Fala pessoal tudo bem esse é mais um episódio do pbc aqui quem fala é Leo Costa e aqui quem fala é Lucila Costa e hoje a gente tem um episódio muito especial nós vamos falar sobre o que todo mundo geralmente coloca na sua listinha de meta no início do ano sobre corredores hoje nós vamos falar sobre mitos e verdades na corrida com a Raquel Castanharo mas antes da gente chamar Nossa vinheta Vamos agradecer e divulgar Uma coisa que é muito merecida se você é médico ou é estudante de medicina e quer fazer prova de residência
ou prova de de título a melhor escola do Brasil é a medcof tá se você quiser conhecer todas as formações da medcof clica aqui no link da descrição desse vídeo aqui no YouTube ou lá no Spotify e use o cupom pbe cast tá e de novo Luluzinha fica aqui não vai embora não segue o canal do YouTube do PB Cash que esse ano a gente tem como meta de bater junto 100.000 Seguidores 70% das pessoas que assistem o pbc não é seguidor Lu é isso aí eu fico muito bravo e tem que seguir né Léo
Então antes de começar solta a vinheta fala pessoal tudo bem esse podcast tem como missão ajudar as pessoas a ter uma saúde melhor início de 2025 é a galera tá as academias estão lotadas e a gente tá querendo ver pessoas que possam ajudar outras pessoas a tomarem boas decisões na hora de fazer atividade física então eu decidi chamar Minha amiga Raquel Castanharo vou fazer um elogio primeiro pra Raquel antes dela se apresentar a Raquel é uma das várias pessoas que falam de corrida no Brasil mas ninguém fala de corrida como ela tá a Raquel além
de ser muito competente mas muito competente vocês vão ver isso nós já temos um episódio com a Raquel aqui Raquel tem um estilo de comunicação simplesmente apaixonante quem não conhece Raquel Siga essa mulher né Lu bom dia para você meu amor tudo bem Completando a frase antes Dea apresentar e é isso mesmo só vou completar o elogio assim a Raquel tem hora que ela fala de uma forma tão leve conteúdos tão densos que tem dia que eu falo assim Léo Olha como essa desculpa o palavrão mas essa filha da mãe explicou com uma clareza tão
grande o conceito tão difícil e eu bato palma aqui assim que é Bárbaro Como você consegue simplificar conceitos difíceis da pesquisa pro Grande Leo Então parabéns Ah obrigada gente fico Emocionada porque eu admiro muito vocês dois vocês sabem disso e vocês são os principais eu acho vocês mudaram o curso do os profissionais da Saúde eles começaram a entender no Brasil que tem uma coisa chamada eviden tífico que maravilhoso que a gente não aprendeu na faculdade e vocês estão trazendo isso então é incrível Vamos a gente vai ficar aqui meia hora rasgando cedo um pro outro
e falando mal de vamos começar o mais legal disso tudo é que a Raquel Antes de ser famosa ela era nossa amiga né Lu então a gente se conhece há muito tempo é maravilhoso Raquel conte PR as pessoas se é possível que alguém não saiba quem é Raquel castanhada Se apresente quem é Raquel castanhada por favor Oi gente vocês estão bom eu sou fisioterapeuta eu fiz o meu mestrado em biomecânica da corrida e depois eu descobri com ajuda até de um grupo que o Léo participava que biomecânica não era aquela última bolacha do pacote assim
Como eu imaginava é é um é uma amig linha ali no Meio do Balaio Eu trabalho com corredores Eu tenho um Instagram que é o @rachel Castanharo eu tô escrevendo um livro Vocês estão vendo que eu tô escrevendo um livro eu t vendo gente que treco difícil de fazer porque não vai ser um livro técnico para fisioterapeutas vai ser um livro que você vai na livraria e vai comprar e é muito diferente de escrever uma uma dissertação de Mestrado eu corro também Eu estou tô falando que vou correr minha primeira maratona Há um tempão e
nunca corro Então segue esse segue esse discurso aí que eu tô querendo correr minha primeira maratona e é isso legal Raquel Raquel deixa eu começar por uma pergunta muito simples a gente quer falar sobre mitos e verdades sobre corrida e eu tava pensando aqui na pauta porque a gente agora decidiu que a gente não faz paa mais né Lu a gente vem para bater papo com a galera né Eh é o Seguinte eu jogo tênis desde pequeno e uma coisa que eu aprendi no tênis muito cedo é que existem equipamentos de entrada no esporte e
existem equipamentos para profissionais jogarem Esporte mas a indústria não te Conta isso o cara queer jogar tênis ele quer usar a raquete do novo jovite que custa r$ 500 e que na verdade essa raquete vai fazer a vida do cara mais difícil porque ela é um equipamento de precisão existem raquetes para iniciantes que ela é feita Para a bola voltar pro outro lado para ele ser divertido a minha primeira pergunta de medos e verdades é o seguinte Raquel o quanto de tecnologia eu preciso de equipamentos para começar a fazer corrida tá em toda essa indústria
Wellness eu preciso de ter Smart watch eu preciso de ter um tênis muito caro o que que é o mínimo para eu conseguir correr o mínimo mínimo é o bom senso Tendo isso come já tá bom É dá para começar com tênis que tá no armário Você tem um tênis aquele lá antigão que tem aquela borracha assim o amortecedor até transparente aquela bolha de ar isso do normalmente esse tênis era vendido a 15 anos tá confortável no pé Você tá feliz pode ser isso Você precisa de alguma coisa que proteja o seu pé dos Caco
de vida da rua e do calor qualquer coisa na verdade é claro que se for confortável e for um hábito que para você ah nunca fiz nada vou começar a correr quanto mais confortável você se Sentir mais fácil vai ser aquilo lá é o hábito porque se for uma tortura você vai fazer três dias e acabou tá confortável com o tênis é isso como é que eu meço a distância se que relógio de minuto ou celular tem um monte de aplicativo no celular que você baixa as trva n que de graça que ele vai mostrar
quanto você se deslocou Então não precisa de nada de nada ah e para comer antes comida pão Banana Não tem segredo é que é uma indústria muito lucrativa Que vai falar que você precisa de um monte de coisa mas a verdade não precisa de nada nem de tênis precisa mas é um papo muito profundo eu sugiro que use um tênis qualquer tênis Ah mas não é específico pra corrida ai tá Confort tável você tá feliz com tênis é basicamente isso sabe porque não existe evidência de que ah o tênis vai fazer uma baita diferença na
prevenção de lesão não não tem então é meio que o que tem no armário gostou de correr tá feliz Aí você pode começar a investir um pouco mais de dinheiro mas é muito ruim né hoje a gente sabe que o que mais mata no mundo são doenças relacionadas ao sedentarismo aí a gente pega e fala não mas para correr você tem que primeiro que fazer e no cárdio tem que fazer um zame do coração você tem que comprar um relógio você tem que comprar um tênis ah pronto morreu morreu de infarto e a pessoa Às
vezes nem sabe que vai gostar disso né Exatamente é Então pega Qualquer coisa eu tava pensando assim a pessoa nem vai conseguir correr muito no início um caso muito legal de um amigo comum de nós três o fermento Ah sim eu acho que você já sabe o que que eu vou falar o fermento correu com tênis Vans por muito tempo aliás que é um tênis delicioso de correr de de andar eu corri a primeira prova com ele com eu tava do lado dele na primeira prova dele corri juntinho com ele então então assim o que
que a gente percebeu ó Olha o que que o O fermento contou que eu achei muito divertido ele falou que até ele correu cerca de 10 km o Van foi de boa atendeu ele super bem levou ele até lá quando chegou lá quer dizer ele já estava correndo bem estava correndo 10 km sem parar e tudo Ele percebeu que o tênis esquentava demais o pé dele aí todo mundo começou a brincar com ele chegou a hora amiguinho de você comprar um tênis de corrida né e ele conseguiu alguns de presente comprou outro nem sei que
tênis Que ele usa mas é um exelente exemplo de um cara que era fisicamente ativo né um cara de porte Atlético legal que resolveu ir pra corrida e começou no que a Raquel falou que it Simple ele ficou extremamente simplório e não Apelou muito tecnologia e essa dica eu sempre dou assim muitas vezes eh se não for PR requisito igual do de o exemplo do tênis é tênis jogar tênis né e a quadra de tênis precisa de um tênis para não estragar a quadra de tênis aí é Diferente talvez para você entrar no local futebol
talvez você precis de um equipamento já de início mas outros esportes eu brinco assim até o próprio CrossFit tem dois anos que eu retornei pro CrossFit e no primeiro sem todo mundo ah ten que comprar o tênis de CrossFit eu vou para quê eu tô com lotada de tênis no armário eu vou acabar com meus tênis até eu precisar comprar agora que a Pangaré aqui tá tentando subir na corda É me corda aí eu acho que eu preciso do tênis de porque senão eu acabo com meus tênis estão aqui em casa que derrete na corda
e ontem eui meu tênis de CrossFit porque a gente tentou subir na corda mas fora isso tem dois anos que eu pratico e nunca me fez di talvez performance um pouquinho mas eu não tenho performance agora que eu tô começando a sair do Binho então assim e essa é uma dica legal pras pessoas não desesperar principalmente financeiramente e e Realmente não colocar mais Barreiras para começar é conforto é isso conforto conforto entra tudo conforto térmico você tá machucando a pele começou a fazer atividade física não tá fazendo porque o tênis tá desconfortável aí a hora
de falar não tá sendo uma barreira tá feliz com o tênis tá confortável vai depois com o tempo vai melhorando a tecnologia tem uma corredora uma atleta Ela acabou de ganhar a maratona de Nova York é a chila ela é uma keniana Eu Tenho ela na WhatsApp a gente troca ideia ela tem dois filhos a gente se conheceu e a gente troca ideia e ela é contratada da Adidas ela tá na Adidas há 3 anos então quando a Adidas fechou um contrato com ela ela já era uma baita atleta para uma marca desse tamanho falar
a gente quer você e ela me contou o primeiro tênis de corrida que eu fui ter na vida foi quando a didas me contratou e a mulher é assim um fenômeno é claro né esses kenianos essas estrelas São exceções né pessoa que performa nesse nível exceção mas veja ela já estava em alta performance sem um t de corrida e a gente fica apavorado a gente não né Eu acho que é o sistema a sociedade que fica não você tem que ter o tênis ideal tem que ser um tênis com muito amortecimento cara tem que ser
um tênis confortável meu marido odeia amortecimento para ele é desconfortável um tênis enorme aqueles super fofalhama Ô Raquel me dá uma dica aqui Então porque eu vou contar uma historinha rápida aqui eh quando a gente tá numa loja comprando um tênis para correr vamos assumir agora que você tá precisando comprar um tênis para correr tá então às vezes eu falo assim ah Raquel deu uma dica lá que o tênis tal é legal e eu ponho no pé e eu sinto ele gostoso fui deu uns passinhos na loja talvez até subir na esteira e falei Ah
isso aqui é legal para mim Eh mas não é incomum eh na hora que você vai correr No mundo real Esse tênis não ser tão gostoso quanto parece isso aí é normal ou não é é normal tem alguma dica bicho ah acho que você escolhe mal o tênis não ó Tem coisas para você se atentar tá vamos lá é porque na loja tem uma pressão né você tá ali tem que escolher e às vezes você fica encantado que o tênis é bonito Então o que testar quando você coloca um tênis no pé na loja Tenta
abrir os dedos se seu dedo tiver assim já com o pé sem ter corrido depois de um Tempo correndo que o pé encha um pouquinho seus dedos vão ficar presos isso é ruim dá desconforto o pé não consegue trabalhar como ele devia trabalhar então entra na loja e Tenta abrir um pouquinho o dedo isso é um parâmetro outra coisa é maior Exatamente isso meus tênis de corrida são todos o número maior exatamente para ter é Veja se está eu vou pegar um tênis aqui veja se tá tem uns 400 tes aqui veja se tem um
