Olá seja muito bem-vindo a mais um episódio do sobreviva ao bostil eu sou o sobrevivente nesse vídeo eu quero te mostrar isso aqui o Brasil ele tem o QI médio de 83 pontos nós estamos na posição 68 de países com maior que Ou seja a gente tá muito atrás e esse número aqui 83 acaba variando de alguns dados algumas informações dizem que a gente tem 83 outras dizem que a gente tem 86 outras dizem que a gente tem 89 Mas a gente sempre fica abaixo da Média que é 100 100 pontos de QI é a
média e é justamente sobre isso que eu quero conversar com você hoje os brasileiros t o QI de 83 pontos então como você pode não ser burro no bostil como é que você pode não ser burro ao ponto de continuar sendo usado como massa de manobra continuar sendo feito de idiota pelo governo por tudo ao seu redor beleza vamos conversar sobre isso por que que o brasileiro é tão burro Existem várias razões Mas eu acredito que o brasileiro é tão burro porque o brasileiro não assume a própria ignorância para você pelo menos ter a possibilidade
de ser um pouco mais inteligente você tem que assumir que você é burro você tem que assumir que você não tem conhecimento necessário você você mesmo que tá me ouvindo você é extremamente burro você é extremamente burro e eu não tô falando isso para ofender você para que você se sinta mal eu tô falando isso para que você tenha consciência da própria burrice eu inclusive sou extremamente burro eu não me coloco numa posição acima de você pelo contrário talvez você que esteja assistindo isso seja mais inteligente do que eu essa e você assumir isso que
você é burro que você não tem conhecimento intelectual que você não tem intelecto suficiente é o que vai te ajudar a fugir da ignorancia Porque você só consegue fugir daquilo que você conhece só da gente confessar isso que você é burro e que eu sou burro a gente já abre espaço pro aprendizado na nossa vida o problema é que o bostileiro se acha esperto a gente tem uma cultura que não valoriza a inteligência mas valoriza na verdade a esperteza a gente tem aqui já virou meme né a cultura de levei vantagem a cultura do jeitinho
brasileiro que sempre tem uma solução mais esperta pras coisas a gente tem a cultura do barraco que tudo se resolve não na base do Diálogo mas na base da ameaça e da agressão tudo isso nos torna mais burros toda essa ideia de que a gente não é ignorante de que a gente é super inteligente na verdade é o que nos torna mais burros eu quero que você olhe o seguinte gráfico aqui comigo esse aqui é o gráfico do efeito Dan Krueger você já deve ter ter visto esse gráfico aqui em algum lugar mas basicamente isso
aqui é experiência isso aqui é a gente pode traduzir também essa linha do gráfico como inteligência certo que é experiência barra conhecimento e aqui a confiança você pode notar que quanto mais burro você for mais confiante Você é de que você sabe de tudo quando você é mais burro mais confiante você é para dizer que você sabe de tudo E aí quando você tem um conhecimento mediano aqui mediano um pouco mais elevado você sabe Mas você acha que não sabe porque você começa a ter dúvidas e só depois com muito conhecimento e muita experiência você
se torna confiante de novo 99% da população brasileira tá aqui ó tá aqui a pessoa que acha que sabe de tudo e não sabe de nada se não brincar você e eu também estamos aqui talvez a gente esteja só um pouco mais aqui à frente da linha mas a gente também não tá nesse esse nível de porque assim todo brasileiro acha que é desperto todo brasileiro acha que saiu da Matrix mas não você tem que nesse vídeo eu quero que você se esforce para entender que você é burro certo para assumir a própria burrice eu
já assumi faz muito tempo Beleza então vamos dizer que a gente tá aqui o importante é no final da nossa vida a gente ter chegado aqui pelo menos no final da nossa vida o essencial é que você consiga isso antes mas a gente se a gente continuasse achando o ser mais inteligente do mundo você é só mais um idiota beleza Outro ponto de Por que que o brasileiro é tão burro por causa da educação que a gente tem no bostil as escolas estão completamente sucateadas embora eu eu aposto que você não gosta dessa fonte aqui
