[Música] estamos começando mais um podcast oficial da grooth Machine no episódio de hoje nós vamos falar sobre como você sai de SDR a milionária Como ter uma carreira exponencial em vendas uma frase que a Camélia falou antes da gente iniciar essa gravação É me mostre um vendedor que estuda tanto quanto um médico e eu vou te mostrar um milionário muito obrigado pela oportunidade de Aprender com você eu que tô feliz da vida de vir aqui representar vendedoras de todo esse Brasil com certeza bom Espero que elas se sintam representadas por mim né durante esses caras
então duas coisas você tem que um dia você tem que participar um dia com a gente tem ação grupo machine a gente tomou uma alfinetada né na última edição que que ela não tá Ela fez um filme com vocês gente para quem não conhece a Camélia com mais de 10 anos de experiência liderando vendas e canais de vendas conforme da escola Exchange que a média teve seu primeiro contato com vendas de uma empresa de tecnologia como SDR aos 22 anos foi dada para assumir a supervisão de canais depois de seis anos assumiu gerência Regional de
vendas da omié e sua bagagem fica em cursos de gestão de projetos pnliderança oratória alta performance inteligência emocional e muito mais fala isso meu time de casa Stalkeamos a sua vida também junto com a gente Leonardo Alexandre redja que existe um sócio da growth Machine Bora para mais uma cara agora tô curioso e detalhe tá uma coisa que a gente não falou ele não estava num Grande centro ela não nasceu numa grande e tal né Ela é uma menina interiorana cara esse Minhoca da terra minhoca minhoca eu não sou nem carioca da Gema cara me
conta como é que você chegou em vendas como é Que foi essa tua primeira experiência inclusive com um cara que eu gosto muito Então na verdade é a minha primeira experiência se a gente for se a gente for avaliar a primeira mesmo minha primeira experiência foi bem longe do corporativo mas bem longe mesmo do corporativo meu pai era vendedor então a minha primeira experiência em vendas foi com sei lá uns três anos de idade meu pai era camelô e eu preferia mil vezes ir para para rua com ele vender Papai Noel que dançava no natal
do que ficar em casa com a minha mãe e depois disso a primeira vez que eu precisei de grana na vida assim sabe criança quando precisa não é assim eu quero eu preciso desse dinheiro eu devia ter uns 10 anos tinha uma excursão da escola você é carioca né lembra do Serra Encantada E se fizer as contas chega na minha idade né é Encantada tinha de inaugurar tinha pouco tempo e tal e aí teve uma excursão na escola e custava tipo 90 dinheiros Mas que era real já naquela época e aí cheguei em casa falei
poxa eu preciso de 90 reais para ir para excursão minha mãe falou assim você não vai não tenho E aí não satisfeita com a resposta eu voltei com uma pergunta como toda boa vendedora né falei tá quanto você tem aí cara eu acompanhava meu pai desde os três anos né com 10 eu já tava pleno não tava sénior eu falei quando você tem ela falou ah eu tenho r$ 20 Não dava nem para o começo da Excursão Né peguei os r$ 20 falei pai você me leva lá no coração de chocolate para você ver que
não é mentira eu acho que o coração de chocolate existe até hoje lá em Teresópolis se você der um Google me leva no coração de chocolate que eu vou comprar doce eu vou levar vou vender na escola e vou levantar o dinheiro fui lá comprei doce levei pra escola peguei meu caderno do fiado tinha o caderno do fiado e dobrei a grana vendendo doce voltei no Coração de chocolate comprei mais doce vendi eu sei que eu fui para excursão paguei a excursão e fui doce biscoito para todo mundo porque o dinheiro tava sobrando e acho
que foi a primeira vez que meu olho brilhou realmente por vendas porque meu pai sempre foi meu herói né meu pai sempre foi a personificação de um de um cara incrível para mim só que eu nunca tinha tido contato com esse gostinho de ter vou explicar cara de ter liberdade Financeira não precisar de ninguém exatamente não preciso pedir para ninguém então aos 10 anos ela tava bancando a excursão dela aos 10 anos com minha terra mas e eu falo que deixa aquela época eu sei o que é por exemplo ter concorrente Porque eu só parei
de vender na escola porque a diretora chamou meu pai e falou olha a Camélia precisa parar de vender Porque a ela ela falou assim além dela tá atrapalhando a venda da cantina e Está atrapalhando o ensino dela então ela precisa parar e só por isso eu parei e aí depois disso eu só fui contato com venda de novo no corporativo né trabalhando no corporativo mas eu brinco que a minha primeira experiência em Venda está bem longe de ter sido CLT né então com certeza Daí vem uma uma genética né do meu pai de ter acompanhado
dele desde pequenininha E quando é que você começou a ter contato com esse mercado de tecnologia com né O Btb e tudo mais é eu comecei a minha carreira na verdade como estagiária de compras eu não fui vendedora eu fui compradora eu era aquele ser de luz aquele ser de luz que fica do outro lado da mesa tentando arregaçar a tua proposta e eu sempre invejei essa é a palavra a galera que ia sentava na mesa para negociar comigo fala cara é muito legal o que eles fazem né porque a persuasão pura e eu tô
aqui Só tomando né só ferrando a vida de quem tá do outro lado da mesa e aí depois que eu que eu saí desse estágio eu cheguei estagiar no banco eu cheguei a estagiar no Nossa gente vou falar as coisas aqui a pessoa vai saber realmente você lembra é financiamento do real eu fiz estagiária Eu fui o Santander comprou é E aí eu fui estagiária eu lembro exatamente da minha entrevista o gerente chegou e falou assim você vê mais no comercial Ou no Administrativo aquela adolescente fazendo ADM falou que administrativo juro juro eu falei administra
Porque na minha cabeça assim poxa eu tô fazendo administração para ser administradora então vou falar de administrativo E aí entrei para área de administrativa do banco cara dois meses depois eu olhava para galera que eram os operadores né que eram comercial ganhando 10 mil e eu falava Eu sou uma Idiota né porque que eu fui falar por que que eu fui falar na área administrativa e deixa então eu coloquei na minha cabeça cara eu preciso de uma oportunidade na área comercial preciso entrar na área comercial e aí eu tive a oportunidade de entrar na alter
data e de novo olha que coisa engraçada quem me entrevistou nunca tive a oportunidade de falar isso para ela Cíntia eu lembro dela até hoje ela era gerente administrativa E ela me entrevistou ela falou gostei muito de você só que eu acho que tem uma pessoa que vai gostar mais e aí ela me passou para Débora que era gerente comercial acho que ela que me salvou ela nem sabe disso Ela me salvou Porque como a minha eu era formada eu tava me formando em administração e eu sempre trabalhei No administrativo seja em compras ou área
jurídica né no banco eu tava sempre no administrativa as pessoas queriam que é natural né as Pessoas vão querer te chamar para o que você já tá acostumado a fazer ela foi a literalmente a olheira que falou cara Essa menina é comercial não é administrativa né E aí eu entrei na alterdata fiquei lá por quase sete anos seis sete anos depois fui para homem e fiquei mais seis anos Naomi né então tive uma carreira que foi bem linear eu brinco que foi bem linear na área comercial porque eu fui pré vendedora vendedora supervisora gerente diretora
Comercial sempre na área de Tecnologia CLT e tudo mais foi uma operadora de Telecom né e eu fui eu era assistente de CRC até hoje eu ganhava 473 por mês também era isso aí e cara tinha uma coisa que eu tinha em mim né que primeiro quando eu entrei Fiquei muito feliz contigo tu num treinamento foi muito bem recebido eu falei cara [ __ ] aqui que eu quero eu vou crescer vou desenvolver só que cara o call center tem dois tipos de pessoa Tem a galera jovem que tá ali meio aqui na primeira oportunidade
Tem uma galera que já é uma galera marca aleijada mas que já se frustrou que tipo que tem uma energia muito ruim e fala assim cara e para de sonhar cara tô aqui a oito anos não vai mudar para você né e cara e eu tinha uma convicção muito forte que eu sabia voltando lá na história do médico que se eu estudasse mais do que a média eu ia ter mais oportunidade do que a média e como eu não tinha dinheiro eu Não tinha nem computador em casa porque eu fazia acabava meu horário eu bati