espacinho aqui ó Isso é uma coisa que As pessoas T muita muito preconceito Não elas estão acostumadas tem que sobrar um dedinho aqui tem que sobrar um dedo na frente para quem tá só que a gente tá é só que a gente tá acostumado a comprar sapato que o dedo fica aqui né Não dá gente para correr o pé precisa tá livre Então é bom que sobre um espacinho e que mais você vai olhar se machuca aqui atrás faz o seguinte você vai subir e descer da ponta do pé várias vezes porque se isso aqui
for machucar ele vai Te machucar Na quinta na quinta vez que você subir na ponta do pé vai machucar aqui só para quem tá no áudio Raquel só um minutinho a Raquel tá apontando a parte de trás do tênis agora onde toca ali perto do tendão de Aquiles o tendão lá no Calcanhar tá isso pois não Raquel continue e você então são três coisas né abre os dedos so abra espaço veja se você você não tá se não tá machucando aqui a parte de trás e aí se você for uma pessoa calorenta que mora num
lugar Quente você tem que dar uma olhada no material se ele é muito grosso ou se ele é respirável isso não vai dar para ver na loja porque você tem que est no asfalto fervendo Ali há um tempo para saber dá para saber pelo furinho você olha e fala nossa tecido Grosso Isso aqui vai esquentar ou Ah não esse aqui é mais furadinho vai vai tá de boa então acho que olhando isso na loja que dá para fazer você consegue saber se na rua o tênis vai performar bem legal muito B Eu tinha outras perguntas
mas eu vou continuar com o tópico tênis eh e principalmente que a gente tá falando de mitos e verdades no momento de escolha as dicas que você deu foi maravilhosa mas a gente sabe que a maioria das pessoas passam por outro Desafio na hora que vai comprar existe especialistas que são os vendedores tentando tipo porrar um produto e fazer teste e tentar falar de biomecânica e tentar falar coisas que a gente sabe que algumas Tem suporte Pela ciência e muitas de papo de vendedor não tem mais como lidar com isso e qua Quais são as
pessoas talvez Quais são as principais coisas de ciladas que acontecem nesse momento a boa notícia é que esse tópico científico furou a bolha dos muros de universidade e caiu no mundo real então cada vez menos as lojas comunicam isso e cada vez menos as marcas comunicam isso tá melhor mas o que que acontece pode pode ser do vendedor falar assim ah precisa ver se Seu pé tá caindo muito para dentro que é É pronado ou se está para fora não precisa gente você pode usar qualquer tênis não tanto que pouca marca ainda separa o que
eles fazem é separar em estabilidade que são tênis que tendem a ser mais largos E aí a questão de gosto por exemplo o salo meu marido ele tá aqui do lado por isso que eu aponto gente ele teve de repetição então o tornozelo dele é aquela coisinha meio sabe que ele não sente Tanta Confiança Ele trata isso com o que tem que tratar que é exercício mas um tênis muito alto para ele ele se sente instável então o que que você tem que ver na loja vai ter tênis que é instável E vai ter tênis
que é estável e como você vê isso fica no pé só com tênis e dá um pulinho Tem tênis que pela forma dele o seu pé vai balançar e não tem o problema não é você o problema é a forma do tênis e tem tênis que é largão muito bom que não vai acontecer isso então põe no pé dá um Saltinho Se o vendedor quiser Ah mas a pisada ti pris falar ah não tá bom você con Raquel castanhado manda pra mãe que eu resolvo mas é basicamente isso pé e tênis é um casamento então
por exemplo né você Lu eu não sei como né você dá bem colar brincadeira brincadeira cada panela tem a sua é é isso então pé e tênis é um casamento a Lu se dá muito bem com Léo eu me dou muito bem com meu marido mas pode ser que outra eu não me daria bem com outra Pessoa e peit é a mesma coisa então tem casamentos que são maravilhosos tipo ah eu amo esse tênis e pra outra pessoa vai ser uma droga porque nosso pé é muito plural eu tenho eu eu calço 34 eu peso
um eu peso quantos quilos sei lá 45 kg eu sou uma mini pessoa é muito diferente do fermento por exemplo ou de vocês na asé crossfiteiro que tem uma massa gigantesca de ombro então isso já deixa a pessoa mais porque tem mais massa para cima é física quanto mais massa para Cima tem mais difícil de controlar equilíbrio e um pé super Largo homem tem o pé mais largo que mulher ou alguns biotipos né Eu sou toda minom uma mulher mais longe Línea vai ter o pé mais largo então é um casamento tem que ir na
loja e provar ou se for comprar pela internet gente troque o tênis não fica com o tênis põe no pé não gostou troca porque às vezes dá preguiça né mas aí você vai morrer com um dinheiro mal gasto ou com problemas no pé então Não respondeu muito é maravilhoso muito ô ô Raquel conta para nós aqui vamos segurar no tênis mais um tiquinho Ô Raquel é assim é porque eu eu nunca vi eu corri um tempo já E posso dizer que Já corri uma maratona eh Corri em 2008 tá tem muito tempo é a gente
brinca assim nós dois fomos corredores antes de ter filhos antes de ter filhos e tal mas e Surgiu uma tecnologia nos últimos tô chutando 3 4 anos que eu nunca vi na vida tá porque eu não corro eu corro 5 Km aqui no condomínio duas vezes de semana é tênis de placa o que que é isso qual que a diferença deles é quando que usa ela vai ela pra prateleira dela dos 400 tênis é porque é curiosidade mesmo né um monte de gente perguntou eu abrir uma caixinha pra Raquel perguntando o que que é o
tênis de placa e Pior né eu devo comprar um tênis de placa é porque hoje eu me senti velha mesmo hora que a Raquel falou aquele tênis que tem aquele amortecedor aquele amortecimento externo Transparente minha é Car ela falou antigo Opa fica quieta porque assim ria muito até ela nascer isso tem 11 anos quando a Bela nasceu troquei de esporte porque a gente gostava de correr nós dois juntos par de jaca não deu certo mais porque alguém tinha ficar com a criança é então assim na hora que você falou da tecnologia eu tô a 11
anos atrasada então explica pra gente sabe o que é engraçado dessa tecnologia é que assim as pessoas têm Medo dela isso aqui é um tênis com placa tô mostrando gente é um tênis que no meio dele ali no amortecimento tem uma placa de carbono Isso aqui é uma placa de carbono então o tênis ele é absolutamente rígido diferente de um tênis sem placa que dobra tá E aí o que que aconteceu essa Oi qual que é o tamanho dessa placa ela é pequenininha no meio não não daqui aqui ah de uma ponta a outra tá
tá começo a fim ela tá e se você é ela tá Longitudinalmente ao tênis quem não tá me assistindo né ela vai do começo ao fim tem alguns tênis que tem a placa só pela metade mas são raros o que que acontece essa tecnologia surgiu Lembra no projeto da Nike o Breaking two que foi no autódromo de Monza em 2010 eu acho ou 2009 que o objetivo da Nike era fazer com que um homem corresse a distância de uma maratona em menos de 2 horas eles pegaram três atletas pegaram um monte de cientista e falaram
gente a Gente vai tentar de tudo tudo então assim a roupa era mais mas vai fazer diferença não sei a gente vai fazer tudo que for possível e nesse projeto surgiu o primeiro tênis com placa que foi feito para esse projeto que que essa placa faz na teoria ela diminui o gasto de energia pra pessoa correr em 3% mais ou menos três quatro mas duro que Calma vou explicar por quando a gente como é que a gente corre a gente faz força para empurrar o chão para trás o chão Empurra A gente pra frente certo
Quem gera essa força glúteo panturrilha Só que essa a força tem ser transferida pro chão tem que empurrar o chão quem transfere essa força do glúteo pro chão é o pé certo nosso pé nesse momento de transferência ele entra em trava óseo os ossos do Tarço e do metatarso eles naturalmente entram numa posição de trava que eu é maravilhoso né ele pode ser maleável e pode travar quando ele quiser ele entra num posição de trava para transferir Porque quanto mais rígido é esse intermediador melhor transem de energia certo faz sentido certo você bota uma placa
de carbono ela é mais rígida que o pé então eles pegaram a biomecânica da corrida e potencializaram coisas que o corpo já faz então a gente vai colocar um negócio muito mais río do que o pé para essa transferência da sua força pro chão fica mais eficiente olha queal e tem mais uma detalhe quando a gente corre a gente Flete ali tô falando com profissionais da saúde né então vou falar falar anatomia a gente faz flexão da metatarsos falangiana certo então então a impulsão acontece aqui né imagina seu dedinho dobrou aqui dentro certo só que
agora tem uma placa então o que que acontece ao invés da impulsão acontecer aqui ela vem uns centímetros paraa frente isso aumenta o braço de alavanca lembra gente toda vez que aumenta o braço de alavanca aumenta Tal do torque torque é basicamente a força que você faz para empurrar o chão para trás tá então esse tênis ele ele diminui o desperdício de energia da transferência da perna pro chão e ele dá um chorinho de aumento de brj de alavanca tem ensaio Clínico randomizado cego não tem esse aqui é a treta o que que acontece nunca
fizeram um ensaio bom cego tem efeito placebo nisso tudo o ponto é que desde 2010 todos os records de corredores que usam Esse tênis caíram muito de uma forma assim tem uma um gráfico né de ah evolução natural do ser humano né vai subindo evolução evolução de repente depois desse tênis a curva mudou e mudou também nos corredores amadores daí são dados de sei lá 300.000 corredores corredores amadores que correm maratona que usam esse tênis e subiu melhorou o tempo de todo mundo então embora não exista um ensaio Clínico randomizado eu acho que daria Para
fazer até aqueles ensaios Como é que chama aqueles ensaios naturais como é que nome disódico mesmo é então o que que acontece esse tênis quanto ele ajuda a Nike quando lançou fala falou que ajudava em 4% era 4% menos gás de energia testaram de novo eh não os ensaio meio Meia Boca chega perto de três tá fato é que é mais fácil correr com ele do mesmo jeito que é mais fácil correr de tênis do que descalso só que o que que acontece as pessoas Começaram a ter medo disso ai é uma tecnologia então não
pode usar que vai machucar quem que pode usar a gente vai viciar nisso eu gente já tá todo mundo viciado deixa eu avisar essa preocupação da V isso devia ter sido há uns 50 anos quando a gente correr de Conga conguinha aquele tênis tem nada e agora todo mundo corre com amortecimento e ninguém vai falar ai você vai viciar nessa tecnologia não usa cara já viciou então é mais uma tecnologia pra gente viciar e Viciar no sentido de é gostoso de correr por que que eu eu ah eu sou eu gosto de correr por diversão
eu tenho a condição financeira isso é um ponto importante eu tenho a condição financeira de escolher um tênis que é mais fácil de correr um tênis que é mais difícil porque caralhas eu vou escolher o mais difícil eu não V sofr não eu já eu já sofro em outras cois mas é pessoal entendeu então assim quem que pode usar esse tênis quem pode comprar é muito mais caro r$ 2000 no Queesse entendi entendi raquete pode comprar Ah mas eu sou iniciante vale a pena você gostou do tênis é gostoso de correr com tênis Esse é
o ponto ah não é não é uma questão só de performance é gostoso de correr do mesmo jeito que é gostoso de correr com amortecimento e ninguém fica com tanto medo dessa tecnologia o que que o que aconteceu do medo também saiu um estudo ai um estudo incrível gente não Lu rapidão e é só para fechar esse raciocínio que mostrou Que quem usa esse tênis tem fratura no metatarso um estudo com cinco pessoas um estudo observacional com cinco pessoas e aí as pessoas usam essa evidência eu fico Ô gente tá escrito no título estudo de