da Cut certo mas os dados revelam aqui que em Outubro de 2022 os 32 tribunais de contas da União se uniram para visitar e avaliar a infraestrutura das escolas no país e identificaram que 50 7% das salas de aula do país do do do do país 57% delas são inadequadas para que as crianças ou os adolescentes tenham aula os números são assustadores 31% das escolas visitadas não tinham coleta de esgoto caramba a gente a gente não é um país de terceiro mundo não a gente é um país de 15º mundo 88% das escolas não possuiam
coleta de lixo e 82,3 das cozinhas não possuiam a varada da vigilância sanitária para funcionamento Olha o absurdo que é isso 63% das escolas não TM bibliotecas e 88% das escolas não possuem nem laboratório nem sala de informática Olha o absurdo que é viver nesse país Outro ponto é que os professores estão em situação deplorável tanto salarial Ah mas sobrevivente o professor ganha bem minha tia é professora e ela ganha 4 5 6.000 por mês sim mas a carga de trabalho é muito grande se você parar para pensar que é a profissão que molda toda
a população brasileira Esse salário é deplorável além das condições de trabalho que não são as mil maravilhas também é claro que não é o pior emprego do mundo ok tem professores que tem uma vida relativamente confortável mas também não tá no nível que deveria estar Outro ponto também é a superlotação das turmas para você ver aqui de acordo com uma pesquisa realizada pela organização americana National uc Association a turmas com 13 a 17 alunos tendem a ter um desempenho escolar melhor do que as salas com número maior de estudantes Ou seja eu quero que você
lembre do Seu ensino médio eu pelo menos no meu ensino médio eu tenho mais de 30 anos meu ensino médio era 40 50 alunos por turma sendo que o ideal é de 13 a 17 Olha o absurdo que a gente vive parece que o Brasil pega assim o que que é importante para ter uma educação de qualidade aí a gente pega essa informação e faz o completo oposto e um dado aqui que não tem muito a ver com com o conteúdo exatamente mas que eu achei interessante é que das 100 melhores escolas públicas brasileiras de
Ensino Fundamental 87 estão no estado cearense Tá aí uma informação do da Educação no nordeste enfim vamos seguir adiante aqui toda essa questão de superlotação das turmas a gente precisa entender que é impossível ensinar várias pessoas ao mesmo tempo é impossível porque as pessoas estão em níveis diferentes O ideal seria que cada aluno tivesse um professor particular mas mas isso não existe nemem países de primeiro mundo a questão é que não dá para ser professor necessariamente dá para ser um explicador mas não dá para ensinar de fato tantas pessoas numa mesma sala e o último
ponto que eu acho porque o o bostil Gera pessoas tão burras é porque falta Educação de casa os pais por exemplo acham que é dever do professor dar limites e o professor ele tem que ensinar intelectualmente falando mas socialmente falando questão de respeito hierarquia isso deveria vir dos pais mas não é o que acontece e não tem como um pai dar o que ele não teve por exemplo se um pai não teve educação formal se um pai não teve Educação de de de questão de respeito de hierarquia o que era muito mais comum nas gerações
anteriores não tem como ele passar isso para um filho porque a maioria das famílias aqui no Brasil são desestruturadas são famílias que ou são de pais separados ou são de múltiplos pais né no por exemplo a mãe que teve um relacionamento com vários maridos e teve filhos diferentes ou são famílias que os pais e as mães estão juntos mas que não tem um relacionamento de fato eles se acomodaram a estarem juntos e com isso não conseguem dar o equilíbrio necessário de uma família para que uma criança Cresça com educação Ou pelo menos torna isso muito
mais difícil e o que eu acho mais chocante é que os pais têm o hábito de dar razão ao filho ao invés de concordar com o professor é claro que isso são casos e casos mas aqui onde eu moro eu vejo vários relatos de reuniões de pais e Mestres em que o professor sai como culpado de toda a situação Beleza agora que a gente viu Porque que o brasileiro é tão burro isso na minha opinião você pode ter opiniões diferentes se tiver fale aí nos comentários a gente precisa pensar né O que que a gente
pode fazer para não ser mais um jumento no Brasil e aqui eu quero que você se lave quero que você se limpe de todo o preconceito que você tem para você entender melhor essa parte aqui beleza eu separei em sete tópicos para você ser mais inteligente para você não ser um jumento e eu queria que você avaliasse esses sete tópicos Ah mas sete tópicos é muita coisa se você quiser ser mais inteligente você tem que se comprometer tu não aguenta ver sete tópicos mas fosse um vídeo de zoeirinha de besteirinha tu tava aí assistindo meia
