Galera, sejam muito bem-vindos a mais um episódio do Debite. É um episódio muito especial por dois motivos. O primeiro é que é o episódio número 100. O segundo é que a gente tem a presença do nosso amigo Alan, o Alan Zoca por aqui. Muito obrigado pela presença. Não vou deixar você falar ainda. Calma, [risadas] calma, deixa eu finalizar a intro aí eu passo a palavra. A gente logo de cara vai agradecer o pessoal do Kabum pela Parceria nesse episódio aqui. O Kabum é o maior comércio de games da América Latina. Por lá você encontra games,
consoles, acessórios. peças para você poder montar ou renovar o seu setup gamer. O Kabun tem sempre preços excelentes. Para pagar ainda menos, você pode usar o cupom debite 5 para 5% de desconto. Tem link na descrição que na tela para conferir o Cabum. O Alan inclusive é parceiro do Kabum também há muito tempo. E bora para o episódio. Aí O Alan pode falar. >> Posso falar agora? Tô liberado. Não, >> ainda não. Ainda não. [risadas] >> Calma, calma, calma. Fala pessoal, obrigado pelo convite. Um dos únicos podcast que eu assisto, né? Porque eu não muisto
todos assim, às vezes eu não consigo, né? Porque é longo, mas eu gosto de vocês dividem ali por, não é? Que às vezes eu não tenho tempo, né? Pô, chego da academia, já vou pra live, daí vocês Soltam no horário que eu chego ali, às vezes eu não consigo ver tudo, mas eu gosto vocês separam por assunto ali, da às vezes eu vou direto no assunto que que me me interessa lá e é muito bom. E prazer tá aqui. Muito bom. Obrigado pelo convite também. >> Não, tamos junto. Obrigado por aceitar. Eu acho difícil alguém
não conhecer o Alan, pelo menos de já ter ouvido falar, porque ele ganhou tanta relevância com tantos anos de trabalho de qualidade. Mas eu sei que muita gente que escuta o o debate aqui não é tão fã de assistir live ou talvez trabalhe com games, mas não necessariamente consuma tanto conteúdo de gamep. Eu queria que o Alan contasse um pouquinho da jornada dele, só pra gente se situar do que que ele fez e quem ele é para apresentar o trabalho. Em vez de eu apresentar o Alan, Alan, apresente-se, por favor. >> Bom, meu nome é
meu nome é Alan, mais conhecido como Alanzoca aí na internet. Tô na internet há muito tempo, desde a época que o Edu tá também, né? Tipo, comecei a fazer uns videozinhos assim despretenciosos lá na 2008, 2009, sem qualquer aspiração assim de crescer, até porque naquela época não tinha nada disso, né? Daí criei um outro canal em 2011, que foi quando já tinha aí Edu, Funk, eu acho, essa galera até o Vanandep, né? Vandepum >> tava nessa, >> tava aí nesse nesse bolo aí. E daí o Canal começou a crescer nessa época, 2012. Nessa época eu
fazia algumas lives esporádicas, ainda não era Twitch, né, era Jin TV. Tinha outro site também, livestream.com que eu usava bastante. E daí o canal começou a crescer. Daí 2016 eu voltei a fazer live fixo, né, bastante live, focar mais nas lives até do que no YouTube 2016. Daí chegou a pandemia também, estourou muito e agora tu continua assim focando em live, gamepl no YouTube também, né? Gamepl na Live no YouTube. Provavelmente alguém já deve ter me visto em cortes aí também no TikTok, Twitter, sei lá, da vida, né? Muita gente mais velha me reconhece pelos
cortes, inclusive, né? Tipo, vem falar comigo, ah, tive no TikTok, sei lá. Mas é basicamente isso. >> Você mencionou live e vídeo, algo que eu tinha anotado que eu queria te perguntar é que, bom, a impressão que eu tenho, estou imaginando que você prefere fazer live do que vídeo, pelo menos já há um Bom tempo. Eu queria que você explicasse um pouco porque que você prefere fazer live e o que que você vê de diferença fundamental dentre live e vídeo. E essa pergunta tá partindo de alguém que prefere muito mais fazer vídeo do que live,
apesar de eu gostar de fazer live também. Eu acho que depende muito do momento. Eu acho que tem momentos, principalmente recentemente, que eu tô gostando. Às vezes eu gravei alguns vídeos recentemente, né? Antes eu tava Só em live, só em live. Até porque eu criei um outro canal chama Live do Alanzoca, que é direto, né? As os vods iam direto para lá. E agora eu voltei com o canal Alanzoca, agora não, né? Já tem um tempo que eu voltei com o canal Alanzoca e eu cheguei a gravar até uns vídeos, mas depende do momento. Gravar
é algo mais solitário, né? Você com o jogo falando meio que sozinho, né? E depois você faz live. Eu acho que é muito difícil você, não é difícil, né? Mas é Diferente você gravar sozinho. Parece que tá faltando alguma coisa. Falta o chat do seu lado, alguém para você conversar, sabe? Acontece alguma coisa, você quer ver a reação das pessoas na hora na live, coisa que não tem gravando, né? E depois quando você faz live por muito tempo, quando você vai gravar, eu acho que fica faltando essa parte, sabe? Essa parte da interação em tempo
real. E isso é bom e é ruim também, né? Porque também tem o ponto de Que às vezes você foca tanto na interação que você não foca no jogo, né? Tem seus lados positivos e seus lados negativos, né? Mas eu eu gosto bastante, então eu gosto muito de fazer live, mas recentemente tô gostando de gravar também. Inclusive agora no fim do ano talvez eu grave alguma coisa que eu fique uns dias sem fazer live, talvez eu grave algumas coisas. E >> como que você encara essa dinâmica, cara? E a gente recentemente teve o caso Do
Tifiwel, né? E a gente até conversou sobre isso e off um pouco, que era o maior streamer, não necessariamente da Twitch, mas no audio do Fortnite, ele tava lá bombando, aí ele parou, ele voltou e disse que em parte ele tinha parado também, não só porque cansou do Fortnite, mas porque games no geral deu uma secada. E eu queria saber de você, cara, como que você encarou essa história? Mas assim, você consegue traçar certos paralelos com você? Você Pensa às vezes de dar um um break, né, um intervalozinho e voltar? Ou você acha que com
stream especificamente, o dia que você parar, você vai meio que parar totalmente e aí você vai fazer outro tipo de conteúdo? Você pensa nisso? Porque eu sei que muita gente te pergunta isso também. E também se você acha que games no geral deu uma secada, cara, porque eu achei até engraçado a gente pedir para você se apresentar, que a gente nunca fez isso e você é o maior Streamer do país. Então foi ficou até meio curioso, mas o Alan acima de tudo é um gamer, né? A gente brinca, mas você zerou quantos jogos esse ano?
O ano passado eu sei que foram 130, esse ano acho que foram mais, né? >> Por enquanto 127, não sei se vou bater o 130, tô tentando. >> Então então é muita coisa. Eu acho que esse é um caso e depois a gente pode destrenchar um pouco mais o que que faz o Alan ser o Alan e o sucesso dele. Mas Que que você achou dessa história de aposentadoria no geral e o momento de games também? >> Então, falar primeiro de parar de fazer live assim é algo muito difícil. Eu não sei explicar, mas às
vezes eu tiro uns dias, né, para viajar que seja, e, cara, chega no meio da viagem, eu sinto uma vontade de fazer live, que eu não sei explicar, tipo, não é gravar, eu não tenho essa vontade, sabe? vontade de gravar um vídeo às vezes não me dá, mas Fazer live, sei lá, jogar alguma coisa junto com o pessoal que tá assistindo é o que, sei lá, você, eu sinto uma falta, sabe? Então, é difícil falar de parar assim, porque a gente tem streamers mais velhos, tem um que eu acompanho que chama Cocarn, não sei se
vocês conhecem, ele é mais velho já, ele até fez uma participação no Cyberpunk, ele tem um personagem lá e ele tem filhos, tem quatro filhos, ele faz live ainda e tem vários casos assim, né? Tanto aqui no Brasil, mas lá fora, principalmente tem vários caras mais velhos que já tem filhos e fazem live ainda, né? bastante live inclusive, não é live curtinha não. Tá falando do Edu, então >> é então Edu, [risadas] desculpa, >> é o Edu faz umas lives longas de vez em quando, né? Mas parar assim é difícil. E o negócio do Tifiw,
eu não acompanhei muito o TFU. Acho que na época que ele cresceu bastante no Fortnite, não sei se Eu tinha parado de jogar Fortnite já ou já tinha dado uma diminuída, mas eu vi que ele pegava, nossa, muita view. E eu não sei o antes do Fortnite que ele fazia, não é uma pessoa que eu acompanho, não sei se ele veio do COD, né? Não, não sei o background dele, mas pelo que eu vi dele, parece que é um cara que jogava muito jogo multiplayer, né? Focava muito no Fortnite. Não sei se ele chegou a
jogar o PUBG ou H1 Z1. E eu vi o vídeo dele que ele fez um vídeo, Né, de uns 4 minutos falando sobre isso. Ele falou que deu um burnout ali do Fortnite, né, até porque, sei lá, cansa, né? Uma hora você vai, você fica focado no mesmo jogo. Inclusive, acho que esse é um problema de quem tem um jogo só, né? Eu acho que vai chegar uma hora que eventualmente você vai cansar desse jogo. E daí ele cansou do Fortnite. Nada mais divertir ele na live. É muito difícil você fazer live quando você não
tá com vontade de jogar alguma coisa. Então é sempre, cara, fazer live é você acordar, putz, que que eu tô com vontade de jogar hoje, porque não dá para você abrir uma live sem vontade de jogar, né? Eu é muito difícil. E daí ele, eu vi que ele parou, né? Ele deu um tempo lá, falou que aposentou porque nada mais chamava a atenção dele. E agora com Arc Raiders, né, que bombou, acho que ele viu o pessoal jogando, viu o pessoal fazendo live, se divertindo e igual eu falei, dá aquela vontade, ele queria est Lá
com fazendo live, vendo o chat dele e falando: "Ah, da hora". Sei lá. E daí ele voltou, né? >> Mas você se vê tirando um tempo, se necessário, que nem o Te fio. >> Eu me vejo, mas é ao mesmo tempo acho muito difícil. O máximo eu eu já tira uns 15, 20 dias, quando às vezes eu fico de férias e chega no 20º dia, eu já tô louco para voltar para fazer live. Mas eu acho que é bom tirar um tempo assim pr pra cabeça mesmo, não sei, né? Porque Para dar uma espairecida. Eu
acho que muito dessa dessa pegada que você tem com live, diferentemente talvez do Edu, com certeza diferentemente de minha, se eu não me vejo streamando, a cultura de live não é uma cultura que que me atrai, mas eu percebo que quem gosta de live geralmente tá junto de outras pessoas que gostam também, né? Assim, amigos que jogam também. Você, por exemplo, é um cara que tá sempre jogando em grupo, sempre jogando com galera e tal. Uma Coisa interessante a teu respeito, Alan, que é a presença da Maitê na tua vida, né? Uma pessoa que mora
com você, que joga também. Eu acho que também diferentemente aqui de todos nós, apesar de nós, nossas, digamos assim, nossas cônjuges, elas jogam alguma coisa que é acular, mas a é gamer valendo, né, assim, com G maiúsculo e tal. E eu queria que você comentasse um pouquinho como é que é essa relação de vocês dois, porque vocês são dois criadores de Conteúdo, são dois gamers, né? Você stream, produzem conteúdo de vários tipos diferentes a respeito de jogos e tal. Como é que é essa dinâmica do lado de vocês aí que eu acho que é algo
que até não só eu, mas muita gente tem curiosidade de saber como é que funciona, >> cara. Aqui é que a os jogos que a Mait joga são mais, ela gosta muito de The Sims, né? Esses jogos mais cozy, né? Os co games da vida, ela joga bastante, Vira e Mexe ela tá jogando aqui. Enfim, a gente já chegou a jogar coisa juntos, né? O Speed Fiction recentemente, o Itake Steel na época também, mas como eu fico o dia inteiro em live, daí quando chega fora de live, às vezes eu quero jogar algo mais de
boa, não gosto nem de ficar falando muito, entrar no Discord, sei lá, jogar com os amigos. É raro entrar no Discord depois da live, que eu fico falando o dia inteiro, às vezes eu quero jogar só um negócio sem falar. Então, por isso que às vezes eu não jogo CS, porque eu às vezes eu não tô afim de ficar conversando, sabe? Já fico 8 horas por dia na live falando. Às vezes eu jogo Rocket League, que é um jogo mais de boa, não preciso falar com ninguém, mas vira mexa mais 100 aqui do meu lado
ficar assistindo eu jogar. Esses dias ela tava ass jogar Cers, né? Às vezes ela quer só assistir eu jogar aqui também, mas essa é a é a coisa. E às vezes eu vejo ela jogando lá também, Vejo que ela tá jogando, perguno que ela tá jogando, vir ela tá jogando The Sims da Vida ou algum outro jogo de mudança, né? Você fez uma outra pergunta lá do do TFIL, você falou dos jogos, né? Então eu não acho que os jogos estão secando. Eu acho que esse pessoal que foca muito num jogo, eu acho que ele
não tem interesse em jogo single player, né? Eu acho que se se o cara quer jogar só jogo multiplayer, daí talvez esteja em falta mesmo jogo bom, né? Tipo Arc Raiders. É Um jogo que furou a bolha aí também, né? Todo mundo tá jogando, tá curtindo e para ele tava secando porque ele queria o próximo grande jogo multiplayer, né? E ficou um tempo sem um jogo gigante igual Fortnite aí, né? Teve o Pub, teve o Fortnite, >> o Warzone. >> Warzone também bombou muito. É, não sei nem se ele chegou a jogar Warzone, mas né,
