[Música] podcast é apresentado p9.com.br [Música] Olá eu sou Carlos merigo Esse é o braincast número 524 estou aqui com Ana Freitas a tudo bem tudo bem carlinos e você boa noite brcs bom dia ou boa tarde não sei que você tá escutando isso enf Marco Melo que teve sua voz calada durante tanto tempo finalmente de volta do exílio que Carlos merigo me colocou a geladeira impôs né um artista sofrem na Globo sabe quando você vai pra geladeira muito difícil muit foi um período foi um período bem complicado na minha vida foi complicado Mas agora você
aproveita público né isso is muito bem temos um convidado aqui mais do que especial Michel alcoforado antropólogo PHD sócio Diretor na consumoteca e mais importante tá também podcaster é disso que eu me orgulho né Ah muito bem e aí Michel tudo bem obrigado pelo convite he adorei finalmente trouxemos alguém com cacife falar nesse progr bobagem aqui algém não é só curioso aqui F ISO mas já conta do seu podcast que você fala lá qual que é o nome a gente eu tenho dois né um é o CC que é um podcast que a gente tá
preocupado em tentar entender como é que comportamento e cultura vem se transformando ao longo do tempo mas eu acabei de lançar o é tudo culpa da Cultura que esse eu tô mega apaixonado por ele porque eu tô tirando os antropólogos da academia então eu falei antropologia é bom demais para est preso só na academia então vamos trazer esses caras para cá então primeira temporada sobre o amor a gente tá tentando entender porque que teu cotovelo tá rachado o teu teu chifre tá sendo rado arrastado no asfalto e aí a gente traz a antropologia para isso
então tá bem leg só tema fácil né só temisa fácil de Discutir muito bem ó ó nesse braincast a gente vai falar um pouquinho aqui da psicologia do Luxo né O que que realmente define o luxo é só a etiquetinha de preço né com preço super alto caríssimo que você não pode pagar ou tem mais coisas aí por trás dessa palavrinha né essa palhaçada pode ser pode ser então vamos discutir aqui como que essa noção de exclusividade de autenticidade né Tá associado aí a criar um Status né tem muitas pessoas que eh aspiram né consumir
essas marcas e além disso né além da gente eh não é um tema só né do ponto de vista da psicologia da antropologia mas também dos negócios porque eh cresce loucamente o mercado de luxo no Brasil e no mundo a taxas de mais de 20% ao ano né com pandemia e tudo que a gente viveu o jornal só fala em crise em crise em crise mais crise né trabalhe consuma luxo é isso perfeito lembra que na Pandemia tinha aquelas notícias de que o recorde de lancha de jatinho de bolsa é exatamente então e Aqui no
Brasil é uma um tem um faturamento de quase R 30 bilhões de reais por ano e cresce também no mundo inteiro na Ásia também na China enfim tem toda uma um mercado aí pra gente discutir mas vamos falar principalmente de como essas marcas conseguem criar conexão emocional com a as pessoas com os consumidores tá bom tá bom mas antes Ah mas antes Olha só siga O canal do B9 no YouTube youtube.com.br bb9 a nossa maior audiência né como vocês sabem está no áudio porque nós estamos aí a 15 anos né 15 anos é só de
de B tem 20 de Podcast 15 anos um adolescente é exatamente então muita gente só escuta a gente lá no na Apple podcasts no Spotify e gostaria de lembrar que estamos também no YouTube imagens imag pode ver nossas carinhas você pode assistir a gente no YouTube dar joinha de bzin combinando dress Mesma roupa a gente tá com a mesma roupa combinando então você pode entrar no canal seguir a gente d o like no vídeo Inclusive tem QR Code é o ano do QR Code no braincast tem um q code tem que sair dos restaurantes e
vir brcast e esse Car code leva você pro Canal do B9 no WhatsApp Ah olha lá Channel é H channel channel comunicação 360 exatamente então você pode apontar o a sua câmera pro Car code ou entrar no link b9.com.br aou já vai pro Canal É isso aí é tecnologia né B9.com.br brzap é o link também que te leva para lá se você né com tudo não quiser não quer entrar no YouTube não quero ver a cara de vocês só quero ficar ouvindo que é o que eu sempre fiz você pode deixar um com comentário aí
no Spotify tem caixinha de comentários fala o que você achou do episódio isso né deixa um comentário deixa um comentário important opinião muito bem ou não também às vezes se você vai falar mostra melhor não é melhor se for criticar cri Fica critica sozinho aí não precisa não precisa externar eh mais um recado agradecer aqui aos maravilhosos estúdios voz né onde estamos grav nos recebe muito bem temos uma área de convivência maravilhosos maravilhosos ali na área de convivência ex isso aí eh então isso se quiser gravar os seus seu podcast aqui nos estúdios Voss tem
o link aí na descrição do episódio e por último mais não menos importante torne-se assinante do Braincast lá em b9.com.br barine isso aí que você pode fazer parte do nosso grupo de ouvintes do braincast lá no telegram e ter acesso aos episódios do braincast secreto onde a gente fala que vez outra sai é isso fez outra sa tem saído com mais frequência masum com alguma frequência qual não sabemos mas torne-se assinante mesmo assim tá bom não Prometemos nada entregamos muito perfeito é o nosso lema Então é isso vamos para pa tá vamos Posso falar só
antes de pra pauta queria fazer um momento mais antes mas depois a gente faz de no Faz de novo né Eh eu eu escutei o o programa da semana passada e eu senti muito de não ter vindo gravar ah o da da conversa piada tema meu tema eu sou a pessoa do maior papo furado conversa fiada papinho de tempo do vamos na época daquele lembra daquele Club housee queele eu fiz no Club House durante um tempo uma sala que era uma sala eh cujo Objetivo era falar por horas mas não podia falar sobre nada só
é só para pin forado É eu gosto muito dessa dessa um episódio também né Porque que o clube house morreu né ih dá mesmo essa aí já foi nasceu morto né Comin ela tinha uma sala bombada ah durou o quê seis dias foi ótimo super legal Aquele naqueles seis dias eu achei que eu tava na nova grande coisa melhor é que todos os analistas Disseram que ia dar certo que ia é ótimo que era nova novidade Empolgou muito você era o Felipe Nat do Club House consultor de Club House cons a o Twiter meteu o
Club House dele lá e já eu lembro curso de CL eu lembro de que a galera fala assim esse negócio de Podcast acabou agora Club House acabou vocês tem que ir pro Club House e eu calma gente calma não é assim né Se for sair correndo cada novidade que aparece a gente não estava aqui bom mas é isso eu só queria registrar no ar que eu senti muito de não vamos assinar aqui o Compromisso do ano que vem ter o conversa fiada dois dois porque eu quero ouvir agora sua a sua participação perfeito is convidou
também porque só ele is do quem não veio vem eu não venho vamos pra pauta vamos paa Michel Bate bastante na mesa aqui a galera gosta né como o marco disse você tá aqui para não deixar a gente falar besteira não ficar só opinando né opiniões porque se se for deixar para mim eu vou vir Aqui xingar milionário falar Vocês são tudo trouxa nós estamos aqui comprando camisa de 30 conto mandando fazer camisa no no site de bombeta beber camiseta Ah olha aí seu próprio desenho quem quem pegar a referência aqui me mandam um al
muito bem primeiro queria começar do começo né Por favor é se a gente consegue definir o que que é luxo né O que que é um item de luxo é por que que a gente tem vontade de comprar coisas só pela marca né sem valor Agregado ou utilidade específica digamos assim porque acho que são vários tipos de luxo né a gente pode quer luxo para um não é para outro e e vice-versa mas eu acho que a gente pode definir aqui né para ficar né botar uma moldura que a gente tá falando desses segmentos de
moda de perfumaria de joias de relógios turismo também né uma coisa que tem crescido bastante então eu acho que a gente pode transporte carr carros lanch lanchas motos é helicópteros isso isso Então acho que a gente pode colocar o luxo nessa categoria E que é o luxo luxo né é o o famoso ag gargalhada né não é você comprar um iPhone parcelado em 12 vezes no magazine luí e Luo mas é um [ __ ] luxo mas a conversa tá mais assim coisa exatamente Então acho que é é bom a gente colocar nessa caixinha enfim
como que a gente pode começar definindo cara a tua primeira pergunta já abre a possibilidade da Gente e abr uma grande discussão aqui sobre o que que é essa categoria luxo né porque ao contrário do que dizem os manuais e os livros de Marketing e luxo não é uma categoria definida pela marca é uma categoria definida pelo próprio consumidor então é engraçado que essa distinção de algo que é compra específica ou não é compra específica ou com uma utilidade específica não faz sentido para nada porque nós como antropólogos acreditamos que acreditamos Que ninguém compra nada
por uma utilidade específica por si só e sorte é Nossa não tinha marketing não tinha braincast não tinha B9 não tinha nada disso né Eh então a única questão aqui que é o ponto fundamental é que quando a gente tá pensando em marcas de luxo São marcas que conseguem fazer duas coisas de maneira muito clara e por isso que elas tanto primeiro ponto é valor de conversa que eu acho que esse é um elemento decisivo quando a gente tá Pensando na diferenciação entre uma bolsa de supermercado uma bolsa de uma marca dessas que vende em
