus 12 carros né que o fundo da casa tem 12 carros e ele mesmo lava ele gosta de ele passa um sábado inteiro lavando carro bom já te
falei que carro antigo é depois de vinho raro é a coisa que mais valoriza o ativo que mais valoriza no mundo mas aí tem que acertar muito né cara de você guard sabe o que que vem depois charuto mas mas você acha que os carros de hoje tem Esse potencial porque eu sei lá daqui a 30 anos você vai pegar o quid e falar nossa isso aqui é uma Raridade Raridade Cuidado hein nem todos os carros mais de 30 anos são carros antigos e que valorizam no mercado de antigo tem carro e tem carro né
eu eu mas vocês vem eu não vejo que tem porque parece que o carro hoje é tão descartável assim sabe não eu acho que sim mas é o que ele falou por exemplo eu nunca ouvi alguém falar que paga um Corcel R 150.000 um DT De Dart sim pois é depende do carro depende do carro entendeu então talvez não um um um esse carro que você falou esse Nissan mas tem outros carros que sim por exemplo Brasília hoje já é um carro Brasília já tá Brasília já um carro uma brasília com placa preta bonitinha valendo
já valendo até a doj polara eu eu tenho tenho duas curiosidades aqui pois o cai se ele quiser El ele traz as del deles aí a gente teve lá no passado o Gurgel era um Era um negócio brasileiro esse era um Business brasileiro fabricação não sei o que lá eu queria entender assim o que que deu errado e se a gente por que que nunca mais teve uma tentativa do dos carros Brazucas aí é simples No caso do João Gurgel Ele Fez fama construindo bugs e jips se ele tivesse continuado com bugs e jips elado
ele seria um sucesso fantástico fazendo bugs e gips aí ele resolveu fazer um carrinho pequeno popular e brigar com a Fiat Volkswagen e GM aí massacrou né Na realidade ele ainda tava se virando e foi bem nessa época que a Fiat com o Color lançou o carro popular pagando 7% de IPI na época porque na época IP era 25 em carro e ele conseguiu com o governo antes do ele conseguiu fazer uma categoria de carro onde o motor dele tinha 800 cm e ele pagava 88% de i pii carro pagava 25 aí com a com
o Color a Fiat foi lá e batalhou para fazer um programa com Carro popular com motor 1000 Pois é isso que eu tô falando quando ele resolveu brigar com os grandes os grandes foram lá e falaram ah ah ah vamos acabar com essa festa e aí nunca mais teve espaço para nada acontecer só nicho cara eu eu só nicho eu não sei se é verdade mas eu eu vi que foi um brasileiro que que inventou o câmbio automático dois brasileiros Venderam a patente para GM E os caras tinham uma opção né ou R 1 milhão
de reais na cabeça R 1 1 dólar Por cada carro vendido com cabelo automático o cara pegou 1 milhão de dólares era o dramático P mas acho que eu teria pego também Car não sabe é pô sabe mas é foi muito foi que 1980 foi isso Não antes na 1930 1930 1980 caraca não não tinha como imaginar E também 1 milhão naquela época lá era muito dinheiro esquece não esse número aí é sujeito a chuvas e trovoes 100.000 10.000 10.000 na época faz a vida né era milhões [ __ ] hum outra Coisa como que
Porsche Ferrari esses caras sobrevivem a Ferrari toda hora fala assim não cara Ferrari tá quebrada se a Ferrari ganha a Ferrari ganhou o ano passado só de merand ganhar dinheiro de caderno é só isso vendendo caderno a Ferrari ganhou o ano passado 90.000 € por carro vendido 90.000 € a Ferrari a Porche é que mais ganham por por carro vendido uma margem gig E assim a Ferrari o IPO foi a 10 B de dólar hoje ela vale 80 ou seja todo mundo que comprou se deu bem porque ele é considerado mercado de luxo a Porsche
a Volks ela fez super bem de fazer o spinoff porque a Volks na época valia 100 B hoje Vale 60 só que a Porche vale 80 ou seja 80 + 60 dá 140 Ou seja a Porche dentro da vogs valia pouco que muitas vezes é o caso quando você tem uma empresa que faz um spinoff a a o spinoff mais a empresa antiga Vale Mais sim do que a empresa com a com a Porsche e Porsche é um baita produto é um bax Produto Vale ela vale 80 B ela vale a mesma coisa que a
Mercedes mas o que faz é é a grif é o valor de marca então a gente tá falando aí que o que faz ser isso mas o produto é excepcional o cara consegue fazer um carro com motor traseiro 80% do Peso na traseira que é um absurdo e ele consegue fazer um carro sensacional é impressionante sempre falar entre Ferrari Porsche Porsche ouve o que a Tesla o que o Tesla Elon musk Fala sobre a Porsche assim procura na internet ele fala ele fala Esse carro é uma coisa completamente absurda porque do ponto de vista de
