senhoras e senhores meu respeitável público Frederico Caldeira a gente vai falar hoje da Liga dos Campeões esse torneio em que tudo pode acontecer as grandes viradas são possíveis os grandes sonhos são realizados para o Real Madrid e para todos os outros é uma grande chance um grande torneio com a possibilidade de ser humilhado pelo rei da Europa Fred é isso Marcelo beckler Hoje a gente vai falar de um assunto que a gente raramente fala na TNT esports e Inclusive eu já trago aqui antes mesmo da vinheta uma sugestão pra gente trocar o nome para a
liga do campeão porque a gente só tem um campeão e teremos esse campeão mais uma vez ao fim dessa temporada talvez antes mesmo da [Aplausos] vinheta então Marcelinho Eh vamos começar pelo começo vamos começar pelos primórdios da a Liga dos Campeões por ela foi criada por quem ela foi criada do que ela se alimenta já sabemos de títulos do Real Madrid e tudo mais mas enfim cara e a curiosidade do do do start né do do do começo da liga dos campeões é que ela vem de uma Richa histórica entre ingleses e Franceses em 1954
o wolverhampton enquanto atual campeão da liga inglesa ele recebeu o budapest honved uma equipe que tinha uma estrela chamada Como é que é o nome dele puscas e essas equipes duelaram eh no Millennium Stadium e o over hamton ganhou né desse desse poderoso adversário E aí a imprensa inglesa depois dessa vitória do Over Hampton nas manchetes do dia seguinte a imprensa rotulou os wolves como campeões do mundo e aí eu já sou o obrigado a puxar um quadro novo aqui do programa que é out of Contex [Música] surpresa Obrigado editor que teve que absolutamente do
nada criar uma nova vinheta parou de comer parou de almoçar e foi fazer uma outra vin Exatamente porque acontece o seguinte quando o Shin Tiger foi jogar nos Estados Unidos saindo do Bay passando pelo Manchester United foi paraos Estados Unidos na entrevista coletiva de apresentação dele um jorn anista perguntou o que que ele achava da classificação pra copa do mundo e o sch einsteiger ficou completamente atordoado com a pergunta ele tinha acabado de ser campeão do mundo com a seleção da Alemanha contra o Brasil e aí avisaram para ele que nos Estados Unidos chamam lá
o torneio mata a Matata de copa do mundo assim como a a Major League baseball eles chamam de campeão do universo campeão do planeta campeão do mundo também o que não é pois é América não é NBA né os caras se consideram eram campeões do mundo e enfim tudo bem que os melhores estão lá mas calma né entenda Então mas n ningém no basebol eu eu acho Ok mas no futebol não dá no socer é pois é pois é né pois é pois é se se se coloquem no seu devido lugar voltando então para pro
campeão do mundo over Hampton eh depois dessas manchetes que chegaram na França o Gabriel ranou a época editor chefe do lequipe você vê que o lequipe tem uma história umbilical né com com a UEFA e com premiações e com competições Ele pensou em uma maneira melhor de decidir se não o campeão do mundo pelo menos o campeão da Europa numa época em que a gente tinha muitos torneios muitas copas continentais só que em caráter amistoso E aí ele dá a ideia que foi apoiada pela UEFA de criar a Copa dos Campeões depois chamada de Liga
dos Campeões a partir de 92 e na época era uma seleção do próprio lequipe tá junto com a Uefa de seis clubes Com base no prestígio muitos deles da primeira edição foram decididos porque eram os atuais campeões nacionais né Inclusive a curiosidade é que o Chelsea foi convidado porque era o campeão de 5455 o wolves ganhou 5354 então 5455 o Chelsea ganha é convidado pra primeira Copa dos Campeões 55 56 só que a Federação inglesa com medo de de de perder de diminuir o prestígio das competições nacionais proibiu o Chelsea de participar da edição inaugural
que adivinha quem foi que venceu Marcelo hum não precisa nem responder né primeira final foi disputada no Parque dos Príncipes que Aliás era um velódromo antes lugar de corrida de cavalo depois de bicicleta depois tornou estádio de futebol IMP dos Príncipes e o Real Madrid ganhou do st hein pelo placar de 4 a 3 de fez o primeiro gol dessa vitória do Real Madrid o primeiro do título primeiro título do Real Madrid que ganhou as cinco primeira edições da Liga dos Campeões a Liga dos Campeões que antes se chamava Copa dos Campeões passou por vários
