[Música] k k [Música] interrompendo esse vídeo aqui para te dar um recado importantíssimo se você gosta do mercado financeiro se você pretende trabalhar no mercado financeiro se você tem curso superior eu tenho uma excelente oportunidade para você seguinte a portfel que é a consultoria de investimentos do grupo primo é a Consultoria de investimentos que mais cresce no Brasil tem um curso específico para quem deseja se tornar um consultor financeiro um consultor de investimento e eles criaram a formação de consultor portfel você completando a formação de consultor da portfel em um determinado tempo você garante uma
entrevista aqui interna com a portfel Então essa é a melhor oportunidade que você tem para finalmente fazer a transição de carreira e olha só muito bem embasado tá porque o Treinamento da portfel vai te dar toda a ferramenta necessária conhecimento necessário para você atuar com a melhor equipe de consultores do Brasil então clica no link aqui embaixo e se inscreva porque eu inclusive vou est lá te esperando hein um abraço tô interrompendo esse vídeo aqui para te dar um recado importantíssimo se você gosta do mercado financeiro se você pretende trabalhar no mercado financeiro se você
tem curso superior eu tenho uma Excelente oportunidade para você seguinte a portfel que é a consultoria de investimentos do grupo primo é a consultoria de investimentos que mais cresce no Brasil tem um curso específico para quem deseja se tornar um consultor financeiro um consultor de investimento e eles criaram a formação de consultor portfel você completando a formação de consultor da portfel em um determinado tempo você garante uma entrevista aqui interna com a portfel Então essa é a Melhor oportunidade que você tem para finalmente fazer a transição de carreira e olha só muito bem embasado tá
porque o treinamento da portfel vai te dar toda a ferramenta necessária o conhecimento necessário PR você atuar com a melhor equipe de consultores do Brasil então clica no link aqui embaixo e se inscreva porque eu inclusive vou est lá te esperando hein um abraço [Música] Boa tarde senhoras e senhores sejam Muito bem-vindos e bem-vindas a mais um episódio dos economistas podcast estou aqui hoje com o Ricardo que deu uma juvencio Ricardo você possou por um tratamento de beleza né cara Ricardo eu rejuvenesci encolhi de tamanho Mas mantive o time do coração Ah verdade verdade brincadeiras
a parte estamos aqui com Felipe Aris que é nosso analista de Fundo de Investimento investimentos internacionais não é que a gente mandou o Ricardo embora não nãoé Ricardo é um motivo Nobre Benjamim está a caminho ou já está por aí certo segundo filho de Ricardo Figueiredo então Ricardo ficará um tempo ausente mas para substituí a altura temos não a altura de estatura mas a altura em termos de conhecimento temos aqui Felipe que também é nosso analista de investimentos ra seja muito bem-vindo prazer est aqui pessoal contribuindo com esse papo uma um trabalho duro substituir a
altura Ricardo de Figueiredo ou fazer o que tiver a meu alcance show de bola Então pessoal seguinte né eu a gente sempre discute muito sobre esse tema muito eu costumo falar corriqueiramente que esse é um dos principais vilões nas Finanças do brasileiro da brasileira que é o veículo muita gente compra carro né pô sem tá muito bem preparado para isso às vezes compra carro e financia 100% e vai pagar cara em 5 anos e pagou metade e não percebe que às vezes é um vilão das Finanças Pô e o setor automotivo é um setor que
talvez já foi mais representativo na economia brasileira mas gera muito empregos e para falar mais sobre tudo isso então em termos Como que o carro entra nas Finanças do brasileiro da brasileira pô perspectiva do setor automotivo na economia brasileira O papel tributo se paga imposto se não paga imposto se faz bem se não é carro elétrico carro a combustão tira todas as lues do setor Automotivo a gente trouxe aqui um cara que é fera já passou no grupo primo uma vez a gente falou Pô esse cara entende bem e a gente fez o convite aqui
pro Sérgio Rib para participar dos economistas aqui então Sérgio muito obrigado por aceitar o nosso convite um prazer ter com todos vocês Espero que vou poder sanar um monte de dúvidas aí de vocês show de bola pessoal para quem não sabe o Sérgio é presidente da Jack Motors Brasil fundador do grupo shc tem Mais de 30 anos de experiência na indústria automotiva Sérgio o pessoal falou que você já fez de tudo então já trabalhou em montador já trabalhou em cionário já sabe como é que é venda revenda com seminovo com novo É verdade a experiência
em todas as etapas da cadeia aí é isso é eu tive a o privilégio de est tanto na ponta da venda como fui presidente da Citroen no Brasil que é uma montadora então tive bem do lado da montadora eh trabalho com A China faz mais de 15 anos então eu vi todo o nascimento dos carros elétricos na China e o o schas nager ele fala uma coisa que é muito bacana ele fala o seguinte tem um vídeo dele no YouTube que é muito bom ele fala que se você se dedica uma hora por dia a
qualquer coisa 1 hora por dia em algum tempo 1 ano 2 anos 3 anos 4 anos você vira mestre nessa área então por exemplo eu começo a correr 1 hora Por dia na primeira semana eu corro 5 km e morro uhum depois de um mês eu já corro se 7 o 8 km depois de um ano eu como meia maratona isso qualquer um e fica mais magro Uhum e ele fala dorme uma hora a menos e se dedica uma hora por mês para alguma coisa uma hora por dia em 3 anos você professor de inglês
1 hora por dia em 1 ano você tem brev de piloto em 3 anos você é copiloto da da Azul 3 anos 1000 horas de voo você já é copiloto então uma hora por dia Eu Por exemplo eu me dedico uma hora por dia todos os dias inclusive sábado e domingo a ler sobre automóveis na internet e hoje tem tudo na Internet isso me fez eh conhecer muito bem esse mercado porque realmente eu me dedico a isso eu gosto disso sim Caraca então só que tem um detalhe né você não só estudava nesse uma hora
por dia você trabalhava no setor automotivo Então vamos colocar aí mais de pelo menos de segunda a sexta mais o 9 horas Aí né ou 10 12 então exatamente coloquei no mínimo 8 n por dia então o cara entende de fato agora Sérgio já vou entrar aqui no tópico que a gente tava conversando aqui nos Bastidores interessante porque sempre que a gente fala de carro no Brasil tem uma comparação que é muito feita né o pessoal pega lá qual que é o salário mínimo do brasileiro da brasileira pega Qual que é o salário mínimo dos
Estados Unidos e Verifica quanto tempo seria Necessário para um americano né se ele destinasse todo o seu salário mínimo para comprar um veículo 0 km e o brasileiro fazer a mesma coisa E aí eu peguei essa tabela Falei pô Já que todo mundo faz isso vou pegar isso e vamos perguntar pro Sérgio né nos Estados Unidos a gente pegou o Corolla agora 0 km Ele custa mais ou menos 33.000 lá nos Estados Unidos a versão baixa versão baixa a versão to 27 exatamente o cara sabe quanto custa lá no mercado Americano hein hidroelétrico Dire não
lá nem tem maçaneta nos Estados Unidos n e o salário mínimo tá em torno de 110 200 lá que dá mais ou menos 20 meses de salário mínimo pro cara comprar um Toyota Corolla 0 km aqui no Brasil tô até com medo de falar o preço do carro que ele vai me corrigir aqui 185 185 que vai dar cara mais de 100 meses de trabalho direcionado para pagar o único carro só que aí tem um ponto legal lá segundo que a gente pegou aqui Informações e acho que do jz Se não me engano Esqueci de
colocar aqui a a quem fez anf anfia desculpa é de 30 a 48% do valor do veículo aqui no Brasil é imposto enquanto lá nos Estados Unidos é de 6 a 75% aí uma pergunta que eu ia te fazer por que que o veículo aqui no Brasil é tão mais caro proporção à renda do brasileiro do que em outros lugares do mundo eu peguei os Estados Unidos gente for pegar outros inclusive P emergentes É parecido Tem várias coisas que AC Tem várias coisas que se misturam nessa an a primeira coisa é o nosso salário mínimo
do Brasil o salário mínimo do Brasil ele é baixo ele é muito baixo eh por uma série de razões o nosso salário mínimo é baixo uma deles é a aposentadoria é um múltiplo do salário mínimo então cada vez que aumenta o salário mínimo você aumenta o o não o déficit Mas você aumenta a quantidade de aposentadora que o governo tem que pagar E isso é um círculo perverso porque e as empresas privadas eventualmente Aliás o piso da nossa categoria concessionário de Automóveis em São Paulo é R 2.000 o nosso piso ninguém na nossa empresa ganha
menos de R 2.000 ninguém é proibido pelo sindicato então quer dizer a empresa sobrevive pagando R 2.000 para todo mundo então o salário mínimo no Brasil ele é um indexador por uma série de coisas mas também para as Aposentadorias Se você pudesse aumentar o salário mínimo sem sem aumentar aposentadorias Com certeza nosso salário mínimo seria mais alto essa a primeira coisa Bom segundo o Brasil é um país de renda média baixa a renda per capita no Brasil é $1.000 a renda média nos Estados Unidos é 76.000 comparar o salário mínimo no Brasil com estados unidos
assim não dá para comparar Então vamos falar de preço em dólar então o o o primeira coisa Quando a gente olha o preço do nosso carro você tem que tentar achar um modelo que é comercializado em várias regiões diferentes do mundo você pega por exemplo a Fiat os carros que a Fiat vende no Brasil não são vendidos na Europa então a Fiat tem no mercado brasileiro carros bem específicos que só vende no Brasil que é um país de renda média média 0.000 não é baixo como a África ou como Kênia que é 4.000 Eh como
a Tailândia que é 7.000 mas nós estamos longe de uma França que tem 43.000 ou uma Alemanha que tem 46 ou Estados Unidos que tem 76 então o vamos pegar um Corolla o Corolla no Brasil custa 185.000 preço de de Face que todo mundo paga eh eu tava falando a Fiat são diferenças Volkswagen os volkswagens no Brasil são diferentes dos volkswagens vendidos na Europa e nos Estados Unidos GM os carros da GM vendidos no Brasil não tem nada a ver com os carros da GM vendidos nos Estados Unidos eh Então não é fácil você achar
um produto que é o mesmo o Toyota é o Corolla é então O Corolla é vendido no Brasil R 185.000 30 e poucos 1000 dlares vamos pegar cinco porque até pouco tempo atrás O dólar tava CCO dá 34 35.000 o mesmo Toyota é vendido na Europa lá é Hatch Mas é o mesmo ele é produzido na Inglaterra e na Europa ele Vale essa versão topo 36 36.000 € 9.000 nos Estados Unidos ele vale mais ou menos 28 27900 essa versão específica e no Japão 3 milhões de Yen só que agora vamos tirar os impostos conforme
vocês falaram a carga tributária do carro no Brasil ele oscila dependendo do motor que é 1.0 paga menos IPI se o motor é maior paga mais IPI mas ele oscila de 33 A 44% vamos pegar 37 que é a carga tributária de um Corolla se você pega o nosso Corolla e você tira a carga tributária o preço do nosso Corolla é R 125.000 que dá 22.000 é 27900 nos Estados Unidos o nosso carro ele é bem mais barato no Brasil sem imposto do que nos Estados Unidos e nos Estados Unidos imposto sobre a venda de
automóvel é zero o que você tem é a cityx mas que vem acima mas o imposto sobre o automóvel nos Estados Unidos é zero não tem imposto sobre automóvel nos Estados Unidos na Europa tem Iva de 21% na França é 20 você pega 36 divide por 1.2 dá 30 EUR ou seja na França o Corolla Vale 33000 nos Estados Unidos o fabricante recebe 28 no Brasil recebe 22 ou seja o carro no Brasil é extremamente barato pro fabricante ele é caro no Brasil porque carro no Brasil é um vetor de imposto o carro no Brasil
é uma fonte de ação pro governo ele não é um bem que se Vende que todo mundo usa vamos pegar o Japão o Japão um Toyota completo É esse mesmo modelo é 3 milhões de Yen divide por por 150 que é a cotação do Yen hoje dá 0.000 ou seja no Japão o corol é mais barato que no Brasil aqui aqui é 22 mas o Yen até 2 anos atrás estava 120 é que o Yen desvalorizou com a com a pandemia e lá ficou desvalorizado Então é assim o Brasil quando você tira a carga tributária
é um dos carros é um dos países mais barato do mundo pro Fabricante vender um carro os fabricantes de automóveis no Brasil não ganham muito dinheiro ganham pouco que é a razão pela qual a Ford saiu do Brasil uma montadora é uma empresa racional ela não vai embora de país se ela tá ganhando dinheiro Uhum Ela foi embora porque ela perdia dinheiro todos os anos quando ela foi embora a ação quando ela comunicou que estava saindo do Brasil a ação lá subiu 6% em 2 dias Caraca a Ford perdia 1 Bilhão de dólar no Brasil
todos os anos fazia 10 anos meu Deus cansaram de perder dinheiro então o Brasil é um país muito complicado para uma montadora o aço no Brasil custa 30% mais caro que o aço lá fora porque eu diria talvez não para proteger Para viabilizar as empresas de Aço no Brasil eh você coloca o imposto de importação pro aço que vem da China então eles compram o aço 30% mais caro a alíquota de importação média de uma Autopeça no Brasil é 16% Conclusão o carro no Brasil ele é intrinsicamente mais caro que um carro na no Japão
ou nos Estados Unidos ou na Europa e você vende ele por menos ou seja as contadoras não ganham muito dinheiro no Brasil mas nós pagamos caro porque o carro é um vetor des imposto tanto assim um vetor de imposto que na reforma tributária onde nós vamos pagar entre 26 e 27,5 de Iva não tá fechado ainda a conta mas o Iva mais Alto do mundo é o da Hungria 27 Hungria Hein gente olha que país Eco nós talvez vamos pagar 27 ou 27,5 ou seja nós vamos ter um Iva caríssimo Por que que nós vamos
ter um Iva tão caro porque no Brasil a gente tributa consumo a gente não tributa renda o nosso sistema tributário no Brasil ele é torto é muito difícil de mudar isso numa democracia mas o nosso país a gente tributa trabalho INSS tem um monte de países que não tributa um trabalho você gera mais trabalho quando você não tributa trabalho e você gera salário mais alto e e você tributa consumo e você tributa muito pouco renda para vocês terem uma ideia o imposto de renda no Brasil é 25% da arrecadação total do governo quando você conta
