is aí galera bora lá para mais um react é e hoje galera eu vou reagir aqui a um vídeo que me pediram muito olha Muita gente me pediu e enfim eu não assisti o vídeo não assisti alguns cortes que passaram tá e mas em geral não assisti o vídeo tá que é o vídeo do Cido Gomes falando sobre o que tá acontecendo eh na taxa de câmbio né com o Real essa pressão toda sobre o real do dólar enfim essa loucura do mercado financeiro em geral gosto do Siro falando de Economia tenho poucas divergências tá
e enfim vamos ver tá sem mais enrolação Bora pro vídeo e essa confusão de estourar o preço do dólar MMA dólar versus Real o que que tá acontecendo mesmo vou tentar explicar em última análise a taxa de câmbio ou seja o valor de uma moeda pela outra de um país deve resultar da lei da oferta e da procura se fosse Banana no mercado por exemplo seria simples de entender sobrou banana o preço da banana cai faltou banana e se Manteve a mesma procura pel da fruta seu preço Sobe aí eu só quero fazer um adendo
que vocês devem lembrar de me ouvir falar aqui que o quando a gente tá falando em moeda a gente não pode comparar com o mercado de banana eu uso o exemplo da banana né Por qu e eu sempre dou a explicação bem simples que ninguém fica cheio de dinheiro n então a lei da oferta e da procura para justificar a inflação não é boa porque eu fico cheio de banana né se uma hora eu vou est cheio de banana não quero mais Banana Não existe ficar cheio de dinheiro não querer mais dinheiro então não é
a mesma coisa agora a respeito do que o Ciro tá falando aqui vale por quê Porque o dólar não é a moeda né padrão pras trocas comerciais no capitalismo brasileiro tá eh você não vai ter uma conta em dólar você não vai recolher tributo em dólar então é diferente você precisa para ter a acesso a dólar de uma casa de câmbio de um banco e aí sim a gente pode aplicar essa regra da lei de mercado sobre o dólar então concordo com o Siro sim se o dólar sobe significa que tem mais gente querendo comprar
dólar do que gente querendo vender dólar como tudo nesse modelo econômico Tosco que nos foi imposto sem nenhuma discussão muito menos nenhum Rigor técnico numa madrugada de Janeiro de 1999 assim que a fraude garantiu a reeleição do Fernando Henrique Cardoso e a fr foi justamente na taxa de câmbio o modelo de câmbio flutuante foi implantado no Brasil e é baseado nessa lição trivial do liberalismo econômico clássico sobrou mercadoria mantida constante a demanda o seu preço cai faltou mercadoria sempre com a demanda constante o preço eu não gosto tá quando Ciro vai para esse caminho aí
tá gente de fraude eu acho que dá para criticar bastante o plano real eu nem tô entre os maiores críticos porque eu acredito que a gente tinha que esterilizar o problema inflacionário que era um problema muito difícil que já consumi o Brasil a uma década pelo menos né Mais certamente mas mais agudamente é uma década Entretanto a forma como se estabilizou a moeda que na verdade se criou uma moeda né o Real ele conseguiu a Façanha de criar uma moeda nacional e isso eu valorizo muito só que houve um custo muito alto da estabilização dessa
moeda que foi a implosão da nossa indústria foi a alta do desemprego foi uma dinâmica que submeteu a nossa economia a uma altíssima taxa básica de juros enfim tem tem uma série de problemas que eu concordo né embora eu acho que era necessário fazer alguma coisa e faz melhor quem faz e o plano real hoje ele deve ser defendido talvez a gente pudesse fazer uma discussão sobre Olha uma outra forma lá atrás de estabilizar a moeda sem agravar desigualdade social e piorar a vida dos mais pobres no primeiro momento que aconteceu isso com elevação de
desemprego porque uma coisa que os mais novos não sabem é que a grande discussão econômica do governo Fernando Henrique Cardoso para a classe trabalhadora era o desemprego houve uma brutal explosão do desemprego tá uma Concentração da riqueza que só começou a ser revertida no período Lula Quando você vai ter um ganho real tá da renda dos mais pobres E aí sim a estabilidade da economia com aumento da renda você teve acesso a crédito financiamentos mais longos com parcelas fias que promoveu mai inclusão via consumo na época do Fernando Henrique isso não foi muito e sentido
pelos mais pobres o primeiro impacto foi muito bom porque ao esterilizar a a inflação se abriu a possibilidade de financiamento com parcelas fixas que produziu um efeito para usar as palavras do Ciro aqui felicit que foi rapidamente esterilizado pelo desemprego que aumentou muito forte e só vai haver uma reversão desse quadro já lá no governo Lula com todos os problemas que a gente tem que a gente aborda aqui mas isso a gente tem que admitir eu não gosto desse caminho da fraude eu prefiro então dizer que não foi o melhor caminho vai se você quiser
