Oi eu sou o Patrick Maia e eu não tenho carro eu tenho chevete 1978 todo original motor carburado tração traseira lindo né seria mais legal ainda se ele andasse Mas como ele nem sempre anda eu pensei em dar um outro uso para ele como chamando uma turma boa para trocar ideia comigo dentro dele parado no estacionamento porque assim como o carro o papo não vai a lugar algum Esse é o Chevet talks no meu canal Então vamos embora vamos embora agora aqui nessa cheveteira mais um Chevet talks começando hoje com Big magro Magrão está aqui
mano muito muito obrigado por ter colado na nossa nave satisfação Total tá aqui meu truta da hora da hora tu ter colado da hora o bão Valeu mano vai tá da hora no vídeo esse bão hein mano quero ver esse episódio já velho obrigado por ter colado mano eu eu já quero agradecer também de antemão o novo patrocinador velho desse rolê aqui que hoje ajudou Inclusive a trazer tu aqui né mano [ __ ] olha só Vel a gente tá fechado com a Leda Ufa começamos um namoro há um tempo atrás aí de pô Leda
vocês podia estar no nossos bagulhos E aí os caras falaram nó nós não vamos penas entrar como dar uns presentes da hora pros seus convidados Olha só esse kit aí velho e aí fog se liga no que eu ganhei Olha isso a Ave Maria tem muita coisa mano ó aí forte abraço pra rapaziada da Leda aí Deus abençoe se quiser também aí mano tá lembrando de nós mensalmente pode est mandando que isso aqui dura um mês muito obrigado is isso aí os amigos vem em casa e já fala oh posso levar uma sedinha aí você
tá com 50 como é que você não vai falar pro car como não fortalecer não pode levar uma tá ligado filtro para [ __ ] aí ó tem esses cones aqui ó tá ligado que às vezes o be é meio ruim meio fedido tá meio seco aí você dá aquela camuflada com esse conezinho aqui que deixar aqui fog não atenção qualidade né fog Ave Maria Leda obrigado hein ledinha 18 anos de Leda aí colei na festa com os carasi várias galeras [ __ ] deixa ali fora ali daqui a pouco você pega isso aí eu
tô ligado que isso aí você não vai esquecer não ah não tem como Leda Obrigado aí viu a Leda Obrigado por tá tá fechada com a gente aí é nós e e aí mano como é que tem sido a caminhada aí velho tipo o bagulho tá meio Frenético não tá não de um tempo para cá para quem não sabe né a gente tem uma audiência variada aqui pô o Magrão ele tá fechado com uma galera muito [ __ ] do hip hop tá tipo velho falando de igual para igual com os caras que já são
tipo velho da cena há muito tempo e tá sendo recebido muito bem também né [ __ ] de verdade como é que tá sendo o seu seu rolê aí às vezes as pessoas olha e fala nossa maluco do nada o do nada demora anos para acontecer né você é louco irmão são 10 anos fazendo no rima tá ligado como é que você tá Como é que tá o rap aí mano como é que tá a tua vida mano tá acontecendo bastante coisa graças a Deus de de uns dois anos para cá tem muita coisa acontecido
assim já já do primeiro ponto que tipo a gente parar de trabalhar pros outros e começar a fazer mesmo que seja um dinheiro pouco ali né mano mas com a nossa arte com a nossa parada já tem um peso diferente e trabalhar PR os outros Era o quê que que você fazia ah irmão já fui motoboy já já trabalhei como Operário de empresas aí tipo diversas trabalhando com máquina já trabalhei em fres já trabalhei em máquina de corte já fui vendedor na rua tá ligado mano já fui pô tu corre sempre né mano Sim já
trabalhei em pizzaria já trabalhei com n coisas e mesmo tempo né sim sim já teve época de eu trabalhi em dois três trampo tipo de trabalhar numa empresa de manhã de noite vai fazero umas entregas com a moto ah não duvido mano e pum muito amigo tipo assim a realidade de vários parceiros tá ligado um moleque um parceiro meu lá da quebrada lá o Carlinhos lá mesmo salve Carlinhos salve rapaziada dos prédios lá certo você são da tarde é nós informática o Golias o rique e tipo eu vejo essa realidade com vários parceiros e foi
a minha por muito tempo mas foi uma parada que que depois que eu comecei a fazer uma moeda com a rima tipo assim mínima que fosse tá ligado porque tipo quando me deu o start de tipo mano [ __ ] vou sair fora da rua e vou tentar fazer um dinheiro com a rima aham é nem sempre era era uma uma parada que que dava para mim passar o mês né mano era tá na rua né É E ainda é tá na rua é tá na rua de uma outra forma né mano sair da rua
que eu digo é tipo assim não tá mais na moto porque eu era uma uma parada que roubava muito a minha onda assim aqui em São Paulo o trânsito é [ __ ] nós vê diversos acidentes aí diversas formas do do motoboy ser ser tirado né mano e é um bagulho que foi difícil foi uma época complicada Mas foi muito importante também para mim tá ligado é para conhecer os lugares conhecer as pessoas também E aí tipo desde que tudo isso Começou a acontecer mano de verdade assim a Tropa da Vent também tem tem mano
uma parcela gigantesca nessa n nessa nova fase da minha vida tá ligado Ti a go Ventura que o Ventura ajudou isso Thiago Ventura criou um projeto junto com Felipinho lá mano que que é para todos os Mcs que eles C temum eles trouxeram pra gente começar a fazer un umas gravaç de conteúdo tá ligado a gente hoje mesmo eu tava lá gravando pum a gente tá com uma nova temporada quase pronta já de DS vídeos que a gente solta de rimas mesmo com vários vários tipos de de dinâmicas com com a rima vários quadros assim
até cômicos né mano outros mais sério e e a parada é um é um outro lado porque eu descobri a rima na rua só batalhando degladiando com o outro ali sempre um debate E ali a gente tem um bagulho bem saudável que a roda de freestyle é uma parada que já rolava Antigamente você for pensar mano a batalha de rima é uma coisa linda cara porque são dois homens adulto nervoso rejeitado pela sociedade resolvendo seus problemas com poesia às vezes nem é só isso às vezes é isso é Sublime às vezes é um homem adulto