federal estadual Municipal 25% de tudo que o governo arrecada é Imposto de Renda nos Estados Unidos é 50 50 50% de tudo que o governo americano Federal Municipal Estadual arrecada é imposto de renda no Brasil é 25 então o Brasil tributa muito pouco Renda por exemplo a faixa mais alta de Imposto de Renda é 27,5 em cima do trabalho do do do da renda nos Estados Unidos é 40 nos Estados Unidos na Europa é 45 então para mudar isso daí então a gente teria que mudar um monte de coisa no nosso país mas então como
o Brasil ele Tributa pouco Renda ele tem que tributar algum lugar porque o Brasil precisa de dinheiro para funcionar que que ele tributa consumo então a gente paga bem mais caro um automóvel que a gente compra porque o o carro é um vetor de arrecadação de imposto cai a venda de carro cai a receita aumenta a venda de carro aumenta a receita e no Iva nós temos um problema que a anf inclusive tá reclamando que é o seguinte estão pensando em colocar nos carros o imposto Seletivo semelhante ao cigarro e a bebida era o ponto
que a gente iia perguntar o famoso imposto da maldade que é para inibir consumo de álcool de cigarro vai ter em carro vai ter em carro por que que vai ter em carro porque como o carro hoje a recada em média 35 e o Iva vai ser 26 Opa o governo vai perder receita então para não perder receita Vamos tributar vamos colocar imposto seletivo em automóvel gente é uma Loucura aí vamos falar não porque o automóvel a gasolina e polui Então vai ser um imposto por causa da poluição gente é imposto porque a conta não
fecha é até porque o carro elétrico Imagino que sofresse pela mesma tributação se o argumento é a poluição a gente vai falar depois se polui menos ou não você vai trazer essa resposta para nós é então o o o o governo precisa cobrar um imposto seletivo no automóvel porque o automóvel é um vetor de Arrecadação de imposto e com a reforma tributária vai diminuir a conta não fecha então é muito complicado o o o nosso país é o seguinte tem duas coisas três coisas que obrigam arrecadação primeiro é quanto eu gasto para funcionar o Brasil
lamentavelmente gasta que nem um país numa economia desenvolvida e nós não somos uma economia desenvolvida a gente gasta 35 36 37% do PIB para funcionar Depende de onde você lê a informação mas a gente Gasta ao redor de 35 eh nos países emergentes de renda per capita semelhante à nossa todo mundo gasta menos então a Turquia gasta 25 renda per capita 10.000 que nem a gente o México gasta 26 renda per capita que nem a nossa o Chile gasta 34 um pouco nós gastamos 35 mas o Chile já tem renda per capita de 18 já
é bem mais rico do que a gente a China gasta 22 e a gente gasta 35 então a gente gasta o que um país desenvolvido gasta e nós não somos Desenvolvidos os Estados Unidos gasta 35 que nem a gente só que lá cinco vai para militar ou seja Estados Unidos sem militar gasta 30 a gente sem militar gasta 34 que a gente gasta unzinho de militar então nós gastamos muito para funcionar a gente gasta muito e gasta mal e gasta de maneira ineficiente conclusão esse é o nosso país Eu preciso de uma carga tributária de
35 para aumentar o imposto de renda e diminui o imposto no consumo eu preciso conversar com o congresso o pessoal do congresso tem renda média alta a tendência no Congresso É muito difícil você aprovar um aumento do imposto de renda com quem tem renda alta porque ele vai pagar mais e o imposto no consumo ele é injusto porque a pessoa de renda mais baixa ela gasta 100% do salário dela em consumo num PPA e a pessoa de renda mais Alta eh por exemplo você pega um carro de r$ 30.000 a pessoa que ganha r$ 8000
compra um carro desse mas a pessoa que ganha R 30.000 às vezes compra um carro desse também mas tá pagando o mesmo imposto Uhum Então não é justo o imposto sobre consumo o imposto sobre a renda ele é muito mais justo tem Outro fator que também prejudica o Brasil que é a dívida pública a gente deve 75% do PIB esses Países que eu citei semelhante a gente Turquia renda per capita que nem a gente Tailândia renda per capita 8.000 a gente tem 10 México renda per capita 10.000 que nem a gente Todos devem de 30
a 50% do PIB a gente deve 75 então eu tô como país eu tô endividado e eu tô gastando muito para funcionar Uau que que eu preciso fazer para de gastar que é isso que o nosso governo Por enquanto não consegue que também é difícil com congresso você cortar a despesa porque Ninguém quer cortar Então o resultado de tudo isso é que o nosso carro é caro mas ele não é caro sem os impostos ele é caro por causa da Carga Tributária que o carro é um vetor de arrecadação de imposto cara olha só fiz
uma pergunta hein cara [ __ ] cara muito bom Sergião Pô bom demais muito completo vou aprendendo PR Car muit completo vou aprendendo PR caramba né Já eu gosto de Episódio assim a gente tava falando assim pô o araz me perguntou né que ele Tá participando hoje mas normalmente é o Ricardo ele falou tem algum episódio que é não é legal falei Ah cara teve um ou outro assim é legal que a gente aprende [ __ ] esse aqui já m né já tá valendo a pena PR caramba agora João deixa eu ver se eu
entendi posso te chamar de serin claro já criando uma intimidade já criando uma intimidade né Eh mas cara então vamos lá brasileiro na visão do brasileiro o carro é caro na visão da montadora vende barato vende por exemplo O o você pega um carro no Brasil e na Argentina para montadora sobra mais dinheiro na Argentina que no Brasil porque a carga tributária sobre o carro lá é menor eu ia perguntar justamente da Argentina na Argentina a carga tributária em cima a montadora é assim quando ela fatura um carro 100 tira a margem da rede tira
o imposto Sobra para ela 55 mais ou menos no Brasil na Argentina sobra 67 caraca agora deixa te fazer uma Pergunta Cara porque eu tô pegando alguns dados aqui ah por exemplo em 2017 a gente exportou para de de carros no geral né Peguei lá o dados 6.75 Bilhões de Dólares em termos de valor E aí em 2022 que foi o último dado que eu consegui pegar foi 4.86 B de Dólares que o Brasil exportou ou seja o Brasil consistentemente parece estar exportando menos veículo principalmente óbvio né paraa América Latina imagina lá o alemão dando
de páo de golzinho Pois é mas cara É é justamente por isso é que a estrutura tributária do Brasil penaliza muito a produção aqui ao longo dos últimos anos Isso foi piorando então o o o realmente Nossa exportação caiu mas é o seguinte o Brasil é um país caro para produzir a gente paga o aço mais caro do que a Europa a gente paga as Autopeças mais caro que na Europa a gente tem um monte de problemas logísticos que o país é um país Continental então por exemplo você pega o Chile os carros vendidos no
Chile da Volkswagen não são brasileiros é mais barato pegar o carro na Alemanha e levar pro Chile do que o carro pegar o carro do Brasil e levar pro Chile o Chile tem 8% de alía de importação é um país completamente aberto você pega o Chile o Toyota que vem que é vendido no Chile não é Brasileiro é mais barato pegar o carro do pão e mandar para cá mais barato para Fabricar lá você pega por exemplo ah na época Ford Mas você pega a GM os carros que a GM vem de lá não são
os carros fabricados no Brasil você pega Peugeot Citroen Renault os carros da Renault que você vê lá são fabricados na Europa mais barato trazer o carro da Europa do que daqui porque o produto brasileiro é caro intrinsicamente por causa de todas essas complicações tributárias que a gente tem E também o Brasil é um país caro para Produzir mas barato para vender montadora não ganha muito dinheiro no Brasil legal uma coisa que eu ia te perguntar então a gente e o peso da exportação O que aconteceu é o seguinte A Argentina é o maior cliente de
carros brasileiros porque tá dentro do Mercosul e carro da Argentina para vir da Europa ou do Japão ou da Coreia paga 35 de alíquota e carro do Brasil não paga em 2017 o mercado argentino era um mercado de 700.000 carros e agora com a crise na Argentina o mercado lá desmoronou para 350 400.000 carros como lá metade do que se vende é brasileiro quando o mercado argentino cai a gente automaticamente deixa de vender lá perfeito perfeito uma coisa que eu ia perguntar então pô a gente tem aqui a o carro caro pro brasileiro paraa brasileira
e a montadora Ganha pouco e aí você comentou né pô quando a gente vai importar aço quando a gente vai importar matériaprima no final das contas a gente paga muito Mais caro do que o europeu do que o americano Então seria correto a gente dizer que tentando proteger essas empresas aqui essas digamos indústrias nacionais todo mundo tá pagando mais caro por conta disso mas sem dúvida nenhuma por exemplo vou falar da Zona Franca de Manaus a a a Zona Franca de Manaus foi decidida politicamente por um monte de razão eu não tô aí para julgar
mas a zona o Iva na reforma tributária e olha gente é duro achar essas Informações na internet hein tem que pesquisar e pesquisar muito eh o Iva cada vez que você coloca uma isenção sobe o Iva de quem não tem isenção por exemplo o nosso Presidente falou eu quero cortar o o Iva para carne e todo mundo falou na hora se você corta o Iva para carne o Iva do Brasil que é 26,5 que é o mais alto do mundo junto com a Hungria vai para 27 porque vai custar meio dar carne para todo mundo
vai custar % a mais no Iva E no fim o Negócio da insenção da carne não passou por um problema técnico e é você como é que você diferencia Tecnicamente a 100 de filé minhon corte Nobre de corte menos Nobre muito difícil Então falaram é muito complicada A Re feol não vai conseguir fazer cobra o Iva em cima da Carne a Zona Franca de gente para vocês terem uma ideia Manaus tem 1 milhão e meio de habitantes pra gente manter a Zona Franca de Manaus do jeito que ela tá Hoje ou seja para manter lá
200 300.000 empregos todos nós Eu você você que tá assistindo você vai pagar três a quatro pontos a mais no Iva ou seja acabou a Zana Franca de Manaus o Iva de Equilíbrio é 23 Man Zona Franca de Manaus o ia é 26,5 uau todos nós vamos pagar três pontos a mais de Iva para manter os empregos daquele pessoal da Zona Franca de Manaus então para manter uma cidade no meio da Amazônia que não tem estrada que chega lá a Manaus é uma ilha não tem Estrada terrestre de Manaus pro resto do Brasil você tem
que passar pelo Rio para manter aquela zona franca funcionando todos nós vamos pagar três pontos a mais de Iva detalhe três pontos a mais de Iva significa que todo produto todo o produto que todo mundo compra no nordeste no sul no no Brasil inteiro vai custar 3% a mais para manter a Zona Franca de Manaus subsidiada porque se não tem subsídio não tem Zona Franca de Manaus caraca e isso no final das contas não é só um isso é ineficiente do ponto de vista Logístico né P você tem que completamente ineficiente o quão mais caro
tem tem esse estudo quão mais caro custa o impacto no preço do carro por conta de que você produz algum por exemplo se não tivesse Zona Franca de Manaus todo mundo ia ter 23% via em vez de 26 Então esse é um ponto a Zona Franca de Manaus e de novo é muito duro achar essas informações porque você acha um monte de informação porque Na realidade ninguém quer que essas informações sejam facilmente achá mas a Zona Franca de Manaus ela custa mais ou menos 170 B por ano e o iva a receita do Iva é
mais ou menos um bip um tri por ano então você faz a conta um tri você vê aí que a Zona Franca de Manaus vai custar mais ou menos 3 35% no Iva total e passou Silenciosamente pelo congresso isso daí e o congresso aprovou Então esse problema de impostos e de subsídios e tudo é que a maioria que perde grita muito menos que a minoria que iria perder muito Uhum Então é assim acabou a Zona Franca de Manaus quem vai gritar que nem louco todo o pessoal da Amazônia Mas eles vão gritar que nem louco
porque acabou a mata deles e a gente paga 3% a mais no PIB a gente nem percebe que vai Pagar 3% a mais em Iva em tudo que a gente compra para manter a Zona Franca de Manaus eu não tenho nada contra a Zona Franca de Manaus só é importante saber que todos nós vamos pagar e aí vem um outro assunto que eu falei no outro podcast que é a venda para pcd eh pessoa com deficiência Inclusive a associação de deficiência tá me processando estão cobrando R 500.000 por conta de algo que você falou por
porque eu falei que a Venda para portador de para pessoas com deficiência no Brasil está completamente Fora de Controle no sentido seguinte claro que a pessoa que tem tem deficiência de mobilidade então por exemplo a pessoa que não consegue andar direito a pessoa que tem um braço a menos a pessoa que tem pessoas que TM realmente deficiência que precisam de carro adaptado de de de carro especial de carro automático essas podem e deveriam comprar carro com Desconto de imposto quando foi feito o programa de venda para deficiente no começo 2008 9 10 11 12 a
venda pcd assim que a gente chama na gíria era 1 a 1,5 do mercado hoje a venda para pcd é 15 a 20% do mercado is quer dizer o seguinte como o mercado brasileiro é 25 milhões de automóveis esse ano 400.000 deficientes físicos vão comprar carro esse ano óbvio que nós não temos por ano e você tem o carro 4 anos você não tem Que pagar o imposto você não tem 400.000 pessoas com nós não passamos por uma guerra que nem é Ucrânia ou sei lá o quê A gente não tem tanta gente com deficiente
a gente tem 1 a 2% da população e essa merece comprar agora por exemplo eu tenho hipo eh tiroidite de rachim noto eh eu tenho deficiência na tiod eu posso comprar carro pcd eu posso eu eh minha mãe tem 80 92 anos eu levo minha mãe uma vez por mês fazer um checkup no hospital posso comprar carro Com pcd meu filho quebra perna jogando futebol eu posso comprar carro pcd durante 2 anos então o que aconteceu é que teve um monte de sessão que foi sendo acrescentada acrescentada acrescentada hoje tem mês que é 15 e
