mas [ __ ] mas vocês sugeriram um um regime diferente do que a gente vive porque vamos lá só não é eu eu não acredito que seja e eu espero que vocês discordem que é pra gente poder conversar sobre isso eh eu imagino que não seja possível a implementação no Brasil de um sistema que não seja o capitalismo por quê Porque cara por todo o contexto mundial a gente o comércio as coisas que a gente faz não sei o qu o sistema capitalista é é como se fosse o dólar é como é como o mundo
funciona como é que a gente faria isso como é que a gente transformaria ou usaria um outro sistema no Brasil como é que vocês enxergam essa possib ess visão é precária mano muito precária porque imposição externa é preciso criar consciência Popular mano e eu não posso dizer você você qual o sistema que funciona não sei qual o sistema que funciona mas é preciso criar consciência popular é esse cria miséria esse cria sofrimento esse abandona pessoas Esse é perverso injusto covarde ainda é suicida mano porque envenena água envenena a terra envenena causa genocídio indígena causa genocídio
nos quilombola mata Preto para [ __ ] nas periferias é um sistema criminoso mano é preciso criar consciência popular eu não tenho a pretensão de sugerir um sistema melhor do que esse mano mas é preciso consciência popular é preciso ensinar a constituição para as crianças é preciso discutir o estado nas escolas formar a população desde a infância discutindo a sociedade isso não é feito mano eu sei que não você que tem acesso a todas as informações sobre o seu time de futebol mas sobre a sua sociedade não Você não tem acesso velho Qual é o
sal do Estado quem paga o salário do Estado mano é o pobre mas ninguém sabe disso porque os de cima velho eles têm isenção eles têm um monte de regalia quem sustenta o estado é a população velho a massa tributária tá em cima dos produtos de primeira necessidade e se você olhar a cidade em qualquer lugar mano em qualquer lugar tudo que você vê construído foi mão de pobre mano você não vê Um milímetro que não foi mão de pobre que Botou ali a comida que você comu quem plantou quem colheu tudo é pobre que
faz cada tênis desse aí se for de marca é trabalho escravo é uma coisa tão deturpada velho que você usa o trabalho escravo e tem orgulho disso porque você é induzido a achar que marca te valoriza como pessoa dentro da sociedade e realmente valoriza porque a mentalidade é criada assim o que é motivo para vergonha na verdade é o é um orgulho né você convé o moleque periférico que se ele não tiver uma roupa de marca ele não vale nada não é pelo sentimento dele não é pela solidariedade dele não é pela criatividade dele é
pelo externo pelo que ele tá usando é pela aparência dele nós estamos na sociedade da superficialidade é preciso criar aprofundamento nas mentalidades é preciso discutir a sociedade nas escolas velho mas isso é proibido simplesmente proibido qualquer qualquer governante que investiu seriamente em educação foi atacado violent pela mídia que é a boca do mercado como diz o Souza é a boca do interesse econômico a gente tem as comunicações entregue para empresas velho para quem o lucro é mais importante do que a verdade então quando a verdade ameaça os interesses econômicos eles metem simplesmente a obrigação deles
é essa a obrigação criada pelos poderes econômicos E aí uma sinuca de bico porque a arma que a gente tem é educação mas ao mesmo tempo a gente não tem essa arma Mano eu não eu não posso mudar isso entendeu mas eu posso colocar minha vida a serviço então eu trabalho com conscientização velho eu trabalho com questionamento eu eu saí da faculdade decepcionado com as propostas dos Universitários porque aqueles caras não tinham condição de fazer nada ão ali falando em revolução e mudança E domínio capitalismo e tal mas estão se pegando entre si formam seus
grupinhos ideológicos e ficam usando sua energia para brigar dentro da universidade e não vão na periferia e não vão aprender a falar a língua do povo que falei daqui daqui a pouco esses caras estão tudo formado com diplominha na mão sentado e acomodado e vão est dizendo assim eu também fui revolucionário da minha juventude Quando chegarem a coroa isso não vai dar em nada nunca vai mudar uma imbecilidade tudo muda o tempo todo até os minerais estão mudando o tempo todo mano a gente tem um ritmo de evolução eu quero participar dessa evolução de uma
forma consciente de uma forma que eu escolha não da forma programada pela sociedade porque a sociedade é tão filha da [ __ ] mano que ela programa a própria contestação a ela Então na academia o revolucionário ganha um sentimento de superioridade Eu Vou conduzir as massas eu vou ensinar o povo eu vou organizar os trabalhadores Isso é falta de respeito isso é sentimento de superioridade é preciso servir com humildade o conhecimento a quem tem força para botar esse conhecimento em prática eu queria comentar da sua questão por favor sobre achar que o capitalismo nunca pode
