Pois é pessoal depois daquele escândalo envolvendo a biid que é muito recente muita gente tem perguntado em comentários aqui no canal em redes sociais do canal em comentários também de outras redes outros canais como que deve ser o futuro da marca no Brasil será que as vendas vão cair Será que realmente pode ter um boicote ou será que realmente pode não acontecer nada porque brasileiro quer preço e qualidade e quem tem o carro será que é válido V ficar com o carro Bora pro vídeo que é sobre isso que a gente vai falar agora fala aí tudo beleza meu nome é Vinícius e sejam bem-vindos para mais um vídeo aqui no canal e te peço por favor fica até o final Preste atenção no vídeo que realmente esse vídeo aqui tem informações muito importantes apesar do tema ser muito polêmico beleza vamos rapidamente Lembrando que esse aqui não é um vídeo para falar do que que aconteceu eu já fiz um vídeo aqui no canal já me posicionei a respeito eu não sou parceiro da bied e também não sou dono de carro da marca quem tiver interesse é só entrar no canal aí e estamos junto mas vamos recapitular o que que aconteceu porque depois daquele vídeo teve mais novidade vamos lá ocorreram denúncias pessoal em novembro mais ou menos de maus tratos e situações bizarras de trabalhadores na fábrica da bied que estão construindo lá na Bahia e nesse mês em dezembro ali na véspera de natal o ministério Público do Trabalho com uma Força Tarefa com polícia federal etc e tal deu uma batida lá na fábrica da bioid e descobriu uma situação bizarra de 163 Trabalhadores em situação análoga à escravidão ou seja situação muito decadente para o padrão brasileiro eu sei que tem gente que vai falar aqui que já falou no meu vídeo também fala em redes sociais Poxa para que é surpresa se na China isso é muito comum etc e tal vamos lá pessoal China é uma coisa não que eu não me importe com isso mas aqui no Brasil não é comum caras nós temos leis muito rigorosas trabalhistas e isso aqui realmente não é comum apesar de ter acontecido num passado recente com vinícolas aqui no Brasil coisa e tal mas não é normal não é comum pessoal Independente da sua opinião ou não o que que aconteceu com a bioid na fábrica lá na Bahia não é aceitável beleza e aí depois que isso aconteceu que veio a tona a biad foi lá e rescindiu um contrato com a empresa terceirizada que eles contrataram para angariar os trabalhadores na construção Pois é a biod contratou uma empresa que trouxe trabalhadores chineses para cá para o Brasil para trabalhar na obra e não contratou trabalhadores brasileiros e aí depois disso tudo fizeram uma nota pra imprensa coisa e tal um monte de gente criticando eu eu fiz vídeo vários canais fizeram também a empresa na rede social chinesa foi lá e disse que houve um erro de interpretação de tradução de questões culturais do Brasil com a China bem para bom entendedor meia palavra basta né E para piorar o negócio o Ministério Público do Trabalho Depois disso tudo disse que esses trabalhadores chineses encontrados Nessa situação análoga a escravidão são vítimas de tráfego internacional gente são denúncias muito sérias muito graves mas repito esse vídeo aqui não é para acusar a biid para defender a biid Não é nada disso e sim para tentar enxergar alguma questão envolvendo o mercado e um futuro próximo da marca e saber realmente o que que tá acontecendo o que pode acontecer Beleza então vamos lá pessoal para começo de conversa é bom a gente ir lá na fina Brave no último relatório e saber como é que é a situação da bioid até então de vendas como que a bioid está Será que já estava caindo será que está subindo tudo isso é necessário pra gente conseguir construir uma base lógica de raciocínio e tentar prever alguma coisa então taca na tela vamos lá e pessoal com o relatório na mão aí de emplacamentos de Janeiro até Novembro a biodin plou 66. 736 entre veículos de passeio mais comerciais leves ficando no top 10 do ranking das montadoras que mais Venderam carros aqui no Brasil segunda F Brave tá bom e com 2. 98 por de participação de mercado o famoso Market share e agora vamos ver como é que foi no mesmo período de Janeiro a novembro de 2023 pra gente ver como que essa montadora cresceu de lá para cá taca na tela e novamente com relatório da F Brave de emplacamentos de Janeiro até Novembro de 2023 a montadora biin plou 12.