formatos baseados em critérios esportivos mas também em muita política que sempre esteve envolvida na criação e na formulação do torneio no final dos anos 80 a UEFA começou a ser pressionada pelos clubes com medo de uma repres do que que poderia acontecer dos clubes sairem da Liga dos Campeões ela passou em 91 para um formato maior n trocando as quartas e as semifinais por uma fase de grupos né invés de jogar as quartas e as semifinais se jogava ali um quadrangular para decidir um finalista de cada lado eh desses dessa fase de grupos ou seja
você podia jogar dois jogos Se você chegasse nas quartas de final você chegando nessa fase final você faria quatro jogos como sempre os clubes querendo disputar mais partidas europeias porque é mais interessante dá mais dinheiro Isso já veio um papo de mais de 30 anos em 1900 190 quem chegasse até 1990 quem chegasse nas quartas de finais tinha Seis jogos garantidos porque era fase de grupos e depois quartas de final depois disso você passou a ter pelo menos 10 jogos garantidos chegando Às quartas de final aí em 92 a UEFA criou a marca liga dos
campeões é um grande case de Publicidade de marketing de brands se você estuda publicidade Fica aí uma dica pro seu dcc tudo que a Liga dos Campeões seus patrocinadores e com sua marca geraram a partida desta marca o primeiro campeão Fred Caldeira adivinha você quem foi o Real Madrid o olimpique de Marc ganhou do 1993 e depois foi banido por um esquema de manipulação de resultados que a gente já contou aqui ou seja dessa vez não foi o Real Pois é o John textor estava envolvido lá junto com Kajuru inclusive e cara aí depois a
gente teve alterações de formato de alterações um pouco mais cosméticas até o grande divisor de águas que eu já chego nele em 93 a volta com as semifinais ela ela foi movimentando a fase de grupos que ela começa entrando no lugar das quartas e das semis aí 93 a UEFA volta com as semifinais então a a a a fase de grupos ela dá um passo anterior aí 94 ela dobra em vez de dois grupos passa a ter quatro grupos e ocupa eh uma fase anterior à quartas de final Então agora temos fase de grupos quartas
semis e final Até que em 1997 logo depois do título do Borussia dor Dortmund a UEFA cede a pressão mais nova pressão dos clubes e expande a fase de grupos da Champions para 24 participantes E aí chega uma mudança importante e política e que representa mesmo cara o antes e depois pra história da competição antes era a Copa dos Campeões Então chegavam os campeões Depois dessa expansão virou também a Copa dos vice-campeões e terceiros colocados das oito primeiras Nações do o ranking da UEFA na época né então começa a abrir o leque vai chegando mais
gente das ligas normalmente mais endinheiradas e com mais poder e aí você vai esvaziando um pouco as possibilidades de diferentes países chegarem longe na competição né a Alemanha se tornou na edição seguinte 97 98 a primeira o primeiro país a primeira nação a ter três representantes simultâneos dentro de uma edição da copa da liga dos campeões os três Bayern Borussia e licen alcançaram aquelas quartas de final e o Real Madrid termina como campeão e pela primeira vez foi campeão desde 66 né teve um intervalo acredito você ou não de 32 anos já falamos sobre o
Real Madrid por aqui e aí cara eu quero trazer um debate aqui beckler sobre essa mudança política e que a gente vai dar mais um passo nessa direção a partir da próxima temporada de expansão e tudo mais quando a gente olha antes e depois de 97 eu peguei as 10 edições anteriores e as 10 edições posteriores tá antes dessa mudança e dessa expansão para vice-campeões etc olhei paraas semifinais das 10 temporadas anteriores São 40 né 10 temporadas quatro em cada Temporada o G5 Espanha Itália Alemanha França Inglaterra teve dos 40 22 representantes ou seja 18
fora do G5 e foram 15 países eh representados nessas semifinais anteriores essa mudança contando o G5 né 10 de países fora G5 exatamente ou seja o dobro fora do G5 quando você olha depois cara é uma mudança muito muito muito marcante assim é o G5 tem 37 dos 40 representantes nas semifinais evidentemente três fora e são oito países ou seja cinco desses G5 e mais TR em vez de ser 5 e mais 10 é uma mudança do caráter da competição é o que me chama atenção é que a globalização e e a globalização da economia