qualquer loja e uma bolsa de luxo quando você chega com uma bolsa de luxo alguém para e Fala ué de quem que é isso aqui né saiu da onde Custou quanto comprou aonde que aconteceu na Frus Carlos Achou que a sua bolsa fosse a bolsa da Ana e tava elogiando a Ana anaa você tema se ela tivesse vindo para cá com uma bolsa do supermercado mais próximo não tinha Gerado conversa nenhuma Ele só tinha olhado para ela e ditou Ana é sua bolsa Esse é um ponto importante né que é isso a ca bolsa doinho
e a gente acha que isso é pouco mas isso é coisa para [ __ ] sobretudo numa sociedade onde a gente tá pagando cada vez mais por reverberar o t é gente falando sobre aquilo que a gente tá fazendo Então esse é um elemento decisivo alguém que tá carregando um objeto de luxo Alguém que tá dirigindo um carro de luxo tem os pescoços do Entorno sendo virados para ver essa Lamborghini essa Ferrari alguém que tem um relógio caro tem uma conversinha um olhinho um olhar sendo olhado para isso agora esse é o primeiro ponto o
segundo ponto que eu acho que é importante é que os produtos de luxo tem capacidade de catapultar para territórios que gente que não tem não consegue chegar e posso citar alguns exemplos assim com a bolsa de R 30 ou Com a camisa de R 30 ou com a capa de celular de R 30 você quando chega num hotel de luxo Uhum você tem uma experiência com relógio de R 300.000 você chega no mesmo hotel de luxo Você tem uma outra experiência e do ponto de vista dos consumidores brasileiros isso tá dado assim o cara acredita
e é real e eu fiz pesquisa com milionários no Brasil é real que quando você tá com carro importado o seu atendimento à lógica e da relação com os Outros muda posso citar um exemplo no hotel aqui 25 estrelas de São Paulo na hora quem entende bem desse negócio é o manobrista do carro né Ele é bem treinado para isso como quem entende muito bem de corte de terno em São Paulo são os metres e somel de hot de restaurantes caros Então na hora que você dobra ali né na ruazinha embicou na beira do hotel
Ele olha para o peso do carro da lataria sobre o pneu ele fala é blindado se é Blindado a pessoa que tá ali dentro é mais importante do que aquela que não tá no blindado ex e por conta disso isso um carro blindado é mais facilmente posicionado dentro do estacionamento do que alguém que chega com un no Miller que aí bota para trás bota 45 carros na frente bem frante você desce do restaurante você vai com a sua mulher embora tranquilamente não espera nada isso muda a vida de alguém ou num restaurante aqui de luxo
em São Paulo Famoso dentro de um hotel e uma vez escutei essa história e depois se confirmou já tinha escutado Por parte dos funcionários mas depois ouvi de campo de uma consumidora ela irmã dela metida a grandes conhecedoras de vinhos mas era professora Universitária é o famoso gosta de brincar é o pobre Premium né que é o cara que conhece tem um gosto sofisticado mas não tem um salário para isso e ela tinha acabado de defender a tese dela de doutorado e ela Defende a tese de doutorada e fala vamos comemorar nesse restaurante e o
restaurante famoso pela carta de vinhos chegando lá elas descem com um carro qualquer na porta do hotel o moço com aquele telefoninho já vai dando todo o segredo né olha T pessoa tá chegando a senhora vai para onde vai para restaurante chegando lá ela perde a carta de vinho chega um vinho qualquer uma carta qualquer ela falou mas cadê os vinhos caros que eu vim tomar o cara Disse ah a gente trocou a carta trocou a carta porque uma carta de vinhos né para alguém que chega com carro mequetrefe é diferente de uma carta de
vinhos para alguém que chega no carro blindado o carro importado então o que que quero dizer com isso os produtos de luxo tem a capacidade de não só gerar conversa mas de te colocar em outros tipos de encontro com os outros mas pera aí aí vai pegando essa história dessa professora por exemplo se ela quisesse Comprar o vinho se ela quisesse gastar um ano de salário dela para tomar um vinho nesse restaurante ela não os caras não serviriam não não não eu posso te falar um outro tanto número de exemplos obra de arte é vai
numa galeria dessas chiques dos Jardins Entra você lá com a tua camisa de R 30 como você colocou e diz assim quero comprar um Jonathas Andrade o homem vai olha PR sua cara e fala legal não tem para vender agora agora chega lá com seu relógio com seu Carro com marchan junto de você e pede pro marchan dizer que você quer comprar os Jonathas Andrade eles vendem para você os produtos Eles não estão disponíveis assim como os acordos assim como os encontros Assim como as reuniões Eles não estão disponíveis para as mesmas pessoas a gente
infelizmente dentro da sociedade brasileira precisa das coisas para potencializar determinados tipos de encontro isso acontece com objetos Mas podem acontecer Por exemplo com relações isso pode aconte pode acontecer inclusive com você mesmo eu brinco que ao longo da minha pesquisa eu virei um objeto de luxo eu comecei a frequentar esses círculos eu comecei a encontrar com grandes executivos executivos para fazerem negócio eles precisam encontrar com outros executivos só que eu não tenho desculpa sempre para encontar o merigo Né que é importante como é que eu vou ligar para ele falei merigo Me Encontra Comigo mais
uma vez aí eu ligava É isso aí eu vou você precisa ter um filho de 10 anos aí abre porta Então vira objet de luxo também eles diziam merigo Preciso te apresentar um antropólogo do Luxo aí o cara diz ah não aí eu quero conhecer e aí eu era objetificado assim como a bolsa assim como o relógio assim como o carro [ __ ] vir um ativo você vira um ativo de de relacionamento um ativo de conexão então acho que os objetos de luxo eles são medidos pela Capacidade que eles têm de estabelecer essas conexões
dessas que tem esses produtos com determinados ambientes desejados sem elas não dá mas tem que ser reconhecido por essas pessoas certo porque não é qualquer um que vai chegar sei lá vai bater o olho eu consigo identificar uma Ferrari e um Mustang na rua mas tem códigos eu acho agora roupas grifes relógios são coisas que não é qualquer um que bate o olho na pessoa Ah isso aí mas tem Ah desculpa pode falar Michel não esse é o ponto número um um produto de luz por isso que eu tô brincando que que não é a
marca que define o que o produto de luxo É sim são as pessoas é são as pessoas no sentido de eu preciso para ter um produto de luxo que funcione que tem eficácia que ele seja lido pelos outros e é por esse mesmo motivo que uma pessoa que tem uma bolsa é de uma marca pouco conhecida mas caríssima e mora no Jardim Europa pode usar esse negócio e alguém que sai do Tatuapé e faz sua primeira viagem para Miami Quer comprar uma bolsa MK MK MK V LV LV e GG GG GG de gu por
aí vai eu falo assim no Tatuapé que um prefeito aí falou que Tatuapé era Periferia ficaram Bravíssimo todo respeito do Tatuapé imensas desculpas pode falar inclusive minha irmã mora lá meu pai morava lá mas tem esse ponto de que essas marcas essas grandes grifes famosas antigas né tipo Gu enfim todas essas e que até meio demodê né com essa questão do qu luxury Que a gente ouviu falar nos últimos tempos principalmente por causa de sucession né que era são esses super ricos usando marcas eh que são mais obscuras discretas mas custam é caríssima a camiseta
da Ana ninguém sabe custa $000 Ela tá dizendo que é 30 mas uma pessoa que consome essa marca consegue ver identificar nesse algodão pima não sei o qu que ele é caríssimo né então foi meio que se moveu para deixar de você ficar carregando grandes é Loucos né cavalos gigantes na sua camisa para ser uma coisa mais discreta ou isso é bobagem não é um ponto interessantíssimo porque eu adoro quando a classe média encontro um Rico De verdade eu gosto sempre de citar o exemplo dos Moreira Sales você tá lá sentado na sua televisão de
casa aparece João Moreira Sales ou Pedro Moreira Sales eh dando entrevista você fala brother né ele tá aqui com uma camisa qualquer de R 30 né com uma calça Qualquer um sapatinho desse Moc que comprou ali sei lá na esquina é brother brother né torra tor é brother só que esse aí a classe média despeitada olha para esse cara e fala Veja isso aí que é um Rico De verdade porque não precisa Ostentar né sempre aparece aquela tia que fala isso aqui é chique né não é o cara por exemplo que tá lá né não
pode citar o Tatuapé mas outro bairro né num outro bairro próximo ao Tatuapé Anália Franco né cravejado de marcas um em cima Do outro tentando mostrar claramente quem é o carro fazendo um barulho desgraçado quando liga na garagem isso esse é o tipo esse é o tipo de opressão de classe das mais perversas porque você é Oprimido nem sabe que tá sendo Oprimido é óbvio é muito legal quando você vê alguém de Ferrari porque tá claro ali que esse cara tá comunicando olha não mexe comigo que eu ando de Ferrari você anda a pé né
