Use o cupom CTRC e garanta os melhores preços e descontos na melhor marca de roupas que é Alfacu. Corre no site agora. Bora melhorar essa vestimenta, ficar no cheio.
>> Ah, titio, hoje você tá contido, hein? >> Hoje você tá contido no seu pratinho. >> Ah, tô comendo bem.
Uma fechada >> clássico. Pãozinho, ovos, pouquinho de manteiga ali, pouco de fruta. Uma >> alimentação leve.
Vou fazer cardio hoje, Maurício. >> Galera tá preocupada com você. Você viu?
Ó, >> pô, não é pr se preocupar não. Preocupa com você. >> Não, não, não.
Tô, não tô passando mal assim, cara. Calma. Vamos examinar e ver o que tem.
Depois a gente tira a conclusão. Criar a situação de pânico. Não é do pânico, mas a galera se preocupa.
Se preocupar tranquil foi isso para ver os comentários, mas tudo bem. Rata, a galera tá preocupada com a saúde do Ju. O J parece que tá preocupado também porque a comida dele aí tá boa.
Um sal aqui. >> Melhorou, né? Aqui, ó.
>> Melhorou, né? >> Tá mais bonito, o Jan Melhor do que o panetone da semana passada, não é verdade? Que que você pegou a sa?
>> Pão de queijo. Eu só como pão de queijo quando tem pão de queijo na buffê. Uma uma torrada de pão.
>> Já peguei, irmão. Obrigado. >> Um pão torrado aqui.
Ovos e fruta. Não tô comendo ovo. Regularmente baixar um pouco o consumo de gordura saturada, mas hoje tinha outra fon de proteína, então vaiou.
Aí já que euou já pegando pedacinho de pão de queijo também. >> Legal que você trouxe até um câmera hoje para registrar mais uma derrota. >> Hoje você tá ferrado, Gab.
Hoje você não tem carro com vantagem carro >> da outra da outra tinha >> não. Que o meu carro tava com sabor remap, né? Era só sabor remap, >> mas o meu não tinha remap remap inverso.
>> O meu tava tirando potência do carro. Hoje eu vou acabar com essa historinha que Audi Q8 é igual a Lamborghini. Hoje você vai tomar uma surra que o povo vai falar assim: "Caramba, essa história aí, quem foi que inventou?
" >> Sabor Lamborghini também. >> Bom, >> sales, sales. >> Existe uma coisa legal, dizem que a urus é uma RSQ8 disfarçada.
Vamos ver >> agora com o pé dele, ó. >> Não, não. >> Agora com o pé dele.
Como se eu fosse piloto, entendeu? >> Não, não. >> Os dois caras, ele tá achando que eu tô no autódrama há anos.
O seu carro tem modo de direção esportiva, etc. Tem acho que é só o seu que tem. >> Não, mas quantos quantos modos tem de tipo assim?
>> Três. >> Três. Ah, então deve realmente ser a mesma coisa.
>> O seu também é três. >> É, não, o meu tem três que sobe potência, né? O outro só deixa mais alto.
>> S1, S2, S3. >> Ah, então é a mesma coisa. >> Pergunta boa.
>> Pedir ajuda pro nosso amigo, né? Pergunta mesmo. >> Seguros versus RS Q8 >> Q8.
Diferenças >> Q8 RS. Pergun dizer direto se os dois tem o mesmo motor. Vamos ver a diferença no motor.
Direto ao ponto. Lamborghini V8 4. 0, 650 de potência de cavalo.
Velocidade máxima 305. Zero a senha 3. 6.
É mesmo motor V8 da K8 da RSQ8. mesmo motor. A potência tem 50 cavalos a menos, é 600 x 650.
O torque é 80 kg. O meu é 86. O 08 do seu é 3.
8. O meu é 3. 6.
>> Mas será que isso é configuração? É motor? >> Motor.
Motor >> não. Ah, configuração do motor. >> Ah, não sei.
Pode ser peso configuração da fábrica, né? É. >> É.
Não, >> o motor se configura, né? Aí, >> você sabe que a galera talvez não saiba, mas tem ser engraçado, tem modelo, tem o mesmo motor. A fábrica configura ele para ficar mais fraco, só para vender o outro como mais caro.
>> É, e é o que exatamente? Mesmo motor, >> não, o motor é o mesmo. Ele tem escrito aqui mesmo bloco de motor.
Aí o que você falou teste certo, porque ele diz aqui, ó, apesar de ser o mesmo motor, as diferenças são pressão de turbo maior no usuro, >> configuração, >> mapeamento mais agressivo, que é o que você falou, ajuste eletrônico, né? Escape mais livre e tem uma estratégia de torque mais esportiva. E sei para que eu fui ler isso aqui?
Se eu perder vai ficar indo mais vergonhoso. Você não vai nem colocar a diferença do seu peso do Júlio. >> É, >> então >> aí é verdade, o peso 90, ele pesa 150.
Então >> metade da vantagem foi embora. >> Eu acho que ali vai ser o delay do do piloto, né? E a gente tem um correndo por fora.
Aí o Fernando tá chegando com a >> com a X6 dele. >> Ah, legal. >> M competition.
M competition, que também é nessa casa aí, velho. >> O meu X6M competition. Coloca aí.
>> Coloca X6 M competitiv. A M competitiv já é para cá já. 24 para cá.
>> Que também é uma biturbo. >> Aí esses três, a sua, a M Competition e a Urus, dá para fazer uma brincadeira bem legal. >> Motor V8 4.
