eu tava pensando o quanto a gente tende a enxergar as coisas de um viés produtivo há um tempo atrás bombou o negócio do minimalismo né aí eu até me meio que me interessei assim porque tava todo mundo falando sobre isso e tem esse livro que chama essencialismo que é meio que um livro desses de desenvolvimento pessoal que fala sobre o lance do minimalismo do essencialismo e basicamente esse livro fala que se tu só possui as coisas que tu realmente precisa e que essas coisas elas cumpram uma função na tua vida tu vai ser mais feliz
e desprendido eu lembro de ler isso e fiquei tipo Tá mas eu não sou assim isso até me lembrou uma discussão do Design que é o lance da forma e da função por exemplo dois objetos objeto a que cumpre a função muito bem mas ele não é bonito e o objeto B que é um objeto bonito e que talvez cumprindo a função seja ligeiramente inferior ao objeto a pessoalmente eu iria no objeto B Porque para mim ser bonito me dá prazer visual sei lá é uma função e é uma das funções mais importantes para mim
eu me liguei que esse negócio de minimalismo não funciona para mim porque eu gosto de me cercar de coisas que para mim compra uma função mas não é uma função funcional sabe é me dá prazer visual Tem coisa que eu gosto só de ficar olhando eu tô falando desse lance de exercer função de um ponto de vista Consumista né de de ter coisas mas isso vale para várias áreas da nossa vida por exemplo a arte eu não vou aqui nem tentar definir o que é arte Mas uma coisa que grande parte dos teóricos da arte
concordam é que a arte não deve exercer uma função mas mesmo assim a gente tá toda hora dando funcionalidade pra arte né Por exemplo a música de trabalhar música de ouvir para dormir música de ouvir para estudar o filme para relaxar o filme para para me animar eu acho que isso acontece porque essas formas de arte a música o cinema eles também são produto né eles servem para no final das contas para dar lucro para quem tá produzindo é só ver sei lá as músicas hoje em dia elas TM ali os 15 20 segundos que
foi feito pro tiktok as séries são feitas para tu não conseguir parar de assistir um atrás do outro né para ter mais tempo de tela ali quase que nem o YouTube mas a gente precisa da função para tudo no caso da música Eu fico pensando tipo [ __ ] alguém deu meses às vezes anos da vida produzindo isso aqui que eu vou ouvir enquanto eu tomo banho eu diminuí muito meu consumo de música Não porque eu não amo música mas eu era um daqueles caras que no quando dava aquela retrospectiva do Spotify tinha sei lá
400 mil minutos sabe tipo 8 12 horas por dia ouvindo música e agora eu não tenho 1 quinto disso porque eu me liguei que eu tava usando a música só para abafar meus pensamentos quando na verdade eu poderia usando and pro oposto né Agora eu tenho tentado consumir principalmente Arte Com intenção sabe agora eu vou parar e ouvir uma música eu vejo as pessoas na minha volta perguntando tipo quando foi a última vez que essa pessoa parou e ouviu uma música tipo se realmente escutou sabe sem ficar fazendo outra coisa e é Outra experiência né
Ainda mais quando pega um artista que faz um álbum de verdade assim porque a gente hoje em dia consome só singles né tipo músicas separadas numa playlist e tal mas quando um cantor faz um álbum ele fez uma obra que foi feita para ser consumida como por inteiro assim quase como uma série foi feita para tu não ver só um episódio e a gente dá funcionalidade para tudo na nossa vida né eu fico pensando sobre dormir eu acho que o sono é a última resistência contra o consumo Isso não é um pensamento meu muito muita
gente fala sobre isso que o sono é o único momento da nossa vida que a gente ainda não tá consumindo do nada e numa sociedade que é movida ao consumo a gente ainda passa 1/3 das horas do dia sem consumir nada eu tenho certeza que em algum momento algum bilionário vai surgir com alguma máquina que a gente fica vendo sei lá propagando enquanto sonha que imagina o quanto de impacto produtivo se lá na economia do mundo iria ter se as pessoas consumissem coisas enquanto dormissem eu amo dormir eu durmo pouco devia dormir mais mas eu
vejo quantas pessoas ficam se sujeitando a dormir tipo 4 5 6 horas por dia para conseguir sei lá consumir mais o tempo todo fazer mais coisa trabalhar mais e para mim isso tá muito ligado a esse lance de dar funcionalidade a tudo sabe dar funcionalidade ao tempo né Não Se permitir não fazer nada para mim fazer nada é um ato de resistência não existe nada mais punk na minha na minha concepção do que não fazer absolutamente nada que é ser mais contra sistema do que não fazer nada para mim dormir às vezes é tão poderoso
