Cavalheiros, lá aqui estamos de novo para mais um Talk Zan e dessa vez eu achei assim passando aí pela rua uma lenda do YouTube. >> Boa rato >> dinossauro, né, pessoal? Pessoal me chama de dinossauro. >> Mas de fato você você deve ser tão intípico quanto os Rolling Stones assim, >> cara. É 18 anos fazendo conteúdo. Já >> 18 anos assim, ó. Pau pa p. É, >> já, já é maioridade já. Já pode, já pode. >> Não, vai fazer maioridade já, já. Mas assim, eu acho que eu vou até dar uma festinha porque merece, né?
Lógico, >> 18 anos, cara. >> Vai tirar a carta. >> Vai tirar a carta e >> vai poder andar num Autozan. É isso que a gente vai ver. Chega aqui que ele nunca vê o Autozan. >> Então eu só vi em vídeo, mas eu não sei A dimensão real. >> É, você vê pela altura que na verdade eu não sei se vai rolar isso. >> É, todo mundo falou isso para mim, mano. Que pá, >> não é muito pequenininho, mano. Muito pequenininho. >> Caraca, cara. Nunca vi esse carro na rua, velho. >> A história desse
carro é é um japonês, né? Japonês, direto do Japão, volante na Direita. >> Nossa, eu nunca dirigi o >> Você vai dirigir se >> Mentira. Não, eu tenho que caber nesse carro aí. E >> a jeit Ah, mano, parece um cat. >> Caraca, cara. Olha isso, velho. Eu teria muito uma [ __ ] dessa, cara. Isso chega a ser menor que um mini. >> E esse cara gosta de coisas estranhas que nem a gente, viu? E a gente vai Falar sobre isso agora. Mas primeiro pra gente falar, você tem que entrar no carro, >> tá?
Vamos lá. E aí a dúvida é se vai dar certo. Eu acho que >> tá no máximo ali o o do motorista. >> O do motor é, você vai no passageiro por enquanto. Ali não não tá no no máximo não. >> Ali tá meio que parado. >> Como é que abre aqui ele? >> Essa é a primeira dúvida para ver se Você consegue abrir. >> Vamos. Calma. Vamos estudar. Tem um aqui, ó. >> Calma aí. Não, mas aí tá travado. Não tá não. >> Não tá não. Tem uma maçaneta aí escondida. >> É. Então >>
só tem que achar ela. >> Só tem que achar. Ah, aí ó. Nossa, mano. >> Quase. Segunda natureza. >> Pique de Loren. >> Exato. Exato. Tem uma inspiração de qual por veio parar aqui como conseguiu. E >> esse é um carro que a gente fez um especial nos Estados Unidos há uns dois tr anos atrás que a gente comprou ali nos Estados Unidos. Fizer uma uma road trip lá de uns 4.000 km. >> Aham. Cruzamos metal dos Estados Unidos >> com ele >> e com ele dentro dele >> e >> ele passa debaixo dos caminhão
lá, você Tá ligado que nem Velozes Furiosos >> e tem essa cena. Não, tô brincando. A gente >> Ah, tá. Eu falei [ __ ] mas >> mas a gente fica do lado do caminhão assim, a gente fala assim: "Ô, dá para passar, cara?" Não dá para passar. >> Será? Dá que os camião lá é tudo aqueles bicos gigante com eixo gigante, tudo. Exatamente. >> E dá para passar mesmo. >> Tem ele do lado daquelas F350 assim, ó. Isso >> é com com atrás. >> Nosa, eu acho que dá para pegar ele e botar na
caçamba da F350. >> Dá, eu acho que dá. Eu acho que >> agora a ideia é ver se você dá lá dentro. >> Tá, vamos lá ver. Vamos ver. >> Vamos ver. É por que você >> a carrinho assim faz milagre, mano. Porque o segredo do carro, do do espaço do Carro é o painel. >> É o painel. >> Sempre foi. Você vê os mini, >> esse que você tá com >> o painel todo recuado. É o painel. O painel desse carro é recuado. Já já percebi. >> Só dá uma olhada no microfone, ó. Põe
ele um pouquinho mais pro >> Vou botar aqui no no ladinho aqui, ó. Isso. >> Bores. Caso aí temos ar condicionado. >> Mentira. >> É uma lógico. E funciona que é uma beleza. É só fechar o >> Olha aí, ó. Ainda tem um lance do vidro. Do vidro. >> Ah, mano, que da hora. Pensa num carro diferente, cara. >> Não, e e a sensação do chão é como se tivesse num cart. Então, o centro de gravidade dele deve ser bom para caramba. Silv, >> ó. Ó, para quem não sabe, acho que a galera que tá
acompanhando os conteúdos do rato hoje, você tá no auge por causa daquele evento que teve agora da da Lasanhas versus os stages, né? >> Aham. >> Você ganhou lá com o Bill Yid. >> Foi >> que é um carro elétrico. >> Aham. que para o público desse canal não é um carro assim que exatamente gera engajamento. Mas >> então já já de antemão já deixa o convite para você dirigir. Você já dirigiu ele? >> Esse não. Esse não. >> Esse não. Então é porque o que que acontece? >> É uma boa ideia essa sua, viu?
>> É, foi foi um acidente realmente assim, eu tenho o carro elétrico, mas eu tenho o carro elétrico pro dia a dia. E muita gente tá conhecendo o meu trabalho agora, acha que eu só tenho esse carro. E não, pô, não, não é o fato. Eu, eu, a ideia de comprar um carro elétrico foi mais para me desconstruir mesmo, como cara, calma aí. E eu tenho um V8, eu tenho um V6, eu tenho uma Kombi, eh, já tive vários carros, já tive Porche, já tive RSE6, que foi o meu carro favorito assim, disparado. Qual? >>
2015. >> 15. >> É aquela do salão do automóvel que Isso que é a pintura fosca. Legal. >> Aí já tive M3, já tive Jaguar, cara. Eu tive um monte de carro que eu comprava e vendia carro. >> Ah, então o meu conteúdo de carro foi quando eu comecei meu canal pessoal, além do rato borrachudo, eu falei: "Cara, vou fazer conteúdo de coisas que eu gosto e desde que eu não gosto de carro". >> Entendeu? Quando a gente vê, a gente tava até conversando fora daqui que esse carro aqui tem um design meio pini Farinaal.
>> Então assim, quem gosta de carro sabe dessas paradas, >> entendeu? Aí o que que não dava? Dava para ter uma Ferrari? Não dá para ter uma Ferrari não. Mas na época deu para ter o nextel vermelhinho. >> Aham. >> Pinin farina, tu lembra? Então aí, cara, meu lance com carro é é esse. Gosto muito de carro por causa disso. Aí eu comecei uma série chamada série carro do Milhão. Eu tinha uma Santa Fé V6. Eh, foi o meu carro desde o Rio de Janeiro. Para você ter ideia, tinha GNV que a gente no Rio
de Janeiro usava muito, usa bastante. Bastante. >> Aí eu falei: "Cara, vamos vender esse carro para uns 50 conto, vou botar mais uns 100 pau e vou comprar um outro carro aonde eu vou vendendo e subindo de categoria, entendeu?" >> Sim. >> Aí o primeiro carro que eu comprei do projeto foi um Jaguar XF. [ __ ] foi uma merda para vender, >> [ __ ] É isso que eu i falar, >> mas é um [ __ ] carro da hora, entendeu? Câbios EF confortável para caramba. >> V8. >> V não, esse era V6. >>
V >> é o V8. Já é mais difícil ainda de vender. Aí >> eu f dia talvez inverteu. >> Não, pô, possivelmente porque a gente tá falando de uma época, eu comecei. Eita, [ __ ] Ah, mano, >> já andou num carro que anda que gira 10, pau. >> Esse gira 10. >> Nossa, não. >> 10. Chegamos a 10 ali. >> Primeira vez é mais que Ferrari, viu? >> É, faz só uma moto, né? >> É por aí. >> Por aí. >> É o motor de moto. >> É motor de moto, >> não é? Um
motor que tem a cilindrada de um motor de moto. São é 0.6. >> Sim. [ __ ] que da hora, mano. Só que é turbo. Aí, onde é que eu tava mesmo? Na construção da história aqui >> do Jaguar. >> Do Jaguar. Aí, do Jaguar eu consegui vender. >> Aí eu comecei uma parceria com uma loja de de carro. Aí, El Motos foi me ajudando. Então, qual era o esquema? Aí eles me ajudavam a vender e os carros de repasso eles iam me repassando, entendeu? >> Aí desse Jaguar eu peguei uma Mercedes C80 CP. Aí
da Merced 180 com o P eu peguei, eu fui, fui, os primeiros foram Jaguá que nego tava dando nada por eles. >> Hã, >> foi aquele F type, sabe qual é? >> Sei >> o F type no é V8 >> V6. >> V6 super charg. >> Ô, muito da hora. Aquele carro ali ficou comigo três semanas só e vendeu rápido. Foi assim, 40.000 eu fiz muito rápido. >> Gostou do carro? >> Gostei. Aquele carro é da hora. Carro é da hora. Tipo, sinceramente, eu acho que é melhor do que Porsche No a de entradinha 718.
>> Você é um cara corajoso de falar isso no YouTube. >> Juro pr você. Juro pr você, mano. Eu eu achei muito da hora aquele carro e ninguém dá nada para aquele carro. Ele é super desvalorizado. >> Eu admiro a sua coragem de ter pronunciado >> uma o A718, >> tanta assertividade, >> o A718. Não sei se alguém concorda Comigo, mas eu acho ele mais divertido com a 78. >> Com certeza temos um grupo de cavaleiros que assiste esse canal que não >> não vai concordar, >> que tá um pouco injuriado com o que você
falou, mas eu eu eu então >> eu concordo em partes. Eu concordo em partes. >> Que o pior carro que eu tive na minha vida foi uma macan. Não gostei de jeito nenhum. >> Que é a porche que mais vende no mundo, mas é uma porcha que não é uma porte. >> Não, ele não é porte. Todo mundo que fala isso. É aquele carro não é porte. >> Qual? Qual? >> Eu tive a Macan S. >> Ah, S. Pô, teve uma porche. É que em cima de uma Q5. >> Sim, mas assim me deu me
deu muito problema aquele carro e eu achava ele super desconfortável também. >> Que tipo de problema você teve, >> cara? O problema dele ficar parado na concessionária tentando vender e depois de 5 meses vazar óleo sozinho. Qual que era o ano? >> A minha era 2018. >> 18. >> 18. >> Vazava óleo já >> vazava. Tem. E a manutenção a merda que você para mexer no motor você tem que tirar a frente toda dela, >> dependendo do que vai fazer. >> É, foi horrível, cara. Aí beleza. Aí tive esse F Type, aí vendemos aí depois
foi para uma, >> eu não esperava o F Type, >> tipo, um F F F F F F F F F F P P P não F >> não, Pace que é o grandão >> V6 também, é o mesmo motor. >> 3.0. >> Não era uma velar, >> não, não, não. Era um Jaguar. >> Tá. >> Aí depois desse eu fui para uma, aí eu fui pra Mercedes de novo, uma CLC43 AMG. >> Legal. Entendeu? >> Legal. >> Aí no nesse meio tempo eu tive uma X6, mas andei muito pouco nela, nem cheguei a gravar
porque foi assim, repassou, peguei e vendi. Tive o TT divertido pra caramba também. Um ttzinho. >> Qual ano? >> O TT era 2015 também. >> Tá bom. Aí depois eu fui para uma M3 e a M3 me deixou com muita raiva. >> É, foi tempo >> porque quando eu peguei, desceu da plataforma, fui num posto, botei, enchi de pódium, grupo propulsor. >> Aí eu, [ __ ] que [ __ ] é essa? E o carro fica aspirado, né? Ficou uma merda. >> Você tinha acabado de pegar o carro. >> Tinha acabado de pegar o carro,
cara. E o carro não tava com esse problema que eu conheci o dono, entendeu? Ele me mostrou e tudo. Não tava com esse problema. >> Posso refrasiar? Hã, >> se você me permite, o dono não sabia que o carro tinha esse problema. >> Será? Não, mas brilha no painel. É uma merda. >> É, mas às vezes é só acontece de forma intermitente ou certas condições de uso. >> Será? >> É muito comum. >> Então, beleza, mas comigo quando deu, deu mesmo. >> Certo. >> Aí >> botou gasolina boa. >> Pódium. Quando eu cheguei eu botei
pódium, entendeu? Porque eu acho que carro acima de 400 cavalos você tem que andar de pódium, cara. >> Até para render mais, entendeu? A Gasolina do carro. Aí eu fui mecânico, não é BBB. Falei que que é BBB, Big Brother? Não, não é bico. Bo. É, é BBB. É bico, bobina >> e bomba. >> Bomba. >> Tem que trocar tudo p fale, não vou trocar. Aí fui ver os preços da pressa. >> É. Aí fui ver os preços das peças. Aí eu falei: "Ah, mano, eu vou mandar trazer tudo lá de fora." Aí comprei tudo
lá de fora, troquei e fiquei com raiva e Vendi. Aí eu peguei a RS6. Aí eu fiquei >> nem andar no carro. >> Hã? >> Nem ando carro. >> Andei. Andei um pouquinho. >> Hã. Mas aí depois eu peguei R6. Aí eu fiquei um bom tempo com esse carro porque eu me apaixonei por esse carro. Aí a grande merda que me deixou chateado foi quando eu vendi ela e peguei a Macan. >> Pô, tá. Eí, foi um downgrade. >> Não, mas aí eu acho que é por isso que eu não gosto tanto desse carro, que
foi um downgrade absurdo. >> Você sentiu? Você sentiu o impacto do >> E a minha tava estragiada ainda. Tava com 720 cavalos. E o ex-donal acho que fez stage 3 nela porque a turbina tava com a plaquinha de >> Ah, então tem. Então beleza, tudo >> da brincadeira, entendeu? >> Tem que trocar a turbina para chegar nessa potência. >> Isso aí. Beleza, >> [ __ ] >> Então a galera acha que eu sou de elétrico? Não, cara. Tem um bom histórico de car, >> mas ainda não falou das melhores, cara, porque tem você tá a
gente conversou aí são as duas as duas coisas >> lá. Isso foi o projeto do carro do milhão, >> tripla camada. >> Aí hoje na garagem eu tenho uma 400 e Uma E430. >> Uhum. V8, né? Uhum. >> Eu tenho uma SS10 que eu tô montando, uma SS, né? Aí, vtecão, o forjado e tal, que cara tá >> forjado. Vamos falar um pouco desse carro. >> Então, qual o projeto desse carro? Eu peguei lá na loja lá uma SS, mas era quatro cilindros, que foi para ajudar na mudança do amigo meu de uma loja de
videogame. Beleza. Me apaixonei pelo carro. Achei o carro maior da hora. >> Vermelha. >> Vermelha. Aí eu fui atrás de uma para comprar, já vi que tava difícil. Aí paguei caro ainda, mas eu paguei 47.000 numa porque tava muito zoada. Falei: "Não, projetinho, projetinho >> tem conteúdo, >> tem conteúdo. Desculpa do conteúdo, ela tá conteúdo até hoje que esse carro luc Fica pronto, velho. >> Aí eu fui, comprei uma FT para botar nela isso, aquilo e porra". Aí fomos fazer o swap do câmbio, que o câmbio de quatro marchas dela, aquele com overdrive, tava só
com a primeira marcha, uma merda. E >> aí beleza. Aí eu fiz swap de câmbio. Eu mesmo fui no no dirmanche que só tem desmanche de S10. Era maior engraçado porque tudo que faltava no meu carro eu atravessava Assim a rua e pegava de outro até C10. >> Aham. >> Que a maioria das peças nacionais servem na americana. Aí eu fui, a gente foi, fez o swap do câmbio e beleza. Aí eu andando do lado pro lado, [ __ ] quanta canto com ela. Só que cara, ela vazava óleo, ela vazava água. Eu lembro que
eu peguei o radiador, o radiador tava tudo furado. Aí eu tenho umas colos epox lá que eu usava na época de batalha de robô. Botava aí colava. Aí A pressão estourava, estourou no selo do motor. Eu fui lá bezuntei aquela [ __ ] no selo do motor, né? Tanto que para fazer o motor Jairão teve que >> Jairão sofreu para tirar aquela [ __ ] lá. >> Aí cara, o estágio de hoje dela eu mandei pra funilaria de um amigo meu que reforma carro antigo, come essas coisas. >> Hum. >> Ficou um bom tempo lá.