meu ponto continuava na minha se tivesse disponível que nem sempre tinha Eu costumava intranet tentando fazer alguma algum curso alguma coisa ou então eu entrava de penetra nos cursos que tinham lá dentro e as pessoas chegavam para mim e fala cara já acabou mano vai jogar futebol vai fazer alguma coisa vai vai namorar vai paquera vai se divertir você é jovem que que você tá aqui duas horas Dando uma de otário dando seu tempo para os caras sem ganhar nada eu falei cara você não sabe o que eu tô fazendo e batata cara tipo sei
lá em dois meses eu virei back off e depois eu fui para outra Área depois eu e aprendi muito por causa disso né que comportamento né Você acredita que você teve porque cara tem pessoas que começa Dr talvez vão morrer como SDR e nada contra né ou pessoas que começam em vendas vão morrer em vendas mas assim por que que você acredita que Você conseguiu sair da Média ou sair da multidão Qual foi a tua primeira postura a tua primeiro comportamento que te gerou essa mudança muito boa até porque a galera me stalkeou e tem
um item que esteja mal falaram aí que depois de alguns anos eu resolvi me informar como hipnoterapeuta E aí sabe quando várias fichas uma tonelada de fichas caem na sua cabeça quando Quando a caixa de pandora é total total total porque eu não conseguia por mais que eu tivesse estudado programação neurolinguística por mais que eu tivesse feito curso de Coaching por mais que eu tivesse feito eu não conseguia ainda entender exatamente qual foi o gatilho para ser diferente de outras pessoas e aí as fichas caíram depois que eu fiz a hipnoterapia Isso foi em função
da minha Programação Mental se você avaliar existem pessoas com o Mesmo contexto de vida igualzinho igualzinho na mesma nasceram na mesma cidade tem uma situação financeira muito parecida e as pessoas têm resultados muito diferentes na vida né isso porque cada um tem uma Programação Mental diferente né na nossa cabeça é uma máquina é um computador computador de todo mundo é igual só que o software que instalado no computador de cada um é diferente e não basta ter o mesmo contexto porque por exemplo se você Falar poxa você veio de uma família simples Eu também só
que você poderia ter vindo de uma família simples e ter decolado e eu não sim porque não é porque você veio da mesma origem que você vai ter o mesmo resultado de outras pessoas né e é interessante quando a gente faz uma processo de regressão na hipnose e entende Onde é que estão lá as crenças sejam elas crianças positivas ou crenças limitantes que fazem com que a gente chega em algum lugar ou não chega Em algum lugar e para mim acho que o ponto de virada foi eu sempre fui de uma família muito simples mas
minha mãe sempre foi uma mulher muito ambiciosa sempre a minha figura assim de ambição não é meu pai Apesar dele ser meu herói meu pai é aquela pessoa de boa que tá tranquilo tá tranquilo o mínimo viável tá ótimo minha mãe sempre foi uma mulher muito ambiciosa e quando eu quando eu era criança Eu sempre estudei em colégio público porque Não tinha grana e tal só que quando a minha mãe tomou a rédea da casa ela começou a costurar e ela começou a ganhar mais dinheiro e ela falou eu vou te colocar no colégio particular
no segundo grau porque eu quero que você tenha uma boa educação naquela época meu pai tinha um Fusca verde que funcionava de assim dia não né aquele Fusquinha que bate uma porta outra quase cai e o vidro você tinha que subir puxar com a mão e subir Cara eu chegava na escola e as minhas Mercedes BMW ia fazer trabalho de escola na casa de alguém tinha uma que tinha uma TV de sei lá 70 polegadas essa 20 anos atrás 70 polegadas no na sala de jogos Era um negócio que eu falava assim enquanto você tá
no ambiente onde você não visualiza isso você entra num processo de ou zona de conforto ou vitimização Porque você pensa assim Putz o Thiago Reis é sortudo para caramba eu sou um Azarado quando você começa a se inserir nesse ambiente você começa a ficar revoltado O que é muito bom porque enquanto você tá assim se vitimizando você não sai do lugar você vai falar assim a culpa é do universo porque a justificativa para você ter a vida ruim exatamente e você você aceita e você ainda lança para o universo o quão desgraçado alguém foi de
ter colocado Naquela situação e você não se mexe quando você começa a conviver e uma coisa que eu ouvi de um mentor uma vez foi o ambiente mal das pessoas você precisa mudar de ambiente enquanto você não muda de ambiente Você não vai mudar quando eu mudei de ambiente ali na adolescência com 14 15 anos eu comecei a ficar revoltada mas era revoltada com força né quando eu saí do segundo grau eu fui para faculdade fazer estágio eu comecei a faculdade com 16 para 17 anos foi bem assim sair já já entrei e tinham várias
amigas na escola que falaram assim aí eu não vou começar a faculdade agora que eu quero pensar bem o que eu vou fazer mano não tenho tempo para pensar eu tenho que fazer e quando eu comecei a fazer estágio eu fiquei mais ou menos um ano estagiando e meu chefe nunca olhou para mim ele nunca olhou sabe o que o cara entrava sentava trabalhava ele nunca olhou para mim e um dia eu fiquei muito p da vida porque eu Sempre fui assim né eu trabalhava mais eu como eu fazia estágio na faculdade eu chegava na
faculdade 8 horas da manhã e eu saía 11 da noite eu emendava então eu saia do estágio ficava na biblioteca estudando já emendava na faculdade falei cara estamos forçando para caramba tô fazendo mais do que me pedem o cara nem olha para mim nem olha nem dá bom dia não é possível aí um belo dia chega em casa graças a mamãe vai ouvir isso aqui que ela acha que eu prefiro o meu pai é Mentira é eu cheguei em casa um belo dia e falei [ __ ] da vida batendo na cama eu não aguento
mais eu não aguento mais ser pobre Eu nada mais a vida que não sei o quê Eu queria ganhar r$ 20.000 e 20 mil reais para mim era o salário de ouro naquela época eu queria ganhar r$ 20.000 eu queria ter casa carro não sei o quê e aí eu falei para ela assim eu vou sair do estádio não aguento mais isso meu chefe nem olha para minha cara eu tô trabalhando para Caramba vou arrumar outro lugar para trabalhar aí a minha mãe falou assim você não vai sair do estádio e se você sair do
estágio quem vai arrumar o emprego para você sou eu e eu vou arrumar onde eu quiser e eu falei conheço então o que que eu vou fazer ela falou cara se vira vai sair do estádio você não vai e você quer um salário de 20 mil estuda termina a faculdade trabalha e foca em estudo porque você já tá Atrasada na vida porque você já não tem dinheiro então estuda mais do que todo mundo foi exatamente essa mentalidade que você tinha tem que estudar mais do que todo mundo Qual foi minha última alternativa conversar com meu
chefe naquele momento eu tive coragem cara tinha sei lá 17 anos o cara tinha 40 eu sentei na frente dele coração como acelerada eu cheguei para ele falei eu Quero tinha aprendido o que que era feedback na semana anterior na aula de no RH né Eu queria um feedback o cara tomou até um susto que ele falou [ __ ] uma menina de 17 anos me pedindo um feedback cara sem brincadeira ele me deu um feedback ele falou cara você tá de parabéns você trabalha para caramba Você normalmente faz mais do que a gente pede
deu um mês ele me promoveu um mês ele transferiu uma compradora que tava lá 10 anos transferiu para uma Outra área e me promover para o lugar dela [Música] exatamente eu tenho que ter mais atitude eu tenho que estudar e tem que ter atitude não tem que ter medo e esse foi o ponto de virada assim eu acho que tudo começou com a revolta sabe tipo assim saída do vitimismo e passar para o revoltada porque quando você se revolta positivamente você se mexe se você fica ali na zona do vitimismo você não vai se Mexer