quanto sei lá e num protesto assim tá tô tô viajando agora aí as pessoas ficam nessa de Ah não eu quero ter um sono de qualidade porque eu quero acordar bem para trabalhar [ __ ] eu quero ter um sono de qualidade porque eu quero de verdade assim apagar por 10 horas como se eu conseguisse dormir 10 horas eu falo tudo isso mas na realidade eu tô aí dormindo 6 horas por noite mas pelo menos eu tenho a concepção de que é importante não fazer nada e que é importante o tempo sem consumir e o
tempo sem funcionalidade né e eu tô aqui pensando para saber como aplicar isso na minha vida porque na realidade eu sei que eu não sou assim eu instalei no meu celular esses tempos um aplicativo que toda vez que eu abro o instagram ou outros aplicativos qualquer um que eu escolher ele me avisa tipo isso é importante é eu tenho que apertar um botão e ele libera por 5 minutos é quando passa 5 minutos ele bloqueia tipo ó tu já passou 5 minutos tu quer desbloquear de novo eu já sabia que eu ficava muito tempo no
celular né porque eu não me permitia não fazer nada porque no celular por mais que eu tivesse vendo memes C lá eu tinha sempre a impressão que eu tava fazendo alguma coisa que eu tava dando uma função pro meu tempo eu vou dizer que eu nem deixei de usar menos o celular por causa desse aplicativo que eu nem sei o nome deve ter vários mas pelo menos passa os 5 minutos ali e ele me avisa e eu fico [ __ ] já passou 5 minutos parece que que eu pisquei aqui e aí eu paro de
mexer e eu sempre penso Bá podia não ter feito nada né esses últimos 5 minutos foi coisa que entrou por um lado e saiu pelo outro mas eu também fico pensando tipo tá mas essas merdas que eu que eu vi agora elas deviam servir uma função Tipo se eu tivesse vendo um negócio educativo eu ia me sentir melhor eu acho que não sabe eu amo reality show ruim já falei isso antes tipo uns Big Brother uns casamento a cega assim e e a galera do da funcionalidade eles eles eles odeiam isso né porque Ah isso
vai derreter o teu cérebro tu vai ficar burro assistindo essas coisas tipo cara tu só consome coisa que entre mil aspas te deixa inteligente tudo que tu assiste na tua vida tem que servir uma função [ __ ] eu amo esses reality show ruim porque eu consigo ali derreter assistindo sabe e porque é cheio de vida real e de pessoa que por mais esteja vestindo tipo uma casca tu tu vê através delas e é engraçado sabe é é interessante porque é um monte de gente que se odeia num lugar só tipo o que que é
mais interessante que isso eu me sentia mal por gostar dessas coisas assim mas hoje eu vejo que eu gosto porque não serve uma função da mesma maneira que eu gosto de vários objetos que são inúteis mas que me trazem sei lá felicidade sabe tudo que eu falei aqui é contraditório né se tu for ver o consumismo com a funcionalidade o fazer nada com o utilitarismo mas a gente é contraditório né pensamentos são contraditórios pessoas são complexas sei lá o que eu tô falando espero que vocês estejam curtindo o pensando alto eu tô amando fazer e
alguns Episódios como esse eu fico viajando e falando o que tá passando na minha cabeça nem sempre vai ter uma linha de pensamento bem definida mas eu acho que é isso que deixa legal né diz aí no comentário o que que tu acha se tu gosta dos vídeos e quiser ver mais tu já sabe né tem a área de membros aqui do canal e lá tá rolando um podcast exclusivo que eu chamo de divagando troquei uma ideia com Thiago do tira do Papel o Mateus do passageiro com o Henrique essa semana eu vou trocar uma
ideia com o Johnny vicari também que é uma referência aí de YouTube produção de conteúdo essas coisas vai falar bastante sobre isso para quem tem interesse sobre esse assunto vai ser um episódio bem legal mas lá também rola vlog eu fiz um vlog revelando filme em casa e most mostrando como é que é o processo vão sair mais vlogs no futuro e uma outra série que eu tô amando fazer eu chamo de sessão de análise que é onde eu reajo aos meus próprios vídeos e falo como que eu fiz cada coisa de onde é que
saiu as histórias por trás eu fiz já um do meu vídeo preferido aqui do canal ou talvez o segundo vídeo preferido porque o último que caso tu ainda não viu botar o Card aqui eu acho que é o melhor vídeo aqui do canal mas o segundo vídeo preferido é aquele que eu vou ver o quadro da menina do brinco de pérola lá em DT aí eu reagi sobre isso e falei bastante sobre a edição até mostrei o roteiro enfim tô falando muito aqui se tu quiser virar membro tu vira se não quiser tá tudo bem
também o canal segue aqui dois pensando alto por semana agora mais um vídeo ensaio e é isso aí tamo junto valeu tchau [Música]