se o cara quer jogar só o Ninja é outro caso, né? no Fortnite também. Ele Meio que não sei se ele deu uma pausa, mas ele fez muito menos live. Agora ele tá fazendo bastante com AR C Raiders também. O Ninja, >> cara, em relação ao Alan, né, eu tô comecei a trabalhar com ele no no começo de 2025 e e também tentando, né, estudar o que faz o Alan ser o Alan, né, o sucesso dele. E assim, rapidamente, não só o Alan gosta muito de jogo, que faz muita diferença. E ele tem esse privilégio
também, né, de poder jogar Qualquer coisa. Eu me lembro quando eu comecei a trabalhar com ele, ele começou a jogar Full Throttle, que é um jogo acho que de 95, 96, né, Click and Point. E eu fiquei fascinado e tinha muita gente assistindo, mais de 10.000 pessoas. Então realmente é um privilégio e mérito total dele, né? Mas o que que faz o Alan ser um Alan? Vou até jogar pergunta pro Edu daqui a pouco, mas eu acho que jogar bem ele tem uma coisa muito carismática também, ele prende. Então o Alan é gostoso de, ah,
vamos ver um um clipe dele, vai ser engraçado, vamos deixar ele de fundo enquanto eu tô estudando. Vamos ver no YouTube o VOD, porque eu não tenho grana para jogar esse jogo e pelo AL é mais legal. Então são vários fatores e também a consistência, a gente fala muito de live aqui, Alan também de Twitch e tal, depois a gente pode até falar desse momento. O Alan é muito, né, metódico, geralmente começa a live entre 3, 4 Horas, talvez um pouquinho depois, segunda a sexta, que bom que você descansa do final de semana também, tem
gente que não faz isso. Mas para você do que que você acha que o Alan tem de diferenciá-lo assim, como que você consegue enxergar na tua experiência? Eu sei que você já quis matá-lo antes, você já o ameaçou as coisas assim, mas eu sei que você tem uma admiração, se a gente pudesse ser sincero no que o Alan é o Alan. Sabe, >> cara, eu acho que sempre vai vi da autenticidade quando você cria conexão com uma pessoa. Se ele tivesse fingindo que ele gosta de videogame, para começar ele não ia conseguir, que ele já
teria cansado há muito tempo, né? Você mencionou consistência, que eu acho super importante porque o público dele sabe que ele vai estar ao vivo de dia de semana à tarde. Então essa consistência é muito importante porque cria o hábito nas pessoas e hábitos têm uma força Enorme, seja para você conseguir conquistar o que você almeja conquistar ou para você não conquistar nada porque você tem maus hábitos, né? No caso do Alan, eu acho que ele faz as pessoas criarem o hábito de de assistirem ele. As pessoas entram na live e gostam por causa da autenticidade,
mas eu sinto também que o Allan ele joga muito em qualidade e quantidade, a quantidade de jogos, a quantidade de gêneros e ele joga bem também. Eu acho que isso Possivelmente vem dos jogos que ele jogava quando era mais novo no PC, jogo de tiro e tal. Eu acho que nisso ele criou uma uma habilidade, uma velocidade de mira que que transfere bem pros games multiplayer atuais. E no restante dos jogos é uma questão de tipo você conseguir ter uma leitura do que tá acontecendo ali no single player, sabe? E uma coisa que eu iria
mencionar é que é muito difícil de você performar bem enquanto você tá ao vivo ou gravando, Principalmente ao vivo, porque o próprio Alan falou que tem a distração do chat. Além disso, é monitorar se a live tá fluindo bem, é você performar sob pressão, porque você tá sendo julgado o tempo inteiro. E isso aí vem o quê? Do talento dele com também a questão dele tá fazendo isso há tanto tempo que ele se acostumou. Mas eu queria até até emendar o que eu tava falando e e perguntar pro Alan que que ele jogava antes dele
virar criador de conteúdo, Porque eu acho que o que ele jogava antes, e óbvio que tem muita coisa que eu sei que ele jogava porque a gente é amigo e a gente compra jogo junto às vezes, mas eu queria saber o que que ele jogava antes, porque isso aí foi a base do que ele joga hoje, imagino eu, né? >> Eu comecei a jogar nos anos 90, né? igual quem nasceu nos anos 90 deve ter jogado. O meu primeiro console foi o Master System e eu sempre tive um PC, tanto que meu PC é minha
plataforma Principal desde que eu sou criança, assim, óbvio, tive meu Master City que gostava muito, meu 64 também, Play 2, enfim, né? Mas PC acho que foi algo que eu sempre gostei mais do que tudo, né? Principalmente acho que quem cresceu com PC nos anos 90 chegou a jogar muita coisa do PC. Então, cara, minha base assim dos anos 90 são os point and click que eu jogo até hoje. Eu gosto muito de trazer esses jogos na live pro pessoal mais novo, que o pessoal não gosta, né? Né? O pessoal não tem muita paciência para
esse tipo de jogo, mas eu faço questão de jogar. Eu gosto muito e eu gosto de trazer jogos diferentes. Não adianta eu ficar jogando só o jogo que tá bombando. É muito fácil ficar jogando só o que tá bombando. Todo mundo vai querer ver o que tá bombando. Eu gosto de que as pessoas vejam também algo que diferente, né? Eu gosto de trazer, acho que é o meu diferencial também. Eu não tenho essa, eu não estou, eu não fico Muito preocupado com view, então eu vou jogar um jogo, se tiver quase ninguém assistindo, legal. Pelo
menos eu tô jogando um jogo diferente, o pessoal eventualmente assim com o tempo vai ter view, né? Então minha base foi esses point dos anos 90 da Lucas Art. Cresci jogando p Zeldas do 64, eu gosto muito. Daí lá pros anos 2000 veio a febre das lanuses, né? Comecei a jogar CS em 2000. E cara, CS foi um dos jogos que eu mais joguei na minha vida. Joguei competitivo Também, participava dos campeonatozinhos, né, qualify da vida. Joguei CS de 2000 até 2009 ali. Inclusive apareceu um clipe recentemente, encontrei um amigo meu que jogava comigo na
academia, um clipe de 2009, eu acho que era da gente na lan houseous. Tinha lá, os caras gravaram e daí CS também foi um dos jogos que eu mais joguei. E daí, mas eu sempre joguei de tudo assim, pô. Lançava um jogo no PC na época 2007 foi um ano que me marcou Muito. Eu joguei tipo quase tudo ali 2007, Biosock da Vida, Crisis, eu sempre gostei, né? Os únicos jogos que eu que eu jogava bastante antigamente, que hoje em dia eu não gosto muito, são jogos de luta e futebol, né? Quando eu era mais
novo, adorava jogar Wining Ning Eleven da vida, quando era Natal, né? E adorava Mortal Kombat. Eu jogava muito Mortal Kombat Trilogy no 64. Hoje em dia eu não tenho muita mais paciência para jogo de luta, não, não me pega mais. Acho que São os únicos tipos de jogos que eu não gosto muito, né? Jogo de luta e jogo de esporte, assim, de resto, eu gosto quase de tudo. >> Falando nisso, como é que você tem observado a indústria como um todo assim em relação principalmente a aos lançamentos, né, assim, o que lançou ano passado, a
gente tá, né, publicando esse episódio do dia 5, então passaram-se já 2025 inteiro. O que que você achou do ano de 2025 e o que que você tá Esperando agora para 2026? O que é que tá mais no teu hype, digamos assim? >> 2025 para mim foi um ano muito bom de jogo, né? Eu vejo um pessoal reclamando. >> Ó, o Edu, >> não, mas 2024 [risadas] falou, o Edu falou que do foi mais ou menos 2025. >> É, eu achei bom. >> Não, depois eu elaboro, mas fala aí, Al, quero interromper. [risadas] >> Não,
eu achei que eu acho que principalmente a na durante a pandemia a Gente teve uma, foi muito ruim aqueles anos de pandemia para para todo mundo, né? Questão de tudo, mas de jogo também, né? Porque eu acho que eu não lembro de ter sido tão bons em questão de lançamentos, né? até porque atrasou muita coisa e daí a gente tava saindo ali 2024, já deu uma melhorada, mas eu não, eu acho que eu não gostei muito 2024, nem lembro sinceramente, teve o Baldurs Gate, eu acho que foi 2024, teve alguns jogos muito bons, mas esse
2025 Teve muitos jogos bons, né? Teve o Silk Song, o Clarcure muito bom, o Kingdom Coma os jogos indios também que teve muito jogo bom, né? Os os jogos menores, né? E 2026, pô, anos de GTA 6, né? Se lançar, né? Será que lança? Não sei. >> Como é que você tá no bolão de se lança ou não lança? Você acha que lança? >> Cara, eu acho que eles não adiam de novo, né? Não sei, já adiaram duas vezes, três, nem sei quantas eles adiaram, mas eu não lembro exatamente Quais lançamentos vão ter o ano
que vem. Eu lembro do GTA 6, obviamente, né? >> Resident Evil Hack >> é, vai ser bom também. Eu quero muito o remaster do Deus X. Tayor foi meio ruim, mas daí eles já adiaram o jogo porque eles viram a reclamação da comunidade. Eu quero muito jogar o o remaster do Deus X. E eu não lembro de outros lançamentos, mas eu espero que seja um ano muito bom, né? Eu eu espero que seja melhor que 2025. Eu ia falar que bom Sobre o jogo do ano de 2024, foi o Astrobot, [risadas] eu votei nele, tá?
>> Você falou do Baldors Gate, foi no ano anterior o Baldors Gate 2023. >> Foi 2023, Baldors Gate. Que loucura. Nossa, para mim foi 2024, >> porque foi o Astrobot, né? Então tem que ter sido 2023. É, cara, eu achei que 2025 faltou mais daqueles lançamentos mega chamativos, sabe? Uhum. >> Por isso que eu acho que o Cler Obscure rapou tudo lá, simplesmente porque não Tinham outros pontos focais de lançamentos fortes. Eu acho que foi um ano bom, mas não foi um ano que teve ao mesmo tempo um Elden Ring e um God of War,
sabe? Não foi um ano que teve múltiplos triplo A e a gente tá caminhando para não ter mais tanto. >> É, o ciclo de desenvolvimento dos jogos tá muito longo, né? Parece que os caras não estão conseguindo lançar jogo, né? Antes os caras lançavam a cada três anos, sei lá, durante sei lá, o Play 4 Saiu sei lá quantos Uncharted. Não, Play 4 saiu um, né? Mas acho que no Play 3 saiu três, né? >> E é tá demorando demais. Eu também acho que eu sinto falta também desses jogos mais hypadões assim. >> Então a
pergunta para vocês dois de 2025, um jogo subestimado e um jogo super estimado para na opinião de vocês assim >> 2025 subestimado, cara. Subestimado para mim eu vou de Kingdom Comev 2, porque Para mim é o melhor jogo do ano. >> E super estimado eu vou de Clar Obscure. >> Sério? [risadas] >> É. Não, eu acho o jogo muito bom. Não, eu acho o jogo muito bom. Clarcure não é que as pessoas hoje em dia elas têm o jogo ou é muito bom ou ele é um lixo. >> Não existe o meio termo entre cara
o jogo é muito bom, só para mim não é o melhor do mundo, entendeu? Tipo, existe esse mundo também, né? Então para mim o melhor RPG do ano foi o Kingdom Come Deliverance 2. E para mim o melhor jogo do ano foi o Kingdom Come Deliverance 2. Foi o jogo que eu mais curti assim. O Clarc é um jogo fantástico. Eu gostei muito do jogo, terminei, né? Mas eu não acho que ele merecia o prêmio de melhor RPG perto de Kingdom Com. jogo do ano ainda, pô, ele furou a bolha, né? Então, até quem não
gostava de jogo por turno, esses dia de pedido da vida, curtiu o Clar Obscure, né? Então, acho que assim, merece as TED de certa forma por esse Motivo, né? Mas para mim ainda o Kingdom Cam é um jogo melhor e eu vê ele não ganhando nada no Game Awards. É que assim, esse Game Awards eu assisto mais pela pelos trailers para curtir com a galera, né? Os prêmios em si eu não é como se eu ligasse muito assim, né? Mas eu achei meio nada a ver o Kingdom Can não ganha nada. Inclusive o PC Gamer,
acho que ele fez um também o Game of the Year deles e o Kingdom Cam ganhou no pessoal da PC Gamer no Awards dele. Meu Super estimado, eu não sei se eu consigo pensar num super estimado assim, mas subestimado eu achei o Wang Fallen Feathers, porque cara, eu gostei muito do Wang, assim, o jogo me prendeu, cara. É um Souls like para mim muito bom, muito bom. O estúdio deu umas vaciladas porque ele recebeu um pouco de crítica negativa em relação à história dele e aí ao invés dele tancar a crítica, ele aceitou a crítica
e ele moldou o jogo para tentar receber a crítica e se Adaptar, sabe? Então uns NPCs que dava para você matar, não dá mais para você matar. Alguns chefes eram figuras históricas importantes, então agora em vez de você matar, você só derrota e a figura continua viva. E que para mim assim a versão que eu joguei do jogo, que é a versão que é a visão original dos desenvolvedores, eu gostei muito. O que eu sinto ele é um Souls like que você pode aprofundar muito em mecânica de gam play, você precisa se aprofundar Para ir
bem. E eu não sei se todo mundo topou se aprofundar nas mecânicas de gameplay. Talvez por isso ele não tenha sido tão bem avaliado. Senti que teve gente que deixou o jogo de lado. Ele é um souls like muito bom, cara. Eu achei ele subestimado. >> Então eu skipei ele porque eu não aguentava mais jogo que se passa no Japão/ra China. [risadas] >> Entendi. >> Cara, não aguento mais, cara. Joguei Assassin's Creed Shadows Ghost of Yake. Para mim é tipo, é quase o mesmo jogo. A história é a mesma. Já não tava aguentando mais. Daí
vai ter agora o Phantom Zero, acho que é o nome. >> Phantom Blade Zer Blade Zero. >> Ah, é, mas é só no fim do ano que vem também, né? Inclusive, Alan, deixa eu te perguntar sobre isso, assim, eh, você falou bastante sobre como é mais ou menos o teu processo de escolher os jogos. Você escolhe o jogo que você tá Fim de jogar e e vai lá, vai muito pelo teu tato, digamos assim, não necessariamente por algum hype do mercado ou nada do tipo, mas você tem algum tipo de processo assim, você usa alguma