e uma mulher tá ligado às vezes é um um moleque ainda que não é um homem adulto tá ali no H da adolescência e uma mina mais velha por devotar todo meu talento mano para te tirar tá ligado Tipo assim a liberdade de expressão não não ora demais isso nível mais extremo tem eu sempre paguei muito pau tá ligado Tipo assim eu quando eu era moleque eu vi lá aquele filme do Eminen tá ligado porque eu acho que foi o start para muita gente ali às vezes visualizar como é que é o bagulho né é
tipo eu senti uma coisa parecida com o que eu senti com a vontade que eu tive de fazer standup na na época que eu tive tá ligado de olhar e falar assim ó mano do céu fazer isso aí deve ser muito do [ __ ] para quem faz só que no standup eu consegui ver que tipo assim Acho que disso aí eu dou conta pode crer tipo do bagulho do da batalha de rap nunca nunca me pareceu mesmo até quando o emen branquelo apareceu nem ali me inspirou tá ligado pensei acho que não não não
tenho a a o talento para fazer essa parada tá Lig é que tá além do do fator de identificação também eu acho né Patrick é uma parada de aptidão também uma parada de se desafiar porque tipo eu nunca me imaginei também vivendo da Rima mano no freestyle da forma que é tá ligado ou que que nós fosse chegar nesse nível que tá sendo hoje das batalhas ser um bagulho cada vez maior da gente ter um foco enormes né essos tá ligado mano tipo assim [ __ ] e eu não sei se teve outro Mc que
veio aqui ainda tá ligado que creio que que senão vai ter outros que venham mas aqui o Vítor esses dias do Vagão então é vários o Vítor Costa o Vittor massaque Ah pode crer salve pro Vítor Costa também parceiro lá da C os moleque é brabo não porque tipo assim hoje a gente tá chegando em outros acessos que a gente não tinha tá ligado irmão visualizar que a nossa bolha cresceu a ponto de invadir outras bolhas também tipo que nem por exemplo a comédia tá cada vez mais próxima tá ligado mano por conta do do
projeto que a gente vê ali por conta de pessoas que nem você que a gente também começou a consumir mais e acompanhar tá ligado eu acho que a parada tipo tem caminhado junto e nós tá caminhando rumo a evolução da uma nova fase das batalhas que aconteceu no standup anos atrás né mano do bagulho tipo assim não digo da parada e ser apresentada só porque tipo standup meu que foi apresentado para nós igual hoje as batalhas estão sendo apresentada para muita gente ainda mas de disseminar a parada mesmo do bagulho tipo começar a propagar uma
forma que seja algo cultural no nosso país tá ligado o rap mano eu eu acho que o o rap é o ocupou o espaço do rock tá ligado Tipo porque o rock veio numa época como protesto tá ligado como esse bagulho de de que ia contra tá ligado e E hoje você não vê essa força mais no rock né mano Pode crer e essa força velho eu eu vejo muito isso tipo no isso eu vejo muito isso no no hip hop tá ligado eu vejo isso muito nos no no no no no rolê que acontece
nas batalhas no rolê que acontece dos caras fazendo as Mixtape deles tá ligado no rolê que eu vejo dos caras fazendo no vagão tá ligado Tipo [ __ ] A Batalha da Aldeia é um evento hoje né mano grande evento né Toda segunda ontem mesmo parada rolou lá com não sei posso falar marcas aqui lógico bagulho rolou ont com apoio do Mc Mano pá McDonald's patrocinou uma batalha de rima pela primeira vez ligado o McDonald's mano tá ligado cozão nós tava lá rimando o bagulho tipo mano você é louco [ __ ] vê aonde as
batalhas estão chegando todos os lugares que eu fui até hoje mano foi com a minha rima tá ligado até meus 25 anos eu não tinha saído de São Paulo Patrick Ah pra lugar nenhum com 25 anos eu saí pela primeira vez para ir no Rio de Janeiro rimar na batalha do Coliseu com já foi um bagulho tipo e [ __ ] cara Rio de Janeiro né mano nós é de São Paulo imagina um bagulho lá outra fita e aí tipo fui lá fui na batalha do museu em Brasília fui lá na Bahia com a FMS
a FMS também me levou em vários lugares tipo assim a batalha tem levado nós para conhecer outros estados e outros estados de espírito que nós não tinha sim tá ligado mano que é a parada de tipo assim para mim o bagulho no começo era o meu sonho aonde eu trabalhava para investir no sonho Hoje eu trabalho no sonho e preciso continuar investindo no sonho sim Senão acaba né tá ligado E aí tipo é E aí tipo assim é um bagulho muito louco porque hoje em dia a gente é visto como artista é da em alguns
lugares outros lugares a gente não é visto como artista ah os moleques lá da Rima P faz uma rima ainda é visto assim mas já tem uma diferença gigantesca de tipo de 10 anos atrás quando eu comecei que a gente era visto como os vagabundo tá ligado É porque também tipo assim tem aquele preconceito de ser uma profissão que parece que qualquer um pode fazer tá ligado E é isso que é [ __ ] tipo assim essa brisa é muito louca porque vagabundo eu eu vi um texto por exemplo uma vez do do do padrinho
que ele fala pô os manos fala lá que uns mandar Quebrada dele chega nele e fala pô você que escreve o bagulho você faz a parada você que escreve você é o caneta do bagulho aí ele fala é Sou eu mesmo e pum e eu quando fui ver o show dele a primeira vez achei que era de improviso o bagulho Zão sim porque tem que parecer de improviso não é irmão mas essa aqui é a onda não é que zão el tem um texto e faz parecer que é de improviso nós tem que fazer um
improviso fosse uma música Paio contrá tá ligado Tipo assim cada vez que o seu seu freestyle seu improviso sai mais mais próximo a uma parada assim que que que tá perfeito que tá que tá que tá sem precisar de alterações tem que ser uma parada que o cara fal mano não é possível que o maluco já não tinha pensado nisso porque ficou muito bom o que ele acabou de falar e você acabou de falar e nem você sabia que você ia falar aquilo né [ __ ] várias vezes acontece isso mano e é a parte
