Boa noite meu chat offline como vocês estão a gente tá aqui na calada da noite depois do Felipe Leão colocar os filhos dele para dormir fazendo aqui um uma coisa que eu não faço há muito tempo que é um react gourmet eu vou fazer praticamente um react gourmet e por que que eu tô falando que é um react gourmet porque é um react pesadamente editado pelo meu grande e querido editor Hobson eu vi um vídeo recente do Felipe Leão no Canal dele que eu achei que tinha uma análise muito muito boa e aí como é
um tema que também é muito caro para minha pessoa eu achei que valia a pena trazer ele para cá pra gente comentar junto e pra gente conseguir trazer pro máximo de gente possível essas reflexões e o que que a gente vai fazer hoje a gente vai comentar na verdade a gente vai responder um vídeo do Jurandir Golveia outra coisa que eu costumo fazer muito pouco aqui no canal é respostas mas por Que que eu acho que isso aqui é importante por que que eu acho que essa resposta é fundamental porque eu e o Felipe a
gente ama cinema a gente gosta muito de cinema e a gente vê que o cinema brasileiro tem muitos problemas e a gente quer apresentar soluções para esses problemas do cinema brasileiro e a gente julga tanto eu quanto Felipe que esse vídeo do Jan de Golveia é um tremendo de serviço é um de serviço atrapalha muito tem muita informação Errada tem muito equívoco então para isso não contaminar o debate a gente resolveu aqui responder todos os problemas que esse vídeo tem para poder de verdade debater de forma séria e aprofundada quais são os problemas reais do
cinema brasileiro então sem mais delongas né eu só quero fazer um pequeno adendo ninguém aqui é obrigado a ser cinéfilo ninguém aqui é obrigado a gostar tanto de cinema quanto a gente gosta ninguém aqui é obrigado a ter Carreira de crítico mas eu acho que muitas vezes uma coisa que parece apenas uma análise técnica pode ser na verdade um cavalo de troia para ideias bastante perigosas né então é isso é uma das coisas que a gente quer comentar aqui hoje outra coisa que ninguém aqui é obrigado é conhecer o Felipe Leão então Felipe apresente-se e
também eu quero te obrigar a fazer o seu jabá porque nem só de vídeo vive o homem o homem às vezes também tem filhos e o homem às vezes Também precisa pagar a escola dos filhos né então apresente-se e faça seu jabá bom meu nome é Felipe Leão vocês já devem ter me conhecido alguma vez aqui no canal do Ian também já participei umas duas ou três vezes não tenho certeza exatamente o número de vezes mas eu falo de cinema na internet sobre um viés adical e bom e esse vídeo Jurandi que é um sujeito
que a gente já que eu já avisava pra galera há algum tempo se tem uma coisa que eu posso falar pra Galera que eu avisei nesse sentido mas eh ele surgiu com esse novo vídeo aí trazendo sobre o cinema nacional que é um assunto muito caro a nós como Ian já disse também tô aí na internet falando sobre cinema tem o curso Introdução ao Cinema e o meu programa O Encontros o Paul Ian já fez parte também então vocês podem me encontrar em todas as redes Instagram YouTube e etc e Felipe por que que você
resolveu comentar esse vídeo né qual foi o seu a sua reflexão a respeito De fazer uma resposta e bastante estruturada a um vídeo tão longo então esse discurso do Jurandi já é um discurso antigo final das contas e como eu tinha falado anteriormente quando eu digo que eu avisei é porque o discurso de Jirandir há muito tempo já é esse discurso que pauta o debate a partir de dados a partir de aferições de de termos técnicos para criar um senso de autoridade e aí no final das contas ele usa esses termos técnicos esses dados de
Forma distorcida para levar uma mentira então essa é a prática dele no final das contas e nesse vídeo em específico ele tá tratando do cinema brasileiro e mais especificamente do financiamento público no cinema brasileiro que a gente sabe que tem uma série de problemas que a gente pode discutir no final das contas mas que definitivamente não são os problemas que ele menciona no vídeo ele parte de um discurso liberal no final das contas que é esse discurso de que se É bom tem público né e que sobretudo esse dinheiro ele é mal utilizado só que
a gente vai entendendo durante o vídeo porque ele acredita que ele é mal distribuído por que ele é ele é equivocado e tudo mais quando a gente entende aonde ele queria que esses dinheiros estivessem distribuídos e a gente vai ver aí durante o processo então a gente vai comentar o vídeo mais ou menos em ordem cronológica eu vou pedir pro Robson colocar as inserções Aqui para vocês verem que a gente não tá distorcendo nada todo mundo é convidado a assistir o vídeo dele inteiro também para ver que a gente tá pegando exatamente coisas que ele
falou mesmo sem sem alterar sem mudar a ordem de nada e a primeira coisa que eu quero analisar aqui junto com o Felipe é o título que o título já é muito sintomático né o título do vídeo dele é: "Você pagou 7 bilhões por filmes que ninguém viu" eu acho que o que é Importante a gente olhar aqui Felipe é o que não tá dito nesse título né o você pagou 7 bilhões já é um discurso muito comum entre a direita que é o do tudo que é público é você que está pagando tudo que
é público é você que está pagando e logo tudo que é público e mal feito está te lesando né é o seu dinheiro que está sendo mal utilizado então isso é um artifício retórico muito comum e que muitas vezes abre uma premissa de não deveria haver dinheiro Público investido em tal setor não é o argumento que ele faz aqui mas eu tenho certeza que muitos dos que clicaram no vídeo dele acreditam que de verdade dinheiro público nenhum deveria tá indo pro cinema porque o cinema brasileiro é XY Z a gente vai ver quais são os
argumentos aqui e que isso tá sendo usado a partir do dinheiro do contribuinte e aí ao longo do vídeo a gente vai ver todos os equívocos que ele comete a respeito de financiamento é eu Eu vou até complementar o que você tá dizendo Ian porque não é o discurso que ele traz mas é o discurso que ele acaba atingindo sobretudo se você for entrar nos comentários do vídeo dele você entende que o storytelling que inclusive é a suposta especialidade dele o storyting dele vai na direção de dizer no no final lá no meio do vídeo
na verdade assim ó não é isso que eu concordo eu acho que tem que ter financiamento mas aí diz o como deveria Ser esse financiamento aí tu vai nos comentários você vai ver um monte de gente falando que não deveria ter não deveria ter financiamento público em relação ao cinema e etc porque ele pode até não falar mas a maneira como ele conta atinge essas pessoas em específico como você bem trouxe na sua explanação então é essa é a primeira coisa que a gente queria dizer e agora a gente vai ponto a ponto do que
a gente achou relevante comentar baseado em trechos do Vídeo dele então a primeira coisa que me chamou atenção Felipe e eu vou mais levantar os pontos e o Felipe vai fazer a análise porque novamente a análise que o Felipe já fez no canal dele é muito rica a primeira coisa que me chama atenção é a ideia de que cinema tem que dar lucro não só isso de que o lucro é sinônimo de que o filme foi bem-sucedido é bem-sucedido no que ele propõe e aí a pergunta que eu te faço o lucro é uma forma
de aferir o propósito de um filme Se o filme foi lucrativo o propósito dele foi atingido é se a gente for pensar sobre a ótica do sistema capitalista né a gente pensar que no capitalismo tudo se transforma em mercadoria é claro que essa função mercadoria foi atingida pelo produto mas a função mercadoria de acordo com os interesses particulares de determinados grupos e não interesses públicos no final das contas então esse discurso no final das contas Ian tá super ancorado Nessa lógica mais uma vez do que o bom ele traz público o bom filme traz público
naturalmente e essa lógica é facilmente quebrada se você pegar a lista de maiores bilheterias de todos os tempos né você pega ali a lista de maiores bilheterias de todos os tempos se você for me dizer que aqueles ali são os melhores filmes já produzidos ai meu amigo eu não eu até encerro o debate no final das contas porque definitivamente a gente não pode atribuir ao tanto de Dinheiro que um filme faz aquilo a qualidade que pode se aferir sobre o filme e sobretudo a considerar o que você bem trouxe essa perspectiva onde o filme atingir