do futebol gerou isso né porque os países mais poderosos europeus geraram clubes com mais Patrocínio que já ganhavam mais dinheiro de televisão que porque começou-se a ganhar dinheiro de televisão nos anos 80 ganhava-se muito dinheiro com sócios também então o fato desses países ter mais dinheiro fez com que a economia do futebol tivesse mais dinheiro que o clube tivesse mais dinheiro Isso tudo aliado com a possibilidade de contratar estrangeiros e de pagar bons salários e atrair os melhores estrangeiros de fora da Europa fez com que esses times melhorassem então por exemplo o iato de 66
anos do Real Madrid é porque na nos anos 50 60 puscas de Stefano eh copá muitos jogadores pusca de Stefano dois expoentes do Real Madrid não espanhóis fizeram a base daquele time que ganhou tanto depois quando ficou bas ente um futebol espanhol do Real Madrid ele teve mais dificuldade na Europa ele sofreu mais porque o futebol espanhol não era tão potente a partir dos anos 90 que ele pode de novo contratar estrangeiros e atrair e começar ele começa a ganhar mais uma vez e eu acho que isso aqui dando exemplo do Real Madrid mas se
molda nos outros começa a ficar a liga espanhola inglesa alemã italiana muito forte o segundo de terceiras colocadas começam a ser mais fortes do que o da yugoslávia do que o da União Soviética do que de da Romênia como se o Bucareste ganhou nos anos 80 e isso gera Fred esse desequilíbrio econômico de prestígio de capacidade de trazer jogadores e capacidade de disputar a Liga dos Campeões também não e e e também tem nesse recorte quase que exato a lei bisman né que aí facilita claro que as contratações dentro eh da União Europeia desses países
e onde tem mais dinheiro mais concentração de talentos também isso aí a gente até já tá até quase careca de saber o a Inglaterra na década de 80 ela ficou grande parte por conta de heisel proibida de disputar competições europeias né e depois ela volta junto com a criação da Premier League que é cons consoante a criação da Liga dos Campeões no mesmo ano de 92 então você vê que os ingleses começam a se multiplicar ali na segunda metade da década de 90 isso nos semifinais entre os semifinalistas da Liga dos Campeões E aí depois
chega a grana do abramovic no Chelsea e aí enfim você tem tudo que a gente já conhece mais tá mais fresco na memória mas cara a década de 90 é uma década que forma o cenário do futebol europeu sim muda completamente de que todo mundo podia participar para quem tem mais dinheiro mais prestígio vai participar mais do que os outros é uma mudança muito clara tem mais mudanças na temporada 99 2000 a fase de grupos passou então para 32 clubes aumentou de 24 para 32 oito clubes a mais Eh passou a ser duas fases de
grupo né tinha uma primeira fase tinha uma segunda fase de grupos até que 2013 a gente entra com formato atual de oitavas quartas semi e final eh em jogo único e aí a gente vai ter agora em 2024 a mais nova expansão de 32 para 36 clubes mudando esse formato de fase de grupos para uma única classificação do um ao 36 mas com cada equipe jogando oito vezes e não 35 vezes contra todos os adversários chama atenção aqui Fred é que a cada década ou a cada momento da história existe uma pressão dos clubes uhum
para que aumente o número de participantes e para que eles e para para que aumente o número de participantes das grandes ligas né a gente vai ter cinco alemães cinco italianos já a partir da próxima edição Pois é metade das novas vagas terminaram na mão dos que estão no topo do ranking da UEFA que agora vai ser Itália e Alemanha daqui a pouco vai ser Espanha e Inglaterra talvez a França e olhe lá né assim é qual qual que é a chance da gente ver como a gente viu na década de 90 antes dessa mudança
um Dinamo de kieve chegando numa semifinal ou então eh o panatinaikos ou então Sei lá cara o stea Bucareste ou olimpique de marsi campeão da própria Champions né então é é muito mais uma vez né É é é a elite do futebol controlando e querendo sempre mais e mais e mais e a história de superliga ela não é nova É que agora fez mais barulho do que do que antes mas já a criação da Champions é para e controlar um pouco essa não tinha o nome superliga mas mais ou menos eram os mesmos motivos e