hora então aguenta esses sete tópicos aqui vou passar rápido por eles porque o seu TDH ou seu cérebro de de peixinho dourado não vai aguentar ver o vídeo inteiro ah pelo amor de Deus vamos lá primeiro comece a questionar tudo comece a questionar tudo sua ideologia política Ah mas eu sou de direita é o capitão aqui você tem que começar a questionar sua ideologia política não mas é o papai lule o papai lule vai salvar o Brasil questione a sua ideologia política ah não mas o Pablo Marçal na verdade vai ser o presidente do Brasil
questione tudo questione também as suas crenças tudo que você acredita que acha que faz sentido comece a questionar eu não tô dizendo para que você vire o inverso da sua crença mas comece a se questionar comece a questionar sua religião eu não tô dizendo para você virar teu e se você virar atu não tem problema também mas eu não tô dizendo para você ir pro extremo oposto eu tô dizendo para você começar a questionar sua religião seu pastor seus líderes seus irmãos o que você acredita o que é te ensinado na escola O que é
te ensinado na rua eu quero que você comece a questionar o que eu tô te falando agora eu posso estar falando um monte de merda aqui Você já parou para pensar nisso eu posso estar falando um monte de merda e você tá concordando com tudo começa a questionar isso eu não tô aqui para que você Concorde comigo na verdade nem me importe se você concorda ou discorda o que eu quero é que você comece a se questionar entende eu não tô querendo que você se torne um gado do que eu acredito eu tô querendo só
que você comece a pensar se o que você acredita faz sentido Se acostume a não concordar com nada com nenhuma relig com nenhuma com nenhuma crença com nenhuma ideologia política Se acostume é não concordar comigo se torne um acumulador de ideias e só depois decida o que faz mais sentido o que faz mais sentido para você você precisa questionar tudo porque você acaba acaba virando gado de qualquer influencer de qualquer youtuber de qualquer tiktoker você vê alguma coisa você acha que faz sentido e aí você vira gado acredita naquilo não questiona e logo logo você
mudou toda a sua realidade para uma forma para um lado negativo porque você virou um gado porque você não não pensa por conta própria mas tá vamos pro segundo tópico aqui entenda que a inteligência não vende de estudo isso aqui é é cara isso aqui é surreal inteligência não vem do que você estuda a inteligência vem da prática do estudo você só se torna mais inteligente quando você coloca em prática aquilo que você deveria ter estudado entenda ser inteligente não é sentar a bunda na cadeira e ler um livro por Du TR horas é você
ler 10 minutos de um livre e colocar em prática O que você aprendeu ao invés de focar o seu tempo na teoria aprenda a resolver problemas na vida real é só assim que você se torna inteligente é desenvolvendo habilidades é 10% do tempo estudando 90% do tempo praticando se você quer ser mais inteligente também você precisa começar a ser o mais burro do seu ambiente isso aqui é é algo que mudou a chave da minha vida isso aqui alterou a minha da realidade você nunca pode ser o mais inteligente no ambiente Você tem que se
acostumar a sempre se sentir burro a sempre estar em locais que você sabe muito menos você tem que se cercar de pessoas que mexam negativamente com a sua autoestima intelectual você tem que ter amigos que você vai conversar com esse amigo e você perceba assim caramba eu não sei de nada eu tenho muito a aprender ainda e isso pode ser feito ah sobrevivente mas eu não tenho amigos eu não tenho pessoas com que pessoas mais inteligentes que eu possa interagir E para isso tem vídeo no YouTube você consegue encontrar muitas pessoas mais inteligentes que você
no YouTube você consegue encontrar muitas pessoas mais inteligentes que você nas redes sociais é só questão de você procurar as pessoas corretas o quarto ponto é procurar as fontes de tudo por exemplo eu gosto muito do de vídeos do Leandro carnal do Pondé do cortel e do Cloves de Barros esses quatro historiadores barf todos professores tem coisas aqui que eu não concordo deles tem coisas que eu concordo Mas independente do que eu concordo ou ou do que Eu discordo eu tenho que saber que eles pegam o que eles falam não da cabeça deles mas de