você vai ficar se lamentando E no momento que eu entrei naquele naquela naquela atmosfera de revolta foi muito positiva porque eu comecei a me mexer né claro a gente pode chamar ele de coach ou não mas tem um cara ter ouvido falar dele chamado Pablo Marçal que muita gente critica muito ele e realmente tem coisas que ele fala que Eu discordo né que eu não gosto muito do posicionamento dele cara mas tem uma coisa eu acho que você Que me contou essa história uma vez que ele falou assim cara eu vou te ensinar a desbloquear
que ele fala muito essa [ __ ] de desbloquear você pega vai para o restaurante mais caro da sua cidade você vai entrar nesse restaurante e não importa Você tem dinheiro ou não guarda pelo menos dinheiro para tomar um suco de laranja você vai sentar lá dentro e vai tomar um suco de laranja o garçom não vai entender nada Toma o suco de laranja Pague uma mudança porque depois que você tem acesso você vai ficar revoltado você vai ficar revoltado você vai entender que você pode conquistar aquilo também e que é interessante cara que assim
é eu tive uma coisa parecida com o que você tá escrevendo porque na verdade eu até contei isso num outro podcast que o irmão do meu pai ele casou com uma com a minha tia né que tinha uma condição financeira muito boa era funcionária Pública ou avô a militar e tal e o meu tio tinha uma condição muito melhor do meu pai né família estabilizada e tal e normalmente eu ia passar férias e final de semana na casa do meu primo minha casa do meu primo era era essa casa aí cara teve cara tinha vídeo
cassete eu nunca tinha visto uma vídeo cassete eu vi é filme na casa do meu primo ele tinha o melhor videogame ele ia parar Disney carrinho vermelho cara tudo tudo isso a Casa era decorada por arquiteto então assim e quando eu ia para lá e voltar para casa dos meus avós meu avô eu falava Porque que a minha vida não daquele jeito né porque é uma coisa errada por que que eu não tenho um pai e a mãe comigo né porque meu pai minha mãe nessa época não morava comigo depois eu fui morar com ela
e meu pai tinha tinha saído de casa quando eu tinha seis anos mas essa revolta me fez assim velho eu quero Ter uma vida melhor mano eu vou fazer uma vida melhor e outra quando você tem acesso você cria uma referência diferente né E essa referência diferente mostra que o mundo que você vive não é o melhor em resumo sejam revoltado É isso aí acho que esse é o primeiro passo para você desbloquear na direção do que você gostaria da sua história é que você teve um posicionamento de perguntar de falar com seu gestor né
e eu acho que isso fez ele perceber cara se eu não der um Progresso para ela provavelmente eu vou perder não e tem um outro gancho se ela não viesse pedir o feedback ele falou Deixa ela tá feliz ele tá se esforçando não precisa dar aumento mas ele quando você chegou e falou ele falou [ __ ] velho isso aqui é um sinal Deixa eu entender o que que ela tá querendo dizer E ele foi malandro né de fato foi porque eu fui uma máquina de compras então tinha muita produtividade Porque eu trabalhava muito mais
eu como Estagiária Sei lá acho que eu tinha que 6 horas eu trabalhava nove porque já ficava na faculdade mesmo então exatamente para que que eu vou ficar fazendo nada se eu posso produzir mais só posso estudar mais enfim então pouco tempo atrás a gente teve a primeira imersão da growthing em São Paulo né Você viu quando ele vê a menina um pouquinho da bicicleta 17 anos cara eu tinha conversado com ela antes cara quando ela ganhou não foi foi Quando ela ganhou se eu falei não acreditei que foi um sorteio né cara era você
é você pequena a menina chegou tinha 17 anos ela foi contratada por uma empresa e queriam que ela fosse essa ideia ela chegou para o dono da empresa que a irmã dela trabalha numa outra Startup que a Globo que acompanha Olha eu fiz um levantamento de preço eu entendi que existe agora Machine tem um programa chamado 10x para que a gente Consiga fazer direito eu preciso que você contrate isso E aí no meio falaram para ela que tinha imersão Inclusive eu preciso da imersão e vou junto com ele tá bom mas engraçado que ela veio
falar comigo né Ai deixa eu falar começou a perguntar algumas coisas pô como é que funciona isso como é que funciona aquilo pá pá eu fui responder foi respondendo apertei pô qual que é seu carro e tal ela falou Falei pô então tá bem nova né já parecia nova mas assim eu pensei que ela fosse criança brincadeira aí daqui a pouco apareceu um dos sócios da empresa ele falou não trouxe ela tal mas na verdade não foi ela que trouxe ela não foi ela que me trouxe não e você que é estagiário e tá ouvindo
isso porque você vai ter muitas dicas úteis e relevantes para você conseguir crescer na tua carreira agora uma dica útil relevante que eu te dou é Imersão profund Machine pega o dono da tua empresa pega o link vai estar na descrição desse comentário ou no primeiro comentário fixado no YouTube manda para ele falar assim chefe pra eu crescer e ter possibilidade de desenvolvimento mais rápido uma empresa que vende mais cresce mais rápido você precisa ir lá inclusive Me leva que a última estagiária que foi a última ideia que foi uma bicicletinha do Muse né então
isso pode ser um sinal bem agora Indo para vendas to be né quando a gente se conheceu a gente se conheceu numa cara Não lembro agora qual era o evento mas você tava já né acho que era responsável por canais foi um evento de de RP foi foi de RP a gente era concorrente na época e aí eu falei Caraca menina acelerada meu irmão ela falava rápido para caramba não sei o quê para lá junto com Menezes né foi foi foi foi O que que você considera E aí para alguém que tá te ouvindo né
porque tem uma coisa inclusive você falou isso uma vez na mentoria que dentro da Grove sobre aceleração mas a gente chamou isso de jump inclusive foi muito boa eu lembro até hoje eu acho que o impactou muito o time cara e tem gente que fala da tua mentoria até hoje o Patrick que hoje você falou sobre crescimento na carreira é horizontal e vertical e o Patrick aqui na época era a SDR hoje né Ele falou assim pô quero falar mais com ela ele vai trazer ela para o grupo Cash cara que que você considera que
seria uma boa estratégia para conseguir ou dar esse Jump ou conseguir ter uma aceleração maior e ter mais resultado dentro da carreira o que que eu faria sou um streezer eu acho que tem tem uma frase que o Marcelo Lombardo falava que que me marcou muito ele falou assim toda história contada de trás para frente Fica linda né ou pode ficar e de fato quando a gente tem 20 e Poucos Anos é muito improvável que a gente utiliza algum método racionalmente falando para fazer esse processo de aceleração de carreira A não ser que você tenha
um mentor só que depois que você passa por esse processo você começa a fazer uma retrospectiva do Quais foram os passos Quais foram os gatilhos que que aconteceram para você chegar onde você Chegou você consegue quase que criar de fato um método para fazer isso e uma coisa que que eu sempre falo é que tem um passo a passo para fazer Às vezes a gente demora mais porque ninguém disse esse passo a passo pra gente né então minha visão hoje com todo o conhecimento que eu tenho acadêmico e quilômetro rodado de trabalho é o primeiro
passo é mudança de mentalidade se a pessoa não muda a mentalidade ela não vai enriquecer simples Ah é fácil ficar Milionário é fácil para caramba ficar milionário é mais fácil ser milionário porque não ser melhor é mais fácil ser milionário que não sei milionário só que para ser milionário você precisa mudar a tua mentalidade eu demorei 10 anos para conquistar o primeiro milhão e eu demorei um ano foram 10 anos para conquistar o primeiro milhão e depois os outros milhões na mesma proporção Vamos colocar a mesma quantidade tá eu demorei um ano e meio Data
raiva não dá dá raiva o que você fala assim [ __ ] demorei para caramba para fazer E aí depois que destravou foi muito mais fácil mas eu não digo que foi muito mais fácil só pela trajetória de carreira é óbvio que isso conta mas a minha mentalidade mudou completamente depois que eu fiz um processo de hipnose Então eu tinha uma crença limitante em relação a por exemplo precificação o quanto eu ia cobrar das pessoas porque A gente era pobre Pô então quando você fala assim ah 100 mil 200 mil 300 mil para quem tem