tem mês que é 20% de toda a venda do do Brasil é feita com desconto de imposto o que que isso quer dizer na prática quer dizer que se eu voltasse a à legislação pcd original que era realmente para pessoas que têm Deficiência comprovada de mobilidade etc eh eu ia ter 15% das vendas onde o pessoal ia pagar o imposto normal eu ia arrecadar mais dinheiro se eu não quero aumentar a arrecadação eu posso baixar a a o imposto de pontos percentuais para todo mundo que compra carro ou seja todo mundo que compra carro tá
pagando 4% a mais no preço dos carros porque 20% compra com privilégio e isso gente isso não é normal nenhum país do Mundo nenhum país do mundo tem 20% de venda para deficiente Porque nós não temos 20% de deficiente é a lei que foi abrindo um monte de exceções que os deputados vão fazendo lá e abre sessão aqui abre sessão ali abre sessão ali eu sou suo num orelha posso comprar carro com pcd eu tenho eu sou cego de um olho posso comprar carro com pcd e eu tenho tiroidite eu tenho problema na na tiroide
posso comprar carro com pcd gente eu não sou um deficiente eh no Termo com problema de mobilidade e tudo então eu só tô dizendo o seguinte todo mundo tá pagando o carro 3 a 4% mais caro em termos de imposto pra gente poder manter o privilégio de 15 a 20% todo mês que compra um carro com desconto de imposto sem ter necessidade de comprar carro com desconto de imposto até um um anedótico contando Tem um amigo meu que comprou um carro um Jeep Renegade p não e foi assim ele falou para mim da que pô
eu comprei com Desconto pcd porque eu tenho um problema aqui aí eu VII para ele pô gente não tava jogando bola semana passada porque ele ele depois que eu Falou cara eu tenho direito eu vou usar se existe essa regra que permite que eu faça eu vou usar Eu sei mas que problema que ele tinha se ele chegou comar ele tinha ali um problema IMP não se você tem por exemplo uma perna mais curta que a outra mas 0,5 cm acabou você já pode comprar pcd pô quase todo mundo deve ter algum Tipo de problema
pois pois é então o o o Brasil é assim o que acontece é é muito difícil numa democracia você mudar a lei onde você tem poucos privilégios privilegiados porque esses quando você muda a lei eles vão grit tá fazer manifestação vão fazer vamos lá para Brasília fazer manifestação e a maioria que vai economizar vai ficar quieta porque você não vai manifestar para pagar um ou 2% a menos num carro agora Corta benefício pra gente de pcd que não é realmente que nem por exemplo e problema de de tiroide e e o pessoal vai gritar então
é por isso que a gente tem que tomar cuidado quando a gente faz essas lei porque numa democracia mudar isso depois é difícil é difícil agora a gente te perguntar quando a pessoa vai comprar um carro pcd quanto mais ou menos ela paga mais barato do que basicamente 20% a menos 20% a menos ela paga ICMS a menos e ela paga uma parte Do IPI a menos paga 20% a menos ou seja o carro de 120.000 paga 90 93 95 96 98 que é de 20 de cima para baixo né Uhum e e e esse
esses 20 2000 multiplicado por 0,22% você poderia baixar o o preço de todo mundo de 4% perfeito mantendo o privilégio de pcd para quem realmente não pode jogar bola perfeito perfeito cara uma uma coisa bacana até para pessoal entender né significa pô no Corolla então a gente tá falando aqui baixar de 3 a 4% o valor de Tod baixar R 10.000 o preço do carro se abaixar quase R 10.000 o preço do carro né então acho que esse é um ponto bacana um monte de pesso pessoas não iam mais poder comprar carro 20% mais barato
mas 80% iam comprar o carro mais barato 4% perfeito uma pergunta que eu ia que era a situação que a gente tinha em 2009 2010 2011 Hein gente mas deixa eu te fazer uma pergunta Sérgio porque o cara chega lá pô ó eu quero incluir a tireoide quem que chega com um negócio desse é quem Que dá o laudo quem que o médico é permitido por lei não não o não laudo que dá o laudo é méo aceita aquela justificativa médica como isso foi feito em Brasília Eles foram incluindo um monte de coisa com o
decorrer do templo mas tem existe então uma lista existe uma lista existe uma lista e tem médicos que fazem só isso tem todo um aparato já né Car as concessionárias T médico na hora que vai vender fala escuta você tem não seu Filho quebrou a perna não você leva sua mãe no hospital não ah levo Então olha vai ver tal médico lá que ele te dá um laudo assim você compra carro em pcd Caraca o problema de a gente gravar com o Sérgio que já as vendas de pcd saem de 1520 para 2025 1520 já
é enorme já sai de 2025 pessoal Pô eu levo minha mãe me am era era 7% em 2013 2014 era 1 e meio gente durante anos ficou 1,5 e aí começaram a incluir várias outras agora uma pergunta Que eu ia te fazer Sérgio a gente a Ford saiu pô e a Ford ficou aqui no Brasil durante mais de 50 anos né num montadora tradicional e tudo mais tem pergunta que depois vou querer entrar no no tópico mais específico do usuário do da pessoa que tem um veículo Ford Mas a pergunta que eu queria fazer agora
é pô então é caro pro brasileiro para brasileira o carro e a madora vende muito barato frente a outras opções que ela tem ao redor do mundo você acha que outras Montadoras vão seguir o mesmo caminho que a Ford seguiu no Brasil então é difícil saber porque vai depender como vai evoluir a estrutura de custos no Brasil e quanto uma montadora tá Disposta a perder ou não no Brasil a gente não percebe mas de novo Vamos pensar vamos falar da Toyota a Toyota maior fabricante de carro no mundo fabrica 11 fabricou 11 milhões de carros
o ano passado ela vai em bolsa hoje 330 Bilhões de Dólares ela Vale sete vezes uma Volkswagen a Volkswagen Vale cinquentinha eh cinquentinha é menos que o Mercado Livre Para vocês terem ideia mercado Vale 75 ah eh Então as montadoras e e eu já falei isso num outro podcast mas as montadoras são empresas que valem pouco porque elas não ganham tanto e elas correm um risco enorme porque a cada 6 7 anos você muda toda tua Gama de produtos Então vamos falar da Toyota você uma empresa grande tem o Mesmo problema que uma empresa menor
que uma empresa média e que uma empresa pequena que é escassez de pessoas escassez de talentos Essa é a realidade de qualquer negócio no planeta terra seja na China nos Estados Unidos na Europa ou no Brasil que é o seguinte eu tenho uma empresa eu tenho 200 funcionários eu tenho que ter vários talentosos eu tenho 1000 funcionários eu tenho que ter vários talentosos eu tenho 10.000 funcionários a Toyota tem 700.000 Então 700.000 funcionários mas gente talentosa é uma coisa rara inclusive na Toyota então eu sou o CEO mundial da Toyota e posso falar Toyota eu
podia falar da Vox que seria a mesma coisa que a Toyota é uma empresa mais Global ela tá em todos a a Volks por exemplo vende pouco nos Estados Unidos ela vende bem na China vende bem na Europa vende bem na América Latina a Toyota vende bem em todo lugar a Toyota É uma empresa que vende bem na Ásia bem na China eh bem na nos na Europa e e bem na América Latina eu sou CEO mundial da toyata a onde é que eu coloco meu melhor assim o mais talentoso executivo coloco ele no Japão
a Toyota tem 40% do mercado japonês mercado japonês é 4,5 milhões e me de carro eu vendo lá 1. 00.000 carros com uma baita margem então é lá que eu ganho o dinheiro então é lá que eu coloco meu melhor cara onde é que eu coloco o Segundo melhor cara que eu tenho porque óbvio que o cara da Toyota ele tem 100 executivos alto mas ele tem os melhores é que n um time de futebol onde é que eu coloco o meu segundo melhor eu coloco nos Estados Unidos eu tenho 15% do mercado americano eu
vendo 2 milhões 400.000 carros lá mais do que no Japão e eu ganho dinheiro nos Estados Unidos porque eu vendo um Corolla 8.000 Eu vendo ele a 21 no Brasil com custo maior então eu boto lá meu segundo melhor Executivo onde é que eu coloco o meu terceiro melhor executivo eu coloco meu terceiro melhor executivo para cuidar do Sudeste Asiático meu quintal eu preciso defender meu quintal eu vendo 1,5 milhão e meio de carros no sudeste asiático fora Japão eu preciso preservar isso daí E lá eu também ganho o dinheiro ó é que eu coloco
um cara que tem talento que entende cultura e tudo na China eu tenho 6% do Mercado Chinês eu vendo 1 milhão e Meio de carro na China eu preciso de um cara lá talentoso que sabe se entender com com com o chinês e e o chinês ele tem um problema é que a nação China sofreu muito do Japão na Segunda Guerra Mundial tem até uma questão histórica mal resolvida é a gente não tem direito esses números porque a gente tá no Brasil mas por exemplo todo mundo é sabido que morreu 20 milhões de Russos na
segunda guerra mundial mas morreu 30 milhões de chineses e eles morreram de Coisas horríveis que na época os japoneses fizeram os campos de con não foi morte em campo de batalha então você prisa pôr um cara talentoso lá onde é que eu coloco um outro meu um o meu sexto melhor executivo na Europa na Europa eu tenho 7% do mercado europeu vendo milhão de carros aí aí onde é que eu coloco o meu um bom executivo tal na França eu tenho 88% E5 do mercado francês eu vendo 170.000 carros a 0.000 limpo de imposto [
__ ] ganho uma fortuna lá deixa para um cara bom lá e o Brasil quem sobrou aí é esse que vai cuidar do Brasil Então o Brasil Recebe e isso numa Toyota e em várias outras multinacionais Ass não é que o Brasil não merece ter gente melhor mas os caras têm outra prioridade é que a gente é brasileiro no Brasil a Toyota tem 88% do mercado é duro ganhar dinheiro vendo o carro quase a preço de custo porque meu preço de venda aqui é uma droga é um País que tem flutuação de cor de moeda
que é uma loucura que o japonês fica maluco com isso porque japonês quer estabilidade plana 3 anos etc e o japonês fecha mix de cor 6 meses antes para vocês teram uma ideia mix de cor mix de cor produção então nem se fala então eh como é que eu faço o Executivo mor da Toyota que vem no Brasil é um cara que não foi escolhido para ficar na França nem na Alemanha nem na Inglaterra nem no Sudeste asiático nem na China nem nos Estados Unidos nem no Japão eu não tô dizendo que é um cara
ruim mas ele com certeza não é um Top Gun ele não pode asstir e quando ele quando você tá na Toyota porque eu trabalhei em multin fui presidente da Citroen aqui quando você tá lá na matriz e você olha um um um relatório você olha [ __ ] é daquele cara OK isso não quer dizer que o cara é ruim mas com certeza não é o top Tier deles Com certeza tô viendo da Toyota você entendeu na Fiat é diferente porque o maior mercado da Fiat é aqui hum a gente hoje vende mais Car aqui
do que a Fiat na na a a Fiat tem 21% do nosso mercado nosso mercado esse ano vai dar 2,5 milhões ela tem 30% do mercado italiano mercado italiano 1 milhão e a gente vende mais carro aqui do que na Itália quem a Fiat coloca aqui Top Gun aqui na Fiat vem Top Gun que é uma das razões Pelo sucesso da Fiat o executivo da Fiat que tá aqui é o melhor que a Fiat tem no planeta porque aqui eu vendo mais e aqui eu ganho dinheiro por que que a fia de ganhar dinheiro aqui
porque eu faço o carro específico pro mercado brasileiro eu negocio o volume eu tenho uma fábrica super produtiva eu tenho incentivo fiscal gigantesco que eu consegui em Goiânia com meus contatos políticos e vamos embora perfeito então cada caso é Um caso mas aí você pega Volks por exemplo a vo é assim a vo vende 3 milhões de carros na China a vo tem 15% nosso mercado 15 de 200 de 2,5 milhões me ela vende 350.000 carros aqui ela vende muito mais que isso nos Estados Unidos nos Estados Unidos ela vende 800 900.000 carros na China
ela vende 4 milhões na Alemanha mercado mor deles o executivo da Volkswagen que a gente tem aqui já é quase um top Tier quase mas não é uhum porque o cara bom da Volks Ele ele vai em outro país o cara realmente bom uma pergunta por isso que então você falou assim por isso que a gente não vê os carros que tem na na Itália da Fiat aqui no Brasil porque o cara [ __ ] não dá para produzir vou ter que desenvolver um outro produto aí vem o Pálio com a maçaneta PR você subir
o vidro o o problema é por baixo o que acontece é o seguinte o nosso carro ele é ele tem menos Safety features ele tem menos Segurança passiva e ativa do que os carros europeus Deus e ele é um carro mais rústico Por que que ele é um carro mais rústico porque a gente tem 10.000 de renda per capita a gente a Itália tem 35 a gente tem 10 então eu não tenho dinheiro no Brasil para comprar um carro sofisticado Então você pega um carro europeu que tem por exemplo quando você pega a junta do
um do quando você tem aquela borracha na porta né aquela borracha chamada de lábio tecnica Então você tem o Lábio e você pode ter um duas ou três camadas que cortam barulho do vento uhum o nosso não tem nenhuma tem aquele labio faz o barulho aquele aluminio Zão bate parece e se subia um pouquinho o vento quando você tá a 120 por hora é proibido andar 120 por hora em quase o Brasil inteiro e se tem um se tem um leve barulho de Vento aumenta o som mas o carro custa mais barato Uhum Então a
gente por exemplo você pega um Peugeot 208 na Europa ele faz ele tem uma suspensão super sofisticada multilink custuma Fortuna e tal e ele é um carro super estável no Brasil a gente não valoriza isso daí e não tem dinheiro para pagar conclusão simplificar um carro complicado custa caro hum a Renault só começou a ganhar dinheiro no Brasil ou a perder menos quando ela começou a vender no Brasil o dácia que é um carro rústico feito para países emergentes que a Europa também acabou Comprando mas é um carro rústico Dacia não é um carro sofisticado
o Clio é muito mais sofisticado que um sandiro e mesmo assim parar de fazer sandiro no Brasil porque não dava dinheiro o presidente da Renault falou eu não vou mais fazer nem o sandiro nem o Logan não vou renovar esses caros porque eu não consigo ganhar dinheiro com eles no Brasil vou fazer carros mais caros Onde eu consigo ganhar dinheiro agora Sérgio Pô parece que no no Brasil Então um mercado complicado a gente tá falando a gente falou aqui basicamente o mercado de Popular só que pô Não é só o mercado de Popular que vive