441 carros nesse período com uma participação de 0. 4% no mercado bem realmente a montadora cresceu bastante nesse período né e no período de 2023 comparando com 2024 houve um crescimento de 436. 4m solo brasileiro ou seja um crescimento absurdamente alto bem que a b cresceu muito o nosso mercado em pouquíssimo tempo é verdade sim por quê Porque trouxe carros bons com custo benefício chamativo muito bom não que sejam carros baratos Mas quem tem condição realmente é uma oferta muito tentadora Eu Já gravei carros da marca no Brasil de forma totalmente Independente de seguidores do canal gostei muito me senti tentado a comprar não comprei por vários motivos queria esperar como é que é a bied Tá vacilando em pós-venda a biad vacilou no lançamento do do Dolphin mini o PROCON do Maranhão inclusive acionou a marca na época Por uma questão de propaganda que se passou como enganosa ou seja pessoal falar de bied na internet é muito polêmico e em pouquíssimo tempo a marca ganhou uma legião imensa de fãs tão fanáticos tão fiéis que acabou provocando um outro lado dos haters ou seja nesse meio aí automotivo a está realmente muito polarizada por qu Parece que só tem quem ame e parece que só tem quem odeie quem fica no meio termo ali no meio tá errado pois é polêmicas a parte ou não a biad conquistou um espaço muito grande aqui no mercado e juntamente com aquela demanda da volta do imposto de importação para veículos eletrificados para proteger o nosso Mercado Nacional a Bi fez o quê Guarda essa informação ou mais de 80.
000 veículos chegando com aqueles navios da própria marca lotando portos galpões Rua Sei lá irmão eu sei que o carro que carros da marca estão abarrotados de unidades aqui no Brasil e você viu comigo que em 2024 até Novembro a marca vendeu menos de 70. 000 unidades 60 e poucas mil vendeu muito bem ok né mas eles importaram mais de 80. 000 E aí você matematicamente você faz uma conta cara cara a bed Tem estoque para pelo menos mais um ano ou seja de carros aí que foram fabricados antes entendeu Então guarda essa informação porque a marca se antecipou ao aumento progressivo de impostos e já trouxe carro para caceta para cá amigo justamente para vender e no final de 2024 Teve muita promoção interessante de preços muito tentadores da marca entendeu Mas guarda tudo isso que eu tô te falando que daqui a pouco você vai entender o sentido disso tudo bem mas como que é a sociedade brasileira para grandes polêmicas primeiramente eu sei que as pessoas estão comentando que a hipocrisia criticar biad por trabalho análogo à escravidão aqui no Brasil na sua fábrica porque eu estou gravando olhando para uma câmera que tem componentes feitos na China que meu celular é feito na China que o meu computador é feito na China e que Na China tem isso mesmo e acabou bem gente não é muito bem por aí que funciona as coisas na minha opinião tá porque estamos falando de chineses e de trabalhadores em solo brasileiro aqui no Brasil não é comum esse tipo de coisa apesar de recentemente ter acontecido nas vinícolas Como já falei no outro vídeo e que infelizmente hora e outra vai acontecer essas denúncias aí de trabalhos análogos à escravidão mas não é comum aqui no Brasil não um erro não justifica o outro não que eu me importe com o que acontece na China mas eu sou brasileiro o meu canal é brasileiro eu falo para majoritariamente brasileiros sobre carros então Aqui não cabe falar de tênis da Nike da didas de celular da Apple de câmera etc e tal Beleza então vamos lá como que é o brasileiro para polêmicas aqui no Brasil eu vou falar uma coisa aqui que muita gente não vai gostar mas veja bem a realidade Não envolve nem muito a minha opinião brasileiro tem memória curta brasileiro tolera muita coisa principalmente visando interesse próprio então na minha opinião amigos se a marca continuar vendendo a preços muito bons dando monte de desconto Pode ser que muitos brasileiros não estejam nem aí E vão continuar comprar carro da marca amigo isso é uma realidade inclusive se você pesquisar em comentários no YouTube aí em redes sociais tem um monte de gente defendendo tem um monte de gente falando que isso não tem nada a ver tem um monte de gente falando que não quer saber de escravidão que quer saber de preço bom de produto barato Pois é o brasileiro é assim gente eu não sei como é que é o chinês como é que é o americano eu tô falando de brasileiro então brasileiro tem uma tendência não que você que esteja me assistindo tolere isso porque eu não tolero tá eu nunca comprei carro da marca se antes de acontecer isso eu já não queria comprar agora mesmo que eu não compraria tô sendo sincero para você não vou em evento de marca Como já falei aqui Eu sou independente mas eu não compro eu não sou consumidor biad beleza mesmo que a marca futuramente se adequ legalmente que faça tudo certinho que se desculpe enfim eu Vinício sou assim tem gente que é que nem eu você não é obrigado ser que nem eu você faz o que você quiser mas a realidade é que brasileiro muitos não todos tem memória curta e acabam passando pano mesmo perdoando e pode acontecer de Os Carros continuarem vendendo normalmente ou até crescerem nas vendas porque Você já viu aquele editado falem mal mas falem de mim pois é tem muita gente que não conhecia a marca que não ligava que pode ser que agora esteja conhecendo que viu lá pô o dolf min 120 conto vou comprar