uma mentalidade quem saiu da pobreza se ela pobreza não tinha dinheiro para caramba É muita coisa depois que você destrava isso começa a entender que isso é uma crença da sua cabeça você fala eu vou meter uma proposta de 300 mil e vão pagar e pagavam e falou não é que pagam mesmo 300 mil é muito para alguns mas não é muito para outro então assim primeiro Passo para qualquer pessoa que tá ouvindo a gente aqui é mudança de mentalidade E aí não tem jeito é alto hipnose todo dia é reforço positivo ali na cabeça
todo dia do que você quer acreditar então se você não acredita que vai ficar rico você tem que repetir todo dia para você eu vou ficar rico eu vou ficar rico eu vou ficar rico todo santo dia porque você precisa reprogramar uma mentalidade que já foi programada lá quando você era criança com sete anos de Idade que seus pais falavam para você a gente não tem dinheiro ter dinheiro é muito difícil dinheiro não dá em árvore re dinheiro é sujo Lava a mão que você botou a mão no dinheiro cara a gente escuta um monte
de coisa então isso cria uma Programação Mental de que o dinheiro não é bom e a gente cresce acreditando que o dinheiro não é bom então as pessoas começam a ser Auto sabotar elas nem percebem mas eu passei por esse processo eu com 22 anos ganhava r$ 7000 Sabe o que que eu fazia eu tomava o dinheiro para não ter o dinheiro e eu nunca percebi isso eu só fui perceber isso anos depois que eu torrava o dinheiro porque eu ouvi durante toda a minha vida que ter dinheiro não traz felicidade que quando você tem
dinheiro as pessoas que estão perto de você tão com você por interesse quem é rico não vai para o céu Nossa essa não cara novela da Globo Você já viu algum vilão da Globo no seu marido e O herói é o pobre sempre desenho animado é assim gente desenho Se você pegar desenho da Disney o herói é pobre o vilão é rico então assim a gente cresce a própria separar para pensar pensa no na escola Qual é a dinâmica da escola você vai para escola tem grade Você tem horário para cumprir dois lugares que toca
sineta uniforme e grade prisão escola acabou e se der mole trabalho e aparece o mesmo caminho né a gente vai ficar parado na era Industrial Então assim é a própria escola programa a cabeça das pessoas para não ser empreendedoras para serem funcionários tem que ter disciplina tem que ter hora para chegar nós somos programados para isso então a primeira coisa que qualquer pessoa que tá ouvindo a gente precisa mudar É a mentalidade se você não muda sua mentalidade você pode fazer qualquer coisa que não vai funcionar eu vi eu vi outro dia isso Bill Gates
Beijos que tal o buffer e tal somando esses caras eles têm 60% do dinheiro do mundo tá esses bilionários são 20 pessoas 20 pessoas 60% do dinheiro do mundo eu não lembro agora a estatística mas é ou é 90 80 das pessoas numa proporção pior do que Pareto tá E o restante está dividido em 99% das pessoas se você pegar conhecimento escola histórico nenhum desses caras tem nada Fora da curva esses caras apenas aprender a pensar cara o próprio Elon musky ele beleza o pai a mãe era modelo o pai é minerador engenheiro e tal
tem alguma coisa ali mas ele foi para o Canadá quando ele se mudou sem dinheiro ele foi estivador para conseguir pagar a faculdade ele pagava a faculdade com as festas que ele fazia na casa dele então assim não é um cara que teve uma algum benefício para poder ter a condição que ele tem E qual que é a parada que você tem que pensar a base é muito baseado no que você tá falando cara se o dinheiro tá na mão de uma quantidade muito pequena de pessoas é óbvio que o que esses caras têm não
é nenhum sobrepoderem nenhuma habilidade nenhum conhecimento e sim apenas uma maneira de pensar diferente e se eu não reprogramar a maneira como eu penso porque Qual que é o problema quando você acredita que você não pode ou que você Não merece o que você vai se comportar dessa forma né Qual que é o grande problema das pessoas que provavelmente trabalharam contigo e trabalharam comigo que talvez estejam lá até hoje né Essas pessoas elas cara nosso modelo tanto de entretenimento né música qualquer música que toca a música de corno ou música de cachaça ou música de
bebedeira né Que que é isso dois livros que eu aconselho muito a galera ler né o mais perto do diabo que Fala ali do de você viver o transe hipnótico né Onde você vive um dia depois do outro e esquece e o outro do Segredo da Mente milionário o seriamente Milionária eu escuto ele mas sim mas não porque por mais que você fala que você destravou toda hora volta uma parada cara tava Maldivas na areia aí me vem um indiano varrendo a areia cara e ele pega mano tipo assim ele ficou muito tempo fazendo essa
[ __ ] ele pega e deixa a praia inteira parecendo Uma quadra sei lá de baixo não tem uma ondulaçãozinha e eu achei tão bonito o trabalho dele que eu falei [ __ ] velho queria dar um mergulho mas não queria ferrar o trampo dele aí eu falei olha olha mano olha só Aí veio uma vozinha na minha cabeça Thiago esse maluco só tem um emprego dele porque tu tá aqui tirando férias então vai lá da [ __ ] do mergulho porque senão ele vai ficar desempregado né e quantas vezes a gente Vai se vendo
outra coisa que eu falei outro dia também eu tava me mudei para um condomínio muito legal na barra e tal tava passeando com os meus cachorros tinha acabado de mudar eu pensei assim cara será que o segurança me encontrar que ele vai me tirar do condomínio pensando que eu não sou um morador daqui olha que cabeça de merda então mas é isso assim Acho que o primeiro passo para ter uma carreira de sucesso é você acreditar que é possível o segundo passo É de fato Ter uma estratégia E aí quando eu falo de ter uma
estratégia não precisa ser estudante de Harvard para fazer a estratégia mas minimamente avaliar por exemplo em que mercado você quer atuar porque por exemplo eu defini que eu não sairia da área de Tecnologia e sempre que eu tinha uma proposta uma oportunidade para ir para outro lugar para ganhar mais eu sempre avaliava isso tá mas é no segmento que eu já sou Experiente que eu já tenho KM rodado eu vou começar do zero a por exemplo eu gosto muito daquele livro outlanders né então tem gente que que é a favor que é contra 10 mil
horas para ser especialista mas acho que faz muito sentido você ter 10.000 horas o conceito é que ele fala que não tem ninguém que seja habilidoso nato né a pessoa não é extraordinária porque nasceu extraordinária ela extraordinária Naquilo porque ela pratica porque ela exercita igual no esporte ele fala muito do esporte então por exemplo o Messi se não treinasse não fizer nada ficar o dia inteiro na Netflix mano pipoca não vai ser o s ponto ele treina ele tem horas de treinar horas de quilômetros rodado E ele fala que para você se tornar um especialista
em alguma coisa você precisa ter 10.000 horas se a gente for converter isso para 8 horas de trabalho por dia vamos imaginar que a pessoa não Estude absolutamente nada do segmento que ela trabalha ela só trabalha mas não estuda vai dar mais ou menos cinco anos só que o problema da Galera hoje é que começa a trabalhar aí passa um ano e meio acha que não cresceu o suficiente aí vai para outro lugar aí passa dois vai para outro lugar passa nove meses vai para outro lugar e fica fica mudando não só de função mas
diária mesmo segmento então por exemplo eu trabalhei mais de 10 anos só com RP só com Software de gestão então se você falar assim o que que você é especialista Eu sou especialista em falar com empreendedor eu posso vender qualquer coisa para o empreendedor Porque eu conheço esse Avatar entende então assim é se tornar especialista em alguma coisa as pessoas que ficam trocando de empresa de produto o tempo inteiro ela fala assim ah mas eu trabalho com vendas há 15 anos só que vendeu 20 coisas diferentes você acha Especialista em quê em nada absolutamente nada
e eu acho que também a galera não aproveita o tempo da maneira correta por exemplo eu sempre tive a mentalidade de aproveitar o máximo possível meu tempo né antigamente não tinha dinheiro né então pegava onde pegava trem pegava um monte de coisa eu sempre tava lendo alguma coisa não tinha não tinha celular igual hoje né então eu levava o livro físico mesmo ficava o pessoal fica até olhando assim caraca Mano tá carregando esse livro pesado na mão e lendo mano tava longe 5 horas da manhã tava olhando o livro entendeu eu levava Uma hora até
