fala pessoal estamos aqui para mais um vídeo meu nome é Artur sou Analista de valores Imobiliários e hoje a gente vai falar sobre o vídeo de fatos relevantes da semana terminada em dia 5 de Julho primeira semana de julho primeira semana do segundo semestre primeira semana do terceiro trimestre então o tempo tá passando voando daqui a pouco tem começa os resultados aí do segundo Trio a divulgação então né Vamos lá para os fatos dessa semana que na verdade pra gente vai ser bem tranquila tá porque a maior parte dos destaques aí vocês podem ver os
principais que o até que o Eduardo destacou ali no e-mail a gente já falou acho que de todos se bobear quase todos a maior parte pelo menos né então semana passada a gente parou aqui na questão da da Sabesp né que a Equatorial foi a grande vencedora aí do leilão para o novo acionista de referência que vai ser o que vai eh o que vai né tomar mais à frente da gestão da Sabesp vai ser uma gestão meio compartilhada com a com o governo do estado né não vai abrir mão ele vai ser na verdade
o maior acionista porque ele vai continuar com uma posição lá de 18% de nas ações mas a Sabesp vai ter desculpa Equatorial né que vai ser a principal acionista da savesa em termos de tomada de decisão na verdade o que tem E assim a gente já comentou semana passada não vou ficar repetindo aqui para não ficar muito repetitivo Tá mas essa semana no site da Equatorial e não da Sabesp eles divulgaram uma apresentação aqui onde eles dão mais detalhes sobre aquisição sobre o histórico do Equatorial Então vale a pena tá dar uma olhadinha aqui eh
para entender um pouco mais como que eles vão gerar valor como que vai ficar Essa gestão agora da Sabesp então Eh o que eu tava falando né eles vão ter 15% da Sabesp sendo que o governo de São Paulo continua ali com uns 20% mais ou menos só que né é acordado que quem vai gerir a empresa vai ser na prática Equatorial né porque ela vai indicar 2/3 do membro do Conselho três membros Independentes ela vai indicar o CEO né enfim então ela não vai ter a maior participação né A não ser que ela não
compre mais ações mas ela vai ter vai dar as cartas aí na Sabesp para né investimento seguir tocando aqui eles explicam que eles estavam de no e no saneamento que mais o que é legal que eu achei também é que eles falando do sobre os futuros investimentos em aqui como eles transformaram a a concessão lá do Pará que é bem legal que sabp tem espaço ainda para crescer e tudo mais e que eu achei mais interessante é isso aqui ó que eles já estão enxergando a Sabesp como uma plataforma para seguir crescendo esse saneamento básico
então eles estão de olho em vários outros leilões aí que devem enrolar no futuro próximo onde eles participariam né então eles fecharam acordo também nessa aquisição que todas as concessões em São Paulo no Estado de São Paulo que surgirem porque assim a Sabesp ela é a empresa de saneamento do Estado de São Paulo só que ela não tem todos os municípios tá eh assim com com todas as empresas de saneamento então eles só tão tão vendo aqui o estado de São Paulo só tão nos azuizinhos aqui tá Por quê Teoricamente saneamento é uma responsabilidade da
prefitura e não do Governo do Estado mas muitas prefeituras né a maior parte fecha com né a empresa no caso do estado que sempre foi agora essas empresas boa parte estão privadas né Porque pô dá trabalho para uma Prefeitura tocar né Toda uma operação aí de saneamento básico Então ela n ela fecha esse contrato com a empresa Estadual certo mas você vê que são várias as prefeituras aqui que não que tocam ou por conta própria ou com outra empresa contratar então todos os processos seletivos que tiverem dentro do Estado de São Paulo né eles Obrigatoriamente
vão participar como Sabesp né o grupo Equatorial e nos outros estados né preferencialmente como Sabesp que que isso quer dizer a Equatorial poderia lá e concorrer aqui ó por exemplo Goiás né Eh mas não ela vai por meio da Sabesp tá isso é interessante né usar a Sabesp como plataforma de crescimento porque que essa vespa ela tá menos endividada né ela tem uma estrutura de Capital tranquila para botar ficha aí e fazer aquisições novas concessões né Seja lá que eles forem tocar né enquanto que Equatorial tá aqui ó Equatorial tá no limite Cadê tem aqui