determinada função utilidade e essa utilidade está intimamente relacionada à sua perspectiva dentro de um sistema específico ou seja atender a um direito atender a um interesse específico de uma classe dominante mas enfim ele delineia mais ou menos o Caminho que ele vai fazer no vídeo e a proposta dele é revelar um esquema de um punhado de cineastas que advogue em causa própria e os cineastas que querem fazer filme que as pessoas querem ver são prejudicados por esse sistema que de novo nas entrelinhas aqui existe um certo aceno a um grupo político existe uma certa perspectiva
de que existe um grupo aí que tá aparelhando o estado e que advoga em causa própria e a gente vai comentar isso mais paraa frente né Eu vou nesse vídeo expor um dos esquemas mais absurdos do nosso país um esquema que por um lado alimenta muitos cineastas que tratam o cinema brasileiro e é a Ancine como uma bolsa artista para realizar seus sonhos e projetos pessoais sem jamais se importarem com bilheteria e por outro frustra profissionais da área do audiovisual que desejam de verdade fazer cinema para que as pessoas assistam é a típica tática Brasil
Paralelo né aquilo que ninguém te contou Aquilo que nós vamos revelar isso tanto que o que e ele chama o vídeo dele de um exposed e ele não tá expondo nada ele não não tem exposed nenhum mas enfim essa ideia de revelar um grande esquema oculto de um aparel suposto aparelhamento do Estado por um grupo político isso vai ficar eu não tô tirando nada da minha cabeça tá isso tudo ele fala de maneira muito mais explícita paraa frente inclusive citando nomes a primeira coisa que o Felipe Comenta no vídeo dele original é uma coisa que
também chamou mim muito a minha atenção o Jurandir diz ser amante do cinema brasileiro ele diz nesse trecho aqui que ele é amante do cinema brasileiro e como alguém que trabalha com cinema que fala de cinema e que ama o cinema brasileiro e assim é muito difícil sustentar quando você diz que é um amante do cinema brasileiro e os filmes bons que você cita são os filmes que o senso comum mais conhece é o Típico cavaleiros do apocalipse que eu digo e não necessariamente esses cavaleiros do apocalipse do cinema brasileiro eles são filmes ruins mas
são aqueles filmes que você vai pensar para chamar pro debate para dizer que você conhece algum filme no geral para dizer: "Olha só até existem filmes bons no cinema brasileiro." Aí você cita esses cinco filmes mas o resto é uma grande porcaria o cinema brasileiro já produziu alguns dos melhores filmes da história a Gente teve filmes maravilhosos como Tropa de Elite Alto da Compadecida o primeiro só para deixar claro Cidade de Deus e muitos outros filmes brasileiros que eu considero excelentes obras que realmente merecem nossa atenção a grande parada é que o Jurandir ele fala
sobre um assunto que ele não domina ele não conhece o cinema brasileiro e a gente já explicita isso já conhece isso a partir já desses primeiros minutos de filme onde ele apresenta aqueles que ele Considera ser os bons filmes dentro do repertório dele e eu vou até fazer uma pincelada aqui para dizer assim ali tem pelo menos um filme que de verdade tá fora desse circuito dos dos filmes que são geralmente os cavaleiros do apocalipse que é o cabra marcado para morrer de resto são os típicos filmes da retomada e nada mais além disso sim
e novamente ninguém aqui que tá assistindo é obrigado a conhecer profundamente o cinema brasileiro e isso é um é um baita De um Isso é um baita de um sintoma do que a gente tá querendo dizer aqui inclusive só que a parada a parada é que o Jurandov ele trabalha com isso ele sabe o que ele tá fazendo no caso quando você se propõe a fazer uma crítica a respeito da estrutura produtiva do cinema brasileiro você tem que ser um profundo conhecedor dessa mesma obra que você tá criticando desse mesmo dessa mesma estrutura que você
tá criticando e ele claramente flagrantemente não Conhece não conhece de verdade gente é meio chocante até e aí eu já vou expor para vocês como é que é a estrutura do vídeo são alguns dados concretos e o resto é palpite é um vídeo inteiro de palpite a gente vai mostrar várias instâncias aqui de opiniões que não são qualificadas que não são baseadas em teoria em leitura em aprofundamento mas são palpites de orelhada inclusive de orelhada é um baita são achismos digamos assim né e quando esses dados são usados Eles são distorcidos essa é parada é
também é uma coisa que assim enfim vai ter alguns exemplos né mais pra frente a gente consegue ver um pouco mais a retórica do você público está pagando para por isso você público está pagando por esse serviço ruim que é de novo uma retórica que converge muito com você está pagando por um serviço de saúde ruim logo ele deveria ser privado você está pagando por um serviço de transporte ruim logo ele deveria ser Privado e Felipe me lembra aquela vez que um serviço foi privatizado e a nossa carga tributária diminuiu me lembra aquela vez que
algum tipo de setor deixou de ser financiado pelo estado e a gente passou a pagar menos imposto é porque não é assim que funciona inclusive ele fala: "O estado não tem dinheiro o dinheiro do estado vem dos nossos impostos" isso é um erro de macroeconomia fundamental assim é um erro muito bobo porque o dinheiro a Moeda fiduciária é emitida pelo estado então pro estado arrecadar ele precisa emitir primeiro então sim o estado tem ele tem a capacidade de emissão de moeda inclusive ele precisa ter essa capacidade de emissão porque a moeda a base monetária está
em constante expansão no capitalismo enfim eu tô entrando numa seara econômica mas para mostrar que essa retórica do são seus impostos que diretamente financiam é uma retórica muito frágil ela parte de um de Um conhecimento da estrutura tributária no capitalismo não digo nem brasileira que é muito digamos assim de palpite mesmo não é uma opinião qualificada a respeito disso mas a gente sabe que não precisa ser qualificado isso aqui está fazendo aceno a uma base política específica gente ou vocês nunca ouviram uma frase que vai mais ou menos como imposto é roubo é e aí
vocês acham que eu tô inventando vocês vão ver a figura que Ele vai citar mais pra frente para eu provar para vocês que falar que ele tá dando uma de imposto é roubo não é tão exagero assim aí aqui eu queria que o Felipe falasse mais porque é uma parte que eu realmente não domino nem o Jurandir né eh mas que ele expôs muito bem no vídeo original dele o Felipe né que é a parte da FSA e da Condescine eu quero que você conheça a FSA o fundo setorial audiovisual ele foi criado pelo governo
Lula em 2006 o que o fundo Setorial faz é definir de onde virão os recursos para que o cineasta aqui possa fazer sua grande obra de arte e a maior parte do dinheiro do fundo setorial vem do Condescine a contribuição para o desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional e de onde vem o dinheiro da Condescine para colocar no fundo setorial e para destinar para o cineasta basicamente do nosso bolso é claro alguns vão dizer que na verdade não é do Nosso bolso mas no final das contas sempre sai do nosso bolso quem paga condessine principalmente são
as empresas de telecomunicações Vivo Tim Claro Oi etc é daqui que sai a maior parte do valor todos os anos essas empresas de telecomunicação são responsáveis por uma média de R$ 600 milhões de reais todos os anos obviamente essas empresas repassam esse custo paraa sua conta de telefone então primeiro você pode falar um pouco da FSA E do Condescine Felipe pra gente beleza a FSA é o fundo do setorial audiovisual nada mais é do que um fundo onde se arrecada dinheiro se arrecada justamente através da COMBECINI que é um tributo em que empresas do audiovisual
brasileiro pagam para alimentar um determinado setor então toda empresa nacional ou internacional que atue em território nacional em território brasileiro no audiovisual deve pagar um tributo chamado condine para alimentar o fundo Setor audiovisual fundo esse que alimenta as produções audiovisuais no Brasil de forma direta certo e vale dizer o seguinte o fundo setor audiovisual ele alimenta o o setor audiovisual no Brasil e quando a gente tá falando isso a gente não tá falando só de filme a gente tá falando de filme mas a gente tá falando de série a gente tá falando de televisão a
gente tá falando de videogame também então o fundo setor audiovisual é responsável Por várias d setores dentro do audiovisual e todas essas empresas que atuam em território nacional pagam esse tributo para que se movimente essa economia em específico e essas empresas que desejam fazer um filme aqui no Brasil inclusive essas essa esses streamings internacionais que vão por acaso se nós tivéssemos uma regulamentação de streaming aqui no Brasil que ele diz graças a Deus não passou mas ainda está ainda não ainda Não teve uma definição no final das contas mas ele diz: "Graças a Deus que