acabar e tudo mais eu acho que mano a gente é condicionado acho não tenho certeza a gente é condicionado a pensar desse jeito né A grande maioria das nossas opiniões na realidade não foi formadas por nós né como o exemplo que eu citei do impeachment da Dilma né que todo mundo ficou ah favor não sei o qu e não sabia da onde que VM essa opinião a favor tá ligado ah qual foi o crime que ela cometeu ah pedalada fiscal isso é crime de responsabilidade você sabe explicar o que é uma pedalada fiscal não mas
ouviu a mídia falando e reproduziu as as opin uniões principalmente voltada pra questão da Segurança Pública também A grande maioria foi formada por Datena Bat Siqueira Júnior Então as pessoas são condicionadas a acreditar que polícia é igual a segurança cadeia é igual a segurança etc e tals né então a gente é condicionado a pensar um monte de coisa inclusive que esse sistema é eterno né Aí tem um livro que fala bastante sobre isso que chama Realismo capitalista do Mark Fisher aonde ele Cita uma frase que é é mais fácil imaginar o fim do mundo do
que o fim do capitalismo E aí quando a gente leva isso para pras pros Filmes né que a gente assiste que vem de Hollywood né E por aí vai a gente percebe muito claramente como que a essa indústria cultural né ela ela induz justamente nós a pensar que o capitalismo é é eterno e não tem alternativa para além dele né então se a gente for assistir os filmes chamados de época né que são os antigos né e enfim o século XIX 18 17 idade média e para trás é sempre retratado de um jeito extremamente fantasioso
tá ligado Então filmes de idade média é aquele padrão Game of Thrones com dragão né é filme com bruxa nada eu não tô criticando o filme né mas eu tô dando um exemplo pra gente pensar o que que são os filmes de época tem dragão tem bruxa tem vampiro tem tudo quanto é bicho fantasioso né e os filmes que que retrata o futuro é sempre o fim do mundo né um filme apocalíptico etc e nunca um filme que retrata um outro tipo de sistema tá ligado então por exemplo quando eu era moleque eu gostava muito
de assistir Futurama naquele desenho lá né E aí eu eu comecei a ter uma a brisa uma vez que tipo Eles estavam no ano 3000 eles iam para planetas extremamente de isso não é só Futurama né que eu gostava muito mas se a gente pegar Star Wars Star Trek eles vão para outros planetas lá na [ __ ] que pariu daqui a 2 3.000 anos e os caras vivem um padrão de vida estadunidense tem os Estados Unidos ainda existem Eles ainda são o [ __ ] das galáxias eles estão lá com a bandeira aseada em
outro planeta então tipo é tudo condicionado pra gente ver as coisas desse jeito mesmo tá ligado Então o passado é retratado como uma coisa fantasiosa pra gente imaginar que não isso aí nunca existiu isso aí é só uma ficção a a realidade sempre foi essa em que a gente vive e o futuro não existe né o futuro é o fim do mundo é Apocalipse é mais fácil acreditar no Apocalipse Zumbi do que no no fim do capitalismo as pessoas se preparam mais para pegar em arma para ir para apocalipse zumbi do que para fazer a
revolução Isso é o quê é a indústria cultural manipulando a cabeça das pessoas Então se a gente parar para ver quanto tempo a humanidade tá aqui no planeta é o quê dezenas de milhares de anos que o ser humano tá aqui na face da terra dezenas de milhares de anos o capitalismo existe Há quanto tempo 200 anos né pensando da revolução industrial para cá 200 anos né o Brasil foi invadido há 522 anos né então e se a gente for pegar o que que era o mundo de 1500 para trás o mundo europeu no caso
né A idade média né o feudalismo que durou o quê 1000 anos o feudalismo o sistema feudal que foi o sistema que veio antes do sistema capitalista durou 1000 anos o capitalismo durou né tem 200 anos e a gente já acha que ele é eterno e antes do feudalismo o império romano mais 1000 anos existindo tá ligado Se você chegasse no imperador do Império Romano lá no século 2 3 e falasse para ele olha daqui a pouco esse Império aqui que é o maior do mundo vai acabar ele arri da sua cara fala como que
o império romano vai acabar tá ligado não isso é impossível tá ligado você chegasse qualquer época que você chegar num povo principalmente em que domina ele e falar mano isso aqui daqui a pouco vai acabar parça eles não vão acreditar falar que vai acabar o qu parça Olha o tamanho isso aqui é o poder que nós tem mas tudo acabou tudo ficou para trás se você chegasse na França em 1700 e falasse pro pros Reis Ó seu Os filhos vão ser decapitados ele fala tá louco Até parece e aí foi dito e feito tá ligado