como vai ficar o a estrutura de capital da Equatorial né vai ficar com três pon alguma coisa de dívida líquid bit Mas beleza né a estratégia da empresa a gente já comentou isso eh na aula na aula na no vídeo passado enfim é boa essa apresentação tá dei uma olhada não é o foco do vídeo hoje aqui né não é uma análise da Equatorial bar sabes mas dei uma olhada lá que tem bastante coisa interessante tá só para complementar o fá da semana passada o resto não muda né Equatorial sab vai ser privatizada né Vocês
viram mais ou menos ali como ã Governo do Estado ainda vai fazer um leilão de ações tá eles ainda vão vender mais ações para ficar com aqueles 18 a 20% mas pera aí aqui é Equatorial nessa sim aqui é é sabes então eles tinham 50 15% Venderam né em bloco para a Equatorial naquele processo e o resto para chegar naqueles 18 a 20 lá vai ser vendido ainda uma nova fase do processo tá certo é isso O que a gente falou semana passada continua válida é interessante que Equatorial tem gan eu nunca tive muito animado
assim essa questão da SA porque enfim né a empresa não é como se vá mudar da água pro vinho agora ah se tem alguém que pode mudar uma Sabesp Se melhorar muito Equatorial que tem um track Record muito bom então das dos cenários possíveis foi um dos melhores possíveis para empresa tá então interessante acompanhar a empresa daqui em diante certo continuando aqui de alteração na diretoria ne Grid é outro um caso que a gente viê aqui recorrentemente né tá negociando abaixo de R 1 então a B3 vai lá e fala meu filho vamos agrupar que
você tá negociando abaixo de R 1 e não deveria né pela regra da B3 então eles estão Ah eles estão bem perto na verdade 80 90 que que tem no Ofício Às vezes a empresa dá uma choradinha e consegue enrolar um pouco né a cotação deve ser mantido igual a R 1 se a gente já sabe né regulamento da B3 Ok por isso que a V3 que corre atrás disso aí não é cvm Ah então eles estão negociando Então você tem que divulgar e tomar as medidas cabíveis geralmente a única medida cabível é agrupar né
A não ser que a empresa sei lá né O que as empresas dão uma chorada vocês lembram O que aconteceu com hwei né Fala não A gente tá tomando ações aqui que a gente acredita que vão se refletindo numa melhora nos preços é às vezes Cola e consegue enrolar um pouquinho mas você vê a enrolou mas teve que lá fazer o agrupamento né enfim é isso tá é a mesma coisa free float quando free float tá abaixo do regul do do do permitido a B3 vai lá cobrar a empresa né aqui como os caras estão
bem perto assim de R 1 às vezes eles conseguem dar uma negociada lá para enrolar um pouco para ver se negocia né para ver se naturalmente sobe mas tem muito o que fazer tá interessante que a gente falou sobre a ipos essa semana quem viu a Live de segunda né Aproveite aí que deve est os últimos dias dela aberta aí segunda-feira ard vai fechar que a gente fez um estudo completo aí sobre os últimos ipos e a ne Grid era uma das empresas né fez oep 2020 que despencou né Muito pós IPO em parte porque
tava negociando no múltiplo insano para o que a empresa entrega Insana não Vel tem coisa pior tava negociando a 1.8 B né é um valor meio alto é que ela não tem nada de resultado quase né então é mal dá lucro então 2 B é alto para uma empresa que não dá lucro né mas enfim teve casos piores essa semana também tem vídeo no meu canal da local web que chegou a nar R bilhões de reais Esse foi muito muito alto né enfim seguindo adiante aqui slc divulgando projeções vamos dar uma olhadinha né Então essas