E, cara, dessa vez a gente mandou pintar até o chassi. >> Legal. >> Escabidamos, tiramos tudo, >> tiramos caçamba. Então, hoje tá na oficina lá na Canaã, Serviços do Kiko. >> Uhum. E a gente tá montando, só que aí começou as brincadeiras. Eu trouxe um monte de peças nos Estados Unidos, então a gente foi forjou pistão em Bela. >> Por que que você >> cara? Por quê? Ele já é um motor bem robusto e aguenta 1 kg de pressão de turbo. Beleza. Só que, cara, a gente Sempre vai querer botar mais alguma coisinha. E eu
sabia que eu ia quebrar, cara. >> Vou turbinar, >> entendeu, >> [ __ ] Aí eu falei: "Ah, cara, eu tô com". E as as peças lá fora são acessíveis e vira e mexe eu faço viagem por causa do meu trabalho, né? >> Certo? >> E aí eu fui e trouxe. Saiu não, não saiu aquela coisa absurda. Fui montando aos poucos. >> Foi, vai comprando, entra lá no Summit Racing Parts. >> Isso aí. >> Del lá tal. Não sei >> o Rockout. Rockout também é bom pr caramba. >> Aham. >> Esses dois, mano, salva a
gente lá. >> Aham. Aí eu fui, forjamos, o motor tá pronto. O problema que esse motor tem que mandar Fazer o um arte no coletor de admissão dele, >> que tem a parte da aranha de injeção aí, >> que é uma bosta. Aquela aranha monopo e ela empurra para cinco, seis canudo. É muito esquisito. >> Então tirar aquela aranha fora, mandar fazer um trabalho no coletor de admissão para botar se >> coletor pronto já. >> Hã? >> Não tem um coletor pronto já, >> cara. Procurei para hora um caramba. A Edel Rock, se eu não
me engano, fazia esse coletor, mas parou de fazer porque tem uma versão desse motor lá nos Estados Unidos bem parecida com a LS, que é de oito cilindro. Cara, é incrível. Você vê o bloco, dá para botar mais dois canec. Só que não. A versão, essa versão dessa americana é de seis. >> Típico. Típico de americano isso daí. >> Aí o que que o americano gosta? O Americano não gosta muito deção eletrônica. Então tem aquelas versão com blower, >> os cara faz. Eu falei: "Ah, mano, eu não quero essa [ __ ] não". Eh, tipo
carburado, entendeu? Combularesão, pá. Falei: "Ah, não, eu quero uma injeção eletrônica, bonitinho para ficar slipzinho, entendeu?" >> Você sabe que tem uns uns corpos de injeção que imita carburador por fora que você pode instalar o blower dentro, Só que dentro tem quatro quantos bicos você quiser. >> Sim, sim. Tem inclusive soluções melhor do que a injeção eletrônica. A galera vende lá fora, só que é muito caro, mano. >> Hum. Aí eu falei, não, vou manter, vou fazer essa ideia que a galera tem aqui. Então, qual é o esquema? É escanear. Tem, tem uma galera que
pega o coletor de admissão original, dá uma fatiada, >> hum, >> e cobre, >> entendeu? >> Só que eu tô eu tô com um parceiro meu que o cara mexe com Solidworks e tudo, que é o Raco Performance. Então, a gente vai montar o escapamento tudo no 3D, >> certo? >> Então, a gente vai vir com 3D, vai escanear, beleza? O escapamento vai dar para fazer isso aqui, isso aqui, isso aqui, né? Tanto que o turbo a gente tá imaginando botar debaixo do carro. >> Sim. >> Entendeu? >> Então, qual é a ideia? Pegar uma
HX40 junto com esse motor, só que meter debaixo do carro. A gente tava querendo fazer um compund, só que o ganho do compunde é muito pouco. >> Só toma cuidado com quando você desligar esse carro, como o turbo vai tá lá embaixo, >> a tendência é vazar óleo pelo pelo selo, >> porque ele vai est na parte mais de Baixo. >> Então eu tava vendo a solução, né, nem por isso, porque normalmente o turbo ele fica acima e nesse caso vai ficar abaixo. >> Então eu vou ter que trabalhar uma bomba de óleo para ele,
porque senão pela gravidade, né, pela lei dos vasos, o óleo não vai subir nem ferrar. Exatamente. >> Mas eu tava vendo uns turbo que é uns turbo que não precisa de óleo, tal de Comp turbo. Já ouviu falar? >> Tem alguns que são roletados. Tem >> isso. Só que eu não sei se é um bom, se é bom esses turbo, entendeu? >> E e qual que é o teu projeto de de de per de >> de de cavalaria? >> Cara, eu queria que ele tivesse mais cavalaria que o Bio >> pra gente, né? Brincar. >>
Bio é 500 >> 530. 500 de roda. >> Uhum. Então, se tiver acima de 500 em roda, tá de bom. A gente vai fazer uns mapas meio maluco, vai, mas eu acho que acima disso, por ser tração traseira, já não fica tão legal e nem seguro para ficar andando na rua. >> É, então 500 tá tá de bom tamanho para mim. Eu sei que o que eu tô fazendo dá para fazer muito mais, mas aí a gente vai sentindo com o tempo, né? >> É 500 no motor. Vorte é 3 pon. >> Ele é ele
é 4.2. >> 4.2. >> Ah, então não precisa de muito não. >> Não, também acho que não. Ele já é cavaludo já. Aí, por que HX40? Porque ele ele ele já é trancudo nos primeiros 3000 giros. >> Se trabalhar com kilo e tr mais ou menos, você já vai chegar nisso. >> E eu não vejo ninguém. O que que eu gosto cara muito até para conteúdo, fazer coisas que ninguém tá fazendo. >> Então ninguém é maluco. Ninguém tu não Vê projeto aí de nego forgendo Vortec, fazendo o que eu tô fazendo. >> De fato. >>
Tem tem. Não tô inventando a roda, mas a galera adora pegar a receitinha de bolo do OP. Vamos pegar aqui um apzinho, vamos fazer um negocinho. Galera trabalha mais nessa nessa porque é barato, né? Se você for para admira tua coragem de assim, ó. Você tá indo no fabrication hardcore, assim, ó, você tá criando coisas que não existem, >> não. Aí vamos chegar lá num ponto que não existe mesmo. Eh, quando a gente foi, quando eu peguei esse campo, fiz soft do campo, primeira de primeira e segunda, ele arranhava em alto giro. Falei: "Caralho, que
merda". Aí esse câmbio ele foi revisado e trocaram o sincronizado dele por sincronizado paralelo. >> Falei: "Caralho, por quê?" Fui ver na alciolle, cara, o sincronizado R$200, só um. >> Ah, [ __ ] >> Falei: "Porra, não, por agora eu entendi, né? Que que botar no paralela?" >> Aí já que a gente tá fazendo um projeto maneiraço, [ __ ] vamos abrir esse câmbio e trocar esse não, nem forjar, vamos trocar esse sincronizado, >> que ele é um câmbio muito bom, a galera usa ele muito pro drift, então ele é um câmbio de caminhonete, entendeu?
V6. Ele é grandão, a boca grandona, a capa seca dele é gigante. >> Aham. >> Só que quando a gente abriu aí, surprise, cara, todo sincronizado, tudo [ __ ] velho. >> Normal. Aí, beleza. >> Tá [ __ ] de comida ou [ __ ] de oxidado? >> Comido. Zoada assim, gasto mesmo. >> Gasta, né? >> Aí, pô, vamos botar tudo novo. Vamos. Fumo não se olha, né? Caraca, quase R$ 5.000 só de peça. Falei: "Ah, não, mano, Não acredito nisso." Aí a gente começa a pensar, pô, vale a pena aí. um câmbio original, não,
um câmbio original é uma merda. O câmbio dela original de quatro marchas. Aí foi quando a gente começou a ver as receitas de bolo que inclusive estão vendo na Europa, estão fazendo na Europa, que é uns F8 HP, >> certo? >> Aí eu fui liguei pro nosso amigo Ricardinho, >> certo? >> E eu falei, ele falou assim para mim: "Estou fazendo a mesma coisa na caravan. Ele vai botar um Honda K24 no Honda, certo? >> No ZF8. Sei. >> Falei: "Beleza, então acho que eu tô no caminho certo". Falei com alguns amigos meu, preparador de
de arrancada e tudo. Ele falou: "Cara, tem gente usando na Europa e nos Estados Unidos". Já liguei Pro nosso amigo Anderson. Anderson, a Futec tá mexendo nesse câmbio, tá? Inclusive tá dando para botar embreagem virtual. Eu falei: "Opa, que eu queria um carro manual". >> Ah, eu tenho um carro manual. A Kombi tenho, mas cara, a Kombi ela ela é fora da curva quando se diz manual, né? Se >> é, se você joga bem Street Fighter, você consegue dirigir aquele carro. >> Aham. >> Aí beleza. >> Tem que ser no fliperama raiz, né? Street Fighter
naquele >> Iso. Isso aí >> você dava, você dava um raducir uns 10 e aquele comando, tá? >> É o de rodoviária. Aquele de rodoviária. >> Exatamente. >> Inclusive eu tenho esse fliperando em casa de rodoviária. Aí beleza. Aí eu falei: "Cara, calma aí. Eu acho que dá para fazer agora. Vamos brincar. Eu peguei uma, aí eu tinha pegado uma 550, Aí saiu a 700. Eu falei: "Cara, vou atualizar porque eu comprei a 550 em 2023". >> Hum. >> Vou dar uma atualizada num projeto. Falei com o Anderson, pegar umas 700 plus para botar no
lugar do painel lindo, maravilhoso. Eu falei: "Cara, nesse carro não vai ter mais nada original mesmo". Então vamos começar a brincar. E o ZF8 dá certinho nela. >> Hum. >> Então, qual é a ideia? Pegar os F8 HP. Eu peguei os 70. Eu não sabia, mas o ZF8 HP ele tem nomenclaturas, então ele vai do 45 até o 95. >> Isso é o torque declarado. Mas eu te falo que o 70 a gente tem projetos aí com 100, 110 kg a força e ele aguenta, >> aguenta, >> aguenta. >> Então a ideia era pegar o
45, só que eu fiquei com medo. Aí eu peguei o 70, peguei de Land Rover. >> Hum. >> Chegou ontem inclusive esse câmbio na oficina. Aí qual foi o medo? Ele é muito grande, mas a capa seca dele é do mesmo tamanho da capa seca do manual. Então teoricamente cabe. E a gente pô, seanizou, pegamos um bloco >> do Vortex na oficina, botamos, cara, dá para ver certinho o eixo >> ali. >> Ah, mano, aliou. Falei, [ __ ] aliou. Então, o que que a gente tem que fazer Ali? Flange. >> Felicidade. >> É flange,
adaptar a gremalheira, né? E atrás >> é o o os de BMW. É, você bota direto no Kardã. Então, lindo e maravilhoso. >> Nesse caso, ele tem um eixo piloto que ele vai direto numa caixa de transmissão, >> que é como se fosse uma caixa de de redução para 4x4, né, >> de transferência. >> Aí, beleza. A gente depois só vai ter que fazer, adaptar ali para ligar direto no cardã, mas deu certinho, cara. Então, a gente já vai começar os pegú néo, mas eu acho que vai dar. Então, é um projeto aí que ninguém
fez, um Vortex com câmbio CF8. E qual que é a tua expectativa para você terminar isso? Isso que eu quero saber, >> cara. Aí que tá. Minha expectativa era de dois três meses, né? Ou seja, até o final do ano. Vai, não vai, mano. Não Vai. >> Ousado. Ousado. Não vai. Porque, cara, tem que trabalhar, tem que tem que juntar dinheiro para ir comprando as brincadeiras, entendeu? >> Sei. >> Mas é, tá, até agora tá dando certo, tá caminhando. >> E a, e a SS10 não é o único a única lasanha que você tem lá.