nesse tipo de opressão do qu luxury eles operam a Opressão só para um grupo específico que é capaz de reparar aquilo porque ele não vai perder nemum tempo contigo que faz a leitura do código tipo eu tenho uma história maravilhosa de uma de uma casa que eu fui no Jardim Europa que esse cara tinha uma coleção de obras de arte mas ele ia medindo a sua capacidade de tá conectado com o mundo dele ou não pela percepção que você tinha dos Artistas então e na entrada ele tinha uma Beatriz milhazes que Naquele tempo Era muito
famosa pelas mandalas e era facilmente reconhecível aí para dentro ele tinha se você passasse reto por ela Semar é quem consi eu per nem meu tempo você aí ele passava mais para dentro ele tinha sei lá um cildo merelli sei lá aí ele falava se esse cara não foi nem aí Otim você imagina quando ele chegar no sabe que tava lá no Tate Modern Sei lá sabe jamais Ele Virá esse negócio então a Percepção de reconhecimento ela é sobretudo Uma arma importante pros ricos tradicionais descobrirem com quem estão falando Uhum E por que eles não
ostentam marcas Porque eles sabem que o processo de renovação da sociedade brasileira se dá através de uma palavra fundamental que é inveja A inveja é o motor do Brasil nós da classe média a gente adora ver alguém bem nascido e a gente fala Adorei o relógio do fulano aí você joga no Google e fala Parcela aí você faz o que você compra aí o Fulano que tá usando aquele negócio fala [ __ ] merigo tá usando esse negócio isso então não né você você lembra quando a gente comentou do Faustão Fashion Ah que tinha um
um Twitter que era Faustão Fashion que os caras iam lá pegava que o Faustão tinha usado e ele parecer com a camisa de um rotweiler você fala cara camisa do rotweiler R 60.000 o relógio R 308 os cara ah porque o relógio do Faustão horroroso é 3 Milhões R bilhões de reais a [ __ ] do relógio e é isso ele não tá nem aí o bagulho é é é isso os cara vão falar que eu tô ridículo mas eu tô gastando mas perde o valor nesse sentido uma marca que é teve uma teve uma
treta agora eu acho da casa lacost Tipo isso ia falar de la tipo a lacoste teve assim tentou fazer uma espécie de reposicionamento tipo um monte de artistas de funk tipo usando Lacoste há muitos anos e aí a lacoste nunca abraçou isso completamente Sempre tinha essa treta né da dos próprios artistas de fun que mas ela sempre se Manteve acima para não e aí a la cost veio agora acho que umas essa função de ionamento aí de alguma forma e aí lançou a casa lacost e aí meio que abraçou essa estética do funk do Lalá
também né o quê Eles mudaram a loja né do Morumbi para ter um a ideia de lá lá igual o McDonald's fez verdade fez total e aí o que rolou foi que eu soube não vou sou mas eu soube Que não que rolou primeiro que rolou uma um conflito interno assim de de posições dentro da Lacosta tipo de nem todo mundo bancar e de uma de uma parada de de repercussão dos dos consumidores também não quero ser confundido com o cara que tá usando Juliete não quero ser confundido com com o fun Mas que bom
que eles entraram em conflito tá para mim um dos melhores quejes no mercado brasileiro de usar a segmentação e o p de Praça do cotler para fazer uma Distribuição diferente da marca ao tal ponto que um público não ficasse chateado com o outro nos últimos tempos para mim ela coch tá Por uma questão muito simples o conflito E aí esse é um elemento que a gente precisa chamar atenção aqui o tempo onde eu tinha uma segmentação onde eu pagava a capa da revista forbs para lá publicar matéria sobre a la cocha e só a Faria
Lima Lia acabou agora com clique Paraisópolis Heliópolis e afaria Lima tem acesso ao Mesmo conteúdo então todo mundo sabe o que ela coch e aí o grande problema é que os próprios funkeiros diziam que se a la coch não abraçasse eles eles iam quebrar a loja e quebrar a loja não é quebrar de dar soco que que quebrar a loja quebrar a loja é pegar todo o dinheiro do teu show entrar na loja do Shopping Morumbi e dizer vou levar a loja inteira e isso sim aa quebrar a marca isso sim EA fazer o cara
da Faria ala dizer u Que [ __ ] é essa Agora que Todo mundo tá de jacaré eu adoro esse negócio que é uma marca que ela consegue tem uma elasticidade tão grande de adaptar os atributos de valoração para cada público e continuar sendo eh luxo para gente muito diferente porque quando você tá pensando no cara da Faria Lima que vai no casual daye de sexta-feira dele de la coch Ele tá preocupado com a qualidade do algodão ou do corte o que não dá aquela viradinha na gola depois da primeira lavada Não dá bolinha mas
Quando você olha por exemplo pro cara da Periferia Ele tá preocupado é pro tamanho do jacaré eu me lembro que eu fez muito trabalho de campo da 25 de março eu adoro essa história cheguei lá uma vez tinha uma camisa lacos sendo vendida era uma lacos que era uma camisa tem comprei era uma camisa azul Clarinha e tinha um jacaré de silk desse tamanho na frente e em Comic s tinha escrito la coch la coch baixo era genial E aí eu virei pra mulher e falei ISS é falso ou Verdadeiro ela disse é réplica aí
eu falei para ela Putz mas quanto custa r$ 1 mas era a etiqueta era igual da loja da lacost que você tem aquele papelzinho que descarta o preço assim no final né E aí é eu falei ué e o preço estava 480 eu falei 10 ou 480 Aí ela disse a camisa é verdadeira o preço é que falso e ela eu falei mas moça é réplica eu nunca vi essa camisa da lcos que era algo era um Silk mesmo do jacaré ela disse [ __ ] Claro que não você nunca viu Lá mesmo e eu
falei nunca vi um jacara desse tamanho Ela disse o Povo come por causa do quê por causa do jacaré Por que que tem aquela [ __ ] daquele jacaré desse tamaninho e PR quem não sabe a gente escreve embaixo ainda lá Coste para tirar todas as dúvidas e aí tem um elemento interessante respondendo a tua pergunta anterior em relação ao mercado de luxo que eh na mesma semana eu morava nos Jardins e eu queria comprar uma cadeira X que já nem lembro o nome e eu tinha visto no site e essa cadeira na internet custava
R 300 pro escritório era pro escritório e eu morava ali na Consolação quase dobrando nos Estados Unidos e tinha M cça que é aquela loja dos Magnatas né que entram lá para comprar produtos de design eu vi a cadeira que eu tinha visto na internet falei ah vou comprar logo aqui eu tinha acabado de chegar em São Paulo atravessei a rua entrei na loja e perguntei quanto custa Essa cadeira e ele me disse 6500 demora 60 dias para entregar porque vem da Itália no Ah e eu tinha eu tinha visto no site por R 200
né aí mas moço no site tá 200 Mas é da Itália isso vem da Itália era uma cópia o E aí eu me dei conta de um negócio que eu achei genial que era o seguinte que eu mesmo da classe média que tava questionando o garoto que tava usando cópia para poder ir pro baile funk de de silk enorme Escrito lá coch eu descobri que a gente estava operando no mesmo movimento que qual era o movimento que que eu ia est preocupado quando vocês fossem lá no meu escritório que vocês olhassem minha cadeira italiana e
dissessem Michel conhece designer italiano sim [ __ ] se aquele negócio era verdadeiro ou não era ninguém não era uma questão pra gente a gente tem essa questão pra camisa não tem essa questão pro móvel e o garoto no baile na sexta-feira ele ia também tá Preocupado que as garotas descobrissem que ele entende pra [ __ ] de moda e que ele sabe que tem uma marca de jacaré que ela ca não é à toa que a 25 inventou um negócio que eu adoro que é o puxador de marca que é o cara que fica
na porta da São Bento dizendo é de marca é de marca é de marca é de marca é de marca e ele tem um papel que nada mais são do que logos de marcas e ele vende o conhecimento do que que é marca ou do que que não é marca então isso é luxo Para caramba né Isso é ajudar o cara a separar o que é qu luxury do que que não é e distribuir esse conhecimento Então acho muita potência sabe a capacidade que a gente tem de ver como uma marca como lacost fez se
adapta de um processo cultural e social da sociedade brasileira Traz esse movimento para dentro dela e diz olha a gente é la coch mas a gente era lá também ela não faz o outro movimento de dizer você acha que a gente é oxo mas a gente é oxo se fala Assim né pelo contrário Ela traz o movimento de marca para dentro e ela diz olha vou brincar com vocês dessa brincadeira porque por alguém compra uma L coch é pela distinção é pelo valor da conversa ISO mas a autenticidade não tem um um um valor aí
porque eu até publiquei recentemente faz duas semanas no B9 uma repercutindo uma uma reportagem que o New York Times fez sobre o fenômeno da Super fates né que é são réplicas tão réplicas que nem as os Especialistas cons é tem um cara no tiktok que e tá ficou famoso porque ele pega as bolsas de luxo e pega as super réplicas né super fakes e ele recorta para mostrar ele abre toda ela para mostrar que não tem diferença né a qualidade do material é muito boa elas estão saindo do mesmo lugar elas estão saindo elas saem
