[Música] Olá eu sou Amanda verski e esse é o wmc o seu podcast de comércio exterior desenvolvido pela wm trading Hoje nós estamos com convidado especialista na importação de químicos e metais Antonio Rosset diretor comercial da Lico trading Obrigada por ter aceitado o nosso convite obrig a você pelo convite muito obrigado pelo eh pela essa essa oportunidade de estar aqui com você eu tenho eh acompanhado o trabalho da wm trading é excepcional e realmente você tá de parabéns pelo pelo excelente trabalho que estão fazendo muito obrigada eh e assim antes da gente mergulhar um pouquinho nas particularidades da importação desses dois segmentos dos itens desses dois segmentos eu queria que você Contasse um pouquinho da sua trajetória e também da Lico eh se você puder Claro é bom Eu trabalho no comércio internacional há mais ou menos e 32 anos 35 anos né eu comecei na companhia de cigarro Souza Cruz no departamento de marketing depois migrei paraa parte trading eh logo após sous Cruz da Sharp Electronics também na parte e trading depois LG grupo coreano LD Samsung Hyundai e e e sou ainda presidente da de comércio Brasil Rússia e aqui em São Paulo e eu tive a oportunidade de receber o presidente Vladimir Putin aqui estive com eh vários presidentes do Brasil também nessa minha trajetória na Câmara brasil-rússia e trabalhei no Consulado da Índia e eh falando um pouco da da Lico alco é uma empresa que tem 140 anos ela foi fundada em Chicago por um judeu americano chamado leopold co eh no século XIX e é uma empresa que está no setor de metais há muito tempo Como você pode ver sim Você são muito sólidos Sim nós somos sólidos é uma empresa que fatura quase 5 Bilhões de Dólares eh e está em todos os os os estados americanos também estamos no Canadá e México ou seja eh na América do Norte nós temos vários centos de distribuição cada o tamanho de cada CD Nosso é de 110. 000 m qu auau e nós distribuímos só de chapa no mercado americano 1 milhão de toneladas então de fato nós somos eh o líder eh nos Estados Unidos e é uma empresa familiar ainda continua na mão da família eh Que família eh não está mais na mão da família coin eh Hoje os donos é a família Onil que é uma família que também está no setor de Aço há 100 anos eh e tradição el realmente eles são a família a família Oil é tradicional eles estão em birmingham e no estado do Alabama a a Lico está em Chicago Onde fica a matriz e a Oil fica em no Alabama uhum ótimo E agora entrando um pouquinho mais com essa perspectiva Brasil eu queria que você explorasse um pouquinho as dificuldades oportunidades características do processo de importação né sob ótica da importação tanto de metais quanto de produtos químicos então carreiras né de certificação regulatórias e pontos de atenção logísticos tributários daqui a pouco a gente vai falar um pouquinho também sobre alíquotas Então eu queria que você explorasse um pouquinho pra gente dividindo entre esses dois segmentos Ótima pergunta eu diria para você o seguinte o setor de Começando por Aço o Brasil ele começou a importar fortemente há mais ou menos 15 anos atrás antes havia importação de Aço eh e de 15 anos para cá o Brasil tem importado começou mais ou menos aí com 1 milhão de toneladas esse ano Possivelmente o Brasil fechará com 5 milhões eh de toneladas importado tanto para dos de dos diferentes produtos diferentes produtos Boa pergunta tanto para tanto para planos como para longos então nós estamos falando aí de beq bobina quente bobina fria revestidos aí que que seria o galvanizado galvalume pré-pintado fio máquina eh vergalhão eh e ou seja uma gama de produtos inox uma gama gigante de produtos que o Brasil tem importado eh e os procedimentos não são complicados para você importar Aço hoje primeiro é importante que você tenha o radar Claro a gente já até gravou um podcast sobre isso Isso é ótimo é essa essa forma de mostrar eh pros importadores e ou pros possíveis importadores esses procedimentos eu acho que é maravilhoso então o radar é o primeiro caminho depois do radar a especificação então especificação é importante porque o aço ele obedece algumas normas Então você tem a norma stm sae a norma gis que a norma japonesa Então são várias as normas Então você tem que especificar A Norma tem que especificar o porto tem que especificar as bitolas ou seja qual qual o tamanho né É até porque a bitola vai vai mudar muito né o o para que que você vai usar ou então a a própria demanda ela muito ela é muito distinta entre entre os tamanhos né você falou um outro ponto