chegar próximo ali da onde eu estudava que era um colégio mais longe e mais uma hora para voltar no mínimo se pegasse trânsito pior ainda aí ia de uma para três horas entendeu E só que eu acho que por exemplo a galera usa muito mal o tempo por exemplo eu faço uma coisa que todo mundo fica se questionando até hoje né até lá Inclusive lá na empresa eu sempre explico por que que eu faço isso Geralmente eu vou para empresa eu vou de Uber paga no Uber cara tem noção de quantos consigo estudar dentro do
Uber se eu tivesse dando translado de andar até onde tem que andar pegar um transporte tal não sei o que a quantidade de Horas de carro cara eu tentando noção que eu consegui evoluir o que eu evoluir até hoje no tempo que eu Consegui porque eu aproveitei o máximo possível em algumas horas mas isso é uma mentalidade que eu chamo de mentalidade Milionária né que que é a mentalidade Milionária é a pessoa que tá o tempo inteiro tentando otimizar tudo para ganhar mais dinheiro nem que isso seja através de estudo então por exemplo eu hoje
sou uma pessoa que tô quase beirando ali a minimalista né eu não quero ter carro eu não quero ter casa não quero ter nada eu quero ter liquidez É isso que eu quero dizer eu quero ter liberdade porque a pessoa que enriquece ela começa a criar uma um estilo de vida que aprisiona ela ela não é Milionária porque quando ela começa a criar um estilo de vida onde dia Primeiro ela tem 500 mil para pagar de qualquer coisa ou casa carro emprego qualquer coisa ela tá aprisionada naquela ali ela não é Milionária Então para mim
a mentalidade Milionária é alguém que quer ter liberdade financeira e liberdade Financeira Por exemplo agora em março vou tirar cinco semanas de férias e vou ficar em Portugal bem plena Belle é belle porque eu não tenho nada que vai me fazer tipo ficar desesperada no Brasil porque eu tenho que fazer dinheiro para pagar meu estilo de vida então isso é uma mentalidade Milionária Por que que eu não vou dirigir porque o tempo que eu tô gastando no trânsito eu poderia estar fazendo negócio eu poderia estar ali no livro eu poderia estar Ouvindo um podcast eu
poderia estar me desenvolvendo por isso que eu falo mentalidade é tudo se você não tem a mentalidade certa você não fica rico de jeito nenhum que você falou né tipo acho que essa primeira coisa né da mentalidade da crença de merecimento de corre segundo né Essa ponta de ter uma estratégia né então cara quantas pessoas né recentemente até conversando sobre uma pessoa né que por saiu da growth para ir Para uma empresa para ganhar o dobro né E aí agora tá lá numa situação de que não tá evoluindo a velocidade que ele poderia na verdade
quando essa pessoa ouviu falar que ia sair eu falei cara olha só você tá aqui há tanto tempo quanto que você aprendeu Você acredita que você vai ter um ambiente semelhante a isso porque na verdade de você ganhar um sim seis 10 você tá num patamar onde tá 90% das pessoas até aqui tá 90% das pessoas por que que A maioria das pessoas trava Porque elas não evoluem não aprendem o tanto que elas poderiam para poder sair desse macro dos 10 agora acontece o seguinte cara em vez de você tá se preocupando em ter um
aumento agora ou ganhar mais você tem que preocupar e ficar escasso porque a nossa sociedade valoriza aquilo que é mais raro então assim eu tô eu tô no metrô você vai ver velho é todo mundo jogando Candy Crush e clash Royale ou no Tik Tok ou irmão é uma hora no Tik Tok O que que você conquistou cara é dopamina naquela [ __ ] só que sabe qual ponto quando a gente fala de estratégia tem algumas coisas pode parecer complexa mas tem algumas coisas são muito básicas uma outra coisa que destrava completamente minha mentalidade Foi
a que eu fiz um curso de Coaching muito precoce eu fiz o meu curso de corte com 22 anos qual ser humano de 2 anos vai se formar como Coach só que eu tive sempre bom de mentores na minha vida sempre e o meu professor na pós-graduação falou assim cara se você quer ser líder comercial você precisa fazer um curso de coach porque o líder que não é Coach Ele é igual qualquer um o que é Coach ele é diferenciado Então tem que fazer isso né tinha nem dinheiro para pagar parcelei sei lá quantos mil
vezes enfim foi a primeira vez na minha vida que eu escrevi minha carta pro eu do Futuro A Primeira vez na vida tinha 22 anos eu escrevi minha carta onde é que eu queria estar com 30 quantas pessoas param para falar assim onde é que eu quero tá quanto é que eu quero tá ganhando qual é a situação vida pessoal familiar financeira profissional onde é que eu quero estar a partir do momento que a pessoa começa a traçar minimamente uma linha reta que diz o seguinte lá no fim dessa linha reta eu quero estar aqui
Fica muito mais fácil por exemplo escolher ler um livro ou Candy Crush fazer uma graduação uma pós-graduação um curso de extensão qualquer coisa ou ficar no Tik Tok fica fácil porque quando você tem um objetivo você fala assim é a pergunta é toda todos os meus liderados ele sempre quando pediam ajuda eles falam assim cara tô com uma oportunidade assim que que você acha né depois que eles deixaram de ser meus liderados ele perguntavam ainda que que Você acha que eu devo fazer e eu sempre voltava com uma pergunta esse movimento te afasta ou te
aproxima da pessoa que você quer ser daqui 10 anos a pessoa Ah obrigada já resolveu responder é simples quando você tem é igual planejamento estratégico de empresa é porque Startup a gente faz o planejamento a curto prazo na maioria das vezes não fica planejando tão longo mas pensa do jeito que as empresas esse planejavam há 20 anos atrás desenhava o Plano para 10 anos onde é que a empresa quer estar você a sua empresa você ou da sua vida Pô você pode ter ciúme de uma empresa mas você ou da sua vida onde é que
você quer estar daqui 10 anos quando você faz essa linha você começa a criar um plano de ação para chegar lá o que que eu vou ter que fazer Quais livros eu tenho que ler também que a galera é muito indecisa chegou um cara lá na imersão né falou para mim assim cara eu faço isso isso falou um monte de Função que ele faz dentro da empresa e tal Eu falei cara o que que você é melhor né que que você quer focar na sua empresa aí ele virou a pergunta e como é que eu
escolho isso [Risadas] ele não conseguia nem se entender aí no caso é terapia né as pessoas tem que buscar autoconhecimento né não tem jeito eu queria eu queria puxar um ponto seu que é o seguinte Cara tudo que a gente falou até aqui até agora eu vejo que tem muito valor para quem tá buscando a evolução para quem tá buscando se desenvolver nessa ponta da Estratégia Às vezes isso passa desapercebido né Mas tem uma coisa muito importante quando a gente olha para estratégia Empresarial que é o seguinte quando você Define um objetivo em uma meta
isso te ajuda a excluir as coisas que você não deve fazer né então assim [ __ ] quero ser a maior empresa de Aceleração do mundo cara alguém que chama você parceiro isso vai me retardar isso vai me tornar mais lento e eu gosto muito de estudar grupo de alta performance Então cara tem um tem um livro eu não tenho certeza se é o livro do simoncine lá dos líderes servem por último você é um outro mas que fala sobre os íons naqueles os soldados Marines lá de alta performance do Estados Unidos tem um treinamento
mais difícil de todo que todo mundo Existe e tal e eles eles fizeram uma pesquisa para estudar os soldados que tinham a maior resistência que passavam melhor pelo pelo problema né E eles perceberam que os caras que tipo sobre tipo assim imagina o cara tá lá no meio do cara de madrugada no oceano segurando um tronco com chuva e o cara tipo tá lá e você pode falar parei e você saiu do treinamento você tá sendo tirado E aí quando for estudar como é que o cara fazia isso O cara ele conseguia se colocar num
