o League of Legends é um jogo de cinco contra cinco que conta com top Lane Jungle mid ADC e suporte essa mesma estrutura acompanha o jogo já tem anos e uma das razões por trás do jogo fazer tanto sucesso antes da partir do começar você já escolhe qual papel você vai desempenhar e também já crie uma expectativa do que o seu time vai fazer por você no entanto agora essa estrutura acaba de vir abaixo porque uma posição específica acabou ficando tão forte que no lugar de cinco posições diferentes três ou mais delas tentam às vezes
cumprir o mesmo papel essa é a história de como os adcs foram da posição mais fraca do LoL para virarem os protagonistas que ameaçam agora a integridade do jogo então se liga só esse aqui é o gráfico da popularidade da campeã Tristana jogando especificamente no mid alguns anos atrás lá em 2016 ela mal Tava aparecendo mas olha o que aconteceu a partir do final de 2023 e agora em 202 24 isso aqui indica pra gente que ela acabou ficando mais comum no mid do que campeões super populares como o içu o que será que aconteceu
os jogadores de de Carry perceberam que tinha um lugar que eles podiam ir para evoluir muito mais rápido tipo a câmara do tempo no Dragon Ball um lugar que o Goku foi para ficar mais forte mais rápido do que os adversários e esse lugar aqui no LoL são as solo Lines uma posição onde o cara joga sozinho e por conta disso não divide experiência com ninguém com isso os adcs que foram campeões criados para ter pico de poder no mid e late game conseguiam chegar nesse ponto da partida mais rápido e não só isso eles
se colocavam em matchups que muitas vezes eles tinham vantagem desde o começo do jogo ou seja a fraqueza que naturalmente Eles teriam agora não existia mais a principal razão para Carry jogar na bot lane para começo de conversa é o pi que ele recebe do seu fiel companheiro o suporte que muitas vezes tá ali para tord doar o inimigo da lentidão ou da escudo e cura pro seu aliado então certamente se ADC saísse do bote e fosse pra mid linee ele com certeza não conseguiria sobreviver sozinho afinal ele precisa dessa ajuda não precisa Normalmente sim
mas não quando o seu campeão tem um Dash ou alguma outra forma de mobilidade e por isso que campeões como Lucian Tristana kaia e isel estavam entre os mais populares de migrar de posição e por conta disso também que a nossa querida Tristana foi nerfada até o abismo e aí que tá por conta dessa mobilidade os AD caries conseguem dar pil para mesmo o isr teleporta a cça ganha move Speed e consegue ficar invisível o Lucian D Dash e a Tristana pula e se fosse só isso tudo bem Hélia consegue pular Catarina Camille muitos outros
têm esteroide de velocidade de movimento ou alguma mecânica para se aproximar O maior problema é justamente a vantagem natural que os AD caries t no alcance do seu auto-ataque Especialmente porque hoje no mid entre os 10 campeões mais populares dessa posição seis são milis atac com de pertinho já no top esse número é um pouco mais preocupante já que entre os 10 campeões mais populares por lá todos são Miles E aí nessa posição uma das primeiras campeões a ficar famosas jogando nela foi a Vine ela que tem um Dash com baixo tempo de recarga depois
do nível se consegue ficar invisível e também tem uma outra habilidade que empurra o adversário para longe a famosa vin top foi uma das precursoras dessa nova moda e aí por os AD cares estarem aparecendo em múltiplas posições na seleção de campeão Como você sabe contra quem você vai jogar você não sabe começou o jogo o time inimigo pegou Israel você pensa bom Israel ADC né na sequência eles pegam zeri nessa hora você já começa a se questionar o que tá acontecendo imagino o que não passa na cabeça de um Coach no competitivo numa meta
como essa Se o time inimigo pega três adcs eles podem flexibilizar eles da forma como eles quiserem top mid a Carry até jogando de suporte hoje mais do que nunca encontrar uma Ash que fica tentando acertar ultimates do outro lado do mapa ao invés de usar na line que ela tá ficou ainda mais comum e se inicialmente isso era engraçado depois de um tempo vendo isso acontecer aí sim isso passa a ser um problema Principalmente quando eles começam a ocupar muito espaço no competitivo então trist Taninha no competitivo apareceu 75 partidas na posição de AD