não precisava ter sido feito dessa maneira se você quiser tá mas eu não gosto da tese da fraude tá gente ISO sobe no Brasil faltam dólares presentemente Essa é a razão ancestral do pico de alta que fez o dólar valer mais de R 6 Como assim assimetria de informação é como se chama a primeira distorção no mundo mas especificamente entre nós da tal lei do mercado a primeira coisa assim é legal a linha que ele vai tomar agora mas antes eu quero falar uma situação que é o seguinte não falta de Dólares no Brasil tá
gente não falta de Dólares no Brasil porque o banco central Pode garantir tá eh que não vai faltar que haja em abundância dado o tamanho das nossas reservas Então se o Banco Central quiser tá as reservas lá mais de 350 bilhões ão quase tudo em títulos eh dos Estados Unidos tá Ah mas basta o banco central realizar isso aí e e não dá o mercado se ele quiser tá agora concordo com o Ciro quando ele diz olha o que tá acontecendo é uma pressão de Agentes de mercado que estão fazendo com que via lei de
mercado o preço do dólar suba tá est falando aí de quem fundos de investimento fundos de pensão e grandes bancos basicamente é isso a nossa dívida tá gente os nossos grandes Agentes do mercado são quase todos nacionais tá gente quase todos nacionais tá nossa grande mídia é um veio de transmissão instantâneo do sistema financeiro cartelizadas adorias é lúcida é consciente a manipulação de todos os órgãos da grande imprensa da Verdade entre aspas manipulada pelo baronato do rentismo aí eu vou concordar gênero nmero grau é isso nós temos uma mídia de massa hiper concentrada poucas famílias
controlam rádio TV internet tá e elas são as vozes do mercado financeiro Eu repito isso aqui quase todos os vídeos digo galera assim olha por que isso que o Ciro chama de baronato Faz esse jogo porque eles não estão nem fod dend pro nosso mercado interno nós não temos capitalistas nacionais gente que dependam e da dinâmica do nosso mercado interno ou seja grandes industriais grandes varejistas ah Humberto mas existem existem mas não são os dominantes quem domina né a nossa política é uma burguesia rentista agroexportadora que se mistura que se mistura então eles não dependem
do nosso mercado interno Eles não estão nem aí para nível de emprego Eles não estão nem aí para nível de renda Eles não estão nem aí para nível de demanda eles querem manter a ordem das coisas Ou seja a estrutura da nossa Marc economia de país agroexportador porque isso beneficia o grupo que tá ganhando eles mesmos então é uma política do quanto pior melhor mesmo o que o mercado quer no Brasil é produzir desemprego frear a retomada do crescimento da Indústria enfraquecer politicamente a classe trabalhadora enfraquecer economicamente novos capitalistas que possam disputar com esses capitalistas
tradicionais que mandam no Brasil e aí então eu concordo com o Ciro a nossa mídia monta um discurso de uma realidade paralela para fabricar uma crise fiscal a fim de pressionar o governo a reduzir o ritmo de crescimento reduzir o déficit público a aumentar o desemprego porque isso tem uma função político econômica para esse grupo então aí eu concordo com o Ciro Gomes nas redações é um mxo de arrogante ignorância com o desejo de agradar os patrões e assim todo o Brasil sabe que nós desfrutamos de um enorme bote mais aspas aí saldo de balança
comercial o que quereria dizer muito mais dólares entrando do que saindo do país Pois é só que a conta em dólares do Brasil com estrangeiro tem muitas outras rubricas além da rubrica comercial e em quase todas as outras rubricas o nosso país está levando uma grande e pior crescente surra o resultado final nos últimos 12 meses é um rombo nas nossas contas com estrangeiro de 2,23 por do PIB só para todos têm uma ideia do desastre que Lula e o PT estão produzindo no Brasil no ano passado no mesmo período tínhamos um saldo negativo de
menos da metade do de hoje no que se chama transações correntes que é isso tudo de dólar que a gente manda para fora e tudo de dólar que entra no país no câmbio do momento em que lhe falo r$ 6 6,20 por dólar o rombo em dólares nas nossas contas externas é de 43 bilhões 610 Milhões de Dólares nos últimos 12 meses aí eu acho que é disso que ele vai falar mas eu quero ver se eu acerto e aí eu vou concordar com ele nós temos que fechar nossa conta de capitais o Círio tá
chamando atenção aqui para algo que que é verdade tá né que é o seguinte Olha o Brasil tá batendo o recorde de exportação em tese Então tá entrando dólar para caramba como que esse saldo é amplamente negativo Porque nós não temos uma indústria nacional gente por exemplo Ah esse programa Federal de incentivo à indústria automobilística acho que é mover Brasil uma parada assim enfim nome ou de menos tá fazendo com que haja uma recuperação dessa indústria que bateu recordes agora nos últimos meses mesmo com uma taxa de juros muito elevada mas é um juro que