um carrinho elétrico enfim eu não tô criticando você se você resolver fazer isso eu estou realmente jogando uma realidade aqui que brasileiro tem memória curta e tem tendência não todos novamente eu não posso generalizar mas boa parte muita gente perdoa muita coisa né e vendo por esse lado também existe aquela galera que tá esperando a poeira baixar e vê como é que vai ser a postura da marca bem a marca já recu o contrato com a empresa tá revendo métodos tem gente que acha positivo isso né Beleza e tem gente que vai esperar para ver como é que é e de repente com a marca eu acredito que eles façam isso tá bom Até porque as vinículas fizeram lá que aconteceu a mesma situação né em se adequar e fazer tudo direitinho de acordo com as normas trabalhistas aqui do Brasil tudo conforme a música deve ser dançada tem gente que tá esperando para comprar Entendeu e quando isso acontecer vai comprar Entendeu gente novamente isso não é uma crítica não isso é apenas uma realidade isso daí irrefutável em tudo aqui no Brasil acontece isso em política em economia eh escândalos pessoas que foram presas e soltas é ou não é verdade né mas por um outro lado existe uma boa sim uma significativamente grande possibilidade de haver um boicote pelo menos a curto prazo Eu já vi muita gente comentando também que não quer saber da marca que biid não entra na minha garagem já vi muita gente arrependida que comprou o carro que está se sentindo mal entendeu sim existe essa grande possibilidade de ter um boicote e das vendas caírem e também do ver carros da biad com maus olhados gente eu quero te falar isso porque carro aqui no Brasil envolve muita coisa além do aspecto financeiro envolve paixão pessoal envolve honra orgulho status e por não essa questão ética né então sim meus amigos se por um outro lado existe a chance das vendas continuarem a mesma coisa não serem abaladas ou até crescerem existe da mesma forma do outro lado das vendas caírem de mais carros encalharem e a montadora realmente ficar muito mal vista por quê Por mais que isso passe que as pessoas continuem comprando uma coisa é verdade isso nunca vai ser esquecido e vai ficar marcado para sempre da montadora aqui no Brasil né Mas por que acredita-se que as vendas realmente não podem ser abaladas eu vou colocar para você uma manchete daquela situação da vinícola Aurora né que teve aqui no Brasil lamentavelmente a mesma situação de trabalho análogo à escravidão né só que não foi chinês enfim foi aqui mesmo no Brasil também taca na tela aí que tem um trecho interessante para você ver se liga aí logo na Manchete pessoal abre aspas cooperativa vinícola Aurora não teve vendas abaladas por denúncia do Ministério Público do Trabalho mas investiu em boas práticas trabalhistas para evitar novos incidentes bem você viu comigo aí que apesar do que aconteceu com a vinícola as vendas não foram abaladas pessoal assim num montante geral eu conheço gente que deixou de consumir vinho da vinícola eu não gosto de vinho e não sou santo não mas eu hoje eu não consumo nenhuma bebida alcoólica não sei se você sabe disso nem cervejinha em casa eu bebo muito menos vinho mas eu conheço amigos que realmente não compraram mais claro que a gente também não tem como comparar uma vinícola que é uma empresa bem pequena com uma multinacional como a byid né o escândalo da byid ganha mais repercussão pelo tamanho da empresa tem muita gente que nem sabia essa situação de vinícolas aqui no Brasil que também tinham Trabalhadores em situações análogas à escravidão a bioid cara com certeza vai ser muito mais repercutido mas tendo em vista o que que aconteceu com eles que as vendas não foram afetadas Pode ser sim que as vendas da bioid também não sejam afetadas então vamos esperar para ver as cenas dos próximos capítulos né Mas afinal a dia já rompeu o contrato com a empresa lá terceirizada que eles contrataram né que eu acredito que sim a montadora tem que ser responsabilizada também também tem culpa no cartório tá bom essa é minha opinião já falei aqui no canal e ponto final mas eu quero saber de você nos comentários aí conta para mim aí a montadora se retratando fazendo tudo como deve ser feito segundo leis trabalhistas tratando trabalhadores honestamente que sejam até os chineses ou brasileiros Você daria uma chance pra montadora Conta aí nos comentários que eu quero saber a sua opinião mas nem eu nem você nem ninguém tem bola de cristal para saber realmente de fato o que pode acontecer já falei aqui o que que pode acontecer segundo a minha opinião mas vamos lá agora resumir para bater o martelo primeiramente pessoal nesse primeiro momento que é muito recente que a poeira não abaixou Pode ser que realmente muita gente não compre carro da marca resolva esperar o simplesmente desistir ou simplesmente boicotar porém Como disse também muitas pessoas podem estar esperando a poeira baixar para ver o desenrolar das coisas e saber se realmente vai comprar ou não porque tem muita gente interessada pessoal eu já testei carros aqui no canal gostei bastante tem carros que eu não testei aqui no canal mas eu fui como consumidor nas concessionárias fazer teste drive e realmente gostei do que vi mas repito não comprei carro não pretendia comprar e não tendo comprar Mas você lembra que eu pedi antes para você guardar informação do grande estoque que a biid montou aqui no Brasil com mais de 80.