4. 8 cilindros, torque 625, potência 625 cavalos, torque 76, tá na briga ali, >> 0 a 100, 3. 8, >> ao mesmo tempo que a minha, >> mesmo tempo.
A briga é boa, inclusive pra galera decidir questão de investimento, né? Porque o concorrente da RSQ8 é a M Competition, >> concorrente, >> concorrente, >> que é o concorrente da Cai Turbo, >> que é o concorrente da Urus. Não, aí a Urus é outro quamar.
Assim, a concorrência assim, concorrência mesmo é M Competition, RSQ8 e Porsche Cen Turbo. Essas três concorrentes. >> Como é que pode um pão francês, uns 150 g de ovos, mais ou menos e uma porção de frutas?
E eu não bebi nada. Ficar R$ 80, gente. Meu Deus do céu, velho.
O café da manhã é mais caro do mundo, velho. R$ 80. E a cupom fiscal, ela quer me entregar.
Entrega o pão fiscal aqui, filho. >> Ó, o meu café da manhã com o do >> deu R$ 210 o meu café da manhã e do J. Eu comi dois pãezinhos de queijo, uma porção de ovos, uma porção pequena de frutas e um pão francês.
80 con. Cara, se tirasse aquele preto do capô, ia ficar menos pior. Ah, >> o preto do capô é naquela vez lá, quando eu peguei esse carro, ele não tinha, quando ele me mostrou o carro, não tinha o capo preto, só tava no laranja, porque o cara não tinha tiro tempo.
Eu falei para ele, falei assim: "Cara, deixa o capô amarelo". Sei, >> é que tirou a sensualidade do carro, né? Chegou a tá parecendo um carrinho de brinquedo.
>> Parecendo carrinho de brinquedo. >> Tirou aquela coisa, >> você pega Lamborghini Urus, cara. É um carro sensual, né, cara?
Que te conquista assim, você olha e fala assim: "Nossa, que carro! Deixou ela assim, não é uma Urus? É top, é do caramba.
Não tá, não é feio, pelo amor de Deus. Só que, cara, ela no clássico, eu acho que ela fica mais, sabe, sensual. A palavra é sensual.
Carro tem sua sensualidade. O Renato falar a palavra certa. E aí, Mohamed?
>> Esse aqui é aurus sabor Lamborghini. Aurus, quer dizer, é. E aqui é a Urus original.
>> É, esse aí é o Sabor Vitória. >> E esse aqui é o piloto que vai tomar um pau na pista agora. >> Ali, aqui é o sabor.
Vou ganhar aqui. É, ganhei. >> Nós estamos no Autódromo Aldeia da Serra.
>> Cartódromo. >> Cartódromo. >> Cartódromo.
>> Cartódromo. Aldeia da Serra. Aqui Barueri.
>> Barueri do lado de casa. >> Já viemos aqui. >> Já viemos aqui o outro vídeo que galera vocês devem ter curtido muito.
Com alemão >> entreg race. Ricardinho. >> Foi bom, foi bom, foi bom, velho.
>> Foi muito bom. >> Alemão da caravan que tá sumido, hein, alemão. Salve para você.
>> Você deu um pau. Ó, tá vendo o o cois é tão perdido, velho. O Sos é tão perdido que ele não chegou de lá para cá ainda.
>> Caraca, velho. Ele não chegou. Pelo amor de Deus.
Ente, o carro melhor é o dele e ele ainda não conseguiu nem chegar. >> Vamos ver, né? A gente vai ter a oportunidade de ver que que você acha.
Ô, será que a gente tem um piloto aí, cara? Tinha que ter um piloto aí. >> Tem, mas o, o Rodrigo falou que tem um piloto aqui.
>> Cara, explicar pra galera que o Ricardinho CF não estará nesse vídeo, gente. Ele organizou tudo isso. Tá preso no Panamá, velho.
>> Tadinho. >> Ricardinho não conseguinho >> tá preso no Panamá. Vou atrasado.
E a gente tinha que horário aqui, né? Aqui é no horário, então temos que gravar, não tem muito o que fazer. >> É, antes, antes da gente fazer a disputa do carro de vocês, o professor quer dar uma aula de drift para vocês.
>> Top. >> Vai ser na BM. >> Não, no próprio arrumado ali.
>> Eu quero entender como é que é as técnicas de drift. >> Tô achando que era 320 que a gente ia fazer drift, >> mas acho que não dá para fazer aberta, né, velho? >> Não, mas se desse para fazer, tranquilo.
Mas >> você faria? Eu não faria não o meu carro. Não, >> não vai moer.
O meu carro não embreagem mó não não não é só pneu. Caraca. >> Eu acho que o Júlio não vai fazer por um motivo técnico.
>> Qual motivo? >> Não vai caber no carro. Não vai caber.
>> Ali o carro é pequenininho. >> Será que ele não cabe, filho? >> É concha, né?
>> É um 370 Z aquele ali. >> É. >> E outra, o o volante do lado direito lá, viu, Juninho?
>> Eita. Esse é do volante de lado direito. Ih, rapaz, já passei um pissí.
Oi. >> Já, >> já. >> Ai, ai, ai.
Hein? >> Você já fez aula de drift uma vez, né, J? >> Eu fiz de kart, cara.
>> Ah, mas era cart. >> Kart, cara. Para.
>> Inclusive, a gente também tem drift card >> aqui. >> É, a gente vai trazer >> aí. É legal.
Aí é o Mario Kart. >> A gente tem um espaço lá, negócio de cartão. Cartão 100%.
Ó >> ele querendo botar medo nos outros, velho. Ah, não. Botou no m >> Ai, coloquei no modo corça para chegar.