mais da hora do bagulho é o Freestyle é a mágica da parada mano então eu acho que isso que é o mais da hora tipo que eu penso conceitualmente no que você faz tá ligado porque é por exemplo traçando um paralelo pro meu trampo Eu tenho um show que eu faço com o Rodrigo Marx tá ligado que é um show de improviso onde a gente descobre o tema na hora tá ligado Então você tá aqui Aí do nada aparece posto de gasolina aí você vai começar a desenrolar o que que você sabe sobre posto de
gasolina fazer associações para tentar chegar num raciocínio e pum chegar pi porque o bagulho é ser Tap Punch né É tá ligado e é muito parecido com aquela hora ali que você tá né o cara falou um bagulho para você você já vai se apegar naquele negócio para buscar uma outra referência essa referência tem que ter duas coisas que rima para fechar o primeiro para fechar o segundo para você já fechar o Punch tudo isso mano Um Piscar de óo tá ligado de forma que às vezes quando eu tô lá com o Rodrigo Marx e
a gente fala algumas coisas ele ri e eu rio porque é novidade para nós também é tipo [ __ ] como que eu pensei nisso é tá ligado Tipo assim [ __ ] que pariu mano olha que que nós acabamos de chegar velho tava aqui dentro isso não existia tá ligado e na hora que existe [ __ ] a galera que tá em volta de você explode tá ligado a sensação de criar uma parada que não existe é muito louco né mano tipo assim porque na rima por exemplo no no standup também tipo é aquela
brisa quais palavras que nunca foram ditas Às vezes a gente já até ouviu aquilo e a genialidade tá no fator de identificação com a parada que a gente já ouviu de uma outra forma e aí o vagabundo vai lá e acerta numa rima ou numa numa piada Aí você fala [ __ ] mano filho da [ __ ] como é que ele fez S nesse bagulho que eu demorei anos às vezes para chegar nessa ideia e El tá ligado e tipo você vê na cara da pessoa quando o bagulho tipo assim nem passava na mente
dela segundo antes né mano e o bagulho só brotou Mas aí você tipo assim você por por uma época isso deve ter sido um bom Hobby para tu certo tipo assim aquele bagulho que tu gosta de fazer para [ __ ] e que teus amigos sab que você era bom naquilo Mas tu era um maluco que tava fazendo entrega tu era um maluco que tava fazendo a pizza e gostava de fazer umas rimas né sim trampava nas empresas de Voco meu Deus do céu que hora que você que hora que você falou assim mano eu
eu consigo ganhar uma grana com isso assim tá ligado Tipo não era nem Tipo eu consigo foi nenuma confiança de tipo agora eu consigo era tipo a necessidade de eu preciso porque tipo foi bem na pandemia quando o bagulho já tava de am milhão em questão de tipo trampo tava [ __ ] eu tava na moto mas já não tá ligado não tinha um para onde crescer ali para onde fazer alguma coisa eu com 20 Poucos Anos fal [ __ ] mano vai ser só isso é [ __ ] eu tava querendo desistir de rimar
porque as batalhas tinham saído da rua não tinha mais batalha na rua todo mundo clausurado como é que vai fazer a batalha R batalha tava na internet tipo assim tinha tinha uns um umas batalhas que rolava em estúdio um Event vento outro então o bagulho tava escasso E aí nessa época eu achei que não pá quando eu vi que tipo assim que eu tinha que fazer o bagulho foi porque na época eu trampava lá no Ipiranga mano saía do Tabuão pro Ipiranga na mesma semana eu vi três mano morto mano no caminho de moto assim
três motoboy morto parça esse bagulho comeu minha mente mano uma guerra que você tá indo todo dia né falei [ __ ] mano eu tô moscando truta não posso tá ligado entregar minha vida assim tipo às vezes nós não tem opção mas mano [ __ ] Então vou ir pro trem mano vou ir arimar no trem porque eu já rimava no trem Antes quando era mais novo mas tipo era um bagulho que nós ia treinar ir pra batalha e aí eu fui pro trem com outra visão de tipo mano preciso fazer um dinheiro meu sustento
vai vir do trem aham E aí eu ia pro trem rimava para um troco de moeda mano pá para quem via de Fora nós era pedin tá ligado porque eu tava ali rimando e para um artista do Vagão e o barato tipo assim eu precisava mano fazer virar se eu ganhava R 100 entregando lanche eu precisava fazer pelo menos 50 70 mano com a minha arte na rua aham em menos tempo até então eu fui foi uma por uma questão de necessidade que eu peguei com você mirar o bagulho de tipo assim mano já faço
isso H um tempo sou bom mano não sou tão ruim esses cara tudo que tá ganhando dinheiro que eu tô vendo virando no bagulho eu já ganhei dos caras uma vez ou outra já trombei os cara tipo assim eu tô no mesmo nível que os maluc vou pegar mano e aí tipo eu fui para cima [ __ ] no maior fome mesmo de fazer acontecer de de querer ser visto tá ligado mano não atrás de fama nem nada mas tipo assim eu entendo que quem não é visto não é lembrado se se você se o
mundo não te entendeu né mano é porque você não se fez entender tem essa frase do rtic é muito louca eu gosto muito dessa frase e tipo eu entendia que o mundo não não tava me entendendo porque eu tava fazendo alguma coisa errada ou então deixando de fazer alguma coisa E aí eu tentei mudar meus hábitos né mano falei um papo reto eu vou jogar na cara do mundo go ela abaixo que eu faço rap eu vivo da Rima eles vão ter que entender [ __ ] mano coloquei na minha mente primeiro e falei mano
que se f louco né que você você tem que convencer você primeiro tá ligado porque senão na hora que você fala pro teu pai se seu pai vier falar alguma coisa que é meio contra você não tá convencido ou então Teu irmão falou uma coisa que aí você fala [ __ ] agora se você já já mano fechou aqui é isso que eu sou é isso que eu vou fazer tá ligado Tipo Pode vir qualquer um falar qualquer coisa que tipo mano já i já me convenci já é eu não tinha essa pressão tanto da
