o que que foi mais difícil os primeiros 100. 000 os primeiros 1 milhão os primeiros 10 O que que você vê que foi os primeiros são sempre os mais difíceis o primeiro 1000 os primeiros 100. 000 Primeiro Milhão Primeiro Milhão foi o mais difícil de todos porque você sempre o Primeiro Milhão é o mais difícil os outros acabam sendo consequência porque você pelo menos no meu caso você leva muito tempo para construir para atingir aquilo ali e esse muito tempo te exige muito aprendizado por isso que os outros ficam mais fáceis porque você já acumulou um você já criou um mindset acumulou um um um aprendizado muito grande que vai facilitando o restante porque se você não acumular essa disciplina esse aprendizado você não chega no primeiro e aí depois que você atingir o primeiro é porque você conseguiu ter o mindset correto o aprendizado se esforçou economizou investiu E aí todos os outros vão ser consequência disso Eu até vi um corte seu falando que atingir a liberdade financeira é fácil só que é demorado e a galera não quer esperar essa é o pessoal fazer 1 milhão de reais é é fácil cara é muito fácil fazer 1 milhão de reais é qualquer um consegue Qualquer um Car eu saí da favela não tinha nada usava roupa de doação e eu cheguei no Meu Primeiro Milhão é fácil é qualquer um consegue eu levei 18 anos aí você pô não mas 18 anos é muito tempo cara eu não disse que é de um dia pro outro porque não é para ninguém agora você pode levar 20 30 an você chega no seu primeiro milhão eu acho que muito antes disso eu não levei 20 anos e na época que eu comecei você não tinha informação você não tinha esse volume cavalar de informação gratuita em todas as redes sociais você não tinha isso então hoje é muito mais fácil de atingir o Primeiro Milhão mas sempre vai passar por poupar economizar poupar investir gastar menos do que ganha não tem como ser diferente disso a não sei que você invente um produto um sei lá que todo mundo queira e do nada todo mundo queira você sei lá via faz uma música histora cara mas isso aí é o que é igual ganhar na loteria Então não é que todo mundo vai conseguir fazer não é fácil para todo mundo o caminho fácil é trabalha poupa se dedica investe acumula o dinheiro investe que você chega lá eu durante muito tempo da minha vida eu tinha dois empregos quando eu eh fiz faculdade eu trabalhava de madrugada para ganhar adicionar noturno para poder pagar a faculdade eu fazia Faculdade à noite saía da faculdade eu ia para eu era atendente de telemarketing na teler e que é a empresa de telefonia lá do Rio de Janeiro que não existe mais eu ia para trabalhar no turno da madrugada para poder ter adicionar noturno porque só o salário não pagava a minha faculdade e aí eu não tinha dinheiro inclusive para pagar o ônibus porque eu precisava de três conduções uma para casa de casa pra faculdade de faculdade pro trabalho uma porque eu só ganhava duas que o trabalho me pagava para ir voltar e eu sempre tinha que pedir carona em uma delas porque eu não tinha grana para colocar cara nunca é fácil mas com resiliência juntando dinheiro trabalhando economizando gastando menos do que você ganha você atinge eu ia no shopping quando eu tinha 20 e Poucos Anos já trabalhava eu olhava a calça assim eu falava Pô eu tenho dinheiro eu posso mas eu não devo eu chegava em casa eu falei pô eu vi uma calça que eu quase comprei a minha mãe Nossa você esse quase comprou falei não mas dá para usar um pouco mais dá para arendar essa daqui costurar eu costurava ir lá remendava e e usava um pouco mais e ia até mais o limite do limite e essa semana eu eu tava na minha casa da Granja aí eu esbarrei num prego lá não sei que e rasgou a calça dis que eu tava né Aí eu falei pô vou costurar essa calça aí eu falei acho que eu já passei dessa fase acho que eu não preciso mais eu vou me des vou dar mandei a empregada lá fazer dar para alguém cortar virar fazer qualquer coisa eu falei acho que eu já passei dessa fase mas foi isso que me permitiu chegar até onde eu cheguei qualquer um consegue consegue é rápido Claro que não o que que você vê da taxa de uros lá fora então no começo do ano tava obba obba que já ia baixar logo no primeiro