não passou" mas esse serviço streaming que chega aqui no Brasil sem regulamentação ele vem produz riqueza no Brasil e leva tudo para fora nós temos um processo de evasão de divisas no final das contas a Condescine através de regulamentação do streaming prevê que 3% a 6% do valor arrecadado aqui no Brasil seja destinado através da Condescine ao fundo setorial audiovisual agora o Liberal vai falar o que para você ele vai falar que esses serviços streaming vão pegar esses 3 6% e vão botar na tua conta que você vai pagar mais caro por fazer por ter
a regulamentação do streaming e portanto esses 3 6% vai sair do seu bolso o que é uma grande mentira em vários fatores primeiro porque os serviços de streaming vão aumentar com sem regulamentação até porque a gente vem vendo um processo dentro desse setor de monopólio se lá no início nós vemos Surgindo a Netflix depois surgindo uma pancada de serviço streamings logo em seguida esses serviços streamings cada vez mais vem sendo englobado pel esses grandes serviços ou então escanteados visto que muitos deles atuam no vermelho para que esses streamings sejam vão à falência ou qual coisa
desse tipo então o primeiro fator é esse nós temos um um processo de monopol e monopolly controla preço então a Netflix vai aumentar mas não vai ser por causa da regulamentação Do streaming vai ser porque existe um monopólio do serviço de streamings hoje inclusive com uma associação de serviços streamings sendo formadas para impedir por exemplo através de lobby a formação de de uma regulamentação forte para o público brasileiro porque eles sabem que a regulamentação não vai tardar agora que regulamentação vai passar que é outra história para quem ela vai servir é outra história então se
forma inclusive uma associação entre esses Streamings brasileiros para discutir de forma de forma que atenda os interesses desses serviços de streaming e aí a segunda questão é que essa empresa estrangeira eu tô usando o exemplo Netflix porque é o exemplo mais forte nesse sentido ela vem até o Brasil e ela pode contratar uma produtora brasileira e essa produtora brasileira vai resgatar o dinheiro da FSA do fundo setor audiovisual para produzir produto audiovisual brasileiro que vai paraa Netflix ou seja o dinheiro que a Netflix pagou para Condescine retorna em produto audiovisual dentro do catálogo em teoria
a gente não deveria pagar nada por a mais por isso porque esse dinheiro retorna a não ser que a Netflix não queira usar esse dinheiro a não ser que a Netflix não queira contratar uma empresa brasileira para produzir o produto audiovisual brasileiro aí é outra história mas aí com uma regulamentação nós temos outras questões Como cota de telas aí portanto a obrigação de ter produto audiovisual dentro do catálogo da Netflix e aí enfim a grande parada é a Netflix contratar uma empresa brasileira resgatar do fundo setor audiovisual e poder produzir conteúdo audiovisual brasileiro e movimentar
a economia portanto percebe como esse dinheiro não retorna pra gente por inúmeros fatores não é a gente que vai pagar melhor dizendo esse dinheiro por inúmeros fatores primeiro porque na Verdade o valor vai aumentar porque existe um monopólio em cinco grandes streams é Primer Global Play Netflix Disney Plus e Apple Plus são esses cinco grandes serviços de streaming atuando no Brasil e esses cinco grandes streamings inclusive formando uma associação controlam preço no final das contas porque os outros streams não conseguem negociar nesse mercado de maneira efetiva como eles conseguem e segundo porque é falsa a
ideia de que esses 3 6% Vão pro consumidor final no final das contas e ainda que fosse 3 a 6% no valor final do do desses serviços o que representa isso quando nós comparamos com o aumento progressivo que a Netflix vem fazendo no seu catálogo e criando alternativas com publicidade para que as pessoas possam pagar mais barato porque ele precisa fazer esse argumento de que na verdade é você que tá pagando porque isso isso reverbera com o público que ele tá querendo atingir essa ideia de Que você sustenta uma máquina pública ineficiente burra e incompetente
etc né e como Felipe expôs muito bem não é o caso porque se não houvesse esses tributos como tá se formando esse grupo de lobby de pressão para que não haja a única coisa que aumenta é a margem de lucro a Netflix vai aumentar a taxa o máximo que ela conseguir e ponto final você não vai pagar mais barato porque tá deixando de ter esse tributo só que novamente isso é uma questão de retórica É uma questão de retórica passando para outro assunto aqui é uma pergunta que eu quero te fazer Felipe pro Jurandier o
modelo de cinema ideal deveria ser um modelo que é lucrativo ele fala nesse trecho aqui e agora você vai entender como que essa é uma máquina destinada a produzir em escala centenas de filmes que ninguém assiste ane todos os anos dispõe de um orçamento bilionário para poder incentivar o audiovisual vindo dessas duas fontes FSA fundo setorial e Também através de renúncia fiscal das empresas em 2023 o último ano dos relatórios disponíveis na data dessa gravação a Ancina investiu 2.hões 346 milhões deais somando investimentos diretos pelo fundo setorial e indiretos por renúncia de receitas mas no
total em 2023 o cinema nacional arrecadou apenas R 66 milhões deais em bilheteria é um gasto 31 vezes maior do que o que ele tá conseguindo arrecadar a conta simplesmente não fecha e claro novamente Na cabeça de alguns eles querem dizer que a conta fecha sim porque ela fecha através da arrecadação que a Ancine faz com eh a Condescine com as empresas de comunicação mas o que eu tô falando aqui é o seguinte esse é um modelo que não se autosustenta o nosso cinema não se paga não existe público suficiente para os bilhões que estão
sendo investidos no cinema melhor dizendo existe público suficiente mas ele não tá disposto a assistir o tipo de filme que a gente tá Produzindo como vocês puderam ver claramente para ele o modelo de cinema deveria arrecadar mais do que investe e aí eu preciso perguntar para você eu não tô sendo cínico existe algum modelo no mundo que é assim bom a gente pode pensar basicamente assim o o modelo americano pensando num princípio também de que há muito dinheiro do estado sendo investido nesse dentro desse processo mas ainda assim uma indústria que a gente não sabe
exatamente sempre quando Foi quanto foi gasto nesses filmes a gente sabe o valor dos orçamentos desses filmes né no final das contas o tanto de dinheiro que foi usado em marketing por exemplo a gente não sabe até porque esses filmes são muito utilizados como campanha de dissinação de ideologia pelo mundo então a gente não sabe exatamente o quanto esses filmes foram lucrativos ou não a não ser esses filmes que de fato atingiram bilheterias exorbitantes mas esses casos eles não eles são Excessivos no final da das contas inclusive sobretudo num cinema como o atual que vive
em crise vive uma crise da sala do cinema então é difícil a gente ter esses números absolutos na medida em que inclusive esse dinheiro de marketing nem sempre é divulgado de maneira mais aberta e como a de do orçamento por exemplo é porque eu não tenho como demonstrar isso mas eu acho que um modelo de cinema no qual o retorno total de todos os filmes Investidos por dinheiro público deve ser maior é um modelo que é difícil a gente achar um exemplo que contemple esse modelo então é um modelo idealista sabe e é um modelo
muito focado nesse tipo de retorno imediato e tem um outro porém aí às vezes se fala de investimento em cinema como se o dinheiro entrasse e ele evaporasse né mas esse dinheiro ele entra e ele circula na economia ou seja mesmo se ele vem de tributos vamos supor que vem diretamente de tributos todo o Dinheiro investido na produção do filme retorna como tributos também porque aí se contrata serviço se contrata pessoal se contrata equipamento se contrata logística e isso tudo faz com que a economia circule então gente não enxerguem isso como o dinheiro entra por
um lado e o filme sai pelo outro e o dinheiro evaporou a economia não funciona dessa maneira né pois é esse dinheiro foi gasto em algum lugar né tá movimentando em algum lugar portanto só Que a noção dele de que o filme que o filme tá girando a economia é o quanto ele vai reverberar no final em lucro mas o quanto esse esse filme reverbera primeiro em resultados culturais não importa segundo emprego em tanto de gente que tá envolvida nessa nessa produção também não importa no final das contas e aqui onde a gente vê nesse