família no sentido de de dentro de casa que nem tudo vários Mc mais novo tem porque eu já morava só de uma cota tá ligado Então já morava sozinho não era um bagulho que eu ia ter tipo já não tinha minha mãe meu pai também não p comigo nunca fui criado junto tava tinha meus irmãos e eu sou mais velho então tipo no máximo Eles podiam reclamar mas quem ia falar alguma coisa era minha vida né mano é minha vida então eu entendi que tipo mano [ __ ] uhum uma era uma uma estratégia de
um movimento radical mas é tá ligado mas é tipo assim eu vi vários outros parceiros fazendo esse mesmo movimento se jogando no crime aham tá ligado mano [ __ ] não tá dando para trabalhar na moto não faz dinheiro eu vou roubar mano sim tá ligado vou fazer uns golpes pá e os Car do crime sempre tá precisando né Tá ligado mano mas só que tipo assim sinceramente era jogar minha vida no lixo né mano ou buscar uma perspectiva melhor mas isso que é louco né mano porque tipo tipo e eu 25 anos [ __
] tá ligado passei a infância e a adolescência várias dificuldades no não fiz merda nenhuma depois de velho não nem desgosto PR minha voz desgosto para mim mesmo tipo assim desandar nunca fui humano tá ligado [ __ ] Passei esse tempo todo aqui sem sem F é mano nunca F mano envolvido nos bagulho errado nós sempre teve o conhecimento ali sempre teve perto mas nunca foi um bagulho que nós estava ali com a mão na massa então querendo ou não tá ligado mas isso que é louco né mano porque tipo assim né o movimento do
hip hop né que muita gente não sabe o movimento do hip hop ele tem vários Pilares né Tem vários tipos de expressão né tem o rap tem o break dance né o grafi né tem todas essas Eu costumo dizer que o skate também é muito hip hop certo mano quem vê muito do skate assim escuta um rap tá ligado porque é essa mesma fita do skate você gosta muito do do rock também do Rap acho que o pich é um sub vertente ali do grafiti Então tá acontecendo também acho porque o skate ele vem também
de um lugar um pouco na contracultura né tipo é porque por exemplo você pega né Tem alguns lugares nos Estados Unidos que o skate é muito atrelado com o Hardcore né porque é com punk né com Punk Rock porque também é um movimento de gente que tava querendo mudar algumas coisas né E tava acontecendo no mesmo lugar agora O [ __ ] é isso né mano que tipo o rap né mano e e e boa parte das Vertentes do hip hop eles florescem aonde tem deficiência né mano é aonde tem falta né aonde tem falta
disso onde tem falta de de de de de investimento de governo aonde tem falta do olhar né social das pessoas é onde essa essa arte floresce e onde mais floresce né e é muito [ __ ] porque ao mesmo tempo que isso tá florescendo também tem o convite do crime que tá do lado né mano porque o crime também floresce muito nesses lugares onde tem falta tá ligado e é daí que vem essa essa [ __ ] né que tipo [ __ ] meu você você teve com as duas coisas paralelas por muito tempo tá
ligado é e e ninguém tipo pode te julgar por ter escolhido a outra porque só tando no seu sapato Ah mas ele podia ter escolhido a arte escolher o crime mano tu não sabe isso entendeu se o irmão dele tava precisando de um remédio Man às vezes não teve chance de escolha né vários outros também na Olha que desleal que é tá ligado Porque tipo mano tem esse bagulho que tá do lado dessa outra um é uma grande virtude tá ligado e outra é uma coisa que tem duas saídas ou é cadeia ou é morte
tá ligado é diferente néon o moleque de classe média Ele nasce p e ele tem dois caminhos para ele seguir também ou ele vai estudar e tem uma profissão porque a família possibilita ele ter um estudo da hora ou ele vai ser um encosto na família que não vai depender dele para mudar aham tá tá ligado então ele só vai ser um peso ali na família mas a família mesmo não vai sentir esse peso porque se tiver uma condição já quantos Playboy de 30 P usando na na teta do pai da mãe tá ligado só
que nós V vários moleques de 15 anos que é a rimo de família mano tá ligado de 12 tá ligado e 10 que os moleques já vê ali a mãe trabalhando solteira o dia inteiro tem mais uns irmãos em casa e é só ele ele Puma não quer saber tenho que fazer um dinheiro ajudar minha mãe sim e aí quando vê o bagulho já tá envolvido [ __ ] mas como é que é tua visão assim mano Outro dia eu eu tive um papo da hora aqui com o ferrés tá ligado mão e pô ferrés
é um Pensador né mano é e ele falou um bagulho O Galo também né velho falou algumas coisas nesse nessa linha aí que é esse discurso de empoderamento do a favela venu tá ligado é uma brisa tipo que o quanto que isso pode ser negativo tá ligado E quanto que isso é manipulado tá ligado por um sistema que queer premiar a exceção como se ela fosse regra entendeu né temos favelados vencendo mano isso é um fato mano tipo assim favelados vencendo manoo alguns mano mas a favela vencer Sabe por que que tipo assim é tão
controverso isso primeiro que quem criou essa frase mano eu nunca quis ver a favela vencer mano tá ligado quis aquetar a favela é mano quem criou essa frase foi justamente para dar essa ilusão que a favela venceu virou pra favela e falou sabe quanto nós tá discutindo aqui e você fala não mano p que é branca é preta é branca é preta firmeza firmeza é preto é preto o isqueiro é preto tá ligado porque a favela briga para vencer há vários anos mano e aí você fala que ela venceu para dar uma amizada né Tipo
eu eu sinto que tipo é isso né mano é é um um uma declaração bem anestésica né mano é uma parada que vem de cima que vem tipo Então mas ela vem de cima né velho só que ela ela é muito perigosa né velho Ela é muito desleal porque e ela é irreal porque el ela vende uma um um aspiracional assim né que tipo assim [ __ ] a favela venceu por quê Porque um rapper vendeu 1 milhão de cópias a favela venceu tá ligado a ideia é não é pros outros pessoas que estão [