importante hoje você tem um aço importado que é usado em várias aplicações por exemplo eh galpões comerciais galpões industriais as telhas são feitas de de Aço o revestimento do galpão também é feito de aço então Eh esse aço ele tem uma Norma tem uma espessura e tem uma aplicação você tem para construção civil você tem para Linha Branca por exemplo fazer micro-ondas geladeira fogão fogão fogões então enfim e a as aplicações são diversas e por isso que é importante especificar bem a norma e também a aplicação do do aço além do setor de construção né que também é muito forte pra importação de Aço verdade verdade é é um setor que tem se beneficiado com a importação por exemplo de vergalhão Esse é um ponto muito importante que você coloca porque a construção civil ela ela tem se barateado nos últimos 10 15 anos porque tem a importação de vergalhão então o o o aço importado é um ponto importante ele ele ajuda a controlar os preços e do Mercado Nacional então quando você importa aço seja para aplicação na construção ou seja na na aplicação para fabricação de veículos por exemplo de carros você controla um pouco o preço eh doméstico Então realmente a importação ela além de ter o fator por exemplo de você buscar uma tecnologia eh você buscar uma qualidade você também tem essa questão de controle da inflação que ajuda bastante eh e e o procedimento seria esse Ou seja você especificar Você é é importante trabalhar com uma trading por exemplo eh aquele distribuidor que nunca importou eu sempre sugiro o seguinte tem uma trade do seu lado uma trading brasileira que vai fazer para você todo esse trabalho eh desde a nacionalização até entrega logística local para entregar na na planta na fábrica então é importante você ter uma local que vai fazer essa parte porque você não precisa contratar uma equipe é grande para isso você usa uma trading como por exemplo cas da wm poderia usar wm para fazer esse trabalho que é a Tríade né a solução logística tributária e aduaneira verdade esses esse conjunto esse universo exige um nível de conhecimento muito específico isso meso e se você se lança no mercado sem ter esse no você pode assim se prejudicar muito é verdade é um ponto importante e essa Tríade que você fala porque se você não conhece eh e e tiver que fazer o investimento e contratar pessoal não não compensa É melhor ter a trading que já tem não só o nohow de fazer a nacionalização logística como também a trading conhece todos os meandros de como funciona a Receita Federal etc então a alfanda melhor dizendo então enfim a trading ela ajuda muito nesse trabalho e é por isso até que eu sempre indico a trading porque Qual que é a participação da Lico a Lico ela faz o sourcing da matéria prima então nós compramos o aço nós compramos o fertilizante ou a resina plástica e seja na Ásia seja na Europa ou mesmo na América do Norte e a gente revende esse produto na América Latina então eh a gente entrega no porto só que do porto brasileiro até a fábrica tem que ter uma trading aqui que vai fazer esse trabalho né com certo então esse seria eu acho no caso do aço o caminho né e no caso do fertilizante é um outro detalhe importante o Brasil é o quarto maior importador de fertilizantes do mundo nós estamos atrás da China Índia e Estados Unidos e o Brasil é o quarto e o que é um número absurdamente alto nós estamos falando aí de Quase 50 milhões de toneladas de fertilizante importado né e uma um dos maiores eh produtores exportadores é a Rússia uhum infelizmente agora nós temos Essa guerra lá Rússia Ucrânia eles são um dos maiores produtores de quase todos os tipos de fertilizante do mundo isso prejudicou eh o mundo porque como a Russia é o maior exportador obviamente prejudicou a agricultura de muitos países né e o Brasil eh não chegou a prejudicar porque houve uma intervenção do governo federal no ano passado se eu não me engano que ajudou a continuar eho com o fornecimento então Eh o fertilizante ele segue essa trajetória o Brasil graças a Deus tá indo bem agricultura brasileira Todos nós sabemos é líder no mundo o Brasil é é uma maior produt referência como você falou bem é maior produtor de soja do mundo e de Carnes é um dos maiores produtores de milho ainda a gente tá atrás do Estados Unidos mas somos um um produtor importante de milho algodão então Enfim no caso do fertilizante tem também algumas peculiaridades é é um mercado fechado Uhum é um mercado que exige um conhecimento profundo específico né específico e ele tem uma peculiaridade Amanda que eu acho que vale