empresas Agro a gente já viu aqui né É É fácil acompanhar elas porque elas tão um ciclo da safra elas fazem uma projeção do quanto eles vão plantar e tal quanto eles esperam colher e depois você espera para ver se colheu aquilo mesmo se teve quebra de Safra esse ano tá com um pouquinho de dific de quebra no milho umas coisas assim né vamos dar uma olhada aqui então eles estão atualizando ainda é a safra 2023 2024 que acaba mais ou menos agora tá tá então ó soja já acabou a colheita e algodão e milho
eles estão ali terminando então enfim ã algodão parece Tá ok sója teve uma quebra Zinha também o milho uma queda pequena mas eu acho que aqui já tá ajustado se eu não tô enganado tá que milho segunda safa principalmente teve uma certa dificuldade esse ano não tava bom não tava bom o preço do Milho né então prejudicou um pouquinho mas soja eles perderam mais e o algodão Tá ok então não mudou muito assim e aí Aqui tem os preços de Red e tal isso aqui é legal para você ir acompanhando porque é isso você vê
essas empresas basicamente uma vez por ano você vê o resultado daquela safra vê a previsão pra próxima e no meio do caminho pessoal fica lá preocupado porque às vezes elas dão prejuízo não acontece nada no no resto do período né É muito mais e enfim esperar terminar a safrica e qualquer outra coisa tá os custos e tudo mais aí para quem acompanha slc agrícola Ok então mais troca de Diretoria recompra de ações tudo coisas né corriqueiras do mercado nada demais direcional deve estar pagando proventos a enalta né divulgou uma notícia sobre o encerramento de fpso
eu olhei assim né já regalou o olho Mas é sobre aqueles Campos Novos que ela comprou né que ela comprou no começo do ano ou no final do ano passado eu não lembro agora mais eh lá campo de mexilhão Uruguay Tambaú acho que é desses dois aqui ó o navio fpso aqui eles tinham um contrato para adquirir um fpso lá naqueles Campos antes da enalta eh assumir aparentemente né E ela chegou e resolveu rescindir o contrato Por enquanto nada demais né já que a empresa ainda não não começou para valer a operar tomar as decisões
e tal né então ó eles ainda estão discutindo com a Petrobras porque Salvo engano isso aqui ainda tá na mão da Petrobras tá no processo de transição para passar o campo para a enalta né E aí nessa transição geralmente Eles tomam essas decisões assim em conjunto então provavelmente né eles devem ter visto aí algum problema algum BO né cancelaram um negócio mas isso aqui ainda é tem pouco a gente n tirar de informação eles começarem a operar alguma coisa assim olho nisso tá porque esses campos aqui eh não sei se vão ser muito relevantes para
enalta tá eventualmente mesmo Red desenvolvendo Mas eles vão dizer muito sobre a postura da empresa daqui em diante sobre eh e investimentos sobre transformação de Campos maduros que é o case que deu muito certo no caso da Pri né foi como a Pri chegou onde ela tá hoje então Hum vamos ver né porque o campo de Atlanta deles ele é meio diferentão né eles tinham um sistema de produção antecipado que era tipo assim uma um sistema provisório até desenvolver o campo definitivamente o sistema provisório já produzia ali podia produzir até uns 30.000 Barris mais ou
menos por dia mas tava sempre parado sempre com posto com problema e tal aí agora eles vão botar o definitivo que é só um up para 50.000 Barris né eu lembro que na época que eles tomaram essa decisão Eles podiam eh antes o plano era pegar era montar um sistema para 80.000 Barris de petróleo os caras não quiseram só 50 Então as decisões de Atlanta foram todas bem questionáveis né da atlant da enalta nesses últimos anos então vamos ver se muda um pouco essa visão agora empresa nova com a 3R né Porque se os caras
acertarem a mão né vir um exemplo da Pri não precisa copiar o que a prio faz mas fazer alguma coisa bem bem feito ué tem todas as condições de ir super bem a empresa né só que tem que mudar não adianta fazer o que fez nos últimos anos quer ficar lá parada não fazer nada não cuidar direito dos Campos que tem não comprar Campo Novo nesses últimos um dois anos a empresa mudou muito a mentalidade né foi atrás do negócio com a 3R eh comprou Campos Novos esses daqui vai implantar o definitivo lá de de
