salve camaradas o tema do vídeo de hoje é qual é o legado de FHC no Brasil [Música] antes de começar propriamente tema do vídeo do canal quero muito agradecer a você que ajuda a manter e melhorar nosso canal a partir do após seu apoio é fundamental para a gente continuar o nosso trabalho se preferir o pix está aqui aparecendo na tela do vídeo como QR Code o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que é um dos maiores canalhas da história brasileira completou 92 anos e segue o mito sobre a fé como grande estadista com consolidador de instituições
Mas qual foi o papel de FHC vamos lá o objetivo desse vídeo é fazer um resumo então se eu fosse entrar em temas específicos eu iria levar muito tempo começando com a primeira coisa Ah o FHC combater inflação então Todos os Santos no livro teoria da dependência balança e perspectiva está aparecendo aqui na tela para vocês verem ele mostra como até comecei usando de 90 havia uma tendência mundial de Hiper em e vários e vários países do mundo conviviam com hiperem infração isso era a tendência Global a maioria dos países inclusive tinham inflações acima de
10% e Isso mudou a partir de 93 94 então a tendência foi a redução Global dos níveis de inflação claro que isso de particulariza em cada um dos países mas não é que é FHC tenha sido um gênio um mágico vai ficar assim não foi o governo Itamar Franco né que pensou o plano real e conseguiu acabar com um problema que ninguém conseguia não aqui no Brasil se particularizam a tendência global de redução da inflação de fim da Super inflação Claro que existe aspectos específicos na política econômica do plano real que ajuda a explicar esse
processo o plano real Tá longe de ser sucesso que pintam repito não vou poder destrinchar detalhes sobre isso mas tem um artigo do João publica desta carta capital o João que inclusive é acadêmico que tem várias pesquisas vários estudos sobre a inflação brasileira e sobre o plano real que desmonta o mito do plano real do governo FHC tá aparecendo aqui na tela vou colocar na descrição do vídeo para vocês lerem então primeira coisa é falso que é FHC meio que foi um gênio um super mágico alguém que finalmente conseguiu controlar a inflação brasileira que ninguém
conseguia controlar pelo contrário a mídia burguesa adora falar que Lula pegou um cenário internacional muito favorável quando ele entrou na presidência por causa do aumento do preço das commodities Isso é verdade só que é VHC final do governo Itamar comer esse governo FHC só que FHC final do governo Itamar começo do governo FHC também pegou uma conjuntura muito favorável em que vinha num processo de redução Global da média de inflação o que ajudou o controle da inflação no Brasil esse dado não aumenta a ignorado nesses debates Vou colocar aqui até uma um gráfico que tá
no livro do Teotônio dos Santos que é os índices de inflação da América Latina a foto não tá tão boa porque eu tô tirando uma foto do gráfico do livro né Mas vocês vão perceber bota o gráfico na tela aí Maxwell por favor que a redução da inflação a tendência Global em toda América Latina os dados estão aí disponíveis para quem quiser ver ali é isso durante o governo FHC a média da inflação foi quase 10% ao ano durante o governo FHC o Brasil tem uma das maiores taxas de inflação do mundo e aí galera
vamos lá viu comparando o governo Lula com o governo FHC por exemplo a mesma inflação do Governo Federal aí Claro alguém pode dizer ah Jones Mas foi muito menor do que na década de 80 É verdade seguindo a tendência global de redução da inflação e liquidação dos regimes de hiperinflação É verdade só que a média de inflação do governo FHC foi quase 10% a gente teve uma das maiores inflações do mundo então nem esse sucesso Nossa o controle da inflação isso não sustenta com base nos dados segundo aspecto é pega você cria uma moeda forte
Veja a premissa teórica do plano real era um real sobre É valorizado frente ao dólar uma valorização inclusive artificial sustentada pela atração permanente de capitais estrangeiros a partir da maior taxa de juros do mundo o que provocou efeitos devastadores na estrutura produtiva do Brasil e mesmo assim em 8 anos de governo FHC a moeda foi desvalorizada quatro vezes e teve famoso Episódio que tava claro que o Real tava com uma sobre a valorização artificial um governo segurou até passar a eleição de 98 e depois que veio a eleição praticou uma brutal desvalorização da moeda fazendo