ferramenta e tal. Eu te pergunto isso porque eu trabalho com alguns criadores de conteúdo também, é especialmente um que gosta muito de jogo indie e que assim para ele é muito importante saber não só o jogo ind que tá bombando agora, mas o jogo indie que Vai bombar já, sabe? aquele que tá com muita wish list, aquele que tá bem rypado assim no Steam DB, sabe? Porque ele quer pegar aquela onda antes dela começar a crescer e tal e tal. Você tem mais ou menos esse pensamento também? Você faz essas escolhas um pouco mais estratégicas,
digamos assim, ou você vai mesmo pelo feeling, pelo tatu ou pelo que a galera tá falando no chat? >> Cara, antigamente eu sempre tava atrás de ver o que realmente ia dar certo, né? Tipo, principalmente na época lá do Pub, a gente via que, pô, Battle Royale tava em alta, Fortnite depois. E são jogos que eu gostei, né, bastante, por isso que eu joguei. E daí hoje em dia, se eu vejo algo que eu acho que, pô, vai ser vai bem no canal e eu tenho vontade de jogar, né? Porque para mim é muito importante
eu ter vontade de jogar. Eu não consigo ver o que vai hypar, mas eu não tenho vontade de jogar, não consigo. Então assim, dependendo, eu ainda vejo Sim, ai mordi a língua, eu ainda vejo sim, [risadas] do nada mordi a língua. Mas mas jogo ind específico assim, eu não fico indo muito atrás. Esses jogos que eu jogo mais são jogos mais antigos, né? Então, tipo os jogos dos anos 2000, principalmente jogo de PC, porque, né, o pessoal cresceu mais jogando console, né? Então, gosto de trazer pra live jogo de PC meio desconhecido, dos anos 2000,
sabe? Que meio que uns os uns cultics assim, tipo, que muita quem quem conhece Fala que o jogo é muito bom, mas muita gente não conhece. E daí eu não tenho muito assim, eu gosto de jogar um jogo que eu sei que vai mal, tipo esses jogos antigos, dependendo, né, não vai dar muita view e daí eu gosto de também dar uma variada e depois logo depois jogar um jogo que eu sei que vai bem para ter um equilíbrio, né? Então, jogo um jogo velho, daí metam Arc Raiders que o pessoal curte, jogo com os
amigos também, o pessoal gosta bastante, daí Vira e mexe uma vez por semana, a gente costuma jogar junto que o pessoal gosta. Eu não gosto de saturar também, jogar sempre que eu acho que satura e cansa, né? E mas é isso basicamente, né? Hoje em dia eu não tô muito assim preocupado em atrás, em fazer, né? Eu tenho uma lista que eu fiz, mas vai mais de feeling mesmo, igual você falou, tipo, eu às vezes eu não tenho, eu não tenho que jogar no dia, eu acordo, eu olho a lista dos, que eu tenho uma
lista que eu Fiz dos jogos que eu quero jogar na live, né? Na Steam mesmo, que tem, ah, que que eu tô a fim de jogar hoje? Esse, esse, esse. Ah, esse. Tá bom. Vou jogar esse, então. Tô a fim de jogar esse. Daí é isso. É mais no feeling. Eu vou mudar um pouquinho de assunto. Eu queria, se possível, que você falasse qual que é o teu setup, porque eu e você, a gente conversa bastante de setup em off, né? E um tá sempre pegando ideia do outro. Até antes dessa gravação você tava falando
Do teu esquema de OBS. Eu peguei umas ideias. Você poderia contar que que você tem usado de equipamento hoje em dia? >> Cara, eu uso dois PCs, né? um PC de stream, que é o que tá ligado aqui também para para streamar, e o meu PC de jogo, que é o que eu uso no dia a dia para tudo, né? E para jogar, para editar vídeo. PC de stream eu só ligo quando eu vou streamar. É um 14900K com uma 4070 super. É, não sei se você quer saber, né, os poador mande. Enfim, vou falar
só O principal, né? Só o principal. E daí eu ligo ele, streamo e gravo também, né? Eu eu sempre gravo as lives para postar no YouTube com a qualidade maior. E esse meu PC de jogo é o 9800X 3D com uma 4090, né? Eu não peguei a série 5 ainda porque eles não tinham suporte a Physics, né? Agora eles colocaram de volta e eu jogo muito jogo velho com physics, então eu não troquei, né? E é isso, né? Coisas da Elgato, né? Stream Deck da vida, câmera eu uso, putz, a Câmera não sei, a 6600,
eu acho, >> da Sony. >> Da Sony, é, a câmera não manjo muito, manjo mais de PC e tal. Uso uma Go XLR pra parte de áudio, né? Que setup de 2 PC é muito chata parte de áudio e quando lanço essa Go XLR, nossa, eles salvaram. E é basicamente isso, né? Tem meus consoles ligados num splitter, né, que vai nas placas da El Gato da Vida. >> Microfone e headset. >> Headset eu tô usando um, esse daqui é Um, putz, é que eu usava, eu usava um Beer Dynamic DT 1990 Pro, que eu sempre
lembro o modelo. Esse daqui é um Senniser HD 490, eu acho. É um, é um Senniser HD 490 Pro, esse mesmo. Pro Plus. >> Ele é aberto ou fechado? >> Ele é aberto. Depois que eu usei microfone aberto, eu nunca mais usei fechado. Eu me sinto, não sei, eu sinto que tá faltando alguma coisa. Sim, eu gosto do feedback da voz de eu escutar. >> É, então, antes eu não gostava. Minha a voz não sai no no meu no meu fone de não sai. É só para você ter um feedback, né? >> Sim, sim. É
que tem gente que gosta de ouvir a voz, né? Eu não gosto. Consigo. Eu também não consigo. >> Gost e o microfone que você usa >> é o Ah, aquele clássico Sher SM 7B. >> 7B. 7B. Exato. >> É padrão. Aproveitando que a gente tá falando de aspectos mais técnicos assim do teu trabalho, Ala, fala um pouquinho Também de como que você trabalha assim em equipe, né? Se você tem uma equipe, a gente sabe que você trabalha com o Vandep, você tira dúvidas com o Edu, vira e mexe, [risadas] mas fora isso, quem trabalha contigo,
e eu acho que até algo interessante a respeito do teu trabalho e tal, do que a p do que a galera vê, por exemplo, como que é a parte de bastidores a respeito de edição dos teus vídeos que vão pro YouTube, corte e tal. A gente tava Inclusive conversando antes aqui e deu para perceber que você ainda mexe com o programa de edição. Você estava falando do David Resolve inclusive e tal. Como que é esse envolvimento teu com esse processo de fazer os vídeos e as lives? >> Cara, de equipe assim, a parte live e
vídeo sou eu. Eu que faço tudo. >> Sim. É, eu tinha o Dino que trabalhava comigo, ele tocava o canal Lives do Alanzoca na época, que foi uma época que eu meio que abandonei o YouTube, eu tava Muito focado nas lives e daí eu falei: "Ó, eu quero alguém para só postar meus vods lá >> e porque eu não quero muito, sei lá, meu foco é a live, eu foquei muito na live". Mas daí eu senti que eu tava meio que, como que eu posso dizer, deixando de lado meu, eu não sei explicar, mas eu
senti que eu tava meio que me distanciando, sabe, do pessoal do YouTube. E eu daí eu quis voltar canal Lanzoca, eu mesmo fazer. Eu eu gosto, Né, tipo, de ver o que eu tô postando, de ver o que eu tô fazendo, fazer a tum, não sou eu que faço a thumb, né? Parte de edição do vídeo, eu gravo minhas lives, né? Eu que edito, né? Que não tem muita edição, sinceramente. Eu mais corto as partes que eu vou no banheiro ou se acontece alguma coisa, né? Para deixar legalzinho pro YouTube, mas sou eu que edito,
eu que upo as thumbs. Tem o Sandro que faz minhas thumbs. Toda noite eu peço para ele, né? Termino a Live, eu que eu que meio que monto a TAMB, eu falo: "Ó, usa essa imagem, eu quero bota eu segurando tal coisa, eu mando print do jogo para ele". E ele monta perfeito assim do jeito que eu pedi, né? Nessas últimas de Arc Raiders eu ainda tô deixando a mão dele. Eu falo: "Ah, ó, aconteceu isso, deixar para você, faz o jeito que você achar melhor, né?" Mas no geral eu que gosto de montar as
thumbs, porque na época eu que fazia as thumbs, né? Há muito tempo Atrás. Então eu gosto de eu mesmo fazer a TAM, né? Daí eu tenho o Vandep, né? Que a agencia faz toda essa parte aí, responder e-mail, né? Falar com as agências que eu não sei fazer isso. E tem meus mods que me ajudam demais, né? Principalmente tem o sub que mais fala comigo assim, mas todos os meus mods me ajudam muito. Tem, eu não sei nem o número, 9, 10 mods que ajudam na parte da Twitch, no Discord também, né? Que eu não
uso muito o Discord. O Discord é Mais pro pessoal usar, mas eles que moderam lá também, né? E eu tenho a Sabrina que cuida dos TikToks, que eu nem abro TikTok, mas o pessoal tava meio que se passando por mim lá. Eu achei importante eu ter uma presença lá. Cheguei até a falar com o Vander sobre isso. Daí é a Sabrina que faz lá Sabrina, o Mateus que ajuda ela também. E daí tem o Dick, edita meus vídeos, os melhores clipes. Os melhores clips não sou eu que edito, é o Dick também faz Parte lá
com a Sabrina, ela que passa para ele os clipes. E eu acho que essa é a equipe, >> a não ser que eu esteja esquecendo, mas é basicamente isso. >> Muita gente acha curioso justamente porque tem gente do tamanho do Alan que tem segurança, que tem uma equipe enorme. E e é uma das coisas que eu gostei também, né, no meu começo de trabalho do Alan justamente. Não, cara, eu quero fazer as coisas. Quando a gente Teve as conversas de trabalhar junto, ele falou: "Não, cara, eu quero atacar esses problemas. Eu quero voltar a editar
tudo. Eu quero voltar a entender tudo." Tanto que o TikTok era algo que não o interessava. Mas justamente, qual que é o problema? Não tem um a dele lá. Então, a gente conversou com o TikTok, conseguiu verificado, conseguiu arroa, contratou alguém e agora é bom para ele, sabe? você tem que acabar movimentando redes sociais diferentes. E assim com Alan, especificamente do nosso trabalho um pouquinho, é com certeza um privilégio e uma pressão muito grande também em muitos sentidos trabalhar com ele, mas positivo assim, né? Até porque o Alan tem esse nível de fama que é
diferente, mas assim esse ano a gente fez algumas campanhas publicitárias do Ola não se interessa muito por uma campanha com uma marca não endêmica, né? Não, ela não quer virar garoto propaganda da Vivo, todo respeito a Vivo Ou da Coca, não sei, não é algo que interessa. Ele prefere algo que realmente é muito indêmico com a ele. Tanto que as duas parcerias que a gente tem vigente são Cabum e Nuv com a gente nesse episódio também. Mas assim, o que o pessoal não sabe, porque a gente faz essas lives patrocinadas que o Alan joga duas
horinhas e tal, o quanto Alan fala não para essas lives assim. E tudo bem, é um combinado que a gente teve até o primeiro jogo que eu trouxe para ele, Coitado. Era um jogo assim mobile que tava indo pra PC e eu vi que ele queria meio que falar assim porque era nosso começo de trabalho, só que eu falei também era muito dinheiro, tá gente? É mais dinheiro que vocês imaginam. [risadas] >> Mas pro AL é muito curioso porque às vezes ele fala: "Mano, eu joguei a beterta desse jogo, não interessa o dinheiro que for,
não gostei". Então o povo às vezes não tem noção, né, o Quanto ele respeita o público dele. É uma coisa dele também, cara, eu tenho dinheiro, eu não preciso jogar esse jogo, não quero. Mas assim, ele fala não sempre e é muito interessante isso porque é uma, todo o que ele joga é uma coisa muito orgânica. Arc Raiders foi um que a gente fez uma campanha, eles pagam por duas horinhas, né, tipo para ele jogar. E é isso. Tanto que com ALA, a gente falou no último episódio sobre campanha publicitária, teve um negócio Do do
Celbit e I e tal, eu falei um pouco do nosso trabalho também com Ala. Eu gasto muito tempo antes com o cliente explicando, cara, o Alan vai streamar, ele vai jogar essas duas horas, ele, né, vai ler o que tem no briefing, tem o link que o sub, vale a pena falou do sub, o moderador dele, o sub é um um fenômeno, cara. Depois eu acho que talvez a gente consiga até botar o que eles montaram no começo do ano. Eu conversei com Cabum e Nuv Sub e os Moderadores montaram uma planilha com entrega de
cada uma das empresas, com logozinho, toda vez que o Ala menciona e é perfeito pro cliente. Antes não tinha isso, né? Mas assim, o Ala não tem rabo preso com ninguém. Então se tem alguma coisa que acendeu um sinal amarelo pra gente, olha cara, eu não conheço a agência, não consegui achar eles no LinkedIn, melhor não fazer. E se ele jogou o jogo e depois não curtiu, ele vai falar mal do jogo também. Assim, não Tem isso. O o com ele que nem disse, é muito específico. Ele vai streamar e ele vai postar o VOD
no dia seguinte sem aprovação. Tem muito cliente que não gosta disso, ou ela nem sabe o quanto, mas eu sempre falo porque não faz sentido. O conteúdo já foi pro ar, cara. O conteúdo já foi pro ar. Por que que ele vai ter que revisar? Aí demora três dias, aí vão pedir para ele cortar algo. >> Cara, é que eu cheguei até aqui respeitando o meu público, né? também. Eu não, eu não, eu não consigo >> chegar um jogo igual aquele primeiro caso que você falou, que era um jogo que assim eles tinham eles tinham
um print do jogo, eles não tinham acho que nem gam play assim, um jogo mobile, eu já não gosto de jogo do celulare. >> E daí já aparecia algo que assim eu não ia gostar, eu não consigo jogar o que eu não gosto, muito menos divulgar, falar: "Gente, baixa o jogo aqui, eu não consigo fazer isso". E era um valor Absurdo. Era o primeiro trabalho que o que o Vandep, a gente tava conversando. Falei: "Caralho, é um valor absurdo". E eu falar, mas eu não vou conseguir jogar esse jogo. Eu não vou jogar esse jogo.