a pena comentar eh se você pega a maior parte dos produtores hoje eles eh são muito conservadores Uhum Então eles não gostam de importar de empresas que eles não conhecem por exemplo eh então é importante que a empresa que tá fazendo esse trabalho faça um trabalho desde do do do pegando o grande produtor vamos dizer assim né Eh para convencê-lo de que olha eu tenho esse produto Você já conhece esse produto só que agora eu também tô importando esse produto que o produto o produto ele já conhece só que quem está vendendo é que é o ponto então é é um mercado muito fechado é um mercado muito conservador né até se você pegar o histórico dos produtores brasileiros a maior parte doção do sul do Brasil eh e que se espalharam por todo o país Então são pessoas são são Pioneiros são realmente Pioneiros porque saíram do Rio Grande foram pro Paraná Santa Catarina Mato Grosso o mapito né desbravaram desbravaram exatamente eles são os bandeirantes atuais Então realmente como você falou eles eles são Desbravadores e é por isso que é importante esse trabalho junto ao produtor rural um trabalho de convencimento de que olha eu tô trazendo o produto e eu vou fazer o mesmo trabalho que o outro SAS Talvez até melhor porque eu vou agregar mais alguma coisa para para você eu queria que você fala fal agora um pouquinho sobre os desafios logísticos desses dois produtos especialmente fertilizante né que que tem uma tratativa diferente pode ser transportada granel então então tudo isso envolve um universo de cuidado que é o planejamento que você comentou que é muito muito relevante queria que você falasse um pouquinho é verdade a questão logística ela é um ponto que ela se complicou eh durante a pandemia durante o covid antes do covid você tinha uma situação que eu diria eh é muito boa em termos de disponibilidade de navios eh o tempo de chegar do Transit time também não era não era não foi afetado não era tão longo como você disse bem tão longo agora Existem muitos transbordos também né também é é é esse ponto que você tocou eh infelizmente prejudicou muito o pós pandemia Então realmente o hoje você tem transbordo o que você não tinha com frequência antigamente eh o Transit time vamos falar da China a China também é um grande exportador por exemplo de fertilizante ela é líder em exportar sulfato de amônia granular pro mercado brasileiro eu acho que mais ou menos 70 80% das importações de sulfato de amônia vem da China Então como você falou você tinha um Transit time de 30 dias da China pro Brasil hoje você tem um Transit time de até 60 dias então como você disse você teve esse problema de redução de navios e o transbordo que realmente trouxe problemas pra logística E é claro houve um período Eh vamos dizer assim após a pandemia que os fretes ficaram absurdamente alos absurd ficaram tanto contêiner como bukum então se você pegar contêiner Eu lembro que o contêiner da China saía por até 2000 eh dólares depois foi para 15 teve pessoas que chegaram a pagar 15 20. 000 dólares não Contenda isso sem falar quando o produto é considerado perigoso né porque ainda tem El ele já tem uma tratativa diferente ele é cobrado mais caro por conta disso mas graças a Deus já voltou razoavelmente né assim a não foi não tá igual patamares pré-pandemia não mas mas já estão bem mais aceitáveis mas é verdade esse outro ponto é interessante sim produtos que são considerados perigosos exigem uma autorização seja do exército ou do de algum Ministério específico eh a situação complicada ainda mais então eh só para citar até um exemplo eh se você quiser importar ureia Uhum que é um produto nitrogenado vem do petróleo vem do gás eh depois da antes da pandemia você podia importar sem problema algum após a pandemia se você quiser importar da China especificamente a ureia o produtor local produtor chinês tem que pedir autorização do governo por quê Porque como ureia é um item usado na produção de alimentos e a China tem mais de 1 bilhão 400 milhões de pessoas então e foi prejudicada demais a o covid nasceu ali na China então eles foram prejudicados demais com isso então é necessário que eh a China Peça uma autorização o produtor chinês peaa uma autorização que pode demorar de 60 a 90 dias para ele exportar por exemplo para qualquer lugar do mundo então realmente como você disse antes do covid você não tinha tantas dificuldades em relação a autorizações etc após o covid aumentou mais eh a necessidade de se criar mecanismos eh para para autorizar a exportação de determinados produtos e e assim você tá