com que o Real que tava quase pareado com dólar chegasse a r$ 4 o que provocou uma quebradeira na economia um desemprego gigantesco então assim chamar uma moeda de forte que é desvalorizada quatro vezes em 8 anos sem nenhum tipo de planejamento de comércio exterior depois industrial de exportação de nada é uma piada né uma piada aliada Isso foi no governo FHC que foi consolidado esse modelo do neoliberal de especialização produtiva primária exportadora então o Brasil vinha no processo de industrialização capitalista dependente aumentando a proporção da indústria no PIB nacional isso desaba no governo federal
de imposto exportação de commotos de minério de carne de vaca de soja dá vários privilégios tributários incentivos múltiplos ao agronegócio a mineração né as atividades ligadas à renda da terra na ideia de que não as exportações vão ser turbinadas isso vai atrair capital estrangeiro e suficiente para fechar a balança de pagamentos do Brasil isso nunca aconteceu e o Brasil durante 18 anos de governo FHC Manteve uma sensação de Equilíbrio mais ou menos artificial na balança de pagamento a partir da maior taxa de juros do mundo atraindo capital estrangeiro capital especulativo que não contribui nada para
crescimento da economia desenvolvimento da atividade produtiva é melhor da qualidade de vida do povo nem nada disso outro mito é que o governo é FHC foi um exemplo de responsabilidade fiscal Esse sim é uma piada né gente é que a ser elevou a carga tributária sobre o PIB vendeu mais de 100 bilhões e ativos do Estado fez uma farra de privatização a privataria tucana todos os episódios mais emblemáticos é a privatização da Vale do Rio Doce que até então era maior mineradora do mundo vendida preço de banana e qual foi o resultado no final a
dívida pública saltou de 60 Bilhões de Dólares para 850 Bilhões de Dólares em 8 anos de governo então o sujeito veja não construiu nenhum Universidade não construiu nenhum Museu não construiu nenhuma Escola Técnica deprimiu a capacidade da saúde deprimir uma infraestrutura tava tudo abandonado portas aeroportos estradas universidades hospitais centros de pesquisa Vendeu tudo que podia privatizou mais de 100 bilhões em ativos do estado da maioria entregas de graça no final da dívida pública salta de 60 Bilhões de Dólares para 850 Bilhões de Dólares não constrói nada tu constrói infraestrutura não constrói saúde não constrói educação
não constrói Cultura vou mostrar o complexo Nacional de Ciência e Tecnologia não melhora a capacidade de defesa de monitoramento de fronteiras tecnologia era espacial nada nada nada oito anos de governo sem construir nada e a dívida pública explode repetindo ela passa de 60 Bilhões de Dólares para 850 bilhões em oito anos e uma dívida pública mais violentamente em dólar moeda que a gente não controla o que aumenta a vulnerabilidade externa do país o que faz com que o país fique mais dependente do choques externos do mercado mundial e o que fez com que o país
várias vezes fosse recorrer de Pires na mão ao FMI FHC Por Exemplo foi pedir 20 bilhões de dólares de empréstimo ao Governo dos Estados Unidos na época o presidente era Bill Clinton em 10 bilhões ao FMI empréstimo basicamente para o país meio que não quebrar porque quando o país tem dívida em moeda externa a moeda que ele não imprime que ele não tem soberania monetária a possibilidade do país quebrar efetivamente ficar sem dinheiro para honrar sua dívida existe o que não existe quando a dívida majoritariamente moeda nacional e moeda que a gente emite que a
gente tem soberania monetária Então qual é o saldo do governo FHC só do governo FHC é manter uma das maiores taxas de inflação do mundo sempre próximo 10% até desvalorizado a moeda brutalmente quatro vezes em oito anos é ter privatizado tudo que você imaginar fragilizando a soberania Nacional do país fala agilizando Nossa aparato produtivo é ter pipocada dívida pública sem construir nada sem construir Hospital você construiu uma escola sem construir um Porto sem construir um novo Aeroporto moderno assim pai no buraco é ter não avançado significativamente em nada nem saúde nem educação nem assistência social