Atlanta Então vamos ver se uma mudança se uma virada de chave aí enalta começa a entrar enalta mais 3R né começa a entrar no nosso radar porque aí tem potencial sim para ser sucesso né Por enquanto vamos ver ainda então isso aqui é importante mais para ver como a empresa tá lidando com esse tipo de aquisição do que qualquer outra coisa né vamos ver Sea finalmente acorda do B esplêndido e paraouvir uma empresa dinâmica né então sempre bom acompanhar essas empresas de petróleo aí tem umas coisas legais continuando aqui Natura lutando lá para para se
manter falando em se manter quem aparece né americanos Eles divulgaram já acertou como é que era o processo ia ia resolver no final de Julho Não era isso aí vamos ver então as Americanas essa semana saiu notícia essa semana semana passada saíram umas notícias aí sobre as investigações é quente as notícias lá n sobre as investigações sobre as gravações quem sabia quem não sabia então parece que dessa vez vai sobrar responsabilidade boa ali PR os envolvidos né a polícia federal pega um processo desse tamanho Geralmente os caras fazem um trabalho bem feito né mas enfim
americanos recuperação judicial Então já teve o aporte Esse é o o o Marco aqui do momento né o aporte dos principalmente dos acionistas de referência né a 12 bilhões é isso não 12 milhões não não isso aqui é pouquinho tá amortização inde Bentes não conversíveis companhia considera subscrições realizadas Então é os acionistas de referência á isso aqui é 12 bi né não 12 milhões Mas enfim os caras vão ficar com 50% das Americanas né para enfim vamos botar uma grana violenta e os credores vão ficar com 47 e o resto vai virar 3% nossa velho
olha o tamanho do ferro é que eu tô falando desde do ano passado do ferro que vai ser essa reorganização da das Americanas né a empresa tinha ali um free float 70% né algun sócios ali importantes e tal esses isso aqui são esses acionistas de referência tá é que que eles investem por meio de fundos ou de outras estruturas financeiras mas são os caras lá que todo mundo sabe né por meio desses Veículos Aqui tá então que que tinha ali uns 20 e Poucos por né uma coisa assim de participação dos caras e tal mas
um outro acionista grande 70% de free float certo ó como é que vai ficar a empresa agora tipo 3% né de do mercado aquele 70,3 por conta da de Lu extensa que a gente vem comentando né então com o aporte dos acionistas de referência 50% eles vão ter botaram muita grana e a conversão da dívida dos credores lá e tal eles vão ficar com outra metade da empresa Então é isso que eu falei várias e várias vezes tipo as Americanas vai até escapar dessa história se bobear ela escapa até melhor do que tava antes porque
eles divulgaram uma prévia de resultado com ebitda positivo a empresa Teoricamente vai ficar sem dívida né pós reestruturação Então beleza a empresa tem cara que pode escapar bem até escapar ela vai Mas é possível que ela saia até bem dessa reestruturação eh porque tipo nos últimos anos ela até tinha se bit daqu mas tipo a operação tava fraudulenta agora dá para falar que é fraude né Os caras estão presos pela polícia federal agora dá para falar mas a base de operações fraudulentas né a base de esconder ali uns débitos de bar tapete então pô a
gente nem sabia as Americanas era rentável minimamente rentável né Se for ver em ebit ela já mal tinha bit positivo antes da confusão toda e fazendo o que ela fez né provavelmente não era nem rentável Então se ela sair ali com ebit ebit Positivo pós reestruturação ela Teoricamente não vai ter dívida e tudo é para recuperar só que o acionista se perdeu já pessoal perdeu acabou porque vai ter uma diluição já teve né exatamente o que a gente tá vendo uma diluição massiva os 70% que era dos acionistas aí minoritários e tal virou três cara
virou 3% ou seja né tinha lá o bolo de dinheiro das Americanas que não era grande coisa aí você tinha direito a fatia tua fatia virou uma casquinha é isso que acontece então mesmo que a empresa se recupera e tal quem tinha ações a empresa foi massacrado por essa diluição e ela foi precisa né justamente para acabar com essa dívida imensa que a empresa tinha né então como é que você acaba com a dívida dessa de 20B com aporte dos acionistas de referência que passaram até 50% da empresa e conversão de dívida em ações da