Ai mudei >> perí. É que agora chegou um carro, né? O resto é só umas perua.
>> Não, não. Agora chegou um carro. >> Agora chegou um carro.
Agora chegou um queijo. >> Chegou um pedaço de sheder. Ele uniu carro de cimento.
Ficou no bem. >> A jaquetinha da cimentar. >> É um funcionário padrão, velho.
>> Pensa num funcionário padrão, velho. >> Tem que honrar meu salário, né, cara? >> Tá certíssimo.
>> Tem que honrar meu salário. >> Tá certíssimo. >> Eu sou um cara que visto a camisa.
Vesti a camisa da impressa. >> Chegou o Kiko com a bola quadrada. >> Quero só ver como é que vai ser esse jogo.
>> A gente tá no autódromo aqui. Tem que ter um carro pelo menos, né? Autódromo.
>> Cartódromo. Tem que ter um carro pelo menos, né? Tem que ter um carro.
Tem que ter caródromo sabor. É um cartódromo sabor autódromo, >> entendeu? >> Legal.
>> Saborutó. >> Você sabe que para acelerar no cartó tem que ter braço, hein, Luiz? >> É.
>> É. Aí, >> eu acho que eu eu acho que ele tá, ó, eu passei direto, né? Eu subi sem querer agora.
>> É, percebi. A gente achou que você ia para fazer retorno de adema. >> Não, não, eu subi, né?
Daí eu lembrei que tem um posto de gasolina ali. Eu falei: "Caralho, na última vez eu parei no posto, >> o meu ex parou no posto, ele falou: "É aqui". Eu falei: "Não, não é aqui".
>> Eu parei no posto que eu fiz lá em cima também. >> Eu enchi o tanque da targa, velho. Botei no talo assim, eu devia ter deixado vazio que deu a vantagem aqui, né?
>> Foi aí que você perdeu. >> Foi aí, [ __ ] Claro que foi. Aí eu falei no vídeo, >> foi o tanque, >> foi o tanque.
>> Um segundo foi o tanque. >> O bonezinho da Lamborghini, velho. É o Kiko em poa quadrada.
>> É o Kiko em pessoa. Só faltou dona Florinda. >> Não >> mandar ele jogar, né?
>> Tá 28º, mas o Adibe F pediu para você colocar a jaqueta. Põe a jaqueta. >> Senão não vai pingar o salário.
>> Vai pegar gripe a jaqueta, viu? Ó, tá 28º, mas se não botar a jaqueta da cimédia, o salário não vai pingar, hein? Jaqueta tão pesada, velho, que capaz de se você deixar no carro vai dar diferença na velocidade, viu?
A jaqueta pesada do [ __ ] >> O carro faz a curva já canta do pneu. Já >> já fez drift já. Vai fazer tr.
>> Chegou, >> chegou grande filo, >> [ __ ] >> Chegou, chegou, chegou, >> chegou igual o Batman ou 00. >> Chegou. E aí, bora dar de drift ou não?
>> Beleza. >> Beleza. Tá tranquilão.
B >> demais. >> Bom, >> Renato, >> senhor, >> diz para mim uma coisa. >> Como que você tá?
>> Prazer te conhecer. >> Seu nome é >> Rodrigo. >> Rodrigão.
>> Prazer, Rodrigão. Beleza. >> Ah, você já falei, né?
Beleza. >> Qual o grande segredo do drift? Cara, o segredo é aprender o peso do carro e trabalhar o balanço.
Esse é o segredo. Não é freio de mão, não é nada do que a galera acha. Pneu velho, pneu careca, não é pneu novo, pneu bom.
E saber trabalhar o peso do carro. A gente faz aldeia da aldeia da serra inteira só no balanço, só no volante. Aqui, ó.
Você vão perceber que >> mesma aceleração o tempo inteiro, >> mais ou menos. Tem hora que a gente tira o pé do acelerador, pesa no pé do freio, mata na embreagem, o carro escorrega, você volta a acelerar. Então é essa dinâmica que a gente vem trabalhando juntamente com o peso do carro.
Então uma combinação de direção com aceleração. >> Existe carros, por exemplo, que que é óbvio que são apropriados para drift. Existem carros que você nunca pode fazer uma brincadeira dessa?
>> Cara, tem carros que são bem perigosos, né? Foi o que eu tava falando com o João da Pixal ali. O Mustang, o Camaro são carros que são muscle cars, então tem muito torque.
O V8 é muito grande, ele é um carro que ele não é previsível. Então, se tu pega, cara, e sai acelerando do nada, o carro vai sair de legal. Se você souber que você tá fazendo, beleza, mas do nada o cara, o carro pode apontar para outro lado, você i, você não sabe para onde você vai, aí você vira passageiro.
Então tem carros que são mais difíceis. Todos os carros você consegue fazer drift. Se conseg, se quiser pegar, pô, tem gente que pega esse UV, tração traseira nos Estados Unidos, faz drift, você faz, pô, X3M faz drift pr caramba.
Carro é animal de andar, mas tem aquela dificuldade, cada carro tem o seu limite. O carro mais fácil da vida para aprender a fazer drift é 350Z. >> Por que que o 350, o 370 ele é o mais famoso para drift?
Pelo peso, pelo motor, >> resistência. >> Resistência, >> tá? A primeira coisa é o setup de suspensão do carro que é original de fábrica, é incrível.
Câmbio é incrível. Cardan vem Cardã de carbono original. Esse carro, o carro é 2003, vem com card já muito bom e ele é um carro que ele é muito fácil, ele é muito robusto, então você consegue andar, andar, andar, andar, andar e o carro não vai te dar dor de cabeça, porque no drift é de fato um limite, né?