Então é tudo ciclos as coisas começam e acabam não tem como a gente achar que o capitalismo é eterno assim como ele começou uma hora ele vai acabar e ou ele acaba por meio de uma revolução ou ele vai se autodestruir e com isso ele vai levar a vida na Terra junto não tem para onde fugir quem é que controla a indústria cultural humo não são os grandes com certeza sim proprietários então A ideia é que vem é a que interessa eles quem tá dominando tudo e usufruindo desse inferno quer manter o inferno sim e
usa tudo para manter esse inferno inclusive Sabotagem da da educação controle das Comunicações a criação da ideologia dominante a demonização de tudo que se opõe a eles com alguma coerência o estímulo de falso falsas revoluções a coisa é é um teatro mano macabro sim falsa revolução tu quer dizer umas revoluções que são criadas por eles como é que era aquele revolução colorida isso lá na os caras estavam querendo dominar petróleo mano Ah gaddafi é É um ditador Pode até ser mano mas o índice de desenvolvimento humano da da Líbia eraa o maior da África era
maior do que do Brasil ele era Amado ali mas o que que ele fez ele cotou o petróleo ele Ele propôs uma moeda panafricana cotou o petróleo dele em euro e por isso ele foi derrubado mano eu queria dar um outro exemplo de um filme que se chama Elisium né que é um filme que retrata mais um filme sobre apocalipse tal esse tem esse tem o o Como é o nome do lá do cara que fez o o Capitão Nascimento Wagner M Wagner Moura esse tem filme tem o Wagner Moura Tô ligado isso então esse
filme ele mostra ali um mundo pós-apocalíptico na onde a elite cria uma uma estação espacial e vai morar lá e aqui na terra fica a a população pobre Tá ligado não levaram os pobres não mano quem é que vai fazer a comida os robô quem é que E aí fica essa essa esse contraste de realidade aqui na terra aqui os Car morrem de umas doenças besta e o [ __ ] lá os caras tem a guerra toda é levar é porque ele quer levar uma pessoa para lá para curar ela de um acho que é
um câncer um bagulho assim que é literalmente só deitar na na máquina a máquina passa e limpa tá ligado você vi né E aí é muita brisa a gente vê hoje em dia que um cara extremamente paparicado Exaltado é o Elon musk né e exaltado aí pela Elite inclusive né A Patrícia lá bravanel falando que ele era o Noé Da nossa época que ele tava crie demais eu gosto de algumas coisas M nós vamos ter que discordar nisso eu não gosto de nada mas enfim por exemplo eu acho starlink [ __ ] internet para [
__ ] para tudo quanto é canto é legal eu acho legal é né mas aí não é é que eles eles eles que eu digo assim né Principalmente pessoal mais da Elite tals querem fazer pensar que nossa o Elon musk se não fosse ele vamos ser Devotos a ele tipo Quantos milhões de pessoas milhares estão trabalhando para ele para que seja possível ele desenvolver alguma parada tá ligado Então o conhecimento é tirado de nós a gente é impedido de acessar esse conhecimento para que uma meia dúzia de filha da [ __ ] acesse faça a
gente trabalhar para eles e eles vão tomar o crédito por um bagulho que eles supostamente descobriram as nossas custas né o Elon musk ele nunca teria chegado na onde ele chegou Se ele não fosse branco para começar porque ele nasceu na África do Sul e meio a par imagina se ele fosse Preto ele jamais teria chegado até lá Começa por aí quantos gênios e enfim né descobridores das coisas não estão aí morrendo na na na mão da polícia hoje em dia que poderia tá estudando fazendo a faculdade se formando virando um cientista e não pode
porque a polícia matou porque não tem comida e tá tendo que mending eu concordo eu acho que esse daí é uma dos prin é meio Óbvio isso que eu vou falar mas assim esse eu acredito que é um dos principais o principal problema da na sociedade Mas é por uma um tem um um viés que é que assim que eu penso que cara é é é uma [ __ ] burrice porque é um senhor desperdice de de capacidade de potencial humano é tipo eh tem gente muito não é possível que que que que não tem
a gente muito [ __ ] para [ __ ] pique [ __ ] gênio da ciência ali tá ligado é só que esses caras eles não eles só não conseguem chegar a gente sabe disso assim né de cadeira inclusive é mas é é coisa do sistema capitalista mesmo o capitalismo é um sistema feito para poucos paraa minoria tá ligado porque a ideia inclusive do socialismo é justamente que todo mundo possa ter condições de desenvolver suas potencialidades Então imagina se toda essa população nós que estamos nas favelas ali ralando né tipo Principalmente as pessoas que estão
na condição ainda mais precária que estão uma hora dessa ou pedalando aí para trabalhar para esses aplicativos de merda ou que estão no farol né tendo que vender bala imagina Tipo toda essa massa de pessoas mano se tivesse essa as coisas mais básicas garantidas para começar né porque a constituição que tá aí de fachada ela fala que todo mundo tem direito à educação saúde moradia não sei o que lá né segundo di se isso tudo fosse levado ao PED da letra o salário mínimo atual deveria ser R 6.500 mais ou menos Então tá todo mundo