Carry já no mid foram 10000 H das 1000 partidas que ela jogou 30% delas ela estava de sup já alvos mais recentemente apareceu no top no mid e também de ADC agora pode ser até que você não acompanhe o competitivo mas isso é a Vitrine do LoL é lá que muitas pessoas que pararam de jogar ou que nunca jogaram vem como é que funciona o League of Legends e se elas observam que tem a de Carry jogando em todas as posições elas acham que isso é normal e a w não quer que você pense assim
e a gente já tem evidências que a right games quer acabar com essa festa uma das grandes vantagens que os AD caries T jogando no mid e no top é um Power Spike maior que do adversário quando ele fecha a bota Tier 2 normalmente a grevas do berserker Por que que essa vantagem é tão grande igual a gente viu recentemente aqui no canal Essa bota ela te fornece muito mais atributos do que ela deveria e é uma bota feita principalmente por campeões a the caries então normalmente o adversário não vai ter acesso a ela ou
pelo menos não vai querer fazer ela por conta disso adivinha só o que a w games n fou no pet 14.15 um dos últimos pets do LoL a bota mas não só a bota dos AD caries todas as botas e nesse meio tempo conforme esse problema se proliferavam pelos elos mais altos do LoL os jogadores começaram a dar algumas opiniões a respeito uma possível solução seria nerfar a runa agilidade nos P que dá sustém para esse tipo de boneco não só sustém mas também velocidade de movimento o que faz com que os adcs do Top
do mí consigam lidar muito melhor com as trocas e sejam ainda mais difíceis de pegar e aí o que aconteceu um tempo depois depois a r games foi lá e nerfou justamente essa runa Então pelo jeito ela está escutando a comunidade ou será que tá Pet 14.15 grevas do berserker perdeu 5% de velocidade de ataque O problema é que todas as botas foram nerfadas e a grevas foi a que menos sofreu mudanças foi a menos nerfada as botas galvanizadas de aço por exemplo ficaram 200 de ouro mais cara apesar de agora ficarem um pouco melhores
contra a de Carry já que elas diminui ainda mais o dano vindo de Alto ataque enquanto isso na runa agilidade nos pés agora ela tá curando menos no começo do jogo curava oito e agora cura cinco Que diferença E além disso no final do jogo agora ela tá mais forte agora me explica como que ao longo de todos esses anos o pessoal que joga de ADC não percebeu que jogar no mí ou no top traria tanta vantagem para eles principalmente depois que chegou esse negócio de aut fio no LoL onde você pode cair em qualquer
uma das posições com certeza algum jogador de ADC caiu no mid e pegou um is pegou uma caça e teria é percebido que jogar aqui é bem mais interessante do que depender do seu alistar suporte Pois é só nesse ano a r games fez algumas mudanças no mapa que permitiram essa meta ficar bem mais eficiente primeiro que para gancar no mid ficou mais difícil Uma das entradas cai logo embaixo da Torre e os Matos estão um pouco mais distantes então você vê o jungler mais de longe agora foi principalmente por conta disso aqui as vasti
larvas um novo objetivo que deixou o jogo um pouco mais Frenético no sentido de controlar objetivos Agora você tem a prioridade da sua lane é mais importante assim como você tá com um campeão que é mais Bully que consegue encaixar mais ress no adversário e deixar ele com a vida baixa então deixando o mid e o top mais seguros que aqui teve umas mudanças de relevo também e deixando o contor do rio mais relevante os a the caries no mid no top tinham tudo para se dar bem você com certeza Já viu aqueles vídeos onde
o cara tá colocando um dominó do lado do outro né ele faz uma fileira ou faz um desenho e depois ele empurra e cai um atrás do outro o famoso Efeito Dominó ele sugere a ideia de que um efeito é a causa de outro sendo causador de uma sequência de eventos de média longa ou até infinita duração foi meio que isso que aconteceu no LoL quando os AD caries começaram a mudar de posição pensa comigo Você tá jogando a top Lane e você vê o time inimigo pegar dois campeões uma veine e um varos chegou