você tá falando até da exportação eu ainda eh trago isso pro momento da nacionalização Porque além além das autorizações na saída existe existe uma regulamentação e um controle muito grande verdade é verdade então o importador ele também precisa se atentar à certificações aplicáveis aquele tipo de produto porque muitas vezes pode ser controlado pelo exército pela Polícia Federal então então assim o planejamento da operação ele é fundamental que ela aconteça de uma maneira verdade né fluida é outro ponto que eu acho que você colocou que é importante ter uma trading do lado porque por exemplo você conhece todos os procedimentos todos os meandros e as dificuldades que existem quando o navio chega no porto brasileiro e você sabe olha chegou o navio de ureia chegou o navio de vergalhão Então você sabe o que precisa eh para fazer o desembaraço dessa carga para que ela siga pra fábrica Então esse ponto que você coloca é importante e o distribuidor ou importador brasileiro ele vai ele vai economizar tempo vai economizar dinheiro se tem um expert fazendo todo esse trabalho para ele então e e outra vamos falar um pouco da da da da Alfândega brasileira e obviamente não é Nenhuma crítica que eu vou falar agora mas a gente sabe que existem muitas dificuldades eh procedimentos né procedimentos né eu eu me eu eu vou ten uma história se você me permite contar rapidamente Claro ah muitos anos atrás eu trabalhava num emissora de televisão eh e aí eh nós estávamos importando dois links dos Estados Unidos da Ford os links chegaram no porto de Santos uhum presidente da emissora falou para mim rossete por favor vá até o porto e traga os os caminhões para mim os links eu preciso urgente porque a gente vai fazer uma transmissão de um jogo e eu preciso ter os links aqui eu fui até o porto cheguei no porto para fazer toda a documentação a nacionalização aí eles disseram assim olha a gente tirou os caminhões do navio chicou os caminhões eles eram montados nos Estados Unidos com os equipamentos para fazer toda a transmissão digital então eram uhum cada cada link daquele na época tô falando de 20 e Poucos Anos Atrás cada link daquele custou mais de 4 5 milhões de dólares Uhum eu lembro que o o fiscal falou assim olha a gente chicou os caminhões e percebemos que por eles estarem com poeira os equipamentos é são usados Aí eu falei não o o caminhão é zero e os equipamentos que estão nele 0 km nunca foram usados Eles foram testados nos Estados Unidos antes de vir para pro Brasil mas nunca foram aí o que que aconteceu Ele falou o seguinte mas eu vou precisar chamar o engenheiro Então como você falou você tem dificuldades que eh nesse caso específico não adiantou falar que o o o link era novo que os equipamentos eram novos não ele precisou chamar o engenheiro para emitir um laudo de que sim é tudo novo e no final e você tem que antever essas essas possib essas possíveis situações para que você não não se exponha a esse tipo de desconforto Então você precisava deles para pro dia seguinte mas o laudo do engenheiro não chega no dia seguinte não não falou bem Demorou eu acredito entre a visita do engenheiro até o porto de Santos a chear emissão de laudo uns 20 dias e o custo não foi barato é um custo alto Claro porque você tem que primeiro casar agendas né entre todos os envolvidos E você tem que dar o tempo desse técnico dar o parecer então sem dúvidas isso ISO isso realmente Acontece tem tem tem tem um tempo aí né como você Como você falou Amanda aí e é custo Eu acho que o o distribuidor ou uma fábrica aqui que qu tá eh eu diria o seguinte quer in curar tempo quer economizar contrata quem sabe contrata uma empresa que sabe porque aí você vai economizar eh muito tempo eh e e dinheiro que é o mais importante eu acho Dino né É E aí aproveitando que a gente tá falando da nacionalização existe existe assim os os ventos estão mostrando uma uma pocia um potencial aumento de alíquota especialmente para os metais eu queria que você você falasse um pouquinho sobre isso especialmente com a perspectiva de 2024 e como vocês enxergam como que isso pode afetar o importador brasileiro e o mercado como um todo perfeito Ótima pergunta também eu diria até uma pergunta que está na cabeça dos distribuidores hoje de Aço eh o Brasil ele realmente é um portador importante ele vai fechar como eu comentei mais de 5 milhões de toneladas de Aço importado esse ano de 2023 e é óbvio Óbvio isso acendeu uma luzinha vermelha nas Usinas brasileiras E aí houve uma um movimento por parte do Instituto que representa