vamos ver quanto tempo dura esse novo formato né e o formato anterior ele durou 20 anos e foi a maior estabilidade da história da da Liga dos Campeões desde que passou a adotar esse nome vamos ver quanto tempo esse novo formato ele ele Dura É até porque se a gente olhar no basquete já existe um rompimento existe a Liga dos Campeões da Europa de basquete e existe a euroliga que é onde estão os principais clubes Eles já romperam com o órgão europeu de basquete para criar uma liga entre eles e fazer assim como NBA não
existe rebaixamento ali na euroliga também você tem os principais tudos disputando um torneio aparte porque eles entenderam que era muito mais rentável para eles isso esvazia os campeonatos nacionais de basquete mas enfim o que a gente tá vendo no futebol tentando acontecer algum tempo já aconteceu em uma outra modalidade e até dentro dos principais clubes europeus como a gente veja existe um desnível muito grande o Dortmund entra em campo daqui a pouco contra o Paris saint-germain e o Dortmund ganha por ano basicamente a metade de dinheiro que o PSG ganha ganhou o Dortmund na última
temporada arrecadou 430 milhões de euros e o Paris saint-germain 840 milhões de euros 410 milhões a mais muito pouco para ser o dobro do que ganha então mesmo já dentro da elite do futebol europeu gera-se uma elite da Elite e alguns clubes como super tradicional Dortmund não faz parte dessa super Elite por isso que entra em campo quase sempre com azaron para chegar nessa fase que ele conseguiu conquistar nessa temporada valorizemos Dortmund Atalanta o próprio aar cara é a hisória que tem enfim em termos orçamentários ele é uma zebra quando ele chega numa semifinal de
Champions quando como chegou algumas temporadas você comentou aqui até como uma dica pro TCC de alguém que tá aqui nos acompanhando da da da do rebranding né da nova marca da liga dos campeões e tudo mais tudo tudo mudou ou quase tudo mudou a partir da criação liga dos campeões e a gente tem a criação do hino né esse hino que a gente conhece que a gente sonha e que tantos jogadores se emocionam quando ouvem pela primeira vez dentro de campo ele não existia antes na copa dos campeões e passou existir como a Liga dos
Campeões ele foi composto pelo inglês Tony britain e é uma adaptação do hino da coroação da monarquia britânica cara você depois procura aí esse hino da da da da monarquia é praticamente igual assim eh é porque talvez não teve nenhuma infração ali legal ou talvez paraa própria monarquia é legal ter uma versão soft desse próprio hino mais popularizada dentro do futebol mas é praticamente igual e eu achei umas aspas desse compositor inglês que são interessantes assim trazendo um pouco como que esse hino foi pensado 92 é logo depois da Copa Itália na Itália em 90
e e a música clássica ela foi uma trilha sonora daquela Copa do Mundo no país e ele diz que a UEFA estava muito tocada por aquilo e se inspirou nesse nessa vertente musical para tentar também afastar o rigan ismo da ideia de futebol e de Liga dos Campeões enfim a música clássica Pelo visto ela acalmou os ânimos dos torcedores especialmente os ingleses ou seja Era só colocar betoven nos PS precisava fazer nada mais e estaria tudo certo a letra mistur três idiomas iis né inglês alemão e francês porque a UEFA está sediada na na Suíça
então tem já o inglês e o Alemão como seus idiomas oficiais eh e o o francês e o Alemão perdão e o inglês também é idioma oficial da UEFA como um um idioma unificador por assim tem outros idiomas Europa fora o eh o troféu também não é a sua primeira versão n a segunda n a terceira n a quarta quinta versão do troféu da Liga dos Campeões de 68 a 2009 Tinham dois critérios para você ficar com seu troféu original ou ganhar cinco títulos seguidos coisa que só o Real Madrid conseguiu eh ou cinco títulos
no total ou três seguidos o Real Madrid o Ajax o Bayern o Milan e o Liverpool conseguiram o troféu original da Liga dos Campeões só esses tem o primeiro troféu da copa dos campeões ainda que depois foi Liga dos Campeões porque o Real Madrid ganhou cinco títulos inclusive consecutivos e depois ainda ganhou mais três né até 2009 ganhou 8 2000 2002 o Ajax ganhou também três seguidos nos anos 70 o Bayern de Munique Milan e Liverpool ganharam cinco eh aesta atesta data por isso esses têm o primeiro troféu a partir de 2009 o troféu original