É o limite de tudo, adição, tudo sofre muito. >> Então >> o que mais deteriora, deteriora assim num carro de drift, que mais dá manutenção? >> Depende do chassi.
Num 350Z, por exemplo, é caixa de direção vai sofrer um pouco, porque a gente sempre trabalha a caixa de direção no limite, então a bomba de direção sofre muito. Então, a gente coloca um radiador de óleo de direção, >> caramba, >> para refrigerar, >> é refrigerar, óleo de câmbio, a mesma coisa. Então, o principal é radiador, né?
No caso, se tu for pegar uma BMW, uma E36, normalmente vai dar trinca de chassi. O chassi do carro é mais mole, é mais frágil, então ele trinca o chassi, mas você tem que vir fazendo reforço e tudo mais. Cada carro tem sua particularidade e outra sua história também, né?
São carros velhos, então >> dificilmente você vai pegar um carro. Carro que ano? >> 2003.
>> 2003? >> É >> igual do Celsa. Você foi na garagem?
>> É igual do Celsa. >> Igual do Celsa. >> Esse carro eu trouxe ele do Japão.
Eu comprei no leilão do Japão. >> Comprou no leilão. Você trouxe de lá, cara?
>> E ele, eu vi ele é do lado direito ali, né? >> É por isso. >> No lado direito ali, né?
>> Esse carro veio do Japão. Porque >> tem canal no YouTube. >> Tenho só Instagram da R Trek.
Caramba, tem que montar um canal no YouTube, velho. >> Aí, eu, cara, acabei trazendo esse carro de lá porque hoje em dia no Brasil só vieram 225 carros desse emplacado pela Nissan na época. E hoje em dia você tem metade rodando, metade já virou de drift, metade já virou sucata.
E no Japão a gente encontra muito carro bom ainda >> por um preço mais acessível do que no Brasil. Então você trazer um carro de lá é mais barato do que tu comprar um carro. >> Esse carro chegou aqui por quanto >> cara?
150. 000 >> cara, bom preço. >> Só que no Brasil custa 300.
Dificuldade, >> mas como consegue fazer a importação se ele ainda não tem o 30 anos? >> Ele tem a carta, ele tem a carta de exposição e eventos. >> Ah, então você não pode na rua rua, >> se você quiser arruma um para você, cara.
>> O quê? >> Carro para fazer é um ser um carro que você tira ele daqui, você tira ele na na plataforma e leva embora. >> Carretinha é carro de dentro, >> carro de exposição e evento.
Exato. >> É um carro para andar na pista. Só que a documentação dele é toda em dia, a importação.
Então, ah, pô, em 203 eu consigo legalizar ele como um carro clássico que sai com placa preta. Até lá eu acho que ele não vai, >> você tem que trocar direção de lado. >> A direção não tem que trocar de lado >> original, porque você não pode tirar.
>> Isso é legal, >> tipo o tom clássico do carro. >> Então ele vai vai manter aquela parte em tese original. >> Uma pessoa é capaz de uma aula contigo fazer algum movimento de drift?
>> Em 4 horas o aluno sai daqui fazendo drift. >> 4 horas ele sai fazendo drift. Sai daqui fazendo vídeo.
>> Se for em 5 minutos, >> 5 minutos, a pessoa, ele vai aprender a fazer o zerinho. >> Ah, a primeira manobra, né? >> Uma pergunta para você.
Você é um cara que que ama carro, apaixonado por carro, estuda carro, um piloto de dívida, um cara, você acredita que a Lamborghini Urus e a RSQ8 é tudo farinha do mesmo saco? >> Acredito. >> A gente vai descobrir isso hoje, entendeu?
>> É, aí tem que fazer o teste, né? Tem que pôr na reta, na na pista, >> apontando a curva, volta rápida a ver que que é mais rápido também, né? Porque tem vários quesitos de ser bom ou ser ruim, né?
>> É. Já, você já fez drift no Mauros? >> Não >> vai fazer hoje.
>> Hoje é o dia. >> Deixa eu ligar o preto por seguro aqui. >> Quer dizer, é melhor não ligar.
É, quer dizer, é melhor >> liga >> mas calma. O Luiz é patrocinado da Michelan, então ele tem pneu. >> É, ó, o carro é da Cimed, tá tranquilo.
>> É verdade. Ele, >> só que lá não veio de remédio para uros, não. Pode ficar tranquilo.
>> Só que o problema é que ele é cotista. Para fazer a drift, ele vai ter que perguntar pros outros cotistas. Pode, >> você, posso.
>> São quatro, são quatro sócios. >> Hoje tá no meu dia, então. >> Hoje é o seu dia.
>> Dá para usar. >> Pode usar como quiser. >> Vou fazer um pedido para você.
>> Manda. >> Eh, colocar o Mauricião dentro do carro. e você explicar algumas técnicas pra galera entender por iso, algumas técnicas do drift, como vira a embreagem e tudo mais.
Uma coisa bem tutorial ali pra galera entender como é que é a mente de um piloto de drift. >> Beleza? Aí o próximo passo vai ser o seguinte, como a gente tá com curto tempo, >> eu vou desafiar você a gente pegar e fazer, conseguir fazer o zerinho e entrar em uma curva pelo menos para você conseguir tentar jogar de lado.
>> Posso falar para dar certou a bola? Não, eu vou te falar. >> Ele tocou pro Júlio.
>> Não, assim nem posso falar. Dificilmente eu vou conseguir. O Júlio já é mais agressivo.
