mais um dia de alta de dólar mais um dia de queda na bolsa uma queda de mais de 1,5 eu vou explicar aqui para vocês o por que isso acontece pode cair muito mais a bolsa e subir muito mais o dólar caso essa ideia cretina vá adiante pelo menos da forma como eles estão fazendo eu vou explicar para vocês inclusive porque empresas diferentes T comportamentos diferentes hoje inclusive algumas estão caindo não deveria cair vocês vão entender rapidinho mas primeiro vamos voltar um passo atrás vamos ver né O que que tá sendo conversado ali como vocês
sabe existia uma grande expectativa do mercado em relação ao corte de gastos que o Haddad iria anunciar nessa semana eu levantei aqui tudo que tem nesse corte de gastos Vou analisar aqui cada ponto com vocês tem coisas interessantes outras nem tanto isso aqui traria um grande alívio nas contas não era o suficiente eu já disse inúmeras vezes mas já já é alguma coisa a bolsa teria uma tendência de disparar aqui com com disparar não digo né mas dá uma subida aqui por conta desse Cord só que aí ele vai junto com o Cord coloca uma
gambiarra aqui que estraga todo e qualquer ganho desse corte na verdade Pior né era melhor não existir esse corte de gastos com mais gastos do que existir dessa forma como eles estão fazendo Tá bom então depois eu falar aqui o que tem nesse có de gastos e e sobre a isenção a gente comenta também um pouco mais das empresas né o comportamento ali do mercado bom então nós temos aqui o CTE de gastos onde o na verdade vai trazer mais gastos Mas enfim falando da parte do corte o Haddad ele tava pretendendo aqui economizar de
25 a 30 bilhões 202 5 e em 2026 40 bilhões esse são números estimativos a já não pode contar com tudo isso mas já é um pouco de alívio né bom então vamos ver aqui as medidas propostas do corte né onde nós temos uma nova regra pro abono salarial quem recebe até dois salários mínimos tem direito a receber um 14º salário que a gente pode chamar né aquele valor de abono né e Com base no pagamento proporcional aos meses trabalhados obviamente e a proposta em discussão no governo é que aquele a apenas aqueles que tenham
remuneração mensal de 1,5 salário mínimo poderiam receber esse abono Então existe um corte aqui para quem ganha até dois salários mínimos não vai ser mais agora é 1,5 então uma parcela da população ficaria sem este abono salarial traduzindo é isso né o próximo item é o combate a super salários eu vou ler aqui um trecho que eu peguei do Gazeta do Povo o governo já indicou apoiar a limitação de super salários do funcionalismo um projeto de lei que aguarda a avaliação no senado há 3 anos acredita-se que possa gerar economia de TR a 4 bilhões
por ano porém o cálculo de movimentos Livres questiona essa possibilidade segunda a tink Tank a proposta permite 32 penduricalhos que continuem a ser recebidos pelos servidores sem incidência de teto constitucional Bom enfim ess aqui estão as palavras dele não vai conseguir tirar todos esses super salários mas enfim é uma medida que tende a ser positiva né tirar esses super salários aqui a outra medida aqui é a taxação do super ricos que não confundam com super salários é diferente a São super ricos eu entendo aqui que é setor privado público todo mundo que tá ganhando muito
que tem muito dinheiro na verdade a gente tem que entender aonde vai ser essa taxação eu não achei detalhes em nenhum lugar na internet explicando mais a fundo a isso inclusive eles colocam valores iguais de três a 4 bilhões mas são coisas diferentes tá eu acho que o mercado tá aqui meio confuso uma coisa a taxação de super salários outra de super ricos né Sempre tem o super ali babaque ISO isso mas enfim eh essa economia aqui então fiquem aberto tá eu achei aqui falam três a 4 bilhões e precisa saber como que vai ser
essa taxação se for taxar as fortunas cara Esquece isso que não dá certo o cara vai pro país que não tem a taxação isso nunca deu certo a Argentina acabou de fazer esses dias aí não deu certo não dá certo em nenhum lugar você taxa super ricos não dá certo até mesmo país desenvolvidos voltem meia tem essas ideias burras estúpidas fazem isso aí E o pessoal faz o quê foge pro país vizinho ainda mais lá na Europa né mais fácil ainda vai para um outro país que é pô tão bacana quanto então assim não funciona