fica com a com a UEFA e se você meu caro espectador fez um passeio em um museu de algum dos clubes que não sejam esses aqui e viu uma taça da Liga dos Campeões você viu uma uma mentira uma réplica que inclusive não pode ser do tamanho do original isso aqui com certeza foi criado por um homem tem problema com É verdade sem nenhuma duvido muito que na reunião uma mulher tenha falado tem que ser menor duvido muito exato o nosso tem que ser o maior né é isso O nosso tem que ser maior Então
as réplicas que estão com os clubes podem ter no máximo 80% o tamanho do original pré de caldeira se fosse uma taça de 10 cm esses 2 cm fariam toda a diferença Pois é eu fico agora pensando P se eu não sou uma réplica de mim mesmo o original tá no Rio de Janeiro Pois é né tudo fo e você falando com as pessoas por aí eu sou 20% maior eu sou 20% maior tá frio cadê o Júnior eu acho que a gente já entrou né No próximo quadro já eu acho que quando a gente
começou a falar do hino e de que ele é uma réplica da música da monarquia eu já achava que a gente já tinha começado Pois é a gente já estava S bucando porque chegou o out of [Música] Contex Marcelo eu mais uma vez escuto de você que a grande o grande braço de pesquisa e você tem grandes braços e veio no out of context por isso por favor faça as honras sim porque a gente fala que o Real Madrid é o grande vencedor da Liga dos Campeões mas existem pormenores deste torneio que também são amplamente
dominados pelo Real Madrid por exemplo jogador com mais partidas disputadas Iker Cilas também jogou no porto mas também jogou pelo Real Madrid grande parte da sua carreira 177 jogos o maior artilheiro Cristiano Ronaldo marcou pelo Manchester United pelo Real Madrid pela Juventus não me lembro se ele chegou a marcar pelo sport de Portugal eu achoo que não mas eu também diria 140 gols Cristiano Ronaldo boa parte deles pelo Real Madrid a maior goleada da história do torneio tem uma do Liverpool sobre octas 2005 um 8 a 0 e em 2015 o Real Madrid ganhou do
malmo da Suécia por 8 a 0 também a maior colada numa final Real Madrid contra entr de Frankfurt 7 A3 jogador que disputou mais finais Paco rento do real com o jogador com mais títulos P rento do Real Madrid com se jogador que ganhou a Champions com mais times clarence Sid um deles com o Real Madrid também ganhou com Ajax e com o Milan são três clubes diferentes do sidof ganhou a Liga dos Campeões E agora começa a entrar coisas muito aleatórias antes ainda tem técnico que mais venceu Carl anot ganhou com Milan e ganhou
também com o Real Madrid gol mais rápido da história Roy makay do Bayern de Munique contra o Real Madrid em 2007 Vitória por 2 a 1 do Bayern de Munique nas oitavas de final 10 segundos e 12 cés Roy makay seus gol mais rápido jogador mais velho a entrar em campo em uma partida da Liga dos Campeões Marco balota báo 43 anos contra o Real Madrid em 2007 que coisa maravilhosa é a liga do campeão cara é a liga do campeão por favor UEFA é adapte esse nome para Inglês francês e e e e Alemão
cara o meu out of context ele vai lembrar eh ou vai te contar se você for mais jovem do que isso e se for mais jovem do que isso por favor não me conte porque eu vou me sentir mais velho que eu sou que tivemos uma Copa dos Campeões do Brasil né tivemos uma Copa dos Campeões no Brasil com apenas três edições a primeira vencida pelo Palmeiras contra o Sport a segunda uniforme verde água exato bastante pouco estético foi final única Se não me engano é a segunda edição assim como a terceira teve ida e
volta o Flamengo vence do São Paulo o Palmeiras campeão 2000 2001 Flamengo contra São Paulo em 2002 a gente tem o título do Pai Sandu é contra teve mesmo teve mesmo contra o Real Madrid não o Pai Sandu ganhou do Cruzeiro Cruzeiro ganhou a ida Não lembro por quanto mas Rob go e Nonato fizeram a festa se LAMB usaram no jogo de volta e o Pai Sandu venceu e foi campeão cara e no ano seguinte e e o mais legal é que o título dava vaga na Libertadores né então no ano seguinte o Pai Sandu