eles conseguem subsidiar eles T bancos próprios enfim conseguem mas nós não temos uma indústria automobilística Nacional então tudo que eles fazem aqui com esse crescimento né uma parte importante disso é mandada para fora para alimentar para gerar lucro paraas suas matrizes isso é só um dos exemplos que eu tô dando eu defendo que haja um pesado controle de capitais vejam por que que não há esse tipo de ataque especulativo na China porque a China exerce um rígido controle macroprudencial que é como os macroeconomistas chamam controle de capitais só que isso aqui falar no Brasil em
controle de capitais iso é uma heresia Meu Deus Como assim controle de capitais estão malucos isso aí falar em controle de capitais no Brasil provocaria uma guerra uma guerra eu acho necessário eu acho necessário nã vamos ver se essa linha aí que o Siro vai tomar mesmo da balança comercial há uma deterioração consistente que pode ser vista pelos números de outubro de 24 versus outubro de 23 o saldo no passado nesse mês de outubro foi de 8 bilhões 589 Milhões de Dólares em 2023 contra 3. 441 milhões esse ano 1/3 praticamente o Nacional consumismo demagógico
de Lula explica isso também basta a economia subir um tiquinho e as importações explodem essa é outra faceta da insustentabilidade do modelo É mas isso não é um problema do Lula tá é por isso que eu digo assim o Siro ele não é ruim eu acho ele uma pessoa inteligente acho que dos políticos mainstream é o único que entende alguma coisa de macroeconomia tem uma retórica afiada tem vários defeitos mas só para falar das qualidades do Ciro aqui que eu reconheço tá eh mas isso não foi criado pelo PT tá isso é um problema histórico
que nós temos sempre que a nossa economia cresce um pouquinho mais do que 1% né a gente começa a ter que importar para eh expandir a nossa capacidade produtiva isso acaba Produzindo um impacto so a nossa conta em dólar Isso é um problema da nossa estrutura aliás eu falei disso na última Live Olha nós temos que começar a discutir uma situação que eu falei na última Live nós podemos ter uma inflação de 3% no Brasil como queria o banco central esse ano ora para termos uma inflação de 3% no Brasil nós vamos estar condicionados a
crescer 1% porque a nossa estrutura produtiva ela não é compatível com uma inflação de 3% e crescimento da economia então é uma opção política eu como falei na Live prefiro ter 4% de inflação e crescer 5% vê o salário crescer acima da inflação se o salário tiver crescendo acima da inflação e o crescimento for superior a inflação dane-se claro né não tô falando aqui de uma inflação de 200% tô falando dentro de uma razoavel uma dentro de uma situação razoável vai aqui para não cair num traval linho Tá bom mas vamos continuar com o Ciro
aqui ao invés de apostar na produção uma aposta no consumo demagógico de curto prazo faltam dólares não tem erro o preço do dólar sobe essa é a primeira razão de estar e eu não acho uma opção demagógica só mais uma coisa assim existem modelos de desenvolvimentismo a minha posição sobre desenvolvimentismo é a seguinte ora eu acho que a gente tem estudo macroeconômico bastante consistente para que a gente possa aplicar em qualquer lugar do mundo e desenvolver a economia capitalista porém entretanto com tudo não obstante para que você consiga executar um bom planejamento macroeconômico desenvolvimentista você
tem que se livrar dos entraves políticos então basicamente Resumindo a gente pode usar o exemplo da China dizer olha eh a China toca uma política macroeconômica desenvolvimentista há muito tempo e tá dando muito certo por quê Porque lá não há entrave político tá porque lá não há entrave político Então o a questão é eh nós temos que se livrar do entrave político e para mim Isso só vai vai acontecer via revolução não há outra forma a gente pode criar um movimento de massa via política institucional bonitinho Em algum momento ISO vai descambar para para uma
revolução porque o sistema não aceita agora dentro dessas políticas desenvolvimentistas a gente tem várias linhas vai eu vou citar duas aqui que para ilustrar o que eu tô tentando explicar você pode imaginar um crescimento guiado por salários ou você pode imaginar um crescimento guiado por lucros tá bom eh eu acho melhor do ponto de vista da luta de classes do interesse do trabalhador no conflito distributivo a gente desenhar um desenvolvimento macroeconômico baseado no crescimento dos salários tá porque a gente infere mais diretamente no conflito distributivo o Ciro historicamente entre os seus principais economistas sempre teve