__ ] olhar e falar nós também pode vencer mano não dá para todo mundo aqui você é um rapper que vai vender 1 milhão tá ligado vocês vão Vencer na hora que tiver respeito na hora que tiver os bagulhos de acordo né só que esse pensamento aí é de um filha da [ __ ] que vem de fora e que fala relaxa mano depende de você favela vencendo aí ó ó o cara lá mano andando de Land Rover [ __ ] a favela venceu se você não tá igual a ele porque o problema é com
você Mita às vezes é isso e não é né mano tá ligado tá ligado eu acho que que parte muito desse primeiro ponto aonde tipo assim vencer também tá muito em t tá ligado mano tá [ __ ] o vencer tá em t né mano mostrar né não tá em C tá ligado são coisas diferentes aí estamos falando de valores e preços sim mas o que seria vencer para alguém que vem da favela seria ter uma ascensão social uma ascensão financeira é às vezes não é nem sair da favela n é ter ter condições de
se manter na favela com dignidade ter uma casa melhor uma alimentação melhor um estudo melhor PR os filhos uma segurança não D hora e o que que seria vencer a favela vencer para alguém que é rico para alguém que sempre teve tudo para alguém que já se considera vencedor o que que é a favela vencer na mente dessa pessoa aham é se ele tá vencendo então alguém tem que tá derrotado para ele tá vencendo E se eles estão lá e nós tá aqui então nós tá derrotado então eles estão tomando o que é nosso então
esses [ __ ] estão chegando Esses moleques tá chegando aqui é eles não podem estar aqui é tá ligado você já coloca num num negócio de combate né a favela venceu e é daí que nós V várias várias situações cotidianas da onde nós não se sente pertencente a vários lugares tá ligado mano uhum tipo assim eu particularmente odeio andar em sh seja qual for o shopping mano tá ligado Odeio [ __ ] dependendo do lugar tipo me sinto mal porque sei lá que você entra num lugar onde de de primordial a intenção entrando naquele lugar
é a compra sim é o consumo é o potencial que você tem de gastar dinheiro lá dentro já começa daí partindo disso as pessoas que estão lá dentro tá cada um preocupado com o que veio buscar o que vai consumir com o seu bem-estar então dentro do shopping [ __ ] ninguém se olha com todo mundo andando dentro do shopping é igual as ruas de São Paulo ninguém se Olha mano preocupado com o teu né O que você vai buscar dentro da loja ali P dentro do shopping as únicas pessoas que a gente vê muitas
vezes conversando com alguém do lado que não é a pessoa que tá com ela a naquela é quem tá trabalhando né mano total é tipo as únicas pessoas que a gente vê segurança com a Tiazinha do elevador É a tia dar limpeza pum pai pum e aí Me põe para pensar toda vez que eu entro num lugar desse do boa tarde bom dia boa noite para uma pessoa que tá trabalhando que tipo é normal a educação que eu tenho onde eu vou chegar vou falar com todo mundo que tá no lugar se eu tô chegando
na parada na loja com eu veja a cara de surpresa que essa pessoa faz de tipo assim [ __ ] ninguém aqui dentro entra e fala com nós ninguém aqui se fala isso é é muito louco por quê Porque essas mesmas pessoas quando recebe tá ligado e eu falo isso que eu já trampei também tipo muitas vezes por falta de opção de Convivência de de tempo para viver aqui fora entendeu o que tá rolando no mundo volta para gastar o mesmo dinheiro que recebeu aonde uhum no shopping mano aham tá ligado E aí volta pro
shopping e aí naquele dia 5 naquele dia 20 que nós tá indo no peão P com o nosso pessoal nós não quer saber de nada do shopping mano nós quer ir lá curtir nós já sabe onde que tá os melhores serviços os melhor bag mas tipo a pessoa vai lá sem querer ir lá mano Ah vai lá por uma falsa ilusão de que para ela tá bem para ela demonstrar que uma vez no mês ela é feliz ela tem que gastar um dinheiro no shopping sim é pra Em algum momento sentir que você tá sendo
parte de alguma coisa né tipo assim às vezes é sua necessidade tá ligado à vez nós vai no shop para pagar uma conta às nós vai comprar um foi mal nós vai comprar um tênis que nós precisa um bagulho pá mas [ __ ] mano o conceito Shopping Center tipo é um bagulho que eu não consigo destrinchar tanto esse meu raciocínio agora tá ligado já entrei nessa pira Mas tipo é um bagulho muito louco para mim mano Shop cozão sim eu não eu entendo que eu entendo que é uma é uma relação diferente né cara
é é aquilo que que falam tipo assim mano eu posso entrar no shopping do jeito que eu quiser tá ligado posso entrar com chinelo [ __ ] de shortinho curto de regata toquinha mano se você tem dinheiro no buso você não se sente mal entrando assim né mano mas se você não tem dinheiro você sente agora Cola aquele cara que já a pessoa que o cara presume que não tem fala P você é preto favelado veio aqui só para dar um rolê não mano vamos vamos dar um jeitinho desse cara que se sentir mal para
ele ir embora logo tá ligado tá ligado aí segue na loja aí pum desmerece no atendimento aham é vários bagulhos mas tipo assim isso tudo Eu acho que é parte bagulho bem maior né mano chamado Brasil que nós mesmo ainda não conseguiu desmistificar que as Guerras de classe existem de uma cota nós tá ligado uhum O [ __ ] é colocar na na mente de cada classe A qual classe Você pertence é porque E tipo não que isso seja um bagulho Mas tipo nós tem que ter um entendimento da onde nós tá indo da onde
nós tá partindo sa onde nós quer chegar senão Às vezes o Oprimido tá defendendo o opressor e não tá percebendo tá ligado tá entendendo meu irmão não é você tá entendendo meu irmão tipo assim você tá quando quando o cara fala assim né velho P tem que taxar os ricos a pessoa achar que é rica porque ela tem uma casa e uma casa em Ubatuba ela já mano tu não é rico não é essa pessoa rica que nós estamos falando tá ligado nós estamos falando de gente rica mesmo de gente que decide o destino de