foi disputar E aí teve toda aquela história de vencer o boca na bomboneira com o gol do yarley e tudo mais essa copa dos campeões ela reunia já campeões regionais não eram campeões estaduais né então era campeão da Copa Rio São Paulo campeão da Copa su Minas da Copa do Nordeste da Copa Norte e da Copa centro-oeste ou seja nós que somos um país Continental já tivemos a nossa Copa dos Campeões mas durou TRS anos eu acho legal porque hoje você não teve nenhuma oportunidade de falar da vitória do Liverpool sobre o Barcelona e você
deu um jeito algum jeito de me ferir Olha só que coisa maravilhosa você achou alguma possibilidade para me ferir não vai entrar aqui porque eu não fiz nenhuma pesquisa sobre mas vale falar das outras copas europeias porque a atual Copa da UEFA A Liga Europa bom atual Copa da UEFA não chegou Copa da Ufa E hoje é Liga Europa antes era a Copa das feiras é verdade porque tinham cidades que que realizavam feiras de Exposição E essas cidades tinham participantes assim uma do As feiras foram uma grande coisa na Europa em algum momento né do
século pass acho o Arenal ganha uma dessa cara o Barcelona acho que ganhou umas duas é Copa das feiras Barcelona Gas Luas era era o segundo torneio mas simplesmente o critério para participar era cidades que já haviam sediado feiras disposição é uma doideira e a outra Esse é um torneio que eu gostaria que voltasse porque Outro dia eu vi um vídeo dele eu lembro vagamente que é a Recopa europeia que era uma copa disputada apenas pelos campeões da as copas Então quem ganhasse a fa Cup quem ganhasse a Copa da Itália quem ganhasse a a
pocal né da Alemanha Quem ganhasse a copa do rei da Espanha e todos os outros Camp copas nacionais da Europa disputavam essa Recopa seria um torneio bem interessante para se disputar mas nem existe mais calendário para isso e possibilidade de participação mas eu lembro que o Barcelona ganhou nos anos 90 e acho que tinha ganhado também nos anos 70 e me parece um torneio vintage legal é mais legal do que a Supercopa né assim acho a Supercopa chatíssima cara Supercopa da Inglaterra Supercopa da Europa tudo bem que a gente transmite ou seja super legal e
mas essa Recopa que muita gente confunde e esquece que eram campeões das Copas nacionais e não campeões nacionais Mas enfim era uma boa o que que a gente tem mais pela frente agora que a gente já falou do Real Madrid a gente vai falar do Real Madrid no [Música] resumo pode resumir Fred tá bom obrigado obrigado eu geralmente eu fico ansioso pelo seu resumo até porque a minha capacidade de resumir a minha vida ela é muito limitada cara a gente contou a história da liga dos campeões né Ou seja a gente contou a história do
Real Madrid no programa de hoje basicamente a gente contou porque ela foi criada eh e por conta curiosamente de uma Richa entre Inglaterra e França entre ingleses e franceses e depois da criação várias adaptações por questões geralmente envolvidas com politicagem e uma queda de braço entre clubes e Federação e Confederação europeia e hoje a gente vai e ter a primeira mudança numa competição tantas vezes e mudada a gente vai ter a primeira mudança em 20 anos no formato da Liga dos Campeões a partir da próxima temporada enfim cara vamos ver qual vai ser o impacto
disso mas a tendência é que tenha um impacto parecido as últimas mudanças que é menos gente dividindo essa torta cada vez mais curda é eu acho que o grande resumo da liga dos campeões é isso existe um livro muito famoso que é o futebol explica o mundo e se a gente puxar pra Liga dos Campeões também ajuda a explicar como que antes existia talvez mais oportunidade ou a sensação de mais oportunidad para todos pelo menos todo mundo se sentava à mesma mesa e cada vez mais os grandes poderosos sentem que eles têm mais direito de
ter uma fatia maior desse bolo e o público quer isso essa que é a questão assim como o o mundo muda e as pessoas aparentemente querem isso o público não quer um Real Madrid contra estrela vermelha o público não quer o STE a Bucareste o público não quer o Ajax o público não quer o Olivia o público quer o Manchester City o Arsenal o Bayern o Real Madrid o Barcelona PG essas oitavas de final que a gente teve era o que o público Queria uhum Então é isso todo mundo queer os grandes os poderosos os