engen aquele carro não devia ser bom el vai ser ruim de estabilidade e ele é muito bom o que eles fazem é sensacional hum não é não é por ser o motor lá trás de pendurado você sabe que o Porsche começou igual um Fusca é Quem projetou o Fusca foi o Porsche aí o Porche lançou o carro dele em 48 e o carro dele tinha a Mesma Mecânica do Fusca que ele conseguiu com a Volkswagen porque eles eram ligados al a família Porsche é dona da Volkswagen até hoje é ele pegou um motor de FC
fo Meo Meo até muito recentemente até 1995 o Porche era motor refrigerado a ar horizontal só que tinha seis cilindros em vez de quatro pronto no fundo no fundo era um Fusca Tá bom mas mas essas empresas elas trabalham é outra categoria não dá bem Para comparar é porque às vezes eu vejo isso pô não é que vendeu tanto mas aí né outra coisa outra coisa a a a Ferrari Vale hoje 60 vezes o lucro dela que é um absurdo uau é a para você ter ideia ele V MH Vale 30 vezes eu acho que
tá sobrevalorizado mas é o que o mercado paga hoje pela Ferrari é muito chaveiro é muito desodorante né vendeu muito Nexel né Nexel perfume Ah mas cara mas é isso é um mercado de luxo ele ele não faz Sentido mas é isso não tem jeito a você pensa tipo alfha vilam até a gente V é mas aí você pega Aston Martin vale um B meio aí você pega um analista econômico inglês inglês ele Analisa ele fala olha depois da minha análise é o seguinte eu compraria um carro mas não compraria ação ele fala isso é
mas é por causa do artigo mesmo de luxo então não tem jeito é números limitados poucas pessoas TM é um é um é um clube é sem que mas a Ferrari por é uma coisa bem específica é Outra coisa né É difícil replicar é E você só compra o seu cabeção se você tiver dinheiro para comprar um zero se você só tiver dinheiro para comprar usado Não compra porque você não vai poder comprar arrumar depois porque você bate o carro pronto É verdade esse negócio que não pode você não pode comprar Ferrari direto na loja
tem esse tem esse negócio aí ou é baboseira mito mito fake é fake você pode chegar lá ter o grana acabou lógico Lógico você chega P você tem com dinheiro você com com que você quiser não pô o Tiago tava contando a história do patc Felipe L é patc Felipe deve ser coisa diferente é feita à mão sei lá hum que nãoooo vai vai aqui na vi Europa vê se você chega lá com 5 milhões V se não vão te vender uma numa mochila o cara fala tá bom beleza a chave na hora né perfeito
gente Obrigado pelo papo acho a gente aprendeu muita coisa a gente viu que o preço dos Carros na verdade tem vários interesses por trás que o carro elétrico tem vários interesses por trás que também tem a questão de segurança que os carros antes eram só beleza não era tanto plástico mas era uma caixa de metal uma máquina mortífera hoje precisa ter um monte de né de de segurança isso também car como que meu pai fazia eu andar num Opala no banco da frente com 8 anos de idade com único CCO passado vai vira vira vídeo
de autoescola depois né sim Então pessoal Como é que encontra vocês aí nas redes sociais aí ou no nos perfis nos sites na loja eu tô no alto papo Facebook Instagram Portal al papo e no Vrum Portal e Instagram e Twitter vocês não é não é não escapa fácil de mim não é só colocar Boris Feldman ou al papo ou Vrum tô eu lá falando as mesmas mentiras que eu disse aqui a tarde que que mais a galera te pergunta que carro que eu compro toda hora né todo dia e que Gasolina que eu uso
ou qual combustível que eu ponho no meu carro flex isso é p qual que a melhor para andar na estrada para viajar é gasolina porque aumenta a autonomia se paraar menos no posto e tá menos sujeito adulterada Ah tá bom se for para desempenho é o etanol porque ele aumenta a potência em termos de grana você faz a conta vê qual que interesse depende em função do preço tem que fazer a conta e se você tiver em Alfaville você tá preso Uma rede de aplicativos que te obriga a baixar um aplicativo senão você vai pagar