assessorado de desenvolvimentistas que partiam do pressuposto do desenvolvimento baseado nos lucros e isso que tá de fundo na fala do Siro aí sobre demagogia etc que eu acho que não é demagogia E aí é um dos defeitos é pouco tempo eu falei das qualidades do Sírio eu vou aqui citar um dos defeitos dele que é esse rancor em relação ao PT que enza Inclusive a sua própria análise n porque não é uma questão de demagogia é uma questão de princípio de ideologia de Economia política que ele tem todo o direito de discordar veja bem ele
tem todo dia de discordar mas não é necessariamente demagógico eu acho que é demagógica a postura do pt não por produzir uma elevação do consumo do acesso ao crédito que é o que o c tá chamando aqui de demagogia eu não acho que isso é demagógico eu acho que demagógico é o PT não ter um compromisso de transformações estruturais ao mesmo tempo que manipula a opinião do seu eleitor da sua no sentido de fingir que tem interesse em fazer mudança estrutural isso eu acho demagógico da parte do PT e essa crítica eu faço o PT
não tem uma postura de enfrentamento tem uma postura de conciliação e dependendo da conjuntura essa conciliação ela vai ser mais à esquerda ou mais à direita quase sempre muito mais à direita como agora por isso que a gente tá vendo o PT capitulando de índia também tá vamos continuar estamos vivendo este filme velho repaginado pela Grande é como se fosse novo é no máximo um remake piorado de mau gosto do que nós já vimos acontecer em 1999 com Fernando Henrique Cardoso e em 2015 com a incrível Dilma minha dúvida que está se dissipando rapidamente também
não gosto dessa forma pejorativa que ele se refere a Dilma tá não gosto Eu Sempre Vou defender a Dilma eu acho que a Dilma de todas as pessoas que ocuparam a presidência da república foi a mais à esquerda tá e a que que mais enfrentou Ah mas o Vargas o Vargas é um assunto para um outro vídeo é um personagem complexo tá E que é difícil da gente enquadrar como um personagem histórico de esquerda tá te segura na cadeira aí mas é por aí que eu avalio n eu acho que ele é um político muito
habilidoso mas eu não tenho essa facilidade de classificar como esquerda eu acho que de esquerda mesmo foi a Dilma eu defendo a dm acho que e ela é uma grande mulher que merece a nossa admiração tá com todas as limitações É lógico da Democracia burguesa e do partido do PT que não tem enfrentamento etc etc aliás em alguma medida a queda da Dilma foi justamente pelo PT não ser um partido do enfrentamento E aí descas a coisa ali entre o que a Dilma tava executando e aquilo que o PT sabia executar entre outras coisas Esse
foi um dos motivos da queda da Dilma é se Lula vai pagar o preço de sua irresponsabilidade ou se vai conseguir empurrar o problema com a barriga para o início do próximo governo FH enterrou o PSDB Dilma foi ao impitma inclusive com a discreta torcida de Lula e deu no bolsonaro mas não é só essa causa infelizmente a partir dessa base de fato já descrita Há outras camadas que concorrem para mais violenta desvalorização do real dos últimos tempos e uma coisa que eu tô notando assim eu não acredito tá que que que o Lula tenha
torcido pelo impeachment da Dilma tá eu acho que aí tá entre as viagens e delírios do Ciro Gomes Mas beleza agora uma coisa que eu acho que é louvável agora vou elogiar o Ciro aqui eu acho que é louvável porque assim o Ciro Gomes tá que já não é nenhum moço né Nenhum guri que nem a gente fala aqui no Rio Grande do Sul né é começou muito jovem foi Prefeito muito jovem Governador muito jovem Deputado muito jovem mas já há bastante tempo né é que ele tá nos Bastidores tá elegendo outras pessoas etc mas
ele mesmo não tem esse protagonismo e já tentou ser presidente muitas vezes e eu tinha acreditado Olha a minha ingenuidade aqui que ele tinha desistido Depois da última né mas não viu Clio Gomes tá na corrida tá aí tá indo em tudo que é Podcast tá se movimentando melhor nas redes E tá engajando lá com os cistas né que ele chama lá de turma boa e eu acho isso bacana é do jogo mas Beleza beleza eu acho que ele não vai conseguir nunca em Vida vencer o Lula né porque o Lula tem uma série de
outras questões em volta do nome do Lula também né mas o Lula é significativamente mais velho e provavelmente o Círio ainda possa né disputar a eleição sem a presença do Lula né e o Sírio tá aí tá vivo e tá tentando ctar politicamente pro seu grupo e eu acho que isso é válido viu gente acho que isso é válido eu acho que é o jogo eu acho que ele tá no direito dele não interessa se ele perdeu duas ou 10 eleições né se ele perder 10 e ganhar depois ele vai ser o vitorioso entende então
até aí beleza eu acho que se o Círio quer ser presidente quer trabalhar para isso tá no direito dele beleza muito bem senhor Círio Gomes e para o fato escondido pela grande mídia de que nossa moeda nacional é a que mais se desvalorizou no mundo inteiro nesse ano fante de 2024 isso também é verdade mas eu sempre tenho dito olha em geral todas as moedas sobretudo dos emergentes né dos ditos emergências estão apanhando o dólar o r é que mais apanha porque nós temos uma questão local né que que vai produzir um efeito especulativa não