trecho aqui uma coisa que o Felipe falou lá no começo que é a retórica toda do vídeo é de que principalmente o problema Do cinema brasileiro é que as pessoas não têm vontade de ver os filmes e a gente vê aqui ele falar explicitamente as pessoas não estão dispostas a assistir os filmes melhor dizendo existe público suficiente mas ele não tá disposto a assistir o tipo de filme que a gente tá produzindo e isso é um problema seríssimo porque num vídeo de quase 50 minutos ele ignora um fator fundamental que é o cinema estadunidense entra
estourando a nossa indústria Qualquer lugar do mundo na verdade não é nem só no Brasil é em qualquer lugar do mundo em qualquer lugar do mundo minimamente sério entende que deve haver políticas públicas de proteção ao cinema nacional no caso para que esse mercado monopolizado dos Estados Unidos não roube todas as salas de cinema não ocupe todas as salas de cinema nesse mercado exibidor e no caso brasileiro nós temos um um caso ainda mais agravante porque além do monopólio internacional vir para Pegar todas as nossas salas de cinema nós temos um mercado exibidor monopolizado em
poucos grupos de mercado exibidor e o Cinemark e poucos outros a mais que controlam esse mercado e tendo um mercado monopolizado de exibição no Brasil é mais fácil ainda para que esse mercado monopolizado internacional chegue aqui e ocupe essas salas porque ele precisa negociar com poucos poucos agentes nesse mercado então é no geral o Filme o o vídeo dele no como um todo é de desconhecimento de como funciona o cinema no Brasil não é nem desconhecimento dos filmes produzindos por aqui mas do visual como um todo sabe é porque ele dá vários exemplos de filmes
e ele fala: "Provavelmente você não conhece nenhum" e ele assim imagina tá na cara do gosto tá para fora sabe claro que a gente não conhece porque esses filmes não são ofertados não são e eles não são ofertados não é porque a Gente não quer é porque o imperialismo estadunidense entra monopolizando as salas de cinema de novo foi o que eu falei tá na cara do gosto tô para fora só que em momento algum ele menciona esse elemento que é uma das coisas que a gente levanta como elemento central para entender o problema da circulação
do cinema brasileiro sempre assim perfeito e são inúmeros casos e assim a gente pode falar de cinema brasileiro mais específico o caso do Medida Provisória Por exemplo estreou no Brasil e funciona mais ou menos assim o o mercado do cinema a primeira semana ela não é necessariamente a semana pro pro cine brasileiro em que ele vai conquistar público mas é uma semana muito importante para você chamar as primeiras pessoas que vão chamar as próximas paraa segunda semana então isso é muito importante e Medida Provisória o filme do Lázaro Ramos um filme o qual eu nem
gosto tanto mas inclusive prova o Contrário do que ele acredita que bons filmes necessariamente levam pessoas ao cinema porque medida provisória estavam estava levando pessoas ao cinema mesmo não gostando do filme mesmo achando o filme ruim então o filme tava construindo público semana a semana nas salas de cinema só que qual é a grande questão Ian tava para estrear o Homem-Aranha de três cabeça lá sabe e aí o mercado monopolizado o que que faz não vai estrear o Homem-Aranha ah mas o Medida Provisória tá conquistando público tem demanda pelo filme danas-se bota Homem-Aranha ah mas
não dá eu quero o Homem-Aranha e essa é um caso que assim vocês vão falar: "Não mas existe demanda pelo filme do homem-aranha uma demanda que foi construída ao longo dos dos meses até pela lógica dos três homem-aranhas etc equam 2 tinha demanda para ocupar 50% das salas no Brasil não tinha demanda mas se coloca por quê porque se queria demanda pela oferta Exatamente e aí ele menciona uma série de filmes que foram bem-sucedidos no Brasil e são filmes que são exceção são exceção a regra eh inclusive no próprio caso do Minha Mãe é uma
peça que ele cita nesse trecho aqui ah ele fala que o filme gerou empregos e os outros filmes não geraram não mas a grande surpresa acontece a partir de 2013 2013 2016 e 2019 foi o auge do cinema brasileiro em termos de bilheteria e tudo isso por causa de um cara Paulo Gustavo e sua Trilogia Minha Mãe é uma peça paulo Gustavo sozinho com seus filmes bateu recordes e financiou boa parte do cinema nacional e apesar de não ser o meu tipo de humor eu reconheço a capacidade que esse cara tinha de gerar bilheteria para
você ter uma ideia só nos filmes onde ele tem papel de destaque Paulo Gustavo conseguiu quase 500 milhões meio bilhão de reais em bilheteria minha mãe é uma peça três que foi lançada em 2019 foi o segundo filme mais visto daquele ano no Cinema só ficou atrás do Rei Leão ele ficou à frente de Coringa Capitã Marvel Toy Story Homem-Aranha Longe de Casa e até do live action do Aladin paulo Gustavo não tava fazendo filmes que tiravam o dinheiro do governo ele tava circulando a economia seus filmes geravam emprego geravam economia é né os outros
que foram produzidos e circularam não geraram emprego só esse gerou emprego pois é porque ele foi lucrativo não entendo esse raciocínio e aí Novamente a retórica de que filmes deveriam ser feitos para serem assistidos como se eles não fossem como se o problema fosse esse e aí essa é uma das retóricas que mais me incomoda aqui ó a gente tá gastando milhões de reais com filmes que são sonhos de um cineasta que não sabe fazer filme a gente tá gastando milhões de reais com pequenos filmes que ninguém vai assistir com obras que são sonhos pessoais
da pessoa que sempre quis ser um cineasta mas que Não sabe atrair público pro seu filme que não tá fazendo um filme pr as pessoas assistirem gente isso aqui é um palpite isso aqui é um palpite ele acha que o problema é que tem aí novamente nas entrelinhas claramente o público dele sabe de que tipo de cineasta ele tá falando tá sabe muito bem que não é um cineasta assim que é do mesmo campo político que eles enfim sabe que que ele provavelmente tá inferindo algumas coisas aqui que novamente no futuro ele Fala de maneira
mais explícita mas de novo isso aqui é seguido de uma série de palpites que ele dá ele fala tem filme que foi visto por cinco pessoas não tem nenhum exemplo e muitos diretores ficam defendendo o pobre mas não o pobre não assiste o filme tem exemplo não tem de novo palpite sabe e ainda termina com um um clicheço que é o imposto do pedreiro e da empregada doméstica deveria voltar pro filme que ele tava sabe tem coisa ali que foram vistas por cinco pessoas Nem todo mundo que tava sequer fazendo filme assistiu filme e muitos
desses cineastas ficam fazendo discursos muito bonitos de defesa do pobre de pessoas que se importam com a causa dos mais humildes mas a verdade é que eles fazem filmes tão desconectados da realidade que o pobre não quer assistir na verdade a gente não quer assistir muitos desses filmes nem mesmo de graça porque se você tá a fim de tirar o dinheiro da empregada doméstica do pedreiro do Trabalhador você tem que aprender a fazer filmes que também vão servir para que essas pessoas possam assistir e se entreter não apenas para uma elite que vai aplaudir o
seu projeto e dizer: "Parabéns quão disruptivo você é" vocês estão entendendo onde eu tô querendo chegar de que tem alguns dados e o resto é palpite essa ideia de que o problema é que a estrutura privilegia cineastas que não sabem fazer filme e só tem um um sonho digamos assim de vaidade para Fazer é um palpite de verdade além de ser um palpite ele parte de um pressuposto liberal no final dos contos que é da individualização do problema do cinema brasileiro que mais uma vez tem problemas mas são problemas estruturais então ele culpa o problema
brasileiro tá como tá porque um indivíduo deseja fazer um filme porque ele deseja fazer um filme do jeito que ele deseja fazer o cara é artista [ __ ] ele quer fazer o filme do desejo de quem sabe só que a Gente vai ver durante o vídeo e a gente vai chegar nesse momento né que no final das contas a solução que ele tem para dar pra gente é que não o problema é que o artista deseja fazer um filme de acordo com seus interesses particulares mas a solução é fazer um filme de acordo com
interesses particulares na empresa é essa é a parte que o negócio fica feio então é é engraçado porque o vídeo vai ficando cada vez mais explícito para mim essa parte que eu vou levantar agora é a Parte que o filho chora e a mãe não vê que é quando ele aponta as razões pelas quais os filmes não são assistidos aqui é que o negócio fica aqu que fica patente que ele não conhece o cinema brasileiro o o que é muito crítico para uma pessoa que tá se propondo a fazer uma análise a respeito da produção