>> E para deixar claro, eu aceitei, porque que que eu ganho? Começando o meu trabalho com Alan, botando ele numa furada onde o público vai rejeitar, a gente tá apresentando esse conceito de live patrocinada, então seria a maior comissão que eu ia ganhar na minha vida. Já a gente falou não. E eu não fiquei remoendo isso. Eu tentei conseguir mais informações sobre o jogo, né, porque era tipo, ah, não tinha página na Steam e era com uma agência que eu trabalhei já. Então isso foi um algo que pesou a favor, mas não rolou ainda, né?
E mas é um respeito muito grande, o pessoal não tem ideia, sabe? Teve um que a gente fez de Gel Guesser, cara, que eu acho que foi o único que você falou não primeiro. >> É que o Ala é engraçado, às vezes ele Fala: "Não sei se faria, mano, para mim não sei se faria não, mano. É diz, esquece", tá ligado? [risadas] Mas aí a gente conversou, falei: "Olha, isso aqui vai se gerar bom conteúdo pra tua live". Aí ele perguntou o pessoal da live. >> E aí também eu conversei com a agência, que é
minha maior parceira, a gente consegui um orçamento essa para ele jogar. Porque eu acho que ele era só de fazer react da Copa do Mundo. Então ela nunca jogou o jogo. Ele vai fazer react Da Copa do Mundo de Gelgess. Aí ele jogou, a gente conseguiu um orçamento S, ele curtiu para caramba, fez vários vídeos, o público gostou, ele se apresentou um jogo novo. Acho que você nem voltou a jogar depois de Mas no começo tava jogando bastante. Jogou, >> eu joguei depois. É que depois eles eu não, eles deram acho que a conta paga
lá que eu conseguia jogar. Daí depois eu tive que pagar, como eu jogo pouco, falei: "Ah, >> ah, se teve que pagar, devia ter ligado pro pai". Mas enfim, conversar com ele. >> É, então, >> mas é só esses exemplos. Essa dinâmica a gente fala pouco, mas assim, o pessoal não imagina os valores que chegam para ele e mesmo assim é é desse jeito, senão a gente não faz. E tem muito cliente que acha que a gente tá blefando, ah, não, ele não vai rejeitar esse valor, não vai e a gente rejeita. Só que aí
isso também o não tem um valor positivo, porque Muitas vezes eles sobem o valor ou voltam com a próxima campanha já naquele, né, naquele então e na vida a gente não tem o que merece, só que a gente negocia. Isso aí em relação à pública é questão de integridade mesmo, né? De você não é o dinheiro que vai fazer você passar a recomendar algo, é simplesmente algo que você recomendaria através de uma publicidade você organiza isso com os interessados da divulgação, né? Mas o que eu ia mencionar é que é Muito legal assim, os criadores
novos, eu imagino que também ten um domínio legal de plataformas e equipamentos, mas quando a gente volta pros criadores que começaram antes da internet tá tão profissional em questão de vídeo, cara, é uma galera que sabe gravar, sabe ajustar iluminação, câmera, áudio, sabe editar, fazer thumbnail, upar o conteúdo pro YouTube, moderar esse conteúdo. Então, foi muito legal ouvir o Alan falando de equipe, porque você vê que Mesmo nos aspectos em que ele tem alguém para ajudá-lo, ele saberia fazer por conta própria, né? E eu acho que esses fundamentos da criação de conteúdo são muito importantes,
porque hoje em dia não é toda thumbnail que eu faço, algumas eu faço, outras a equipe faz, mas se a gente precisa alterar alguma coisa na thumbnail, eu tenho o conhecimento técnico de explicar porque que eu quero mexer naquilo, sabe? na hora de editar um vídeo também. O Alan Não tem vídeos tão editados, mas ele teria essa malícia que eu tenho de tipo, cara, não usa isso que isso aí vai fazer a gente perder a monetização do vídeo e dá para substituir por algo equivalente tranquilamente. Ou cara, isso aí agora o content ID não pegou,
mas eu te garanto que vai virar um clim manual de uma gravadora. Essa malícia que a gente tem, eu acho que é muito importante o pessoal que é criador novo construir e também construir a capacidade de tipo, caraca, Meu thumb maker tá doente, eu preciso eu saber fazer a thumbnail ou o meu editor também não tá disponível, eu preciso saber editar. É legal a gente ouvir essa equipe grande que tem trabalhando com o Alan, que não é tão grande assim, mas vê o quanto que ele domina também a área. >> Mas assim, o Alan, é,
acho que a gente pode até revelar isso porque você falou em live, o Alan estava escrevendo um roteiro dos melhores jogos de 2024, aí tava em abril, eu falei, eu cheguei em Abril e eu não sei mais. Aí nunca sai esse vídeo, porque eu acharia interessantíssimo ver um vídeo um pouco mais editadinho do Ala, até porque, cara, na vida a gente se desafia, né? O Ed é um cara que eu acho que vocês conversam sobre isso. Você vai fazer esse ano de 2025, cara. >> Então, eu escrevi, né, tipo, escrevi, né? Eu fui atrás de
todo o o Edu foi me incentivou muito também. Eu falei com ele no off, né, tipo, porque os vídeos Que ele faz, assim, esses vídeos mais editados dos consoles, como você nunca viu. E o dos, você fez também de melhores jogos ou todos os jogos que eu zerei também, né, Edu? >> Uhum. >> E eu achei muito interessante e como eu termino muito o jogo, eu jogo muita coisa e até jogos muito diferentes, né? Eu gosto de jogar, eu acho que ia ser muito legal. Daí eu fui atrás de todo o jogo que eu joguei,
assisti minha live, Não inteira, né, mas algumas partes, principalmente o final que eu falo que eu achei para relembrar, escrevi o que eu achei do jogo, de todos os jogos que eu zerei no ano passado, foram 131, eu acho. Só que, cara, não gravei, não gravei, sei lá, não, não, eu queria, sabe, mas eu não sei começar, não sei, eu não, eu sou muito mais fazer live, abrir minha live e fazer do que gravar um vídeo, sabe, com roteiro. Não, não sei. Não tem esse dom de >> Se eu fosse te recomendar, eu acho que
você podia nem abrir a câmera, você abrir um projetinho de Audacity e você com o nome dos jogos anotado, você improvisar em cima >> e botar na mão de um editor. Esse é o vídeo que eu diria. Se você fosse fazer para largar na mão de um editor, porque a edição desses vídeos dá um trabalho que assim, se eu precisasse editar não ia ficar no nível dos meus editores >> e ia me demandar muitas horas de Trabalho que eu preferiria alocar em outras coisas. Mas é uma coisa que tem partir de você e isso só
prova novamente a tua autenticidade, né? Tipo, você queria fazer, mas não queria tanto assim e não faz e tá tudo bem. Quando algo que eu quero, mas não quero, assim, eu deixo de lado. Sei lá, eu gosto de fazer o que eu tô com vontade. E eu sou muito ruim com coisa roteirizada. Eu eu sou de falar o que vem na minha cabeça na hora, sabe? Sei lá, vou começar a ler o que eu Escrevi, daí vai vir outra coisa, daí eu já vou me perder, sabe? No meio. Eu não, eu sou muito ruim com
coisa roteirizada. Eu sou mais de falar o que vem na minha cabeça na hora, mas o problema de desse vídeo assim é que é muito jogo, não tem como eu lembrar de tudo, né? Então eu tenho que escrever algumas coisas. Mas daí eu fico pensando nisso, falei: "Caramba, eu vou esquecer no meio, vou falar errado, vai dar maior trabalho gravar". >> Você pensou em fazer uma lista de 20 assim? >> Não pensei, eu era, eu ia fazer de todos mesmo. >> Vocês devam fazer uma colb berkaca do e Alanzoca. Vocês vocês gravam juntos. Ah, que
tô brincando. É do que que você ia falar? Não, eu ia falar que eu quando eu tô fazendo os consoles como você nunca viu, a parte mais técnica de tipo, ah, eu tô apresentando as especificações do Console, número de vendas e tal, eu deixo tudo anotadinho no teleprompter, eu leio, mas a parte dos jogos, eu escrevo o nome do jogo e improviso em cima, porque fica mais natural e eu prefiro também. E daí se é um jogo que eu quero lembrar de falar algo específico, eu deixo o nome do jogo embaixo que eu quero lembrar
de falar para eu não esquecer, porque eu acho que a naturalidade na fala é bem importante. Então o Alan tem razão nisso que ele Fala: "Putz, eu vou improvisar e eu vou mudar de assunto e não sei o quê". Mas quando você tem o bullet point, você pode mudar de assunto que você vai saber para onde voltar depois. >> Quando que você começou a trabalhar com Prompter, Edu, foi lá 2021, onde você tinha essa experiência já? Porque você foi melhorando muito nisso de até que as chamadas que a gente faz inclusive >> não teleprompter acho
que foi 2022 >> foi quando a gente já trabalhava junto Justamente, né? E você pegou muito rápido, né? Eu penso em ter um teleprompta aqui. Às vezes >> a Mait tá usando bastante. >> Você recebeu um também? >> Recebi, eu não usei. Ela usou, ela achou muito bom. [risadas] >> Você não precisa deixar o texto exato na tela. Você pode, você escreve na tua linguagem e se, se não tiver legal, você improvisa na hora ou você só põe os, os pontos ali como se fosse um postit Quase, sabe? >> Sim. É, se dos pontos é
bom. Acho, eu pensei nisso também porque acho que é mais fácil ver um ponto e falar em vez de escrever e ler o que tá escrito, acho eu me perderia, >> não é? E o teleprompter, por exemplo, eu vou usar agora para falar de nuvem, boletim nuvem. A nuvem tá disponibilizando pra gente um cupom exclusivo, é por tempo limitado. O cupom é debite 15 para 15% de desconto em 100 Games de PC. E além disso, até o dia 9 de janeiro tá rolando a virada gamer da nuvem. Alguns games que estão com preço promocional são
Clarcure Expedition 33, Kingdom Come Deliverance 2, Monster Hunter Wilds, Resident Evil Hacking e a nuvem tá oferecendo também alguns bundles especiais. Pelo nuvem Select você escolhe dois jogos e paga um preço especial. Dá, por exemplo, para você comprar Subnáutica mais Subnáutica Below Zero por R$ 100. As promoções são por Tempo limitado. Confiram o link na descrição ou QR code na tela para mais informações. Esse foi um exemplo de uso de teleprompter. Gostei. >> Eu queria perguntar algo pro Alan que eu queria compartilhar uma ideia que eu tive com ele, aproveitar a presença dele aqui para
fazer uma autopromoção, obviamente, né? [risadas] Amizade não é nada se a gente não pode usar o amigo para alguma coisa. Por isso que ele tá Aqui hoje. >> Eu conversei com o Alan faz uns meses quando ele tava retornando com o canal principal, Alanzoca. Aquilo me deixou inspirado para buscar fazer algo que eu vou fazer agora no início de 2026. Eu reparei que tinha muito jogo que eu tava jogando em off e fazendo análise ou fazendo algum vídeo editorial e muito jogo que eu tava jogando em off e só mencionando no vídeo de jogos que
eu zerei ao longo do ano. E eu decidi criar Um canal só para fazer série de gam play desses jogos que eu vinha jogando em off e não publicaria no canal BRKS Edu. Eu queria saber o que que o Alan pensa a respeito, se ele tem alguma dica, algum pensamento. Eu já pensei em fazer um canal também para jogos. Tanto na Twitch, tem muita gente, não sei se vocês acompanham, mas tem vários streamers que tem um canal secundário na Twitch para jogar alguma coisa que, sei lá, não iria tão bem no canal principal, Né? O
Shoud tem, o Celbit tem, eu não sei se ele usa recentemente, mas ele tem também. Tem outros streamers que eu não lembro agora de cabeça, mas o SH joga bastante Diablo nesse canal secundário, jogava o WoW, se eu não me engano também. E no YouTube é válido, eu acho legal porque também tem jogos que eu queria jogar, mas sei lá, eu acho que não vai encaixar bem no canal por vários motivos. Ela jogo que não tem tradução principalmente, né? E são difíceis de Você mesmo ficar traduzindo se tiver muito diálogo. Eu acho muito legal. Eu
acho que tem muito jogo que eu deixo de jogar, igual você falou que você jogava em off, né? Tem jogo que eu deixo de jogar porque acho que na live eu não vou conseguir jogar ou pro canal. E eu já pensei em criar um canal secundário na Twitch. O pessoal falou inclusive para jogar esses jogos, sabe? Jogos que às vezes eu nem botaria uma câmera da vida, né? Algo bem mais só para jogar mesmo e Ter lá. >> Acho que isso é legal. Uhum. >> É. Então, mas eu não segui em frente com essa ideia.