acredito em algo orquestrado embora também possa existir e a volatilidade tradicional estrutural da nossa moeda que faz com que a gente sofra normalmente mais Impacto e lógico faltou também intervenção do Banco Central tentando segurar isso agora acordou aí Aos 45 segundo tempo não sei até se não é meio tarde demais vai sim o Real foi a moeda que mais se des izou em todo o mundo eliminando completamente a mentira publicada de que a política monetária norte-americana estaria entre as causas da perda de valor em mais de um É mas isso é falso e isso me
incomoda no C ele sabe tá que a política de juro nos Estados Unidos tá pressionando real assim como pressiona todas as moedas tá E ele não precisaria tomar esse caminho mas é que aquilo né Ele é um político tentando ocupar o espaço do PT então ele tem um alvo ele precisa descredibilizar o governo ele precisa atacar o Lula ele precisa dizer que o Lula não é bom para vender o seu peixe eu acho que é do jogo tá é legítimo fazer isso só que eu acho que aí ele se perde um pouco no personagem quarto
de nossa Moeda mais de 1/4 quem recebi equivalente a cada ó no começo desse ano está encarando agora o fim de ano com o valor recebendo equivalente a meros 75 não aconteceu nada nem remotamente parecido no mundo em que a população Foi empobrecida em 25% em apenas um ano no ano de 2024 é isso também é uma meia verdade porque não tem uma inflação de 25% gente tu tá entendendo lógico isso vai ter um efeito eu mesmo disse aqui na live que eu tava comentando a questão do dólar nós já contratamos uma inflação para 2025
quando o dólar salta de cinco para seis não tem o que fazer mas não é integral tá esse valor sabe aí você tá mentindo usando dados né para produzir parece então que houve uma uma inflação não houve e aliás não há sequer crise fiscal no Brasil eu vou repetir isso a gente tem dado saindo agora na semana que mostra que o déficit esse ano vai ser quase a metade do que o déficit programado pelo próprio mercado no início do ano quando não se vium brava crise então não tem crise fiscal nenhuma relaxem tá tudo tranquilo
tá o que tem na verdade é uma pressão do mercado para que não haja a manutenção do investimento público Porque o mercado quer produzir desemprego enquanto se Distraí o povo com firulas o governo Lula viu voarem do país sem fazer nada nada menos do que 56 bilhões 210 Milhões de Dólares somente entre Janeiro e outubro 10 meses Esse é disparado o maior volume de fuga de capitais estrangeiros pela Via financeira desde que se mede essa estatística no longino ano de e também tem isso né gente assim parte dessa fuga tem a ver com o pessoal
saindo da bolsa o impacto não é muito grande mas também é um impacto nesse sentido por quê Porque gente assim eh com o governo pagando que tá pagando de juro a bolsa também tá apanhando né de 1982 essa newsletter advertiu várias vezes para o fenômeno comparei com a migração das Árvores as aves do Norte rumo ao sul quando chega o inverno para elas fugirem do que os seus instintos sabem ser uma temperatura mortal para elas ninguém quer ouvir mas parte dessa fuga tem como causa a impunidade da enorme fraude das Lojas Americanas fraude essa que
causou enormes prejuízos a muitos aplicadores inclusive pequenos aplicadores nos Estados Unidos principalmente como é que se explica pro estrangeiro que se promoveu uma fraude superior a R 43 bilhões deais e até hoje ninguém grande foi punido isso aí é irrelevante tá gente assim também fico puto com a com a impunidade ainda mais né quando a gente tá falando impunidade bilionária mas o mercado mesmo tá cagando para isso aí tá Ah quebrou aqui os fornecedores ah mas tem corrupção isso é 100% irrelevante Ah isso é irrelevante pro mercado tá como fazer do Brasil um mercado interessante
minimamente seguro para investidores com esse enorme escândalo impune não é o único fato que desabona nosso pífio Mercado de Capitais mas é muito representativo da picaretagem geral que domina nossas instituições e finalmente a alegada questão fiscal Sim ela é um aspecto muito grave de nosso provável colapso econômico a data e o contexto com que foi deflagrado o notório ataque especulativo contra o Real entretanto não deixam dúvida quanto à atuação em cartel do sistema financeiro brasileiro e de seus sócios no estrangeiro O que é chocante e vergonhoso é o banqueiro de Lula o novo presidente do
Banco Central galípolo negar explicitamente esta evidência a mim nunca enganou quem acompanha essa newsletter já sabe da insus eu acho que aí de novo tá errado isso aí é fraseologia isso aí é bradar o vento o galípolo não podia falar em ataque especulativo ali enquanto o presidente do Banco Central ele pode até achar no seu íntimo isso que haja algo orquestrado que nem eu digo não necessariamente existe pode existir pode eu não vou afirmar porque eu não tenho elemento para para justificar essa afirmação embora eu Admita que pode existir tá mas o o presidente do