semestre só que a inflação veio um pouco mais alta já deu Uma segurada nos ânimos ali que que você aconteceu é ano passado já foi assim né o rally da bolsa aqui no Brasil e foi no último trimestre motivado pela expectativa do juro americano e eu sempre acreditei que seria meio do ano o mercado tava meio emocionado que poderia ser Março só que o mercado de trabalho americano tá muito resiliente E por que que eu acredito que vai ser ali no meio do ano agora as apostas já estão mudando de Junho Talvez para julho porque o banco central americano deixou a taxa de juros baixa durante muito tempo eles meio que se arrependeram um pouco disso tem algumas falas lá do Power do pessoal de que eles assumem esse erro de excesso de estímulo econômico Claro por conta da da pandemia era um cenário novo o próprio Campos Neto aqui no Brasil falou que foi um erro deixar a taxa de juros muito baixo todo mundo assume o erro de ter deixado baixo durante muito tempo ou ter baixado muito mas era o que dava para fazer com a informação que se tinha naquele momento e por conta disso de deles reconhecerem esse erro de que baixou muito deixou baixo durante muito tempo eu acho que eles que lá nos Estados Unidos Eles serão mais cautelosos então não vai baixar os juros tão rápido quanto o mercado esperava por isso que eu sempre falei que eu achava que era mais pelo meio do ano e agora tá mais ou menos todas as apostas lá bolsa de Chicago pessoal mais pro meio do ano junho julho as apostas Eu acho que quando isso começar a acontecer que tá todo mundo nesse é quando né não é se é Quando vai começar a acontecer assim como na Europa a gente já tem sinalização de início de corte de juros de que vai deve acontecer esse ano também e isso vai gerar mais fluxo pra bolsa pra Bitcoin pra bolsa brasileira então a gente deve ser beneficiado com isso Acho que segundo semestre tende a ser melhor para bolsas de uma maneira geral embora lá nos Estados Unidos bolsas tenha batido recorde histórico também mas tende a ser melhor por conta desse movimento de corte de juros né tira juro você corta o juro você tira da renda fixa os treasures Americanas vão pagar menos é óbvio e joga para capital de risco não tem jeito e você vê que esse talvez esse atraso da expectativa da galera lá fora impactou na Seli aqui também de não cair tanto assim para esse ano pro ano que vem também um pouco Isso faz parte do dos relatórios do do do Copon né Eh eles eles falam sobre isso mas o fiscal brasileiro também com governo gastando eh bastante tudo bem Que muito menos do que se imaginava né teve aí um arcabo fiscal que substitui o teto de gastos mercado não esperava isso esperava que fosse muito pior mas tem esse componente externo e o componente interno que é principalmente o fiscal isso impacta um pouco impacta por quê Porque se o juros lá nos Estados Unidos ele tá alto e a gente abaixa o nosso juros o nosso prêmio de risco que é a diferença do nosso juro pro juro americano ele reduz E aí pro gringo investir no Brasil para ganhar um prêmio menor para correr o risco de investir aqui não fica fica tão interessante e se o prêmio de risco que é o prêmio para correr o risco Brasil é menor ele tira o dinheiro daqui aí o dólar sobe sim então e o o banco central o cupom eles têm que ter muito cuidado na redução dos juros aqui para não fazer o dólar subir porque aí faz a inflação subir e obriga a subir a taxa de juros E aí ficar uma coisa pela outra por isso que eles têm muito cuidado impacta sim assim como o o fiscal Interno também impacta bastante Uhum E o que que você vê para o presidente do Banco Central é esse ano o ano que vem que que vai vai trocar agora ano que vemo é esse é o último ano do mandado que que você vê para essa troca você acha que pode o governo pode querer por uma de uma maneira populista querer abaixar a taxa de juros artificialmente para beleza no curto prazo isso ajudar o ajudar entre aspas né o brasileiro mas a Médio prazo já ferrar tudo de novo é um é um risco que a gente tem porque a gente viveu isso no governo Dilma né a taxa de juros caiu na marretada e depois subiu caiu para Sé voltou para 14 Então existe esse risco existe só que eu