Conhecer na verdade na Kombe, né? >> Na Kombi. A Kombi tem uma Kombi que eu Fiz lá no Nei que o sonho dessa Combi é ser elétrica. Eu já tive várias oportunidades de botar essa combia combustão, com motor de Subaro ou isso, aquilo. Eu falei: "Cara, meu sonho é fazer elétrico". >> 5 anos atrás, essa bateria tava um cara pr caramba. Agora tá começando a ficar acessível, porque o tendor de aquiles de um projeto elétrico é a bateria, entendeu? O motor é baratíssimo. >> Flange é uma flange ridícula que você Bota lá e pronto. >>
E BMS, entre outras coisas, é barato em comparação às baterias, entendeu? >> Sei. >> Aí eu na época eu até pensei em trazer um kit que o pessoal lá na Califórnia vende justamente para botar no Volkswagen Bus que é a Kombi >> Uhum. >> Que é um kit dos Tesla que vem um pack de bateria e toda a a parafernália da Tesla você bota. >> Tem pronto já. Pronto. Só que, cara, já sairia de lá com custo de 100 conto >> para trazer me ferrar. Não vale investir tanto numa combe, né? >> Não. >> Aí
tá parada. Mas, cara, tá começando a caminhar agora porque eu tô com uns parceiros de mobilidade elétrica. >> Hum. >> Que inclusive já estão começando a mexer com carro. Eles começaram a mexer com patinete e estão mexendo com carro. Então não tem essa Ferrari nova aí híbrida. Já apareceu uma, já apareceu uma lá com problema no pack de bateria e eles que consertaram. >> É mesmo. >> É. Então, então assim, eles estão começando a se especializar no num no estilo de oficina que você não vê aqui em São Paulo. >> Sim. >> E os caras
mexem com patinete elétrico, tá ligado? >> No final a base é a mesma. >> No final a base é a mesma. Quando você tira um pack de bateria, né? Tanto que a gente anda, eu fico assim meio meio chateado. Por quê? Porque eu tenho um carro elétrico e eu sei da verdade do carro elétrico. Quando você vê, por exemplo, tem um menino, se eu não me engano, no sul que mexe nos Nissan Leaf. >> Hum. >> E ele mexe na rua, cara. Por quê? Porque falta de estrutura. E o Nissan Lif, ele tem um problema,
ele é um carro elétrico que ele não tem sistema de arrefecimento na bateria. Então, quando esses Nissan Lif estão pegando estrada, estão pipocando tudo. >> Sim, >> porque ah, a galera acha que carro elétrico não tem radiador. Tem, >> tem. tem radiador, porque eles aprenderam com o tempo que a bateria é o coração da parada, então você tem que cuidar da bateria. >> Ela tem uma temperatura, um rende de mínimo e máximo para trabalhar com eficiência. Tanto que esse projeto da da Kombi, para quem mexe com o computador, tá ligado o que eu vou falar
agora. Eles estavam usando o watercooler da e bomba da thermal take. >> Ah, de computador. >> É, de computador para poder >> uma D5. >> Aham. >> Era uma D5. >> É, >> é, >> tem. Você pode usar vários, vários, vários pump, entendeu? Ah, que da hora. >> Para poder é fazer o sistema de arrefecimento, porque as baterias da Tesla >> circular água >> são aquelas 1865 que é como se fosse pilha de vape. >> Sim. >> Só que são várias, entendeu? Então você Precisa de um do sistema de arrefecimento ali. >> E cara, é
muito da hora porque é um tipo de mecânica diferente para um [ __ ] entendeu? E e assim, ó, me espantaria saber que você tá com todos esses projetos de natureza completamente diferente do tipo, botar uns F8 numa SS10, que só SS10 já é o suficiente para esse canal, né, >> pra galera olhar para você e falar assim: "Porra, tá em um dos nossos aí". Mas >> então a galera acha que eu sou, né, mano? Pelo amor de Deus, mano. >> É, não, mas é é legal a gente falar isso, cara. Mas daí a gente
pulou para uma comba elétrica com pack de bateria de Tesla e isso me espantaria também, só porque eu sei que você Eu tô esperando um bill de capotadaço para realmente pegar, porque aí tá muito mais acessível >> e eu transferi todo o power tr combi. É Isso que a gente tá almejando. >> Só esperando o primeiro go, por gostar muito de combi, eu tenho uma combustão. Só como a combustão, motor a bonitinho >> que foi aquela que você levou pro >> Isso aí que tava lá no evento. >> Lá no >> aquela Combi tá com
uma FT 450. >> Aham. >> Eu, cara, botamos roda fôica nela para ela andar, porque o problema de combi é é esquisito, cara. É, parece que tem Vida própria. Ela vai te deixar na mão em algum momento. >> Ah, você >> fala isso pra galera do carburador agora que fala que injeção eletrônica. É, na época do carburador. >> Aí o que que eu fiz? A gente foi botou injeção eletrônica nela. Aham. Ela tá com a injeção eletrônica, cara. Não importa o horário, nem quando. Apertou no botão, ela liga. Com gasolina estragada, ela liga. >> Eu
vi você ligando lá no É, então, >> indo pro evento lá.Então, e dirigir com é legal também. >> Para [ __ ] >> pr [ __ ] >> pr [ __ ] >> Você fica lá soltando b. >> A gente fez uma do pessoal da moto ali, botou aquele trambulador do [ __ ] como é que é? O cara do Tonela. >> Sim. >> Botou um trombuladorzão assim, ó, aquela Barra de alumínio, tal. Falei: "Caralho, já assim, ó, 40% do defeito da combi, de você guiar ela, já tá resolvido ali." >> Aham. >> Aí o
restante é isso, você injetar ela, porque, pô, combi tem que ter aquele quatro boxer, né, cara? Tem que ter aquele tem >> no dia de você botar aquela da versão do Fox. >> Aí, o meu ainda tá com escapamento inox, tá lindo, entendeu? Tá aquele com aquele Soprinho, >> tá com soprinho. >> Então aí eu falo que eu fiz uma eu fiz um vídeo de ah, os melhores roncos de motores e conics lá. Aí no final do vídeo eu deixei o motor lá com os caras acha que eu tava zoando. >> Não, cara, ter o
o flat for do da Volks, né? >> Combi é legal. E e outra, mano, eu comprei ela por 100 pau, [ __ ] 100 pau uma Kombi corujinha >> já me ofere já me oferecendo 180. Hoje já tá 200, >> 200 e pouco assim, >> uma montadinha inclusive da tua que a tua tá muito bonita com com a janelinha, >> com a janelinha safari é teto top, tá linda a minha combi. Aí de vez em quando eu pego minha esposa e a gente vai dar um rolezinho em São Paulo para numa burgueria, entendeu? >> E
cara, ela é, eu já tive carro para chamar atenção, ela chama mais atenção Do que todos os carros sport que eu já tive. >> Comb fusco vai muito e >> e a vantagem, a galera chega perto. >> A galera chega perto, >> né? diferente dos >> pede para tirar fotos. >> Exatamente. >> É muito da hora. Muito da hora. >> E aí eu comecei a ver outro sentido em outros carros. Foi quando eu tava, eu morava no eu moro, eu moro na Granja Viana, né? >> Hum. >> E lá tem muito vizinho que já é
idoso, já de sabe, família e tal, já tá. >> E toda hora que eu passava no meu vizinho assim, eu vi uma Mercedes parada. Mercedes parada. Aí, meu pai, tu tá de muito de olho nesse carro. Eu falei: "Tô mesmo. Eu vou perguntar, eu já falo com ele já. Eu vou perguntar se ele vende. Não é que o coroa tava vendendo a [ __ ] da Mercedes aí. Qual Foi o lance da Mercedes? Eu comprei a Mercedes e eu tava >> Qual Mercedes? >> Eu peguei uma E430 99, a Avant Guard. Coincidência, né? >> Nome
bom. >> É aquela Avant Guard, modelo Avant Guard. >> Aham. Então, cara, disqueteira lá atrás de CD toda completinha, toda Funcionando. Ela só tá com problema nos ledzinhos que parou de funcionar. Mas ela tá original. Deixa ver aqui. Você tem você teve um uma tara por uma E430 parada na rua, >> parada na na na real dentro da casa do cara. Essa 99 >> 99. >> Tô falando que o cara é >> E aí não adianta, cara. Quand o rapaz quer encontrar lasanha, >> vai para aquela região de Coti Grang Viana, >> tá tudo lá
pronto para ser carimpada. É sério, cara. O que eu já vi de carro na garagem [ __ ] Tipo Defender da quadradinha. >> Defender tá uma fortuna. >> Parada parada. É, tá uma fortuna. E tá lá. Aí eu comprei esse carro por 47.000 também. Não, minto 48 eu paguei nesse carro. >> Hum. Aí eu falei: "Não, o carro tava andando tudo normal". Falei: "Que que Tem para fazer nesse carro? Vou vou vou no amigo meu de Siere, vou vou dar uma uma paginada nele." Mas antes eu falei: "Cara, eu preciso botar aquelas rodinha monoblock 17,
>> a rala de a >> aquela aquela grandona, né? >> AMG. Comprei, comprei réplica, mas comprei, pá, botei uns pneuzin fin aí levei para só para dar uma deitadinha na suspensão para ela ficar tapete. >> Ah, ah, >> né? >> Né? Tanto que aquele carro lá, eu até brinca, eu desfilo com aquele carro, não ando, eu desfilo. L V8, mas é um V8 para desfilar desfilar, que o câmbio dele é muito longo, né? >> É. 72 2.6. >> Aí, cara, tudo funcionando. Eu levei para dar um brilho. Nossa, ficou linda. Aí eu falei pra minha
esposa, vai ser o carro que vai te levar. pra gente casar e não deu outra, mano. Foi o carro que levou ela no casamento. Carro da noiva. >> Você casou agora, né? >> É, eu casei. Vai fazer um ano. Fazer um aninho. Aí tá lá, cara. É, eu, o problema todo tá sendo peço, o bigodinho dela debaixo de plástico. Ressecou todo. É. >> Aí eu tô mandando trazer de novo lá. Aouto salvou a gente. >> Aham. E Para eu dar uma pimpada nela, mandar fazer os para-choque que já tava meio zoadinho. E aí eu não
sei o que que eu vou fazer com ela. Eu não tenho tanto, eu não sou tão apegado a ela. Eu tava querendo vender ela para juntar um dinheiro que eu tenho muita vontade de ter aquela CLS AMG >> aspirado, >> aquela rabo de peixe aspirado. V aspirado. Tenho muita vontade de ter aquele carro. >> Dá uma olhada depois. Eu tenho um vídeo no canal que o título do vídeo é As AMGs estão derretendo. >> Lá eu vou falar dos problemas crônicos do M56 que são recentes. >> É, >> são o M56, que é esse motor
6.2, ele tá no canal, ele tá ele tá indo porque os seus R$ 20. >> Mas você acha que é bom para pegar esse carro? >> Eu acho que não. Eu acho que é um Clássico, inclusive na roupagem da CLS você ter esse motor, né? >> Aham. Agora você tem que est preparado para você assumir as manutenções. E não, até aí tudo bem, cara, >> que são caras. >> Porque o que que eu tô vendo com alguns tipos de carro, como eu fiz essa brincadeira de comprar e vender carro, carro não adianta, carro não é
investimento e nunca foi e nunca vai ser, tá? Eh, mas aí sim, mas aí eu tinha esse pensamento, >> mas tem certos tipos de carro que você compra depois de um ano ele muda de valor e valor high up, ele vai subir de valor. Então essa Mercedes que eu comprei tá subindo de valor. Ford Ranger Splash tá fugindo de valor. Defender falou no número glorioso agora. SS10 tá subindo de valor. Mas o que que tá subindo de valor? Eh, esse carro, essa essa CLS vai ser um dos que tá na real Tá subindo de valor,
porque eu tô dando uma olhada nos preços. Ela tá subindo de valor. Se >> ela tá quase o preço de uma RS6 2015. Bizarro. Entendeu? Então, aí eu mudei a percepção para você prestar atenção em alguns carros >> que tá subindo de valor. Eu só ainda não sei a receita de bolo. Só sei que aqueles que tm importação de dependente, se você encontrar, cara, num preço bom, pega aí. Não é carro para dia a dia, Então a manutenção não fica tão cara porque você não tá usando tanto. Claro, todo ano vai lá, troca o óleo,
isso e aquilo, já dependendo do carro, é uma piscina de óleo, tá ligado? >> Ali são 9.5 L, >> então >> 9.5 L >> é uma piscininha para dar manho numa criança. >> 2 9.5 é uma troca de óleo dá uns 1500. Então, então, mas eu tô prestando Atenção nesses carros porque eles estão subindo de valor. Vou arriscar e falar pro público que é investimento jamais, porque eu não quero depois ninguém me cobrando. Mas é pra galera ficar prestando atenção em certos tipos de carro que antes eram rejeitados e agora tá virando cobiça de uma
galera, entendeu? >> Você falou aí >> e eu não vejo ninguém falando sobre isso de carros que estão valorizando. >> Falam. Fala, >> então tem que começar a seguir esses caras. >> Canal da Vangard. Clica aí, pega. >> Ah, não, mas é como mas pega aí que a gente fala disso toda semana aqui, ó. >> Então, é muit é um assunto muito interessante que eu tenho certeza que daqui um tempo, quando a galera se ligar esses carros vão sumir e aí o preço vai est lá em cima, que é mais ou menos, >> porque vai
vai surgir o lance da do Comércio mesmo, oferta e demanda, cara, não vai ter mais. que é mais ou menos algo que tá acontecendo com outro tipo de conteúdo que você faz no teu canal com bastante frequência, que é retrogames. >> Eu fui agora na retrogames agora convidado o pessoal lá do Flow e bicho, eu fiquei, >> não é normal você pagar >> bismado no >> 8.000 no neuj. Ah, mas é mais do que um PlayStation 5. É mais do que o PlayStation 5, na minha opinião. É mais videogame também, >> não. E a E
a galera a galera tá hoje assim colecionando, é mostrar a estante dos games. >> Eu tenho uma coleção muito grande, cara. Eu tenho uma coleção gigante. Vai sair um filme, um vídeo em breve no canal do Ratão, >> que é um montando um quarto novo de coleção. E eu fiquei assustado com Quanto, a quantidade de coisa que eu tenho, cara. >> Você tem rara lá dentro? Cara, eu fico até brincando porque recentemente eu tive um prejuízo muito grande. Eu tava sempre gostei de fazer coisa diferente, então eu caí de cabeça na parte de batalha de
robô. >> Sim, sim. >> Robótica em geral. >> Então em 2023 eu fui competindo mundial e tudo para entender >> combata, né? >> Com Shibata. E aí aqui no Brasil junto com com o pessoal da Max Arena, com o Vinícius da Max Arena, a gente foi e montou a primeira eh arena fixa do Brasil, da América Latina. A maioria delas desmonta. A nossa ficou no lugar fixo. >> Eu vi o desfecho. >> E a gente emprestava pro pros universitários testar os seus robôs no lugar seguro, né? >> Uhum. >> E tudo. Só que infelizmente e
aconteceu um incêndio e eu perdi tudo. Todo o meu empreendimento foi embora. >> Eh, a gente tava de cabeça em kits educacionais para começar a monetizar. Então, em criação de conteúdo, eu meio que tava me aposentando, cara. Tava fazendo só os vídeos de retrogame, alguns vídeos do meu carro e depois desse incêndio eu meio que dei uma despirocada na cabeça, cara, porque ali Eu perdi a minha nova fase, que e na minha cabeça o rato borrachudo, a parte de anonimato, eu fiquei 10 anos no anonimato. >> Uhum. >> Entendeu? Mais de 10 anos na real.
E aí quando eu saí, eu falei: "Cara, vou fechar um ciclo e vou começar outro". foi empreender. Só que empreender no Brasil, cara, eh, a galera, se alguém falar que é fácil, eu vou falar: "Me dá, então me Ensina". Porque não é tão fácil assim, a gente apanha muito. E aí o que aconteceu foi um incêndio provocado por fogos de artifício. E foi a igreja renascer, que resolveu comemorar seus 39 anos e tocou fogo no galpão todo. >> Pegou no telhado lá, né? >> Pegou no telhado. E para quem não sabe, é crime ambiental. Hum.
>> É soltar fogos na cidade de São Paulo. Não pode. Você não vê a galera soltando rojão nem nada por aí, a não ser no Novo, né? Na vitória do >> E aí, então agora tá, a gente tá no litígio aí, mas assim, só nessa brincadeira aí eu perdi mais de 15 milhão e meio, sabe? >> Tem um galpão inteiro, né, meu? >> O o meu estúdio foi incinerado. A, o galpão lá perdeu 50%. O meu sócio teve um prejuízo de mais de 40, 50 milhões. Mano, foi muita coisa, incalculável até agora. Foi muita grana
que a gente perdeu. >> E aí? >> E aí, cara? Não sei, não sei. Peço ajuda aí a galera aí, mas não sei, mano. O que que acontece? A justiça brasileira é um litígio milionário. Então, o advogado falou: "Eh, cara, vai demorar de 5 a 10 anos e, infelizmente, eu não posso te garantir a a causa, a gente tem grandes chances, tá? É um processo civil, criminal e ambiental. O processo ambiental é a trolha, >> mas é >> pega de verdade esse mais do que o civil e o criminal. >> Uhum. >> Mas é é
um litício que vai demorar muito. >> Você não pode depender disso. >> Não posso depender disso. E possivelmente a gente não vai conseguir nenhum valor em troca porque a própria igreja já tá, tipo, a união já tá atrás dele de por causa de dinheiro. >> Hum. >> Então assim, entre aspas, eles não têm dinheiro para pagar o prejuízo, entendeu? Aham. Então é é algo que me deixou muito triste, cara. Muito triste mesmo, porque eu adorava aquilo lá. Então eu tô me afogando em outros projetos. >> Você pensa em remontar isso, >> cara? É muita grana.