do mesmo lugar mesmo lugar porque todas elas são produzidas no mercado asiático e para fazer uma bolsa negócio complexo você manda uma Máquina PR PR pr pra Ásia isso é porque é o couro ele precisa ganhar um determinado formato então eu mando o formatador daquele formato da bolsa e mando todo o material para lá o coro que eu quero o fecho que eu quero dentro desse processo tem algumas bolsas que entram nessa máquina e saem com número de série e por conta do número de série elas vão pra loja e tem outros que saem da
mesma máquina e saem sem número de série E aí elas são ditas como falsa Porque elas vão Black Market isso mas essa diferença isso a gente perdendo diferença entre essa réplica e entre o depende quem tá usando o verdadeiro depende quem tá usando eu acho tem dois aspectos tá um eu concordo com vocês para [ __ ] que é Depende de quem tá usando uma bolsa Luis Vuitton com número de série às 5 da manhã na estação da Luz é falsa sim mesmo ela sendo verdadeira tá uma empregada doméstica sustentando uma bolsa dentro do ônibus
cheio vindo De São Miguel Paulista pro Jardim às 6 da manhã ela é falsa mesmo que ela seja verdadeira Do mesmo modo as bolsas do Clodovil as bolsas da Val maior sei lá as bolsas sei lá de quem são verdadeiras Independentes do que são por há uma coisa fundamental no mercado de de luxo ou de lixo aqui T falando de luxo que é Come Together assim o cara que compõe o produto o cara carrega o produto ele compõe o produto e esse é um ponto muito importante que é muito Difícil para comprar o não basta
só ter dinheiro e entrar na loja você precisa ter o dinheiro e entrar na loja saber manejar aquele produto saber em que ocasião ele não vira falso porque tá no seu colo é e saber como é que você faz aquilo ser carregado de tal forma que as pessoas acreditam que ele é verdadeiro mas agora tem um outro elemento que você traz aqui com super fake que é um fenômeno muito atrelado a gerações Z tá a geração z Gosta paraa [ __ ] de luxo mas não desse luxo tradicional tá porque ela não vê valor que
a marca não tem punt E aí ela entra de cabeça no super fake ou ela entra de cabeça no movimento que eles adoram chamar que é trend no tiktok que é o dup que é a cópia de um produto é que custa sei lá 3.000 4000 5000 10.000 e eles compram na shopin na chein por um décimo do preço 1 centésimo do preço e olha que doido eles usam isso é argumento para debochar inclusive da Gente que tem um apego um pouco maior com a autenticidade tem tem que é o que seja esse é esse
você quer ter a prova de isso o melhor exemplo PR mim são os fones da Apple eles riem dos milênios que compram 3000 aquele foninho 6.000 aquele outro que engole a cabeça enquanto tem o fone da shopee que custa 100 e esse cara custa 100 e chega é reconhecido pelo iPhone da gente do mesmo jeito o microfone É da mesma qualidade não é a qualidade do som Talvez não seja talvez não mas ele fala por que que você tá gastando ao invés de 100 3.000 para comprar esse negócio por que que é o ponto importante
aqui is traz um desafio enorme pra marca tá cada vez mais difícil sempre foi tá eu acho que o gerente de marca de luxo devia ganhar mais do que qualquer um e não ganha que é muito difícil você gerenciar uma marca de luxo e mas tá cada vez mais difícil vender luxo mais difícil mais difícil pela expansão do conhecimento do Produto antes de vir para cá eu tava vendo uma entrevista da Constança pascolato Putz era mole vender pra família da Constança pascolato era a família da Constança US escarpa outra meia dúzia aí e pon né
então hoje muita gente pode comprar acho que no caso do Brasil é mais sério porque a gente tem o parcelamento Então você abre possibilidade de gente que compra um démo do preço é e permite que aquilo caiba no orçamento comprar uma Bolsa e acho que aqui tem um elemento mais sério ainda que é essa questão do falso e e de quem usa o falso gerando uma completa expansão da marca ao ponto que ela fica gasta e ela deixa de funcionar como ela funcionava mas o Michel uma pergunta dentro desse mercado de luxo e o mercado
de exclusividade como é que a gente encaixa marcas como a Supreme por exemplo que é um lance de exclusividade mas não é um mercado de gente de luxo né é um lance de gerar Fila demanda as as coleções vai ser lançado nesse dia vão ter 300 peças e se você não tiver lá você tá por fora de e são Preços absurdos e e as pessoas fazem fila para gastar Preços absurdos em peças que normalmente é isso Você pagaria uma camisa camiseta normal com um logo na frente sabe mas por isso que eu comecei questionando a
noção do que que era luxo Porque para mim isso é luxo tá se eu tenho a capacidade de vender um produto Que eu Gero desejo e tamanho e as pessoas têm esse desejo e tamanho pagam por isso pelo Impacto que vai ter na rede de relações dela ela tem um produto que ninguém tem isso é luxo e eh é óbvio que a camisa básica da suprime que é vendida por muito dinheiro você tem um markup gigantesco mas a bolsa Luis Viton tem um markup gigantesco não vale o que é vendido o relógio Rolex tem um
markup gigantesco a Ferrari tem um markup gigantesco a gente só tem aqui Um Desafio de tentar entender como uma loja que não tem cara de luxo é vista como luxo pelos consumidores mas o processo que ela entrega pro consumidor é o mesmo que é distinção Clara P fácil eh eu gosto sempre de contar essa história assim eu estudei novos ricos e ricos tradicionais no Brasil e um dos principais desafios dos novos ricos é o é o aprendizado de língua eles um novo rico em geral no Brasil eles ficam desesperados para aprender inglês o Quanto antes
quase uma neurose assim eles se matriculam em cursos intensivos mudam os filhos para escolas bilíngues é o inferno e por que que é o inferno porque um aprendizado de uma língua como o inglês demora em média 2000 a 3000 horas para você minimamente chegar emem Miami entrar numa loja e pedir seu bife você precisa ter 2000 horas de aula isso toma tempo uhum para você parecer rico ind ao Shopping Guatemi comprando uma bolsa Custa um crédito débito senhor é só isso e é por isso que a gente tem tanto Fascínio por essas coisas porque se
comportar à mesa saber gerenciar os copos determinar o ritmo da fala a escolha das palavras como você vai amarrar um sapato vai ser percebido como diferente que restaurante você frequenta ou deixa de frequentar cobra tempo par fora do Um peixe fora da água né isso um produto de luz faz assim com você você entra numa Ferrari você vira Outro é eu tenho eu tenho uma coisa que eu tava pensando tipo você falou no começo do crescimento do mercado de luxo no mundo inteiro né Mas tipo eu fico me perguntando em países como o nosso né
que são países que são se lá um país que é profundamente desigual e e que eu acho que isso você falou que é muito real né esse marcador definição do Brasil A inveja é o lance da da da uma parada que me pega muito que é tenho a sensação que a elite brasileira não a Gente tem uma coisa que as pessoas não querem estar bem elas querem estar melhor que alguém né Então é é o l que você falou da Inveja tipo países como o nosso eh tem alguma na tua visão alguma Sei lá são
países mais propícios para produtos de luxo que tem esse marcador que tipo garant uma marcação de Estação social ou o luxo prospera em qualquer lugar do mundo porque isso é humano assim eu acho que o luxo prospera em qualquer lugar do mundo porque isso Porque isso é humano só que eu entendo que em países com uma classe média mais expandida e a classe média entende que produto de luxo é coisa de rico e aqui no Brasil a classe média quer ter produto de luxo não existe isso chegar na Holanda uma pessoa que é publicitário igual
a gente tem publicitário aqui no Brasil com todo carinho aos publicitários que ouvem né Você vai em qualquer agência Mas você vai em qualquer agência Aqui é impressionante o moço que é gerente inho ou coordenador de área ele já tem um objeto de luxo jamais você pode ir a publicis ou qualquer outra agência da Holanda e o moço que é coordenador analista sei lá Assistente ele não tem essa preocupação num país como a sociedade brasileira é assim como os russos os asiáticos ou mesmo os latinos de uma forma geral a a classe média ela entende
que o produto de luxo também é um direito para ela como forma De distinção E tamb aí até de alavancagem social porque a gente sabe né eh e não é só no território das agências dos clientes também eh se você tá bem vestido vestido de uma determinada forma o outro te reconhece como passível de outra conversa isso determina um outro rumo dentro da sociedade então acho que a diferença é aqui luxo e necessidade de distinção tá em qualquer sociedade humana do zanom a estup Passando pela gente agora num país com tantas desigualdades com a sociedade
brasileira aqui mais gente tá querendo produto de luxo eu brinco tem uma coisa que é louca que esse é o país que todo mundo diz que não é rico mas ao mesmo tempo da empregada doméstica ao presidente da república tá todo mundo se esforçando para parecer mais rico do que é Uhum Então essa preocupação que a elite brasileira não gosta de falar de Dinheiro ou não gosta de mostrar o que tem porque tá preocupado com a desigualdade isso é bullshit né pelo contrário estão pagando eu me lembro sempre do caso eh do Museu da Imagem