estado mental onde ele se via onde ele era um cara do interior ele se via num Rancho lá de boa e ele conseguia se projetar para aquele momento e eu e eu vejo que parte do [ __ ] cara ele é um livro eu vi um podcast é estudar é uma coisa de principalmente por essa falta de clareza da Estratégia Porque como você não sabe onde você quer chegar começa a ficar difícil você não tá disposto a abrir mão isso eu falo isso Para todo mundo pré-venda negócio fácil de fazer fala real não é gostoso
não não é uma delícia você ficar fazendo 70 ligações tomando não aí chama ninguém atende porque nem todo mundo tem discador né então chama ninguém atende dá ocupada e tal é extremamente desgastante eu fui pré vendedora por causa de dois anos nos momentos em que eu falava cara tá pode falar palavrão aqui tá [ __ ] de aguentar Tá difícil Que que eu lembrava da Meta por que que eu tô fazendo isso é para ganhar o salário desse mês não eu tô fazendo isso porque esse é o degrau que eu preciso subir para chegar na
diretoria comercial com 20 e Poucos Anos eu já sabia que eu queria ser diretora comercial e o salário de 20 mil que eu falei com 17 lá para minha mãe tava na minha cabeça cara é 20 mil 20 mil 20 mil pelo menos isso eu tenho que ter de salário no mínimo todas as vezes que ficava difícil e Lembrava do Fim da Linha cara o Fim da Linha Essa é diretora comercial então se eu desistir agora eu não vou ser diretor comercial então vou aguentar então ter um objetivo e traçar minimamente um plano de ação
é o mínimo do mínimo se eu quero ser diretora comercial o que que eu tenho que fazer tem que ser pré vendedora tem que ser vendedora tem que ser a melhor vendedora tem que ser cotada para liderança tenho que virar Líder Tenho que virar gerente para Depois virar a diretora ninguém pula de estagiário pra direita todo dia para o outro então você monta um plano aí Tem gente que fala assim eu já tive mentorado de carreira que falava assim cara não posso montar um plano de três anos como longo prazo eu falava assim vamos fazer
uma reflexão aqui em três anos você faz o quê que que você vai estudar em 3 anos quantos livros você vai ler em três anos a probabilidade de você não conseguir Cumprir com check list de minimamente de estudo para chegar no próximo no nível máximo que aí seria o nível máximo Imagina eu falar com 22 anos quero ser diretor em três hoje com Startup fica fácil né Na minha época não era tão fácil assim não era factível então o que que ia acontecer naturalmente você fica exatamente você vai ficando frustrado E aí você não quer
eu tive um liderado que falava assim ai cara eu tenho medo de fazer meu plano de carreira porque eu Tenho medo de não alcançar e ficar frustrado eu falei se você não fizer um plano de carreira com 30 anos você vai estar como frustrado de qualquer maneira mas pelo menos você sabe qual era a rota que você tava nesse assunto né você falou sobre chegar a direção né você virou uma gestora virou uma Líder não só não só virou como ela se tornou sócia da empresa de repente mais cresceu no Brasil que hoje Vale mais
Bibi recentemente teve ali um Um novo aporte do softbank de 500 milhões e tipo assim dando um trabalho de supermercado inteiro e teve né que eu acho que é o que o topo não é o fim da história né cara que que aconteceu conta pra gente Esse esse Pedaço em especial né aí vamos para o terceiro passo tá primeiro passo mentalidade segundo passo estratégia terceiro passo transição e o último aceleração a gente vai falar dele já já só complementando antes de você Mudar a abordagem eu ia perguntar sobre a questão de por exemplo o vendedor
ele ir para carreira de liderança todo vendedor pode ser um bom Líder ou não que que você acha sobre isso não não é todo vendedor que vai ser um bom Líder porque liderança tem você tem que ter como qualquer coisa na vida você tem que ter um propósito você tem que curtir você tem que se apaixonado fala que primeiro passo para dar merda é não ser apaixonado pelo que você faz assim você Tá no comercial quer fazer uma carreira comercial não seja apaixonado com dinheiro seja apaixonado por ajudar as pessoas a resolver problema você não
é apaixonado por vendas Você é apaixonado só pelo dinheiro esquece você não vai ganhar dinheiro seja apaixonado por vendas para ter uma carreira na área comercial carreira não tô falando de ganhar dinheiro para ser trampolim Tem muita gente que faz da área comercial é um trampolim para outra área e tudo bem Pô cara comercial a hora que vai mais vai te dar dinheiro com 20 e Poucos Anos de fato mas com medicina inclusive Que médico está estudando com 25 anos tá ganhando nada tá gastando dinheiro para faculdade Estou com 25 anos você vai tá ganhando
10 15 mil muito mais que médico eu ganho mais que médico [ __ ] a gente ganha mais que médico e não é isso é um erro vou fazer a faculdade e tal Porque médico ganha dinheiro porque advogado ganha dinheiro Tem dinheiro porque arquiteto ganha esquece ganha dinheiro quem trabalha Nossa mano eu falo que eu quero tá viva para ver eu quero ser uma mãe assim porque eu ainda serei mãe um dia eu quero estar viva para ver mãe falando assim quando meu filho crescer eu quero que seja vendedor igual falava de arquiteto e Engenheiro
então assim primeiro ponto é se você não é apaixonado não monte um plano de carreira com algo que você não É apaixonado E aí quando a gente voltando né aquele ponto da transição é além de você ter uma mentalidade certa para o caminho certo você tem que ter uma estratégia você precisa saber também fazer boas transições aí que você perguntou né Vamos aquele ponto de como como funcionou para você a transição de carreira todas as minhas transições foram bem planejadas no momento que eu sabia Assim aqui eu preciso fazer uma transição foi bem planejado porque
minha primeira transição aconteceu de uma empresa tradicional minha segunda transição foi de uma Startup para o empreendedorismo eu fiz duas transições na minha vida grandes transições por que que eu decidi e eu falo isso para todo mundo não faça transição de empresa se não for para subir fazer transição horizontal tem que ter uma justificativa Muito boa para você fazer porque eu não consigo entender um pré-vendedor que sai da vaga de pré-vendedor para pré-vendedor em outra empresa Close é numa empresa para closer em outra empresa você deveria fazer uma transição de empresa quando se justifica um
crescimento profissional A não ser que seja uma questão de Cultura de Enfim então a minha primeira transição ela se deu por quê Porque eu trabalhei durante anos na primeira empresa querendo ser Gerente e eu fiz uma análise bem bobinha que qualquer adolescente faz que eu comecei a olhar o ambiente eu falei assim eu tô numa empresa tradicional onde eu a cultura era extremamente familiar extremamente familiar porque não que todo mundo que trabalhasse lá fosse família mas tinha muito amigo ai a madrinha do filho do diretor de operações é a diretora de venda Então Quando você
começava a fazer a árvore genealógica você fala eu acho que essa pessoa não vai sair daqui nem tão cedo então eu comecei a fazer uma análise de meu plano de carreira tá agressivo demais para uma empresa que não cresce de forma agressiva demais não vai ser aqui quando a minha ficha Começou a cair eu falei pera aí eu quero ser diretora com 30 anos mas eu já tô com 25 e não tá nem um pouco perto de virar gerente não aqui Eu era eu era coordenadora a gente tem um problema hoje né o fato da
gente poder consumir séries e filmes sem ter propaganda nos deixou extremamente ansiosos ansiosos e impacientes né então o cara entra de estagiário ele quer ser ciou né Tem gente que falou não quero quero CCO cara por isso que eu estou indo embora a Camélia quando fez a primeira transição dela ela já tinha 6 anos de empresa lembra da história das 10 mil horas às 10 horas já estavam percorrido você não ia para uma para um novo negócio Executar a mesma função muito pelo contrário você chegou no teto do que seria possível Onde você tava e
você estava com a curva de aprendizado percorrendo você falou agora esse conhecimento pode ser melhor reconhecido cara tu tá dois anos dois anos você tá aprendendo ainda Ah tô batendo você está aprendendo ainda espera chega no ponto porque aqui você Vai ter feedback aqui você vai ter compreensão que você entende como funciona e se você cair no lugar que você não sabe nem como funciona a árvore genealógica é isso é isso então assim a minha primeira transição ela foi bem planejada no sentido dele eu já tinha um ano um ano que eu já tinha definido