Eu dificilmente vou conseguir porque eu sou um cara muito prudente de carro. Muito prudente. >> Mas fala é a técnica.
>> Eu sou bem usando no carro. O Júlio já é mais louco. >> Aqui é o lugar da prudência.
Lugar mais prudente >> não tem. Mas é a cabeça, né? Problema é a cabeça de um cara prudente, entendeu?
A cabeça do cara. A gente pode tentar. Eu >> se for no Nissan eu tento.
>> Hã? >> Se for nesse aqui, eu tento. >> Mas é no Nissan.
Não, eu vou tentar, mas eu acho que não vai dar certo. Mas vamos tentar. >> Ó, galera, vamos lá.
Primeiro passo para você aprender sobre um carro de drift é como ele funciona. Esse barulho que fez aqui do pneu cantando é porque a gente tem um diferencial blocado. Significa que as duas rodas traseiras giram na mesma velocidade >> o tempo todo.
>> O tempo todo. Por quê? Se você for ver uma curva, a parte de dentro é mais curta do que a de fora.
A parte de fora é a parte mais longa. Então a roda nunca gira na mesma velocidade. >> Entendi.
Entendi. >> Tá. Então, no carro de drift a gente já tem essa diferença, ó.
Se eu acelero, ele já quer escorregar a traseira, porque eu a traseira é blocada, >> já tá junto. >> Primeira coisa, >> Segunda coisa, é o seguinte, muita gente acha que freio de mão é obrigatório. Freio de mão é um extra, é um plus, não é obrigatório, mas é um item muito bom para quando você já evolui no nível, >> certo?
>> Segunda coisa, terceira coisa, na real, kit ângulo. O carro de drift, ele estça mais do que um carro normal. Esse carro, por ser da escola não tem kit ângulo, porque o aluno já aprende na base no mais difícil.
O kit ângulo vai te ajudar a salvar para não rodar muito. Parte mais importante do carro de drift, suspensão e geometria. Geometria é o alinhamento.
Então a gente não usa mesmo alinhamento de rua, a gente usa um alinhamento um pouco mais agressivo para fazer o volante voltar na sua mão com mais facilidade. Exatamente. >> Mais facilidade.
>> Bom, Renato, ô Mauricão, a gente vai fazer uma volta agora. Eu vou eu vou falando exatamente o que eu estou fazendo, tá? Para vocês entenderem.
Primeira coisa, na aula de drift, a gente começa no Zeninho. Então, a gente posiciona o carro, solta o embreagem de uma vez, acelera, solta o volante, mantém, sempre olhando aonde você está passando, tá? E depois você olha as marcações no chão para ver se você passou no lugar certo.
>> Entendi. Para você ver se você ficou sempre no mesmo eixo. >> Exato.
Porque no drift a avaliação é por onde você passa. >> Entendi. >> E é assim que o juiz julga a sua volta no drift.
>> Entendi. Na marcação do chão. >> Exato.
É na real que a gente tem umas outside zones que são umas umas caixas no chão. A gente tem que passar com a traseira nas caixas. Quando você faz o traçado e você olha onde você passou, você tá tendo noção se estaria certo ou errado >> no traçado.
>> Logo após o zerinho, a gente aprende o oito. Zerinho para um lado, zerinho pro outro. O oito serve pra gente aprender a transição.
A transição é o ato de você emendar uma curva no drift. Na outra, >> na outra. >> Exatamente.
>> Entendi. >> Depois a gente vai abraçado. Passa um pouquinho atrás do muro.
เฮ Qu Tudo isso virá uma volta. Cara, é muito rápida a volta. >> É muito rápido.
Muito rápida. >> É impressionante isso. E aí no meio tempo você julga a questão de você passar perto, seu mais rápido.
>> Vamos lá. No campeonato a gente tem três avaliações, três critérios, que é linha, estilo e ângulo. Linha é a linha que você faz, se você tá passando dentro das box.
Estilo é o como você anda, se você tem uma volta fluida ou uma volta quadrada. E a linha estilo e o ângulo. E o ângulo é o quanto você angula, que quer dizer que você tá com o carro o mais de lado possível.
>> E no campeonato são duas voltas, é o líder e o chaser. O chaser é o perseguidor. Então quem manda na volta é o líder.
O chaser tem só mimicar >> o perseguidor. E são duas voltas, sendo que vai o líder primeiro, Chaser, depois troca o lado e aí assim o juiz, os três jurados avaliam quem fez a melhor volta. >> Muito louco.
>> Você tava com o carro na mão, velho. É incrível quando a gente percebe que o carro tá na tua mão. >> Fácil, né?
Hora de fazer cada detalhe assim, a gente percebe que o carro tá na tua mão, você não perdeu o controle do carro uma vez, >> Renatão, e o segredo do drift é ele ser leve. Então, se você pega de dentro do carro, você vê soltando o volante, >> ele solta o volante aí ele pega, segura >> pro outro. Então esse é o segredo do drift, para não ficar aquela coisa quadrada, engessada.
Quando tu vê um cara jogando de lado, bate no na seta, bate no limpavidro e o carro se assai, você fala: "Meu Deus, se perdeu". Tá batendo palma. >> Tá batendo palma.
>> Tá batendo palma. Cara, muito louco. Ô tio, ele simplesmente solta o volante.
>> Solta o volante. >> Aí o carro vai, aí você fala: "Ah, não, agora ele tá de boa, ele vai segurar". Ele acelera e vai pro outro lado: "Ah, não, para, velho.
Muito louco, tio. Muito louco, >> cara. >> Eu achei que ia ficar com medo.
Não fiquei não, né, >> Julião? >> Sabe por não? Porque manja, velho.