do som que fica aqui na Avenida Europa próximo ao bairro de elite em São Paulo eh que começou a reclamar porque tinha Exposições do Castelo Ratimbum que levava uma gente pro bairro que eles não estavam acostumados a ver aham ué reclamaram de deum metrô em genpol Também metrô em genpol Outros tantos exemplos que a gente tem por aí isso é o quê de um país que se esforça a todo momento para erguer muros onde a gente devia estar construindo ponte e a bolsa o relógio o carro Ah o clube que você frequenta eu não sou
de São Paulo não sei se vocês são eh mas é muito interessante para mim Eh um marcador importantíssimo dinica dos clubes a dinâmica dos clubes Então você repara que alguém é de elite em São Paulo há Muito tempo e nasceu na cidade que esse talvez eu acho São Paulo é uma cidade muito generosa com com quem veio de fora eu sou carioca mora aqui há muito tempo o rio não é tão generoso com quem vem de fora como São Paulo é mas os paulistanos tem seus círculos onde eles reproduzem suas diferenças e não permitem que
os outros entrem que são os clubes tem que ser Paulistano para est no paulistano é porque não dá não tem que ser muito Paulistano para tá no paulistano porque É isso não é qualquer um para mim e para você se a gente quiser comprar um título hoje no outro dia eu fui perguntar por curiosidade e tava em média r$ 60000000 um título aí eu achei graça a para caramba todo mundo que tá lá erdou e erdou de famílias de classe média a gente não tem ninguém mais tem uns milionários lá perdido ainda ainda tem né
mas a boa parte ali é uma elite de classe média classe média média alta que estudou nos Mesmos colégios e frequenta os mesmas piscinas né Eles saem do Dante saem do Porto Seguro saem do gracinha que eu adoro esse nome saem do gracinha vão pros clubes E lá eles arrumam emprego para si para para um pros outros eles frequentam as mes casas eles se casam eles se casam né dentro do próprio Clube Inclusive tem um espaço se casam eles fazem com que o dinheiro transite de um lado ao outro do mesmo modo Isso é o
quê reprodução da diferença agora eu e Você que não estamos frequentando Paulistano Harmonia o Pinheiros e eles disputam entre eles qual que é melhor ebik por aí vai a gente quer entrar lá também aí o que a gente faz a gente compra se você tivesse 600.000 você compra do mesmo jeito que você compra o carro do mesmo jeito que você compra o relógio do mesmo jeito que você compra o direit reconhecido como eles demora em média duas gerações tá porque é só o tempo da gente esquecer esquecerem é o Que é muito melhor do que
em outros países tá esse é um privilégio brasileiro você não tem é na França você demora cinco gerações né os caras lembram né do quem eu no outro dia tava em Portugal a gente tava falando de Portugal há pouco tempo e aí uma reunião com uma moça é de uma empresa importante ela vira PR mim eu odeio o Marquez de Pombal Caral bicho vai começar ela de História agora ela não porque o Pombal marcou Matou todos os táva e a minha família é táva foi assassinada pelo Pombal querid em 2023 1700 BL vamos embora n
bola pra frente querida bola pra frente fazer igual o pessoal aqui bola pra frente olha PR manhã né E aí isso é uma lógica Europeia E aí é muito difícil você inventar sangue novo né aqui no Brasil aqui em São Paulo tinha muito esse lance do quentão né que tinha os nom sobren foi novo rico também só que precisa de duas gerações eu posso citar alguns Exemplos e abiro Dinis tá o Abílio Dinis é óbvio que é um grande empresário ele é filho de uma e é um homem que construiu sua história numa lógica meio
selfmade Man ele erda né uma pequena loja e transforma aquilo no império e então ele é o primeiro de dinheiro desse jogo né E quando você olha por exemplo e o pai dele ficou rico junto com ele que ele deu um bust pro negócio e aí o quando você olha PR os filhos dele eles já Parecem ricos tradicionais os netos são ricos tradicionais lís Simos né ou mesmo você pode pensar no varejo a dona Luísa Trajano ou mesmo outros nomes para virar quatrocentão precisa de duas gerações é só o tempo da gente esquecer quem inventou
o dinheiro é e os hábitos mudam tem uma história que eu adoro que é o Matarazo com de Matarazo usava o mesmo terno eh durante todo o tempo usava fazer dois ternos de um ano três ternos do ano uma Coisa dessa mas o filho dele que era muito mais bom Vivan tinha um terno para cada dia e aí perguntavam coind eh Por que que seu filho tem um terno para cada dia e você só tem dois ternos por ano ele disse meu filho tem Pai Rico é verdade isso muda tudo né duas gerações então esqueceu
quem ficou rico é porque essas Contão essas crianças os netos já estudaram nas mesmas escolas é tipo já estão convivendo nesses meios é tipo muda a perspectiva você tem que Esquecer quem comprou o título aham é a gente não pode deixar de cair nessa cilada de achar que aqui Apesar deles tentarem convencer a gente tá que aqui tem uma elite que é elite da terra não existe isso essa Elite que a gente convive que a gente acha que é quatrocentão Ficou rico a pouco mais do duas gerações ou é filho de imigrante chegaram aqui paupérrimos
ou chegaram aqui sem nada ou exploraram escravo durante muito tempo muito tempo é esses Que exploraram escravos e eles fizeram questão de apagar essa história ainda né E aí tem até um episódio legal que você sei se vocês ouviram da Branca né e Viana é mas eles fizeram questão de apagar esse negócio pra gente achar que eles estão aqui desde semprein né Não não é episódio novo da Rádio novelo da Rádio novelo rádio novelo apresenta a família da a Branca a Branca Viana e a família na verdade ela e acho que a prima irmã Enfim
vieram a público para explorar a história do Visconde do Rio Preto Branco sab Gaza [ __ ] velho é um Visconde que era um que era um escravizador e tipo construiu a fortuna em cima disso e El falaram cara esse cara assim a gente é herdeira desse cara esse cara é visto como um grande um homem de negócio a época e ele escravizou pessoas ele construi a fortuna em cima disso tem um movimento no exterior de pessoas vindo a público falando olha minha Fortuna F Construída em cima né tipo uma espécie de de tentar e
criar mecanismo de fazer uma Redenção de trazer a história à tona e elas fizeram isso no episódio Na verdade é um spoiler inclusive porque o episódio vai é e elas estão fazendo algumas iniciativas para tentar fazer alguma reparação em relação a isso então é engraçado Toda vez que você vê alguém com sobrenome português composto e quando você tem um sobrenome português composto É você todo mundo aqui tem dois nomes né é o nome geral da pai e o nome da mãe só que a gente quando casa ou quando vai ao mundo do trabalho a gente
só tem o direito de escolher um eu virei Michel cado você Carlos merigo e por aí vai eh quem é rico de quatrocentão que quer vender isso não decompõe o sobrenome não AB mão porque dizem que é um sobrenome só né os dois são um sobrenome essa pessoa certamente tem um um passado escravocrata é que é uma coisa você ser Silva outra coisa é ser um Silvio Souza sim coisa ser de um de Holanda outra coisa ser um barco de Holanda né Tem muita coisa nessa junção porque isso trata de um tipo de relação que
não permitia essa separação e E aí é um marcador de distinção muito forte isso é luxo para caramba sobrenome é luxo muito Olha o drama nosso né você escolhe qual é o melhor sobrenome que você quer usar sim sim que é o que parece menos podre é é você não vai eu não vou não boto Carlos Roberto eu boto Carlos Mero tem um ponto que eh acho que faz parte dessa cadeia toda do Luxo né E que eh fica cada vez mais talvez inacessível eu vi no ainda falando de de succession né que eles eh
fizeram toda uma consultoria né com as pessoas que são especialistas no luxo para tentar demonstrar porque você não pode parecer né você tem que est no nos meios que é nos meios que não pra gente nem faz Parte a gente não enxerga a gente não tem a acesso Então como que eu faço realmente um não é fake né que eu faço a galera lá os herdeiros né da do da série Eles parecem que frequentam realmente coisas de verdade então tem toda uma consultoria e uma coisa que faz parte disso é a tal das experiências né
de como que as marcas e você não não é só você ter o o a lacost ou você ter só a marca super fake que você comprou na chein ou na na Shopee você tem que ter acess a essas experiências e a esses lugares né que lá no alto da montanha que só essa galera vai ter n aqui é o exemplo que ele deu da carta de vinho por exemplo né acesso a carta de vinho caríssima do lugar e não a carta de vinho que eles dão pr pra gente isso aí acha que tem essa
essa essa questão das marcas para além de você só ter o objeto Mas você ter acesso a esses lugares que essas pessoas só elas podem ter porque se você tiver Acesso a objeto não tiver acesso ao cont texto de uso do objeto o objeto fica fake É esse aqui é o jogo por isso que é perverso para car muito perverso por isso que é perverso uma coisa e aí eu posso falar de ricos brasileiros uma coisa é eu ter uma Ferrari e uma Lamborghini na minha casa de campo na fazenda boav Vista que é um