cinematográfica brasileira né ele aponta três problemas: gênero qualidade e dinheiro existem vários problemas que estão relacionados a isso mas eu vou Resumir em três primeiro é uma questão de gênero segundo de qualidade e terceiro de dinheiro que acaba influenciando esses outros também vamos começar com o gênero a maior parte dos filmes brasileiros que que são feitos são filmes de drama e de comédia e aqueles que dão alguns sucesso normalmente são filmes de comédia o brasileiro nem sequer tenta fazer muito raras vezes tenta fazer filmes de aventura ação eh suspense animação Terror e novamente vocês têm
alguma dúvida de que ele não domina a produção cinematográfica brasileira quando ele diz que o brasileiro só faz drama e comédia e nem tenta fazer outros tipos nem tenta não tenta ou você não conhece e aí esse discurso é muito importante que a gente traga porque é um discurso que tá ancorado num tipo de lobismo que se intensificou muito na década de 80 e na década de 80 o que a gente tem a gente tem justamente um processo de Importação de práticas neoliberais aqui pro Brasil que foi muito responsável pela extinção da Indrafilme uma empresa
brasileira de cinema que era responsável por pela criação de público no Brasil e que foi sucateada a partir desse momento histórico da entrada do neoliberalismo então quando vocês percebem quando vocês estudaram que quando esse neoliberalismo chega no Brasil a partir da década de 80 nós temos uma destruição das indústrias nacionais e a gente tem a compreensão de Que a indústria do cinema também é uma indústria e foi uma delas que foi destruída nesse processo e é a partir desse momento que nós temos uma intensificação de discursos como esse que o cinema brasileiro só faz filme
para sociólogo ver e de drama social que o cinema brasileiro só faz filme de comédia pastelão e que o cinema brasileiro só faz filme de [ __ ] e aí Lian eu preciso falar sobre isso porque todos esses três pontos são fundamentais Pra gente entender esse lobismo que se que se alastra pela história até hoje são muito pontuais porque essas críticas atingem a nossa história porque quando se diz que o cinema brasileiro só faz chanchada só faz filme de comédia pastelão nós estamos falando das nossas chanchadas que são maravilhosas quando ele fala quando eles falam
que a gente só faz filme de drama para sociólogo ver ele tá falando do cinema novo ele tá falando do cinema marginal quando ele Fala que nós só fazemos cinema de [ __ ] ele tá falando da pornchada então o objetivo aqui ó é destruição de história destruição de memória sabe é a destruição da nossa construção estética de identidade e aí vem o segundo ponto porque ele parte do pressuposto de que o sinal brasileiro só faz drama e comédia e portanto não faz nenhum outro gênero e aí eu assim eu fico abismado com isso primeiro
porque o cinema brasileiro faz cinema de gênero e segundo porque eu Quero que ele me diga ou qualquer outra pessoa me diga que país do mundo que não faz majoritariamente drama e comédia qual é o país do mundo eu preciso desse dado que não se faz majoritariamente drama e comédia drama e comédia são os gêneros do teatro grego assim não é à toa é uma coisa base da parada tá ligado então e não tem então o cinema brasileiro faz mais drama comédia claro que faz como os Estados Unidos faz como a França faz como o
Japão faz como Qualquer outro país faz agora isso significa a gente não faz gênero uma coisa é você falar que você não conhece esses filmes porque você não tem vontade de conhecê-los ou porque não chegou até vocês e é sempre importante dizer isso né Ian porque não a gente pode estar conversando com um público que talvez não conheça algum dos filmes que a gente vá citar aqui e tá tudo bem ninguém é obrigado a conhecer cinema ninguém é obrigado a ter conhecido esses filmes Sobretudo num país onde esses filmes não chegam e nenhum de vocês
fez um vídeo ensaio se propondo a expor a o problema da estrutura então não tem problema nenhum não conhecer um país onde nós temos um mercado exibidor que é extremamente concentrado na região sudeste onde terço das salas do Brasil estão em São Paulo e 1/3 das salas de São Paulo estão no Rio de Janeiro e o resto é resto no final das contas e aí no final ele ainda vai reclamar da FSA Ter cotas regionais mas enfim a gente vai chegar nessa parte então é que a segunda parte é a primeira foi de gênero que
a gente já mostrou para vocês que é só ele não dominando a produção cinematográfica brasileira eu posso eu posso só citar alguns filmes para não ficar meio avulso assim lógico lógico inclusive vaiá pro canal do Felipe para vocês verem citações inclusive recomendações de filmes brasileiros por gênero tem vídeo dele de todos os Gêneros assim com filmes brasileiros e aí assim pra gente citar o cinema brasileiro de gênero e eu não eu faço questão de trazer para vocês filmes brasileiros de gênero recente porque eu não vou nem trazer o José Mogica Marins que é um que
é o famoso Zé do Caixão que é um cara que é celebrado internacionalmente mas aqui caiu no ridículo inclusive por essas por esses discursos que surgiram por aqui mas também Odifraga Jangar Walter Gucciuri Todos os diretores que faziam cinema de gênero a partir da década de 60 aqui no Brasil mas eu vou facitar diretores recentes e filmes recentes desses diretores a Juliana Rores por exemplo que é a minha diretora brasileira favorita hoje que faz Sinfonia da Necrópole que é um filme de terror comédia e musical então assim mais gênero que isso eu não sei o
que é o Marco Dutra faz o silêncio do céu e aí a Juliana Rorra junto com o Marco Dutra Fazem uma parceria maravilhosa fazendo as boas maneiras filme de lobisomem e trabalhar cansa um baita filme inclusive no nosso campo o Denisson Ramalho que faz morto não fala ABC da morte Amor só de Mãe a Gabriela Amaral Almeida que faz Animal Cordial A Sombra do Pai e vai fazer agora o remake de Quarto do Pânico filme do David Pincher na verdade já tá finalizado o filme se eu não me engano mas tá aí filme de gênero
o Cléber Venouça filho para ir para outros Gêneros faz bacural que é uma mistura de far oeste com ficção científica e agora tá fazendo agente secreto uma espécie de filme no ar ã o Daniel Bandeira que faz propriedade mais um filme de terror suspense nós temos o o nosso Mônica verso que é um de filme infantil por exemplo distopias como Mato Seco em Chamas da Joana Pimenta e dois leiroz branco sai preto fica dois lei heróis enfim é uma série de filmes de de gênero que é produzido por aqui e eu citei Somente alguns né
tem além do desses que eu citei tem o o Rodrigo Aragão por exemplo que é um baita diretor também e inúmeros outros que eu não citei no final das contas mas o que a gente tem é que são filmes que não chegam até as pessoas sabe não chegam mais uma vez para um mercado monopolizado para um mercado que tem no no seu mercado exibidor poucos agentes exibidores e um mercado internacional que abocanha todas as salas brasileiras porque não tem um Sistema de cotas efetivo para isso e aqui a gente pode falar de problema de verdade
no cine brasileiro não existe cota efetiva e existe subvalorização no sistema de de financiamento aqui é um problema de fato sim sim e e o Felipe tá falando de cotas de tela especificamente isso porque a gente vai ver uma crítica a outro tipo de cota aqui então o primeiro problema que ele levanta de gênero é falso não é não é verdadeiro e o segundo é qualidade e a maneira como Ele argumenta é muito perigosa de verdade ele diz duas coisas um é que o cinema brasileiro deveria ser centralizado ou seja deveria ter um polo centralizado
tal qual Hollywood o que não faz sentido é a gente dizer que 60% do nosso orçamento tem que ir para qualquer lugar que não seja São Paulo e Rio de Janeiro as maiores produtoras de cinema do Brasil estão em São Paulo Rio de Janeiro na verdade é eles raramente permitem que grandes produtoras Poderosas mesmo captem recursos para fazer filmes grandes grandiosos porque a intenção é pulverizar isso em pequenos projetos particulares para que a gente nunca tenha realmente um cinema forte a gente tem que entender que isso é um problema porque nos Estados Unidos por exemplo
