prazer Rafa weber para quem não me conhece sou um fotógrafo e um videomaker sou fotógrafo videomaker roteirista produtor editor animador gráfico designer gráfico eh designer gráfico foi pesado só faço os negocinhos ali no Illustrator eh o que que mais eu faço diretor sou gaffer sou grip sou grip é mano basicamente acho que é isso né O lance de de ser videomaker é é segurar uma produção toda nas costas Lógico que não sozinho com auxílio Sempre de pessoas mas de poder simplesmente se precisar segurar uma produção inteira nas costas do começo ao fim eh idealizar gravar
e editar fazer pós-produção postar tá ligado Tipo tudo mano Acho que postar já entra em outra parada aí de social media mas e enfim só liguei a câmera aqui queria tipo só dar um dar um papo geral não sabia muito o que não sabia nada que ia falar aqui na real daí agora no meio disso eu comecei a pensar sobre isso sobre quanta coisa a gente faz para enfim para fazer o que a gente faz e na real tem toda uma estrutura né na na na publicidade no cinema em que as coisas acontecem com uma
pessoa para cada parada e aí a gente diz que não a gente vai fazer a toda sozinho ah né É muita responsa mano é muita responsa que fica que fica pra gente de de ser videomaker de ser essa pessoa que tá ali na frente e tocando o trampo então às vezes eh de certa forma agoniante angustiante às vezes pesado tendo ter que lidar com tudo isso e e ainda tanto fazer sua parte burocrática né da sua empresa que é emitir nota que é fazer orçamento que é fazer reunião que é contratar pessoas para te ajudar
então cansa nego cansa cansa o bagulho cansa e a gente perde um pouco às vezes da do brilho da parada que Porque que a gente começou então tem momentos que eu faço trabalhos assim para mim Eh com alguma coisa que eu pensei alguma coisa pessoal ou até mesmo esse canal aqui no YouTube em que eu me redescubro em que eu me redesca mano em eu que em que eu me redescubro como videomaker sobre tipo como e por eu comecei essa então e é e às vezes é é só isso e só isso que motiva a
gente não parar tá ligado é aquela paixão inicial de pegar uma câmera de fazer um vídeo da hora de de tá fazendo as coisas mesmo sabe de da origem do no de Maker né tipo videomaker enfim tipo mano fazedor mesmo da da parada e que e que enfim às vezes eu acabo percebendo que para eu ter um sucesso naé minha produtora para eu ter um sucesso no mercado às vezes eu não deveria est fazendo os vídeos no final das contas eu deveria estar e vendendo eu deveria estar negociando deveria est fazendo eh essas outras áreas
que que me traz mais lado financeiro do negócio mas é enfim acaba que sendo um dilema assim porque como que para eu ter sucesso nessa parada eu preciso não fazer essa parada tá ligado eu tenho que delegar cada vez mais eu tenho que delegar para outros videomakers para outros editores então às vezes é complicado tá nesse dilema e e eu tô um pouco enfim eu tô tenho um pouco disso em vários momentos da minha vida e esse agora que atual é um e agora tô um pouco nisso também sabe eh de de perceber que a
gente não consegue fazer tudo e que a gente precisa de ter mais pessoas trabalhando com a gente e para que a gente mant às vezes a qualidade da parada às vezes pra gente não atrasar as coisas e e até conseguir faturar mais né que às vezes a gente fica limitado a só o que a gente consegue fazer e a gente atinge um teto e não consegue passar dele então esse dilema vai e volta e e às vezes ele volta e eu tô Realmente pensando nisso liguei a câmera eh não tava pensando nele Mas comecei a
falar e lembrei e queria dividir né com vocês aqui que é uma parada que mano Acho que é natural pelo que eu até entendo e caso vocês sintam isso também né Eh é isso mano fica de boa que nunca vai passar e afinal das contas é isso mesmo eh seguir fazendo o que a gente gosta porque a gente gosta e a gente tem que fazer e se a gente conseguir eh adicionar mais pessoas Então a nossa a nossa esfera é melhor ainda mano se a gente conseguir empregar mais pessoas se a gente conseguir terceirizar com
freelas né é bom contar com mais pessoas é bom trabalhar coletivamente não é só porque a gente faz que a gente tem que fazer sozinho não é legal a gente tá fazendo e participando Mas a gente pode abrir isso para outras pessoas e a parada ser tão espe e a parada ser mais especial ainda tá ligado Então acho que é isso não sei se ficou meio motivador demais esse vídeo ou se desmotivei Mas eu só queria ligar a câmera falar e não ter que me preocupar em cortar depois e editar e coisa e tal então
queria fazer uma coisa só por por fazer e dessa vez acho que eu fiz Ah não acredito mano na última frase que eu ia me despedi a câmera acabou a bateria então que loucura eh se serve de de aviso para vocês pessoal é que se você usa câmeras da Sony e se você usa baterias originais quando a câmera desliga no meio de uma gravação o arquivo salva e tá tudo certo se a câmera é Sony a bateria é da Sony quando acabar a bateria no meio de uma gravação teu arquivo vai tá de boa se
for uma bateria paralela vai corromper teu arquivo Então por sorte nessa gravação que eu tava fazendo a bateria era original e eu acabei de ver aqui e eu não perdi nada tá tudo Tá tudo gravado se meu monólogo inteiro poderia ter sido perdido se eu tivesse usando uma bateria paralela Então se serve aí de mais um uma dica é essa quando tiver alguma coisa importante eh e que porventura possa acabar a bateria usa a bateria original que não vai ter erro e é isso aí para esse vídeo fica aqui essa essa última ideia e tô
com microfone novo aí que que achou do áudio deix nos comentários pensando em fazer um podcast será que fica legal pensando em fazer ele assim e sei lá trocar uma ideia com uma galera sobre foto sobre vídeo sobre skate sobre marke sobre essas coisas todas s [Música]