conhecimento antigo principalmente de filósofos gregos então esses professores Eles são repetidores de conhecimento e é isso que um professor é é um repetidor de conhecimento só que aí eu pergunto repetidores de que conhecimento é aí que você tem que procurar as fontes começar a ler por exemplo a filosofia grega e eu sei É um saco pensar na linguagem rebuscada mas começa por alguma obra mais fácil ou por obras que expliquem essas obras mais difíceis para que você tenha acesso às fontes e se torne de fato mais inteligente para se tornar mais inteligente também e fugir
da burrice você tem que entender que inteligência social Vale cara vale muito muito muito mais do que inteligência intelectual você saber ser uma pessoa que que consegue se comunicar que faz relações que tem networking é muito mais interessante do que ser uma pessoa inteligente porque você fazendo os amigos certos se porque você fazendo os amigos certos se aproximando das pessoas certas tendo os contatos certos tudo isso daqui você consegue abrir oportunidades pra sua vida você só vai conseguir ter mais dinheiro sei lá mais mulheres se você quiser mais oportunidades se você ter os contatos certos
se aproximar das pessoas certas fazer os amigos certos mas sobrevivente isso aqui não é interesse eu não vou estar sendo falso porque eu estou me aproximando das pessoas só para saber o que elas podem oferecer para mim claro que é interesse é interesse sim é totalmente interesse e tudo na humanidade foi construído na base do interesse você não precisa ser o bom mocinho que tem relações afetuosas de qualidade porque gosta das pessoas ao seu redor não tudo é interesse você tá me escutando até agora por interesse no que eu tenho a dizer eu gravei esse
vídeo até agora porque eu tenho interesse que você veja entenda tudo é interesse é claro que existem boas intenções no processo eu tô gravando esse vídeo aqui para que você fique bem para que você não sofra no bostil mas ao mesmo tempo eu tô gravando esse vídeo aqui para ganhar dinheiro pelo YouTube entende não não adianta você fingir e querer ser um bom moço cara a vida a realidade exige que você seja safo que você articule com as pessoas corretas para que você se aproxime das pessoas corretas assuma isso quanto antes o sexto ponto é
não tenha medo de falar merda cara todo vídeo que eu que eu trago aqui eu não sei se esse é o quinto sexto ou sétimo vídeo Desse Canal todo vídeo que eu trago aqui depois que eu revejo o vídeo eu falo assim poxa não faz não sei se eu concordo com o que eu disse aqui isso aqui eu tô sendo sincero para você para você ver o nível do quanto eu me sinto burro eu gravo o vídeo eu revejo o vídeo porque eu tenho que editar tenho que cortar as pausas enfim deixar mais dinâmico porque
senão o seu cérebro de de peixinho dourado não aguenta toda vez que eu vejo assim eu penso Poxa eu acho que eu falei uma merda aqui acho que não faz sentido que eu falei aqui só que mesmo teno barreira eu preciso falar o que eu tenho para falar por quê Porque eu tô expondo o meu pensamento aqui nesse canal mesmo que futuramente eu não Concorde com o meu pensamento mesmo que futuramente eu mude de ideia eu tô expondo o meu pensamento aqui nesse canal assumindo que eu posso estar errado em vários pontos você mesmo Enquanto
eu tô falando deve ter notado que eu falei alguma merda aqui que você não concorda e tudo bem só que eu tô acostumado a receber críticas e não levar pro lado pessoal por quê Porque isso porque toda crítica que mesmo em toda crítica mesmo feita com ódio para você te ajuda a refletir e ser menos jumento a ser menos burro é uma questão de você se expor e receber críticas porque é isso que vai te deixar mais inteligente é refletir sobre o que você tá falando e ser menos jumento Mas você só tem a oportunidade
de refletir se alguém te criticar por uma merda que você falou só que eu tô dizendo isso aqui eu preciso deixar algo muito Claro tá deixa eu até criar um tópico aqui não seja não seja um Monarque eu não estou dizendo aqui para você ter falas criminosas Não tô falando aqui para você ser cancelado estou dizendo para que você não tenha medo de expor a sua opinião e por último consuma a cultura de verdade isso aqui é é um daqueles pontos polêmicos né de Ah mas você tá dizendo que existe cultura que é ruim eu