caso é um estudo de caso uhum urar com outro Tex Então existe esse medo porque é uma tecnologia nova e as pessoas têm medo do novo e não entendem que a olias sempre existiram e a gente sempre foi usando ess é só mais uma tem um preconceito de Quem Corre rápido de Ter ranço de Quem Corre devagar usar esse tênis tipo você não merece o bicho capitalismo livre mercado cada um compra o que quer usa o que quer coisa mais chata eu só uso tênis com placa porque veja bem eu tenho uma realidade onde eu
ganho isso aqui eu não pago eu nunca comprei Faz muitos anos que eu não compro tênis Então para mim é isso eu tenho a opção sem gastar nenhum dinheiro de um fach de correio um mais difícil Ah por favor mas tem gente que fala não eu Quero s eu quero assim me desgastar mais para evoluir mais show né mas é pessoal legal muito legal ô Raquel Me tira uma dúvida em termos de durabilidade essa placa ela vai ela vai perdendo a capacidade dela com o tempo quebra a de carbono não mas tem outros materiais para
deixar mais barato então tem placa de fibra de vidro placa de fibra de nylon e placa de grafeno essas acabam perdendo essa dureza assim esses aqui o tênis acaba antes da placa por Quê para por ser um tênis de performance ele é muito leve esses tênis TM 200 gendi então eles têm pouca borracha eles são feitos para cementos duráveis tudo não terás então para ser muito leve ele é a borracha dele é menos durável então a borracha acaba antes da placa Essa é real legal maravilhoso o que eu que tava falando naquela hora nós esta
explicando estudo que é isso a gente abordou no início assim eh Talvez para iniciar não precisa vez fazer grande investimento Mas você falou uma frase maravilhosa aí que se você tem condição financeira para isso e tá a fim de comprar algo que é gostoso é mais gostoso e mais fácil de correr liberdade de escol aqui o argumento do vício ai vai viciar o gente já tá todo mundo viciado se não quer viciar corra descalço se você não quer viciar e corra descalço e pode também tá tudo certo mas assim falam ai meu Deus a pessoa
vai ficar fraca não vai gente é isso todo Mundo já tá fraco já foi foi tem que cuidar do pé independente do tipo de tênis botou um tênis Independente de qual tênis seja vai ter que cuidar dos músculos do pé show deixa eu tentar ir para a última pergunta relacionada a calçada Mas já não não a gente pode voltar calma lá Calma lá eu quero ir na outra extremo disso aqui porque eu eu sou viúva viúva reconhecida já sabe nós dois nós amávamos o Nike Free de verdade vai Entregar idade é Nike Free RN 2017
tal não a gente foi na época que os n vieram com tudo igual as placas de carbono chegaram agora então a gente é dessa geração de corredores e a gente experimentou todos os Nike Free e a gente foi apaixonando e a gente só corria com noite podia para quem não sabe o Nike Free é o oposto que a Raquel falou era extremamente flexível não tinha um drop tão baixo assim mas ele era mais baixo e aí a Nikee nos traiu sumiu aliás né lotava com essa xícara aqui na mão de café Nike Olha a chance
que você perdeu de colocar sua aqui no P na garrafa da Raquel esse po per chance Raquel mas nós temos a a a a indústria do tênis minimalista e você podia falar um pouquinho sobre isso Acabou Saulinho Vivo também Saulinho ama seguinte vamos sofrer juntos eu gostava Também tênis minimalista surgiu porque saiu um estudo na Nature mostrando que corredores descalços tinham uma absorção de impacto melhor que corredores de tênis isso é substituto pessoal que estuda pbe não é verdade quando a gente olha para lesão não Impacto lesão a gente vê que a diferença desses tênis
era pouca porque gente lesão na corrida é a festa do Caqui é muita coisa acontecendo pro tênis fazer uma baita diferença Então teve essa moda a galera Teve gente que amou só que vocês Saulinho e eu nós somos Alecrins Dourados a a maioria das pessoas não gosta porque exige mais força da panturrilha exige mais força do pé exige mais consciência então de uma forma geral ele era as pessoas consideravam ele menos confortável eí de novo por que que eles sumiram capitalismo Livre Mercado não vendia CL Claro não vendia Então hoje os tênis estão cada vez
maiores cada vez maiores não tem um Tênis desse né não tem mais não tem mais gente mesmo que eles os mais baixos das marcas hoje não chegam nem perto do que era night free então o que que acontece hoje os tênis estão cada vez mais altos é porque isso prote corredor não é porque vende então o mercado de tênis gente ele é guiado pelo lucro gente não é uma ONG e é isso aí então gente não vai vai voltar assim se vender mas não vende porque é mais é mais fácil de correr e as pessoas
é isso elas querem Facilidade não e você falou muito bem assim sim naquela época do Nike Free Foi a época da que a ciência saiu esses artigos e a mídia toda falou muito sobre isso e na época do n free o Léo chegou a ser tão radical que ele comprou aquele five Fingers treinava five Fingers ele ele tem até hoje já falo ele põe parece um ele meu marido é branco feito um alemão e fica aquele Pé Preto você falou tá lindo então então assim a gente foi dessa Geração que todo mundo testava e tava
lá os dados ruins ou não mas era a tendência dos estudos vim na sequência para mostrar isso E eles vieram mostrando que não não fazia diferença assim E aí é lógico que a indústria acompanha o que tá acontecendo né então é não foi uma época divertida assim eu gostava para caramba achava a gente teve na loja da Nike nos Estados Unidos agora aí eu fui lá tinha Parece que ainda tem tá Raquel tem um negócio que parece mas É quase é quase retrô é vintage total é enfim não vai vender esquece é Querida Raquel então
assim uma mensagem importante que a Raquel passou até agora que assim o tênis tem uma contribuição Marginal nas lesões Marginal pequena eh e é muita questão de ajuste mesmo e você encontrar o que você quer Ô Raquel se você falasse falar assim olha e e qual que é o fator na sua cabeça se eu fosse apontar o dedo a pessoa que quer começar a correr e tá com medo de se machucar ou Ou tá se machucando muito tem tem tem alguns Alguns suspeitos principais que você podia apontar porque esse é seu ramo de atividade mesmo
tem em iniciantes ã o principal fator de risco depois de lesão prévia gente é uma tristeza todos os estudos mostram que qual o principal fator f de risco paraa lesão lesão prévia Mas a gente não muda né o passado que que a gente pode fazer então daqui pra frente paraa iniciante é o tum tum que é a pessoa ela gosta e aí O que que acontece o coração e o pulmão eles se condicionam mais rápido do que o tendão o músculo E aí a pessoa ela vai ela vai ela vai porque ela tem fôlego e
tá gostoso só que o joelho dela nunca aguentou aquele aquela sobrecarga toda de 10 km de 12 km E aí ele faz isso muito muito rápido sem o corpo se acostumar com aquela sobrecarga sem o corpo criar resistência resiliência para essa sobrecarga e acaba se machucando a minha principal dica é Vá devagar se Você gostar vai chegar uma hora que você vai ver que sei lá se você seguir algum esquema de treino vai tá lá que você tem que correr 6 Km você vai falar ai seis é pouco vou fazer 12 é aí que o
negócio acontece são aumentos bruscos é aumento brusco e para todos próximo da gente seja leigos ou até Profissionais de Saúde a gente sempre quando a pessoa vem assim a gente começa a observar né Tem alguém próximo da gente começou a correr a de repente você começa a ver os post Que agora todo mundo posta né porque tá pago a corrida e coloca começa a colocar o tempo aí eu olho pro Leão assim Opa tá subindo rápido demais eh e a batata dá alguns meses a você vê a pessoa parando de portar na hora que você
encontra e pergunta que aconteceu Ah uma dorzinha ali uma dorzinha aqui e e muitas pessoas é não não respeitam né porque igual você falou é legal é desafiador você se sente um super homem uma mulher maravilha assim eu tô conseguindo eu tô Conseguindo e é gostoso até que um ponto a eh talvez foi excesso demais muito cedo é e a internet tem essa coisa né de como é legal mostrar você quer mostrar então você faz uma prova de cinco é legal mas na internet eh tem mais audiência Se você postar uma prova de 21 entendeu
então as pessoas elas dão um passo maior que a perna é basicamente isso eh E é difícil falando é fácil mas fazer na vida real é difícil e o uma coisa que todo mundo Devia Saber em Todas as áreas que também é fácil falar difícil saber é automanejo da dor porque é difícil que uma lesão apareça do nada do nadão assim tipo Nossa tava ótima hoje amanhã você tá com fratura por stress não é assim o corpo ele vai avisando só que as pessoas não conseguem identificar muito bem quando é hora de parar ou elas
acham que vão ter que parar por meses e não querem e às vezes é parar um treino eu eu ensino muito isso gente é assim você sentiu dor pula Um treino um sabe e e depois volta isso já vai dar mais tempo pro seu corpo se recuperar Então eu acho que é ir devagar e respeitar a dor que de novo é fácil falar difícil fazer principalmente porque a corrida é uma grande válvula de escape PR estress ansiedade que eu acho que é um pouco CrossFit também tem essa pegada né e o CrossFit também tem essa
que as pessoas acham que machuca gente isso é uma machuca como qualquer outra coisa o CrossFit porque as pessoas se Empolgam né exatamente eu esse padrão que você falou você vê em todos os esportes aa mais esportes que é gostoso postar é gostoso competir eh então você fala assim não você falou tudo assim eh ontem eu tava falando com l nosso treino foi um treino que teve a semana muitos Bump e o de ontem foi sem bumps e eu falei assim eu não consigo por ca de braço e perna porque o meu coração dá conta
eu não tava extremamente Exausta mas eu não tinha mais assim força de Segurar com com qualidade o movimento O que você tá fazendo burp não burp é aqu burps sem burps eu prefiro pingar coleiro pimenta no olho Você tá doido mas mas tem que intercalar corrida de 400 M era isso TRE ah TR eu adoro os crossfiteiro correndo a volta no quarteirão gente eu tô fazendo piada tá eu acho CrossFit incrível eu tenho inveja Mas é isso pessas muitas vezes Raquel acontece Exatamente isso assim é o desafio é querer colocar na lousa que Deu conta
e e muitas vezes a o a resistência de cdio tá conta mas as articulações falham e as pessoas não querem falhar eh eu já sou a famosa da tia zona do box porque se eu não me engano eu o Léo S um dos mais velhos da nossa eh não pareço mas par mas som e Mas é isso assim aí eu eu é o comentário que eu mais faço com Léo aqui em casa as pessoas não querem colocar um score baixo na lousa e muitos se Ferram exatamente aí para não respeitar o Limite o limite Mas
você vê como a história que quando eu falo que ador é a festa do Caqui essas questões comportamentais elas são muito delicadas porque uma coisa é a gente falar ah respeita Mas a gente não sabe o que tá passando na cabeça daquela pessoa por exemplo às vezes aquela pessoa tá fracassada no trabalho e a única sentimento dela de Vitória no esporte então quando você fala para ela respeita teu corpo aquilo não vai funcionar nunca Por isso que é tão complicado eu já tive uma paciente assim que tava com fratura e não parava a a gente
descobriu que ela falou assim olha eu odeio o meu trabalho então é o único momento que eu me sinto plena E então não dá para falar para a gente falou assim tá bom você vai se sentir plena então na bik você vai morrer você vai ser a melhor ciclista PR essa fratura sará porque não adiantava se falar a Descansa vai nadar Vai pedalar não você vai meter o [ __ ] Nessa bike para você se sentir realizada nesse momento de pausa em outra coisa e daí por isso que quando eu falo que tratar corredor envolve