o mercado brasileiro né porque é um país grande apesar da renda média se baixa no Brasil você tem um número razoável de pessoas que TM dinheiro e estão dispostas a comprar BMW Mercedes Volvo caso do padrão Pou que seja através de alguma alavancagem de dívida gente gente vamos olhar os números isso o o o Brasil vende 13.000 BMW por ano Putz a França vende 60.000 Nossa e a China 800.000 Caraca 800.000 800 e os Estados Unidos 300.000 e qual que é o interesse da BMW tá aqui vendendo tão pouco a fábrica delas aqui deve dar
um baitan abo caramba eu me lembro eu eh eu era concessionário eu era importador Jaguar a aí a quando a Tata comprou eles me eles pegaram a importação de volta eu fui importador durante 20 anos e eu fiquei com duas concessionárias Land Rover e que eu Vendi depois e e como eu era presidente de montadora eu sei exatamente como penso uma montadora então eu eu quando eu converso com uma montadora Eu sei eu sei exatamente que que tá rolando por trás a fábrica da Land Rover no Brasil em Resende custaria mais barato deixar só jardineiro
cuidando dela e importar tudo do que fazer cinco carros por dia que eles estão fazendo eles fazem cinco carros por dia que que é isso cara que eles Prometeram fazer uma fábrica na Época que a Dilma aumentou o IPI a fábrica é por que que a Mercedes fechou a fábrica deles porque custava mais barato é mais barato trazer o carro da Alemanha pagar 35% de alíquota do que fazer carro no Brasil porque KD que é o complete knockdown quando o carro chega desmontado é um sistema extremamente caro Se você não tem integração local e uma
Mercedes que vai vender eh poucas unidades por exemplo pega a great Wall a Grall comprou a fábrica de Iracema da Mercedes até agora não começaram a fazer carro você sabe por quê Porque great great wall é a a great Wall gwm gwm [ __ ] eles perceberam que é mais barato trazer da China pagando a líquida de importação do que fazer aqui fizeram cagada então não eles vão fazer a fábrica aqui porque a fábrica garante perenidade a fábrica ela garante perenidade mas por exemplo você pega um automóvel que vem todo desmontado com integração Local primeira
coisa o carro montar a gente tá falando de salário mínimo o Sabe aquela indústria terminal bonita que você vê na ancheta ou que você vê na Fit Betim o valor agregado de uma fábrica terminal de automóveis é mais ou menos 00 só caraca é então quando você vende um carro preço público sem imposto 22.000 um Corolla o custo da fábrica da fábrica valor agregado da fábrica eh na Toyota Talvez $00 sim 00 para todo Tamanho daquela operação para você 00 é o custo para você prensar soldar pintar montar e fazer o controle de qualidade 00
por carro não é mais que isso caraca onde é que tá o custo do carro n todas as matérias primas todas das matérias primas e nos nas peças que você compra nas Autopeças que você compra do sistemista é lá que tá o custo do carro e quando você vende teu carro Vamos falar de um Corolla 22.000 sem imposto ou 21.000 sem imposto mais ou menos 30% do preço do carro é o custo de distribuição que que é o custo de distribuição porque cada vez que chega um cara novo no ramo de automóveis ele fala custo
distribuição de automóvel é muito caro quero diminuir a margem da rede o custo de uição do automóvel é o seguinte em cima do preço de lista você gasta mais ou menos 88% de Margem da rede você gasta mais ou menos 5 6% de Propaganda D 13 você gasta mais ou menos 5% de bônus eh taxa zero Quando muda o modelo promoção disso promoção daquilo que taxa zero alguém paga não é o banco é a montadora banco não pode perder dinheiro por lei se banco fecha dinheiro o banco central fecha ele se o banco perde dinheiro
então você tem meios comerciais entre propaganda preço e tudo você tem 99% 9 + 8 17 você tem dois de garantia 19 você tem 2 3 de logística outbond que é tirar o carro da montadora E entregar pro consumidor final 22 ah você tem mais ou menos TRS qu de despesa financeira despesa financeira Total você chega aí somando tudo 27 28% é tua despesa de venda Então vamos redondar teu carro vale 20 seis é essas coisas sobra 14 600 é a fábrica 600 é a fábrica sobra 13 e pouco 13 e pouco você talvez tem
no Brasil nem acham que eles ganham 1.000 por carro Eles não comunicam mas não deve ter 1000 e o resto é cuso na matériaprima que é a chapa que é os sistemistas pneu banco etc etc etc você entendeu é assim que funciona o custo de uma montadora não é não é vida fácil não por isso que eles valem pouco a única que realmente fora Tesla a única que realmente vale dinheiro é a Toyota a a Mercedes Vale 90 B Mercedes é um pouquinho mais que Mercado Livre agora deixa fazer uma pergunta Então PST tá no
ramo automobilístico e a gente já percebeu aqui que o negócio é complicadíssimo né Muito ó posso te falar uma coisa pensa nisso o Elon musk um gênio admiro muito o Elon musk Eu leio tudo que ele fala e que ele faz o Elon musk ele pôs homem no espaço Antes de conseguir fazer a Tesla rentável é mais fácil pegar um homem colocar um foguete e fazer ele subir voltar vivo do que fazer Uma montadora da Luc porque no ano que ele colocou o homem no espaço a Tesla ainda perdia dinheiro quantas pessoas conseguem quantas entidades
colocam o homem no espaço o Governo dos Estados Unidos o governo da Rússia governo da China e o Elon musk ele fez isso antes de deixar Tesla rentável é mais fácil fazer um foguete dar pro espaço do que ter uma montadora rentável é muito difícil montadora agora e aí o pessoal que tá Assistindo a gente aqui cheio de ação da Mercedes da Verdade porque gosta do carro né não não não não não não não compre ação de montadora porque montadora é assim você pega a Volkswagen ela vale 50 você pega a Renault a Renault Vale
14 bit de dólar 14 B é metade da Veg a Veg Vale 30 brasileira perfeito Vale duas Renault e até te fazer uma uma pergunta Sérgio por exemplo a gente trabalha aqui no mercado financeiro no grupo eu e o Gui somos Sócios do grupo e a gente vislumbra que a gente está no mercado em pleno crescimento um país educação financeira em média muito pobre poucos investidores de ativos então é algo que a gente vislumbra um crescimento dessa indústria que a gente pode fazer parte disso ajudar pessoas a investir melhor você pintou uma cena de de
quão complexo é ganhar dinheiro vendendo carro tanto assim que as mon não V nada e como você se mantém motivado para ocupar esse Cargo de liderança numa grande empresa do setor manter time motivado pensando no futuro dessa indústria num país tão complexo como o nosso então o nosso país primeiro eh eu distribuo automóvel eu não fabrico automóvel então distribuir automóveis é diferente é comércio eu distribuo automóvel eh hoje basicamente eu só vendo eh eu vendo ônibus elétrico eu vendo caminhão elétrico eu vendo van elétrica e eu Vendo carro elétrico só elétrico com a decisão do
governo certa ou errada foi a decisão deles de aumentar líquida de importação para carro elétrico eu vou agora lançar uma Pickup diesel Porque o mercado de carro elétrico no Brasil vai cair mercado de carro elétrico falando um pouquinho de carro elétrico o mercado de carro elétrico no mundo é assim o Brasil tem algumas coisas que mostram que carro elétrico no Brasil não é a nossa solução de Mobilidade a gente é um país Continental a gente usa carro para viajar viajar de carro elétrico é muito complicado a gente é exportador de petróleo não importador e a
gente tem o álcool que é que a gente planta todo ano que gera 2 milhões de emprego então o carro elétrico no Brasil é uma solução parcial de mobilidade humana então se eu só ando na cidade Uber por exemplo e eu não viajo o carro elétrico é sensacional se eu quero viajar não Compro um carro elétrico porque carro elétrico no Brasil é extremamente complicado para viajar porque não tem estrutura de carregamento e não vai terit para você ter a ideia digita nos Estados Unidos biden decidiu 4 anos atrás 3 anos atrás uma linha de 5
B de Dólar para colocar uma estrutura de carregamento um posto de carregamento a cada 50 km nas estradas Americanas ele deu uma linha de crédito de 5 bit de dólar a 2% ao ano Para quem quisesse pegar e fazer as estações quantas Estações os americanos fizeram em CCO em em 3 anos oito oito não gastaram c bi ninguém quis fazer por qu por quê Porque não tem demanda porque lembra na China é fácil na China é seguinte eu o governo gasto 5 B coloco lá 100.000 Estações para carregar e vamos embora dinheiro é meu tô
gastando aqui dinheiro é meu tô gastando nos Estados Unidos o governo Não faz nada ele tem que achar um investidor que vai pegar dinheiro emprestado para fazer Estação e que depois tem que ganhar dinheiro na operação para poder reembolsar o empréstimo um dia não é dinheiro para 30 anos nos Estados Unidos também é dinheiro para 5 anos 10 anos oito Estações foram feitas Caraca oito tá na internet procura lá biden subsidy for Electric chargers in us highways vocês Vão ver a notícia c b oito Estações o Ou seja é complicado Você montar uma estrutura para
carro elétrico num país vamos dizer democrático onde você tem que rentabilizar o teu investimento A China é outra história então nós somos um país Continental e nós temos renda média baixa então carro elétrico no Brasil hoje é 2,5% do mercado brasileiro no México é 1,5 no Chile é 1,5 na Tailândia é cinco porque a Tailândia fez um plano eles importam Petróleo onde eles estão subsidiando o carro elétrico na Turquia Agora é sete Porque lá é assim carro a gasolina paga 30% de imposto carro elétrico paga zero bom não perfeito baita subsídio gostando não no carro
elétrico eu vou comprar porque é mais barato depois não compare o tamanho da Turquia com o tamanho do Brasil tamanho da Tailândia com o tamanho do Brasil são país ecos em termos de área comparado conosco eh nós temos 3.500 carregadores públicos no Brasil a França tem 120.000 Caraca velho a França tem é 16 vezes menor que o Brasil mas tem Amazônia e tudo isso Vamos pensar o Brasil tirando a Amazônia e tudo o Brasil tem 8 milhões e me de qum Quad vamos falar que o Brasil tem quatro que metade tem pouca gente que mor
tem floresta e tudo mais mas nós temos 4 milhões de qum Quad a França tem 600.000 eles têm 120.000 carregadores a gente tem 3500 a Califórnia tem 100.000 carregadores a Cal mais de 400.000 km qu a China tem 1 milhão mas na China é fácil né eu mando fazer e faço se alguém vai usar o não é então o o o a a a venda de carro elétrico no no na Europa por exemplo na França é 19% do mercado eh no Brasil é 2,5 mas na França país rico tem um baita subsídio para carro elétrico
tem 5.000€ que eles te dão lá no Cacau na hora o concessionário já dá o desconto para você e recebe do governo Depois e você tem outras vantagens eh com carro elétrico depreciação acelerado e tudo mais que são importantes na Alemanha era 19% cortaram subsídio caiu para 12 a venda de car na Alemanha esse ano caiu tá 12% do mercado era 19 ou seja o alemão que é um povo Ecológico Ah se não tem subsídio caiu para 12% então o carro elétrico é bacana é uma solução para mobilidade urbana não é uma solução para mobilidade
humana e num País como o Brasil vamos esquecer por exemplo a gente tá no Estado de São Paulo esquece o estado de São Paulo por exemplo pega de Vitória BH eu eu tô vendendo ônibus elétricos Depois eu falo dos ônibus e nosso ônibus tem 400 km de autonomia eh o ônibus urbano com maior a maior capacidade de bateria e eu tinha uma com capacidade enorme de Bat bateria e eu falei de Vitória para BH tem 540 km vamos fazer rodando aí meus meus Engenheiros falaram não não vai dar não Tem não tem um carregador entre
Vitória e BH não tem um carregador na estrada entre Vitória e BH não tem um carregador entre Vitória e BH eu não tô falando entre Araraquara e Presidente Prudente não não não eu tô falando de presidente de Vitória para BH BH é a ma cidade do Brasil sim aí a gente foi andando não fez a gente fez 520 km tivos que deichar o ônibus de Ô aí o pessoal falou eu falei que não ia And eu falei porque gastou muito no começo o Cara depende muito de como você and tiver M inchar mas gente se
você mora em em Vitória e você quer viajar para BH e você tem carro elétrico você não vai aluga um carro porque de carro você não vai se você tem um carro elétrico em B E você quer ir pra praia e Praia do do do mineiro é é é o espírito santo você não vai perito não tem carregador agora claro de Maceió para recife não tem de Recife para Fortaleza não tem mas gente de BH para Vitória não tem é impressionante então o carro elétrico no Brasil ele nunca vai ser e um carro da maioria
o o nós temos outras soluções nós temos o carro híbrido o híbrido plugin o híbrido leve etc mas o carro elétrico em si é para uso Urbano deixa eu fazer uma pergunta porque você tocou num ponto você falou assim pô na França eles estão estimulando carro elétrico porque eles são mais sustentáveis e tudo Mais porém eu já vi algumas notícias eu qu fazer essa pergunta já que você cara tá dando uma aula aqui sobre o setor e até sobre economia né Eh que o seguinte Existem algumas notícias que falam Olha o carro elétrico ele não
é ele não polui menos do que o carro combustão só que a origem da poluição tá em outro lugar você imagina que tem um conhecimento bem mais profundo sobre isso sim que que acontece se o que você tem que ver é a poluição do que a gente chama do berço Ao túmulo perfeito que é a extração do lítio que vai fazer a bateria exatamente depois a fábrica etc etc do berço ao túmulo do berço ao túmulo o carro elétrico ainda é é a solução que menos polui ainda a diferença é menor do berço ao túmulo
Porque você só vê porque você gasta quando você fabrica um carro mas depois você usa o carro 20 anos Uhum Então durante 20 anos você tá num carro que não emite CO2 Então mas por exemplo do berço ao túmulo um carro 100% Álcool Ok o carro elétrico é melhor mas não é cinco vezes melhor ele é melhor mas não é cinco vezes melhor o problema do carro álcool é o seguinte vamos falar do Brasil ah depois eu falo dos Estados Unidos o o primeiro vamos falar de petróleo o mundo consome 95 milhões de Barris por