condomínio caríssimo do interior de São Paulo ou como os novos ricos brasileiros adoram fazer tem uma Lamborghini uma Ferrari na Casa de Miami outra coisa é você comprar um apartamento sei lá de 200 m num bairro de classe média em São Paulo e tem uma Lamborghini lá e andar roncando o motor pela alame da Santos consegue passar numa lombada é entendeu Aí é não adianta você ter acesso ao produto e não ter acesso ao contexto isso é marketing né é o grande desafio por exemplo que a gente tem no mercado de luxo quando você vende
para para consumidores de classe média é que você vende o produto mas não Vende o contexto de uso sim como eu tenho acesso ao contexto cit tá alguns exemplos é eu já trabalhei para caramba com marca de bebida de luxo uma marca que não existe mais no Brasil porque ela decidiu ir embora e era um whisky caríssimo que as pessoas compravam mas não tomavam porque o whisk era tão chique tão chique que elas ficavam imaginando qual era a ocasião perfeita que elas iam tomar aquele negócio Nossa eu ganhei uma uma Garrafa não vocês vão lá
em casa vocês podem ver tava no escritório é tá lá quero ver ra da da tequila Qual o nome da tequila famosa tequila mais famosa que tem qual é ros quer é José Cuervo aí tem lá uma garrafa toda lacrada com número com não sei o qu e Ná e toda uma história vai chamar ver G vai lá não essa garrafa está fechada até hoje porque eu ganhei esse negócio e falo cara não tem contexto Qual o momento que eu vou abrir Esse negócio nunca não tá aberta tá fechada não vaiar nada vamos ver nuncaa
com ciá com boneco carrinho que el dizer o brinquedo pro momento especial ou a mãe antigamente com a roupa do criança da festa sabe assim roua de festa aí chega a festa não serve mais a roupa como que você faz para não se sentir fora de lugar né isso aconteceu comigo duas vezes eu tinha fique bilionário é F seu bisavô fica Bilionário fica bilionário eu fui no no Dom né eu nem sei se isso é um luxo mas para mim é né ir no dom Uhum E eu quando eu viajei a gente foi eu e
para Paris a gente vamos escolher um restaurante de Paris que oferece a experiência francesa de Paris vamos escolher e vamos aí ela pesquisou pesquisou pesquisou e escolheu lá o um restaurante que o Napoleão comeu Pato Lá os patos são numerados é Tod são numerados tem lá o o pato do Napoleão é o número tal a gente foi cara não tem Como você ir nesse lugar pelo menos para mim e não se senti um fora da água você passa o tempo inteiro pensando não come pensa é qual o que que eu preciso fazer né Por exemplo
no próprio Dom cara os talheres não podem fazer barulho porque bate um no outro todo mundo olha assim e eu f Cara eu tô eu tô aqui eu tô pagando por isso tive condições de pagar por isso mas eu não faço parte desse tá desconfortável tô desconfortável o tempo inteiro mas o Grande jogo é esse porque por isso que a opressão tão per porque eu cobro do Consumidor cobro do indivíduo que ele pense e consumo não tem nada a ver com reflexão Sim eu quero entrar numa loja pode ser para comprar uma água mineral pode
ser para comprar um tênis ou pode ser para comprar um carro eu quero comprar porque eu quero sim quando você coloca um consumidor que tá fora de contexto dentro do ambiente luxo ele é obrigado a pensar sobre cada Um daqueles elementos que estão em processo E aí ele não consome esse aqui é o dilema ele não consome ele não entra em contato com o produto por isso que é tão vero pra gente consumir um produto de luxo se eu tenho medo de entrar na loja eu eu não sou eu não faço parte e tem um
outro aspecto importante também que você coloca que há uma dimensão decisiva no processo de consumo que é a dimensão da moralidade tá não faz sentido a gente comprar nada que que os Marqueteiros fazem eles trabalham pesadamente para jogar a moralidade lá embaixo e o desejo lá em cima né com o objeto de luxo o que que faz você tem o desejo lá em cima mas a moralidade tá lá em cima também ou Porque você acha que não vai saber se comportar na loja não vão aceitar teu cartão de crédito sabe você liga antes lá ó
vou comprar um negócio mais carinho is É verdade avisa ó eu vou gastar esse negócio PR eu não passar vergonha aqui No Dom isso isso eu fiz isso quando eu fui comprar um Macbook viaj vou viajar eu me preparei juntei dinheiro vou comprar o computador he vão bloquear o cartão lá pass e não era era só um computador da Apple né não é um acaba com a sua experiência de consumo né acaba com essa experiência de consumo Então esse processo todo joga moralidade lá em cima fora a culpa né fora culpa você fica com uma
culpa gigantesca meu Deus como é que eu tô Gastando aqui nesse restaurante salário mínimo quantas brasileiros com sal mundo comprar parte de tênis é um sofrimento também o mundo tá indo pro [ __ ] eu tô gastando r000 no tênis Esse é um elemento importante assim é é os que eu vejo por aí tem tem mais não menos P muito menos ele gasta R 30 na camisa mas muitos mil no tênis não não gasta muito muito 1 no tênis também não é isso para gastar 500 pau no tênis já é um sofrimento Fala [ __
] 500 pau bicho Isso isso isso mas isso é um Desafio né só que eu tô desconfortável nesse ambiente aqui gente nem estamos nem a gente nem tá de luxo que é como é que você joga a [ __ ] da moralidade para baixo eu acho que esse é que é eu jogo assim como é que você coloca esse consumidor que tem o desejo ali tem bala na agulha porque ele se programou para caramba isso eh para entrar na loja e se sentir bem é ao mesmo tempo porque ele tem grana tá Porque eu também
não posso fazer quem não tem grana se sentir bem na minha loja aí as marcas inventam mil coisas né Elas fecham a porta Então você vai ser lá na cidade de Jardim isso as portas estão fechadas né Eh não entra na cartila com a porta aberta tem um moço lá na porta né ah tem todo um combinado antes é óbvio que você vai embicar lá ele vai abrir a porta para você é mas tem uma barreira ali né mas tem ali uma sen mais eu n tem alguém que vai mas Isso é vendido como para
você isso é vendido como é gentil que alguém vai abrir a porta para você mas precisa ter muita coragem de chegar numa loja de luxo e se colocar de frente não é como eu entro numa loja dou uma olhadinha saio ninguém me vê po te ajudar não só tô olhando só tô dando uma olhada depois vou dar uma volta depois eu volto é ou você entra numa loja de bolsas sei lá herm Lis vitton e o cara que vai vai te mostrar a Peça é tá de luva para pegar no teu objeto né É óbvio
que aquilo ali ou os motoristas do Japão que dirigem para você de luv é óbvio que ele tá marcando muito claramente assim e eu sou um tipo de gente que não pode tocar nisso e você que vai comprar pode don't touch Art né que Art esse negócio um negócio eu eh fui nos shoppings de Jardim tava lá uma uma grande marca de loja de relógio E aí tinha um relógio lá do James Bond n do filme e tal só hoje tá só fui para Parisi foi não fui olhei o relógio na vitrine e é todo
um um negócio eu não tive coragem de entrar porque eu você mal teve coragem de olhar mal tive coragem de olhar não tive coragem de de entrar na loja porque o cara vai me fazer perguntas tá claro que eu não faço parte daquilo aí beleza passou eu só olhei ali na vitrine não entrei não perguntei tive medo inclusive que o cara me fizesse qualquer tipo de pergunta aí eu viajei recentemente Quando eu foi Aquela viagem que eu fiz por CW comentando fui lá SW aí fiz uma uma uma escala no no tip que fazer uma
quer economizar né você não vai pagar né V direto foi que fazer o economia e tinha uma e fez uma escala não em Toronto E aí lá tinha eu fui tinha horas lá né até o próximo voo entrei no num shopping lá de Toronto tinha a mesma loja a diferença que é que é um negócio que é quase banal assim no sentido de que tinha muita gente elas entram olha na vitrine não Fica alguém na porta fechada você pode entrar você pode olhar e ninguém te e ninguém te interrompe né Ninguém tá te olhando a
diferença é b é menos opressor você pode entrar e olhar assim ah tá aqui aquela marca aquela grife tá ali jogada no meio de várias outras né não é um lance da experiência do do cara mas aí não vai ter uma relação com a diferença de quanto você tem que despender de trabalho para comprar aquilo ali ou de quantos salários Mínimos eu acho que tem marcas de luxo que se posicionam assim no mundo inteiro tipo tem sei lá shopping no Brasil shopping na não mas tudo bem mas você não entende que uma marca aqui no
Brasil que faz o relógio do do James Bond ela quer tá no no po ela quinho que tá na S Freire para ter uma loja nesse nesses pontos não necessariamente é um artigo de luxo é o que ele falou a marca se posiciona como um artigo de luxo a partir de onde ela Tá E os sinais que ela passa pra sociedade via é um lance não é tanta coisa assim o luxo mesmo é o até mesmo de relógio né você vai começa a pensar e e e pesquisar você descobre que o luxo mesmo são as