nem saneamento básico nem essa água potável nem eletrificação do campo nem nada até deixado uma dívida majoritariamente em dólar é ter reduzido o papel da indústria no PIB brasileiro é ter acabado com a capacidade de planejamento estatal de longo prazo é ter precarizado os serviços públicos e ao final do governo FHC apenas 27% da população aprovada no governo tinha uma epidemia de desemprego uma fome gigantesca centenas de crianças morriam todo dia o final do governo FHC de fome de desnutrição sabe então como é veja é muito doidão FHC foi um exemplo de responsabilidade fiscal pô
o cara pegou a dívida de 60 Bilhões de Dólares entrega 850 bilhões nesse meio tempo não constrói nada privatiza tudo o que consegue pipoca dívida pública e ainda mais dívida pública em dólar entrega o país com uma moeda vítima de ataques tivos com a inflação Crescendo com desemprego pipocando com a fome comendo no centro sem capacidade produtiva para nada que os aeroportos aos Pedaços sabe infraestrutural totalmente defasada as BR todas fodidas hostilizando constantemente funcionalismo público sabe sem construir uma universidade presente social tem que construir universidade e esse é o exemplo de responsabilidade fiscal esse exemplo
de estatista FHC isso sim ele é o grande intelectual e organizador político da classe dominante ele é o grande responsável pela montagem do modelo político e do modelo econômico neoliberal capitalista dependente rentista e primária exportador que tá vigente até hoje então a ideia de destruir a capacidade produtiva da economia brasileira destruir a capacidade de planejamento do Estado entregar os principais setores geradores de renda de acidente econômico mineração telecomunicações infraestrutura uma parte da cadeia produtiva do petróleo e gás para as mãos do Capital no momento capital estrangeiros públicos fazendo serviço público uma fonte de lucro privada
a partir de terceirização quaternização os tudo que você imaginar atacar as condições de vida da classe trabalhadora aumentando sempre mais a exploração da classe tudo isso a exigente foi um pouco atenuado durante os períodos de Lula depois foi aprofundado radicalizado com um golpe de temer radicalizado com o governo bolsonaro mas dos Marcos estruturais o modelo montado para FHC tá aí até agora tanto que ninguém mexe no poder do setor primário exportador cheio de privilégios tributários nas taxas de juros exorbitantes como forma de atrair capital estrangeiro para criar uma falsa sensação de alívio na balança comercial
na balança de pagamento de consumo no modelo de regressão produtiva permanente da economia brasileira e na incapacidade de capturar via estado via fundo público os setores de maior renda para fazer uma política planejada de aumento da complexidade produtiva então assim FHC realmente é um cara que a burguesia brasileira tem que louvar que é obra de FHC segue aí né é um país dependente é um país subdesenvolvido é um país sem soberania um país subsoberania Nacional de joelhos para o imperialismo dominado pela burguesia interna cada vez mais relacionada e que pratica uma política de guerra permanente
contra a maioria do povo contra o povo trabalhador um país que não oferece emprego que não oferece comida que não oferece saúde que não oferece cultura que não oferece lazer que não oferece qualidade de vida para a maioria do seu povo pelo contrário só super exploração barbari violência e serviços precários Então realmente a classe dominante tem muito que louvar e FHC a gente não tem nada que louvar FHC e tem que dizer é FHC é um inimigo do Brasil e esse país não vai ser um país Digno Para a maioria enquanto a gente não destruiu
o legado destruir a era FHC é uma tarefa De Todos Os Comunistas e todos aqueles e aquelas que defendem a revolução brasileira é isso galera espero que vocês tenham gostado do vídeo de hoje do canal se esqueça de se inscrever no canal ativar o Sininho curte esse vídeo compartilhar e tudo isso que vocês já sabem um beijo e até a próxima