Estados Unidos que é a referência de cinema mundial nos Estados Unidos primeiro eles tiveram que construir uma Hollywood eles centralizaram todos os recursos e Empenho de cinema em uma cidade agora a gente já tem uma indústria de cinema fraca e a gente tá querendo regionalizar dividir o dinheiro e espalhar pelo Brasil isso não faz sentido nenhum primeiro a gente deveria ter a nossa Hollywood brasileira e que que você acha disso Felipe pra gente ir por partes aqui em primeiro lugar e a gente perceber que durante o vídeo dele inteiro a base de comparação é sempre
Hollywood sim e veja só não é nem cinema Estadunidense é Hollywood em específico e é importante que se diga isso porque ele inclusive ele não leva em consideração que a produção estadunidense é uma produção muito diversa que não é pautada somente em Hollywood mas nós temos por exemplo todo um histórico de cinema independente sendo produzido em Nova York todo um histórico de film commissions por todo os Estados Unidos que levam produções para outros estados e cidades como Chicago percebe então o cinema americano ele acaba sendo muito diverso nesse sentido é claro que concentrado em Hollywood
existe um monopólio em Hollywood na verdade dois grandes polos Nova York e Califórnia mas definitivamente não é somente um polo sendo produzido no final das contas então esse é o primeiro ponto que a gente precisa ter em mente e o segundo assim eu não sei nem como falar o quão terrível é isso porque a gente percebe Que partindo do pressuposto de que ele entende e de que ele parte do da sua análise somente numa comparação com o Hollywood a gente tem que replicar o cinema estadunidense aqui isso é terrível em vários sentidos porque a nossa
base comparativa não pode ser eles porque não tem como ser eles nós estamos falando de um mercado monopolizado internacional como é que a gente vai partir de um de um viés de comparação com os Estados Unidos nesse sentido a Dinâmica de capital não é centralizada no Brasil pra produção cinematográfica é centralizada lá então a dinâmica aqui é uma dinâmica de proteção e assim uma dinâmica de proteção como mitigação dos problemas não como solução deles pois é é preciso que se diga esse é o primeiro ponto e aí a sugestão dele é que assim a gente
concentre ainda mais se a gente pode dizer de alguma forma nós já temos a nossa Hollywood brasileira que é o eixo Rio São Paulo sim sim essa é a Nossa Hollywood brasileira só que ele tá querendo colocar a Hollywood brasileira na mesma escala que a que a que a escala de Hollywood e não vai funcionar dessa maneira nós já temos um cinema hiper concentrado e ele quer que concentre mais ainda e aí para ele o o Brasil tem qualidade em tudo menos em roteiro e isso é que é complicado gente a razão segundo ele pela
qual os roteiros são ruins é porque os editais demandam cotas porque muitos dos nossos Filmes não ressoam com o nosso público várias coisas que causam isso uma delas apenas tá relacionado com uma palavra e eu sei que eu vou ser apedrejado por isso cotas vamos pegar por exemplo a chamada pública do fundo setorial de 2024 50% dos recursos para projetos com mulheres sis ou pessoas trans desempenhando as funções de roteiro direção ou produção e no mínimo 25% dos recursos para projetos apresentados por empresas vocacionadas proponentes que Possuem quadro societário majoritariamente composto por pessoas negras indígenas
ou com deficiência problema são essas cotas identitárias isso é absurdo porque o critério que é colocado não é que o filme deva ser bom não é que o roteiro deva ser bom é claro que existem outros critérios depois desses que vão ser aplicados em cada edital que vão avaliar questão técnica capacidade da produtora de fazer e tal mas antes existem esse esses outros Critérios que eu tô mostrando aqui que são prioritários antes de mais nada para você fazer um filme e conseguir ter mais chances de captar recurso você tem que morar em uma dessas regiões
e ser mulher trans preto indígena ou deficiente e aí você vai conseguir ter um valor reservado paraa sua produção apesar de nenhum desses fatores estarem diretamente relacionados com a qualidade do que vá ser feito cara eu vou dizer novamente se ele já demonstrou de Maneira bastante clara que ele não conhece o cinema brasileiro como dizer que os roteiros não são bons não e assim eu preciso fazer uma pergunta muito breve por que que farofeiros um e dois foram um sucesso de público foi por causa do roteiro né sabe e aqui eu vou vou fazer só
um parênteses também não é uma crítica aos times de comédia brasileiro quando falo os farofeiros um e dois não complexificam exato a gente só tá demonstrando que não que não é que Não é isso é que esse argumento é ruim e pior ele é ruim e ele é baseado num negócio que eu não quero ser leviano aqui mas que é um argumento muito perigoso de que é os roteiros deveriam os editais deveriam privilegiar a meritocracia e não o identitarismo porque pessoas que são dessas categorias não podem ser boas e dessas categorias é impossível é o
mesmo argumento Felipe que a gente ouvia na época das cotas de faculdade pois é a entrada do vestibular Deveria privilegiar quem é bom e não quem tem certas características pô a pessoa não pode ter essas características esse é bom não existe essa possibilidade e aí é que ele traz a maior mentira desse vídeo que chega a ser de verdade chega a ser crítico isso aqui que é ele mostra na tela ele mostra na tela o edital que reserva 50% de recursos para mulheres sis ou pessoas trans e depois ele diz que tem edital que garante
50% para pessoas trans ele Se autorrefuta com os dados na própria tela de acordo com uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Unesp apenas 0,69% da população brasileira é trans 0,69% mas existem editais que reservam 50% do seu orçamento para pessoas trans isso não faz absolutamente nenhum sentido quer dizer que o trans do Acre tem mais chance de fazer um filme do que os Produtores profissionais que moram em São Paulo no Rio de Janeiro ele assim ele sabe contar a história sabe ele sabe estruturar o vídeo dele enganamente eu
eu ia chegar nesse ponto vocês acham que falando isso falando que ele fala literalmente isso que uma pessoa trans do Acre tem mais chance de dirigir um filme do que um diretor do Rio uma coisa assim em que planeta esse cara vive quantas diretoras trans você conhece Felipe tadinho do Walter Ses gente é Nossa realmente é o Walter Ses chora lágrimas de sangue e e novamente gente aí vamos falar sério aqui por que que essa estrutura existe não é não é dizer que ela não tem problemas é porque a gente não tá debatendo os problemas
reais a gente tá debatendo os argumentos ruins que ele trouxe por que que essa estrutura existe porque a gente não vive num mundo no qual todo mundo tem as mesmas oportunidades as pessoas do eixo Sul Sudeste e de determinadas Demografias são privilegiadas no que diz respeito ao acesso de produções cinematográficas e esse sistema de cotas no final das contas ele tá aí para mitigar esses problemas para reduzir esses problemas não para solucioná-los e aí quando ele traz esse argumento e vale deixar bem pontuado né essa questão que no edital diz 50% para que pessoas é
para que mulheres sis ou trans trabalhem no filme em roteiro produção ou direção se eu não me Engano são esses três facões isso é isso mas ou seja é que alguma dessas pessoas estejam no filme cara não é nem que que a pessoa seja diretora é que alguma dessas pessoas esteja no filme saca então não é que a pessoa trans é a pessoa trans no Acre e vai tirar o emprego do Walter Ses não é isso pelo amor de Deus e aí é que quando ele tá falando a respeito de financiamento ele fala que o
terceiro problema é que o Brasil deveria no lugar de investir Pouco em muitos filmes investir muito em poucos filmes né porque os filmes seriam mais bem feitos com mais recursos né todos os anos o governo distribui milhões centenas de milhões de reais na produção de centenas de filmes isso é pulverizado e com isso é impossível fazer um filme de qualidade você não consegue fazer um bom filme com 7 milhões 10 milhões no máximo 12 milhões que você consegue de captação através de recursos do governo normalmente não Passa de 7 milhões e você já vai ver
que a média fica em 1.8 milhões é impossível fazer um bom filme com esse valor para você ter uma ideia de comparação vamos usar o filme Corra do Jordan Peel que é um dos meus filmes favoritos lançados nos últimos anos vocês que me acompanham sabem disso o filme Cor é considerado um filme de baixíssimo orçamento pros níveis de Hollywood custou 4.5 milhões de dólares para fazer que em Hollywood é uma mexaria mas aqui vem o truque para Fazer a divulgação deles a distribuidora gastou 30 milhões de dólares em marketing não se assuste provavelmente esse valor