Ali no prejuízo que eu tive foi 15 milhão e meio. Fora o que eu já tinha Investido antes, entendeu? Tipo, a gente investiu indo paraos Estados Unidos, a gente ajudou a levar times de universidade pros Estados Unidos, a gente ajudou bastante, cara. Fiz muita mídia, muita coisa. Cobrei muito favor para poder jogar isso lá em cima. A gente fez um trabalho muito legal para incentivar a robótica, >> que não dá nem para calcular isso hoje, né? Não dá para calcular todo mundo que te ajudou, que >> impossível calcular isso. E o que me deixava muito
frustrado é o fato da gente ter penta campeão brasileiro em batalha de rug aqui no Brasil e não ser reconhecido. Então a gente tem a molecada ali da Mauá e várias outras universidades aqui no Brasil e a molecada tem que fazer rifa e vender brigadeiro para poder competir. >> [ __ ] aquilo ali me deixou muito puto. Então, a gente tava fazendo um trabalhinho de formiga, mas um Trabalhinho para trazer um reconhecimento muito legal para essa galera, entendeu? Só que, infelizmente, foi tudo incinerado. Aí foi quando eu fiquei meio doente, eu engordei tipo 15 kg
em menos de um mês, assim, fiquei muito mal mesmo. Aí depois eu botei minha cabeça no lugar e eu conversando com a minha esposa, eu falei: "Cara, vou me afogar em fazer conteúdo de novo". Então, tô fazendo bastante conteúdo, bastante live e tal, que sabe quando Você dá dois passos para trás. >> Sim. Entendeu? O aí, opa, esquentou. >> É, ela tá, ela tá no, a gente tá no meio-dia agora que não vai ajudar nada, mas a gente tá nessa aqui. >> Aí, beleza. Nessa brincadeira toda, cara, falando sobre elétrico, a gente não pode deixar
de falar sobre elétrico, né? >> É a cereja do bolo dessa conversa. O elétrico foi justamente um uma viagem Que eu fiz paraos Estados Unidos. A gente pegou um Tesla, achei uma merda. No sentido, a gente pegou um model, >> um S ainda, >> um S e um model 3. Hum. >> No sentido de como a gente tava na correria indo e voltando, porque a gente foi pré-evento, né, de games, então a gente tinha que ir ali, depois ir ali gravar, depois ir na conferência, depois ir. Cara, na hora de carregar não era ir posto
e blau, não. Tinha que parar e Ficar esperando. >> Aham. Esse é o grande problema do elétrico e é o tendão de elétrico. Então eu até falei: "Cara, nessas viagens não dá para alugar elétrico, é uma merda. A gente tem que alugar, [ __ ] a gasolina aqui é no galão, gente. Não é tão caro assim. É o mesmo preço do Brasil. E olhe lá, entendeu? Se for converter, mas para lá, pra atividade, parou, você mesmo, resolve, pronto, vamos embora." Entendeu? E a gasolina de lá rende. >> Sei. >> Então, mas a uma outra viagem
que eu fiz para Orlando, a gente pegou um elétrico de novo. Aí como a gente não tava na correria, eu meio que gostei a comodidade. Ainda mais no Tesla que ele tem aquele full self drive. Nossa mano, eu botava aquela [ __ ] lá e esquecia. >> M da hora. >> Você curte isso? >> Tecnologia? Eu curto tecnologia. >> Tecnologia. >> Então esse é o fato de curtir tecnologia. Então quando cheguei no Brasil eu fui ver o preso do Tesla. Só que, cara, eu penso do Tesla aqui no Brasil é impracticável. Chega a ser ridículo
por causa de que é importação independente. Então as taxas vão lá em cima. >> Sei. >> Fui procurar soluções e eu fui ver o >> Você tava com cara de comprar um elétrico. >> Queria um elétrico. 100% elétrico, não híbrido 100% elétrico. Por quê? Depois dessas porradas que eu tomei, que eu tava tomando já, por exemplo, ano passado tratador eu fechei 4 PJ, entendeu? Falei, vou parar com esse lance de carro de luxo, porque bem ou mal eu tava rentabilizando ali, tava, mas quando vinha em PVA, quando eu vim as manutenções, eu tomava no cu.
É caro. >> Às vezes matava toda, a >> matava todo o lucro que eu tinha. E como Eu tinha dormido com a RS6 e depois dormi com a Macan, eu comecei a perder dinheiro. Falei, vou vender e vou comprar um carro zero, que eu nunca tinha comprado um carro zero na vida. Já tive uma porrada de carro, mas nenhum deles foi zero. >> Hum. Eu falei: "Cara, vou come". Aí eu fui começar a ver >> carro, comecei a pesquisar, falei: "Cara, eu tô com um budget aqui de 300 conto, no máximo, no máximo, que eu
Tinha vendido a Macan, né? E aí eu comecei a ver os elétricos também. E aí eu cheguei no Bod Seil, falei: "Cara, eu tava com Honda, eu tinha pegado Honda para mim e pra minha esposa para ser carro de dia a dia." Vai, Rebeta. 10, >> cara, parece um motor de moto mesmo, >> só que é turbo. >> Aí eu tava com Honda Turbo, né? Um Honda Civic Turbo, um Turin. >> Só que, cara, depois que você tem uns carros esperto, [ __ ] tá lá, não é a mesma coisa, cara. Tá, tá achando meio
xoxo aquilo, sabe? >> Você em comparação com o elétrico? >> Não, em comparação com tudo que eu tive. Era um um motor 1.5, né, >> turbo. >> Ele é maravilhoso esse carro. Esse carro para dia a dia perfeito, esse Honda Civic. >> Só que quando você tem um um negócio apimentado, você sente falta. Eu não digo nem para ficar correndo na rua, é para andar na rua, entendeu? Eu me sinto mais seguro num carro torcudo. Ah, >> lógico. >> Do que num carro 1.0. Não, >> você vai se expor muito menos a uma ultrapassagem quando
você >> É isso. E a galera às vezes não entende. Um carro, um V6. Um V8 te passa muito mais segurança no trânsito. >> Com certeza. Com certeza. >> E aí eu tava incomodado com aquilo. Eu tava incomodado com aquilo. >> Aí eu comecei a ver uns outros carros. Falei: "Amor, vou vamos trocar de carro? Vamos embora. Eu tô olhando esse aqui elétrico. Ah, mas você não gosta de elétrico?". Eu falei: "Calma aí. É, ela me repreendeu. Você não gosta de elétrico?" Falei: "Não, calma aí. Chega devagar. Eu tô olhando esse daqui. Aí eu fiquei
mostrando uns vídeos para ela. Aí Eu comecei a ver vídeo e vídeo e vídeo. Eu falei: "Cara, esse carro é interessante". Aí a gente levou nossa cachorrinha para castrar. Cara, eu me sinto muito mal por falar isso. >> Hã. >> Aí eu falei, vamos na BID ver esse carro. Quando eu cheguei lá, tava com promoção de Black Friday. 30 conto de desconto. >> Foi agora. Então, >> foi ano passado. >> 30 conto de desconto. Eu falei, [ __ ] >> Aí o vendedor chegou assim mesmo, vamos fazer o teste drive. Falei: "Vamos embora, cara. Aí
não adianta o torque é o torque instantâneo te pega". >> Você gosta da patada? >> Não achava que gostava, mas eu gosto, né? E esse tipo de patada você só vai ver em carros, cara, com mais de 1000 cavalos ou até vai os seus 700 cavalos. Era uma patada mais forte do que na RS6 que eu Tinha, que eu tenho nesse carro. >> Sim. >> Entendeu? >> Sim. Aí, cara, eu me sinto até mal porque eu voltei pra concessionária e comprei como se tivesse comprando pão e e tipo, ah, [ __ ] quem tem dinheiro,
né? Não, não foi o caso, é porque eu gostei do carro e eu não vou ficar passando vontade. Então ali eu já decidi e já matei um problema que eu tava querendo um carro novo. Aí depois eu só Vendi o Honda, abati e pronto. Entendeu? Então você fez um trade ali com >> É, eu fiz um trade bonitinho e tal >> e e você tá com carro vai fazer um ano já e tal >> isso vai fazer um ano. Então assim, >> e qual que é a tua a tua beleza, eu entendi o momento da
compra muita compra, o momento da compra foi impossível mesmo, mas eu já tinha feito todas as contas e tudo. Então, cara, na época eu fiz conta assim, é o o lance do Carro elétrico é você ter o carregador em casa. Nada mais glorioso do que você chegar aí e ligar ele na tomada. Humum. >> É literalmente isso, entendeu? E carregar. >> Uhum. >> Então eu fiz ali o cálculo, o quilômetro rodado tava saindo por 19 centavos, muito pouco. Se eu for ter um carro na mesma cavalaria, eu eu na época fiz um cálculo contra um
M2. Ah, beleza. [ __ ] A maioria das pessoas até desse canal Vai preferir a M2, lógico, entendeu? do que um B de Civil, mas é pau a pau ali se duvidar mais no sentido de de arrancada e tudo. Tudo bem que o o Bagementado a 180, mas é um carro de dia a dia, eu não vou ficar dando 180 nesse carro e 200 nesse carro. >> Mas a arrancada é o é o super trunfo. É o super trono. É o ápice, inclusive você vai ver isso daí. >> É, aí eu fui e falei: "Cara,
se eu comprar um M2, eu vou ficar só andando Num pódium. Carro de dia a dia eu ando para caramba que eu venho, eu moro na grandeja, então desço para São Paulo, fico andando em São Paulo, depois eu volto. Eu falei, eu fiz o cálculo do quilômetro rodado, 95 centavos, o cara calma aí. Se eu rodar 30.000 km com esse carro, 50.000 km com esse carro, eu economizei uns 40 conos. >> Sei. >> Então eu digo pra galera que carro elétrico não é carro para você ficar Trocando todo ano, é carro de médio prazo, ele
se paga lá na frente, entendeu? Tudo bem. A gente tá falando do médio prazo. Quanto você, desculpa te perguntar, mas quanto você pagou no carro? >> Paguei 270. >> 270. >> Aí no IPVA >> e se >> e tem injeção de metade. >> E se Daqui a quant quanto você você pensa em ter esse carro durante quanto tempo? Do anos. >> Cara, eu eu pensei 3 4 anos. >> 3 4 anos. >> Qual é o valor dele daqui a 3 4 anos? Não vou ter ideia. Isso aí é um problema pro Douglas do futuro. Foi
isso que eu disse para mim mesmo. >> Então a gente tá indo em fase porque o que que aconteceu? >> É uma fase de teste, cara. É realmente Uma fase de teste. >> Que que que >> hã pode falar? >> Desculpa te interromper. O que que aconteceu com a Tayan e o Etron, que foram, vamos dizer, o abrealas de carros de marcas oficiais já consolidadas no país que introduziram os os elétricos em uma rede que você tem e manutenção, você tem disponibilidade de peça, você tem outras coisas que as outras marcas ainda estão correndo atrás
Para construir, né? >> Uhum. >> O que que aconteceu com o preço desses carros, >> cara? Diminuíram quatro vezes. >> Exato. >> Um ETRON. Eu vi venderam por R50.000. >> É, >> um GT. >> Sim. >> De em grupo de repasse eu falei, não acredito. >> É, >> e era um carro de 900 conto, né? 900 1 milhão. >> O mais caro, né? É. Você pegava ele a partir de 650. >> Isso. Eu eu eu pesei isso tudo, >> mas a gente >> a gente não sabe qual que vai ser o futuro, né? >> A
gente não sabe, mas no caso foi uma aposta minha, tá? Eu vi como a popularização do carro da Bill aqui no Brasil e cara tá gigante, a galera fica zoando e tal. Pergunta para um vendedor de BOID se ele tá infeliz de trabalhar lá. >> Certeza [ __ ] Tá vendendo pr [ __ ] Os híbridos estão vendendo muito. >> Tenho certeza. >> E >> e o risco de 270 é menor que o risco de 9. >> Mas é lógico. Mas é lógico. Eu paguei 270. Aí eu fiquei até meio chateado Porque agora eles vendem
zero por 250. E vamos falar a verdade, você comprar um Tayan hoje por 300 conto, você tá comprando um BI. Por que você não pegou um TAN? >> Cara, na na época eu não eu fiquei com medo. >> Por quê? >> Não sei. Porque eu t eu peguei, eu peguei o maior trauma. Ah, não quebra. Eu tinha acabado de sair de um porche. >> Eu tinha acabado de sair de um porte, Pô. >> Por que você não pegou um tar? >> Mas aí que tá, mano. Eu tava na pilha do carro zero, sabe, mano? É
bobeira. Mas eu queria, eu e minha esposa conquistar um negócio pra gente indo lá e e os caras botam o lação até hoje, né? O laço grandão de de eu aí de >> isso. E e eu tava nessa de pô pegar o carro, né? Tanto que eu tô muito feliz com o carro. >> Eh, no sentido de eu acho muito legal o Fato de, por exemplo, acabou de sair atualização pro carro >> e o carro muda. >> Certo. >> Você fala atualização de software do painel. Não, não, não, não, não. Ele muda funçãoalidades do carro.