marcas que você nem sabia que existia né aquela lá que tá ali que anuncia que faz o filme do James Bond ela não é Grand ela qu vender relógio fã do James Bond ela não é grande coisa né acho que tem um negó tão acessível muito claro quando você coloca assim que é de Novo na moralidade assim é óbvio que eu entendo que você tá querendo dizer que uma loja em Toronto a a mesma marca a mesma marca você se sente menos Oprimido de entrar nela do que estão entrando e saindo como se fosse qualquer
coisa tem duas coisas aí primeiro é que você tem vergonha de passar vergonha no Brasil aham Então você tem vergonha e por conta da relação e você sabe muito bem que aquela pessoa que tá do outro lado vai ler na hora que você cruzar a Porta pela maneira como você anda a maneira como você fala com ela que você não é dali e que o toron lá vai dizer PR você gringo [ __ ] né é gringo tá tranquilo é gringo e mas acho que tem o segundo aspecto também que em Toronto só entra numa
loja que vende relógio de James Bond que minimamente pode comprar um relógio do James Bond é não tem esse fascínio e igual que tem assim qualquer pessoa é que não ganha um salário mínimo dois salários mínimos Três salários mínimos aqui no Brasil vou contar uma história que eu adoro era aquele tempo que o Brasil ia dar certo sabe que todo mundo vivia para Miami entrava no é no outlet comprava tudo aquela coisa E aí uma das vezes minha mãe tava indo viajar e a moça que trabalha lá trabalhava na casa da minha mãe falou entreguei
minha lista de de de de compras PR sua mãe eu disse Como assim sua mãe vai PR Miami eu quero comprar um perfume e eu quero que ela Traga para mim e eu falei que perfume ela falou J Dore aí eu falei que Jad esse ela falou ah o jador aí que vocês falam jador e eu falei mas tu vai comprar um jador para você ela disse sim só tem um dilema quando eu começar a subir no elevador social e as patroas sentirem que eu tô sentindo que eu tô cheirando o mesmo cheiro delas elas
vão ter que buscar um tu cheiro sim uma empregada doméstica que eu achei na minha cabeça que ela tava comprando Victoria Secret ela se apaixona por um jador é isso não tem nenhum outro lugar do mundo a a empregada doméstica no Canadá ela tá usando Victoria Secret sei lá e tá feliz da vida e acha que já dó não sei quem PR sei lá para quem sei lá ela tá ok com aquilo mas aqui a gente se posiciona na pirâmide de renda da sociedade Nossa identidade de classe ela não é construída pela profissão e muito
menos pelo dinheiro ela é construída pelo consumo então é por isso que a Gente precisa comprar essas coisas para fazer parte desses ambientes então é quando uma marca de luxo tá no Brasil ela precisa ter muito cuidado para garantir esses muros Porque se ela vende pra gente que não tá apta a comprar aquele produto por mais que tenha dinheiro ela perde valor posso citar o exemplo dos cartões de crédito uhum né que que é um cartão de crédito eu adoro que is tinha o gold a gente achava que era Chique aí O platino aí agora
é chique aí a black e o black já não é mais chique porque todo mundo que você olha pro lado tem um Black é então por que isso muita gente que não era para ter recebido cartão de crédito começou a receber é a sala de vip do Amex dos Congonhas né agora tem limite Mas porque você entrava lá tinha 400 pessoas uma em cima da cabeça da outra era melhor ficar fora era melhor ficar fora né E aí des mas o paradoxo do Jogador de futebol né que ganha milhões e aí ele começa a usar
alguma coisa e essa coisa entra em desgraça como marca de luxo porque o bacana não quer ser confundido com o jogador de futebol né Mas eles o o rico tradicional vai gostar de outra coisa há uma uma percepção cognitiva mesmo é diferente eh do que que um novo rico gosta e do que que um rico tradicional gosta tinha toda a a polêmica das emergentes no Rio de Janeiro nos anos 90 né que é gente que Ganhou muito dinheiro e que tinha esse papo de São pessoas ainda mais na na na na aristocracia carioca dessa coisa
do do influência Francesa e tal e chegavam as mulheres estavam ganhando dinheiro com ganhando m com padaria exatamente verola Vera exatamente o símbolo maior era Vera Loyola né da nova sociedade emergente que exato E aí era era tinha toda essa discussão de São pessoas desqualificadas são tanto que o programa Mulheres Ricas era meio que para para eh Mostrar como funcionava essa a vida dessas pessoas que misturou também velhos ricos com novos ricos e as diferenças de de convivência e de referên de um monte de cois n que legal que tu tá falando disso porque a
Vera Loyola é um exemplo Claro daquele negócio que a gente esquece né a Vera Loyola era filha de um empreendedor tá então ela já era segunda geração e ela entendeu que para ela se posicionar dentro da sociedade carioca ela ia Precisar se vincular o Star System assim então ela vou PR capa dos jornais coisa que a Val maor fez aqui também de algum modo E aí olha que doido o filho dela já é visto como um rico tradicional ele frequenta Ele casou com uma filha da Elite tradicional e os netos da Vera Loyola não terão
essa essa peste não ninguém nem lembra que são netos dela né porque Vão esquecer esquece então esse é um jogo mesmo que o consumo tem né de na Medida que eu compro um produto eu você não posicionado e v sendo colocado nesse lugar falando do de mercado de luxo eu tava lendo uma matéria acho que no wall falando sobre o acho que oos site das Sugar babies e de mulheres que fazu foi você que escreveu ISS maté eu não sei de que fala que de como virou uma profissão para algumas mulheres e que é isso
formaçãoo eu fiz na Episódio de jug no podcast lá não é tudo culpa da cultura Mas é uma matéria recente agora essa Semana é E aí era isso mulheres que que viram nisso uma carreira e que foram estudar eh eh comportamentos para poder eh frequentar os os locais em que os sugard deres as levavam então eh eh eles preferiam também ter Essas mulheres já com background de de de luxo e de maneiras e de talheres etiquetas e talet PR se relacionar E aí é toda aquela troca que tem entre os sugard deles e as sugard
mas mas olha que doido né por isso que eu tô dizendo que a moralidade É importantíssima aí porque quando eu falo que ah isso aí é luxo é besteira sei lá o quê em geral é uma crítica ao comportamento do outro e a mesma coisa quando a gente tá falando de sugar relations assim nesse caso por quê como esses até hoje como esses jovenzinhos herdeiros de São Paulo estão casando elão eles estão casando continuam casando com mulheres que são capazes de organizar jantares Eles continuam casando com mulheres que são capazes de Colocar uma mesa definir
um cardápio para receber os colegas de trabalho eles são eles estão casando ainda com mulheres que são capazes de ir a Paris entrar na loja certa voltar com vestido certo para receber o presidente global de uma empresa então o jogo é mais ou menos o mesmo né esse é um elemento importante da minha pesquisa que as mulheres são as verdadeiras responsáveis pela performance de classe no Brasil tá Sobretudo quando a gente tá falando dos ricos então boa parte das vezes são elas as responsáveis por comprar os produtos de luxo para fazer com que os caras
pareçam aquilo que eles precisam parecer e é por isso que elas merecem 50% da Fortuna quando separam porque é isso assim é ela que diz o sapato tem que mudar sim para você parecer pelo carro porque é disputa com os homens mas em termos de identidade são as mulheres as responsáveis por isso São elas que são as responsáveis por escolher uma decoração para uma casa que pareça casa de alguém rico são elas que sentam com os arquitetos são elas que definem a cor do do do guardanapo não é construiu uma casa que parece a loja
da van igual o Gustavo Lima isso não é entendeu que ali faltou isso né dos dois lados e tá tudo bem É do jogo Não tô criticando mas é no Jardim Europa no Jardim Europa São as mulheres que fazem isso E no caso do shugar tá tudo bem né Que é isso mesmo e Aqui no Brasil tem o site né meu Patrocínio Patrocínio que é isso negócio que eu gosto de pensar que é uma relação de ajuda assim né É uma troca de afetos com trocas materiais que vão construind um vínculo que permite que aquela
relação aconteça muito bem ó papo tá incrível aqui acho que a gente tem mil Abas abertas que a gente poderia discutir mais o nosso tempo urge precisamos ir para cu boa já já rapaz mas tava bom papo aqui eu achei que ia Vir aqui só xingar Milionário e tô você quer xingar quer xingar mais não não preciso mais xingar mais não tá bom a gente única coisa que resta para quem não é milionário é xingar o milionário é eu brinco que é xingar e rar a gente só pode fazer duas coisas porque fora isso taxar
a fortuna a gente não vai conseguir ficar rico do jeito deles a gente não vai conseguir então trabalh a gente não vai ah disseram Quero trabalhar é tenta tenta e depois conta é P isso a classe média é muito vagabunda Carlos merigo esse país não vai pra frente por causa disso muito bem faça alguma coisa presidente Lula qual é boa boa quem quer começar eu vou começar é meu coi booa é um coi booa que eu vou ser suscinta que eu não quero estragar a experiência do amigo ouvinte que vai escolher escolher ser espectador disso