foi inflacionado pela distribuidora isso é muito comum para eles poderem arrecadar o máximo possível antes de terem que distribuir esse valor para diretor atores enfim mas ainda assim a gente tem um filme de baixo orçamento 35 milhões de dólares o equivalente a 200 milhões deais mas que faturou no cinema 200 milhões mais de 200 milhões de dólares então sucesso total ao invés de imagina imagina comigo se em 2023 ao invés de ter distribuído R$ 2.hões300.000 R$ 1.000 para 300 projetos o Brasil tivesse investido em apenas 40 filmes eu sei uma ideia absurda né a gente
pegar 2 bilhões e ao invés de distribuir pulverizar em centenas de projetos ruins a gente focar em apenas 40 projetos bons e esses 40 me projetos com bom roteiro boa equipe técnica Traria pessoas de fora para ajudar para desenvolver o cinema nacional eles dariam sucesso de bilheteria seriam reconhecidos imagina replicar esse essa fórmula por 5 anos pra gente finalmente ter uma indústria autoustentável que consegue trazer bilheteria e com a bilheteria reinvestir em novos filmes e assim conseguir criar uma economia de cinema e aí ele usa o exemplo acho que do Corra nesse momento não é
que é um exemplo muito ruim porque Primeiro é é muito difícil comparar a estrutura produtiva estadunidense com a nossa mesmo os valores baixos fazer o tempo inteiro pois é e mesmo os valores baixos para eles são valores exorbitantes pra gente e e que que você acha desse argumento Felipe de que deveria ter muito mais dinheiro para poucos editais digamos assim perfeito assim primeiro a questão do Corra é muito interessante porque ele usa o exemplo para comprovar o quanto um filme Bom consegue atingir público e aí ele vai trazer o exemplo de Corra que custou 4,5
milhões para ser feito e foi usado 30 milhões de dólares para fazer divulgação e aí ele vai tentar usar esse filme como argumento de dizer pra gente que olha só filmes bons conseguem público e sucesso e é por isso que eles são eles têm qualidade no final das contas só que ele ele apresenta o dado mas ele o próprio dado que ele apresenta ele parece ignorar o filme só conseguiu Chegar até as pessoas porque foi usado 30 milhões de dólares para chegar até as pessoas o filme não é bom porque foi usado 30 milhões de
dólares para ser divulgado ele atribui portanto nesse argumento dele que o tanto de dinheiro que foi usado para divulgar faz com que o filme seja bom você consegue conceber essa ideia é é ilógico ele contradiz a si próprio esse a ideia de que um de o quanto dinheiro foi usado em marketing altera a qualidade de um filme Impressionante né não faz menor sentido então novamente esse é um dos argumentos quando ele traz esses dados a respeito do Corra tá na cara do gol e chuta para fora perfeito de novo sem nunca abordar o problema central
o problema do cinema brasileiro qual foi a pergunta que você tinha feito antes porque eu eu fui para outro lugar na sua resposta era a respeito de que que você acha desse argumento de ter mais dinheiro em menos filmes ah sim então esse é um argumento Que é liberal no final das contas mas é aquele velho discurso assim a gente não tem que plantar árvore a gente tem que construir hospital uma coisa cancela outra né é uma coisa cancela outra como se a gente não pudesse plantar árvore e construir hospital também sabe como se a
gente não pudesse restaurar monumentos públicos e ao mesmo tempo construir escola sabe é um discurso de é um discurso fácil para jogar para público no final das contas porque a gente pode Muito bem ter editais para filmes independentes e editais para grandes orçamentos e aí eu poderia concordar com ele no final das contas se ele chegasse para mim e falar assim: "Tinha que ter editais para filmes de alto orçamento para que esses filmes compitam não só em cenário nacional mas em cenário internacional eh dispute essa balança comercial etc e tal" pô eu teria até concordado
de alguma maneira que pudesse existir esse edital com de grande Orçamento mas isso não significa que nós temos que tirar dinheiro do baixo orçamento sabe não faz menor sentido esse tipo de argumento esse é o tipo de argumento que no final das contas ele prioriza uma espécie de concentração porque aí a gente justa põe a ideia anterior ele quer que o cinema brasileiro seja ainda mais concentrado ele é contra as cotas nesses editais que priorizam filmes produzidos em outras regiões brasileiras que não a região Sudeste priorizam não que dão um percentual específico para outras regiões
que não a região Sudeste e somado a isso ele acha que tem que ser produzido menos filme financiado pelo Estado onde vão ser produzidos menos filmes produzidos pelo estado pronto né sim na região sudeste na Hollywood brasileira foi como você falou na Hollywood brasileira e aí esses filmes que vão ser produzidos nessa região vão trazer quais roteiros quais histórias Quais pontos de vista isso faz com que a arte cinematográfica fique muito fique pouco diversificada num mercado que já é monopolizado como ele estava dizendo mercado exibidor que é monopolizado e concentrado de 1/3 das salas de
cinema concentradas no Rio no no São Paulo e 1/3 das salas de São Paulo no Rio de Janeiro e o resto amigo é muito pouca sala de cinema e essas muito poucas salas de cinema contou as histórias do Sudeste sim sabe e o restante com filmes Estos caso muito interessante pra gente trazer que eu levei lá no meu vídeo é o caso do filme C Hollywood que é um filme cearense que estreou na primeira semana nos cinemas cearenses e que fez um sucesso absurdo regionalmente e dali saiu pro Brasil esse é um caso muito interessante
é um caso especial ou caso excessivo é claro mas é um caso muito interessante de estudo justamente pra gente compreender o quão é importante que a gente dissemine que a gente tenha Políticas que influenciem que e faça com que mais salas cheguem para outras regiões brasileiras para que esses eventos possam acontecer nessas outras regiões e que essas regiões possam contar suas próprias histórias e por que que a gente também não acha que esse argumento dele de deveria ter menos editais com maior orçamento se sustenta porque ele parte de um argumento errado ele parte do argumento
de que o problema do cinema brasileiro é qualidade e essa Falta de qualidade é o que causa a falta de público isso não é verdade o problema do cinema brasileiro não é qualidade a gente já falou aqui o problema central ele nunca aborda que é a influência innegável do império estadunidense no Brasil isso é é uma coisa que não tem como analisar cinema no Brasil sem falar perfeito e aí eu sempre que vem esse tipo de argumento eu sempre falo: "Abre a lista de maiores bilheterias de todos os tempos não é possível que vocês vão
Acreditar que os Estados Unidos é uma terra fértil onde só eles sabem saber fazer cinema no mundo sabe pois é só eles sabem fazer cinema de qualidade no mundo porque se a qualidade determina público e na lista de 100 maiores bilheteras de todos os tempos que nós temos sei lá 95 filmes americanos vale dizer que agora o sexto colocado é um filme chinês o Nedia 2 a animação chinesa que agora atingiu mais de 2 bilhões de bilheteria num mercado por Que será né gente por será pois é então a gente começa a perceber que assim
caraca terras férteis são as estadunidenses sabe só eles sabem fazer cinema no mundo e é nesse momento específico que ele usa o caso do Corra mas aí ele fala: "Não o Corra conseguiu fazer isso tudo porque usou 30 milhões de dólares em divulgação sabe é 30 milhões de dólares em um sonho não pois é não bate tá ligado não bate não bate e aí é que vem juro gente um dos Argumentos mais psicodélicos que eu já vi em toda a minha vida eu não acreditei quando eu vi isso aqui ele fala de uma das formas
de financiar que foi inaugurada no governo Fernando Henrique ou seja auge do neoliberalismo que são os funcines a quarta forma é a que eu acho mais legal são as funcines e para você entender o que que é uma Funcine eu vou te dar um exemplo muito prático o setor do agro no Brasil vive reclamando que é mal Representado né que todo mundo critica como sendo os destruidores do mundo pessoas más agora imagina se o setor do agro se reúne as grandes empresas do agro junto com os maiores fazendeiros do Brasil se reúnem para fazer um
filme não não tô falando deles investirem do próprio bolso eu tô falando deles usarem a Funcini a Funcine que são fundos de investimentos privados regulados pela CVN eles funcionam assim uma empresa ela monta esse esse funcine esse fundo e Então ela vai captar recursos para esse fundo para destinar para um filme ou para vários filmes o setor do agro resolve que quer usar uma Funcine para fazer uma série Yellowstone brasileira valorizar o agro mostrar a vida do agricultor a vida no campo e mostrar a beleza que existe nisso maravilha vai atrás de uma funcine e