questões comportamentais as pessoas falam mas como assim questão comportamental é isso gente perfeito porque as pessoas são muito complexas PR né para achar que ah só vou trocar de tênis que eu queria muito que fosse fácil assim só trocar de tênis maravilhoso é tanta pergunta que a gente tá eu eu tô tentando montar um Raciocínio aqui o seguinte e Raquel você conhece o Rodrigo escaton você sabe quem é esse cara não me fala mais não é esse nome não é ess ratone cara é porque ele é super discreto ele não é Popular nas redes Mas
ele tem um Instagram legal o rodrig caton é um fisioterapeuta que hoje Ele é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte morte e cara as aulas desse cara em congresso ele fala muito sobre tendinopatias tá São simplesmente de cair o queixo aliás Galera Segue o Rodrigo aí perando Rodrigo escaton né tô fazendo agora é mudo escaton esse cara uma vez eu vi um vídeo dele falando assim cara ele falando sobre essa questão entre o estresse que você dá no tendão e o tempo que demora para o colágeno depositar ali e fazer com que
você não tenha muito catabolismo que você metabolize o colágeno ele vai fazendo o tentando ficar mais forte ele usou que em média em média eu 36 horas então ele fala o Ideal seria algo parecido de 36 horas ele tava quase dizendo ao meu ver ele é um grande amigo meu um super querido ele tá quase falando assim cara se você tá entrando nesse mundo da corrida ele e ele falou muito de corrida que corrida tem Skype faz bem pro cérebro é maravilhoso e tal tá cara corre um dia sim um dia não no início até
você se arrumar tem corredores que correm todo dia e por aí vai porque você vai garantir que houve todo um ciclo né para Colocar ali eh mas é óbvio Raquel você deve conhecer muito O corredor corre todo dia ou corre uma frequência muito maior O que que tem o que que você pode adicionar nesse nesse suquinho que eu joguei aqui para você sabe que eh existem alguns perfis de corredores né o corredor que tem treinador que ele é muito focado em prova e o corredor mais divertido mais Tranquilão o o corredor que tem treinador ele
não corre todo dia isso que é interessante ele normalmente Corre três quatro ou cinco vezes por semana o corredor mais assim Tranquilão aí esse pode correr todo dia só que o que que acontece esse que corre todo dia sem seguir planilha sem fazer né sem ter um grande objetivo se ele corre todo dia num volume muito baixo esse estímulo no tão é baixo Entendeu Uhum é diferente de uma grande carga eu acho menos perigoso correr todo o dia é muito de boa do que correr quatro vezes na semana sentando a bota nos quatro trens porque
isso não Existe como é que treina um profissional um profissional de maratona para ele beem na maratona ele tem que rodar muito rodar é fazer muitos quilômetros Então o que mais prediz sucesso numa maratona é quanto de quilômetro você fez ao longo da semana então quanto mais quilômetro melhor você vai na maratona só que esses caras eles fazem a maior parte desses quilômetros em Easy Run para eles zona dois zona dois de coração é você conversando é trote paquera só que no Brasil Nossa Senhora Se você postar que você fez treininho trote paquera no estrava
quem é você que corredor é você então eu acho mais perigoso esses caras quatro vezes por semana deveria ser um treino muito intenso um treino longo e os outros só para fazer volume é mais perigoso esse cara fazer quatro treinos rebentando o tendão todas às vezes do que uma pessoa com baixa carga todo dia então Eh eu não recomendo correr todo dia eu acho acho que faz mais sentido e D fazer dia sim dia não mas não se for um volume baixo não é perigoso é mais perigoso essas pessoas que quatro vezes por semana são
Super Homens sabe legal para caramba quer dizer essa relação de intensidade volume é é é a chave do negócio né querida Raquel Fala um pouquinho mais sobre zona dois Olha só acho que eu tô muito afastada da corrida há muito tempo mesmo porque eu ouvi assim tem um ano que eu t agora tá popular lá fala entre em zona dois eh eh Uhum é o que teraa né então o que De onde veio isso veio dos kenianos e porque realmente o que que é isso Conta para mim essa história do zona dois na corrida já
existe há muito tempo já era um vocabulário corrente em corredores Mas o que popularizou foi aquele livro out Liv do Peter atia aham que né que tá um best seller e tal e ele fala que ã para você ter longevidade você tem que ter boa condição C respiratória e um dos principais treinos é você fazer zona Dois que é o que a gente vai fazer na corrida que é esse volume de cárdio zona dois se a gente fizer tem uma coisa que chama teste de fala que é assim zona dois você consegue conversar mas você
não consegue cantar que é um treino leve entendeu ele ele disse basicamente que todo mundo já sabia você tem que fazer um cárdio moderado zona dois é moderado por bastante tempo meio que é isso por isso que o zona dois ficou tão famoso para quem não sabe o que eu tô Falando né às vezes é de uma área diferente são as zonas do coração então tem aquele hisor né Zona dois é quanto é eu acho que é 60 a 70% da frequência cardíaca máxima uhum o problema é como medir a frequência cardíaca máxima porque tem
aquela continha maravilhosa que é 220 menos a idade que ela funciona muito OK mas ela não é precisa para todo mundo por exemplo eu se eu fizer essa conta eu vou est correndo fofocando com a Lu e meu coração vai estar em zona Quatro Parece que eu estou morrendo eh então tem muita gente que se prende a esse número e ai eu não posso fazer nada e nunca consegue evoluir porque fica preso no número gente você quer saber sua frequência cardíaca máxima tem que fazer um teste ergométrico daí você consegue saber porque o 220 menos
a idade é bom pra população geral Mas erra então zona dois é isso Léo era isso que pisava saber correr confortável dando para conversar mas não para cantar isso Aí é bom gostei isso conversa e não canta mas tem um monte de corredor Mas você falou que é você falou que que que é como é que é paquera como é que é o jarg trou paquera Mas eu sou paquera Lu cantando oh meu deus liou o po na chuva coitado Raquelzinha eh exercícios preventivos para lesão E o que que fisioterapeuta ensina pros corredores eles eles
têm que fazer aciento O que que a gente precisa de fazer fora o Treino de corrida eu quando entrei pro CrossFit pela segunda vez eu decidi que eu não vou me machucar Ou seja eu sou o cara da carga baixa enquanto eu não aprender a técnica eu não tô subindo carga e eu Meu Ego tem que ficar lá embaixo e eu tô do anos fizemos dois anos agora que a gente matriculou e tive alguma dorzinha ou outra mas fiz ajuste de carga o que que um um um corredor fala assim cara eu amo correr eu
quero voltar a correr e eu não quero me Machucar porque quero correr por 15 20 30 anos Olha que doideira a gente sempre falou Tem que fortalecer para correr Tem que fortalecer para correr isso nunca tinha sido testado até ano passado no ensaio Clínico ano passado gente então desde do ano passado para cá saíram três ensaios clínicos bons grandes que mostraram que sim fortalecer prevenir lesão fortalecer o quê tudo gente não tem músculo ah glúteo mé tudo vai faz tudo aonde onde você quiser assim onde Você conseguir manter Constância é importante entender que para fortalecer
seu músculo tem que sofrer não adianta no pilates respirar 1 2 3 porque não fortalece Então como saber que fortaleceu você tem que terminar Muído tem que sofrer tem que chegar uma hora que você não consegue mais fazer porque cansou se não está fazendo isso você tá mantendo ali uma mobilidade e tal mas fortalecendo não está então manter os músculos fortes é um ponto dormir gente Dmir adultos tem que dormir porque fica não gente não chega juro para você já teve paciente na clínica Ai eu tô machucando e não tá melhorando gato você tá e
correndo o ritmo de maratona quando você dorme por noite ah 3 horas deu Ah tá bom eh ah e aí eu recupero e leson de novo eu quanto você tá dormindo 3 horas deu você consegue dormir mais não falou então você vai continuar machucando não não tem mais que eu faça porque o corpo é no sono que acontece essa recuperação De tendão de músculo metabólica precisa dormir gente não não adianta querer performar e não dormir dormir Comer bem é uma coisa aquela história beba água durma bem coma bem é é isso comer bem porque tem
hoje tem a alguns corredores sofrem de red S né que é a antiga síndrome da mulher atleta que hoje o nome é Red S porque afeta homens que é a pessoa começa a correr correr Correr e come pouco pouco pouco para emagrecer entra num déficit eh calórico metabólico Por muito tempo isso predispõe doenças ósseas por exemplo como a fratura por estresse então alguns casos na clínica a gente já pegou de a fratura por stress veio porque a pessoa tava correndo de mais e comendo de menos e interessante é a você imagina isso aquela pessoa raquítica
na não é gente são pessoas que você olha pro corpo as pessoas estão morfologicamente normais mas elas estão gastando muito mais do que consomem por muito tempo isso dá craque no osso a Pessoa ela tem que ter esse esquema de treino sobe devagarzinho então evitar aumentos bruscos e fazer esse aut manj da da dor que é do eu vai ter que dar uma segurada e essa segurada muitas vezes é difícil porque envolve ego envolve objetivos envolve sonhos envolve muitas coisas mas de biomecânica O que que a gente sabe que é importante que o corpo consiga
absorver Impacto isso o corpo faz sozinho gente são algums casos que existe algum problema por exemplo a Pessoa pode estar muito fraca então sem músculo não tem absorção de impacto ela pode ter alguma restrição de mobilidade porque para absorver o impacto o corpo funciona como uma mola uma mola dobra se alguma articulação não dobra tem maior impacto é isso é o basicão assim eu diria legal muito legal muito legal muito leg ó Raquel toda hora a gente já falou em várias outras dicas sobre subir devagar existe uma taxa mágica assim o quão deveria ser esse
Progresso de Subida de corrida eh pensando em lesão ou uma subida adequada de volume tem ó o mais usual Sempre fizeram os treinadores subir 10% do volume por por semana tá então calcula quanto deu aquela semana na próxima você pode subir até 10% mas tem algumas evidências mostrando que até 30% ainda não altera o risco de lesão mais do que 30% de aumento por semana altera o risco de lesão então de 10 a 30 tá to a semana e aí é por semana de aumento e Quanto por semana eh aumenta o risco de lesão correr
acima de 60 km por semana at aumento de risco de lesão Nossa s0 é muito 60 para um maratonista é o que ele vai fazer então eu sempre explique assim ó aumento de risco não significa que vai acontecer eu tenho mais risco de ser atropelada quando eu saio na rua do que quando eu tô em casa mas eu não sou atropelada então aumento de risco não significa vai acontecer você tem que usar com sabedoria quer corr bem a Maratona vai ter que rodar mais que 60 por semana então não fica rodando mais que 60 sem
ter prova alvo não precisa usa esse momento de risco com sabedoria eu vou eu quero fazer essa maratona eu vou est num momento onde eu vou est com esse risc amamentado consciente entendeu mas é um momento é um momento que você dói com calma e se prepara não fica o tempo inteiro Nisso porque daí d creque e você falou uma frase que eu já escutei de várias pessoas inclusive já aconteceu Com esse Caboco aqui eh Vê se não é o comum de muitos corredores você falou do momento né E aí você você decide aquele momento
exposição ao risco e todo mundo que já subiu para uma prova eu já subi até 21 lá já foi até 42 Então na hora você tá chegando nesse momento o final do treinamento ali é o momento de maior volume só que no dia que você faz a prova você se sente assim eu sou [ __ ] e aí você fala assim eu consegui e eu quero continuar conseguindo e você sente No próximo treino pró pós-prova que foi tranquilo eu dei conta por que que eu vou voltar se é aqui que eu consigo fazer e o