Vamos dar uma volta. >> Ficou legal as imagens, >> [ __ ] Do de dentro ficou é difícil você manter. Coloca lá no sorte.
Mano, ele tem um carro muito na mão, cara. >> Muito na mão, velho. O bicho tem um carro na mão.
A gente tá aqui assistindo, a gente percebe nitidamente que o carro tá na mão. Enquanto eu tô falando aqui, ó, você tá vendo as imagens, vai me falar que esse cara não tá com carro na mão. >> Olha a curva que ele tá fazendo.
E é mais louco, daqui a pouco você vai ver, eles vão entrar na a sensação daqui é que ele perdeu o controle do carro. Ele não perdeu, velho. >> Ele ele tá mostrando pro Júlio alguma coisa.
Bora, [ __ ] Uh, mano, [ __ ] velho. Tô ali tentando ligar ali no >> Tá de boa. >> Tô 100%, eu tô me ligando ali.
Tô, tô na aula aqui. Bem, tá beleza. Que que você tomou de café da manhã, Julião?
>> Não comi. >> Tá, mas >> tá de boa. Por enquanto eu tô zerado.
Eu te aviso qualquer coisa. >> Nossa Senhora. [ __ ] mano.
>> Que boa. >> Caraca, velho. Pé socado, velho.
[ __ ] velho. [ __ ] mano. [ __ ] [ __ ] velho.
O carro desliza na sua mão, mano. Impressionante. >> Ih, ferveu.
>> Quanto tempo você faz isso, velho? >> Perveu, hein, J? >> Peru.
>> Aham. >> Normal, cara. Eu ando há se anos.
>> Se anos. 6 anos. Eu comecei a focar mesmo de fato, eh, de uns três anos para cá, tá?
Porque foi quando o momento, porque a Ring Trek, minha empresa, eu ter uma empresa de eventos, eu comecei a fazer campeonato paul de drift e tal. No começo a gente começou com track day junto, >> então eu andava em circuito, eu tinha um Evo de corrida, andava em Interlagos, tal e a gente fazia evento de trackday também. Quando eu comecei a olhar o Oceano Azul, que era o drift, eu falei: "Cara, isso é um esporte que vai crescer muito no Brasil".
Aí eu comecei a focar só no esporte porque era o que as marcas queriam. Tipo, exemplo, os patrocinadores que eu tenho hoje em dia querem o drift. Então, cara, foi um momento que a gente virou a chave e falou: "Não, é só o drift que a gente quer, que é o que o público quer", entendeu?
Então, cara, foquei nisso e aí começou a aparecer muita oportunidade de dar aula, que muita gente começou a falar: "Cara, eu quero aprender, eu quero aprender, eu quero aprender, eu quero aprender". E tu não tem uma escola de drift no Brasil que você senta, anda e só se diverte. Você chega com um carro de vai, um carro de R$ 200.
000, pronto, com pneu, borracharia, combust, tudo pronto, tudo pronto, entendeu? Aqui é zero preocupação. Você senta no carro e aprende a andar de drift.
Você não tem que aprender a virar mecânico. O mecânico é o carinha lá que tá na oficina. >> Que aula.
Eu volto, eu volto >> quente >> normal. A gente fez uma volta bem quente e esse carro não tem reservatório expansivo e aí o expansivo dele às vezes é saiu pelo expansivo de fato. Tá tranquilo, tá beleza.
>> O quê? >> Ele só transpirou pelo expansivo. >> Você percebeu isso?
>> É, eu comecei a sentir o cheiro. Aí eu falei, Julião, esquentou. Aí saiu a fumaça.
>> Só que assim, se você vê ele lá dentro, ele tá descendo o pé, velho. Mas tá no talo, no talo. No >> talo ali o tempo todo.
O tempo todo no talo, acelerador, velho. >> E aquela coisa, é o Z, ele é um carro muito bom para prender, para escola e tudo mais, mas quando você fala em andar rápido, não pode dar brecha, porque um um momento que você perde o acelerador, você cai a rotação e perde o torque. Então eu fico o tempo inteiro pr aí você consegue acertar de uma curva pra outra batendo nas pontas que você deve pr conseguir acertar o traçado todo.
Caramba, cara. >> Não, e ele tem muita manha, velho. O carro vai seisando parece que ele tá preso num trilho.
>> A sensação que eu tenho é que tem um trilho >> central e ele tá preso porque é ele ele gira o volante com uma delicadeza que não parece que é ele que tá controlando, né, cara? Parece que tá indo, >> como de Júlio diz, parece ter um trilho. >> Parece que é um Parece que é um videogame.
>> Parece um videogame. >> Muito [ __ ] velho. >> Muito legal, né?
>> Muito parabéns, velho. Você é louco. Parabéns.
>> E aí, Renatão? Bora lá. >> Vou tentar dar fazer o zerinho lá agora.
>> Vamos embora. >> Vamos embora. Deixar ela tirar um pouquinho mais.
>> Volta. Vou te levar para dar uma volta corre. >> Você viu, né?
Eu indo pro outro lado. Você sabe que a última vez que eu dirigi um carro >> desse? Não, não, não.
Desse >> é foi o do Celso. Quase que eu peguei o carro do lado, né? >> Vi o bord.
Eu vi o bord. >> Quase. O Celson ficou louco.
>> Não, aquelas gravações do lado direito. >> Cosa do cinto aí? >> E vira ele pra sua boca aí.
>> Não, o Celso é maluco. Outro dia ele me ligou: "Ô, vai fazer o que sábado à noite? " Falei: "Cara, vou juntar com a minha namorada, né?