dia de petróleo 95 milhões desses 95 milhões os Estados Unidos fabricam extraem 20 e eles gastam 20 então 20 no não é petróleo é petróleo gás natural e Bio os Estados Unidos Fabricam 3 milhões de BIOS por por por dia o Brasil faz 600.000 o Brasil é o segundo país Estados Unidos é o primeiro eh eles são autossuficientes depois você tem Rússia Arábia Saudita eles mais ou menos vendem de 10 a 12 Depende das restrições e tudo depois você tem a China C C e A o Canadá cinco Às vezes o Canadá faz um pouco
mais 5,5 a China faz 4800 mas na média os dois fazem cinco depois você tem o Iraque 4 E5 depois você tem o Brasil quatro o Brasil é o sétimo a gente exporta 1 milhão de barril por dia a gente é um grande exportador de petróleo a gente não tá na upep porque não quer mas a gente poderia est na upep 600.000 a gente faz de álcool e a gente gasta no total três incluindo 600 de álcool ou seja a gente não conseguiria fazer fazer só álcool porque você teria que passar essa produção de 600
para 2 3 milhões a gente não consegue fazer isso e o álcool de cana ele é menos rentável Por hectare do que o álcool de milha por exemplo o álcool de milha é mais eficiente mas mesmo assim e o o carro óc é uma excelente solução porque o CO2 que você emite quando você anda com o carro Você retirou uma boa parte dele da atmosfera quando a cana cresceu então se você conta se você conta os dois o carro óc é uma boa solução a nível de emissão de CO2 mas a gente só produz 600
a gente gasta três ainda ainda falta é por isso que falam que o álcool é um combustível Pô que ele é bem mais sustentável porque no processo de produção quando a cana cresce ela extrai CO2 quando você queima você gera CO2 na média você gasta um pouquinho mais pouco Ah tá certo então não é que ele emite muito menos CO2 na queima mas é que na hora do cultivo da cana ela consum ela ela ela retirou CO2 Então é assim o o o a gasolina para queimar 1 l de gasolina você gera 2,5g de CO2
para queimar 1 l de álcool você gera Menos CO2 só que uma parte do que você do que que você gerou de CO2 a cana retirou quando ela cresceu Então os dois O problema é que você tira CO2 em Ribeirão Preto e você gera CO2 e doença respiratória em São Paulo então você não resolve os problemas vamos dizer pra terra funciona localmente não funciona o carro elétrico não polui nada e e o cara álcool ele gera coisas ruins paraa saúde e tudo mais álcool também eh em São Paulo e você retira CO2 em Ribeirão Preto
aham Então não é bem a mesma coisa mas vamos dizer globalmente do berço ao túmulo o carro alco não fica muito longe é aquela história do quando você tá com metade do teu corpo na geladeira e a outra metade no forno né você morreu mas na média sua temperatura tá boa agora eu fazer uma pergunta aqui cara porque Pô você tá falando aqui que o carro elétrico Então porque assim o carro elétrico de repente dois anos para cá carro elétrico vai dominar o Brasil e Tal incentivo para comprar não sei o quê e muitas pessoas
foram nessa M carro elétrico vai dominar e tal e você tá falando que pô voltou a alíquota de importação Brasil tem um problema né em termos de tamanho de logística de infraestrutura para carro elétrico Aí eu te pergunto quem tá comprando carro elétrico então provavelmente vai se dar mal na hora da revenda hein então é muito duro saber como é que vai o evoluir o valor da venda de carro Elétrico no Brasil porque tem um consumidor gigantesco de carro elétrico que é o motorista de Uber nós temos o Uber tem 1 milhão e meio de
motoristas registrados no Uber 1 milhão e meio agora porque tem um monte de gente que trabalha numa empresa e que na hora de ir para casa ele faz umas três horas de Uber para faturar algum e e ele vai mais ou menos no caminho da casa dele ele vai escolhendo as coras mais ou menos na casa dele então mas Mesmo assim tem uma quantidade gigantesca de gente que quer comprar um carro que não gasta porque o motorista de Uber que roda ele roda 200 km por dia Ele gasta r$ 2000 de de gasolina ele vai
gastar 300 de energia elétrica então para ele o carro elétrico é um sonho é mais da metade da nossa venda dos nossos carros é para motorista de Uber porque para eles é sensacional e isso é um viveiro gigantesco de gente depois tem muita gente que não faz questão de Viajar é um segundo carro para eles ou sei lá o qu por exemplo você mora em Alfaville Você trabalha em São Paulo o Uber o carro elétrico é uma excelente solução para você pra gente já tá valendo a pena você não gasta mais nada de gasolina nada
você gasta basicamente 10 vezes menos então o o o o que acontece é que assim quando você olha venda de problema da venda de carro elétrico Isso é verdade no mundo porque as pessoas olham a estatística você faz Ela dizer o que você quiser então vou pegar a França e depois vou pegar o Brasil a França no primeiro semestre a venda de carro elétrico na França cresceu 25% em relação ao primeiro semestre do ano passado uh joia a venda de carro elétrico na França diminuiu 4% em relação ao segundo semestre do ano passado que que
aconteceu como é venda tá subindo quando a venda estabiliza e Você olha aqui em relação a um ano atrás você tá vendendo mais mas em relação há 7 meses atrás você não tá vendendo mais Vocês entenderam uhum perfeito vamos falar do Brasil o Brasil no ano passado na média vendeu 1,5 de carro elétrico mais ou menos 3.000 por mês no final do segundo semestre o Brasil já estava vendendo 5.000 carro elétrico por mês no janeiro fevereiro e março pulou Para 6.000 Então quando você olha 6.000 agora e você compara com 1500 fala entou 300% se
você olha abril maio junho e você compara com janeiro fevereiro março a venda de carro elétrico Não aumentou permaneceu estável ou caiu ela permaneceu estável esse mês é o comecinho do mês tá indicando que vai dar menos por que isso daí porque tem pessoas que tão percebendo que entre um HB20 que eu pago r$ 1 100.000 e um carro Elétrico que eu pago de mesmo tamanho 150.000 o HB20 eu posso ir pro Rio posso ir para Presidente Prudente se eu tô em BH eu posso ir pra praia se eu tô em Maceió eu vou para
Recife e com carro elétrico você não vai fazer isso então é bacana se eu uso em uso Urbano se eu quero viajar eu não vou conseguir viajar no Brasil estado de São Paulo você ainda se vira mas Estado de São Paulo não é Brasil uhum Estado de São Paulo é uma parte pequena do Brasil no mercado de Automóveis o mercado de São Paulo é 20% do mercado brasileiro 80% do mercado tem carregador tem umas coisas interessantes o mercado de automóveis ele indica a riqueza de um país a gente tá falando com o pessoal que gosta
de Economia sim 20 anos atrás 20 anos atrás 25 96 97 98 Salvador o mercado de carro de Salvador era 50% maior 30% maior que o mercado de Recife hoje Recife é maior que Salvador isso é 25 anos de PT contra em reci um governo vamos dizer diferente caraca é número Isso é número é você olha o mercado de Salvador 25 anos atrás o mercado de Recife hoje Recife é maior não era era 25% menor é é um estado crescendo acima do Brasil durante vários anos então Brasil cresce dois ele cresce TRS Brasil cresce um
ele cresce dois mas todo ano ele cresce um pouco mais mais investimento em educação etc Etc Uhum que é Recife e e salvador governado por outros governos eh não cresceu do mesmo jeito é interessante isso daí sim outra coisa que é chocante é Rio de Janeiro Rio de Janeiro era metade de São Paulo em placamento eh mais da metade de São Paulo hoje é 1/3 é assim é é olhar em placamento ó olhar em placamento hoje São Paulo em placa Grande São Paulo 15.000 Rio de Janeiro 5 Brasília 5500 Brasília tem mes que placa mais
que o rio Brasília tem 3 Milhões e meio de habitantes e Rio tem oito a grande rio tem 12 IMP placa mais em Brasília que é a maior renda per capita do Brasil Brasília eh não era assim no passado Brasília era 25 anos atrás Brasília era metade de Rio de Janeiro onde é que você vê isso na rede as concessionárias de Brasília São muito mais saudáveis economicamente que as concessionárias do Rio porque no rio o pessoal tem uma estrutura de Concessionária para vender um volume de carro uhum que diminuiu fortemente ao longo dos anos Aí
perde margem aí Claro você vende menos enquanto que em Brasília não interessante hein Caraca muito legal cara muito legal tô olhando só venda de carro você já consegue imaginar que acontecendo com o estado com o país né É doideira por exemplo você vê os estados agrícolas é impressionante que eles cresceram se ol emplacamento de Cuiabá 25 anos atrás e Hoje Meu Deus Cuiabá hoje emplaca 1 carros por mês Rio de Janeiro em placa 5.000 Cuiabá tem 1 milhão e meio de habitantes Rio de Janeiro tem 12 ou seja e e Rio de Janeiro A Grande
Rio para ser exem uma ideia tem a população da grande los Ângeles a grande rio a grande A Grande Rio em placa 5500 carros por mês Cuiabá em praca 1000 Caraca tem 900.000 habitantes em Cuiabá tem 12 milhões na Grande Rio Olha onde Tá o dinheiro agora deixa eu fazer uma pergunta Sérgio porque a gente foi impactado recentemente né com várias imagens de cara do navio cara das montadoras chinesas descarregando carros elétricos carro bonito cara wiid para carro bonitão né para um Sedan Zão lembra até um um poste taikan assim O o estilão dele né
E pelo menos para para quem tá nos assistindo e talvez pra gente assim que consome esse tipo de notícia uma vez ou outra e não é do Setor Fala pô chinês quer chegar no Brasil aqui grandão Então quer vir aqui trazer um monte de navio e tal ele tá vendo do Brasil como um mercado cara que é poou dá um foco legal no Brasil que tem um mercado potencial ou é vou colocar um pezinho ali porque tem um mercadinho ali é excelente pergunta ah quando você lê e eu li ah a A An fávia a
a a a declaração da An fávia na venda do semestre assim eu tenho que reconhecer a competência da An fávia Porque eles sabem contar verdades que não são a realidade perfeito Como assim explica pra gente Aquela hist você consegue contar uma mentira apenas dizendo verdades né assim é é assim a enfia ela falou a quantidade de carro importado pela China explodiu uhum Eles tem razão mas a quant cararro de carro emplacado pela China não explodiu que que acontece ah como ia subir a alícota de importação de carro Híbrido e carro elétri antes disso e eles
não têm problemas de capital de giro hum eles trouxeram milhares e milhares de carro que não Venderam então por exemplo vamos pegar o caso da b a BD emplaca 5.000 carros por mês janeiro fevereiro e março ela implicou ela emplacou mais do que abril maio junho ou seja o emplacamento dela está diminuindo não tá aumentando eles estão e é um bom resultado eles Estão com 3% do mercado brasileiro esse mês na primeira semana estão com 2,5 tá em queda não tá em crescimento 5.000 por mês eles estão vendendo 5.000 carros por mês Venderam 32.000 no
semestre mas no último trimestre Venderam menos que 15 a luz amarela então não tá aumentando só que eles venderam 30.000 e importaram no 90.000 então a foto do navio tudo tudo tem byd estacionado em tudo quanto é terreno baldio perto dos portos porque Não tem mais lugar onde pô carro de tanto estoque que esses caras tem então eles importaram não Venderam e an fávia fala nós fomos invadidos pela importação de carro chinês e ele tem razão realmente Vieram só que não vendeu Caraca não vendeu agora pô fica E agora o que vai acontecer é o
seguinte é isso que eu perguntar aí a BD fala eu tenho 60 concessionárias eu vou passar para 120 concessionárias a minha venda vai crescer não vai crescer nada sabe por Quê Porque é assim você pega por exemplo Cuiabá Cuiabá tem um concessionário BD Cuiabá emp placca 1 carros por mês ã tem um con bid ele vende 50 carros que é 5% mercado sensacional nomear um segundo que não é o mesmo eles vão vender 100 Mas de jeito nenhum vão vender menos que 50 porque quando o concessionário tá com 50 carros numa loja ele tá ganhando
dinheiro ele coloca o melhor diretor dele e os melhores vendedores dele lembra o Recurso humano perfeito quando de repente a venda cai porque abrir um segundo que não é dele o melhor diretor dele ele coloca na marca onde ele tá ganhando mais dinheiro e os melhores vendedores também a tendência da venda é cair não é aumentar e eu sei disso eu fiz toda rede Citro no Brasil eu vivi isso perfeitamente quando você aumenta a quantidade de revendedores numa cidade a tua venda não aumenta às vezes cai e até te fazer uma Pergunta depois o que
acontece é o seguinte aí eles lançaram de novo falar da b o antic Corola gente é ignorância do lado da bi de falar isso porque eu vou explicar para vocês o que que é de novo hein eu admiro a Toyota concessionário que mais vale depois da da da da da Tesla eu acho que a Tesla Vai ser duro manter o valor que ela tem mas depois lá compr é e eu não compraria ação da tese subiu agora mas Eu não compraria Ah que que é a Toyota Safe Bat aposta segura mas 330 já é caro
ela valia 200 1 ano atrás Ah eu costumo falar que quem compra Toyota Corolla não gosta de carro por quando você pergunta para um dono de Toyota Corolla Por que que você comprou um Corolla ele nunca vai falar eu adoro meu carro porque ninguém adora um Corolla o que ele vai falar é o seguinte Ele pensa e fala meu carro não dá problema meu carro não quebra perfeito meu carro tem bom valor de revenda e ele tem razão tudo verdade e eles são a maior montadora do mundo eles venderam 11 milhões de carros A segunda
foi a vol vendeu 8 milhões eles venderam 11 tem um monte de gente que não gosta de carro que para eles o carro é para ir de um ponto a ao ponto b sem ter problema sem quebrar usa o carro 3 anos revende depois e vamos embora segur Ah você pega o Honda Civic Por que que você gosta do teu Honda Civic Tem gente que fala eu gosto do meu Honda Civic porque o Honda Civic é um carro mais apaixonante para quem gosta de carro ele tem um estilo mais característico um painel motor mais característico