fala: "Olha nós vamos destinar do nosso imposto de renda a gente vai destinar aqui 100 milhões deais vocês já iam pagar esse dinheiro De qualquer forma esse dinheiro ia ser perdido no governo e porque eles nunca distribuem da forma certa isso então já ia tá perdido esse dinheiro mas você fala: "Não ao invés de dar pro imposto de renda eu quero destinar para uma Funcine e eu quero destinar 100 milhões para fazer a Yellowstone brasileira e coloca esse dinheiro e então o gestor da do fundo vai distribuir para poder fazer esse filme e daí vem
a melhor parte com as Funcines você vai também ter Participação nos lucros disso e isso é regulado pelo governo foi o governo que criou isso foi criado no governo do Fernando Henrique Cardoso você pode explicar um pouco pra gente como é que funciona isso Felipe cara o Funcine ele é basicamente um fundo privado tal como esses fundos que você pode investir no seu banco ou qualquer outro lugar você vai lá e você pode investir num fundo qualquer né e esse fundo mediante retorno né para busca de retorno então a Grande parada é que você pode
botar um dinheiro nesse projeto que você ASPAs muitaspas aqui acredita que pode ter uma rentabilidade no final das contas para você né então só que a grande parada é que esses fundos eles vão ser criados por determinados grupos privados que desejam fazer um filme desejam fazer um filme de acordo tanto com seus interesses e aí ele sugere isso aqui gente ele sugere que o agronegócio financie o cinema através de Um Funcini para fazer um filme mostrando as maravilhas do agronegócio ou seja Felipe pro Jurandir todo mundo tem ideologia o governo tem ideologia os dentitários têm
ideologia os cineastas têm ideologia mas a burguesia não tem as empresas não as empresas não têm ideologia as empresas não vão eh apenas contar suas histórias por interesse próprio e ele coloca lá rapidinho é difícil de pegar o argumento de as empresas vão fazer melhor porque o Estado é ruim coloca bem rapidinho assim quase naquela velocidade do do da do cara falando das contraindicações da dengue tá e que é um argumento que de novo é um palpite sim por que que o agronegócio gerenciaria o cinema melhor do que o estado porque ele quer que porque
ele quer porque ele tá fazendo uma cena um público específico a gente sabe disso não é assim a grande parada dele é porque assim o agronegócio provavelmente teria disposição de gastar Muito dinheiro com isso não tem a menor dúvida sim e a ideia dele é justamente essa se você tem dinheiro para fazer você faz coisa boa é uma é um valar sabe é causal tem muito dinheiro é causal você tem um você tem muito dinheiro o filme sai bom e aí mais uma vez lista de maiores bilheteiras de todos os tempos se ali tá a
lista de maiores filmes já feitos eu já eu paro de trabalhar pois é eu paro de trabalhar com isso mas é que isso anda de mãos Dadas com a lógica de se o cinema é lucrativo ele é bem-sucedido não importa se ele é bom ou não é é uma coisa que se contradiz sobre qualidade é sobre utilidade exatamente utilidade e aí lembra que eu falei lá no começo que ele ia começar a dar nome aos bois no final e de que todos esses acenos não iam ser só digamos assim não ia ser só a gente
achando que ele tá falando nas entrelinhas segundo ele o Lula aparelhou a Ancine com o PC do B só que quando o Lula assumiu ele simplesmente loteou a Ancine pro PC do B e o pessoal do PC do B é meio que contra lucro sabe e o pessoal do PC do B também acha que é melhor a gente fazer 200 filmes ruins que ninguém vai assistir do que ter mega produções que vão girar a economia e que vão render milhões de reais e que vão dar lucro para esse pessoal que tiver investindo na Funcine então
ele simplesmente limitou a quantidade de valor que pode ser utilizado na Funcine Atualmente é R.5 R 5 milhões de reais que você pode ter nesse fundo para investir num filme o que é absurdo volta para aquele problema com 7.5 milhões a gente não faz um filme que presta uma série que presta ô Felipe eu nunca tinha ouvido falar disso cara zé cara é isso e aí vocês entendem o que ele o que ele tá dizendo é o Lula ele tá dizendo que o Lula usa o estado para dar dinheiro pros amiguinhos dele fazerem filmes de
sociólogo digamos assim filmes e filmes Que são o sonho de cada um deles e não filmes que as pessoas querem ver pa pal e mais uma vez a individualização da dos problemas né o problema é do diretor o problema são dos realizadores o problema é do Lula o problema é sempre de um indivíduo mas o agronegócio beleza isso aí pode fazer filme é o argumento do agronegócio é bizarríssimo gente desculpa assim é não e aí eu até falei com a galera no chat na época né que eu fiz no meu vídeo é a gente pensar
não Vamos deixar a Vale fazer vamos ver ela fazer um filme sobre sobre Mariana sobre Mariana é V sim vai ser maravilhoso é e e ele dá o exemplo do lembra que eu falei que a a coisa do imposto é roubo não era um exagero nosso ele dá o exemplo de uma política do Milei que ele gosta que é a só vai receber financiamento do Estado se tiver público recentemente o Milei ele fez uma coisa muito legal na Argentina ele teve uma ideia muito legal de falar para o Cineast o seguinte: "Um determinado fundo do
governo só poderia ser acessado se esses cineastas conseguissem garantir ao menos 10.000 1000 espectadores 10.000 pessoas deveriam assistir o filme se não assistissem se não tivesse 10.000 pessoas para assistir o filme se você não fizer algo que é popular o suficiente para as pessoas quererem assistir você não vai mais acessar fundos do governo para fazer o seu filme porque o dinheiro do governo é para Atender a população ah mas é impossível conseguir prever isso pois é se você não consegue no próximo ano você já não consegue mais captar recurso do governo você vai lá pro
final da fila é claro que só de falar isso alguns cineastas já morrem de medo e tremem sabe por quê porque cineasta brasileiro boa parte deles não sabe simplesmente fazer filmes que deem bilheteria eles estão tão acostumados a fazer coisas que são projetos pessoais sonhos individuais Coisas que ninguém assiste que eles simplesmente não sabem fazer coisas com bilheteria sabe de novo gente como se o filme é bom ele traz público o filme é ruim não traz público não é assim que funciona não é assim que funciona as coisas tá espero que vocês tenham entendido isso
a essa altura e aí ele termina com o mesmo argumento de que a streaming fez jorrar dinheiro pras produções brasileiras e elas foram canceladas porque os cineastas não sabem Fazer séries elas jorraram dinheiro pro audiovisual pela primeira vez os produtores brasileiros tinham dinheiro de sobra para poder fazer as melhores obras que existem e você vai me perguntar Jorandinho mas cadê onde estão esses grandes filmes essas grandes séries você vai conhecer algumas exceções que eu vou mencionar mas a grande verdade é que na maioria dos casos não prosperou porque o cineasta brasileiro não sabia nem como
fazer Coisas que dessem audiência e o que aconteceu foi que por exemplo a Netflix mudou sua sede pro México levou dinheiro consigo e tá preferindo investir mais em no México e em novela turca porque o brasileiro prefere assistir novela turca do que assistir filme brasileiro o que de novo né não existe a dinâmica interna da Netflix não existe o fato da Netflix ser uma empresa estrangeira nada disso tá na equação é só brasileiro sendo incompetente por causa de cota eles não Sabem eles não estão preparados para fazer esse tipo de de produto fazer as pessoas
assistirem não são preparados ex então gente a gente queria trazer isso para vocês para desmontar todos esses argumentos falaciosos falar para vocês que isso tudo tem um pano de fundo ideológico muito perigoso e que a gente quer sim debater os problemas que o cinema brasileiro tem mas essa não é a maneira de fazer essa não é a maneira de fazer Esses argumentos inclusive eles atrapalham bastante o debate sério e se vocês querem ver debates mais aprofundados e mais qualificados a respeito dos problemas que o cinema brasileiro tinha e tem o canal do Felipe Leão é
de fato o melhor lugar que vocês podem frequentar junto com o Desencontros que é o podcast que ele gerencia junto com o Mateus Fior e espero estar lá num futuro próximo então eu espero que vocês tenham gostado e um Beijo no coração de vocês e já a gente se vê de volta na minha zona de conforto que é ao vivaço