É, >> entendeu? No caso, esse tá prometendo a atualização do marcas, tá, tá com isso hoje, né? BMW tá, tá assim. >> E com os carros novos, sim. Com as lasanhas eu não nunca Atualiza na garagem. Eu acho isso muito da hora. >> É, e às vezes não atualiza e dá pau e o carro brica. >> Isso >> aí tem que botar no guit. >> É, tem que botar no guit >> aí. O cara tá no terceiro subso. >> Mas até que até que o meu até agora eu atualizei duas vezes em casa. Não, não
deu ruim não. Aí >> não. BMW. Eu eu eu acredito que é porque tem essa coisa, né? O o chinês nessa parte de software e de infraestrutura, ah, vamos dizer digital, ela ele tá superior aos europeus. >> Sim, >> né? Então assim, >> tanto que cara, eu fui, eu passei do Admel na na França, tem uma porrada de biodi lá. >> Sei, sei. Eu tá consumindo bastante, tá? >> Eu passei a mel >> eu ainda não tinha visto tanto. Eu fui pra França em 23. Tu mais ou menos na tua Ludad Mel. Eu ainda não
tinha visto tanto. Eu acho que aqui tá circulando mais. >> Não, então eu peguei aí minha Lod mel, fui e fiz. Aí depois a gente foi com um casal de amigo nosso, a gente chegou a ir pra Suíça. >> Hum. >> E na Suíça eu não cheguei a ver, mas na Estrada eu vi bastante. Na estrada eu vi bastante, >> mas na Suíça tinha muito Ixis, alguns e escoda para [ __ ] né? >> Escoda tem muito. >> E as porte, né? Porte lá é porte Mercedes é tipo taxi. >> Sei, sei. E você sabe
que eu fui para lá, desculpa, mas é sobre o assunto aí. Ah, eu fui para lá assim esperando um mar de carros elétricos, né? Falei: "Caralho, Aqui Suíça, mano, a gente tá no É, pô, o percap tá mais alto da Europa. >> Os cara tem grana para fazer o early, o early adopter, né, mano? >> Não, não, eles são meio puristas. >> É que o que que acontece vai muito do sentido de, tipo, >> eu não comprei um carro elétrico porque eu sou ativista da natureza nem nada disso, não. >> Você comprou pela patada? Eu
comprei pela patada e eu acho que é isso que vai Começar a vender carro elétrico para caramba mesmo também. Eh, mas o p aqui no caso você usar um carro elétrico, a rede ainda é pouca, mas tá aumentando cada mês, inclusive ela ela vai crescendo a rede de abastecimento. >> Eu conheço quem vende ferramenta pra rede, >> cara. É um negoção da China, porque >> estão botando dinheiro. >> Imagina, você paga 90 centavos no kilw e vende a 2,20. É só comprar a máquina. [ __ ] negoção da China, cara. Deixa ela parado. Tem gente
que ainda mete uns painel solar na nas máquinas de recarga. >> Sim. >> [ __ ] não vou nem discutir o negócião da China literalmente, entendeu? Eh, e eu teve uma notícia agora que na rede McDonald's todos os McDonald's vão ter carregadores elétricos também. >> Então, a gente já conta aí com mais 2.000 carregadores elétricos na cidade de São Paulo. >> Então, a tua aposta é que o negócio vai pegar. Aqui no Brasil a gente ainda a gente ainda ajuda o movimento verde nesse sentido, porque a gente majoritariamente a nossa energia é limpa, >> eh,
tanto no etanol, >> eh, no caso, e hidroelétrica, né? >> Sim. >> Lá fora, cara, você vê na França do nada, bum, chaminé branca. Não é tão limpa assim a energia lá, é carvão, >> sei. >> Entendeu? Então assim, é muita hipocrisia o europeu chegar e falar que comprou um carro elétrico porque ele acredita no verde, sendo que o que tá abastecendo o carro dele é queima de carvão, tá poluindo a [ __ ] toda, tá ligado? >> E com a com a mudança do cenário político lá na Europa, com a ausência, os caram muito
chato com isso, entendeu? >> Não, e com a ausência do gás do Putin Também, né? Então isso mudou um pouco >> bastante. Então o europeu ele ele meio que ele sabe a verdade e ele não compra carro elétrico por causa disso. >> É, sabe o que eu o que eu vejo disso também? Um o europeu ele teve durante muito tempo, principalmente no início do século, a reserva do mercado, né? Então assim, quem comprava carro no mundo, Estados Unidos, >> sim, >> Europa e a China, só que outro tipo de carro, né? E aí ele através
da legislação, ele botava barreiras para as novas montadoras entrarem no seu mercado e ficar disputando o mercado com a Hyundai vender o i30 no lugar do Golf, entendeu? Uhum. >> Então eles botavam todo um todo esse mecanismo legislativo, né, para falar, não, beleza, você quiser vender o carro aqui na no meu mercado, você vai ter que fazer um carro que emita x g de co por Quilômetm rod e aí a tinha que investir isso, virar nos 30, tal. E isso funcionou durante um tempo, né >> certo. >> Que que acontece agora? A China com Ah,
olha aí, ó. Falei China. A China. Vamos parar que a gente precisa resetar as câmeras. Que que acontece agora? A China. Quantas marcas chinesas estão entrando hoje no país? Você nunca ouviu falar. >> Sim, um monte, mano. >> Hã? >> Um monte. Acho que chinesa aqui deve ter umas cinco a seis. >> E tem mais entrando, né? Ela ela se aproveitou disso, investiu na narrativa da legislação e isso foi um backfire porque é muito caro produzir carro na Europa hoje com todo aquele aparato estatal que eles têm de >> É muita regra. Controle de emissões,
regra >> ferrou os carro. >> Tamanho do estado é é na economia ele é pesado. Então tudo que você vai produzir lá, né? Vai ter que pagar toda aquela estrutura. E o chinês tá vendo pelo por baixo dos planos e jogando, fazendo um dumping basicamente, né? E a legislação não vai frear isso no caso lá. >> E cara, se você for ver, por exemplo, tem marcas chinesas aqui no Brasil que é uma Joy Inventory com a Toyota. Aí você Vai ver outra marca chinesa que é uma Joy Inventory com a Mercedes. >> Sei >> cara,
você entra no meu carro. >> A próxima maroca foi desenvolvida na China. [ __ ] lá eles têm aquele Santana 3000. Exato. >> Que é um tipo um J aqui, >> entendeu? Quando eu fui para lá, eu fiquei de cara e carro manual, tá? Aí, voltando, quando eu fui pra China em 2019, eu fui para Taiwã e China nessa época >> eu andei lá, cara, era muito engraçado porque o chinês ele copia na cara de pau mesmo. >> Sim. >> Então eu vi a cópia de Land Rover, por exemplo, >> lá pequenininho carro. >> É
muito esquisito >> da Defenda. >> Isso. Isso aí mesmo. >> Aham. Aham. Aí tem muito carro esquisito lá, mas é carro chinês. Aí tem os da Volkswagen que são feitos lá e eu vi o Santana 3000. >> Uhum. >> E a gente pegou um táxi no Santana 3000. É praticamente um jeto, entendeu? Só que manual. E cara, os caras lá dirigem muito mal. >> Sei. >> Era primeira, segunda e terceira banguela freando. Falei: "Cara, por que Que o cara tá fazendo isso?" E eu, a gente tava com inérprete, eu perguntava na cara de pau, ô,
pergunta para que ele dirige assim. Ele falou: "Não, é para economizar é combustível". Só que a gente sabe que isso não economiza combustível, cara. Entendeu? Não adianta. >> Era muito cara a gasolina lá. Você lembra? Não, >> não lembro. Não chega não. Não cheguei a perceber isso. Aí, beleza. Aí depois, Cara, reparando, o chinês dirigia muito mal, ainda mais em Taiwan, os caras dirigiam muito mal. Aí eu fui perguntei, pô, por que o pessoal aqui dirige tão mal? Tipo, do nada aqui, ó, ele mete a gente viu um um ônibus no meio da avenida manobrando.
>> Uhum. Aí ele falou: "Cara, eh, foi até um brasileiro que me explicou. Isso aí é uma pergunta que muita gente faz. Aprenderam a dirigir >> e você tem que entender que no Brasil a Gente deve estar na terceira ou quarta geração de de motoristas de carro. Aqui é a primeira geração. Taiwan cresceu de um jeito tão rápido que há 30 anos atrás >> cara andava de bicicleta. >> Era plantação de de de arroz, pô. >> Sei. >> Andava de bicicleta. >> Hoje não, cara. Um um taonês comum anda de BMW X1. >> E tanto
que o o carro chinês, o mercado, o carro do jeito que o carro é construído, ele não é o mesmo carro que a gente tá acostumado aqui no Ocidente, né? O cara tá acostumado com tela, tá acostumado com >> isso >> com Landal, né? Que a suspensão tem que ser um Landal carro, né? Macio, direção leve, >> né? Que de ai tem buraco, ah não, não tem um problema, né? E eles aprenderam a fazer carro de um jeito que o carro não bate nada. Uhum. >> Porque ainda mais o carro elétrico, ele não pode bater
nada porque não tem não tem um barulho do motor para disfaçar, >> sabe? >> Então você anda com carro, o carro tá como? E você entra no interior do carro, você fala: "Cara, isso aqui é interior de Mercedes". Isso que me pegou. Não é interior, não é um um interior pouco. Eu entrei naquele >> é qualidade de Mercedes, mano. >> Eu entrei naquele hora, aparecia uma classe AC de >> aspectos de de acabamentos, etc. Materiais, né? >> Então, se você for botar na ponta do lápis pro dia a dia, eu não me arrependo. Zero, hein?
Zero zero mesmo. Que cara, o meu carro fazer uma autonomia, eu fiz um vídeo com o meu carro de autonomia, ele fez 468 km com a bateria. >> Tá ótimo. >> Entendeu? pro dia a dia, >> sem ar condicionado, >> com ar condicionado. Não, não, usando tudo. Usando tudo. >> Você tá em na granja ali cutia, né? É >> ele na estrada ele derrete o o na estrada a bateria vai embora, mas não vai embora de maneira assustadora, vai só vai embora, entendeu? Eh, é um carro que eu ainda não peguei uma viagem, mas tem
o seu trabalho para fazer uma Viagem. Você tem que tem, por exemplo, softwares, tipo a BRP, que planeja para você, porque a a a autonomia de carro elétrico da bateria, ela é muito dinâmica. Qualquer coisa que você faça vai influenciar, >> entendeu? É muito diferente de uma combustão que você já tem uma média pelo fato do motor estar ligado diretamente ali. Então, elevação, clima, eh, tudo isso influencia no gasto de um de um de um carro elétrico. Se você pega uma Serra, você vai gastar muito mais, mas se você descer essa serra, você regenera a
bateria, tudo. >> Entendeu? Então são coisas que me me brilhou os olhos. Falei: "Cara, que parada da hora". E o lance de pegar o carro elétrico e ir lá pra arrancada, eu tava na mecânica e o o Kiko montou uma BMW, uma E36 >> e falou: "Cara, eu vou participar, vai ser um evento legal, não vai ser competitivo, é no sentido de que nem Usar maisedon, né?" >> É. >> E vai todo mundo levar seu carro lá para brincar no no evento da CF com alemão. Pô, que da hora. Acho que eu vou, mas eu
ia para assistir, mano. >> Aham. Aí eu falei com o Leandro Churrasqueiro do Porto BBQ, ele chegou e botou uma pilha, você tem que levar seu carro para competir. Eu falei: "Como assim, cara? Os cara essas competições não não aceita elétrico". Que eu tinha conversado com o Pascal, que ele é fiscal da da CBA e ele me falou que no Armagedão é proibido carro elétrico, né? >> Não faz sentido. >> Ele falou: "Não, não lá lá na competição do alemão com a CF os caras vão aceitar". Aí eu fui, mandei mensagem pra CF: "Ô, posso
escrever meu carro?" Ele falou: "Deve". Ele já sabia, cara. Vol já sabia. Vou te botar na categoria 7,5. E a gente passou Lá no dinamômetro, deu com 500 de de cavalo de roda e 120 de torque. >> Quanto que tem declarado carro original? >> É declarado original 60 de torque. >> É >> a mente um pouquinho. >> Não, mas >> e 531 de cavalo, cara. A gente botou no dino. Mas tava com correção, não tava. Tava com a tava com a correção que ele botou lá. Sugir você medir de novo ou pegar o resultado e
tirar a correção. Você vai ter um número >> mais plausível. >> É porque correção é para você corrigir um motor atmosférico que tem variação de entrega de potência em relação à densidade. >> Se não me engano, ele ele ele comparou com uma X4 Competition. >> Hum. >> Ele fez a comparação com a X4 Competition. >> É assim, ó. Você pegar um motor elétrico E aplicar a correção do motor a combustão atmosférico, não faz sentido, entendeu? que a correção é você pegar o valor que deu 60 de torque e você multiplica por um fator. >> Entendi.
>> Para você compensar a ineficiência do motor, a combustão >> nessa atmosfera que a gente tem agora. Não tem ineficiência, né? >> Não tem ineficiência. Tá no espaço, ele vai entregar 60 de torque. O motor a Combustão no espaço não vai funcionar. >> É tipo na cordilhaira dos Angelos. Aí vai subir com carro, >> vai subir com carro aspirado para você ver. Então, talvez a a a metodologia de você aferir esse carro, por isso que talvez tenha dado também muita diferença. O teu tem dois motores. >> Tem dois motores. >> Hum. >> Dois motores. >>
E quando eles >> Mas é aí, beleza, ele já sabia dessa brincadeira >> e eu fui e cara, eu nunca tinha ido arrancada, nunca tinha ido nada. >> Aí foi na primeira vez, saí atrasado. N >> videogame, pô. >> Não, foi pegando o tempo do videogame porque ele tem um delay no pedal. Ele tem um lautinho, mas ele chega a ter um delay quando você solta o freio. Então peguei, aprendi a usar o pirinho. Aí a galera não solta no último amarelo. Eu Falei: "Cara, eu ten que soltar no primeira vez que você é na
primeira vez". >> Primeira vez >> você só tava com quê? Um segundo de reação no início ou já tava >> No início um segundo. Aí depois eu consegui o meu melhor tempo foi 0,19. >> Bom >> de reação. >> Bom >> e aí foi paulada atrás de paulada nos Carros. E a gente viu, eu quando eu cheguei no evento, apareceu um leproso. Cara, a galera zoou muito. >> Galera zoou muito. Quando eu botei meu carro no box, a galera zoava. >> Quem não conhece, né? >> Zoava. >> Aí foi e pegamos e toma BMW e
toma golzinho e toma Saveiro. Sa. >> Aí se classificamos. Aí eu peguei um cara que ele é top 16 na lista eh 011 do Armagedão. >> Aham. >> Que é o Costela. Costela do Subaro dele, >> o costela do Subaro, só que ele levou a Forester, ele >> passou muito dinamô muito lá na mang. >> Aí ele levou a forestos antigos. >> E cara, eu tive sorte, ele ele tinha condições de ganhar de mim em real aquele carro dele que ele pegou uma a mecânica do azul e botou na forest, só que ele queimou a
largada. Ele teve um Problema no lineck. O lineck soltou, ele queimou a largada. Eu fui e ganhei. >> Aí nessa brincadeira, cara, foi embora. Aí no na na semifinal que eu achava que era quartas de final ainda teve isso. Quando eu fui campeão, não sabia que eu fui campeão. >> De tão perdido, de tão perdido que eu tava na >> Eu peguei a M6 da Carol do alemão, a esposa do alemão. >> Traseira. Vai, vai jantar. Jante aí no Final eu peguei o alemão na caravan dele >> e cara aquela caravan dele é assustadora, velho.
>> O costelo até veio falar comigo, toma cuidado com o alemão que ele vai querer te assustar. >> É. >> Aí eu eu corri de ar condicionado, [ __ ] >> Foi diferença. Nem o ar condicionado não tá ligado no motor. >> Então era fechado e ar condicionado. Aí Foi quando deu aquele meme do ACF. Dá uma xuxada, cara. Como é que eu vou chuxar o carro? Ele não distracionava de jeito nenhum. >> Ah. Aí o que que eu fiz? Dei-he uma patada e freiei. Aí cantou um pneuzinho, sabe? Aí a plateia na nesse nível
a plateia já tava todo mundo torcendo pro carro elétrico, cara. E todo mundo rindo, malão, né? [ __ ] >> na volta, na volta assim, a galera corta o giro, corta o giro. Eu botei a cabeça Para falar: "Como é que eu vou cortar o giro?" [ __ ] já, mano, zoando pr caramba. Mas foi uma mudança de opinião no evento absurda, porque a galera tava zoando, tipo, tirando sarro mesmo, não >> conhece no final tava todo mundo indo lá conhecer o carro. Então é isso que eu falo, é uma desconstrução aonde eu digo que
o carro elétrico é difer é completamente diferente um carro a combustão e a galera tem que tem que botar isso na cabeça. Se você quer ter Um carro a combustão, tenha. E só que entenda que quando você compra um carro elétrico, você tá comprando um carro elétrico. É outro carro, cara. Quando, por exemplo, o meu tá com a regeneração alta, então quando você solta o acelerador, ele dá uma brecada. >> Sim. >> Você tem que manter o o pé no acelerador um pouquinho para ele continuar na inércia. Até o jeito de de dirigir é diferente.