é jury Duty bom demais bom demais bom J Duty na mira do juri Na Mira Do juy série de comédia da Amazon Prime eu não vou falar nada não leia nada sobre Assista e eu vou repetir assista é a melhor série que eu vi no ano talvez uma das entando certamente no top C de comédia a premissa é diferente de a maioria das coisas você já viu e vai que vai você pode contar premissa né Muito por vou contar vou estragar se a pessoa também não é o é o plot qualquer coisa plot é o
trailer é o não é é sinopse pode contar é isso o a Mas na sinopse eu revelo a revela não vai ter não Não Qual é o lance os três primeiros minutos eles já é verdade é você tem conta aí é é uma série que ela Ela finge que é um Reality tá buscando as palavras para não entregar muito Ela finge que é um Reality ela de de finge que é um documentário Ela finge é que é um é um Reality que é um Reality de da ação de um juri nos Estados Unidos e mas
tem um cara na série só um Porque todo o resto é fake mesmo tipo como Análogo ao The Office que é um documentário fake né Tem um cara na série que para ele é tudo verdade tipo um Truman Show Ele acha que ele tá mesmo num reality da ação de jury né e toda a série é roteirizada de acordo com as decisões que ele vai tomando que ele tá de verdade ali ele é o único cara que tá improvisando ali improvisando digo as decisões ex exato e tudo vai se moldando a partir do que ele
tá fazendo Mas algumas coisas já são Pré-determinada já tem um roteiro também sim mas [ __ ] é muito é muito [ __ ] é muito fod gente falando aqui passa um é muito engraçado é muito engraçado depois escuta o episódio cinemático sobre a série que boa que fizemos muito bem Ó o meu qual é a boa eu tenho tô com vários mas vou escolher só um aqui vocês sabem que eu adoro esse tipo de documentário de tretas corporativas né tá mais ascensão e queda de grandes empresas e marcas e assisti Uma recentemente que também
entrou faz pouco tempo na Netflix que é big vape né the rise and Fall of duw sabe as marcas aquela marca de cigarros eletrônicos que se tornou uma empresa multibilionária do dia pra noite eh prometendo acabar com o cigarro né eles tinham essa missão Vamos acabar com o cigarro porque o cigarro eletrônico é menos né prejudicial é a prejudicial à pessoas e aí quando eles foram perceber né criaram uma campanha de marketing toda para vender o Ju eh e os adolescentes e as estavam malucos usando loucamente E aí a as as empresas de as Big
né Big tabaco big big tabaco Big tabaco foram lá quiseram estar junto viraram parceiros então a marca foi de ser multimilionária para queda muito rápido e e e conta toda o documentário vai traçar toda essa história né contar como eles inventaram eh muito são quatro episódios tá na Netflix big vape Tá bom vai lá Michel minim é um Livro hein e eu tava falando sobre essa coisa das Fronteiras E aí tem um livro de um sociólogo mas que escreve bem para chuchu então é fácil de ler vale a pena que se chama o nome do
livro é o estabelecidos e os outsiders é do Norbert Elias que que ele vai fazer um trabalho maravilhoso ele vai para uma pequena comunidade tipo um bairro Novo e na Inglaterra e ele vai fazer uma uma uma pesquisa tentando comparar disputas de produção de diferença entre os Moradores mais antigos e os novos e que tipo de guerra dá em torno disso então ele vai pensar sobre como é que a fofoca ajuda a gente a construir diferença como o consumo ajuda a gente a construir diferença e como a gente é louco por essa coisa de construir
muro para dizer ah eu tô aqui h mais tempo eu posso mais Você chegou agora ser um novo rico você é um novo uma ar revista Você não presta para nada então Norbert Elias estabelecidos e outsiders estabelecidos De outsiders m bom demais eu vou dar um faz muito tempo que eu não venho gravar né control eu vou dar um pr não vou dar só um pré colaba que esse não é o meu colaba não vai na artezinha lá do ah lá vai você que é porque eu já falei muito e tá no ar a quinta
temporada do casamento as cegas Estados Unidos ah e para mim e para minha digníssima gata bab Flu é a melhor Temporada do mentira melhor porque tem mais intriga tem mais gente maluca tem mais cara assim é muito Muito bom esse experimento em que você assiste e você vê que as pessoas são completamente loucas são são completamente loucas então assistam assim não é uma temporada de que formação de muitos casais mas as histórias entre eles é uma loucura loucura louca mas a gente não quer ver casal a gente quer ver é isso exato então casal a
gente desistindo tem cara é muito bom então a quinta Temporada do do casamento As cegas gringo tá muito Boom mas eu vim falar de outro reality esse reality a gente vai falar produção Nacional estão falando bem desse já sei produção Nacional produção e Netflix investiu milhões para construir cenários em em ilhas paradisíacas que é o ilhados com a sogra gente tem que ver N assisti cara tem que assiste Eu Tô Assim eu não assisti todos os episódios ainda tá bem divertido acompanhar porque é é um dos daqueles Real em que você pode odiar Todas as
pessoas sem nenhum pudor distinção é pr isso que a gente paga internet né E Netflix o nome o nome é é o que acontece é literal é isso é literal é assim as pessoas o mais legal disso tava discutindo isso com a Babi também que é talvez não possa ter uma segunda temporada tão legal porque as pessoas que foram foram achando que era uma competição de casais ah ah tá e eles falam assim hoje a gente vai ter uma prova com as sua com as sogras ah não Mas eles podem falar levar as outras pessoas
de novo falar que vai ser uma competição de casal mas aí para uma ilha e não sei o que mas tem mon isso acontece tdo dia um mon de reality pessoal vai lá do reality E aí os caras Falam assim agora vocês podem se despedir aí as pessoas se desesperem das Mães falam não não não vai Despedir das das sogras não vão despedir dos seus cônjuges Ah vocês vão ficar você e a sua sogra e aí o cara já tinha falado modo Da sogra a sogra tinha falado modo do fulano não sei o quê Nossa
eu vou assistir su cara é muito muito muito muito bom então todo mundo fala muito bem tá todo mundo impressionado is e assim é é e e é e é eu sou fã verdadeiramente você você vê as dinâmicas das famílias como é uma loucura porque tem vários casos né Tem caso de casal que não sai da casa da mãe da da da sogra no caso que mora com a sogra lá porque tá juntando dinheiro tem O caso da mulher que tem ciúme do filho até hoje tem caso da mãe que cara é é isso loucura
louca loucura total adorei é muito vou ter a apresentação da Fernanda Souza que tá malhando bíceps Então ela fala sempre assim né fazer um negócio ali Amei estamos aqui e tal mas ela tá apresentando até que bem a primeira vez que eu vi ela apresentando um programa assim e Loucura eu gosto de ter um lema que a vida é da Anita a Hegel né é isso a Gente vai do mais complexo a mais prisar você não precisa ficar o tempo inteiro buscando conteúdo edificador você pode às vezes só ter uma massagem cerebral ali exatamente H
esse o h intelectual um ó sentar assistir o negócio e falar assim cara olha como essa pesso todo mundo todo mundo é imbecil exato nesse tem uma pessoa só que eu não tenho raiva desse real que é a Socorro que é a mãe de um dos cara lá que é atrapalhada Av voada Ela é maior figura Assim é isso Que é o negócio que você bom de reality é quando você se sente melhor do que todos eles né isso quando senhora fal eu não faria nada disso porque eu sou muito melhor jia é o melhor
é a melhor sensação eu quero dar um momentinho Faustão porque faz também muito tempo que eu não venho E aí eu tenho dois momentos Faustão aqui um que faz um tempo já E se ele for ouvir vai ouvir Fala [ __ ] encontrei o maluco aqui o Maluco nunca mais gravou não vou nem ouvir mais essa [ __ ] que é o grande Marcos gronk que eu encontrei entrando no prédio da Babi e ele tava saindo Ele olhou e falou Marco Melo momento Faustão Pô cara aí falei me dá um nome aí aí anotei o
nome dele então Marcos gronk grande morador da Pompeia e meu grande abraço aí no momento Faustão e um que um que eu encontrei aqui e hoje inclusive o Renato dá um abraço pro Renato é um pai muito moderno Renato Renato pai moderno que tava aí amigo nosso que encontramos aqui hoje tava bem um um grande grande prazer encontrá-lo bastante cheiroso M cheiroso R então fica um abraço aí Marcos gron Renato eu tenho momento Faustão eu queria mandar um um grande abraço pro Lucas Andrade que é biólogo ou eu não sei se é biólogo estudante de
Biologia é não sei mas ele é podcaster do Alô ciência e encontrei ele lá no no evento do Instituto Serra peleira e ele é rapaz Simpaticíssimo muito gente fina beatboxer ó né mostrou os talentos dele no m do Carol ali talentos e é isso s é um cara muito legal um beijo pro Lucas muito bem então é isso isso fica por aqui o brcast de hoje Michel muito bom conversar com você bom demais você precisa voltar aqui mich deu uma aula para nó é exatamente foi ótimo vocês também são lindos não já vi para aprender
aqui hoje aprendi bastante então é isso siga @ Brcast pode nas redes sociais deixa comentário Se quiser mandar e-mail pode também braincast @b.corradini Se for bom se for ruim Guarda para você perfeito Beijo [Música] tchau