já abordei isso em vídeos anteriores e sim eu acho que tem cultura ruim eu acho que tem cultura lixo eu acho que tem música que não presta para nada eu acho que tem livros que deveriam ser Queimados embora eu concorda que tudo isso exista pela liberdade de expressão mas existem culturas ridículas você tem que começar a consumir músicas que te fazem pensar músicas que te fazem pensar por exemplo tem muitos eu não vou indicar nenhum artista mas tem muitos raps que são críticos e que podem te ajudar a ter uma realidade melhor do bostil muitas
músicas antigas inclusive principalmente da época da ditadura um regime militar não da ditadura principalmente músicas da ditadura podem te dar essa base também você tem que consumir livros que te fazem pensar vídeos que te fazem pensar filmes que te fazem pensar não seja um zumbi das redes sociais não seja aquele cara que fica scroll a tela do seu aparelho o dia inteiro cara Car eu não sou sua mãe eu não sou seu pai Mas pelo amor de Deus tu tá com esse celular aqui vendo meu vídeo o dia inteiro já você não tá cansado de
ser só um espectador da vida dos outros Você não acha que você deveria começar a colocar em prática coisas que vão realmente te fazer deixar de ser um jumento aqui no Brasil mas tá o Brasil tem esperança de ter um que ir maior no futuro o Brasil tem esperança de se tornar um Brasil um país desenvolvido das pessoas serem felizes da educação ser de extrema qualidade de tudo dar certo de unicórnios virem pintar a rua de cor de-rosa e abraçar crianças Provavelmente tem Provavelmente tem chance do Brasil melhorar né muita coisa embora seja ruim tem
melhorar e isso melhorado não por causa de um governo de outro mas pela progressão mesmo dos anos e de investimentos que são feitos de forma ruim mas são feitos mas eu não acredito eu não consigo levar a sério isso aqui se você olhar pelos dados é possível que o Brasil melhore muito a educação que a gente tem hoje é muito melhor do que a educação que nossos avós tiveram por exemplo mas eu não consigo acreditar que as coisas fiquem melhor aqui é infelizmente é um canal completamente fatalista Mas essa é minha opinião tá tu não
precisa concordar com nada não o ensino ele não funciona eu acredito nisso tá que não funciona de propósito a educação é ruim de propósito tudo é uma bosta de propósito porque para cada uma pessoa inteligente tem 100 burras isso aqui é um projeto de poder a educação ser um lixo é um projeto pro povo brasileiro sair dessa Matrix é o que te ajuda a ter uma vida melhor você sair dessa Matrix de só ficar nessa educação ruim nessa educação meia boca e a internet te ajuda nisso Mas ou você sai dessa Matrix vencendo o jogo
aqui no Brasil que é ganhando dinheiro aqui no Brasil que é o meu propósito com esse canal e com diversos outros projetos que eu tenho ou indo para outro país pode ser uma saída para você também e claro é que isso aqui vai depender da sua realidade de você saber outro idioma mas enfim eu acredito de verdade que a educação no Brasil e todas as outras coisas são lixo de propósito de propósito simplesmente para ferrar com a vida do brasileiro e as pessoas que estão no poder com continuarem no poder e aí você se pergunta
mas como é que eu posso não ser infectado pela burrice no bostil eu não consigo eu eu sinto meu que diminuindo a cada segundo por causa da internet como é que eu faço a minha recomendação é que você se inscreva nesse canal e Ative o sino de notificações por quê Porque todos os dias eu tenho te ensinado aqui estratégias para você sobreviver no bostil se você quiser saber que estratégias são essas veja os vídeos anteriores e se inscreva nesse canal ativando o sino de notificações beleza é isso que eu tenho para falar para você eu
não quero que você tenha um QI de temperatura ambiente eu quero que você seja um cara ou uma mina inteligente eu não quero que você tenha 83 pontos de QI eu quero que você seja inteligente aqui no Brasil mas para isso eu não posso tratar você com florzinha com carinhozinho eu tenho que falar sério com você beleza mais uma vez essa essa minha linguagem aqui não é eu me achando melhor do que você pelo contrário eu acho que você é muito mais inteligente muito mais capaz do que eu a única diferença é que eu tô
me expondo aqui enquanto você não tá expressando a sua opinião como deveria a gente se vê no próximo conteúdo um forte abraço