acho que agora o o congresso o mercado é um Pouco Mais maduro e como a gente já viveu essa experiência eu não acredito que isso vai ser da mesma maneira que foi mas que esse risco ele é latente é e é presente é e o governo vai colocar o presidente do Banco Central aliado as suas expectativas sim o galípolo já tá lá para isso né para mais ou menos virar o próximo presidente do Banco Central Então a gente tem essa expectativa sim vai ser desastroso eu acho que não mas eu acho que os próximos anos os próximos 4 anos do presidente do Banco Central eu acho que serão mais voltados e mais alinhados com a política do governo atual para investimento no exterior que acaba sendo um mercado bem diferente aqui do Brasil o que que você acaba vendo principalmente para iniciante que é mais fácil investir através de etf ou ir atrás escolher as ações eu eu tenho uma opinião que as pessoas não gostam muito da minha opinião que é assim por que que você tem que investir no exterior você tem que de fato investir no exterior não eu acho que você não tem que investir no exterior Ah por que Não por quê Por que que você vai investir no exterior Ah mira porque eu tenho que dolarizar minha carteira já tá errado ah eu vou investir numa boa empresa numa empresa de tecnologia que tem um projeto como NVIDIA com com inteligência artificial Então beleza você tá Investindo na empresa que tem uma baita e perspectiva e não é porque está no exterior você tá investindo numa baita empresa faz total sentido por quê porque muita gente pensa assim vou dolarizar vou investir no exterior porque simplesmente que eu tenho que investir no exterior você pode comprar qualquer porcaria lá ah não tá você tem que investir numa boa empresa ah empresa de tecnologia Cara você não tem no Brasil se você não investir nos Estados Unidos você não tem onde investir vai pegar o Intel Brass é você vai pegar Positivo Intel Brass cara que nem nem é empresa de tecnologia né entendeu Você vai tentar é você vai tentar e pô e não vai não vai a mesma coisa pô a Positivo faz computador a Apple também faz né Aí você pô a Apple positivo entendeu quando você tá pensando em empresas de qualidade eu acho que faz total sentido e aí o país que você tá investindo pouco importa porque você está investindo numa boa empresa com boa perspectiva ou Ah eu vou investir no etf de renda fixa porque lá nos Estados Unidos ele tá pagando uma taxa muito grande muito alta as treasures lá nos Estados Unidos tá pagando taxas altíssimas comparadas aos últimos anos então você tá fazendo um movimento consciente buscando uma remuneração Ok dentro de uma perspectiva de que o dólar aqui a gente não acredita que vai cair vai ficar aí saiu no no no boletim Focus aí eh perspectiva dele terminar o ano e 4,95 se não me falha a memória então dólar tende a ficar estável uma alta remuneração beleza faz sentido Não é dolarizar a carteira é investir em ativos que tenham boa perspectiva numa economia que tem perspectiva de crescimento e uma economia muito forte beleza aí eu acho que faz sentido a escolha de boas empresas e e bons ativos numa economia crescente não é simplesmente dolarizar a carteira por que que eu sou contra dolarizar a carteira não é que eu seja contra que as pessoas não fazem conta pensa comigo você tem R 100000 eu sempre dou esse exemplo já já falei várias vezes e você tem R 100.
000 Aí você pega 90. 000 você investe em vá vários ativos e aí você pega R 10. 000 e você bota em dólar dolarizou a carteira qual a ideia de proteger sua carteira né porque a ideia é essa né proteger porque senão por que que você tá dolarizando Ah beleza protegi minha carteira Então significa que sua carteira cai 10% de 90.