que eu percebo muitas pessoas mantendo esse volume e e fica nessa zona de risco e é exatamente o momento que acontece lesão eu falo que o Léo já aconteceu que quando o Léo fez a maratona dele foi no momento que eu tava eu fiz a minha meia maratona um mês depois da maratona dele e ele tava super herói ele fez a maratona E aí todo dia Que eu ia fazer meu longão ele vinha comigo lá papo de namoro como você falou né ele vinha só para me acompanhar E aí o Léo machucou feio explodiu o
esis deles lá e foi feio é sentou em boia por muito tempo e como e e eu já escutei isso de outras pessoas quando chegou numa prova muito longa falou assim gente é muito legal eu gostei de estar ali e ali eu quero ficar normaliza o alto volume né não é para normalizar é a a história disso e tudo é já contou Algumas vezes sobre isso né você começa a se sentir Invencível né cara falei cara eu corri 42 Por que que daqui a duas semanas eu não vou meter um treino de 18 para ajudar
a minha esposa entendeu e eu não meti um eu meti uns 15 aí eu me explodi galera eu me explodi eu fiquei a lua brincou assim tem uma frase na Austrália que eles brincavam todo corredor de longa distância sabe onde é a tuberosidade psiquiátrica e eu eu eu passei seis meses lembrando a cada 5 Segundos onde ela ficava eu sentei na boia aquelas boias de hemorroida mesmo que eu não podia apoiar nada no carro eu chegava com uma boia e botava e sentava o Léo terminou o doutorado dele assim termi meu doutorado humilhante eu chegava
com uma boia amarela embai do braço assim é muito desgastante uma maratona é muito desgastante demora muito é muito legal a gente contar essas histórias da vida real que é do comportamento Eu segui a Planilha do treino até eu fazer prova e não não terminou mais terminei a prova lindão magrelo acabou a prova a Lu me ligou falei Lu tô ótimo né o a eu devia est com todos os hormônios do Prazer lá em cima falei vou tirar uma semana off e já era e eu vim para Belo Horizonte morava eu fiz essa maratona na
Austrália eu vim para Belo Horizonte Eu tenho um tio meu que hoje já tem 82 anos ele dava uma volta na Lagoa da bambula A cada dois Dias eu fui com ele no pós-prova Encontrei com a Lu fiz 1 milhão de long e ó me ferrei Não façam isso tá me ferrei e e e posso fazer pergunta da Galera Lu pode fazer tô com o celular aqui de vez em quando Raquel tem um pergunta tem uma pergunta muito boa que cara se o editor for bom vai ficar legal e pergunta e inspirada na Cláudia Raia
Ah sei qual é não prepara amor Cláudia Raia falou o seguinte mulher de 40 anos mais a corrida impacta a queda ela falou Do seios mas seio é o espaço entre as mamas é das mamas vai cair os peito tudo e aí Cláudia Raia Você tá certa ou tá errada o que vocês acham gente que cludia Raia que entende muito fisiologia Ah tem essa onda aí agora que ah que cair Correr faz cair a bunda faz cair as mamas faz cair a cara bochecha tem nove perguntas de bochecha aí bochecha caída gente ael faz bioestimulador
o que Que ó gente botox tem botox tem bioestimulador na bochecha porque ela cai sim ela cai porque eu tenho 37 anos eu tenho essa carinha de menina mas eu tenho 37 anos e ela cai porque corredor emagrece qualquer pessoa que emagreça de fazendo qualquer coisa a bochecha cai Gente pelo amor de Deus é você nunca engordou a bochechinha ficou assim você emagrece a bochechinha cai é a corrida não é a emagrecer gente o colágeno da cara olha no microscópio um colágeno não É assim gente que qualquer polinho qualquer pulinho arrebenta esse colágeno não galera
não não tem nada a ver o que envelhece é exposição ao sol aí é uma questão que o corredor Tem que se cuidar vamos lá exposição ao sol ainda mais no Brasil o mundo vai acabar porque né ão cagando pro meio ambiente e aí tem que cuidar a exposição ao sol a pele envelhece de novo não é só correr mas sabe o que é engraçado Léo quem fala isso que ai correr envelhece vai fazer Outra coisa é todo gente que tem dinheiro para fazer outra coisa porque corrida é um dos únicos esportes que você não
paga é um dos únicos corrida caminhada Você não precisa de quro não precisa de raquete não precisa de bicicleta não precisa de ai vai fazer funcional vai fazer transport é gatinho e e quem você tá vamos pensar no mundo que tá morrendo de sedentarismo ninguém pode fazer o esporte que é mais barato porque tem e se cair a pele tá bom e se Cair a pele é is mas não cai não tem cara sabe o que é doido não tem nenhuma evidência disso nenhuma e o que tem de evidência daí é de se substituto é
que quem corre tem um Ai eu esqueci o o nome tem um negócio que quando quebra o colágeno chama vamos chamar de quebra do colágeno tá todo mundo vivendo tem quebra do colágeno corredor tem uma certa inibição desse negócio que quebra colágeno Então quer dizer que não Vai envelhecer não Não quer dizer que não Vai envelhecer mas a única evidência que a gente tem indireta é que correr ajuda e faz sentido porque a atividade física de modo geral ajuda ai mas e os radicais livres ai gente que besteira ai vai me dando um nervoso só
que pessoas muito grandes falam isso E aí aquela mulher mãe solo que ouviu que ela tem que trabalha 8 horas por dia pega três buzão ouviu que tem que fazer atividade física para não morrer ela não tem dinheiro Para nada e ela não quer tipo ser feia n qu is que você quer ser feia ninguém quer ser feio ninguém quer ficar com a bochecha caída E aí esses esses iluminado pega e fala ai vai cair a bochecha deixa eu te falar vocês estão matando as pessoas é muito sério é muito sério é muito sério falar
isso falar isso evidência se tiver evidência a gente fala mas a gente bota num balança Tá bom você quer viver mais ou bochecha caída tipo ou bochecha no lugar escolhe Escolhe qu você quer o ruim né Raquel é que às vezes a gente usou o nome Claudia Raia mas muitas vezes é a Doutora Cláudia Raia médica que fala isso mas pode ver é o dermatologista todo todo o perfil que fala é dermatologista e ele no final vende um negócio para estímulo de colagem é história pessoal Raquel quando eu voltei pro Brasil eu tinha uma uma
mancha roxa na minha canela em outras palavras eu tinha uma variz na canela que e e e e esteticamente era Eraa estranho se olhar pra minha vé fal Nossa que trem esquisito e tal resultado eu fiz um dopler e a minha safena tava [ __ ] e eu tirei essa safena e logo que eu mudei pro Brasil 2011 2010 né Lu e aí e eh quando acabou a cirurgia eu tava correndo para caramba tava correndo para caramba o médico me deu uma uma uma contraindicação de corrida ele falou ó se você não quer voltar nunca
mais aqui não corre eu falei cara então eu vou eu volto a opero mais cinco vezes mas eu Não paro de correr e eu bati um papo com ele eu falei cara o o o risco de eu ter uma varise versus o risco de eu morrer de infarto agudo do miocárdio era um capo médico vascular Hein gente isso cirurgia é um C vascul de Moema tipo assim cara não eram zer ninguém né Lu é E aí eu falei [ __ ] Cara eu nunca esqueç dessa história que eu falei assim eu espero que ele tenha
aprendido com a conversa que eu meio que voltei de boa com ele falei assim ó Doutora essa essa Recomendação eu não vou obedecer não existe essa possibilidade né então assim eh a gente tem que tomar muito cuidado a gente tem que ter muita responsabilidade com as coisas que a gente fala né quer Man a pele bonita você tem que comer o que você quiser você faz os bioestimulador e filtro solar e tem que fazer mesmo eh vírgula contraindicar exercício em detrimento da sua pele é burrice entendeu euo não é e é um exercício mais acessível
Esse é o ponto Democrático né E aí falam ai faz outra que vai nadar é quanto custa natação aqui em São Paulo é um Rin uma [ __ ] começa se for nadar começa e o cabelo el não sei o que e sempre vai tentar mexer na sua estética que você não faça atividade física porque isso isso eu eu me revolto porque eu tenho pessoas muito próximas de mim próximas mes até famíliares que fala assim eu não faço atividade física por causa eu quero est escovado o dia inteiro eu preciso Trabalhar e eu e eu
tenho que tá escovado não dá para fazer atividade difícil são o cabelo transpira eu falei poxa gente Poxa gente pensa que você falou né vamos voltar a pensar assim Eh você tá falando de beleza de envelhecimento de qualquer coisa a atividade física em si ela melhora a viscosidade de pele brilho um monte de coisa mais que te traz até uma aparência mais jovem do que ficar preocupado com pequenas coisas que não tem evidência Que vão que vai acontecer eh E você tá deixando de fazer algo pensando a longo prazo que vai fazer a diferença na
sua aparência PR pessoas que são ativas e para as pessoas que não são mas pensar a longo prazo né nosso cérebro é ruim demais porque eu acho que ajuda é Olha paraa sua mãe e pra sua avó porque a nossa geração da minha mãe da minha avó elas cuidavam da casa elas não fiz fiam nada e assim olha para elas no final da vida diabetes hipertensão obesidade dói Tudo gente olha pra sua mãe e pra sua avó e fala você quer ficar assim porque não é uma questão de ah envelhece fica assim não não não
não envelhece mal fica assim né e enfim M chato não ol circulou uma pergunta aqui mas eu tô desde o início tentando fazer uma pergunta que eu queria ter feito de primeira mas o assunto foi se envolvendo assim uma frase Raquel que eu escuto muito eh eh é bem assim quero começar a correr né ual a gente brincou começou o ano as pessoas Colocam como meta ser um pouco mais ativa e você falou que o a corrida é a atividade física mais acessível para as pessoas começarem a fazer uma atividade física muitos começam a caminhar
e a caminhada começa a ficar chata e que fi assim bou evoluir pra corrida mas junto com essa frase de evolução da caminhada pra corrida eu também escuto muitas pessoas falando assim correr não para mim eu não dou conta de correr eh eu já tentei correr eu não consegui correr eu Tentei correr eu corro no máximo 1 Minuto 2 minutos não dou conta eu não consigo correr e aí eu fico pensando assim de onde as pessoas estão tirando informação que para correr você começa hoje a correr e amanhã eu estou correndo 5 km né e
não é assim então eu queria você falasse um pouquinho como é o início né porque progressão questão de Quem nunca correu e começar porque eh você falou muito legal no início que assim o mundo hoje das postagens faz um Conceito inadequado que quem corre parece que nasceu pronto pro Esporte que vou começar a correr hoje e sair com meu tênis corri uma hora e não é assim a gente sabe que não é então Eh eu lembro muito bem quando eu comecei a correr e eu comecei a correr com um colega fisioterapeuta na Austrália que ensinou
o laboratório inteiro a correr ele é Ultra maratonista e eu lembro que ele falou assim amanhã 5:30 todo mundo aqui no laboratório vou ensinar todo mundo a Correr e foi muito legal que ele fez um treino assim a gente corria um minuto é corria um minuto andava 1 minuto aí depois outro dia corria 2 minutos andava 30 segundos e assim ele foi progredindo Até chegar na marca do sete e ele falou assim agora a gente vai ficar sete anda um sete anda um eu lembro Raquel como se fosse hoje no dia que eu consegui juntar
dois bloquinhos de sete que u fiz 14 e dali foi foi até eu chegar na minha maratona Mas eu tive alguém com muito Entendimento para falar assim Calma é assim por um bom tempo eh mas essa informação não tá disponível por aí falo que eu ensina o pessoal como se começa a correr se existe acabou de ensinar lindamente gente é isso você volta e ou Que el falou é isso a pessoa fala ah eu não consigo correr mais de 1 minuto 2 minutos isso significa uma coisa muito séria significa que você é um ser humano
normal um ser humano normal que vive hoje na sociedade com pouca atividade Física consegue correr um minuto sem parar e mesmo eu que sou corredor há muito tempo depois que eu pari eu fiquei uma gravidez sem correr porque era de alto risco eu tive um nenê depois de um mês eu conseguia correr um minuto e eu já tinha corrido muitas provas né então gente é construção é o que a Lu falou corre um minuto anda um minuto daí no próximo treino corre dois minutos anda um minuto até que vai Juntando os bloquinhos de set é