grandes jogadores eh na Liga dos Campeões então já que é o que o público quer é o que dá audiência é o que dá dinheiro é o que faz as pessoas irem pro estádio comprar e comprar e comprar os clubes querem oferecer isso cada vez mais a eles também e a próxima Liga dos Campeões a gente vai falar em programas posteriores na próxima temporada também tende a fazer com que isso seja cada vez mais possível porque os grandes clubes terão cada vez mais chances de falhar por isso a Liga dos Campeões foi dando mais chances
mais formato novos formatos e novas vagas para que os grandes tenham mais chances de falhar e ainda assim chegar então você aumenta a possibilidade de falha você aumenta a margem de erro você tira a chance de um menor vencer a conference League que eu acho uma ideia maravilhosa no fim das contas quando você olha para Issa essa essa esse quadro geral ela é migalha né assim depois de muito tempo a UEFA depois cria uma terceira taça para trazer alegria pro westham que não ganhava um título há 50 anos para trazer alegria não sei para quem
Talvez para Olimpia acos nessa temporada enfim é é é é isso né você vai rebaixando as ch desses clubes na li dos Campeões depois na própria Europa leag que também muda de formato PR Temporada que vem e a você cria conference leag para tentar atender a esse público e aí eu quero ver se você que tá aqui defendendo os clubes menores ou mais tradicionais porém menos enriqueci se você vai lá assistir a semifinal daer leip pris do seuo comoe vão Celebrar muito mais a presença dos mesmos do que dos que geralmente não estão mais lá
exatamente então se você não tiver no estádio do olimpícos ou no estádio qual que é outra semifinal da conferen League e não é o Marcel contra na EUR tá na Europa League ih rapaz olha só hein nem a gente sabe se você não tiver no estádio que você sabe que você tem que est exatamente você não vem aqui o brui e a Fiorentina hoje de Fiorentina Fiorentina ganhou a primeira 3 A do inclusive então se você não tiver em Bruxelas na Bélgica o bruges é de Bruxelas ou de brug eu acho que de Bru é
de brug se você não tiver se você não tiver em Bruxelas vai paraa Bru é um conselho que eu te dou se você não tiver nesses estádios assistindo a conference League e gritando fora UEFA baixa UEFA você não vem aqui gritar vocês não vão me colocar comentário aqui em capsul sem vírgula exatamente e sobre essa questão de bruxa e de Bruxelas me lembro mas história aí já vem um out of contact Extra o segundo Extra do programa de hoje né Chama vinheta out of contact [Música] Extra eu não sei porque eu chamei completamente diferente do
que eu chamo o out of contamente Mas enfim e eu conheci eu não sei se essa história esse garoto inventou mas eu espero que não eu conheci um cara uma vez numa social na casa de de uma amiga minha aqui que ele me contou que uma amigo dele quando ele souu que el era brasileiro ele falou pô já fui no Brasil Pô fui para Salvador e pô foi legal para caramba e tal e a gente foi ele contando né um grupo de amigos e um outro ia chegar depois ele pousou em El Salvador Marcelo Ah
bom demais bom demais p é Teve gente que na copa do mundo tinha que ir pro Paraná e foi para pro Panamá Pô isso é muito bom é e é muito mais difícil de resolver do que bruges e Bruxelas e e é claro que bro de bruxela vai PR ser uma hora de trem e é muito difícil você olhar pro cara que fez isso e falar assim você é um otário porque cara é muito se você não é brasileiro ou se você não é de o Salvador é muito dá dá para fazer dá para cometer
esse erro fácil é mas tem que ter um pezinho tem que ter um pezinho no mínimo Dea distração extrema ali né assim para você não perceber é outro continente né são as Américas e tal mas é complicado pom mas na hora que você vai comprar a passagem fala assim bom Salvador porque porque só muda o artigo que é em outra L Salvador é e o Panamá espero divertido né Assim que ele tenha conhecido pessoas incríveis Pois é comido bem pois é não espero que ele tenha ficado lá né porque depois era uma outra viagem sei
lá de 7 horas para você acertar a sua rota enfim Marcelo beckler nos viemos no Panamá ou em El Salvador em algum momento em breve espero eu é isso para você que tá em El Salvador um abraço pro pessoal do El Vitória e del Bahia meu povo Tera que vem mais Fred explicam para vocês 11 horas da manhã aqui no YouTube beijo PR vocês [Música] [Aplausos]