a sua hora de escolher o seu boneco o quão disposto você está em pegar um campeão Mili sendo que existe uma chance considerável e você encontrar um campeão ranged no top não muito né Principalmente depois de você jogar algumas partidas com contra uma ven e ver o quão insuportável isso é qual seria a adaptação natural para acontecer numa situação dessas você também começar a pegar um AD Carry pro top E é isso que começou a acontecer o time inimigo pegou dois adcs Opa meu time também vai pegar e desse evento que foi consequência do dominó
que a gente derrubou anteriormente acontece mais uma coisa cada um desses jogadores que agora está jogando com a de Carry que tem a palavra Carry ali no meio quer virar o protagonista do seu próprio jogo cada um deles quer carregar isso crio uma dinâmica problemática Porque a partir daí todos eles vão querer o Farm para eles todos eles vão querer usar abats na TF pingando quando eles não conseguem pegar e gastando flash para tentar pegar um abate que já era certo que era de alguma pessoa da sua equipe quando eles estão caminhando para um objetivo
obviamente eles não vão dar Face check eles vão esperar o outro amiguinho ir na frente e aí por exemplo se você tem três adcs na sua equipe e tem um Ranger F dado no time adversário quem vai na frente Talvez o jungler certo ou problema é que na seleção de campeões ao ver que todo o seu time era de dano físico o que o jungler faz ele pega um campeão que tem dano mágico ou seja ele não vai estar jogando com tanque sobrando apenas o suporte que parte do tempo vai estar jogando com campeão encantador
para tentar defender toda aquela quantidade de adcs que tem no time dele Adeus frontline Adeus tanques e agora a gente começa a entrar no paradoxo que envolve solucionar o problema dos AD caries os adcs durante muitos anos foram insignificantes na meta mal conseguindo colaborar se uma partida era a favor deles terminando numa Vitória ou numa derrota que a w games fez foi lá e deu mais poder para eles no começo do jogo ao mesmo tempo modificou o mapa e colocou a gente nessa situação que a gente tá hoje então como solução pra gente tentar sair
desse mar de adcs a gente precisa deixar o early game deles fraco novamente especificamente para que eles não consigam jogar tão bem nas Lines individuais e dependam um pouco mais do suporte ao mesmo tempo que a Red games reforça a identidade deles como cares de mid e late game Então beleza tem que enfraquecer o começo de jogo deles O problema é que muitas vezes a partida de LoL se resume ao começo do jogo principalmente Conforme você sobe de elo as partidas ficam cada vez mais curtas então Aqui nós temos a duração média das partidas de
acordo com elo aqui no ferro por exemplo onde nós temos os melhores jogadores quando a partida não termina em Surrender ela dura em média 33 minutos agora conforme você vai subindo di Elo em direção ao desafiante as partidas vão ficando cada vez mais curtas os jogadores não perdem mais as vantagens que eles conquistam no começo do jogo e sabem encerrar o jogo um pouco melhor em outras palavras se você nerfar o early game dos adcs eles vão voltar para aquele estado que eles estão durante anos que é justamente não ter tanto impacto no jogo e
aí como resultado dessa série de eventos os adcs mais prejudicados são justamente os AD caries clássicos que tem pouca mobilidade que são os verdadeiros carries que dependem de ter um suporte do lado deles campeões como jinx Ash Twitch e ao mesmo tempo como previsto nós observamos a seguinte meta a se formar campeões como cogm que não estão utilizando os itens que foram nerfados pela w games que a gente acabou não comentando nesse vídeo mas a reitner fo diversos itens de adcs recentemente suen Brand serafine e até o cartos estão voltando com tudo pra posição de
ADC bem-vindo de volta à meta dos ap caries na Bot e esse é o atual problema do lco com Ade cares Você gostou desse vídeo deixe seu like e se inscreva tchau