é um carro que você pode gostar o Corolla não porque ele é um carro sem sabor Mas não tem problema tem um monte de gente que não se importa Então vamos falar de Corolla Olha que Bacana essa estatística do Corolla o Corolla quando você olha a venda de 2013 a 2024 é o seguinte 60.000 corolas por mês então mercado por ano mercado brasileiro 3 milhões de carro 60.000 Corola mercado brasileiro 2,5 milhões e me de carro 60.000 Corola mercado brasileiro 2 milhões de carroos 60.000 Corola morcos brasileiro de carro 2700 60.000 Corolla a venda do
Corolla é uma linha reta é só quem tem continua comprando o próximo não é é assim é uma Linha reta é só olhar a estatística 60.000 o máximo que ele vendeu foi 66 o pior foi 58 caraca e o mercado e o e o e o mercado brasileiro nesse período foi de 3600 para 1,900 e tem Dilma e tem crise econômica 60.000 Corolla e agora vem de 40.000 sabe por quê Porque os outros 40.000 são Corolla Cross é eu ia perguntado Corolla Cross quando eles lançaram Corolla Cross canibalizando 20.000 Corolla e tem 20.000 novos consumidores
que chegaram e a Toyota que É experiente ela sabia que quando ela ia lançar o Corolla Cross ia ter 50% de caração interna ela diminuiu a produção do Corolla e não sobrou Corolla japonês só can tudo planejado tudo planejado Então é assim ã no meio nesses 10 anos de mercado brasileiro lançou o Nissan centra lançou o Honda Civic parou de fazer ronda Civic parou de vender Nissan centra 60.000 Corolla aí os caras vão lançar um carro Fala meu cliente é o cliente do Corolla gente Você sabe quando um cliente de um Corolla vai comprar um
BD nunca nunca E sabe como você vê isso daí quando você é concessionário os carros usados que entram eu em 2008 eu lancei o eu lancei o Citroen Palace que era um sedão C4 Palas C4 Palas bonito e quando eu lancei o C4 Palas eu trabalhei esse lançamento um ano e na época o mercado era bem menor o mercado era 2 milhões de carros na época vendia 50.000 Corolla 40.000 Civic 30.000 Vectra na época e eu Me lembro que quando eu fiz o lançamento o lançamento inteiro eu falei gente primeira coisa não vamos nos iludir
o cara que compra Toyota nunca vai comprar um Citroen nunca aí os franceses falavam não porque o preço o ch nós vamos tá mais mas bar fala esquece o cara que compra um Civic nunca vai comprar um Citroen nós vamos atrás do cara do Vectra do Vectra porque esse esse eu consigo pegar e toda a minha campanha de marketing foi baseada no que a GM fazia E a gente vendeu 1500 carros por mês em cima do Vectra Caraca sabe quantos Corolla usado eu comprei zero quanto Honda Civic zero porque quando você vê de onde vem
seus clientes você tem que ver que carro usado tá entrando e quando você vende um Sedan no Brasil não entra Corolla usado para você você entendeu então assim eles falarem que eles vão vender 2.000 desse eles importaram 30.000 carros meu Deus do céu Daqui dois anos estão com ess carros stoque Ainda tentando vender Então teve uma invasão de importação hum não de emplacamento porque emplacamento é o seguinte a great Wall tá com 1,5 a a a bed tá com três e eu te digo duvido que eles fechem o ano com três vamos ver daqui seis
meses eu volto aqui eu duvido que eles fechem o ano com três porque tem gente no Brasil que comprou carro elétrico sem saber o que tava comprando é só você ver na na no Instagram e tudo cenas de gente que fala Saí com meu marido e a gente foi com o nosso novo byd Dolphin e gente a gente ficou na estrada não procura você vai ver eu vi uma inclusive que chegou num posto de abastecimento na sorte e ainda teve que esperar o tempo de recarga dos carros estavam na fila na frente perdeu horas na
estrada porque porque o vendedor não fala e eu instruo meus vendedores falei gente não vende carro elétrico para quem não conhece as Limitações de carro elétrico que a experiência não vai ser boa depois você tem problema sim então o que teve foi muita importação venda essas duas marcas estão com 5% a Cherry vende mais que a byd quietinha ali né É tá com 3% do mercado Então os carros chineses estão com 3 + 3 6 + 28 estão com 8 85% a gente carro a gente a gente vende mais camião a gente tem 87% do
mercado de camião elétrico caraca é e ônibus que é outra história que é o seguinte a gente tem Que conhecer as limitações daquilo que a gente vende então o ônibus urbano no Brasil em 10 anos vai ser todo elétrico Porque o ônibus urbano é o seguinte ele custa caro mas ele não polui e ônibus Dio polui para chuchu ele não vibra e ele é silencioso então pro usuário é uma delícia Sim e ele realmente não polui e ônibus álcool não existe é diesel então o ônibus Urbano elétrico é uma solução fantástica de mobilidade para PR
pra população de Todas as cidades tem outra coisa que as pessoas não percebem mas aqui a economia que é o seguinte transporte público é subsidiado em todo lugar do mundo por que que transporte público tem que ser subsidiado eu sou contra subsídio mas transporte público Por que que tem que ser subsidiado vamos falar de ônibus Depois eu falo de metrô ônibus é o seguinte eh ônibus funciona lot das 5 às 10 da manhã até às 9 da manhã das 5 às 9 e das 4 às 8 da Noite ônibus à 11 meio-dia 1 2as da
tarde se você tivesse um ônibus a cada 50 minutos estaria bom ele Ira lotado Mas aí o usuário fica louco da vida você quer pegar um ônibus às 11 horas da manhã você não pode esperar 50 minutos no ponto conclusão você pega um ônibus às 11 horas da manhã tem 10 pessoas no ônibus uhum dá um BA juízo quem tem que pagar poder público é assim em todo lugar do mundo você pega Metrô São Paulo lá atrás tinha uma linha de metrô tinha 1 milhão e meio de passageiro abriu na segunda linha de metrô não
foi para três foi para dois abriu a terceira Então se antes você tinha 1 milhão e me para pagar o metrô com duas vezes mais quilômetros você não teve três você teve dois hoje tem 4 milhões de pessoas tem nove linhas e se você abrir uma décima linha você não vai de 4 para 4 E5 você vai de 4 para 42 só que você melhorou o serviço o Metrô tá mais perto da pessoa etc então Conforme você melhora a densidade do metrô mais mais nabo ele dá Então tem que ser subsidiado é em todos os
países do mundo é subsidiado então o ônibus elétrico Ele custa mais caro que o ônibus do diesel Mas ele é muito melhor então aumenta um pouco subo e vamos embora se no final das contas o ônibus elétrico ele sai um pouco mais caro pro estado que seria o quem tá subsidiando isso daí ou o custo com Combustível mais baixo vai não o o problema não o problema do ônibus elétrico é o seguinte ele tem muita bateria e bateria é cara um ônibus elétrico tem basicamente quase 3 toneladas de bateria Nossa então ele custa o ônibus
Gas do diesel custa 800 700 800.000 um an elétri custa 2 milhões é bem mais na Europa também é hein na Europa também é então o que você economiza de combustível paga os juros dessa Diferença de preço você economiza 150.000 por por ano só que os juros desse milhão e meio já é 150.000 por ano então custa mais caro então você tem que ter um subsídio a mais por exemplo tem uma cidade para que a gente vendeu ônibus ela conseguiu pegar 30% da arrecadação das multas para pagar esse diferencial de do custo a mais do
do do ônibus elétrico e o ônibus elétrico por exemplo você tem cidades Como por exemplo o Jundiaí que vai por ônibus elétrico menor para fazer transporte de graça para uma região central para dar mais facilidade tem por exemplo orbo São Caetano é de graça também é Eu sou de lá né então por qu porque são é uma cidade riquíssima por causa da fábrica da G da G que gera um monte de imposto então ônibus l é de graça então se você tem ônibus elétrico você gera um uma qualidade de serviço sensacional e pra pessoa que
vota em Você justo perfeito e clu você falou aqui da história do Corolla cara que eu esqueci de com porque é a história do Ricardo que é quem que ter o segundo filho e ele fe just Ah eu tive um Corolla até Fala pô o Ricardão Troca esse vovorolla aí vamos pegar um carro mais legal né Aí ele saiu do Corolla Sedan foi para um Corolla Sedan novo aí a agora ele comprou o Corolla Cross aí ele falou o seguinte mas pô fizeram uma marmita lá atrás no no escapamento cara Tô louco pros caras arrumar
isso aí ou trocar e pegar o carro com com o escapamento bonitinho e ele não sai do Corolla cara é é é muito isso não troca do vai comprar um bid nunca não vai nunca eu ia até perguntar tá falando da invasão da importação chinesa que chegou e você explicou pra gente que importou mas não vendeu não vendeu e tá tudo nos portos tem Sao muita notícia assim de como por exemplo a Europa tem se preparado para se defender de uma Invasão chinesa de carros elétricos com elevação de impostos para proteger mercado então o que
que acontece o o realmente o o a lqua de importação na Europa é 10% a primeira coisa que a gente tem que saber é o seguinte os os chineses começaram com carro elétrico bem antes dos outros eu vou contar a história em 2008 um engenheiro chinês recém contratado pelo mic lá Ministério de Comércio e Indústria chinês Eh que não era do Partido Comunista tem 50 milhões de pessoas no partido É raro alguém que não seja do partido e trabalhar no Ministério mas esse foi ele trabalhava na aud esse esse Engenheiro Hoje ele é o número
dois no milic na China esse chinês ele marcou uma reunião com o ministro e falou o seguinte ele falou Ministro nós nunca vamos conseguir recuperar o atraso que a gente tem nos carros térmicos nos carros da gasolina nossos motores são piores que os motores Ocidentais nossos câmbios câmbio automático são piores que os câmbios ocidentais e por mais que a gente melhore eles também melhoram então é uma esteira rolante onde eles estão aqui e eu tô aqui e a gente vai andando e assim a min esteira rolante não é tão mais rápida que a deles eu
não vou conseguir recuperar esse atraso isso aqui nem por exemplo com fábrica de avião aí depois eu vou eu chego lá então o que que acontece essa Diferença essa diferença eu não vou conseguir recuperar que que eu proponho a gente consome 13 milhões de Barris de energia de petróleo a gente produz cinco a gente importa 8 milhões de Barris por dia nós somos o maior importador de petróleo do mundo que que o priso cortar minha dependência de petróleo carro elétrico aí o governo chinês Deu vários Bilhões de Dólares para um monte de montadora entre as
quais a Jaque financiado em 20 anos com zero de juros Ou com 1% de juros não sei a quanto mas eu sei que o juro era muito baixo para subsidiar pesquisa em cima de carro elétrico eu andei num carro elétrico da Jaque em 2010 era uma droga fazia 35 km/h vade máxima tinha 25 k de autonomia era uma droga Caraca mas pô isso em pouco tempo 2000 2010 aí 2011 2012 em 2013 os carros elétricos da Jack já tinham 60 km de autonomia e as baterias foram melhorando e velocidade máxima de 80 por h e
foi Melhorando melhorando tanto assim que eles chegaram na tecnologia atual e os ocidentais eles não tinham esse problema e Na China tem outro problema com um petróleo que é o seguinte todo o petróleo da China vem do Oriente Médio agora tá vindo um pouco da Rússia mas todo o petróleo da China vem pelo Oriente Médio o petróleo da China ele vem pro Oriente Médio ele passa pelo Estreito de Singapura e ele chega na China o Estreito de Singapura tem 50 km Só ele é estreitinho e tem um porta-avião americano de cada lado e tem um
telefonema do biden não passa mais um petroleiro lá se você não pega o Estreito de Singapura você passa por baixo você olha no mapa munde você passa por trás das filipinas e você volta pro mar da China e você passa a 1000 km de iguan que é a maior Base Naval dos Estados Unidos lá tem sete porta-aviões ou seja um telefone minha e não entra mais Petróleo na China Claro que vai dar uma bagunça gigantesca mas dá para fazer lembra eles gastam 13 e e produzem cinco então eles têm estoque estratégico de petróleo que os
Estados Unidos também tem em Minas de sal desativado a eles guardam lá um montão de de petróleo ninguém sabe direito quanto a China tem mas estimam que eles têm entre 600 milhões de Barris e 1 bilhão de barril só que no ritmo que eles gastam é 3 qu meses de consumo depois acaba perfeito Então como é que eu resolvo isso eu trago da Rússia de trem mas trem um melzinho Explode a linha de trem e eles trazem pelo Afeganistão estão fazendo um oleoduto e depois o oleoduto vai até a até a China até onde gasta
petróleo mas de novo oleoduto é fácil você acabar com ele então eles têm um problema estratégico eles precisam diminuir a importação de petróleo deles e Eles escolheram um carro elétrico então na Prática que quer dizer dizer isso daí eles têm 10 anos de tecnologia adiantada em relação a qualquer marca ocidental eles TM eles estão 10 anos na frente então não é que o chinês é mais esperto mais inteligente ou mais tecnológico ele tá lá 10 Anos Antes faz 10 anos que ele faz carro elétrico então de fato o carro elétrico chinês Hoje ele é melhor
que o carro elétrico ocidental e a China como produz 27 milh carros para Estados Unidos produzem 6 Milhões o Japão produz 12 milhões eles fazem 27 e o Brasil do Claro que o carro lá é mais barato não é só mão de obra carro que é mais barato então o carro lá ele é mais barato o frete custa 10% do valor do carro mais ou menos mais ou menos e a importação é 10 Então você tem 20 de proteção 20 de proteção por uma tecnologia que é melhor que a sua hoje não vai rolar e
o carro elétrico na Europa tá com subsídio para aumentar o consumo então o que que acontece você dá subsídio para aumentar a venda de carro elétrico quem tá se aproveitando é o é a China se coloca no lugar do político europeu você entendeu dá para entender então por exemplo na Alemanha eles cortaram o subsídio a venda de elét caiu para 12 era 20 19 caiu para 12 e o carro elétrico na o carro elétrico na Europa chinês de marca chinesa ele é hoje 25% de tudo que se vende de carro elétrico na Europa 20 de