igual natação quando Eu aprendi nadar eu lembro que assim para completar Duas piscinas Sem descansar foi uma coisa assim meu Deus e aí depois você consegue completar isso você faz o coração d conta de qualquer coisa é a mesma coisa quanto tempo demora gente um mês para você conseguir correr assim 10 minutos 15 minutos sem parar um mês é isso mês desculpa Raquel pode pode completar eu esqueci Ah lembrei lembrei lembrei Ah o que que a internet mostra o que que você Vê ah mas tal fulana começou correr e depois de duas semanas tava correndo
a prova Ela tem 19 anos gente que que tem na internet jovens elas são ai como elas ficam fortes 19 anos ai a 19 anos gente quando você é jovem quando 19 anos você faz qualquer coisa gente passa dos 30 passa dos 40 mulher assim é outra história não se compara com menina de 19 anos que é frustração sem fim eu já caí nessa porque sou blogueira né e o que as blogueiras são jovens e aí eu comecei a A né ai eu quero assim eu quero assim até que o méo falou querida você você
uma mãe de dois filhos com 37 anos eu ai é né tem isso e eu tenho cuidar de Dois seres humanos que tem uma rotina vocês sabem uma rotina de quem coida de Dois seres humanos é diferente de uma rotina de quem tá sozinho gente é outro tipo de vida não não tem como você ser aquela pessoa só que essas pessoas elas T muito destaque você olha e fala Olha como ela faz muita coisa olha como ela corre Bela Porque ela tá forte Ela tem 19 anos e não tem filhos é basicamente Você falou uma
frase do sentimento essa semana que essa semana como as crianças voltaram pra escola a nossa vida volta e eu tô parada desde que as férias começaram E aí eu voltei assim vou voltar a fazer bonitinho toda semana e eu tentei tô tentando alguns dias Fazer dobradinho força e aeróbico e eu fiz mas eu falei gente eu queria ser Madame porque nesses dois dias eu Me derreti de cansaço tinha Duas duas três agendas para cuidar a minha de dois filhos e e trabalho eu falei com eu não consegui trabalhar três dias nessa sem porque eu quis
ser madame de fazer dois treinos Ou seja eu quis ser Madame nada eu quis fazer o que uma jovem de 19 anos faç e tem isso a gente a gente tem o privilégio de não ter uma não sei se você são CLT na faculdade mas assim eu faço meu horário é muito diferente de alguém que bate cartão é muito diferente porque a pessoa só vai Poder ir na academia ou fazer coisa nos horários de pico eu vou em horário de princesa herdeira às 3 da tarde porque 3 da tarde na academia não tem ninguém e
na minha CL também às 3 da tarde é o horário menos procurado porque todo mundo trabalhando mas eu tenho esse privilégio então se eu vou na academia num horário de pico eu vou demorar o dobro de tempo para conseguir fazer qualquer coisa porque vou ter que ficar revesando com a galera Então é gente em Rede social tem que lembrar que é um recorte tem que dar uma respirada e nada dali eu acho que é mentira mas é o que as pessoas querem mostrar né eu não mostro quando eu não consigo fazer nada aquela semana porque
meu filho tá doente eu começo a chorar porque eu não trabalhei porque eu não corri porque eu não fiz nada mas é isso claro é a vida send vida tem uma frase do wes de lanari que eu vi uma vez cara eu não sei se é exatamente o que ele disse Mas ele falou Assim cara as redes sociais podem fazer você se odiar pelas coisas que você mais ama ele usou muito exemplo das Mães cara foi muito legal não foi exatamente isso que ele falou não mas essa história assim né a a uma mãe de
dois três filhos tentando e ficar fisicamente ativa nem tô pensando em ficar maravilhosa rainha nada disso não e a ela tá vendo uma atriz da Globo que tem nove babás e motoristas e um monte de coisa e ela vive daquilo né ela precisa estar linda Para conseguir performar coisa que nós normais não precisamos então assim tem que tomar muito cuidado o ego tem que est lá embaixo precisa ser uma pessoa feliz mas ficar menos e você tem alguma pergunta ah tá Raquelzinha Pergunta assim essa é lotada lotada tiozinho foi lá fez um treinão forte sabadinho
acordou foi lá meteu 15 km que para mim é muito tá eh pular dentro daqueles barril de gelo eh bota de recovery o que que é isso sabe assim essas essas essas Essas esses artefatos eles realmente até que ponto eles podem ajudar ou não as pessoas Sim eu gosto sempre de pensar no custo benefício das coisas tu tem um custo e o custo gente não é só dinheiro o custo pode ser o inferno de passar um frio naquela banheira que todo mundo pôs o pé suado com frieira ali isso é um custo e o benefício
então Eh e o custo benefício ele varia da intervenção e da pessoa porque cada pessoa tem uma realidade diferente então vamos lá Banheira de Gelo ajuda a reduzir dor muscular tardia Aquela dorzinha chatinha e tal ajuda nisso então ajuda você ficar mais confortável Tem gente por exemplo treinando para uma maratona que assim chega no final do ciclo o sentimento é eu só tô cansado eu tô cansado a pessoa fica semanas Se sentindo cansada para essa pessoa cara fala assim ó eu vou te dar um negócio que vai fazer o seu músculo sentir menos cansado um
pouco pô vale a pena sabe agora você corre 15 km Que assim daí no durante a semana nem vai correr mais vai diminuir a dor muscular vai vale a pena você investir nisso já que você se você descansar vai dar na mesma sabe então é uma coisa efetiva sim tem evidência de eficácia mas eh tem que entender o contexto eu acho fumaria alguém que corre 5 km fazer mas de novo você tem dinheiro você quer você gosta se joga é isso eu tenho dinheiro eu quero ficar na banheira de Gelo e ter esse gostosinho porque
dá um Gostosinho Entendeu agora todo mundo precisa do gostosinho Não mesmo um maratonista ele não precisa ele descansando ele vai se recuperar o ponto dessas coisas é as pessoas substituem o equipamento pelo que realmente é eficaz então o que que faz a gente se recuperar descansar e dormir a aí a pessoa não descansa não dorme se entra no gelo não não adianta show tá esc você sabe de Se você não souber precisa responder não porque é uma pergunta cretina que eu vou Fazer mas é você falou que é eficaz assim mas o tamanho não sei
se sabe de qu mas o tamanho tamho perfeito é muito superior a outras é sabe o que é não o mais superior é massagem sabe massagem gostosinha que você deita Aquilo é o melhor mas não é tão vendável né porque uma a bota é a pior funciona no rank do que funciona primeiro é massagem depois é gelo depois é aquela bota de compressão todas elas que que elas fazem diminuem se a gente fizer uma biópsia lá Do músculo diminui o processo inflamatório diminui lactato não diminui nada só diminui a sensação de cansaço então o melhor
é massagem o problema é é muito difícil cegar isso no estudo como é que você cega balde de gelo então tem as pessoas se sentem bem porque enfim é todo um negócio né um par e tal mas o tamanho do efeito Lu de novo não diminui inflamação muscular tá é um efeito pequeno é um efeito B porque muitas pessoas que Acabam indicando indica com como se fosse o benefício para redução de inflamação a a processo metabólico e e na hora que você fala sua sensação é uma resposta muito legal porque eu fico pensando assim se
realmente reduzir ess processos metabólicos de inflamação eh muitas acho que você você deu um exemplo bem legal eu odeio o gelo eh eu não faria de forma alguma mas tendo informação que talvez eh reduziria o processo inflamatório eu eu me entraria Num num desconforto para ter o benefício uma vez que não tem eu consigo julgar assim tá é só conforto então conforto para mim Eu prefiro dormir do que a banheira do Gelo e é pessoal a sensação de prazer e conforto e relaxamento é uma questão mais individual do que a pessoa se sente confortável relaxada
para ter o benefício do Alivio daquela dor Exato eu não entro numa bha deo nem que me pague não entro não entro o que eu faço mas às vezes eu tô num ciclo pra meia eu sinto Que minha perna tá cansada tá pesada eu preciso de ajuda porque eu tô num volume grande eu peço pro meu marido fazer massagem fica meu marido e meus filhos massando minha perna e é isso sabe mas assim não precisa investir nisso se você não tá sentindo a perna cansada e pesada sabe precis ventosa ajuda Cara você sabe que tem
a ventosa ela pode ser usada como massagem então tem tem um estudo que inclui ventosa e a ventosa faz a mesma coisa que a massagem Só que aí eu não sei como fizeram ficar aquele negócio roxo aquela coisa doida mas é massag é que assim na minha área e se as pessoas me acham uma erege né porque assim é tudo massagem gente liberação facial ventosa sei lá o que das co massagem e s aí você vai diminuir desse jeito gente massagem é ótima massagem aumenta a amplitude de movimento massagem diminui a dor momentaneamente então assim
massagem ajuda essa cansaço muscular massagem é Ótimo precisa ter a técnica queer não precisa Esse é o ponto não precisa ter uma técnica que você compra um curso para fazer massagem gente faz pega e faz pode ser sozinho com rolinho maravilhoso Raquel se uma pessoa chegasse para você no seu consultório agora eu não sei se isso acontece ah deixa fazer uma pergunta bem rápida no seu consultó aparece muito mais corredor machucado do que gente que vai começar aparece alguém que qu começar a correr e fala vou no Físio aparece você acredita que aparece mas depois
que eu cresci nas redes sociais antes era assim 90% lesionado hoje tá um 70 belza ó olha Então olha só então eu tenho uma pergunta exatamente sobre isso porque eu tô vendo aqui na nas perguntinhas ho gente quando eu tô olhando para baixo não é falta de educação com ninguém eu tô olhando as perguntas aqui da galera que fez ontem Querida Raquel existe situações músculo esqueléticas vamos falar do nosso ramo Não vão entrar na área de ninguém que não seja a gente que vai num fisioterapi e você fala assim cara nesse momento você tá contraindicado
para começar a correr já existiu ou Existe alguma coisa de Diagnóstico vou dar no meus pois alguém fala assim eu tenho M artrose no joelho eu posso começar a correr é claro que tem que passar por uma avaliação Ah eu tive uma lesão meniscal posso voltar a correr aí eu operei eu tenho hern scal E aí Raquel você pode falar de Contraindicação absoluta múscul esquelética para não correr não tem gente correr precisa de dois pés e às vezes nem isso dá para correr sem um pé sem uma perna como a gente vê tantas pessoas fazendo
não existe não existe o que existe é medo dos profissionais e aquele viés das intervenções excessivas né de você quer tanto cuidar cuidar cuidar e proibir proibir proibir que você na verdade acha a pessoa mais frágil não existe pode correr com chort Trose pode correr com herinha de disco acho que a única coisa que contraindica são doenças que deixam a pessoa camada Então você tá com uma neurodegeneração eh e nem contraindica é assim é até onde você conseguir chega uma hora você não vai conseguir nem respirar mais então não tem mais muito o que fazer
aqui eu VII falar assim né Gente desculpa mas eh não tem não tem nunca vi desconheço o que tem é se a pessoa já chega com uma questão prévia por exemplo ela foi andar De skate quebrou o pé tá com o pé quebrado aí fala vamos esperar cicatrizar então pé quebrado fratura por estress Aí sim e é e é pontual né a gente vai esperar cicatrizar e voltar mas a principal preocupação das pessoas é que correr acaba com o joelho vai desgastar toda a cartilagem vai ficar osso com osso que os médicos adoram falar isso