que eu precisava mudar de empresa um ano só que eu ainda não sabia Para qual empresa mudar e tinha todo o contexto que você falou né eu era Minhoca da terra eu era De Teresópolis cara em São Paulo gente em Teresópolis você fala assim eu já estou na melhor empresa para trabalhar que que eu faço eu precisava decidir não só fazer uma transição de empresa eu precisava fazer uma transição de vida eu precisava mudar de cidade então não era tão simples assim então eu fiquei um ano ali pensando tipo como é que eu vou fazer
essa transição quando eu tive a oportunidade de participar do processo na home para ser gerente eu falei opa Já começa um primeiro ponto é um nível acima do nível que eu tô segundo ponto Era Startup E aí eu comecei a ver oportunidade de fazer o que eu sempre quis fazer e não podia na cultura que eu estava que era empreender Eu já queria empreender desde sempre porque eu tentei aprender pela primeira vez com 17 anos quebrei depois falei ó agora eu só vou empreender quando eu tiver dinheiro conhecimento e quilômetro Rodado o suficiente né então
ali eu falei cara é exatamente o tipo de empresa que eu quero trabalhar porque eu vou ter a possibilidade de intraempreender de empreender na empresa de uma outra pessoa foi quando eu fiz a minha primeira transição quando eu decidi fazer minha segunda transição eu já tinha eu abri a empresa em 2019 com o kino no final de 2019 a gente rodou um MVP fez a primeira turma um ano depois eu fiz a minha transição Então eu tinha minha empresa já aberta há um ano eu já tava fazendo o projeto de branding com uma agência há
seis meses quando eu saí da empresa Sei lá acho que foi uma terça-feira que eu sai segunda terça-feira minha marca tava pronta na sexta Então as pessoas as pessoas precisam começar a planejar suas transições as pessoas tomam decisões mas assim ah me chamaram para ganhar r$ 500 na outra Empresa eu vou me chamaram para ganhar r$ 1000 na outra empresa eu vou quer ser planejou essa transição essa transição está no seu plano de carreira naquela linha de 10 anos que você fez existe esse planejamento de uma transição para esse tipo de empresa para esse tipo
de cultura Porque no momento que eu fiz essa transição Quais foram os pontos positivos da do Empreendedor principalmente a tradução para o empreendedorismo eu já Tinha 17 anos de trabalho no CLT eu fiquei eu comecei a trabalhar com 17 trabalhar mesmo né trabalhar com 17 aí eu entrei na alter data com 20 e 21 sei lá por aí aí fiquei seis anos lá depois fiquei mais seis anos Naomi E aí eu comecei a empreender com 32 33 por aí cara e eu lembro que a gente já conversou sobre isso que você entrou tipo assim [
__ ] cara gente Startup investida no nível de celebridade Daomi quantidade de contratação que você tava fazendo eu sei que você entrou no momento ali que você quase entrou em Pânico você teve um Burnout né na verdade assim quando eu entrei a empresa tinha 13 pessoas eu entrei a empresa na época homem tinha 900 clientes eu entrei no mês que a gente tava comemorando meu cliente eu saí de lá com 60 mil clientes então assim eu peguei desde o processo de pôr bem grande é eu entrei desde aquele momento de nossa tudo era tudo Mato
até um momento de uma aceleração de resultado absurda onde realmente ali eu falo a gente tava brincando né antes de entrar aqui eu falei cara eu achava que empreendedor não tinha saúde mental hoje eu vejo que pô eu vim aqui gravar podcast com um cachorrinho de boa tô de tênis sabe camisa de malha hoje eu enxergo que quando você faz esse processo de transição para o empreendedorismo de maneira planejada você tem muito mais saúde mental como Empreendedor do que trabalhando CLT no Startup freneticamente e entrando nesse processo do corrida dos Ratos né você ganha dinheiro
trabalha ganha dinheiro gasta dinheiro paga as contas fica sem dinheiro trabalha ganha dinheiro gasta dinheiro fica sem dinheiro e você não sai desse Loop Infinito então não tô falando para todo mundo largar chegou agora e virar empreendedor gente mas você quer ficar milionário você tem que ser empreendedor ou no mínimo entra Empreendedor você vai ter que empreender na empresa de alguém ou você vai ter que abrir o seu negócio não dá para ficar milionário trabalhando ganhando um salário na empresa de alguém se a não ser que você seja essa agulha no palheiro né porque eu
também eu falando eu não insiro ninguém a ficar milionário trabalhando na empresa dos outros porque eu sei que é um em alguns milhões né não é uma coisa tão simples assim mas se a pessoa planejar bem Empreender ela não vai você a prova viva disso né que você tava falando [ __ ] não planejei então passei sufoco Em algum momento é a galera ansiosa que fala ah eu quero empreender com 20 e Poucos Anos cara calma porque você vai aprender da pior maneira você vai aprender na sua empresa você vai aprender com seu dinheiro se
você faz isso na empresa de alguém você tá aprendendo com dinheiro dos outros na empresa dos outros e você vai aprender o que dá certo porque não Dá certo que funciona o que não funciona para na hora que você abriu o seu negócio primeiro você tem bagagem acadêmica suficiente para isso você tem KM rodado já é especialista terceiro Você tem dinheiro porque você se planejou para empreender então o empreendedorismo vai ficar muito mais suave muito mais leve do que se você fizer de qualquer maneira né Então para mim assim são os três principais Pilares no
processo de desenvolvimento e Planejamento de carreira primeiro passo mudar mentalidade segundo passo montar uma estratégia terceiro passo saber fazer boas transições de carreira porque elas são necessárias Elas têm que acontecer E aí o quarto passo que é aceleração que é o que depois que eu abro o meu negócio de preferência a Gente pelo amor de Jah abra um negócio no que você é especialista ó é óbvio que precisa ser dito você pega você recebe um milhão Exatamente gente se você tem não importa se é um milhão tá vou pegar aqui cenário você pega o teu
teus milhões e aí você fala assim ai que ótimo tem um dinheiro para empreender vou abrir uma lanchonete e o cara não sabe fazer um hambúrguer então assim você vai aprender vai aprender no que você trabalhou durante 15 foi 15 anos [ __ ] você não é especialista naquilo Então vai abrir alguma coisa que tem uma relação direta ou indireta com aquilo que você faz a Probabilidade dá certo é muito maior do que você pegar todo o dinheiro que você guardou a vida inteira e abrir uma franquia qualquer porque você nunca fez aquilo né então
no processo que a gente fala né de quarto Pilar de aceleração é o quê eu vou fazer um MVP do meu negócio né o mínimo viável ali para validar aquele meu negócio deu certo aceleração com digital acabou aprende tráfego pago aprende o que que é cópia aprende o que é criativo aprende o Que que é isso porque se você tentar vender offline você vai ter muito mais dificuldade então primeiro válida o teu negócio e acelera gente não tem melhor fórmula para você ficar milionário que não seja assim para de querer ficar milionário em um ano
tem suor para caramba para ficar rico Ah beleza Hoje você trabalha e que que você faz né de sete da noite as duas da manhã né é isso e uma coisa que eu falo Muito para o time da Grow cara assim a gente vê com uma armadilha né pra galera porque a galera tipo assim todo mundo que entra e fala assim cara parece que eu tô aqui há seis anos né Parece até quanto tempo cultura de Startup é assim menos de três meses a menos de 100 porque susto então a gente criou uma cultura muito
forte de aprendizado de crescimento então a galera se desenvolve muito isso e isso é uma coisa que eu teria atenção Tá você quer vendedor e que é SDR de novo cara vai para um lugar que provoque a tua evolução você vai para uma empresa que todo mundo parado Ninguém quer nada e tal cara o teu meio vai te jogar para baixo Então procure um lugar onde você se desenvolve né até antes de eu contar esse pedacinho você que está assistindo isso pelo pelo YouTube cara da sua curtida se inscreve no canal comenta aqui na descrição