000 para 81 O dólar vai subir de 10 para 19 e você continua com 100. 000 se a sua carteira cai 10% como é que o dólar vai dobrar de valor porque ele vai ter que sair de 10 para 19 ele vai ter que praticamente dobrar se o dólar dobra de valor sair de 5 para r$ 1 sua carteira não cai 10% ó C 80 90 aí não faz sentido Ah você vai falar Ah então vou botar 50% em dólar 50% em real Tá bom então se o Real sobe o dólar cai fica no zero a zer se o Real cai o dólar sobe você fica no 0 a zer e vai ficar eternamente no zer a zer mais fácil botar no tesouro Seli sim então e essa questão de dolarizar de proteger não é bem como as pessoas imaginam realmente eu vejo a questão da dolarização para investir numa economia mais crescente e realmente escolher bons negócios ou investir em vtf que aplica o smp500 mesmo aportar todo mês e esquecer mas dessa forma realmente com uma proteção não não funciona não faz muito sentido é assim PR para pra gente falar de proteção a gente tem que falar de de de dados mais de informações mais técnicas você tem que calcular o Beta do ativo da sua Beta da sua carteira o Beta do ativo que você tá usando como proteção para ver se aquilo ali tem eh alguma relação e para ver até que se esse Beta é válido para saber se o Beta de repente o Beta é a medida de sensibilidade o quanto a sua carteira vai se mexer em relação à aquilo ali que você tá eh faz você tá usando como proteção e aí Ah ele se mexe muito e Então você não vai usar a mesma proporção um para um você pode botar bem menos Ah ele se mexe pouco de repente aqui você vai ter que botar muito mais entendeu então o Beta essa medida de sensibilidade você pode fazer a proteção com dólar com o próprio Ibovespa com outros ativos você tem ativos dolarizados na sua carteira você tem Vale que é dolarizado você tem clabin Suzano você tem um monte de empresas que estão focadas no exterior Veg uma empresa também tem e foco bastante no exterior Então você tem como equilibrar a de repente sua carteira já tem isso eu tenho Veg na minha carteira Então minha carteira Ela já tem exposição eu tenho o clabin Ela já tem exposição ao dólar Será que sem fazer conta eu sei o quanto é e esse movimento e simplesmente botar lá em dólar eu protejo a carteira não tem que fazer o mínimo de conta dá para fazer dá dá para fazer dá para fazer o que quiser eh A modelagem matemática permite que a gente faça o que quiser só tem que fazer as contas para fazer direito e o que você vê por exemplo de investir lá fora via etf no smp500 você acha mais interessante pegar uma cesta diretamente não ter que se preocupar com isso ou você vê que é vale a pena o cara escolher as empresas de fato assim escolher as empresas de fato é interessante o problema é que nos Estados Unidos a gente tem mais de 4. 000 empresas né por isso que o mercado de etf é tão interessante e como o mercado do etf diferente do mercado de etf no Brasil que até cresceu bastante eh nos últimos 3S anos mas ainda é muito pequeno se a gente comparar com o mercado americano eu acho que lá nos Estados Unidos é muito legal investir em etf porque você consegue segmentar o nicho que você quer Eu quero ah as empresas desse grupinho aqui e aí você tem uma o ideal é que você tenha alguma perspectiva para aquele setor da economia lá no site do professor da modar que é o Papa do valuation aí no mundo ele tem os dados projeção pros setores da bolsa americana Então você consegue ter algum direcionamento E aí você consegue fazer escolhas mais interessante desses etf pegar um etf da bolsa toda americana dá para fazer quando você acredita assim ah eu acho que essa que a economia americana vai crescer mas eu acho que faz mais sentido você pegar etf de setores ah etf do setor de tecnologia tá bem você pode comprar Microsoft Apple NVIDIA algumas empresas Mas você pode se expor a ao setor inteiro via etf acaba sindo um mercado que a disrupção é muito maior do que por exemplo no Brasil você pega o Brasil é comodity é energia lá fora querendo ou não você vai ver as empresas as maiores da bolsa americana 20 anos atrás e hoje Se não me engano são duas ou três que são as mesmas então e no Brasil não mudou nada e no Brasil exato Então acho que lá fora investindo no vtf comprando uma cesta de attivos é mais interessante por conta desse mercado que acaba mudando muito mais mais rápido que o e é mais fácil de acreditar que o setor de tecnologia vai continuar crescendo do Que outros setores porque Ah o setor financeiro vai crescer vai porque a gente não vai deixar de usar dinheiro só que cada vez mais a tecnologia vai estar presente então ela vai tá permeando tudo aí que a gente vive e faz por isso que H