um com uma contratação de um fornecedor entendeu É disso que nós estamos falando gente que movimenta milhões e bilhões e bilhões e esse dinheiro tá passando para lá e para cá e tem que txar esses filha da [ __ ] não o cara fala assim vai taxar o meu Renegade mano que teu Renegade velho ninguém tá falando teu Renegade não [ __ ] não é você o rico que nós tá falando não Ó para de trabalhar aí por um ano PR você ver se não tá [ __ ] Lig ligado est falando de gente que
não trabalha Nunca precisou trabalhar tá só operando coisa que já foi tá orada há muito tempo tá ligado tá ligado Tipo e é e é muito doido isso agora na eleição eu vi uma galera falando quando votar não esqueça do seu título do seu documento e da sua classe Tá ligado tem a consciência né mano qual que é a tua classe tipo assim que que tão querendo fazer eu pensar que eu sou versus que que eu sou tá ligado o que que eu posso ser o que eu quero ser não você é massa de manobra
tá ligado tá ligado isso é muito complicado e tipo dentro do do Rap né mano não é diferente a gente vê vários tipos de situação acontecendo e vários discurso aham que que levantam bandeiras de um lado ou de outro mas muitas vezes sem ter nenhum conhecimento de causa mano a profundidade por ISO que eu tenho maior tipo receio muitas vezes de entrar em algumas pautas tá ligado porque tudo que a gente fala é muito complicado é muito delicado mas tem que ser falado mano tem que ser debatido e conversado e é importante a diversidade que
que que o rap traz nesse tipo de debate nas batalhas por exemplo mano porque hoje em dia tem Mc de tudo quanto é jeito é mano nossa eu vejo de vez em quando uns vídeos que o Bob posta tá ligado e tipo é sempre uma galera muito diferente tá ligado Tipo é sempre mano tem umas minas tem uns japonêses Tem uma galera que você nunca viu tipo você fala mano olhando PR essa mina não falaria que ela ia mandar essa rima não tá ligado é muito doido como é que é a relação da galera assim
da da Batalha porque assim a relação da da comédia aqui [ __ ] cada comediante sobe vai fazer seus minutos e tudo mas não é aquele bagulho de embate tá ligado não é aquele bagulho de um olhando no olho do outro e aquele né aquele calor e todo mundo mata ele mata ele mata ele como é que fica depois assim mano tipo existe um rancor é igual FC que um se mata depois se abraça qual que é qual que é o dia a dia do bagulho mano eu acho que tem como em todo âmbito competitivo
tem os dois lados né é o pior dos dois mundos eu queria dizer no caso que tipo tem pessoas que de fato leva o bagulho pro coração e não consegue tá tá assimilando e vivendo da hora aham e tem o pessoal que sabe entender que o bagulho de certa forma é meio com um esporte ali um debate Então não é todo mundo que é amigo mano tá ligado mas eu creio que também não não existe muitas inimizades existe muitas rivalidades porque o o estereótipo do bagulho é agressivo é ex tem muitas rivalidades tá ligado mano
mas eu acho que inimizades não existem muitas existem mas não existem muitas mano tipo assim na sua grande maioria as batalhas de rima todo mundo sabe que você tá subindo ali sujeito né mano você já teve problema tipo assim já teve alguém que quis te D uma porrada por causa da da tua rima não tipo já teve tipo várias batalhas quent mano eu sou um humano muito agressivo nas minhas rimas Então eu tenho várias batalhas quent assim do bagulho parecia que é uma discussão mesmo que nós vai sair na pancada mas tipo não acho que
acabou o bagulho não acabou Tipo nem todos a gente termina sendo um parceirão dos cara trocar um papo um mas nunca teve esse bagulho também de trita tá ligado eu nunca cheguei a tritar você batalha toda semana batalha eu já tive uns desentendimentos de tipo pá não gostava dos bagulhos o mano não gostava dos bagulhos mas trita de sair na mão nunca chegou ao ponto eu a já é aí você já partiu de perder o respeito né mano não entender que o bagulho na competição acho que todo Mc quando sobe no bagulho ali já tá
ciente mano que você vai falar o que quer vai ouvir o que não quer você tá sujeito a ganhar ou a perder esculachar ser esculachado e se você não batalha uma semana na outra você já sente diferença tipo um treino de luta [ __ ] 15 dias sem rimar naasa barulho mano já virou outro mund atrofia já não nem que você atrofia mano é que a rua tá em constante evolução mano e por mais que não evolua para um ponto muito longe mas você pegar ali você tem que tá na rua e aí na hora
que você tá na rua para você chegar lá primeiro você vai apanhar sabendo que já tá lá e aí você vai falar Ah então tá lá aí você vai querer buscar lá aí todo dia você tá aqui mano você tá tipo você tá andando sozinho na rua você já tá você tá praticando também Pô mano eu briso muito fazer rima tá ligado então tipo Acontece muito natural na minha vida não é um bagulho que todo dia toda hora eu tô rimando Aliás não todo dia mas toda hora eu tô pensando em rima tá ligado mano
vira e mexe durante o dia tô fazendo um bagulho em casa aí eu paro e briso [ __ ] mano uma rima tipo assim imagino vários bagulhos como que poderia acontecer na hora aí faça um freestyle cria uma rima Mas ultimamente a gente tem tido um ritmo da hora lá na tropa né mano que a gente grava segunda terça na quarta também tem acontecido então tipo assim fora esses dias que a gente já grava e de noite vai pra batalha chega os outros dias que às vezes eu tô em casa tô na quebrada e pum