O freio, o freio é um negócio Absurdo. >> É, o freio ele é muito sensível por ele usa o freio a disco e usa também o freio motor. São dois motores freiando também. Sei, >> entendeu? Então, quando você, é o que eu falo para todo mundo, carro elétrico, cara, é é você querendo ter algo diferente se você tá vindo da combustão. Não queira ter só um carro elétrico que você vai sofrer. Tem dia que eu falo: "Cara, não quero andar com elétrico, vou Andar com a Mercedes porque eu quero pisar e eu quero ouvir o
motor gritar". >> A gente pode pensar assim numa numa faca de açoogueiro e uma faquinha de serra. São instrumentos, as duas cortam, mas em momentos diferentes, >> com funções diferentes. >> Isso >> vai cortar um pão com a faca de E a galera não entende. A cabeça é do pessoal tem que começar mudar para esse sentido de que é um brinquedo Diferente, cara. Eu ligo ele na tomada, eu ligo, cara, a atualização vai por nuvem, over the air. Então, às vezes eu ligo o carro, ele pede para atualizar e muda o carro todo. >> O
carro, o meu carro do nada agora eu abro ele no retrovisor, abro, eu não ando com chave do carro, eu chego com celular, encosto no retrovisor, ele já liga o carro para mim. >> Eu só não concordo com uma coisa. Eu não acho que no caso do elétrico ele é um Brinquedo. Eu acho que >> eu chamo de brinquedo porque carro também para mim é brinquedo, entendeu? >> Não, mas aí que tá. A Kombi é um brinquedo, a S3 é um brinquedo >> isso, >> né? >> Aham. >> Mas o elétrico para uso no dia
a dia, se a galera dá uma olhada no vídeo que eu fiz aqui do Mustang elétrico. >> Uhum. >> né? É um carro que faz sentido. >> É um carro faz sentido. Um carro bonito. >> Sim. >> Carro bonito. >> Não, Mustang não, tá? >> Não, esse o Mustang que você fala, eu acho ele bonito. Eu acho ele bonito. Eu acho ele bonito.Ó, >> mas é assim, não se compara um um Mustang puro sangue, pô. É outro Mustang. Caramba, >> era só não botar o nome de Mustang, né? >> Por isso que eu acho muito
errado, por exemplo, e marcas hoje chegar e querer enfiar o híbrido goela abaixo em você. Hum. >> Por exemplo, carros que eram V8, cara, aspirada. A galera já virou o olho quando virou turbo e a galera tá virando o olho mais ainda agora por causa que tá virando híbrido, não tá te dando outra opção. >> Você tá falando da semeiatriz, >> é ela mesmo. >> Eu sei que você tá falando. >> Eu acho isso um crime, porque você tem que dar opção pro cara comprar o híbrido se ele quiser e comprar o raiz se ele
quiser. N tanto que a próxima plataforma de RS6, os caras bateram o martelo e falaram: "Não vai ser híbrido, vai ser a combustão turbo do jeito que a galera quer". Nada como o mercado, é o que a gente fala, né? Leis, leis. Ninguém quer saber Dessa dessa Mercedes, mano. É guela baixo, né? Lei sanguela baixo. Então você pode tentar ir contra o mercado, mas quando chega a hora de pagar a conta >> e você tá vendendo um 10% dos carros que você, tua receita caiu 90%, você fala: "Opa, pera aí, talvez a gente foi usado
demais". Imagina, cara, se a Audi chega, eles não iam fazer isso. Eu acredito que o Etron foi um grande teste para saber como seria o mercado nesse sentido, porque eu tenho quase certeza que se o Etron tivesse vendido para um caramba, a próxima plataforma RS ia vir em híbrida e ponto e acabou. E é isso, é Money Talks, né? Monit. >> Então assim, quando eles viram o que aconteceu com e não foi só no Brasil, foi no mundo inteiro isso, >> falaram: "Não, cara, a gente não vai pagar, vai pegar uma plataforma RS, construir no
seu tempo de ouro, entendeu? A gente tá falando da da Audi que, cara, tem a sua fama em Lemans, tem Tudo. Não, não vamos fazer isso. Não vamos botar o híbrido porque o o nosso cliente manda, >> é lógico, >> entendeu? Então eu fico muito feliz porque eu tenho muita vontade de ter um RS dos novos, né? Um dia eu vou chegar lá, mas eh falei: "Caraca, é mais uma oportunidade porque os carros a combustão tem aquela lenda que eles estão acabando, entendeu?" >> É >> daí a famosa lenda que tá acabando, o que tá
acabando é a lei que tá obrigando os carros a entrar num nível que >> de emissão muito absurda. Faz sentido? 2035 menos 50% de emissão de carbono, você tem que eletrificar. >> Agora o problema é, você vai comprar hoje um carro, ó, o Bwide, esse é test drive. >> É, esse daí é >> você vai comprar >> dolfzinho, >> você vai comprar isso aqui hoje. Você tá falando de um carro de quanto? 150, 160 m. É, tecross, tá mais ou menos isso, eu acho. >> Para você atingir o número que os caras querem eh para
2035 a Europa especificamente, que é men 55% de CO por quilômetro rodada, >> cara, pode até existir os é, você vai ter que eletrificar ou alguma receita de quanto custo disso, velho, quanto que Vai ficar o carro no final, velho? >> Muito caro. >> Não vai vender, irmão. >> Muito caro. >> Então, eu tô falando de custo, não é custo de venda. A gente vai conseguir, a gente vai conseguir, a gente vai conseguir motores >> que vai ter uma emissão de consumo, eh, de, de, no caso, de emissão bem pouquinha e com cavalaria alta, vai.
Mas esses motores vão custar muito. >> Ela de novo. Ele, esses motores vão custar muito e vai elevar o o preço do carro. O que tá acontecendo é o carro, a gente tá vendo, por exemplo, os super híbridos e os híbridos leves. Os híbridos leves nada mais é do que duas baterias lá atrás dando 24 V, entendeu? Que vai te ajudar em várias coisas no carro. Já os super híbridos é justamente o >> mais hábrido. Você disse >> isso. Já os super híbridos são aqueles Carros que tem uma bateria grande e o motor ele funciona
como se fosse uma um gerador estacionário, entendeu? Para poder carregar a bateria. Mas ontem eu tava com a CF, ele levantou uma bola muito importante, cara, que eu acho que vai dar merda. >> Hum. >> Nesses carros todos híbridos. Quando você tá com carro híbrido, você tá usando 100% da bateria, ou seja, o motor tá desligado. Então você saiu da sua Casa, veio para São Paulo no modo EV. >> Hum. >> Então, vamos dizer que na estrada você vai, ah, cara, eu quero mais cavalaria, vou botar o modo Revisor. Você dá uma sapatada, ele liga
o motor e já esgoela o motor. Meu irmão, você tá fazendo isso com óleo freio? >> É. Será que isso vai começar a dar merda de motor lá na frente? >> Você dá uma sapatada, você liga o carro já no alto giro já. >> Só se você tiver saindo de manhã, tá? Porque a a própria plataforma não tem como você, por exemplo, você vai pegar uma 330 aí, você vai funcionar no elétrico até certa velocidade. >> Uhum. >> Né? Se você tá na na rodovia, ele automaticamente vai entrar. Você não vai ter torque suficiente para
empurrar o carro e vencer a resistência do ar, né? Essa é uma das coisas ali. Tô falando de Plataformas que eu dirigi. >> Entendi. >> Então você vai você vai ter ele funcionando. Eu vejo, eu não vejo talvez isso como um grande >> Será que não, cara? Porque a gente tava pensando ontem e discutindo isso ontem, porque basicamente é como se tivesse ligando o carro agora na garagem e apertando fundo no acelerador. >> Mas é tudo hiperutético também. As ligas Internas elas t uma quantidade de silício acima de 17% que controla a dilatação. >> Certo?
>> Certo. Então assim, o grande problema que você tinha antigamente do funcionamento do motor era porque as ligas que eram utilizad eram ligas >> Mas isso vai muito da tecnologia do óleo, né? >> Eu tô falando mais da da estrutura do motor, tô falando de pista panel Que era o principal, >> tá? Ali é pistão na camisa. Esse era o principal problema de dilatação que você tinha ali. O óleo, se você pegar, sei lá, você mora na granja, >> beleza? Você pega >> 2 km de asfalto e cai numa rodovia, aí você tem que dar
uma sapatada, hum, o carro vai esquentar rápido. Todos esses carros hoje eles têm, é, eu falei no Vídeo da RS4, vídeo da RS4, é SQ5, desculpa, que é o meu motor da RS4, é a 839. Esses carros eles têm um sistema que desativa a bomba d'água. >> Então quando você liga o carro de manhã, a água não circula para esquentar mais rápido. >> Para esquentar mais rápido. O óleo ele tá sempre circulando pela turbina, que é o ponto mais quente do motor. Então assim, já existe, >> cara, quando você liga, o óleo já vai para
cima, não tá lá paradão no ctero, tudo. Sim. Não, lógico. Lógico. Sim, >> sim. Gravidade >> sim. É bomba de óleo, né? >> O o o problema todo que a gente pensou controle variável. O óleo tá lá embaixo, você liga, dá uma sapatada, cara, aqui em cima tá seco. Então, nessa brincadeira de de ligar e desligar, você vai começar a ferir lá em cima, entendeu? >> Ah, só se você tá saindo da garagem, cara. Você começou o movimento, você pressorizou a galeria, já é o suficiente. >> Entendi. Entendi. >> Entendeu? Isso é muito, isso é
um intervalo muito pequeno, assim, se fosse uma um motor de uma, sei lá, um Opala, beleza, seria um problema. Mas assim, todos esses motores têm t acessórios hoje, né? O sistema de arrefecimento não é o Sistema de arrefecimento que você era uma bomba d'água, uma vola termostática que era uma molinha que expandia. Não, cara, é super complexo, tem circuito secundário. Eu tenho um vídeo no canal que eu mostro do EA 839, eu explico. >> É que hoje você não vê muita galera definhando esses carros híbridos e elétricos, né? Tipo, nessa brincadeira da arrancada, o pessoal
tá botando muita pilha para preparar um se. Como é que você prepara um se hoje? Tem uma Receitinha de bolo. >> Hum. >> Inclusive a galera do patinete lá da Reforce tá doida para fazer pegar um se de leilão. >> Cara, só de peso. Ele tem 2 toneladas e 600. >> Sei. Tira os bancos, >> vamos aliviar. Tira os bancos. As portas são pesadas pr caramba. Já começa, já começa a botar capô de fibra de carbono. As portas pr pr no dia da brincadeira já Bota as portas de fibra de carbono e tudo. Isso. >>
Se eu pegar um delay lá faria. É. >> Aí o que que acontece? Os caras já começar a viajar. Não, primeiro vamos tirar as travas. Eu já tô com o scanner da Bedinha aqui. Eu falei quê? Tem como você tira as travas porque reza a lenda que os dois motores desse carro eles usam apenas 30% da sua eficiência. Por se eles começarem a usar mais, eles vão maltratar a bateria e a bateria ela Tem que durar no carro elétrico. >> Sei. >> Daí tanto que a Bioed dá 8 anos de garantia da bateria. bateria de
ferro de fosfato, >> que é aquela do dos das lâminas, >> das blades, das lâminas, né? >> Uhum. >> E aí eles têm que garantir. Então eles limita mesmo, né? Tanto que o carro é limitado a 180. Não é que ele não consegue mais não, ele é limitado porque Se botar mais torque, se botar mais pressão ali, vai coisar a bateria, vai derreter a bateria de fato. No caso da Tikan, qual foi? Eles botaram um câmbio de duas marchas, então o carro consegue chegar a 250, né? >> Hum. nessa brincadeira, mas ele falou: "Não, se
for para projetinho, esquece, não vamos ter cuidado com o carro". Então a gente vai lá, tira os limitadores. Ele falaram: "Vamos além". >> Cara, você é o cara perfeito pr para buscar isso daí. >> Buscar isso não, a gente tá pensando de fato, querendo fazer. Pô, você já tem a to histórico lá com a parte de de competição de robótica, velho. Aí >> esses carros é isso, velho. O chassi do Bioedico, ele ele ele ele é diferente que ele ele vem com corta fogo assim e a o pack de bateria, ele não tem açoalho. >>
Sim. >> O pack de bateria é o açoalho do carro. Então ele falou, "Vamos baixar o pack de bateria pra competição". A gente vai fazer o seguinte, vamos deixar só 20 ou 10% das blades e as outras blades a gente vai tirar pra competição para fazer rod swap. Ou seja, uma arrancada deu, tem um pack de bateria carregando, deu uma plau, conecta, vai, voltou, já pega, troca. Falei: "Caraca, dá para fazer isso?" Dá. E outra, vamos usar super capacitor. Aí Fodeu. >> Sim, >> porque o capacitor ele carrega rápido e jorra rápido. >> Aí, cara,
eu não sei o que que eu acho que vai virar um carro de 5 segundos no zero no no no nos 200 m. Aí a gente tá falando de carro de amargedão, cara, que faz 0 a 100 em 1.5 segundos, 2 segundos. É, ainda o fator do peso, né, da Densidade energética das baterias, ainda vai ser o grande a grande, >> a preparação é completamente diferente. Aí a gente brinca, desliga a eletrônica, apesar da eletrônica ajudar muito num carro elétrico, mas a gente desliga a eletrônica, é, bota os pneu rosier. Cara, você tem que entender
que eu fui, você tem que entender que eu fui >> da sua, da sua ousadia. Eu fui com carro estoque, eu fui com carro original e o carro original já faz a galera. >> Lógico, ó, mais arrancada curtinha. >> Agora imagina um carro elétrico preparado. Tem um reza lenda aí. Eu sou doido para conhecer esse cara. >> Hum. >> Um [ __ ] das ideias que pegou um plide, um Tesla plide, né? >> Uhum. >> E deu uma aliviou peso só. O carro tá fazendo 5 segundos. Z0 a 100. >> Acho que faz, hein. Eu
dirigi um já >> porque ele é original. Faz 2 segundos. Z0 a 100 vez. Então no zero, não zero ali a a 200 m, ele tá fazendo 5 segundos. >> Acho que não é diferente. >> É remoção de problema. Então >> então a coisa mais fácil para você modificar num carro é tirar coisa. >> Tirar coisa. >> Bota alguém mais leve para dirigir que eu tenho 120 kg. Eu tô tentando chegar nos 100, né? Já é um peso absuro. Você botar alguém De 70 kg, pô. >> Já faz diferença. >> Já faz a diferença, entendeu?