Eu tô curioso para ver. Eu acho que vai ser legal, >> porque eu vi que, por exemplo, Yakuza, eu tô jogando vários Yakuza agora, sabe? Pô, não vou regravar o um, mas quando eu tiver jogando expansões e novos Yakuza que eu não levaria pro canal BRKSu, eu poderia gravar e lançar a série do jogo completo. E eu queria também dar para Pras pessoas a confiança de que algo que começar nesse novo canal vai até o fim, para elas não acharem que tem um início de gam play no canal principal e aí eu não sigo a
série para não ter essa essa frustração. Eu comecei gravando Crow Country, que eu zerei e já upi lá, mas no momento que esse episódio for pro ar, eu vou ter publicado já. Mas eu eu gravei e aí eu quero jogar tipo Hogwarts Legacy, que na época eu não joguei e agora eu quero jogar Resident Evil Outbreak, sabe? Jogos que não caberiam em série. E eu quero passar o canal BRSu para tipo GTA 6, vai ter série nele, Resident Evil Hacking também. Mas esses jogos que eu ficaria perdido de gravar ou não, agora eu vou ter
um um lugar para publicar conteúdo. Sam, >> sim, é muito bom. Eu eu queria, para mim, os jogos que eu que eu queria jogar, mas não encaixa bem, são jogos que não tem tradução, principalmente RPG. Eu tenho muitos RPGs que eu queria Jogar, tipo os Divinity, desde o primeiro lá, sei lá, o Divine Divinity, Beyond Divinity, agora eles anunciaram o novo Divinity. Tem outros RPGs da vida também. Eu queria jogar os Pathfinder, King Maker, Pillars of Eternity, até tem tradução, mas cara, são jogos que na live principalmente são jogos muito difíceis de jogar, é muito
diálogo, pessoal, ai fica reclamando que tem diálogo. Esse é também um lado negativo da live. No se eu fosse gravar ninguém Ia est reclamando de ter diálogo, né? Até porque eu só ia ver depois que o vídeo se fosse publicado, que seja. E na live, se eu for jogar um jogo desse, cara, é gente reclamando que o jogo tem diálogo, sendo que é um RPG. E são jogos que eu queria muito jogar e eu tenho uma dificuldade de jogar coisa em off, que eu queria jogar na live e daí eu deixo de jogar em off.
Eu não sei explicar, tipo, tem jogo que eu eu quero jogar, mas eu quero gravar, eu quero mostrar, Eu quero que o pessoal também assista e daí eu deixo de jogar em off. Cara, jogo de terror comigo é assim, eu prefiro gravar vídeo do que fazer live, mas eu te entendo que o jogo de terror para mim eu tenho que estar gravando, cara. Eu ten que estar gravando junto que aqui precisa est registrado cada susto, sabe? >> É. Então, e daí eu pensei já em criar um canal na Twitch, né, secundário para eu fazer live
sem câmera, mesmo sendo jogo em inglês, né, daí eu não ia ter que me Preocupar, como é um canal secundário, né, não vou ficar me preocupando em traduzir nada. Até porque, pô, esses jogos tem milhares de diálogos, não dá para eu ficar traduzindo que não vou ficar louco, né? Mas assim, nunca fui pra frente com essa ideia. Essa sua ideia de um canal é bem legal. Eu acho muito legal, na verdade. >> Tem outras ideias que você vê de outros streamers, outros criadores de conteúdo que você pensa assim, cara, se eu fosse Duas pessoas assim,
se eu tivesse o dobro de tempo que eu tenho hoje em dia e tal, eu teria muito muito interesse em fazer e tal. Eu eu eu me pergunto isso porque eu fico imaginando que você deve ter assim com qualquer pessoa as suas referências, né? Pelo menos assim, poxa, legal que o Shoud tá fazendo, quem sabe eu faço algo parecido, pô, tô vendo que o Celbit tá fazendo. Até porque muitos dos criadores que você conhece e que você, digamos assim, conhece Pessoalmente ou sabe da existência, eles evoluem muito ao longo do tempo, né? O próprio Shroud
era pro player, né? Virou streamer, o Celbit, né? Começou fazendo vídeos que não tem nada a ver com o que ele faz hoje em dia, né? Que são essas produções grandiosas e tudo mais e tal. Como é que você enxerga essa evolução desses criadores que cresceram ao teu redor também? E como que isso te inspira a querer fazer coisa diferente no dia a dia? Assim, >> acho que é natural, né? Se quando você tá na internet, você vai moldando assim a o que o público quer ver e é o que você quer fazer também, né?
Então, tipo, o Celt foi fazer os vídeos lá diferentões, bem editados. Agora ele tá mais focado nessa parte do RPG dele que ele gosta bastante, né? O Shoud, que era pro player, agora meio que virou um streamer de variedade, né? Ele tem esse outro canal que ele joga bastante Diablo, ele gosta desses jogos bastante, Né? Ele joga, pô, faz 12 horas de live, 13 às vezes. Que eu gostaria de fazer, eu vi, eu já vi vários vídeos de canais gringos, principalmente, deve ter brasileiro que faz, mas eu eu não sei quem, né? O cara basicamente,
ele pega um jogo, joga o jogo do começo ao fim, em vez de postar gam play, né, igual eu posto inteira, ele meio que vai contando a história, resumindo assim, sabe, editado o vídeo. Acho isso bem legal. >> Sabe quem faz isso, Alan? Do Brasil? >> Quem? >> Eu. [risadas] >> A promoção de novo. >> Vocês cara não perde a chance. Vídeo de jornada é que eu faço pouco, né? Mas assim, minha jornada em God of War, aí eu resumo o jogo inteiro, tem as cuts. >> Ah, é verdade, você já fez, né? É verdade.
Então, mas é fica longo os seus vídeos? Eu não lembro agora, >> cara. O de God of War ficou com quase 2 horas. >> É, então ainda isso que eu ia falar. Os caras que faz isso vai ficar longo os vídeos. E eu acho, eu acho muito legal. [ __ ] eu acho tipo, principalmente era uma ideia secundária dessas desses jogos que eu falei para vocês, que eu não traria pro canal, porque por alguns motivos eu jogar em off e fazer um vídeo editado mostrando, contando, eu acho super legal esse tipo de vídeo, mas também
eu não tenho, não é que eu não tenho tempo, eu consigo arranjar tempo, Sabe? Mas cara, eu fico focado na live, né? E daí eu faço live inteiro, não sobra tempo para eu fazer um outro projeto, vamos dizer assim. Isso é até uma pergunta meio genérica, cara, porque eu vi também que você comprou uma TV de tubo recentemente, você tava jogando Aladin do Super Nintendo. É engraçado o quanto você ama games de verdade, né? Tipo, até o que você faz para relaxar é jogar um jogo depois da live, mas você não fala, porque muita gente
não sabe Diferenciar isso, né? jogar streamando, você tá olhando o chat, você tá olhando a parte técnica, você tá pensando isso tá interessante, eu eu imagino que você não fica olhando o número e tal, mesmo sempre tando bem e tal, mas assim, cara, da onde começou essa paixão? Sei que você se apresentou no começo e isso foi um negócio muito forte para você na infância mesmo de eu sei que você não fala muito da tua infância e tal, mas eu sei também como, por exemplo, você Começou streamando num quarto que não tinha janela, né? Todo
mundo acha que o ala é só filé, mas coitado, o maluco não tinha uma janela. No começo tem um clipe famoso de você é mait. E você, caramba, tem 600 pessoas. Eu acho isso um dos clipes mais fofos que eu conheço, porque você fica, ah, vocês são maluco, tem 800 pessoas e a Mait olhando para você, as primeiras lives no YouTube. >> Isso, nossa, vocês são malucos e tal. Então, tipo assim, você pensa nesse teu Trajeto e da onde que vem essa paixão mesmo? Foi com Master System? E por que que significa tanto? Que nem
eu disse, eu sei que é meio genérico, meio geral, mas o que você puder descrever aí pr pra gente? Pior que jogo assim, desde que eu me lembro por gente, sempre teve presente na minha infância, principalmente pelo lado da minha tia que ela trabalhava mais com tecnologia assim, então ela sempre teve um PC, então eu sempre tive um PC perto, minha Avó, minha tia e cara cresci jogando Prince of Persia da Vida, Lemings, gostava muito. Minha tia me botava para jogar jogo que ensinava inglês na época também botava para jogar. Eh, igual eu falei, os
point and click foi onde eu aprendi a maior parte do meu inglês foi jogando os point and clicks da Lucas Art, Fred Fish, que era jogo meio que educativo, Pajama Sun, quem é velho dos anos 90 deve conhecer. Fred fish, pajama s, [ __ ] >> A gente é dos anos 80 aqui, mas tudo bem. >> É, então, [ __ ] dos carrinhos veio daí. Master System, eu lembro de jogar muito também. Daí eu ganhei meu MA4, Zelda, enfim, sempre, cara, cresci jogando, cresci jogando, não sei assim e dei nunca foi algo que eu nunca
deixei de fazer, sabe? Independente, sempre eu fui muito, quando eu era mais novo também, eu gostava muito de esporte, jogava muita bola, jogava vôlei, mas videogame Sempre foi uma constante na minha vida inteira, assim, sempre gostei, gosto até hoje. Igual você falou: "Termina a live, eu vou jogar". Porque é muito diferente jogar em live. O pessoal às vezes eu falo: "Ah, gente, joguei tal coisa em off". Daí os cara, ah, por que você não jogou em live? Eu falo: "Gente, porque queria jogar em off, é diferente, sabe?" Eu eu gosto de jogar tipo para mim
também, né? Porque quando eu tô fazendo live, eu tô jogando também pros outros, Né? Eu tenho que estar entretendo, né? E eu gosto de jogar para mim também. Por exemplo, terminei o Ken of Time, o Majoras Mesk, dois dos meus jogos favorites da minha vida. Terminei de novo, eu termino todo ano, acho, jogo em off. Eu já joguei na live também e daí eu terminei, sei lá, jogo de Play 2, terminei o Time Splitters recentemente, joguei o Aladin, mas não terminei, morri, fiquei com raiva. [risadas] >> É difícil, eu vi a My falando que você
Achou que era fácil. É, não, eu tinha dific eu passava, mas eu tinha dificuldade porque eu não tive master cist, não tive Super Nintendo, eu jogava na na minha vizinha, né, o Aladin. Então eu tinha Master Sist, mas eu gosto, sempre gostei. Daí eu peguei esse de tu foi, nossa, a melhor compra assim que eu fiz recentemente, eu para jogar console velho, né? O Edu, eu já conversei com o Edu sobre isso. Eu tenho os Retro Tink da vida, eu tenho o 5x e o 4K, mas cara Não é a mesma coisa você jogar numa
TV de tubo. Tipo, na TV de tubo é onde foi feito para ser jogado, sabe? Não sei explicar. Tipo, eu comecei a jogar meu 64 na no meu monitor, né, com o Retro Tink, botei filtro de de tubo, aí eu sentia que tava faltando alguma coisa. Falei: "Cara, não, não é assim que é para ser jogado". Daí eu fui atrás de uma TV de Tub, peguei, tá aqui do lado. Nossa, daí termina a live, às vezes eu ligo o meu 64, jogo alguma coisa, ligo Play 2 ou ou Super Nintendo. Agora >> vocês dois tm
essa paixão por retrogames, né, do vocês, vocês dois já foram no no tiozão lá e gastaram uma grana que ele não deixa vocês gastarem, né? E e realmente, né, muito doido você poder trabalhar com isso e ainda ter essa paixão, porque a gente conversou com o próprio Leon aqui dessa vontade e não vontade de jogar às vezes justamente por ser tão desgastante, mas eu acho muito legal, por isso que eu achei legal Você poder falar sobre isso. Eu ia perguntar a respeito, Alan, dos eventos de games que tão rolando, porque na hora que você tava
falando sobre os jogos antigos que você curte, que são também jogos antigos que eu curto, você falou na TV de tubo, eu me lembrei da sua participação numa Retrocom que não foi bem participação, porque você foi lá mais participar do evento em si do que participação de fato, né? Fala um pouquinho como é que como é que é essa Experiência sua em relação a Retrocomo seu relacionamento inclusive com o tiozão, Gilão e tudo mais. E também, se possível, fala dos eventos de games em geral, como é que você observa eles hoje em dia. Até porque
eu acho que tanto o BGS quanto games com Latan, quanto a própria Retrocom são eventos de games hoje em dia que tem uma consolidação assim, tem um renome já, né? Inclusive a própria Retrocomp já tem o seu nome, né? Já já colocou isso no mapa, digamos Assim, mas são eventos muito diferentes, né? Retrocom é uma coisa, a Gamesc Lat é outra, a BGS é completamente diferente. Como é que você observa isso também, >> cara? Retrocom. Eu fui o eu falei com o tiozão na época, eu acho. Eu falei: "Ó, tiozão, eu não quero ir como,
como um convidado, né? Não quero ir como uma atração, vamos dizer assim, porque eu quero também, eu quero aproveitar o evento, né? E, cara, para mim é muito difícil eu conseguir aproveitar um Evento. Eu não, tipo, principalmente de jogo, eu não ando se eu for assim. E daí a Retrocom, eu falei com o tiozão, eu consegui um pouco antes do evento abrir. Encontrei até o Edu lá, já tinha o evento abriu, o pessoal me encontrou lá, mas eu consegui ainda fazer tudo que eu queria, né, ver e tal. Mas eu queria ir mais para curtir