a taxação de super ricos mas a gente tem que ver os detalhes de novo eu não achei aqui o pessoal explicando como é que funciona então já vimos aqui regra de abono vai ferrar ali o pessoal que ganha esse abono de 1,5 a do salários ali mas é uma economia taxação de super salários aqui é uma economia taxação de super rico Você pode falar que a economia no primeiro ano no segundo ano já acabou essa economia na verdade vai virar em algum momento uma um prejuízo porque o pessoal vai tirando dinheiro tirando tirando tirando próximo
item piso da educação eles querem mudar o piso da educação eu sou contra né Precisa ver exatamente o que eles querem fazer eles estão querendo fazer uma jogadinha ali mas eu não concordo porque educação é é o futuro do país tem que inclusive melhorar essa qualidade tem que trazer eficiência para esse ensino público é muito gasto realmente e é ineficiência pura aqui né mas enfim mudar aqui é complicado eu sempre digo para vocês inclusive que eu sou contra bolsas Família Bolsa isso bolsa aquilo de a de eterno Tem que existir no primeiro momento tem mas
depois se transformando o quê numa bolsa educação pro cara estudar uma um profiss profissionalismo também pode ser algum uma coisa mais prática Mas alguma coisa que vá aprimorar o cidadão você vai tirar aqui da educação não concordo pente finos em benefícios eles querem eh passar o pente fino aqui por exemplo no BPC que é destinado a pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência A ideia é passar um pente fino eh buscando aqui quem tá recebendo não deveria eles vão fazer um pente fino similar aqui em todos os benefício praticamente buscando instrumentos também para
ajudar de repente até mesmo a biometria bom não a gente tem que ver os detalhes como é que vai ser mas de modo geral é legal Óbvio tem gente recebendo benefícios não deveria Positivo né mas não tem uma estimativa aqui no momento como seria o qual quanto que seria né E aí nós vamos pros cortes de gastos com militares onde eles estão mudando aqui a idade mínima para 55 anos pro militar possa passar pra reserva remunerada extinção da Morte Fi onde os os familiares receberiam uma pensão de um militar expulso por crime infração grave Governo
está também considerando a limitação a proibição de reversão de pensões com isso o beneficiário de primeira ordem ali a viúva ou o filho né deixaria de receber a pensão que deixasse de receber a pensão não poderia transferi-lo para um beneficiário de segunda ordem Então quem vai receber o viúva o filho não pode passar posteriormente para segunda hora então corte de gastos militares eu acho bacana então Óbvio eu concordo com esse tipo de corte Funcionários Públicos têm que realmente ir enxugando tudo que tem aqui ganhos indevidos né ou eh exagerados alguma coisa do tipo isso deveria
ser feito com todos né aqui que é uma questão do Lula e contra os militares por conta de uma Richa com o bolsonaro né mas assim concordo mas também concordo que deveria ter feito em outras frentes Como por exemplo o impossível né que seria os políticos né olha quanto político tem ganhos aí gigantescos e ainda mais o jurídico lá quando os caras se aposenta tem aquele salário meu dá até tristeza né é um é um rio de dinheiro que vai embora no Brasil né mas enfim bom de modo geral o corte Seria bacana até tem
itens bacanas outros que eu não gosto tanto como a questão do piso da Educação taxação de ricos eu não gosto de forma alguma a gente teria que ver o detalhe ali mas não é muito bacana mas de modo geral é legal é um pacote que traria um alívio pro mercado tá então eh por que que eu tô achando ruim por que que vai trazer mais gastos porque ele inventou aqui o negócio tem isenção do Imposto até 5.000 para compensar o povão que não vai gostar você imagina o povo ali falando caramba agora não tenho mais