aí ou desempregado ou empregos precários e principalmente depois da reforma trabalhista do temer essa desgraça que tinha que ser revogada né mas enfim Então tá todo mundo numa condição ainda pior do que já tava antes e não tem passo para eu vou sentar e vou ficar lendo um livro vou estudar pro vestibular vou entrar na universidade é muito difícil tá ligado e o sistema ele faz para para ser assim mesmo é um sistema feito para poucos então num sistema em que a gente tivesse as coisas básicas ali garantidas as pessoas ia poder estar estudando lendo
desenvolvendo pesquisa e coisa e tals né então é o problema do comunismo esque que eu tava falando antes é é é que alguém precisa liderar né E esse alguém é um ser humano e o ser humano é [ __ ] então na realidade não é que é assim né o a ideia comunista marxista etc você vai achar muitas Vertentes né se você for ver de dentro do do bagulho mano você vai ver que Os Comunistas estão mais discordando entre si do que concordando né enfim é uma coisa tão louca é o que é o que
ele falou tá ligado Principalmente eu vi isso dentro da Universidade né quando eu entrei ali na na USP eh eu eu tinha eu entrei com 17 anos tá ligado eu era novo tinha acabado de sair da escola pública tinha nunca tinha lido um livro de de ciências humanas na minha vida tinha lido romance essas coisas assim assim agora livro de política sociologia nunca tinha lido então não sabia quase nada aí eu botei o pé lá e comecei a ver o pessoal se xingando né você é troso você é estalinista aí eu fiquei Que [ __
] é essa Eu vi o pessoal pichando nas paredes do banheiro Fulano é troso não sei quem estalinista eu ficava que desgrama é estalinista que desgrama é trusco aí com o tempo eu fui estudando e fui entendendo né que que é a questão do trotskismo estalinismo Marxismo leninismo Então você vai vendo mano que tem tanta tanta tanta tanta vertente que que uma odeia a outra os trotskistas odeiam marxista leninista que odeia o maoísta que odeia o anarquista que odeia o roxa issta que odeia o morenista que todos estão ali se matando Não inventei e tem
outros mais ainda e eles estão tudo ali um contra o outro e eu olho e falo P aí quando eu falo no meu Instagram o pessoal sempre me pergunta né O que você acha eu falo mano eu acho que é uma Idiot iscia essa treta tipo não tô falando que o debate tem que ser desconsiderado mas essa treta o jeito que é tocado é uma imbecilidade eu não vou me envolver nisso dá para você discordar de forma que constrói alguma coisa né sim mano porque nós tem que entender que o Inimigo Agora É Outro sabe
eu entendo que tipo ah se a gente tá numa situação revolucionária a gente tem que decidir se vai fazer isso vai fazer aquilo agora tipo no momento onde a gente tá sendo massacrado pelo capitalismo pela burguesia pelo fascismo pelos militares [ __ ] a gente vai ficar eu vou olhar pro outro e odiar ele por exemplo né nesse momento que tá tendo o período eleitoral tem três candidatos comunistas né que é o Leo Péricles que eu vou votar a Vera Lúcia né o Leo percl número do Leo P então é o 80 ele da o
da up unidade Popular a Vera Lúcia do PSTU eh e a Sofia Manzano Do PCB E aí eu vejo que várias pessoas que estão cobrando a participação dos comunistas nos debates só citam o Léo e a Sofia excluem a Vera por quê Porque a Vera é trotskista aí eles falou não não vou divulgar ela porque ela nem ela é com eu fal pelo amor de Deus parça a Vera é a única mulher negra que tá se candidatando a vice dela é uma mulher indígena a gente vai ignorar isso porque ela é trut quista tomar no
cu parça sabe no meio de 10 candidatos 10 não nove candidatos da burguesia que defende 50 Tons de liberalismo a gente vai querer excluir uma pessoa ali porque a porque é Trot quista porque ou então o contrário também acontece né porque a partir do momento que eu declarei meu voto no Leo Péricles o que veio de Trot quista falar ai você vai votar no estalinista fala tomar no cu parça cara é um homem preto mora em favela mora em ocupação já fui na casa dele já conheci toda Quebrada dele a luta que eles faz lá
há 10 anos os cara sequestrou o caminhão de de água que a o governo não queria liberar água pra favela os caras sequestrou Entre Asas né eles seguraram o camião lá e falou pra empresa nós não vai devolver o caminhão Enquanto vocês não Ligar nossa água e conseguir a água de volta e aí eu vou falar não ele é estalinista caro que ah vai tomar no cu parça is é uma treta tão de bolha tão de bolha tá ligado que não não não não não entro nisso não entendo entendo