Então, a gente tava viajando e quando eu falei isso até no podcast lá com a CF, ele falou: "Meu Deus do céu, mano, a gente criou um monstro >> porque, cara, se o carro aparecer, a gente tá, a gente tá procurando no leilão." >> Mas aí vem a pergunta, >> se o carro aparecer, a gente vai pegar e Vai mexer. >> E vai mexer, >> será que a gente vai ter uma categoria de elétricos? Porque acho que o tesão vezes é diz, cara. Eu eu acharia que se tiver uma categoria só pensada para os elétronos,
vai ser uma merda. >> Então >> não vai ter graça. >> Mas >> eu acho a graça, a graça na minha Opinião é botar fogo no parquinho. É realmente pegar um elétrico, botar num do lado do carro combustão e ver a merda acontecer. Eu só >> a gente já sabe que isso vai acontecer. Vai perder >> também vai uma hora ou outra. Eu e eu acho, eu acho, não, eu acho que >> do mesmo jeito que apareceu os 4x4, do mesmo jeito que apareceu os turbo, a galera preparadora vai ter que começar a se coçar,
[ __ ] Vai ter que dar um Jeito nessa [ __ ] Mas vai deixar o vão deixar o elétrico ganhar? Essa pergunta que eu deixo aqui nesse bate-papo. Cara, quando apareceu os 4x4, começou também o mesmo problema. Não, 4x4 não pode que não sei o quê. Quando começou a, né? Tanto que tem vári uma categoria nova. >> É, começou a ter categoria nova, mas eu já já acho sem graça. Eu esse eu sou preparador >> de carro a combustão, eu ia me sentir desafiado, brother. >> É que é o seguinte, eu te falo qual
que é a pegada da preparação, ganha quem gasta mais dinheiro >> também, >> entendeu? E aí você vem um moleque, entre aspas assim, moleque que eu vou incentivar muito moleque fazer isso combustão no combustão, >> não elétrico gastar, porque cara uma preparação do carro, você ganha porque você ainda pega o banco e vende. >> Ainda pego o banco e vende. >> Pega a porta e vende, cara. >> Cara, ele, o meu carro, ele tem um teto de vidro gigantesco que deve pesar muito. >> Então, >> tirou aquilo ali, botou um teto de carbono, acabou. elétrico
é ganhar dinheiro, [ __ ] Você você dá bem ganhar dinheiro. >> E outra e outra, preparação de carro elétrico vai ser barato. >> É, >> preparação de carro elétrico vai ser barato. >> Lógico, tem a questão do power, se você controlar os limites ali do do Power Trend, né, sei lá, motores com mais embobinamentos, a gente pegar cabos que conduzam mais corrente, a gente pegar bater super capacitores, etc., e botar ali no circuito. Eh, são fórmulas hardcore mesas. A isso é preparação, >> não é? Pegar é literalmente pegar bateria de patinete, que são aquelas
Baterias de de lítium que realmente pega fogo. As de ferro fosfato ela é muito mais segura do que essa, >> mas a explosão de uma bateria dessa de patinete botando no carro, ol >> derruba prédio. >> Derruba prédio, mano. Mas assim, eu eu queria muito ver >> a evolução, porque a gente viu lá que, por exemplo, os argentinos vieram no Armagedão e sacudiram os brasileiro tudo. Ou seja, cara, uma régua Aumentando. Aí eu acho que a galera aqui ia começar a seçar. Claro, vai gastar rios de dinheiro, >> hum, >> mas vai ter com certeza
um cara brasileiro, [ __ ] das ideias, cheio do dinheiro, falar: "Mano, eu não vou deixar isso acontecer e eu vou fazer um carro a combustão que vai lamber esses carro elétrico tudo". Aí foi quando a gente chegou à conclusão do híbrido. Eu acho que o híbrido tá Sendo muito mal aproveitado nesse sentido, porque eu até pensei, cara, calma aí. A FT tá fazendo, tá, tá controlando o carro elétrico e híbrido. Eu tava viajando assim porque eu venho da da da da batalha de robô, passei um bom tempo nisso. Então, a gente na batalha de
robô, a gente tem que construir de fato >> Sim. projetos tomar isso. >> E aí eu tava falando, cara, se a gente pegar o motor elétrico e meter lá no Dana para entregar mais cavalaria lá ou meter o motor elétrico no cardão, ou usar hub moto nas duas rodas da frente num carro que é tração traseira, que que pode acontecer? >> Vai que vai acontecer, eu te falo, >> vai ser criada uma categoria de híbridos. >> Ah, vai [ __ ] Não, mano. >> Não, cara. dizer, [ __ ] Você acha, >> você acha que
o cara lá tá lá com golzinho, a metanol com, sei lá, Z0 a 100 na casa do [ __ ] >> Você põe o palão que o motor combustão tem metade da potência. O cara só porque ele botou um vag lá atrás no com uma uma parafuseta da engrenagem >> e ele não pode botar um vegzinho também, >> então. Mas daí você você entende que muda a categoria? Pode até mudar, >> muda a categoria, >> mas até agora, até que não mudou, por exemplo, eu sei que o elétrico já vai ser banido no no nos
eventos dos menino. Eu até perguntei, >> não vai, vai ser criada a categoria dos elétricos. >> Aí vai ser chato. Aí eu não vou querer não. >> Então elétrica é chato. É isso que você >> Não, não é que elétrica é chato. Eu digo que é é >> Mas se o elétrico é legal, a gente vai Querer ver o elétrico competindo. >> Não é chato no sentido de, eu acho que na arrancada uma das grandes emoções, sim é o barulho. >> Hum. Hum. >> Eu não, eu não, não, não, não sou escruta e não admitir
isso. Eu gosto de barulho de carro. Eu gosto de um, do barulho de um V10, de um V8. Entendeu? >> Você gosta do V8, você gosta do V10? >> Cara, não, não, não adianta. Eu acho que Quem gosta de carro gosta de barulho de carro. Realmente, tipo, nada mais impagável você, por exemplo, dirigindo aquela aquele Ast >> para quem gosta sabe que bate no no peito, tá ligado? >> A vibração do carro. Eh, eu sou, eu gosto de dirigir o carro, gosto de vestir o carro, por isso que eu tô com tô montando um carro
que eu acho que eu nunca vou vender, que é um carro que eu vou preparar para mim, pro meu estilo de Dirigir, pro dia a dia, pra brincadeira. Eh, eu acho que todo mundo que gosta realmente de carro um dia consiga conquistar isso de você ter um carro que é o seu sapato, entendeu? Uhum. Eh, mas é o barulho, ele passa a sensação muito boa para quem tá dirigindo e para quem está assistindo. >> É uma parte de uma experiência que >> é, é, cara, não adianta. Se você leva alguém que nunca foi numa arrancada
ou não tem experiência nenhuma de carro, o Que vai mais chamar atenção para ela é o barulho da arrancada. É o barulho da caravana do alemão. >> Hum. >> [ __ ] assusta, mas é legal >> pr [ __ ] >> Entendeu? E eu digo uma categoria só de elétrico, você só vai ouvir o barulho do pneu. Usa, eu não não sei se para quem tá assistindo tem graça. Para quem tá dirigindo tem, para quem tá Dirigindo tem. Você que tá falando. >> É porque eu nunca também vi. É algo ainda a se fazer, algo
ainda a se experimentar, entendeu? por exemplo. Mas aí no caso de uma fórmula E, eu acho divertido para caramba para quem tá assistindo. >> Você gosta da Você gostou? >> Vou te falar o que que é legal na fórmula E. >> Hã? você vê exatamente aonde o piloto tá errando. É, é, é uma visão completamente diferente. Mas, por exemplo, num carro, quando é a combustão, uma Fórmula 1, você não vê o pneu, você não ouve o pneu distracionando nem nada disso. Na E você ouve e vê, [ __ ] o cara errou na curva porque
ele distracionou ou porque ele friou antes ou depois. Então >> aí é para quem gosta de corrida mesmo que consegue ver isso. Agora o entusiasta que vê barulho só vai ouvir Um e o negócio passando a milhão. >> Tá, >> mas para para perceber isso. Se um dia você for, você vai ver. >> Mas o que que aconteceu com a Fórmula E? >> Hã? >> O que que aconteceu com a Fórmula E? >> No sentido de quê? >> Hoje >> Ah, tá. A galera não gosta muito. >> Por quê? >> Por causa disso, cara. >>
Porque o ronco é mais importante. >> Eu acredito que sim. Eu acredito que sim. Mas assim, os carrinhos da Fórmula E para mim são do [ __ ] mano. O fato deles carregarem rápido para [ __ ] na corrida e isso e aquilo, a competição. Mas você que, por exemplo, a gente que participa de track day, a gente sabe, cara, que se você distracionar alguma coisa, você perde tempo na curva. >> Uhum. >> Entendeu? Na ali na tangência e tudo. >> É, na fórmula E. O legal é que você vê os pilotos que são experientes
para [ __ ] errando bobeira e tu fala: "Caralho, mano, olha lá onde é que ele errou". Entendeu? Caramba, ele errou ali. Ah, não. Na Fórmula 1 a galera erra também, só que você não ouve. >> Entendi. >> Então, como espectador, você presta atenção mais nisso, entendeu? >> Sim. >> Que também é um canhão aquela parada lá. E não tem muita eletrônica segurando porque os caras quer fazer na mão, entendeu? Sim. >> E agora na arrancada não, na arrancada >> não sei se teria graça, cara. Mas eu acho muito engraçado um elétrico contol combustão. Eu
acho muito legal. >> É, talvez você tenha sido um dos caras que portou a bandeira de que muita gente não sabia que a elétrica eu tinha esse Potencial na prática. >> Na prática, >> né? vocês essa semana, cara, você um pioneiro nesse nesse tipo de elucidação do público sobre esse assunto. >> A gente que tá trabalhando no meio, tal, não sei o quê. Eu eu tenho noção de patada, por exemplo, preparei muito carro aqui, né? Carro de 1000 cavalos. Quando eu dei no plade, eu falei: "Caralho, >> não, Play absurdo, >> [ __ ] né?"
E e assim, você respeita a física, né? E aí quando você fala, eu botei o seu, contrando fulano, ciclando do meu trân é vai levar todas, né? Tem como não levar. Se não levar tem a coisa errada. Só que a a o público geral que não trabalha com isso, que só fica olhando release de marketing e sei lá, influenciador, galera, olha só, vamos dirigir aqui, olha que legal. Não tem essa noção dos números, Entendeu? A galera, muita, muita gente acha que eu sou patrocinado da Biod, não é que eu seja patrocinado, eu eu faço alguns
vídeos para eles de review dos carros, entendeu? >> Mas assim, o meu carro eu não ganhei, eu fui lá e comprei. Oando Mora postou um vídeo de comparando o Vadin com BMW, eu fui até o final do vídeo, cara. Falei: "Caralho, você >> você tá vendendo?" É que, cara, eu não cheguei a ver, eu Não cheguei a ver esse vídeo do Nando, mas eu tenho quase certeza que o ápice do negócio é o fato de você pegar uma BMW e botar no carro, se fosse dois carros sem comparação assim no no estilo de tipo o
que vem de BMW é BMW, é por ser BMW. É que também, né, ele pegou >> o que vem de Mercedes é o fato de ser Mercedes. E o que o que o tendão de Aquiles da Bioedi é o fato de ser um carro chinês. A galera é muito preconceituosa, cara. O o cidadão que gosta de carro, >> você acha que é uma questão assim xenófoba ou existe no carro alguma coisa que BMW Mercedes tem que andar? E aqui no Brasil, cara, o chinês ele tem fama de fazer ou eh exportar coisas pra gente de
má qualidade. >> Será? >> Ô, eletrônicos, então. >> Ainda ainda >> eletrônico. Ah, cara, é só ir na Santa Efigena e tudo. Você é tudo lá na China Do 992 recém lançado. Eu tiro o coletor, tá lá, made em China. >> Sim, mas é isso. É, cara, olha só, você tem que tirar um coletor >> pr mostrar. para mostrar não. A galera, a galera se baseia no >> na parte que você olha assimó do motor, quando o carro tá no elevador, o coletor tá montado, tá escrito assim, ó, Porsche. >> É, >> quando você tira
o coletor, você olha embaixo do coletor, tá ali, ó, me inda. Eu fiz questão de mostrar. >> Não, mas é, >> eu fiz questão de mostrar. E tinha outros componentes também que estava lá meio porque o grosso popular va a China é o brinquedinho da Santa Efigênia, é um videogamezinho. É isso. >> Mas não é isso o que eu tô falando. A minha pergunta é um pouco mais na questão da nuance que pro público geral O Bwi Landal é ótimo. >> É ótimo pro dia a dia, tudo. >> Você acha que o cara, o o
Afegão Comum, ele vai falar de dinâmica de condução? Não, >> ele vai falar de materiais, ele vai falar de o carro dirigir sozinho, ele vai falar e eu aperto acelerador, eu sinto uma patada que eu nunca ia sentir na minha vida, porque eu só ia conseguir Comprar carro motor 2 L, né? >> Mas aquele que não tem contato, zero contato, que é apaixonado por VC de esporte Volkswagen, isso, aquilo, olha pro BOD e fala: "É carro chinês, não presta". Você entende? É, é, é, é, é literalmente o preconceito, tá ligado? >> Então, vamos fazer o
seguinte, agora a gente vai ver se você consegue entrar aqui, senão a gente vai ter que terminar o vídeo porque >> é, né? Eu acho que, cara, >> e a gente, se você tiver tempo, não sei como é que tá tua agenda, a gente dá uma volta no beijinho. >> Vamos dar uma volta no beijinho. >> Hã, >> vamos. >> Bora. Pera aí que eu vou fazer um gato que eu não deveria, mas já que estamos aqui, >> vamos ver se você consegue entrar no Carro, porque eu tô com dúvida, viu? >> Eu quando eu
vi o carrinho, eu falei: "Mano, eu quero muito dirigir esse carro, mas eu acho que não vai dar não." >> Vamos ver, vamos ver. Eu acho que você vai, você vai ter para quanto você mede? >> 1,91. >> Ah, nem [ __ ] Limite é 1,80. Para dividir, para dirigir. >> Mas vamos tentar. >> Vamos. >> Bora >> agora. Como é que abre ele aqui, velho? Você puxa e empurra com cotovelo >> num movimento só. >> Só pra galera entender o tamanho desse carro. Pera aí, já vou. Agora vai ser engraçado, hein? >> Segura aí
para mim. Segura aí para mim. Rapaz, eu tô sabendo que eu tenho perna agora. >> Ele não vai entrar porque é o banco do Japonês. >> Eu já tirei o aceito aqui, ó. Não dá, não dá, mano. Passa, a perna nem passa. É, mano. Vem cá, vem cá, vem cá, me ajuda aí, >> rapaz. Não deu. >> Não quer tentar de novo. >> Não dá, cara. >> Tenta botar a perna antes. >> Primeiro. >> A perna primeiro. >> Isso. >> Lá pro outro lado. Primeiro aí. >> A perna esquerda, ela passa e depois você entra
>> aqui. >> Isso, >> ó. O problema todo é o banco também. Concha. >> É, eu tenho um quadril grande. Não, não dá, cara. Aqui, ó. Eu não encaço no banco. Pronto. >> Meu Deus. >> Não deu. Agora me ajuda aqui. Calma aí. >> Pega aqui. Pega aqui. >> Eu não encaixo no banco. >> Se fosse o outro banco, eu acho que até daria. Vamos lá. Primeira vez que eu entro num bi Ah, não. Eu entrei num salão, mas primeira vez que eu vou dirigir, eu entrei lá. Então, já tudo aí, >> entrei lá no