as usinas de conversar com o governo e e dizer pro governo o seguinte Olha a importação tá prejudicando o nosso mercado aqui eh E isso tem que colocar um freio nisso eles até citaram que Estados Unidos fez a mesma coisa etc mas isso não veio ao caso agora mas eu diria para você o seguinte eles estão peteando um aumento de até 25 por no Imposto de importação um aumento importante né importante porque hoje mais ou menos tá em torno de 12 né ou no ano passado Paulo Guedes ele havia reduzido a alíquota do imposto de importação pro aço para alguns tipos de aço e essa alíquota terminou já se eu não me engano e agora voltou que era o patamar anterior que é de 12% e eles estão pretendo 25 Então essa história continua eh a minha opinião pessoal é que e primeiro Se você pegar as entidades como AB maac abeo eh seic eh anfia eles estão obviamente contra essa Esse aumento inclusive acredito que já tiveram até reuniões com o ministério da indústria para discutir isso eh eu não sei o resultado dessas reuniões mas a princípio essas entidades estariam contra Esse aumento e na minha opinião pessoal eu tô há mais de 25 26 anos no mercado de aço importado eh acredito que pode haver um um aumento não dessa ordem de 25% Esse aumento se acontecer será em 2024 né e não acho que vai ser 25 Eu não eu não eu não daria um palpite de quanto mas não acho que vai ser 25 até porque se o governo aceitar aumentar 25% eh ele vai tá prejudicando eh o setor automotivo setor de Linha Branca o setor de construção civil porque todos eles importam então não acho que o governo vai atender esse pleito e Mas é claro a gente de novo a gente não não pode prever a gente não sabe mas existe existe essa perspectiva e ela é real infelizmente existe e ela é real é verdade e e agora falando um pouquinho da Lico e aí voltando pro fertilizante a Lico tem um diferencial de ser sulfato de amônia granular verde né que é uma tecnologia nova É verdade eu queria que você Contasse um pouquinho sobre essa nova tecnologia como que ela consegue melhorar eh para o importador brasileiro como que ela o que que de que forma ela vai agregar no Brasil Ótima pergunta você sabe que essa tecnologia é é uma tecnologia eh nova você tem hoje no mundo eh se eu não estiver enganado somente duas empresas que fabricam essa máquina nesse equipamento que produz eh O sulfato de amônia verde né Eh o que que seria isso o que que seria essa tecnologia como é que como funciona bom O sulfato de amônia eh ele assim como a ureia são produtos nitrogenados que vem do do gás o Brasil tem uma produção pequena de ureia por exemplo da pela Petrobras mas é muito pequena então o que que tá acontecendo nessa nova onda eh de eh de preocupação pela saúde pela sustentabilidade e principalmente é uma bandeira que a Europa tem levantado bastante eh então que se criou um mercado Então existe um mercado aí que é um mercado de produtos orgânicos é um mercado que eh você tem hoje que não poluir Ou seja tem essa bandeira vamos vamos preservar o meio ambiente e aí essa empresa americana uma empresa que fica em Detroit ela desenvolveu essa tecnologia que basicamente é uma máquina do tamanho de um contêiner ela tem um reator e ela e trabalha com água energia elétrica e ácido sulfúrico Por que ácido sulfúrico porque o ácido sulfúrico ele é o componente paraa fabricação do da amônia amônia nidra então em linhas gerais eh ela consome apenas água muita energia elétrica ou seja se se nós nós estamos falando do Brasil o Brasil é 80 90% de energia li então a máquina tem tudo a ver com o Brasil então essa tecnologia o que que ela faz através desses componentes que eu comentei ela produz O sulfato de amônia mais ou menos estamos falando de 16 Toneladas eh dia cada contêiner a gente chama de módulo cada módulo produz 16 Toneladas de sulfato de amônia verde se você falar assim mas 206 não é nada então você pode comprar 10 contêineres vai para 160 toneladas dia como ela é modular você agrega os contêiners e Vai somando essa essa questão do do volume que você precisa eh Tem empresas aqui no Brasil que importam por ano 600 800.