o evento, né? Porque, pô, eu tô meio só humano, eu também quero curtir o evento com qualquer pessoa. Eu também quero ir lá ver as Lojas, né? Só que se eu for tipo no meio de todo mundo, eu não ando. Eu não consigo andar, não consigo ver nada, né? Mas eu consegui ir, foi muito legal retroc. Esse ano eu não consegui que eu fui viajar, né? Teve o evento do Battlefield, eu acho que foi mesma na mesma final de semana, mas eu queria ter ido. Ano que vem vamos ver se eu vou, né? Eu queria
ir porque é muito legal o evento para quem gosta de jogo retrô assim, jogo antigo, é muito bom. E Outros eventos, a GamesC não fui, a BGS também. Eu, a última vez que eu fui nem sei quando foi 2018, 2019, mas é um evento que eu vou só para as pessoas tirarem foto comigo, sabe? E cara, eu adoro encontrar meu público, só que assim, eu não consigo atender todo mundo, daí fica aquela sensação de, pô, já teve pai me agarrando na saída do evento, tira foto com meu filho, só que eu tinha que sair do
evento, sabe? Ele chegou, eu tinha que ir embora e daí eu Não conseguia, daí eu ficava meio, daí os caras me xinga, impossível atender todo mundo, sabe? E daí eu sempre pedia quando ia ter algum meet and greed falar: "Gente, por favor, organiza direito, bota uma fila com limite pr, né, pessoal entender que não dá pr". Mas cara, sempre dá alguma coisa errada. Daí eu meio que parei de ir também. Teve a pandemia, na verdade, né? Daí >> e você cresceu, cresceu mais ainda, né? Você cresceu mais ainda na pandemia? >> Cresceu muito. É, cresci
muito. >> É, até se você me permitir comentar, cara, o nível de fama do Alan é estranho, mas é estranho assim, no nível meio assustador, né? Até quando a gente começou a trabalhar junto, tava com a Mait, a gente saía para almoçar. Eu subestimei um pouco, tá? Eu subestimei um pouco, conheci, claro, bastante do Alan, não tava trabalhando, só almoçando e tal, mas eu considero um pouco assustador, tá? Tipo assim, até ia te Perguntar sobre isso um pouco, porque é difícil, cara. A gente fala muito do conceito de fama nesse programa e a gente tem
um cara aqui que ganha vida muito bem, é, vivendo da sua paixão, então nunca a gente quer que pareça que que estão reclamando, né, da vida. Não é isso, mas vocês têm que entender o quão estranho é. E a gente andou, eu e o Davi, o e o Edu aqui onde eu moro e também foi reconhecido muito, cara. Mas com Ala, eu acho que é muito por causa Dessa relação parassocial que existe com streamer. O streamer tá lá todo dia, eh, naquele horário e o Alan tem uma persona que é parte da personalidade dele muito
mais crashada ou alta assim. O Alan em muitos sentidos, é um cara introspectivo, né? Ele é um cara mais na dele. Inclusive, eu acho por causa disso. As pessoas extraem muito dele e ele entende que é responsabilidade. Mas a gente estava num shopping, tem gente que agarra, não solta ele. A gente até Conversou sobre isso com a Mait quando ela teve aqui. E cara, realmente é um pouco assustador. A Maite indo pro banheiro e aí do nada começa a formar uma fila, cara, em coisa de 1 minuto, 1 minuto e meio e começa uma um
muvuca assim. E eu fiquei, eu me lembro que eu fiquei bem assustado. Foi bem quando a gente começou a trabalhar junto, eu falo: "Cara, que que a gente faz aqui?" Aí tem mamãe olhando para mim com uma cara de triste. Ah, meu meu filho, sim. Aí e meu papel é ser meio vilão, cara. Não, a gente tem que ir porque se você atende um, você atende milhares. Então nunca que um Alan Edu tá reclamando disso. Mas é realmente uma existência muito estranha, principalmente com ele. E eu acho que em parte porque as pessoas acham que
a personalidade dele é essa, né? Muito para fora assim, não é, cara. Então, inclusive, aí você falou do evento de Battlefield, cara, a gente foi lá e a gente conversou um pouco, claro, Em off, não vou revelar muito, mas a gente tava no ônibus e você falou: "Cara, é estranho porque eu acho que alguém tá me olhando e já vai me abordar mesmo aqui". Então, a gente estava no Inenout e é parece meio fofo ou brega isso, mas eu vi o Alan foi lá comprar outro hambúrguer e o Enen que é uma hamburgueria lá em
Los Angeles, fica lotada e ele tava lá relaxado, tava todo mundo fora, eu, funk, maite e Rayage e eu vi o Alan no meio de uma multidão Relaxado porque ninguém sabia quem ele era. Então essas coisas eu acho que mais me assustou, porque isso também é mérito total dele, né, cara? Você pode falar mais, mas assim, é essa a relação que você constrói com o público de tá que nem eu disse toda a tarde lá. Mas assim, não é com todo mundo, cara. Tem gente que gosta de youtuber e tal, mas não tem. Não tem
como Alan tá num evento desse. Basicamente é isso que eu tô falando. Não tem, cara. Não tem. A Primeira vez que eu te vi, Alan, você nem sabe. Assim, foi BGS 2017 no estante da Twitch. E assim, você tinha, acho que feito o meet and greet e tinha gente fora que ficava: "Ala, vem aqui, ala vem aqui." E o Ala, tipo, não podia porque senão ele ia tomar bronca do segurança, cara. Então eu queria saber a tua relação com isso, porque evidentemente você não reclama do teu sucesso, mas eu acho que isso te impede de
sair mais, de confiar mais. Assim, a última vez que a Gente fez um encontro com o próprio Edu, foi aqui em casa, né? Eu, você, Edu, Funk e, a Mait também para vocês ficarem mais à vontade. Eu vejo que você fica à vontade com o Edu, né? Mas como que é a tua relação com a fama hoje, cara? >> Cara, hoje assim, não tem lugar que eu vou que alguém não me conheça. >> Hospital, né? com a Mait, ela >> hospital. Inclusive, um dos únicos lugares que eu recusei foto até hoje na minha vida foi
no hospital, cara, com um Monte de gente, a Mait passando mal, [risadas] ela tava com pedra no rim. Não, o pior aquele o pessoal que trabalhava no hospital, sabe? Eu achei até meio é tipo, não é que a gente foi dois dias seguidos, né? No primeiro dia, um monte de gente veio tirar foto, eu segurando a Maitê assim entre o cara do Vallet, eu tirei foto, só que daí no dia seguinte eu falei: "Meu, não dá, mas tá passando mal. O cara pedindo para tirar foto, acho que assim, no ambiente do Hospital, acho que não
é o ambiente, né? Sim, claro. >> E daí foi veio, a gente chegou no dia seguinte, veio uma mulher que trabalhava no hospital, ah, tava pessoa muito fã, que pode tirar uma foto. É, mas você tava mal do meu lado aqui. Foi a única vez que eu recusei uma foto. Falei: "Não, agora não, desculpa, fiquei até meio assim, porque eu não sei recusar, né? Tipo, nunca [risadas] te recusei. Fiquei até meio me sentindo mal, não sei Explicar". Mas cara, eu assim, eu não tenho problema com as pessoas vindo me pedir pr tirar foto. Já meio
que acostumei. Eu não sou, nunca quis ser famoso, não gosto, sinceramente. Eu gosto de ser mais low profile assim, tanto que eu mal posto coisa no Instagram nem nada, né? Mas tem algumas situações meio assustadoras mesmo, igual tipo, às vezes eu evito o lugar muito cheio que eu sei que alguém vai me reconhecer. Às vezes eu fico, as pessoas Me reconhecem e a gente sabe quando a pessoa te reconhece. Elas acham que não, mas elas dão uma olhada para você e faz assim, daí você, hum, reconheceu. Só que daí a pessoa não vem pedir para
tirar foto, daí ela fica com o celular de tirando foto de você escondido e você vê. Isso que é ruim. Pede para tirar uma foto comigo, eu tiro, não tem problema, sabe? Mas vai ficar me filmando. Inclusive viralizou até um, acho que uma menina que postou no TikTok, nem sei Quantas views deu. Deve ter dado muita view. >> Cara, eu vi, tava com quase 80.000 1 likes assim, ou seja, estava com 1 milhão de views no TikTok. >> Então, eu tava sentado no shopping, a MT foi numa loja, eu sentei, fiquei no celular e a
mina me gravou escondido, sabe? >> Através da loja assim, tipo, >> é, e daí ela, eu nem vi, essa eu não vi, né? Normalmente eu vejo, mas essa eu não Vi, como eu não tava olhando em volta, né? Tava no celular, eu nem vi. E daí eu fico: "Putz, para que me grava? Só vem falar comigo, eu converso com todo mundo, vira o pessoal me para, tipo, ô, semana passada a gente tava esperando meu carro no valet na frente do restaurante, tinha um farol na frente, parou um carro, a lanzoca me viu, fui lá pro
carro, tirei foto com o cara, daí depois parou um motoboy também, a lanzoca, tirei o meu problema é quando a Pessoa vê de longe e fica gravando escondido, sabe? Eu acho que é uma situação meio meio desconfortável, >> não só para ter umas situações muito estranhas, cara. A gente tava, eu, Edu, você e a Mait numa hamburgueria e aí eu acho que todo mundo na hamburgueria reconheceu. Só que aí eu acho que os pais, as pessoas, não, o Alan tá comendo, o Edu também, só que assim, o Alan deu a última mordida, parece que todo
mundo levantou e aí eu falei, Pareceu uma cena de plurbus, né, que a gente tá assistindo e tal. Eu falei, pareceu uma cena de plurbus, todo mundo levantou, aí depois a gente até quis tirar uma foto e aí eu apareci na foto e o garçom me cortou quase que inteiramente nessa foto, para botar aí, porque quem que é esse cara, tá ligado? Não quero uma foto desse cara aqui. Foi muito engraçado isso, inclusive. Mas são umas situações bizarras, cara. São umas situações bizarras. >> É, então acontece umas coisas bizarras, tipo, não é nível óbvio, tem
vários níveis de fama, né? Tipo, tem o Neymar da vida que não consegue em lugar nenhum do mundo. Melhor que Neymar. Eu gosto mais de você que do Neymar. >> Mas também, né, tem outros níveis, né? Então, tipo, eu sou bastante conhecido em todo lugar que eu vou hoje em dia. Às vezes até eu vejo, dependendo se é um lugar que tem muita gente que vão ficar, sei lá, eu não vou conseguir meio que Curtir o lugar, sabe? Eu deixo de ir. Já aconteceu de ir na casa, na casa. Isso foi antes da pandemia, foi
uma das últimas vezes, foi na casa da praia da minha tia e não sei como descobriram que eu tava lá e daí vazaram o endereço da casa da minha tia e daí, cara, começaram a ir na praia. Eu tava na praia no mar, formou uma fila tipo no mar pedindo para eu sair do mar para tirar foto. Eu saí, né, óbvio, né, >> de sunga branca. >> De sunga sim. [risadas] >> É, então de berma, né? Daí descobriram onde era a casa e começaram eu descansando, né? Porque, pô, tinha nadado para caramba, tomado sol, fui
você tir aquele cochilinho, né? pós pós praia ali. Daí começaram a tocar campanha na casa pedindo para eu sair para tirar foto e tava com a minha família lá, né, tipo, daí meu primo falando: "Ah, ele tem que ele tá tá dormindo, não sei o quê". Daí, cara, eu Fui embora. Tipo, >> sério, você foi embora? Porque todo mundo ia saber e ia espalhar, né? >> É, porque não parava de gente na casa, né? Mas, mas igual eu falei, tipo, quando é no dia a dia assim, pô, aqui onde eu moro, né? Tipo, encontro no
elevador. Hoje mesmo dei dois autógrafos no eu cheguei na academia de pessoal que que mora aqui. Não tenho problema nenhum vir falar comigo, tirar foto, né? Mas dependendo da situação, se for meio Esquisito assim, ficar escondido, eu não sou muito fã. Ou quando passa da linha da privacidade também, sabe? Não te solta. Eu já vi alguém você fazer três vezes assim de tá, a gente já tá abraçada há 10 segundos, cara. Tipo, aí a pessoa não é que eu acho que as pessoas acabam não te encarando como pessoa às vezes, tá? Você é uma figura.
Percebo isso. É >> a tua imagem, a tua voz, a tua a tua voz agora é um pouco diferente de quando a Gente tá em off, num restaurante você fala mais baixo, mais então eu acho que as pessoas não te encaram como uma pessoa. E também tem gente que não te conhece, que gosta de desmerecer. Às vezes eu falei: "Ah, não, tô trabalhando com o maior streamer do Brasil. Ah, mas eu não conheço esse cara". Só que aí eu ando com você. A gente foi num lugar que eu tomo café, todo o Stef quer tirar
foto. Todo mundo foi simpático, todo mundo para e olha. Só que assim, eu já Percebi com aa mesmo se a gente tá na rua, é, continua andando, cara. Continua andando, sabe? Tipo, eu já fui até na frente, vamos, vamos, vamos. Mas até aqui perto a gente andando, cara, eu acho que duas a cada três pessoas pelo menos dão uma olhada assim, tipo quem, ah, eu reconheço esse rosto, o óculozinho, né? Então, >> troca de óculos. >> É, troca [risadas] de Mas o Alan também tem um negócio que o Edu também tem um Pouco assim, cara.