Banco Central não pode falar isso eu eu de novo eu tenho um monte de crítica ao galípolo Porque para mim tá mais do que evidente que ele vai seguir a política do Campos Neto que ele tá ali a convite do hadad referendado pelo Lula para seguir a política econômica do campus Neto sem nenhum grande choque uma mudança leve gradual eu acho que não é uma boa postura Eu acho que o banco central tinha que tomar a rédia do jogo tinha que se posicionar à frente da curva de juros tinha que dizer quem é que manda
e tinha que paltar as expectativas não vejo isso eu vejo galípolo continuando sendo um tomador de expectativa mas naquele momento ele não podia falar diferente porque as falas do presidente do Banco Central jogam pressão sobre o Mercado tendo a mídia de massa que a gente tem e que o próprio Ciro sabe que a gente tem porque ele acabou de dizer diante de uma fala dessa vai transformar isso num pandemônio né Se o se o galípolo fala isso transforma isso num pandemônio e joga ainda mais pressão aumentando a tensão sobre o real e sabe o que
que me incomoda no Ciro Gomes é que eu sei que ele é um cara inteligente que ele sabe disso ele tá jogando pra torcida ele tá essa fala é uma fala que joga pra torcida então ele mistura uma análise macroeconômica alguma avaliação de dados né com a política e o ancor e a necessidade que ele tem de ocupar o espaço do PT tá sustentabilidade do modelo econômico em vigor vou Apenas rememorar não faz nenhum sentido a expressão superá primário no Brasil em tese em manuais ingênuos de Economia à luz da esculhambação brasileira se você gastasse
um pouquinho menos do que a recada gerando uma pequena sobra o tal superá primário a sua dívida se manter em volume estável ou até diminuiria dependendo do tamanho da sobra Essa é a picaretagem denominada de superávit primário pela grande mídia brasileira a serviço sujo dos seus donos entre a banir Vamos aos números desde que essa Engenhoca foi introduzida entre nós naquela madrugada de 1999 nem um único ano Leiam os meus lábios nem um único ano o superá obtido foi suficiente para pagar sequer o juro da nossa dívida nesse ano de responsabilidade criminosa de Lula e
sua banda deixa eu renovar os números até Novembro último o Brasil contabilizou na dívida pública 869 bilhões milhões de reais apenas no ano da Graça de 2024 isso equivale a monstruosos 7,49 do nosso PIB que é um ano inteiro de produção de todo mundo no Brasil e nos coloca sem rival como o país do mundo que mais paga juros como estamos em déficit primário ainda que pequeno entre aspas frente a este número esses números assustadores essa montanha de juros vai toda pra dívida pública quando o Lula assume prometendo pican e cerveja para todo mundo a
dívida tinha levado 500 anos para alcançar a r trilhões deais em apenas 2 anos de irresponsabilidade a dívida já está em 9 trilhões 300 bilhões deais subiu R trilhões deais em apenas 2 anos olha Pois é C Mas tu sabe C E aí tu tem que botar isso e tem que botar pro outro lado também você tá falando aí do montante Então fala do montante do PIB se nós crescemos esse ano 3,5 por. nã quanto que cresceu a nossa economia não é uma boa métrica gente não é uma boa métrica também sou crítico da da
desse sistema de superavit porque acho que isso não pode amordaçar a nossa política macroeconômica também acho que a gente não pode comprometer o nosso esforço fiscal nesse montante que a gente compromete porque Isso dificulta o manejo da nossa macroeconomia só que para isso a gente tem que reduzir taxa de juro então assim e é aquilo não adianta você lançar um pacote que nem madad fez para economizar 70 bilhões se um por de juro a mais na SELIC representa 50 bilhões então não adianta cobertura é curto você quer tapar a cabeça você fica com o pé
de fora né então assim a crítica ali tem fundamento tem fundamento a crítica mas na ânsia de colocar tudo no colo do PT veja de novo eu sou crítico do PT mas como eu não quero ser candidato como eu não quero ocupar o lugar do Lula eu não preciso ter essa preocupação tá de desqualificar o tempo todo o meu trabalho aqui é no sentido de politização é de agitação e propaganda e de superação desse estado de coisas a partir do entendimento né de você que tá aqui me assistindo da sua posição na luta de classe
o c tá no papel dele ok o meu papel é dizer que esse é o papel do C que é por isso que ele tá fazendo isso ninguém precisa ser economista para entender o que acontece com um devedor que aumenta sua dívida tão Velozmente os agiotas aperta os prazos encarece os custos ou seja sobe os juros É mas tu sabe se que isso não é aplicável à macroeconomia uma uma política de estado entende porque você não pode comparar a macroeconomia com a economia doméstica porque na sua casa aí você que tá me assistindo aqui você