eu vou no estúdio tá ligado ou trobar alguns parceiros nós faz um freestyle Então mano a todo momento nós tá pensando em isso aqui agora tá ligado mano me inspira PR Caral em questão de rima porque tipo tudo Poderia virar assunto com a rima tá ligado se o assunto da Rima virar carro mano Quem souber de carro ganha mas se o assunto virar chevete Quem souber mais do chevete ganha mas se o assunto virar tá ligado assoalho de madeira já ficando cada vez mais esp então irmão tudo é assunto [ __ ] tudo vira rima
tá ligado Patrick tudo mano se nós for falar de cachorro pá Quem souber mais de cachorro falar mais sobre cachorro mano de chavar vai ganhar mano Cara eu tenho eu tenho o o hábito de entrar no dicionário das rimas tá ligado mano descobri esse livro esses dias er um que me falou mano quo mano eu quero descolar esse bagulho quero achar esse livro vees escrevendo uma música pra banda E aí eu falo [ __ ] mano que que rima com stratosfera mano aí você bota lá aí te dá tipo mano 45 opções e cada uma
leva a frase final pro outro lado é E aí você fala [ __ ] não só a Rima Ela Me deu mas me deu a possibilidade de desfecho tá ligado e E aí eu vou conforme você vai usando você vai entender eu eu comecei a entender isso Tipo pô se a estratosfera rimar com fera eu vou para um lado da minha música agora se estratosfera rimar com esfera rimar com qualquer outra coisa era pode ir pra o sentido da música Vai Ter outro bagulho tá ligado Então nossa dicionário da rima agora eu tô usando direto
sempre quando eu tô compondo cheg num bagulho [ __ ] agora hein mano até aqui tá legal mas falta mais duas frases que que rima com isso aqui [ __ ] essa palavra vai me fazer escrever isso aqui ó tá ligado e é muito doido porque nossa profissão tem um pouco disso né a gente é de um jeito pres arquiteto de palavras tá ligado sim e e tem um um peso diferente né mano ouvir música né [ __ ] quando você faz música também você começa tipo se pegar na as pessoas falam muito Ah eu
gosto da batida Eu gosto da letra e pá mas quando a gente faz a parada também a gente fica se apegando na letra no sentido de tipo assim caramba quando a rima é muito boa [ __ ] como que mano pensou nisso né Tá [ __ ] Como que chegou nisso ou quando é um bagulho tipo muito genérico que você tipo já esperava e tal você fala Caramba mano mas não podia ter feito rimando com isso ou aquilo e aí tipo é muito louco ter esse domínio da palavra parece que a gente sempre tá construindo
alguma coisa né mano quem que você acha o cara mais [ __ ] do Brasil mano como assim em música nying é ah mano tem muita gente boa [ __ ] tipo não dá para falar o mais [ __ ] do rap no Brasil mano bruson é né é [ __ ] é o mais monstro que tem El ele é o James Brown do rap brasileiro ele é um mano Brau [ __ ] tá ligado cão ele é um mano BR ele é uma entidade né tipo é [ __ ] ele é um parte de
uma entidade gigante chamada Racionais MCs aham tá ligado ele é parte disso mas ele sozinho já é uma entidade monstra mesmo igual o Blue igual o Ed Roque mas o acho que é o cronista das ruas é o mano braut é um monstro as letras dele é as mais da H tipo tem vários outros Man Monstros mas né mano tipo trazendo já um bagulho mais atual tem vários outros letristas [ __ ] aí que eu que eu gosto de ouvir tipo o Amir é muito monstro né mano domd é muito monstro o pô vamos trazer
para uns parceiros agora já mais PR frente aqui pô mu gosto muito de ouvir o perz que é os mano do Puro suco tá ligado o Freud rima bem tá ligado BK galera mandou tem que levar o Freud no os cara manda bem outros manos que pai aí já vem mais pra frente mano JP rima PR [ __ ] tá ligado Felipe com acho da hora deixa eu ver outro mano que eu gosto muito do Rap os mano atual yongi gosto muito da letra do yongi Nego Max aí não já volt antes Nego Max e
neto os cara tudo ali ó inglês a XL esses car é uns letristas que tipo assim faz uns riczão que o bagulho se você tirar a batida e Lê o texto [ __ ] é um é um poema tá ligado o bagulho é uma poesia o barato tem fundamento tem um sentimento ali as palavras aí mas aí por exemplo você tá ali você você pensa num numa numa rima E tu vai lá e escreve né tipo tu tem um momento que você se dedica também para fazer as escritas para gravar as músicas que você escreveu
Ou você tem se dedicado mais só na batalha no improviso ultimamente mano tipo assim há dois meses atrás eu lancei uma Mixtape tá ligado 97 Volume 1 pum foi meu primeiro trampo solo Meu primeiro projeto musical já tinha algumas músicas lançadas mas foi meu primeiro projeto E aí eu parei uns quro meses assim mano dei um tempo nas batalhas e foquei no Bagulho mano me tranquei no estúdio bagulho foi só fazer música P regravei algumas que eu já tinha escrevi músicas novas P separei as que eu queria fiz uma parte de música Se parece que
eu queria P lancei no bagulho tem uma parte de música feita já mano que tipo assim na hora de chegar e gravar eu só vou precisar gravar música mas eu gosto muito do bagulho do chegar no Estúdio e fazer a parada lá ouvir o bit ali na hora e parar ali uma hor esc aí o improviso virar o o registro oficial é muitas vezes isso muitas vezes uma parada escrita parar para escrever eu gosto de parar para escrever tá ligado mano ouvi o bit ali quando é freestyle é freestyle quando p é para escrever eu
gosto de escrever também parar e Pô o bagulho no papel é da hora aquele momento de você pensar numa parada põe no papel não pera não ficou tão bom então vamos pôr outra fita aqui é e é e aí é a parte da arquitetura é visualizar Eu gosto muito de escrever o bagulho certinho ali para tipo fazer uma linha terminando aonde eu quero terminar E aí tipo a outra linha pum terminar onde tem que terminar uhum porque o bagulho pum ou então se for uma outra estrutura de strofe pum mas fazer o bagulho delimitado a