da empresa os os todos os devedores quer dizer os credores da empresa vão ter outra metade e os Quem era acionista antes vai ficar com as mingal linhas ali então espero que tenha ficado Claro agora né o tamanho do do impacto para os acionistas não é definitivo só uma Av visão preliminar divulgação do leilão reverso os devedores né quirografo OK as participações de cada [Música] um enfim aí tá terminando né Por incrível que pareça eu teve um momento que eu achei que as Americanas I de arrasto para cima né porque tipo os caras tiveram que
botar muito dinheiro para ela para ela se recuperar né mas aparentemente vai só que o acionista esse se ferrou não foi por falta de aviso nosso né que mais as de Bentes a a confusão lá da Atom isso é rolo hein velho faz tempo que eu não vi um rolo desse tipo aqui tá que a gente falou a em vídeos passados tá quem quiser dar uma olhadinha lá tá Cora a saúde tá enrolada também mais trocas de diretoria mais de Bentes a oi tá lá oi quem sabe é o Eduardo Pergunta para ele né oi
tá de novo e mais um processo tal né de tentar se reorganizar com dificuldade agora eles vão mudar a regulação lá né da do mercado que ela tá mas enfim né Essa aqui pergunta lá pro Eduardo que ele sabe das confusões né mas essa foi outra que massacrou o dinheiro do acionista essa tinha um outro lance né né que não aconteceu com as americanas pelo menos que ela sei lá durante um tempo virou Hype de sardinhada achando que a empresa ia se recuperar né então muita gente infelizmente caiu nessa história e enfim né prendeu uma
boa lição Eu espero né os americanos pelo menos a não vi isso acontecer no mercado a galera eu sei que teve gente que comprou quando ela deu a despencado lá mesmo eu falando no dia seguinte lá que era roubada total que ela não devia valer nem perto do que ela tava valendo porque ainda não atualizou né o número de ações e tal aquilo ali é preliminar vamos só dar uma olhadinha Então acho que tá os mesmos preços históricos se eu não estou enganado né 30 40 centavos agora ela tá valendo mais ou menos o que
eu achei que ela fosse valer lá na época não sei se vocês lembram né mas na primeira Live que a gente fez pois essa confusão toda fiz uma continha bem de padeiro que várias premissas não tão não estavam corretas porque a gente viu depois mais dívida aparecendo e tal mas que tipo sei lá acho que era uns 60 70 centavos coisa assim eu falou olha essa empresa aí minimamente é daqui para Pior né E era centavos Eu lembro que era menos de R 1 real não lembro Quanto era e ela tava negociando a 3 naquele
dia eu lembro bem disso ã deixa eu ver se a gente consegue recuperar esse momento aqui né aqui que foi a queda que ela despencou e ela ficou essa aí ó R 2 R 3 nos dias seguintes né quando quando teve negócio porque no dia seguinte mesmo ela ficou em leilão o dia inteiro aí eu lembro de ter feito uma live nesse dia aqui sei lá qual falando ó pessoal mesmo ela tendo despencado tudo isso aqui ó de 12 para dois eh com as informações que a gente tem ela não vale tudo isso dei uma
conferida lá isso no começo do ano passado né que aconteceu exatamente o que a gente tinha falado né ficou aí depois teve uma subidinha aí Viração especulativa tá aí dá umas subidas do nada isso aqui é pura especulação ela não valia nenhum real literalmente tá tanto que hoje tá valendo aí centavos é um pouco abaixo do que eu tinha calculado lá na época mas depois pareceu mais dívida né Foi por causa disso também o mecanismo de resolver a empresa foi diferente teve um uma uma conversão maior de dívidas e tal mas é isso cara o