não tem uma impressora de dinheiro se você tiver você é um criminoso você é um falsário entendeu o governo tem o governo tem outra coisa que você não tem que é a capacidade de determinar quanto que ele vai ganhar por mês Porque a partir do momento que ele determina os tributos né e as alíquotas ele determina em qual moeda você vai pagar para ele e o quanto que você vai pagar para ele nenhuma família tem esse poder Então essa comparação ela é uma comparação burra e eu sei que o Ciro sabe disso e é isso
não só isso mas isso é uma das coisas que me incomoda no Ciro Gomes ele quando quer quando para ele é conveniente ele usa as mesmas mentiras dos jornalões e da banca que ele tá criticando porque quem faz essa comparação estúpida o tempo todo para fazer terrorismo com as pessoas para fazer as pessoas aceitar perder direitos são os jornalões que o Círio critica e tá aqui o Círio repetindo a mesma mentira que ele sabe que é mentira eu tenho certeza que o seno sabe que é mentira e coloca o olho na porta de saída enquanto
acabam de esolar o devedor é até porque o governo determina Inclusive a taxa de juros não é a banqueira que determina Hã tá explicação derradeira para a oportunidade do ataque especulativo que estamos todos vendo menos reacionários Lula e o seu novo banqueiro galípolo no curto prazo comprar dólar é a tal porta de saída ora uma das pernas do tal tripé macroeconômico com a qual o Lula se comprometeu traindo o Brasil e sua história é o tal câmbio flutuante para que que ele existe para que as contas externas do país se ajustem selvagemente com a crueldade
do tal mercado advoga país nenhum do mundo sério faz isso por qu Voltaremos ao assunto o preço do mexe com praticamente todos os preços da economia des da competitividade sistêmica nas relações de comércio exterior aí eu acho que eu vou discordar porque ele tá defendendo um câmbio fixo eu não gosto dessa ideia tá gente eu acho que o câmbio tem que ser mais sujo que o nosso que o nosso é um câmbio flutuante sujo né A princípio Essa é a ideia ele é flutuante mas o banco central deve intervir para impedir maiores estresses para pedir
movimentos especulativos para que não haja nenhuma oscilação brusca no campo esse é o nosso câmbio eu defendo um câmbio assim porém mais sujo ainda que a gente determine bandas limites e que a gente determine limites diários talvez sei lá tô aqui imaginando de de oscilação diária enfim né que a gente põe uma amarra e controle o câmbio mas não o tabele por quê Por causa da nossa estrutura produtiva isso até pode funcionar em outros países mas não os países que tem o nosso histórico que tem o nosso nível de indexação que tenha o o nível
de stress que produz a oscilação cambial que é frequente que é recorrente no Brasil então aqui Eu discordo do princípio macroeconômico do Siro acho que nós não podemos trabalhar com câmbio fixo quanto acabar com o tripé macroeconômico tô de acordo acho massa mas eu também me incomodo com a postura do Círio Porque isso é uma das coisas mais difíceis de Se Derrubar no Congresso precisaria de um enfrentamento homérico E aí o Siro fala como se fosse assim dá para mim deixa que eu chuto que eu meto Gol cara se o Lula que é um político
muito muito mais influente que o Ciro Gomes que consegue ter muito mais influência sobre Senado sobre o congresso sobre o debate público das ruas eh teria no meu entendimento muita dificuldade de mexer nisso teria que ter feito uma campanha massiva com o povo na rua eu fico imaginando como que o Ciro Gomes Faria isso qual a capacidade de ação política do Círio Gomes para ele falar dessa maneira como se fosse fácil de novo isso para mim é demagogia de quem quer ser candidato gente entende é uma demagogia de quem quer ser candidato ele quer dizer
assim olha tem um problema aqui e ele tá apontando o problema real concreto tem que acabar com tripé macroeconômico mesmo mas assim ele não tem o que oferecer Contra isso entende eu acho que o Lula poderia se o Lula tomasse uma outra postura a frente a sua envergadura política se ele começasse a fazer mobilizações de rua chamamento de rede nacional de de de TV e rádio se ele começasse a percorrer o Brasil se ele mandasse pro Congresso fizesse comício fizesse passeata sabe Ah não deu na primeira tenta na segunda tenta na terceira o Lula com
o tamanho e histórico que tem eu creio que poderia mas por que que isso nunca vai acontecer porque não é essa a postura do Lula e do pt não há menor chance do L do PT fazer isso tá o C Gomes no meu entendimento É lógico tô aqui só imaginando mas no meu entendimento nem se ele fizesse isso nós teríamos que ter uma conjuntura completamente diferente da existente nós temos que imaginar um outro Brasil um outro C Gomes uma outra política aí quem sabe seo fosse possível Tá mas não que ele não esteja errado em