linha sim tá ligado é matemática né É mano delimitado a linha procuro tipo assim quando quando o meu verso a linha vai toda e ainda tem mais uma palavra duas aqui na linha de baixo para completar o verso eu já entendo que eu tenho que usar mais palavras também na de baixo o bagulho tem que tá ligado é p um Tétris o Brasa Vai colar aí também outro monstro monstro Brasa é o Brasa a gente conversou aí esses dia aí ele vai colar aqui também e Mano é da hora que vocês T assunto para [
__ ] tá ligado que vocês são obrigados a saber desenrolar sobre qualquer coisa tá ligado um pouquinho de tudo você tem que saber né mano para [ __ ] meu irmão é sempre bom e se você não sabe você acaba tipo mano criando na hora o improviso é bom por causa disso né mano quando é um bagulho que o cara erra e você vê que ele meteu o louco ali improvisando aquela palavra nem existe aquele bagulho Ele tá metendo louco [ __ ] [ __ ] é da hora aí proo mano Mano o bagulho tá
acontecendo ali mano é uma arte sendo feita na uma tela sendo pintada ao vivo né mano muito [ __ ] Ô magro velho eu fico maior feliz de ver esse rolê de ver também que o meu amigo tá envolvido nesse rolê né o Thiago Ventura é meu amigão e ele se o entusiasta e um e um cara que que tá fomentando tanto esse bagulho é um negócio que me deixa muito feliz assim tá ligado Tipo de falar poxa é um cara que trampa com comédia que é o principal trampo dele e ele tem uma paixão
grande por esse bagulho que tem a ver com de onde ele veio também isso aí faz Florescer uma galera que que ele já me apresentou tá ligado uma galera muito legal aí mano Big Jão tu o Felipe eu conheço também toda essa galera que eu vejo que mano a galera honesta com sangue nos olio e com o Big J tá falando mano que é humorista ou mano que rima com nós o que rima com vocês Big Mike Big Mike [ __ ] Big Jão é outro cara é então que eu fale Ah desculpa aí big
Mike já colou aqui já mano ele é monst Car é o Big Mike conheci ele que veio aí no clube também então velho [ __ ] esse esse movimento todo aí que ele tá fazendo que vai juntando a galera é é assim que as revoluções são feitas tá ligado com tipo uns grupin organizado de gente que sabe o que quer tá ligado porque esse negócio que vocês estão fazendo agora mano é uma molecada que tá vendo agora que tá ficando com vontade de fazer o que vocês estão fazendo e o BUM nós vai ver daqui
a 15 anos só daqui a 10 anos só tá ligado que a semente que tá sendo plantada agora né [ __ ] maior brisa né mano é maior brisa espero em Deus que nós consiga ver até antes esses frutos mais B muito velho 10 anos é agora é não tem que ter paciência para saber bagulho mano você tá aqui com 26 anos você tá fazendo um bagulho E aí tem um moleque de 8 anos hoje que tá olhando e tá falando assim ó mano esse moleque com 18 anos ele vai falar isso que eu quero
fazer ele vai ser uma lenda e ele já existe e ele já se inspira em você tá ligado é lco brisa issoa Pode par porque cada vez mais a molecada também tá chegando na parada cada vez mais pensar que velho Aí você coloca o bagulho em perspectiva tá ligado Tipo [ __ ] minha carreira também começou H 15 anos tem gente que veem me falar hoje que fez o primeiro show porque gosta do meu show e viu meu primeiro show quando a pessoa tinha 8 anos de idade 7 anos de idade é os primeiro bagulho
seu que eu vi foi show cara tá com 20 anos 22 anos tá ligado eu falo [ __ ] mano esse maluco desenvolveu o gosto pelo bagulho vendo pessoas como eu fazendo né então é maior responsa da hora de legado tá ligado sim mano [ __ ] Ô tem um livro que tem lá na casa do padrinho não sei se tô falando merda mano eu acho que é é seus tem livro publicado é um bagulho de desenho não sei o que eu quer que eu desenho entendeu o queer que eu desenho malandra esse livro é
muito bom [ __ ] nós esse livro [ __ ] [ __ ] achei [ __ ] é um livro cada página é uma ilustração uma piada diferente muito inteligente [ __ ] ligado eu gostei PR [ __ ] um livro da capa azul com maior chave [ __ ] vou te dar um presente aqui então mano Ele me mostrou lá na goma dele esse livro eu achei muito chave mano vou te dar um presente aqui ó esse aqui é o a menor graça é uma cópia do meu caderninho de piadas curtas tá ligado Valeu
fiz uma cópia igual era do eu sempre fui anotando eu acho muito chave isso mano e aí ela tá manuscrita como eu escrevi mesmo tá ligado cada página que tu ab Nossa tá escrito certinho como eu escrevi a piada pela primeira vez mano como tu BR em texto acho que tu vai gostar também firmeza aí Deus abençoe mano de verdade most chave isso aliás vou até anunciar pra galera se quiser comprar né tenho esse livro aqui ó vou botar no link da descrição Se você comprar o livro pelo link que tá na descrição aí eu
mando autografado e aí já era aí Joia aí ó já pega aí no no link que tá aí meu irmão obrigado por ter colado viu velho eu quero eu quero fazer um som contigo mano Eu Vou sugerir pro Ventura da gente fazer a noite da Tropa da Vent sair no Piano Bar vamos botar uma Plate inha ali ó de 50 pessoas fazer o inferninho botar uma banda para fazer os bit ao vivo e Vocês cantar tá ligado Vamos fazer um bagulho da hora P tá com estúdio lá também cola lá no estúdio da Tropa qualquer
dia fazer essa junção aí mano Cola lá no 52 L mano obrigado mesmo viu de verdade muito obrigado Deus abençoe prazer édo meu muito muita sorte mais sorte aí mais sucesso meu irmão da hora ver o rolê de vocês e você Espero que você tenha gostado de mais um episódio deste bom e velho deixa ver T que está chegando no episódio 100 já hein então já deixa o seu like se inscreve PR ficar por dentro dos bagulhos que vão acontecer aqui muito em breve e é isso aí você vai deixar eu dar uma volta nesse
bagulho aqui né mano maluco é só trocar esse alternador aqui ó que vou passar vou PR chrona dar um rol você então já era aí tá gravado eu vou tocar esse chevete essinho na rua de terra lá mano é muito esse chão Deus abençoe nó é nós certo meu truta Valeu rapaziada V