que a gente falou 1 ano e meio atrás aconteceu enquanto isso tinha gente aqui comprando a R 2 R 3 eu sei que teve gente que comprou mas acho que foi menos do que a oi né a lesou demais galera aí que caiu assim né Muito fácil na conversinha do pessoal enfim seguindo a zv trava a gente já falou também nessa semana tá cheio de coisa que a gente já comentou da da combinação de negócios com a segregação da operação de petróleo né então eu fiz uma um vídeo desses aí que foi o tema principal
do vídeo ah BL blá BL blá blá blá blá então meio que né assinaram memorando Pelo visto vai rolar porque naquela época o fato relevante Foi eles receberam a oferta né e agora eles já assinaram um memorando de entendimentos que é um pré-contrato né uma coisa assim para vender e é isso aí que vai acontecer vão segregar os ativos de petróleo e será que vai virar uma outra empresa uma outra empresa aberta uma outra empresa fechada como será que vai ficar né eu lembro que eu fiz um vídeo sobre empresa de petrólio acho que foi
esse ano eh explicando porque que a enalta não era próxima petrorio prio né Porque que a trr não era Petro reconcavo não era e tudo mais aí veio um ser iluminado comentou ou não azeved e travos é a próxima Pri tá aí ó não vai ter nem petróleo mais filha petróleo vai ficar separado em outra empresa depois vamos ver como é que fica isso aí né não sei se pelo visto não tem cara que eles vão fazer um um é seria um spinoff né seria um spinoff só da parte de petróleo produz meia duza de
barril lá não tem nem como sustentar uma empresa enfim vamos ver o que que eles fazem ó a vitro empresa Nova aqui no mercado tá não foi um IPO clássico né foi uma listagem pó IPO nos Estados Unidos mas uma empresa Nova aí do nosso mercado tem vídeo dela no meu canal Live sobre ela no meu canal se eu não me engano então quem quiser D uma olhada lá temos uma empresa Nova aí que entrou meio que na surdina no nosso mercado também já falei do JSF que tá vendendo aí participações em outros Business que
não o de construção civil então vendeu em shopping vendeu acho que restaurante ou Hotel não lembro agora vamos lá né vendendo alguns ativos que mais é compra inepar faz tempo que eu não ouvia falar dessa mais recompra mais recompra e foi uma semana bem tranquila né Não lembro de uma semana tão tranquila como essa que que teve foi dividendos e relação de troca provavelmente Aras vai pagar dividendos E aí vai mudar a relação de troca né nem visto isso aqui acabou de sair ó quando eu tô gravando Foi de última hora vamos ver se é
isso mesmo blá um termo de acordo dividendos Então arezo vai distribuir aí um dividend normal dela 60 milhões em linha aí vamos ver aqui a ereso só que como ela distribui dividendos tem que ajustar a relação de troca para distribuição de dividendos né então isso aí também é de prae Cadê vamos ver lá quanto que ela tá distribuindo proventos né 60 milhões aí tá em linha com o histórico da empresa né que vai pagando trimestralmente algo ordinário não tem nada de extraordinário nisso aqui a única coisa que Como já tá fechado o contrato de união
né como eles distribu o dividendo muda um pouquinho a relação de troca que eles devem ter a relação de troca nova né ente essa daqui e essa já tem data para terminar né que é primeiro de agosto já negocia a nova empresa asas 2154 muito bem a partir de primeiro de agosto já falta menos de um mês já tá tudo certo já então é isso pessoal semaninha de boa hein vou fazer um videozinho curto para vocês aí não pesar muito hein para vocês mas vocês viram nada demais e a maior parte né do do que
a gente do que ainda tinha para ser comentado essa semana meio que a gente já tinha falado né então né Sabesp a gente já tinha falado semana passada né nada de novo basicamente tentando lembrar o que American a gente falou um pouquinho também nada de novidade enauta Por enquanto ainda não é importante aquele negócio do fpso ou seja né ne Grid a gente falou também um caso que a gente já viu várias vezes nada demais né né aproveitem essa semaninha de boa logo mais começaremos com resultados e enfim o mercado deve voltar um período mais
agitado beleza pessoal então por hoje era isso aí grande abraço para todo mundo e até os próximos vídeos valeu