né que joelho tá osso com osso adora mesmo é não é muito doido tem um estudo que acompanhou correr pessoas Por 10 anos todas tinham algum nível de osteoartrose algumas corriam outras não depois de 10 anos o joelho tava tudo igual gente correr não piorou o joelho tem evidência também é que a ideia é difícil saber né uma correlação Você não sabe quem nasceu primeiro ou vou a galinha mas corredores T menos risco de colocar prótese de joelho e quadril Mas a gente não sabe se é porque eles já eram bons né então correram ou
se a corrida fez alguma coisa a maioria dos Estudos nesse sentido eles mostram que correr não piora desgaste articular que mais piora desgaste articular é desculpa deixa eu me corrigir correr recreativamente tá correr a nível profissional aí existe evidência que sim dá a zoada no joelho a nível profissional gente ganhar maratona a nível ag gente assim não tem evidência de que piora só tem que lembrar que atleta atleta profissional não é uma atividade De saudável todos eles eu tenho uma curiosidade Posso fazer uma pergunta para vocês nada a ver porque eu fico pensando eu como
físio que Belinha é um uma ginasta né ela Son se eu olho e f assim como é que eles porque eu olho que ela pula Fala meu Deus e esse joelho como é que vocês lidam com porque é um esporte de alto risco de alta intensidade de Alto tudo né é uma B ela pergunta São dois fisioterapeutas que lidam totalmente diferente o Léo Estimula tudo tudo tudo tudo pode e eu sou a chata que eu não quero ver nada isso não pode cuidar Eu só vejo lesão eh ela faz as coisas em casa eu não
quero ver ela faz as estrelas sem a mão eu não quero ver eu só vejo lesão E o Léo daqueles vão treinar mais e mais e mais e mais e mais então assim é complicado mas assim e é muito legal assim você falou um ponto que todo Esporte tem risco a e a gente várias vezes na sua fala eu fui vendo a Belinha assim é de Repouso tal que eu sou daquelas assim filha acredita Mamãe eu sou fisioterapeuta ela quer treinar o tempo todo para subir de nível e eu falo com ela assim o descanso
é tão importante quanto o treino você tá crescendo também descansando porque você eu falei o atrata tem que cuidar do corpo porque a minha filha não tem fim ela sai de lá e ela quer treinar todos os presentes dela ela quer que eu compro aqui em casa uma barra um trampolim ela quer que eu Compro uma paralela compro tudo é uma paralela chega na casa do Léo é um po esportivo É ela quer tudo e a gente Lógico não comprou mas assim é o sonho dela ter porque ela quer treinar horas por dia e e
e e a gente falou muito isso assim o desejo de querer progredir com não escutar o corpo e ela é uma menina de 11 anos que não sabe então aqui em casa a gente fica tentando opinião muito legal eu ia ser igual a você Lu eu ia ficar assim ah vamos só brincar Cambal Otinha Ah porque estrelas né cambalhota Olha que divertido a para quem não sabe a bela faz a ginástica artística né ela compete pela prefeitura aqui da cidade onde a gente mora e e ela tá subindo de nível Então tá sendo para mim
tá sendo um prazer é porque eu fui a de juvenil de tênis né cara e daí eu sei o que que é agora o que eu tô achando muito legal para Bela é é que ela tá começando a entender Raquel assim ó a importância de dormir cedo ontem por exemplo 8:40 da Noite eu falei assim Belinha você fez um treino muito exaustivo anteontem você dormiu pouco você precisa dormir mais ela levantou desligou a TV e falou vamos pra cama comigo ela deitou e dormiu entendeu achei muito bonitinho eu falei assim Bela você precisa comer fruta
verdura legume carne em vez de comer Nutella porque isso vai ser bom paraos seus músculos Então assim tá tendo um grande aprendizado noso tudo e é claro o spor dela tem um risco né de fratura de Quedas e tal e aí eu acho que a Lu faz o contra balancei muito bom não eu sofro muito não vou mentir eu e e eu e é a gente mudou o tópico do podcast mas eu gosto de contar isso assim eu sofro a minha filha tem hora que eu acho que ela é mais evalua do que eu que
ela me dá uns tapa de luvas enormes assim e teve um dia que eu elogiei o Pedro no esporte dela e ela falou assim eu você nunca elogia né mamãe Aí eu falei com ela assim ô filha Lógico que eu elogia eu Posto foto de você o dia inteiro aí ela falou assim postar não é elogiar Nossa é aí eu falei assim toma distraída aí ela falou assim mamãe todas as vezes que eu faço os movimentos Você fecha os olhos e ao invés de elogiar você fala cuidado e aí foi muito legal esse debate que
eu falo essa que a parte evoluída da minha filha que eu falo assim filha amar também a cuidar a mamãe é fisioterapeuta e eu por ser fisioterapeuta eu escuto muito histórias de acidente porque é o Que chega até a mim Eh então assim eu não gostaria de ver a minha filha perdendo um sonho que ela tem um sonho de ser atleta eh hoou de trabalhar com isso por muito tempo que ela fala assim mesmo se eu não for no lipida eu quero trabalhar com ginástica eh é muito engajada sonha mesmo ela sonha mesmo aí eu
falei com ela eu não quero ver um sonho destruindo por uma lesão então assim sim eu sou mãe filha eu tenho medo mas a partir depois disso Eu comecei a elogiar Mais é claro eh mas D eu não vou mentir toda estrela meu coração arde mas vibra ao mesmo tempo essa Ai desculpa terar tópico mas é que que é é é isso né gente esporte de alto rendimento que é o que a Belinha quer né é diferente de esporte recreacional e acho que a gente tem que pôr o pé no chão sobre isso assim sabe
esporte recreacional de uma forma geral na balança vai fazer mais bem do que mal ah mas tem din gente de um lado é at dinit Do outro lado é morrer de infarto vamos pesar né Lógico isso no né então assim acho que é por aí Lu eu tenho duas perguntas aqui vê se tem mais alguma coisa aí tá que veio da a galera que eu acho que as duas se conversam um pouquinho e conv são sobre as mulheres corredoras primeira pergunta Querida Raquel muitas pessoas aparece você com medo de incontinência urinária ou já com incontinência
muito pouco é uma coisa que até tô me afundando a estudar porque De novo né quem é especialista nisso queer botar a mulher numa redoma de vidro falar não não corre porque tem Impacto e depois de correr depois de de parir não pode correr na minha clínica muito pouco mas aí tem né um uma coisa que é a minha clínica não é eu não tenho uma sala especializada em em fisioterapia uroginecológica então talvez não me procurem porque saiam que eu não manjo tá no meu convívio social eu tem poucas mulheres Mas também de Novo é
um assunto que você não chega assim ai tô fazendo né tô tendo escape é difícil saber mas eu me enfiei a estudar ultimamente isso né pro meu livro O que que eu li que a incontinência uma assim né incontinência urinária atinge mulheres na gravidez mais na gravidez e no pós-parto principalmente e mais em Mulheres que tiveram parto normal corredoras nas corredoras Esse número é diferente não então eh é isso que eu sei Ah tem alguns estudos mostrando que esportes de alto impacto aumentam o risco de incontinência urinária então H quem faz parte de impacto como
pular tipo a Belinha né pular e tem maior risco sim mas aí eu fico pensando eh Eu sempre sou do do ponto de assim risco o tempo inteiro a gente tem aumento de risco o tempo inteiro Você tá dormindo mal você tem aumento de risco você não tá comendo direito você tem aumento de risco normalmente a gente não Fala assim para de fazer a gente cuida só que na corrida tem uma coisa que a gente quer tirar a pessoa e ao in vez de cuidar então a minha opinião é sim esporte de alto impacto aumenta
o risco de continência urinária e de novo aumento de risco não significa vai acontecer eu não tenho eu não tenho continência urinário por exemplo e eu porro há 8 anos cuida é cuidar é fazer os exercícios fortalec né ao invés de tirar a pessoa do esporte posso Completar e eu també vou falar sem ler viu gente eu vou falar com um pouco de back que eu tenho sobre assunto e observação também e o que A Raquel falou foi muito legal sim o que tem de estudo que mostra que óo pélvico da mulher ele com passar
do tempo para quem não sabe para quem não é na área o nosso Soho pélvico é músculo né só tem músculo sustentando ali e a idade a gestação aumento de peso tudo isso faz com que essa musculatura com o passar do tempo e Com a idade ela vai ficando mais fraca na grande maioria das mulheres e eu falo isso muito com Léo Principalmente quando a gente fez os episódios de saúde da mulher é muitas mas é muitas rodinha de mulher sempre fala sobre perda urinária sobre Ah deixa eu correr lá e fazer o xixi antes
de fazer o snet e não faz o ris sen não vou perder xixi e e são frases assim que eu comecei a perceber das mulheres 40 Plus que fala com uma naturalidade como se fosse piada em roda Feminina e não é aí eu volto na minha faculdade não é porque parece que a gente trata isso com naturalidade eu sou de uma família de muitas mulheres é minha família é gigante para quem não sabe e a maioria é mulher e a minh tias falam tem altas piadas de perda de xixi com muita naturalidade e esse assunto
é um assunto pra gente ser tramado não só no esporte é que sim que se se você acha engraçado e tá perdendo é porque talvez a musculatura tá fraca independente do Esporte e talvez o cuidado tem que ser buscado e não parar de fazer o esporte porque se você tá fazendo Esporte já tá buscando fortalecimento em geral né generalizado mas não específico então assim mulheres que fazem ou não fazem esporte eu acho que se tá acontecendo com você pequenas perdas com exercício na corrida eh não é como não é normal ter essas perdas e talvez
é porque tá com fraqueza então busca cuidado essa eu acho que é eu acho que o recado geral Para nós mulherada assim que não normalize perda de xixi porque não é normal isso aí eu vou fazer um comentário no final desse podcast aqui que eu acho que se vai vai concordar comigo gestantes Raquel e aí gestante POD aí tem divid pode deve aliás gestantes com diabetes gestacional e sobrepeso devem fazer atividade física vigorosa inclusive para controlar o diabetes gestacional eh eu acho para quem eu acho que é bom deixar claro Assim aumento de peso excessivo
na gestação não é uma questão estética aumenta o risco de pré eclâmpsia que mata preclancia é um aumento de pressão arterial que dá falência de fígado falência renal a mulher morre o nené morre eu a minha tia morreu tenho uma tia que o bebê nasceu deu uma semana ela morreu porque ela teve PR clâ então a atividade física é uma coisa que controla ganho de peso então isso é muito importante tem que fazer para Pessoas de novo né com diabetes estacional e que tá com mais risco de decamp se atividade vigorosa ajuda a controlar pode
correr pode tem bastante estudo mostrando mulheres que mesmo correndo em alta intensidade então tem estudo com apando atletas que não quiseram parar de correr mesmo atletas em alta intensidade Não correram risco nem em relação à gestação e nem em relação ao bebê o que tem de evidência é que mães que correm costumam ter melhor Controle de peso eh partos mais rápidos mais fáceis partos normais mais fáceis menos risco de diabetes gestacional O que é incrível tá não existe nenhuma evidência de que correr Gere algum risco para a mãe ou pro bebê inclusive no primeiro trimestre
eh e e fortalecimento também no final da gestação é muito peso em cima de você e quanto mais fraca você tá mais você vai sofrer eu minha gestação que foi de alto risco e aí eu fiquei meio parada chegou um momento que Meu P doia tanto quando Pô o pé no chão o que que eu tinha que ter feito mais atividade física é porque a gestação é muito desgastante você tem que estar preparado Então pode correr isso está lá nos guidelines da associação de Americana de Obstetrícia pode correr Qual que é a recomendação O que