25 20 25 de 20 dá 5% que é um share já razoável razoável subsídio na Alemanha cortaram subsídio a venda de carro chinês na Alemanha diminuiu não porque eles foram contra o carro chinês Mas eles cortaram o subsídio caiu a venda caiu a venda de carro chinês perfeito Então essa proteção que eu acho que não vai durar Por exemplo o governo alemão é completamente contra Volkswagen é contra Mercedes é contra BMW é contra até porque eles vendem muito lá então eles são contra porque o problema é o seguinte quando você protege no fim no fim
No fim quem se prejudica é o consumidor e de fato o carro elétrico na Europa vai aumentar um pouco de preço com o fim da concorrência do chinês mas eu acho que depois de um certo tempo isso vai acabar porque os Europeus vão recuperar esse atraso tecnológico e cada um vai brigar pelo que é seu então Diferentemente do que você comentou da China ter percebido que tinha um eh um caminho muito longo a percorrer que não alcançaria no carro a queima de combustível fóssil no caso do elétrico o ocidente consegue fechar esse GAP consegue equiparar
a tecnologia que a China porque só tem ide que o motor térmico e o câmbio automático tem 50 Anos de atraso perfeito o carro elétrico tem 10 mas as montadoras europeias estão apanhando com o carro elétrico a própria volc tá apanhando PR [ __ ] agora problemas de carro elétrico é o seguinte o carro elétrico não é a solução pra mobilidade humano é uma solução parcial você viajar de carro elétrico é complicado em todos os países na França também e olha que lá tem 120.000 carregadores nos Estados Unidos é super Complicado Estados Unidos vende carro
elétrico em três estados o ano passado esse ano não cresceu a venda de carro elétrico nos Estados Unidos carro elétrico nos Estados Unidos é 75% do mercado americano ano passado 1.1 desse milhão foram 500.000 na Califórnia Caraca muito concentrado muito concentrado na Califórnia Quando você compra um Tesla de 46.000 você recebe 7500 do governo americano 6500 do estado da Califórnia e 3.000 do governo Municipal de Eli Caraca você recebe 17.000 Então você compra um carro de 43 alguém te dá 17 uau Eu também compro Eu também quer vai viajar tal não faz mal pô tem
um baita carro de 47 paga trintinha paguei o preço do corolinha p o preço de um Corola para ter um Tesla [ __ ] você entendeu agora na Flórida e no tem menos se você tira esses três estados a venda de carro elétrico nos Estados Unidos se você tira esses três Estados é 4% do mercado americano 4% porque os Estados Unidos é um país Continental E lá o pessoal viaja muito uhum eles têm a driving season e tudo mais o o o a solução para mobilidade vai ser uma mistura de várias coisas vai ser o
híbrido plugin o híbrido leve que é o que a Toyota faz o o o carro álcool a gasolina e o carro elétrico todo mundo vai conviver mais ou menos juntos e essas regulamentações que o governo que o governo europeu fez Proibindo venda de carro vai mudar tudo isso combustão que proibindo carro combustão vai mudar tudo isso isso daqui não segura não segura porque lei quando ela não é aplicável ela acaba não funcionando porque não é aplicável Uhum Então eu acho que vai mudar tudo isso cara doideira agora por que que a gente não vê muito
Tesla por aqui pô Tesla é um quanto por cento eu perguntando o número aqui você sabe todos os números Quantos por cento do mar Inclusive eu ia perguntar como que você decora tantos números com precisão Eu Tenho boa memória para número mas eu não sou fisionomista perfeito ah legal mas olha Eh eu vou eu vou falar vamos falar da Tesla a Tesla vende 2 milhões de carro elétrico por ano a Tesla tem hoje 60% do mercado americano de carro elétrico ou seja 600.000 são vendido lá a Tesla qual é vantagem quando você começa do zero
Quando você começa do zero Você tem uma folha em branco a Tesla distribui ela mesma seus carros a Tesla não tem concessionária tem estados nos Estados Unidos onde a Tesla não pode vender Porque a Tesla não tem concessionário a Tesla ela vende ela os carros dela eh eles não economizam tanto mas pelo menos por exemplo quando o cara baixa preço a rede baixa o dia seguinte porque o estoque é tudo dele tudo é muito mais Fácil para gerenciar a Tesla vende bem na China vende muito bem nos Estados Unidos vende muito bem na Europa Por
que que ela não tá no Brasil porque o cara olha o mercado brasileiro e ele fala não tem mercado para carro elétrico aqui eu não vou eu começar a abrir uma filial aqui para vender 1000 carros 500 carros por mês ele nem ia vender 500 pensa o seguinte vamos falar do mercado Premium no Brasil Mercado prium Brasil nos países vamos dizer Estados Unidos Europa Japão China o mercado prêmio é 10% do mercado no Brasil daria vamos dizer o ano passado 200.000 carros no Brasil se você soma todas as BMW 13.000 todos os Mercedes 7.000 todos
os volvos 7.000 todos os audis 5.500 todas as Land Rover 4 3 500 todos os Porsche 2500 Porsche vende super bem no Brasil porque o Porsche no Brasil é barato depois quero saber porque o Porsche barato barato sim né relativ barato mas eu vou explicar ah tudo isso junto dá 36.000 carros que é 1,8 do mercado brasileiro [ __ ] nada nada aí eu era Land Rover reunião da Land Rover o cara da Land Rover fala pra rede nós vamos lançar o Discovery Sport nós vamos tirar cliente da SW4 da Toyota nós vamos tirar quando
acabou a reunião eu cheguei pro cara é um alemão eu cheguei pro alemão e falei fala uma coisa você falou tudo isso porque você acredita ou pra Rede enguli não Sérgio Por que que você fala isso falei você acha que um cliente que compra SW4 vai comprar um Land Rover gente você tá viajando na maionese Você tá completamente maluco o cara que compra C4 ele quer um carro resistente que dura e que ele sabe que ele vai poder usar usar e vender por um valor e tem mais ele não gosta muito de carro porque o
SW4 por 450 pau [ __ ] não é um carro bacana pelo amor de Deus mas vende Para [ __ ] vende muito mais SW4 do que BMW Porque tem um monte de gente que precisa de um carro resistente na fazenda dele e tudo e BMW não aguenta numa fazenda eu fui no Jalapão todo mundo anda SW4 todo mundo e eu perguntava para todos os operadores porque eu trabalho com carro e ele falou ol no carro que aguenta então o o de fato nunca Compramos uma BM SW4 usada numa concessionária Land Rover porque é outro
Consumidor então onde é que tá o nosso mercado de luxo o mercado de luxo no Brasil é o mercado de picap acima de R 300.000 No Brasil se vende 60.000 picap por ano acima de R 300.000 o dobro do mercado de luxo que o pessoal chama de Premium então assim por R 350.000 eu compro uma BMW X1 ou uma X3 etc não elétrica mas eu compro por 350.000 eu compro uma Toyota Hilux tem um modelo da Toyota Hilux que vende mais que todos os 23 modelos que a BMW comercializam no Brasil porque o dinheiro tá
no campo então você fala marca Premium depende Vamos definir prêmium acima de 300 Pau é é só o valor ou é proposta é é porque se você fala de marca Premium tá bom mercado brasileiro 1,8 se você acrescenta 3% do mercado de picup que é 60.000 que é 3% do mercado a gente já chega no mercado premmium de 5% do mercado brasileiro que para um país de renda de 10.000 10.000 por por por ano não tá ruim 5% mas não é 1,8 é que Você chama um prêmio só se é BMW perfeito agora se é
uma Ram de R 450.000 não vale Você só chama de prêmio se o cara tá de camisa social é coletinho se tiver um coletinho pr você entendeu se se ele tá com uma camisa mais cara mas não é sei lá o que não vale você entendeu uma marram vai 450.000 Caraca cara que doideira velho [ __ ] você você sabia que você ia aprender tanto assim não então o mercado de luxo no Brasil não é as marcas Premium o mercado de luxo no Brasil é picup acima de de R 300.000 é lá que tá a
grana é no campo agora deixa fazer uma pergunta você falou que a porschea é barata no Brasil bar muito barata porque o que que acontece você pega a você pega um Land Rover o Range Rover eh vog etc etc preço no Brasil 1.300 eh Porsche ã o Porsche eh não caimã o grandão Como é que chama C Porsche cayen 1 milhão na Europa o Porche Caian é 15% Mais caro que Land Rover como é que aqui é mais barato porque a Land Rover no Brasil definiu eu quero ganhar dinheiro no Brasil e a porte no
Brasil falou eu quero fazer volume no Brasil perfeito você compra um caimã por R 500.000 que é o preço de uma X5 mais barato que uma X5 bem mais barato que o ma 5 o machin 5 hoje é 600 650 o ciman por 450 an você tem você olha o preço na Europa a relação de preço é diferente é mais caro o Porsche lá claro ou seja que que Acontece você percebe que no Brasil eles vendem o a Porche vende 2500 carros por ano é sensacional como desempenho de venda não tem um país no mundo
onde a Porche vende metade da Mercedes e ela praticamente vende metade da Mercedes no Brasil mas porque quando você compara Olha o preço na Europa pega o mesmo carro olha o Mercedes Olha o por você vai ver que o Porsche no Brasil tá mais barato então a pessoa não faz essa conta mas ela vai na Porsche ela vê um um Caimã por 550 com um monte de equipamento e tudo ela vai na BMW ela vê um X5 por 650 fala escuta mas pera aí aquele é melhor é mais rápido é um Porsche e é mais
barato não é na Europa mas no Brasil é então se eu tenho 500 pau Não nem vou Mercedes nem vou BMW nem vou audio vou eu já vou na con Porche certo Claro [ __ ] ra Tá vendo você tá perdendo tempo Car Fui errado vou devolver então vou devolver a que eu comprei E aí tem outra coisa que é Interessante que é e carro chinês elétrico caro né então bom você pega um carro chinês sensacional porta abr sozinha baita painel assim maravilhoso o carro 500 pau R 500.000 que que acontece no Brasil com um
carro desse vai vender zero zero cara por quê mas é zero você tem razão porque é assim você pega o Lexus o Lexus é um carro é o primeiro carro no pesquiso de qualidade dig Power nos Estados Unidos Land Rover é o penúltimo caraca é Land Rover quebra PR Cassete mas o pessoal compra Land Rover Mas eles sabem que quebra eles compram o que eles gostam por isso que ninguém que tem uma SW4 compra nunca malucca pergunta pro concession Rover se alguma vez entrou um Toyota usado para ele então o o o o o Land
Rover é um cara que o cara fala eu adoro eu sei que meu carro da minha mulher gosta de Range Rover eu sei que pode dar problema mas eu adoro Ok tudo bem o o o Lexus o Lexus O Lexus é assim é um carro sensacional Tecnicamente é tão bom quanto o Mercedes quem fala isso não sou eu são umas revistas você pega uma Rad and track neutra americana eles comparam uma Mercedes Class e com o Lexus eles falam Lexus é melhor ou tão bom quanto nos Estados Unidos vende 300.000 Mercedes 280.000 Mercedes 300.000 BMW
250.000 audes e vende 300.000 Lexus ou seja o americano é pragmático é bom mais barato um pouco mais barato eu compro o Americano na China o 800.000 BMW 750.000 Mercedes 680.000 Audi 200.000 Lexus Opa o chinês quando gasta dinheiro num carro ele quer a grife perfeito ah mas Lex é tão bom eu quero a grife Europa Europa inteira Mercedes BMW 800.000 Europa inteira 800.000 seja a China sozinha vende vende a mesma coisa que a Europa que todos os países da Europa somados MW Mercedes 760 Audi 750 Lexus cinquentinha 50.000 Caraca porque Vende 16 na Inglaterra
senão seria 35 europeu quando vai gastar 70 80.000 € num carro ele olha a grif ele não olha qualidade qualidade importante mas ele olha a grif Brasil Brasil é o seguinte 13.000 BMW 7000 Mercedes 5500 ah Audi 800 Lexus 2% no mercado de luxo 2% e eles têm 26 lojas e quando você vai falar com cara eu conheço um monte de gente que tem loja da da da Lexus todo mundo perde dinheiro na concessionária Da Lexus Aí você pega o cara de Fortaleza em vez de quatro lexos por mês por que que você guarda Lexus
não eu ganho muito dinheiro com a Toyota então para ajudar eles eu tenho uma con mas lá Só perco dinheiro aí você vai falar com um cara alexio de Mato Grosso Cuiabá Campo Grande só perde dinheiro ele fala [ __ ] eu vendo um monte de ryux aqui sou super feliz vendendo vendendo Toyota eu ajudo lá abrir um Show Room faça manutenção Aqui o cara que vai vender um carro elétrico chinês de 500 pau brasileiro que vai comprar não d seu ainda imagina porque o brasileiro o brasileiro que compra 35.000 carros de luxo de marcas
europeias Lexus que ninguém duvida da qualidade nem da da durabilidade nem do conceito nem nada comprou 800 ou seja ninguém vai comprar um carro elétrico chinês sensacional por R 500.000 porque por R 500.000 você compra uma BMW uma uma X1 que é um baita carro Elétrico da BMW ca 400.000 a Ah mas o meu é 350 mas ele é melhor eu gosto 50 mais e a BMW você vai lá de Vitória BH né sem ter o medo de parar no caminho por conta de não de elétrico você não vai ah de elétrico não vai porque
o é a questão né você ainda tem a limitação do uso né como ele falou se você compra elétrico você não Vaio porque o vamos falar da da ex1 a X1 é um baita carro tem 500 km de autonomia na cidade isso é autonomia WL W ltp na cidade com essa BMV você faz se Você dirige agressivamente você faz 350 Se Você dirige com calma você faz 450 depende como Você dirige na estrada a 130 por hora de média você faz 300 300 se tiver chovendo você faz você faz 240 tem uma coisa que ninguém
sabe tem o consumo de energia no um dia de chuva forte numa autoestrada é 20% maior que quando não tá chovendo Ah é a é o que resistência da não é é primeiro a chuva que cai ela aumenta a resistência Segunda a água que fica ela prejudica teu coeficiente aerodinâmico terceiro quando o teu carro anda no Asfalto molhado ele tem que afastar a água pra roda poder tocar você gasta energia caraca só que acontece o seguinte quando você tá num carro gasolina se você faz 10 ou se você faz 8,5 você para no tanque em
3 minutos você encha o tanque e vai embora você nem percebe que você gastou mais mas você gastou mais é 20% a 130 por H é 20% Caraca então choveu você faz 240 km não choveu você faz 300 como você tem que parar com 80% dá 240 se não tiver chovendo 240 você anda 2 horas para para carregar anda mais duas para para carregar no Brasil não tem carregador na Europa tem mas mas no Brasil não tem carregador na Europa ó como funciona na Europa carregador na Europa carregador é assim o carro elétrico Ele carrega