000 toneladas de sulfato de amola Tem empresas que importa 1 milhão então é óbvio que 16 Toneladas é pouco mas se você é mas a gente tem que pensar que é por dia né É por dia é por dia e você pode agregar mais módulos né então ela ela ela esse contêiner ficaria num local próximo vamos supor de rios ele capta ele capta água do rio por exemplo é um local que tenha também disponibilidade de energia elétrica e você faz essa mistura do ácido sulfúrico que se dissolve no processo ou seja o ácido sulfúrico por si só ele é poluente Mas como ele se dissolve no processo por isso que a gente fala que é sulfato de amônia granular Verde porque ele se dissolveu então é uma tecnologia realmente nova você tem se eu não me engano duas empresas no mundo nós estamos já conversando com possíveis interessados na importação dessa máquina é uma máquina né que demora em torno de 1 ano e TR meses 1 ano e 4 meses para ser produzida o segredo dela tá no reator e e nós já temos até pessoas interessadas em fechar contrato eh na importação dessa máquina eu vou dar uma uma palestra eh na associação dos misturadores eh na semana que vem para falar um pouco dessa tecnologia então enfim eh eu diria que a tendência é essa se você falar de preço vamos falar de preço Se você pegar hoje o o preço da ureia do sulfato de amônia como ele vem do gás do petróleo então a tendência é aumentar porque vamos pegar Rússia Rússia é um dos maiores produtores de gás e petróleo do mundo Oriente Médio é o é um dos maiores então enfim se você pega vamos pegar aí o os países que são membros da opep e com a Rússia junto então a tendência é de aumento porque primeiro você tem o a guerra Rússia Ucrânia pessoal fala conflito eu prefiro falar de guerra rúsia você tem agora o problema eh do ramas esse grupo terrorista com Israel então enfim você tem alguns problemas o mundo tá ficando muito inseguro sim e o preço do gás da do petróleo ele tá aumentando às vezes ele diminui às vezes ele aumenta mas a tendência de aumento ele ele tá volátil ele tá volátil exatamente então por isso que eu que eu eu penso que eh esse tipo de máquina ele ajuda vai ajudar o o importador trazer maior estabilidade trazer maior estabilidade de fornecimento e detalhe como você disse estabilidade no fornecimento e de um produto Verde Então você tem esses dois componentes que o Brasil ele aos poucos tá entendendo que precisa entrar nesse setor sustentável eh Estados Unidos alguns eh Produtores Rurais já já entraram a Europa já aderiu a Europa é tá na frente nesse ponto é eles têm uma agenda muito forte né uma agenda Verde muito forte verdade você outra coisa que você falou agenda verde é isso É exatamente esse ponto da agenda verde que os produtores brasileiros que sejam cooperativas grandes grupos empresariais eles vão ter que entrar se eles quiserem exportar Uhum Então na realidade isso não é tipo ah eu não quero não tem que aderir não é se é quando é não é se é quando você falou bem então não tem jeito vai ter que aderir Qual que é o momento não sei mas vai ter que aderir não perfeito rossete gostaria de agradecer a você pelo por enfim tanta coisa que você div conosco com o nosso ouvinte quero deixar um espaço aberto para você comentar mais algum ponto que você queira falar um pouquinho da empresa falar de você eventualmente explicar alguma dúvida que seja frequente é que te façam que os seus clientes façam mas no mais te agradecer pelo seu tempo por ter aceitado o nosso convite eu que te agradeço Amanda novamente o trabalho que você tem feito no podcast na wm é maravilhoso eu acho que quanto mais informação eh pro cliente é bom clar muita gente às vezes não tem informação precisa buscar e é importante o podcast e eu só diria o seguinte eu acho que o Brasil entrou o pessoal fala muito no no no Vibe aí da da importação então a importação Hoje ela veio para ficar seja de Aço eh que ela tem crescido anualmente e seja de produtos químicos Então se o Brasil quiser eh avançar na tecnologia por exemplo você fala em aço eh você pega a Rússia você pega a Alemanha você pega Estados Unidos são países que detém tecnologia o Brasil na realidade ele também tem tecnologia mas muita da tecnologia copiada Então se a gente quiser trazer tecnologia pro Brasil seja de metais seja de químicos a importação ela ajuda eu diria na questão da inflação ela controla a inflação então enfim o que eu diria para as pessoas interessadas as empresas interessadas em importar é que eh é importante checar o mercado internacional é importante ter uma perna lá fora Outro ponto importante se o mercado brasileiro ele está ruim e você tem 30% 40% do teu faturamento é de fora é maravilhoso então enfim eu eu eu sugiro as empresas que não importam ou exportam que comecem a investir nesse mercado que vale a pena Ótimo muito obrigada E obrigada a você nosso ouvinte também por nos Acompanhar até aqui é sempre um prazer dividir novas informações e qualquer dúvida vocês sempre podem mandar em wmc @ wm. com.