que tá escrito o melhor jeito é naquele teste de fala que você consegue falar e não Cantar É nesse rito Tá mas existe evidência de que atividades vigorosas Também não geram risco mas assim se você nunca fez não é hora a não ser que você esteja com diabetes estacional aí você tem que com prescrição tá gente para cuidar do diabetes situacional já corria continua correndo nessa faixa de zona dois nunca correu e quer correr pode começar também nessa faixa de zona dois é que a gente acha que vai balançar o nené vai cair não vai
é colágeno não vai É mecanicista né Lu Olha que legal posser um comentário Luc você vai concordar comigo Você viu o tanto de similaridade desse podcast com o podcast de CrossFit que a gente fez a gente entrevistou o Rodrigo jasbick ele é o médico faz CrossFit é um cara um cara de um coração gigante um cara muito legal eh olha como é que o mundo é pequeno Nós entramos no mesmo avião que ele nos Estados Unidos assim do nada eu entrei ele tava dentro do avião a gente bateu a mão ali tal o rodrig cara
muito legal é Quase as mesmas perguntas dentro do mesmo contexto né Não tô dizendo que todo esporte é igual mas é engraçado como é que asas são muito parecidas mas são esportes que causam medo nas pessoas pode ver que esse medo foi criado por uma cultura do medo sempre na boa intenção mas que não tá embasada em nada e nós duas se a gente não pudesse correr a gente estaria morto né porque na evolução a gente corria para conseguir comer é é eu Engraçado eu tô ouvindo Assim a gente sempre termina o podcast com muito
que o Leo vai olhando pergunta de caixinha e a maioria das perguntas são das mulheres e a maioria relacionada com a molada ao em torno de 40 40 Plus ali e o tanto de mito que tem né não pode isso não pode aquilo vai cair estética incontinência fraqueza e e blá blá blá e eu e é muito cruel né ol falou da Semelhança do episódio com o nosso que a gente fez sobre CrossFit e agora a Raquel pontuando agora de novo na Corrida como é cruel eh que a gente brincou aqui no início não se
compara com as meninas de 19 já é cruel para nós mulheres maduras vamos falar assim eh lidar com demanda que geralmente as mulheres maduras já tá inserida no mercado de trabalho as que estão então a demanda de trabalho para aquelas que não tem filho grande para aquelas que tem trabalho e filho demanda de trabalho filho casa e marido e tudo isso no pacote eh e mais se manter ativa E mais eh é uma fase que muitas mulheres colocam peso e aí na hora que a gente começa assim eu vou tentar mais uma vez vem um
monte de Barreiras e mitos para afastar a gente de qualquer Esporte Ah não pode isso que a sua pele vai cair não pode isso que o seu cabelo vai ficar ruim não pode aquilo porque você vai ter continência urinária E aí esses mitos afastam mulheres do esporte então Lar gente para não falar vamos fazer o contrário vamos motivar para que mais Mulheres dessa idade façam Esporte e que não tem doações não tem nada disso só faa que tudo vai melhorar é É Mas você percebe que ah vai cair a pele da mulher vai cair a
bunda da mulher Vai envelhecer a mulher porque a a gente não tem a permissão de envelhecer não tem a a mulher ela ainda na sociedade ela não tem a permissão para envelhecer isso é muito cruel e dá um bug na minha cabeça ó o Léo aí com os cabelinhos brancos que a gente olha e fala que charme a que Charma esse cabelo branco se eu tivesse o cabelo branco ia ser descuidada nossa não se cuida né então é muito cruel que não é permitido que a gente envelheça sabe nunca falam que vai cair a pele
do homem e e se cair Dani ele tá velho vai ficar charmoso né É É uma coisa muito cruel que eu não sei lidar eu tô começando a ter cabelo branco agora eu não ido bem eu não ido bem com envelhecer e não sei como fazer mas é muito cruel com a gente cobrança é é de Todos os lados não eu acho que é mais do lado de vocês tá muito mais o desculpa é isso aí preca ser a sociedade melhora eu em vários episódios essa frase da Raquel é muito legal assim que em vários
episódios assim eu tenho uma vantagem de ver o mundo um pouquinho diferente de comparação mundo feminino e masculino porque eh sou uma mulher trabalho Exatamente no mesmo lugar que o meu marido que é um homem trabalha então eu vejo na pele as diferenças de Tratamento Porque tem muuitas vez gente fala assim não porque o trabalho é diferente a oportunidade é diferente porque geralmente a gente tem funções levemente diferentes vai mas aqui em casa a gente tem a mesma formação fizemos doutorado com o mesmo Professor trabalhamos na mesma universidade e fazemos trabalhamos na mesma empresa e
hoje eu mostro toda hora que eu vejo a diferença eu faço questão de fazer isso não levo percebeu que é ser mulher Percebeu que é ser mulher e toda hora que eu mostro pro Léo que eu o Léo falo assim caramba eu nunca percebi que eu mostro na hora que contar depois não é o mesmo Impacto e toda hora que eu percebo eu só faço assim Isso é ser mulher é que que o tratamento é diferente para tudo né tudo homem é mais permissivo né em questão de várias coisas e nós temos que conquistar eu
acho que é nítido Isso aí tá é nítido nítido Isso aí eh Raquel você é incrível Eh eu faria 9.000 podcasts com vocês para conversar dos mais diversos temas eh e muito obrigado mesmo tá e fala onde que a galera te encontra de novo Raquel pra galera não deixar de seguir porque cada conversa sua é uma uma m clé de aprendizado obrigado tá obrigada gente obrigada pelo convite eu adoro vocês de novo vocês é importante vocês saberem isso vocês mudaram o rumo do Brasil só para vocês saberem é é porque a vou agora vou falar
assim né para quem não Trabalha com rede social eu não sei vocês mas às vezes eu não percebo Porque para mim eu estou falando com uma tela e eu tô dedicada tal mas você não tem muita noção do que tá acontecendo essa é uma pesquisa no com um monte de corredor do Brasil e tal e muitos falando assim a maioria fala não são frases minhas tipo ah A Pisada não importa cada um tem seu jeito ou falando Ah eu eu posso correr só para ser feliz e eu olhei e falei ô Saulo eu acho que
eu tenho medo nisso Tipo eu acho que dei um pouco o jeito das pessoas verem a corrida no Brasil e isso é é assustador eu até repite falar é meio assustador porque eu vou mudar os rumos foi uma coisa que aconteceu e vocês estão mudando o rumo da saúde no Brasil minha dermato faz fe acabou de postar seu curso assim fazendo eu vi já era maravilhosa tem esse viés né que só vai para vocês quem já tem um pezinho na maravilhosidade quem não tem fica bravo Né então vocês mudaram o rumo da saúde no Brasil
isso é muito grande e é é eu eu cuido muito mais das coisas que eu falo porque eu falo não o povo agora entende mais de ciência Deixa eu explicar melhor porque o Léo e a Lu senar eu sempre eu sempre penso assim isso aqui tá coerente com o que as pessoas estão aprendendo assim sabe então também queria deixar isso claro que vocês assim dá que vocês vão olhar para trás e o mundo o Brasil vai ter Mandado por causa de vocês is é muito grande obrigado É uma honra grande ter você aqui com a
gente mesmo porque que eh se você percebeu nessa pesquisa algumas falas suas Realmente seu alcance é incrível e eu falo que eu gosto muito assim eu sempre falei col uma pessoa atenta atenta com comentários conversas eu fico ligada sempre nas coisas e viajando com coisas além eh e é muito legal em vários ciclos diferentes que eu Convivo de amigas próximas amigas novas ciclos escolares e e diversos e sempre quando vem o assunto corrida vem sempre o seu nome e isso dá muito orgulho é é isso é legal Raquel porque assim vem com informações boas e
as pessoas falando de corrida de uma forma eh inclusiva né uma Vibe boa cara ex exato uma forma qualidade e e isso é legal e eu acho assim se você percebeu assim tem meu dedo ali eu acho isso é Bárbaro e eu torço para que mais pessoas assim como Você ou nós não sei cada um na seu nicho que fale mais de ciência que fale mais sobre mitos que traga conhecimento de qualidade pro Grande público porque as pessoas querem saber informações de qualidade e hoje assim todos nós assim eh Talvez nós três aqui na tela
somos a geração que não tinha tanta informação quando a gente era um pouco mais jovem e e hoje esse excesso de informação é bom e ruim ao mesmo tempo porque é difícil triar o que é bom e o que é ruim e é Muito bom ter canais de que pessoas que cuidam do que falam igual ao seu e o alcance eu falo com o le assim toda vez que você comemora uma vitória aí a gente celebra aqui fala assim essa vitória é é de todo mundo que fala da ciência porque se tem canais que falam
preocupados com o conhecimento de alta qualidade né com ciência de alta qualidade o seu crescimento faz com que todo mundo cresça com a informação todo o sistema e a gente vibra muito de ver você o Saulo Aí você lançando seus aplicativos e as coisas acontecendo e as pessoas querendo estar com você então isso a gente vibra bastante de vezes esse movimento acontecer você tem que ir no lançamento do livro iremos iremos só nos avisa que estaremos tem um tem um uma parte que eu explico que é ciência que chama Aprenda com a minha avó que
eu eu tenho uma cicatriz na perna e minha avó queria passar leite de cachorra na minha cicatriz para ela a cicatriz sumir E aí Eu nunca passei minha eu tenho keloide e ela falou viu que você não passou leite de cachorra como eu te mandei até o dia que ela morreu ela falou isso assim e aí eu eu conto um pouco mas vocês vão vocês vão ver gente obrigada mesmo pelo convite foi divertido eu posso vir Maise pode falar de maternidade Lu acho que bora bora fazer o episódio do Dia das Mães desse ano tá
bom gente Ah vocês me achando no @ Raquel Castanharo no fim não falei é @ Raquel Castanharo porque Ela dá muito muito muito material informação gratuita e e leve porque a Raquel realmente eu já falei isso no episódio no início até eu atendia que eu cheg aqui em casa assim essa explicação vou pegar para mim porque foi tão mastigada que ela fez entrar na cabeça de todos os caboclinhos que eu viro essa informação Então mas de novo é graças a minha vovó o o Marc duart meu orientador de Mestrado ele uma vez falou assim e
ele explica mal ele explica ele eu amo o Marcos mas ele ele muito rebuscado e ele falou assim e eu escrevi um texto ele falou assim tá você reproduziu coisas que eu falei você não entendeu nada do que você escreveu agora escreve como se você estivesse explicando pra sua avó Ah tá bom então eu tenho sempre na minha mente alguém na minha frente minha avó fez até terceira série ela sabe sabia assinar um nome e fazer continha para ir no mercado assim né então eu sempre tenho na minha mente alguém como a minha Avó e
a gente acha como profissional a gente tem que falar difícil para agradar os profissionais Mas mesmo os outros profissionais vão gostar quando você fala pra sua avó que é o que a mar ker faz também né Tipo ela e eu e eu e eu gosto de pessoas que falam assim porque a gente tem mania de achar que falar difícil é o que é o certo e é o bonito e a minha interpretação é que só tá bonito de falar mas tem um monte de gente aqui Ouvindo fingir também que tá entendendo não tá entendendo bulufa
e na hora que a gente fala como se tivesse falando pra nossa vó é até a pessoa com muito conhecimento fala assim olha realmente agora entendi esse conceito de forma completa eh você vê que ela ele ensina Aé os que muitos sabem formação é simples Luluzinho onde as pessoas te encontram me B eu tô sempre aqui no pbc também tô lá no Instagram lucil Andel meus amores você tiver um dedo na sua Mão você tem que apertar para seguir o canal do PB Cash aqui no YouTube e no Spotify se você só ouve no Spotify
Você vai no YouTube e segue porque eu quero bater 100.000 esse ano de qualquer jeito tá bom E vocês me encontram no Leo Costa pbe no Instagram no site institut pb.com.br e no PB cash no YouTube que chama prática baseada evidências Raquel Muito obrigado tem que mandar beijo um beijo para todo mundo e até a próxima tchau tchau beijo gente tchau tau Tchau i