um etf de tecnologia nos Estados Unidos eu acho bem interessante no Brasil vai ter se tivesse TF é positivo prá entendeu Aham e outro ponto que eu vejo foi que acabou mudando um pouco minha visão depois que eu vi o filme da da BlackBerry não sei se já assistiu que basicamente mostram que eles do zero pegaram acho que quase 50% do mercado de telefonia lá fora aí veio a Apple e acabou com tudo hoje não eles TM zero Blackberry não existe não existe mais então eu penso Será que algum dia sei lá tem muita gente que gosta de investir em Apple não pode ter outra empresa que vai chegar e vai disrupt isso rapidamente eu acho que é é possível é E aí se você olha eh a Apple e e e as ações caíram quando lançaram o iPhone 15 com conector usbc né porque ela deixou o padrão do Lightning que o conector proprietário para usar um padrão de mercado Então ela perdeu um pouco dessa diferença exclusividade coisas que só ela fazia porque ela teve que ser a tecnologia T que ser a regulamentação lá na na Europa Se não me engano obrigava todos é e na China ela começou a fazer promoção ela aumentou os últimos resultados dela mostrou uma recuperação um aumento de vendas na China porque ela começou a fazer promoção vender mais barato que também não é a característica da Apple ela vende de caro que são produtos muito exclusivos de alta qualidade mas você começou a fazer algo diferente será que a Apple vai ser a Apple daqui a sei lá quantos anos não sei a própria Microsoft ah O Patinho Feio ah ninguém mais vai usar o Windows o Android vai acabar com Windows em todos os até no computador vai botar Android não sei que E aí veio com a openi aí Inteligência Artificial então é difícil de você saber exatamente que vai ser um etf você tá pegando ali a cxa dos grandes dos maiores NVIDIA Ah tudo bem Você vocês gostam de game igual a mim pô a placa da NVidia lá Force pô a baita placa a gente sempre olhou a a Nvidia por isso já conhecia de antes agora todo mundo passou a conhecer por conta da Inter mas a gente só pensava nisso né E aí depois começou a vender um monte de placa de vídeo para fazer mineração de Bitcoin de criptomoeda caramba ficou até caro ficou difícil de comprar pla de vídeo e aí do nada caramba Inteligência Artificial eles lançaram essa semana a a a a nova geração do chips que vai impulsionar a inteligência artificial de todas as grandes plataformas Beta Google Facebook todo mundo eh mas tecnologia NVIDIA pô mas você ia apstar NVIDIA 2 anos atrás TRS anos atrás que ela ia fazer não não ia né até dois anos atrás ninguém nem falava de Inteligência Artificial dessa dessa maneira por isso que o etf eu acho que ele é assim interessante para que você se exponha nesse setor gigante pulsante que vai desenvolver mas que é difícil de você acertar o time ali pra acertar Qual que é a empresa tá seetor E é isso eu gosto de acertar o time eu faço Market time porque eu sou Analista gráfico né então eu vejo ali momento que as médias se cruzaram quando reverteu da tendência de baixo para tendência de alta é o que eu gosto de fazer é o que eu faço todo dia mas eu não recomendo pro LEGO é mais fácil compra o etf surfa aí o crescimento da economia é mais tranquilo é Poupa Mais a saúde não precisa ser louco que nem eu entendeu é maiso fácil é que o cara que trabalha em outro emprego que não tem a ver com o mercado financeiro tá preocupado com a vida dele de realmente gerar valor no emprego dele para conseguir aportar mais aí ele tem que focar mais no no que vai trazer o porte dele pelo menos ele deveria né esse esse é o melhor caminho trabalha ganhe mais continue gastando pouco ppe mais Consiga mais grana Invista Mais e aí você vai trabalhar 10 anos menos ou vai se aposentar daqui a 10 anos ou daqui a CCO ou vai economizar 5 anos de e metrô lotado ônibus lotado chefe chato eh no final das contas é para isso a gente fala muito de investimento Mas é para que as pessoas tenham mais qu qualidade de vida e é a qualidade de vida não é acertar o melhor e ver não vou comprar o próximo Bitcoin que aí o cara sei lá tá com R 100 não não tá tá gastando tudo que ganha não tá buscando ganhar mais tá com R 100 ah fiz 10 vezes N R 100 virou R 1.