O Alan, se a gente tá num ambiente, ah, vai numa festa do Cabum mesmo, uma festa de streamer, todos os streamers também estão meio cientes que o Alan tá lá, sabe? Isso é uma é um nível de fama diferente, sabe? que nem um Brad Pitt da vida entra num ambiente e todo mundo que tá no ambiente sabe quem é ele, sabe? E o Alan tem muito poucos lugares que ele pode ser anônimo, né? Acho que é por isso que você gosta de viajar, ir pra Disney, não Sei. Por mais que na Disney tanto tanto brasileiro
que você deve ser na Disney tem mais brasileiro que [risadas] é, >> enfim. Mas é, você pensa em morar fora um dia ou você que nem o nosso querido? >> Ah, pior que não penso. Eu gosto muito do Brasil aqui. Não sei. Eu tenho minha família aqui também, né? Tipo, minha vida, eu não nunca pensei em morar fora assim, sei lá, eu já viajei para vários lugares, né? E não teve um lugar ainda que eu falei: "Caramba, eu moraria aqui, Sabe? Não sei, não, não é a mesma coisa. Cultura, comida, né? Sei lá, acho que
o lugar mais próximo assim aqui de São Paulo, talvez Nova York, mas mesmo assim eu falo: "Putz, será que eu moraria aqui?" Acho que não tenho planos não. >> E para você, Edu, como que é essa relação com a fama? Justamente você tá longe e o Edu é famoso há muito tempo também, né? tem um rosto muito reconhecido, então ele de fato quando tá no Brasil muita gente para, né? >> Eu acho que o que óbvio, o Alan tem um nível de reconhecimento maior que o meu >> com várias gerações, né? Desculpa, eu acho que
o Alan tem um negócio com várias gerações e todas as classes sociais. Eu acho que esse é o maior mérito do Alan, cara. Tem alguém de 13 que vê ele, tem alguém de 50 e todas classes sociais. Ele não. Então, desculpa, Edo. >> Não, mas eu eu sinto assim, eu gosto de morar fora porque aqui eu sou anônimo e Eu não sinto que eu tô sendo observado. Porque quando eu vou pro Brasil e vocês tocaram um pouco nesse assunto, eu sinto que eu estou sendo observado. Eu sei que eu estou sendo observado, porque basicamente qualquer
lugar que eu vou, eu sou abordado e eu não tenho problema nenhum de ser abordado, mas acho que eu não gostaria que isso fosse o meu dia a dia. E assim, é um misto de tipo, cara, eu sou grato pelas pessoas que me acompanham, mas ao mesmo tempo eu gosto De ser ninguém, eu gosto de tipo ser anônimo. E isso no Brasil para mim não existe. E assim, eu acho que é legal a gente colocar em perspectiva porque eu vou falar meus números e aí tenham em mente que pro Alan é mais ainda. No meu
canal do YouTube, eu chutaria que já passaram cerca de 30 milhões de pessoas que já acompanharam em algum momento, porque o canal tem quase 10 milhões e é meio que 50 dentre inscritos e não inscritos que acompanham, que já dá 20 Milhões. E pensando nos extras que acompanharam no passado, pararam de acompanhar, que expande um pouco esses números, são uns 30 milhões de pessoas. O meu público é majoritariamente masculino, então ele varia dentre 80 a 90% masculino. Pensa que dentro da faixa etária que eu atinjo, que seria de adolescentes até uns 40, 45 anos, 75%
do público é isso, cara. Praticamente qualquer homem que me vê na rua, que tem a minha idade um pouco mais, sabe quem Eu sou. É quase isso, sabe? Então isso me passa realmente uma sensação de estar sendo observado que não me agrada. Me agrada conversar com a galera. Mas não me agradaria que fosse todos os dias e é por isso que eu sou muito grato por morar fora. Mas aí isso é a decisão de cada um, sabe? Não me entendam mal. Eu não é ingratidão, não é estrelismo, é simplesmente, cara, eu gosto de de ter
a minha vidinha eu sendo qualquer um, sabe? >> Só passando por isso, dá para entender, né? Tipo, falando assim, é difícil, né? Porque eu também adoro. Eu gosto quando as pessoas me conhecem e me tratam como uma pessoa normal. >> Uhum. Eu adoro quando, sei lá, o cara me conhece, me trata igual, sei lá, um cara na rua qualquer. Eu adoro. Porque, tipo, normalmente as pessoas, sei lá, quando me vem, elas ficam, não sei, meu Deus, horrível, legal, pô, tiro [ __ ] legal, tranquilo. Agora, quando a pessoa me Conhece e me trata normal, sabe?
Eu acho muito legal, consigo conversar melhor, >> o que é muito raro, né? >> É raro. E na academia agora tá acontecendo bastante de, eu não sei se tem uns caras que não me conhece ou sabe quem eu sou, mas meio que me trata normal. E cara, daí eu consigo conversar com eles, tipo, sem eles saberem quem eu sou, sabe? É muito bom, tipo, umas conversas muito aleatória, sabe? Tipo, >> pior que eu pensei isso muito, muito Conscientemente, cara, quando a gente se conheceu, até porque, cara, não ficava te assistindo o tempo todo. Eu falei:
"Pô, para mim ele é o marido da Maitê, porque eu conhecia a Mait antes e a gente já tá fazendo um trabalho muito legal junto, então a gente saiu para jantar, almoçar, na verdade, e foram conversas no geral assim, sabe? E e isso é raro, né? O Ala mesmo falou: "É difícil saber quem confiar porque todo mundo quer algo de mim, né? Todo mundo Quer algo dele assim. Ah, ele vai gravar um real com alguém, vai, a fama vai crescer da pessoa. E justamente essa projeção do Alanzo Zoca, não do Alan, né? As pessoas acham
que o Alan, o Alanzoca, o Ala e é uma parte da personalidade, cara, como a gente repetiu aqui. Mas de novo, é uma existência muito estranha. Eu eu acho que você tira de letra isso. Eu acho que você se isola a por causa disso. E eu acho que vai ser sempre difícil, cara, Você encontrar gente que não sabe quem você é. E é uma admiração, você entende, né, que é uma admiração, não é um interesse. Ah, não, eu quero usar o Alan para isso, não. Mas assim, é quase que você já começa numa posição de
toda a interação que você tem acima assim em muitos sentidos. Então, a pessoa nunca vai agir natural com vocês e nunca vai chegar a te conhecer de verdade, sabe? O que é um privilégio, né? ser um amigo, conhecer mais o Alan assim, é, o Alan é Um cara muito legal e e pouca gente tem esse tipo de acesso a eles e sempre respeitando muito, né, que a gente falou, a Maitê também trabalhou aqui e muita gente invade a privacidade dela bastante. Acho que uma das coisas mais chatas que eu sei que você não gosta com
a Mait é: "Ah, fala pro Alan que isso, fala pro Alan jogar isso, fala pro Alan isso aqui." Tipo, coitada, isso é bem chato, tipo, são pessoas diferentes assim, isso, enfim, evite fazer, aborda O aula, dá um abraço nele, pode falar o quanto significa, mas lembro que é uma pessoa, cara. Eu sei de novo, não estamos reclamando. Todos aqui somos caras muito sortudos. Esse programa aqui é uma bênção. A vida que o Alan tem, imagino que você nem conseguiu visualizar isso quando você começou a streamar, né? Tipo, >> nossa, não, não faz ideia. Tipo, começou
na brincadeira, né? >> Você pensou, você pensou que chegaria Nesse nível, cara? >> Cara, eu quando eu comecei o canal, não tinha intenção nem de ganhar dinheiro. Eu não dava para ganhar dinheiro na época. Era só começou, >> como que era o nome? Electronics desire, né? >> Electronic desire. Eh, mas tipo, o Edu acho que já tá, mas daí que veio uma cinema depois, sei lá, um ano depois que já tava o canal que veio uma cíima, eu acho, nem lembro. Grande fas. >> Então, assim, começou na brincadeira, não queria ser famoso nem ter dinheiro,
sabe? Tipo, >> você chegou a assinar com a Machine Alan? >> Sim, até 2015 acho. >> Quem te recrutou, o Edu ou eu? >> Ai, não sei. Acho que foi gringo, viu? Acho que foi gringo. Falar para vocês. >> É, eu não lembro de ter lidado com o Alan. >> Não, foi gringo. Eu falei direto com os Gringos. >> Vocês foram parceiros na Copa do Mundo de Overwatch, não foi? >> É. É. [risadas] Isso é engraçado. >> Eu tava muito curioso a respeito disso. Alan, conta um pouquinho pra gente assim de memória mesmo, né? Não
precisa ficar pegando tudo. Quais foram as experiências mais malucas que essa vida sua e que essa tua carreira já te já te trouxe? Assim, >> mais malucas? Pô, irmão, uma coisa mais aleatória foi jogar C Neymar na casa dele em Paris >> com Rachi. Foi engraçado. >> Com Rashi. É tipo, pô, nunca imaginei, né, pô. Do nada chegou, né, pr, ah, quer jogar CD Neymar lá. E foi divertido, né, pô. Eu nunca imaginei que na casa de alguém assim, tipo, jogar. >> Esse era o auge dele também, né? Era o auge do Neymar. Tava, tava
voando. A própria experiência, né, de Overwatch Foi meio foi meio maluca, né? >> É, o do Overwatch também foi divertido. Foi nossa, foi uma loucura. Edu sabe ali que nossa [risadas] senhora, só quem estava lá. >> Sei. Acho que a palavra loucura define muito bem, mas talvez pelo significado alternativo da palavra. >> Não sei como saímos vivo dessa experiência que, cara, >> no sentido até mais literal da palavra loucura. Aquela experiência. [risadas] Nossa, gente, você não tem noção, mano. >> Foi caótico a a experiência. >> Foi. Nossa, nosso time era insano. >> Insano. Novamente no
sentido literal, tá? [risadas] >> Eu lembro o vídeo de vocês dois sentado assim, tipo assim, na cabeceira de uma de uma cama, eu acho, dentro de um quarto de hotel, um olhando pro outro assim, e aí dava para notar que assim, vocês já se conheciam, mas talvez não se conhecessem tanto assim e tal. E aí Vocês estavam ali meio que se entrosando e falando um pouco do que vai ser a a a próxima partida, de como é que tá o evento e todo mundo que tava do lado de cá assistindo ficava tipo assim, mano, como
como é que isso vai ser? Porque assim, pera aí, eles viraram pro players agora, como é que é essa história? E aí vocês estavam jogando com pro players e aí o pessoal foi assistir vocês lá e torceu por vocês e a coisa não [risadas] andou muito como, né, deveria, não sei. Essa experiência foi bem surreal mesmo, né? É que essa da Copa do Overwatch era para ser algo mais uma, como é que é a palavra? meio que um >> um show game assim, >> é um show game, né, de de pessoas da comunidade, né, mas
daí o pessoal acabou voltando tudo em pro player, né, os time [risadas] os times gringos, né, eu não sei se era intenção, para mim a intenção era ser meio que um show game mesmo, né, com Pessoas da comunidade no geral. E eu não pedi para votarem em mim, né, sinceramente votaram lá, mas eu não pedi e acabou que eu fui, né, mas daí aparecemos lá, foi divertido, óbvio, né, foi uma experiência, pô, a gente jogou lá como se fosse, sei lá, um jogo profissional mesmo, né? Teve o mídia, né, a parte da mídia, o lugar,
né, e tal. Foi bem divertido, mas foi uma loucura também, né, tipo, na parte das pessoas que a gente teve que lidar lá, Foi até engraçado parando para pensar hoje e de outras coisas malucas também, tipo, ir pra Z3 da vida, esses eventos, nunca imaginei também, né, antes disso, não, pô, primeiro evento que eu fui na minha vida fora do Brasil foi a Blisscon. E cara, joguei o WoW anos da minha vida, Warcraft 3. Amava o Warcraft 3, até hoje de vez em quando jogo um pouco. Primeiro evento da minha vida, Bliscon na época do
Overwatch, ainda não lembro se já tinha sido anunciado. Acho Que já tinha, né? Acho que já tinha Over, não lembro. Mas nossa, foi muito divertido. Então foram essas experiências de ir nesses eventos que antes, né, de eu ir, pela primeira vez, eu nunca imaginava que eu ia, sinceramente, até porque eu tinha medo de andar de avião, né? >> Primeira vez que andei de avião, tinha >> que fofo. >> Não, não foi a primeira, foi a segunda, né? A primeira vez quando a vião foi com A Maitê, na verdade que a gente foi para Porto de
Galinhas. Daí eu meio que perdi o medo, mas daí, pô, viagem internacional ainda tinha medo, né? Mas daí perdi o medo. Eu queria dar uma complementada no lance da Copa de Overwatch, porque assim, a comunicação que chegou para mim através da Blizzard Brasil é que ia até a Copa do Mundo de Overwatch ia ser um evento amistoso. E a minha reação inicial foi, cara, eu não tenho a menor condição de participar Disso porque, tipo, eu gosto do jogo, mas eu não não sou pro player, não jogo bem. Aí eles me reafirmaram: "Não, não se preocupe,
isso aqui é só uma brincadeira". Aí que eu falei: "Não, beleza, então você é de boa assim". Aí o que que aconteceu? Eles me comunicaram uma coisa, o evento foi outra e o culpado virou eu. É óbvio, né? [risadas] Que que nem com as coisas de Machinima que a gente comentou no episódio anterior, né? Que eu recebia ordens da empresa, eu aplicava e a culpa era minha, né? E eu, tipo, eu de vítima ali. Mas assim, eu achei que foi um evento divertido e foi legal ver o outro lado, né? como é que é a
questão de esportes e um campeonato e representar um time, um país. Mas que furada, cara. Eh, era o nosso time, ele era muito instável [risadas] psicologicamente, eh, uma situação bizarra, mas não vou detalhar além disso, [risadas] >> tá? É, tem fofoca que não saiu. Aí eu ia até perguntar para vocês qual que é aquele outro negócio que vocês jogaram. Acho que era Batalha dos Youtubers, era alguma coisa assim que vocês estavam. Legends of Gaming. >> É, Legends of Gaming. Eu acho que eles escreveram também, né? Tipo, >> o Bxedu é de uma entrevista da Globo.
