Se você tá pensando ou já pensou em ser um editor de vídeo, presta muita atenção no que eu vou te falar agora, porque edição de vídeo, como a gente conhece hoje, tá muito próximo de terminar. Eu sou editora de vídeo há 7 anos. Hoje eu edito pro canal do Elizer, do Vin Finda, mas eu já editei para alguns nichos, tanto no YouTube quanto fora dele.
E eu posso falar com propriedade que uma nova era tá vindo aí, gente, e tem uma oportunidade muito boa. E é isso que eu quero conversar com vocês nesse vídeo aqui hoje. Mas antes, deixa eu me apresentar.
Oi, eu sou a Bi e esse canal aqui a gente fala sobre edição de vídeo, comunicação, audiovisual e algumas reflexões pessoais sobre esse mundo doido que a gente tá vivendo. E eu me peguei pensando recentemente sobre essa questão das IAS e edição de vídeo. E assim, eu acho que qualquer pessoa que respira hoje tá com medo das Ias.
E assim, se até o Mr Beast, né, o que é o Mr Beast, tá com medo de roubar o emprego dele, né, quem somos nós? Ontem mesmo eu tava editando e aí eu descobri que tem um jeito de você cortar os respiros através da transcrição do vídeo e assim não fica 100%, mas aí você só vem e vai corrigindo, né? Então é muito útil, muito rápido.
E também tem aquela ferramenta do Autocut que ele literalmente corta para você, ele faz um corte pras redes sociais, ele adiciona os bolloss, que são aquelas imagens de cobertura, assim, ele faz tudo pr você, realmente é muito bom. Só que exatamente por isso, por ser tão bom, que a gente começa a ficar meio preocupado, né? Literalmente porque a gente demorava uma hora para fazer, a Iá faz em 10 segundos.
Só que e se eu te contar que esse momento agora é o melhor momento para começar a ser editor de vídeo? Talvez você fique, tá, não faz muito sentido, né? Você tá achando que as ias vai vão roubar seu emprego, você quer que eu vire um editor de vídeo?
Calma, vai fazer sentido. Pensa comigo, a Iá tá fazendo as coisas que a gente não gosta de fazer. São as coisas braçais, que é cortar, é colocar legenda, brow, essas coisas assim.
O brollo, na verdade, eu acho que ainda não tá tão bom, tá? Mas são coisas chatas, né? Coisa que a gente acaba demorando um tempo para fazer, mas que a gente não gosta de fato.
Mas é aí que é o legal, né? Porque se você tem uma economia de tempo com essas coisas chatas, você acaba tendo muito mais tempo para pensar nas coisas criativas, que é exatamente a coisa que diferencia um editor mediano de um editor bom. São as coisas de criatividade que a IA realmente não consegue fazer.
Talvez quando a gente tiver a AGI, AGI, enfim, a inteligência artificial generalizada, talvez ela tenha assim como fazer algo com emoção e tudo mais, mas assim, a parte de storytelling, de manipulação de emoção, principalmente desenvolvimento de tensão, identidade pessoal, todas essas coisas, é muito difícil daí a fazer certo. Então, a gente realmente ainda tá com o nosso emprego seguro. Então, realmente tem muito espaço para você ser bom nisso e você ser reconhecido.
Porque se você não se esforçar para ser melhor que o computador, o computador vai ganhar de você. Então, pra mim, não vale ser editor de vídeo em 2026 se você fizer as mesmas coisas que você sempre fez. Se você continuar negando que essas ferramentas existem e são úteis, sim, as pessoas que usam essas ferramentas, elas vão sair na frente de você, com certeza.
Há uma outra coisa que todo mundo fala: "Ah, não, mas agora as já estão muito boas, os clientes vão fazer por eles mesmos. Ninguém vai mais precisar de de editor. " Gente, vocês realmente acreditam nisso?
Olha na minha cara e fala: "Você acha que o cliente ele vai ter a capacidade? " Tipo assim, desculpa, tá? O Elizer, que é o meu cliente atual, ele manda muito, eu sempre gostei muito das edições dele, tá?
Então, um beijo para ele. Mas assim, muitos dos clientes que eu já trabalhei, eles não têm a mínima noção de como é fazer uma edição. Então, às vezes eu recebi alteração que aquela alteração não fazia nenhum sentido pro decorrer da história ou enfim, coisas que sabe, usar uma cor ali que o fundo não ia casar, todas essas coisas assim, o cliente ele não sabe, por isso que ele, né, dá pra gente fazer porque a gente sabe.
Então assim, não tem como achar que o cliente ele vai saber fazer tudo por ele mesmo, porque mesmo que fosse só ele entrar lá no chat EPT e digitar um prompt, ah, edita esse vídeo para mim, ainda assim seria um prompt gigante, porque aí ela não lê mentes, né? tipo, ela não vai saber exatamente o que você quer para aquele vídeo. Então, tem que ter muita expertise e tem que ter muito tempo, porque mesmo você vai usar uma uma ferramenta, vai ter que demandar tempo para filtrar e refinar aquilo.
Então, sim, esse é o melhor momento para você começar a ser um editor de vídeo. É sério, a edição de vídeo mudou a minha vida. Eu entrei na faculdade sem ter a mínima noção do que que eu queria fazer.
E hoje a edição, ela me dá uma vida estável, ela me dá uma vida confortável. Eu posso trabalhar de casa, eu posso fazer a minha cartela de cliente. Se eu não quiser mais um cliente, eu posso sim demitir ele, tá tudo certo.