r$ 2 mais caro no combustível que deveria ser um preço normal é só um desabafo aqui porque eu fico puto com essas eh postos de gasolina eh isso que você falou é ilegal o posto não pode porar fora gasolina 5:44 se liga Eles colocam assim ó aqui é favil é denúncia porque eu fico muito bravo com isso Celson Russomano o é não inclusive marca o Celson Russomano aqui Que eu quero resolver esse problema aí a 3,59 gasolina acho que é 480 e pouco tá E lá embaixo escrit é não escrito embaixo assim noep lá para
você abastecer sem o aplicativo a gasolina você vai pagar quase R 7 é R 6,99 é ilegal e no álcool você vai pagar cinco e pouco é ilegal isso é crime pode denunciar pode pode denunci pra NP É Isso é ilegal você não pode polar um preço que só vale no programa de fidelidade ou no Aplicativo e tem o dito é ilegal Você tem razão Isso é ilegal não pode fav só tem posto assim gente eu tô no Instagram Sérgio Abib vocês me acham no Instagram que que mais a galera te pergunta Sérgio não eles
me como ele é um um o Boris é um Jornalista extremamente conhecido e fala verdades todo mundo Pergunta para ele que carro você compra o Você perguntou para el todo mundo pergunta para mim ninguém pergunta isso para mim o pessoal me pergunta devo comprar um Carro híbrido devo comprar um carro elétrico devo comprar e eu falo essas estatísticas todas e eu falo olha Depende do que você quer fazer com o teu carro o cara sai de lá com tanta informação Fal vou comprar mais tem uma coisa importante que é o seguinte por exemplo carro de
dois lugares ninguém compra mas quando você olha 90% do tempo você tá com menos de três pessoas no carro é verdade e ninguém compra então é a mesmo Fenômeno Na cabeça de carro elétrico você pode viajar uma vez a cada TR meses mas você quer ter um carro que se você quer ir para Parati você consegue ir você entendeu então esse negócio de carro elétrico por exemplo se você é puramente urbano compra se é teu segundo terceiro carro ou se é teu primeiro mas é que nem o fato por exemplo estava falando de HB20 Ele
Escolheu HB20 um HB20 de 110 R 120.000 automático tem o mesmo tamanho que um Dolphin mas eu vou para Parati Com ele um eu não vou para Parati com ele Ah mas você vai para Parati uma vez por ano é mas eu quero poder ir você entendeu o quer di mais emocional al né é que nem eu tô sempre sozinho no carro ou só com minha namorada por exemplo eu não tenho filho para que que eu compro um carro de quatro lugares porque eu quero poder levar dois amigos no carro mas você nunca leva É
mas não faz mal a Smart achou que ia vender para [ __ ] e na verdade ficou um nicho de mercado Pequenininho então é um pouco a mesma coisa aí carro fe primeira pergunta que eu falo você vai viajar com ele Você vai aonde você vai para Bauru não compra um fef depois de 100 Km você vai xingar teu carro durante 300 km por o phv porque você tem um carro que não vai andar depois de 100 Km você anda em São Paulo sensacional Você vai pra Campinas dorme lá e volta sensacional vai para Campinas
e volta no mesmo dia não compra um carro phv porque na volta você tem um carro Que não vai te dar nenhum prazer de dirigir e você pagou 250 pau o teu carro então isso que o pessoal me pergunta o tempo todo todo se compra elétrico se não compra elétrico compra gasolina não compra gasolina mas mas isso aí que você falou é realmente é muito consciência né porque às vezes o cara ele fica às vezes ele gasta mais dinheiro porque ele fica nessa ilusão de tipo assim não pô mas eu eu que nem vou levar
dois amigos no carro às vezes Ah eu viaja uma vez por Ano porque às vezes economicamente Falando às vezes é mais fácil sei lá você comprar um carro elétrico para você andar em São Paulo e se você for uma vez pra praia um carro é eu Pensi carro se você continuar nesse raciocínio vou falar outra coisa você nem de comprar um carro você tem Uber é a melhor marca de automóvel Ah mas eu quero viajar no fim de semana com minha família aluga real verdade pessoal que ba Episódio com muito conhecimento muito Conteúdo escreva aqui
nos comentários o qu Qual o carro bomal me indica um carro bom aí me indica me indica que vou eu quero um carro excelente o Car protege Marc eu quero que você defenda quero que você seja um advogado eles falaram o que eles quiserem eu vou comprar um carro elétrico e acabou já decidi caig vendido cig vendido tá tudo certo beleza pessoal obrigado curte o vídeo compartilha D5 estrelas no Spotify segue a gente até o próximo episódio um grande Abraço e tchau e tchau [Música]