Não, vou ter gravação em Campinas porque você dirige 400Z lá. Falei: "Tá bom". Foi eu, ele, o Ricardinho e a Flavinha.
Aí começamos a andar lá na rua. Aí tinha fizemos o drift na rua que a polícia pechou a via rolê. >> Aí a gente foi e fez aquele a eu falei: "Cé, só você para m fazer o convite.
" >> Só, mano. Mas é aleatório demais. Eu vou te passar o beaba básico.
Tu vai pegar para fazer o zerinho. >> Poder fazer o zerinho. Beleza.
>> Tu lembra que eu te falei do freio de mão? Hã? Nenhum momento.
Sem freio de mão. >> Sem freio de mão. Nenhum momento.
Você não usa o freio de mão? Caramba, velho. >> Só para emparelhar.
>> Olha que louco. Aqui eu vou usar bem de lexar. Você tá maluco, velho.
>> Monstro demais, velho. >> Monstro demais. Mas posso falar, >> dá mais medo do lado de fora do que dentro.
>> Posso falar? Isso que eu ia falar é mais assustador do lado de fora e do lado de dentro. Sabe por quê?
As todas as vezes que eu olhei para você, a sensação que eu tive era o seguinte: irmão, tô aqui, tô bem, >> tô seguro, >> tô seguro. >> E isso é uma coisa engraçada, até porque se você andar num carro de drift >> todo sem interna, esse carro tem ar condicionado, Renato, a gente põe o ar. Então, tipo, se você anda num carro de drift todo recortado, gaiola, tal, adrenalina é outra, já é adrenalina antes.
Fala assim: >> "Iso aqui foi pego, isso aqui foi feito pr para quebrar, para bater. " >> É, você falar: "Cara, isso daqui vai me matar a qualquer momento". É tipo isso >> aí quando a gente senta num carro que, pô, o carro, ó, tem arzinho aqui, ó, gostosinho.
É um carro. É um carro, >> é um carro. É um carro.
>> Então, quando a gente senta no carro, você fica muito mais tranquilo. E aí, quando você vê o traçado também, pô, tá soltando a mão, tá livre, tá leve, o carro não balança, não pega grama, >> não pega grama, não balança. Você não se embananou aqui, você não bateu no limpador, >> você viu, né?
Sem bater >> é, você não bateu no limpador. Você tava brincando aqui com o carro, >> Renatão. Bora lá.
>> Bora. Vamos lá. vai posicionar o carro aqui, exatamente do lado dessa zebra aqui, tá?
Muita atenção as coisas ao redor, mas eu vou te falar, Renatão, freia ou acelera ou vira pra direita ou vira pra esquerda. Você seguir meus comandos, a gente vai conseguir fazer o zerinho. >> Bora.
>> Primeira marcha, eu vou te mostrar uma vez. Vou deixar uns 4500 RPM. Solta o embreagem de uma vez.
Esquece a embreagem. >> Vai ter que soltando no volante. >> Segura o volante.
Ó, quanto mais eu viro para cá, mais ele vem para dentro. Se eu virar tudo, ele vem mais para dentro. Se eu se eu soltar o volante, ele vai querer abrir.
Aí eu controlo ele indo mais para fora. Rapaz, como é que eu vou fazer isso aí, hein? >> Doido, mano.
É louco, velho. Ó. Ah, >> o carro tá posicionado, Renatão.
Você vai pôr primeira, pá, acabou. Pé na embreagem. Você vai ficar mantendo o pé na embreagem.
Acelerou. 400000 rpm. Vai virar tudo pra direita.
Soltou de uma vez, o carro vai sair de traseira, você vai perceber que o volante quer voltar na sua mão. Por quê? Uma coisa que a galera não percebe mais no drift, o que exterce é a carroceria.
O que exterça não é a roda, >> é a carroceria, né? >> É a carroceria. Porque se você for ver qualquer foto de drift, a roda tá sempre apontada pro traçado.
O carro tá de lado na curva, a roda tá apontada pro traçado a dianteira. Então quando você transiciona e você vê eu soltando o volante na mão, é porque a roda de à frente fica e a carroceria tá fazendo assim. Faço faço primeira, deixo, acelero com o pé na embreagem.
4500 RPM aqui, ó. >> Você vai ver que o velocímetro vai est bem aqui na sua frente, ó. 4500 RPM, >> tá?
Pé na embreagem, pé no acelerador ali. E aí eu vou soltando a embreagem devagar, eu solto de uma vez, >> solta de uma vez com o carro virado >> e acelera. >> E aí?
E e aí que eu faço depois com o volante? >> Ó, eu tô segurando. Eu soltei.
Você solta o volante, >> solta? Aí você controla o carro com volante contado. Eu acho que essa é a maior dificuldade, controlar o volante.
>> Essa é a maior dificuldade de todo mundo, é soltar o volante. Mas aí eu vou te, eu vou te eu vou te cantando do lado, eu vou te falando, Renatão, solta. >> Fala alto que tá de >> B.
>> Boa, >> Renatão. Tu quer dar uma volta com ele antes? Só na pista?
>> Pode ser. >> Pode pôr primeira aqui. Pera a embreagem.
Primeirinha. >> Agora o jogo vai ficar sério. >> Vou dar só uma volta na pista.
Var de marcha boa. Perfeito. Reto.
Aê. Boa. Pneu já foi feito para isso, né?
>> Não é normal. Pneu original. Pneu de rua.
>> Esse pneu de rua, né? >> É. Aí você escolhe tipo: "Ah, pô, você tem aquela marca de pneu que tem um pneu mais com a borracha mais mole?