Porque existe sim uma demanda altíssima por edição de vídeo. Gente, pensa aqui comigo. O tanto de empresa, o tanto de criador de conteúdo, o tanto de conteúdo em si que tá sendo criado em várias redes, precisa de gente para editar esse tanto de conteúdo.
Não, não vai ser da noite pro dia que uma inteligência artificial vai conseguir fazer isso. E mesmo que chega esse ponto, não vai ser da parte criativa. Humanos gostam de humano, gente.
Humano não gosta de IA. E eu vejo muito isso por conta desse monte de vídeo que o pessoal ficou criando com o Vio 3, tipo, é legal, é legal, mas chega uma hora que cansa, sabe? Não é a mesma coisa que você passar 3 horas vendo seres humanos criando conteúdo do que você passar 3 horas vendo o Mayá criando conteúdo, entende?
Então não tem aquela sensação do humano, do feeling, de sentir realmente o que que aquela manipulação de emoção vai fazer. Então eu eu sei exatamente o que que eu preciso fazer pra pessoa se sentir feliz, triste, empolgada. com raiva no vídeo através da música, dos cortes, enfim, de um monte de coisa.
É sério, eu amo trabalhar com edição de vídeo. Eu falo tipo, eu sei que pode parecer que eu tô querendo vender um curso aqui para você de tanto que eu tô falando bem da edição, mas eu juro para vocês, a edição é muito legal. Se você é uma pessoa que gosta de criatividade e que quer sim ter uma renda legal, porque sim, a edição de vídeo paga bem se você souber precificar, né?
uma coisa que provavelmente em algum desses próximos vídeos eu vou criar um conteúdo. Então se você não me segue ainda, não se inscreveu aqui ainda, se inscreve, porque eu tô muito nesse começo de canal. Então, qualquer pessoa aí que se inscrever vai me ajudar muito.
E, enfim, eu penso que quem é editor de vídeo, além de trabalhar com edição de vídeo, consegue trabalhar com tantas coisas no audiovisual, gente, porque quando você entende essa base do storytelling, emoções, ritmo, música, sabe, todas essas coisas, quando você entende tudo isso, você consegue trabalhar com várias coisas. Você não não precisa trabalhar só com edição. Você pode trabalhar com direção, com captação, com produção, com roteirização, até com tipo copywriting, que não tem nada a ver com audiovisual, mais ou menos, né?
Até com isso você consegue entrar nesse meio e se desenvolver, sabe? Se você não quiser mais trabalhar com a edição daqui uns anos, você não precisa ficar só nisso, entende? Então eu acho, para ser bem sincera, que os melhores editores de vídeo de 202, 28, 30 tão começando agora, tão se desenvolvendo agora.
são as pessoas que estão usando IA como atalho e não como moleta, né? Porque isso é muito importante. Você não tem que usar inteligência artificial como para fazer tudo.
Você tem que saber o básico também, que é o que ela vai fazer, porque senão, né, quem que vai corrigir a IA. Então você tem que saber sim de tudo. E pô, nunca foi tão fácil aprender, sabe?
Hoje com YouTube você consegue aprender muitas coisas legais, ainda mais você sabe falar inglês, apesar que hoje o YouTube traduz para você, eu coloco umas legendas bem legais. Ah, inclusive, eu tô pensando em criar um vídeo falando sobre como você ter um portfólio sem ter vídeos para editar. Então, se você quiser esse vídeo, comenta aí, porque eu quero saber se vocês tão interessados.
Mas assim, se isso não te convenceu, eu preciso contar a história do Felipe, o F, que era um dos viewers da minha live. E eu quando eu comecei a fazer live, eu quis criar um concurso de edição, então tinha até premiação, foi bem legal. E o F ganhou, né?
O F ele já tinha uma prédisposição a querer ser editor de vídeo, mas ele precisava de um pontapé, sabe? Cara, hoje, acho que três anos depois, ele tá assim editando para marcas muito grandes. O cara tá muito, muito, muito estourado.
Então, eu acho que às vezes o que você precisa é realmente perder um pouco medo e começar. Tipo, imagina se ele não tivesse começado, provavelmente ele estaria ainda morando com os pais e sem saber o que ele queria fazer da vida, né? Também tem uma outra história muito legal que é do Víor Roman.
Talvez vocês tenham visto algum vídeo falando que ele ganha R$ 42. 000 com edição de vídeo tendo 21 anos. E assim, é uma história absurda, né?
tipo, tanto que viralizou um vídeo porque realmente é um valor muito alto. Mas isso é para vocês verem como realmente a edição de vídeo muda as vidas, né? Porque ele foi muito inteligente, ele mirou no público gringo, tipo assim, ele já tem mais de R$ 600.
000 investidos com 21 anos. Então assim, ele mandou muito bem. Inclusive eu tenho até uma invejinha dele por não ter há 7 anos atrás começado já direto no mercado gringo, né?
Mas é isso, essas são algumas histórias de pessoas que realmente mudaram a vida com edição de vídeo. E eu acho que se você realmente tem essa vontade, você tem sim que ir atrás desse desse sonho. E mesmo que não seja exatamente a edição de vídeo o seu sonho, talvez ela te abra portas para o o lugar que você quer chegar.
Então, se você gostou dessa desse vídeo e você quiser saber mais sobre a edição de vídeo, se inscreve aqui e também me comenta aí se você tem alguma outra ideia de conteúdo, se você quer saber de alguma coisa sobre a edição de vídeo. Eu quero muito saber a opinião de vocês e muito obrigada aí por todo mundo que tá se inscrevendo no canal e comentando. Dois vídeos por semana aqui nesse canal, então vejo vocês na próxima.
Se você continuar negando que essas ferramentas existem, os editores que usam essa ferramenta vão te engolir lá. Eles.