no festival. Se quiser resfriar mesmo, ele tem, ele esquenta o banco e resfria também. >> Eu não lembro nada. >> O carro já tá ligado. >> Vamos lá. O que que eu estou vendo aqui? Estou vendo bons materiais. Eu tô vendo padrões de Bentley no banco. >> Ele é ele é um um semiconcha, né? >> Tem um botão plástico, mais ou menos. >> Sim. >> Hã. bastante acabamentos. Eh, freio de estacionamento, >> não, já você botou o D, já foi >> automático. >> Ele tem grandes coisas que chama atenção. Isso. E a tela é rotativa,
né, que é a característica da marca. >> Jaguar, tela de Jaguar. >> Às vezes pode parecer bobeira, mas para uma viagem você botar o aperte seu centro de segurança, >> o mapa aí, o pessoal lá atrás segurança aí, >> cavalheiros. Que esse aqui não quer vir aí. >> Foi. >> Vou mexer no teu banco que tem memória aqui. Já era. Beleza. Cadê o modo esporte? >> O modo esporte é aqui, ó. Motor alterou. Tem um eco. O normal. >> Eco. Eco. Muito bom. Vai falar que não é um carro legal para Dia a dia. >>
Sim. >> E sabe o que que é engraçado? Minha esposa ama esse carro e ela acelera muito mais que eu. É que depois que você tem carro, >> você fala que ela acelera mais que você. >> Não, a [ __ ] no trânsito é pezinho. >> Ah, é? >> Quando tá 130. Chega devagar a Foi sem querer. Ela curte muito esse carro, cara. Tem, tenho alcantada, eu tenho liso, eu tenho panorâmic. Sabe o que que assim? Vamos lá. >> Teto, >> o teto é panorâmico, mas ele não tem cortininha, entendeu? Tem gente que critica muito
isso, mas assim, >> esquenta daí? >> Não, nunca esquentou, não >> é? Ele não é. >> E eu tenho problema de pele, então eu tenho que ficar preocupado com o V. >> É, não passa de boaça, entendeu? >> Hum. E ele é um carro largo para quem gosta, tipo, não é um carro, a gente tá vendo um sítio ali, ó. Olha o tamanho desse carro. O >> tá me lembrando um pouco a minha C63. Pouquinho >> largo e no chão. >> É, tô um pouquinho alto, não me gusta. Não dá para baixar mais o bloco,
tá? É, a posição é meio alta. É, o bagulho é louco. Highrix é o cara ter isso. Isso daqui eu acho que é o maior o maior argumento de venda, é um cara que ia comprar um Jeep diesel, >> cara, então, >> e ele encontrar isso daqui, que isso aqui você tem que comprar o que? O 911 Turbo com carro original que anda assim. Sim, o 911 não dá, o S também não dá. Tem que ser turbo para cima. E olhe lá, hein? >> E você acessar isso aqui por 200 e pouco é uma mudança
de paradigma. Certo. >> Também acho. E aí, cara, na época que eu comprei isso aqui, eu falei: "Cara, esse carro vai começar a dar merda >> porque ele é muito torcudo." >> Então, para um emocionado fazer merda, é Dois palitos. Só que, cara, o freio dele é muito bom e >> a assistência também dele é boa, mas continua ainda uma galera fazendo bobagem. Ou seja, você que é um brinquedo, mas é um brinquedo perigoso, que eu falo pra galera, se você botar no modo sport não tá acostumado. >> E eu falei, vai, eu até pensei
assim, cara, vai começar a aparecer muita merda por aí, ainda mais na internet, >> porque qualquer paulistano médio Consegue comprar esse carro. >> Sim. >> Entendeu? >> Vai dar mesmo. >> A gente tá falando de um carro que tá no mesmo preço realmente de uma Compassel. Certeza. >> E ele é pesado, cara. >> É, ó. [Risadas] É, É, é isso aí. Então, assim, eu eu acho que a o cara quando, se ele gosta de carro, ele tem que pensar o seguinte: eh o que que mais emociona ele num carro? é o barulho do motor, é
o torque, é a velocidade máxima. Então ele faz, ele faz uma listinha e vê, porque esse carro ele tem os contras dele. Por exemplo, você, você pisou e agora não teve barulho nenhum. >> Hum. >> Barulho de pneu. E olha lá, nem te tracionando. Te distracionou. >> Uhum. >> Os lalãozinho legal. Mas aí o que o que é top um para mim, cara, é torque. >> Torque. >> Torque. E olha, torque mais do que velocidade máxima. a aquilo que a gente tava falando, né, o aspecto landal desse carro, isso daí é um bônus se você
considerar um carro por dia a dia, pô. E ele é dia a dia, porque o o o qual o Problema hoje, cara, você pegar uma M3, uma M2, uma C63 e tudo, botar para dia a dia é sacanagem. Botar um aporte para dia a dia é sacanagem, >> entendeu? A 91163 é dá, >> dá, >> dá. Mas assim, >> pô, todo dia, todo dia, >> todo dia >> vai ralar a roda. >> Opa, ralou e quebrou já. Vai lá ralar a Roda, quebrou. Aí você vai ver a manutenção, porque você vai chegar, vai fazer os
10.000 km fácil. >> Tá indo para 100. >> Então, mas aí eu falou, uma escolha é sua, mas será que o cara médio quer fazer isso? Não, o cara quer, mano. >> Não, não, não faz sentido. >> Não faz sentido. >> Não faz sentido. >> Esse carro faz a mesma coisa e é para isso >> aí. Ah, combustível. >> É um carro confortável. Ah, vamos botar uma palavra. >> Sim, eu gosto de conforto. Eu gosto muito de conforto >> confortável. É isso. Então assim, ó, liga o Tem autônomo, ele é rígido. >> Tem autônomo ou
não? >> Direção autônoma. >> Tem, tem no L 2.0. Não, autônoma. É tipo >> semiautôno. >> Semiutônomo. Consegue manter na faixa bonitinho. >> Hum. >> Não faz curva muito fechada, mas consegue fazer curva. Então, por exemplo, pro trânsito, cara, eu ligo o ADAS dele aí e deixo >> Uhum. >> Entendeu? O máximo que ele fica perturbando é botar a mão no volante. Mas também não confio 100%, porque não chega a ser uma direção autônoma. É, é uma questão de é uma, >> é um parque de diversão isso aqui. >> É, eu acho que é o
é um alcance para esse nível de experiência que, enfim, a gente não ia ter a combustão tão cedo, mesmo com os motores todos. >> Não, você até tem, mas vai pagar mais de 1 milhão >> nesse nível, nessa faixa, né? 270 não não dá para chegar. Bom, dá para comprar uma CLS 63 V8 biturbo com 5.5, fazer um Remap. >> Aí tá falando de C e poucos programa força de de verdade. >> E a gente tá falando de um carro o quê? 2012. >> Ah, sim. >> É, aí tem um lance, tipo, não mexi em
nada, tá na garantia. A primeira revisão 20.000 km ou um ano. Ó o tapa. >> Passar. >> Mas o quê? Se eu não me engano, a revisão dele é R$ 700 ou R$ 1400, um negócio assim. >> Hum. É, vai ser o quê? Alinhamento, balanceamento. >> Troca o quê? Filtro de cabine. >> É, não sei. Juro para que não sei. >> O R deve ser 3 anos aí, pelo menos >> o líquido, né? >> É. Dr. Rato, um prazer imenso conhecê-lo. >> Pô, cara, >> eu agradeço demais aí pela oportunidade de ter conversado com você.
Você é um cara que eu não sabia desse teu lado lasanheiro. >> É que é o lado pessoal, cara. Eu tô tô tô tô tô aflorando isso pra internet agora. >> Você não jogou isso n >> é, eu gosto de jogos, gosto. Acho que, cara, videogame mudou minha vida. Eu achei que a gente ia falar muito de Videogame, porque eu curto também, porque é o meu lado. Mas ah, >> a gente marca outro papo pr para falar de videogame. Isso aí, oxe, vamos lá em casa. >> Lá em casa a gente tem pimba, o filiperama
>> lá na grand. É. Você gosta de quê? Qual, qual plataforma você gosta, >> cara? Você falou do Neelgel, eu sou apaixonado pela Nelgel. Muito, >> cara. Eu tô quase conseguindo completar Minha coleção de The King of Fighter. >> Cala a boca. >> De ne gel. Só falta 2003. >> Ah, o 2003 é o que tá fora da curva. É o mais diferente, né? >> Mas é o mais caro. Tá $500. Eu tô com pena de dar um um >> [ __ ] 2500, >> cara. Fita de neugel é muito, cara. A gente tá falando
de >> o cofre para mim é o 98. >> É o 98 é bom >> cara. O E o 98 é lindo, porque o meu o meu 98 vem com artbook ainda. >> É difícil achar com artbook. >> Cala boca. >> São jogos assim, cara. A plataforma ne gel. >> Desculpa, desculpa a pergunta. >> Ah, eu acho que 98 deve est seus 900. >> Nossa. Entendeu? Que a plataforma Neogel ela vendeu muito pouco, ela era considerada videogame de adulto, >> entendeu? Então ele saiu na época por 700. >> Era o porche dos videogames. >> Isso.
E aí como vendeu pouco, tem pouco jogo que foi distribuído. Então a gente fala de um metal slug que custa aqui no Brasil R$ 50.000. >> É. >> Entendeu? Mas eu tenho lá tenho alguns jogos. Assim, eu tô priorizando a coleção de Neel Gel, só nos jogos de Neel Gel, mas eu tenho dois fliperama, eu tenho um anel 29 e eu tenho aquela de Rodoviária mesmo, uma MVS vermelha da Nel Gel. >> MVS mesmo. >> É isso aí. O MVS ele já é mais acessível, né? >> Então, mas assim, eu tenho bastante jogo de PlayStation,
tenho bastante jogo de Xbox, cara. Uma prateleirinha lá com mais de 1000 jogos. >> Pô, eu vou te visitar, velho. >> Vamos lá. Vamos lá. Vai ser da hora. Aí a gente fala de videogame, entendeu? >> [ __ ] legal, legal mesmo. >> Mantém um espaçozinho lá, mas essa parte de carro, cara, eu gosto muito. Lá ou não? >> Ah, esse da tá na mecânica. >> Quando tiver pronto, você pode ter certeza que eu vou trazer aí. >> Demorou, demorou. >> E eu quero muito vir aqui na sua oficina gravar, cara, que você mexe nos
carros bem exclusivo. >> Ô, o que você quiser, velho. >> Então, deixa, deixa, já, já até fal, >> a gente faz um giro ali, eu te mostro. Mas que a gente não fez isso ainda, né? Entramos direto no Autozã. Vou te mostrar ali. Se tiver algumas ideias, a gente já faz. >> Não, da hora, pô. Porque eu eu não digo que eu gosto em sid do, eu gosto da mecânica, cara. >> Eu vi, >> entendeu? Então, e você tem o conhecimento? >> A SS Não, eu sou curioso. A base, a base eu tenho, >> mas,
por exemplo, esse projeto da SS, que que eu tô querendo fazer? Eu nem cheguei a falar, eu realmente quero pegar, botar o ZF8, então vou lá pegar, vou ter que comprar plaquinha da Ftech, vou comprar um sutch mini só para poder de o ré, um overdrivezinho. Aí começa a brincadeira, pedal shift, vamos botar, vamos F8 aceita. >> Dá para botar uma embreagem virtual? Dá, Tá aceitando. Aí, cara, a gente começou a pirar e o Ricardinho vai até fazer a mesma coisa. Tem um câmbio de simulador da Simedic de oito marchas. >> Um câmbio simulador >>
é de simulador de corrida. >> Hã, >> a gente vai botar no carro, >> certo? >> Ou a gente vai usar Redcam ou vai usar quatro sair entradas analógicas pros suitschits e pronto. >> Vai ter oito marchas em câmbio H. E esse câmbio é legal que tem um um swiftzinho que você troca e ele vira sequencial. Então vai ser um carro que vai ter automático, vai ter sequencial, vai ter câmbio H, vai ter pedal shift. Cara, belíssima lasanha. >> E é lasanha da pura. >> Bolonhesa camada dupla >> com tudo e queijo ralado assim, ó,
em cima. >> Mas eu fico até brincando, qual carro Entrega isso tudo hoje? Um Conizeg. >> Hum. É o que é o único que eu me lembro que o Conisec tem aquela opção, né, num trambolador que você joga e ele vira um câmbio H, né? >> Uhum. >> E depois se você quiser automático ou sequencial, ele faz também. >> Ele é um automatizado geral. >> É um automatizado mecânico. Muito louco. >> Tem vídeo no canal falando do do >> Esse esse carro é muito louco. Esse Coniseg. >> Sim. >> Bem ou mal. Vou ter um
mini coniz ali. E eu quero muito dar para outras pessoas. Cara, diri esse carro aqui. Você você tá ligado que esse câmbio aí é de simulador de corrida, né? É de videogame essa [ __ ] Eu eu lembro quando eu tava na o pessoal que faz as conversões de Ferrari de manual para de automatizado para manual, Né? Aí o cara tava com um projeto de 458, que é um campo de dupla embreagem. >> Uhum. E ele tava injetando na CAN a sequência de troca das marchas, ele não conseguiu fazer a simulação da embreagem, mas ele
tava usando assim um trambuladorzinho adaptado de R8. >> Em cada marcha ele tinha um sutch. >> É, então >> ele botou o sutch em cada marcha. Assim, >> basicamente esse câmbio ele tem já Suitch em cada margem para poder mandar sinal analógico para USB, né? >> Vou te mandar o vídeo para você ver o que que o cara f. >> Vou dar uma olhada. Então eu imaginei quatro entradas da Fulltech e vamos lá. 001 primeira marcha 00 segunda marcha e assim a gente vai fazendo ainda. Bota também é sutchzinho pro pro sequencial tudo entrando sinal
lá e na FT a gente a gente regula tudo. E é um projeto muito da hora que eu tô Animadaço fazendo. >> E previsão é aquilo que a gente conversou. Ah, previsão, cara, só Deus sabe, porque projeto de carro é isso mesmo. >> É diferente você que tem a loja que você tem que entregar pro cliente um determinado possível, não é? Projetinho é projetinho, mano. >> Pois é. E pior que a gente pega alguns alguns serviços para fazer que é nível projetaço, Mas faz parte do >> É isso. E aí, curtiu? >> Sim, muito bom.
Ele não anda que nem o Pled, mas ele anda, cara, pelo preço dele. É um carro que tá bem resolvido, eu acho. Eh, assim, dia a dia. >> Uhum. Dia a dia. Dia dia. >> Deslocamento de 10, 15 km assim, ó, faz muito mais sentido fazer aqui. >> É, isso foi o meu pensamento e é isso que eu quero que a galera entrenda que é Difícil à vez de disseminar essa palavra. >> Querido, prazerzão. >> Imagina eu que eu estou honrado. Honrado, cara. Eh, uma coisa que eu queria te falar que eu consumo teu conteúdo
de vez em quando. Assim, é, pô, quando eu vi o vídeo da Aston Martin e tal, os vídeos da >> da sua garagem, então assim, eu me sinto também um cara que tá assistindo esse vídeo agora. >> [ __ ] da hora. >> Então, da hora. Eu acho da hora isso daí porque eu gosto de carro, mas eu gosto de consumir também a galera que faz conteúdo de carro. >> Que bom. >> Entendeu? >> Agora caiu até uma lágrima. Tô brincando. >> É isso aí. Um abraço, galera. Quem quiser me seguir é Rato Borrachudo e
>> vai lá que o cara é da é dos nossos lá. Segue lá, pô. >> E Douglas Mesquita. Eu sou o Douglas. Canal eu sou Douglas é o mesmo cara. Sou dois influenciador num corpo só. >> Aí aí aí eu aí eu eu admiro que eu não consigo nem fazer o meu direito. >> É isso aí, galera. >> Falou, tchau. Até a próxima. Tchau. Tchau. >> Beleza. >> Aí, ó. Meia da minha da minha esposa do pilates. É assim o carro, >> certo? [Aplausos] [Música]