achar que tem que acabar com o tripé a questão é que sem um processo revolucionário sem uma liderança política de grande envergadura isso fica soando para mim apenas como palavras ao vento eu enfim deixar flutuar ao sabor de ataques especulativos não é coisa séria A não ser aqui o que estamos vendo acontecer o pior dos Mundos Lula queimou esta semana mais de 30 Bilhões de Dólares públicos entregando aos especuladores que diz o seu banqueiro não estão especulando se não é um ataque especulativo Por que queimar 18 é porque é um ataque especulativo segundo não foi
queimado C merda cara tu sabe cara para que você tão leviano o banco central demorou para fazer isso e queimou 30 bilhões que é menos do que as reservas se valorizaram ao longo de 2024 você sabe disso você sabe que esse é o papel do banco central e você sabe que foi preciso uma intervenção desse tipo agora porque o banco central não fez antes e tinha que ter feito antes Então veja o banco central errou o ano inteiro porque não interveio deixou a festa acontecer aí quando o banco central faz o se diz olha só
tá queimando isso não politiza gente isso despolitização se bilhões de reais do dinheiro público fazendo fácil a vida de criminosos que estão atacando a nossa moeda e portanto a economia Popular se não for um ataque especulativo Óbvio o câmbio flutuante resolve o problema achando sozinho o novo Ponto de Equilíbrio tudo papo furado tudo picaretagem quem tem no Brasil ou alhures em posições brasileiras R 186 bilhões de reais para torrar em quatro dias comprando dólar barato entre aspas do povo brasileiro não duvidem são apenas meia dúzia de três ou quatro a fora pouquíssimos Magnatas estrangeiros que
estão trocando sua posição de comprados para vendidos no Brasil houvesse governo ministério público e judiciário seria muito fácil identificar para quem o o banco central resolveu vender em perfeito acordo e coordenação aqueles que miravam a porta de saída do devedor irresponsável e demagógico não mas tudo bem mas eu disse aqui alguns dias Olha a saída agora é essa Enquanto Tiver aumentando taxa de juros de curto prazo e a nossa estrutura da curva eh de juros for essa esse movimento vai acontecer e é lógico quem é que vai comprar quando o banco central vender os grandes
compradores os grandes bancos os grandes capitalistas os fundos de pensão os fundos de investimento Ok é a banqueira que o Siro fala é três ou quatro É mas isso é capitalismo né Ciro tem outro jeito tem outro jeito que que você sugere isso que me incomoda sabe o que que ele sugere então que o banco central não faça nenhuma é só criticar por Criticar é para tacar-lhe um câmbio fixo você sabe que isso não dá para fazer se tá havendo toda essa movimentação agora só porque o governo tá gastando mais do que o mercado quer
que ele gaste imagina meter um um câmbio fixo Ciro Você sabe que não dá para fazer isso sabe isso que me incomoda lamente em tempo com os três pontos adicionais de juros nossa conta anual ultrapassará a casa de R trilhão de reais só de juros por ano o arroxo petista no salário mínimo nos proventos dos aposentados e no auxílio a idosos doentes e crianças autistas vai fazer muito muita falta aos mais pobres e sofridos dos brasileiros mas será uma ninharia frente a esse trilhão cerca de R 250 bilhões de reais em 6 anos e aí
é uma crítica boa C is ó houve uma redução do crescimento do salário mínimo endossado pelo PT houve um ataque ao BPC dado né o quem atacou foi o PT beleza aí nós vamos vamos criticar isso aí aí aí você não precisa despolitizar para criticar aí Você tá politizando aí Você tá dizendo Olha o PT que defende os trabalhador Pois é o PT fez isso e é verdade aí bacana e estamos junto é isso aí estamos junto e ele tá terminando aqui né Vamos só ver aqui as últimas palavras do C anos o que dá
41 bilhões para encarar 1 trilhão por ano estes irresponsáveis quebraram o Brasil e essa confusão os irresponsáveis quebraram o Brasil é o PT quebrou o Brasil não é tá gente não é não é verdade isso PT não quebrou o Brasil o Brasil não tá quebrado agora o caminho não é muito bom né então acho que dá para criticar eh mas a vontade do C de ser presidente faz com que ele critique dessa maneira Tá bom meus amigos cistas não fiquem bravos comigo tá eu tô aqui para tentar ajudar na politização Eu acho que o Ciro
tem qualidades tem defeitos n já fui cirista né mas isso para mim é muito 2018 tá e conheço bem de quem eu tô falando tá bom beijo para vocês e se vocês chegarem aqui até o final por favor né dá moral para nós deixa o like comenta aí Confere se está inscrito se possível ajuda na manutenção do canal porque afinal de contas precisamos também né para continuar aqui produzindo conteúdo e era isso hoje falou valeu tchau tchau e até a próxima [Música]