Acho que o Legends of Gaming escreveu de outra forma errada. O Brkss Edu. >> É, não tá BKRs Edu. >> Isso, isso [risadas] era outro erro nesse. O Bx Edu. É, você participou de uma edição só, Alan do Legends of Game. >> Eu participei do primeiro. É só >> é que tinha muita gente. Quem que tá aqui, ó? O Funk, Zigueira, o Leon, Authentic Games, é o Patif, o Fênix, muita gente, cara. É muita história mesmo, né? É, ele era conhecido como Ed, o Alan Zog. >> É, eu sempre chamei ele de Ed, Inclusive. >>
Ah, é? >> É, então os caras cham de [risadas] Ed. Ele desire. Pô, meu nome é Alan, né? >> Por que que você gostou tanto do meme do Edu, do Geometria, cara? Porque você aprendeu. [risadas] E que que você acha de a Edu psicopata querendo matar as pessoas? >> Cara, esse mem geometria foi muito bom. Não sei explicar, cara. É muito bom tudo. Não sei explicar. Nossa, mas virou Medo na minha live. Agora qualquer coisa que acontece eu falo impressionante. [risadas] É muito. >> É porque foi muito natural, né, cara? Eu gosto quando rola essas
coisas natural. Tipo, porque quando ele falou isso não foi para viralizar, né? E essas coisas viralizam. É muito legal, né? Quando viraliza de forma orgânica assim. E esse daí do do assassino também é muito bom, né? que quem fez os cara aleatório pegando uns corte, uns clipes antigo e Criando uma história. Nossa, tem algum meme seu assim específico que você tipo assim, obviamente não foi você que fez, mas você olha e fala assim: "Pô, esse aqui é da hora de você". >> Cara, pior é que tem vários, mas assim, de cabeça eu não sei, porque
quem vê mais meme meu é a Mait, para falar a verdade, [risadas] porque ela usa muito TikTok, né? do do Instagram, eu não uso nada disso, então eu não vejo. [risadas] É raro eu Ver, mas vir ela me mostra algum e às vezes eu choro de rir de de alguma coisa que alguém faz ou de alguma coisa que aconteceu na minha live também que eu nem lembrava e daí eu começo a dar risada também, mas tem bastante, né? O pessoal faz muito clipe, muito corte, muita montagem engraçada. >> É que nem você disse, é muito
orgânico essas coisas, né? Eu acho que é o maior meme da história teu, né? Do tipo o impressionante maior que a bilada. Eu Acho que sim, >> cara. Eu não sei, cara. Eu acho que o impressionante, acho que o impressionante ele despontou muito numa época que tá todo mundo conectado. O meme da bilada, ele vem de 2000, fim de 2010, início de 2011, ele demorou e aí ele se mantém, né? Uma vida longa. >> Impressionante. É vida long, >> mas o impressionante eu não sei, cara. >> E também toda vez que tem um jogo meio
ruim nessas nesses awards assim, nesses Prêmios, o Alan fala: "Vou deixar isso aqui pro meu amigo Brcedor, toda vez eu rio". [risadas] Qualquer jogo que não gosta deixar isso aqui pro B. >> Deixar para ele jogar que para mim não vai dar não. É >> os piores jogos possíveis. [risadas] Tipo deixar isso aqui pro Educa. Galera, eu tenho uma última pergunta que é uma pergunta relevante na minha opinião para fazer pro Alan. Mas antes eu vou trazer a Publ de Lura, né, para vocês, né, Ficarem aqui na puble. Então, a gente vai agradecer a Lura,
que é parceira do Debite. A Lura é a maior escola de tecnologia do Brasil, tem cursos excelentes na escola, inclusive com carreiras montadas com curadoria humana para você organizar os seus estudos. Na Lura, você recebe certificados de conclusão conforme finaliza os cursos. E usando o cupom debite, você consegue 15% de desconto. Tem link na descrição e QR code na tela para mais informações. E Alan, na verdade, não é nenhuma pergunta, mas eu queria que você discorresse a respeito do momento atual da Twitch, como você enxerga a Twitch e se você se vê trocando de plataforma
de streaming. Cara, a Twitch eu senti que ela deu uma queda, né, no geral, tipo, não só aqui no Brasil, acho que pós pandemia, a pandemia ela teve um boom, né, muito grande, porque tava todo mundo em casa, daí os números de todo mundo inflaram muito e daí a gente foi saindo Da pandemia, os números foram diminuindo e vários fatores, né? Mudou muita coisa na Twitch, mudou CEO, mudou políticas da Twitch, é muita gente reclamando de muitas coisas, né? De EDS ainda reclamam demais de propaganda. Eu vi que o número de todo mundo deu uma
diminuindo boa esses últimos ano, eu acho. Depois que principalmente eles botaram umas medidas antibote lá, mas não que fossem bots, né? Mas eu senti que depois se isso daí deu uma diminuída no número de geral. Até streamers que eu gostava muito ainda tem, né? Os tem o amendoim lá que tá pegando muita gente, né? O burn peanut lá quando rola evento, né? Principalmente, pô, o evento do Game Awards, né? Peguei bastante gente também, então ainda tem, né, o público lá, mas não sei, eu sinto que o pessoal tá meio que agora, como tem muita gente
fazendo live em outros lugares, eu acho que meio que dissolveu um pouco o público também. Tem muita gente indo Para K, muita gente no YouTube, tem gente que só quer assistir agora se for live no YouTube, né, porque a Twitch tá travando, tem gente que é v na Kik porque lá não tem E ad. E cara, eu ainda gosto da Twitch como plataforma no sentido de acho que é o melhor lugar pr as pessoas acompanharem a live. O chat é muito bom também. Eu não fiz live no YouTube ainda, mas eu gosto de ter meu
conteúdo separado, sabe? saber que a minha live você vai achar na Twitch e se Você quiser ver a live numa qualidade melhor, né, editada também com alguns cortes, você vai ver no YouTube, tem lá no YouTube, né? Então assim, é o mesmo conteúdo, só que, né, não vai ser ao vivo no YouTube. E a Twitch, eu não sei, deu uma decaída boa. Eu antes eu tinha muito contato com até com o STF da Twitch, 2016 até ali, não sei, 2020 eu conversava bastante pessoal da Twitch. E, cara, faz, sem brincadeira, deve ter uns anos que
eu não converso com ninguém Da Twitch. Nem sei quem trabalha na Twitch, mais com todo respeito, né, se tiver assistindo. Mas [risadas] >> é, eu até falar, às vezes eles tentam, mas e eh umos bastidores, o CEO da Twitch quis falar com Alon e o Alan falou: "Cara, não tenho muito o que falar com esse cara essencialmente, né? Tipo, é porque pareceu que ia ser mais a nossa avaliação, uma oportunidade pro Se tirar uma foto com Alan, do que o Alan de fato sentar e dar um feedback enorme Que provavelmente não teria nenhum impacto, né,
cara? Então, e tem um pessoal do staff da Twitch que consegue se disponibilizar, mas ele no Brasil, mas eles também são muito limitados no que podem fazer, sabe? Eles não vão tomar as decisões e só tomam as pancadas, né? Então, >> é, mas eu então, mas eu falei isso, mas eu não tive problema nenhum com a Twitch recentemente, a pondo eu precisar de alguém para resolver meu problema, né? Eu digo no sentido de que assim, antes eu tinha contado direto assim de conversar, até viraram amigos meus, né? Na época, os últimos, pelo menos umas quatro
pessoas trabalharam na Twitch recentemente, eu tinha um contato mais direto assim, mas eles tentaram, né, organizar essa, não entendi muito bem, eles queriam que eu jantasse com o CEO da Twitch >> ou até que ele fosse na tua casa aí falar contigo, >> é, ou que ele fosse na minha casa jantar, só que para mim, eu falei, gente, me desculpa, eu não tenho o que jantar com o se da Twitch, não tenho o que falar com ele, então deixa pra outra pessoa. >> É que para tirar o ala de casa também para essas coisas, não
tem muito o que fazer, né? >> É, eu não gosto dessas coisas mais burocráticas também, [risadas] né? Sei lá, para mim não faz muito sentido. Não Tenho o que falar. Vou passar feedback pro CEO, mas também. Qual o feedback que eu vou passar? >> É que para você não mudou tanto. O Alan, acho que você já falou disso, você não tem contrato com eles, né? Você não tem contrato nenhum. Já também posso trazer que a Kik quis fazer uma proposta para um Alan e a gente falou: "Ó, ele não vai aceitar. Se quiser trazer o
número, por curiosidade, você traz. Mas a Kik também parou de fazer esse contrato. O pessoal Que tá lá também eh streama organicamente, porque aqui que paga um valor se você streama só lá e paga um valor se você fizer stream simultâneo. Também no começo da nossa relação, a gente foi lá na Google o com o nosso querido Doug que já participou aqui, que não tá mais trabalhando com games. Ele conversou contigo sobre a oportunidade de fazer live simultânea, mas você preferiu também, né? É quase que não mexer no que tá dando certo, né, cara? Porque
é muito simples, é um trabalho a mais, né? Que que você pensou nisso tudo de live simultânea e tal? Todo mundo tá fazendo live simultânea, né? Até streamers é gringos que eu acompanho, né? O Lyrik, que é um streamer, meu streamer favorito. Ele tá fazendo live simultânea, enfim, cocar. Pessoal faz live até no Twitter, né, no X atualmente, né? Estão fazendo em vários lugares. Eu sei lá, eu acho que assim, eu gosto de fazer em um lugar só porque Daí eu consigo dirigir todas minhas minhas energias para aquele lugar, sabe? Vou fazer uma live boa
aqui na Twitch e é aqui que é a minha live. E daí eu vou fazer meu vídeo no YouTube com qualidade boa, porque eu gravo tudo em 4K e posto no YouTube. Então lá no YouTube você vai achar a mesma live em 4K, não vai ser ao vivo, mas vai est com qualidade para você que quer assistir, vai est cortado, né, se eu for no banheiro e tal. Já cogitei fazer em dois lugares assim, Pensar, ah, só para fazer um teste, fazer no YouTube, na Twitch ao mesmo tempo, só que daí eu acho que vai
meio que sobrepor o meu conteúdo do YouTube, porque eu levo o conteúdo da live pro YouTube e se eu fizer live no YouTube e na Twitch ao mesmo tempo, eu vou est levando dois conteúdos igual pro YouTube, sabe? Porque é a live e daí eu vou sei lá o vídeo da live, não sei. E daí eu acho que meio que vai sobrepor o conteúdo. Por isso que eu não fiz até Agora, né? Porque o YouTube, querendo ou não, eu consigo uma qualidade melhor que a Twitch, né? Na de live, né? Bit rate, tem o AV1
lá disponível. A Twitch ainda tá muito atrás nesse sentido, eu acho. Não sei como, né, cara. Bizarro. 2025, a qualidade da Twitch ainda é muito ruim. Estão liberando agora 1440p, mas tem muitos problemas ainda. E eu queria fazer live qualidade maior, né, mas ainda a Twitch tá muito atrás, né? Liberaram agora aquele negócio, você Consegue voltar o vídeo igual no YouTube, sabe? Você consegue voltar a live pra hora que você quiser. Liberar tem pouco tempo e já é um avanço. Mas eu ainda acho que ainda assim é o melhor lugar para assistir, né? E tem
os problemas, tá com muito ED mesmo, mesmo quando a gente não passa, eles tem os EDS automáticos, né? >> É, tem um mínimo, né? De 3 minutos cada hora, né? >> É, tem um mínimo, mas eu não lembro Quanto que tá lá no no canal, mas mesmo assim até eu vejo a gente reclamando em streams gringas também, então não é algo só aqui do Brasil, ainda mais agora fim de ano, né? Fim de ano ainda tem mais ainda, né? Mas por enquanto eu tô lives na Twitch e levo os vídeos pro YouTube e eu pretendo
manter assim, a não ser que me dê louca eu queira testar, mas não sei sinceramente. >> Bom, gente, chegamos ao final desse episódio muito especial, centésimo Episódio. A gente falou pouco disso, na verdade é o cento primeiro porque o Davi inventou do do piloto Czero, mas tudo bem. Tava faltando, tava faltando momento. >> Olha, os espectadores do debate agora, eles têm um reloginho para saber o momento do ataque, viu? Agora foi no finalzinho dessa vez. E aí, enfim, né, o um convidado muito especial também como Alan. Se você não conheceu o Debite, toda segunda-feira ao
meio-dia a gente Tá aqui, a gente conversa sobre tudo de games, indústria, o que for, mídia, bastante também. É, às vezes a gente tem convidado, às vezes não. Então a gente convida vocês a a começar com a gente esse ano. Muito obrigado de novo ao Alan, que eu sei que é um pouco fora da zona de conforto dele. Ele não faz muito isso, ele fez e se disponibilizou de cara, foi muito simpático. Então a gente agradece, a gente sabe que o povo pedia muito. Então obrigadão. Ala, não sei se Você quer dar uma despedida ou
se a gente já pode >> não. Obrigado. Obrigado pelo convite. Parabéns aí pelo projeto. Acompanho bastante. Vou continuar acompanhando. Se tiver alguma futura participação aí para comentar alguma outra coisa, né, algum outro assunto, fora sem ser eu, qualquer coisa, né, estamos aí também. [risadas] >> Não, eu gosto de falar também de mim, mas se vocês tiverem alguma outra coisa, né, eu gosto também de falar de qualquer Coisa, enfim, né, mas qualquer coisa em relação ao mundo dos jogos aí, tecnologia, eu gosto bastante também, só chamar. E obrigado aí pelo convite também, foi muito legal participar,
inclusive. [música] >> Tamos junto. Valeu, manão. Boa semana a todos. Obrigado. [música] [música]