desse Episódio quem que outra mulher você quer Ver aqui primeira mulher não groff participa né olha que cara e foi começando muito bem né cara já manda uma mensagem para mim que a gente vai começar a ajudar essa Mulherada vamos fazer uma parada aqui ó você que é mulher Quer Ficar milionária tira um print Tá tira um print dessa ou do Spotify ou no YouTube vai lá no Instagram joga nos Stories marca@tcha com th.s.gmail.com Direct e uma coisa que aconteceu comigo que que foi um ponto de virada na minha vida a minha primeira tentativa de
empreender eu quebrei em 300 mil reais até contei isso no na imersão cara teve um momento ali que eu tinha quantos anos tinha 32 33 cara velho eu lembrei ele de um momento que cara foi difícil para caramba paguei o aluguel duas vezes com cartão de crédito a dívida de 300.000 no banco E cara assim eu sei exatamente o que que é o fundo do poço que eu não tinha mais onde descer né você é uma prova de que por esse caminho também dá certo só que dói mais não dói e é o que a
maioria da galera de 20 e Poucos anos faz que você ainda fez com 30 e pouco a galera quer fazer isso com 22 23 anos porque é inconformado de trabalhar em empresa e dói muito mais com 22 23 anos também né porque você tem Menos estrutura psicológica você tem menos estrutura financeira você cara então não faça e é recomendação do Thiago minha Não façam né Assim faz uma boa estratégia e trabalha na empresa de alguém com algo que você ama fazer porque fazer esse movimento de empreender sem ter experiência sem ter bagagem acadêmica né a
gente acabou nem falando né falei tanto de carreira que a gente falou pouco de Exchange Exchange é uma escola Diferença informação de líderes editores de vendas é a porta de entrada precisa começar a estudar qualquer outra coisa de liderança gestão então assim por que que você vai por exemplo assumir um cargo de liderança gestão sem estudar a probabilidade de dar uma cagada gigantesca né então assim Acho que ter preparo ter planejamento é a chave de tudo para ter sucesso na carreira na área comercial assim ficar rico na área comercial não é difícil pelo contrário é
Muito fácil Se você parar para avaliar todos os empreendedores que ganham muita grana todos eles são muito bons em vendas E se o cara não é ele tem um sócio que é tem uma coisa que o Gran cardone fala que é o seguinte a maioria das pessoas define metas e objetivos medíocres né eu gosto sempre de conversar com meu time falar que a gente vai fazer isso aí quando os caras Falam assim pô Legal vamos falar [ __ ] Não não é isso Tá maluco não dá para fazer Opa é por aí E o Gran
canan ele fala o seguinte cara que você tem uma meta de ganhar 5.000 8.000 9.000 10.000 ela é mais difícil do que uma meta de você ganhar um milhão por quê Porque no 10.000 você tá competindo com todo mundo que todo mundo entrega mais ou menos esse resultado Quando você bota uma meta de um de 10 de 100 milhões Você tá indo para um nível de processamento raciocínio energia execução onde você não tem corrente e a Gente volta no ponto que eu falei tudo aquilo que é escasso vale mais Então em vez de você sonhar
pequeno coloca um objetivo audacioso agora também é o seguinte não adianta você ser saudosista né vai cair vai vir vai chegar não mano você botou o objetivo de 100 milhões você vai ter que dormir mesmo você vai ter que estudar mais você vai ter que fazer o que as pessoas não fazem quando seus amigos te chamarem para ir para o barzinho tomar cerveja não dá para você Não você não vai encontrar ninguém no barzinho tomando cerveja que quer fazer 100 milhões né Você pode encontrar depois de ter feito alguma coisa que você comentou do Marçal
eu vi um vídeo dele que um menininho perguntou né que que você ele falou assim o que que você fez para ser tão rico e ter aquele carrão e aí na hora que ele explicou gente eu quero ver esse menino quando estiver com 30 anos que depois dessa aula do Marçal esse garoto vai virar uma Máquina e aí ele falou assim o titio trabalhou mais do que brincou então enquanto todo mundo tava brincando eu tava estudando enquanto todo mundo tava brincando eu tava trabalhando enquanto todo mundo tava indo na festa eu tava estudando então não
tem milagre gente milagre não existe você vai ter que se esforçar você vai ter que se dedicar você vai ter que dormir menos estudar mais se você por exemplo faz esse processo de transição para o Empreendedorismo Eu já tinha visto logo a melhor caminho é abrir a tua empresa antes de sair do negócio que você tá Só que você tem que ter você tem que cumprir com o negócio que você tá então o que você vai ter que fazer você vai trabalhar lá na empresa que você tá das 8 às 18:00 das 9 às 18:00
você vai aprender à noite você vai tocar teu negócio à noite no fim de semana não tem mais fim de semana você vai ter que tocar o teu negócio no fim de semana Porque você tá trabalhando com Dois Negócios em paralelo só vai trabalhar o dobro é fato que você vai trabalhar o dobro Só que lá na frente a conta fecha e tem uma coisa que é o seguinte eu falei ah porque que você vai fazer de oito as duas da manhã tá não pensa que você também vai vai empreender Office aqui meu chefe não
tá vendo vou pegar agora de meio-dia para frente então na minha empresa tem um rapaz aí Que produz conteúdo que eu acabei virando membro do Conselho da empresa que ele trabalhou né E aí acidentalmente conversando com o senhor lá falei cara que aconteceu com Fulano saiu cara então não tem noção ele lançou um curso e botou os vendedores da empresa para vender o curso dele durante o horário de expediente cara tipo assim velho não tem atalho mano não tem atalho você vai fazer picaretagem essa [ __ ] vai voltar para Você teve uma situação passada
que né um cidadão aí muito legal Puxa meu tapete fez toda uma conspiração e jogou uma galera contra mim dependendo de quando saísse podcast vai ter saída notícia e o jeito certo ele é mais trabalhoso fato Ele vai dar mais trabalho mas compensa lá na frente né então para quem tá ouvindo a gente aí trabalha na área comercial ama área como se você não ama na área comercial vai fazer teu plano de Carreira em outra área usa área comercial como trampolim não tem problema tá a gente aceita quem entra como trampolim mas pelo menos define
que isso é um trampolim agora se você ama área comercial de fato monta um plano de carreira sabendo que vai ter suor e lágrima não vai ser molezinha né mas lá na frente a conta vai fechar isso compensa ó para quem ouviu esse podcast para quem tá ouvindo esse podcast cara a gente tem uma parceria com azul CRM tá é Um CRM completo que ajuda a estruturar o seu processo comercial link do primeiro comentário na descrição desse Episódio vai lá cria uma conta usou tenho certeza que vai te ajudar Camélia Muito obrigado pela cara a
gente tem que fazer isso mais velho inclusive prospecção merda pode convidar ela ela tem que participar que vai ser a verdade do céu como pode né a gente precisa ajudar essa galera e sabe que sabe que eu fiquei pensando assim eu falei deve Ter gente que deve ter ficado chateada né com com a gente não foi processado ainda porque não dá para saber quem escreveu assim mas talvez algumas pessoas fiquem chateadas mas eu falo que é a melhor forma de você aprender é errando então às vezes você ensina o jeito certo porque a gente tá
cansado de ensinar o jeito certo né usa essa metodologia usa PVC os usa ai usa qualquer coisa e às vezes as pessoas não conseguem entender quando você pega Uma prospecção merda você fala ah entendi o que que é merda né então é legal porque a pessoa começa a viver uma perfeição ruim é feito com outras falar tá então é isso que é errada é isso que eu tô fazendo que é errado então eu achei cara eu assisti tudo na hora que eu li eu falei Thiago tá mexendo ele adora mexer num besteira né ele adora
E aí eu assisti Nossa eu morri de rir o comentário da galera né Não achei muito sensacional eu acho que Você tem que fazer um só com influenciadores de venda e toca um especialistas em vendas de mercado que são influenciadores para a galera fazer você dar uma passadinha no vídeo [Música]