Porque quando a gente vê uma pessoa bocejando, dá vontade de bocejar também? Essa, é uma dúvida cruel Cães, gatos, tigres, chimpanzés, focas, pinguins e até corujas No reino animal assim como você e quase todo mundo boceja mas porque? A verdade é que ninguém sabe com certeza mais de 20 teorias, tentam explicar, por que a gente boceja mas todas elas concordam em um ponto o bocejo existe para dar uma "chacoalhada" no nosso corpo quando a gente precisa ficar alerta ou seja, a gente não boceja porque tá com sono mas poque a gente quer se livrar dele A teoria mais antiga diz que o bocejo é uma forma do corpo enviar mais oxigênio pro sangue quando a gente inspira leva oxigênio para dentro e quando expira libera gás carbonico mas as vezes essa troca de gáses fica desregulada por exemplo, quando você tá cansado precisa mandar mais oxigênio para o corpo e é ai que entra o bocejo já reparou como as vezes você tá na escola ou no escritorio e de repente vem aquele soninho e uma vontade incontrolável de bocejar só de pensar já me deu sono pois é, lugares em que muita gente respira junto costumam ter mais gás carbônico e ai você precisa de mais oxigênio para equilibrar outra teoria diz que a gente boceja,porque nosso cérebro libera substancias sempre que a gente tá com medo, nervoso ou estressado ou seja quando precisa ficar mais ligado.
Ele funciona como uma injeção extra de substancias químicas produzidas pelos neurônios conhecidas como neurotransmissores como a dopamina, serotonina e endorfina. Sabe quando você está prestes a fazer uma prova e começa a bocejar? É o seu corpo te dizendo: Prepare-se!
Outra teoria suspeita que a gente boceja pra refrescar o nosso cérebro. Quanto mais cansado a gente tá, mais quente fica o nosso corpo, e bocejar então seria uma forma de acordar o nosso cérebro com um pouco de brisa. Isso pode acontecer de várias formas.
Uma é levando o ar das artérias que é mais frio diretamente pro cérebro como acontece como um radiador do carro. Outra seria esfriando partes da nossa cabeça como seios nasais. Isso ajudaria a refrigerar o que está dentro dela ou seja o cérebro.
-Tá, mas nenhuma dessas teorias explica por que o bocejo é contagioso. -Exato minha cara duvidadora e a resposta é ninguém sabe. -De novo?
-Pois é, mas existe uma suspeita de que tenha a ver com o passado. Lá no tempo das cavernas você já podia ser uma forma de transmitir informações avisando o grupo por exemplo de coisas como, cuidado, tem tigre-de-dente-de-sabre na área. As outra pessoas do grupo então bocejariam de volta como forma de demonstrar que receberam a informação, e assim tudo mundo estaria alerta.
Isso explicaria por exemplo porque o bocejo é contagioso entre pessoas que se conhecem. Repara uma coisa: dificilmente você boceja depois de ver um estranho bocejar. Já se for um amigo ou alguém da família, você rapidinho abre a boca.
Hoje não existem mais tigres-de-dentes-de-sabre na área mas ao que tudo indica ainda existem neurônios no cérebro que se lembram daquela época por essa teoria toda vez que alguém que a gente conhece boceja, esses neurônios são ativados. É por isso que bebês que ainda não tem muita idéia de grupo não são contagiados pelo bocejo. Eles também bocejam mas é por conta própria.
E você, bocejou durante esse vídeo? Mais dúvidas cruéis como essa você esclarece aqui no Manual do Mundo. Ah gostou dessa dúvida cruel né?
Então clica aqui e vem descobrir em que lugar do mundo os seus e-mails ficam guardados.