Você tem aquela marca que tem a borracha mais dura, aí você escolhe o modelo que você prefere. Vê o valor e normalmente quanto maior o pneu, normalmente não, quanto maior o pneu, melhor no drift, né? Mas aí o carro tem que ter potência.
Aqui a gente andando diário 17. No carro de campeonato, a gente anda de área 18 255. >> Isso muda o quê?
Muda a tração, o carro fica mais rápido. Cara, é muito interessante, né? Porque tipo assim, a tua sua noção espacial é totalmente diferente quando você tem um carro >> do lado esquerdo pro do lado direito.
>> Totalmente, An. Então, e às vezes quando eu fico aqui dando aula o dia inteiro com esse carro e vou pego outro carro normal e saio na rua. >> Agora eu acho que o ideal embreagem p na embreagem.
>> Opa, boa, >> Maurício. >> Quase deixou o carro morrer. >> Eu acho como eu nunca fiz isso.
Por uma questão de segurança, melhor vocês se afastarem. É, >> fica no meio da grama. >> Fica no meio da grama.
É, >> fica tranquilo que a gente vai estar muito longe. >> Ó, virei todo o volante. >> Perfeito.
>> Certo. >> Pode acelerar. Pode tirar o pé do freio.
Acelera. Solta. Acelera, acelera.
Acelera, acelera. Acelera, acelera. Acelera.
Acelera. Solta embreagem. Solta embreagem.
Solta embreagem. Vira para cá. Vira.
Acelera, acelera, acelera. Acelera, acelera, acelera, acelera. Vira para cá.
Parou, parou. Aê. Ah, você tá treinado, cara.
Para com isso. >> Ô, tava comindo o jogo o tempo todo. Foi você mesmo?
Foi tu mesmo, [ __ ] >> Nada. Um, ó, 2 minutos de aula com o professor, hein. >> É o Renato Toreto.
>> É o Renato Toreto. Renato Toreto. >> 2 minutos de aula pro professor.
>> Isso, [ __ ] >> É para você entender. Sabe uma coisa? que um bom professor de um bom método faz tudo.
É isso aí. >> A galera consegue fazer aula com você, irmão? >> Muito.
>> Então, vou deixar aqui no topo dos comentários o link para você fazer aula com essa fera. Posso falar? É muito divertido.
E, ó, foi mais fácil do que eu imaginei, >> mas eu acho que aqui é só o começo. >> É, >> a gente tem que marcar uma aula. uma aula mesmo.
>> A gente vai fazer um desafio com todo mundo. E aí, nesse desafio a gente vai ver, vai dar aula pra galera, todo mundo vai ter a mesma didática, a mesma aula e depois a gente vai ver que que manda mais na pista. >> Ó, se fosse vermelho ia ser o Bran chegando ali para ajudar o >> Só faltou, hein?
>> Só faltou da mão, andou graçado, [ __ ] Só faltou tu bota tua musiquinha na hora que ele chegar bravo, >> veloz e furioso. >> E aí, curtiu? >> Muito bom, velho.
>> É legal, né? Ele faz tanto que chega uma hora que você acalma. >> É no carro do céu.
Caramba, joga. >> E é isso. Quem tem carro de drift é isso.
Tem que estar com o mecânico do lado, né, Rodrigão? >> O tempo inteiro. Eó que o Zé é um carro que não tem a dar nenhum problema.
É porque, tipo, o carro de escola é o tempo inteiro. Tipo, exemplo, o carro de segunda-feira rodou 10 horas. >> 10 horas?
>> 10 horas sem parar. >> Trabalhou muito. >> É japonês mesmo.
Trabalha. É japonês mesmo, velho. [ __ ] assim, ó.
>> É japonês. >> Tem pão. E >> Rodrigão, obrigado, irmão.
Você sabe que eu queria te agradecer em especial pelo seguinte. Foi a minha primeira experiência num carro de drift e assim, né? Viver é gerar experiências novas.
Então, muito obrigado. Foi uma experiência muito legal tá no carro de drift, fazer um zerinho, mas o mais legal ainda, dividir a pista com você. Curtiram muito.
>> Nossa, >> demais. Você tá louco de dentro, como você falou, é muito mais >> muito mais, sei lá, seguro do que parece fora. >> De fora você olha, você fala: "Meu Deus, uma besta".
>> É, você acha que tipo é uma coisa totalmente descontrolada, mas na real não em todos os vídeos de carro eu nunca dei uma volta dentro do carro. Dessa vez, mano, eu fui, fui tranquilão. >> Exato.
Nunca participei. Vou te dizer, >> a volta que eu fiz com o Ricardinho foi mais >> foi foi >> que ele falou aqui agora, >> foi mais forte >> da dá dá aquele aquela adrenalina, né? Pou mais de angústia.
>> E outro, o Ricardinho tava com seu carro, né? É, >> tem de tudo. >> Ah, não, mas que ele de segurança também.
O cara sa >> Não, mas acho que não. Não, porque o Ricardinho Ricardinho, Ricardinho tava querendo fazer tempo. >> É, >> era um carro, ele acelerava e ele tirava um pouquinho de drift nas curvas.
>> É, >> mas a ideia do Ricardinho era fazer tempo. Aqui você queria exclusivamente fazer o drift, >> andar de lado. >> É o que a gente quer.
>> Ficou mais de lado que >> Se você quiser fazer uma aula de drift, você pode contar com a Racing Track. Brabo demais. Chama para cima que o Rodrigão vai te ajudar.
>> Não é a tua que RC, né? Aqui só >> cima. V espero vocês aqui, hein?