rápido de 20 a 80 e De 80 a 100 ele leva o mesmo tempo do que de 20 a 80 o 20 80 é o quê o o 20% 80% por que que de 20 a 100 ele dura o mesmo tempo que de zero de 20 a 80 de 80 a 100 Uhum Então eles falam você carrega a bateria em meia hora de 20 80 mas de 20 a 100 é 100% é é 1 hora 80 de 80 de 20 a 100 é 1 hora e de 2080 é meia hora Hum isso tá no panfleto
da BMW mas se você vem a 130 140 porh a bateria tá quente em vez de carregar em meia hora você carrega em 1 hora porque bateria Quente aceita menos elétron por segundo do que bateria fria e eles fazem o teste que tá lá que você lê com a bateria fria aí depois pequenininho a BMW escreve a Peugeot já não escreve se você exigir da bateria antes de carregar vai pode demorar mais para carregar pode não pode vai por que que de 80 100 demora mais para carregar pelo seguinte esse é o que o Elon
musk fala Olha que bacana ele fala a bateria quando ela tá com 20% de carga ela tá sem elétron os os átomos Tão sem elétrons na última camada deles eles estão sem elétrons não tem elétron Então você joga elétron lá e o elétron vai pega o lugarzinho dele e fica lá é que nem o estacionamento de um shopping center quando tá vazio você não precisa escolher vaga para em qualquer lugar você vai puf puf puf você vai ser estação quando você tá quase cheio você fica rodando procurar então o elétron a gente procura vaga o
elétron vai nesse átomo Não esse tá cheio vai no próximo e Esse também tá cheio vai nesse Opa Chei um lugarzinho aí aí vem um outro esse tá cheio esse tá cheio vai no outro moral da história de 80 a 100 leva o mesmo tempo que de 20 80 [ __ ] cara que aula cara então os 300 km você para com 20 deu 240 quando você tava com a bateria com 100 mas os carregadores europeus nas autoestradas eles cobram por tempo e por carga se você fica meia hora você paga um preço se você
fica uma hora você paga o dobro Porque você prejudicou alguém que podia ir lá e carregar mais rápido perfeito então primeiro você nunca sabe quando você vai pagar porque quando você vai pagar é um algoritmo complicado não é eu pago 40 centavos de Euro kWh 50 centavos de Euro que é o que custa lá na na tomada custa 17 centavos de Euro não é eu pago 50 porque é Eu Pago 50 se eu carrego rápido em meia hora se eu fico 1 hora o custo vai para 1 € o kWh H porque se eu cupou
espaço que eles podiam estar Vendendo mais energia elétrica para um outro perfeito certo então você nunca sabe quando você vai pagar quando você vai e encher teu teu tua bateria de energia lá aí eu quero fazer só de 2080 que é o que eles recomendam bom mas então eu só posso usar 60% da Autonomia eu não vou de 20 a 100 perfeito 60% de 300 1880 então na prática com esse BMW maravilhoso sendo 1 hora e me para uma hora para carregar 1 hora e meia para 1 Hora para carregar an 1 hora e meia
para 1 hora para carregar Essa é a viagem na Europa no no Brasil se você tiver na Castelo Branco se 1 hora e meia pode uma hora para carregar se você for PR BH você não chega meu amigo se você tiver São Caetano quiser vir pra alfavile 1 hora e meia você já parou n quilômetro Ah é quilometragem não é ligado e ligado ligou o trânsito gasta nada no trânsito é uma maravilha no trânsito é uma maravilha por isso que o Uber sensacional vamos falar do porte taikan porte taikan tem 500 km de autonomia a
90 porhora de São Paulo você não chega em Campo do Jordão 165 km caramba porque quem compra um Porche taikan não vai a 100 por H é não vai vai dar uma pisada né vai a 200 com o waz para não tomar multa e aí meu filho o consumo quando você começa a subir a serra você começa a ir devagar porque senão você não chega não é linear o consumo não é linear pô tô a 100 Km eu Ah não mas o consumo de carro elétri de carro a gasolina também não vou dar um número
para você Lamborghini Urus desari em 3.3 segundos o Lamborghini Urus a 90 por hora faz 11 Km porl pô tá bom hein a 200 ele faz três ou seja você gasta quatro vezes mais energia num carro térmico você não compraria não eu compro se eu ando na cidade vou te dar um exemplo a minha filha tem um elétrico o marido dela tem um carro Elétrico aí quando a filha minha filha foi comprar um carro elétrico o marido dela falou e como nós vamos fazer para viajar pega um carro do papai tá resolvido tá resolvido ou
seja segundo segundo você tem que ter uma saída né eu tenho duas filhas as duas tem carro elétrico Ah quando vai viajar pai você me empresta teu carro então é bom você ter dois para um para cada né o que acontece é o seguinte para uso Urbano é uma delícia um carro elétrico é Silencioso anda para [ __ ] não polui você nunca mais para num posto para viajar é complicado e aí entra aquela coisa de quantas vezes você tá sozinho ou com só uma pessoa no seu carro 95% do tempo você tá sozinho ou
só com uma pessoa no carro mas você não com carro de dois lugar por que você não compra um Car dois porque às vezes você vai est em três Uhum E você não quer quando tá em TR um tem que pegar um táxi você Entendeu Eu por exemplo eu tenho um Smart na na na Europa eu tenho negócios na Europa tenho eu vendo ônibus elétrico e carro elétrico na Europa Eu tenho um Smart lá quando eu tô com minha mulher e um filho meu o filho vai de Uber e nós vamos de smart porque três
pessoas é proibido uhum acontece raro Mas acontece então é a mesma coisa com carro elétrico se é o teu segundo carro ou se você não for viajar compra um carro elétrico se você for viajar não compra o Carro elétrico então ele é uma solução parcial pra mobilidade Urbano o carro híbrido nesse sentido é bem melhor perfeito agora que carro que você usa aqui aqui eu uso um Jack ej7 elétrico mas eu tenho um carro térmico em casa boa não dá meus filhos perfeito perito só por conta do empréstimo boa show de bola Serjão cara tem
várias perguntas aqui que a gente não passou seria a frase carro usado de carro usado Eh Então vamos passar nesse nesse top aqui frase carro usado que acho que é importante vamos falar de carro usado cara é o carro usado assim o o reflexo desse valor tão alto no Brasil é porque a gente tem o carro pro brasileiro final caro ou tem alguma outra coisa por trás he é assim carro usado num país de renda per capita alto não vale mais nada por duas razões primeiro país desenvolvido Europa eles Têm proconve eles têm cada 2
anos ou cada 3 anos ou cada ano depende da idade do carro você leva teu carro eles fazem uma série de medições E você tem que trocar um monte de coisa para poder continuar andar com o teu carro então na Europa um carro de 10 anos vale um carro novo vale vamos dizer 30.000 € R 150 r 180.000 e o carro de 10 anos vale 2.000€ por que que ele vale tão pouco primeiro eu tenho uma renda média de 42.000 € Então eu tenho dinheiro para comprar um Carro zero segundo a taxa de juros lá
para comprar um carro é 6% ao ano aqui é 20 Hum então a prestação é muito mais baixa então eu tenho um dinheiro eu vou comprar um carro zero Finalmente eu tenho essas restrições de consumo quando você leva um carro de 10 anos numa num numa num órgão que verifica você pode andar de carro você sai de lá com você tem duas opções ou vende teu carro por 1000 1500€ para qualquer um ou gasta uma nota ou Gasta 4 5000€ para consertar teu carro porque teu carro não passa mais a norma de poluição tem que
encar o catalisador tem que trocar o Freio tem que trocar o amortecedor Sei lá o qu então isso faz com que o carro nesses países desenvolvidos não vale nada nos Estados Unidos é pior ainda porque mais da metade da venda da venda lá é feita de leasing Então é assim você aluga um carro por 50 por mês zero um Corolla Corolla lá é carro de gente que Não tem dinheiro hein Corolla lá empregada doméstica lá que ganha bem ela anda de Corolla você anda de camry eventualmente mas não de Corolla então o que que acontece
nos Estados Unidos um carro depois de 10 anos pega um cheroqui um cheroqui de 10 anos nos Estados Unidos você paga ele 000 não vale nada no Brasil carro usado mantém valor que é o caso de todos os países pobres desculpe de renda mais baixa então você Pega por exemplo pega o Brasil renda média $1.000 ou México um carro de 10 anos no Brasil ainda vale 40.000 por quê porque muita gente não consegue pagar R 120.000 porque é caro ele não tem renda não tem proconve que tira os carros fora da estrada e o juro
é alto e o juro é alto então esse carro de 120.000 custa 2.500 por mês por exemplo 3.000 por mês com uma entrada eu não tenho 3.000 por mês na Europa o Mesmo carro por causa da taxa de juro custa 2.000 minha renda média é maior então eu não quero comprar um carro usado e onde isso se vê claramente o mercado brasileiro o ano passado 2 milhões de carros Mercado de usado 11 milhões 2 para 11 5,5 se vende no Brasil 5,5 vezes carro usado o mercado de novo Caraca bicho 5,5 nos Estados Unidos o
ano passado 16 usado 42 três vezes 2,7 Eh nem 2,5 hum na França ó 1.800 5 milhões 5,5 milhões três vezes ou seja na França na Europa se vende 3 vezes mais usados do que novos nos Estados Unidos 2,5 no Brasil 5,5 México seis Tailândia seis Turquia seis o Brasil é quase seis você entendeu Quênia 10 $000 de renda per capita ninguém tem dinheiro para comprar carro novo então o pessoal vai comprando carro usado e vai trocando comprando carro usado e vai Trocando Ou seja no Brasil o carro usado mantém valor porque a gente não
tem renda para comprar e carro novo e o financiamento é caro então a saída é você andar num carro mais antigo para você ter um meio de locomoção Caraca uma última estatística que eu achei interessante que a pessoa fala o trânsito sempre piora mentira vou dar os números São Paulo em 2001 2002 tinha 55 milhões e meio de automóveis na cidade e São Paulo capital Emplacados e você tem 12 milhões de habitantes um para dois um para dois é a média da Europa uhum Estados Unidos é um para 1,3 mas na Europa é um para
dois um para dois é o seguinte é mercado de substituição quem tem que ter carro já tem pode ser mais usado pode ser mais antigo Mas quem tem que ter carro já tem depois de 20 anos quanto é o mercado de automóveis cuidado quando você olha estatística porque se Ola é veículo eles incluem moto e moto cresceu para [ __ ] Em 20 anos 62 is quer dizer o seguinte nas nossas Avenidas só tem 10% a mais de carro em relação a que a gente tinha 20 anos atrás caramba e se você faz um caminho
que é sempre o mesmo porque quando você eu falo isso para todo mundo falar não tem muito mais trânsito agora é que a gente esquece os momentos ruins então por exemplo em 2004 sair da Lapa e ir para Guarulhos para pegar um voo às 6 da tarde levava 1 h30 e agora leva 1 H3 não leva 3 horas Uhum para ir da por exemplo de sei lá Alto de Pinheiros para Santo Amaro em 2002 2003 levava 40 minutos de manhã cedo hoje leva os mesmos 40 minutos a velocidade média de novo Tem que olhar a
estatística a velocidade média do trânsito do Brasil em São Paulo aumentou porque os caras contam moto junto se você tira a moto é por isso que eu digo Tem que olhar estatística com cuidado a velocidade média do trânsito em São Paulo nos últimos 20 anos não Piorou melhorou um pouquinho a média porque a frota não cresceu é interessante isso por Caraca usado muito interessante isso daí Caraca então na prática tem movimentos por exemplo se você mora na granja de fato piorou porque teve um monte de gente que foi morar lá Alfaville de fato piorou porque
Alfaville cresceu mas se você tá dentro de São Paulo por exemplo você quer fazer Sant Tamaro centro às 8 da manhã hoje e 20 anos atrás é o mesmo tempo a gente esquece as nossas experiências ruins por exemplo eu esqueci o trabalho que eu tive quando eu tive criança pequena que eu não você vai ter alguém vai ter filho aí né que você não dorme de noite tud tudo você esquece a gente esquece isso daí e a gente esquece o tempo que a gente passava no trânsito 20 Anos Atrás mas era o mesmo que hoje
o trânsito não piorou show de bola cara ó aula de Economia setor automotivo estatística Como olhar a estatística com cuidado cara Sergião ó fica um convite para um segundo episódio acho que tem um monte de coisa que dá pra gente explorar a gente vai verificar se vender os carros que estão no pátio da invasão chinesa vai demorar eu vou esperar cair aí quem sabe quem sabe cai o preço e quem sabe a gente tá L um desconto né uma liquidação queima desconto vou colocar o né que oferta de compra lá embaixo esperar a chegar masão
queria agradecer a sua Presença cara foi uma aula P agradecer foi muito bom mesmo e deixar o convite pro pro daqu algs mes a gente volta assim ter mais coisa pra gente falar não com certeza quando você foi falando fui anotando várias coisas que davam pra gente abordar mas o tempo é curto exatamente cara obrigado tem algum lugar que as pessoas consigam te acompanhar que você produz a conteúd ten eu tenho o meu Instagram que é Sérgio Abib é isso é Sérgio Habib né Sérgio Habib Ah meu Instagram eu eu edito um pouco esses vídeos
que a gente faz e tem um monte de vídeo meu lá e como sempre eu sou polêmico porque eu falo a verdade aham perfeito eu realmente sou polêmico eu vendo carro elétrico mas eu falo não compra o carro elétrico se você quer viajar não vai ser uma experiência agradável show de bola boa e a Rais hoje não pode passar seu Instagram aí cara você tá aqui vou passar quem quiser me Acompanhar @felipe Rais eh falo muito sobre investimentos internacionais e fundos de investimento no Instagram educação financeira em geral me acompanha por lá assim posto muito
conteúdo boa se você quiser me acompanhar no Instagram g.con outo no YouTube da Fin Class vídeo novo Toda segunda quarta e quinta-feira e obviamente toda sexta-feira meio-dia aqui no canal de novo Sérgio muito prazer muito obrigado aí pela sua Presença foi cara prazer aqui um papo muito muito bom aprendemos várias coisas e obviamente Muito obrigado pela sua presença foi um prazer in nen rve estar aqui com você mais uma sexta-feira Muito obrigado até a próxima tchau tchau [Música]