o abono salarial não sei o que eu ganho um salário e meio ali então ele vai lá e traz essa isenção de r$ 5.000 o que seria bem ruim então é óbvio que você olha essa tabela aqui de Imposto de Renda Ela é ridícula né como é que você pode cobrar R 75% de cada real que o cara ganha acima de 4.600 e pouco é muito imposto né É ridículo né Ainda mais você paga imposto em tudo que você compra tem que ter uma reforma no Brasil que possa realmente taxar menos eh a produção e
mais as os recebimentos eu concordo só que isso aqui tem que ser feito com calma n tem que passar a reforma tributária e tudo mais né só que além disso antes da gente eh complicar muito o assunto você poderia sim dar uma reorganizada nessa tabela desde que você tivesse fazendo um corte numa situação de Equilíbrio e nós não temos uma situação de Equilíbrio NS Estamos numa situação de prejuízo de rombo você tá tirando ele esquece porque que ele tá fazendo esse corte de gastos que é um corte para tirar um rombo e do nada ele
ele tira o rombo e coloca um outro gasto ainda maior não não vai resolver não é assim que funciona e quem vai pagar é exatamente o mais pobre você vai tirar todos esses caras aqui vão pagar tá Por que acontece se você tá nessa faixa aqui que paga imposto você ganha 4700 você fala caramba eu vou ser beneficiados aqui beleza num primeiro momento você vai ser beneficiado mas o a desaceleração que vai trazer no Brasil isso por um rombo fiscal infinito por uma inflação maior você vai perder também no longo prazo agora esse camarada aqui
que já é exento hoje esse aqui Tá lascada asso tá esse aqui tá ferrado né esse aqui vai comer o pão que o diabo amassou porque ele já é isento ele vai ver nas suas costas ali uma inflação vindo com força esses outros aqui também ó porque não paga tanto assim né então todos esses aqui vão se ferrar E aí o Haddad vai na imprensa né fazer um pronunciamento de 7 minutos sobre o corte de gás fazer aquela novelinha dele aquela propaganda né como a Dilma fez há 12 anos atrás 3 anos atrás quando ela
anunciou corte de preço de energia que coisa maravilhosa Nossa agora vai ter o que gerar emprego vai crescer e vai fazer e vai acontecer um pronunciamento de 11 minutos a coisa mais bonita do mundo sendo que na prática em pouquíssimo tempo houve um desinvestimento gigantesco no set setor elétrico do Brasil o que causou um desequilíbrio entre oferta e procura e a inflação do setor elétrico foi 20% acima da inflação do Brasil isso por conta de achar que você consegue marretar a economia você não consegue então sem responsabilidade fiscal e sem um encaixe para fazer aquela
mudança nas faixas de isenção vai ferrar e não tem jeito não tem e papo furado não não vai funcionar bom E aí nós temos então o dólar enquanto eu gravava o vídeo subiu mais para 1,23 ele vai subir muito mais se isso aqui for realmente adiante né enquanto a bolsa também caiu mais 1,80 e também vai cair muito mais se essa medida aqui for adiante e aí você vê inclusive algumas coisas que não encaixa tanto Olha só o banco beleza os bancos estão caindo 1,64 o Banco do Brasil do quase 3% a Itaú você vai
ver o Itaú também caindo peguei uso por uma casa mas você v várias empresas aqui de vinculadas a banco caindo porque como eu disse os pobres vão ser ferrar e na adimplência deve subir né eles também vão conseguir pegar menos empréstimos né então os bancões varejistas aqui ó vão ser os que mais vão tomar ele ali né E quando a gente olha Vale embora todas as empresas brasileiras tem alguma exposição ao Brasil nem que seja a dívida tem empresas que tem menos e mais a valea tá muito mais pro exterior ali ela vende pro para
fora né então Ó lá pô O dólar tá ganhando aqui para ela é bacana né O dólar vai se valorizar para ela é bom pega outras empresas como clabin mesmo cenário aqui ó também vão ganhar então assim não é que a bolsa acabou mas e algumas empresas podem sofrer mais e outras menos mas no modo geral se o Brasil desacelerar vai acabar impactando todo mundo tá mas sim empresa que tem receita lá fora tende a ter essa força aqui mas a gente também pega algumas inconsistências a gente pega aqui por exemplo a taes ela tá
