pensando e eu cheguei à conclusão que a internet era muito melhor quando ninguém sabia criar conteúdo de verdade porque sei lá como que era o YouTube por exemplo antes era uns adolescentes que ligava a câmera e falavam que tava sentindo assim já tinha uma galera que falava umas atrocidade para chocar já tinha isso É inegável mas também era muito mais fácil de encontrar aquelas pessoas que tu sabia que ela tava sendo genuína que tu sabia que o que ela tava falando era realmente o que ela acreditava e não só um bait que hoje em dia
a impressão que eu tenho é que todo mundo tá fazendo conteúdo para viralizar todo mundo tá fazendo isso pelo algoritmo porque sabe que se tu for uma pessoa ponderada dificilmente tu vai ter números tem que ser extremista que a internet vive do ódio né tem que chocar as pessoas para elas irem lá e comentar porque se elas comentarem o YouTube vai entender que o teu vídeo é bom vai distribuir mais e pronto tu tem um Hit eu sei que é uma parada meio óbvia mas tem muita gente que não se liga que tá tá falando
com gente do outro lado da tela eu sinto muita falta da humanidade na internet da vulnerabilidade Porque hoje a gente vive de tendência né um criador lá o acho que é ua o nome dele postou um vídeo um tempo atrás falando Ah não vire criador de conteúdo cara o meu feed na semana seguinte virou só react desse cara era só não vire criador de conteúdo ou vire criador de conteúdo e aí se eu parar para pensar dois minutos sobre isso eu entro num Limbo de tá essa galera que tá fazendo esse vídeo ela realmente tá
querendo me dar um conselho para eu não virar criador de conteúdo ou virar criador de conteúdo dependendo do ponto de vista ou ela só tá falando qualquer merda porque ela sabe que esse assunto é o assunto em voga do momento é a Trend do momento ou ela realmente tá sendo sincera comigo sabe pode ser que eu tava eludido mas eu acho que a internet antes das pessoas saberem criar conteúdo entre muitas aspas era mais honesta até porque ninguém sabia Tava todo mundo desbravando o território e hoje em dia tudo que acontece é essa repetição de
fórmulas o tempo todo os cursos Os infoprodutos eles têm na minha visão uma um grande responsabilidade da internet hoje ser uma parada meio homogênea onde todo mundo fala parecido todo mundo edita parecido todo mundo grava numa estética parecida cara quantos canais que tem uma estante atrás tá ligado quantos canais que às vezes parece que a pessoa fala parece que todo mundo nasceu no mesmo lugar assim ninguém tem sutaque mais nessa e essas fórmulas que muitos infoprodutos vendem a fórmula do YouTube 2025 como dá certo no na plataforma essas formas elas vendem e todo mundo replica
porque elas funcionam tá ligado Tipo é inevitável reconhecer isso é inevitável que se tu fizer um vídeo não falar nada nos primeiros 3 minutos o vídeo vai provavelmente vai mal tá ligado Se tu não pedir pra pessoa dar like se tu não pedir pra pessoa compartilhar não pedir pra pessoa comentar provavelmente essas pessoas a audiência vai esquecer tu fizer milhões de cortes a cada 5 minutos que Nem Sei lá o desenho do Bob Esponja faz vai ser mais fácil de tu manter a atenção de quem tá te assistindo são técnicas que funcionam e são técnicas
que são usadas PR manipular a audiência sei lá se est olhar o o vídeo do pix lá do do Nicolas Ferreira cara é sempre zoomin aqui zoomin na tua cara corte a cada 2 segundos para tu não conseguir desviar o olhar sabe parece que eu tô assistindo um vídeo do Lucas Neto assim que tipo é vídeo para quem não consegue mais prestar atenção e eu não tô falando mal dessas pessoas porque eu também me incluo nisso tá todo mundo como essas coisas funcionam as pessoas que entendem e a galera do infoproduto empacota isso num método
que eles chamam do método fulaninho e vendem tá ligado e vendem fazem milhões com isso e a galera compra e replica e as pessoas que poderiam estar entrando no mercado de produção de conteúdo na no YouTube e fazer uma parada única fazer uma parada vulnerável uma parada honesta uma parada verdadeira Elas começam a fazer Mais do Mesmo porque entre aspas é o que funciona no final das contas a gente tá numa plataforma onde todo mundo tá fazendo versões e Versões do mesmo vídeo o tempo todo replicando as mesmas ideias e quando não é isso é
uma pessoa falando atrocidades para gerar hate gerar clique gerar engajamento Acabei de resumir agora o que eu acho o que é pelo menos o meu vídeo do YouTube assim e aí eu me pergunto é possível criar comunidade porque ser um criador de conteúdo na minha concepção é criar comunidade que que criar comunidade significa porque a gente fica falando essas palavrinhas comunidade engajamento e e é tão repetido nesse mundo do marketing digital entre mil as que que quando repete muito uma palavra tu esvazia ela de significado né comunidade é de verdade uma comunidade uma uma rede
social de pessoas que T interesses em comum e conseguem se identificar dentro de elas mesmas é unir pessoas parecidas e eu tô recém começando a fazer vídeo e tal mas o meu foco inicial sempre foi tal Preciso achar a minha galera eu não tô aqui para dizer o que é certo o que é errado mas se eu puder dar um conselho para quem tá começando assim como eu é tipo cara fqu em achar tua galera não pensa agora em monetizar não pensa agora em causar não pensa em em fazer vídeo viral pensa em achar a
tua galera em achar pessoa e lembrar que o algoritmo é gente tá ligado Tipo quem tá do outro lado da tela consumindo a tua parada é gente gente com problema gente com pensamento gente com opinião gente com família se tu lembrar que esse numerozinho na tua tela é pessoa dificilmente tu vai lá e vai divulgar um jogo do Tigrinho vai divulgar uma merda porque sei lá tipo a gente se importa com pessoas né pelo menos eu espero que sim eu sinto falta de gente que produz conteúdo pra pessoa e não para algoritmo sabe eu não
posso não responsabilizar pelo menos em parte essas fórmulas que se vendem hoje é importante tu vai começar a produzir conteúdo até para quem não quer produzir para quem para quem só consome entender que essas fórmulas existem entender que essas fórmulas são usadas como ferramentas de manipulação entender que essas fórmulas funcionam não dá para negar isso e conseguir enxergar através dela e conseguir valorizar Também quem não segue isso porque o caminho fácil é seguir isso o caminho fácil é entrar na leva entrar na massa e é inevitável usar essas ferramentas tá não tô aqui com complexo
de superioridade tentando vender que tipo ah tu não precisa usar essas paras tu vai usar são técnicas que se deve usar mas de novo se tu lembrar que do outro lado tem gente tu vai usar com outro pensamento sabe Ah enfim sei lá essa discussão vai longe inclusive foi longe ontem eu fiquei quase 3 horas umas 2 horas e30 conversando com o Johnny vicari lá na área de membros num podcast que eu tenho que se chama divagando nesse podcast eu falo com outros criadores de conteúdo uma galera do Meio criativo e das Artes também e
todo esse papo do pensando alto na verdade se originou no papo que eu tive ontem com o Johnny e se tu quiser ver esse interessar tu pode considerar se tornar membro do canal eu não quero encher de promessas vazias aqui mas eu quero de verdade que essa área de membros seja uma das melhores do YouTube e hoje é uma das minhas prioridades assim então toda semana tá saindo um podcast que tá tão bom que podia ter um canal só para ele eu também faço Live toda sexta onde eu e os membros a gente assiste alguma
coisa junto e como é uma área ainda pequena é uma coisa muito pessoal sabe a gente tá ali trocando ideia não tem esse compromisso de tipo gerar conteúdo entre aspas é uma conversa de verdade uma troca ali enfim tem várias outras coisas lá mas só queria dar esse contexto porque quem assistiu o podcast ontem provavelmente Se conseguiu pescar coisinhas dessa desse papo do pensando alto e é isso gente deixa teu like que ajuda bastante o vídeo chegar em mais pessoas e Caso tu não seja inscrito Dá uma olhadinha aí às vezes tu pensa que não
é e não é e se for o caso tu se inscreve pros próximos vídeos te achar mais fácil Tem pens alo toda semana tem vídeo ensaio também e estamos junto demais tchau [Música]