caindo 1% a taes é uma elétrica é uma empresa de transmissão de energia ela vai ter sempre suas receitas garantidas com as linhas de transmissão então ela não se importa muito de novo não é uma ilha se aumenta tudo aumenta o custo ali da dívida dela mas a receita também vai aumentar na mesma proporção e o outro ponto é que pode acabar no longo do tempo ali impactando novos leilões de transmissão o Brasil pode ficar tão ruim que de repente não consegue colocar tantas linhas como colocaria normalmente mas enfim de modo geral ela tá bem
protegida tô falando cenários mais caóticos ali para realmente Impact ela de modo geral receitas corrigidas pelo IPCA pega a transição Paulista Caino 2% não tem Nex sua empresa também é reajustada pelo IPCA no caso desculpa taes IPCA e IGPM né transição Paulista somente IPCA Aí você pega outras elétricas não é tão simples uma dinâmica que pode ter um descasamento Em alguns momentos Porque o mercado muitas vezes vai ditar ali os reajustes das geradoras né Eh vai acabar sendo o mercado e aí a existência de descasamento mas de modo geral eles também vão conseguir repassar essa
inflação né então de modo geral o setor elétrico por exemplo ele tem essa existência aqui as distribuidoras também tem um reajuste ali pelo IPCA né Então as empresas de energia em primeiro lugar as mais tranquilas em relação a isso são as transmissoras seguido ali das distribuidoras e por último as geradoras mas todas elas têm uma certa tranquilidade aqui em relação a esse tipo de problema mas Óbvio aquelas que TM dívida muito mais forte elas vão ter algum Impacto a gente vê ali a auren né porque ela tem uma dívida alta provavelmente a auren deve estar
até com uma queda fortinha aqui mas o mercado não é 100% certo você vê que a a transição par não deveria estar caindo nessa lógica né ó Caino 3,7 por porque ela tem uma dívida que vai pesar nela e como eu disse a receita vai vai vai voltar vai mas é uma dinâmica que depende ali né então assim na minha visão as elétricas estão com quedas exageradas enquanto os bancos assim a gente entende que realmente eles vão sofrer e várias empresas do Brasil como um todo vão sofrer sim porque essa medida com esse contraponto é
horrível isso se isso real for adiante bom eu não acho que essa medida vá passar mas caso passe sim deve impactar as ações mas nem por isso eu vou ficar aqui pensando em vender nada disso eu vou seguir minha naturalidade sempre buscando equilíbrio buscando ações baratas mas não deixando de sair do radar aquelas empresas que tem eh situações de proteção com relação a oo caos no Brasil como eu acabei de citar algumas aqui as transmissoras tem Ah não gosto da China Beleza você você não precisa pegar a vale mas procure outras aqui que tenha uma
disposição a receitas no exterior ou quem sabe o próprio exterior você pode ir de Bitcoin que não é obrigatório também de repente você não gosta de Bitcoin pô tem ações do exterior etf exterior por exemplo o shd e tudo isso você pode investir na quen Fury seja ações do Brasil seja ações exterior ou Bitcoin e outras criptomoedas e se cadastre confir utilizando meu código de convite top ações top AC coins na verdade sem acento e você concorre até r$ 50 em ações do Banco do Brasil bom então é isso quando parece que o governo vai
fazer uma coisa boa ele vai lá e ferra de novo né eu sei que vai ter a comun estada que não consegue entender o mínimo de Economia que vai falar não você é contra atualização do tabela de imposto mas é muito burro né cara por que que você consegue entender que dá R milhão deais na mão de todo brasileiro é errado e um reajuste que vem dinheiro do nada e dane seu roubo fiscal é bom é a mesma coisa então por que que não dá 1 milhão de dinheiro de reais ali na mão de todo
o brasileiro assim todo mundo fica milionário Você é contra o todo o brasileiro ser milionário Nossa como você é vilão né Um abraço até o próximo vídeo valeu